Fim da Sensibilidade na Glande

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fim da Sensibilidade na Glande"

Transcrição

1 Autor: Davi Ribeiro Fim da Sensibilidade na Glande Muitos homens alegam sofrer com a forte sensibilidade na glande. E isso, de certa forma, atrapalha muito na hora do sexo, principalmente na hora de ter um maior controle da ejaculação. Mas antes de entrar em detalhes sobre as técnicas para combater esse excesso de sensibilidade e ensinar o que você pode fazer, eu vou explicar sobre a fisiologia da inervação do pênis. Preste bastante a atenção, pois é importante entender isso. Bem, a glande é inervada principalmente pelos nervos dorsais do pênis, que são ramos do nervo pudendo e que também inervam a pele do pênis. Figura 1 Inervação do pênis através do nervo dorsal, uma ramificação do nervo pudendo. A nossa coluna vertebral é dividida em segmentos, sendo as vértebras cervicais a parte mais superior, enquanto o Cóccix é a parte mais inferior. O nervo pudendo é formado pela região do Sacro da nossa coluna vertebral, mais especificadamente pelo Sacro 2, 3 e 4, também conhecido como S2, S3 e S4.

2 Entenda melhor essa divisão através da Figura 2. Figura 2 - Regiões da coluna vertebral. A glande é simplesmente uma das áreas mais sensíveis do nosso corpo e ela é fundamental para conseguirmos ter uma ereção e também para mantê-la. A ereção pode acontecer pelos estímulos psicogênico ou reflexogênico. O estímulo psicogênico é gerado pelo sistema nervoso central e acontece através de pensamentos eróticos, estimulados quando você assiste a filmes com cenas de sexo, vê uma mulher sexy ou tem sonhos picantes. Logo, tudo isso pode ocasionar uma ereção. Esse tipo de estímulo ocorre justamente por conta de fatores psicogênicos e o estímulo nervoso é comandado pelas vertebras torácicas e lombares, dos níveis T11 à L2. A ereção psicogênica é mais comum em jovens e adultos. Mas à medida que envelhecemos, é natural que esse tipo de ereção torne-se cada vez mais raro. Mas não se preocupe, pois ainda temos outro tipo estímulo que funciona muito bem em qualquer idade! Se você tem essa dificuldade de ereção, não pode deixar de ler o que tenho para te contar agora: O outro tipo de ereção surge com o estímulo reflexológico, ou seja, com a manipulação do seu pênis. Esse estímulo causa uma reação no seu sistema nervoso autônomo, que irá ajudá-lo a ter uma ereção. O sistema nervoso autônomo tem duas divisões: o simpático e o parassimpático. Se você estiver calmo e tranquilo, as chances de ter uma ereção são maiores através do estímulo físico, atuando assim o sistema parassimpático. Caso contrário, você terá sérios problemas para conseguir uma ereção.

3 Aliás, voltando um pouco na questão da ejaculação, a ansiedade é uma das grandes causas da ejaculação precoce pelo fato de que quando você está nervoso ou ansioso, você estimula o seu sistema nervoso autônomo simpático (SNAS) e esse sistema induz comportamentos como estimular a musculatura lisa do seu sistema ejaculatório a ter movimentos para induzir a ejaculação. Ou seja, se você está tranquilo e relaxado, você está induzindo a ação do sistema nervoso autônomo parassimpático (SNAP), que induz ou mantém sua ereção. Caso contrário, você estará induzindo a resposta do SNAS, que terá uma resposta de ejaculação em seu sistema sexual. Figura 3 Sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático. A sensibilidade na glande é importantíssima Vejo muitos homens querendo simplesmente reduzir drasticamente a sensibilidade, falando que essa é a grande causa da ejaculação precoce. Mas a grande verdade é que, sem a sua sensibilidade, você não sentiria prazer algum e o sexo, a penetração em si não teria graça alguma. Sem sensibilidade, mesmo que você conseguisse manter e/ou ter uma ereção, a transa seria completamente sem graça e o seu prazer no ato sexual reduziria drasticamente. Então esse é o primeiro ponto que eu gostaria de deixar claro: fique feliz, muito feliz por ter esse prazer, essa inervação eficiente em seu pênis, em sua glande.

4 Em um passado recente existia um procedimento médico no qual os médicos cauterizavam as inervações da glande para diminuir, assim, sua sensibilidade. No entanto, esse procedimento é muito invasivo e não é mais praticado, uma vez que muitos pacientes, em vez de terem uma vida sexual sob controle, passaram a ter problemas para conseguir ereções e/ou mantê-las durante o sexo. Afinal de contas, não ter sensibilidade é a mesma coisa que não ter sensação alguma em seu pênis, o que tira todo o seu prazer na região também, certo? A circuncisão diminui a sensibilidade? Primeiro, gostaria de falar um pouco sobre o processo da circuncisão. Cerca de 30% dos homens de todo o mundo realiza a circuncisão, um procedimento médico que consiste na retirada da pele envolta da glande do pênis. Essa pele também é chamada de prepúcio. Esse procedimento é motivado por questões de ordem religiosa e cultural, sendo também realizado nos casos de Fimose 1, para melhorar a higiene do órgão sexual masculino, entre outras situações. Vale ressaltar que, por meio de estudos e observações do comportamento de uma amostra de 1369 homens, desses 1059 pessoas não circuncidadas e 310 circuncidadas, foi observado que homens circuncidados têm uma sensibilidade menor na glande do que homens que não realizaram esse procedimento. No entanto, também é comprovado que o nível de intensidade dos orgasmos do homem não circuncidado é maior e ele sente mais prazer do que o indivíduo que não possui mais o prepúcio. Um dos grandes motivos é que o prepúcio é muito sensível e sua retirada diminui consideravelmente a sensação sensorial dessa região. A glande também fica menos sensível e, apesar de ser mais difícil de encontrar uma explicação exata, acredita-se que é pelo fato de deixá-la em constante fricção com as roupas íntimas. De certa forma, essa fricção constante faz com que haja uma queratinização na glande, deixando-a mais grossa e seca. Como a glande engrossa, os nervos que antes ficavam mais expostos passam a ter uma camada maior de distância entre a superfície da glande e as terminações nervosas, o que diminui a sensibilidade do órgão. Essa explicação sobre a diminuição da sensibilidade na glande é plausível, embora alguns grupos de especialistas apresentem outras versões sobre o assunto. Mas o fato é que é visível que quem não tem o prepúcio reduz sim sua sensibilidade no pênis e na glande. Além do prepúcio e da glande, que são muito sensíveis, existe também o freio do pênis, que é tão sensível ou mais do que os outros dois.

5 Figura 4 Como é realizado o procedimento médico da retirada do prepúcio. Foi realizado um estudo comparando a sensibilidade de um pênis não circuncidado com um circuncidado. Esse teste foi feito através de um exame chamado monofilamento Semmes-Weinstein, o qual consiste em aplicar pressões em diferentes partes do pênis e observar quais as partes mais sensíveis e, ainda, comparar em homens com prepúcio e sem o prepúcio, como você pode ver nas imagens a seguir. Figura 5 Regiões do pênis que foram realizados o teste monofilamento Semmes- Weinstein.

6 No gráfico da Figura 6, as barras em branco são do pênis não circuncidado e as barras em preto são referentes ao pênis circuncidado. Esse gráfico deve ser interpretado da seguinte maneira: quanto maior a pressão aplicada, ou seja, quanto maior a barra, menor a sensibilidade do pênis nessa região. Esse gráfico mostra claramente que o pênis circuncidado é, praticamente em todas as regiões em que foi realizado o teste de monofilamento Semmes- Weinstein, menos sensível do que o órgão não circuncidado. Figura 6 Teste de monofilamento Semmes-Weinstein em diversas posições do pênis, como descrito na Figura 5. Então, vale à pena realizar esse tipo de procedimento? É realmente uma questão a se avaliar com um médico urologista, para ver a real necessidade disso. Mas em situações normais eu diria que não vale à pena. Sem entrar no mérito de questões culturais e religiosas, eu, particularmente, não troco minha sensibilidade, minha possibilidade de sentir mais prazer pela circuncisão sem avaliar sua real necessidade. Mas também vale lembrar que esse procedimento, apesar de reduzir um pouco o prazer, de maneira alguma deixa esse homem com dificuldades de ereção ou de ter relações sexuais. Realmente, é algo que tem que ser visto com um urologista de confiança. Por fim, é fato: circuncidar reduz a sensibilidade do seu pênis. Uma técnica fácil, eficiente e natural para reduzir a sensibilidade na glande Como vimos anteriormente, levando em conta que, quando a glande do pênis está exposta, essa parte fica mais grossa e resistente devido à fricção que ela sofre e, por consequência, reduz a sua sensibilidade; essa técnica é bem simples, mas funciona muito bem.

7 Em vez de circuncidar seu órgão, você pode utilizar uma cueca um pouco mais justa, puxar o prepúcio do seu pênis de tal modo que a sua glande fique exposta e, em seguida, posicionar o pênis de tal maneira que a cueca deixe a glande em fricção direta com o tecido, sem a proteção do prepúcio. Inicialmente, isso pode ser bem desconfortável, uma vez que você não está habituado com esse tipo de contato. Mas com o passar dos dias, a sensibilidade irá diminuir consideravelmente. Na recomendação de uma cueca mais justa, cuidado para não ficar desconfortável, mas é importante não ficar muito folgada, caso contrário dificilmente você conseguirá mantê-la em contato direto com sua glande, uma vez que a pele voltará ao seu lugar original. Essa técnica, apesar de simples, é bem eficiente e funciona muito bem. Algumas outras práticas que podem ajudar a reduzir a sensibilidade O uso da camisinha diminui o contato direto com o órgão sexual feminino, o que reduz drasticamente a sensibilidade. Existem também algumas camisinhas com efeito retardante. Na realidade, elas têm uma fórmula com um composto que costuma ser à base de lidocaína ou xilocaína, que são anestésicos locais e que reduzem ainda mais a sensibilidade em seu pênis. Para muitos homens, essa solução de utilizar cremes ou pomadas com efeitos retardantes, ou ainda, usar camisinhas com essa substância funciona de certa forma, mas temos alguns problemas nessas soluções. No caso das camisinhas, por exemplo, alguns homens acabam perdendo a ereção por reduzirem muito a sensibilidade, o que diminui o prazer. Consequentemente, você não consegue manter a rigidez do seu pênis. No caso de aplicar cremes e pomadas diretamente na glande, você pode experimentar também a perda da ereção. Mas o que também pode ocorrer é que o produto afete a sensibilidade também da sua parceira, uma vez que você estará em contato direto com o órgão sexual dela. Ao utilizar produtos como esses, tome cuidado com a concentração desses anestésicos. Tente utilizar o produto com a menor concentração possível e faça um teste. Outra grande desvantagem desse método é a dependência de um produto, ou uma substância, o que particularmente não me agrada. O cérebro provavelmente é o grande responsável pela sensação incômoda que você sente

8 Tanto em nossa vida sexual como em todas as outras áreas, o que controla todas as sensações, no final das contas, é o nosso cérebro. Uma pergunta que deve ser feita é justamente esta: como você sabe que a sensibilidade do seu pênis é excessiva? Você já foi a um urologista e fez um teste de pressão na glande para saber qual o nível de sensibilidade que você tem e se esse nível está diferente do normal? Isso eu falo por experiência própria. As chances de que a sua sensibilidade esteja dentro do padrão e de que o grande problema seja você achar que é justamente isso que está fazendo-o ejacular precocemente ou qualquer que seja o problema pelo qual você está passando são enormes. Então, o grande problema é você pré-julgar a causa dessa possível disfunção. E sabemos que quando você já vai com algo pré-determinado, as chances de isso se tornar realidade são altíssimas. Se você pensa, ah já sei, o meu problema de ejaculação precoce é culpa da alta sensibilidade na glande, quando começar a sua relação sexual, realmente você vai achar que sua sensibilidade é muito maior do que deveria ser. Mas a grande verdade é que você está focando muito nessa região, e isso acaba realçando essa sensibilidade. Não é que ela seja maior, a questão é que você presta mais atenção nesses detalhes tanto que, para você, isso realmente acaba se tornando maior. Como eu disse, ainda bem que nós temos uma grande sensibilidade na glande, no pênis como um todo. Imagine se não tivéssemos! O sexo seria muito sem graça e, para os homens que só pensam em sexo como penetração, este seria simplesmente inexistente. Então tenha em mente que sua sensibilidade é normal e benéfica para o seu prazer, e não o contrário. Um exemplo interessante que é bem similar é o caso de pessoas que têm deficiência visual e são vulgarmente chamadas de cegas. Então, eu te pergunto: essas pessoas escutam mais? Elas têm maior capacidade auditiva do que as pessoas que enxergam normalmente? A resposta é NÃO. As terminações nervosas e os órgãos são todos iguais, mas as pessoas com deficiência visual colocam um foco muito maior na audição e no tato do que uma pessoa que enxerga normalmente. Logo, volto a repetir, as chances de você estar focando exageradamente em sua sensibilidade são grandes. Por isso, tente relaxar na hora do sexo, foque no que realmente interessa, que é dar prazer à sua parceira, dar orgasmos à sua mulher. Beije o corpo dela, disperse a sua energia sexual por toda a extensão de seu corpo. Esqueça que você tem alta sensibilidade na glande, vá como se nada disso existisse e faça acontecer!

9 Só depende de você Já expliquei a você como funciona a rede neural em nosso órgão sexual, uma técnica natural muito eficiente para reduzir, e muito, a sensibilidade em sua glande. Também falei sobre o uso de camisinhas, camisinhas retardantes, cremes, pomadas e sobre o poder do seu cérebro nessa provável impressão de que sua sensibilidade é maior do que o padrão. Então eu começaria pela mudança de mentalidade. Pense diferente e as chances de você descobrir que era tudo uma impressão errada sobre seu próprio corpo serão muito grandes. Caso não dê certo, tente a técnica natural. Tenho certeza de que vai ajudar muito a reduzir a sensibilidade a um nível que seja interessante para a sua relação sexual. Vai dar prazer, mas reduzirá aquela gastura inicial que você sente. E em última hipótese tente os cremes, pomadas, camisinhas retardantes, ou até mesmo a camisinha normal, pois ela já irá reduzir bastante a sua sensibilidade. Vale sempre lembrar de que a camisinha, além de reduzir a sensibilidade em seu pênis, também previne doenças sexualmente transmissíveis. Enfim, sobre essa última parte eu tenho certeza de que você já tem consciência, mas nunca custa lembrar. Caso nada disso resolva, procure um médico urologista de confiança; provavelmente você terá que realizar um exame para verificar se você realmente tem um excesso de sensibilidade. Não tem muito para onde fugir, pois o médico deverá indicar um creme ou pomada para reduzir ou, até mesmo, orientá-lo a retirar o prepúcio como uma alternativa viável. Espero que essas informações tenham sido úteis para você que quer ter uma vida sexual plena e feliz. Glossário: Fimose 1 : é uma condição em que o prepúcio não consegue ser completamente retraído para a glande ficar exposta. Referências bibliográficas: [1] -

10 [2] - [3] - [4] - [5] - [6] -

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

Tamanho do pênis mitos e verdades Ter, 28 de Fevereiro de 2012 02:32

Tamanho do pênis mitos e verdades Ter, 28 de Fevereiro de 2012 02:32 O tamanho do pênis é alvo de grande interesse para muitas pessoas. Alguns consideram um pênis grande ser um sinal de masculinidade. Esse tipo, que se tornou com o passar dos tempos uma forma de insegurança

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Dr. JOSÉ BENTO Médico ginecologista e obstetra A MELHOR IDADE DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Sumário Apresentação... 7 Introdução... 11 Capítulo 1 Um corpo de mudanças...

Leia mais

PROF. JÚLIO CÉSAR. "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão

PROF. JÚLIO CÉSAR. A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. Platão PROF. JÚLIO CÉSAR "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão Lembre-se que o candidato deve estar em frente ao local designado para a prova pelo menos meia hora antes do início

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online Você já percebeu como há diversas pessoas que estão obtendo sucesso nas suas áreas de atuações quando se trata de vendas

Leia mais

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67.

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67. SOBRE A AUTORA Leticia Pietras tem 17 anos, é Empreendedora digital, fundadora do blog www.empreendedora-digital.com. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental?

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química Pós-Graduação Pós-Graduação

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

PROGRAMA PÉROLAS 2016. Aberta a todas as Consultoras que se inscreverem no Escitório Virtual no 1º. Ciclo (jan/2016) e cumprirem as regras abaixo.

PROGRAMA PÉROLAS 2016. Aberta a todas as Consultoras que se inscreverem no Escitório Virtual no 1º. Ciclo (jan/2016) e cumprirem as regras abaixo. PROGRAMA PÉROLAS 2016 QUEM PARTICIPA? Aberta a todas as Consultoras que se inscreverem no Escitório Virtual no 1º. Ciclo (jan/2016) e cumprirem as regras abaixo. Após essa data, a Seção Inscrever vai desaparecer

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança

Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança Inteligência emocional ajuda a conquistar vagas de liderança Tempo de Mulher Arieta Arruda 14 horas atrás Houve um tempo em que as pessoas queriam mostrar sua face mais racional no mercado de trabalho,

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br OS PRIMEIROS PASSOS OS PRIMEIROS PASSOS Para se tornar um FRANQUEADO www.helpdigitalti.com.br PROCURO UMA FRANQUIA MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR Para se tornar um franqueado é necessário avaliar se OS SEUS

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Como Funciona e o Que Você Precisa Saber Para Entender o Fator da Perda de Peso? Capítulo 9: Mantendo Um Corpo Livre De Celulite Para o Resto Da Vida

Como Funciona e o Que Você Precisa Saber Para Entender o Fator da Perda de Peso? Capítulo 9: Mantendo Um Corpo Livre De Celulite Para o Resto Da Vida Aviso Legal Qualquer aplicação das recomendações apresentadas neste livro está a critério e único risco (do leitor). Qualquer pessoa com problemas médicos de qualquer natureza deve buscar e consultar um

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Dicas para Liderar com alta performance

Dicas para Liderar com alta performance Walbron Siqueira 5 Dicas para Liderar com alta performance Faça da melhoria contínua um hábito e seja o protagonista de sua carreira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática Módulo 3 Unidade 10 Sistemas Lineares Para início de conversa... Diversos problemas interessantes em matemática são resolvidos utilizando sistemas lineares. A seguir, encontraremos exemplos de alguns desses

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO! A FÓRMULA DEFINITIVA DE FIDELIZAÇÃO Parabéns pela opção que você fez de ler este livro digital. Tenha certeza

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

Meditações para os 30 dias de Elul

Meditações para os 30 dias de Elul 1 Meditações para os 30 dias de Elul O Zohar explica que quanto mais preparamos a alma durante o mês que precede Rosh Hashaná, melhor será o nosso ano. De acordo com a Kabbalah, o Recipiente para receber

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 7 As bases de como ganhar massa muscular + Vídeo by rpolesso - segunda-feira, julho 30, 2012 http://emagrecerdevez.com/as-bases-de-como-ganhar-massa-muscular YouTube Video

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL AUTO DE NATAL OUTRO NATAL Escrito em conjunto com Cristina Papa para montagem pelo curso Técnico Ator 2007/2008 do SENAC Araraquara-SP, sob supervisão do professor Carlos Fonseca. PERSONAGENS: CORO / NARRADORES

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita.

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita. serenamente A fim de obter o máximo de benefícios a partir da prática da meditação, precisamos entender um pouco sobre postura e técnicas de respiração corretas. Se você não está respirando direito e sua

Leia mais

Sua Tríplice de um Curso de Sucesso

Sua Tríplice de um Curso de Sucesso Sua Tríplice de um Curso de Sucesso Um guia para identificar a sua grande idéia para um curso on-line Todo curso on-line de sucesso começa como uma idéia... Existem muitas formas de se identificar idéias

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI

CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI RESUMO Consumo é o ato de a sociedade adquirir algo para atender as suas necessidades e seus desejos. Quando a pessoa compra de uma forma para

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

Vou encomendar uma haste de madeira para pendurar uma cortina. O que preciso fazer para comprar a haste do tamanho certo?

Vou encomendar uma haste de madeira para pendurar uma cortina. O que preciso fazer para comprar a haste do tamanho certo? Todos os dias medimos coisas, nas mais variadas ocupações e atividades. Afinal, o que é medir? Aqui está uma lista de casos para que você e seu grupo analisem e indiquem o que medimos em cada situação:

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Todos os dias Leitura: atividades

Todos os dias Leitura: atividades Todos os dias Leitura: atividades 1. Escreva Certo (C) ou Errado (E) para as afirmações a seguir. A) O marido acorda a esposa todos os dias de manhã. ( ) B) Às seis da tarde ele volta para casa depois

Leia mais

Potência, uma coisa mais que complicada Parte V

Potência, uma coisa mais que complicada Parte V Potência, uma coisa mais que complicada Parte V Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Cálculo de potência necessária em um ambiente fechado No artigo anterior, disponível em http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180,

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

Elaboração e aplicação de questionários

Elaboração e aplicação de questionários Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística Elaboração e aplicação de questionários Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística

Leia mais

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Sou Cristiane Guerra, atuo como facilitadora para mulheres em seu processo

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Coaching Saúde Radiante. Orientação Alimentar Fortalecimento Emocional Energia Espetacular

Coaching Saúde Radiante. Orientação Alimentar Fortalecimento Emocional Energia Espetacular Orientação Alimentar Fortalecimento Emocional Energia Espetacular Orientação Alimentar, Fortalecimento Emocional e Energia Espetacular Bem vindo! Esse é o conteúdo do primeiro vídeo. Vamos falar sobre

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73%

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% das Empresas Fracassam na Internet... 6... 6 Técnica

Leia mais

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 1 mg em embalagem com 30 ou 60 comprimidos. USO ORAL

Leia mais