Nota Breve EUA. Nota Breve 05/04/2019 EUA Sobre a inversão da curva de taxas de juro: prenúncio de recessão? Principais mensagens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nota Breve EUA. Nota Breve 05/04/2019 EUA Sobre a inversão da curva de taxas de juro: prenúncio de recessão? Principais mensagens"

Transcrição

1 Nta Breve 05/04/2019 EUA Sbre a inversã da curva de taxas de jur: prenúnci de recessã? Principais mensagens A curva de taxas de jur ds EUA inverteu-se. Sempre que tal acnteceu, a ecnmia nrte-americana entru em recessã, decrrids 6 a 18 meses. N entant, s indicadres macrecnómics cntinuam a apntar para um ritm de cresciment ecnómic cnsiderável ns próxims trimestres. O risc de recessã é ainda relativamente mderad, mas, cas crra, deverá ser mais suave d que em utras casiões, uma vez que s desequilíbris macrfinanceirs estã mais cntids. A inversã da curva de taxas de jur: perguntas frequentes O que acnteceu? Na sexta-feira, 22 de març, pela primeira vez desde 2007, diferencial entre a taxa nrte-americana a 10 ans e a taxa a 3 meses trnu-se negativ (inversã da curva). Tal crreu após uma revisã em baixa das perspetivas ecnómicas ds EUA pr parte da Reserva Federal, e a publicaçã de indicadres de sentiment ecnómic um puc abaix d previst. As inversões sã persistentes? As anterires inversões da curva de taxas de jur fram relativamente persistentes, entre 4 e 18 meses, e diferencial entre a taxa a 10 ans e a taxa a 3 meses fi, em média, superir a 70 pnts base em terren negativ.

2 Para já, atual episódi de inversã da curva fi mens prnunciad e duru apenas uma semana, durante a qual diferencial vltu, de fact, pr mments, a terren psitiv. Neste sentid, pderíams estar numa situaçã semelhante à que crreu em 1998, durante a qual a inversã da curva fi breve e nã teve implicações iminentes para cenári macrecnómic. Prquê precupar-se? Quais sã as implicações macrecnómicas? Ns últims 60 ans, sempre que a curva de taxas de jur se inverteu, a ecnmia nrte-americana entru em recessã passads 6 a 18 meses, cm exceçã d an 1966 e d breve episódi de De igual md, sempre que crreu uma recessã ns EUA ns últims 60 ans, ela fi precedida pr uma inversã da curva de taxas de jur. Qual é a prbabilidade de recessã, de acrd cm a curva de taxas de jur? Os diferentes mdels (ver «Nta metdlógica» n final desta nta) situam a prbabilidade de recessã a 12 meses num patamar entre 20 e 48%. A nssa especificaçã preferida sugere uma prbabilidade de 22%. Desta vez é diferente? Existem grandes diferenças entre a inversã da curva de taxas de jur existente e as anterires que previram, crretamente, uma recessã: Ns episódis anterires, a inversã crreu cm taxas de jur em níveis relativamente elevads (reflex de uma Fed que prcurava acalmar as pressões inflacinistas). N entant, n últim cicl, a Fed aumentu as taxas muit mais gradualmente, e a taxa de jur real (taxa de jur nminal mens a inflaçã) está ainda em níveis relativamente baixs.

3 Em tds s episódis anterires, a inversã da curva refletia a expectativa de reduções sustentadas das taxas pr parte da Fed. Pel cntrári, atualmente, as ctações apenas descntam uma reduçã muit mderada das taxas de referência. Em terms técnics, a atual inversã deve-se, sbretud, à cmpnente de prémi tempral das taxas de jur, enquant que as inversões d passad sempre fram prduzidas pela cmpnente de expetativas (ver «Nta metdlógica» n final desta nta, para mais detalhes sbre estas duas cmpnentes). Pr exempl, pde-se entender que, pr utras razões, tais cm a cmpra de ativs pr parte ds bancs centrais, prémi exigid pels investidres pr investirem a lng praz (e, prtant, assumirem mais riscs) diminuiu.

4 Outrs segments da curva usads também cm instrument de previsã (pr exempl, diferencial entre a taxa a 10 ans e a taxa a 2 ans) cntinuam psitivs, apesar de terem caíd abaix de 20 pnts base. Nã bstante, nã é a primeira vez que se argumenta que desta vez é diferente : Pr exempl, a cmparecer perante Senad em 2007, quand a curva sberana já se encntrava invertida e indicava uma prbabilidade de 60% de recessã, Ben Bernanke, entã presidente da Reserva Federal ds EUA, afirmu que a inversã resulta da queda d prémi tempral [...] e iss nã é necessariamente indicativ de uma desaceleraçã da ecnmia u uma recessã. N entant, sabems agra que, também nessa altura, a previsã da curva de taxas de jur estava crreta. De fact, prémi tempral também é, e fi, um indicadr de prbabilidade de recessã: cada inversã da curva de taxas de jur fi acmpanhada de uma cmpressã d diferencial de prémis temprais. Perspetivas macrecnómicas e riscs Os indicadres macrecnómics cntinuam a apntar para um ritm de cresciment ecnómic cnsiderável para s próxims trimestres: sentiment ecnómic encntra-se numa zna de expansã cnfrtável e mercad de trabalh está em plen empreg, cm uma taxa de desempreg em mínims ds últims 50 ans. N entant, é prvável que PIB seja relativamente frac n primeir trimestre de 2019, devid as efeits saznais, a shutdwn da Administraçã nrte-americana e a cndições meterlógicas desfavráveis. Prevems que cresciment ecnómic nrte-american suavize a lng de 2019 (2,2%) e de 2020 (1,8%), devid à dissipaçã d impuls fiscal iniciad em finais de 2017; cm mair incerteza, especialmente n camp da plítica fiscal e da maturidade d própri cicl ecnómic. Precisamente, na fase de maturidade em que se encntra a ecnmia, esta pde ser mais sensível a chques, uma vez que as fntes de cresciment cíclicas sã mens frtes. Assim, também nã é de surpreender que, em alguns trimestres, a desaceleraçã seja mais prnunciada. Embra risc de recessã ainda seja relativamente mderad, se crrer deve ser mais suave d que nutras casiões, uma vez que s desequilíbris na ecnmia estã mais cntids. Cncretamente: Pressões inflacinistas baixas: a rbustez d mercad de trabalh pde pressinar a evluçã salarial para um puc acima ds 3,5%, mas iss levaria índice subjacente de preçs PCE a taxas à vlta de 2,5% (um nível ainda cnfrtável). Mercad imbiliári: sem s excesss d passad (nível elevad de cnstruçã, preçs descntrlads e bm d crédit apiad n setr), embra existam regiões cm indicadres mens cntids (ver artig "EUA: que está a acntecer cm a desaceleraçã d setr imbiliári? "d IM12/18). Setr financeir: melhria na slvabilidade e supervisã d setr após a crise. Endividament privad: a dívida das famílias tem vind a diminuir substancialmente, desde a crise financeira (em % d PIB), tal cm pes da dívida. A dívida das empresas apresenta ainda níveis um puc mais precupantes (ver artig O cicl d crédit ns EUA: até que pnt ns deve precupar? d IM04/19).

5 Endividament públic: vulnerabilidade permanente ds EUA (dívida pública pert ds 105% d PIB). N entant, país tem uma elevada capacidade de financiament dessa dívida. Blha especulativa: diferentes análises apntam para alguma sbrevalrizaçã da blsa americana, apesar das últimas crreções (ver artig A blsa ds EUA: sbrevalrizada? d IM11/18). De nde pdem surgir s riscs? A plítica fiscal pde impulsinar mens cresciment n final de 2019 e a lng de 2020, face a pssíveis nvs encerraments ds serviçs administrativs e a crtes rçamentais (ver artig O que vai acntecer à plítica fiscal ds EUA? Whatever will be will be d IM04/19). N âmbit da plítica externa, embra pssams prever um alívi das tensões nas relações cmerciais cm a China, as negciações nã estã encerradas e pdem surpreender pela negativa. A gestã da plítica mnetária será especialmente delicada, pis tem que equilibrar um mercad de trabalh em plen empreg cm as incertezas sbre a plítica fiscal e a plítica externa d país e s riscs à vlta da dívida das empresas. Tud iss num cntext de dúvidas sbre cresciment glbal (e em ecnmias imprtantes cm a China e a Zna Eur). BPI Research deef@bancbpi.pt

6 Nta metdlógica A prbabilidade de recessã de acrd cm a curva de taxas 1 Prque é que a curva de taxas de jur prevê a prbabilidade de recessã? Embra a inclinaçã da curva de taxas de jur tenha previst cada recessã ns EUA ns últims 60 ans, a teria ecnómica nã desenvlveu uma explicaçã causal satisfatória para essa relaçã. N entant, existem duas razões intuitivas pr detrás da assciaçã entre as duas variáveis: 1. O endureciment da plítica mnetária afeta, tradicinalmente, mais as taxas de jur de curt praz d que as de lng praz, de md que reduz a inclinaçã e, a mesm temp, esfria a ecnmia a médi praz. 2. A inclinaçã da curva de taxas de jur cntém infrmações sbre as expectativas d desempenh ecnómic futur. Em particular, quand a inclinaçã entra em terren negativ significa que as futuras taxas de jur serã inferires às taxas atuais: u seja, num determinad mment, a plítica mnetária trnar-se-á mais acmdatícia prque a ecnmia desacelera e/u entra em recessã. Mdels de cálcul da prbabilidade de recessã O mdel estatístic que utilizams para calcular a prbabilidade de recessã pressupõe que: ã = Φ + em que Φ é a funçã da distribuiçã cumulativa para a distribuiçã nrmal padrã, send e as taxas de jur sberanas a 10 ans e 3 meses, respetivamente, e e as cnstantes a estimar. Calculáms esta relaçã utilizand um mdel prbit cm dads mensais entre 1961 e 2019 e cncentrám-ns na prbabilidade de s EUA se encntrarem em recessã (definida de acrd cm a classificaçã d Natinal Bureau f Ecnmic Research) em algum mment ns 3 a 12 meses seguintes. As taxas de jur de lng praz sã um reflex das expectativas das taxas de jur de curt praz que prevalecerã n futur. N entant, as taxas de jur têm utra cmpnente: um prémi de risc tempral que cmpensa afrradr pel risc adicinal de se cmprmeter cm um investiment a lng praz. Pr utras palavras, a taxa de jur de lng praz nã só reflete as expetativas sbre as taxas de jur de curt praz n futur, mas também uma cmpensaçã pel risc: chamad «prémi tempral». A teria que explica pder de previsã da curva de taxas de jur atribui iss à cmpnente das expetativas. N entant, diferentes estimativas, cm a de Adrian, Crump e Mench (2013), sugerem que a magnitude d prémi tempral é relevante e, além d mais, varia a lng d temp. Além diss, achatament da curva de taxas de jur ds últims ans deve-se, mairitariamente, à evluçã d prémi tempral (ver quart gráfic nesta nta). Pr iss, estimams também a prbabilidade de recessã a partir de um mdel mais detalhad: ã = Φ + + em que representa a cmpnente de expetativas da taxa de jur cm venciment em t e a cmpnente d prémi tempral (ambas medidas de acrd cm as estimativas de Adrian, Crump e Mench, 2013). As estimativas indicam que ambas as cmpnentes têm um pder significativ de previsã de recessã. 1 Estrella e Harduvelis (1998) e Estrella e Mishkin (1998) sã duas das cntribuições seminais que explram pder de previsã da curva de taxas sbre a atividade ecnómica. Haubrich (2006) mstra cm a curva das taxas detetu cm antecedência a recessã de , bem cm as interpretações subtis desse sinal que tinham sid feitas na altura. Ergungr (2016) e Bauer e Mertens (2018) prpõem uma análise ds sinais enviads pela curva de taxas, na atualidade.

7 Cntud, s resultads mstram igualmente que fact de a curva de rendiments ter sid achatada (e recentemente invertida) pela cmpnente d prémi tempral precisa a prbabilidade de recessã. Pr últim, estimams um terceir mdel, n qual cmplementams a especificaçã anterir cm um indicadr de atividade. Ou seja, nesta terceira especificaçã: ã = Φ em que LEI é a média móvel de 12 meses da variaçã intermensal d Leading Ecnmic Indicatr publicad pela Cnference Bard, um indicadr de atividade que inclui infrmações sbre mercad de trabalh, as nvas rdens de prduçã, mercad imbiliári, a blsa e a cnfiança ds cnsumidres, entre utrs. Cnfrme refletid n segund gráfic desta nta, adicinar um indicadr de atividade cntribui também para explicar a prbabilidade de recessã na atualidade. Referências Adrian, T., Crump, R. K. e Mench, E. «Pricing the Term Structure with Linear Regressins» Jurnal f Financial Ecnmics 110, n. 1 (utubr de 2013): Bauer, M. D. e Mertens, T. M. «Ecnmic Frecasts with the Yield Curve.» FRBSF Ecnmic Letter 7 (2018). Canals, Clàudia e Mrrn, Adrià. «EE. UU: del cicl al larg plaz». Dcument de Trabalh, CaixaBank Research (utubr de 2018). Ergungr, O. E. «Recessin Prbabilities.» Ecnmic Cmmentary (2016). Estrella, A. e Harduvelis, G. A. «The term structure as a predictr f real ecnmic activity.» The Jurnal f Finance 46.2 (1991): Estrella, A. e Mishkin, F. S. «Predicting US recessins: Financial variables as leading indicatrs.» Review f Ecnmics and Statistics 80.1 (1998): Haubrich, J. G. «Des the yield curve signal recessin?» Federal Reserve Bank f Cleveland 15 (2006). AVISO SOBRE A PUBLICAÇÃO NOTA BREVE A Nta breve é uma publicaçã elabrada em cnjunt pel BPI Research (UEEF) e CaixaBank Research, que cntém infrmações e piniões prvenientes de fntes que cnsiderams fiáveis. Este dcument pssui um prpósit meramente infrmativ, pel qual BPI e CaixaBank nã se respnsabilizam em cas algum pel us que pssa ser feit d mesm. As piniões e as estimativas sã próprias d BPI e d CaixaBank e pdem estar sujeitas a alterações sem prévi avis.

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2017

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2017 Resultads 4º Trimestre de 2016 24 de Fevereir de 2017 Resultads 4º Trimestre de 2016 24 de Fevereir de 2017 Faturament d segment Alimentar atinge R$ 45 bilhões em 2016, cresciment de 11,7%, acelerand para

Leia mais

Rumo Resultados 4T17 e 2017

Rumo Resultados 4T17 e 2017 Rum Resultads 4T17 e 2017 Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam

Leia mais

Rumo Resultados 1T17

Rumo Resultados 1T17 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Rumo Resultados 3T17

Rumo Resultados 3T17 Rum Resultads 3T17 Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Rumo Resultados 4T16

Rumo Resultados 4T16 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves Cálcul d Valr Acrescentad (VA) n Aves Cnceiçã Silva Prtela Faculdade de Ecnmia e Gestã Universidade Católica Prtuguesa csilva@prt.ucp.pt pt Prgrama AVES Avaliaçã de Externa Esclas de Esclas cm Ensin Secundári

Leia mais

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes:

Em 2019, os critérios de avaliação definidos e respetivas ponderações são os seguintes: C R I T É R I O S D E A V A L I A Ç Ã O E P O N D E R A Ç Ã O D O P R O G R A M A D E F I N A N C I A M E N T O A P R O J E T O S D E 2 0 1 9 O Regulament d Prgrama de Financiament a Prjets pel INR, I.P.,

Leia mais

Lançamento Coberto de Opções

Lançamento Coberto de Opções Lançament Cbert de Opções RENDA FIXA UTILIZANDO OPÇÕES? ANALISTA RESPONSÁVEL: FABIO FRANCISCO GONCALVES CNPI-P BANRISUL S.A. CORRETORA DE VALORES MOBILIÁRIOS E CÂMBIO Rua Caldas Junir, 108 Prt Alegre -RS

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

Lançamento Coberto de Opções

Lançamento Coberto de Opções Lançament Cbert de Opções RENDA FIXA UTILIZANDO OPÇÕES? ANALISTA RESPONSÁVEL: FABIO FRANCISCO GONCALVES CNPI-P BANRISUL S.A. CORRETORA DE VALORES MOBILIÁRIOS E CÂMBIO Rua Caldas Junir, 108 Prt Alegre -RS

Leia mais

Lançamento Coberto de Opções

Lançamento Coberto de Opções Lançament Cbert de Opções RENDA FIXA UTILIZANDO OPÇÕES? ANALISTA RESPONSÁVEL: FABIO FRANCISCO GONCALVES CNPI-P BANRISUL S.A. CORRETORA DE VALORES MOBILIÁRIOS E CÂMBIO Rua Caldas Junir, 108 Prt Alegre -RS

Leia mais

Inovações em Gestão de Dados de Imunização, Uso e Melhoria da Eficiência de Processo

Inovações em Gestão de Dados de Imunização, Uso e Melhoria da Eficiência de Processo Invações em Gestã de Dads de Imunizaçã, Us e Melhria da Eficiência de Prcess XXI Rdada d Grand Challenges Explratins Març de 2018 A OPORTUNIDADE A imunizaçã é uma das intervenções de saúde pública mais

Leia mais

Conceitos macroeconômicos, conjuntura e as bases para retomar a sustentabilidade da dívida pública

Conceitos macroeconômicos, conjuntura e as bases para retomar a sustentabilidade da dívida pública Aula n Institut Ri Branc Cnceits macrecnômics, cnjuntura e as bases para retmar a sustentabilidade da dívida pública Felipe Salt (Diretr-Executiv) Brasília, 11 de abril de 2018 Cnceits Macrecnômics Cnceits

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 1T15

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 1T15 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DISCLAIMER Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Rumo Resultados 2T16

Rumo Resultados 2T16 Rum Resultads 2T16 Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE MERCADO

PROCEDIMENTOS DE MERCADO . PROCEDIMENTOS DE MERCADO COMITÊ TÉCNICO DE MERCADO CTM DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ENERGÉTICOS - DEN SUMÁRIO 1. PREVISÃO DE MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DE CURTO E LONGO PRAZOS...5 2. ACOMPANHAMENTO DE MERCADO

Leia mais

Boletim Climatológico Sazonal Outono 2017

Boletim Climatológico Sazonal Outono 2017 ISSN 2183-1084 Bletim Climatlógic Saznal Outn 2017 Resum O utn de 2017 (setembr, utubr, nvembr) em Prtugal Cntinental fi quente e extremamente sec (Figura 1). Fi 5º utn mais quente desde 2000 cm um valr

Leia mais

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional Os númers da indústria gráfica d Ri Grande d Nrte Dads estatístics revelam perfil da mã-de-bra, desempenh e a participaçã d setr gráfic d Estad Ri Grande d Nrte n cntext nacinal Dads gerais da indústria

Leia mais

Câmbio estava ligeiramente valorizado no terceiro trimestre de

Câmbio estava ligeiramente valorizado no terceiro trimestre de Câmbi estava ligeiramente valrizad n terceir trimestre de 2016. 1 O bjetiv desta Carta cnsiste em apresentar estimativas da taxa de câmbi real de equilíbri para a ecnmia brasileira frente a uma cesta de

Leia mais

Classificações ECTS. - Resultados da aplicação experimental às disciplinas do IST - Carla Patrocínio

Classificações ECTS. - Resultados da aplicação experimental às disciplinas do IST - Carla Patrocínio Classificações ECTS - Resultads da aplicaçã experimental às disciplinas d IST - Carla Patrcíni Crd.: Drª Marta Pile Gabinete de estuds e planeament Institut Superir Técnic Janeir, 2003 1. Enquadrament

Leia mais

Rumo Resultados 1T18

Rumo Resultados 1T18 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Alterações na aplicação do Critério Brasil, válidas a partir de 01/01/2014

Alterações na aplicação do Critério Brasil, válidas a partir de 01/01/2014 Alterações na aplicaçã d Critéri Brasil, válidas a partir de 01/01/2014 A dinâmica da ecnmia brasileira, cm variações imprtantes ns níveis de renda e na psse de bens ns dmicílis, representa um desafi imprtante

Leia mais

Caravana Fenabrave 2015 Sobreviver já!

Caravana Fenabrave 2015 Sobreviver já! Caravana Fenabrave 2015 Sbreviver já! març/2015 O Mment atual Mdificaçã abrupta e prfunda d Mercad: Queda esperada para Auts e Cmerciais Leves -16%; Queda esperada para Caminhões e Implements -25% e -27%

Leia mais

Atacadão: Crescimento de vendas brutas de 5,7% no 1T18 para R$8,4 bilhões (+R$0,5 bilhão) mesmo com a persistente deflação de alimentos (-4,0% (1) )

Atacadão: Crescimento de vendas brutas de 5,7% no 1T18 para R$8,4 bilhões (+R$0,5 bilhão) mesmo com a persistente deflação de alimentos (-4,0% (1) ) Sã Paul, 10 de abril de 2018 O Grup Carrefur Brasil (Atacadã S.A.) [B3: CRFB3] anuncia infrmações preliminares, nã auditadas, acerca d desempenh das vendas d 1º trimestre de 2018: Cresciment de vendas

Leia mais

Serviço Social

Serviço Social Serviç Scial 2012-13 Tmada de Decisã UCP-CRB Pól de Viseu *- 1 A elevada velcidade da mudança intrduz um nv element na gestã, frçand s executivs, já nervss cm um ambiente nã familiar, a tmar mais e mais

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

Avaliação Imobiliária e Manutenção das Construções

Avaliação Imobiliária e Manutenção das Construções Avaliaçã Imbiliária e Manutençã das Cnstruções 1ª Épca 15 de junh de 2016 (11h30) (V1.26 V1.25) Nme: Númer: Duraçã ttal sem interval: 1,45 hras Ntas: I. Nã é permitida a cnsulta de quaisquer ntas u dcuments,

Leia mais

Economia da Construção e do Imobiliário

Economia da Construção e do Imobiliário 1ª Épca 19 de nvembr de 2016 (08h00) (V1.11) Ecnmia da Cnstruçã e d Imbiliári Nme: Númer: Duraçã ttal sem interval: 1h30 min Ntas: I. Nã é permitida a cnsulta de quaisquer ntas u dcuments, nem us de máquina

Leia mais

Polo Macro FIM Junho de 2018

Polo Macro FIM Junho de 2018 Cta Mês Trimestre YTD 12 24 36 Desde iníci PL médi 12m¹ PL últim dia d mês Pl Macr 3.1397959 0.87% -0.06% 5.07% 9.45% 32.59% 50.00% 213.98% 78.3 MM 91.5 MM CDI 0.52% 1.56% 3.18% 7.37% 21.18% 38.26% 132.94%

Leia mais

Comunicado Cetip n 091/ de setembro de 2013

Comunicado Cetip n 091/ de setembro de 2013 Cmunicad Cetip n 091/2013 26 de setembr de 2013 Assunt: Aprimrament da Metdlgia da Taxa DI. O diretr-presidente da CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS infrma que, em cntinuidade às alterações infrmadas n Cmunicad

Leia mais

Rumo Resultados 1T16

Rumo Resultados 1T16 Rum Resultads Rum Disclaimer Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes

Cinco sentidos da Economia Social. Américo M. S. Carvalho Mendes Cinc sentids da Ecnmia Scial Améric M. S. Carvalh Mendes ATES Área Transversal de Ecnmia Scial Universidade Católica Prtuguesa Prt 29 de Nvembr de 2015 Améric M. S. Carvalh Mendes Cinc sentids da Ecnmia

Leia mais

De Olho No Mercado 28/3/17

De Olho No Mercado 28/3/17 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 SEMANA ANTERIOR... 1 ONDE INVESTIR?... 2 OFERTAS EM ANDAMENTO... 3 E A BOLSA DE VALORES???... 4 AGENDA DA PRÓXIMA SEMANA... 5 PERSPECTIVAS... 5 SEMANA ANTERIOR 21/03/2017-27/03/2017

Leia mais

Resultados Consolidados 3º Trimestre de 2016

Resultados Consolidados 3º Trimestre de 2016 SAG GEST Sluções Autmóvel Glbais, SGPS, SA Sciedade Aberta Estrada de Alfragide, nº 67, Amadra Capital Scial: 169.764.398 Eurs sb númer únic de matrícula e de pessa clectiva 503 219 886 COMUNICADO Resultads

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA Módul 5 O ESTADO E A ATIVIDADE ECONÓMICA 1- Estad nçã e Apresentar a nçã de Estad Expsiçã ral Avaliaçã d prcess de 32 funções Trabalhs de grup trabalh: grelhas de Nçã Caraterizar as funções d Leitura e

Leia mais

Sondagem do Bem-Estar

Sondagem do Bem-Estar 1 PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO A crescente demanda pr melhria ds serviçs públics n Brasil ganhu ainda mair evidência ns dis últims ans, quand a recessã

Leia mais

Alto Comissariado da Saúde

Alto Comissariado da Saúde Alt Cmissariad da Saúde QUAR 2010 Prject de Parecer emitid pel Alt Cmissariad da Saúde (GPEARI d Ministéri da Saúde) cm Análise Crítica da Aut-Avaliaçã d Institut Nacinal de Emergência Médica, I.P. Setembr

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geraçã de Guias para ST, DIFAL e FCP 1. Objetivs Gerar títuls n cntas a pagar cm ttal de ICMS-ST, DIFAL e/u FCP das ntas fiscais de saída. Página 2 de 6 2. Requisits 2.1. RF01 Geraçã

Leia mais

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV Impasses e Perspectivas da Avaliaçã RITA BARRADAS BARATA DAV IMPASSES ATUAIS 1. MAGNITUDE 2. DIVERSIDADE 3. CONTEXTOS VARIADOS 4. FINALIDADES 5. TRADIÇOES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VARIADAS 6. PERSPECTIVAS:

Leia mais

ESTUDOS SOBRE ONTOLOGIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

ESTUDOS SOBRE ONTOLOGIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ESTUDOS SOBRE ONTOLOGIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Mnick Trajan Sants (UFPE) mnick_trajan@yah.cm.br Renat Fernandes Crrêa(UFPE) renat.crrea@ufpe.br 1 INTRODUÇÃO EIXO TEMÁTICO: Prduçã e Prdutividade Científica

Leia mais

Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios 2016: análise dos principais resultados do Distrito Federal

Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios 2016: análise dos principais resultados do Distrito Federal Anuári d Trabalh ns Pequens Negócis 2016: análise ds principais resultads d Distrit Federal A 9ª ediçã d Anuári d Trabalh ns Pequens Negócis é um ds prduts desenvlvids pr mei da parceria entre SEBRAE e

Leia mais

LÓGICA FORMAL parte 2 QUANTIFICADORES, PREDICADOS E VALIDADE

LÓGICA FORMAL parte 2 QUANTIFICADORES, PREDICADOS E VALIDADE LÓGICA FORMAL parte 2 QUANTIFICADORES, PREDICADOS E VALIDADE Algumas sentenças nã pdem ser expressas apenas cm us de símbls prpsicinais, parênteses e cnectivs lógics exempl: a sentenç a Para td x, x >0

Leia mais

Administração AULA- 6. Economia Mercados [2] Oferta & Procura. Pressupostos do conflito: Rentabilidade em sua atividade

Administração AULA- 6. Economia Mercados [2] Oferta & Procura. Pressupostos do conflito: Rentabilidade em sua atividade Administraçã AULA- 6 1 Ecnmia [2] Oferta & Prcura Prf. Isnard Martins Bibligrafia: Rsseti J. Intrduçã à Ecnmia. Atlas 2006 Rbert Heilbrner Micr Ecnmia N.Gregry Mankiw Isnard Martins Pag - 1 2 Mecanisms

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA RESOLUÇÃO

MATEMÁTICA APLICADA RESOLUÇÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E 3/0/06 As grandezas P, T e V sã tais que P é diretamente prprcinal a T e inversamente prprcinal a V Se T aumentar 0% e V diminuir 0%, determine a variaçã

Leia mais

PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO PAP 2014/15 ANÁLISE DAS MEDIDAS ANUNCIADAS EM 19 DE MAIO DE 2014

PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO PAP 2014/15 ANÁLISE DAS MEDIDAS ANUNCIADAS EM 19 DE MAIO DE 2014 PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO PAP 2014/15 ANÁLISE DAS MEDIDAS ANUNCIADAS EM 19 DE MAIO DE 2014 I - MEDIDAS ANUNCIADAS: 1. MONTANTE DE RECURSOS Aument de 14,78% n ttal de recurss d crédit rural, passand para

Leia mais

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4.1 Métds de cntrle de custs O sistema de custs para atendiment das necessidades infrmativas scietárias e fiscais deve utilizar a mensuraçã ds recurss cm base em valres histórics

Leia mais

Sobretaxa de IRS em vigor em 2016 ERP eticadata

Sobretaxa de IRS em vigor em 2016 ERP eticadata Sbretaxa de IRS em vigr em 2016 ERP eticadata CONTEÚDO 01 INTRODUÇÃO... 3 02 TABELAS DE RETENÇÃO DA SOBRETAXA DE IRS EM VIGOR EM 2016... 4 02.01 LEI Nº159-D/2015, DE 30 DE DEZEMBRO... 4 02.02 DESPACHO

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nme: Nº 3 a. Série Data: / /2015 Prfessres: Adriana e Nelsn Nta: (valr: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Intrduçã Neste semestre, sua nta fi inferir

Leia mais

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1 OBMEP Nível 3 ª Fase Sluções QUESTÃO. Quincas Brba uniu quatr blcs retangulares de madeira, cada um cm 4 cm de cmpriment, cm de largura e cm de altura, frmand bjet mstrad na figura. A) Qual é vlume deste

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS Ref.: nº 21/2013 Resluçã nº 13 d Senad Federal Unificaçã das alíqutas interestaduais de ICMS em 4% para prduts imprtads. (Atualizaçã) 1. Intrduçã Visand acabar cm a chamada guerra ds prts (disputa entre

Leia mais

Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios 2016: análise dos principais resultados do Maranhão

Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios 2016: análise dos principais resultados do Maranhão Anuári d Trabalh ns Pequens Negócis 2016: análise ds principais resultads d Maranhã A 9ª ediçã d Anuári d Trabalh ns Pequens Negócis é um ds prduts desenvlvids pr mei da parceria entre SEBRAE e DIEESE.

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades N cntext da UML, Diagrama de Atividades é um diagrama cmprtamental (que especifica cmprtament d sftware), e através dele pdems mdelar partes d cmprtament de um sftware. Activity

Leia mais

Novo processo de devolução de peças para garantia Mudanças na aplicação web ewarranty e no processo de devolução de peças

Novo processo de devolução de peças para garantia Mudanças na aplicação web ewarranty e no processo de devolução de peças Nv prcess de devluçã de peças para garantia Mudanças na aplicaçã web ewarranty e n prcess de devluçã de peças Públic-alv e bjetiv Esse curs destina-se a cncessináris e ficinas envlvids n prcess de gerenciament

Leia mais

The Wrld Bank Human Develpment Netwrk Spanish Impact Evaluatin Fund www.wrldbank.rg/hdchiefecnmist ANÁLISE DE CUSTO Além ds impacts Bénédicte de la Brière Banc Mundial Os bjetivs desta sessã 1 2 3 4 5

Leia mais

t e os valores de t serão

t e os valores de t serão A prva tem valr ttal de 48 pnts equivalentes as it (8) questões esclhidas pels aluns. A sma ds itens para cada questã é sempre igual a seis (6). d t 5 =. V m = =,5m / s, cnsiderand que carr desacelera

Leia mais

FII ABC Plaza Shopping (ABCP11)

FII ABC Plaza Shopping (ABCP11) Ri Brav Investiments Cntats: Andressa Oizumi Bianca Almeida Fne: (11) 2107-6600 Fax: (11) 2107-6699 Email:private.banking@ribrav.cm.br Internet: www.ribrav.cm.br FII ABC Plaza Shpping (ABCP11) JUNHO 2010

Leia mais

Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios 2016: análise dos principais resultados do Mato Grosso do Sul

Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios 2016: análise dos principais resultados do Mato Grosso do Sul Anuári d Trabalh ns Pequens Negócis 2016: análise ds principais resultads d Mat Grss d Sul A 9ª ediçã d Anuári d Trabalh ns Pequens Negócis é um ds prduts desenvlvids pr mei da parceria entre SEBRAE e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA Nme: Nº 2 a. Série Data: / /2016 Prfessres: Adriana e Nelsn Nta: (valr: 1,0 para cada bimestre) A - Intrduçã Neste semestre, sua nta fi inferir a 30 pnts e

Leia mais

resumir as conclusões do livro, procurando discussão sobre política hoje no Brasil, como a ocorrência de não estão passando exemplo, a estudados: por

resumir as conclusões do livro, procurando discussão sobre política hoje no Brasil, como a ocorrência de não estão passando exemplo, a estudados: por 8 Cnclusões e recmendações Este capítul pretende resumir as cnclusões d livr, prcurand apntar as idéias pdem ser úteis para a discussã sbre plítica fiscal n Brasil. As experiências analisadas fram muit

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Prblemáticas Entrevistad A19 Análise Temp de

Leia mais

Sólido desempenho das vendas no 4T e 2018 Vendas brutas cresceram 10,9% no 4T e 7,8% em 2018* LfL acelerou 6,2% no 4T e 3,9% em 2018*

Sólido desempenho das vendas no 4T e 2018 Vendas brutas cresceram 10,9% no 4T e 7,8% em 2018* LfL acelerou 6,2% no 4T e 3,9% em 2018* Sã Paul, 21 de janeir de 2019 O Grup Carrefur Brasil (Atacadã S.A.) [B3: CRFB3] anuncia infrmações preliminares, nã auditadas, relativas a desempenh das vendas d 4º trimestre e an de 2018: Sólid desempenh

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Temp de experiência «Vai fazer 5 ans.» (P.

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA Objetiv Dispnibilizar a pçã de negativaçã ds clientes pessas físicas e/u jurídicas sbre dívidas nã pagas. Flux Prcess Página 2 de 14 Prcess 1. PEFIN 1.1 Menus Específics

Leia mais

economia tornaria mais adequada a manutenção do ritmo imprimido nessa reunião.

economia tornaria mais adequada a manutenção do ritmo imprimido nessa reunião. Carta Mensal Ipranga abril de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de -1,47% em abril. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de 2,44% (63% d CDI). Mensagem da gestã As aprvações

Leia mais

ANÁLISE AMBIENTE X ORGANIZAÇÃO ORG.

ANÁLISE AMBIENTE X ORGANIZAÇÃO ORG. MERCADO NOVOS ATUAIS ANÁLISE AMBIENTE PONTOS FORTE E PONTOS FRACOS ORG. A AMEAÇAS E OPORTUNIDADES ANÁLISE TÉCNICAS 1) MATRIZ PRODUTO-MERCADO Igr Ansff (1957): Identificar prtunidades de cresciment PRODUTOS

Leia mais

Administração AULA- 7. Economia Mercados [3] Oferta & Procura

Administração AULA- 7. Economia Mercados [3] Oferta & Procura Administraçã AULA- 7 1 Ecnmia Mercads [3] Oferta & Prcura Prf. Isnard Martins Bibligrafia: Rsseti J. Intrduçã à Ecnmia. Atlas 06 Rbert Heilbrner Micr Ecnmia N.Gregry Mankiw Isnard Martins Pag - 1 Oferta,

Leia mais

Cœlum Australe. Jornal Pessoal de Astronomia, Física e Matemática - Produzido por Irineu Gomes Varella

Cœlum Australe. Jornal Pessoal de Astronomia, Física e Matemática - Produzido por Irineu Gomes Varella Cœlum Australe Jrnal Pessal de Astrnmia, Física e Matemática - Prduzid pr Irineu Gmes Varella Criad em 1995 Retmad em Junh de 01 An III Nº 01 - Junh de 01 REFRAÇÃO ATMOSFÉRICA - I Prf. Irineu Gmes Varella,

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

Polo Macro FIM Março de 2018

Polo Macro FIM Março de 2018 Cta Mês Trimestre YTD 12 24 36 Desde iníci PL médi 12m¹ PL últim dia d mês Pl Macr 3.1417671 1.69% 5.13% 5.13% 14.26% 36.99% 51.48% 214.18% 70.8 MM 83.7 MM CDI 0.53% 1.59% 1.59% 8.41% 23.33% 40.25% 129.36%

Leia mais

Microeconomia. UNIDADE 7 Aula 7.2

Microeconomia. UNIDADE 7 Aula 7.2 Micrecnmia UNIDADE 7 Aula 7.2 rf - Isnard Martins Rsseti, J, Intrduçã à Ecnmia, Atlas, 2006 Vascncels M.A, Ecnmia Micr e Macr, 4a Ediçã Duglas Evans.Managerial Ecnmics.rentice Hall. New Jersey 1 Estruturas

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA 7 de març de 2018 O F Í C I O C I R C U L A R Participantes ds Mercads da B3 Segment BM&FBOVESPA Ref.: Tratament das Psições de Empréstim de Ativs sbre Ações da LIQ Participações S.A. em virtude da Oferta

Leia mais

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 2T de Agosto de 2018

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 2T de Agosto de 2018 TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 15 de Agst de 2018 AVISO LEGAL Esta apresentaçã cntém declarações sbre futur que estã sujeitas a riscs e incertezas. Estas declarações sã baseadas nas crenças e premissas

Leia mais

INSTALAÇÃO DE PURGAS NA REDE SECUNDÁRIA DE POLIETILENO

INSTALAÇÃO DE PURGAS NA REDE SECUNDÁRIA DE POLIETILENO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 604 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 604 Revisã n.º 2 1 de fevereir de 2011 Revisã n.º 2 Página 2 de 8 ÍNDICE Regist das revisões... 3 Preâmbul... 4 1. Objetiv... 4 2. Âmbit... 4 3. Referências...

Leia mais

Análise preliminar sobre a conversão de plano de classificação em vocabulário controlado

Análise preliminar sobre a conversão de plano de classificação em vocabulário controlado 234 Análise preliminar sbre a cnversã de plan de classificaçã em vcabulári cntrlad Luciana Davanz Universidade Estadual Paulista luciana.davanz@gmail.cm Walter Mreira Universidade Estadual Paulista walter.mreira@marilia.unesp.br

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Temp de experiência «23 ans.» (P. 1) 23 ans.

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 71 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 71 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Bletim Ecnômic Ediçã nº 71 mai de 2014 Organizaçã: Mauríci Jsé Nunes Oliveira Assessr ecnômic A Bancarizaçã d país e a disparada das reclamações cntra s bancs 1 Queixas cntra bancs disparam Quand a relaçã

Leia mais

CONCEITOS PRELIMINARES

CONCEITOS PRELIMINARES VIA NUN`ALVARES 1/5 CONCEITOS PRELIMINARES A intrduçã da via Nun Alvares n atravessament da zna de Nevgilde, transprtará cnsig pela sua dimensã, implicações que deverã ser vistas cm bastante atençã, para

Leia mais

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos Prgrama de Capacitaçã Dcente EDITAL Subsistema: Treinament e Desenvlviment Versã: 002 Data de Implantaçã: Elabrad pr: Aprvad pr: Data da revisã: 27/09/208 Recurss Humans Direçã Geral 4/09/208. Abrangência.

Leia mais

Substituição de descodificadores antigos

Substituição de descodificadores antigos Substituiçã de descdificadres antigs De md a assegurar a dispnibilizaçã cntínua da tecnlgia mais recente as seus subscritres a MultiChice África irá realizar um prcess de actualizaçã ds descdificadres

Leia mais

Conferência de Investimento Alternativo: FIDC, FII E FIP. São Paulo, 11 de dezembro de Hotel Caesar Park. Patrocínio

Conferência de Investimento Alternativo: FIDC, FII E FIP. São Paulo, 11 de dezembro de Hotel Caesar Park. Patrocínio Cnferência de Investiment Alternativ: FIDC, FII E FIP Sã Paul, 11 de dezembr de 2012 Htel Caesar Park Patrcíni Quantum Infrmações relevantes dispníveis em funds alternativs n Brasil Dez/12 Agenda 1. Infrmações

Leia mais

AVISO AO MERCADO R$ ,28*

AVISO AO MERCADO R$ ,28* AVISO AO MERCADO OFERTA PÚBLICA DE DISTRIBUIÇÃO DE COTAS DA QUARTA EMISSÃO DO CSHG LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF n.º 11.728.688/0001-47 Códig ISIN: BRHGLGCTF004 Códig de Negciaçã

Leia mais

CAPÍTULO - 6 CICLOCONVERSORES

CAPÍTULO - 6 CICLOCONVERSORES CAPÍTULO 6 CICLOCONERSORES 6.1 INTRODUÇÃO O ciclcnversr é destinad a cnverter uma determinada freqüência numa freqüência inferir, sem passagem pr estági intermediári de crrente cntínua. A cnversã de uma

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017 ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO DOMÍNIO DA COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Equipaments especificamente afets a atividades de Investigaçã e Desenvlviment (I&D) ELEGIBILIDADE

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF n / COMUNICADO AO MERCADO

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF n / COMUNICADO AO MERCADO COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF n. 47.508.411/0001-56 COMUNICADO AO MERCADO Sã Paul, Brasil, 12 de julh de 2011. A Cmpanhia Brasileira de Distribuiçã

Leia mais

Carta Mensal Iporanga outubro de 2016

Carta Mensal Iporanga outubro de 2016 Carta Mensal Ipranga utubr de 2016 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 3,26% em utubr (311% d CDI). N acumulad de 2016, fund bteve um rendiment de 14,25% (123% d CDI). Brasil O mês

Leia mais

Primeiros resultados 27/11/2013. Ano Internacional da Estatística 1

Primeiros resultados 27/11/2013. Ano Internacional da Estatística  1 INQUÉRITO À FECUNDIDADE 2013 Primeirs resultads 27/11/2013 2013 An Internacinal da Estatística www.statistics2013.rg 1 O Institut Nacinal de Estatística realizu, em 2013, Inquérit à Fecundidade, cuj principal

Leia mais

Prêmios de Referência para Opções sobre Ações, Índices e ETFs

Prêmios de Referência para Opções sobre Ações, Índices e ETFs Prêmis de Referência para Opções sbre Ações, Índices e ETFs Wrkshp Prêmi de Referência 14 de dezembr de 2016 Cnfidencial Restrita Cnfidencial Us Intern X Públic 1 Tópics: 1. Nvas Infrmações 2. Prêmis de

Leia mais

Gestão Estratégica de Tesouraria. Prof. Rafael Piva

Gestão Estratégica de Tesouraria. Prof. Rafael Piva Gestã Estratégica de Tesuraria Prf. Rafael Piva O que vims na Aula 2 PMP e s impacts de sua alteraçã Risc Sacad Descnt x Pagament à praz Prjeçã de Caixa e acuracidade Instruments de Aplicaçã de Caixa Principais

Leia mais

Resumos Soltos Geografia 9º ano. Unidade 1: Contrastes de Desenvolvimento. 1.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento

Resumos Soltos Geografia 9º ano. Unidade 1: Contrastes de Desenvolvimento. 1.2 Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento Unidade 1: Cntrastes de Desenvlviment 1.2 Interdependência entre espaçs cm diferentes níveis de desenvlviment Os principais países em desenvlviment surgem de antigas clónias eurpeias. Principais bstáculs

Leia mais

Nome do programa ou pesquisa: Sistema de Informações e Indicadores Culturais

Nome do programa ou pesquisa: Sistema de Informações e Indicadores Culturais IBGE Institut Brasileir de Gegrafia e Estatística Data de elabraçã da ficha: Abr 2007 Dads da rganizaçã Nme: IBGE - Institut Brasileir de Gegrafia e Estatística Endereç: (várias unidades em td Brasil)

Leia mais

Informativo sobre a Recuperação Extrajudicial

Informativo sobre a Recuperação Extrajudicial Infrmativ sbre a Recuperaçã Extrajudicial Recuperaçã Extrajudicial Tecsis Em 29/09/2017, a Tecsis apresentu pedid de hmlgaçã de plan de recuperaçã extrajudicial. O prcess é digital e pde ser acessad cm

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Sólido desempenho de vendas no 3T Vendas brutas totais, ex-gasolina, cresceram 8,3% LfL acelerou para 5,1%, crescimento em todos os formatos

Sólido desempenho de vendas no 3T Vendas brutas totais, ex-gasolina, cresceram 8,3% LfL acelerou para 5,1%, crescimento em todos os formatos Sã Paul, 16 de utubr de 2018 - O Grup Carrefur Brasil (Atacadã S.A.) [B3: CRFB3] anuncia infrmações preliminares, nã auditadas, relativas a desempenh das vendas d 3º trimestre de 2018: Sólid desempenh

Leia mais

Resultados Consolidados 1º Trimestre de 2016

Resultados Consolidados 1º Trimestre de 2016 SAG GEST Sluções Autmóvel Glbais, SGPS, SA Sciedade Aberta Estrada de Alfragide, nº 67, Amadra Capital Scial: 169.764.398 Eurs sb númer únic de matrícula e de pessa clectiva 503 219 886 COMUNICADO Resultads

Leia mais

Proteção do Património dos Investidores. Fundo de Garantia dos Depósitos

Proteção do Património dos Investidores. Fundo de Garantia dos Depósitos Prteçã d Patrimóni ds Investidres O CaixaBI infrma (s) Cliente(s) da existência de um Fund de Garantia ds Depósits, de um Sistema de Indemnizações as Investidres e a sua Plítica Prteçã ds Ativs ds Clientes.

Leia mais

Física Experimental C - Experimentos com Raio X ROTEIRO DE ANÁLISES

Física Experimental C - Experimentos com Raio X ROTEIRO DE ANÁLISES 4323301- Física Experimental C - Experiments cm Rai X J.Kgler - 2018 ROTEIRO DE ANÁLISES 1. Objetivs da aula de difraçã de rai-x O experiment tem duas grandes partes na 1ª aula (1ª semana): Parte 1 2/3

Leia mais