Sistemas Multimídia Aula 2. Autoria Multimídia
|
|
|
- Felícia Dreer Aquino
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Sistemas Multimídia Aula 2 Autoria Multimídia Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação
2 Introdução Autoria multimídia é a criação de produções multimídia filmes ou apresentações; Estas produções buscam interação com o usuário (aplicações interativas); São produzidos a partir de ferramentas: editores de imagem, som, animações, etc. Nível de interação requerida depende da aplicação: Ausência de interação (slide show) interação total (realidade virtual imersiva)
3 Introdução Níveis de interação: Controle do ritmo (cliques para avançar) apresentações de slide; Controle da sequência do material apresentado e para onde ir; Controle do meio play/pause/stop em vídeos e música, busca textual, rolagem da visualização, zoom; Controle de objetos em cena (mover objetos, jogos); Controle imersivo modificar a perspectiva da cena; controlar objetos.
4 Introdução Pontos a serem vistos: Metáforas de autoria multimídia paradigmas; Produção multimídia projeto; Apresentação multimídia; e Multimídia automática.
5 Metáfora de Autoria Multimídia Consiste em paradigmas de autoria metodologia empregada para criar aplicações multimídia; Scripts; Slide show; Metáfora hierárquica; Metáfora Icônica/Controle de Fluxo; Frames; Metáfora de cartão/escrita; Metáfora de elenco/roteiro/escrita.
6 Scripts Utiliza linguagem de script para habilitar interatividade (botões, mouse, etc.) e permitir laços, saltos, condicionais, funções/macros, etc. Exemplo: linguagem OpenScript para ToolBook; Linguagem que se parece com o padrão utilizado para orientação de objetos;
7 Slide Show São apresentações lineares por definição; Há recursos para a realização de saltos na apresentação; Exemplo: PowerPoint, Beamer, etc.
8 Metáfora Hierárquica Os elementos que permitem o controle do material multimídia são organizados em uma estrutura em árvore; É frequentemente utilizada em aplicações dirigidas por menu.
9 Metáfora Icônica/Controle de Fluxo Ícones gráficos são disponibilizados em um toolbox e a aplicação provê a criação de fluxo de controle para os ícones que são inseridos no material produzido; Exemplo: Authorware;
10 Metáfora Icônica/Controle de Fluxo
11 Metáfora de Frames Paradigma similar ao Icônico/Controle de Fluxo (incorpora uma tabela de ícones); As ligações entre os ícones são conceituais e não representam o fluxo real do programa; Exemplo: Quest, da Allen Communication.
12 Metáfora de Frames
13 Metáfora de Cartão Usa um estrutura simples de cartão (página) para produção multimídia; Bastante utilizado para hipertexto e hipermídia; Exemplo: HyperStudio, da Knowledge Adventure.
14 Metáfora de Cartão
15 Metáfora Elenco/Roteiro/Escrita Os elementos multimídia (elenco ou cast) são arranjados de uma forma inspirada em uma planilha (que define a exibição temporal desses elementos roteiro ou score); A programação é feita por uma linguagem de script; Exemplo: Adobe Director (linguagem de escrita Lingo).
16 Metáfora Elenco/Roteiro/Escrita
17 Produção Multimídia Consiste no projeto multimídia; Envolve (ou pode envolver) um elenco de profissionais com habilidades variadas: Diretor de arte, projetista gráfico, gerenciador de projeto, escritor, projetista de interface, projetista de som, animadores 2D e 3D, programadores, entre outros. As fases do projeto consistem em storyboards, cartas de fluxo, testes com usuários e produção paralela das mídias.
18 Produção Multimídia Storyboard ideia inicial do produto em uma série de quadros; Carta de fluxo organiza o storyboard através da informação sobre a navegação (interação com o usuário e a estrutura multimídia); Antes da fase final do projeto: construção do protótipo e testes.
19 Apresentação Multimídia Requer alguns efeitos, tais como gráficos, imagens, cores, fontes, etc. Estilo gráfico: Atenção especial com a utilização de esquemas de cores e como as letras são percebidas; Using Color and Text in Projecting Multimedia Presentations; R. Vetter, C. Ward and S. Shapiro, IEEE Multimedia, Vol. 2, No. 4, December 1995.
20 Apresentação Multimídia Princípios de cores: Esquemas de cores e arte combinam melhor com um certo tipo de tema ou estilo: Estilos naturais ou florais cenas externas; Cores sólidas cenas indoor. Dica geral: não utilizar muitas cores causa distração! A mudança de cor pode ser associada a uma mudança no tema da apresentação.
21 Apresentação Multimídia Fontes: Para comunicação visual efetiva: fontes grandes (18 a 36); Não utilizar mais que 8 linhas por tela; Fontes sans serif são melhores que fontes serif;
22 Exemplo Texto com fonte Arial (sans serif); Sistemas Multimídia; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa; Universidade Federal Rural do Semiárido.
23 Exemplo Texto com fonte Times New Roman (serif); Sistemas Multimídia; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa; Universidade Federal Rural do Semiárido.
24 Apresentação Multimídia Esquema de cores/contraste: Regra: utilização de cores complementares para fontes e fundo da apresentação; Para cores no padrão RGB entre 0 e 255: R bg =255 R f G bg =255 G f B bg =255 B f Plano de fundo: Marrom 1 (76, 25, 0), fonte (179, 230, 255).
25 Exemplo Texto com fonte Arial (sans serif); Sistemas Multimídia; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa; Universidade Federal Rural do Semiárido.
26 Animação Mística Serve para adicionar elementos em uma imagem background fazendo composição de imagens;
27 Ideia: Animação Mística
28 Transição de Vídeo Pode ser utilizado como uma forma de indicar uma mudança para uma seção seguinte da apresentação multimídia; Pode ser de diversos tipos: corte, dissolver, etc; Diversas ferramentas de autoria promovem isso: Adobe Premiere, por exemplo.
29 Outros Assuntos Técnicos... Fatores que influenciam o projeto multimídia: Plataforma computacional; Resolução e formato de vídeo; Memória e requisições de espaço para armazenamento; Métodos de distribuição.
30 Autoria Automática Ajuda avançada para a criação de novas apresentações multimídia; Mecanismo que facilite a criação automática de documentos multimídia úteis a partir de fontes previamente existentes.
31 Autoria Automática Tomando um documento hipermídia como exemplo... Os passos para a preparação de um documento hipermídia são: Geração da informação (captura); Autoria; Publicação. O quanto destes três passos pode ser automatizado?
32 Autoria Automática Geração da informação processo já automatizado (aquisição de texto, imagens, áudio digital, etc.); Publicação objetivo final das ferramentas multimídia (processo também automatizado); Autoria problema aberto...
33 Autoria Automática Busca-se estruturar a informação de tal forma que seja possível acessar e manipular a mídia em questão utilizar estruturas de dados (listas, filas, grafos, etc.) que sejam mais adequadas às visualizações do material;
34 Autoria Automática Na elaboração de um material multimídia... Linearização ordem natural das ideias de um autor; Externalização a presença de hiperlinks permite uma liberdade na mimetização dos pensamentos do autor. Para um material ser externalizado utilização de hiperlinks.
35 Autoria Automática Externalização em pequenos documentos fácil de gerenciar; Para grandes documentos grande complexidade usa-se abordagens da área de banco de dados.
36 Migração Semiautomática de Hipertexto Hiperlinks informações semânticas que servem como âncoras para ligar-se a outras páginas do documento. Para representação textual: Converter o formato do texto usado para html; Capítulos e seções são postos em um banco de dados; Utilizar técnicas de mineração de dados para determinar as palavras-chaves; Palavras-chaves podem originar hiperlinks entre os textos.
37 Hiperimagens Objetivo: ter com imagens os mesmos procedimentos adotados para a criação de links entre os elementos presentes na imagem com outras partes do documento.
A autoria - I. A autoria - I. Ferramentas para desenvolvimento de multimídia. A autoria - I Wilson de Pádua Paula Filho.
A autoria - I Tópicos: A autoria - I Ferramentas para desenvolvimento de multimídia Ferramentas para desenvolvimento de multimídia Categorias de ferramentas para criação de multimídia: aplicativos fechados;
SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO
SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas
Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia
Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 01 O que é multimídia? Prof. Daniel Hasse Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)
1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira [email protected]
Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula
Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é
Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica
Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime
POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos
Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor
Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas
Informática para Concursos
Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática
Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide
Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E
PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA
EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software
Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação
Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint
Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).
5923 - Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC 1.1. Novidades do Flash CC... 21 1.2. Iniciar o Flash CC... 22 1.2.1. Tela Inicial... 23 1.2.2. Área
MULTIMÍDIA E CARTOGRAFIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes MULTIMÍDIA E CARTOGRAFIA Aula 04 INTRODUÇÃO De acordo com Nogueira (2009) o computador propiciou, num primeiro
Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point
Power Point O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma
Sistemas Multimídia e Hipermídia
Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Sistemas Multimídia e Hipermídia Profa. Débora Christina Muchaluat Saade [email protected] Sistemas Multimídia e Hipermídia Multimídia Hipermídia
Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula
Plano de Aula - Flash CC - cód.5923 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC Aula 2 1 - Introdução ao Flash CC Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula 4 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash
INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL
Oficina de Multimédia B 2015-2016 Noção de Média Noção de Multimédia Noção de Multimédia Digital Tipos de produtos Multimédia O que significa MÉDIA? um meio - media - é o recurso técnico ou físico de conversão
NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate
NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT
Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia
Prof. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia
Sistemas Multimídia e Hipermídia
Departamento de Ciência da Computação - UFF e Hipermídia Profa. Débora Christina Muchaluat Saade [email protected] e Hipermídia Multimídia Hipermídia Documentos Hipermídia Objetos de Mídia Relações
1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução
1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.
PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...
POWERPOINT 2010 INTRODUÇÃO O PowerPoint 2010 permite que os usuários criem rapidamente apresentações dinâmicas, de alto impacto, enquanto integra fl uxo de trabalho e maneiras de compartilhar informações
MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web
MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DE PÁGINAS NA WEB Linguagens de Programação O HTML é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem
Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno
Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis
Apostila de Windows Movie Maker
Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03
Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem
Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Dra.Patricia Alejandra Behar - NUTED/UFRGS Dra.Liliana Passerino - CINTED/UFRGS Msc.Maira
PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO
A HIPERMÍDIA É UM NOVO A HIPERMÍDIA É UM NOVO PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO O texto identifica e organiza os elementos constitutivos da roteirização de produções audiovisuais como o cinema ou a televisão, e
Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa
Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 3 Tema 3.2 Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural. Estilo de Interação: Sistema de menus Estilo de
InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).
5087 - InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades da Versão CS6... 23 1.1.1. Novas Ferramentas... 23 1.1.2. Atualizar Links Diretamente no Frame...
[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]
[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito
SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1
21110 SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 2009 Teste Formativo GRELHA DE RESPOSTAS Questões Alternativas A B C D E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 Leia atentamente as questões
Modelo Hipermídia. Documentos Hipermídia. Entidades Hipermídia. Componentes de um documento hipermídia
Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Autoria de Conteúdo Multimídia Interativo com a Linguagem NCL 3.0 Profa. Débora Christina Muchaluat Saade [email protected] Autoria de Conteúdo
Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5
Sumário Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5 Capítulo 1: Introdução a HTML5 7 Criando com tags: um panorama 8 Incorporando os novos elementos de HTML5 9 Usando tags válidas de HTML4 11 Esquecendo
Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital
Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar
Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas.
Conclusão 6 Conclusão 6.1 Trabalhos Relacionados Dentre as funcionalidades fornecidas pela interface gerada pelo framework, em destaque está a possibilidade do zoom livre. Disponibilizar esta funcionalidade
Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula
Plano de Aula - Flash CS6 - cód.5282 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 2 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash CS6... 23 1.2. Iniciando
Maquetes Tridimensionais Interativas
XVIII ENIC - Encontro Nacional de Iniciação Científica da UFPB Maquetes Tridimensionais Interativas Eduardo L. Falcão e Liliane S. Machado Sumário 1. Objetivos Gerais 2. Objetivos Específicos 3. Campus
Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 1
Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 [email protected] 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Inserções; Edição e formatação de slides o SLIDE MESTRE;
MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO HIPERMÍDIA PARA REBANHOS, UTILIZANDO OOHDM
MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO HIPERMÍDIA PARA REBANHOS, UTILIZANDO OOHDM RESUMO André Luiz Zambalde Professor da Universidade Federal de Lavras - UFLA Caixa Postal 37-37200-000 - Lavras/MG
Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo
Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor
Professor: João Macedo
Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras
Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface
1 Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface INF1403 Introdução a IHC Luciana Salgado Representações e Aspectos de IHC Representações e Aspectos de IHC Representações
Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos
Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional
Introdução à Informática
Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados
Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4
DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva
Produtividade é resultado do esforço inteligente
Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.
Gêneros Jornalísticos
Texto Jornalístico Narrando o cotidiano Gêneros Jornalísticos Obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável Há também uma corrente que
Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados
Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído
EDITOR DE APRESENTAÇÃO
Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo
Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula
Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Plano de Aula - PowerPoint 2010 - cód. 4227 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint
Gilse Antoninha Morgental Falkembach Unifra Santa Maria
[email protected] Unifra Santa Maria! Introdução Aplicação Hipermídia Educacional Projeto e desenvolvimento de material educativo digital Metodologia para o desenvolvimento do projeto Construção de
Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela
A Design de IHC Capítulo 7 Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela Introdução Os modelos e as representações do Capítulo 6, permitem descrever quem usa ou utilizará o sistema (através de perfis de usuários
O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.
Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando
CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa
Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências
Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências Fernando Chade De Grande e-mail: [email protected] João Fernando
Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula
Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Plano de Aula - PowerPoint 2013 - cód. 5462 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint
MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO
hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de
Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Orientações de Navegação e Utilização do Curso
Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Orientações de Navegação e Utilização do Curso Março 2009 Bem vindo ao curso de IRPJ & CSLL, da Receita Federal
Prof. Fabiano Taguchi
Prof. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é
PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina
Programa de Aplicações Informáticas B / 12 º Ano Página 1 de 6 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina Introdução à Programação Introdução à Programação - Reconhecer as limitações
ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa
ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa Ano: 12º Turma: A e C Objetivos Conteúdos Estratégias/Actividades
Sistemas Multimídia Aula 3 VRML
Sistemas Multimídia Aula 3 VRML Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação Introdução O que é VRML?
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT
1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira [email protected] Ambiente de
PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
PLANO DE CURSO NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 1. EMENTA Conceitos Básicos de Informática. Ferramentas de Edição de Texto no Microsoft Word. Formatação, Seções, Colunas,
APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 1. Estrutura do curso e conceitos fundamentais. professor Luciano Roberto Rocha.
APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 1 Estrutura do curso e conceitos fundamentais professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com Sobre o docente Especialista em Desenvolvimento Web (UEM) Mestre em Tecnologia Educacional
APRESENTAÇÕES MEMORÁVEIS! COM POWERPOINT E PREZI
APRESENTAÇÕES MEMORÁVEIS! COM POWERPOINT E PREZI APRESENTAÇÃO O único responsável pelo resultado final de sua apresentação é você. Participe desse curso e arrase em sua apresentação! O Curso: APRESENTAÇÕES
Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula
Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Plano de Aula - PowerPoint 2016 - cód. 6289 16 Horas/Aula 1. Introdução ao PowerPoint
Introdução a Tecnologia da Informação
Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção
Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1
Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar
AULA: BrOffice Impress segunda parte
AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender
MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA HIPERMÍDIA DE ENSINO VOLTADA AO SETOR AGROPECUÁRIO, USANDO OOHDM
MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA HIPERMÍDIA DE ENSINO VOLTADA AO SETOR AGROPECUÁRIO, USANDO OOHDM RESUMO Rodrigo de Oliveira André Luiz Zambalde Rêmulo Maia Alves Sérgio Augusto Carvalho Gomes
书写纸 70 克, 尺寸 12*16CM INSTRUÇÕES. Carro multi-media sistema
书写纸 70 克, 尺寸 12*16CM INSTRUÇÕES Carro multi-media sistema Menu Principal. Menu do iphone com todas as funções exibidas na tela do menu principal, tais como DVD, rádio, usb, sd, aux, bt, tv, gps, ipod,
Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:
Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet e smartphone Slide 6 Estante Slide 7 Botões da estante Slide 8 Como fazer uma busca rápida Slide 9 Como fazer uma busca avançada
