10 Dicas para ter uma mão de obra eficiente. Karyna Muniz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10 Dicas para ter uma mão de obra eficiente. Karyna Muniz"

Transcrição

1 10 Dicas para ter uma mão de obra eficiente Karyna Muniz

2 Conflitos

3 DICA Nº1 Estimule a busca pelo conhecimento o Preveja um período durante a semana para tal fim. o Pode ser durante um treinamento ou uma capacitação o Pode ser uma atividade cultural ex: um filme sobre gastronomia ou a prática de jogos estratégicos o Estimule a leitura e debates sobre gestão de bares e restaurantes, visitas a portais de gastronomia, sites da concorrência o Convide fornecedores para que exponham sobre os seus produtos e expliquem a origem dos mesmos.

4 DICA Nº2 Invista em treinamentos o Faça um levantamento das necessidades de melhorias na gestão do seu negócio o identifique onde estão os pontos críticos para poder levantar os recursos necessários, eles podem ser financeiros ou não. o Planeje a aplicação do treinamento partindo das necessidades e lembre-se que um treinamento deve ser feito em períodos de menor movimento e não deve comprometer a rotina de trabalho. o Dias como segunda-feira, sexta-feira e finais de semana não são bons para aplicar treinamentos. o Busque programar todos os momentos do treinamento e promova um ambiente saudável sem esquecer de aplicar uma atividade de feedback ou uma avaliação formal (escrita) no final.

5 DICA Nº3 Invista em capacitação o Capacitação é diferente de treinamento! Quando treinamos, não temos a certeza que o processo de aprendizagem foi eficaz. o Estabeleça um processo de repetição do aprendizado até que o indivíduo tenha a competência consciente de sua capacidade para realizar a atividade. o Durante esse processo, é preciso orientar, monitorar e dar feedbacks da evolução do aprendizado. o Olhômetro não é uma boa alternativa para a manutenção da qualidade do seu produto e do seu serviço.

6 DICA Nº4 Melhore a comunicação com o cliente o Esta é uma dica que está totalmente relacionada aos treinamentos e às capacitações. o Erros de pronúncia e de escrita durante o atendimento aos clientes, sem contar a dificuldade com algumas palavras em outros idiomas. o Por que não aperfeiçoar as comunicações no seu negócio? o Por que não buscar um atendimento mais profissionalizado? o O conhecimento nos dias de hoje está muito mais acessível, se não existir verba para investir em cursos e capacitações, seja criativo e busque melhorar o repertório dos seus funcionários como citamos na dica Nº 1. o Pense nisso! Incentive a leitura e cultura nos intervalos!

7 Garanta os Direitos da DICA Nº5 mão de obra o Por trás de todos os processos do seu negócio existem pessoas como você, que precisam honrar os seus compromissos. o Os direitos dos funcionários precisam ser garantidos desde o momento da contratação até o desligamento, portanto mantenha em dia as obrigações do contrato de trabalho. o Garanta a aplicabilidade da saúde e medicina do trabalho o Não extrapole a jornada de trabalho solicitando excessivas horas extras. o Realize os pagamentos em dia o Trate os seus funcionários com respeito, promova diálogos e não discussões. o Não os assedie e nem permita um ambiente em que o assédio possa brotar e se desenvolver. o Lembre-se: a era do grito em restaurantes é coisa do passado e gera muitas, mas muitas desavenças. Cuidado!

8 DICA Nº6 Promova à mão de obra o conhecimento dos seus deveres o Assim como você, que tem que garantir os direitos dos funcionários, os mesmos também precisam saber dos seus deveres! E esses também estão relacionados aos direitos do empregador no contrato de trabalho. o Os funcionários precisam de regramentos! Precisam saber que o não cumprimento dos mesmos, implica em consequências que podem não ser desejáveis tanto para eles quanto para o empregador e para o negócio. o A elaboração de um regulamento interno é sempre uma ótima opção, e este pode ser discutido e construído, em parte, conjuntamente.

9 DICA Nº7 Preocupe-se com a saúde física dos seus funcionários o Comprar alimentos e bebidas de qualidade inferior e mais baratos para os seus funcionários é um grande erro! o Isso implica em refeições por vezes nada atraentes e no geral pesadas para a rotina de trabalho. o Práticas como essas desencadeiam uma série de problemas, sem falar que uma alimentação desregrada e desequilibrada pode agravar o risco de algumas doenças tais como: obesidade, diabetes, hipertensão, gastrointerites, alergias entre outras. o Além das possíveis doenças, a produtividade pode ficar baixa, e o consumo de produtos destinados às vendas pode virar hábito de alguns funcionários. Pense nisso!

10 DICA Nº8 Garanta um ambiente saudável o O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais-PPRA é obrigatório e busca garantir a qualidade do ambiente. Riscos ergonômicos e de insalubridade são dois exemplos tratados nesse documento. o Um ambiente saudável está totalmente relacionado à qualidade no dia a dia das relações humanas, que ocorrem durante as jornadas. o Muito além das instalações físicas, existem aspectos relacionados ao relacionamento interpessoal das equipes, ao convívio das lideranças com os subordinados e também ao modo de tratamento com o cliente. o Não permita que fofocas e conflitos brotem! o Situações e ocorrências mal resolvidas tendem a descarregar em algo ou em alguém! o No fim disso tudo... é o seu cliente que perceberá que algo está errado!

11 DICA Nº9 Integre as equipes o Busque durante as reuniões de equipes de atendimento e produção, elencar primeiro os acertos e não os erros. o Não aponte problemas para apenas uma das equipes ou uma pessoa específica! o Analise mais a fundo os problemas e procure dividir a responsabilidade com todos. o Seja verdadeiro e generoso com seus funcionários quando os resultados caminham bem. São atitudes suas que farão com que eles reflitam sobre os acertos e os erros como um todo e não como parte, e isto é um primeiro passo para se ter equipes unidas e com atitude empreendedora.!

12 DICA Nº10 Incentive atitudes empreendedoras! o Sabe aquele funcionário que trabalha com prazer? Que gosta de tudo certinho? Que é feliz em sua rotina de trabalho? o Que tem zelo pelos seus instrumentos e espaço? o Que se relaciona bem com todos? o E que justamente por isso até dá bronca nos outros quando há algo de errado? o Pois bem! Mire nele! Observe e veja se ele se interessa pelos aspectos da gestão, se tem vontade de adquirir mais conhecimento, e se deseja aprender algo novo. Funcionários que zelam pelo seu negócio são pérolas! o Eles se sentem parte do todo, do sucesso e do fracasso! São possíveis companheiros por longos anos, portanto merecem investimento e atenção especial.

13 KARYNA MUNIZ ESPECIALISTA EM FOODSERVICE Consultora especialista, coordenadora de projetos e conteudista de produtos e soluções para foodservice no Sebrae-SP Programa Receita de Sucesso. Docência em cursos técnicos do Senac RN e SP. Graduada em Gastronomia pela Unesa-RJ, especialista em Vigilância Sanitária pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Vinte anos de experiência profissional, como empresária, consultora, chefe de cozinha e gerente de alimentos e bebidas de novas operações, em redes hoteleiras e de restaurantes em âmbito nacional com foco na padronização de processos produtivos, supervisão da qualidade e redução de custos operacionais.

14

7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE. por Rogerio Martins

7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE. por Rogerio Martins 7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE por Rogerio Martins Rogerio Martins Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. Especialista em desenvolvimento de lideranças

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE PALAVRA DO PRESIDENTE 2 3 4 MENOS DESPESAS, MAIS PRODUTIVIDADE MEDIR PARA MELHORAR Ao implantar um sistema de gestão na empresa, é possível montar uma estrutura de segmentação de custos. Isso permite avaliar

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

ESTUDO 12 Fatores-chave de Sucesso em Bares e Restaurantes

ESTUDO 12 Fatores-chave de Sucesso em Bares e Restaurantes ESTUDO 12 Fatores-chave de Sucesso em Bares e Restaurantes O Sebrae desenvolveu uma metodologia de aplicação dos Fatores-chave de Sucesso em segmentos de negócios. Neste estudo foram entrevistadas 553

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino

Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino TELE AULA 1 Cientificidade do conhecimento Resumo Unidade de Ensino: 1 Competência da Unidade de Ensino: Resumo: Palavras-chave:

Leia mais

Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador)

Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador) Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador) Autora Patrícia Lins de Paula O conceito de saúde no local de trabalho tem tomado cada vez mais importância nos fóruns internacionais. Existe uma tendência

Leia mais

Especial L bel #COACHIARALINS

Especial L bel #COACHIARALINS Especial L bel #COACHIARALINS PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA METAS OBJETIVOS 2 O principal objetivo do planejamento estratégico PROFISSIONAL é garantir a sobrevivência de um organismo social de forma saudável

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES. Consciência e Ferramentas para Liderar

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES. Consciência e Ferramentas para Liderar PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Consciência e Ferramentas para Liderar Gestão, Liderança e Pessoas Um Programa Desenvolvido para Auxiliar Gestores e Líderes a buscar o melhor de sí. Encontros em

Leia mais

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise 4< DESAFIOS PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução

Leia mais

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise < DESAFIOS PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Não é preciso nascer com certas habilidades para se tornar um gestor bem sucedido Publicado em 13/04/2012 20:56:00 Fonte:http://www.noticenter.com.br/?modulo=noticias&caderno=gestao&noticia=2012071700075-

Leia mais

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia?

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? No primeiro caso, pelo excesso de custos. No segundo, porque a carência de mão de obra especializada exige a contratação de terceiros a um custo

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS

DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS FICHA TÉCNICA Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro Sebrae/RJ Rua Santa Luzia 685, 7º andar, Centro Rio de Janeiro RJ

Leia mais

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO

CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO CORRETOR DE SEGUROS EMPRESÁRIO DE SUCESSO Palestrante: Apresentação Formado em Comunicação com pós-graduação em Gestão Empresarial e RH pela PUC RJ Mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de

Leia mais

Participe! DE 14 A 19 DE MAIO. Informações e Inscrições:

Participe! DE 14 A 19 DE MAIO. Informações e Inscrições: DE 14 A 19 DE MAIO ORIENTAÇÕES E CAPACITAÇÕES GRATUITAS. REGISTRO E LICENCIAMENTO DE EMPRESAS. Informações e Inscrições: www.df.sebrae.com.br 0800 570 0800 Participe! Não perca a oportunidade de melhorar

Leia mais

Situação problema Disciplina de Metrologia Elétrica

Situação problema Disciplina de Metrologia Elétrica Situação problema Disciplina de Metrologia Elétrica Situação problema de metrologia elétrica: Projetar e construir um sistema de medição de qualquer grandeza física. Conhecer os sistemas de medição de

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional As pessoas representam alto investimento para as organizações. É evidente que o sucesso de um empreendimento não depende somente da competência dos gestores em reconhecer

Leia mais

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro:

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro: PESQUISA: 2015 AMOSTRA: 525 pessoas da classe AB 13 de dezembro 5 capitais brasileiros: Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília A ideia da pesquisa foi entender as expectativas do brasileiro

Leia mais

Consultoria Treinamento Seleção de Executivos Coaching & Carreira

Consultoria Treinamento Seleção de Executivos Coaching & Carreira Consultoria Treinamento Seleção de Executivos Coaching & Carreira SEBASTIÃO DE OLIVEIRA CAMPOS FILHO Consultor Fundador Diretor da Oliveira Campos Consultoria, representante exclusiva no Brasil da News

Leia mais

elementos do sucesso financeiro.

elementos do sucesso financeiro. 7 elementos do sucesso financeiro. Adriano Fabri elementos do 7sucesso financeiro. O propósito desse ebook. Este ebook tem como propósito ajudar as pessoas a buscar o equilíbrio e o sucesso financeiro

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO,

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO, PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

Alteridade e sua Principal Técnica

Alteridade e sua Principal Técnica A educadora Ermance Dufaux nos esclarece que alteridade é: O estabelecimento de uma relação de paz com os diferentes. A capacidade de conviver bem com a diferença da qual o outro é portador. (*) Depois

Leia mais

PRECISA MELHORAR O SEU NEGÓCIO?

PRECISA MELHORAR O SEU NEGÓCIO? PRECISA MELHORAR O SEU NEGÓCIO? PROGRAMAÇÃO 1º Trimestre - e Região PARA MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE Importante! As vagas para cada evento são limitadas A

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG DO ROBSON PIRES DATA:

FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG DO ROBSON PIRES DATA: FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG DO ROBSON PIRES DATA: 22.09.14 Presidente da Fecomércio participa da abertura dos Jogos dos Comerciários em Caicó - Blog do Robson Pires 22/set/2014 ás 17:12 Publicado por Robson

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Sobre o EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint Relatório Geral Segurança e confidencialidade do registro das denúncias Dicas e melhores práticas

Sobre o EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint Relatório Geral Segurança e confidencialidade do registro das denúncias Dicas e melhores práticas Sobre a EthicsPoint Relatório Geral Segurança e confidencialidade do registro das denúncias Dicas e melhores práticas Sobre o EthicsPoint O que é EthicsPoint? EthicsPoint é uma ferramenta abrangente de

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet VOCÊ SABIA QUE COM A AJUDA DA INTERNET É POSSÍVEL MELHORAR SEUS RESULTADOS COM SEUS SERVIÇOS ELÉTRICOS E COM ISSO DOBRAR SEU

Leia mais

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Rodrigo Maia 2011 Apresentação Formado em Comunicação e pós graduado em Gestão e Recursos Humanos, com 12 anos de experiência em treinamento, tendo

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

Perguntas e Respostas Para Criar a sua Persona

Perguntas e Respostas Para Criar a sua Persona Perguntas e Respostas Para Criar a sua Persona Para compor a Persona ou o Avatar do seu negócio você precisa compilar o máximo de dados obtidos em entrevista ou interação direta com pessoas representantes

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

EBOOK - DESCUBRA OS SEGREDOS DE COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIFE COACHING Coach Sergio Moura

EBOOK - DESCUBRA OS SEGREDOS DE COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIFE COACHING Coach Sergio Moura EBOOK - DESCUBRA OS SEGREDOS DE COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIFE COACHING Coach Sergio Moura Introdução Cada pessoa possui uma relação específica com o tempo e acredito que o tempo

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72053 As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados estatutos de servidores públicos

Leia mais

Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida

Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida Especialista do Ibmec dá 10 dicas para quem deseja ser protagonista de sua história profissional 14/06/2017 8:21 / ATUALIZADO 14/06/2017

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO II SITEF GESTÃO EMPRESARIAL. Dia 08/08 Dia comum Todos os cursos Local - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal)

PROGRAMAÇÃO DO II SITEF GESTÃO EMPRESARIAL. Dia 08/08 Dia comum Todos os cursos Local - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) PROGRAMAÇÃO DO II SITEF GESTÃO EMPRESARIAL Dia 08/08 Dia comum Todos os cursos Local - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) 19h Abertura oficial com a direção da unidade 19h30min - Palestra

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

Como cuidar da NOVA CONSULTORA

Como cuidar da NOVA CONSULTORA Como cuidar da NOVA CONSULTORA Pontos Fundamentais JÁ POSSUI INICIADAS? QUE ÓTIMO!!! ENTÃO SUA UNIDADE JÁ EXISTE!!! Pense como uma empresária que está construindo uma equipe de sucesso Mantenha uma imagem

Leia mais

ANEXO 27 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO PLANO DE MELHORIA

ANEXO 27 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO PLANO DE MELHORIA ANEXO 27 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO PLANO DE MELHORIA Chegou o momento mais prazeroso de todos!! Pensar de que forma investir em você e no seu! É isso aí, chegou a hora de elaborar o PLANO DE MELHORIA!

Leia mais

Buscando ensinar aos agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae/PB ofereceu

Buscando ensinar aos agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae/PB ofereceu 2011 Buscando ensinar aos agricultores a manipulação e a preparação dos defensivos orgânicos naturais, sem produtos químicos, o Sebrae/PB ofereceu capacitações durante a 2ª Semana da Agricultura, no Centro

Leia mais

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS GESTÃO DO TEMPO O dia tem 24 horas para todos nós. A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ! O ideal é ter agenda semanal visualizar a semana PLANEJAMENTO SEMANAL

Leia mais

Seu Negócio de $ucesso

Seu Negócio de $ucesso Seu Negócio de $ucesso 7 Dicas Matadoras Para Lucrar Mais Com Seu Negócio Próprio. Por Vinícius Gonçalves CEO novonegocio.com.br Índice Introdução Dica 1: Se Fosse Impossível Falhar... Dica 2: Seu Negócio

Leia mais

Como Manter sua Empregabilidade

Como Manter sua Empregabilidade Como Manter sua Empregabilidade Responsabilidade pelo emprego Empregabilidade é a capacidade de adequação das pessoas ao mundo do trabalho e implica autodesenvolvimento permanente. Quem está atendo às

Leia mais

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho 1 1.É uma pessoa expressiva e comunicativa; 2.Gesticula bastante com as mãos; 3.Demonstra carinho pelos seus colegas do trabalho; 4.Não faz os serviços domésticos

Leia mais

Momento ideal para a nova consultora, inaugurar o seu negócio da forma correta e ter muito sucesso.

Momento ideal para a nova consultora, inaugurar o seu negócio da forma correta e ter muito sucesso. Momento ideal para a nova consultora, inaugurar o seu negócio da forma correta e ter muito sucesso. O inicio perfeito é a receita do nosso sucesso em Mary kay, e para isso devemos vestir a camisa e honrar!

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E CONTRATO DE TRABALHO

GESTÃO DE PESSOAS E CONTRATO DE TRABALHO GESTÃO DE PESSOAS E CONTRATO DE TRABALHO Gestão de Pessoas é uma área ou departamento da organização que se ocupa com um conjunto de atividades relacionadas às pessoas (funcionários, familiares, comunidade,

Leia mais

COMO DIZER NÃO FALANDO SIM. Um guia rápido para pais que desejam se reconectar aos seus filhos

COMO DIZER NÃO FALANDO SIM. Um guia rápido para pais que desejam se reconectar aos seus filhos COMO DIZER NÃO FALANDO SIM Um guia rápido para pais que desejam se reconectar aos seus filhos Índice Introdução Capítulo 1 Autoconhecimento Capítulo 2 Curiosidade Capítulo 3 Elogios Capítulo 4 Sentimentos

Leia mais

Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho

Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho Presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Leia mais

Porque participar? Curso Prático de Departamento Pessoal Rotinas e Cálculos

Porque participar? Curso Prático de Departamento Pessoal Rotinas e Cálculos Porque participar? Este treinamento tem objetivo de apresentar e orientar sobre situações que ocorrem diariamente na relação entre empregador e empregado, veja alguns casos: A empresa deve aceitar todos

Leia mais

FAÇA JÁ UM CURSO NO SENAC!

FAÇA JÁ UM CURSO NO SENAC! PROGRAMAÇÃO DE CURSOS outubro a dezembro 2017 FOZ DO IGUAÇU VOCÊ NÃO TEM TEMPO A PERDER, O FUTURO COMEÇA AGORA. FAÇA JÁ UM CURSO NO SENAC! ARTES FOTOGRAFIA - ARTE E TÉCNICA - 30h Este curso é destinado

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

U M G U I A P A R A Q U E M J Á V E N D E M U I T O, M A S Q U E R V E N D E R M A I S A I N D A VENDER MAIS ACISA

U M G U I A P A R A Q U E M J Á V E N D E M U I T O, M A S Q U E R V E N D E R M A I S A I N D A VENDER MAIS ACISA U M G U I A P A R A Q U E M J Á V E N D E M U I T O, M A S Q U E R V E N D E R M A I S A I N D A VENDER MAIS ACISA O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), publicou algumas

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Aula sobre Finanças Como está sua vida financeira hoje??? ou? Muitas pessoas fracassam em suas carreiras de propósito. Em geral elas chegam a um ponto de suas vidas em que se sentem muito mal com seu trabalho

Leia mais

DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE

DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS AULA 6 ASSUNTO: PLANO DE NEGÓCIOS ( ANÁLISE DE MERCADO) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas

Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas Nilton Freitas 1 Estrutura da Apresentação 1. Ameaças à qualidade de vida no trabalho e ao meio ambiente na indústria química

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista 1 PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata

Leia mais

MASTER IN BUSINESS RISK-MBR CURSO MASTER IN BUSINESS RISK-MBR DUPLA CERTIFICAÇÃO. (inscrições permanentemente abertas)

MASTER IN BUSINESS RISK-MBR CURSO MASTER IN BUSINESS RISK-MBR DUPLA CERTIFICAÇÃO. (inscrições permanentemente abertas) CURSO MASTER IN BUSINESS RISK-MBR DUPLA CERTIFICAÇÃO (inscrições permanentemente abertas) OBJETIVO Objetivo Geral Aperfeiçoar e atualizar profissionais para os segmentos de gestão de riscos, desenvolvendo

Leia mais

Comprar Manual do Participante

Comprar Manual do Participante Comprar Manual do Participante MP_oficina_sei_comprar.indd 1 26/02/15 15:01 MP_oficina_sei_comprar.indd 2 26/02/15 15:01 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

Na dúvida entre MBA ou mestrado? Veja como tomar a decisão

Na dúvida entre MBA ou mestrado? Veja como tomar a decisão Na dúvida entre MBA ou mestrado? Veja como tomar a decisão Por / Claudia Gasparini Diploma: na hora de escolher uma pós-graduação, é importante fugir de modismos ou meras indicações Se você está planejando

Leia mais

A Felicidade não está nos produtos, mas na experiência (Tony Hsieh)

A Felicidade não está nos produtos, mas na experiência (Tony Hsieh) A Felicidade não está nos produtos, mas na experiência (Tony Hsieh) Efeito Uau! significa surpreender a sua cliente de forma positiva, superando todas as suas expectativas. VOCÊ TEM QUE SER A MELHOR CONSULTORA

Leia mais

VERITAE CURSO RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS POR DANOS MORAIS E AS RELAÇÕES DE TRABALHO-ASPECTOS JURÍDICOS E DE GESTÃO

VERITAE CURSO RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS POR DANOS MORAIS E AS RELAÇÕES DE TRABALHO-ASPECTOS JURÍDICOS E DE GESTÃO VERITAE Cursos/RJ/Setembro/2011 CURSO RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS POR DANOS MORAIS E AS RELAÇÕES DE TRABALHO-ASPECTOS JURÍDICOS E DE GESTÃO Evitando Passivo Trabalhista Decorrente de Culpa e Danos Morais

Leia mais

Como ter uma Carreira de Sucesso

Como ter uma Carreira de Sucesso Como ter uma Carreira de Sucesso 23.09- QUARTA-FEIRA as 14:30 Cambui R Major Solon 535 Cambui Hotel Unidades Excêntricas e Amarillis Diretora Ind. De Vendas Camila Araújo presença treinamentos 35%

Leia mais

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!!

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PALESTRA MOTIVACIONAL ENCON NORTE 2017 XXI ENCONTRO DE CONTABILIDADE DO TOCANTINS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PROFESSOR: PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM FORMAÇÃO PAULO CESAR

Leia mais

É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ

É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ 01 É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ Como inovar na carreira e se dar bem no mercado. Lídice da Matta 02 03 Sumário Introdução... 4 Não tenha medo de errar... 7 Veja mudanças como oportunidades... 8 Busque referências...

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS!!! AULA 01

SEJAM BEM VINDOS!!! AULA 01 SEJAM BEM VINDOS!!! AULA 01 #AARTEDEVIVERAMUNDACA @dayaneteixeira_oficial TERMO DE COMPROMISSO 100% COMPROMETIMENTO INSTRUÇÕES Ambiente Celular Material Caderno Livros Apostila Fichas que caem Ideias a

Leia mais

Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados

Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados Aproveite o Dia dos Namorados! Thais Plaza 11 98229-6337 Quem sou... THAIS PLAZA Publicitária e Radialista

Leia mais

DEGRAUS. para alavancar sua carreira

DEGRAUS. para alavancar sua carreira 9 9 DEGRAUS para alavancar sua carreira CLEBER ROMERO 9 9 DEGRAUS para alavancar sua carreira Confiança absoluta é algo mortal Steve Harris PREFÁCIO A busca pela perfeição, em minha opinião, é uma grande

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

PRAZER, A PATROA SOU EU!

PRAZER, A PATROA SOU EU! PRAZER, A PATROA SOU EU! ALINE PEIXOTO COACH DE EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPRESARIA O que é importante relembrar: PENSAMENTO SENTIMENTO AÇÃO HÁBITO Essa sessão é direcionada a pessoas que já sabem a importância

Leia mais

PSICÓLOGA CRP: 06/131048, COACH DE CARREIRA, EMPREENDEDORA DIGITAL E COFUNDADORA DO INSTITUTO ADOPTARE.

PSICÓLOGA CRP: 06/131048, COACH DE CARREIRA, EMPREENDEDORA DIGITAL E COFUNDADORA DO INSTITUTO ADOPTARE. SEJA BEM VINDO TATIANY SCHIAVINATO PSICÓLOGA CRP: 06/131048, COACH DE CARREIRA, EMPREENDEDORA DIGITAL E COFUNDADORA DO INSTITUTO ADOPTARE. Ampla experiência com atendimentos envolvendo familias e adoção,

Leia mais

Descubra o Poder do VERMELHO

Descubra o Poder do VERMELHO Descubra o Poder do VERMELHO Por que ser Mary Kay? O que você fez para chegar até aqui? Você tem desejo ardente por esta carreira maravilhosa? Quando você será diretora? Mary Kay Ash já dizia... Se você

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Liderança para superação de resultados. Nilson Redis Caldeira

Liderança para superação de resultados. Nilson Redis Caldeira Liderança para superação de resultados Nilson Redis Caldeira www.reconectar.com.br Palestra disponível para download no site www.reconectar.com.br na sessão Artigos Como podemos melhorar a lucratividade

Leia mais

Laboratório do curso de Administração Atividades - Junho de 2016

Laboratório do curso de Administração Atividades - Junho de 2016 Laboratório do curso de Administração Atividades - Junho de 2016 DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE RESUMO DA ATIVIDADE/EVENTO De 01 até 05/06 Diversos horários Serraria Souza Pinto Minas Gerais Audiovisual

Leia mais

PRODUTIVIDADE CRIATIVA

PRODUTIVIDADE CRIATIVA EXERCÍCIO MÃO NA MASSA! PRODUTIVIDADE CRIATIVA COMO FAZER COISAS LEGAIS E AINDA SOBRAR TEMPO PRA MAIS COISAS LEGAIS VIDA AFORA COMO USAR ESTE EXERCÍCIO Faça o download do PDF (você provavelmente já fez

Leia mais

Vida no trabalho Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe

Vida no trabalho Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe Vida no trabalho Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe Se você é do tipo que se descontrola facilmente, não está pronto para ser chefeimagem: Getty Images 3 Heloísa Noronha Do

Leia mais

MAURO LUIZ RABELO Presidente da Comissão

MAURO LUIZ RABELO Presidente da Comissão RESOLUÇÃO Nº 13, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Medicina do Trabalho A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Grupo Setorial de Gastronomia da Microempa

Grupo Setorial de Gastronomia da Microempa Grupo Setorial de Gastronomia da Microempa QUEM SOMOS Grupo Setorial de Gastronomia da Microempa Caxias do Sul/RS criado em 20 de junho 2016; 5º grupo aberto pelo Empreender Convencional; Composto por

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Cinco dicas para ter alta performance profissional. Walbron Siqueira

Cinco dicas para ter alta performance profissional. Walbron Siqueira Cinco dicas para ter alta performance profissional Walbron Siqueira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de negócios, controladoria e finanças, bacharel em direto, hoje dedica-se

Leia mais

Micro e Pequenas Empresas Brasil RAE. Outubro/ /

Micro e Pequenas Empresas Brasil RAE. Outubro/ / Taxa de Sobrevivência Micro e Pequenas Empresas Brasil Outubro/2011 1 Nova Metodologia: Erro ZERO Antiga Metodologia Nova Metodologia Pesquisa de campo com empresas Entrevista com empresários Amostra (2

Leia mais

Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é. Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar

Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é. Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar Deve estar preparado para aquilo que não se sabe o que é Deve ter agilidade de aprender e de se adaptar Deve ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento Deve ser protagonista da sua aprendizagem É

Leia mais