Artigo - Manuel Carlos Reis Martins, Coordenador Executivo da Certificação AQUA-HQE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artigo - Manuel Carlos Reis Martins, Coordenador Executivo da Certificação AQUA-HQE."

Transcrição

1 Artigo - Manuel Carlos Reis Martins, Coordenador Executivo da Certificação AQUA-HQE. Certificação AQUA-HQE O AQUA-HQE é um processo de controle total de um empreendimento de construção ou de desenvolvimento urbano, fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição do partido arquitetônico e urbanístico, passando pelo programa, pré-projeto, projeto, execução e operação. Visa atingir objetivos de desempenho sustentáveis nos níveis Base, Boas Práticas e Melhores Práticas de acordo com os indicadores que compõem os Referenciais de Certificação. Para garantir o controle, é requerido um Sistema de Gestão do Empreendimento. O desenvolvimento de um empreendimento sustentável e a certificação O empreendimento sustentável inicia-se com a decisão do empreendedor, motivada por diversos fatores, entre eles, pela preferência do mercado, exigência de clientes, determinação da matriz, vocação para a liderança, busca pela sustentabilidade de fato e pelos ganhos de imagem. A definição dos objetivos e níveis de desempenho em cada um deles (Base, Boas Práticas e Melhores Práticas) é feita de modo iterativo com o desenvolvimento do programa e do pré-projeto. Figura 1 Focos de análise para a definição do perfil da Alta Qualidade Ambiental

2 Assim, quais objetivos e quantos deles devem atingir cada nível de desempenho, e por meio de quais soluções de projeto, depende do contexto de cada projeto, podendo ir além do mínimo exigido para a certificação, em função do melhor resultado global, com ampla liberdade de escolha com base na qualificação e criatividade do arquiteto e das equipes de projeto. Por isso, é possível afirmar que, num contexto de uma reserva indígena uma oca pode atender aos critérios de conforto, saúde e baixo impacto ambiental do AQUA-HQE, da mesma forma que um edifício triplo A no centro urbano também pode. Mas, a oca no centro urbano e o edifício triplo A na floresta, jamais poderiam. Uma vez elaborado o pré-projeto, com seu perfil de desempenho justificado, suas diretrizes compõem os dados de entrada do projeto. Nessa fase, é desenvolvido o projeto executivo e são detalhados os estudos, cálculos, simulações, soluções arquitetônicas e técnicas, projetos complementares e demais elementos que demonstram e confirmam a pertinência das escolhas da fase pré-projeto e os desempenhos visados. São definidos os materiais, sistemas e processos construtivos, já vislumbrados na fase anterior, bem como o planejamento do canteiro sustentável. Com os projetos executivos, passa-se à execução da obra materializando as soluções e os desempenhos projetados, que permitirão ao edifício atingir os objetivos ao longo da sua vida. Em todas essas fases, os processos são planejados, controlados, monitorados e avaliados no âmbito de um sistema de gestão, cujos requisitos são perfeitamente compatíveis com eventuais sistemas de gestão do empreendedor e das organizações que participam do empreendimento. Dessa forma, o pensar, planejar, projetar e construir permitem as escolhas mais eficazes e mais econômicas e, com o controle ao longo de todo o empreendimento, viabilizam o investimento em sustentabilidade.

3 TechnicalInstructor Certificationbody EXCELLENT Based on a technical instruction by Fundação Vanzolini Technical Referencial AQUA issued 2013 or before BR ENERGY ENVIRONMENT HEALTH COMFORT PROJECT : LOJA LEROY MERLIN LM 294 DELIVERED TO : LEROY MERLIN CIA. BRASILEIRA DE BRICOLAGEM LOCATION : NITERÓI, RIO DE JANEIRO - BRASIL BUILDING TYPE : DIY MARKET CYCLE : CONSTRUCTION STAGE : EXECUTION T h i s c e rt i f i c a t e c o n f i rm s t h a t t h i s b u i l d i n g m e e t s t h e requi rement s o f a l e v e l o f p e rf o rm a n c e d e f i n e d i n t h e c e rt i f i c a t i o n s c h e m e i n e a c h o f t h e f o l l o wi n g f o u r t h e m e s : E n e rgy, E nv i ronment, Heal t h, Comfort. José Joaquim A. Ferreira Certification Director Fundação Vanzolini Patrick NOSSENT CEO CERWAY Figura 2 - Exemplos de certificados AQUA e HQE Critérios de avaliação e certificação Os referenciais de certificação contêm dois conjuntos de critérios: para os sistemas de gestão e para o desempenho do edifício ou do bairro/loteamento. Sistemas de gestão Os sistemas de gestão, compatíveis com as normas de gestão NBR ISO, contêm critérios para análise inicial, comprometimento do empreendedor, planejamento, controle, acompanhamento e aprendizagem. Desempenho Os critérios de desempenho consistem em indicadores e parâmetros nos temas e categorias abaixo:

4 Figura 3 - Qualidade ambiental do edifício Figura 4 - Qualidade ambiental do bairro/loteamento Além disso, para os edifícios em operação é também exigida a qualidade ambiental das práticas QAP, para a gestão e para o uso, com indicadores nos temas: - Compras - Comunicação - Gestão Processo de certificação de construções novas e renovação O processo de certificação não interfere com o desenvolvimento do empreendimento, pois suas etapas coincidem com as fases normais de programa e pré-projeto, projeto e execução. Conceitualmente, o AQUA-HQE requer que o empreendimento seja pensado e planejado para ser sustentável, projetado de acordo com o planejado e

5 executado conforme o projeto, de acordo com o contexto do projeto e os objetivos de desempenho desejados. Melhores Práticas 3 categorias Boas Práticas 4 categorias Base 7 categorias Figura 5 - Perfil de desempenho mínimo para Edifícios Excelente 4 categorias Superior 5 categorias Bom 8 categorias Figura 6 - Perfil de desempenho mínimo para Bairros e Loteamentos Processo de Certificação Início O empreendedor interessado envia à Fundação Vanzolini carta de solicitação, com a ficha de informações do empreendimento. A Fundação Vanzolini verifica a aplicabilidade da certificação e emite contrato para aprovação do empreendedor, quando é iniciado o processo de certificação. Os preços da certificação dos edifícios pela Fundação Vanzolini são relacionados à área construída, em metros quadrados, e podem ser estimados usando a calculadora disponível no site AQUA-HQE. Para a certificação de bairros e loteamentos, os valores são baseados na área da intervenção, em hectares.

6 Fase pré-projeto O empreendedor estabelece o sistema de gestão do empreendimento, desenvolve o programa funcional e ambiental e o pré-projeto, faz a autoavaliação e compromete-se com a certificação. Após o procedimento, solicita a auditoria e envia à Fundação Vanzolini o dossiê com uma síntese desses elementos, que têm sua admissibilidade avaliada e, depois, subsidia a elaboração do plano de auditoria. O empreendedor demonstra, nessa auditoria - mediante análise legal, técnica e econômica do projeto e seu contexto funcional e sócio-econômico ambiental -, que é viável atingir os objetivos de desempenho necessários para a certificação, que dispõe dos meios e que assume esse compromisso. Realizada a auditoria, é elaborado relatório com a descrição de eventuais desvios, que devem ser objeto de ações corretivas pelo empreendedor e pelo auditor. Uma vez corrigidos os desvios, é elaborado o relatório definitivo, que é examinado por uma Comissão Técnica. Quando aprovado, é enviado para emissão do certificado AQUA pelo Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini e, posteriormente, para o Cerway, para emissão do certificado HQE, assinado conjuntamente pelo Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini e pelo Presidente do Cerway. Fase projeto O sistema de gestão do empreendimento é mantido, para controlar o projeto executivo e a integração dos projetos e estudos complementares; e monitorar o atendimento aos objetivos de desempenho planejados na fase anterior. É feita uma auto-avaliação e o dossiê é atualizado e enviado à Fundação Vanzolini, agora com os resultados dos projetos, cálculos, estudos e modelos que demonstram que os objetivos foram atingidos. A partir daí, o processo de auditoria até a aprovação e emissão do certificado é semelhante à fase pré-projeto, sendo as soluções de projeto verificadas e questionadas quanto à sua capacidade de garantir os desempenhos. Fase Execução O sistema de gestão do empreendimento é mantido, para controlar a execução da obra e monitorar a conformidade com o projeto e o atendimento aos objetivos de desempenho correspondentes. É feita uma auto-avaliação e o dossiê é atualizado e enviado à Fundação Vanzolini, com os resultados de medições e de verificações de conformidade dos serviços e materiais aos critérios de projeto e aos objetivos de desempenho. O processo de auditoria até a aprovação e emissão do certificado é semelhante às fases anteriores, incluindo visita técnica ao empreendimento para verificar que o projeto foi efetivamente implantado.

7 Figura 7 - Fluxo do processo de certificação Processo de certificação de edifícios em operação Nessa etapa do ciclo de vida do edifício mudam os agentes e os controles, incluindo critérios de melhoria e controle da qualidade intrínseca e da qualidade ambiental das práticas.

8 A certificação ocorre com auditorias em duas fases: programa da operação e operação e uso. A manutenção da certificação requer auditorias anuais de acompanhamento para verificar a manutenção e melhoria do desempenho. Para a certificação do programa da operação, é necessário que o sistema de gestão, a melhoria e controle da qualidade intrínseca e a qualidade ambiental das práticas, estejam planejados de modo a atingir os objetivos, baseados num diagnóstico e inventário do estado inicial. Edifícios previamente certificados AQUA-HQE já são considerados pré-aprovados nesse diagnóstico e inventário, que, para os demais, equivale a um vestibular. Para a certificação da operação e uso é necessário que sejam demonstrados resultados de pelo menos um ano de operação, em conformidade com os objetivos. Figura 8 A curva S do desenvolvimento do empreendimento AQUA-HQE Responsabilidades e tarefas dos envolvidos Empreendedor Decide investir no empreendimento sustentável, contrata as equipes competentes, acompanha o desenvolvimento do empreendimento e promove as eventuais correções de curso. Assistente AQUA-HQE Auxilia o empreendedor em suas tarefas, subsidiando-o com informações qualificadas. Interage com as equipes técnicas e gerenciais, auxiliando no atendimento aos critérios de certificação e na manutenção dos controles do sistema de gestão,

9 bem como na definição dos registros necessários para a gestão e comprovação da sustentabilidade. Arquiteto Desenvolve e coordena o programa, pré-projeto e projeto arquitetônico e apoia o controle da obra, interagindo nas ocasiões oportunas com o Assistente AQUA- HQE e os demais agentes envolvidos, visando o melhor desempenho global do projeto. Projetistas Detalham os projetos dos equipamentos e sistemas prediais interagindo com o arquiteto, o Assistente AQUA-HQE e os demais agentes envolvidos, alinhados com o melhor desempenho do projeto. Especialistas e consultores Avaliam e propõem soluções para alcançar os desempenhos com a máxima efetividade, interagindo com o Assistente AQUA-HQE, o arquiteto e os demais profissionais envolvidos. Gerenciadora Controla o projeto e a obra, com apoio do Arquiteto e do Assistente AQUA-HQE, para que as soluções sejam desenvolvidas e aplicadas e o desempenho visado seja alcançado. Construtora Executa a obra, de acordo com o projeto e as orientações da Gerenciadora, do Assistente AQUA-HQE e dos demais agentes envolvidos. Imobiliária Comercializa o empreendimento, comunicando aos futuros usuários e gestores as características sustentáveis do empreendimento e como gerenciá-lo e usá-lo para garantir os desempenhos e os benefícios. Gestores e usuários Operam e usam o empreendimento, controlando e mantendo adequadamente todos os sistemas no seu âmbito de ação, acompanhando os desempenhos e promovendo sua melhoria e também corrigindo eventuais desvios se houver. A importante função do Assistente AQUA-HQE do Empreendedor O AQUA-HQE não é um guia de projeto, uma vez que seus critérios não são prescritivos e sim, de desempenho, devendo o projeto desenvolver-se normalmente, considerando os objetivos da alta qualidade ambiental de modo não minimalista, buscando o melhor resultado global.

10 Por isso, a função do Assistente AQUA, de traduzir os requisitos para cada projetista, especialista, gerenciador e construtor e de auxiliar no controle das etapas e na avaliação dos objetivos ao longo de todo o ciclo desde o planejamento inicial até a entrega, não deve limitar-se a buscar somente o atendimento ao referencial de certificação. Além do conhecimento detalhado do AQUA-HQE, é necessária uma ampla compreensão dos temas: uso do território; características, estágio tecnológico e gerencial do setor; aspectos sustentáveis do projeto e da obra, materiais, sistemas e processos construtivos; gestão da energia, da água e dos resíduos; qualidade do ar e da água; conforto acústico, térmico e lumínico, entre outros. Essas competências podem ser agregadas com o concurso de mais de um profissional, atuando de modo integrado. Comunicação Certificando o empreendimento desde a fase pré-projeto, o AQUA-HQE permite a comunicação no lançamento. Porém, para que os benefícios sejam percebidos e influam nas decisões, é necessário comunicar mais que a conquista do selo e do perfil de desempenho AQUA-HQE. É preciso informar ao público, em linguagem acessível, os benefícios incorporados, para que saiba escolher e usar seu empreendimento sustentável: - economia de água, uso de água de chuva, dispositivos econômicos, medição individualizada, - economia de energia, melhor orientação solar e ventilação reduzindo o uso de climatização, redução da necessidade de iluminação artificial, equipamentos de alta eficiência energética, - contribuição para o ciclo da água, áreas permeáveis e infiltração, caixas de retenção reduzindo enchentes, - economia de condomínio pela durabilidade dos materiais, facilidade de conservação e limpeza das superfícies e dos sistemas prediais e redução do consumo de água e energia nas áreas comuns, - facilidade de mobilidade urbana e deslocamentos mais limpos pela proximidade de transporte coletivo, ciclovias, infraestrutura de serviços e comércio próximas, - temperaturas mais amenas no verão e, se for o caso, no inverno, pela orientação solar, sombreamento, ventilação, minimizando o uso de climatização, - redução dos ruídos externos e internos pelo isolamento acústico e pela orientação e disposição dos ambientes, - controle de temperatura nos sistemas de água quente e ar condicionado central para evitar queimaduras e reduzir o risco de legionella e outras bactérias, revestimentos que limitem o crescimento de fungos e bactérias em áreas molhadas,

11 - controle dos odores e da poluição do ar pelo isolamento das fontes, ventilação e filtragem, - sistema de gestão dos resíduos de uso incluindo coleta, armazenamento temporário e fluxos pensados desde o início do projeto, - canteiro de obras sustentável: redução do movimento de terra; redução e destinação correta dos resíduos de obra; reaproveitamento dos materiais do estande de vendas e do canteiro; economia de água e energia; e qualidade de vida dos trabalhadores durante a obra, - a redução do investimento em ampliação da infraestrutura de energia, água, transportes e outras, pelas economias do empreendimento. E que justamente por tudo isso o empreendimento recebeu a certificação da alta qualidade ambiental AQUA-HQE, pela Fundação Vanzolini e pelo Cerway. Consciência sustentável e Empreendedor AQUA Além dos cursos abertos e in-company para projetistas, especialistas e consultores, a Fundação Vanzolini oferece, sem ônus, atendimento presencial, telefônico e por aos clientes, profissionais e consultores e treinamento de corretores sobre a sustentabilidade como argumento de venda. Assim, promove uma mudança na cultura do usuário e do gestor predial para usar e manter seu empreendimento sustentável e do empreendedor e demais elementos da cadeia da construção para os benefícios de investir mais em pensar, planejar e controlar o empreendimento desde as fases iniciais. Para reconhecer essa cultura empresarial, a Fundação Vanzolini criou a certificação do Empreendedor AQUA, que tem o compromisso de certificar todos os seus empreendimentos dentro de um escopo definido. Foram já certificadas as construtoras Even e Rio Verde. Breve histórico do desenvolvimento do AQUA-HQE A Fundação Vanzolini, criada e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP desde 1967, atua nas áreas de educação, projetos, tecnologia da educação e certificação, com a missão de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. De 1990 até hoje, a Fundação Vanzolini assumiu a posição de maior certificadora brasileira, com ênfase na construção civil. A forte presença no mercado permitiu constatar uma demanda para a certificação de sustentabilidade das edificações. A estratégia adotada foi buscar o que havia de melhor no mundo e adaptar para o Brasil. O HQE francês, desenvolvido pela Associação HQE desde 1996, mostrou-se o sistema ideal, com critérios que, baseados em desempenho, permitem: soluções de acordo com o contexto do empreendimento; equilibrados em termos de conforto, saúde e meio ambiente; relevantes, pertinentes e rigorosos; e que incluem a exigência de um sistema de gestão do empreendimento. Mais ainda, as avaliações são presenciais, com auditorias

12 independentes, nas fases essenciais do empreendimento pré-projeto, projeto e execução. Para tanto, em 2007 foi firmado acordo de cooperação técnica com o CSTB/Certivéa e, com o apoio dos professores do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica, o HQE foi adaptado à cultura, clima, legislação e normalização do Brasil, sendo o AQUA apresentado ao mercado em O escopo inicial do AQUA Alta Qualidade Ambiental foram os edifícios não residenciais. Ainda em 2008, a Fundação Vanzolini e outras importantes certificadoras como: DGNB, BREEAM, CSTB/Certivéa, USGBC, fundaram a Sustainable Building Alliance. Com as primeiras certificações, revelou-se também a demanda do setor residencial. Para atendê-la, a Fundação Vanzolini firmou acordo de cooperação com o CERQUAL/QUALITEL e, novamente com o apoio dos professores da Escola Politécnica, desenvolveu o AQUA residencial, lançado em 2010, unificando os critérios da qualidade, conforto, saúde e meio ambiente que, na França, continuavam divididos em duas normas: NF Logement e HQE. ESCOLA POLITÉCNICA FRANÇA: HQE BRASIL: AQUA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Figura 9 - Parceria França/HQE Brasil/AQUA Ao longo dos anos, cresceu a disseminação do AQUA no mercado, mobilizando inúmeros empreendedores, arquitetos, projetistas, construtoras, consultores de sustentabilidade, especialistas em eficiência energética, conforto, luminotécnica, ar condicionado, acústica, instalações elétricas e hidráulicas, paisagismo bem como auditores qualificados. Profissionais que contribuíram para a certificação

13 de 154 edifícios não residenciais e mais de habitações em 214 edifícios residenciais e 88 casas. Para certificar edifícios existentes, foi também adaptado ao Brasil, em 2010, o referencial de operação, aplicado em 26 edifícios. Porém, era necessário estender a escala. Foi então adaptado ao Brasil o referencial de certificação para planejamento urbano, em 2011, com 8 bairros e loteamentos certificados e, em 2012, para certificar os materiais sustentáveis, foi criado o RGMAT, baseado nas normas ISO e NBR ISO de Avaliação de Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto. Reforçando o foco da sustentabilidade, em 2014 a Fundação Vanzolini foi acreditada para a etiquetagem do PBE-Edifica. Total de Edificios certificados por Referencial BAIRROS; 8 RESIDENCIAL; 214 NÃO- RESIDENCIAL; 154 OPERAÇÃO/USO; 26 Figura 10 - Edifícios e Bairros/Loteamentos certificados em 24/08/2015 Com o sucesso do AQUA, o CSTB/Certivéa e o QUALITEL/CERQUAL decidiram, em 2013, formar o Cerway, para disseminar o HQE em todo o mundo. O AQUA, realinhado com esse caráter global mas fiel às suas características regionais, foi reconhecido de imediato pelo Cerway, e os empreendimentos certificados AQUA receberam também o certificado HQE, em 18 de março de 2014, quando foi lançado o AQUA-HQE. O referencial AQUA para bairros e loteamentos foi reconhecido como equivalente ao HQE em E o AQUA para edifícios em operação está sendo realinhado, nos eixos: edifício; gestão; e uso sustentáveis.

14 Serviço - informações sobre o processo e os cursos AQUA-HQE. - informações sobre o RGMAT. - informações sobre o HQE internacional

1º Organismo de Sistema de Gestão acreditado no Brasil. Hámais de 16 anoscertificando a Construção Civil

1º Organismo de Sistema de Gestão acreditado no Brasil. Hámais de 16 anoscertificando a Construção Civil Construção Civil 1º Organismo de Sistema de Gestão acreditado no Brasil Hámais de 16 anoscertificando a Construção Civil Maior certificadora da Construção Civil do Brasil Processo AQUA Éa gestão total

Leia mais

METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Débora Noronha¹; Jasmin Lemke¹; Carolina Vergnano¹ ¹Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Diretoria Técnica de Estudos, Projetos

Leia mais

professores do PRO Escola Politécnica USP (Q/MA/SSO/RS) e produtos da Construção Civil de 1/3 das certificações de SG do mundo

professores do PRO Escola Politécnica USP (Q/MA/SSO/RS) e produtos da Construção Civil de 1/3 das certificações de SG do mundo CERTIFICAÇÃO Fundação Vanzolini Atua desde 1967 formada a e mantida a pelos professores do PRO Escola Politécnica USP Há mais de 15 anos certifica Sistemas de Gestão (Q/MA/SSO/RS) e produtos da Construção

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Único Membro Pleno Brasileiro da IQNet, que tem mais de 1/3 das certificações de SG do mundo. Em 2008 fundou e tem assento no Board da SBAlliance,

Único Membro Pleno Brasileiro da IQNet, que tem mais de 1/3 das certificações de SG do mundo. Em 2008 fundou e tem assento no Board da SBAlliance, CERTIFICAÇÃO Atua desde 1967 formada e mantida pelos professores da Eng. Produção Escola Politécnica USP Há mais de 15 anos certifica Sistemas de Gestão (Q/MA/SSO/RS) e produtos da Construção Civil Único

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

CONHEÇA A. Acesse o QrCode e saiba mais sobre a RPP

CONHEÇA A. Acesse o QrCode e saiba mais sobre a RPP CONHEÇA A RPP construtora Fundada há quase duas décadas em Caxias do Sul, a RPP Construtora é, hoje, uma das principais empresas do setor da construção civil na região da Serra Gaúcha. Com uma equipe de

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Introdução ao Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações

Introdução ao Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações Introdução ao Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações Documento elaborado pela Eletrobras/ Procel Edifica, Inmetro e CB3E/UFSC Rio de Janeiro, setembro de 2013. 1 O Programa Brasileiro de Etiquetagem

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Versão 5.0 dezembro 2010 Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Sumário 1. Objetivos 2. Conceitos 3. Referências 4. Princípios 5. Diretrizes

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 5.0 06/12/2010 Sumário 1 Objetivos... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 6 Responsabilidades... 6 7 Disposições

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS*

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* Marcos Bragatto O sucesso da gestão de qualquer instituição se fundamenta na eficiência do desempenho do tripé métodos, meios e

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 9 DE JUNHO DE 2015 (PUBLICADA NO DOU Nº 108, EM 10 DE JUNHO DE 2015, SEÇÃO 1, PÁGINAS 39 e 40)

MINISTÉRIO DAS CIDADES. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 9 DE JUNHO DE 2015 (PUBLICADA NO DOU Nº 108, EM 10 DE JUNHO DE 2015, SEÇÃO 1, PÁGINAS 39 e 40) MINISTÉRIO DAS CIDADES INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 9 DE JUNHO DE 2015 (PUBLICADA NO DOU Nº 108, EM 10 DE JUNHO DE 2015, SEÇÃO 1, PÁGINAS 39 e 40) Regulamenta a Política Socioambiental do FGTS, no âmbito

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf

Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf Risk IT - Um conjunto de princípios orientadores e o primeiro framework que

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

MLM. Proporcionando Soluções Sustentáveis. www.mlm.uk.com www.mlm.br.com

MLM. Proporcionando Soluções Sustentáveis. www.mlm.uk.com www.mlm.br.com MLM B r a s i l Proporcionando Soluções Sustentáveis www.mlm.uk.com Proporcionando Soluções Sustentáveis A necessidade de desenvolvimento sustentável é amplamente aceita e atualmente é considerada uma

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

Programa de Qualidade em Projetos e Obras de Engenharia Palestrante: Paulo Yazigi Sabbag, Dr., PMP. Curitiba, Maio 2011

Programa de Qualidade em Projetos e Obras de Engenharia Palestrante: Paulo Yazigi Sabbag, Dr., PMP. Curitiba, Maio 2011 Programa de Qualidade em Projetos e Obras de Engenharia Palestrante: Paulo Yazigi Sabbag, Dr., PMP Curitiba, Maio 2011 Palestrante: Paulo Yazigi Sabbag Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo

A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo Capítulo 4 A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo Ações de planejamento estratégico combinadas a estudos no âmbito deste projeto contribuíram, como já apresentado, para a elaboração

Leia mais

Responsável pelo projeto: Gustavo Adolpho Castilho Freire - Assessor E-mail: gustavo@ibge.gov.br

Responsável pelo projeto: Gustavo Adolpho Castilho Freire - Assessor E-mail: gustavo@ibge.gov.br 1 Experiência: Sistema de Suprimento de Fundos Instituição: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Coordenação de Orçamento e Finanças Coordenador: Reinaldo Silva Pereira E-mail:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I

FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I FIPECAFI e IBRACON oferecem curso elearning Novas Normas de Auditoria I A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) em parceria com o IBRACON (Instituto dos Auditores

Leia mais

Níveis Qualificação Quantidade % N I Não qualificados (ajudantes, serventes e faxineiros) 1.650 30%

Níveis Qualificação Quantidade % N I Não qualificados (ajudantes, serventes e faxineiros) 1.650 30% 3.37. PROGRAMA DE APOIO À POPULAÇÃO MIGRANTE 3.37.1. Introdução A implantação de empreendimentos hidrelétricos freqüentemente provoca mudanças na região de instalação. A UHE Estreito é um empreendimento

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Processo AQUA. Alta Qualidade Ambiental

Processo AQUA. Alta Qualidade Ambiental Processo AQUA Alta Qualidade Ambiental Processo AQUA o que é? O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter a Alta Qualidade Ambiental do seu Empreendimento de Construção. Essa qualidade

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

28/09/2012. Fundação Vanzolini. Universidade. Mercado

28/09/2012. Fundação Vanzolini. Universidade. Mercado Fundação Vanzolini 1960 1970 1980 1990 2000 2010 Em 1967, nasce a Fundação Vanzolini Instituição criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP Universidade

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Entenda o processo que vem promovendo mudanças na cultura da construção civil.

Entenda o processo que vem promovendo mudanças na cultura da construção civil. Entenda o processo que vem promovendo mudanças na cultura da construção civil. Saiba passo a passo como construir com a Certificação AQUA-HQE. O AQUA-HQE é um processo de controle total de um empreendimento

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 1 ANDAMENTOS DOS TRABALHOS GTAI/FMASE FMASE 2005 = Coordena ações de interesse do setor sobre aspectos socioambientais geração, transmissão,

Leia mais

ADAPTAÇÃO DO HQE AO BRASIL

ADAPTAÇÃO DO HQE AO BRASIL FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ADAPTAÇÃO DO HQE AO BRASIL Construção Sustentável? www.vanzolini.org.br www.geaconstruction.com manuel.martins@vanzolini.org.br

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA 1. OBJETIVO Em atendimento à Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL SUL AMÉRICA INVESTIMENTOS DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL E DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Índice: 1 OBJETIVO 2 2 CONCEITOS E DEFINIÇÕES 2 3

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável?

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . Conceitos: Responsabilidade Social Ecoeficiência Conceitos Responsabilidade Social - é a relação ética e transparente da organização

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR TERMO DE ABERTURA Preparado por: Cláudio França de Araújo Gestor do Programa CD Aprovado por: Ricardo Antônio de Arruda Veiga Representante

Leia mais

Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás. Projeto IV.11

Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás. Projeto IV.11 Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás Projeto IV.11 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS Com o objetivo de melhorar a eficiência energética das edificações no país foi criada a etiquetagem de eficiência energética de edificações do INMETRO, como

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Financiamento de Construções Sustentáveis Desafios e Possibilidades. Brasília, 20 de Agosto 2009

Financiamento de Construções Sustentáveis Desafios e Possibilidades. Brasília, 20 de Agosto 2009 Financiamento de Construções Sustentáveis Desafios e Possibilidades Brasília, 20 de Agosto 2009 Nossa Crença Porque Construção Civil Obra Sustentável O que aprendemos? Nossa Crença Nossa Crença Um país

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais com Prof. Lucas Henrique da Luz Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 O que

Leia mais

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA.

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA. ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO, PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA. OBJETIVOS DO PROGRAMA A VALEC, como concessionária da Ferrovia Norte Sul será a responsável pela operação

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD 1. CONCEPÇÃO Esta nova concepção de educação e aprendizagem tem seu eixo centrado no aluno, no professor e na gestão escolar (Paulo Sérgio). Diante disso, torna-se relevante

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS...2 2. ESCOPO...3 3. MANUTENÇÃO...3 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...3 5. DEFINIÇÕES...3

SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS...2 2. ESCOPO...3 3. MANUTENÇÃO...3 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...3 5. DEFINIÇÕES...3 Página 1 de 21 SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS...2 2. ESCOPO...3 3. MANUTENÇÃO...3 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...3 5. DEFINIÇÕES...3 6. QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE AUDITORES...4 7. CONDIÇÕES GERAIS...4 8.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: ANGELO LUIS MEDEIROS MORAIS Data da impressão: 21/11/2013-18:05:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

ANEXO I-A FICHA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GRUPO GERENCIAL ANO: 1. Identificação AVALIADO Nome: Matrícula: Cargo: AVALIADOR Nome: Matrícula: Cargo:

ANEXO I-A FICHA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GRUPO GERENCIAL ANO: 1. Identificação AVALIADO Nome: Matrícula: Cargo: AVALIADOR Nome: Matrícula: Cargo: ANEXO I-A FICHA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GRUPO GERENCIAL ANO: 1. Identificação AVALIADO Unidade de Lotação: Local de Trabalho: AVALIADOR 2. Realização da avaliação 3. Período da Avaliação Pela chefia imediata

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

da Qualidade ISO 9001: 2000

da Qualidade ISO 9001: 2000 4 Requisitos Gerais e de Documentação do Sistema da Qualidade ISO 9001: 2000 A implementação, manutenção e melhoria de um sistema da qualidade requer um sistema documental que auxilie no estabelecimento

Leia mais

Uma história de confiança.

Uma história de confiança. Uma história de confiança. Tudo começou em março de 1969. Já na década de 70, impulsionada pelo chamado milagre econômico brasileiro, decorrente de maciços investimentos governamentais em infraestrutura

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I

ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I Profº Eng Civil Bruno Rocha Cardoso Aula 3: Controle de Qualidade de Execução. Controle de Qualidade de Execução. Mas o que é Qualidade? Embora tenha demorado dois dias para

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA 1 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de um consultor especializado no desenvolvimento de programas voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

REQUISITOS PARA RECONHECIMENTO DA CONFORMIDADE PARA CABOS PROFIBUS PA - DP

REQUISITOS PARA RECONHECIMENTO DA CONFORMIDADE PARA CABOS PROFIBUS PA - DP Página 1 1 OBJETIVO Estabelecer os critérios para o Programa de Reconhecimento da Conformidade de Cabos Profibus PA e Profibus DP, atendendo aos requisitos técnicos, visando garantir a segurança na utilização

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR

PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR Contribuições da Arquitetura e da Engenharia de Projetos para os candidatos ao Governo Federal Agosto de 2010 O Brasil

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA

PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA Apresentação Institucional PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA Serviços ENGENHARIA DE DIAGNÓSTICO GESTÃO DE ENGENHARIA ENGENHARIA ENGENHARIA

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais