GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL GERENCIAMENTO ESTATÍSTICO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS (tópicos da aula 3)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL GERENCIAMENTO ESTATÍSTICO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS (tópicos da aula 3)"

Transcrição

1 1 GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL GERENCIAMENTO ESTATÍSTICO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS (tópicos da aula 3) ANÁLISE DO PROCESSO Só é possivel monitorar um processo após conhecê-lo bem. Esta é a etapa inicial, que antecede a própria construção e utilização dos gráficos de controle. É uma etapa de aprendizagem, onde procuram-se conhecer os fatores que afetam a característica de qualidade X. Essa etapa, ainda que geralmente árdua, é a mais importante de todas, pois é quando efetivamente se promovem grandes melhorias de qualidade. No exemplo da linha de enchimento de saquinhos de leite, onde o comportamento do processo é representado no gráfico abaixo, podemos estudar o processo medindo o volume X de um saquinho a cada 15 minutos de produção. O gráfico abaixo apresenta, no eixo vertical, os valores da variável aleatória X e, no eixo horizontal, os números de ordem das medidas, na sequência cronológica. O gráfico mostra-nos que a característica de qualidade X não está tendo um comportamento estável (seus valores ora oscilam em torno de um valor acima do alvo de 1000 ml, ora oscilam em torno de um valor abaixo desse alvo, ora se afastam dele em demasia, ora apresentam tendência ascendente, ora descendente). Gráfico: volume dos saquinhos de leite (processo instável) (Fonte: Costa, Epprecht e Carpinetti, 2005). Se fosse possível "fotografar" a distribuição de X em vários instantes de tempo, possivelmente teríamos um quadro semelhante ao da Figura 1 abaixo, ou seja, a cada instante de tempo teríamos distribuições de X totalmente diferentes.

2 2 Figura 1: Distribuição do volume dos saquinhos de leite ao longo do tempo (processo instável) (Fonte: Costa, Epprecht e Carpinetti, 2005). O processo está sob o efeito de uma série de causas especiais, que na maioria das vezes é possível identificar e eliminar. Como já vimos, observações extraídas do processo durante esse período de instabilidade não são apropriadas para a construção dos gráficos de controle, pois sua linha média e limites de controle calculados com base nas estimativas da média e do desvio-padrão obtidas dessas observações teriam valores diferentes dos ideais: aqueles que seriam obtidos a partir de um processo em controle. Portanto, antes de construir os gráficos, é preciso identificar e eliminar as causas especiais que estão fazendo o processo sair do estado de controle estatístico (estado do processo quando isento de causas especiais). A Figura 2 apresenta um Diagrama de Causa e Efeito de algumas causas especiais que podem afetar o volume X dos saquinhos de leite. O Diagrama de Causa e Efeito é elaborado pelo pessoal diretamente envolvido com o processo. Por meio de reuniões simples, em que todos têm o direito de opinar, elabora-se uma lista dos fatores que podem estar alterando a média do processo e/ou aumentando sua variabilidade. Um estudo do processo, que envolve a coleta sistemática de informações qualitativas e quantitativas, do tipo viscosidade do leite, fornecedor, pressão da tubulação, temperatura, número do bocal etc., é necessário para decidir, entre os fatores listados, quais os que efetivamente estão agindo sobre o processo. Figura 2: Diagrama de causa e efeito (causas especiais que afetam o volume de leite) (Fonte: Costa, Epprecht e Carpinetti, 2005).

3 3 Uma vez diagnosticadas as causas especiais, o próximo passo consiste em eliminá-las. No exemplo dos saquinhos de leite, a gordura na tubulação pode ser eliminada por meio de uma limpeza mensal, o entupimento do bocal pela troca deste e as impurezas do leite pela introdução de filtros. Com a eliminação das causas especiais, os valores de X passam a distribuir-se de maneira totalmente aleatória em torno do valor-alvo de 1000 ml, caracterizando um processo ajustado e estável. Reconhecemos que o processo, além de estar ajustado, apresenta estabilidade, pois os valores de X parecem vir de uma distribuição com média constante (coincidindo com o valor-alvo); os valores variam sempre em torno dessa média, com dispersão limitada e seguindo um padrão aleatório: há maior incidência de pontos mais próximos ao valor médio, e os pontos mais afastados são menos frequentes. Finalmente, não há relação aparente de dependência entre valores consecutivos de X. Tudo isso caracteriza uma amostra aleatória de pontos de uma mesma distribuição, com média e desviopadrão constantes. O que estamos conseguindo na verdade, nessa etapa inicial, é uma melhoria da qualidade do processo de empacotamento, além de uma lista de verificação. A rigor, essa lista de verificação deve conter todas as possíveis causas especiais registradas no diagrama de causa-efeito, não apenas as já ocorridas. Essa lista deve ser utilizada sempre que a variável X voltar a apresentar comportamento não aleatório, aumento na dispersão ou desajuste da média. Na investigação para identificação da causa responsável pelo comportamento do processo, as causas especiais presentes na lista são as primeiras candidatas. Identificada a causa, a medida corretiva adequada deve ser implementada, com a finalidade de trazer de volta o processo ao estado de controle estatístico. Com o processo em controle (estável e ajustado), o risco de um saquinho de leite vir com "excesso" (volume muito acima do valor-alvo de 1000 ml) é mínimo; como consequência imediata, reduz-se a incidência de saquinhos que "estouram" durante o transporte e o manuseio. Da mesma forma, o risco de um saquinho de leite vir muito "leve" (com o volume muito abaixo do valor-alvo de 1000 ml) também é mínimo; a empresa, portanto, deixa de correr o risco de ser multada ou perder clientes, por não mais fornecer saquinhos com volume de leite abaixo do mínimo especificado. Figura 3: Volume dos saquinhos de leite (processo estável e ajustado). (Fonte: Costa, Epprecht e Carpinetti, 2005).

4 4 IDÉIAS BÁSICAS SOBRE AMOSTRAGEM Em estatística, entende-se por população ou lote o conjunto de elementos que têm, em comum, determinada característica. Todo subconjunto de elementos retirados da população constitui uma amostra dessa população. As medidas estatísticas obtidas com base na população são denominadas parâmetros. Todo parâmetro é indicado por letra grega. Por exemplo, a média de uma variável na população é indicada por µ (lê-se mi). As medidas obtidas com base em amostras são denominadas estatísticas. As estatísticas são indicadas por letras do alfabeto latino. Por exemplo, a média de uma amostra é indicada por x (lê-se x-traço ou x-barra). Na prática, não se observa toda a população porque isso seria muito caro, ou mesmo impossível. Observam-se amostras dessa população. As medidas obtidas com base em amostras constituem estimativas dos parâmetros. Assim, a média x, calculada com base nos dados da amostra, constitui uma estimativa da média da população. Antes de escolher a amostra, é preciso definir a técnica de amostragem, isto é, quais os critérios que serão usados para escolher os elementos da população que constituirão a amostra. De acordo com a técnica usada, tem-se um tipo de amostra. TIPOS DE AMOSTRAS Amostra casual A amostra casual ou aleatória é constituída por elementos retirados ao acaso da população. Então todo elemento da população tem igual probabilidade de ser amostrado. Um exemplo ajuda a entender essa técnica. Imagine que 500 sacas de café em grão foram entregues em sua firma por um fornecedor e que você precisa obter urna amostra casual de 2% dessas sacas. Comece dando um número para cada saca. Depois coloque em uma urna fichas numeradas de zero a nove, inclusive. Misture bem e retire uma ficha. Anote o número dessa ficha, que será o primeiro dígito do número da saca que deverá pertencer à amostra. Feito isso, volte a ficha retirada à urna, misture bem e retire outra ficha. O número dessa segunda ficha será o segundo dígito do número da saca que será amostrada. O procedimento deve ser repetido até completar os três dígitos da numeração utilizada. Então, o número sorteado poderia ser, por exemplo, 199, obtido conforme mostra o esquema: primeira ficha: l segunda ficha: 9 terceira ficha: 9 Nº sorteado = 199 Como a população é constituída por 500 sacas, devem ser desprezados os números maiores do que 500. Também devem ser desprezados números que já foram sorteados e o número 000. O sorteio

5 5 de três fichas deve ser repetido até se conseguir a amostra de 10 sacas, isto é, a amostra de 2% da população, como foi proposto. Amostra sistemática A amostra sistemática é constituída por elementos retirados da população segundo um sistema. No exemplo dado, para fazer uma amostra sistemática, você pode amostrar uma de cada 50 sacas - por exemplo, a última. É mais fácil obter uma amostra sistemática do que uma amostra casual. Mas é preciso especial cuidado com o sistema de seleção. Não retire, para formar a amostra, todas as peças de cima de uma caixa ou, se são produzidos 10 itens por dia, não escolha, para a amostra, o décimo de cada dez itens produzidos. Estes procedimentos podem determinar amostras tendenciosas. Recomenda-se sempre sortear o primeiro elemento que será selecionado para a amostra e, a partir daí, usar o sistema de seleção. Analisar figura abaixo. Amostra estratificada Fonte: Vieira, Imagine agora que a população que você pretende amostrar é constituída por subgrupos heterogéneos denominados estratos. No exemplo em discussão, imagine que as sacas de café em grão vieram não de um, mas de dois fornecedores (os estratos) e que você quer saber se os dois fornecedores estão entregando produtos com os mesmos valores para determinado característico de qualidade. Como se obtém a amostra? A amostra estratificada é composta por elementos provenientes de todos os estratos. No exemplo, você pode obter uma amostra sistemática de cada estrato, isto é, de cada fornecedor e depois reunir as informações numa só amostra denominada amostra estratificada, conforme a figura abaixo

6 6 Fonte: Vieira, Imagine que você pretende estudar a variação de determinado característico de qualidade em função da máquina e do operador. Se você tomar uma amostra de produtos sem especificar a máquina em que foram produzidos, não poderá verificar se existe variação desse característico de qualidade em função da máquina. Para estudar a variação entre máquinas, é preciso obter dados de diferentes máquinas e anotar. Cada máquina seria um estrato. Da mesma forma, se você pretende verificar se existe variação entre produtos produzidos por diferentes operadores, é preciso obter dados da produção de cada operador e anotar. Cada operador seria um estrato. A estratificação é uma ferramenta importante, mas precisa ser usada antes do início da coleta dos dados. Quando você desenha a folha de verificação, deve ter em mente a estratificação. No caso do exemplo, é preciso estratificar por "máquina" e por "operador". Então, a folha de verificação deve ter espaço para anotar dados sobre esses estratos. Tamanho da amostra NBR 5429 (Fonte: Siqueira, 1997)

7 7 BIBLIOGRAFIA Costa, A. F. B.; Epprechet, E. K.; Carpinetti, L. C. R. Controle Estatístico da Qualidade, Atlas, 2ª ed., São Paulo, Vieira, S. Estatística para a Qualidade, Campus, Rio de Janeiro, Siqueira, L. G. P. Controle Estatístico do Processo, Pioneira, São Paulo, QUESTÕES (DISCUSSÃO EM SALA DE AULA) 1. Qual é o requisito para monitirar bem um processo? 2. Por que o monitoramento é considerado uma apredizagem? 3. Explique o que ocorre com o processo após analisar o comportamento no gráfico da página Quando podemos construir o gráfico de controle? Por que? 5. Qual a finalidade do diagrama de causa e efeito? 6. O que ocorre após se eliminar as causas especiais de variação do processo? 7. O que é população? 8. O que é amostra? 9. Por que não é comum controlar toda a população (100% de inspeção)? 10. O que é amostra casual? Dê um exemplo. 11. O que é amostra sistemática? Dê um exemplo. 12. O que é amostra estratificada? Dê um exemplo.

Ferramentas para o controle de qualidade

Ferramentas para o controle de qualidade Ferramentas para o controle de qualidade Tiago M. Magalhães Departamento de Estatística - ICE-UFJF Juiz de Fora, 21 de março de 2019 Tiago M. Magalhães (ICE-UFJF) Ferramentas para o controle de qualidade

Leia mais

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Inspeção de qualidade

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Inspeção de qualidade Roteiro da apresentação Controle de Qualidade 2 3 Lupércio França Bessegato UFMG Especialização em Estatística 4 5 Abril/2007 6 7 Exemplo: Sacos de Leite : Volume de cada saco (ml) do Controle Estatístico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES Apresentação do método de amostragem aleatória simples Disciplina: Estatística Professor: Ricardo Valgas

Leia mais

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Roteiro 1. Introdução 2. Monitoramento de Processos 3. Etapa Inicial: Estabilização e Ajuste do Processo 4. Estimação da Variabilidade 5. Referências Introdução

Leia mais

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Fundamentos do Controle Estatístico do Processo 1. Introdução Roteiro 2. Monitoramento de Processos 3. Etapa Inicial: Estabilização e Ajuste do Processo 4. Estimação da Variabilidade 5. Referências Introdução

Leia mais

5 TORIA ELEMENTAR DA AMOSTRAGEM

5 TORIA ELEMENTAR DA AMOSTRAGEM 5 TORIA ELEMENTAR DA AMOSTRAGEM É errôneo pensar que, caso tivéssemos acesso a todos os elementos da população, seríamos mais precisos. Os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados são maiores

Leia mais

Bioestatística Aula 4

Bioestatística Aula 4 Bioestatística Aula 4 Anderson Castro Soares de Oliveira Anderson Bioestatística 1 / 32 Amostragem A amostragem é um campo da estatística que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar

Leia mais

Estatística AMOSTRAGEM

Estatística AMOSTRAGEM Estatística AMOSTRAGEM Estatística: É a ciência que se preocupa com a coleta, a organização, descrição (apresentação), análise e interpretação de dados experimentais e tem como objetivo fundamental o estudo

Leia mais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Roteiro 1. Introdução 2. Monitoramento de Processos 3. Etapa Inicial: Estabilização e Ajuste do Processo 4. Estimação da Variabilidade 5. Referências Introdução

Leia mais

Denise A. Botter 08/08/2013

Denise A. Botter 08/08/2013 Ferramentas para o Controle de Qualidade Denise A. Botter 08/08/2013 Exemplo: Em uma linha de empacotamento de leite, se medirmos o volume de cada saquinho, vamos descobrir que nenhum deles contém exatamente

Leia mais

Amostragem e Distribuição Amostral. Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância

Amostragem e Distribuição Amostral. Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância Amostragem e Distribuição Amostral Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância 1 AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística ou Aleatória Amostragem Não Probabilística Amostragem

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

BIOESTATÍSTICA AULA 4. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT

BIOESTATÍSTICA AULA 4. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT BIOESTATÍSTICA AULA 4 Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz Departamento de Estatística/ICET/UFMT Amostragem AMOSTRAGEM A amostragem é um campo da estatística que estuda técnicas de planejamento

Leia mais

TIPOS DE AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Amostragem PROBABILÍSTICA: Amostragem Aleatória Simples: VANTAGENS:

TIPOS DE AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Amostragem PROBABILÍSTICA: Amostragem Aleatória Simples: VANTAGENS: TIPOS DE AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Amostragem PROBABILÍSTICA: Técnicas de amostragem em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento tem igual probabilidade

Leia mais

17/04/ PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO AMOSTRAGEM OBJETIVOS: PLANO DE AMOSTRAGEM. O que deve ser analisado PARA REALIZAR AMOSTRAGEM

17/04/ PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO AMOSTRAGEM OBJETIVOS: PLANO DE AMOSTRAGEM. O que deve ser analisado PARA REALIZAR AMOSTRAGEM - PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO Profa. Ms. Priscila Torres AMOSTRA Porção do material separado, seguindo o procedimento de amostragem definido. A quantidade retirada deve ser suficiente para

Leia mais

ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA

ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA Apresentar a Estatística no contexto do dia-a-dia e fazendo uso da planilha Excel. Espera-se que o estudante ao término do curso esteja apto a usar a planilha

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Campus de Lhanguene, Av. de Moçambique, km 1, Tel: +258 21401078, Fax: +258 21401082, Maputo Cursos de Licenciatura em Ensino de Matemática

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Intervalo Amostragem e inferência estatística População: consiste na totalidade das observações em que estamos interessados. Nº de observações na população é denominado tamanho=n.

Leia mais

AULA 4 DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL)

AULA 4 DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) AULA 4 DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) Características Utiliza-se de três princípios básicos da experimentação: repetição, casualização e controle local. Possui um controle local mais eficiente que

Leia mais

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo.

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é,

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Prof. Tarciana Liberal Departamento de Estatística INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados

Leia mais

A ESTATÍSTICA Introdução Histórica

A ESTATÍSTICA Introdução Histórica A ESTATÍSTICA Introdução Histórica Desde a antigu idade, os homens faziam registros: Número de habitantes; Nascimentos e óbitos; Avaliavam bens e riquezas do povo, para cobrar impostos; Estoque de alimentos,

Leia mais

ESTATÍSTICA. na Contabilidade Parte 7. Amostragem

ESTATÍSTICA. na Contabilidade Parte 7. Amostragem ESTATÍSTICA na Contabilidade Parte 7 Luiz A. Bertolo Amostragem Chama-se amostragem o processo de colher amostras. Nesse processo, cada elemento da população passa a ter a mesma chance de ser escolhido.

Leia mais

LAN 2740 Parte II Controle estatístico da qualidade na indústria de alimentos Profa. Responsável: Thais Vieira. Índices de Capacidade de processo

LAN 2740 Parte II Controle estatístico da qualidade na indústria de alimentos Profa. Responsável: Thais Vieira. Índices de Capacidade de processo LAN 2740 Parte II Controle estatístico da qualidade na indústria de alimentos Profa. Responsável: Thais Vieira Controle Estatístico de Processos - Gráficos de controle por variáveis Índices de Capacidade

Leia mais

Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões

Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões BIOESTATÍSTICA 1 BIOESTATÍSTICA Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões A estatística pode ser dividida

Leia mais

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução

Chama-se evento todo subconjunto de um espaço amostral. PROBABILIDADE. Introdução Introdução PROBABILIDADE Há certos fenômenos (ou experimentos) que, embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas, não apresentam os mesmos resultados. Por exemplo, no lançamento de uma

Leia mais

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é uma área essencial para aumentar as taxas de sucesso dos projetos, pois todos eles possuem riscos e precisam ser gerenciados, ou seja, saber o

Leia mais

PSI 2591. Elaboração. 6ª Aula Gerenciamento de Projetos 2015

PSI 2591. Elaboração. 6ª Aula Gerenciamento de Projetos 2015 PSI 2591 PROJETO DE FORMATURA I 6ª Aula Gerenciamento de Projetos 2015 Elaboração Prof. Sergio Takeo Kofuji Prof. Marcelo K. Zuffo Prof. Antonio C. Seabra Dra. Ramona M. Straube Livro Texto: 2 Literatura

Leia mais

Estatística Aplicada às Ciências Sociais

Estatística Aplicada às Ciências Sociais Objetivo de aprendizagem Estatística Aplicada às Ciências Sociais Técnicas de Amostragem e Fases do Método Estatístico Prof a. Dr a. Maria Joseane Silva UAEst/CCT/UFCG Ter conhecimento sobre as formas

Leia mais

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas.

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. AMOSTRAGEM É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. Nos planejamentos amostrais, a coleta dos dados deve ser realizada

Leia mais

Estatística Aplicada à Educação

Estatística Aplicada à Educação Estatística Aplicada à Educação Prof. Bertolo Origens da Estatística. P.16 A Estatística nasceu com os negócios do Estado. A origem da palavra Estatística está associada à palavra status (Estado em latim).

Leia mais

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos Unidade 2 Estatística descritiva 1 SUMÁRIO SEÇÃO SLIDES 2.1 Amostragem... 03 11 2.2 Tabelas e gráficos... 12 19 2.3 Medidas de posição... 20 24 2.4 Medidas de dispersão... 25 30 Observação:

Leia mais

Tabela Taxa de desocupação na semana de referência por grupos de idade. Unidade Territorial - Total das áreas

Tabela Taxa de desocupação na semana de referência por grupos de idade. Unidade Territorial - Total das áreas março 2002 23,5 abril 2002 23,2 maio 2002 21,3 junho 2002 21,0 julho 2002 22,2 agosto 2002 21,9 setembro 2002 21,2 outubro 2002 21,2 novembro 2002 20,8 dezembro 2002 19,4 janeiro 2003 20,8 fevereiro 2003

Leia mais

Controle Estatístico da Qualidade

Controle Estatístico da Qualidade Controle Estatístico da ESQUEMA DO CAPÍTULO 15.1 MELHORIA E ESTATÍSTICA DA QUALIDADE 15.2 CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE 15.3 CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO 15.4 INTRODUÇÃO AOS GRÁFICOS DE CONTROLE

Leia mais

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo.

Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é, dos sujeitos com quem pretendemos realizar determinado estudo. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Amostragem Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística INTRODUÇÃO Em várias ocasiões há de se proceder à coleta de dados diretamente na origem, isto é,

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa. Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa. Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Planejamento de uma pesquisa 1. Fases do planejamento 1.1. Escolha do Tema É o assunto que se deseja desenvolver e que contém um problema

Leia mais

Estatística. Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa

Estatística. Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa 1 Numa pesquisa por amostragem, como sabemos se uma amostra pode representar adequadamente

Leia mais

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 8595 CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA As pesquisas de opinião

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

AMOSTRAGEM. Importância da Utilização da Amostragem Economia Tempo Operacionalidade

AMOSTRAGEM. Importância da Utilização da Amostragem Economia Tempo Operacionalidade AMOSTRAGEM O processo pelo qual se estabelece critérios de seleção e análise da fração da população que servirá para o estudo estatístico recebe o nome de amostragem, e ao conjunto de dados selecionados

Leia mais

Aula Nº 3 Métodos Quantitativos de Previsão de Demanda

Aula Nº 3 Métodos Quantitativos de Previsão de Demanda Aula Nº 3 Métodos Quantitativos de Previsão de Demanda Objetivos da aula: Você já aprendeu quais são os requisitos básicos para o abastecimento da empresa, bem como os tipos de informação necessários para

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite

Engenharia da Qualidade. Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite Engenharia da Qualidade Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite Conteúdo da Unidade 3.1 Inspeção da Qualidade 3.2 Riscos e parâmetros 3.3 Tipos de amostragem 3.4 Planos

Leia mais

DEFININDO AMOSTRA REPRESENTATIVA. POPULAÇÃO: Qualquer tipo de grupo de pessoas, organizações, objetos ou eventos que queremos estudar.

DEFININDO AMOSTRA REPRESENTATIVA. POPULAÇÃO: Qualquer tipo de grupo de pessoas, organizações, objetos ou eventos que queremos estudar. QUEM, O QUÊ, ONDE, QUANDO: O PROBLEMA DA AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA DEFININDO AMOSTRA REPRESENTATIVA POPULAÇÃO: Qualquer tipo de grupo de pessoas, organizações, objetos ou eventos que queremos

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

Elementos de Estatística. Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF

Elementos de Estatística. Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF Elementos de Estatística Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF O que é a estatística? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são

Leia mais

Determinação de lipídios em leite e produtos lácteos pelo método butirométrico

Determinação de lipídios em leite e produtos lácteos pelo método butirométrico Página 1 de 10 1 Escopo Este método tem como objetivo determinar a porcentagem de lipídios em leite e produtos lácteos pelo método butirométrico (Gerber). 2 Fundamentos Baseia-se na separação e quantificação

Leia mais

Gráfico de Controle por Atributos

Gráfico de Controle por Atributos Gráfico de Controle por Atributos Roteiro 1. Gráfico de np. Gráfico de p 3. Gráfico de C 4. Gráfico de u 5. Referências Gráficos de Controle por Atributos São usados em processos que: Produz itens defeituosos

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS Ferramentas da Qualidade CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS (3/4) Gráficos de controle Gráfico de controle de variáveis Gráfico de controle de atributos Gráficos de Controle

Leia mais

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Amostragem É o processo de seleção de amostras de uma população com o objetivo de fazer inferências sobre a população

Leia mais

Técnicas de Amostragem. É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer.

Técnicas de Amostragem. É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer. Técnicas de Amostragem O que é? É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer. Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras. Por

Leia mais

Exercícios 2ª Avaliação

Exercícios 2ª Avaliação Exercícios 2ª Avaliação Resposta dos exercícios realizados em sala 1 O gerenciamento moderno da qualidade e o gerenciamento moderno de projetos estão alinhados em relação a: A. Satisfação do cliente B.

Leia mais

Gráfico de Pareto. Ferramentas da Qualidade

Gráfico de Pareto. Ferramentas da Qualidade Gráfico de Pareto Gráfico de Pareto Ferramentas da Qualidade O que é? Gráfico de barras verticais que evidencia a priorização de temas. Princípio de Pareto (sociólogo e economista italiano - 80/20) Juran.

Leia mais

Controle Estatístico do Processo (CEP)

Controle Estatístico do Processo (CEP) Controle Estatístico do Processo (CEP) CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO É UM MÉTODO QUE PERMITE CONTROLAR CONTÍNUAMENTE AS CARACTERÍSTICAS CHAVES DE UM PRODUTO E PROCESSO, VISANDO A SUA MELHORIA. ORIGEM

Leia mais

AMOSTRAGEM. Professor Roberto Vasconcelos

AMOSTRAGEM.   Professor Roberto Vasconcelos AMOSTRAGEM Conceito: É o método de seleção dos elementos de uma população para compor a amostra Características de uma Amostra Probabilística *A amostra não deve ser tendenciosa. *Cada elemento da população

Leia mais

Tipos de Amostragem. Lucas Santana da Cunha de julho de 2018 Londrina

Tipos de Amostragem. Lucas Santana da Cunha de julho de 2018 Londrina Tipos de Amostragem Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 04 de julho de 2018 Londrina 1 / 24 Introdução A amostragem é um procedimento utilizado para coleta de

Leia mais

LAN 2740 INSPEÇÃO DA QUALIDADE. Inspeção para aceitação Planos de amostragem

LAN 2740 INSPEÇÃO DA QUALIDADE. Inspeção para aceitação Planos de amostragem LAN 2740 INSPEÇÃO DA QUALIDADE Inspeção para aceitação Planos de amostragem INSPEÇÃO DA QUALIDADE Em um processo produtivo, a inspeção da qualidade pode ser efetuada em diversos estágios: recepção de matéria-prima

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Importância da Utilização da Amostragem

1 Introdução. 1.1 Importância da Utilização da Amostragem 1 Introdução Um dos principais objetivos da maioria dos estudos, análises ou pesquisas estatísticas é fazer generalizações seguras com base em amostras, sobre as populações das quais as amostras foram

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS

RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Curso de Administração Disciplina: Estatística I Professora: Stefane L. Gaffuri RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES E FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS Sessão 1 Experimentos Aleatórios e

Leia mais

Tratamento de informação

Tratamento de informação Tratamento de informação Margarida Cardoso ISCTE IUL 2 Amostragem Aprendizagem na aula: Conceitos básicos em amostragem Distinguir amostragem probabilística de não probabilística A amostragem aleatória

Leia mais

Técnicas de Amostragem

Técnicas de Amostragem Técnicas de Amostragem 1 Amostragem é o processo de seleção de uma amostra, que possibilita o estudo das características da população. Quando obtemos informações a partir de amostras e tentamos atingir

Leia mais

Pesquisa Operacional II. Professor: Roberto César

Pesquisa Operacional II. Professor: Roberto César Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César POPULAÇÃO E AMOSTRA População: refere-se ao grupo total. Amostra: é toda fração obtida de uma população (independente de seu tamanho). Quando usar Amostragem?

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística TESTES DE HIPÓTESES (ou Testes de Significância) Estimação e Teste de Hipóteses Estimação e teste de hipóteses (ou significância) são os aspectos principais da Inferência Estatística

Leia mais

Inspeção de Qualidade

Inspeção de Qualidade Roteiro Inspeção de Qualidade 1. Inspeção para Aceitação 2. Planos de Amostragem Simples 3. Determinação Plano de Amostragem 4. Inspeção Retificadora 5. Plano de Amostragem Dupla 6. Planos de Amostragem

Leia mais

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM

MÉTODOS DE AMOSTRAGEM MÉTODOS DE AMOSTRAGEM Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC 25 de Janeiro 2012 Cronograma Introdução 1 Introdução 2 Introdução 1 Há dois métodos para selecionar umostra:

Leia mais

27/05/2016. Semiprobabilística. Amostra. Amostra Probabilística. Bioestatística TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM NOÇÕES DE AMOSTRAGEM. Amostra Sistemática

27/05/2016. Semiprobabilística. Amostra. Amostra Probabilística. Bioestatística TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM NOÇÕES DE AMOSTRAGEM. Amostra Sistemática Probabilística Não probabilística Semiprobabilística 27/05/2016 Técnica de gem Não Probabilística Semiprobabilistica Não probabilística 1 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM Bioestatística 2 Por conveniência Sistemática

Leia mais

Noções de Amostragem

Noções de Amostragem Noções de Amostragem AMOSTRAGEM Amostragem: é a área da estatística que estuda técnicas e procedimentos para retirar e analisar uma amostra com o objetivo de fazer inferência a respeito da população de

Leia mais

ESTATÍSTICA Amostragem. Lucas Schmidt

ESTATÍSTICA Amostragem. Lucas Schmidt ESTATÍSTICA Amostragem Lucas Schmidt lucas.breniuk@hotmail.com Técnicas de Amostragem Amostragem Probabilística: Amostragem aleatória simples Amostragem aleatória estratificada Amostragem aleatória por

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

1 NOÇÕES DE AMOSTRAGEM

1 NOÇÕES DE AMOSTRAGEM 1 NOÇÕES DE AMOSTRAGEM 1.1 Introdução Para conhecer algumas características da população de interesse, ao invés de observar todos os elementos desta população, é muito comum observar apenas uma amostra

Leia mais

Análise de Processos. Por José Luís Carneiro. - www.jlcarneiro.com -

Análise de Processos. Por José Luís Carneiro. - www.jlcarneiro.com - Análise de Processos Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Introdução Movimentação de pessoas, papéis e informação na organização Assegurar a fluidez Limites decisórios variam segundo a posição

Leia mais

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 03/14 1 / 49 Conceitos Fundamentais Prof. Tarciana Liberal

Leia mais

População e Amostra. População: O conjunto de todas as coisas que se pretende estudar. Representada por tudo o que está no interior do desenho.

População e Amostra. População: O conjunto de todas as coisas que se pretende estudar. Representada por tudo o que está no interior do desenho. População e Amostra De importância fundamental para toda a análise estatística é a relação entre amostra e população. Praticamente todas as técnicas a serem discutidas neste curso consistem de métodos

Leia mais

AULA 4: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES AMOSTRAIS. Gleici Castro Perdoná

AULA 4: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES AMOSTRAIS. Gleici Castro Perdoná AULA 4: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES AMOSTRAIS Gleici Castro Perdoná pgleici@fmrp.usp.br Exemplo 2. Sabe-se que o tempo gasto no exame de um paciente tem distribuição aproximadamente Normal, com média

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade As Sete Ferramentas da Qualidade: Cartas de Controle Prof. Fernando Porto Introdução As cartas de controle, conhecidas originalmente como gráficos de Shewhart ou gráficos

Leia mais

Teoria de probabilidade - objetiva descrever e prever as características de populações infinitas

Teoria de probabilidade - objetiva descrever e prever as características de populações infinitas 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais, que permitem conclusões válidas

Leia mais

Estatística: Conceitos e Organização de Dados

Estatística: Conceitos e Organização de Dados Estatística: Conceitos e Organização de Dados Introdução Conceitos Método Estatístico Dados Estatísticos Tabulação de Dados Gráficos Disciplina: Estatística Básica Professor: Fabrício Bueno Introdução

Leia mais

Probabilidade e Estatística. stica. Introdução. Prof.Ms. Carlos Henrique J.Costa.

Probabilidade e Estatística. stica. Introdução. Prof.Ms. Carlos Henrique J.Costa. Probabilidade e Estatística stica Introdução Prof.Ms. Carlos Henrique J.Costa Email: carloshjc@yahoo.com.br OS NÚMEROS NÃO MENTEM, MAS OS MENTIROSOS USAM NÚMEROS!!! ESTATÍSTICA Alguma definições... Ciência

Leia mais

Aula 3 Amostragem - Parte 2 43

Aula 3 Amostragem - Parte 2 43 Aula 3 Amostragem - Parte 2 Meta da aula Apresentar as principais técnicas utilizadas para a seleção aleatória de amostras. Objetivos da aula Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. distinguir

Leia mais

Texto para a aula de hoje. Situação-problema 4. Situação-problema 1. Situação-problema 4. Situação-problema 4. Estatística I. Estatística I

Texto para a aula de hoje. Situação-problema 4. Situação-problema 1. Situação-problema 4. Situação-problema 4. Estatística I. Estatística I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Texto para a aula de hoje Estatística I Prof. a Renata Gonçalves Aguiar Estatística: de uma Simples Técnica de

Leia mais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais Gráfico de Controle por Variáveis Roteiro 1. Construção de Gráficos de Controle de X e R 2. Análise de Desempenho dos Gráficos X e R 3. Alternativas para Monitoramento da Dispersão 4. Regras Suplementares

Leia mais

Ferramenta 5W2H. ferramentas apresentadas. Definir: 10/03/2011

Ferramenta 5W2H. ferramentas apresentadas. Definir: 10/03/2011 ferramentas apresentadas 1. Brainstorming 2. Estratificação 3. Folha de Verificação 4. Diagrama de Pareto 5. Gráfico sequencial / carta de tendência 6. Diagrama de causa e feito 7. Diagrama de Dispersão

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

RESUMO. Andrade, José L. M. 1. Secco, Arnaldo M. R. 2

RESUMO. Andrade, José L. M. 1. Secco, Arnaldo M. R. 2 EMENDAS COM SOLDA Cuidados e procedimentos básicos na confecção de emendas Andrade, José L. M. 1 Secco, Arnaldo M. R. 2 RESUMO A emenda de barras de aço destinadas a concreto armado apresenta grande uso

Leia mais

Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFBA Departamento de Engenharia Agrícola

Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFBA Departamento de Engenharia Agrícola Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFBA Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: AGR116 Bioestatística Professor: Celso Luiz Borges de Oliveira Assunto: Estatística Descritiva Tema: Amostragem,

Leia mais

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia ActivALEA ative e atualize a sua literacia N.º 26 A FREQUÊNCIIA RELATIIVA PARA ESTIIMAR A PROBABIILIIDADE Por: Maria Eugénia Graça Martins Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL

Leia mais

Unidade 2 Controle da Qualidade. Prof. Luciana Leite

Unidade 2 Controle da Qualidade. Prof. Luciana Leite Unidade Controle da Qualidade Prof. Luciana Leite Área de Estudo da Disciplina Atividades da Trilogia da Qualidade Planejamento da Qualidade Controle da Qualidade Melhoria da Qualidade Estabelecer os objetivos

Leia mais

TIPOS DE AMOSTRAGEM. Lucas Santana da Cunha 26 de julho de Universidade Estadual de Londrina

TIPOS DE AMOSTRAGEM. Lucas Santana da Cunha  26 de julho de Universidade Estadual de Londrina TIPOS DE AMOSTRAGEM Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de julho de 2017 Amostragem Amostragem Probabiĺıstica Procedimento utilizado para coleta

Leia mais

Tipos de Amostragem. Lucas Santana da Cunha de julho de 2018 Londrina

Tipos de Amostragem. Lucas Santana da Cunha de julho de 2018 Londrina Tipos de Amostragem Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 09 de julho de 2018 Londrina 1 / 25 Introdução Amostragem Probabiĺıstica A amostragem é um procedimento

Leia mais

Certificação do Controlo da Produção

Certificação do Controlo da Produção Certificação do Controlo da Produção 1. Sistema de controlo da produção Eng.º João Carlos Duarte Chefe de Serviços de Normalização APEB O Decreto-Lei n.º 301/2007, de 23 de Agosto, estabelece no seu Artigo

Leia mais

Engenharia da Qualidade II. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Engenharia da Qualidade II. Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Engenharia da Qualidade II Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Objetivo de um Processo Produzir um produto que satisfaça totalmente ao cliente.

Leia mais

Unidade VII Amostragem

Unidade VII Amostragem Unidade VII Amostragem Na última aula... Saber os motivos que levam o pesquisador a trabalhar com amostra e entender a importância da inferência. Saber identificar população, amostra e variável aleatória.

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35 Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 2 / 35 Prof. Tarciana Liberal (UFPB)

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Gerenciamento de Projetos Conteúdo: Gerenciamento de Riscos Aula: II Prof.: Eude Lacerda E-mail: eude.lacerda@ifnmg.edu.br Apresentação Nesta aula você conhecerá o gerenciamento

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1

CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 CONSIDERAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETO DE MUSEU DE ARTES VISUAIS 1 PONTOS- CHAVE Possibilidade de expansão Circulações (atender as normas/ser espaço de transição/exposição) Armazenamento/Depósito Controle

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS

Leia mais

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado.

Se A =, o evento é impossível, por exemplo, obter 7 no lançamento de um dado. PROBABILIDADE Espaço amostral Espaço amostral é o conjunto universo U de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. O número de elementos desse conjunto é indicado por n(u). Exemplos: No

Leia mais

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Conceitos Estatística É uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização,

Leia mais