Elaboração e aplicação de questionários

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaboração e aplicação de questionários"

Transcrição

1 Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística Elaboração e aplicação de questionários Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba

2 Sobre questionários... São denidos sobre os mais variados critérios; São distribuídos entre os mais variados tipos; São aplicados das mais diversas formas. Porém... Nenhum destes questionários será ideal para coletar todos os tipos de informações. Dado este cenário, o que se busca sempre em uma pesquisa feita a partir da elaboração de um questionário de perguntas geralmente é algo que possui um nível de complexidade desejável aliado a um período de tempo reduzido para execução da atividade de interesse. Ou seja, o objetivo maior de construção de um questionário para coleta de dados é ter informações que podem ser comparadas de forma consistente ao nal da pesquisa.

3 continuação Como elaborar questionários de uma forma adequada? Antes de se pensar na forma do questionário, é importantíssimo pensar na pergunta: Qual é o objetivo da pesquisa? Este tipo de pergunta determinará o roteiro para se ter noção sobre os tipos de perguntas mais adequadas para cada tipo de questionário elaborado para determinada situação. Exemplo: Se tenho interesse em fazer uma pesquisa de opinião sobre renda familiar, é correto pensar em perguntas que envolvam número de lhos, formação, Informações sobre chefe familiar, Emprego, Idade, Sexo, etc. Neste tipo de exemplo NÃO é correto pensar em informações como Altura, Peso, IMC, etc. Estas perguntas podem fazer parte de um outro questionário com base em outro objetivo. Temos que dar sentido à pesquisa realizada.

4 continuação Sempre é importante lembrar que as perguntas do questionário devem fornecer individualmente informações úteis para responder os objetivos da pesquisa. Ou seja, análise e denição detalhada dos objetivos do que é realmente desejado no objetivo geral. Isto possibilitará o fornecimento de fatores favoráveis para se trabalhar, e nalmente podemos corretamente pensar na elaboração do questionário propriamente dita. Temos que agregar também na análise o pensamento estatístico para tentarmos explicar um fenômeno de interesse com base nos dados que serão coletados a partir do questionário.

5 Polêmicas sobre uso inadequado de questionários Pesquisas de Opinião frequentemente geram grandes controvérsias. Vejamos um exemplo. Shere Hite, em seu livro intitulado Mulheres e amor: Uma revolução cultural em progresso (1987), apresentou os seguintes resultados de uma pesquisa realizada: 84% das mulheres não são satisfeitas com seus relacionamentos; 70% das mulheres com 5 ou mais anos de casamento tiveram relações sexuais fora do casamento; 95% das mulheres relataram formas de assédio emocional e psicológico por parte dos homens com quem têm relacionamento amoroso.

6 continuação O livro foi severamente criticado à época. Por qual motivo? Algumas informações sobre a pesquisa que gerou os dados: A amostra foi auto-selecionada, uma vez que foi composta por 4,5% de mulheres que responderam aos questionários enviados pela autora; Os questionários foram enviados para organizações como grupo de mulheres prossionais, clínicas de atendimento psicológico especializada em mulheres, grupos femininos de igreja e clubes femininos da terceira idade ; O questionário tinha cerca de 127 questões, muitas delas com diversas partes;.

7 continuação Muitas das questões eram vagas, empregando termos imprecisos como paixão; Muitas questões eram tendeciosas, como por exemplo: O seu marido/amante vê você de igual para igual?; ou ainda - Em algum momento ele lhe trata como alguém inferior? Deixa você fora de decisões? Age como se fosse superior?. O grande problema com o estudo é que a autora acreditou que aquilo que ela observou em sua amostra era exatamente o que se passava com a população. Ou seja, ela generalizou todos os resultados da pesquisa para todas as mulheres.

8 continuação Você como estatístico terá uma tarefa importantíssima ao fazer uma pesquisa: Tentar explicar o que ocorre com uma população de interesse a partir de dados de uma amostra (coletados a partir da elaboração de um ou mais questionários).

9 Processo de construção do questionário e desenvolvimento da pesquisa 1. É importante sempre fazer uma revisão de literatura sobre o tema em questão, ou seja, verique se já houve alguma pesquisa feita sobre o mesmo tema e tome como base o questionário utilizado nesta pesquisa de modo a tornar sua pesquisa mais consistente 2. É importantíssimo lembrar que o questionário já feito e utilizado em pesquisa anterior NEM SEMPRE será o seu questionário. A existência de perguntas que não são de sua necessidade podem existir neste questionário já criado 3. Lembre sempre: Um questionário já feito sobre o mesmo tema que você está pesquisando servirá como base para uma nova pesquisa. Cada questionário possuirá um aspecto diferenciado.

10 continuação 4. O processo de construção do questionário consiste no pensamento de três itens importantes: (a) Perguntas já feitas e que continuarão sendo do seu interesse; (b) Originalidade na construção de novas perguntas sempre pensando em extrair a informação de interesse da melhor forma possível; (c) Denição de critérios para formulação das perguntas. Nem sempre o indivíduo a ser pesquisado fornecerá a resposta desejável se o questionário for constituído de perguntas bem diretas ao assunto. COMO ASSIM?????

11 continuação 4. A diculdade da obtenção das informações não está apenas voltada para a falta de perguntas. Podem existir todas as perguntas de seu interesse, mas, dependendo do objetivo da pesquisa, estas podem ser caracterizadas como algo sigiloso para quem vai ser pesquisado, e que muito provavelmente vão causar constrangimento para quem será pesquisado. 5. De forma a solucionar este problema, sempre é preciso ser criativo e desenvolver perguntas indiretas ou um método de coleta diferenciado. Ou seja, devem ser feitas perguntas que para o entrevistado serão simples, mas que para você serão o direcionamento para chegar na resposta que se deseja obter. 6. Sempre é importante nestas situações recorrer à rigorosa busca na literatura sobre pesquisas já desenvolvidos sobre o assunto e sobre questionários equivalentes, de modo a facilitar a construção das perguntas.

12 continuação 7. Se novas questões são criadas por você, tenha atenção e cuidado nos seguintes itens: I. Clareza da pergunta A pergunta deve conter o mínimo de informações possíveis de modo a se tornar compreensível e que não deixe margem para dúvidas. II. Adequação da linguagem utilizada na pergunta Esqueça gírias e expressões difíceis, ou seja, busque sempre o entendimento da pergunta por quem está sendo entrevistado, independentemente de seu grau de instrução.

13 continuação III. Objetividade e nalidade da pergunta De modo a não causar cansaço no pesquisador e no entrevistado, perguntas curtas são sempre recomendadas. Lembre dos itens (I) e (II) sempre, pois perguntas confusas podem causar o que chamamos em Estatística de não-resposta. Lembre sempre do porquê da pergunta de interesse. Ou seja, lembre sempre do objetivo principal na construção da pergunta.

14 continuação 8. Colete as informações da forma mais fácil possível. Lembre também da parte de tabulação dos dados, que é uma tarefa bastante árdua após o nal da pesquisa. Exemplos: Informação de Idade = Anos completos ou Data de Nascimento Grau de Instrução = Anos de estudo completos ou correta especicação dos níveis (ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação, etc.) Tempo de estudo = Horas ou Minutos Opinião sobre qualidade de atendimento = Nota ou Classicação por nível (Péssimo, Ruim, Bom, Ótimo, etc.)

15 continuação 9. A codicação das informações anteriores no processo de tabulação é importantíssima. Suponha que exista um questionário com a seguinte pergunta: Sobre a qualidade do atendimento de empresas no terminal rodoviário de João Pessoa, você está: ( ) Muito Insatisfeito ( ) Insatisfeito ( ) Satisfeito ( ) Muito Satisfeito

16 continuação Ao passar estas informações para um planilha de dados, é muito mais fácil criar uma estrutura de códigos, por exemplo: 1. Muito Insatisfeito 2. Insatisfeito 3. Satisfeito 4. Muito Satisfeito

17 Sobre as variáveis a serem escolhidas Passando a primeira parte relacionada aos objetivos da pesquisa, a escolha das variáveis que serão utilizadas nas perguntas é a segunda parte de uma pesquisa e é de crucial importância, como vimos nas formas de construção das perguntas apresentadas anteriores. Cada pergunta de modo geral representará uma variável a ser coletada na pesquisa. Comecemos com um exemplo de pesquisa: Participação em eleições da população de João Pessoa. Em uma pesquisa desse tipo, queremos estudar qual é o efeito conjunto de diferentes variáveis na participação em eleições da população, o que não é uma tarefa fácil. Neste tipo de pesquisa é preferível buscar ou desenvolver um inventário de possíveis causas que indiquem relações entre as variáveis escolhidas na pesquisa. Um exemplo é dado pela gura a seguir. Vamos supor que duas variáveis possuem ação direta no nível de preferência eleitoral da população: interesse por política (CSP) e adesão às normas de votação.

18 Sobre as variáveis a serem escolhidas Geralmente podemos supor que as variáveis idade e escolaridade possuem uma inuência nestas duas variáveis informadas anteriormente, porém exercem um efeito indireto na participação em eleição da população. Podemos pensar da seguinte forma: Idade pode estar associada ao interesse por política e por educação; Idade pode estar associada à adesão às normas de votação; Escolaridade pode estar associada à conhecimento e interesse sobre política. A gura a seguir representa as relações que podem ocorrer entre as variáveis do estudo.

19

20

21 Sobre o método de coleta dos dados Etapa que requer bastante cuidado do pesquisador. É uma etapa importante porque nela é que estão concentrados todos os custos envolvidos e necessários para a coleta dos dados, ou seja para se atingir indivíduo a ser pesquisado. Esta etapa é importante porque está direcionada também à formulação das questões e à qualidade dos dados.

22 Sobre a operacionalização A operacionalização é concentrada na correta explicação (ou tradução) das perguntas para as pessoas que não são familiarizadas com entrevistas. Este é um comum, porém seríssimo erro numa pesquisa. Para demonstrar isso de uma forma simples, consideremos alguns exemplos de questões.

23 Pergunta 01 Você gosta de futebol? Mulheres responderiam a questão entendendo como: Você gosta de assistir futebol na TV? Homens jovens responderiam a questão entendendo como: Você gosta de jogar futebol? Homens mais velhos responderiam a questão em uma das formas anteriores, a depender se ainda jogam, jogaram ou assistem futebol. Isto mostra que a interpretação das questões pode simplesmente ser alterada apenas por conta da idade ou do sexo de quem está respondendo.

24 Pergunta 01 Você gosta de futebol? Mulheres responderiam a questão entendendo como: Você gosta de assistir futebol na TV? Homens jovens responderiam a questão entendendo como: Você gosta de jogar futebol? Homens mais velhos responderiam a questão em uma das formas anteriores, a depender se ainda jogam, jogaram ou assistem futebol. Isto mostra que a interpretação das questões pode simplesmente ser alterada apenas por conta da idade ou do sexo de quem está respondendo.

25 Pergunta 01 Você gosta de futebol? Mulheres responderiam a questão entendendo como: Você gosta de assistir futebol na TV? Homens jovens responderiam a questão entendendo como: Você gosta de jogar futebol? Homens mais velhos responderiam a questão em uma das formas anteriores, a depender se ainda jogam, jogaram ou assistem futebol. Isto mostra que a interpretação das questões pode simplesmente ser alterada apenas por conta da idade ou do sexo de quem está respondendo.

26 Pergunta 01 Você gosta de futebol? Mulheres responderiam a questão entendendo como: Você gosta de assistir futebol na TV? Homens jovens responderiam a questão entendendo como: Você gosta de jogar futebol? Homens mais velhos responderiam a questão em uma das formas anteriores, a depender se ainda jogam, jogaram ou assistem futebol. Isto mostra que a interpretação das questões pode simplesmente ser alterada apenas por conta da idade ou do sexo de quem está respondendo.

27 Pergunta 01 Você gosta de futebol? Mulheres responderiam a questão entendendo como: Você gosta de assistir futebol na TV? Homens jovens responderiam a questão entendendo como: Você gosta de jogar futebol? Homens mais velhos responderiam a questão em uma das formas anteriores, a depender se ainda jogam, jogaram ou assistem futebol. Isto mostra que a interpretação das questões pode simplesmente ser alterada apenas por conta da idade ou do sexo de quem está respondendo.

28 Pergunta 02 Uma pergunta bastante realizada em 2003 nos EUA foi: A invasão do Iraque em 2003 foi um sucesso? Geralmente a resposta a esta questão foi: Sim. Historicamente, o presidente Bush declarou guerra ao Iraque em pouco tempo alegando várias ameaças iminentes naquela época. A reação a essa mesma pergunta foi diferente no ano de A resposta passou a ser: Não. Historicamente, tudo que se alegava em 2003 não foi provado, ou até mesmo não existia. Então, o tempo passou a dar dois sentidos diferentes à interpretação das perguntas. Observamos ainda que a pergunta em 2003 foi respondida apenas levando em conta a invasão. Em 2004 a pergunta já foi respondida com base no pensamento sobre as consequências dessa invasão. Formas de formular melhor este tipo de pergunta poderiam ser as seguintes: A invasão foi um sucesso? A invasão foi justicada? A invasão foi importante?

29 Pergunta 02 Uma pergunta bastante realizada em 2003 nos EUA foi: A invasão do Iraque em 2003 foi um sucesso? Geralmente a resposta a esta questão foi: Sim. Historicamente, o presidente Bush declarou guerra ao Iraque em pouco tempo alegando várias ameaças iminentes naquela época. A reação a essa mesma pergunta foi diferente no ano de A resposta passou a ser: Não. Historicamente, tudo que se alegava em 2003 não foi provado, ou até mesmo não existia. Então, o tempo passou a dar dois sentidos diferentes à interpretação das perguntas. Observamos ainda que a pergunta em 2003 foi respondida apenas levando em conta a invasão. Em 2004 a pergunta já foi respondida com base no pensamento sobre as consequências dessa invasão. Formas de formular melhor este tipo de pergunta poderiam ser as seguintes: A invasão foi um sucesso? A invasão foi justicada? A invasão foi importante?

30 Pergunta 02 Uma pergunta bastante realizada em 2003 nos EUA foi: A invasão do Iraque em 2003 foi um sucesso? Geralmente a resposta a esta questão foi: Sim. Historicamente, o presidente Bush declarou guerra ao Iraque em pouco tempo alegando várias ameaças iminentes naquela época. A reação a essa mesma pergunta foi diferente no ano de A resposta passou a ser: Não. Historicamente, tudo que se alegava em 2003 não foi provado, ou até mesmo não existia. Então, o tempo passou a dar dois sentidos diferentes à interpretação das perguntas. Observamos ainda que a pergunta em 2003 foi respondida apenas levando em conta a invasão. Em 2004 a pergunta já foi respondida com base no pensamento sobre as consequências dessa invasão. Formas de formular melhor este tipo de pergunta poderiam ser as seguintes: A invasão foi um sucesso? A invasão foi justicada? A invasão foi importante?

31 Pergunta 02 Uma pergunta bastante realizada em 2003 nos EUA foi: A invasão do Iraque em 2003 foi um sucesso? Geralmente a resposta a esta questão foi: Sim. Historicamente, o presidente Bush declarou guerra ao Iraque em pouco tempo alegando várias ameaças iminentes naquela época. A reação a essa mesma pergunta foi diferente no ano de A resposta passou a ser: Não. Historicamente, tudo que se alegava em 2003 não foi provado, ou até mesmo não existia. Então, o tempo passou a dar dois sentidos diferentes à interpretação das perguntas. Observamos ainda que a pergunta em 2003 foi respondida apenas levando em conta a invasão. Em 2004 a pergunta já foi respondida com base no pensamento sobre as consequências dessa invasão. Formas de formular melhor este tipo de pergunta poderiam ser as seguintes: A invasão foi um sucesso? A invasão foi justicada? A invasão foi importante?

32 Pergunta 02 Uma pergunta bastante realizada em 2003 nos EUA foi: A invasão do Iraque em 2003 foi um sucesso? Geralmente a resposta a esta questão foi: Sim. Historicamente, o presidente Bush declarou guerra ao Iraque em pouco tempo alegando várias ameaças iminentes naquela época. A reação a essa mesma pergunta foi diferente no ano de A resposta passou a ser: Não. Historicamente, tudo que se alegava em 2003 não foi provado, ou até mesmo não existia. Então, o tempo passou a dar dois sentidos diferentes à interpretação das perguntas. Observamos ainda que a pergunta em 2003 foi respondida apenas levando em conta a invasão. Em 2004 a pergunta já foi respondida com base no pensamento sobre as consequências dessa invasão. Formas de formular melhor este tipo de pergunta poderiam ser as seguintes: A invasão foi um sucesso? A invasão foi justicada? A invasão foi importante?

33 Melhorando a forma de perguntar Diversas melhorias podem ser pensadas para a pergunta sobre invasão no Iraque: A invasão foi um sucesso? Por favor, gostaria de saber se, na sua opinião, a invasão foi um sucesso. Diga-me agora se você pensa que a invasão foi um sucesso. Você concorda que a invasão foi um sucesso?

34 Melhorando a forma de perguntar Diversas melhorias podem ser pensadas para a pergunta sobre invasão no Iraque: A invasão foi um sucesso? Por favor, gostaria de saber se, na sua opinião, a invasão foi um sucesso. Diga-me agora se você pensa que a invasão foi um sucesso. Você concorda que a invasão foi um sucesso?

35 Melhorando a forma de perguntar Diversas melhorias podem ser pensadas para a pergunta sobre invasão no Iraque: A invasão foi um sucesso? Por favor, gostaria de saber se, na sua opinião, a invasão foi um sucesso. Diga-me agora se você pensa que a invasão foi um sucesso. Você concorda que a invasão foi um sucesso?

36 Melhorando a forma de perguntar Diversas melhorias podem ser pensadas para a pergunta sobre invasão no Iraque: A invasão foi um sucesso? Por favor, gostaria de saber se, na sua opinião, a invasão foi um sucesso. Diga-me agora se você pensa que a invasão foi um sucesso. Você concorda que a invasão foi um sucesso?

37 Melhorando a forma de perguntar Podemos criar respostas para as perguntas, de modo a facilitar a tabulação e a variabilidade de perguntas: A invasão foi um sucesso? (Sim/Não) Como você avalia a invasão? (Muito bem sucedida/bem sucedida/indiferente/foi bem sucedida parcialmente/) Como você avalia a invasão numa escala de 0 a 10, onde 0 signica nenhum sucesso e 10 signica total sucesso?

38 Outros exemplos de questões

Resolução de sistemas lineares

Resolução de sistemas lineares Resolução de sistemas lineares J M Martínez A Friedlander 1 Alguns exemplos Comecemos mostrando alguns exemplos de sistemas lineares: 3x + 2y = 5 x 2y = 1 (1) 045x 1 2x 2 + 6x 3 x 4 = 10 x 2 x 5 = 0 (2)

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO ARTIGO Projeto de Pesquisa PROJETO DE PESQUISA: INDICAÇÕES PARA SUA ELABORAÇÃO Profª Adelina Baldissera* RESUMO:o projeto de pesquisa traça um caminho a ser seguido durante a investigação da realidade.

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ Mossoró, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 Census 2014 Angola Informação Geral:- Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 A República de Angola vai efectuar, de 16 a 31 de Maio de 2014, o Recenseamento Geral da População e Habitação, aquela

Leia mais

Aula 3 Introdução à Avaliação de Impacto

Aula 3 Introdução à Avaliação de Impacto Aula 3 Introdução à Avaliação de Impacto Avaliação de Impacto Identifica se o projeto social afetou um ou mais indicadores de impacto Plano de Aula Conceito de Mensuração e Causalidade; Conceito de Contrafactual

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Capa Pág.: 01 Assunto: Reajuste

Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Capa Pág.: 01 Assunto: Reajuste Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Capa Pág.: 01 Assunto: Reajuste Veículo: Jornal de Brasília Data: 19/10/2014 Seção: Cidades Pág.: 04 e 05 Assunto: Reajuste Atenção, pais, o reajuste

Leia mais

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA Este simulado é um material de apoio para você se preparar para o Teste de Resolução de Problemas, com o objetivo de: 1. Compartilhar dicas e normas

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Maio de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear atitudes e comportamentos das pessoas que não possuem conta corrente em banco com relação

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA 1 BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA Francieli Nunes da Rosa 1 No livro Matthew Lipman: educação para o pensar

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

Um jogo de preencher casas

Um jogo de preencher casas Um jogo de preencher casas 12 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: resolver um jogo com a ajuda de problemas de divisibilidade. Descrevemos nestas notas um jogo que estudamos

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Profª. Carolina Perez Campagnoli

Profª. Carolina Perez Campagnoli Profª. Carolina Perez Campagnoli Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los. Marketing Marketing não é propaganda e nem publicidade; Marketing não é vendas; Marketing não é espetáculo;

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

ADMINISTRADOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

ADMINISTRADOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Exemplo: O pedido tem a finalidade de atender as necessidades previstas. O pedido tem a finalidade de atender às necessidades previstas.

Exemplo: O pedido tem a finalidade de atender as necessidades previstas. O pedido tem a finalidade de atender às necessidades previstas. Projeto Falar Bem O projeto Falar Bem está sendo desenvolvido na ECEME, no corrente ano, com o objetivo de observar e analisar palestras e instruções, a fim de reunir dados para a elaboração de uma crítica

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE DADOS DO FUTEBOL BRASILEIRO

DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE DADOS DO FUTEBOL BRASILEIRO Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - ICEB Departamento de Computação - DECOM DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE DADOS DO FUTEBOL BRASILEIRO Aluno: Rafael

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010

Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010 Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010 Apresentação: Somos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e gostaríamos de saber como as pessoas votaram

Leia mais

Pesquisa sobre o grau de satisfação da população quanto aos serviços relativos à recepção de denúncias da Polícia Judiciária de Macau (2011)

Pesquisa sobre o grau de satisfação da população quanto aos serviços relativos à recepção de denúncias da Polícia Judiciária de Macau (2011) Pesquisa sobre o grau de satisfação da população quanto aos serviços relativos à recepção de denúncias da Polícia Judiciária de Macau (2011) Tendo por objectivo optimizar constantemente os serviços relativos

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

A importância da certificação para os laboratórios de meio ambiente A importância da certificação para os laboratórios de meio ambiente

A importância da certificação para os laboratórios de meio ambiente A importância da certificação para os laboratórios de meio ambiente A importância da certificação para os laboratórios de meio ambiente Prof. Quilici A importância A da importância certificação para da certificação os laboratórios para de meio ambiente os laboratórios

Leia mais

PESQUISADORES. Pesquisadores

PESQUISADORES. Pesquisadores Pesquisadores Objetivos 2 Conhecer a opinião dos pesquisadores apoiados pela FAPESP sobre o tema Ciência e Tecnologia. 3 Principais resultados Principais resultados 4 Melhores recursos financeiros e credibilidade

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Prova 2. Olá! Meu nome é João. Sou professor da Universidade X. Eu queria de te dar os parabéns pelo seu trabalho. Gostei muito dele.

Prova 2. Olá! Meu nome é João. Sou professor da Universidade X. Eu queria de te dar os parabéns pelo seu trabalho. Gostei muito dele. INF1303 Introdução a Interação Humano-Computador Turma: 3VB, das 19 até 21 horas Professor: Bruno Santana da Silva Data: 09/05/2006 Aluno: Matrícula: Prova 2 Cenário da Prova: Site da SBC Suponha que você

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

III. Projeto Conceitual de Banco de Dados. Pg. 1 Parte III (Projeto Conceitual de Banco de Dados)

III. Projeto Conceitual de Banco de Dados. Pg. 1 Parte III (Projeto Conceitual de Banco de Dados) III Projeto Conceitual de Banco de Dados 16 páginas INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS ENTIDADES E TIPOS DE ENTIDADES RELACIONAMENTOS E TIPOS DE RELACIONAMENTOS ATRIBUTOS E TIPOS DE ATRIBUTOS ABSTRAÇÕES DE DADOS

Leia mais

Currículo: sua peça de marketing pessoal

Currículo: sua peça de marketing pessoal Currículo: sua peça de marketing pessoal http://br.groups.yahoo.com/group/vagasbahia Se o ditado a primeira impressão é a que fica é realmente verdadeiro, elaborar um currículo detalhado e objetivo é essencial

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes.

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Katiúcia Dias Fernandes 1 Silvério José Coelho 2 Introdução Entre os grandes temas

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO IV MARÇO 2016 PROFESSORAS ELABORADORAS: LORENA MARIA E LÚCIA HELENA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO IV MARÇO 2016 PROFESSORAS ELABORADORAS: LORENA MARIA E LÚCIA HELENA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST PROPOSTAS DE REDAÇÃO IV MARÇO 2016 PROFESSORAS ELABORADORAS: LORENA MARIA E LÚCIA HELENA PROPOSTA 01 A partir da leitura dos textos motivadores

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido neste volume:

Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido neste volume: Segredos dos Psicotécnicos para quem não quer ser surpreendido www.psicotecnicos.navig8.to www.psicotecnicos.prv.co.il www.psicotecnicos.ezdn.cc www.psicotecnicos.135.it www.psicotecnicos.has.it www.psicotecnicos.hit.to

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Guia Financ F eir inanc o eir 1

Guia Financ F eir inanc o eir 1 Guia Financeiro1 DÍVIDAS: PROTEJA SEU BOLSO! DÍVIDAS SÃO SEMPRE RUINS? Pare e pense: você está endividado? Nem sempre isso é um problema: muitas pessoas têm dívidas, mas não sabem. Ao usar o cartão de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Comitê de Atendimento ao Consumidor

Comitê de Atendimento ao Consumidor Comitê de Atendimento ao Consumidor Critérios de Avaliação Para Admissão de Atendentes Comitê de Atendimento ao Consumidor Critérios de Avaliação para Admissão de Atendentes 1 ) Critérios Gerais: 1. Agilidade.

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Atividade Prática: Quem É o Proprietário? Doador? Criador? GUIA DO FACILITADOR

Atividade Prática: Quem É o Proprietário? Doador? Criador? GUIA DO FACILITADOR GUIA DO FACILITADOR 1. Apresentar a atividade: Ao reunir os registros, é importante fazer a distinção entre o criador, o proprietário e o doador de um registro. Dessa forma, os direitos autorais podem

Leia mais

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão! 10 Dicas para Comprar uma Franquia Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou

Leia mais

PARECER N.º 22/CITE/2013. Assunto: Pedido de Flexibilidade de Horário apresentado pela Trabalhadora Entidade Empregadora, S.A Processo n.

PARECER N.º 22/CITE/2013. Assunto: Pedido de Flexibilidade de Horário apresentado pela Trabalhadora Entidade Empregadora, S.A Processo n. PARECER N.º 22/CITE/2013 Assunto: Pedido de Flexibilidade de Horário apresentado pela Trabalhadora Entidade Empregadora, S.A Processo n.º 815 QX/2012 I OBJETO 1.1. Em 5 de setembro de 2012 a CITE recebeu

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil de contratação de mão de obra temporária pelos varejistas para o final de

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIS Como vimos no módulo 1, para que nós possamos extrair dos dados estatísticos de que dispomos a correta análise e interpretação, o primeiro passo deverá ser a correta

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento por Por Dentro da África - quinta-feira, outubro 15, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/direitos-humanos-em-angola-ativista-e-detido-na-entrada-doparlamento

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Instruções de Preenchimento para Inscrição ao ENEM 2010

Instruções de Preenchimento para Inscrição ao ENEM 2010 Instruções de Preenchimento para Inscrição ao ENEM 2010 Para realizar a inscrição ao ENEM 2010, o participante deve ter em mãos seus documentos pessoais: CPF e RG. Além disso, a informação correta do CEP

Leia mais

Política de cotas para mulheres na política tem 75% de aprovação

Política de cotas para mulheres na política tem 75% de aprovação Política de cotas para mulheres na política tem 75% de aprovação População conhece pouco a atual lei de cotas, mas acha que os partidos que não cumprem a lei deveriam ser punidos A maioria da população

Leia mais