Manual prático do Arquimedes: Entrada e Saída de documentos. Versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual prático do Arquimedes: Entrada e Saída de documentos. Versão 8.32.00"

Transcrição

1 1 Manual prático do Arquimedes: Entrada e Saída de documentos. Versão

2 2 Índice Como iniciar o Arquimedes:...3 Quais operações devo fazer no Arquimedes?...7 1º Registrar, instaurar ou fazer entrada de carga do documento:...7 2º Movimentar o documento (este passo pode ser repetido diversas vezes)...7 3º Tramitar o documento ao seu próximo destino...7 Como registrar a entrada de um documento...8 Como registrar uma Notícia de Fato ou Expediente:...8 Como registrar um Documento Extra-Judicial Criminal:...9 Como Instaurar um Procedimento Preparatório (PP) ou um Procedimento Administrativo (PA):...12 Como Instaurar um Inquérito Civil (IC):...15 Como Registrar uma Audiência e os Movimentos Associados...16 Como Registrar o Mesmo Movimento para Múltiplos Documentos...18 Como Registrar uma Entrada de um Processo Judicial (Entrada de Carga)...20 Como Tramitar Documentos no Sistema...22 Primeiro passo: Criar uma guia de tramitação...22 Segundo passo: Encaminhar uma guia de tramitação...28 Terceiro passo: Efetivar ou Receber uma guia de tramitação...31 Tramitação eletrônica, sem emissão nem arquivamento da guia em papel...32 Tópico Avançado: Como Receber uma Guia do TJ...33 por Edson Filho, Maurício Leão e Mauro La-Salette

3 3 Como iniciar o Arquimedes: No campo de endereço do navegador da internet digite (atenção ao s de HTTPS ): Na primeira vez em que se acessa o sistema, a tela abaixo é mostrada no Mozilla Firefox:

4 4 Clique em Entendendo os Riscos para abrir a opção abaixo Em seguida, clique em Adcionar exceção... Embora o Arquimedes esteja preparado para ser acessado com o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, dê preferência ao Mozilla Firefox, pois sua execução neste navegador é muito mais otimizada.

5 5 A Tela abaixo deve ser exibida: Aperte o botão Confirmar Exceção de segurança. A tela de login deverá aparecer conforme abaixo. Digite o seu login e a sua senha (os mesmos utilizados na intranet) e aperte o botão OK.

6 6 Em seguida é necessário escolher o grupo ofício em que se deseja trabalhar (o local onde se deseja trabalhar).

7 7 A tela principal do Arquimedes deve ser exibida home. Quais operações devo fazer no Arquimedes? 1º Registrar, instaurar ou fazer entrada de carga do documento: Registrar o documento de expediente ou a notícia de fato; ou Instaurar um PP ou PA ou ainda Instaurar um IC; Fazer a Entrada de Carga de um processo do 1º ou 2º Grau. 2º Movimentar o documento (este passo pode ser repetido diversas vezes). 3º Tramitar o documento ao seu próximo destino. Observação: O registro e a Instauração é feito uma única vez, enquanto que a Entrada de Carga é feita a cada entrada do processo no MP.

8 8 Como registrar a entrada de um documento Veremos agora como registrar um documento e classificá-lo de acordo com a taxonomia do CNMP. Na tela principal ( home ) do Arquimedes, escolha o tipo de documento a ser registrado clicando em um dos botões cinza, são eles : Registrar Expediente, para o registro dos documentos correspondentes às Notícias de Fato e expedientes administrativos; Registrar EJ Criminal Para registrar os documentos envolvidos em procedimentos Extra-Judiciais criminais. Tipicamente os advindos das delegacias caso o inquérito chegue autuado pelo Judiciário, considere-o Processo Judicial de 1º Grau; Instaurar PP, para Instaurar um Procedimento Preparatório ou um Procedimento Administrativo (procedimentos do acervo, anteriores ao uso do sistema, devem ser cadastrados nesta opção também, informando-se a data correta da instauração); Instaurar IC, para Instaurar um Inquérito Civil (ICs do acervo, anteriores ao uso do sistema, devem ser cadastrados nesta opção também, informando-se a data correta da instauração);; Entr. Carga 1º Grau, para registrar a entrada de carga de um Processo Judicial de 1º Grau; Entr. Carga 2º Grau, para registrar a entrada de carga de um Processo Judicial de 2º Grau. Registrar Audiência, para registrar os movimentos relacionados a uma audiência. Como registrar uma Notícia de Fato ou Expediente: Ao clicar em Registrar Expediente na tela principal, uma tela semelhante deve ser exibida:

9 9 Nela, devemos preencher os dados dos expedientes e clicar em Salvar. Note que apenas os campos Origem e Modalidade são obrigatórios, mas devemos preencher com o máximo de informações que dispusermos. O Número de Origem é o número dado pelo remetente do documento, em sua origem. A Modalidade corresponde a uma classificação simplificada do documento que está sendo recebido. A Origem é o órgão, pessoa, grupo ofício ou designação que originou a notícia de fato. Interessado é uma das pessoas interessadas na notícia de fato, pode ser o representante, ou noticiante. Caso o documento apresentado esteja em formato digital, pode ser anexado o arquivo junto ao documento no campo Arquivo Anexo. É possível realizar a juntada do expediente que está sendo recebido a um auto já existente, utilizando o campo Realizar Juntada. Como registrar um Documento Extra-Judicial Criminal: Ao clicar em Registrar EJ criminal, é apresentada uma tela na qual é possível vincular um expediente ou extrajudicial ao documento que está sendo cadastrado. Também será apresentado um campo que possibilita a escolha da classe do documento que está sendo cadastrado. Clicando no botão Avançar veremos a tela que deve ser preenchida com os dados enviados pela delegacia. Essa tela também serve aos demais procedimentos criminais antes da judicialização.

10 10

11 11 Nº do Auto : não preencha e deixe marcada a opção Gerar Novo Auto ; Nº Origem : é o número do documento dado em sua origem, como o número do IP ou o número do CPFD, ou o número do IPM, etc.; Origem do Documento : é o órgão, pessoa, grupo ofício ou designação que originou o documento; Classe do Documento : é a classificação taxonômica do documento, quanto a sua Classe ou O QUE é o documento; Assuntos (Taxonomia) : é a classificação taxonômica do assunto a que se refere o documento, note que podemos indicar mais de um assunto para o documento; Situação : é a situação em que se encontra o documento na promotoria, por padrão, o sistema assume Autuado/Registrado ; Quantidade de Volumes e Quantidade de Apensos : servem para auxiliar na confecção das quias de tramitação, pois estes dois campos aparecerão na Guia; Data de Autuação : data em que o documento foi autuado em sua origem; Órgão do MP : promotoria que efetuou o cadastramento do documento; Comarca : é a comarca competente para processar o feito; Relato : identifica as pessoas envolvidas no fato, suas qualificações e as tipificações penais de cada indivíduo. Podemos informar o número da pessoa, pesquisá-la a partir de seu nome, ou ainda, na tela de pesquisa, cadastrar uma nova pessoa interessada. Adicionalmente, é possível especificar a data, hora e turno do fato. Observação : é um campo de texto de livre preenchimento; Distribuição ou Servidor/Designação : em grupos ofícios onde ocorre distribuição, devemos especificar que tipo de distribuição o sistema deve utilizar para determinar a atribuição do membro que vai atuar no documento, pode-se também cadastrar um incidente da distribuição neste momento. Caso o grupo ofício não tenha distribuição, deve-se informar qual a Designação responsável pelo documento; Anexos : podemos identificar documentos anexos aos autos (como por exemplo, ofícios de encaminhamento, Perícias, provas documentais, etc.), como podemos também alimentar arquivos eletrônicos ao registro do documento; Documentos Vinculados : podemos fazer uso deste campo para vincular este documento a outros documentos registrados anteriormente no sistema, como o Inquérito ao CPFD cadastrado dias antes; Prazos : podemos cadastrar prazos a serem cumpridos interno ou externamente e serem acompanhados e controlados pelo módulo de controle de prazos do menu de Acesso Rápido do Arquimedes. Os campos referentes à Sigilosidade permitem que sejam definidas as permissões do documento que está sendo cadastrado. Após alimentar os dados na tela (observe que os campos em vermelho são obrigatórios) clique no botão Salvar.

12 12 Como Instaurar um Procedimento Preparatório (PP) ou um Procedimento Administrativo (PA): O Procedimento preparatório (PP) e o Procedimento Administrativo (PA) devem ser instaurados no botão Instaurar PP ou Instaurar PA, respectivamente, da tela principal do Arquimedes. A tela a seguir é exibida: Caso exista um documento anterior, que provocou a instauração do PP ou do PA, vincule-o ao procedimento sendo instaurado, clicando no botão Pesquisar. Neste caso será criado um vínculo entre este documento o PP ou PA instaurado e será feita uma pergunta se o PP ou PA será o documento principal do Auto: Se positivo, o Arquimedes assumirá o mesmo Número de Auto do documento anterior e este terá sua situação automaticamente modificada para Fase finalizada -> Instaurado PP, se negativo, será gerado um novo número de Auto para o PP ou PA. Em seguida é exibida a Classe do documento, que por padrão é Procedimento Preparatório para o PP e Procedimento Administrativo para o PA. Clique no botão Avançar.

13 13 Na tela seguinte, temos a tela para cadastramento dos dados do PP ou PA. Nº do Auto : não preencha e deixe marcada a opção Gerar Novo Auto ;

14 14 Nº Origem : é o número do documento dado em sua origem, como o número do ofício ou da representação; Origem do Documento : é o órgão, pessoa, grupo ofício ou designação que originou o documento; Classe do Documento : Procedimento Preparatório ou Procedimento Administrativo, conforme o caso; Assunto (Taxonomia) : é a classificação taxonômica do assunto a que se refere o documento, note que podemos indicar mais de um assunto para o documento; Situação : é a situação em que se encontra o documento na promotoria, por padrão, o sistema assume Autuado/Registrado ; Quantidade de Volumes e Quantidade de Apensos : servem para auxiliar na confecção das guias de tramitação, pois estes dois campos aparecerão na Guia; Data de Autuação : data em que o documento foi autuado na promotoria (atenção a este campo, no caso da digitação de acervo); Órgão do MP : promotoria que efetuou a instauração documento; Comarca : é a comarca competente para processar o feito, no caso de Judicialização; Localização Física : Campo de livre preenchimento, para localizar os Autos físicos dentro da promotoria; Relato : identifica as pessoas envolvidas no fato, suas qualificações e as tipificações penais de cada indivíduo. Podemos informar o número da pessoa, pesquisá-la a partir de seu nome, ou ainda, na tela de pesquisa, cadastrar uma nova pessoa interessada. Observação : é um campo de texto de livre preenchimento; Nº Protocolo : informe aqui o número do SIIG, caso exista, para localização futura do documento por este número; Distribuição ou Servidor/Designação : em grupos ofícios onde ocorre distribuição, devemos especificar que tipo de distribuição o sistema deve utilizar para determinar a atribuição do membro que vai atuar no documento, pode-se também cadastrar um incidente da distribuição neste momento. Caso o grupo ofício não tenha distribuição, deve-se informar qual a Designação do responsável pelo documento; Anexos : podemos identificar documentos anexos aos autos (como por exemplo, ofícios de encaminhamento, Perícias, provas documentais, etc.), como podemos também alimentar arquivos eletrônicos ao registro do documento; Documentos Vinculados : podemos fazer uso deste campo para vincular este documento a outros documentos registrados anteriormente no sistema, como o Inquérito ao CPFD cadastrado dias antes; Prazos : podemos cadastrar prazos a serem cumpridos interno ou externamente e serem acompanhados e controlados pelo módulo de controle de prazos do menu de Acesso Rápido do Arquimedes. Sigilosidade : determina o nível de sigilosidade do documento.

15 15 Como Instaurar um Inquérito Civil (IC): O Inquérito civil (IC) deve ser instaurado no botão Instaurar IC da tela principal do Arquimedes. A tela a seguir é exibida: Caso exista um documento anterior, que provocou a instauração do IC, vincule-o ao procedimento sendo instaurado, clicando no botão Pesquisar. Neste caso será criado um vínculo entre este documento o IC instaurado e será feita uma pergunta se o IC será o documento principal do Auto: Se positivo, o Arquimedes assumirá o mesmo Número de Auto do documento anterior e este terá sua situação automaticamente modificada para Fase finalizada -> Instaurado IC, se negativo, será gerado um novo número de Auto para o IC. Em seguida selecione a Classe do documento, por padrão é oferecido Inquérito Civil. Clique no botão Avançar. Na tela seguinte, temos os dados complementares do IC (ver tela de dados complementares do PP ou PA).

16 16 Como Registrar uma Audiência e os Movimentos Associados O registro de audiências judiciais ou extrajudiciais pode ser feito através de uma tela específica. Para acessála, na tela inicial do Arquimedes, clique no botão Registrar Audiência. O sistema carregará uma nova tela chamada Audiência. Inicialmente, deve ser preenchido o campo que identifica o processo no qual o membro realizou os movimentos, quer seja através do NPU, do número antigo do processo ou do número do documento. Utilizando o campo Situação do Documento, é possível trocar a situação do documento caso a promotoria utilize o controle de situação. Logo abaixo, é possível indicar se o processo está em segredo de justiça utilizando o campo apropriado ( Segredo de Justiça ). O passo seguinte consiste no preenchimento da área dos movimentos. Primeiramente, é preciso informar se a audiência em questão é judicial ou extrajudicial. Em seguida, é possível selecionar o(s) movimento(s) realizado(s) na audiência, marcando um ou vários. Caso o movimento desejado não conste na lista, ao clicar na opção Outro Movimento, o sistema exibirá uma lista completa de movimentos para seleção.

17 17 A seguir, deve ser informada a data em que foi realizada a audiência e o nome do membro que foi responsável pelos movimentos na mesma. O campo Observação é de livre preenchimento, caso seja necessário consignar alguma observação. Por fim, é possível enviar para o sistema um arquivo relacionado à audiência, como por exemplo o termo de audiência.

18 18 Como Registrar o Mesmo Movimento para Múltiplos Documentos Na atual versão do Arquimedes é possível cadastrar o mesmo movimento para vários documentos. Por exemplo, é possível cadastrar várias ciências de decisão de uma única vez, sem repetir a mesma operação inúmeras vezes. Para realizar tal procedimento, devem ser seguidas as instruções abaixo: A partir de uma listagem de documentos, selecione (marcando) aqueles que irão ser movimentados utilizando o campo que se encontra ao final de cada uma das linhas. Em seguida, aperte o botão Movimentar (canto inferior direito da tela). O sistema apresentará uma janela na qual será possível escolher que movimento será realizado. A seguir, para cadas movimento, podem ser opcionalmente preenchidos os campos de observação e arquivo. Por fim, clique no botão salvar. O sistema exibirá uma tela de sucesso onde constam os números de auto e documento para cada movimento. Note que para cada processo selecionado o sistema criou um movimento com os dados informados uma única vez.

19 19

20 20 Como Registrar uma Entrada de um Processo Judicial (Entrada de Carga) Quanto aos Processos Judiciais, não será necessária a digitação dos dados cadastrais, pois como o sistema Arquimedes é interligado com o sistema Judwin do TJPE, os dados são importados eletronicamente ao registrar a entrada de carga do processo. Entrada de carga: Tramitação do Tribunal de Justiça para o Ministério Público. Baixa de carga: Tramitação do Ministério Público para o Tribunal de Justiça. Essas duas operações corriqueiras foram definidas pelo CNMP como sendo movimentos. No Arquimedes a Entrada de carga é iniciada pelo botão Entr. Carga 1º Grau ou Entr. Carga 2º Grau conforme a instância do processo. Sempre que um processo é enviado ao MP devemos efetuar uma entrada de carga. Ao clicarmos em um desses botões, uma tela semelhante a essa é aberta: Número : número do processo a ser feita a entrada de carga (NPU ou número antigo); Documento Vinculado : se houver, o número de um documento já existente no Arquimedes para que eles sejam vinculados, como exemplo, na entrada de carga de um processo criminal, vincular ao respectivo Inquérito Policial anteriormente cadastrado, ou ainda, no caso da entrada de carga de uma Ação Civil Pública, vincular ao IC ou PP anteriormente cadastrado. Caso seja informado um documento vinculado, o processo será cadastrado com o mesmo número de Auto; Data de Chegada data da carga do processo; Quantidade de Volumes e Quantidade de Apensos : servem para auxiliar na confecção das guias de tramitação, pois estes dois campos aparecerão na Guia; Distribuição ou Servidor/Designação : em grupos ofícios onde ocorre distribuição, devemos especificar que tipo de distribuição o sistema deve utilizar para determinar a atribuição do membro

21 21 que vai atuar no documento, pode-se também cadastrar um incidente da distribuição neste momento. Caso o grupo ofício não tenha distribuição, deve-se informar qual a Designação do responsável pelo documento; Clicar no botão Carga e o processo será importado. A tela abaixo será exibida: Devemos carimbar no verso da capa do Processo o número do auto e o número do documento. Em seguida podemos fechar essa tela pequena. Note que na janela principal, outras informações são exibidas para conferência e complementação dos dados. Devemos conferir a classe e o assunto do documento, caso estejam em branco, devemos preenchêlos (estas informações estão na capa do processo). Em seguida, clicar em Salvar.

22 22 Como Tramitar Documentos no Sistema É importante lembrar que uma tramitação é um procedimento formal que objetiva levar documentos de uma origem a um destino. Nesse procedimento o portador somente pode entregar os documentos mediante uma contra fé do recebedor. Para Isso toda tramitação acontece em três passos: 1. Criação da Guia (equivalente ao preenchimento do livro de protocolo) 2. Encaminhamento da Guia (equivalente ao portador pegar os documentos e sair para a entrega) 3. Recebimento ou Efetivação da Guia (É o mesmo que coletar a identidade e a assinatura do recebedor com a data de recebimento) A saída de um documento é registrada no sistema como uma Tramitação simples ou como um Movimento. O caso da Tramitação simples é onde somente criamos, encaminhamos e efetivamos uma guia de tramitação, sem com isso registrar um Movimento no documento, serve como formalização de que o documento saiu do local A (origem), chegou e foi recebido no local B (destino). Como produto, temos o registro da tramitação no sistema e a guia de tramitação impressa e assinada pelo destinatário (o que substitui o livro de protocolo). Existem quatro Movimentos do Servidor do MP que também fazem uma tramitação, são eles: Baixa da Carga; Encaminhamento ao Membro; Encaminhamento a Órgão Interno; Encaminhamento a Órgão Externo. Quando se tratar de uma das hipóteses acima, não devemos fazer uma Tramitação simples, mas registrar o Movimento do Servidor do MP o sistema vai, além de registrar o movimento, fazer a tramitação. Primeiro passo: Criar uma guia de tramitação. Para registrarmos um dos Movimentos listados acima para algum documento ou simplemente criar uma guia, devemos primeiramente encontrá-lo. No arquimedes isso pode ser feito de várias formas: - Colocando o número do documento ou do auto ou NPU na tela principal e clicando em Pesquisar ;

23 23 - Outra possibilidade para localizar os documentos é usar os links de acesso rápido por situação do documento, normalmente os documento que demos carga estão na situação Aututado/Registrado ou Em Secretaria ; - Outra possibilidade para localizar os documentos é utilizar o botão Código de Barras da tela principal para criarmos uma lista de documentos e então fazer o Movimento em bloco. Esta lista pode ser criada com o leitor de códigos de barras, mas pode também criada digitando-se os números de documentos ou NPU e em seguida Enter (no teclado) para ir adicionando documentos à lista, para então fazer o movimento em bloco;

24 24 - Outra possibilidade para localizar os documentos é acessar a Guia de Tramitação através da qual recebemos os documentos e, a partir dela, fazer o movimento (abrindo a lista de documentos da guia no ícone + que aparece no início da linha) esta é a forma mais fácil, pois frequentemente temos a lista exata dos documentos que acabamos de trabalhar, pois correspondem ao recentemente recebido, além de não requerer a digitação de nenhum número; Uma vez que o documento apareceu em uma lista como nos exemplos acima podemos: Clicar nos quadradinhos do final da linha ( Checks ) que marcam os documentos e então clicar no botão Adicionar à guia para fazer uma Tramitação simples, sem gerar nenhum movimento para os documentos, simplesmente criando uma guia de tramitação. Um exemplo em que utilizamos a Tramitação simples é quando o Membro deseja devolver os documentos à secretaria. Clicar no botão Mov que aparace na linha de cada documento, para movimentar somente aquele documento. Marcar os documentos e depois em Movimentar, para movimentar os documentos em bloco. Lembre-se de clicar no sinal de + a esquerda de cada linha e marcar também os documentos vinculados que também precisam tramitar. A exemplo da peça produzida pelo membro (que precisa tramitar separada dos autos, pois ainda não foi juntada). Em seguida informaremos quais os movimentos que desejamos fazer (é possível selecionar mais de um movimento de uma única vez utilizando os Checks que se encontram no lado esquerdo da tela). Essa mesma tela é usada para cadastrar manifestações de promotores ou qualquer outro movimento. No caso em questão faremos uma das quatro operações estudadas ( Baixa da Carga; Encaminhamento ao Membro; Encaminhamento a Órgão Interno; Encaminhamento a Órgão Externo).

25 25 O sistema exibirá uma tela chamada múltiplos movimentos, nela é possível alterar a situação do documento, se desejado.

26 26 Na área de dados gerais, são cadastradas informações comuns a todos os movimentos, como a data e o membro responsável. Em seguida, é possível preencher cada uma das áreas relativas aos movimentos. Verifique que o sistema disponibiliza uma área para cada movimento. Por exemplo, o primeiro que selecionei foi a manifestação. Para ela, posso informar alguma observação, se achar necessário. Posso também enviar o arquivo de parecer ou cota referente à manifestação e posso também incluir ou excluir pessoas interessadas relacionadas a este movimento. Da mesma forma, eu posso ir preenchendo os campos de cada um dos movimentos e no final clicar no botão salvar. O sistema exibirá uma tela de sucesso com os números de auto e documento para cada um dos movimentos. Caso o movimento desejado não apareça na lista, clique em Outras Atuações e selecione o movimento desejado na lista completa de movimentos, na tela seguinte:

27 27 Quando escolhermos a opção Baixa da carga, por exemplo, o Arquimedes pede confirmação e grava o movimento de Baixa da carga para o(s) documento(s) sendo movimentado(s). Em seguida, será oferecida a possibilidade de que os documentos sejam colocados em uma guia de tramitação existente, o sistema exibe a lista de guias na situação criada, podemos adicionar os documentos a uma destas guias, ou podemos ainda adicionar os documentos a uma nova guia de tramitação clicando em Incluir em nova guia. Atenção: Esta tela só é exibida caso existam guias na situação Criada.

28 28 Caso a opção tenha sido de Incluir em nova guia, na tela em que se segue, devemos escolher o destino, normalmente uma vara do judiciário: Ao clicar em Salvar o arquimedes apresenta uma tela de confirmação semelhante a essa: Se houver mais documentos a serem enviados para o mesmo destino, podemos fechar essa janela e adicionar mais documentos à estaguia que foi criada, caso contrário podemos clicar em Encaminhar e seguir com o procedimento de tramitação normalmente. Segundo passo: Encaminhar uma guia de tramitação. Podemos encaminhar uma Guia de tramitação imediatamente após criá-la, no botão Encaminhar da tela de resposta da criação da Guia. Outra possibilidade é acessar a guia pelo menu de acesso rápido localizado do lado esquerdo da tela principal do Arquimedes (clicando em Home ).

29 29

30 30 No final de cada linha, podemos observar três pequenos botões de comando: Detalhar, Encaminhar e Cancelar guia. O próximo passo é exatamente Encaminhar. Ao clicar nessa opção, a tela a seguir será exibida: Nesta tela Informamos o portador e a data em que o portador levou os documentos e em seguida Confirmar. Ao confirmar a guia sairá da lista de Guias criadas e passará a ocupar um lugar na lista de guias Encaminhadas. Na tela de resposta desta operação já podemos imprimir o protocolo, a guia de tramitação.

31 31 A partir desse momento não é mais permitido acrescentar documentos. Devemos apenas Imprimir o protocolo (listagem dos documentos da tramitação) e entregá-lo, junto com os documentos, ao portador. Note que ao clicarmos em Encaminhadas no lado esquerdo da tela. Uma nova lista de guias deve aparecer e os botões de comando são modificados para: Detalhar, Efetivar, Cancelar e Imprimir Protocolo. Terceiro passo: Efetivar ou Receber uma guia de tramitação. Após o retorno do portador com a guia devidamente assinada pelo recebedor, é preciso registrar essa informação no sistema clicando em Efetivar. Ao fazer isso a tela a seguir será apresentada.

32 32 Nessa tela o importante é preencher o campo Quem Recebeu e Assinou e o campo Situação dos documentos. Normalmente nesse ultimo campo colocamos Aguardando decisão Judicial quando enviamos os autos e as peças ao TJ. Feito isso, clicamos em confirmar e os documentos sairão da situação Em secretaria e ficarão em Aguardando decisão judicial de modo a facilitar a localização dos documentos da próxima tramitação. DICA IMPORTANTE: Nestas telas de exibição de guias de tramitação, podemos manipular os documentos presentes nestas guias, por exemplo, registrando os seus movimentos pois o botão + que aparece na linha de cada guia, exibe a lista de documentos daquela guia. Tramitação eletrônica, sem emissão nem arquivamento da guia em papel. Na fase de efetivação, o local de origem confirma no sistema o recebimento dos documentos no destino, mediante assinatura na guia impressa. Quando a tramitação for interna, hipótese dos movimentos Encaminhamento ao Membro e Encaminhamento a Órgão Interno podemos não imprimir a guia de tramitação para formalizar a entrega dos documentos. Neste caso, em vez de fazer a efetivação na ORIGEM, o DESTINO deve receber a guia de tramitação por meio da da lista de guias a receber, exibida na opção Fila de Trabalho do menu de acesso rápido (lado esquerdo da tela principal).

33 33 Tópico Avançado: Como Receber uma Guia do TJ O Arquimedes pode receber automaticamente todos os documentos a partir de uma guia de tramitação do TJ no menu Integração->Guias de tramitação do TJ. Recebendo uma guia de tramitação do TJ, será registrado um movimento de Entrada de Carga para cada documento da guia. A tela a seguir será exibida:

34 34 Devemos clicar em Importar Guia para aparecer a tela abaixo Nessa tela precisamos preencher os campos Nº Guia e Nº Origem que constam na guia do TJ. Em seguida basta clicar em Importar. O Arquimedes deve exibir uma tela semelhante a essa:

35 35 Nesssa tela, precisamos informar apenas a Data de chegada e a designação para a qual devem ir os documentos. Para essa ultima, podemos clicar no botão... em cada linha ou nesse mesmo botão da área Aplicar para todos os documentos. Obs. Não se esqueça de conferir a quantidade de volumes e apensos. Por fim, Podemos clicar em Salvar e todos os documentos serão colocados automaticamente na Situação Distribuído.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual da Distribuição Eletrônica

Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

MANUAL BÁSICO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-PMPA

MANUAL BÁSICO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-PMPA MANUAL BÁSICO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-PMPA Versão atualizada 2.6 Dezembro de 2015 Sumário Seção Página 1 Entrando no SEI-PMPA 2 2 Controle de Processos 3 3 Criar um novo Processo no SEI-PMPA

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Texto: Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração. 1 de 180

Texto: Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração. 1 de 180 Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração 1 de 180 ACESSO..3 INTERFACE ÁREA 1..11 INTERFACE ÁREA 2..35 INTERFACE ÁREA 3..37 INTERFACE ÁREA 4..39 CAIXAS ORGANIZADORAS...49 GRID DE DADOS...101 DETALHAMENTO DO

Leia mais

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DE JUSTIÇA OFICIAL DE JUSTIÇA Sumário 1 Acesso ao Sistema...4 1.1 Configurações do Sistema...5

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line Internet Honda System Guia Operacional do Sistema IHS Assembleia de grupos exclusivos on-line Como acessar o módulo de assembleia no IHS Acesse o site do IHS: https://ihs.honda.com.br Faça o seu login

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Manual do Usuário SISEMAnet Sistema Integrado de Meio Ambiente Módulo 1 Portal Submódulo Portal de Segurança Módulo Externo Versão

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar

-Entre no menu Cadastros / Terceiros/Optantes -Insira os dados do Empregado ou Fornecedor / clique em Gravar Acesso ao Sistema -Dê dois cliques no ícone do programa -Digite o Usuário: -Digite a Senha: -Clique em Acessar 1 o. Passo Cadastrar os Empregados ou Fornecedores PARA O BOLETO NÃO É NECESSÁRIO CADASTRAR

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Treinamento Hospital

Treinamento Hospital Treinamento Hospital O que é o Projeto SGU? É o projeto de implantação do sistema de gestão de planos de saúde - SGU (Sistema de Gestão Unimed) que irá substituir o Top Saúde. O Módulo SGU-Card é um sistema

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO ÍNDICE APRESENTAÇÃO THUNDERBIRD:... 2 ABRIR O THUNDERBIRD... 3 CONHECENDO O THUNDERBIRD... 3 DESCRIÇÃO DETALHADA DE CADA ITEM MAPEADO...

Leia mais

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8 CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Manual do Usuário - Firma Inspetora SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

Tutorial para criação de processo de solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior via SEI

Tutorial para criação de processo de solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior via SEI Tutorial para criação de processo de solicitação de Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior via SEI O Acesso ao SEI pode ser feito pelo Portal UFGNet, seguindo as orientações dadas no item A, ou

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em 04.06.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) Manual Simplificado 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

02.02.2012 PORTAL JUD

02.02.2012 PORTAL JUD 02.02.2012 PORTAL JUD A ferramenta O Portal Jud tem como objetivo propiciar as autoridades o envio de ordens judiciais ou extrajudiciais e consultar às informações cadastrais de clientes de telefonia móvel

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo)

Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo) Manual Cobrança Caixa Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo) Selecionar Cedente Para utilizar o sistema, selecione o Cedente (CADASTROS > SELECIONAR CEDENTE > ACESSAR).

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 SUMÁRIO Manual do SISC... 3 1. Finalidade do SISC... 3 2. Requisitos para utilização do

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria Manual de Utilização SUAP Modulo Protocolo Criado por: Carlos Gomes Em: 13/10/2010 Objetivo: Operação do modulo Protocolo SUAP Pré-requisitos: Possuir acesso ao sistema; Possuir usuário com permissão de

Leia mais

Empregador WEB. Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego

Empregador WEB. Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego Empregador WEB Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego O que é Empregador WEB? É um aplicativo online, acessível a partir do Portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento do Seguro-Desemprego

Leia mais

Solicitação de Cadastramento de Instituição de Pesquisa ou Empresa (a partir da versão

Solicitação de Cadastramento de Instituição de Pesquisa ou Empresa (a partir da versão Manual SAGe v 2.2 Solicitação de Cadastramento de Instituição de Pesquisa ou Empresa (a partir da versão 12.10.04.03) Conteúdo Introdução... 2 Cadastro de Instituições Brasileiras... 2 Solicitando o cadastramento

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018)

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018) MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS DTI Dezembro 207 (Atualizado em Março 208) Sumário Introdução...3. Criar processo eletrônico...4 2. Adicionar documento no processo eletrônico...7 3. Encaminhar o processo

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

Atenção Básica. Manual do Digitador

Atenção Básica. Manual do Digitador Ministério da Saúde Atenção Básica Sistema com Coleta de Dados Simplificada CDS Manual do Digitador (Versão preliminar - em fase de diagramação) Brasília - DF 2013 SUMÁRIO 1. ORIENTAÇÕES GERAIS... 6 2.

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

Manual básico de utilização

Manual básico de utilização Manual básico de utilização Assistente SNGPC www.assistentesngpc.com.br Sumário 1. Acesso ao sistema 1.1. Login no sistema 1.1.1. Cadastro da farmácia/drogaria 1.1.2 Acesso 2. Abertura do inventário inicial

Leia mais

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Com vistas a agilizar os processos de perícia, autorização e realização de procedimentos do Plano Odontocasse,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Departamento de Tecnologia da Informação MANUAL SUAP (MÓDULO ALMOXARIFADO) Manual de utilização do módulo Almoxarifado do Sistema Unificado

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015 sábado, 11 de setembro de 2015 ÍNDICE Desbloquear PopUps SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial anônimos Acesso Restrito Direcionado a Empresas

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO Digitador do Quadro de Estoque Última atualização: 22/02/2010 ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema deve ser feito por meio do endereço de internet: http://estoquedse.edunet.sp.gov.br

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Escalas

Ponto Secullum 4 - Escalas Ponto Secullum 4 - Escalas No Ponto Secullum 4 é possível criar dois tipos de Escalas de Trabalho: Escalas Cíclicas Que é definida antes do funcionário iniciar o ciclo e não se altera no período.quando

Leia mais

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Navegação Guiada. Situação do Aluno 2015

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Navegação Guiada. Situação do Aluno 2015 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Navegação Guiada Situação do Aluno 2015 Brasília Fevereiro 2016 1 SUMÁRIO ACESSO À SITUAÇÃO DO ALUNO 3 AUTENTICAÇÃO 4 AUTENTICAR

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Agosto/2015 Prezados Servidores, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos desta Universidade

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Manual de Digitação de guia online CONSULTA Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação de guia online CONSULTA Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! Sumário 1. Introdução... 3 2. Endereço de acesso... 3 3. Digitação de guia de SADT... 4 a. Guia em Construção... 77 b. Guia Registrada... 8 4. Encaminhar guias para operadora...

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES Essa aplicação possibilita cadastrar e manter os diversos tipos de produções (bibliográfica, técnica, artística, culturais, entre outras) desenvolvidas

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/07/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI

CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1) ACESSE O SISTEMA PELO SITE E UTILIZE O MESMO LOGIN E SENHA DO UFGNET: https://sei.ufg.br/sei/ 2) INICIAR PROCESSO a) Clique em Iniciar Processo;

Leia mais

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br 2015 DMW DESIGN - AGÊNCIA DIGITAL contato@dmwdesign.com.br www.dmwdesign.com.br Login Para efetuar o Login no Painel Administrativo

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service 1 182 1 Elaboração Nome André Alvim Tolentino Nome Eliane Borges Trindade de Lemos Cargo Tecnólogo Rede de Cargo Gerente de Computadores Aprovação Qualidade Data 11/02/17 Data 17/02/17 Assinatura Assinatura

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

Boletim de Administração Pública Municipal

Boletim de Administração Pública Municipal Atualização: Junho 2005 Página: 3 SIAWeb Introdução: O SiaWeb é composto de três módulos Imobiliário, Mobiliário e Água e Esgoto. O uso do sistema pela Internet facilita e agiliza a troca de informações

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

SISTEMA CONTROLE DE PROCESSOS (SCP) UFABC MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA CONTROLE DE PROCESSOS (SCP) UFABC MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA CONTROLE DE PROCESSOS (SCP) UFABC MANUAL DO USUÁRIO Divisão de Arquivo e Protocolo Novembro 2011 1. Introdução: O presente manual tem por objetivo orientar a operação do novo sistema Controle de

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em 06.06.18 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A.

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A. Manual de uso Terminal e Agências marítimas PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A. 2ª. EDIÇÃO Versão 1.0 Setembro, 2017 Histórico de Revisões Edição Data Resp. Revisão 1 JUN LCC Versão inicial. 2017 2 SET 2017 LCC

Leia mais

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Versão do produto: 1.0 Edição do documento: 1.0 Abril de 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Para acessar o sistema SIGAA aconselhamos utilizar o navegador Mozilla Firefox. 2. Passo a passo para acesso ao sistema SIGAA: 1. Abra o navegador

Leia mais

Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas

Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas 1 Módulo Protocolo Este módulo foi idealizado para atender à rotina dinâmica de tramitações

Leia mais

Tutorial do usuário Alunos Concluintes e Inativos

Tutorial do usuário Alunos Concluintes e Inativos Tutorial do usuário Alunos Concluintes e Inativos Centro Paula Souza outubro/2016 Sumário Sumário... 1 Tabela de figuras... 2 Introdução... 3 Informações importantes.... 3 Conceitos... 4 Autenticando no

Leia mais

Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN)

Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN) Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN) 1 Acessar o Sistema E-jud... 03 2 Informar à SEFAZ-ES, Pendência de Guia Vinculada a Processo Judicial... 05 3 Informar à SEFAZ-ES, Pendência

Leia mais

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE PROJETO HAE - WEB www.cpscetec.com.br/hae *NÃO DEVERÃO ser lançados os projetos de Coordenação de Curso, Responsável por Laboratório, Coordenação de Projetos Responsável

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA Capacitação Plataforma Solar Sistema de Processos Administrativos SPA Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv

Portal dos Convênios - Siconv MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Análise, Aprovação de Proposta/Plano

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais