AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA ESCOLA BÁSICA DE MIRA DOMÍNIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA ESCOLA BÁSICA DE MIRA DOMÍNIOS"

Transcrição

1 Sem Atestado Médico: Atividade Motora / Conhecimentos DOMÍNIOS Atitudes e Valores Prática Teórica Comportamento: 0% - Relação interpessoal Assiduidade/pontualidade Equipamento/Higiene Aptidão Modalidades 0% - Participação/Empenho Teste/Trabalho Física Atividades 0% 0% 0% 0% 0% Sub-Total 70% Sub-Total 0% Total 00% Modalidades/Atividades: Futsal Voleibol Andebol (int.) Basquetebol Natação Atletismo: Corridas; Saltos; Lançamentos. Ginástica: Artística de Solo; Ginástica Aparelhos. Jogos c\ Raquetas Ginástica Ritmica Orientação Luta Expressões Jogos Tradicionais TagRugby Xadrez Notas: A avaliação de cada período terá a seguinte ponderação: Iº, IIº e IIIº Períodos, nível de a, resultante da conversão da percentagem obtida pelo aluno na avaliação ponderada dos domínios/parâmetros avaliados. A nota no final do ano letivo terá o nível de a, resultante da média simples dos níveis obtidos pelo aluno nos três períodos. A participação e comportamento influenciam diretamente a avaliação do aluno nas diversas modalidades. Será sempre tida em consideração o empenho/esforço do aluno na evolução/progressão da sua prestação motora. Com Atestado Médico: Os alunos com incapacidades funcionais (lesões) temporárias ou de longa duração (todo o ano letivo), portadores de Atestado Médico, estão obrigatoriamente presentes nas aulas e serão avaliados no seguinte modelo alternativo: Conhecimentos DOMÍNIOS Atitudes e Valores Participação nas aulas Teórica Comportamento Relação interpessoal Assiduidade/pontualidade Ajudas aos colegas/colaboração/ Teste/Trabalhos Arbitragem / Organização das tarefas e Jogos. 0% 0% 0% 0% Sub-Total 60% Sub-Total 0% Total 00%

2 As modalidades de avaliação utilizadas pelo grupo de Educação Física no º Ciclo são: Avaliação Diagnóstica: realiza-se no início de cada unidade didática através de questionário e observação direta. Avaliação Contínua: realiza-se no decorrer das unidades didáticas através de questionário e observação direta. Avaliação Sumativa: Decorre do somatório de todas as avaliações parcelares dos conteúdos abordados ao longo das unidades didáticas. Critérios de êxito: A nomenclatura a utilizar para a classificação dos testes/trabalhos é a seguinte: Níveis Percentagem Classificação 0 9% Mau 0 9% Insuficiente 0 69% Suficiente 70 89% Bom 90 00% Muito Bom EQUIPAMENTO O aluno raramente realizou atividade física (não se fez acompanhar pelo equipamento desportivo) O aluno esporadicamente realizou atividade física (não se fez acompanhar pelo equipamento desportivo) O aluno realizou atividade física com regularidade (fez-se acompanhar pelo equipamento desportivo com algumas falhas no regulamentado) O aluno realizou sempre atividade física (fez-se acompanhar pelo equipamento desportivo com raras falhas no regulamentado) O aluno realizou sempre atividade física (fez-se acompanhar pelo equipamento desportivo sem falhas) HIGIENE Regularmente não traz material necessário para o banho, apresentando justificações pouco convenientes. Pede dispensa do banho frequentemente. Não revela preocupações com a higiene Não traz algumas vezes o material necessário para o banho, apresentando justificações duvidosas. Pede dispensa do banho. Revela pouca preocupação com a higiene. Apenas esporadicamente e com justa causa não toma banho revelando algumas preocupações com a higiene. Toma sempre banho mas nem sempre cumpre as normas do material necessário pré-estabelecidas. Toma sempre banho no final da aula e revela-se preocupado no cumprimento das normas de higiene pré-estabelecidas. ASSIDUIDADE/ PONTUALIDADE Regularmente falta sem justificação. Pede dispensa das aulas frequentemente. Não revela preocupações com a pontualidade. Falta algumas vezes, apresentando justificações duvidosas. Pede dispensa das aulas. Revela pouca preocupação com a pontualidade. Apenas esporadicamente e com justa causa não faz aula revelando algumas preocupações com a pontualidade. Assíduo mas nem sempre pontual, cumpre as normas pré-estabelecidas. Assíduo, pontual e preocupado no cumprimento das normas.

3 Comportamento: RELAÇÃO INTERPESSOAL Não respeita nem colegas nem o professor. Falta de Espírito Desportivo. Frequentemente não respeita os colegas nem o professor. Apresenta graves falhas ao nível do Espírito Desportivo. Respeita colegas e professor (salvo raras exceções). Revela um razoável Espírito Desportivo. É educado e respeita os colegas e professor. Bom Espírito Desportivo. Colabora com a grande maioria dos colegas. É sempre educado para com os colegas e professor. Excelente Espírito Desportivo. Colabora com todos revelando capacidades de liderança. Comportamento: PARTICIPAÇÃO E EMPENHO Revela pouco interesse nas atividades propostas contribuindo para um clima de desmotivação. O aluno perturba constantemente o normal funcionamento das aulas. Manifesta interesse só por algumas atividades propostas, não se empenhando com regularidade. O aluno perturba o normal funcionamento das aulas. Manifesta interesse por todas as atividades propostas, revela empenhamento na execução das tarefas propostas. O aluno perturba esporadicamente o normal funcionamento da aula. Manifesta interesse por todas as atividades propostas, revela empenho com entusiasmo. O aluno raramente perturba e distrai os colegas. Manifesta muito interesse por todas as atividades propostas, revela grande empenho e participa com elevada correção. Não se distrai e não distrai os colegas. CONHECIMENTOS Revela desconhecimento ao nível das regras, do objetivo da atividade/jogo, espaço e nome dos objetos/utensílios. Desconhece os termos básicos utilizados nas modalidades. Fraca cultura desportiva Revela fracos conhecimentos ao nível das regras, do objetivo da atividade/jogo, espaço e nome dos objetos/utensílios. Desconhece os termos básicos utilizados na modalidade. Pouca cultura desportiva. Conhece as regras das atividades/jogos, o objetivo da atividade/jogo, o espaço e nome dos objetos/utensílios. Aplica os termos básicos utilizados na modalidade. Revela alguma cultura desportiva. Conhece e domina as regras das atividades/jogos, sabe o objetivo da atividade/jogo, o espaço e nome dos objetos/utensílios. Aplica com facilidade a maioria dos termos das modalidades. Revela boa cultura desportiva. Conhece e domina com facilidade as regras das atividades/jogos, sabe o objetivo da atividade/jogo, o espaço e nome dos objetos/utensílios. Aplica com facilidade e oportunidade os termos das modalidades. Revela uma excelente cultura desportiva.

4 DOMÍNIO MOTOR Apresenta uma execução técnico / tática muito fraca quer em exercício de critério, quer em situação de jogo. Não executa as tarefas motoras propostas, revelando valores e índices de proficiência demasiado baixos. Apresenta uma execução técnico / tática fraca quer em exercício de critério, quer em situação de jogo. Não executa as tarefas motoras propostas, revelando valores e índices de proficiência baixos. Apresenta uma execução técnico / tática razoável quer em exercício de critério, quer em situação de jogo, embora num ritmo de execução lento em relação às exigências da atividade.. Executa as tarefas motoras propostas, revelando valores e índices de proficiência médios. Apresenta uma execução técnico / tática boa quer em exercício de critério, quer em situação de jogo, com ritmo de execução adequado em relação às exigências da atividade. Executa as tarefas motoras propostas, revelando valores e índices de proficiência bons. Apresenta uma execução técnico / tática muito boa/excelente quer em exercício de critério, quer em situação de jogo, com bom ritmo de execução em relação às exigências da atividade. Executa as tarefas motoras propostas, revelando valores e índices de proficiência muito bons/excelentes. Apresenta capacidade de intervenção junto da equipa/colegas para melhorar a organização e o rendimento.

5 Nível PERFIL DO ALUNO Caraterísticas Raramente assiste à aula ou é pontual; Demonstra total desinteresse pelas atividades da aula; Perturba por sistema o funcionamento da aula; É conflituoso e põe em risco a segurança dos companheiros; Não se revela minimamente responsável; Não aceita as decisões do árbitro; Revela muita dificuldade em realizar as atividades propostas ou, mesmo, recusa-se a realizá-las; Não conhece os regulamentos e códigos dos jogos/atividades. Não domina minimamente as técnicas básicas de prestação motora nas atividades tratadas; Raramente se apresenta na aula com o equipamento necessário; Não cuida da sua higiene pessoal no final da aula; Apresenta fichas de trabalho/ avaliação classificadas entre 0 e 9%. É pouco assíduo e pontual; Revela pouco interesse ou empenha-se pouco no trabalho de aula; Perturba o funcionamento da aula. Por vezes, provoca conflitos com os companheiros; Revela algumas dificuldades em realizar as atividades propostas; Cuida por vezes da sua higiene pessoal no final da aula; Nem sempre aceita as decisões do árbitro; Ainda não domina os aspetos técnicos essenciais nas atividades tratadas; Revela dificuldades na realização das destrezas propostas e/ou dificuldades em intervir no processo de jogo. Apresenta fichas de trabalho/avaliação classificadas entre 0 e 9% É assíduo e pontual com regularidade; Revela interesse pelas atividades da aula; Esforça-se por participar e colaborar nas atividades propostas ou colabora com alguma passividade nas atividades da aula; Relaciona-se bem com os companheiros; Realiza com alguma autonomia as destrezas propostas e/ou é capaz de colaborar no processo de jogo aplicando minimamente os conhecimentos adquiridos. Domina minimamente os aspetos técnicos essenciais das atividades tratadas; Aceita as decisões do árbitro; Cuida regularmente da sua higiene pessoal no final da aula; Conhece os regulamentos de jogo; Não perturba as aulas; Apresenta fichas de trabalho/avaliação classificadas entre 0 e 69% É assíduo e pontual; Revela muito interesse; Participa ativamente na aula; Relaciona-se bem com os colegas; Cuida quase sempre da sua higiene pessoal no final da aula; Aceita com naturalidade as decisões do árbitro; Conhece e aplica os regulamentos de jogo; Domina a maioria dos aspetos técnicos das atividades tratadas; Realiza com autonomia as destrezas propostas e revela facilidade em intervir oportunamente no processo de jogo. Apresenta fichas de trabalho/avaliação classificadas entre 70 e 89% É assíduo e sempre pontual; Revela muito interesse; Participa ativamente e com oportunidade na aula; Relaciona-se muito bem com os companheiros; Cuida sempre da sua higiene pessoal no final da aula; Aceita prontamente as decisões do árbitro; Conhece e aplica os regulamentos de jogo; Domina e aplica com oportunidade e rapidez os aspetos técnicos das atividades tratadas; Realiza com autonomia e segurança/bom domínio as destrezas propostas e revela, na maioria das vezes, facilidade e oportunidade na sua intervenção no processo de jogo. Apresenta fichas de trabalho/avaliação classificadas entre 90 e 00%

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA. Critérios de Avaliação. Educação Física. Ensino Profissional (10.º Ano) Instrumentos de Avaliação 50% 10%

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA. Critérios de Avaliação. Educação Física. Ensino Profissional (10.º Ano) Instrumentos de Avaliação 50% 10% Atitudes (Saber ser) Conhecimentos (Saber) / Capacidades (Saber fazer) Ano Letivo 2018/2019 Educação Física Ensino Profissional (10.º Ano) Dimensões Instrumentos de Avaliação Escrita 15% Testes de avaliação

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS

EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas Vila Flor Escola Básica e Secundária de Vila Flor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2018/ 2019 2 Critérios de Avaliação A classificação atribuída

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA. Critérios de Avaliação. Educação Física. Ensino Secundário (10.º Ano) Instrumentos de Avaliação 50% 10%

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA. Critérios de Avaliação. Educação Física. Ensino Secundário (10.º Ano) Instrumentos de Avaliação 50% 10% Atitudes (Saber ser) Conhecimentos (Saber) / Capacidades (Saber fazer) Ano Letivo 2018/2019 Critérios de Avaliação Educação Física Ensino Secundário (10.º Ano) Dimensões Instrumentos de Avaliação Escrita

Leia mais

ANO LETIVO

ANO LETIVO ANO LETIVO 2017-2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CEF - 1º ANO PSICOMOTOR (Saber Fazer) COGNITIVO (D) (Saberes Conhecimentos) SÓCIO AFETIVO (Saber Estar) DOMÍNIOS Módulo A1: Jogos Desportos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO Agrupamento de Escolas Vila Flor Escola Básica e Secundária de Vila Flor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO Ano Letivo 2017/ 2018 2 Critérios de Avaliação A classificação atribuída reflete

Leia mais

Educação Física Ensino Secundário

Educação Física Ensino Secundário Educação Física Ensino Secundário Critérios de Avaliação Conhecimentos 10 % Competências da Disciplina Atividade Física (40%) e Aptidão Física 60 % Competências Transversais Atitudes e valores 30 % 1.

Leia mais

2º Ciclo do Ensino Básico

2º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico Síntese da Planificação da Disciplina de Educação Físicado 5º Ano Avaliação Diagnóstica Jogos Pré-desportivos Ginástica de solo e aparelhos Desportos náuticos Remo e Vela 1.º

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Física 3ºciclo Ano Letivo 2012/ Domínio das Atividades Físicas e Desportivas

Critérios de Avaliação de Educação Física 3ºciclo Ano Letivo 2012/ Domínio das Atividades Físicas e Desportivas 3º Ciclo Critérios de Avaliação de Educação Física 3ºciclo Ano Letivo 2012/2013 1. Domínio das Atividades Físicas e Desportivas 1.1. Competências Específicas de ação nas diferentes matérias de ensino das

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação Grupo de Educação Física 1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Consideram-se como referência fundamental para o sucesso na disciplina de Educação Física, três grandes áreas de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Critérios de Avaliação/Perfil de Aprendizagem dos Alunos

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Critérios de Avaliação/Perfil de Aprendizagem dos Alunos Ano Letivo 2017/18 Disciplina de Educação Física 2º Ciclo Domínios/Subdomínios Ponderação (80%) Operacionalização/Indicadores Instrumentos de avaliação Aptidão física avalia-se o nível de desenvolvimento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Ano letivo 2016/17 DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico e Secundário I. AVALIAÇÃO Considera-se que o reconhecimento do sucesso é representado

Leia mais

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 5º Ano de Escolaridade Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

2.º CICLO. Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% 3.º CICLO

2.º CICLO. Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% 3.º CICLO Avaliação na disciplina de Educação Física Avaliação Sumativa Realizada na conclusão de cada unidade de ensino, de acordo com os critérios de avaliação de cada matéria, e no final de cada período, e de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Ano letivo 2018/19 DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico e Secundário I. AVALIAÇÃO Considera-se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Expressões Grupos: 240; 250; 260; 290; 600; 620; 910 Processos e Critérios de avaliação do aluno com CEI (Currículo Específico Individual) Ano letivo 2016/2017 COMPETÊNCIAS

Leia mais

Realizada em cada período, no 2º e 3º ciclo, é expressa numa escala qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom

Realizada em cada período, no 2º e 3º ciclo, é expressa numa escala qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom Avaliação na disciplina de Educação Física Avaliação inicial Realizada no início do ano lectivo, de acordo com o protocolo definido, no 2º e 3º ciclo, e tem por objectivo a identificação: dos alunos que

Leia mais

Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. Ensino Secundário CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016/2017

Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. Ensino Secundário CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016/2017 16/17 Ensino Secundário 1. DOMÍNIO SÓCIO-AFETIVO (Formação pessoal Atitudes e valores) Assiduidade Pontualidade Atitudes (espírito desportivo, participação, interesse, responsabilidade, relações inter-pessoais)..

Leia mais

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS. Critérios de Avaliação / Indicadores / Operacionalização dos Indicadores

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS. Critérios de Avaliação / Indicadores / Operacionalização dos Indicadores Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS Critérios Específicos de Avaliação da Disciplina de Educação Física

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3ºCICLOS e SECUNDÁRIO (cursos profissionais) Ano Letivo 2015/16 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação

Leia mais

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS 0.Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 7º Ano Regular Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 20/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES DEPARTAMENTO DE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 3. ÁREA Conhecimentos CAPACIDADES e CONHECIMENTOS

Leia mais

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º. Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º. Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos de avaliação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ANO LETIVO 2018 / 2019 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ANO: 5.º CICLO: 2.º Metas/Objetivos Gerais % 5.º Ano Instrumentos de Avaliação Dominar a aquisição de conhecimento

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Critérios de Avaliação

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Critérios de Avaliação DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Critérios de Avaliação Níveis de Desempenho e Atribuição de Classificações (/ ) O processo de ensino em Educação Física visa desencadear nos alunos efeitos contínuos e progressivos,

Leia mais

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto. 3º Ciclo. Critérios de Avaliação

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto. 3º Ciclo. Critérios de Avaliação Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto 3º Ciclo Critérios de Avaliação ANO LETIVO 2016/2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação consiste em comprovar, com o maior rigor possível em que medida cada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 201 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA DOMÍNIO do Saber, do Saber fazer 7% DOMÍNIO do Saber Ser - Educação para a Cidadania 2% - Atividades Físicas 0% -

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) Domínios/Subdomínios Ponderação (85%) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) Operacionalização/Indicadores 7º Ano de Escolaridade Instrumentos de avaliação AE:

Leia mais

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 6.º ano

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 6.º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 6.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA SECUNDÁRIO Ano Letivo 2018/ 2019 A classificação atribuída reflete as competências adquiridas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º / 3.º CICLOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º / 3.º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º / 3.º CICLOS Educação Física Domínio Cognitivo (Saber e Saber Domínio Comportam ental (Saber Estar) Conhecimento e compreensão de conceitos e fatores de aptidão física e regulamentos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Línguas e Humanidades (12º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA 5º ANO QUADRO I

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA 5º ANO QUADRO I AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA 5º ANO QUADRO I CRITÉRIOS ESPECIFICOS Domínios/ Tema Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO -

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2017/2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO - O aluno será avaliado em todos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Ano letivo de 2016/2017 Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONAIS O Departamento de Educação Física, após consulta dos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Departamento Curricular de Expressões CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Educação Física.º Ciclo 016/017 3. Área dos Conhecimentos Avaliação das aprendizagens. Área

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) 5º Ano de Escolaridade Domínios / Subdomínios Aptidão física avalia-se o nível de desenvolvimento da aptidão física através

Leia mais

«Saber Fazer» «Saber» «Saber Estar» Saber

«Saber Fazer» «Saber» «Saber Estar» Saber O processo de ensino em Educação Física visa desencadear nos alunos efeitos contínuos e progressivos, conducentes a modificações na aprendizagem e nas competências ao nível do desempenho desportivo-motor

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) 10º Ano de Escolaridade Domínios / Subdomínios Aptidão Física avalia-se o nível de desenvolvimento da aptidão física através

Leia mais

Departamento de Expressões

Departamento de Expressões Disciplina Educação Física 5º Ano INSTRUMENT 85 Conhece as táticas e técnicas principais das atividades Conhece os regulamentos e regras de montagem/ material Identifica as capacidades físicas de acordo

Leia mais

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 7.º ano

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 7.º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 7.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 5º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

Critérios de Avaliação do Ensino Básico - 2º Ciclo. Língua Portuguesa

Critérios de Avaliação do Ensino Básico - 2º Ciclo. Língua Portuguesa Critérios de Avaliação do Ensino Básico - º Ciclo Língua Portuguesa DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS PONDERAÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO TIPOLOGIA DOS INSTRUMENTOS DE FINAL AVALIAÇÃO POR PERÍODO Teste(s) de compreensão oral

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

15% 15% CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO 1º e 2º anos ANO LETIVO 2015/2016 DESENVOLVIMENTO / AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERAIS

15% 15% CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO 1º e 2º anos ANO LETIVO 2015/2016 DESENVOLVIMENTO / AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO 1º e 2º anos ANO LETIVO 2015/2016 DESENVOLVIMENTO / AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS Trabalhos desenvolvidos na aula 70% 30% 40% Compreende e exprime-se adequadamente

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS /2014

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS /2014 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS - 2013/2014 Disciplina: Educação Física (5º e 6º ano) 1. Introdução O modelo de avaliação sumativa a utilizar pelo Grupo de

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES FRANCÊS PORTUGUÊS DISCIPLINA Pontos percentuais Pontos percentuais AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS / CAPACIDADES

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano: 10º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%) PORTUGUÊS DOMÍNIOS DE Atitudes Valores PSICOMOTOR Leitura / Educação literária (25) Escrita (25) Gramática (20) Oralidade (10) Assiduidade/Pontualidade (2) Comportamento / Relação com os outros (6) Participação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º Ciclo A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017 CÓDIGO DA PROVA: 311 MODALIDADE DA PROVA: PRÁTICA E ESCRITA DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos + 90 minutos 1. OBJETO DE

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA DOMÍNIOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2016 / 2017 COGNITIVO - 60% SOCIOAFETIVO - 40% Oralidade Leitura Escrita

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo de Educação Física Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física para o 2º e 3º ciclo Ano letivo de 2018/ 2019 1 de

Leia mais

DEPARTAMENTO de EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO de EXPRESSÕES ANO LETIVO 207/208 DEPARTAMENTO de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Ensino Secundário Cursos Científico-Humanístico CONSIDERAÇÕES GERAIS O Grupo disciplinar de Educação

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Grupo de Recrutamento: 620 Educação Física

Ano letivo 2017/2018. Grupo de Recrutamento: 620 Educação Física AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS - 171712 ESCOLA SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO DAMÁSIO Ano letivo 2017/2018 Grupo de Recrutamento: 620 Educação Física CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo de Educação Física Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física para o 2º Ciclo 5º ano Ano letivo de 2018/ 2019 1

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA DOMÍNIOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2016 / 2017 COGNITIVO - 60% SOCIOAFETIVO - 40% Oralidade Leitura Escrita

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Bemposta

Agrupamento de Escolas da Bemposta Agrupamento de Escolas da Bemposta Portimão CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017 / 2018 0 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação constitui um processo integrante e regulador da prática educativa, orientador

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

Disciplina educação física

Disciplina educação física AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Anual Disciplina educação física Curso Vocacional de 3º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Tendo em conta as Competências

Leia mais

Configuração do intervalo de percentagens por nível para o 3º Ciclo. Intervalo de percentagem para os níveis. Nível Início Fim Menção Qualitativa

Configuração do intervalo de percentagens por nível para o 3º Ciclo. Intervalo de percentagem para os níveis. Nível Início Fim Menção Qualitativa Escola Secundária de Vila Verde 403751 2018-2019 DEPARTAMENTO ARTES E DESPORTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CICLO DE ENSINO: BÁSICO (8º e 9º) Nota Introdutória Ao abrigo do previsto

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS 2016/2017 Quanto ao domínio das Capacidades/Conhecimentos, nomeadamente nos testes e trabalhos escritos, estes serão

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 10.º ano

Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 10.º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Física 10.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

Departamento de Expressões CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3º ciclo

Departamento de Expressões CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3º ciclo Departamento de Expressões CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2017-2018 EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3º ciclo A avaliação recai necessariamente sobre comportamentos concretos que se reportam à consecução dos objectivos

Leia mais

Disciplina - Desporto

Disciplina - Desporto AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Anual Disciplina - Desporto Cursos Vocacionais de 2º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Desporto Tendo em conta as Competências

Leia mais

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Língua Portuguesa ATITUDES Formação para a cidadania. Apresentação dos materiais necessários, cumprimento de tarefas propostas,

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA Critérios gerais de avaliação e Perfil do aluno na Área curricular de Educação Física 2º e 3º Ciclo (5º e 6º anos) (7º, 8º e 9º anos)

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS PORTUGUÊS 3.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS PORTUGUÊS 3.º CICLO DOMÍNIOS PORTUGUÊS 3.º CICLO COGNITIVO - 80% SOCIOAFETIVO - 20% Oralidade Leitura Escrita Gramática Assiduidade / Pontualidade Comportamento / Relação com os outros Organização do material Participação

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ENSINO BÁSICO 2018/2019 INTRODUÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas,

Leia mais

MODALIDADES OBJECTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS PONDERAÇÃO. Conhecimentos Atividades Físicas Aptidão Física. 1-Conhecimentos

MODALIDADES OBJECTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS PONDERAÇÃO. Conhecimentos Atividades Físicas Aptidão Física. 1-Conhecimentos Critérios de Avaliação Docentes: Nátalia Bernardino; Catarina Martins; Silvia Pombo; Vera Costa Ensino:Básico Ano: 7º/8º/9º Anos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º/8º/9º Anos MODALIDADES OBJECTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Escrita Gramática Oralidade Atitudes Valores Assiduidade/Pontualidade Comportamento/Relação com os outros Organização do material Participação Empenho Testes

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três

Leia mais

Critérios de avaliação Educação Física Cursos Profissionais

Critérios de avaliação Educação Física Cursos Profissionais Critérios de avaliação Educação Física Cursos Profissionais O processo de Ensino Aprendizagem tem como referência fundamental para o sucesso na disciplina de Educação Física nos cursos de nível, 7 áreas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PLANIFICAÇÃO DOS - DISCIPLINA: PORTUGUÊS TERMINUS MÓDULO 5 MÓDULO 6 MÓDULO 7 (Amor de Perdição / Os Maias) (Antero de Quental / Cesário Verde, 34 45 33 44 (Fernando Pessoa Ortónimo/Bernardo Soares/Heterónimos)

Leia mais

/01/ /05/2017

/01/ /05/2017 PLANIFICAÇÃO DOS MÓDULOS - DISCIPLINA: PORTUGUÊS MÓDULOS NOME DO MÓDULO Nº DE HORAS Nº DE TEMPOS INÍCIO TERMINUS MÓDULO 6 Textos Argumentativos 27 36 15/09/2016 08/11/2016 MÓDULO 7 Textos de Teatro I 24

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º CICLO -

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º CICLO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2017/2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º CICLO - O aluno será avaliado em todos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3ºCICLOS e SECUNDÁRIO (cursos profissionais) Ano Letivo 2018-2019 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Secundário A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

1. Objeto de avaliação

1. Objeto de avaliação Informação -Prova de Equivalência à Frequência - Teórica (De acordo com o Capítulo III, Artigo 23º do Despacho normativo nº 1-A/2017, de 10 de fevereiro) Curso(s)/Componente de Formação: Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

Informação - Prova de equivalência à frequência do Ensino Básico Teórica

Informação - Prova de equivalência à frequência do Ensino Básico Teórica Ano Letivo 2016/2017 Informação - Prova de equivalência à frequência do Ensino Básico Teórica Disciplina: Código: Ano de Escolaridade: Duração da Prova: (De acordo com o artigo 12º da Portaria nº 102/2016

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Física

Critérios de Avaliação de Educação Física Critérios de de Educação Física Agrupamento de Escola de Caneças Setembro de 2015 Sede: Escola Secundária de Caneças Telefone: 219 809 630 e-mail: geral@aecanecas.com Página 1 de 15 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Português 3.º ciclo Ano letivo 2013/ Critérios de avaliação 1.º Período

Português 3.º ciclo Ano letivo 2013/ Critérios de avaliação 1.º Período Domínio cognitivo Domínio das atitudes e valores Português 3.º ciclo Ano letivo 2013/ 2014 Docente: Malvina da Silva Teixeira Sousa Turma: 7.º A Critérios de avaliação 1.º Período Domínios de Avaliação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Ciências e Tecnologias (12º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria DEPARTAMENTO CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA (2º CICLO)

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EFTA Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Avaliação das Aprendizagens AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS INTRODUÇÃO No início do ano letivo, sob proposta da equipa

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA Abril de 2015 Prova 26 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL 2.º e 3.º CICLOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL 2.º e 3.º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL 2.º e 3.º CICLOS /Parâmetros de avaliação avaliação Técnicas (2): - Domínio - Expressão - Rigor - Clareza Testes e trabalhos equivalentes a testes 50% Conceitos (10%):

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 5.º ANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO Metas Intermédias Atividades Desportivas O aluno cumpre o nível introdução de quatro matérias diferentes: Um nível de introdução na categoria

Leia mais

Domínios/Competências:

Domínios/Competências: Jogos Desportivos Coletivos, Ginástica, Atletismo, Patinagem, Atividades Rítmicas Expressivas, Jogos de Raquetes e Atividades de Combate ATIVIDADES FÍSICAS Percentagem na avaliação: 70 a) Momentos formais

Leia mais

B Ginástica Solo Introdutório 6 a 8

B Ginástica Solo Introdutório 6 a 8 5º Ano - CONTEÚDOS cada actividade CATEGORIAS MATÉRIAS NÍVEL (Anuais) Pré desportivos A Colectivos B Solo Corridas C Lançamentos D Patinagem Corridas e perícias 4 E Actividades Ritmicas expressivas F Raquetas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Ano letivo de 2018/2019 Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONAIS ENSINO SECUNDÁRIO O Departamento de Educação Física,

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ÁREA CURRICULAR DE MATEMÁTICA. 2º Ciclo

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ÁREA CURRICULAR DE MATEMÁTICA. 2º Ciclo AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ÁREA CURRICULAR DE MATEMÁTICA 2º Ciclo Ano letivo 2017-2018 CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO 5º /6º Anos PARÂMETROS de AVALIAÇÃO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2017-2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Departamento do 1º ciclo CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO 1º CICLO Enquadramento A avaliação interna das aprendizagens

Leia mais

ANO LETIVO 2018/ GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2018/ GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º ANO procurando o êxito pessoal e do grupo. pelos companheiros, aceitando a crítica, as opções e dificuldades dos outros. de desenvolvimento da

Leia mais