ANTEPROJECTO DE UM PROGRAMA DO TIPO MENTORADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (Programa de Adaptação à Faculdade - PAF 1 )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANTEPROJECTO DE UM PROGRAMA DO TIPO MENTORADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (Programa de Adaptação à Faculdade - PAF 1 )"

Transcrição

1 GAPsi ANTEPROJECTO DE UM PROGRAMA DO TIPO MENTORADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (Programa de Adaptação à Faculdade - PAF 1 ) O ingresso no ensino superior está associado a uma fase de transição na vida de um estudante e a uma série de adaptações que são esperadas da sua parte: desde um nível mais específico referente às diferenças entre o ensino secundário e o ensino universitário e às características próprias da FCUL, até um nível mais global respeitante à passagem da adolescência para o início da vida adulta e a uma maior autonomia. A proposta do presente programa vai no sentido de facilitar este processo de forma a que ele constitua sobretudo uma possibilidade de crescimento: permitindo ao aluno rentabilizar os seus recursos pessoais em conjugação com os da própria faculdade e minimizando simultaneamente os riscos de bloqueios inerentes a qualquer fase de transição. O PAF está pensado à partida como um programa de tipo mentorado, em que alunos mais experientes assumem o papel central no acolhimento e acompanhamento dos caloiros. A utilização de outros alunos como mentores tem a vantagem de facilitar o processo de socialização com o novo meio e de estes mais facilmente serem assumidos como modelos. Adicionalmente, o programa poder ter efeitos positivos não só sobre os caloiros mas também sobre os próprios mentores e, em última análise, no ambiente global das licenciaturas. A elaboração concreta do programa passará por uma primeira fase de levantamento de necessidades, riscos e problemas sentidos por parte dos caloiros, de forma a ir ao encontro da especificidade da FCUL. Podemos, no entanto, adiantar já algumas pistas sobre objectivos e áreas de intervenção que pensamos poderem vir a ser importantes (ressalvando contudo a eventualidade de serem alterados ou ajustados ao longo desta primeira fase de estudo e elaboração do projecto): 1 Ver anexo no final deste documento.

2 OBJECTIVOS: P A F Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Interpessoal CALOIR P A F Integração no novo meio P A F 1. Objectivos relacionados com o desenvolvimento pessoal do caloiro: Ajudar o caloiro a reconhecer e fomentar os seus recursos pessoais que podem contribuir para melhor lidar com a transição para o ensino superior e para a FCUL. Desenvolver a autonomia e promover o desempenho de um papel activo por parte dos caloiros no seio da FCUL e ao longo do seu curso. Desenvolver um autoconceito mais positivo, melhorando a sua auto-estima. Um dos factores que condicionam a forma como um indivíduo se adapta a uma transição é o seu próprio sentido de competência: ajudar o caloiro a identificar e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com tal situação poderá promover esse sentido de competência. Num estudo realizado em Portugal sobre a transição entre o ensino secundário e o ensino superior os caloiros identificaram o seu auto-conhecimento e a sua autonomia como áreas problemáticas em que poderiam beneficiar de apoio 2. 2 Santo, G. (1996). Transição entre o ensino secundário e o ensino superior. Actas da Conferência Internacional - A Informação e a Orientação Escolar e Profissional no Ensino Superior: Um Desafio da Europa (Coimbra),

3 Possíveis formas de intervenção do PAF nesta área: Antecipação das dificuldades e melhor forma de as ultrapassar, através da partilha de experiências entre mentores e caloiros. Formação dos mentores sobre estratégias de resolução de problemas; Por vezes os caloiros criam uma visão distorcida do novo meio: sobrestimando as dificuldades ou aquilo que é exigido deles, subestimando as suas capacidades para lidar com elas por comparação com os alunos mais avançados (fazendo comparações irrealistas em que sobreavaliam as capacidades dos outros), etc. Os mentores podem ajudar os caloiros a fazer um teste da realidade e a reconhecer as suas capacidades para lidar com as situações mais difíceis. 2. Objectivos referentes ao desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal do caloiro: Promover a constituição de redes de inter-ajuda entre os alunos da FCUL. Promover as capacidades necessárias a actividades de grupo exigidas durante o curso. Um dos riscos mais prováveis de eventuais dificuldades de adaptação à faculdade é o isolamento social (ver estudo realizado em 1993 junto de uma amostra de alunos caloiros de cursos de licenciatura da Universidade de Évora 3 ), o qual pode implicar uma série de consequências negativas num ciclo vicioso. Aliás, uma das áreas problemáticas identificadas no outro estudo também já citado anteriormente é a do relacionamento interpessoal. Possíveis formas de intervenção do PAF nesta área: Planeamento de actividades que promovam a aproximação entre os caloiros. Formação dos mentores sobre relacionamento interpessoal. 3 Nico, J.B., Contributo para o estudo da relação pedagógica no ensino superior: ser-se caloiro. Actas do VI Seminário Ser Aluno (Universidade de Évora),

4 Formação dos mentores sobre treino assertivo. Formação dos mentores sobre técnicas de comunicação. Partilha de experiências entre mentores e caloiros sobre riscos, dificuldades e formas de trabalho em grupo. 3. Objectivos relacionados com o conhecimento de um novo meio: Ajudar a conhecer e utilizar eficazmente os recursos da FCUL e da UL. Ajudar a conhecer os diversos regulamentos e procedimentos administrativos. Ajudar a conhecer e a integrar-se na cidade de Lisboa (em particular no caso de alunos deslocados). Ajudar a conhecer as características típicas do ensino universitário (por comparação com o ensino secundário). Ajudar a conhecer determinados aspectos não explícitos da licenciatura, mas que podem ser importantes para um melhor desempenho académico (aulas importantes a que não deve faltar, as características de diferentes professores, a melhor forma de planear uma época de exames, bibliografia relevante e onde encontrar, etc.) Transmissão de valores positivos associados à FCUL: A integração dos caloiros na nova faculdade poderá também ser beneficiada por um realce dos seus factores positivos que levem a uma maior identificação com a instituição e, consequentemente, a uma maior motivação e envolvimento na vida académica. Possíveis formas de intervenção do PAF nesta área: Transmissão directa de informação por parte dos mentores. Visitas guiadas pela FCUL, UL e cidade de Lisboa. Formação dos mentores sobre diferenças entre ensino universitário e secundário. Formação dos mentores sobre métodos de estudo, planeamento de exames, etc.

5 PORQUÊ NA LICENCIATURA DE FÍSICA? A construção e implementação de um novo programa implica sempre um processo de ensaio, avaliação e reajustamento, pelo que nos parece fazer mais sentido começar por uma única licenciatura, de preferência com um número não muito grande de alunos (que é o caso de Física), e só posteriormente proceder a um eventual alargamento com base nas experiências recolhidas. A licenciatura de Física tem a vantagem de ter tido já uma experiência pioneira com objectivos semelhantes ao do PAF, realizada de forma espontânea por iniciativa dos alunos e com o apoio dos professores, o que revela uma disponibilidade prévia para o desenvolvimento de um trabalho nesta área. Além disso, existe actualmente uma vontade expressa pelo Presidente do Departamento de Física, na pessoa do Prof. Doutor Sousa Lopes, para efectuar algum tipo de apoio complementar que promova uma maior qualidade da vida estudantil. Este programa pode contribuir para a construção de um clima favorável ou complementar a esse processo no que diz respeito aos alunos: implicado-os no processo, mudando atitudes e promovendo o seu empenho pessoal. Por fim, a licenciatura de Física apresenta alguns indicadores de que poderá ser propícia a alguns factores de risco, por exemplo: mais tempo para realizar o curso e um nível preocupante de insucesso académico, uma percentagem significativa de alunos que ingressam no curso sem ser como primeira escolha, juntamente com aqueles que ingressam apenas na 2ª fase (com todos os inconvenientes que isso implica relativamente ao acompanhamento das matérias e à sua integração no novo meio). No próprio GAPsi constatamos que existe um número apreciável de alunos desta licenciatura, sobretudo do 2º e 3º ano, a procurar o nosso apoio com queixas não só de baixo rendimento escolar mas também de relacionamento interpessoal, depressão, ansiedade, adaptação à FCUL, etc. Um programa como o PAF poderá ter um papel preventivo junto dos caloiros relativamente a esses factores de risco.

6 ESTRUTURA PREVISTA PARA O PAF: Equipa técnica: Será assegurada pelos psicólogos do GAPsi. Na concepção do programa teremos a colaboração do Dr. Hans Welling, psicólogo externo com experiência no desenvolvimento deste tipo de programas: na Universidade de Utrecht, Holanda, e no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Equipa de alunos: O PAF irá funcionar com base em equipas de dois mentores a coordenar grupos de oito a dez novos alunos. FASES PREVISTAS PARA O PAF (ver cronograma): 1. Recolha de informação: - Entrevista a alunos que acompanharam a integração de caloiros noutros anos; - Elaboração e aplicação de questionários aos caloiros; 2. Elaboração do PAF: - Análise da informação recolhida e elaboração concreta do projecto; - Construção de materiais escritos necessários à sua implementação (manuais de formação a distribuir aos mentores, etc.). 3. Implementação: - Recrutamento e selecção dos mentores; - Formação dos mentores; - Implementação do programa junto dos caloiros. 4. Avaliação e reajustamento do programa. Cláudio Pina Fernandes Guiomar Gabriel José Simões

7 CRONOGRAMA PREVISTO PARA A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PAF RECOLHA DE INFORMAÇÃO ELABORAÇÃO >>> Entrevista a alunos que acompanharam integração de caloiros noutros anos Elaboração de questionário a aplicar aos caloiros Aplicação de questionários aos caloiros Análise da informação recolhida e elaboração do projecto a implementar Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro >>> ELABORAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO >>> Construção de materiais escritos (manuais a distribuir aos mentores, etc.) Recrutamento e selecção de mentores Março Abril Maio Junho Julho >>> IMPLEMENTAÇÃO >>> (Férias) Formação de mentores Implementação do projecto junto dos caloiros Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro >>> IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO E REAJUSTAMENTO DO PROJECTO IMPLEMENTAÇÃO Implementação do projecto junto dos caloiros Janeiro Fevereiro Março Abril Maio

Insuficiente (0-9) Suficiente (10-13) Suficiente (10-13) Insuficiente (0-9) Insuficiente (0-9) Suficiente (10-13)

Insuficiente (0-9) Suficiente (10-13) Suficiente (10-13) Insuficiente (0-9) Insuficiente (0-9) Suficiente (10-13) Níveis de avaliação: desempenho profissional INDICADORES AVALIAÇÃO A) REALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS Capacidade para concretizar com eficácia e eficiência os objectivos do serviço e as tarefas

Leia mais

Guião da Entrevista aos Enfermeiros Orientadores de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico

Guião da Entrevista aos Enfermeiros Orientadores de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico 1 Guião da Entrevista aos Enfermeiros Orientadores de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico Objectivo Geral: analisar que aprendizagens fazem os Enfermeiros no decorrer do processo de orientação de alunos

Leia mais

CONTRIBUTOS DA TUTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE BOLONHA

CONTRIBUTOS DA TUTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE BOLONHA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa Workshop: As Competências Transversais do MEEC no Modelo de Bolonha CONTRIBUTOS DA TUTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE BOLONHA Gabinete de Estudos

Leia mais

CEVALOR. AEP Seminário. 02 de Abril de 2008 CEVALOR. Breves reflexões sobre a GRH

CEVALOR. AEP Seminário. 02 de Abril de 2008 CEVALOR. Breves reflexões sobre a GRH AEP Seminário 02 de Abril de 2008 Breves reflexões sobre a GRH - Programas de desenvolvimento dos recursos humanos não estão interligados com a estratégia - Recursos Humanos geridos como centros de custo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DOS ESTAGIÁRIOS DA FCDEF UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ELEMENTOS DO CURRÍCULO Monografia apresentada no

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação PROFISSIONALIZAÇÃO EM SERVIÇO ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO As Propostas de Formação O projecto da ESE de Setúbal para o 1º ano da Profissionalização em Serviço tem em conta a legislação em vigor, que data

Leia mais

Programa de Mentorado FPIE uma história de 10 anos

Programa de Mentorado FPIE uma história de 10 anos Programa de Mentorado FPIE uma história de 10 anos Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação UNIVERSIDADE DE LISBOA D E Z E M B R O D E 20 16 MISSÃO

Leia mais

Casa Grande Quinta da Granja Benfica, Lisboa

Casa Grande Quinta da Granja Benfica, Lisboa Casa Grande Quinta da Granja Benfica, Lisboa Porquê a Casa Grande? A Síndrome de Asperger (SA) é uma perturbação do desenvolvimento (espectro do autismo), que se manifesta por alterações na interacção

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO Avaliação Externa das Escolas 2006-2009 Seminário Avaliação e Boa Governação Modelos e Práticas Lisboa - 12 de Março de 2010 Avaliar as escolas razões e percursos (1) A descentralização

Leia mais

Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas. Braga, 8 e 9 de maio de Enquadramento e relevância do estudo

Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas. Braga, 8 e 9 de maio de Enquadramento e relevância do estudo Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas Braga, 8 e 9 de maio de 2015 AUTOAVALIAÇÃO EM ESCOLAS DO ALENTEJO: Medidas de apoio para a construção de um processo formal Sónia Gomes, Isabel

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA. Síntese do

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA. Síntese do ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA Síntese do RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO: OPINIÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA E ENTIDADES EMPREGADORAS O presente documento-síntese é composto pelo Índice

Leia mais

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa Documento realizado para

Leia mais

PROJETOS PEDAGÓGICOS INTERDISCIPLINARES

PROJETOS PEDAGÓGICOS INTERDISCIPLINARES PROJETOS PEDAGÓGICOS INTERDISCIPLINARES Ana Fonseca, Maria João Guerreiro Universidade Fernando Pessoa Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Leiria, 3 Julho 2015 Objectivos desta

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2010 2011 Identificação Entidade: Sociohabitafunchal, E.M Animadora: Célia Dantas Localização: Centro Cívico de Santo António Designação O Clube de Emprego é um serviço promovido pelo

Leia mais

PROGRAMA DE MENTORADO 2010/2011 GUIA DO MENTOR. Maio de IST/NAPE Av. Rovisco Pais, Lisboa

PROGRAMA DE MENTORADO 2010/2011 GUIA DO MENTOR. Maio de IST/NAPE Av. Rovisco Pais, Lisboa PROGRAMA DE MENTORADO 2010/2011 GUIA DO MENTOR Maio de 2010 IST/NAPE Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa Telefone: 21 841 72 51 e-mail: mentorado@nape.ist.utl.pt Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) O NAPE

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE O ACOMPANHAMENTO SOCIOEDUCATIVO DOS ATLETAS DO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO

QUESTIONÁRIO SOBRE O ACOMPANHAMENTO SOCIOEDUCATIVO DOS ATLETAS DO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO QUESTIONÁRIO SOBRE O ACOMPANHAMENTO SOCIOEDUCATIVO DOS ATLETAS DO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO Caro(a) atleta O presente inquérito por questionário enquadra-se num projecto de dissertação de mestrado em Política

Leia mais

Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra

Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa 22 de Outubro de 2008 Isabel Gonçalves, Programa de Tutorado Conselho

Leia mais

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável 2017-2025 Contributo da OPP Comentários Técnicos e Contributos OPP OPP Março 2017 Lisboa Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável

Leia mais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais Competências gerais Princípios e valores orientadores do currículo A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma

Leia mais

Uma escola com projectos

Uma escola com projectos UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM TIC E EDUCAÇÃO TIC E TRABALHO DE PROJECTO 2007/2008 Uma escola com projectos

Leia mais

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011)

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) 1. O relatório sobre o grau de concretização do processo de Bolonha no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) relativo ao ano lectivo

Leia mais

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016).

Leia mais

COMO MELHORAR O CAPITAL SOCIAL DOS JOVENS EM RISCO DE NEET? TERESA ESPASSANDIM

COMO MELHORAR O CAPITAL SOCIAL DOS JOVENS EM RISCO DE NEET? TERESA ESPASSANDIM COMO MELHORAR O CAPITAL SOCIAL DOS JOVENS EM RISCO DE NEET? TERESA ESPASSANDIM Lisboa 29 Junho 2017 Sumário Os Jovens em Risco de NEET Realidade e Consequências Tipo de Jovens NEET A Importância do Capital

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

29 de setembro de Sala 1

29 de setembro de Sala 1 29 de setembro de 2016 14.30 Sala 1 A Presidência da ESAV implementa pela primeira vez, no ano letivo de 2016-2017, o Programa de Tutoria da ESAV, em consonância com o Conselho Pedagógico, com o Provedor

Leia mais

Projecto de lei n.º 943/XIII/3.ª. Exposição de motivos

Projecto de lei n.º 943/XIII/3.ª. Exposição de motivos Projecto de lei n.º 943/XIII/3.ª Acessibilidade efectiva para todos os estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior Exposição de motivos Em Portugal, existe cerca de 1 milhão de

Leia mais

PROJETO EDUCATIVO 2012/ /16

PROJETO EDUCATIVO 2012/ /16 ESCOLA SECUNDÁRIA/3º CEB POETA AL BERTO, SINES PROJETO EDUCATIVO 2012/13-2015/16 Aprovado pelo Conselho Geral a 8 de abril de 2013. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MISSÃO... 3 3. VISÃO... 3 4. VALORES..4

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais

48 horas (18 horas/área comportamental + 18 horas/área da saúde+ 12 horas/ área jurídica)

48 horas (18 horas/área comportamental + 18 horas/área da saúde+ 12 horas/ área jurídica) Programa de Formação Código - Designação Ajudante de Acção Directa A atitude perante o idoso Local Campo Grande, Lisboa Projecto n.º: N/a Curso n.º: 1 Acção n.º: 2 Carga horária: 48 horas (18 horas/área

Leia mais

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO MOTIVAR PARA O SUCESSO PRESSUPÕE INTERESSE, INVESTIMENTO, DISPONIBILIDADE, VONTADE, COMPETÊNCIA E ENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTERVENIENTES NO PROCESSO EDUCATIVO!

Leia mais

Síntese do relatório

Síntese do relatório ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA RELATÓRIO DE DESCRIÇÃO DE OPINIÕES DA COMUNIDADE EDUCATIVA E ENTIDADES EMPREGADORAS Síntese do relatório O presente documento-síntese é composto pelo Índice do

Leia mais

Regulamento do Programa de Tutorias

Regulamento do Programa de Tutorias Regulamento do Programa de Tutorias Escola Secundária Ferreira Dias, Agualva- Sintra Artigo 1º Competências Específicas O professor tutor tem as seguintes competências: Desenvolver medidas de apoio aos

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

RESULTADOS GRELHA OBSERVAÇÃO

RESULTADOS GRELHA OBSERVAÇÃO RESULTADOS GRELHA OBSERVAÇÃO fevereiro 2015 Sumário Introdução Universo dos envolvidos Caraterização Grelhas de Observação Conclusão Notas finais 13-02-2015 Projeto Observar & Aprender 2 Introdução Observar

Leia mais

INSTRUMENTOS DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NO IST: O Programa de Tutorado

INSTRUMENTOS DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NO IST: O Programa de Tutorado INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa II SEMINÁRIO TEMÁTICO Docência, Aprendizagem, Desenvolvimento e Avaliação no Ensino Superior INSTRUMENTOS DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

Estrutura de Missão para os Incêndios

Estrutura de Missão para os Incêndios Estrutura de Missão para os Incêndios Contributo da OPP # Categoria # Autoria # Documento Comentários Técnicos e Contributos OPP Gabinete de Estudos OPP Dezembro 2017 Lisboa Estrutura de Missão para os

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO N.º 1

DOCUMENTO DE APOIO N.º 1 DOCUMENTO DE APOIO N.º 1 Tema: Definição da Estratégia de Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação Definição da Estratégia de Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação Definição de Processos

Leia mais

BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECA ESCOLAR DE MARRAZES 2009/2010

BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECA ESCOLAR DE MARRAZES 2009/2010 BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTO-AVALIAÇÃO BIBLIOTECA ESCOLAR DE MARRAZES 2009/2010 ONTEM... tendo magníficas colecções de informação, um ambiente físico inspirador ou uma rede avançada de tecnologia de informação.

Leia mais

Ficha de Caracterização de Projecto. Mar de Oportunidades

Ficha de Caracterização de Projecto. Mar de Oportunidades Ficha de Caracterização de Projecto Mar de Oportunidades 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto(s) Mar de Oportunidades Promotor(es): Aporvela e Casa Pia de Lisboa Sigla Mar de Oportunidades Morada

Leia mais

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA 1 - Analisar cada um dos Objectivos Educativos Finais. JUNTA REGIONAL DE LEIRIA COMO UTILIZAR ESTA GRELHA? 2 - Identificar qual o local ou locais de recolha de informações para a validação de cada Objectivo:

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Equipa de Apoio à Integração Escolar

Equipa de Apoio à Integração Escolar Cinfães 28 de Novembro de 2008 PARCEIROS ComissãodeProtecçãodeCriançaseJovensde Cinfães; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende; Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães; EscolaEB2,3deSouselo;

Leia mais

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo # Categoria # Autoria # Documento Outros Gabinete de Estudos OPP Junho 2018 Lisboa O Papel da Psicologia e dos Psicólogos

Leia mais

1.3.Formação da Equipa de Qualidade Constituição definitiva. 1.4.Sensibilização para a Qualidade

1.3.Formação da Equipa de Qualidade Constituição definitiva. 1.4.Sensibilização para a Qualidade Implementação do Sistema de Gestão de Qualidade da Segurança Social Nível C 1.1.Reflexão sobre o que significa um processo de Qualidade Pertinência / Oportunidade para o CST IPSS Reunião Técnica 5 de Fevereiro

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIAS Introdução A análise sobre dados recolhidos pela equipa de auto-avaliação do Agrupamento

Leia mais

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ANO LECTIVO 2010/2011 Introdução O Plano do Departamento de Línguas tem como pressupostos o Projecto Educativo em vigor da Escola Secundária da Baixa da Banheira cujos

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos

Leia mais

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Programas de Intervenção Precoce Prevenção Procedimentos disciplinares Envolvimento dos Media Sucesso Educativo Apoio Psicossocial

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular.

AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular. O MODELO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular. ESRDL/CREM CREM/Carlos Carlos Carvalho 1 Interacção Sociedade-Escola Escola-NTI Vivemos

Leia mais

1. Programa Embaixadores do Técnico

1. Programa Embaixadores do Técnico 1. Programa Embaixadores do Técnico 1.1. Objetivos O Programa Embaixadores do Técnico 2016 é um projeto criado pelo NAPE - Núcleo de Apoio ao Estudante com vista à criação de um rede de embaixadores que

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direcção de Recursos Humanos

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direcção de Recursos Humanos INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 8/11/2017 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 15/11/2017 Ficha de Unidade

Leia mais

Unidade de Inserção na Vida Activa UNIVA. Unidade de Inserção na Vida Activa

Unidade de Inserção na Vida Activa UNIVA. Unidade de Inserção na Vida Activa Unidade de Inserção na Vida Activa TEN/PSI Elsa Casal 508 532 crm.univa@emfa.pt Objectivo da Sessão Informar e clarificar sobre o enquadramento legal, a finalidade, os destinatários e os procedimentos

Leia mais

REVISTAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A INICIAÇÃO PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA: O CASO DA REVISTA ÁREA

REVISTAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A INICIAÇÃO PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA: O CASO DA REVISTA ÁREA REVISTAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A INICIAÇÃO PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA: O CASO DA REVISTA ÁREA Paulo Pereira 1, Domingos Silva 2 & Ricardo Almendra 3 Direcção da Área - Revista dos

Leia mais

UM FUTURO: RECRUTAMENTO PROJETO SOCIAL E DE VOLUNTARIADO BAIRRO DAS ENGUARDAS DEPARTAMENTO SOCIAL - VOLUNTARIADO

UM FUTURO: RECRUTAMENTO PROJETO SOCIAL E DE VOLUNTARIADO BAIRRO DAS ENGUARDAS DEPARTAMENTO SOCIAL - VOLUNTARIADO UM FUTURO: RECRUTAMENTO PROJETO SOCIAL E DE VOLUNTARIADO BAIRRO DAS ENGUARDAS DEPARTAMENTO SOCIAL - VOLUNTARIADO UM FUTURO O QUE É? É um projeto de cariz social e de voluntariado que tem como objetivo

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Gabinete de Aconselhamento Psicológico MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO DO GAP-SASUC GAP-SASUC - Sede Rua Dr. Guilherme Moreira, 12 3000-210 Coimbra

Leia mais

Escola em Debate A Violência e a Indisciplina na Escola Programa de Tutorias

Escola em Debate A Violência e a Indisciplina na Escola Programa de Tutorias Escola em Debate A Violência e a Indisciplina na Escola Programa de Tutorias 28 de Abril de 2010 Mediação em educação Processo de construção do real, para o sujeito do conhecimento, através de objectos,

Leia mais

Visão da OPP para o Futuro dos Psicólogos no Sistema Público de Educação

Visão da OPP para o Futuro dos Psicólogos no Sistema Público de Educação CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Visão da OPP para o Futuro dos Psicólogos no Sistema Público de Educação Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos

Leia mais

Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022

Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022 Pró-reitoria Para Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária Horizonte 2018_2022 Enquadramento geral: Passados mais de uma década desde criação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), considerando

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

PLANO DE MELHORIA

PLANO DE MELHORIA PLANO DE MELHORIA 2013 2015 1 - Introdução Entende-se por Plano de Melhoria da Escola um conjunto de procedimentos e estratégias organizadas e implementadas com o objetivo de promover a melhoria dos processos

Leia mais

Decreto-Lei n.º 65/2010. de 11 de Junho

Decreto-Lei n.º 65/2010. de 11 de Junho Decreto-Lei n.º 65/2010 de 11 de Junho O Decreto-Lei n.º 18/2010, de 19 de Março, instituiu um novo programa de estágios profissionais na Administração Pública, com o objectivo de promover a integração

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 38/X. Reforma do Ensino da Língua Portuguesa no Estrangeiro

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 38/X. Reforma do Ensino da Língua Portuguesa no Estrangeiro PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 38/X Reforma do Ensino da Língua Portuguesa no Estrangeiro O ensino da Língua Portuguesa no estrangeiro necessita de uma política minimamente integrada que o enquadre e organize

Leia mais

Formação de tutores 1º ano 2º semestre

Formação de tutores 1º ano 2º semestre Programa de Tutorias ESTeSL - GAED Formação de tutores 1º ano 2º semestre 22-03-2016 PT ESTeSL Formação III de tutores- 2015/16 Sumário Feedback dos tutores relativo ao 1º semestre Planeamento do 2º semestre

Leia mais

OBJETIVO...3 INTRODUÇÃO...3. AÇÃO DE MELHORIA N.º 1 Resultados escolares AÇÃO DE MELHORIA N.º 2 Transversalidade da língua portuguesa...

OBJETIVO...3 INTRODUÇÃO...3. AÇÃO DE MELHORIA N.º 1 Resultados escolares AÇÃO DE MELHORIA N.º 2 Transversalidade da língua portuguesa... Índice OBJETIVO...3 INTRODUÇÃO...3 AÇÃO DE MELHORIA N.º 1 Resultados escolares... 6 AÇÃO DE MELHORIA N.º 2 Transversalidade da língua portuguesa... 9 AÇÃO DE MELHORIA N.º 3 Trabalho colaborativo... 13

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALAPRAIA. AUTOAvaliação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALAPRAIA. AUTOAvaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALAPRAIA AUTOAvaliação METODOLOGIA DE TRABALHO INSTRUMENTOS DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO Questionários Autoavaliação do agrupamento Avaliação do PE Público alvo Pessoal docente /não

Leia mais

Projecto de Plano de Actividades do CNE para Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção:

Projecto de Plano de Actividades do CNE para Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção: Projecto de Plano de Actividades do CNE para 2008 Em 2008, a actividade do CNE centrar-se-á em quatro grandes áreas de intervenção: - A escola, as suas finalidades, os seus contextos e parceiros; - Currículo

Leia mais

FGV/EESP CLEAR ForMA

FGV/EESP CLEAR ForMA FGV/EESP CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de políticas

Leia mais

Os desafios da formação contínua e ao longo da vida Jorge Carvalho Arroteia (Universidade de Aveiro)

Os desafios da formação contínua e ao longo da vida Jorge Carvalho Arroteia (Universidade de Aveiro) Os desafios da formação contínua e ao longo da vida Jorge Carvalho Arroteia (Universidade de Aveiro) Introdução O desafio que hoje se coloca aos sistemas educativos e aos seus actores por forma a acompanharem

Leia mais

Índice. Capítulo I Introdução 1. Capítulo II O professor 17. Objectivo e questões do estudo 2. O contexto do estudo 9

Índice. Capítulo I Introdução 1. Capítulo II O professor 17. Objectivo e questões do estudo 2. O contexto do estudo 9 Capítulo I Introdução 1 Objectivo e questões do estudo 2 O contexto do estudo 9 Capítulo II O professor 17 O conhecimento profissional do professor 19 O professor é um profissional 19 A natureza do conhecimento

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Professora Bibliotecária: Isabel Mota 2009/2010 A Escola, a Biblioteca e a Auto-Avaliação A Biblioteca: É um recurso fundamental para o ensino e aprendizagem

Leia mais

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a.

Leia mais

Universidade Minho. Escola de Psicologia

Universidade Minho. Escola de Psicologia Universidade Minho Escola de Psicologia Entrevista sobre Stresse Ocupacional e Estratégias de Confronto (ESOEC) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) 2006 Referência do guião Gomes, A.R. (2006). Stresse ocupacional

Leia mais

NORMAS DE CANDIDATURA. Convocatória para projectos de formaçãoo em parceria e/ou de teses em co-tutela

NORMAS DE CANDIDATURA. Convocatória para projectos de formaçãoo em parceria e/ou de teses em co-tutela NORMAS DE CANDIDATURA PROGRAMA DE ACÇÕES UNIVERSITÁRIAS INTEGRADAS LUSO FRANCESAS / PAUILF 2012 Convocatória para projectos de formaçãoo em parceria e/ou de teses em co-tutela Data de abertura: 22 de Março

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

ANEXO F ÁRVORE DE CATEGORIAS DAS ENTREVISTAS APRECIATIVAS

ANEXO F ÁRVORE DE CATEGORIAS DAS ENTREVISTAS APRECIATIVAS ANEXO F ÁRVORE DE CATEGORIAS DAS ENTREVISTAS APRECIATIVAS Categorias Número de Referências Projecto Intervir A Técnicos no O Estruturação do Reconhecimento do Actividades Enquadramento da intervenção Trabalho

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURA REGIMENTO INTERNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURA REGIMENTO INTERNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURA REGIMENTO INTERNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SETEMBRO DE 2014 1 Regimento Interno do Grupo de Educação Especial 1.1. DEFINIÇÃO O grupo de Educação Especial (GEE) é uma estrutura

Leia mais

REFERENTES E LEMENTOS CONSTITUTIVOS C RITÉRIOS I NDICADORES. Oferta formativa. . Projecto de Auto-avaliação da Escola Secundária de Alberto Sampaio

REFERENTES E LEMENTOS CONSTITUTIVOS C RITÉRIOS I NDICADORES. Oferta formativa. . Projecto de Auto-avaliação da Escola Secundária de Alberto Sampaio Q U A D R O R E F E R E N C I A L Á R E A A A V A L I A R : 3. Desenvolvimento Curricular DIMENSÃO: Construído SITUAÇÃO: 3.1. Escola como lugar de aprendizagem de alunos e formandos Estatuto do Aluno:

Leia mais

REDE NACIONAL DE MEDIADORES DE CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR

REDE NACIONAL DE MEDIADORES DE CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR Seminário: Promoção do Sucesso Educativo F.P.C.E.-U.L. Lisboa, 15 de Novembro REDE NACIONAL DE MEDIADORES DE CAPACITAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR Ana Isabel de Freitas Pereira Promotor: EPIS Organização

Leia mais

ESCOLA BÁSICA PADRE JOSÉ ROTA ANO LETIVO 2017/2018

ESCOLA BÁSICA PADRE JOSÉ ROTA ANO LETIVO 2017/2018 ESCOLA BÁSICA PADRE JOSÉ ROTA ANO LETIVO 2017/2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA ASPETOS AVALIADOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS A AVALIAR DOMÍNIO COGNITIVO 75% 15% Domínio dos conteúdos

Leia mais

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98 1 PRESSUPOSTOS E PRIORIDADES Autenticidade Acção Eficácia Simplicidade Abertura a todas as formas e pretextos de colaboração Partilha Articulação entre todos os responsáveis para que se concretize e execute

Leia mais

C U R S O I N T E N S I V O D E G E S T Ã O I N T E G R A D A D E R E C U R S O S H U M A N O S

C U R S O I N T E N S I V O D E G E S T Ã O I N T E G R A D A D E R E C U R S O S H U M A N O S C U R S O I N T E N S I V O D E G E S T Ã O I N T E G R A D A D E R E C U R S O S H U M A N O S 0 4 a 1 5 d e M a r ç o d e 2 0 1 9 1 ÍNDICE O que traz esta apresentação SOBRE O CURSO Enquadramento Objectivos

Leia mais

Auto-Avaliação da ESSA

Auto-Avaliação da ESSA Auto-Avaliação da ESSA a avaliação não se mede: constrói-se, negoceia-se, pratica-se e vive-se. Objectivos Mónica Gather Thurler (I) (II) (III) (IV) (V) (VI) Integrar/envolver todos os actores educativos

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. Colaboradores

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. Colaboradores RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Colaboradores 2010 1. PROCEDIMENTO Os questionários de avaliação do desempenho dos colaboradores foram aplicados, em suporte papel, pelos respectivos responsáveis de

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO

PLANO DE INTERVENÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EQUIPA INTERDISCIPLINAR PLANO DE INTERVENÇÃO ANOS LECTIVOS 2009/2010 e 2010/2011 ÍNDICE Nota Introdutória.. 3 Parte I - Caracterização..4 1.1 Caracterização do Ambiente Interno.4

Leia mais

Modelo CRITÉRIOS RIOS MEIOS. Como a organização concebe, gere e melhora os seus processos de modo a gerar valor para os seus clientes

Modelo CRITÉRIOS RIOS MEIOS. Como a organização concebe, gere e melhora os seus processos de modo a gerar valor para os seus clientes Modelo CRITÉRIOS RIOS MEIOS CRITÉRIO 4. PROCESSOS Como a organização concebe, gere e melhora os seus processos de modo a gerar valor para os seus clientes 9 de Janeiro de 2010 1 CRITÉRIO 4. PROCESSOS GENERALIDADES

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO: OPINIÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA E ENTIDADES EMPREGADORAS O presente documento-síntese é composto pelo Índice do Relatório,

Leia mais

1-O que os pais devem saber, sobre o processo de tomada de decisão.

1-O que os pais devem saber, sobre o processo de tomada de decisão. 1-O que os pais devem saber, sobre o processo de tomada de decisão. O adolescente depara-se com várias tarefas de desenvolvimento que deve ultrapassar neste período, estabelecer uma identidade como adulto,

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, DA UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA EO,

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, DA UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA EO, -' f.x" m ilu:~ +" '}fl! /:::2.. -" -J_,):'::~-/_ ~.- -- PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, DA UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA EO HOSPITAL, JULIO DE MATOS A (FMH), através

Leia mais

Regulamento do Gabinete de Enfermagem

Regulamento do Gabinete de Enfermagem Regulamento do Gabinete de Enfermagem 2018-2019 Índice Introdução... 2 Destinatários... 3 Organização e Coordenação... 3 Composição... 3 Funções... 3 Horário de funcionamento... 5 Atualização... 5 Introdução

Leia mais

A educação é social Processo educativo. Conjunto de aquisições

A educação é social Processo educativo. Conjunto de aquisições Alice Mendonça / Universidade da Madeira A dimensão social da educação Sousa Fernandes A educação de um indivíduo exige a intervenção de várias pessoas: Ao lado da instituição escolar. Dentro da instituição

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Cidadania e Mundo Atual ANO: 7º TURMA: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: Empregabilidade: comunicação e relações pessoais AULAS PREVISTAS:

Leia mais

...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher.

...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher. ...9º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo spo@aecoelhocastro.pt http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 28.10.2016 9º ano

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria Distrito de Braga Concelho de Barcelos Data da intervenção: 9 a 13 de abril

Leia mais