NOVA LUZ SAO PAULO, SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVA LUZ SAO PAULO, SP"

Transcrição

1 NOVA LUZ SAO PAULO, SP

2 Séculos XIX-XX Anos Anos 90 UMA DAS REGIÕES MAIS RELEVANTES DA CIDADE DEVIDO, PRINCIPALMENTE, À ESTAÇÃO DA LUZ (IMAGEM: Guilherme Gaensly) DECLÍNIO: INSTALAÇÃO DA RODOVIÁRIA DE SÃO PAULO NO BAIRRO VIZINHO CRACOLÂNDIA: RUAS OCUPADAS POR USUÁRIOS DE DROGAS.

3 Tentativas pontuais de retomar o local (governo de são paulo): Pinacoteca Sala São Paulo Museu da língua portuguesa FONTE: BIGVIAGEM.COM, MAI/17 FONTE: GUIADASEMANA.COM.BR, MAI/17 FONTE: SAOPAULO.SP.GOV.BR, MAI/17

4 OBJETIVOS DO PROJETO (GOVERNO DE SP) Preservação e recuperação do patrimônio histórico; Incremento da área destinada para o uso residencial, propiciando o aumento da densidade demográfica com objetivo de permitir que mais cidadãos possam usufruir das vantagens locacionais deste setor da cidade; Consolidação da área destinada a habitação de interesse social, indicada como ZEIS 3 no Plano Diretor Estratégico, com a produção de mais de unidades habitacionais. Esta ação constitui uma importante oportunidade de garantir a consolidação de um novo núcleo habitacional de interesse social na área central da cidade; Criação de uma rede de espaços públicos capazes de recepcionar melhor os usuários da região assim como moradores e trabalhadores.

5 PROJETO PRELIMINAR - Boulevard: ciclovias, alargamento das calçadas e arborização, áreas de entretenimento, tecnologia e habitação; - A concessionária vencedora da licitação deveria desapropriar, comprar e demolir ou reformar 546 imóveis (23% da área construída e 55% da superfície da área a ser revitalizada) para possibilitar a construção de empreendimentos imobiliários, infraestrutura e equipamentos urbanos. - Objetivo inicial de: Consolidação da área destinada a habitação de interesse social, com a produção de mais de unidades habitacionais de interesse social.

6 Proteger a malha urbana ortogonal Definir portais de acesso Melhorar acessibilidade com o entorno Criar uma rede de áreas verdes Conectar com transporte público Âncoras de lazer, cultura e comércio

7 ÂNCORAS E CONEXÕES -hierarquia de espaços públicos: diferentes tipos de usos. -NOVAS ÂNCORAS: dois setores residenciais, o Centro de Cultura e Entretenimento e o Pólo de comércio e serviços. -ÂNCORAS EXISTENTES: Sala São Paulo, Parque da Luz, Praça da República e Largo do Arouche, Praça Princesa Isabel e Largo Paissandú. -CONEXÕES VIÁRIAS ENTRE AS ÂNCORAS

8 ÂNCORAS E CONEXÕES

9 ESPAÇOS LIVRES: -Ambiente agradável para a circulação de pedestres, levando às diversas atividades distribuídas pela malha urbana. -Requalificação dosespaços públicos existentes; -Criação de duas praças junto aos setores residenciais; -Criação de pequenos espaços livres ao longo da Rua Vitória; -Criação de ruas de pedestres como áreas de recepção do público frequentador da região.

10 ESPAÇOS LIVRES:

11 ESPAÇOS LIVRES: BOULEVARD CULTURAL

12 ESPAÇOS LIVRES: RUA DA VITÓRIA

13 ESTRUTURA URBANA: Malha urbana: - maiores empreendimentos de escritórios ao longo dos bulevares - circulação mais intensa de veículos no perímetro da área de intervenção. Eixos, Vistas e Acessos: -Av. Rio Branco: principal eixo de acesso à área. -Rua Vitória: principal eixo de ligação de pedestres. -Rua Santa Ifigênia: eixo com prioridade ao pedestre que conecta o centro antigo aos grandes equipamentos culturais.

14 ESTRUTURA URBANA: Fachadas Contínuas e ativas: construção de edificações ao longo dos eixos comerciais sem recuos, ocupando os térreos com atividades voltadas para o espaço público. Edifícios Ícones e Marcantes: implantação de prédios ícones e marcantes de forma a gerar visadas estratégicas e referenciais para quem está dentro e fora da área de intervenção.

15 ESTRUTURA URBANA: AV. RIO BRANCO

16 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR Mauá: grande bulevard com conjunto de teatros, cafés e restaurantes adjacentes à nova estação de metrô.

17 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR CENTRO DE ENTRETENIMENTO DO MAUÁ

18 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR Rio Branco: reconfiguração da Av. Rio Branco, periodizando o pedestre e implantação de um conjunto imobiliário de alto valor.

19 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR Triunfo: combinação de apartamentos para diversas rendas, especialmente habitação social. novo conjunto de equipamentos comunitários incluindo escola, biblioteca, creche e serviços locais é criado.

20 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS - TRIUNFO

21 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR Nébias: criação de uma praça com um conjunto de apartamentos residenciais ao seu redor, incorporando restaurantes e cafés voltados para a praça. Restauração da Praça Júlio Mesquita, ao final da Rua Vitória.

22 SETORES: IDENTIDADE E SENSO DE LUGAR PRAÇA NÉBIAS

23 RENOVAÇÃO x PERMANÊNCIA DOS IMÓVEIS COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO MAIOR OU IGUAL A 4 NÚMERO SIGNIFICATIVO DE UNIDADES HABITACIONAIS ARQUITETURA SINGULAR E PATRIMÔNIO HISTÓRICO 553 de 942 imóveis serão renovados (59%)

24 PLANTA DE CONCESSÃO

25 MOBILIDADE 1. Aumento da largura das calçadas; 2. Pedestrianização da Rua Vitória; 3. Criação do Bulevar Cultural Mauá; 4. Criação de um mini anel de circulação interno; 5. Nova hierarquia do sistema viário; 6. Implantação de ciclovias e ciclofaixas; 7.Proposição de uma estratégia de áreas de estacionamento. compartilhamento das

26 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA Viário Estrutural: circulação de ônibus compartilhada à de autos exceção: Avenida Rio Branco, onde permanece o corredor exclusivo. Nessas vias não será permitido estacionamento no meio fio.

27 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA Mini Anel Viário: anel interno de circulação possibilitando o acesso de veículos à área de forma racional, evitando a circulação pelas ruas internas. O anel viário recebe todas as linhas de ônibus que já circulam na área.

28 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA Viário Secundário: As vias secundárias dão suporte ao sistema principal, auxiliando nas ligações viárias externas ao sistema interno.

29 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA Viário Prioritário ao Pedestre: vias com faixa de rolamento 4,5m com o restante do espaço da caixa viária destinada a calçadas. Constituem as ligações internas e não devem receber relevante fluxo de veículos.

30 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA Viário Exclusivo ao Pedestre: exclusivas para pedestres interligando as diferentes áreas da região, potencializando áreas públicas de lazer, cultura e entretenimento.

31 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA CIRCULAÇÃO DE BICICLETAS: Para incentivar o uso de bicicletas serão instalados bicicletários em todas as quadras, preferencialmente próximo aos estabelecimentos comerciais e institucionais.

32 MOBILIDADE NOVA HIERARQUIA VIÁRIA TRANSPORTE COLETIVO:

33 MOBILIDADE O A IE A IA I IA T A SPO TE COLETI O: v l h l l l h -S v l: l h - - l v : l h - v : -v l : l v l

34 PROBLEMÁTICAS CONCESSÃO URBANÍSTICA Regulamentada com a Lei de Concessão Urbanística do Município de São Paulo (2009), promulgada pelo então prefeito Gilberto Kassa e prevista no Plano Diretor Estratégico de São Paulo (2014). Conselho Municipal de Política Urbana Parecer Técnico: 16 membros da população; 16 membros da prefeitura; 16 indicados pela administração municipal.

35 PROBLEMÁTICAS CARÁTER PARTICIPATIVO A prefeitura vem se omitindo do papel de planejamento físico-territorial da cidade e abrindo frente para o mercado imobiliário. Lucio Gomes Machado, professor da FAU - USP As audiências públicas feitas pela prefeitura e pelo consórcio responsável pelo projeto são meras formalidades de caráter informativo: não trazem a possibilidade da participação efetiva. Vitor Coelho Nisida, Urbanista "É importante que esse projeto urbano evite a 'espetacularização' da cidade, voltada somente para a viabilização de negócios imobiliários." Kazuo Nakano, urbanista

36 PROBLEMÁTICAS POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - PROJETO SIMPLES E EXCLUDENTE Da forma com que o projeto está colocado, a região não tem moradores de rua e de cortiço, não tem drogados, trabalhadores informais ou comerciantes. Apesar da falta de informações, já está muito claro que o projeto é excludente e que pretende enobrecer a região para a elite da cidade." Kazuo Nakano, urbanista

37 PROBLEMÁTICAS RESPOSTAS ÀS CRÍTICAS "O projeto Nova Luz é 'um passo adiante' por parte da prefeitura e, talvez, a obra mais importante da capital paulista." "O Centro (...) deve ser protagonista da promoção da cidade para que ela seja capaz de atrair eventos internacionais, empresas, turistas e centros de pesquisa, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico de toda a metrópole. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central do Brasil e da Viva o Centro

38 RESULTADOS Nova Cracolândia Operações da Polícia Militar Falta de capital privado Projeto tecnicamente inviável (Fernando Haddad-2013) Parceria público-privada "A região é desvalorizada tanto por causa da depreciação social quanto por características urbanísticas próprias, como o formato dos terrenos, grande quantidade de monumentos e prédios históricos e por ser Zona Especial de Interesse Social (Zeis), que exige tratamento diferenciado." Jorge Bassani, Arquiteto e urbanista A Administração pretende trabalhar pela requalificação dessa região com base nas parcerias público-privadas, conforme foi exemplificado no anúncio recente da licitação para a construção de 16 mil moradias de interesse social no centro da cidade, com aporte financeiro da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal (Minha Casa Minha Vida).

39 A CRACOLÂNDIA HOJE GESTÕES JOSÉ SERRA GILBERTO KASSAB PROJETO NOVA LUZ: projeto de revitalização urbana da Cracolândia, em conjunto com o mercado imobiliário para a região, provocando ação de gentrificação e elitização GESTÃO FERNANDO HADDAD PROJETO BRAÇOS ABERTOS: implantar ações nas áreas de assistência social, direitos humanos, saúde e trabalho, visando recuperação e inserção da população de usuários de drogas. GESTÃO JOÃO DORIA REDENÇÃO: Assepsia social que prevê o fim da Cracolândia, o tratamento dos usuários e a recuperação da área de maneira autoritária e violenta, provocando demolições de prédios na área, repreendendo a população local e anunciando internações forçadas de dependentes químicos.

40 A CRACOLÂNDIA HOJE

41 A CRACOLÂNDIA HOJE Como consequência das ações da prefeitura, houve uma dispersão dos usuários da Cracolândia para os arredores da região do centro da cidade. A Justiça derrubou decisão que autorizava a gestão Doria a recolher moradores de rua à força na cidade de São Paulo. A decisão traz incertezas e limita as opções do programa Doria Após realização de demolições com pessoas dentro das edificações, foi vetado judicialmente novas remoções na região.

42 A CRACOLÂNDIA HOJE O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que participou do Projeto Nova Luz que não vingou, foi contratado (sem processo público de contratação) para realizar um projeto urbanístico para o centro de São Paulo. Este fato, portanto, revela a retomada do projeto que foi rejeitado pela população e não executado. Segundo o prefeito, a revitalização urbana da Cracolândia é um dos pilares da Redenção, e tem o intuito de firmar uma parceria com a iniciativa privada para revitalizar o perímetro da região.

DOTS NOS PLANOS DIRETORES

DOTS NOS PLANOS DIRETORES DOTS NOS PLANOS DIRETORES DOTS? O QUE É Uma estratégia de planejamento que integra o planejamento do uso do solo à mobilidade urbana com o objetivo de promover cidades 3C compactas, conectadas e coordenadas.

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte

Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Brasília abril 2016 Mobilidade e Políticas Urbanas em Belo Horizonte Tiago Esteves Gonçalves da Costa ESTRUTURA

Leia mais

O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo. Instituto de Engenharia

O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo. Instituto de Engenharia O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo Instituto de Engenharia Visto que o fundamento da propriedade é a utilidade, onde não houver utilidade possível não pode existir propriedade. Jean Jacques

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

DOTS Aplicado nos instrumentos de planejamento urbano municipais. LUIZA DE OLIVEIRA SCHMIDT Coordenadora de Cidades, WRI Brasil

DOTS Aplicado nos instrumentos de planejamento urbano municipais. LUIZA DE OLIVEIRA SCHMIDT Coordenadora de Cidades, WRI Brasil DOTS Aplicado nos instrumentos de planejamento urbano municipais LUIZA DE OLIVEIRA SCHMIDT Coordenadora de Cidades, WRI Brasil O que é o DOTS? O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável é uma

Leia mais

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DA NOVA LUZ na luta pela inclusão social, pelo desenvolvimento da cidadania e pela preservação da memória e da diversidade na Nova Luz São Paulo, 14 de janeiro de

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município É uma lei Municipal que orienta os agentes públicos e privados no crescimento e o desenvolvimento urbano em todo o Município É

Leia mais

Antiga Limpurb Rua Cônego Pereira, Sete Portas, Salvador, Brasil

Antiga Limpurb Rua Cônego Pereira, Sete Portas, Salvador, Brasil Antiga Limpurb Rua Cônego Pereira, Sete Portas, Salvador, Brasil Área de aproximadamente 10.356 m², pertencente Prefeitura da Cidade de Salvador localizada entre o Mercado Tradicional das Sete Portas e

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PROJETO DE LEI 01-00470/2011 do Executivo (Encaminhado à Câmara pelo Sr. Prefeito com o ofício ATL 126/11). Institui o Projeto Estratégico de Intervenção Urbana - Parque

Leia mais

A POLÍTICA MUNICIPAL DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO Vereador Nabil Bonduki Prof. Titular de Planejamento da

A POLÍTICA MUNICIPAL DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO Vereador Nabil Bonduki Prof. Titular de Planejamento da A POLÍTICA MUNICIPAL DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO Vereador Nabil Bonduki Prof. Titular de Planejamento da FAU-USP Inventário das emissões (2011) 61% mobilidade 15%

Leia mais

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini

OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO. Eduardo Linhares Qualharini OS CAMINHOS DA REABILITAÇÃO URBANA NO RIO DE JANEIRO Eduardo Linhares Qualharini Motivações nas Ações de Reabilitação Urbana As ações de reabilitação de áreas urbanas são desenvolvidas visando atender

Leia mais

Estudos de viabilidade para implantação do Campus Embu das Artes da UNIFESP. Pró-Reitoria de Planejamento Universidade Federal de São Paulo

Estudos de viabilidade para implantação do Campus Embu das Artes da UNIFESP. Pró-Reitoria de Planejamento Universidade Federal de São Paulo Estudos de viabilidade para implantação do da UNIFESP Pró-Reitoria de Planejamento Universidade Federal de São Paulo Legenda Centro Histórico Terreno Parque da Várzea Terreno proposto para o Campus Sistema

Leia mais

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários Diego Daniel Rodrigues Orlando Gonçalves Faya Junior Renata Marie Miyasaki 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO

Leia mais

Oportunidades para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Oportunidades para o Desenvolvimento Urbano Sustentável Oportunidades para o Desenvolvimento Urbano Sustentável Miguel Luiz Bucalem Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Organização Agosto / 2009 Desenvolvimento Urbano Sustentável Desafios Oportunidades

Leia mais

Seminário GVcev Pólos Comerciais de Rua: para Expansão. Subtítulo + nome do palestrante

Seminário GVcev Pólos Comerciais de Rua: para Expansão. Subtítulo + nome do palestrante Seminário GVcev Pólos Comerciais de Rua: Uma Opção Estratégica para Expansão Subtítulo + nome do palestrante O Conceito A unidade de vizinhança foi pensada como uma área residencial que conta com uma autonomia,

Leia mais

Intervenções na Área Central da Cidade de São Paulo. Arq. Luis Oliveira Ramos Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano

Intervenções na Área Central da Cidade de São Paulo. Arq. Luis Oliveira Ramos Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano Intervenções na Área Central da Cidade de São Paulo Arq. Luis Oliveira Ramos Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano ECOGERMA Junho 2011 Expansão Urbana Histórico da Expansão Urbana Até 1929

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo da Zona de Proteção da Bacia do Rio Cascavel - ZPBC 2, que tem seus limites definidos pela Lei Complementar 69/2016 de Zoneamento

Leia mais

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária 2ªOficina de Consulta Popular APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Objetivo geral Elevar os níveis da qualidade de vida social, cultural, urbanística

Leia mais

REQUALIFICAÇÃO AV. SANTO AMARO Operação Urbana Consorciada Faria Lima

REQUALIFICAÇÃO AV. SANTO AMARO Operação Urbana Consorciada Faria Lima REQUALIFICAÇÃO AV. SANTO AMARO Operação Urbana Consorciada Faria Lima Audiência Pública SETEMBRO 2014 AVENIDA SANTO AMARO DIAGNÓSTICO LOCALIZAÇÃO PINHEIROS CENTRO OUC FARIA LIMA ITAIM MORUMBI AV. SÃO GABRIEL

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

Parcerias Público- Privadas do Rio de Janeiro. Rio Metropolitano. Jorge Arraes. 09 de julho 2015

Parcerias Público- Privadas do Rio de Janeiro. Rio Metropolitano. Jorge Arraes. 09 de julho 2015 Parcerias Público- Privadas do Rio de Janeiro Rio Metropolitano Jorge Arraes 09 de julho 2015 Prefeitura do Rio de Janeiro Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas Em 2009, institucionalizou-se

Leia mais

CARTA COMPROMISSO ASSUNTOS DE INTERESSE CORPORATIVO

CARTA COMPROMISSO ASSUNTOS DE INTERESSE CORPORATIVO CARTA COMPROMISSO O SINDIURBANO-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná), o Sindicato mantém histórico de atuação em prol dos interesses, direitos e melhores condições de trabalho

Leia mais

Zoneamento Santos (Porção Insular - Lei Complementar nº 730/2011)

Zoneamento Santos (Porção Insular - Lei Complementar nº 730/2011) Zona da Orla - ZO Área caracterizada pela predominância de empreendimentos residenciais verticais de uso fixo e de temporada, permeada pela instalação de atividades recreativas e turísticas onde se pretende

Leia mais

Localização estratégica

Localização estratégica Porto Maravilha Localização estratégica Aeroporto Internacional Tom Jobim 11 km Oceano Atlântico Maracanã 5 km Aeroporto Santos Dumont 2 km Corcovad o 7 km Copacabana 8 km Pão de Açúcar 6 km 1850 - Área

Leia mais

Projeto. Calçada para todos. Por uma melhor qualidade de vida. Programa de revitalização do centro

Projeto. Calçada para todos. Por uma melhor qualidade de vida. Programa de revitalização do centro Projeto Calçada para todos Por uma melhor qualidade de vida Programa de revitalização do centro PREFEITURA MUNICIPAL DE GASPAR Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento 2 DIRETRIZES 1) Considerar o

Leia mais

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE.

EIXO 1. Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. EIXO GARANTIR Por uma cidade justa e inclusiva O DIREITO À CIDADE AOS SEGMENTOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA, VULNERÁVEIS E DISCRIMINADOS HISTORICAMENTE. Manutenção para as Zonas Especiais de Interesse Social

Leia mais

Secretaria de Urbanismo

Secretaria de Urbanismo Propostas e Diretrizes Prefeitura do Rio de Janeiro Maria Madalena Saint Martin de Astácio A ocupação urbana é condicionada à preservação dos maciços e morros; das florestas e demais áreas com cobertura

Leia mais

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS

CARTILHA DOS INSTRUMENTOS CARTILHA DOS INSTRUMENTOS Moradia Comércio Informal Cada pedaço da cidade tem uma função e um uso. As vezes, alguns imóveis ou terrenos não têm uso algum: não são escolas, não são hospitais, não são praças,

Leia mais

Plano Diretor Estratégico

Plano Diretor Estratégico Plano Diretor Estratégico 2014-2024 PARTE I Lógicas de produção e transformação do espaço urbano e o planejamento urbano 3 processos simultâneos de produção e transformação das cidades Adensamento Consolidação

Leia mais

SÃO PAULO ESTÁ SENDO NEGOCIADA! Como a proposta de revisão da Lei de Zoneamento impacta o futuro da cidade?

SÃO PAULO ESTÁ SENDO NEGOCIADA! Como a proposta de revisão da Lei de Zoneamento impacta o futuro da cidade? SÃO PAULO ESTÁ SENDO NEGOCIADA! Como a proposta de revisão da Lei de Zoneamento impacta o futuro da cidade? A proposta da Prefeitura Municipal para alterar o Plano Diretor (Lei 16.050/14) e a Lei de Zoneamento

Leia mais

Localização Estratégica

Localização Estratégica Porto Maravilha Localização Estratégica Aeroporto Internacional Tom Jobim 11 km Aeroporto Santos Dumont Oceano Atlântico 2 km Maracanã 5 km Pão de Açúcar Corcovado 7 km 6 km Copacabana 8 km Perímetro Porto

Leia mais

Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP.

Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP. Plano Plurianual 2.002 2.005 Transformações Urbanas Objetivo Geral Principais secretarias envolvidas: SMC, SEME, SMMA, SAS, SEMAB, SEHAB, SIURB, SSO, SEMPLA, SMT, SIS, SF, SMA, SJ e GP. Melhorar a qualidade

Leia mais

Quarto Distrito em Porto Alegre: reconhecimento da área e algumas referências

Quarto Distrito em Porto Alegre: reconhecimento da área e algumas referências Quarto Distrito em Porto Alegre: reconhecimento da área e algumas referências Foco na perspectiva de Modernização Produtiva e Inovação Tecnológica em função das potencialidades da realidade existente entre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA LEI Nº XX.XXX

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA LEI Nº XX.XXX 1 LEI Nº XX.XXX Dispõe sobre incentivos construtivos no Município de Curitiba e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono

Leia mais

ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA

ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA Plano Diretor de 2008 SEÇÃO III DA ACESSIBILIDADE, DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA Define conceitos Define diretrizes para políticas

Leia mais

DIRETRIZES PARA A BICICLETA NO PLANO DE GOVERNO DE FERNANDO HADDAD PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO

DIRETRIZES PARA A BICICLETA NO PLANO DE GOVERNO DE FERNANDO HADDAD PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO Promover a sustentabilidade com a melhoria da qualidade de vida e do ar, reduzir os congestionamentos, democratizar o uso do espaço viário, a acessibilidade aos bens e serviços e ampliar a inserção social

Leia mais

USUÁRIO TIPO ATRAÇÃO PERMANÊNCIA NECESSIDADE Estudantes e Pedestres Consumidores

USUÁRIO TIPO ATRAÇÃO PERMANÊNCIA NECESSIDADE Estudantes e Pedestres Consumidores 4 PROGRAMA 4.1 Quadro de Caracterização do Usuário de Campinas Para definir quais os principais usos para a intervenção na área buscou-se entender as principais necessidades de seus moradores e usuários.

Leia mais

Os Impactos do novo Plano Diretor na Vila Mariana PDE LEI Nº (31 de Julho de 2014) & Revisão da LUOS e PRES ( Lei 13.

Os Impactos do novo Plano Diretor na Vila Mariana PDE LEI Nº (31 de Julho de 2014) & Revisão da LUOS e PRES ( Lei 13. Os Impactos do novo Plano Diretor na Vila Mariana PDE LEI Nº16.050 (31 de Julho de 2014) & Revisão da LUOS e PRES ( Lei 13.885/2005) Ivan Maglio Eng Civil e Dr em Saúde Ambiental Coordenador do PDE 2002,

Leia mais

Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis,

Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis, Prezado senhor gestor público do município de Florianópolis, Entregamos este documento elaborado pela representação do Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo (PDP) do bairro do Rio Vermelho junto

Leia mais

ANEXO VI FEIRA COBERTA DO PADRE EUSTAQUIO - FECOPE

ANEXO VI FEIRA COBERTA DO PADRE EUSTAQUIO - FECOPE ANEXO VI FEIRA COBERTA DO PADRE EUSTAQUIO - FECOPE 1 LOCALIZAÇÃO A Feira coberta do Padre Eustáquio (FECOPE) localiza-se na rua Pará de Minas, no bairro Padre Eustáquio, em local de fácil acesso e grande

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais

MOBILIDADE URBANA NO PL 272/15. 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. 10 de Setembro de 2015

MOBILIDADE URBANA NO PL 272/15. 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. 10 de Setembro de 2015 MOBILIDADE URBANA NO PL 272/15 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária 10 de Setembro de 2015 TRATAMENTO ESTRATÉGICO DO TERRITÓRIO TRANSFORMAÇÃO QUALIFICAÇÃO PRESERVAÇÃO ZEU ZEUP ZEM ZEMP ZOE ZPI ZDE

Leia mais

Mobilidade Urbana. Mobilidade em São Paulo

Mobilidade Urbana. Mobilidade em São Paulo Mobilidade Urbana Mobilidade em São Paulo Agosto/2017 Mobilidade em São Paulo A VISÃO DO PODER EXECUTIVO Poder Executivo de Trânsito De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, compete aos órgãos

Leia mais

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR QUANDO O MURO VIRA 1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR O objetivo do projeto é ocupar o edifício do antigo Supermercado Carrefour no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, que está abandonado há nove anos. A idéia do projeto

Leia mais

8ª REUNIÃO PÚBLICA TEMÁTICA

8ª REUNIÃO PÚBLICA TEMÁTICA 8ª REUNIÃO PÚBLICA TEMÁTICA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DO CERRITO ASSUNTO: ORDENAMENTO TERRITORIAL - NOVO ZONEAMENTO, NOVO PERÍMETRO URBANO E REVISÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO - 22/05/2019 PLANO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 Sumário PROJETO DE LEI Nº /2015 TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS, ABRANGÊNCIA E FINALIDADES...7 CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS E ABRANGÊNCIA... 7 CAPÍTULO II DA FINALIDADE E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO... 7 TÍTULO

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO:

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO: DISCUSSÃO SOBRE OS INSTRUMENTOS DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR (OODC), TRANSFERÊNCIA DE DIREITO DE CONSTRUIR (TDC), PARCELAMENTO,

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLANTE Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Anexo I DIRETRIZES PARA A MALHA VIÁRIA ESTRUTURAL

MUNICÍPIO DE ROLANTE Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Anexo I DIRETRIZES PARA A MALHA VIÁRIA ESTRUTURAL ANEXO I DIRETRIZES PARA A MALHA VIÁRIA ESTRUTURAL 1 APRESENTAÇÃO O presente ANEXO I é parte integrante do de Rolante tem como finalidade apresentar as diretrizes para a complementação e hierarquização

Leia mais

As Olimpíadas. e a Conquista da Cidade. e a Conquista da Cidade

As Olimpíadas. e a Conquista da Cidade. e a Conquista da Cidade Legado Urbano e Ambiental Ações Prioritárias: rias: - Reordenamento do espaço o urbano - Integração do sistema de transporte - Despoluição e controle ambiental - Reabilitação de áreas centrais degradadas

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS GABINETE DO PREFEITO Ilhéus, 01 de Abril de 2009. OF GAB 013/2009 Senhor Presidente, Em atendimento ao disposto no Art. 73, da Lei Orgânica do Município de Ilhéus, estamos encaminhando à esta Casa Legislativa o Programa de

Leia mais

Plano e projeto em São Paulo. Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro

Plano e projeto em São Paulo. Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro Plano e projeto em São Paulo Instituto de Engenharia 20 de setembro de 2011 Paula Freire Santoro Estatuto da Cidade Lei Federal n o 10.257/01 Constituição Federal 1988 Art.182 e 183 Plano Diretor é instrumento

Leia mais

Diagnóstico do Parque Augusta

Diagnóstico do Parque Augusta Diagnóstico do Parque Augusta Bruno Massao Carolina Camargo Daniela Gomes Giuliana Takahashi Luciana Santiago ESCRITÓRIO MODELO 2013 Localização Próximo ao local há comércios, universidades (Mackenzie,

Leia mais

Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC

Análise Territorial do Conjunto Habitacional do Monte Verde Florianópolis - SC Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina : Teoria Urbana Acadêmicas: Ana Luiza Tomasi, Natália Moneró, Greice Merin Moresco, Thiele Londero. Análise Territorial

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

Viela da Paz. Projeto de Urbanização

Viela da Paz. Projeto de Urbanização Viela da Paz Projeto de Urbanização Histórico da Área - Cronologia Agosto de 1989 termo de cooperação entre a PMSP e Associação do Cemitério dos Protestantes para implantação de praça na área municipal

Leia mais

IV Distrito Uma proposta de macrozoneamento e possíveis estratégias para a reabilitação da área

IV Distrito Uma proposta de macrozoneamento e possíveis estratégias para a reabilitação da área 4º DISTRITO: SOCIEDADE, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO FÓRUM DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FÓRUM DAS IES IV Distrito Uma proposta de macrozoneamento e possíveis estratégias para a reabilitação da área

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 2 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 2 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 2 semestre de 2011. Orientador: Manoel Teixeira Azevedo Júnior Cadernos de Arquitetura

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL NO GUARÁ II

CONJUNTO HABITACIONAL NO GUARÁ II CONJUNTO HABITACIONAL NO GUARÁ II 1 INTRODUÇÃO 2 Por que um conjunto habitacional no Guará II? Cidade onde moro Otimizar a infraestrutura urbana existente Atender as necessidades por moradias compactas

Leia mais

SP-URBANISMO. Nova Luz Projeto Urbanístico Consolidado

SP-URBANISMO. Nova Luz Projeto Urbanístico Consolidado SP-URBANISMO Nova Luz Projeto Urbanístico Consolidado Setembro 2011 Perímetro da Nova Luz Sala São Paulo Parque da Luz Praça Princesa Isabel Largo do Arouche Igreja de Santa Ifigênia Praça da República

Leia mais

EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL

EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL Universidade São Judas Tadeu Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação Curso de Arquitetura e Urbanismo EXERCÍCIO 2: EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ÁREA CENTRAL Projeto de Arquitetura II

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres PROPOSTAS APRESENTADAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA 3 JUSTIFICATIVA Além do incentivo ao transporte público, a principal recomendação da Política Nacional de Mobilidade

Leia mais

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos MONTE MOR MACROZONA 6 INDAIATUBA Barreiras físicas Rodovia Santos Dumont principal ligação com Viracopos; utilizada para tráfego urbano, opera já no

Leia mais

ALEXIOS CENTRO LOCALIZAÇÃO ALEXIOS JAFET - AHD. Distancia do centro: 23 km (percurso de carro) Distancia do centro: 16 km (em linha reta)

ALEXIOS CENTRO LOCALIZAÇÃO ALEXIOS JAFET - AHD. Distancia do centro: 23 km (percurso de carro) Distancia do centro: 16 km (em linha reta) ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO POR HABITAÇÃO COM DIGNIDADE (AHD) ASSESSORIA: AMBIENTE ARQUITETURA REGIME DE CONSTRUÇÃO: ADM DIRETA ( AUTOGESTÃO) MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO Nº S:

Leia mais

FAIXAS EXCLUSIVAS À DIREITA

FAIXAS EXCLUSIVAS À DIREITA FAIXAS EXCLUSIVAS À DIREITA FAIXAS EXCLUSIVAS À DIREITA 122KM ATÉ 2012 Terminal Municipal Existente Faixa Exclusiva à Direita Proposta Corredor de Ônibus Municipal Existente FAIXAS EXCLUSIVAS À DIREITA

Leia mais

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística SUMÁRIO Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística 1. Questão de ordem... 2. A cidade e a metrópole... 3. O conceito

Leia mais

CIDADES PARA PESSOAS*

CIDADES PARA PESSOAS* CIDADES PARA PESSOAS* A Tecnologia Aeromovel permite implementar novos paradigmas no Sistema de Transporte Público e na forma de organização das cidades. * Título do livro de Jan Gehl, urbanista dinamarquês.

Leia mais

CAMPO ALEGRE Plano Diretor Participativo

CAMPO ALEGRE Plano Diretor Participativo CAMPO ALEGRE Plano Diretor Participativo 4ª ETAPA DO PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CAMPO ALEGRE 5 3ª Oficina de Planejamento 5.1 Confronto das propostas realizadas com a legislação do Plano Diretor

Leia mais

Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara. Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara. Programa Estratégico de Reabilitação Urbana Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara Programa Estratégico de Reabilitação Urbana 1 APROVAÇÃO ARU Área de Reabilitação Urbana (ARU) Área delimitada que apresente insuficiência ou degradação

Leia mais

Urbanismo e Mobilidade

Urbanismo e Mobilidade Urbanismo e Mobilidade Área de Abrangência: 3,8 milhões de m² Inclui 5 bairros completos (Centro, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem e Morro do Estado) e parte de 2 bairros (Ponta D Areia e São Lourenço).

Leia mais

Transformações urbanas: Instrumentos para a melhoria urbana

Transformações urbanas: Instrumentos para a melhoria urbana Transformações urbanas: Instrumentos para a melhoria urbana Sergio Myssior Arquiteto e Urbanista, diretor da MYR projetos sustentáveis, Conselheiro CAU/MG, IAB-MG, AMDA e Ecológico Comentarista diário

Leia mais

ZEIS SANTA CECÍLIA FAU USP AUP Plano de Intervenção - Diagnóstico. Dyane Assis, Gunther Rocha Murillo Costa

ZEIS SANTA CECÍLIA FAU USP AUP Plano de Intervenção - Diagnóstico. Dyane Assis, Gunther Rocha Murillo Costa O Grupo, por ter afinidades com o tema, escolheu para seu estudo uma ZEIS na região da Subprefeitura da Sé. A ZEIS escolhida, localizada entre as Avenidas Duque de Caxias, São João e o Elevado Costa e

Leia mais

MINHA CASA + SUSTENTÁVEL

MINHA CASA + SUSTENTÁVEL SELO DE MÉRITO ABC/FNSHDU 2017 MINHA CASA + SUSTENTÁVEL LAURO DE FREITAS - BAHIA a. Apresentação b. Antecedentes do projeto c. Objetivos do projeto d. Local de Intervenção e. Prioridades de atendimento

Leia mais

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo:

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo: Os problemas da ocupação do território; A necessidade do seu enquadramento jurí-dico/legislativo; O direito do urbanismo e o direito do ordenamento do território necessitam de um quadro jurídico tendencialmente

Leia mais

9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária

9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária E S T R A T É G I A S E I N S T R U M E N T O S O N Ú C L E O C O M E R C I A L 9.2. Diretrizes de Projeto para as Áreas de Intervenção Prioritária Foram delimitadas quatro Áreas de Intervenção Prioritária,para

Leia mais

PLANO DA PREFEITURA DE SP PREVÊ ATRAIR 140 MIL MORADORES PARA O CENTRO EXPANDIDO

PLANO DA PREFEITURA DE SP PREVÊ ATRAIR 140 MIL MORADORES PARA O CENTRO EXPANDIDO SEMINÁRIO 1 PLANO DA PREFEITURA DE SP PREVÊ ATRAIR 140 MIL MORADORES PARA O CENTRO EXPANDIDO PCC 3305 - Planejamento Urbano e Regional Professor: Alex Kenya Abiko 2º Semestre de 2018 Alice Schiavinato

Leia mais

>>> >> >>> >>> >>> Novo Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo: Uma Visão Comentada Lei /14

>>> >> >>> >>> >>> Novo Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo: Uma Visão Comentada Lei /14 >>> >>> >>> >> >>> >>> >>> Novo Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo: Uma Visão Comentada Lei 16.050/14 Apresentação Arquiteta Urbanista Coordenadora do Comitê Técnico do Conselho de Politica

Leia mais

Rodrigo Garcia Secretário de Estado da Habitação

Rodrigo Garcia Secretário de Estado da Habitação Rodrigo Garcia Secretário de Estado da Habitação novembro de 2017 ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO SETOR HABITACIONAL Secretaria da Habitação Preside o Conselho Estadual de Habitação e os Conselhos Gestores

Leia mais

Foto 27 - Mausa e Terminais - Foto Aérea (sem escala) Fonte: Foto aérea do município de Piracicaba Prefeitura Municipal de Piracicaba

Foto 27 - Mausa e Terminais - Foto Aérea (sem escala) Fonte: Foto aérea do município de Piracicaba Prefeitura Municipal de Piracicaba E S T R A T É G I A S E I N S T R U M E N T O S O N Ú C L E O C O M E R C I A L Foto 27 - Mausa e Terminais - Foto Aérea (sem escala) Fonte: Foto aérea do município de Piracicaba 2000 - Prefeitura Municipal

Leia mais

DE OLHO NO FUTURO: COMO ESTARÁ GOIÂNIA DAQUI A 25 ANOS? Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3

DE OLHO NO FUTURO: COMO ESTARÁ GOIÂNIA DAQUI A 25 ANOS? Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 GOIÂNIA, 13/11/2013 Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 1 Esta apresentação

Leia mais

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL.

ATUALIDADE S. Prof. Roberto. Um desafio ATUAL. ATUALIDADE S Prof. Roberto Um desafio ATUAL. MOBILIDADE URBANA Todas as atividades dependem de um bom deslocamento na cidade! Ir a escola; Ir ao Trabalho; Frequentar uma academia; Usar um posto de saúde;

Leia mais

Levantamento de imóveis vazios e ociosos no bairro de Santo Antônio

Levantamento de imóveis vazios e ociosos no bairro de Santo Antônio Levantamento de imóveis vazios e ociosos no bairro de Santo Antônio Motivação e Identificação do Objeto de Estudo RECIFE Tabela 1310 Domicílios recenseados, por espécie e situação do domicílio Sinopse

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 108/09

PROJETO DE LEI Nº 108/09 PROJETO DE LEI Nº 108/09 "Dispõe sobre a criação do sistema cicloviário no Município de Santa Bárbara d Oeste e dá outras providências. Art. 1º - Fica criado o Sistema Cicloviário do Município de Santa

Leia mais

Você sabe o que é PPR?

Você sabe o que é PPR? Você sabe o que é PPR? PPR é o Planejamento Participativo Regionalizado. O primeiro PPR aconteceu na administração do Prefeito Márcio Lacerda e tinha como objetivo identificar as demandas de cada território

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BAIRRO NOVO 26/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia

Leia mais

CARTILHA CIESP DEMANDAS DO SETOR INDUSTRIAL

CARTILHA CIESP DEMANDAS DO SETOR INDUSTRIAL CARTILHA CIESP DEMANDAS DO SETOR INDUSTRIAL Trabalho baseado nos estudos para o projeto Jacareí 2033 Dimensões Política 1. O CIESP será consultado ou participará da escolha do Secretário de Desenvolvimento

Leia mais

Revisão do Plano Diretor Estratégico Desafios para a Revisão do PDE SMDU DEURB

Revisão do Plano Diretor Estratégico Desafios para a Revisão do PDE SMDU DEURB Revisão do Plano Diretor Estratégico Desafios para a Revisão do PDE SMDU DEURB 2013 O desafio de: - Fortalecer espaços produtivos - Aproximar a oferta de empregos dos locais de moradia Fonte: Pesquisa

Leia mais

Guarapiranga. Imagens A represa de Guarapiranga foi criada em 1906, quando a companhia elétrica Light fez uma barragem no rio.

Guarapiranga. Imagens A represa de Guarapiranga foi criada em 1906, quando a companhia elétrica Light fez uma barragem no rio. 63 Guarapiranga No extremo sul da cidade, loteamentos irregulares crescem no violento distrito do Jardim São Luís. Ao lado vivendo numa península da represa, os moradores da Riviera Paulista zelam pela

Leia mais

Mobilidade Humana: Melhorias integradas na rede de transportes de nossa cidade

Mobilidade Humana: Melhorias integradas na rede de transportes de nossa cidade 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 23/04/2013 15 DISCURSO Mobilidade Humana: Melhorias integradas na rede de transportes de nossa cidade Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da

Leia mais

A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão. Autora: Arqta. Melissa Belato Fortes Co-autora: Arqta. Denise H. S.

A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão. Autora: Arqta. Melissa Belato Fortes Co-autora: Arqta. Denise H. S. A importância da mudança modal para tirar São Paulo da contramão Autora: Arqta. Melissa Belato Fortes Co-autora: Arqta. Denise H. S. Duarte Objeto da pesquisa Relação entre adensamento, multifuncionalidade

Leia mais

Projecto Mobilidade Sustentável PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE MIRANDELA. (3 de Outubro 2007)

Projecto Mobilidade Sustentável PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE MIRANDELA. (3 de Outubro 2007) Projecto Mobilidade Sustentável PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE MIRANDELA (3 de Outubro 2007) 1. OBJECTIVOS DE INTERVENÇÃO 2. ÁREA DE INTERVENÇÃO A cidade, delimitada como área de estudo, ocupa uma

Leia mais

NATHALIA MURAKAWA

NATHALIA MURAKAWA NATHALIA MURAKAWA 2012-2017 Nathalia Murakawa Brasileira 23 anos Formação Acadêmica Curso: Arquitetura e Urbanismo Faculdade: Belas Artes Graduação: Jan/2012 Dez/2016 Experiência Profissional Empresa:

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA

PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA ILHÉUS PARA OS ILHEENSES O nosso compromisso é de promover algumas mudanças que venha a melhorar a qualidade de vida do cidadão ilheense.

Leia mais

Urban View. Urban Reports. Operações urbanas: Rio Verde-Jacu e a zona Leste

Urban View. Urban Reports. Operações urbanas: Rio Verde-Jacu e a zona Leste Urban View Urban Reports Operações urbanas: Programa Falando em dinheiro, coluna Minha cidade, meu jeito de morar e investir Rádio Estadão ESPN Como já falamos aqui, as operações urbanas são parcerias

Leia mais

RESIDENCIAL CAMPO VERDE. Faça parte do bairro Faça parte da Cidade Verde

RESIDENCIAL CAMPO VERDE. Faça parte do bairro Faça parte da Cidade Verde Faça parte do bairro Faça parte da Cidade Verde Equipe: Ricardo Esteves, Arquiteto e Urbanista Fernando Gato, Arquiteto e Urbanista Flora Maranhão, Advogada e Assistente Social Humberto Kzure, Arquiteto

Leia mais

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a regulamentação da implementação de piso tátil direcional e de alerta nas calçadas e dá outras providências. O PREFEITO DE

Leia mais

ANEXO IV 1 LOCALIZAÇÃO

ANEXO IV 1 LOCALIZAÇÃO ANEXO IV CENTRAL DE ABASTECIMENTO MUNICIPAL - FEIRA DO BAIRRO SÃO PAULO 1 LOCALIZAÇÃO A Central de Abastecimento Municipal (conhecida popularmente como Feira do Bairro São Paulo) está situada na Regional

Leia mais

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE MOBILIDADE SP

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE MOBILIDADE SP DIRETRIZES DA POLÍTICA DE MOBILIDADE SP SETEMBRO 2014 ANTECEDENTES CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 182/183 > CONDICIONAM O DIREITO DE PROPRIEDADE A SUA FUNÇÃO SOCIAL INSTRUMENTOS PARA CUMPRIR FUNÇÃO SOCIAL DA

Leia mais