ANEXO I DO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO I DO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA"

Transcrição

1 ANEXO I DO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA 1 OBJETO 1.1 Descrição: Registro de Preço para contratação de serviço de análise e desenvolvimento de sistemas em tecnologia Java, Delphi e para dispositivos móveis e serviços de estimativa e contagem com base na métrica de pontos de função. 1.2 Detalhamento do objeto: Lote Item Descrição Unidade Serviço de análise e desenvolvimento de sistemas em tecnologia Java, Delphi e para dispositivos móveis Serviço de estimativa e contagem de pontos de função Ponto de Função Ponto de Função Quantidade Total Estimada Quantidade Inicial Estimada FUNDAMENTAÇÃO 2.1 Justificativa: Devido ao desenvolvimento constante de tecnologias e funcionalidades na área de TIC, o Tribunal tem percebido um grande aumento de demandas e solicitações de soluções, seja através de requisições de usuários internos e externos, seja através de determinações envolvendo projetos nacionais. Esse aumento da demanda tem impactado de forma significativa na capacidade e produtividade das equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas, muitas vezes sobrecarregando as rotinas diárias, permanentes e já existentes, de manutenção dos sistemas. Não obstante, percebe-se uma necessidade de disponibilização de serviços para dispositivos móveis, como tablets, mercado de maior crescimento nos últimos anos, o que contribui para a sobrecarga dos técnicos do Tribunal. 3 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 3.1 Requisitos da Solução: A solução a ser contratada divide-se em dois lotes:

2 Lote 1: serviço de análise e desenvolvimento de sistemas, nas tecnologias Java, Delphi e voltadas a dispositivos móveis, tendo como métrica ponto de função; Lote 2: serviço de estimativa e contagem de ponto de função, com o objetivo de estimar o esforço inicial de uma implementação bem como efetuar a contagem final dos serviços prestados pela contratada para o lote Não será contratada para o Lote 2 a empresa contratada para o lote 1 ou empresas que com ela tenham vínculo societário e/ou de administração Especificação Técnica para o Lote Os trabalhos serão dimensionados através da técnica de contagem de Pontos por Função (PF), conforme o manual de contagem Counting Practices Manual - CPM, publicado pelo International Function Point Users Group IFPUG, e, caso necessário, no Roteiro de Métricas de Software do SISP Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática Caso surja necessidades corretivas não previstas no item , estas serão avaliadas pelo Tribunal e acordadas diretamente com a contratada Caso a Contratada não concorde com o cálculo final realizado pela Contratada do Lote 2, deverá formalizar uma solicitação de revisão, junto ao Tribunal, fundamentando e apontando as divergências na contagem. A formalização deverá ser assinada por um técnico pertencente ao quadro funcional da Contratada e que possua certificação atualizada (Certified Function Point Specialist CFPS). Ficará a critério do Tribunal decidir pelo aceite da revisão Os trabalhos deverão seguir as metodologias de desenvolvimento de sistemas (anexo I) e de gerenciamento de projetos (anexo II) do Tribunal Os serviços serão prestados com dimensionamento do esforço calculado utilizando-se a técnica de contagem de Pontos por Função (PF), nas seguintes modalidades: Desenvolvimento de novos projetos com ciclo de vida completo (anexo I e II); Manutenção evolutiva em sistemas existentes, com ciclo de vida reduzido (anexo I); Correção de bugs preexistentes não sujeitos a garantia. Configura-se como bug preexistente, defeitos no software

3 não ocasionados pela implementação da Contratada. Por exemplo, defeitos já existentes em módulos desenvolvidos anteriormente. Para esses casos, a contagem de PF será realizada sobre toda a funcionalidade onde a correção foi efetuada, aplicando-se o percentual de redução O pagamento do valor por ponto de função será calculado de acordo com o ciclo de vida e a tecnologia utilizada, conforme quadro abaixo: Tecnologia Java Delphi Dispositivos móveis Ciclo de Vida Percentual de pagamento por PF implementado completo 100% reduzido 80% correção de bugs 50% completo 70% reduzido 55% correção de bugs 35% completo 100% reduzido 80% correção de bugs 50% A contagem de pontos de função para situações não previstas nas modalidades descritas serão realizadas com base no manual de contagem Counting Practices Manual - CPM, publicado pelo International Function Point Users Group IFPUG, e, caso necessário, no Roteiro de Métricas de Software do SISP Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática A contratada deverá possuir capacidade em análise e desenvolvimento de sistemas utilizando as seguintes tecnologias: Java: Servidor de aplicações JBoss Enterprise Application Platform; plataforma JEE 5 e JEE6; JBoss Portlets (JSR-286 e JSR-168); EJB3 (Enterprise Java Beans 3) ou versão mais atual; Hibernate 3 ou superior; JPA 1 e 2; JBoss Seam 2 e 3; JSF 1.2 e JSF 2.x; CDI (JSR-299); relatórios através de itext e Jasperreports; Richfaces 3 e 4; Webservices; Maven 2 e 3; Hudson (Integração Contínua); IDE Eclipse; Subversion para o controle de versão; testes automatizados através de Selenium e JUnit; Banco de dados Oracle 11g. Delphi: Delphi 2007; InfoPower 5.0.3; QuickReport 5.02; BDE e dbexpress; SVN para o controle de versão; Banco de dados Oracle 11g.

4 Linguagens de programação para dispositivos móveis sobre a plataforma IOS e sistema operacional Android As atividades deverão ser realizadas nas dependências da contratada, devendo a mesma fornecer toda a infraestrutura necessária para a execução das atividades Alguns projetos, no entanto, poderão utilizar metodologias ágeis de gerenciamento e desenvolvimento de software. Nesses casos, todos os integrantes das equipes das contratadas poderão atuar nas dependências do Tribunal, quando as atividades deverão ser realizadas dentro do horário comercial, ressalvadas aquelas que necessitem ser executadas fora desse horário, o que não deverá ultrapassar o limite máximo de 10% do total constante na respectiva ordem de serviço Nos casos em que os trabalhos sejam realizados nas dependências do Tribunal, este oferecerá apenas um local com acesso à rede lógica, mesas e cadeiras. Equipamentos como microcomputadores, impressoras e demais dispositivos deverão ser fornecidos pela Contratada Especificação Técnica para o Lote O serviço destina-se a realizar uma estimativa inicial de esforço para cada implementação a ser realizada pela contratada do Lote 1, bem como realizar a contagem final dos pontos de função consumidos após a entrega dos produtos pela contratada do Lote O cálculo dos pontos de função será realizado através da técnica de contagem de Pontos por Função (PF), conforme o manual de contagem Counting Practices Manual - CPM, publicado pelo International Function Point Users Group IFPUG e, caso necessário, no Roteiro de Métricas de Software do SISP Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática O pagamento será realizado com base na quantidade de pontos de função estimados e, caso o Tribunal execute a implementação, de pontos de função medidos nos produtos entregues, independentemente da tecnologia e do ciclo de vida utilizado As atividades deverão ser realizadas nas dependências da contratada, devendo a mesma fornecer toda a infraestrutura necessária para a execução das atividades A critério do Tribunal, algumas atividades poderão ser realizadas nas dependências do Tribunal. Nesses casos, as atividades deverão ser realizadas em horário comercial, ressalvadas aquelas que necessitem ser

5 executadas fora desse horário, o que não deverá ultrapassar o limite máximo de 10% do total constante na respectiva ordem de serviço Nos casos em que os trabalhos forem realizados nas dependências do Tribunal, este oferecerá apenas um local com acesso à rede lógica, mesas e cadeiras. Equipamentos como microcomputadores, impressoras e demais dispositivos serão fornecidos pela Contratada. 4 MODELO DE PRESTAÇÃO DO OBJETO 4.1 A Metodologia de Trabalho, tanto para para a implementação de novos projetos (ciclo de vida completo) como para as atividades de manutenção corretiva/evolutiva (ciclo de vida reduzido), seguirá o fluxo a seguir: i. O Tribunal emite uma ordem de serviço de estimativa de esforço (OSE) para a Contratada do Lote 2, onde constará uma descrição da necessidade de implementação. ii. A Contratada do Lote 2 estima a quantidade de pontos de função necessária para a implementação demandada, observando os prazos estabelecidos; iii O Tribunal avalia o resultado da estimativa, realizando o aceite ou solicitando esclarecimentos sobre o valor obtido. Caso o Tribunal aprove a implementação baseada na estimativa, será emitida uma ordem de serviço de implementação (OSI) para a Contratada do Lote 1; v. A Contratada do Lote 1 deverá iniciar a implementação, observando os prazos estabelecidos. vi. A Contratada do Lote 1 realiza a implementação e entrega os produtos demandados na OSI ao Tribunal; vii. O Tribunal avalia e homologa os produtos entregues; viii. O Tribunal envia a OSI e os artefatos produzidos para a Contratada do Lote 2 medir o esforço total executado, em Ponto de Função; ix. O Tribunal avalia o resultado final da contagem realizando o aceite ou solicitando esclarecimentos sobre o valor obtido. 4.2 Modelos de ordens de serviços (OSE e OSI) estão apresentados nos anexos 4 e Forma de Pagamento Lote O pagamento da Contratada do Lote 1 será efetuado com base no número de pontos de função calculados pela Contratada do Lote 2, sobre a ordem de serviço de implementação (OSI), após o aceite do Tribunal, conforme percentual de ajuste estabelecido no item O pagamento será realizado mensalmente, considerando as ordens de serviços de implementação entregues e aceitas no mês anterior.

6 4.3.2 Lote O pagamento da Contratada do Lote 2 será efetuado com base no número de pontos de função estimados (OSE) e com base no número de pontos de função medidos após a implementação (OSI), ambos após o aceite do Tribunal. Caso o Tribunal opte pela não implementação, será efetuado apenas o pagamento sobre o total de pontos de função estimados (OSE) O pagamento será realizado mensalmente, considerando as ordens de serviços (OSE e OSI) entregues e aceitas no mês anterior A critério do Tribunal, uma OSI poderá ser suspensa, sendo assegurado às contratadas o pagamento referente a quantidade de pontos de função executados até o momento do cancelamento. 4.4 Garantia Garantia pela Contratada do Lote A contratada deverá garantir os produtos entregues por um prazo de 90 dias Caso algum defeito seja identificado dentro desse prazo, o Gestor do Contrato emitirá um Relatório de Defeitos Apurados (RDA) para a contratada, que deverá efetuar a correção sem custo para o Tribunal. Caso a ordem de serviço de implementação (OSI) ainda não tenha sido paga, esta aguardará a conclusão da correção para participar do cálculo mensal de pagamento. 4.5 Prazos: Prazos para a Contratada do Lote Por se tratar de serviços contínuos, o contrato terá vigência de 15 (quinze) meses a contar da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado nos termos do Art. 57 da Lei 8.666/ (vinte) dias úteis para a entrega dos produtos finais demandados na ordem de serviço de implementação (OSI) (cinco) dias úteis para corrigir os erros apontados nos Relatórios de Defeitos Apurados (RDA), a contar da emissão do respectivo relatório Estima-se a quantidade máxima de 100 pontos de função para cada ordem de serviço de implementação (OSI) emitida. Caso a contagem final dos pontos de função ultrapasse essa quantidade, os prazos serão dilatados proporcionalmente à quantidade obtida.

7 A contratada deverá ter capacidade para atender mensalmente o montante de um décimo da quantidade total de pontos de função contratados A contratada poderá solicitar um prazo adicional quando justificada e comprovada a necessidade em função da complexidade do serviço a ser executado, ficando a critério do Tribunal a aceitação Prazos para a Contratada do Lote Por se tratar de serviços contínuos, o contrato terá vigência de 15 (quinze) meses a contar da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado nos termos do Art. 57 da Lei 8.666/ (três) dias úteis para realizar a estimativa inicial da ordem de serviço de estimativa (OSE), a contar da sua emissão (cinco) dias úteis para realizar a contagem final dos pontos de função, a partir do envio da OSI e dos artefatos produzidos pela contratada do Lote Estima-se a quantidade máxima de 100 pontos de função para cada ordem de serviço (OSI e OSE) emitida. Caso a contagem dos pontos de função ultrapasse essa quantidade, os prazos serão dilatados proporcionalmente à quantidade obtida A contratada deverá ter capacidade para atender mensalmente o montante de um décimo da quantidade total de pontos de função contratados A contratada poderá solicitar um prazo adicional quando justificada e comprovada a necessidade em função da complexidade do serviço a ser executado, ficando a critério do Tribunal a aceitação. 5 ELEMENTOS PARA GESTÃO DO CONTRATO 5.1 Papéis e Responsabilidades: Indica-se para gestor do contrato o servidor o ocupante do cargo de Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, pertencente a Secretaria de Tecnológica da Informação e Comunicações do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e nos seus afastamentos e impedimentos legais o seu substituto Responsabilidades emitir as ordens de serviços; acompanhar a execução dos serviços (OSE e OSI); emitir os Relatórios de Defeitos Apurados (RDA);

8 acompanhar sempre que entender necessário, o(s) técnico(s) da contratada em suas visitas; informar ao fiscal do contrato qualquer irregularidade na execução do objeto ou descumprimento dos níveis de serviços contratados; assinar termos de aceite. homologar os produtos entregues; gerenciar as divergências nas contagens de pontos de função; Indica-se para fiscal do contrato o ocupante do cargo de Coordenador de Planejamento e Projetos, pertencente a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e nos seus afastamentos e impedimentos legais o seu substituto Responsabilidades relatar, por escrito, com a devida comprovação, as eventuais irregularidades; sustar a execução de quaisquer trabalhos por estarem em desacordo com o especificado ou por qualquer outro motivo que caracterize a necessidade de tais medidas; verificar a conformidade do faturamento do objeto contratado. 5.2 Deveres e Responsabilidades do Tribunal: Proporcionar as facilidades indispensáveis à boa execução dos serviços, inclusive permitir o acesso dos técnicos do fornecedor às dependências do Tribunal, caso seja necessário Acompanhar e fiscalizar, sempre que entender necessário, o(s) técnico(s) da contratada em suas visitas Relatar, por escrito, com a devida comprovação, as eventuais irregularidades na prestação de serviços Sustar a execução de quaisquer trabalhos por estarem em desacordo com o especificado ou por qualquer outro motivo que caracterize a necessidade de tal medida. 5.3 Deveres e Responsabilidades das Contratadas Indicar um preposto para o contrato, sendo este o interlocutor da contratada junto ao Tribunal para os assuntos relativos ao cumprimento das cláusulas contratuais e para participar de reuniões de acompanhamento, sempre que solicitado por este Regional Responsabilizar-se técnica e administrativamente pelo objeto contratado, não sendo aceito, sob qualquer pretexto, a transferência de responsabilidade a outras entidades, sejam fabricantes, técnicos ou quaisquer outros.

9 5.3.3 A contratada responderá integralmente por perdas e danos que vier a causar ao Tribunal ou a terceiros em razão de ação ou omissão, dolosa ou culposa, sua ou dos seus prepostos, independentemente de outras combinações contratuais ou legais a que estiver sujeita Fornecer a seus técnicos todos os instrumentos necessários à execução dos serviços Responder pelas despesas relativas a encargos trabalhistas, de seguro de acidentes, impostos, contribuições previdenciárias e quaisquer outras que forem devidas e referentes aos serviços executados por seus empregados, uma vez que os mesmos não tem nenhum vínculo empregatício com o Tribunal O fornecedor não poderá cobrar valores adicionais ao valor do contrato, tais como custos de deslocamento, alimentação, transporte, alojamento, trabalho em sábados, domingos, feriados ou em horário noturno, bem como qualquer outro valor adicional Garantir o mais rigoroso sigilo sobre quaisquer dados, informações, documentos e especificações que venham a ter acesso em razão dos serviços prestados, não podendo, sob qualquer pretexto, revelá-los, divulgá-los ou reproduzi-los Manter, durante toda a vigência do contrato, as condições de habilitação exigidas na licitação. 5.4 Procedimentos de Gestão e Fiscalização do Contrato: Após a assinatura do contrato, em um prazo de até 5 dias úteis, as contratadas deverão realizar uma reunião com a equipe técnica do Tribunal, a fim de estabelecer a logística das atividades. Nesse momento, o Tribunal apresentará o cronograma para a transição contratual da empresa atual contratada, bem como os demais procedimentos para a gestão e fiscalização do contrato A Gestão do Contrato será realizada através da emissão dos seguintes documentos: ordem de serviço de estimativa (OSE); ordem de serviço de implementação (OSI); relatório de defeitos apurados (RDA) A Fiscalização do Contrato será realizada através de uma planilha de controle de contratos, utilizada pela Coordenadoria de Planejamento e Projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações.

10 5.5 Critérios de Aceitação Os aceites intermediários ocorrerão nos seguintes eventos: após a realização da estimativa de esforço da ordem de serviço de estimativa (OSE); após a entrega dos produtos demandados na ordem de serviço de implementação (OSI); O aceite final será realizado após a contagem dos pontos de função sobre a OSI; 5.6 Critérios de Avaliação e Níveis de Serviço A contratada do Lote 1 será avaliada e, se cabível, descontada dos valores a receber, conforme a tabela a seguir: Etapa/Fase/Item Indicador Prazo Cálculo do Indicador Desconto Aplicável Implementação (OSI) Pontualidade 20 dias úteis Correção de defeitos Pontualidade 5 dias úteis Quantidade de dias de atraso Quantidade de dias de atraso 1-5 dias úteis de atraso: 5% do valor total de pontos de função apurados na contagem final da OSI acima de 5 dias úteis de atraso: 10% do valor total de pontos de função apurados na contagem final da OSI A contratada do Lote 2 será avaliada e, se cabível, descontada dos valores a receber, conforme a tabela a seguir: Etapa/Fase/Item Indicador Prazo Cálculo do Indicador Desconto Aplicável Estimativa inicial (OSE) Pontualidade 3 dias úteis Contagem final Pontualidade 5 dias úteis Quantidade de dias de atraso Quantidade de dias de atraso 1-3 dias úteis de atraso: 5% do valor total de pontos de função apurados na contagem final da OSI acima de 3 dias úteis de atraso: 10% do valor total de pontos de função apurados na contagem final da OSI 5.7 Cronograma Físico e Financeiro: Lote O pagamento será mensal, com base no total de pontos de função calculados sobre as ordens de serviço de implementação (OSI) entregues e aceitas no mês anterior, considerando o percentual de ajuste estabelecido no item

11 Além das retenções legais, serão automaticamente descontados dos valores a serem pagos os percentuais decorrentes da aplicação dos critérios de avaliação, quando couber Lote O pagamento será mensal, com base no total de pontos de função calculados sobre as ordens de serviço de estimativa (OSE) e sobre as ordens de serviço de implementação (OSI) entregues e aceitas no mês anterior Além das retenções legais, serão automaticamente descontados dos valores a serem pagos os percentuais decorrentes da aplicação dos critérios de avaliação, quando couber. 5.8 Propriedade, Sigilo e Restrições: Na execução dos serviços, a empresa contratada cumprirá todos os padrões de segurança e regras de uso e de controle de acesso às instalações do Tribunal. A empresa contratada se compromete a manter sigilo acerca das informações obtidas e geradas no decorrer do trabalho, mediante assinatura de Termo de Compromisso Compromisso com a Segurança da Informação, conforme modelo em anexo, quando do início da prestação dos serviços Pertencerão exclusivamente ao Tribunal os direitos relativos aos produtos desenvolvidos e elaborados durante a vigência do Contrato, sendo vedada sua reprodução, transmissão e/ou divulgação sem o seu respectivo consentimento Durante a execução dos serviços, a Contratada deverá observar as Políticas de Controle de Acesso definidas pelo Tribunal. 5.9 Mecanismos Formais de Comunicação: A comunicação será realizada conforme quadro a seguir: Função Forma Periodicidade Emissor Destinatário Emissão de ordens de Envio de serviço (OSE e OSI) Emissão de relatório de defeitos apurados Envio de (RDA) Dependente da demanda Dependente da demanda Tribunal Tribunal Contratada Contratada 6 ESTIMATIVA DE PREÇO E ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 6.1 O orçamento para essa despesa foi obtido levando-se em conta a média das propostas comerciais obtidas no mercado. 6.2 O valor total estimado da aquisição do lote 1 é de R$ ,00.

12 6.3 O valor total estimado da aquisição do lote 2 é de R$ , Indica-se como fonte de recursos para a contratação o Programa de Apreciação de Causas da Justiça do Trabalho, classificando as despesas conforme discriminado a seguir. Lote 1: Aquisição de software sob Encomenda; Lote 2: Serviços Técnicos Profissionais de TI. 7 SANÇÕES APLICÁVEIS 7.1 Sanções aplicáveis à contratada do Lote Atraso acima de 20 (vinte) dias úteis na conclusão da ordem de serviço de implementação ou na correção do relatório de defeitos apurados: multa de 0,1% (um décimo percentual), calculados por dia de atraso, sobre o valor total adjudicado para o Lote Atraso superior a 45 (quarenta e cinco) dias úteis na conclusão da ordem de serviço de implementação ou na correção do relatório de defeitos apurados, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal que couber, poderá caracterizar a inexecução contratual, multa de 15 (quinze) porcento sobre o valor total adjudicado para o Lote 1 e suspensão, pelo prazo de 2 (dois) anos, de licitar e contratar com este Tribunal Caso a contratada não apresente a certificação MPS.BR ou CMMi constante do item dentro do prazo estabelecido de até 6 meses a partir da celebração do contrato, será aplicada multa de 5% sobre o valor total da fatura mensal, até a regularização. 7.2 Sanções aplicáveis à contratada do Lote Atraso acima de 10 (dez) dias úteis na estimativa inicial ou contagem final dos pontos de função demandados pelas ordens de serviços de estimativa e implementação: multa de 0,5% (meio décimo percentual), calculados por dia de atraso, sobre o valor total adjudicado para o Lote Atraso superior a 45 (quarenta e cinco) dias úteis na estimativa inicial ou contagem final dos pontos de função demandados pelas ordens de serviços de estimativa e implementação, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal que couber, poderá caracterizar a inexecução contratual, multa de 15 (quinze) porcento sobre o valor total adjudicado para o Lote 2 e suspensão, pelo prazo de 2 (dois) anos, de licitar e contratar com este Tribunal. 8 FORMA DE SELEÇÃO DO FORNECEDOR

13 8.1 O objeto da contratação pretendida possui requisitos de desempenho e qualidade objetivamente definidos por meio de especificações usuais de mercado, razão por que se entende adequada a utilização do Pregão eletrônico; 8.2 Considerando que as demandas existentes não possuem ainda uma estimativa precisa quanto ao esforço necessário para as suas implementações, faz-se necessária a opção pelo Registro de Preços, permitindo assim ajustar a quantidade contratada de acordo com a real necessidade. 8.3 Para cada lote, será considerada vencedora a empresa que apresentar, além dos requisitos exigidos no Termo de Referência, a proposta com o menor preço. 9 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO FORNECEDOR 9.1 Requisitos de Seleção do Fornecedor: Fornecedores do Lote 1 A empresa a ser contratada deverá possuir qualificação e experiência compatíveis com o porte e a complexidade das demandas e tecnologias de desenvolvimento de sistemas do Tribunal, mediante apresentação da documentação que segue: Atestado de capacidade técnica fornecido por uma única pessoa jurídica de direito público ou privado, no qual esteja expressa a aptidão do interessado na prestação de serviços de análise e desenvolvimento de sistemas na tecnologia Java, nas quantidades mínimas abaixo relacionadas, durante um período máximo de 15 meses pontos de função; ou pontos de função mais horas Atestado de capacidade técnica fornecido por uma única pessoa jurídica de direito público ou privado, no qual esteja expressa a aptidão do interessado na prestação de serviços de análise e desenvolvimento de sistemas na tecnologia Delphi, nas quantidades mínimas abaixo relacionadas, durante um período máximo de 15 meses pontos de função; ou pontos de função mais horas Atestado de capacidade técnica fornecido por uma única pessoa jurídica de direito público ou privado, no qual esteja expressa a aptidão do interessado na prestação de serviços de análise e desenvolvimento de sistemas na tecnologia para dispositivos móveis (ios e Android), nas quantidades mínimas abaixo relacionadas, durante um período máximo de 15 meses: pontos de função; ou

14 horas Certificação MPS.BR nível F ou superior, homologado pela SOFTEX, ou CMMi nível 2 ou superior homologado pelo Software Engineering Institute (SEI) Caso a empresa possua o certificado MPS.BR ou CMMi de qualquer nível, vigente ou expirado há, no máximo, 12 meses, será aceita a apresentação de um atestado emitido pela respectiva entidade responsável pela implementação da certificação, de que a empresa licitante se encontra em processo para obter uma nova certificação nos mesmos níveis exigidos no item A empresa licitante que fizer esta opção se compromete a apresentar a nova certificação em até 6 (seis) meses após a celebração do Contrato Fornecedores do Lote Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado, no(s) qual(is) esteja(m) expressa(s) a aptidão do interessado na prestação de serviços de estimativa e contagem de pontos de função, pelo mínimo de pontos de função, por um período de 15 meses Comprovação de que dispõe de profissional habilitado à prestação dos serviços de estimativa e contagem de pontos de função, mediante apresentação da certificação vigente Certified Function Point Specialist CFPS. No momento da assinatura do contrato, deverá ser comprovado que os profissionais que prestarão os serviços possuem os requisitos exigidos e integram o quadro pessoal permanente da contratada Sempre que o profissional constante no item for substituído ou perder a certificação exigida, a empresa deverá comunicar o Tribunal, apresentando os respectivos documentos. Andre Soares Farias Integrante Requisitante Márcio Rocha de Freitas Integrante Administrativo Equipe de Planejamento da Contratação Ricardo Krause Kurylenko Integrante Técnico Alberto Daniel Muller Integrante de Planejamento

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO -

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - A Caixa Escolar Dr. José Marques de Oliveira, inscrita no

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 4. DESCRIÇÃO DO OBJETO 4.1. DESCRIÇÃO RESUMIDA Item Descrição Resumida. Preço médio total

TERMO DE REFERÊNCIA. 4. DESCRIÇÃO DO OBJETO 4.1. DESCRIÇÃO RESUMIDA Item Descrição Resumida. Preço médio total TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em fornecimento de cópias de chaves para o Campus Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP.

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA. licitação para Registro de Preços para a possível aquisição de monitores de vídeo e TVs de LED

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA. licitação para Registro de Preços para a possível aquisição de monitores de vídeo e TVs de LED ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1 OBJETO 1.1 O presente Termo de Referência tem por objetivo viabilizar a elaboração de uma licitação para Registro de Preços para a possível aquisição de monitores de vídeo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. garantia, para os CPD s dos sítios remotos do Tribunal.

TERMO DE REFERÊNCIA. garantia, para os CPD s dos sítios remotos do Tribunal. TERMO DE REFERÊNCIA 1 OBJETO 1.1.1 Fornecimento e instalação de nobreaks para rack, com serviço de garantia, para os CPD s dos sítios remotos do Tribunal. 1.2 Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem

Leia mais

ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA E ECONÔMICA

ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA E ECONÔMICA ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA E ECONÔICA Introdução Entende-se que a Proposta Técnica e Econômica é a demonstração do conjunto dos elementos necessários e suficientes, com nível

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE

EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE 1 EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE CARTA CONVITE 16/2016 FUnC AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES PARA USO DOS NÚCLEOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EAD DE CURITIBANOS /SC E RIO NEGRINHO/SC 1 PREÂMBULO 1.1 - A Fundação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 50/2012

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 50/2012 FUNDO NACION DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO-GER DE RECURSOS LOGÍSTICOS CGLOG TERMO DE REFERÊNCIA Nº 50/202. OBJETO. Aquisição de PNEUS, para uso em veículo oficial, leve, de acordo com os critérios

Leia mais

PROJETO BÁSICO Contratação de Manutenção Especializada e Atualização de Versão do Sistema ALEPH 500

PROJETO BÁSICO Contratação de Manutenção Especializada e Atualização de Versão do Sistema ALEPH 500 Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Secretaria Judiciária Coordenadoria de Gestão de Documentação Seção de Análise, Seleção e Acompanhamento de Legislação Assistência de Biblioteca PROJETO BÁSICO

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO PA nº 276 Longa Distância Brasil II

PLANO ALTERNATIVO PA nº 276 Longa Distância Brasil II A. Empresa: Telefônica Brasil S.A. PLANO ALTERNATIVO PA nº 276 Longa Distância Brasil II B. Nome do Plano: Técnico: Longa Distância Brasil II Comercial: a definir C. Identificação para a Anatel: Plano

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

FLUXOGRAMA DE INÍCIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO

FLUXOGRAMA DE INÍCIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO FLUXOGRAMA DE INÍCIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO INTERESSADO Elabora Termo de Referência (Decreto 5.450/2005 art. 9º, 2º) GABINETE Emite Autorização de Execução Orçamentária AE e encaminha para PPLAN PPLAN

Leia mais

Termo de Referência nº 24/AGSP-2/2012 Página - 1 - de 8

Termo de Referência nº 24/AGSP-2/2012 Página - 1 - de 8 Termo de Referência nº 24/AGSP-2/2012 Página - 1 - de 8 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EVENTUAL FORNECIMENTO DE FITA HOLOGRÁFICA TRANSPARENTE 250 FACES, MATERIAL UTILIZADO NA ÁREA DE SEGURANÇA DA SRSP E AEROPORTOS

Leia mais

DECRETO Nº 31605 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETO Nº 31605 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e DECRETO Nº 31605 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009. Consolida os procedimentos para atestação de despesa, aplicação de multas contratuais e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, Dispõe sobre a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e das licitações em curso, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 071/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 071/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 071/2016 SELEÇÃO DE PESSOAL DE APOIO (ADMINISTRATIVO) PARA ATUAR NAEXECUÇÃO DO CONVÊNIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011 Processo nº 23223.000581/2011-21 Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, com o

Leia mais

FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ

FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ ANEXO I ATO CONVOCATÓRIO Nº 001/2012 TERMO DE REFERÊNCIA OBJETO: Aquisição de SISTEMA INFORMATIZADO ESPECIFICO PARA FUNDAÇÃO (ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E TÉCNICO), com obrigação de prestar serviços de

Leia mais

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação 1. Objetivo Esta norma estabelece o procedimento, requisitos básicos e a metodologia a ser obedecida para o planejamento, a execução e o registro de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

MODELO DE EDITAL UTILIZADO PELA FUNDEPAG PARA CONTRATAÇÕES PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 004/2013

MODELO DE EDITAL UTILIZADO PELA FUNDEPAG PARA CONTRATAÇÕES PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 004/2013 MODELO DE EDITAL UTILIZADO PELA FUNDEPAG PARA CONTRATAÇÕES PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 004/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O(A) FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Leia mais

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA Processo n.º E-04/. /2012 Aquisição de Forro Mineral com ENTREGA PARCELADA conforme especificação, para uso da Divisão de Manutenção Predial para manutenção dos imóveis ocupados pela SEFAZ. 1. DO OBJETO:

Leia mais

EDITAL N.º 02/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

EDITAL N.º 02/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO EDITAL N.º 02/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI EAD Ensino à Distância do TCE-MT para a Gestão Pública CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI Ministro-Substituto Augusto Sherman Agenda 1. Relevância das contratações de TI para a APF 2. Antigo Modelo de Contratação

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MAUÁ DA SERRA AVENIDA PONTA GROSSA, 480, CEP 86828-000, MAUÁ DA SERRA PR FONE (43) 3464-1265

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MAUÁ DA SERRA AVENIDA PONTA GROSSA, 480, CEP 86828-000, MAUÁ DA SERRA PR FONE (43) 3464-1265 ERRATA DE EDITAL A PREGOEIRA COMUNICA, PARA CONHECIMENTO DAS EMPRESAS INTERESSADAS, A ERRATA NO EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL 002/2013, CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA, INCLUINDO

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças Código de Classificação: 13.02.01.15 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Registro de preços para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de confecção e fornecimento de diversos tipos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO segim@jfes.jus.br

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO segim@jfes.jus.br PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO segim@jfes.jus.br T E R M O DE R E F E R Ê N C I A Aquisição de Passagens Aéreas 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa

Leia mais

Política - Licitações. Área: Jurídico. Novembro/2014 Rev. 1 1/5

Política - Licitações. Área: Jurídico. Novembro/2014 Rev. 1 1/5 Política - Licitações Área: Jurídico Novembro/2014 Rev. 1 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA...3 3. CAPTAÇÃO DE OPORTUNIDADES...3 4. O PROCESSO...3 4.1. Início do Processo...3 4.2. Documentos Integrantes

Leia mais

Projeto de Inovação Tecnológica da sala de apoio à gestão estratégica SAGE

Projeto de Inovação Tecnológica da sala de apoio à gestão estratégica SAGE Projeto de Inovação Tecnológica da sala de apoio à gestão estratégica SAGE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA EDITAL Nº 04/2014/SAGE Abre inscrições e define normas do processo de seleção

Leia mais

EDITAL Nº 001 / 2008

EDITAL Nº 001 / 2008 PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS EDITAL Nº 001 / 2008 A comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para seleção simplificada de candidatos(as) para preencher cadastro reserva para contratação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I PREGÃO Nº 03/2012 ELETRÔNICO CAPÍTULO I - DO OBJETO 1. O presente Termo de Referência tem

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, objetivando constituir subcomissão

Leia mais

FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA

FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA CONTRATO Nº 005/2012 Processo nº 600103/2012 CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS E ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA EXCEL S/S LTDA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL N. 11/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL N. 11/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO 1 PREGÃO PRESENCIAL N. 11/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Objeto AQUISIÇÃO DE PNEUS, CÂMARA DE AR E PROTETORES NOVOS DE FABRICAÇÃO NACIONAL PARA USO DE VEÍCULOS E MÁQUINAS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

Alargamento de Prazo das Linhas de Crédito PME Investe - Documento de divulgação - V.1

Alargamento de Prazo das Linhas de Crédito PME Investe - Documento de divulgação - V.1 Ficha Técnica 1. Beneficiários: As empresas que tenham operações enquadradas ou já contratadas ao abrigo das Linhas de Crédito PME Investe e que à data de contratação do alargamento do prazo não tenham

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS LICITAÇÃO - DEFINIÇÃO Procedimento adotado pela Administração Pública para contratar obras e serviços, ou para adquirir bens e mercadorias, tornando pública

Leia mais

ANEXO VI - TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA

ANEXO VI - TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA ANEXO VI - TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA 1. INTRODUÇÃO A Proposta Técnica dos Licitantes deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes documentos: 1.Carta de Declaração da Experiência

Leia mais

TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERMO DE REFERÊNCIA

TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERMO DE REFERÊNCIA TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA ESPECIFICAÇÃO DO SERVIÇO DE LIMPEZA, TRATAMENTO E CONSERVAÇÃO DO ESPELHO D ÁGUA DA TORRE DE TV DIGITAL. Gerência

Leia mais

TERMO DE CONTRATO: Nº 17/2009

TERMO DE CONTRATO: Nº 17/2009 TERMO DE CONTRATO: Nº 17/2009 CONTRATANTE: TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CONTRATADA: PORT DISTRIBUIDORA DE INFORMÁTICA E PAPELARIA LTDA. OBJETO DO CONTRATO: Aquisição de toner para impressora

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 02/05/2016 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA

EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA EDITAL DO PROCESSO DE ADESÃO VOLUNTÁRIA À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CONSULTORIA PARA CERTIFICAÇÃO ISSO 9001 NA APAC DE NOVA LIMA De ordem do Professor Paulo Henrique Sousa Leite, Diretor da Faculdade

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO e NORMAS DE ADJUDICAÇÃO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO e NORMAS DE ADJUDICAÇÃO Governo do Estado da Paraíba SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA MINUTA CONTRATO N.º /2011 CONTRATO ADMINISTRATIVO QUE, ENTRE SI, CELEBRAM A AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO Nos termos da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, celebrado entre as partes abaixo qualificadas: INSTITUIÇÃO DE ENSINO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI UNIASSELVI

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 90, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, e

RESOLUÇÃO Nº 90, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, e Texto compilado a partir da redação dada pela Resolução nº 136/2011 RESOLUÇÃO Nº 90, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009 Dispõe sobre os requisitos de nivelamento de tecnologia da informação no âmbito do Poder Judiciário.

Leia mais

Prova de Valor (SIB)

Prova de Valor (SIB) Prova de Valor (SIB) Planejamento e Especificação A Prova de Valor é uma verdadeiro Ver para Crer (SIB "SEEING IS BELIEVING"), como denominado pela própria pela Qliktech, para mostrar o potencial do Qlikview.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRO ESTADO DO PARANÁ CNPJ N.º 76.002.641/0001-47

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRO ESTADO DO PARANÁ CNPJ N.º 76.002.641/0001-47 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - N.º 006/2011 Secretaria Municipal de Saúde A Secretaria Municipal da Saúde de Rio Negro torna público que estará recebendo em sua sede, situada na Travessa Sete de Setembro,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI Normas internas para empréstimo de equipamentos e materiais da Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA I. Condições gerais Art.1. A Clínica Escola de Fisioterapia poderá ceder, por empréstimo, equipamentos

Leia mais

DECRETO Nº 33.871, DE 23 DE AGOSTO DE 2012.

DECRETO Nº 33.871, DE 23 DE AGOSTO DE 2012. Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.871, DE 23 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso aos servidores públicos

Leia mais

SENADO FEDERAL Secretaria Especial do Interlegis - SINTER Subsecretaria de Tecnologia da Informação - SSTIN

SENADO FEDERAL Secretaria Especial do Interlegis - SINTER Subsecretaria de Tecnologia da Informação - SSTIN EDITAL Nº 08/2013 - SERVIDORES PROJETO DE ORGANISMO INTERNACIONAL PNUD BRA/12/007 1. Função no Projeto Confecção de projeto, configuração e implantação políticas de firewall de host e de permissão de acesso

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2015

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2015 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA, Campus Santarém, através da Diretoria de Ensino/Comissão de Assistência Estudantil, necessita contratar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim. Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim. Estado de São Paulo TERMO DE CONVÊNIO CONVÊNIO Nº 00/2015. CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O, E A PREFEITURA MUNICIPIO DE SANTO ANTONIO DO JARDIM - SP. Pelo presente instrumento, de um lado, a Prefeitura Municipal de Santo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS - 2016

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO 1 ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO - O Espaço Cultural do Senado Federal, denominado Senador Ivandro Cunha Lima destina-se, exclusivamente, a exposição de artes plásticas.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá - 11665-310 - Caraguatatuba - SP - Fone 55 (12) 3885-2130 www.ifspcaraguatatuba.edu.

TERMO DE REFERÊNCIA. Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá - 11665-310 - Caraguatatuba - SP - Fone 55 (12) 3885-2130 www.ifspcaraguatatuba.edu. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1 Aquisição de bolsas com estampa personalizada para a realização do The 7th International Conference on Management of computational and collective IntElligence in Digital

Leia mais

Orientações para o Estágio

Orientações para o Estágio Orientações para o Estágio DIREC 2015 Câmpus Guarapuava LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Estágio Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/proreitorias/prograd/legislacao/arquivos/lei11788_estagio.pdf

Leia mais

Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS

Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis necessárias

Leia mais

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS 2.5 Condições de Habilitação e Desabilitação dos Municípios I. Da Habilitação Para habilitação dos municípios nos níveis de gestão definidos

Leia mais

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Gerenciamento de Capital Política de Gerenciamento do Risco de Capital Plano de Capital: 2012-2015 Monitoramento mensal do nível de crise de capital As projeções

Leia mais

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL 1 EDITAL A Universidade Federal Rural de Pernambuco por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas SUGEP, do Departamento de Educação e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Leia mais

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA Aquisição de Material de Elétrica com ENTREGA PARCELADA conforme especificação, para uso da Divisão de Manutenção Predial para utilização na nova sede da SEFAZ. 1. DO OBJETO: Aquisição de material de Elétrica

Leia mais

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 A Prefeitura Municípal de Erechim/RS, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO

ORDEM DE SERVIÇO 3 - CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO E RENOVAÇÃO OS-006 /SR-1/2013 01/05 1 - FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade modificar a OS-006-/SR-1/08 e regulamentar a operacionalização do Programa de Estágio Interno Complementar. 2 - OBJETIVO

Leia mais

QUESTIONAMENTO 02. No item 12.5 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: Letra a está sendo exigido das empresas interessadas em participar do certame;

QUESTIONAMENTO 02. No item 12.5 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: Letra a está sendo exigido das empresas interessadas em participar do certame; QUESTIONAMENTO 02 No item 12.5 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA: Letra a está sendo exigido das empresas interessadas em participar do certame; a) "Atestado (s) emitido (s) por pessoa (s) jurídica (s) de direito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PREGÃO ELETRÔNICO (PE SIDEC 000 / 2010) ANEXO I - PROJETO BÁSICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PREGÃO ELETRÔNICO (PE SIDEC 000 / 2010) ANEXO I - PROJETO BÁSICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PREGÃO ELETRÔNICO (PE SIDEC 000 / 2010) ANEXO I - PROJETO BÁSICO 1- OBJETIVO 1.1 O Hospital Universitário da UFMA deseja a contratação de empresa

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 3.2. O empregado da contratada será apresentado à Gerência Administrativa da CDURP.

TERMO DE REFERÊNCIA. 3.2. O empregado da contratada será apresentado à Gerência Administrativa da CDURP. TERMO DE REFERÊNCIA 1.OBJETO Prestação de serviços de copeira, com fornecimento de material para a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. 2. VALOR DOS SERVIÇOS O valor

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 20150003

TERMO DE REFERÊNCIA 20150003 FDS - de Bombeiros Escritora TERMO DE REFERÊNCIA 20150003 MAIO/2015 Termo de Referência 20150003- Cotação Eletrônica 2015/02846 CMCB/CE Página 1/5 TERMO DE REFERÊNCIA PROCESSO PARA COTAÇÃO ELETRÔNICA 1.

Leia mais

Anexo 1 Termos de Referência. Contratação de empresa para elaboração de Projeto Elétrico para o Escritório da FAO no Brasil.

Anexo 1 Termos de Referência. Contratação de empresa para elaboração de Projeto Elétrico para o Escritório da FAO no Brasil. Anexo 1 Termos de Referência Contratação de empresa para elaboração de Projeto Elétrico para o Escritório da FAO no Brasil. 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETO... 3 4. DESCRIÇÃO

Leia mais

Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Arquitetura de Sistemas

Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Arquitetura de Sistemas Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Arquitetura de Sistemas Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (PMF/TO) Banco Interamericano de Desenvolvimento

Leia mais

Faculdade AGES Credenciada pelo MEC Portaria 347/2001 Diário Oficial 23.02.01

Faculdade AGES Credenciada pelo MEC Portaria 347/2001 Diário Oficial 23.02.01 Faculdade AGES Credenciada pelo MEC Portaria 347/2001 Diário Oficial 23.02.01 PROPOSTA DE CURSO OU EVENTO DE EXTENSÃO ( ) CURSO DE EXTENSÃO (Atualização; Qualificação Profissional; Capacitação; Treinamento,

Leia mais

Ministério do Esporte ORIENTAÇÕES ESTRUTURANTES

Ministério do Esporte ORIENTAÇÕES ESTRUTURANTES Ministério do Esporte ORIENTAÇÕES ESTRUTURANTES INTRODUÇÃO.....4 1. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EDITAL........4 2. PROJETO TÉCNICO.....4 2.1 QUANTIDADE DE BENEFICIADOS...5 3. PERÍODO DE

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO NET FONE VIA EMBRATEL PLANO ALTERANTIVO N 092-LC

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO NET FONE VIA EMBRATEL PLANO ALTERANTIVO N 092-LC PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO NET FONE VIA EMBRATEL PLANO ALTERANTIVO N 92-LC Empresa Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. Nome do Plano Plano NET FONE VIA EMBRATEL PAS 92-LC Modalidade

Leia mais

PROCESSO COTAÇÃO DE PREÇO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP.COTAÇÃO DE PREÇO

PROCESSO COTAÇÃO DE PREÇO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP.COTAÇÃO DE PREÇO Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região Assessoria de Gestão Estratégica Núcleo de Processos Formulário 6 COTAÇÃO DE PREÇO PROCESSO COTAÇÃO DE PREÇO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP.COTAÇÃO DE PREÇO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. A empresa contratada deverá providenciar local para a realização das provas escritas e pessoal para fiscalização.

MEMORIAL DESCRITIVO. A empresa contratada deverá providenciar local para a realização das provas escritas e pessoal para fiscalização. MEMORIAL DESCRITIVO Contratação de empresa especializada para realização de concurso público, visando a formação de banco de concursados para diversos cargos efetivos do Município, através da Secretaria

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA. Pregão PRESENCIAL. Prestação de Serviços Não Contínuos PROCESSO Nº 25.000.1110549.2014 PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2014

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA. Pregão PRESENCIAL. Prestação de Serviços Não Contínuos PROCESSO Nº 25.000.1110549.2014 PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2014 Página nº 1 de 6 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Pregão PRESENCIAL Prestação de Serviços Não Contínuos PROCESSO Nº 25.000.1110549.2014 PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2014 ÓRGÃO REQUISITANTE:Secretaria de Estado

Leia mais

INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº. 2, DE XXX DE XXXXXXXXXX DE 2016.

INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº. 2, DE XXX DE XXXXXXXXXX DE 2016. INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº. 2, DE XXX DE XXXXXXXXXX DE 2016. Estabelece as regras a serem observadas pelas sociedades seguradoras e entidades fechadas de previdência complementar para transferência de riscos

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:179698-2016:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Serviços de comunicação da rede de área alargada e da rede da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 20/2012

PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 20/2012 PROCESSO SELETIVO FUNDEPAG Nº 20/2012 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O(A) FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DO AGRONEGÓCIO FUNDEPAG A Fundação de Desenvolvimento da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO COM BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ torna pública

Leia mais

CARTILHA DO ESTAGIÁRIO

CARTILHA DO ESTAGIÁRIO CARTILHA DO ESTAGIÁRIO Rua Dr. Alberto Ferreira, 179 - Centro - 13480-074 - Limeira/SP - (19) 3404.9634 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO:... 3 2. PERGUNTAS E RESPOSTAS:... 3 3. SÃO OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

RESOLUÇÃO 18 DE 29 DE SETEMBRO DE 1995

RESOLUÇÃO 18 DE 29 DE SETEMBRO DE 1995 RESOLUÇÃO 18 DE 29 DE SETEMBRO DE 1995 Disciplina a assistência psicológica aos beneficiários do Programa de Assistência aos Servidores do Tribunal Regional Federal da Primeira Região Pro-Social. O JUIZ-PRESIDENTE

Leia mais

II.3 - Os preços poderão ser alterados quando comprovada a alteração do preço de capa, permanecendo inalterado o percentual de desconto contratado.

II.3 - Os preços poderão ser alterados quando comprovada a alteração do preço de capa, permanecendo inalterado o percentual de desconto contratado. TERMO DE CONTRATO: Nº 13/2008 CONTRATANTE: TRIBUNAL DE CONTAS DO CONTRATADA: MAZARELLO DISTRIBUIDORA DE JORNAIS E REVISTAS LTDA.-ME OBJETO DO CONTRATO: FORNECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PRODUÇÃO ACADÊMICA Piapa A

Leia mais

CARTILHA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA

CARTILHA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - PROAF DIRETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DIRFIN CARTILHA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado,

Leia mais

Endereço: Avenida Paulista, nº 1.294, 1º andar Centro São Paulo/SP CEP: 01310-915

Endereço: Avenida Paulista, nº 1.294, 1º andar Centro São Paulo/SP CEP: 01310-915 COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 001/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 28/02/2013 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVÂNIA SECRETARIA M. DE ADMINISTRAÇÃO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVÂNIA SECRETARIA M. DE ADMINISTRAÇÃO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE FORNECIMENTO DE UNIFORMES ESCOLARES PARA ATENDER AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO MUNICÍPIO DE SILVÂNIA/GO. A Prefeitura Municipal de Silvânia,

Leia mais

1ª CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL

1ª CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL 1ª CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL A presente chamada interna visa contratar bolsista para atuar nos cursos técnicos, na modalidade educação a distância, da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS Brasília DF, 29 de junho de 2011. Seguem abaixo as respostas e

Leia mais

Seminário: Controle Externo em Ação: Presente e Futuro da Fiscalização de TI

Seminário: Controle Externo em Ação: Presente e Futuro da Fiscalização de TI Seminário: Controle Externo em Ação: Presente e Futuro da Fiscalização de TI Cristiano Rocha Heckert Brasília, 02 de junho de 2015 Histórico Governo Eletrônico Decreto de 18 de Outubro de 2000 Decreto

Leia mais

ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES AO CPM 4.3.1/IFPUG

ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES AO CPM 4.3.1/IFPUG ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES AO CPM 4.3.1/IFPUG Este anexo é uma complementação ao Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função (CPM 4.3.1) [IFPUG,2010] contendo as técnicas de contagem antecipada

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de cancelamento.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de cancelamento. ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de 12/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE DETECÇÃO VEICULAR OVERHEAD SUMÁRIO 1. SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD... 2 2. PROCEDIMENTO DE TESTE DE SISTEMA DE DETECÇÃO OVERHEAD PARA O SISTEMA SCOOT... 3 3. DOCUMENTAÇÃO...

Leia mais

RESOLUÇÃO SEPLAG Nº. 106, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012

RESOLUÇÃO SEPLAG Nº. 106, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº. 106, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012 Regulamenta a Cotação Eletrônica de Preços, para aquisição de bens e contratação de serviços comuns por dispensa de licitação, com fundamento no inciso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS SECRETARIA DE TURISMO

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS SECRETARIA DE TURISMO EDITAL DE CHAMAMENTO N. 004/2016 ASSUNTO: Inscrição de profissionais das áreas de comunicação, publicidade ou marketing para constituir Subcomissão Técnica da licitação, na modalidade Concorrência n 009/2016,

Leia mais

São Paulo, 28 de junho de 2016 Edital nº10/2016 Tradução de textos de produtos editoriais

São Paulo, 28 de junho de 2016 Edital nº10/2016 Tradução de textos de produtos editoriais São Paulo, 28 de junho de 2016 Edital nº10/2016 Tradução de textos de produtos editoriais O Instituto Pólis pretende selecionar empresa ou profissional especializado na versão de textos em português para

Leia mais

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são:

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são: TERMO DE REFERÊNCIA nº 010/2016 Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS da unidade de programas para atendimento às demandas dos projetos apoiados pelo Fundo Brasileiro para a

Leia mais