Conhecendo a Plataforma Elgg
|
|
|
- Rubens Casqueira Benke
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Conhecendo a Plataforma Elgg Fevereiro
2 1 1- INTRODUÇÃO Os princípios da Web 2.0 ampliaram os horizontes das redes sociais propiciando o surgimento das chamadas redes sociais na Internet (RSI). Estas redes, geralmente, usadas para conhecer pessoas, compartilhar fotos, vídeos e comentários, mas podem também, representar um importante recurso de apoio às atividades educacionais. Para criação das RSI faz-se necessário o uso de plataformas 1, sendo assim, considera-se que, conhecer requisitos de instalação e os recursos disponíveis pelas mesmas, é um dos primeiros passos para que as RSI sejam usadas, no contexto educacional. Entre outras ações, destaca-se a importância de professores, não especialistas em tecnologias, conhecerem recursos e funcionalidades de plataformas de criação de RSI, como por exemplo: Orkut, Facebook, Ning, SocialGO, Meezoog, WackWall, Grouply, Peabirus, Elgg, entre outras. Estas plataformas não são as RSI, mas as representam (RECUERO, 2010), as redes em si são criadas a partir das interações, dos laços sociais estabelecidos e do capital social gerado. Sendo assim, na próxima seção são apresentados recursos disponíveis na plataforma gratuita Elgg 2 ( 2- CONFIGURANDO A PLATAFORMA ELGG A plataforma Elgg foi criada em 2004, a equipe responsável pela mesma é formada por Dave Tosh, Brett Profitt, Nick Whitt, Pete Harris e Cash Costello (ELGG, 2010). A referida plataforma é um sistema multiplataforma 3 e tem por objetivo criar RSI, como já mencionado na introdução. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor plataforma livre (InfoWorld Bossies) para criação de RSI (ELGG, 2010). Vale ressaltar que embora na instalação o idioma seja o inglês há um plugin que traduz os recursos disponíveis na interface do usuário para português e para outros idiomas, característica que contribui para o uso desta plataforma no contexto educacional. Considerando que o uso de RSI e consequentemente de plataforma de criação de redes, ainda não é algo comum no contexto educacional, descreve-se nesta seção como os recursos da plataforma Elgg podem ser configurados por pessoas (em particular, professores e alunos) 1 Também denominadas ferramentas, sistemas, sites ou softwares. Recuero (2009, p.102) define Sites de Redes Sociais (SRS) como toda ferramenta que for utilizada de modo a permitir que se expressem as redes sociais suportadas por ela. 2 O processo de instalação não é fácil de ser realizado por professores e demais profissionais da educação, requer apoio de profissionais da área de tecnologias. 3 Pode ser instalado em mais de um sistema operacional.
3 2 que não costumam usar RSI em outros contextos. É importante destacar que as referidas redes são usadas com muita frequencia pelos alunos, em sua maioria, nativos digitais, para fins sociais e de entretenimento. Este fato torna o uso da plataforma Elgg simples para esses usuários, devido à semelhança entre os recursos disponíveis nesta e em outras plataformas de criação de RSI (Orkut e Facebook). A plataforma Elgg permite um grande controle dos recursos por parte do administrador e de seus usuários. É possível publicar, organizar e compartilhar materiais de trabalho e de suporte a aprendizagem. Cada usuário tem a possibilidade de escolher quais os recursos serão mostrados para quais usuários. A página inicial da rede é criada pelo administrador, este escolhe o que aparecerá no painel de informação à esquerda e à direita da página (texto, fotos, vídeos, tabelas). Para realização dessas ações, após ser feito o login, clica-se em Administração 10, o menu superior (topbar) e a seguir em páginas externas (Figura 1). Além dos recursos que podem ser adicionados a pagina inicial, são mostrados automaticamente na mesma os membros mais recentes, as últimas mensagens do Blog (as que tenham sido marcadas como públicas), os últimos favoritos, os últimos arquivos (que tenham sido marcados como público), os últimos grupos formados. A disposição destes recursos na página não pode ser alterada, o que revela uma limitação desta plataforma. Outra limitação é que nem todos os plugins foram traduzidos para português. Por meio do plugin theme é possível escolher a cor do menu superior e do fundo da tela além de inserir figuras no topo da página. Na tela mostrada na figura 1, por exemplo, foi escolhida a cor cinza para menu superior, azul clara para o fundo da tela e foi inserida uma figura no topo da tela (Figura 1). Além de configurar a página inicial, o administrador pode por meio do menu à esquerda (Figura 1), executar outras ações, tais como: i) ter acesso a estatísticas de uso dos recursos da rede, ii) administrar o site; iii) administrar usuário, por meio deste recurso é possível, entre outras ações editar e apagar conteúdos postados na RSI, e até mesmo banir usuários da rede; iv) administrar ferramentas; v) substituir campos do perfil; vi) definir categorias da comunidade, entre outras. Após a configuração da rede pelo administrador, qualquer pessoa que tenha acesso ao endereço da rede pode se registrar na mesma. Por meio de recursos da plataforma Elgg, após preencher um pequeno cadastro o usuário receberá automaticamente, no cadastrado, uma confirmação, porém após esta ação o administrador pode excluí-lo, se for conveniente. O administrador também pode convidar usuários fazendo o registro dos mesmos, para tanto é necessário ter acesso ao endereço de de cada convidado.
4 3 Figura 1 Configurando a página inicial Todos os usuários da rede têm a possibilidade de configurar sua página pessoal. Ao clicar em editar na página que é aberta, após ser feito login, aparece uma tela como a mostrada na figura 2. Em galeria de dispositivos o usuário escolhe o que deseja colocar em sua página. Para tanto, basta arrastar o recurso para o local desejado (dispositivos à esquerda, centrais ou à direita) e clicar em salvar. Figura 2 Configurando a página pessoal do usuário Para adicionar conteúdo aos dispositivos escolhidos para a página pessoal, é necessário clicar no alto da tela em Ferramentas (Figura 3) e a seguir no dispositivo que se deseja acrescentar conteúdo. Para cada dispositivo escolhido é aberta uma nova página contendo as funcionalidades possíveis para o referido dispositivo. De maneira geral, as opções das funcionalidades dos dispositivos aparecem na coluna da esquerda. Para cada opção do menu aparece uma nova tela na parte central. As expressões que aparecem no menu e na tela central
5 4 são claras e autoexplicativas o que facilita o uso dos recursos por usuários que não sejam especialistas em tecnologias. Figura 3 Adicionando conteúdo Cada usuário, assim como o administrador pode escolher para sua página pessoal, por meio do plugin theme, a cor do menu superior, do fundo da tela e, além disso, pode inserir uma imagem na parte superior e, também pode repeti-la horizontalmente ou verticalmente. Todo usuário tem além de sua página inicial, uma página denominada perfil. Nessa, além de dados pessoais é possível escolher quais os dispositivos bem como, seus conteúdos, que aparecerão para os demais usuários da rede, quando estes clicarem na sua imagem que aparece no menu superior, sempre que estiver logado. Os conteúdos dos dispositivos escolhidos podem ser adicionados ou modificados tanto pela página inicial do usuário quanto pela página perfil, desde que estes apareceram nas duas. Todo conteúdo adicionado em arquivos, blog, wiki, álbum de fotos, calendário, entre outros disponíveis, tanto na página pessoal quando na do perfil podem ser mostrados para o público de maneira geral, para usuários conectados, apenas para os amigos, ou até mesmo não serem mostrados (privado). No wiki é possível, inclusive, optar por apenas leitura ou leitura e escrita. Tais ações, assim como as já descritas retratam a autonomia do usuário no que é postado na RSI, fato considerado muito positivo para o uso pedagógico da mesma. Ao adicionar conteúdos em arquivo, blog, photos, grupos e wiki é disponibilizado a opção tags ou palavras chaves, essas categorizam os arquivos e auxiliam a busca interna à rede 4. O recurso de bate papo com os usuários online aparece na parte inferior da tela 5. No canto esquerdo, ao passar o mouse sobre amigos online (Figura 4a) aparecerá uma janela com a imagem, o nome e o status dos usuários online (Figura 4a). Ao clicar sobre o nome do usuário aparece no canto direito a janela destinada à conversa (Figura 4b). É possível conversar com mais de um usuário numa mesma janela. Para adicionar um usuário da rede à lista de amigos, clique em ferramentas, a seguir em membros, depois na imagem do usuário e finalmente, no menu da esquerda da tela que será 4 No canto superior da tela há uma janela que possibilita a busca interna na rede social. 5 Este recurso é muito semelhante ao equivalente do gmail.
6 5 aberta, clique em adicionar amigos. Para excluir um amigo, basta seguir as mesmas orientações sendo que a última ação será apagar amigos. Figura 4 Elgg Chat Para disponibilizar um arquivo na rede, clique no menu superior, em ferramentas, a seguir em arquivo e finalizando no menu lateral em enviar arquivo assim, aparecerá a tela mostrada na figura 5. Na tela central clique em procurar para localizar o arquivo que será disponibilizado. Ainda nesta tela é possível colocar um título, descrever o arquivo, acrescentar palavras-chave (tags) e escolher a visibilidade. Por meio do menu lateral também é possível visualizar todos os arquivos postados por você, por seus amigos ou por todos os membros da comunidade. Figura 5 Enviar Arquivo As formas de utilização dos demais recursos da plataforma Elgg são semelhantes as já descritas ou são autoexplicativas. O valor das RSI não se restringe aos recursos e funcionalidades das plataformas usadas, mas está nas interações, nos laços sociais que emergem e no capital social. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ELGG, Introducing a powerful open source social networking engine, Disponível em: < Acesso em; 17 out RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, RECUERO, R. Redes sociais e sites de relacionamento: em busca de comunidades. Com Ciência: revista eletrônica de jornalismo científico, n.121, Set. 2010b Disponível em: < Acesso em: 15 out
Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis
Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de
Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO
Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando
Portal de Carapicuíba Painel Administrativo
Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais
TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS
TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência
M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL
M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do
TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS
TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro
Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação
Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor
Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.
1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,
Eduardo Seincman Painel de Controle
Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no
MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO
Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014
Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.
Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP
Inclusão de Novo Processo Administrativo
Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco
SISTEMA OPERACIONAL - ios
Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO
MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno
COOEPE COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno 1 SUMÁRIO 1 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA COOEPE...
Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação
Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação Página 2 de 9 EXPEDIENTE Uníntese Uníntese Virtual Pedro Luiz Stieler Diretor Maria Bernardete Metz Bechler Vice - Diretora Wilton Dourado Teixeira
PROCEDIMENTO DO CLIENTE
PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação
MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007
MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE
Manual do Usuário. Quiz Online
Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1
Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8
Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites
Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica
Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...
BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO
BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO Plano de aula Jovens na criação de blogs São Paulo Setembro de 2012 ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO (7.153.974 vespertino)
Conhecendo e editando o seu perfil
Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil
PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013
PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse
CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.
CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,
Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte
Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros
Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos
Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo.
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e no mundo, uma alternativa aos cursos presenciais.
Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF
Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,
Gerenciamento de dispositivos móveis
Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft
Manual do Módulo de Assistência Estudantil / PROAES
Manual do Módulo de Assistência Estudantil / PROAES Maio/2013 ÍNDICE 1. Objetivos do Documento...3 2. Introdução...4 3. Inscrição...6 3.1. Passo 1 Selecionar o auxílio e/ou programa que deseja se inscrever...6
Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1
Manual do Administrador Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 1 Painel de Administração do Joomla...1 Menu Superior...2 Menu de Acesso Rápido...4 Informações...4 Alterando a senha...5 Artigos...7 Criando
Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi
Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi Sumário 1. Acesso... 04 2. Funcionalidades... 06 2.1 Acesso às Notas ou Faltas... 06 2.2 Upload de Materiais... 08 2.3 Extrato Financeiro...
Cartilha de Acesso Rápido
Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0
Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.
Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos
Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio
Ministério Público do Estado de São Paulo Manual Operacional Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores versão 2.0 06/05/2014 Versão 1.0 11/09/2014 Revisão 1.1 25/09/2014 Revisão 1.2 16/06/2016 Revisão
Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP
Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...
SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais
SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais Prodesp Tecnologia da Informação SDS Superintendência Desenvolvimento de Sistemas DVP - Gerência de Desenvolvimento Folha
Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02
Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação
MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00
MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando
Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário
Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível
GIAE ONLINE ( Atualização disponibilizada em 8 de Novembro de 2011 )
GIE ONLINE ( tualização disponibilizada em 8 de Novembro de 2011 ) 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Consulta de Sumários 5 3. Marcação de Testes 6 4. Movimentos da Portaria 7 5.
Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira
Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar
CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS SUMÁRIO CONFIGURANDO ACESSO AOS E-MAILS EM UM DISPOSITIVO MÓVEL... 3 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL NO ANDROID... 4 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL
Tutorial para uso em rede do PEC Produção
Tutorial para uso em rede do PEC Produção Tutorial para uso em rede do PEC Produção OBJETIVO: PÚBLICO-ALVO: Esse tutorial demonstra as configurações necessárias para utilização do PEC Produção em rede
Plataforma Moodle ESTeSL
Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt
Nº Nome Telefone e-mail
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0032 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) COBRANÇA/FINANCEIRO MÓDULO/MENU FINANCEIRO Versão do Documento Nº 1.1 Data da Revisão 11/03/2016
Forest Stewardship Council FSC Brasil
São Paulo, 14 de dezembro de 2011. Prezados, Em resposta à crescente demanda por informações a respeito das operações certificadas, bem como à necessidade de termos uma ferramenta capaz de facilitar o
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Coordenação de Registro e Gerenciamento de Projetos Msc. Polyana de Brito Januário ORIENTAÇÕES PARA
TOTVS Microsiga Protheus Gestor de Configuração
14/06/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Requisitos Básicos do Sistema... 3 2 Nova Funcionalidade... 4 2.1 Exemplo de Configuração... 4 2.2 Ambientes... 5 2.3 Base de Dados... 5 2.4
Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social
Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social Para se inscrever no V Congresso Internacional de Pedagogia Social é
2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.
1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando
Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.
Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,
OFICINA DE ENSINO RELIGIOSO CONER/RS
OFICINA DE ENSINO RELIGIOSO CONER/RS Marinez Siveris Vânia Maria Bassi Vedana TEMA: Informática, ferramenta construtiva na prática pedagógica do Ensino Religioso A oficina visa contribuir para com o processo
Apresentação do Microsoft Excel
Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.
Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime
Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação
Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização.
Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da interface E1, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação da central Impacta. Clique
Manual de Uso do Aplicativo
Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item
1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor
1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de
GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR http://portal.mec.gov.br/sistec [email protected]
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização
Acessando o Sistema. Acesse o endereço:
Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho
O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas
Tutorial MENDELEY ABNT e APA
Junho de 2015 Tutorial MENDELEY ABNT e APA Biblioteca FEAUSP Seção de Atendimento ao Usuário 1 Elaborado por: Giseli Adornato de Aguiar É um software acadêmico gratuito para gerir, partilhar, citar e referenciar
Aplicativo da Cultura
Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir
Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook
Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Pilares das Mídias Sociais Não importa o que você vende, mas como você posiciona e entrega isso Camila Porto 2 3 pilares do sucesso nas mídias sociais
Sistema De Gerenciamento Web UFFS
Sistema De Gerenciamento Web UFFS Acesso ao Sistema Link para acesso O acesso ao SGW UFFS é feito através de um link, que por segurança, poderá não ser permanente. Este mesmo link será modificado com uma
Formatar parágrafos no Word 2007/2010
Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma
Emissão de Procurações para Formatura
PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS Emissão de Procurações para Formatura Tutorial Analista de Sistema
Sistema Salas - (MRBS¹)
Sistema Salas - (MRBS¹) Manual de utilização Versão 1.1 Rua Princesa Isabel Feliz RS 95770-000 T. (51) 3637-4424 [email protected] http://salas.feliz.ifrs.edu.br 1 - MRBS MEETING ROOM BOOKING SYSTEM
Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br
Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira
O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de
Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas
TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO
TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:
e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06
COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO
ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para
Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.
Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Envio de Arquivo Único. Autor: NUTEIA. Data de criação: 30/10/2012. Data de atualização: 30/10/2012. O Envio de Arquivo Único
Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA
Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Versão 2.0 de 15 de Fevereiro de 2016 Índice BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL AR PRÁTICA...3 DADOS PARA O INÍCIO DA BAIXA...7 BAIXA
COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX
COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente
Guia de Iniciação Rápida do CourseSites em Português. CourseSites by Blackboard 2011
Guia de Iniciação Rápida do CourseSites em CourseSites by Blackboard 2011 Lições de iniciação rápida Criando uma nova conta... 2 Criando um novo curso... 6 Renomeando os itens do menu...10 Acrescentando
CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET
CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET Página 1 de 8 CAGED Net O aplicativo CAGED Net é a solução desktop para o envio de declarações CAGED que contempla as regras de obrigatoriedade
Manual Loja Virtual 2.0
Conteúdo Acessando o Gestor da Loja Virtual... 2 Trocar sua senha... 2 Meus Dados... 2 Produto... 3 Cadastrar novo produto... 3 Buscar Produto... 3 Subitens do Produto... 4 Categorias do Produto... 4 Itens
Manual aplicativo webprint.apk
Manual aplicativo webprint.apk SÃO PAULO JULHO /2010 Sumário Instalando a aplicação no Cartão de memória:... 3 COMO CONECTAR O APLICATIVO MOTOROLA WEB PRINT E IMPRESSORA PENTAX POCKET JET 3.... 7 Aprendendo
PRINCIPAL PAGINA INICIAL
SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar
Tutorial - Módulo de Biblioteca
Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.
Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013
Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade
MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto
PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão
Curso Básico de PowerPoint 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL
MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar
Backup. O que é um backup?
Backup O que é um backup? No capítulo sobre software conhecemos o conceito de dados, agora chegou o momento de observarmos um procedimento para preservarmos nossos dados. A este procedimento damos o nome
Manual do Usuário ENADE
Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Manual do Usuário ENADE Página - Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Índice 1 Introdução... 3 2 Funcionalidades do ENADE... 3 2.1 Parâmetros Ano-Base...
Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android
Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android Introdução Este documento será voltado para o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android (sistema operacional do
O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%
O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser
