MANUAL DE RELACIONAMENTO COM PRESTADORES DE SERVIÇOS DO SISTEMA UNIMED RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE RELACIONAMENTO COM PRESTADORES DE SERVIÇOS DO SISTEMA UNIMED RS"

Transcrição

1 1 MANUAL DE RELACIONAMENTO COM PRESTADORES DE SERVIÇOS DO SISTEMA UNIMED RS PRONTUÁRIO DO PACIENTE É o conjunto de documentos padronizados e ordenados, destinados aos registros dos cuidados profissionais prestados ao paciente pelos Serviços de Saúde Pública ou Privado. O médico tem o dever de elaborar o prontuário para cada paciente a que assiste, conforme previsto no art. 69 do Código de Ética Médica. APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO O prontuário deverá estar completo com todas as folhas devidamente preenchidas, legível, com nome e carimbo médico e demais da equipe multiprofissional. Boletim de atendimento e prontuário deverá conter: Horário de atendimento; Motivo da consulta; Diagnóstico; Anamnese; Prescrição médica; Evolução médica e de enfermagem; Solicitação e laudos de exames; Registros de enfermagem; Cuidados realizados pela equipe multiprofissional; Medicamentos e procedimentos checados. Procedimento com anestesia deverá conter: Procedimento proposto Relatório de Anestesia; Data do procedimento; Início e término do procedimento; Técnica anestésica; Medicamentos administrados e preparados; Soroterapia; Hemoterapia; Gasoterapia; Materiais utilizados; Horário de início e término dos equipamentos utilizados. Descrição cirúrgica deverá conter: Procedimento realizado; Data do procedimento; Descrição Cirúrgica; Início e término do procedimento; Descrição procedimento realizado; Materiais de OPME utilizados conforme normatização; Medicamentos utilizados; Equipamentos utilizados; Nota de sala.

2 2 Evolução clínica deverá conter: Registro médico e de enfermagem diários da evolução clínica do paciente com letra legível e corretamente preenchido e identificado. CONTAS MÉDICAS E HOSPITALARES TIPOS DE CONTAS Consultório Consultas Procedimentos Exames Serviços Credenciados Hospitais; Laboratórios; Oncologia; Traumatologia; Fisioterapia; Imagem. Contas Hospitalares São todas as contas de hospitais credenciados, referentes à internação e/ou procedimentos realizados, tais como: Emergência e Urgência; Atendimento eletivo para pacientes internados e ambulatoriais; Pronto Atendimento; Ambulatorial; Internação Clínica; Internação Cirúrgica; Internação Obstétrica; Internação Psiquiátrica. DIÁRIA HOSPITALAR É a permanência do paciente na instituição hospitalar por 24h. PAGAMENTO A primeira diária inicia-se no momento da internação. A diária da alta não será paga, exceto em caso de óbito. Internações antes das 6 horas e alta após as 14 horas (alta com justificativa e prescrição médica) paga-se 50% da diária. O dia e o horário da alta deverá estar prescrito, assinado e carimbado pelo médico. Nos casos de alta, a pedido, e transferências paga-se ½ diária, observando o horário de fechamento da conta, com tolerância de até 3 horas, mediante prescrição e justificativa médica. Os cuidados instituídos deverão ser prescritos e checados pela enfermagem. Pagar somente diárias autorizadas/prorrogadas, conforme critérios. O acompanhante será pago conforme cobertura contratual e o visto de ciente do acompanhante. As solicitações de prorrogações de permanência hospitalar deverão ser feitas observando-se a minuta contratual. As alterações de procedimentos deverão ser solicitadas dentro do período de internação. Acompanhamento de especialidades deverão ser solicitadas previamente.

3 3 Procedimentos que necessitam de autorização prévia: Fisioterapia fora da internação; Quimioterapia/Radioterapia e seus respectivos medicamentos; Hemodiálise; Escleroterapia; Exames de biologia molecular PCR; Procedimentos da especialidade Cirurgia Plástica ; Internação hospitalar eletiva; Inclusão de novos procedimentos cirúrgicos; Alterações de códigos de procedimentos cirúrgicos mediante encaminhamento de justificativa detalhada pelo médico assistente; Uso de próteses, órteses, materiais especiais e de síntese mesmo aqueles que fazem parte do ato cirúrgico; Medicamentos de alto custo conforme anexo contratual; Hemodinâmica; Radiologia intervencionista; Procedimentos não inclusos na ANS e no Rol de Procedimentos Médicos UNIMED/RS. TAXAS Aplicação de Injetáveis Endovenosa (EV), Intramuscular (IM) e subcutâneo (SC) A cobrança de taxa para administração de medicamentos via oral não é pertinente. A cobrança quando paciente estiver internado, em sala de observação e /ou procedimento ambulatorial não é pertinente. TIPOS DE ACOMODAÇÃO COBRANÇA conforme anexo contratual. DIÁRIA COMPOSTA DE QUARTO COMPOSIÇÃO conforme anexo contratual. COBRANÇA por dia. UNIDADE DE TERAPIA SEMI INTENSIVA ADULTA/ PEDIÁTRICA/NEONATAL Acomodação com instalações e equipamentos próprios, para mais de um paciente, requerendo tratamento intermediário, técnico de enfermagem, enfermeiro responsável, sem presença médica permanente. COBRANÇA por dia, conforme prescrição médica. UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTA/PEDIATRICA/NEONATAL Acomodação com instalações e equipamentos próprios, para mais de um paciente, requerendo tratamento intensivo, equipe de enfermagem responsável e presença médica permanente. Nas transferências de pacientes para UTI apenas as diárias desta acomodação serão pagas. Caso os familiares permaneçam ocupando outras instalações, será de responsabilidade dos mesmos o pagamento destas. Constar horário de internação e alta do paciente, prescrita pelo médico. COBRANÇA - por dia com prescrição médica.

4 4 DIÀRIA DE ACOMPANHANTE Refere-se ao pernoite com café da manhã. As diárias de acompanhante poderão ser pagas mediante pré-autorização da UNIMED e comprovação da permanência diária do acompanhante junto à conta hospitalar. TAXAS DE SALAS SALA DE CIRURGIA Sala de procedimentos que exijam ambientes cirúrgicos estéreis independentes do tipo de anestesia. PAGAMENTO - primeira hora indivisível; meia hora subseqüente/minuto. Obs: Pagamento para uso de vídeoscópico, conforme negociação local. SALA DE HEMODINÂMICA E RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA Ambiente destinado ao atendimento de pacientes para a realização de exames invasivos como cateterismo cardíaco e outros. PAGAMENTO - primeira hora indivisível; meia hora subseqüente/minuto. SALA DE PRÉ-PARTO Sala de trabalho de parto e/ ou monitorização cardio fetal. PAGAMENTO - por uso. SALA OBSTÉTRICA Para cesárea ou parto normal (via baixa). COMPOSIÇÃO conforme anexo contratual. PAGAMENTO - primeira hora indivisível; meia hora subseqüente/minuto.

5 5 SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA Sala especial para pacientes pós-cirúrgicos ou de pequenos procedimentos que necessitam recuperar-se da anestesia, exceto anestesia local e sedação. PAGAMENTO conforme anexo contratual. Obs: Permanência de até 8 horas, apenas com prescrição médica, onde deverá constar o horário da alta. Acima de 8 horas somente com justificativa médica ou conforme negociação local. SALA DE RECUPERAÇÃO DE PEQUENOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS, EXAMES COM SEDAÇÃO E ANESTESIA LOCAL Sala especial para pacientes de pequenos procedimentos que necessitam recuperar-se da anestesia local ou sedação. Obs.: Independente de existir um local específico ou não. PAGAMENTO por uso. SALA DE PEQUENOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS Sala cirúrgica para pequenos procedimentos que não necessitam de ambiente asséptico. PAGAMENTO por uso conforme registro. Obs.: Independente de sua localização e/ou existência dentro ou fora do centro cirúrgico. SALA DE OBSERVAÇÃO Ambiente destinado ao atendimento de pacientes em regime ambulatorial e administração de medicamentos com necessidade de observação até 12 horas. PAGAMENTO por hora, até 12 horas. Obs: A taxa da sala de observação, pronto socorro e pronto atendimento, serão pagas quando devidamente caracterizadas. Deverão constar prescrição e justificativa médica que caracterize sua utilização. Deverá constar horário de admissão e alta do paciente. A alta deverá estar prescrita, assinada e carimbada pelo médico. A taxa não será aplicada quando: Houver somente a consulta médica; Para os procedimentos de enfermagem ambulatoriais (Ex: troca de sondas, curativos, aplicação de medicamentos entre outros).

6 6 SALA DE GESSO gesso. Ambiente destinado ao atendimento de pacientes em regime ambulatorial para colocação ou retirada de COMPOSIÇÃO - Conforme anexo contratual. PAGAMENTO por uso conforme registro. Obs: Será paga somente quando houver colocação de aparelhos gessados. A taxa para imobilização não gessada não poderá ser cobrada. Não será paga para retirada de aparelhos gessados, exceto quando colocado em outra instituição, com justificativa médica. SALA DE ENDOSCOPIA Ambiente destinado ao atendimento de pacientes para realização de exames endoscópicos. PAGAMENTO por uso. SALA DE QUIMIOTERAPIA Ambiente destinado ao atendimento de pacientes em regime ambulatorial para tratamento quimioterápico. PAGAMENTO conforme anexo contratual. EQUIPAMENTOS Conforme as definições da ANVISA/MS. Equipamentos de terapia: são equipamentos, aparelhos ou instrumentos de uso médico destinados ao tratamento das doenças, incluindo a substituição ou a modificação da anatomia ou do processo fisiológico do organismo humano. Equipamentos de apoio médico-hospitalar: são os equipamentos, aparelhos ou instrumentos de uso médico ou laboratorial destinados a fornecer suporte a procedimentos diagnósticos, terapêuticos ou cirúrgicos. PAGAMENTO conforme anexo contratual.

7 7 GASOTERAPIA É a administração de um ou mais tipo de gases medicinais, conforme o descrito abaixo: Gás Medicinal Oxigênio Pagamento Por hora e minuto. Com horário de início e término checado pelo profissional de enfermagem. Em procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, deverá constar o horário de instalação e retirada conforme Relatório Anestésico. Ar Comprimido Por hora e minuto. Em ventilação mecânica, com horário de início e término checado pelo profissional de enfermagem. Protóxido de Azoto Por hora e minuto, condicionado ao registro de uso em Relatório de Anestesia pelo médico anestesista. Desconta-se 15 minutos antes do início do oxigênio e 15 minutos antes do término do ato anestésico. Óxido Nítrico Conforme autorização e utilização do gás, sujeito a Auditoria Técnica. Nebulização Pago por sessão. Condicionado a prescrição médica e checagem dos horários de realização do procedimento. Quando administrado com oxigênio, paga-se 15 minutos por sessão, somente com prescrição médica. TAXAS DE SERVIÇOS PAGAMENTO conforme anexo contratual. NORMATIZAÇÃO PARA PAGAMENTO Materiais Equipos Equipo de macro/microgotas para administração de medicação: 01 unidade a cada 24 horas respeitando a padronização de diluição e/ou incompatibilidade das drogas. Equipo para Nutrição Parenteral: 01 unidade por frasco.

8 8 Equipo para Nutrição Enteral: 01 unidade a cada horário prescrito ou conforme orientação do fabricante. Equipo para Hidratação Gastroenteral: 01 unidade a cada 24 horas. Equipo para Diálise Peritoneal: 01 unidade a cada 24 horas. Equipo para Lipídeos: 01 unidade por frasco Equipo para Bomba de Infusão: 01 unidade a cada 48 horas mediante prescrição médica e/ou do enfermeiro. Equipo Bureta, Polifix ou Microfix: 01 unidade a cada 48 horas, mediante prescrição do enfermeiro. Equipo de Transfusão de Sangue: está incluído na Taxa de Materiais Descartáveis de hemotransfusão (tabela AMB). Obs.:Será pago 01 unidade do Filtro para Remoção de Leucócitos a cada hemotransfusão mediante prescrição médica. Os equipos, quando cobrados acima da normatização, deverão ser justificados pela enfermagem. Equipos para Quimioterapia Equipo macro/microgotas: 01 unidade para cada protocolo de Pré-Quimioterapia e o mesmo equipo caso haja necessidade de utilização de outras medicações após o término da quimioterapia; Equipo Fotosensível: 01 unidade para cada frasco de Quimioterapia administrada, seguindo a recomendação específica para cada droga; Equipo de Bomba de Infusão: 01 unidade para cada frasco de Quimioterapia administrada, seguindo a recomendação específica de cada droga, para infusões acima de 02 horas, com prescrição médica; Infusores: mediante autorização (cotação UNIMED CENTRAL) Catéteres Scalp(buterfly): conforme registro e checagem em prontuário e as trocas mediante justificativa de enfermagem. Dispositivos Intravasculares Catéter Intravenoso Periférico(Jelco, Abocath, Insyte) : conforme registro e checagem em prontuário.trocas mediante justificativa de enfermagem; Catéter Intravenoso Central (Intracath, Venocath): conforme registro no prontuário pelo médico e checagem da enfermagem. Catéter Arterial/Swan Ganz : conforme registro no prontuário pelo médico e checagem da enfermagem.

9 Catéter PICC (Neonatologia): conforme registro no prontuário pelo médico e checagem da enfermagem. Catéter Umbilical: conforme registro no prontuário pelo médico e checagem de enfermagem. Catéter Nasal: 01 unidade a cada 24 horas com checagem da enfermagem. Catéter tipo Óculos: 01 unidade a cada 72 horas com checagem da enfermagem. Obs.: Os materiais de punção e hidratação venosa, e catéteres nasais, quando cobrados acima da normatização, deverão ser justificados pela enfermagem. 9 Dânulas, Discofix, Torneirinha 01 unidade a cada 48 horas e/ou conforme equipo específico (DP, SNE, NPT, QT,...) Obs.: Quando cobrados acima da normatização, deverão ser justificados pela enfermagem. Perfusores 01 unidade a cada 48 horas e/ou conforme equipo específico. Obs.: Quando cobrados acima da normatização, deverão ser justificados pela enfermagem. Transdutores Descartáveis Por uso. Plug Adaptador Macho/In Stopper 01 unidade a cada 48 horas somente para acessos heparinizados. Frascos para Nutrição Enteral 01 unidade a cada administração de dieta. Frascos para Hidratação Gastro-enteral 01 unidade a cada 24 horas.

10 10 Sondas Sonda Nasogástrica: conforme prescrição médica e checagem de enfermagem. Sonda Naso-enteral: conforme prescrição médica e checagem de enfermagem. Sonda vesical: conforme prescrição médica e checagem de enfermagem. No transoperatório paga-se somente o material (sonda vesical/alívio e/ou bolsa coletora sistema fechado/aberto). Coletor de urina (sistema fechado): 01 unidade a cada troca da sonda vesical, conforme checagem de enfermagem. Obs.: Quando cobrados acima da normatização, deverão ser justificados. Para recolocação de sondas será pago somente o material necessário ao procedimento. Luvas estéreis Somente para procedimentos invasivos e/ou em procedimentos assépticos. Para procedimentos cirúrgicos: 01 luva para o cirurgião; 01 luva para o auxiliar; 01 luva para o anestesista, independente do tempo cirúrgico, quando não for anestesia geral. 01 luva para o pediatra (em caso de parto e cesárea). A cada 03 horas de cirurgia, paga-se 01 luva a mais para quem está em campo. Para o anestesista, independente do tempo cirúrgico será pago 01 par de luvas. Quando houver necessidade além do previsto, deverá acompanhar justificativa pelo enfermeiro no prontuário. Campo operatório Conforme anexo contratual. Filtro Bacteriológico 01 unidade a cada 24 horas, mediante prescrição médica e checagem de enfermagem. Em centro cirúrgico, mediante registro médico.

11 11 Sistema Fechado de Aspiração 01 unidade a cada 48 horas conforme protocolo e checagem de enfermagem. Cânula de Traqueostomia Conforme prescrição médica. Agulha Huber/Cytocan 01 unidade a cada 07 dias mediante registro de enfermagem. Órteses, Próteses, Sínteses e Materiais Especiais Conforme anexo contratual. Medicamentos Os medicamentos em gotas/ líquidos orais, serão pagos por ml mediante prescrição médica assinada, carimbada e checada pela enfermagem. Os anestésicos em frasco-ampola serão pagos por ml conforme registro médico em Relatório Anestésico. Os medicamentos administrados no trans-operatório deverão estar descritos em folha de sala com assinatura do enfermeiro e/ou médico. Medicamentos anestésicos deverão estar descritos pelo médico anestesista em Relatório Anestésico; Os medicamentos apresentados em frasco ampola serão pagos conforme prescrição médica. Levar em consideração a estabilidade do medicamento conforme indicação do fabricante. Medicamentos em ampolas serão pagos integralmente; Soros para hidratação e diluição de medicamentos deverão estar em prescrição médica e checados pela enfermagem. A cobrança deverá obedecer critérios da padronização de medicamentos/diluições da instituição; Prescrições rasuradas não serão pagas; Antissépticos Os antissépticos para assepsia da equipe cirúrgica, instrumentadora e paciente estão inclusos na Taxa de Sala Cirúrgica.

12 CURATIVOS Procedimento que tem como finalidade, proteger, absorver secreções, prevenir auto contaminação, promover conforto, facilitar a cicatrização e inibir ou matar micro organismos em uma solução de continuidade requer cuidados especiais realizados pelo enfermeiro ou pelo médico assistente. 12 COMPOSIÇÃO conforme anexo contratual. Serão pagos conforme prescrição médica e/ou do enfermeiro mediante checagem de enfermagem. Cobra-se por sessão e por lesão com o material incluso na taxa (cloreto de sódio, gazes, compressas, cotonetes, iodofor, micropore e procedimento de enfermagem) e exclui (anestésicos, antibióticos, pomadas e materiais curativos hidrocolóides, sondas, seringas de 50ml, bolsas, ataduras, malha tubular, algodão laminado, apósito e lâminas de bisturi) que serão pagos a parte. Curativos de escaras serão classificados de acordo com a profundidade, exsudato e extensão da área. Curativos industrializados serão pagos conforme protocolo da instituição e prescrição médica e/ou do enfermeiro. As trocas excedentes deverão acompanhar justificativa de enfermagem. Curativos realizados em sala cirúrgica estão incluídos na Taxa de Sala. A troca de apósitos externos sem troca de curativo será pago somente o apósito. Para procedimentos ambulatoriais será pago o primeiro curativo, e os demais mediante autorização prévia. CLASSIFICAÇÃO DE CURATIVOS Curativo Pequeno Catéteres centrais e arteriais Cesáreas; Flebotomia; Histerectomia; Incisões pequenas e outros da mesma classificação se exsudato; Traqueostomia; Oftálmicos; Outros. Curativo Médio ] Cirurgias infectadas (Cesáreas); Incisões com drenos; Lesões cutâneas de média extensão; Feridas operatórias fechadas; Fístulas anais e outras da mesma classificação; Outros.

13 13 Curativo Grande Incisões contaminadas ou com deiscência de sutura; Grandes cirurgias (reconstrução mamária, enxertos, outras reconstruções, fasceítes); Toracotomia com drenagem; Queimados com especificação da área da queimadura e outros da mesma classificação; Outros. Curativo Especial Grandes incisões contaminadas; Grandes queimaduras com especificação de área e grau; Infecções de esterno; Cavidades abertas, com lavagem, grandes fístulas e outros da mesma similaridade; Outros.

1.3 ESTÃO INCLUSOS NO PREÇO DA DIÁRIA (APARTAMENTOS, ENFERMARIAS E DAY HOSPITAL):

1.3 ESTÃO INCLUSOS NO PREÇO DA DIÁRIA (APARTAMENTOS, ENFERMARIAS E DAY HOSPITAL): TABELA HOSPITALAR DO FIOSAÚDE BAHIA 1. DIÁRIAS: Compreende o período de ocupação do aposento das 10h às 10h do dia seguinte, com tolerância de 02 horas sendo a mesma indivisível para efeito de cobrança.

Leia mais

Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos. Instruções de TAXAS E DIÁRIAS Anexo III

Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos. Instruções de TAXAS E DIÁRIAS Anexo III TRE-SAÚDE Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos Instruções de TAXAS E DIÁRIAS Anexo III TRE-SAÚDE Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos I. DO ATENDIMENTO 1. O atendimento é o ato de

Leia mais

SISTEMÁTICAS DE REMUNERAÇÃO DOS HOSPITAIS QUE ATUAM NA SAÚDE SUPLEMENTAR: CONTA ABERTA APRIMORADA / TABELA COMPACTA

SISTEMÁTICAS DE REMUNERAÇÃO DOS HOSPITAIS QUE ATUAM NA SAÚDE SUPLEMENTAR: CONTA ABERTA APRIMORADA / TABELA COMPACTA SISTEMÁTICAS DE REMUNERAÇÃO DOS HOSPITAIS QUE ATUAM NA SAÚDE SUPLEMENTAR: CONTA ABERTA APRIMORADA / TABELA COMPACTA GRUPO DE TRABALHO SOBRE REMUNERAÇÃO DOS HOSPITAIS RODADA DE SÃO PAULO Outubro de 2012

Leia mais

LISTA DE PREÇOS HPGS/ Nipomed Diária. Referência Valor Apartamento Standard

LISTA DE PREÇOS HPGS/ Nipomed Diária. Referência Valor Apartamento Standard LISTA DE PREÇOS HPGS/ Nipomed 2017 1. Diária Código Descrição Referência Valor 5000001 Apartamento Standard Dia R$ 350,00 5000002 Enfermaria Dia R$ 210,00 5000003 Hospital Dia Apartamento Dia R$ 205,00

Leia mais

FATURA ELETRÔNICA DO PRESTADOR Layout do Arquivo Texto Versão 1.1.1

FATURA ELETRÔNICA DO PRESTADOR Layout do Arquivo Texto Versão 1.1.1 Orientações gerais: 1. Este layout é destinado a todos os prestadores de serviços de saúde do Ipasgo. Os prestadores pessoas físicas e pessoas jurídicas nas categorias laboratório e clínicas que apresentam

Leia mais

Código Descrição Código Descrição

Código Descrição Código Descrição VI - TABELA DE DOMÍNIO TABELAS Código Descrição Código Descrição 01 02 03 04 Lista de Procedimentos Médicos AMB 90 Lista de Procedimentos Médicos AMB 92 Lista de Procedimentos Médicos AMB 96 Lista de Procedimentos

Leia mais

GRUPO A Resíduos INFECTANTES

GRUPO A Resíduos INFECTANTES GRUPO A Resíduos INFECTANTES Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. 1. Material de assistência ao paciente: gaze, algodão,

Leia mais

AULA- 2 EMERGÊNCIA/MATERIAIS E EQUIPAMENTOS E CARRINHO DE EMERGÊNCIA

AULA- 2 EMERGÊNCIA/MATERIAIS E EQUIPAMENTOS E CARRINHO DE EMERGÊNCIA AULA- 2 EMERGÊNCIA/MATERIAIS E EQUIPAMENTOS E CARRINHO DE EMERGÊNCIA Profª Tatiani UNISALESIANO 1-Espaço Físico em uma Unidade de Emergência Recepção e sala de espera; Sala de emergência, nesta área são

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE N - 515, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2006

RESOLUÇÃO-RE N - 515, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2006 RESOLUÇÃO-RE N - 515, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2006 O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuições que lhe confere inciso XI, do art. 13, do Regulamento aprovado pelo

Leia mais

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS Descrição da Elegibilidade 1001 Número da carteira inválido Elegibilidade 1002 Número do Cartão Nacional de Saúde inválido Elegibilidade 1003 A admissão do Beneficiário no prestador

Leia mais

ACESSOS VASCULARES PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE ENFª FRANCIELE TONIOLO ENFª LUIZA CASABURI

ACESSOS VASCULARES PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE ENFª FRANCIELE TONIOLO ENFª LUIZA CASABURI ACESSOS VASCULARES PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE ENFª FRANCIELE TONIOLO ENFª LUIZA CASABURI A inserção de CVP é atualmente uma prática indispensável

Leia mais

Assistência Médica. Dicas de reembolso

Assistência Médica. Dicas de reembolso Assistência Médica Dicas de reembolso Consulta médica Recibo original Nome do paciente ou do responsável pelo pagamento (em casos de atendimento de dependentes); Data da consulta; Valor pago (numérico

Leia mais

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS Conteúdo Higiene e Conforto Bacia inox Biombo Camisola Compressa Cuba rim Fronha Hamper Jarra de inox Lençol de baixo Lençol

Leia mais

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes:

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes: Cartilha O PROASA consiste em disponibilizar aos beneficiários dos planos médico-hospitalares, serviços de Nutricionista e Terapia Ocupacional para atendimento em consultório, bem como, profissionais da

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO Página 1 de 18 Manual do Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2016 1 Página 2 de 18 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 DIRETRIZES DO REEMBOLSO... 4 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO... 5 REEMBOLSO

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas Julho 2016 Amil 400 Amil 400 Amil 500 Amil 700 Faixa Etária Enfermaria Apartamento Apartamento Apartamento 00 a 18 anos 202,75 230,51 254,40 314,64

Leia mais

Cuidados Pré, Trans e Pós-Operatório. Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados

Cuidados Pré, Trans e Pós-Operatório. Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados Cuidados Pré, Trans e Pós-Operatório Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados RISCO CIRÚRGICO = INFECÇÃO 1. ÁREAS CIRÚRGICAS 2. PRINCÍPIOS DE

Leia mais

1. Aprovar as Normas para Atendimento Domiciliar (Anexo I). 2. Revogar a Resolução N 1, de 10 de fevereiro de 2015.

1. Aprovar as Normas para Atendimento Domiciliar (Anexo I). 2. Revogar a Resolução N 1, de 10 de fevereiro de 2015. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 O PRESIDENTE DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e de acordo

Leia mais

NOVO CREDENCIAMENTO. Código da Operadora: Código do Prestador: Vigência: 13 de Agosto de 2018

NOVO CREDENCIAMENTO. Código da Operadora: Código do Prestador: Vigência: 13 de Agosto de 2018 NOVO CREDENCIAMENTO Código da Operadora: 999999 Código do Prestador: 15.153.745.0002-49 Vigência: 13 de Agosto de 2018 OBS: Convênio não é regido pela ANS IDENTIFICAÇÃO DO PLANO As carteiras do convênio

Leia mais

Médico Enfermeiro. Manter a integridade microbiológica e equilíbrio físico químico dos medicamentos.

Médico Enfermeiro. Manter a integridade microbiológica e equilíbrio físico químico dos medicamentos. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Preparo de Soluções Parenterais Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 37 Área de Aplicação: Terapia Intravenosa

Leia mais

Resolução CNRM Nº 14/2004, de 16 de novembro de 2004

Resolução CNRM Nº 14/2004, de 16 de novembro de 2004 Resolução CNRM Nº 14/2004, de 16 de novembro de 2004 Dispõe sobre conteúdos do Programa de Residência Médica de Cirurgia Geral. O Presidente da Comissão Nacional de Residência Médica no uso das atribuições

Leia mais

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas 02 a 29 vidas Amil Saúde 400, 500, 700 para 02 a 29 vidas AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS QUEM PODE SER DEPENDENTE = DEPENDENTES LEGAIS ATÉ O TERCEIRO GRAU DE PARENTESCO LIMITADOS

Leia mais

Manual de Reembolso Unimed Cerrado

Manual de Reembolso Unimed Cerrado Página 1 de 19 Manual de Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2017 1 Página 2 de 19 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DIRETRIZES DO REEMBOLSO PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO 1 QUEM TEM DIREITO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ Estado do Espírito Santo

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ Estado do Espírito Santo Decreto n.º 10.431, de 21 de novembro de 2017 APROVA A INSTRUÇÃO NORMATIVA SSP Nº 04/2017. legais; A Prefeita Municipal de Guaçuí,, no uso de suas atribuições CONSIDERANDO o Processo nº 4.402/2017, da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRESTADORES E COLABORADORES SOBRE O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE CASOS COMPLEXOS

ORIENTAÇÕES PARA PRESTADORES E COLABORADORES SOBRE O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE CASOS COMPLEXOS O Programa de Gerenciamento de Casos Complexos (PGCC) da Unimed Chapecó é desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva - UNIVIDA. O Programa tem como objetivo gerenciar o cuidado em saúde dos beneficiários

Leia mais

Cálculo insulina. Semiologia II- Prof Giselle

Cálculo insulina. Semiologia II- Prof Giselle Cálculo insulina Semiologia II- Prof Giselle Cálculo de insulina Atualmente só existem insulinas na concentração de 100 UI/ ml e todas as seringas comercializadas no Brasil são destinadas ao uso da insulina

Leia mais

Diária de Enfermaria Hospital-Dia c/ acompanhante (até 3 leitos 70%) R$ 206,75 R$ 165,40 R$ 127,23 R$ 99,97 R$ 77,40

Diária de Enfermaria Hospital-Dia c/ acompanhante (até 3 leitos 70%) R$ 206,75 R$ 165,40 R$ 127,23 R$ 99,97 R$ 77,40 PLANO SC SAÚDE ANEXO 11.3 - DIÁRIAS, TAXAS E GASES Vigência: 21/05/2016 TABELA DE DIÁRIAS E TAXAS HOSPITALARES - SC SAÚDE Código Descrição do Serviço Nível 5 Nível 4 Nível 3 Nível 2 Nível 1 80013015 Diária

Leia mais

TABELA DE GLOSAS TISS

TABELA DE GLOSAS TISS Descrição da ELEGIBILIDADE 1001 Número da carteira inválido. ELEGIBILIDADE 1007 Atendimento dentro da carência do Beneficiário. ELEGIBILIDADE 1009 Beneficiário com pagamento em aberto. GUIA 1010 Assinatura

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS MEDICAMENTOS É toda substância que, introduzida no organismo, vai atender a uma finalidade terapêutica. FINALIDADES: PREVENTIVA. Ex.: vacinas; PALIATIVA. Ex.: analgésico;

Leia mais

Auditoria Concorrente. Encontro de Auditoria Unimed Central-RS Porto Alegre 07 de agosto de 2015

Auditoria Concorrente. Encontro de Auditoria Unimed Central-RS Porto Alegre 07 de agosto de 2015 Auditoria Concorrente Encontro de Auditoria Unimed Central-RS Porto Alegre 07 de agosto de 2015 UNIMED PORTO ALEGRE 40,7% 46 de participação do mercado de planos de saúde no RS (ANS dezembro/2014) Municípios

Leia mais

Lançamento de Novo Produto. Unimed Hospitalar

Lançamento de Novo Produto. Unimed Hospitalar Lançamento de Novo Produto Unimed Hospitalar Motivações e Oportunidades Nova linha de produtos Possibilidade de realização de consulta particular pelo médico cooperado da Unimed Campinas Abertura para

Leia mais

MANUAL DE RELACIONAMENTO REDE CREDENCIADA

MANUAL DE RELACIONAMENTO REDE CREDENCIADA MANUAL DE RELACIONAMENTO REDE CREDENCIADA MATERIAIS Órteses e próteses Serão considerados como OPME os materiais classificados como tal na tabela TISS. Para todas as OPMEs será necessária a autorização

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO Data de 1. Definição Prevenção de Infecção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica Tornar de conhecimento da assistência um conjunto de orientações para a prevenção de pneumonia relacionada à assistência.

Leia mais

ENFERMAGEM (PREF. MUNICIPAL DE CASCAVEL-PR / TÉCNICO EM ENFERMAGEM / CONSULPLAN / 2016)

ENFERMAGEM (PREF. MUNICIPAL DE CASCAVEL-PR / TÉCNICO EM ENFERMAGEM / CONSULPLAN / 2016) ENFERMAGEM 21. A desidratação pode ocorrer em crianças sem aleitamento materno, desnutridas, imunodeprimidas, sendo sua incidência maior nas populações de baixo nível socioeconômico. A depressão da fontanela

Leia mais

D.I.:9, / D.E.:

D.I.:9, / D.E.: ANEXO I Qtde. Unid. Código Descrição material 1 un 25 Revelador Para Raio X 1 CX 51197 Filme 35x35 (cp-g Plus) 1 un 57331 Canula Traq. Tracheosoft Ajustável D.I. 8 mm 10,9mm 94 mm 1 un 56654 Canula Traq.

Leia mais

CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO. Portaria 1000.000006-SUP, de 1º-8-2015

CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO. Portaria 1000.000006-SUP, de 1º-8-2015 CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO Portaria 1000.000006-SUP, de 1º-8-2015 O Superintendente da Caixa Beneficente da Polícia Militar, considerando: - a imperiosidade de ampliação dos serviços

Leia mais

TABELA DE TAXAS E DIÁRIAS UNIMED E INTERCÂMBIO. 80.02.901-9 Taxa de Sala "T1" 123,90 128,80 133,70 138,60 123,90 128,80 133,70 138,60 168,30

TABELA DE TAXAS E DIÁRIAS UNIMED E INTERCÂMBIO. 80.02.901-9 Taxa de Sala T1 123,90 128,80 133,70 138,60 123,90 128,80 133,70 138,60 168,30 CÓDIGO DESCRIÇÃO TABELA DE TAXAS E DIÁRIAS UNIMED E INTERCÂMBIO SINDSAÚDE E SINTERO MEDIAL I II III IV I II III IV Vlr. Único 80.02.901-9 Taxa de Sala "T1" 123,90 128,80 133,70 138,60 123,90 128,80 133,70

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA Parecer Coren/SC Nº 007/CT/2015 Assunto: realização da retirada ou o tracionamento dos drenos portovack e penrose. I Do fato A Gerência do Serviço de Enfermagem de uma instituição hospitalar solicita parecer

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

Glosas. Código Descrição Grupo

Glosas. Código Descrição Grupo 1001 Número da carteira inválido Elegibilidade 1002 Número do Cartão Nacional de Saúde inválido Elegibilidade 1003 A admissão do Beneficiário no prestador ocorreu antes da inclusão do Beneficiário na Operadora

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

Manual de orientação ao paciente para internação.

Manual de orientação ao paciente para internação. Manual de orientação ao paciente para internação. Mais comodidade para você! Ao agendar sua internação, tenha mais conforto adquirindo o nosso kit higiene. Para mais informações, consulte os valores na

Leia mais

ITENS APRESENT. PEDIDO ESPECIFICAÇÃO MARCA V.UNITÁRIO V. TOTAL

ITENS APRESENT. PEDIDO ESPECIFICAÇÃO MARCA V.UNITÁRIO V. TOTAL 1 UNIDADE 2250 ABAIXADOR DE LINGUA PC/ 100 UN 2 UNIDADE 36 AGUA OXIGENADA 3 UNIDADE 4500 AGULHA HIPODERMICA ESTERIL 13X45 4 UNIDADE 4000 AGULHA HIPODERMICA ESTERIL 20X5,5 5 UNIDADE 4500 AGULHA HIPODERMICA

Leia mais

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM As anotações de enfermagem fornecem dados que irão subsidiar o enfermeiro no estabelecimento do plano de cuidados/prescrição de enfermagem suporte para análise

Leia mais

TAXAS DE SALAS CENTRO CIRURGICO / CENTRO OBSTETRICO NIPOMED

TAXAS DE SALAS CENTRO CIRURGICO / CENTRO OBSTETRICO NIPOMED DIARIAS APARTAMENTO SIMPLES DIA R$ 280,00 APARTAMENTO LUXO DIA R$ 320,00 APARTAMENTO SUITE DIA R$ 400,00 APARTAMENTO COM ALOJAMENTO CONJUNTO DIA R$ 320,00 QUARTO COLETIVO DIA R$ 160,00 QUARTO COLETIVO

Leia mais

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE Lei n. 9.656/98 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Aula n. 39 1 Espécies de cobertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR Atualizado em Agosto/2014 PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR 1- FATORES PREDISPONENTES Individuais Relacionados à cateterização vascular - Idade - Gravidade da doença de base -

Leia mais

4.2. GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SP / SADT)

4.2. GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SP / SADT) 4.2. GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA (SP / SADT) A Guia de Serviços Profissionais/ Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia deve ser utilizada no atendimento a diversos

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA A pneumologia

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO DA AUDITORIA RETROSPECTIVA

INSTRUÇÃO DE TRABALHO DA AUDITORIA RETROSPECTIVA Página 1 de 31 1. OBJETIVO Esta instrução de trabalho tem por objetivo estabelecer as diretrizes para a padronização do trabalho da auditoria retrospectiva de contas aplicada junto à rede prestadora. 2.

Leia mais

Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia Universidade Federal da Bahia Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia Departamento de Anatomia, Patologias e Clinicas Veterinária MEVA33-Técnica Cirúrgica Veterinária Centro Cirúrgico e Equipe Cirúrgica

Leia mais

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 ADESCO - AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL DO CENTRO OESTE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES UPA24H - SINOP-MT Nº ITEM AMBULATORIAIS. 1 ABAIXADOR DE LÍNGUA MADEIRA PACOTE

Leia mais

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos. EXAMES DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PEDIATRICOS - HOSPITAL SINO- BRASILEIRO 1. FINALIDADE Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Leia mais

TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS

TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QTD US DIÁRIA HOSPITALAR - TIPOS DE ACOMODAÇÕES 60000651 DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DIA 416 60000660 DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DA MATERNIDADE

Leia mais

EDITAL DE COMPRAS N 0231/2019

EDITAL DE COMPRAS N 0231/2019 EDITAL DE COMPRAS N 023/209 A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E MATERNIDADE DE DRACENA-AME, sito à Rua Ipiranga n.98, Centro, em Dracena, Estado de São Paulo, CEP 7900-000, e com CNPJ: 47.67.584/0003-74,

Leia mais

COPEIRO - FERISTA. Observação: Disponibilidade para atuar nos turnos diurno e noturno (ferista).

COPEIRO - FERISTA. Observação: Disponibilidade para atuar nos turnos diurno e noturno (ferista). COPEIRO - FERISTA Atividades: - Atender e servir toda a alimentação de colaboradores e pacientes que utilizam o serviço do hospital, respeitando a norma de manipulação de alimentos instituídas pelo órgão

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos:

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: *Os valores serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). ATIVIDADES VALOR ADMINISTRATIVAS 01.

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DA TISS (TROCA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR)

MANUAL DE PREENCHIMENTO DA TISS (TROCA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR) MANUAL DE PREENCHIMENTO DA TISS (TROCA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR) 1 A Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS), padrão estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tem

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Geral. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Geral. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Geral Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS CIRURGIA GERAL Cirurgia Diária Anestesia Day Clinic Enfermaria Colecistectomia com Colangiografia

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA RESPOSTA TÉCNICA COREN/SC Nº 06/CT/2016/RT Assunto: Curativo por Pressão Subatmosférica (VAC) Palavras-chave: Curativo por Pressão Subatmosférica, Curativo por pressão negativa, Estomaterapeuta. I Solicitação

Leia mais

Código do Cartão do Titular (obrigatório) Nome do Banco Nº Banco Agência Conta Conta-corrente: CPF (Obrigatório da conta- corrente)

Código do Cartão do Titular (obrigatório) Nome do Banco Nº Banco Agência Conta Conta-corrente: CPF (Obrigatório da conta- corrente) Identificação (Preencher com letra legível, preferencialmente Caixa Alta ou letra de FORMA ) Nome da Empresa (Contrato) Data de Recebimento (Preenchimento UNIMED) Numero de Protocolo: Nome do Titular Nome

Leia mais

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada.

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada. Página: 1/6 DEFINIÇÃO: Os materiais e dispositivos utilizados no ambiente hospitalar apresentam diferentes periodicidades de troca e processamento, desta forma é necessário adequado conhecimento da vida

Leia mais

TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QTD US

TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QTD US TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QTD US DIÁRIA HOSPITALAR - TIPOS DE ACOMODAÇÕES (1) 60000651 DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DIA 416 60000660 DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CREDENCIADO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CREDENCIADO MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CREDENCIADO Vigência: JULHO/2015. Versão 6 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 3 2. PLANOS DE SAÚDE 3 2.1. TIPOS DE PLANOS 3 2.2. SERVIÇOS ABRANGIDOS 3 2.3. CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO 4 3. ORIENTAÇÃO

Leia mais

DADOS DO BENEFICIÁRIO

DADOS DO BENEFICIÁRIO GUIA DE SP/SADT Número do campo Nome do campo Observação 1 Registro ANS Nas guias em papel impressas pela Petrobras ou Petrobras Distribuidora e nas guias disponibilizadas no site da Petrobras, é dado

Leia mais

O Planserv preparou essa cartilha para que você, beneficiário(a), conheça melhor a sua assistência à saúde.

O Planserv preparou essa cartilha para que você, beneficiário(a), conheça melhor a sua assistência à saúde. Olá! O Planserv preparou essa cartilha para que você, beneficiário(a), conheça melhor a sua assistência à saúde. Aqui estão contidas as informações básicas para que você possa usufruir de tudo que o Planserv

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES DE JANEIRO A JUNHO/2013.

RESUMO DAS ATIVIDADES DE JANEIRO A JUNHO/2013. RESUMO DAS ATIVIDADES DE JANEIRO A JUNHO/2013. Hospital de pequeno porte, Filantrópico, sem fins lucrativos, conveniado com o SUS Sistema Único de Saúde, conforme metas de quantidade e qualidade. METAS

Leia mais

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Profa. Dra. Rita Burgos rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Finalidade ATO ANESTÉSICO CIRÚRGICO Ambiente Seguro Confortável

Leia mais

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos EMAIL: rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica Escola de Enfermagem - USP FINALIDADE Ato Anestésico Cirúrgico Ambiente Seguro

Leia mais

PLANO DE SAÚDE MANUAL DO CREDENCIADO

PLANO DE SAÚDE MANUAL DO CREDENCIADO Vitallis PLANO DE SAÚDE MANUAL DO CREDENCIADO Apresentação É com grande satisfação que iniciamos parceria. A Vitallis Saúde é classificada na modalidade Medicina de Grupo, tem cobertura nacional e é uma

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Geral. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Geral. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Geral Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS CIRURGIA GERAL Cirurgia Diária Anestesia Day Clinic Enfermaria Colecistectomia com Colangiografia

Leia mais

Protocolo de Heparina para pacientes cardiológicos

Protocolo de Heparina para pacientes cardiológicos Protocolo de Heparina para pacientes cardiológicos Definição Garantir um sistema seguro de heparinização. Objetivos Os objetivos do protocolo são de fornecer um sistema seguro de heparinização por via

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Pg.: 1 de Elaboração Verificação Aprovação Janaina Bacci Data: Data: Data: Título da Atividade: Procedimentos de coleta de Resíduos Quimioterápicos Executante: Colaboradores envolvidos na manipulação dos

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

Internacao Psiquiatrica (Transtorno Psiquiatrico) ENFERMARIA Internação Psiquiatríca Dependência Química - ENFERMARIA

Internacao Psiquiatrica (Transtorno Psiquiatrico) ENFERMARIA Internação Psiquiatríca Dependência Química - ENFERMARIA Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico Terminologia de Diárias, Taxas e Gases Medicinais - Tabela Categoria (D) Clínica PARA Tabela CÓDIGO DESCRIÇÃO CÓDIGO DESCRIÇÃO 20/02/14 20/05/14 20/08/14 20/11/14

Leia mais

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Fortaleza, 09 de setembro de 2013 Revisada em 04 de novembro de 2013

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Fortaleza, 09 de setembro de 2013 Revisada em 04 de novembro de 2013 Norma: 01/2013 COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Fortaleza, 09 de setembro de 2013 Revisada em 04 de novembro de 2013 Para: Diretor Presidente, Diretor de Processos Médicos, Diretor Administrativo-financeiro,

Leia mais

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES:

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: QUALIFICAÇÃO DA CONTRATADA: PROMED ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA., doravante denominada CONTRATADA,

Leia mais

TISS Manual de Instruções

TISS Manual de Instruções Nordeste Saúde Empresarial TISS Manual de Instruções Troca de Informações em Saúde Suplementar 1 ÍNDICE 1. Introdução...03 2. Orientações Gerais...03 3. Identificação do Beneficiário...04 4. Capa de Processo...05

Leia mais

EDITAL Nº 23/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA FORT SAÚDE (IPM SAÚDE)

EDITAL Nº 23/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA FORT SAÚDE (IPM SAÚDE) EDITAL Nº 23/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE AOS USUÁRIOS DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA FORT SAÚDE (IPM

Leia mais

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Instruções para preenchimento Grupo 5 - Clínicas e Laboratórios Unimed Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira,

Leia mais

Nova Lima, 20 de Fevereiro de 2018.

Nova Lima, 20 de Fevereiro de 2018. Nova Lima, 20 de Fevereiro de 2018. VIVAMED SAÚDE ASSUNTO: RECURSO DE GLOSA À Rede Credenciada, Padronização Recurso de Glosas Com o objetivo de otimizar os processos operacionais, a VIVAMED vem através

Leia mais

P R O C E D I M E N T O O P E R A C I O N A L P A D R Ã O

P R O C E D I M E N T O O P E R A C I O N A L P A D R Ã O Encaminhamos pela presente, Norma e Procedimento que implanta e define a sistemática de Admissão de Paciente na Sala de Pós-Operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca na Unidade de tratamento Intensivo cardiológica

Leia mais

GRUPO DE ORTOGERIATRIA

GRUPO DE ORTOGERIATRIA GRUPO DE ORTOGERIATRIA Processo de enfermagem no atendimento do paciente ortogeriátrico Enfa. Sidna Torres/Enfa. Márcia Gomes PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ORTOGERIÁTRICO 1- OBJETIVO

Leia mais

RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE SEPARAÇÃO, COLETA E ARMAZENAGEM DOS RESÍDUOS¹ 1

RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE SEPARAÇÃO, COLETA E ARMAZENAGEM DOS RESÍDUOS¹ 1 RESÍDUOS DO SERVIÇO DE SAÚDE SEPARAÇÃO, COLETA E ARMAZENAGEM DOS RESÍDUOS¹ 1 Luis Paulo Jantsch Fagundes 2, Luiz Carlos Mittelstadt Júnior 3, Álvaro Bianchini Soares 4, Régis Gabriel Sá 5, Tiago Aguiar

Leia mais

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito 1.Considerando o papel do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir. Deve-se proceder à lavagem das mãos antes

Leia mais

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO 1. TRIAGEM SOROLÓGICA - É recomendada a realização de teste anti-hiv com aconselhamento e com consentimento para todas as gestantes na primeira consulta pré-natal; - Enfatiza-se

Leia mais

Diretor técnico: ELENILSON PEREIRA DOS SANTOS (CRM: 17.547)

Diretor técnico: ELENILSON PEREIRA DOS SANTOS (CRM: 17.547) Relatório de Fiscalização Diretor técnico: ELENILSON PEREIRA DOS SANTOS (CRM: 17.547) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Tal

Leia mais

PROCESSO DE AQUISIÇÃO Nº AQUISIÇÃO DE ITENS REEMBOLSÁVEIS E NÃO REEMBOLSÁVEIS PARA O IBGH (INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO HOSPITALAR CNPJ: 18

PROCESSO DE AQUISIÇÃO Nº AQUISIÇÃO DE ITENS REEMBOLSÁVEIS E NÃO REEMBOLSÁVEIS PARA O IBGH (INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO HOSPITALAR CNPJ: 18 PROCESSO DE AQUISIÇÃO Nº 134913 AQUISIÇÃO DE ITENS REEMBOLSÁVEIS E NÃO REEMBOLSÁVEIS PARA O IBGH (INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO HOSPITALAR CNPJ: 18.972.378/0007-08) UNIDADE SANTA HELENA DE GOIÁS GO (HURSO

Leia mais

CÓD. FACPLA DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DIA , DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DA MATERNIDADE DIA ,16 345

CÓD. FACPLA DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DIA , DIÁRIA DE APARTAMENTO STANDARD DA MATERNIDADE DIA ,16 345 FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA DOS EMPREGADOS DA CEB TABELA DE TAXAS, DIÁRIAS E SERVIÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UNIDADE QTD US 0,76 DIÁRIA HOSPITALAR - TIPOS DE ACOMODAÇÕES (1) VALOR CÓD. FACPLA 60000651 DIÁRIA DE

Leia mais

TÉCNICAS DE CURATIVOS

TÉCNICAS DE CURATIVOS TÉCNICAS DE CURATIVOS Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com: a Natureza Localização Tamanho da ferida. Tipos de Curativos: Em alguns casos é necessária uma compressão,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO BIOMÉDICO DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO BIOMÉDICO DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA PROGRAMA DE ESTÁGIO - 10º E 11º PERÍODOS CLÍNICA CIRÚRGICA 1) Reuniões com o Chefe do Departamento de Clínica Cirúrgica, Docentes da disciplina de Cirurgia II e representantes dos alunos, evidenciou-se

Leia mais

ANEXO I - PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DA DIÁRIA PADRÃO

ANEXO I - PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DA DIÁRIA PADRÃO ANEXO I - PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DA DIÁRIA PADRÃO DESCRIÇÂO INCLUI TIPO QTDE (MÊS) PREÇO UNITÁRIO ITENS INCLUÍDOS NA DIÁRIA PADRÃO EQUIPE PROFISSIONAL Visita de enfermeiro

Leia mais