ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: Uma alternativa para a crise?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: Uma alternativa para a crise?"

Transcrição

1 ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: Uma alternativa para a crise? Abril/2016

2 O que é Acreditação Hospitalar? A Acreditação Hospitalar é um método de avaliação voluntário, periódico e reservado que busca a melhoria contínua dos processos da Instituição, de forma a alcançar a qualidade desejada no atendimento e assistência ao cliente e tornar o ambiente hospitalar e seus processos de trabalho mais seguros. Um manual norteia as ações com padrões que devem ser seguidos e cumpridos. O foco principal está na Educação Continuada e jamais na fiscalização dos serviços. A Acreditação passa a ser uma ferramenta que auxilia os Hospitais na Gestão da Qualidade.

3 ACREDITAÇÃO = Controle de Processos

4 O que traz a falta de processos? Gastos desnecessários: Antibiótico sem controle; Material não coberto pelo convênio; Produto de limpeza ineficiente, impactando na infecção hospitalar; Evasão de enxoval;

5 O que mais? Insegurança para o paciente; Medicação errada, quer seja por erro de dispensação da farmácia, quer seja pela distração da enfermagem, quer seja pela prescrição ilegível do médico; Procedimento errado, quer seja pela autoconfiança, por erro médico, por erro da enfermagem, por erro de cadastro;

6 Por que os hospitais estão buscando a acreditação? Melhores resultados Diferencial Competitivo

7 O certificado de uma acreditação pode auxiliar o hospital a alcançar o que ele está buscando! Mas será que isso é o mais importante?

8 O mais importante da Acreditação Hospitalar não é o selo que se recebe, mas o CAMINHO que se trilhou!

9 Quando se traça um caminho, fica mais fácil entender os processos, a ter controle. Se identifica os retrabalhos, os problemas causados para a equipe e pacientes. TODOS passam a enxergar onde se quer CHEGAR!

10

11 Com uma Gestão da Qualidade eficiente e envolvida! Capaz de envolver os setores; Metodologia de qualidade que possa nortear a encontrar o caminho e auxiliar no como caminhar;

12 O Setor de Qualidade não pode ser apenas um gerador de documentos e formatação de procedimentos Ele é fundamental para que todos falem a mesma língua!

13 A gestão da qualidadeé um dos instrumentos para aumentar a receita anual de convênios privados e para aumentar a produtividade do SUS!

14 A sua instituição já trabalha com a Gestão da Qualidade? Já falam em Acreditação?

15 Fizeram um Planejamento Estratégico? Não deu certo? Seus gestores são capacitados para a GESTÃO? Para você Melhor resultado só está relacionado com finanças? A Gestão da Qualidade e a Acreditação poderiam te ajudar?

16 Tecnologia = cliente/ paciente MAIS INFORMADO! O que faz o SEU CLIENTE voltar à sua Instituição? O que faz o seu cliente NÃO VOLTAR? O que é importante na ESCOLHA? O que FIDELIZA seu cliente?

17 Exemplos verídicos Cliente adolescente Cirurgia na manhã seguinte Receberia um pré-anestésico no final da tarde Nervosismo de pensar em uma agulha Era apenas um comprimido. Existe algo que poderia ter sido feito para minimizar essa angústia?

18 Exemplos verídicos Cliente adolescente Cirurgia na manhã seguinte Receberia um pré-anestésico no final da tarde Nervosismo de pensar em uma agulha Era apenas um comprimido. Existe algo que poderia ter sido feito para minimizar essa angústia?

19 Exemplos verídicos Homem com dores abdominais Hospital mais próximo Aguarda triagem para fazer a ficha Uma hora depois é chamado na recepção e descobre que o hospital não aceita seu convênio. Esse paciente trocou seu plano de saúde que agora é coberto por esse hospital. Você acha que ele voltaria a essa instituição, sendo que ele possui outras opções?

20 Exemplos verídicos Homem com dores abdominais Hospital mais próximo Aguarda triagem para fazer a ficha Depois mais uma hora para ser chamado na recepção descobre que o hospital não aceita seu convênio. Esse paciente trocou seu plano de saúde que agora é coberto por esse hospital. Você acha que ele voltaria a essa instituição, sendo que ele possui outras opções?

21 Exemplos verídicos Dois rapazes, um deles portador de HIV. Rapaz saudável se identifica no laboratório para coleta de exames, porém quem foi puncionado foi o rapaz com HIV. Na hora do resultado... Laboratório teve seu nome na mídia e ainda teve que pagar por danos morais...

22 Exemplos verídicos Dois rapazes, um deles portador de HIV. Rapaz saudável se identifica no laboratório para coleta de exames, porém quem foi puncionado foi o rapaz com HIV. Na hora do resultado... Laboratório teve seu nome na mídia e ainda teve que pagar por danos morais...

23 Exemplos verídicos Uma jovem mulher Colecistectomia(retirada da vesícula) Confundida com paciente de histerectomia (retirada do útero). E se fosse sua filha, sua esposa, sua irmã?

24 Exemplos verídicos Uma jovem mulher Colecistectomia(retirada da vesícula) Confundida com paciente de histerectomia (retirada do útero). E se fosse sua filha, sua esposa, sua irmã?

25 Exemplos verídicos Mulher com suspeita de pedra no rim Agenda um US em uma clínica Não há nada em seu rim Médico realiza também um Transv. para ter certeza que não há outro problema que pudesse ocasionar essa dor. Essa mulher já havia feito US em 3 lugares diferentes na sua cidade. Você acha que ela voltaria neste último?

26 Exemplos verídicos Mulher com suspeita de pedra no rim Agenda um US em uma clínica Não há nada em seu rim Médico realiza também um Transv. para ter certeza que não há outro problema que pudesse ocasionar essa dor. Essa mulher já havia feito US em 3 lugares diferentes na sua cidade. Você acha que ela voltaria neste último?

27 Qual a importância dos processos na sua Instituição?

28 Além de... Melhoria de Processos...do que mais a acreditação é capaz?

29 A acreditação é capaz de MUITO mais Melhoria da Gestão Melhoria de Processos Crescimento da Instituição

30 Exemplificando as vantagens O olhar dos colaboradores muda: passam a enxergar as necessidades do cliente, a olhar com os olhos dele. Entendem o propósito do seu trabalho (Exemplo ); As pessoas começam a enxergar a instituição de outra forma: exigência aumenta, porém há uma evolução do seu trabalho, pois se sentem capazes de realizá-lo!

31 Exemplificando as vantagens Ferramentas da Qualidade: permitem enxergar os pontos fracos e dar um norte para o alcance dos objetivos; Entendimento dos processos: trazem melhoria nas rotinas, segurança ao paciente e ao operador, otimização do tempo, diminuição dos desperdícios: de tempo e de dinheiro; Melhoria de Processos

32 Exemplificando as vantagens Melhoria da Gestão A acreditação auxilia no COMO CHEGAR à qualidade tão esperada; Facilita o entendimento de todos os colaboradores melhorando essa relação, o que colabora com a gestão; O gestor passa a ter dados para, DE FATO, conseguir fazer a GESTÃO!

33 Exemplificando as vantagens Claro que serão necessários investimentos; Porém, a liderança entenderá onde estão seus problemas, seus desperdícios ($ e tempo) e focará em atividades que agregam valor ao negócio, agregam valor ao cliente; Crescimento da Instituição

34 Acreditação = melhoria contínua; Investimentos SIM, porém com a redução dos desperdícios e aumento do n de clientes; Segurança para clientes e profissionais;

35 Acreditação = melhoria contínua; Investimentos SIM, porém com a redução dos desperdícios e aumento do n de clientes; Segurança para clientes e profissionais;

36 Por que os hospitais que visam lucro investem em qualidade? Já pararam para pensar se é só porque eles tem $? Ou será que eles conseguem mais lucro, porque tem qualidade?

37 Por que hospitais 100% SUS com ONA são exemplo de Gestão Financeira positiva (AZUL)?

38 Consequências clássicas do Processo de Acreditação Desperdício Segurança do paciente

39 O BOPE e a aeronáutica vão para os 100% sempre! O que será que os deixa tão seguros?

40 Um piloto de avião passa por, no mínimo, 100 treinamentos durante toda sua carreira. E os profissionais de saúde?

41 Não adianta o equipamento alarmar se ninguém sabe o que tem que ser feito...

42 E se fosse na Aviação?

43

44 A acreditação tem um papel indutor na qualidade e segurança do paciente. Qualiss: em fase de aprimoramento. Será que a acreditação será obrigatória?

45 Em que patamar está o Brasil?

46 Em que patamar está o Brasil? E sua instituição, como está se preparando para essa tendência?

47 OBSTÁCULOS

48 A Acreditação não acontece por milagre

49 É o trabalho árduo......que transforma...

50

51 Para isso...as pessoas precisam Fazer parte! Interagir! Se comprometer! Estar felizes!

52 Desafios O médico precisa se sentir parte do processo! Ele precisa estar alinhado à estratégia do hospital!

53 Desafios A liderança tem que estar envolvida com o processo!

54 Para se alcançar a tão almejada Acreditação ou Gestão da Qualidade, podemos usar diversas ferramentas e metodologias: 1. LeanHealthcarepara enxugar desperdícios com tempo e dinheiro gasto com processos mal definidos. O objetivo fundamental do Leanna área da saúde é gerar valor para os pacientes; 2. MEG Modelo de Excelência em Gestão para nortear a instituição; 3. ONA como modelo de Acreditação Hospitalar mais difundido no Brasil;

55 Número de acreditações no Brasil Quantidade de Estabelecimentos de Saúde (Hospitais, clínicas e laboratórios): (FONTE: CNES Mar/16) Quantidade de Estabelecimentos Acreditados: 509 (0,2%) (FONTE: ONA Mar/16) Acreditados com Excelência: 197 (39%) Acreditados Pleno: 190 (37%) Acreditados: 115 (22,5%) Selo de Qualificação: 7 (1,5%) Diagnóstico Organizacional: 44 nos últimos 12 meses (FONTE: ONA Mar/16) Perdas de Acreditação: 25(FONTE: ONA Mar/16)

56 Metodologias existentes

57 A Acreditação ONA norteia a Instituição e NÃO É PRESCRITIVA!

58 MA 2/14 Subseção Assistência Farmacêutica Nível 1 Disponibiliza e dispensa medicamentos assegurando a administração das doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado? O que quer dizer isso? Assegura ao paciente ou responsável informações sobre o medicamento e o direito de recusa à administração? Define planos de contingências? Monitora o desempenho de fornecedores críticos? APENAS UM EXEMPLO DA METODOLOGIA ONA

59

60 Volto com a pergunta: ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: Uma alternativa para a crise?

61 Para quem tiver interesse, oferecemos os seguintes cursos: Visão Geral da Metodologia ONA; ONA, seção a seção; Segurança do Paciente e NSP; Ferramentas da Qualidade; Central de Material Esterilizado; 05/maio!

62 Maiores Informações: Site: Facebook: Tel: (19)

63 Terima Kasih!

Soluções que facilitam a gestão da saúde

Soluções que facilitam a gestão da saúde Soluções que facilitam a gestão da saúde A Hospidata Mais eficiência na gestão de saúde Empresa do grupo MV, líder brasileira em soluções de tecnologia para gestão da saúde, a Hospidata oferece um portfólio

Leia mais

IBES - Instituto Brasileiro Para Excelência em Saúde. Sistema Brasileiro de Acreditação Organização Nacional de Acreditação

IBES - Instituto Brasileiro Para Excelência em Saúde. Sistema Brasileiro de Acreditação Organização Nacional de Acreditação IBES - Instituto Brasileiro Para Excelência em Saúde Sistema Brasileiro de Acreditação Organização Nacional de Acreditação ONA - Organização Nacional de Acreditação Organização jurídica não governamental

Leia mais

Gestor hospitalar e o mercado de trabalho: uma carreira de sucesso

Gestor hospitalar e o mercado de trabalho: uma carreira de sucesso Gestor hospitalar e o mercado de trabalho: uma carreira de sucesso MARCELO AUGUSTO NASCIMENTO Coordenador do curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar 31 98869-9712 marcelo.coordenador@faculdadeunimed.edu.br

Leia mais

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR. Análise Crítica da Pré e Pós Certificação

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR. Análise Crítica da Pré e Pós Certificação ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Análise Crítica da Pré e Pós Certificação A qualidade não é um conjunto de técnicas, é a maneira de pensar o seu próprio negócio e isso não da pra copiar. Fonte: hsm.com.br Hospital

Leia mais

Acreditação - Diferentes Perspectivas para o Futuro Visão da Associação Nacional dos Hospitais Privados

Acreditação - Diferentes Perspectivas para o Futuro Visão da Associação Nacional dos Hospitais Privados Acreditação - Diferentes Perspectivas para o Futuro Visão da Associação Nacional dos Hospitais Privados Francisco Balestrin Presidente do Conselho de Administração ANAHP Presidente do Conselho de Administração

Leia mais

Grupo Forlogic Software

Grupo Forlogic Software Neste ebook, você conhecerá as principais mudanças presentes no manual de acreditação ONA Versão 2018! Principais mudanças no manual ONA versão 2018 2 QUEM FEZ ESSE EBOOK? Ana Giovanoni Redação Davidson

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FGV CORPORATIVO 12.227/14_v3 QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (**) Carga Horária (*) 1. Cooperativismo e Administração de Serviços

Leia mais

Cristian Portela Hospital Evangélico de Londrina - PR

Cristian Portela Hospital Evangélico de Londrina - PR ADEQUAÇÃO DO PROCESSO DA CADEIA MEDICAMENTOSA, POR MEIO DO LEAN SIX SIGMA O HOSPITAL EVANGÉLICO DE LONDRINA-PR. Cristian Portela Hospital Evangélico de Londrina - PR INTRODUÇÃO Em outubro de 2015 o Hospital

Leia mais

Acreditação. Acreditação

Acreditação. Acreditação Acreditação Acreditação 1621132 - Produzido em Abril/2011 Acreditação Rumo ao processo de Acreditação Hospitalar e gestão da melhoria contínua, é importante salientar as principais diferenças entre licenciamento,

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão em Saúde Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Acreditação = sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

Leia mais

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência emevidência R e v i s t a Enfermagem Ano 1 Número 01 2014 Qual o papel da enfermagem na Acreditação hospitalar? Qualidade de vida Especialistas falam sobre o estresse no dia a dia profissional e dão dicas

Leia mais

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos Gestão de Processos na Saúde Marcelo.Aidar@fgv.br 1 Gestão de Processos Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos 2 O Ambiente de Negócios e os Stakeholders AMBIENTE DE AÇÃO INDIRETA

Leia mais

QUALISS RN 405/ jul.2016

QUALISS RN 405/ jul.2016 QUALISS RN 405/2016 14.jul.2016 O Programa QUALISS O processo de construção coletiva: dos conceitos, atributos e indicadores de Qualidade Definição e classificação de Atributos de Qualificação Como são

Leia mais

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE ATUALIZADO EM MARÇO DE 2018 HTTP://WWW.WHO.INT/FEATURES/FACTFILES/PATIENT_SAFETY/EN/ 1 GOVERNO FEDERAL A segurança do paciente

Leia mais

Contribuições do SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO para a Melhoria da Qualidade da Assistência e Segurança dos Pacientes

Contribuições do SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO para a Melhoria da Qualidade da Assistência e Segurança dos Pacientes Contribuições do SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO para a Melhoria da Qualidade da Assistência e Segurança dos Pacientes ABRIL/2011 O Universo de Atuação População 190.732.694 habitantes Fonte: IBGE 2010

Leia mais

Case Unidade de Processamento de Roupas do Hospital Monte Sinai Juiz de Fora - MG

Case Unidade de Processamento de Roupas do Hospital Monte Sinai Juiz de Fora - MG Case Unidade de Processamento de Roupas do Hospital Monte Sinai Juiz de Fora - MG Janaína Reis ANO 2016 Hospital Monte Sinai Juiz de Fora MG Missão e Visão Missão: Prestar assistência hospitalar com qualidade,

Leia mais

A Implantação de Boas Práticas Assistenciais com Reflexo na Segurança do Paciente e na Sustentabilidade Hospitalar. Hospital Santa Casa de Curitiba

A Implantação de Boas Práticas Assistenciais com Reflexo na Segurança do Paciente e na Sustentabilidade Hospitalar. Hospital Santa Casa de Curitiba Assistenciais com Reflexo na Segurança do Paciente e na Sustentabilidade Hospitalar Hospital Santa Casa de Curitiba Primeiro não cause o dano. Hipócrates (460 a 370 a.c.) CONTEXTO HISTÓRICO 1998 - OMS

Leia mais

EDITAL Nº 120/2018 ENFERMEIRO

EDITAL Nº 120/2018 ENFERMEIRO EDITAL Nº 120/2018 O Instituto Hospital de Base (IHB) é a maior unidade de saúde pública e gratuita do Distrito Federal, referência nas áreas de trauma, cardiologia, oncologia e neurocirurgia, que atende

Leia mais

Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2010 QUALIFICARE Programa de Qualificação de Recursos Próprios Fesp

Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2010 QUALIFICARE Programa de Qualificação de Recursos Próprios Fesp Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios 2010 12/5/2010 QUALIFICARE Programa de Qualificação de Recursos Próprios Unimed no Estado de São Paulo Singulares - 73 Intrafederativas - 6 Federação

Leia mais

Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar

Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar Principais alternativas para a otimização e a diminuição de falhas no Faturamento Hospitalar AGENDA 1. A Qualirede 2. Cenário das cobranças e dos pagamentos 3. Dificuldades no faturamento hospitalar 4.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS E OS PROCESSOS DE ACREDITAÇÃO

GERENCIAMENTO DE RISCOS E OS PROCESSOS DE ACREDITAÇÃO GERENCIAMENTO DE RISCOS E OS PROCESSOS DE ACREDITAÇÃO Airton Bagatini Vice-Presidente da SBA Corresponsável pelo CET do SANE Coordenador da Perspectiva Assistencial do HED HOSPITAL Pac.: 80 anos Data:

Leia mais

O ARQLife visa o gerenciamento de informações e organização dos processos municipais em promoção de saúde.

O ARQLife visa o gerenciamento de informações e organização dos processos municipais em promoção de saúde. Life GESTÃO DE SAÚDE O ARQLife visa o gerenciamento de informações e organização dos processos municipais em promoção de saúde. Gerenciar os processos de saúde desenvolvidos no município através dos procedimentos

Leia mais

A arte do pensamento enxuto na área da saúde

A arte do pensamento enxuto na área da saúde A arte do pensamento enxuto na área da saúde por Edivaldo Bazilio Acreditar Oncologia o processo de gestão A3 na resolução de problemas e na eliminação de desperdício na linha do cuidado. A World Health

Leia mais

Manual De Estudo Hospital Felício Rocho Educação Continuada 2 /2014

Manual De Estudo Hospital Felício Rocho Educação Continuada 2 /2014 Manual De Estudo Hospital Felício Rocho Educação Continuada 2 /2014 Prezado (a) Participante, Neste Manual estão importantes informações sobre o Planejamento Estratégico do HFR e sobre Acreditação/Certificação

Leia mais

Seminário Gestão em Saúde: Novos desafios e melhorias da versão 2018 Inovações do Novo Manual de OPSS Versão 2018

Seminário Gestão em Saúde: Novos desafios e melhorias da versão 2018 Inovações do Novo Manual de OPSS Versão 2018 Seminário Gestão em Saúde: Novos desafios e melhorias da versão 2018 Inovações do Novo Manual de OPSS Versão 2018 Renata Caroccini Declaro não apresentar conflitos de interesse que possam ser relacionados

Leia mais

Fórum 2 Nutrição e Farmácia

Fórum 2 Nutrição e Farmácia Fórum 2 Nutrição e Farmácia Nós Críticos das áreas de Nutrição e Farmácia nos processos de Acreditação Hospitalar Ana Paula Giorgenon Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) Empresa voltada

Leia mais

GESTÃO DE CONTABILIDADE INTEGRAÇÃO BANCÁRIA AIH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO FATURAMENTO SUS LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE CONTABILIDADE INTEGRAÇÃO BANCÁRIA AIH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO FATURAMENTO SUS LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO A Aptools é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções completas e integradas no segmento de saúde. Atuando no mercado de tecnologia da informação desde 1989, desenvolvedora de soluções inovadoras

Leia mais

Otimização do processo de mistura prévia de insulina NPH/Regular e do acesso a este medicamento pelos usuários em centros de saúde

Otimização do processo de mistura prévia de insulina NPH/Regular e do acesso a este medicamento pelos usuários em centros de saúde TÍTULO DA PRÁTICA: Otimização do processo de mistura prévia de insulina NPH/Regular e do acesso a este medicamento pelos usuários em centros de saúde CÓDIGO DA PRÁTICA: T2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Leia mais

REEMBOLSO MÉDICO. Dr. Alexandre Amato

REEMBOLSO MÉDICO. Dr. Alexandre Amato REEMBOLSO MÉDICO Dr. Alexandre Amato INTRODUÇÃO Você já ouviu falar no reembolso médico com certeza, mas sabe usá-lo? Aqui faremos uma introdução ao reembolso médico para o médico. Se você é paciente e

Leia mais

Certificação Joint Commission no Programa de Dor Torácica.

Certificação Joint Commission no Programa de Dor Torácica. Certificação Joint Commission no Programa de Dor Torácica. Enf. Ana Paula de Mattos Coelho Hemodinâmica - Hospital TotalCor E-mail: acoelho@totalcor.com.br Joint Commission Acreditação do atendimento hospitalar;

Leia mais

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias SUMÁRIO 1. Introdução/ prefácio...9 2. O que faz o Gerente quando administra bem os Recursos Humanos da

Leia mais

Gestão Hospitalar: ferramentas e estratégias em busca do incremento do resultado financeiro

Gestão Hospitalar: ferramentas e estratégias em busca do incremento do resultado financeiro Gestão Hospitalar: ferramentas e estratégias em busca do incremento do resultado financeiro Ana Maria Malik Hospitais em mudança? O hospital que conhecemos O hospital que queremos(?) Eficiência é relativa...

Leia mais

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO!

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! Ao investir em marketing de varejo, há uma preocupação de todos os gestores e donos de empresa em saber como calcular o retorno sobre investimento de uma campanha. Isso

Leia mais

HOSPITAL SUSTENTÁVEL

HOSPITAL SUSTENTÁVEL HOSPITAL SUSTENTÁVEL QUEM SOMOS Ser uma instituição inovadora e resolutiva na assistência e promoção à saúde. Essa é a missão do Hospital Bandeirantes, que completa 70 anos em maio. Possui Centros de Referência

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Gestão da Rede Nacional. Conclusões dos trabalhos

Gestão da Rede Nacional. Conclusões dos trabalhos Gestão da Rede Nacional Conclusões dos trabalhos Após ampla discussão o Grupo Gestão de Rede concluiu sobre os seguintes itens: 1. Na mesma página 1.1 Histórico dos trabalhos 2017/2018 do Grupo Técnico

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE Complexidades e paradigmas

GESTÃO DA QUALIDADE Complexidades e paradigmas Será a acreditação o melhor remédio? Motivadores para os hospitais buscarem a acreditação: 1.Melhoria dos processos; 2.Reconhecimento do hospital (imagem); 3.Avaliação mais objetiva da qualidade; 4.Pressões

Leia mais

AS REDES SOCIAIS CORPORATIVAS ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO, MAS COMO CONVENCER SEU CHEFE A ADERIR A ELAS?

AS REDES SOCIAIS CORPORATIVAS ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO, MAS COMO CONVENCER SEU CHEFE A ADERIR A ELAS? AS REDES SOCIAIS CORPORATIVAS ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO, MAS COMO CONVENCER SEU CHEFE A ADERIR A ELAS? Segundo Gaudêncio Torquato, professor da Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores problemas

Leia mais

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Nossa história Cenário Cenário Nossa história Setores Previsão segundo o Plano de Trabalho Quando

Leia mais

Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein

Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein Ato de evitar, prevenir e melhorar os resultados adversos ou as lesões originadas no processo de atendimento

Leia mais

Impacto da Acreditação da Joint Commission International na Gestão Hospitalar

Impacto da Acreditação da Joint Commission International na Gestão Hospitalar Seminários de Gestão Tendências e Inovações em Saúde Tendências em Saúde e Impactos na Gestão Hospitalar FEHOSUL Impacto da Acreditação da Joint Commission International na Gestão Hospitalar Helena Barreto

Leia mais

NAGEH Pessoas 12/06/2017

NAGEH Pessoas 12/06/2017 NAGEH Pessoas 12/06/2017 Agenda: 12/06/2017 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 9:10 h Informes 9:10 as 9:30 h 9:30 as 11:00 h 11:00 as 11:20 h 11:20 as 12:00 h NAGEH Pessoas e NAGEH Enfermagem

Leia mais

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Negócio Promover o segmento privado de saúde do Estado da Bahia. Missão Promover a melhoria contínua do ambiente de negócios e da qualidade

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

CENTRO DE PROCEDIMENTO E APOIO

CENTRO DE PROCEDIMENTO E APOIO CENTRO DE PROCEDIMENTO E APOIO Zona Norte Zona Leste Av. Água Fria, 135- Santana Av. Celso Garcia, 4974 -Tatuapé Para atender as necessidades de mercado e se tornar ainda mais competitiva, a Unimed adotou

Leia mais

HOSPITAL HOSPITAL NÍVEL I HOSPITAL NÍVEL II HOSPITAL NÍVEL III. Estrutura e hotelaria de acordo com as diretrizes do Controle de Infecção;

HOSPITAL HOSPITAL NÍVEL I HOSPITAL NÍVEL II HOSPITAL NÍVEL III. Estrutura e hotelaria de acordo com as diretrizes do Controle de Infecção; HOSPITAL HOSPITAL NÍVEL I HOSPITAL NÍVEL II HOSPITAL NÍVEL III DIMENSÃO paciente/cliente; REQUISITO Gestão Infraestrutura paciente/cliente, e possui plano de melhoria da estrutura física, de acordo com

Leia mais

PORTFÓLIO. Carinho e Saúde em seu Lar

PORTFÓLIO. Carinho e Saúde em seu Lar PORTFÓLIO SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 VISÃO... 5 MISSÃO... 5 SERVIÇOS... 5 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL... 7 CENTRO OPERACIONAL... 7 VANTAGENS E BENEFÍCIOS... 8 ATENDIMENTO... 10 CONVÊNIOS... 11 CONTATO... 11

Leia mais

Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade

Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade FECOMERCIO - 21/11 SÃO PAULO Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade LUIZ DE LUCA Coordenador Comissão GC em Saúde - IBGC Superintendente Corporativo Hospital Samaritano Governança Corporativa

Leia mais

QUER. melhorar. seus resultados. no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados.

QUER. melhorar. seus resultados. no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados. QUER melhorar seus resultados no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados. Introdução: A última década permitiu constatar ao país e ao mundo o enorme potencial

Leia mais

Analista em ACREDITAÇÃO EM SAÚDE

Analista em ACREDITAÇÃO EM SAÚDE Analista em ACREDITAÇÃO EM SAÚDE Focada na formação intelectual e no desenvolvimento de pessoas para integrarem e inovarem a nova cultura de negócios do XXI, a FAN oferece cursos para graduação e especialização

Leia mais

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais.

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais. 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial. CESC, LAS. 1 Objetivo Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais;

Leia mais

Acreditações múltiplas: vantagens ou desvantagens? Angela Zerbielli

Acreditações múltiplas: vantagens ou desvantagens? Angela Zerbielli Acreditações múltiplas: vantagens ou desvantagens? Angela Zerbielli Hospitais da Rede D Or São Luiz 33 hospitais + 2 sob gestão PE Hospital Esperança Olinda Hospital Esperança Recife Hospital São Marcos

Leia mais

MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO - ONA

MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO - ONA MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO - ONA MA. LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO Direção e Liderança Gestão de Pessoas Gestão Administrativa e Financeira Gestão de Material e Suprimentos Gestão da Qualidade Liderança

Leia mais

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. Regina Dias Bento PROCESSO DE ACREDITAÇÃO

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. Regina Dias Bento PROCESSO DE ACREDITAÇÃO , E.P.E. PROCESSO DE ACREDITAÇÃO Agenda Enquadramento das questões da Acreditação Razões de escolha da Joint Commission O modelo JCI PORQUÊ A ACREDITAÇÃO NOS HOSPITAIS? Mas o que é a Acreditação? Processo

Leia mais

b) Participação no Sistema de Notificação de Eventos Adversos (Notivisa) da Anvisa

b) Participação no Sistema de Notificação de Eventos Adversos (Notivisa) da Anvisa 1 - Prestadores de serviços hospitalares: a) Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora Certificação dos serviços de saúde que avalia o desempenho da instituição como um

Leia mais

Programa de Atenção à Saúde.

Programa de Atenção à Saúde. Programa de Atenção à Saúde. Apresentamos o programa QualiViva: um modelo de atenção à saúde com foco na humanização e prevenção, que coloca o cliente em primeiro plano e valoriza o conceito do médico

Leia mais

Atributos para Prestadores de serviços hospitalares Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora

Atributos para Prestadores de serviços hospitalares Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora Atributos para Prestadores de serviços hospitalares Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora Certificação dos serviços de saúde que avalia o desempenho da instituição

Leia mais

Treinamento Presencial: SPEND ANALYSIS. Data: 04 de Dezembro de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: SPEND ANALYSIS. Data: 04 de Dezembro de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: SPEND ANALYSIS Data: 04 de Dezembro de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa instituição

Leia mais

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado.

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Uma maneira diferente de focar a avaliação. Processo interativo,

Leia mais

Saúde para São Paulo. All sections to appear here

Saúde para São Paulo. All sections to appear here Saúde para São Paulo All sections to appear here PAPEL DOS PARCEIROS NO PROJETO Secretaria da Saúde Planejamento / Padronização / Financiamento Prodesp Incor Integrações Equipe de implantação Suporte local

Leia mais

Como calcular custos e precificar procedimentos de hospitais, clínicas e consultórios?

Como calcular custos e precificar procedimentos de hospitais, clínicas e consultórios? Aprendendo Gestão de Custos em Saúde Gratuitamente Por Enio Salu Como calcular custos e precificar procedimentos de hospitais, clínicas e consultórios? Quanto custa esterilizar uma caixa de instrumental

Leia mais

Como comprar o melhor

Como comprar o melhor Como comprar o melhor APARELHO AUDITIVO para você Conheça aqui todos os passos que devem envolver a compra do produto ideal para melhorar a sua audição O assunto da vez Usar aparelho auditivo deixou de

Leia mais

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018.

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. ABRIL 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS SUMÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS O que é?...3 Mas qual é o problema?...4 Subjetividade...5 Rotina...6 Comprometimento...7 7 Passos

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software

Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software 1 Conheça nossa história: Fundado em 1987, o SisHOSP está presente em dezenas de Instituições de Saúde espalhadas por

Leia mais

MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP

MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP Patricia Santesso Laurino Assessora de Aprimoramento e Desenvolvimento Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e Jornadas Nacionais Unimed de

Leia mais

AOS NOSSOS PARCEIROS

AOS NOSSOS PARCEIROS AOS NOSSOS PARCEIROS Neste folder você encontrará informações sobre o compromisso que o Hospital Belvedere tem com a Gestão da Qualidade cujo objetivo é estabelecer uma relação de confiança com seus principais

Leia mais

Seminário Qualidade e Eficiência na Saúde VII. Prêmio IESS. de Produção Científica em Saúde Suplementar. São Paulo, 07 de dezembro de 2017

Seminário Qualidade e Eficiência na Saúde VII. Prêmio IESS. de Produção Científica em Saúde Suplementar. São Paulo, 07 de dezembro de 2017 Seminário Qualidade e Eficiência na Saúde e VII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar São Paulo, 07 de dezembro de 2017 Construindo uma estratégia para a melhoria da qualidade do cuidado

Leia mais

Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar QUALISS

Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar QUALISS Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar QUALISS Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Ana Paula Cavalcante 29 de setembro de 2016 Clique

Leia mais

Ricardo Augusto Bordin Guimarães Auditoria Administrativa Hospitalar ricardo@rgauditoria.com.br (51) 9841.7580 www.rgauditoria.com.br www.twitter.com/ricardorgaud Qualidade e Gestão em Saúde através da

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS. Portaria e Controle de Acesso. Segurança Patrimonial. Segurança Pessoal Privada (VSPP) Limpeza e Conservação de Ambientes

NOSSOS SERVIÇOS. Portaria e Controle de Acesso. Segurança Patrimonial. Segurança Pessoal Privada (VSPP) Limpeza e Conservação de Ambientes 2 NOSSOS SERVIÇOS Portaria e Controle de Acesso Segurança Patrimonial Segurança Pessoal Privada (VSPP) Limpeza e Conservação de Ambientes Vigilante Brigadista Vigilante Condutor Jardinagem Recepção 3 BENEFÍCIOS:

Leia mais

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI Fones: (11) 3431-8113 * 4044-8144 * 4044-7448 Email: comercial@aoxti.com.br www.aoxti.com.br Apresentação Síntese das Atividades

Leia mais

GERENCIAMENTO DO ENXOVAL

GERENCIAMENTO DO ENXOVAL GERENCIAMENTO DO ENXOVAL Enfª Jaqueline Vieira Dellagustinho LAVANDERIA HOSPITAL UNIMED CAXIAS DO SUL UNIMED NORDESTE-RS HOSPITAL UNIMED CAXIAS DO SUL HOSPITAL UNIMED CAXIAS DO SUL DADOS GERAIS 12.284m²

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO.

O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO. O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO. LOCAL: DATA: BOSQUE MARINA PARK (perto da piscina) Todos os Trabalhos serão apresentados

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO HSP Hospital Universitário rio da UNIFESP. Cláudia H. Carlos da Silva. Setembro/2010. Hospital São Paulo

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO HSP Hospital Universitário rio da UNIFESP. Cláudia H. Carlos da Silva. Setembro/2010. Hospital São Paulo GESTÃO DO CONHECIMENTO NO HSP Hospital Universitário rio da UNIFESP Cláudia H. Carlos da Silva Setembro/2010 Hospital São Paulo "As empresas se constroem através de pessoas e nunca serão maiores que as

Leia mais

Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem

Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem Qualidade em Farmácia hospitalar Andiara L. F. Neuwiem 10.08.2012 O QUE É QUALIDADE? COMO ALCANÇÁ-LA, BUSCÁ-LA? Qualidade: Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.

Leia mais

Reconstruindo o Modelo de Parcerias

Reconstruindo o Modelo de Parcerias Tema: Reconstruindo o Modelo de Parcerias O Financiamento dos Hospitais na Contratualização relação de confiança e remuneração Ana Maria Malik 03/05/17 O Financiamento dos Hospitais na Contratualização

Leia mais

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?!

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! Avisos legais Redistribuição Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

SUCESSO EM TEMPOS DE CRISE

SUCESSO EM TEMPOS DE CRISE 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 SUCESSO EM TEMPOS DE CRISE... 4 SAIBA SE PLANEJAR... 5 ESTEJA DE OLHO NAS FINANÇAS... 6 TECNOLOGIA... 6 INVESTIR EM PESSOAS... 7 INVESTIR EM INSUMOS... 7 CONCLUSÃO... 8 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

PARTE 1: FARMÁCIA HOSPITALAR

PARTE 1: FARMÁCIA HOSPITALAR PARTE 1: FARMÁCIA HOSPITALAR CAPÍTULO Introdução à 1 farmácia hospitalar O que você irá ver nesse capítulo: Pablo de Moura Santos Leonardo Kister de Toledo Planejamento, estrutura física, organização e

Leia mais

Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas. Solange Regina Giglioli Fusco

Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas. Solange Regina Giglioli Fusco Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas Solange Regina Giglioli Fusco Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas Perfil do HCFMUSP Representatividade

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial

Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial A busca da equipe Nefron pela Excelência Adm. Cristina Ferreira A EMPRESA NEFRON Ltda Sede: Rua PAULO D ASSUNÇÃO, 88 - JARDIM INDUSTRIAL - CONTAGEM

Leia mais

O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância

O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional de medicamentos e reflexos sobre a farmacovigilância São Paulo, 13 de dezembro de 2017 Devaney Baccarin O impacto da Farmácia Clínica sobre o uso racional

Leia mais

Joint Comission International - JCI

Joint Comission International - JCI Joint Comission International - JCI Além dos padrões ONA, no Brasil, também é possível a acreditação pelos padrões da Joint Commission International (JCI), a divisão internacional da Joint Commission (EUA),

Leia mais

CLÍNICA MÉDICA SAÚDE BRASIL FRANQUIA

CLÍNICA MÉDICA SAÚDE BRASIL FRANQUIA CLÍNICA MÉDICA SAÚDE BRASIL FRANQUIA QUEM SOMOS Rede de Clínicas Médicas com especialidades múltiplas, cujo propósito é oferecer consultas médicas e exames complementares confiáveis, com dedicação, seriedade,

Leia mais

O que é e o porque da Qualidade de Vida na minha organização: O Olhar da equipe executiva de Recursos Humanos. Cleusa Ramos Enck

O que é e o porque da Qualidade de Vida na minha organização: O Olhar da equipe executiva de Recursos Humanos. Cleusa Ramos Enck O que é e o porque da Qualidade de Vida na minha organização: O Olhar da equipe executiva de Recursos Humanos Cleusa Ramos Enck Agenda: O cenário da saúde O Hospital Alemão Oswaldo Cruz O Programa de Qualidade

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

Qualihosp São Paulo, 18 de abril de 2011

Qualihosp São Paulo, 18 de abril de 2011 Qualihosp 2011 São Paulo, 18 de abril de 2011 Como a ANS está agindo junto às operadoras e aos serviços para a melhoria da qualidade e o aumento da segurança dos pacientes em serviços de saúde Lei 9.961

Leia mais

Construindo um caminho seguro para a assistência do paciente

Construindo um caminho seguro para a assistência do paciente Construindo um caminho seguro para a assistência do paciente Estima-se que 98.000 pessoas morrem a cada ano devido a erros no processo assistencial. (To Err is Human: Building a Safer Health System). Características

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE Unidades, de diferentes densidades tecnológicas, prestadoras de ações e serviços de saúde que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 7 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 1.820,

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO GERÊNCIA DE INFORMÁTICA Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e valores dispendidos TI 2015 Jan.2016 Projetos de TI executados em 2015 Resultados esperados e

Leia mais

MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR. Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio

MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR. Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio 2015 Marcos Antônio Mendes Mauro César Tavares de Souza ACREDITAÇÃO HOSPITALAR:

Leia mais