MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes"

Transcrição

1 MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes

2 Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização.

3 A Função Manutenção responde por uma significativa alocação de recursos dentro das empresas. Em 2003, estes dispêndios montavam 4,27% do PIB brasileiro ( No mundo : 4,12 % ). Isto significa, que a atividade Manutenção no Brasil, consome anualmente R$ 56 Bilhões. Destes, 59% é gasto em mão-de-obra ( empregos diretos ). Além disto, 63% da mão-de-obra empregada é qualificada, nível técnico e superior.

4

5 Segundo a Associação Brasileira de Manutenção ( Abraman ), em pesquisa realizada em 2003: Mão de Obra Com a evolução tecnológica, veio a necessidade de aprimoramento técnico do pessoal de manutenção. Daí a razão de 7,3% do efetivo de manutenção ter nível superior, 15% nível técnico e 40,7% de profissionais que de alguma forma tiveram cursos de qualificação ( Senai, Sesi, etc ). Custos de manutenção O orçamento de manutenção das empresas tem 59 % de gastos com Mão de obra de pessoal e 32% de gastos com materiais. Os materiais de manutenção em estoque ( peças de reposição ) representam 11,5% do custo total de manutenção Disponibilidade Operacional Máquina produzindo é o que interessa. Atualmente, a média de Indisponibilidade de máquina para a produção, devido a quebras está em apenas 5%.

6 Manutenção: Mal necessário ou atividade estratégica para o Sucesso? -A manutenção é efetivamente estratégica quando é voltada para resultados. -Mantendo a função dos equipamentos disponíveis para a operação. -Reduzindo a probabilidade de falhas e/ou paradas inesperadas de produção. -Deixa de ser eficiente para tornar-se eficaz.

7 Manutenção Estratégica Voltada para Disponibilidade e Confiabilidade gera: Aumento da disponibilidade. Aumento do faturamento e lucro. Aumento da segurança pessoal e das instalações. Redução da demanda de serviços. Redução dos custos. Redução de lucros cessantes. Preservação ambiental.

8 Pensar e agir estrategicamente. Processo Produtivo Manutenção EMPRESA Excelência Empresarial

9 Benchmark VISÃO Metas Benchmark Caminhos estratégicos Situação Atual ( Melhores Práticas )

10 Benchmark É uma medida, uma referência, um nível de performance, reconhecido com padrão de excelência para um processo de negócio específico. Resumindo: É o Padrão de Excelência.

11 Benchmarking É ação. É busca de práticas responsáveis por alta performance. É o entendimento de como estas práticas são aplicadas. É a adaptação destas práticas para seu uso. Resumindo: É um processo. São as ações ou meios, para se alcançar o Padrão de Excelência.

12 Planejamento Estratégico COMPARAÇÃO INTERNACIONAL ANALISE Benchmark Levantamento De Dados Propostas de Melhorias Planejamento Estratégico Metas Orçamento Operar Acompanhar Desempenho Avaliar Benchmarking

13 Melhores Práticas (Best Practices) Atenção para SMS. Gestão integrada do orçamento. Receita x Custos. Intervenções com base na disponibilidade, confiabilidade operacional e resultado. Contratação qualificada. Manutenção Preditiva softwares de diagnóstico.

14 Melhores Práticas (Best Practices) Manutenção Produtiva Total TPM foco no operador. Manutenção Centrada em Confiabilidade MCC. Procedimentos escritos. Programas de auditoria.

15 Competitividade PRODUTIVIDADE = FATURAMENTO CUSTOS O custo de manutenção representou, na média, 4,27% do PIB do Brasil no ano 2003.

16 Faturamento: Disponibilidade Confiabilidade Redução de tempos de parada Redução das perdas de produção

17 Custo de Manutenção em Relação ao Faturamento Bruto.

18 Competitividade Redução de Custos: Melhores práticas; Técnicas modernas Engenharia de Manutenção Maior confiabilidade Maior segurança Menor impacto ambiental

19 Lucro x Disponibilidade

20 Custo x Nível de Manutenção

21 Conceito Moderno de Manutenção Garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender um processo de produção ou serviço, com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos adequados.

22 Disponibilidade e Confiabilidade

23 Redução da Demanda de Serviços.

24 Redução da Demanda de Serviços. Obtêm-se através do aumento da confiabilidade. Qualidade da manutenção Qualidade da operação Redução de problemas crônicos Redução de serviços desnecessários Maior domínio tecnológico

25 Produto da Manutenção. Maior disponibilidade confiável ao menor custo. Disponibilidade x Confiabilidade; quanto maior for a confiabilidade, menor será a demanda de serviços.

26 Doenças Graves das Organizações Perda do conhecimento Insatisfação dos colaboradores Visão crítica da comunidade SMS Perda de competitividade

27 Paradigmas Paradigma do passado: Excelência no bom reparo. Paradigma moderno: Excelência quando evita falhas não previstas.

28 Mudança de paradigma: Preventiva Preditiva; Adoção da Engenharia de Manutenção.

29 Manutenção Preventiva quando: Não é possível a Preditiva. Segurança pessoal e operacional. Equipamentos críticos. Sistemas complexos de operação contínua. Envolve risco ao meio ambiente.

30 Trabalho em Equipe Conseguir que a manutenção e a operação formem um time na busca de soluções para a organização; EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO

31 Papel da Manutenção no Sistema de Qualidade Elo entre as ações dos sistemas de engenharia, suprimento e inspeção de equipamentos, para atender o cliente interno: OPERAÇÃO. Otimizar a organização. Evitar a falhas.

32 Terceirização da Manutenção. Necessidade de uma ação estratégica para que a terceirização possa contribuir para os resultados da empresa. Produto da manutenção é a disponibilidade, que a medida que cresce diminui a demanda de serviços. Precisa-se evoluir para contratos de resultados, onde ambos saiam ganhando com o aumento da disponibilidade.

33 Políticas e Diretrizes São métodos definidos por cada empresa que servem como base para eventuais intervenções relacionadas a manutenção dos equipamentos. Política: Contribuir para a produção, dando confiabilidade, otimizando os recursos com qualidade e segurança.

34 Diretrizes: Realizar manutenção com qualidade. Aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. Garantir prazos de execução dos serviços de manutenção programada. Contratação de empresas capacitadas tecnicamente e gerencialmente, que estejam focadas em qualidade, redução de custos, preservação da tecnologia, riscos humanos e materiais. Implementar auditorias para verificar o uso das diretrizes na gestão da manutenção.

35 Exemplo política da Petrobrás. Contribuir para o atendimento do programa de produção, maximizando a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos e instalações dos órgãos operacionais, otimizando os recursos disponíveis com qualidade e segurança e preservando o meio ambiente, contribuindo para a continuidade do desenvolvimento do refino.

36 Exemplo diretrizes da Petrobrás Manutenção com qualidade, tomando por referência indicadores de desempenho das melhores empresas. Preservação da melhoria contínua da capacitação, através da busca, avaliação, aplicação e incorporação de novas tecnologias, da reavaliação de programas de treinamento e do desenvolvimento de novos métodos e procedimentos.

37 Orientação dos recursos próprios de supervisão para a gestão das atividades de manutenção, de inspeção e de suprimento, macroplanejamento, análise preditiva, suporte técnico, preservação da experiência e competência para a fiscalização dos serviços contratados.

38 Considerações Finais É de fundamental importância que o gestor seja um agente de mudanças, adotando novas idéias e tecnologias no contexto de manutenção.

39 FIM

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

Gerenciamento da Manutenção. Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção.

Gerenciamento da Manutenção. Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção. Gerenciamento da Manutenção Competência: Proporcionar ao aluno conhecimentos para planejar e administrar a manutenção. Conhecer, identificar e caracterizar e aplicar as técnicas de detecção e análise de

Leia mais

3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção Tetrapak Monte Mor SP

3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção Tetrapak Monte Mor SP 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção Tetrapak Monte Mor SP Temas: 1. A importância do apontamento das HHs da Manutenção 2. Manutenção Autônoma 3. Projeto Saneamento PRODUQUIMICA

Leia mais

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL Setembro / 2007 MANUTENÇÃO DESCENTRALIZADA NÍVEL HIERÁRQUICO RQUICO DA MANUTENÇÃO EMPREGADOS PRÓPRIOS PRIOS DE MANUTENÇÃO No ano de 2007, a atividade de manutenção nestas

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

TPM Manutenção Produtiva Total

TPM Manutenção Produtiva Total TPM Manutenção Produtiva Total TPM A TPM é um modelo de gestão que busca a Eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relação com o equipamento.

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

Gestão da Manutenção.

Gestão da Manutenção. Gestão da Manutenção carloreg@sc.usp.br carlos.regattieri@fatec.sp.gov.br Definição de Manutenção ð A Função Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, destinadas a manter

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER METODOLOGIA PARA AUDITORIA DA TERCEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL

Leia mais

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0 TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ATIVOS MELHORIA, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. INDUSTRIA 4.0 Gestão de Ativos Tópicos ou texto abaixo Gestão de Ativos Industriais: refere-se a gestão

Leia mais

Desempenho máximo em operação.

Desempenho máximo em operação. 1 2 3 4 5 Garantindo Produtividade Desempenho máximo em operação. Fácil assim. 1 2 Desenvolvendo ideias Você esta procurando construir a melhor máquina possível e já tem algumas ideias iniciais? Então

Leia mais

Preditiva Web pelo menor custo do mercado!

Preditiva Web pelo menor custo do mercado! O SIGMA agora, prevê falhas antes que ocorram! Instale nosso sistema de monitoramento de sintomas preditivos em seus equipamentos e obtenha todas as leituras de vibração, temperatura, pressão, etc., em

Leia mais

Encontrando oportunidades de renovação nas nossas fábricas de celulose e papel.

Encontrando oportunidades de renovação nas nossas fábricas de celulose e papel. Encontrando oportunidades de renovação nas nossas fábricas de celulose e papel www.celso-foelkel.com.br Ronc Celso Foelkel Formas de atuar Custos baixos: mercado de commodities / liderança nos custos.

Leia mais

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS Pg. 1 CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE 2016 Pg. 2 Conceito Confiabilidade: é a probabilidade do equipamento desempenhar sua função, dentro de condições de operação especificadas,

Leia mais

TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda

TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br 31-9 9108 8109 2017 TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br 31-9 9108 8109 2017 PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Leia mais

MELHORIA DA PERFORMANCE NA MANUTENÇÃO

MELHORIA DA PERFORMANCE NA MANUTENÇÃO MELHORIA DA PERFORMANCE NA MANUTENÇÃO Júlio Nascif Página 1 1 MUDANÇA E MELHORIA As palavras MUDANÇA e MELHORIA são cada vez mais usuais nas organizações. Para ocorrer a MELHORIA é necessária uma MUDANÇA.

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO LAI E LAO 71.80.00 - Recuperação de Áreas Degradadas Empreendimento: Rua Bertolina May Kechelle, s/n Bairro Mulde

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO O TRIÂNGULO DA MANUTENÇÃO EFICIENTE: A COOPERAÇÃO ENTRE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO. A eficiência das ações preventivas de manutenção depende de três elementos: 1 -do trabalho das equipes de manutenção; 2 -

Leia mais

Disciplina: Gerência da Manutenção

Disciplina: Gerência da Manutenção Disciplina: Gerência da Visão Geral da Prof. Fernando Porto Dicionário Aurélio: a) medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação b) cuidados técnicos indispensáveis

Leia mais

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva 1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 2 1 Manutenção Corretiva A manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. A manutenção corretiva é a realizada em equipamento,

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO.

IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO. IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO Estudo de caso Máxima eficiência dos processos. Maximizar ciclo de vida útil dos equipamentos.

Leia mais

04 Parte III - Planejamento e Controle

04 Parte III - Planejamento e Controle 04 Parte III - Planejamento e Controle Recursos a serem Transformados Materiais Informações Consumidores Ambiente Estratégia da produção Objetivos estratégicos da produção Papel e posição competitiva da

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE VISÃO GLOBAL CONSULTORIA EM GESTÃO INDUSTRIAL; ADEQUAÇÕES AS NORMAS REGULAMENTADORAS; CONSULTORIA INDUSTRIAL RELAÇÃO SINDICAL E COM O M.T.E. GESTÃO DE PESSOAS EFICIÊNCIA PRODUTIVIDADE ORGANIZAÇÃO PRODUÇÃO

Leia mais

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional.

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28/01/2017 Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Leonardo Lino Soares Especialista

Leia mais

TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda

TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br 31-9 9108 8109 2017 TECÉM Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br 31-9 9108 8109 2017 PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Leia mais

Estratégias de Manutenção Industrial

Estratégias de Manutenção Industrial www.manufacturing.com.br Estratégias de Manutenção Industrial Autor: Luis Carlos Morschbacher Formação: Eng.º de Produção pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS & MBA em Gestão Executiva

Leia mais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais - Portfólio www.aggar.com.br Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais E-mail: solucoes@aggar.com.br Telefone: +55 (31) 3099-3677 Soluções em engenharia oferece ao mercado nacional, construção

Leia mais

3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros. Risk Engineering

3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros. Risk Engineering 3 Risk Engineering Workshop 23 de Agosto de 2016 Paulo Sergio Testa Zurich Brasil Seguros Risk Engineering Com o gerenciamento de risco analisamos o tamanho e a complexidade da máquina A importância de

Leia mais

DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Aumento da eficiência e produtividade através da transformação digital na construção GABRIEL BORGES Founder Engenheiro Civil UFG MBA Gestão e Tecnologias Ambientais

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Manutenção Industrial (MAN) Introdução

Manutenção Industrial (MAN) Introdução UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Manutenção Industrial (MAN) Introdução DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas 1 Tópicos Apresentação

Leia mais

TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018

TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018 TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018 INSTALAÇÕES ONDE ESTAMOS Estamos localizados na grande BH, no município de SARZEDO, e estrategicamente

Leia mais

Manutenção Industrial (MAN) Introdução. Tópicos. Objetivo. Prof. Régis Kovacs Scalice. Apresentação da disciplina. Por que investir em manutenção?

Manutenção Industrial (MAN) Introdução. Tópicos. Objetivo. Prof. Régis Kovacs Scalice. Apresentação da disciplina. Por que investir em manutenção? UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Manutenção Industrial (MAN) Introdução Prof. Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Em temos operacionais: Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva. Manutenção corretiva:

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Soluções Emergentes - Parte 4 Prof. Fábio Arruda ***Just In Time é um sistema de administração da produçãoque determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016 Quebra de Máquinas A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO PLANO DE ENSINO

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO PLANO DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO PLANO DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO EPO-043 GESTÃO DA MANUTENÇÃO OBRIGATÓRIA 2018.2 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 60 horas -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO,

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO, A JML possui uma equipe especializada que compreende a demanda de cada cliente e elabora conteúdos focados em casos concretos e temas de maior interesse de cada entidade. Alicerçada pela qualidade e seriedade

Leia mais

Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção

Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção Para te ajudar a entender melhor o nosso texto nós vamos começar te explicando o que são os indicadores

Leia mais

MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL

MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL 1. INTRODUÇÃO Nos países do primeiro mundo, notadamente nos Estados Unidos, é bastante nítida a preocupação, que todos têm em situar suas organizações entre as empresas excelentes

Leia mais

Formação de Mão de Obra para o Brasil. Desafios na qualificação de pessoas para a Indústria de P&G

Formação de Mão de Obra para o Brasil. Desafios na qualificação de pessoas para a Indústria de P&G Formação de Mão de Obra para o Brasil Desafios na qualificação de pessoas para a Indústria de P&G Apresentado por Paulo Sérgio Rodrigues Alonso São Paulo, 19 de novembro de 2013 PLANO DE NEGÓCIOS E GESTÃO

Leia mais

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada 2 Service Rexroth the Original! Serviços completos oferecidos por especialistas Service Rexroth the Original! Soluções

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - OUTROS TEMAS RELACIONADOS A TEMÁTICA DO EVENTO UM ESTUDO SOBRE A MANUTENÇÃO DA GESTÃO INDUSTRIAL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - OUTROS TEMAS RELACIONADOS A TEMÁTICA DO EVENTO UM ESTUDO SOBRE A MANUTENÇÃO DA GESTÃO INDUSTRIAL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - OUTROS TEMAS RELACIONADOS A TEMÁTICA DO EVENTO UM ESTUDO SOBRE A MANUTENÇÃO DA GESTÃO INDUSTRIAL IORRANA VASCONCELOS COIMBRA, ANA PAULA PINHEIRO CAUNETO, ISRAEL IASBIK, JOSÉ

Leia mais

GRUPO SOTREQ. Óleo, Gás & Marítimo. Tecnologia e Monitoramento. Mineração. Construção. Movimentação de Materiais. Energia. Importação e Exportação

GRUPO SOTREQ. Óleo, Gás & Marítimo. Tecnologia e Monitoramento. Mineração. Construção. Movimentação de Materiais. Energia. Importação e Exportação GRUPO SOTREQ QUEM SOMOS? Trabalhamos incessantemente para inovar o ambiente de negócios de nossos clientes, provendo soluções integradas que trazem incremento de produtividade sustentável ao seu negócio.

Leia mais

SUBGERÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL

SUBGERÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL PLANO DE CURSO Curso: Engenharia Mecânica Componente curricular: Manutenção Industrial Turma/turno: 9ENG-G1 Professor: Vinicius Erler de Sousa Ramos Período de execução: 21/02/2017 a 04/07/2017 Carga horária

Leia mais

EFICIÊNCIA GLOBAL DA OPERAÇÃO DE COLHEITA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

EFICIÊNCIA GLOBAL DA OPERAÇÃO DE COLHEITA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR SUCROALCOOLEIRO Revista AgriMotor - Julho 2012 Foto: John Deere EFICIÊNCIA GLOBAL DA OPERAÇÃO DE COLHEITA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR Faça um estudo detalhado da situação, acompanhando todas variáveis apontadas

Leia mais

Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de

Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de 2001 O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? É UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção Curso de Engenharia de Produção Manutenção dos Sistemas de Produção Introdução: As Atividades de Manutenção devem ser pensadas estrategicamente de maneira a contribui para resultado da empresa rumo a Excelência

Leia mais

GUIA DE CURSO CST GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

GUIA DE CURSO CST GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL GUIA DE CURSO CST GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO FMU O Centro Universitário FMU há 50 anos é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos. Em 2014, passou

Leia mais

INCLUSAO POR COMPETENCIA

INCLUSAO POR COMPETENCIA Um programa inovador de educação tecnológica para PCD, que atende a lei de cotas e transforma a atual realidade de "exclusão" em infinitas oportunidades para todos. INCLUSAO POR COMPETENCIA É um programa

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificações de parâmetro de CONDIÇÂO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva é a primeira grande quebra

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN DEPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN Manutenção Produtiva Total Prof a Carla R. Pereira 1 FOCO NOS EQUIPAMENTOS Foco nos equipam entos Redução de setup Prevenção

Leia mais

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA Gestão de Projeto Esse curso oferece ampla visão sobre a arte de gerenciar projetos. Apresenta como projetos tornamse viabilizadores estratégicos para as organizações demonstrando a importância de seu

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTAO DA MANUTENCAO PREVENTIVA PARA MÁQUINAS BENEFICIADORAS DE CAFÉ

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTAO DA MANUTENCAO PREVENTIVA PARA MÁQUINAS BENEFICIADORAS DE CAFÉ IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTAO DA MANUTENCAO PREVENTIVA PARA MÁQUINAS BENEFICIADORAS DE CAFÉ Alessandro Ferreira de Moraes¹; Amaral Paixao Pereira¹; Eric Martins de Oliveira¹; Luis Guilherme Esteves

Leia mais

Manutenção, um investimento para reduzir custos. publicada por Gil Santos junho 24, 2018

Manutenção, um investimento para reduzir custos. publicada por Gil Santos junho 24, 2018 Manutenção, um investimento para reduzir custos. publicada por Gil Santos junho 24, 2018 O sector da manutenção é tradicionalmente encarado como um custo. Embora esta já não seja a realidade para algumas

Leia mais

Tabela Valores de estoques nos balanços patrimoniais de empresas de capital aberto no Brasil, 2008

Tabela Valores de estoques nos balanços patrimoniais de empresas de capital aberto no Brasil, 2008 1 Introdução Este trabalho trata da gestão de estoques de produtos de consumo final, ou produtos acabados, em cadeias de distribuição com múltiplos itens de estoques armazenados em vários locais ou armazéns

Leia mais

DIRETORIA ADMINISTRATIVA ENCONTRO GERENCIAL

DIRETORIA ADMINISTRATIVA ENCONTRO GERENCIAL DIRETORIA ADMINISTRATIVA ENCONTRO GERENCIAL 30/3/2017 Recursos Humanos Reposição salarial igual ou superior aos índices inflacionários; Consolidação de um plano de benefícios dos mais atraentes do País,

Leia mais

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Instituto de Educação Tecnológica Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Turma 4 24 de Janeiro de 2017 Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Fabrício Formiga de Assis Engenheiro

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

Um Novo Conceito Estruturante. Ferroviários de Passageiros. de Manutenção em Transportes. 10º. Congresso Nacional de Manutenção

Um Novo Conceito Estruturante. Ferroviários de Passageiros. de Manutenção em Transportes. 10º. Congresso Nacional de Manutenção 0 Um Novo Conceito Estruturante de Manutenção em Transportes Ferroviários de Passageiros COSTA QUINTAS costa.quintas@sgie2000.pt 1 INDICE O PREÂMBULO O QUE É O RCM 2 FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Bem vindos ao Treinamento sobre Conceitos Básicos de Manutenção da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO

Leia mais

Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção

Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção 4 Turma 29 de janeiro de 2017 Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção Alisson Gomes Caixêta Edward de Matos Junior RESUMO

Leia mais

Confiabilidade a chave para mais segurança e eficiência na gestão de ativos

Confiabilidade a chave para mais segurança e eficiência na gestão de ativos Confiabilidade a chave para mais segurança e eficiência na gestão de ativos Confiabilidade: a chave para mais segurança e eficiência na gestão de ativos A confiabilidade tem ganhado cada vez mais espaço

Leia mais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais 18/10/2017 VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2017 Agenda A CAIXA Grandes Números

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

O Módulo Injet Básico

O Módulo Injet Básico O Módulo Injet Básico O Módulo Básico oferece a supervisão e avaliação dos principais indicadores de desempenho, em tempo real, de uma ou mais Fabricas. Detalhando, em níveis hierárquicos, as máquinas,

Leia mais

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos Scom CPC Ltda Apresentação da Empresa Quem somos e o que fazemos 1 A EMPRESA A Scom CPC Ltda. é uma empresa da Indústria da Construção. A sua proposta de trabalho está fundamentada em Planejamento, Gestão

Leia mais

Tecnologia Empresarial Ltda

Tecnologia Empresarial Ltda tecém Tecnologia Empresarial Ltda www.tecem.com.br tecem@tecem.com.br Júlio Nascif 31-9 9108 8109 2017 RESULTADOS 21 anos GAP Aumento da produtividade ~ 30% resultados, competitividade Empresas Excelentes

Leia mais

Arezzo&Co s Investor Day

Arezzo&Co s Investor Day Arezzo&Co s Investor Day Tecnologia da informação aplicada ao varejo Kurt Richter Diretor de TI 1 Plano estratégico O plano estratégico de TI está bastante alinhado com a visão de longo prazo da Companhia

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

SOLUÇÕES DIVERSEY para a prevenção de PERDAS e DESPERDÍCIOS de alimentos. Marco Godoy e Carla Naldini

SOLUÇÕES DIVERSEY para a prevenção de PERDAS e DESPERDÍCIOS de alimentos. Marco Godoy e Carla Naldini SOLUÇÕES DIVERSEY para a prevenção de PERDAS e DESPERDÍCIOS de alimentos Marco Godoy e Carla Naldini Quem somos Facilitadores da vida! A Diversey tem sido, e sempre será, uma empresa pioneira e facilitadora

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Nossas soluções para o setor sucroenergético

Nossas soluções para o setor sucroenergético www.pwc.com.br Nossas soluções para o setor sucroenergético Centro PwC Brasil de Excelênca em Agribusiness Serviços PwC para o setor sucroenergético Agrícola Gestão de fornecedores de cana Revisão da estrutura

Leia mais

Inovação Banco do Nordeste FNE

Inovação Banco do Nordeste FNE Inovação Banco do Nordeste FNE O Banco do Nordeste tem um amplo conceito, pois considera todos os investimentos em informática amparados pela linha Inovação. Constate na relação abaixo os itens financiáveis.

Leia mais

Gestão da SRM. Redução de Despesas e Aumento de Faturamento. 30/03/2017 Florianópolis

Gestão da SRM. Redução de Despesas e Aumento de Faturamento. 30/03/2017 Florianópolis Gestão da SRM Redução de Despesas e Aumento de Faturamento 30/03/2017 Florianópolis Redução de Despesas e Incremento de Faturamento Posicionamento estratégico: É possível na CASAN? Posicionamento estratégico:

Leia mais

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES)

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Consumer Goods Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Anticipatingcustomers needs in a changingenvironment Consumer Goods Supply Chain - Efficient Manufacturing (MES) Objetivo / Desafio Os fabricantes

Leia mais

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Eduardo Lapa Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Storyboard O que é Inteligência empresarial Porque inteligência empresarial Como as empresas se beneficiam com isso

Leia mais

Sistema de Gestão da Manutenção

Sistema de Gestão da Manutenção Sistema de Gestão da Manutenção Manutenção Automotiva energia Divaldo Albuquerque Pessoa Bibliografia Engenharia Mecânica, UFPB Gerente de Manutenção, Mineração Rio do Norte - MRN Gerente de Manutenção

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CLÍNICA: principais ferramentas de gestão

A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CLÍNICA: principais ferramentas de gestão A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CLÍNICA: principais ferramentas de gestão Talita Petelinkar De Mattos Ballet¹, Ana Cristina Maurício Ferreira², Maria Aline Lemos Silva Thobias 3, Wangner Barbosa da Costa 4

Leia mais

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES)

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Consumer Goods Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Anticipatingcustomers needs in a changingenvironment Consumer Goods Cadeia de abastecimento - Produção Eficiente (MES) Objetivo / Desafio

Leia mais

ANÁLISE DE UM AMBIENTE DE MANUFATURA AVANÇADA EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS

ANÁLISE DE UM AMBIENTE DE MANUFATURA AVANÇADA EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS ANÁLISE DE UM AMBIENTE DE MANUFATURA AVANÇADA EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS William Ramos 1, Fernanda Cristina Pierre 2 1 Graduando do Curso de Tecnologia de Produção Industrial da FATEC - Botucatu, 1 williamramos_94@hotmail.com

Leia mais

Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade.

Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade. Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade a Aucavili Inovação, confiança, qualidade, agilidade e rentabilidade A Aucavili atua nas áreas de automação e controle, elaborando e executando

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO Manutenção Antigamente: Visão da empresa: Mal necessário Função: consertar eventuais defeitos Funcionários: Pouco qualificados Restritos apenas ao conserto das

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO

PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO Everton Coelho de Medeiros 2 Mauro Hugo Mathias 2 A manutenção preditiva de máquinas

Leia mais

ONEPROD KITE. Capacidades de diagnóstico únicas para turbinas eólicas. oneprod.com

ONEPROD KITE. Capacidades de diagnóstico únicas para turbinas eólicas. oneprod.com ONEPROD KITE Capacidades de diagnóstico únicas para turbinas eólicas oneprod.com ONEPROD KITE Vida longa à turbina As turbinas eólicas foram projetadas para operar durante 20 a 25 anos. Porém a vida útil

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno de RESULTADOS para perpetuação do negócio. HISTÓRIA OBJETIVOS DIRETRIZES

Leia mais

Manutenção em veículos de transporte de cargas

Manutenção em veículos de transporte de cargas Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma n 05 31 de Julho de 2017 Manutenção em veículos de transporte de cargas Joubert Martins de Brito RESUMO A confiabilidade e o bom funcionamento

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Os 3 pilares da gestão de pessoas

Os 3 pilares da gestão de pessoas Os 3 pilares da gestão de pessoas Por ser responsável pelos recursos de uma organização, como por exemplo, pessoas, dinheiro e propriedades físicas ou intelectuais, dizemos que os objetivos de uma direção

Leia mais