2.º CICLO. Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% 3.º CICLO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2.º CICLO. Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% 3.º CICLO"

Transcrição

1 Avaliação na disciplina de Educação Física Avaliação Sumativa Realizada na conclusão de cada unidade de ensino, de acordo com os critérios de avaliação de cada matéria, e no final de cada período, e de cada ano lectivo. É expressa numa escala quantitativa de um a cinco, no 2º e 3º ciclo. A atribuição do nível um está definida em termos de Escola e a atribuição do nível dois ocorrerá sempre que o aluno não cumpra os requisitos definidos para o. Na avaliação final de cada período, para a atribuição da classificação a cada aluno, será tida em conta a seguinte ponderação relativa: Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 20% Conhecimentos 20% A avaliação dos alunos dispensados por motivos de saúde devidamente documentada por atestado médico obedecerá a uma ponderação diferente no 2º e 3º ciclo: Atitudes -40%; Conhecimentos -60% A avaliação dos alunos integrados em turmas de programas diferenciados obedece a critérios definidos nos respectivos planos curriculares.

2 Critérios de Avaliação I- ATITUDES Muito O aluno é assíduo e pontual, traz o material necessário e aplica regularmente as regras de higiene. - Nem sempre aceita as opções e dificuldades reveladas pelos outros. - Por vezes interessa-se e apoia os esforços dos companheiros. Por vezes promove a - Coopera, mas nem sempre é responsável nas situações de aprendizagem e de organização. O aluno é assíduo e pontual, traz sempre o material necessário e aplica sempre as regras de higiene. - Aceita as opções e dificuldades reveladas pelos outros. - Interessa-se e apoia os esforços dos companheiros. Promove a - Coopera e é responsável nas situações de aprendizagem e de organização. - É sempre assíduo e pontual. - Traz sempre o material necessário. - Aplica sempre as regras de higiene. - Relaciona-se sempre, com cordialidade e respeito, com os seus companheiros. - Aceita as opções e dificuldades reveladas pelos outros. - Interessa-se e apoia sempre os esforços dos companheiros. Promove sempre a - Coopera sempre e é responsável nas situações de aprendizagem e de organização. O aluno é assíduo e pontual, traz o material necessário e aplica regularmente as regras de higiene. - Nem sempre aceita as opções e dificuldades reveladas pelos outros. - Por vezes interessa-se e apoia os esforços dos companheiros. Por vezes promove a - Coopera, mas nem sempre é responsável nas situações de aprendizagem e de organização. - Apresenta algumas iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade. - É assíduo e pontual. - Traz sempre o material necessário. - Aplica sempre as regras de higiene.

3 - Aceita as opções e dificuldades reveladas pelos outros. - Interessa-se e apoia os esforços dos companheiros. Promove a - Coopera e é responsável nas situações de aprendizagem e de organização. - Apresenta iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade. Muito - É sempre assíduo e pontual. - Traz sempre o material necessário. - Aplica sempre as regras de higiene. - Relaciona-se sempre, com cordialidade e respeito, com os seus companheiros. - Aceita as opções e dificuldades reveladas pelos outros. - Interessa-se e apoia sempre os esforços dos companheiros. Promove sempre a - Coopera sempre e é responsável nas situações de aprendizagem e de organização. - Apresenta diversas iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade. Muito II- CONHECIMENTOS - Conhece alguns dos processos fundamentais das adaptações morfológicas e funcionais, que lhe permitem compreender os diversos factores da Aptidão Física. - Conhece as regras de higiene e algumas de segurança. - Analisa e interpreta a realização das actividades físicas, e possui alguns conhecimentos sobre técnica, organização, regras, ética desportiva. - Conhece alguns dos processos fundamentais das adaptações morfológicas e funcionais, que lhe permitem compreender os diversos factores da Aptidão Física. - Analisa e interpreta a realização das actividades físicas, e possui alguns conhecimentos sobre técnica, organização, regras, ética desportiva. - Conhece os processos fundamentais das adaptações morfológicas e funcionais, que lhe permitem compreender os diversos factores da Aptidão Física. - Analisa e interpreta a realização das actividades físicas, e possui conhecimentos sobre técnica, organização, regras, ética desportiva. - Conhece processos de elevação e manutenção da condição física mas não os aplica de uma forma autónoma. - Conhece e interpreta alguns factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas. - Conhece as regras de higiene e algumas de segurança. - Analisa e interpreta a realização das actividades físicas, e possui alguns conhecimentos sobre técnica, organização, regras,... - Interpreta de forma rudimentar os acontecimentos na esfera da cultura física. - Identifica e interpreta com alguma dificuldade os fenómenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos da aptidão física e das possibilidades de prática das modalidades. - Conhece e aplica processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma.

4 - Conhece e interpreta factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas. - Analisa e interpreta a realização das actividades físicas, e possui conhecimentos sobre técnica, organização, regras,... - Interpreta os acontecimentos na esfera da cultura física. - Identifica e interpreta os fenómenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos da aptidão física e das possibilidades de prática das modalidades. Muito - Conhece e aplica processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma. - Conhece e interpreta factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas. - Analisa e interpreta a realização das actividades físicas, e possui conhecimentos correctos sobre técnica, organização, regras,... - Interpreta crítica e correctamente os acontecimentos na esfera da cultura física. - Identifica e interpreta correctamente os fenómenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos da aptidão física e das possibilidades de prática das modalidades. III - CAPACIDADES MOTORAS COORDENATIVAS E CONDICIONAIS Muito - Apresenta um nível de desenvolvimento das capacidades motoras satisfatório - Apresenta um nível de desenvolvimento das capacidades motoras - Apresenta um excelente nível de desenvolvimento das capacidades motoras Muito 5.ºANO Muito - Apresenta evolução ao nível das capacidades condicionais e das coordenativas. - Apresenta nível de capacidades condicionais e coordenativas. - Apresenta excelentes capacidades condicionais e coordenativas. VI - JOGOS Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais. Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais com correcção. Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais com correcção e oportunidade

5 VII JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS Muito - Realiza as acções solicitadas pela situação de jogo. - Aplica a ética e as regras do jogo. - Realiza as acções solicitadas pela situação de jogo com correcção. -- Aplica a ética e as regras do jogo. - Realiza as acções solicitadas pela situação de jogo com correcção e oportunidade. - Aplica a ética e as regras do jogo. Muito - Realiza as acções técnico-tácticas elementares. - Aplica as regras como jogador, e algumas como árbitro - Realiza as acções técnico-tácticas elementares com correcção. - Aplica as regras como jogador e como árbitro. - Realiza as acções técnico-tácticas elementares com correcção e oportunidade. - Aplica correctamente as regras quer como jogador quer como árbitro Muito VIII- GINÁSTICA Realiza as destrezas elementares gímnicas seleccionadas, de acordo com os critérios mínimos de correcção técnica. Aprecia as destrezas elementares gímnicas, no solo, em aparelhos e mini-trampolim, de acordo com alguns dos critérios de correcção técnica e expressão. Realiza as destrezas elementares gímnicas seleccionadas, de acordo com os critérios de correcção técnica Aprecia as destrezas elementares gímnicas, no solo, em aparelhos e mini-trampolim, de acordo com alguns dos critérios de correcção técnica e expressão. Realiza as destrezas elementares gímnicas seleccionadas, de acordo com os critérios de correcção técnica e de expressão Aprecia as destrezas elementares gímnicas, no solo, em aparelhos e mini-trampolim, de acordo com os critérios de correcção técnica e expressão. Muito Analisa e aprecia as destrezas elementares gímnicas, no solo ou em aparelhos, de acordo com alguns dos critérios de correcção técnica e expressão. - Realiza as habilidades gímnicas abordadas, de acordo com alguns dos referidos critérios. Analisa e aprecia as destrezas elementares gímnicas, no solo ou em aparelhos, de acordo com alguns dos critérios de correcção técnica e expressão. - Realiza as habilidades gímnicas abordadas com reduzido número de erros técnicos e segundo os critérios de expressão. Analisa e aprecia as destrezas elementares gímnicas, no solo ou em aparelhos, de acordo com os critérios de correcção técnica e expressão. - Realiza as habilidades gímnicas abordadas com correcção técnica e precisão,

6 segundo os critérios de expressão. Muito IX - ATLETISMO Realiza saltos, corridas e lançamentos, segundo padrões simplificados, e cumprindo com alguma correcção as exigências elementares técnicas e regulamentares. Realiza saltos, corridas e lançamentos, segundo padrões simplificados, e cumprindo com correcção as exigências elementares técnicas e regulamentares. Realiza saltos, corridas e lançamentos, segundo padrões simplificados, e cumprindo com correcção e nível de desempenho as exigências elementares técnicas e regulamentares. Muito - Realiza saltos, lançamentos e corridas (de acordo com os conteúdos abordados pelo docente), cumprindo com algumas das exigências elementares, técnicas e do regulamento. - Analisa com alguma dificuldade essas mesmas actividades, segundo as exigências elementares, técnicas e do regulamento. - Realiza saltos, lançamentos e corridas cumprindo com as exigências elementares, técnicas (com reduzido número de erros) e do regulamento. - Analisa essas mesmas actividades, segundo as exigências elementares, técnicas e do regulamento. - Realiza saltos, lançamentos e corridas, cumprindo com correcção e oportunidade com as exigências elementares técnicas e com as exigências elementares do regulamento. - Analisa essas mesmas actividades, segundo as exigências elementares, técnicas e do regulamento. X- COMBATE Muito Realiza algumas acções de oposição directa solicitadas, utilizando com alguma dificuldade as técnicas fundamentais de controlo e desequilíbrio, com segurança (própria e do opositor), aplicando as regras e os princípios éticos. Realiza acções de oposição directa solicitadas, utilizando as técnicas fundamentais de controlo e desequilíbrio, com segurança (própria e do opositor), aplicando as regras e os princípios éticos. Realiza com correcção e eficácia as acções de oposição directa solicitadas, utilizando as técnicas fundamentais de controlo e desequilíbrio, com segurança (própria e do opositor), aplicando as regras e os princípios éticos. Luta XI PATINAGEM - Patina com equilíbrio e alguma segurança. -Ajusta com alguma dificuldade as suas acções para orientar o seu deslocamento na na realização de percursos simples. - Patina com equilíbrio e segurança. -Ajusta as suas acções para orientar o seu deslocamento com alguma intencionalidade na realização de percursos, sequências ou jogos.

7 Muito - Patina com equilíbrio e segurança. -Ajusta as suas acções para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos, sequências ou jogos. Muito - Executa com dificuldade combinações de deslocamentos e paragens. - Utiliza os patins com equilíbrio e alguma segurança. - Realiza as acções técnico-tácticas elementares, com alguma inconstância. - Realiza algumas das acções de composições rítmicas individuais e a pares. - Executa combinações de deslocamentos e paragens. - Utiliza os patins com equilíbrio e segurança. - Realiza as acções técnico-tácticas elementares, com reduzido número de erros. - Realiza acções de composições rítmicas individuais e a pares. - Executa adequadamente combinações de deslocamentos e paragens. - Utiliza os patins com equilíbrio e segurança. - Realiza as acções técnico-tácticas elementares com correcção e oportunidade. - Realiza correctamente acções de composições rítmicas individuais e a pares. Muito XII- ACTIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS Dança individuais e ou em grupo, de acordo com os motivos das composições. individuais e ou em grupo, aplicando alguns critérios de expressividade considerados. individuais e ou em grupo, aplicando os critérios de expressividade considerados, de acordo com os motivos das composições. Muito Muito individuais e ou em grupo, de acordo com os motivos das composições. individuais e ou em grupo, aplicando alguns critérios de expressividade considerados. individuais e ou em grupo, aplicando os critérios de expressividade considerados, de acordo com os motivos das composições. XIII RAQUETES Realiza algumas acções técnico-tácticas elementares. - Aplica as regras como jogador e algumas como árbitro. Realiza acções técnico-tácticas elementares, com correção. - Aplica as regras como jogador e como árbitro. - Realiza acções técnico-tácticas elementares, com correcção e oportunidade. - Aplica correctamente as regras quer como jogador quer como árbitro. Badminton

Realizada em cada período, no 2º e 3º ciclo, é expressa numa escala qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom

Realizada em cada período, no 2º e 3º ciclo, é expressa numa escala qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom Avaliação na disciplina de Educação Física Avaliação inicial Realizada no início do ano lectivo, de acordo com o protocolo definido, no 2º e 3º ciclo, e tem por objectivo a identificação: dos alunos que

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano: 10º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário)

Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela Critérios Específicos

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 5º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Prova 26 3º Ciclo do Ensino Básico (Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

B Ginástica Solo Introdutório 6 a 8

B Ginástica Solo Introdutório 6 a 8 5º Ano - CONTEÚDOS cada actividade CATEGORIAS MATÉRIAS NÍVEL (Anuais) Pré desportivos A Colectivos B Solo Corridas C Lançamentos D Patinagem Corridas e perícias 4 E Actividades Ritmicas expressivas F Raquetas

Leia mais

ANO LETIVO 2018/ GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2018/ GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º ANO procurando o êxito pessoal e do grupo. pelos companheiros, aceitando a crítica, as opções e dificuldades dos outros. de desenvolvimento da

Leia mais

Temas/Domínios Conteúdos Objetivos Tempo Avaliação

Temas/Domínios Conteúdos Objetivos Tempo Avaliação 2º ano Curso Vocacional de Técnico de Comércio de nível Secundário/ Ciclo Formativo 2015/2017 Código SIGO - 8334488 Documento Orientadores: Programa de Educação Física dos Cursos Profissionais, Documento

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:5º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

B Ginástica Solo Introdutório 6 a 8

B Ginástica Solo Introdutório 6 a 8 5º Ano - CONTEÚDOS cada actividade CATEGORIAS MATÉRIAS NÍVEL (Anuais) Pré desportivos A Colectivos B Solo Corridas C Lançamentos D Patinagem Corridas e perícias 4 E Actividades Ritmicas expressivas F Raquetas

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Prova 311 12.º ano de Escolaridade (Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º Ciclo A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Ano letivo 2016/17 DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico e Secundário I. AVALIAÇÃO Considera-se que o reconhecimento do sucesso é representado

Leia mais

A prova prática tem um peso de 70% na classificação final e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova de duração limitada.

A prova prática tem um peso de 70% na classificação final e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova de duração limitada. Objeto de avaliação A prova tem por referência os documentos curriculares: - Programa de Educação Física - 7º, 8º e 9º Anos - Cursos Científico-Humanísticos; - Metas Curriculares de Educação Física do

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 8ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Cooperar com os companheiros

Leia mais

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 5º Ano de Escolaridade Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS Jogos Desportivos Coletivos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM 7º, 8º e 9º ANOS A Educação Física está pedagogicamente orientada para promover o desenvolvimento eclético e multilateral do aluno

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Secundário A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO ANUAL - 6ºANO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO ANUAL - 6ºANO AVALIAÇÃO INICIAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LECTIVO 2015-2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 6ºANO Intenções Pedagógicas Conteúdos Estratégias Recursos Avaliação Atividades de integração dos alunos, cooperação

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física s de Aprendizagem Educação Física A definição das s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação Física,

Leia mais

Temas/Domínios Conteúdos Objetivos Tempo Avaliação

Temas/Domínios Conteúdos Objetivos Tempo Avaliação 1º ano do Curso de Educação e Formação Tipo 2 - Técnico de Hotelaria e Restauração (811-811177 Cozinheiro/a + 811311 - Empregado/a de Restaurante/Bar) Ciclo formativo 2016/2018 Documento Orientadores:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Ano letivo 2018/19 DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico e Secundário I. AVALIAÇÃO Considera-se

Leia mais

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS 0.Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 7º Ano Regular Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO ANUAL - 5ºANO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO ANUAL - 5ºANO AVALIAÇÃO INICIAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LECTIVO 2015-2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 5ºANO Intenções Pedagógicas Conteúdos Estratégias Recursos Avaliação Actividades de integração dos alunos, cooperação

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Proposta

EDUCAÇÃO FÍSICA Proposta ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA ADAPTADO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Proposta (PROGRAMA NOVA OPORTUNIDADE) 1 INTRODUÇÃO A recente experiência da Escola com a criação de turmas

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO ESCOLA SEDE ES/3 JOSÉ CARDOSO PIRES PROJECTO CURRICULAR CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2016/2018

Leia mais

INTRODUÇÃO 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO Assegurada a concretização das aprendizagens promovidas para o 1.º Ciclo e dando-se a

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO Assegurada a concretização das aprendizagens promovidas para o 1.º Ciclo,

Leia mais

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º. Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º. Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos de avaliação

Leia mais

Domínios/Competências:

Domínios/Competências: Jogos Desportivos Coletivos, Ginástica, Atletismo, Patinagem, Atividades Rítmicas Expressivas, Jogos de Raquetes e Atividades de Combate ATIVIDADES FÍSICAS Percentagem na avaliação: 70 a) Momentos formais

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO ANUAL - 5ºANO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO ANUAL - 5ºANO AVALIAÇÃO INICIAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LECTIVO 2011-2012 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 5ºANO Intenções Pedagógicas Conteúdos Estratégias Recursos Avaliação Actividades de integração dos alunos, cooperação

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO Com o 2.º Ciclo do Ensino Básico, dá-se sequência às aprendizagens realizadas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO Com o 2.º Ciclo do Ensino Básico dá-se sequência às conquistas realizadas no 1.º Ciclo,

Leia mais

INTRODUÇÃO 8.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 8.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 8.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO. Assumindo como bloco estratégico da proposta curricular de Educação Física (EF) as aprendizagens

Leia mais

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 8º Períodos Letivos: 1º, 2º e 3º Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Jogos Desportivos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA. Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva OBJETIVOS TRANSVERSAIS

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA. Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva OBJETIVOS TRANSVERSAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2012.13 EDUCAÇÃO FÍSICA Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva OBJETIVOS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania Promover: a

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 8.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO Assumindo como bloco estratégico da proposta curricular de Educação Física

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 201 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA DOMÍNIO do Saber, do Saber fazer 7% DOMÍNIO do Saber Ser - Educação para a Cidadania 2% - Atividades Físicas 0% -

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018 JULHO DE 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226- A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO Com o 2.º Ciclo do Ensino Básico dá-se sequência às aprendizagens realizadas no 1.º Ciclo,

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISICA ANO: 5º, 6º TURMAS: A, B, C ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DE AÇÃO No 5º e 6º ano o aluno deverá adquirir competências de nível "introdução"

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação Grupo de Educação Física 1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Consideram-se como referência fundamental para o sucesso na disciplina de Educação Física, três grandes áreas de

Leia mais

EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO. etapas /fases de desenvolvimento.

EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO. etapas /fases de desenvolvimento. APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO No ensino secundário a organização curricularr pressupõe a definição de duas etapas /fases

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA : 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA COMPONENTE DO CURRÍCULO /DISCIPLINA: Educação Física NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo ANO: 7.º CURSO: - - - -

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 7.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As aprendizagens do 3.º Ciclo, a par das efetuadas no 2.º Ciclo, constituem

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 9.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As aprendizagens do 3.º Ciclo, a par das efetuadas no 2.º Ciclo, constituem

Leia mais

INTRODUÇÃO 9.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 9.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 9.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As aprendizagens do 3.º Ciclo, a par das efetuadas no 2.º Ciclo, constituem o bloco estratégico

Leia mais

INTRODUÇÃO 7.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 7.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 7.º ANO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As aprendizagens do 3.º Ciclo, a par das efetuadas no 2.º Ciclo, constituem o bloco estratégico

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO DISCIPLINA: Educação Física CURSO: Profissionais ANO: 10º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1ºANO Disciplina: Português Período: 1º Testes Fichas de Trabalho Trabalhos de grupo/ pares 0% Trabalhos individuais Criatividade/Imaginação 5% Desenvolvimento psicomotor 5% Empenho/interesse/iniciativa

Leia mais

Prova de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada

Prova de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada Prova de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada Ensino Secundário Educação Física - 311 INFORMAÇÃO-PROVA Curso Científico-Humanísticos Formação Geral Ano 10º, 11º e 12º anos Legislação

Leia mais

Testes 15% Fichas de Trabalho 10% Participação na aula/oralidade

Testes 15% Fichas de Trabalho 10% Participação na aula/oralidade 3ºANO Disciplina: Português Período: 1º Testes Fichas de Trabalho Trabalhos de grupo/ pares Trabalhos individuais Criatividade/Imaginação 5% Desenvolvimento psicomotor Assiduidade Autonomia Empenho/interesse/iniciativa

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Planificação Geral Educação Física 5º ano /2018 Suportada pelo documento Aprendizagens Essenciais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES Planificação Geral Educação Física 5º ano /2018 Suportada pelo documento Aprendizagens Essenciais Agrupamento de Escolas de Azeitão - 171049 Escola Básica de Azeitão Escola Básica de Brejos do Clérigo Escola Básica do Casal de Bolinhos Escola Básica de Vila Nogueira de Azeitão Escola Básica de Vila

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO DE 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO DE 2018 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS AGOSTO DE 2018 11.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO No ensino secundário a organização curricular pressupõe a definição de duas etapas

Leia mais

EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO. um carácter de. revisão dos

EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO. um carácter de. revisão dos APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 11.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO No ensino secundário a organização curricularr pressupõe a definição de duas etapas /fases

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017 CÓDIGO DA PROVA: 311 MODALIDADE DA PROVA: PRÁTICA E ESCRITA DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos + 90 minutos 1. OBJETO DE

Leia mais

1ª/2ª Fase. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do programa da disciplina.

1ª/2ª Fase. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do programa da disciplina. Agrupamento de Escolas de Barrancos INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA abril de 2015 Prova 26 2015 1ª/2ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico Tipo de Prova: Escrita

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

(Regulamento do Júri Nacional de Exames Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro)

(Regulamento do Júri Nacional de Exames Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro) ANO LETIVO 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TEMPLÁRIOS INFORMAÇÃO: PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2.º Ciclo do Ensino Básico 6.º ano Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 28 (modalidade prática) (Regulamento

Leia mais

Unidade Didáctica de Ultimate Frisbee. Professor José Amoroso

Unidade Didáctica de Ultimate Frisbee. Professor José Amoroso Unidade Didáctica de Ultimate Frisbee Professor José Amoroso Nota: Começo por informar que esta unidade didáctica destina-se a alunos do 10ºano de escolaridade, onde se utiliza o disco de 175 gramas, especifico

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

Disciplina - 1º e 2º ano

Disciplina - 1º e 2º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Bianual Disciplina - 1º e 2º ano Cursos Vocacionais de 3º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Desporto Tendo em conta as Competências

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO DISCIPLINA: Docente TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFOMÁTICOS / TECNICO ELETROTECNIA Educação Física Bráulio da Silva N.º TOTAL

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência

Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência EDUCAÇÃO FÍSICA Prova 311 2015 1. Introdução O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Disciplina: Português Período: 1º Testes 15% Fichas de Trabalho 15% Trabalhos de grupo/ pares 5% Trabalhos individuais Criatividade/Imaginação -------------------------------------- Domínio de técnicas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 20/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES DEPARTAMENTO DE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 3. ÁREA Conhecimentos CAPACIDADES e CONHECIMENTOS

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO No 12.º ano, dando continuidade ao definido para o 11.º ano, permite-se a opção dos alunos

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 16-05-2014 Prova 26/2014 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho As informações sobre o exame apresentadas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO: TGEQ 10º ano (2012 / 2015) DISCIPLINA: Educação Física N.º TOTAL DE MÓDULOS: 5 1 20 JCD I Andebol e Futsal e respeito pelos companheiros,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO Documento(s) Orientador(es): Programas nacionais de Educação Física; legislação em vigor

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE 2018 JULHO DE 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226- A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

Planificações de Educação Física 3º CICLO - 7º ANO

Planificações de Educação Física 3º CICLO - 7º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificações de Educação Física 3º CICLO - 7º ANO 1º PERÍODO 39 AULAS PREVISTAS Atividades Extra Curriculares 4 Tempos Competências Essenciais

Leia mais

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS. 1 - Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais de Educação Física

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS. 1 - Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais de Educação Física CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS Os Critérios de Avaliação de Educação Física têm como base de referência os seguintes documentos: 1. Decreto-Lei nº 139 de 5 de julho de 2012 2. Currículo Nacional

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Secundário /2015

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Secundário /2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Secundário - 2014/2015 Agrupamento de Escolas de Benfica A avaliação/classificação dos alunos nesta disciplina considera a legislação em vigor, nomeadamente

Leia mais

Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno

Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno Tendo em conta a legislação saída recentemente, nomeadamente o Decreto-lei nº 54/ 2018 (escola inclusiva) e o Decreto-Lei nº 55/ 2018 (Revisão curricular) de

Leia mais

No ensino secundário a organização curricular pressupõe a definição de duas etapas /fases de desenvolvimento.

No ensino secundário a organização curricular pressupõe a definição de duas etapas /fases de desenvolvimento. APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO No ensino secundário a organização curricular pressupõe a definição de duas etapas /fases de

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 09-05-2018 Prova 26/2018 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho As informações sobre o exame apresentadas

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO ANO LETIVO: 2014/2015 1 ª / 2ª Fase CÓDIGO

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FLOR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA SECUNDÁRIO Ano Letivo 2018/ 2019 A classificação atribuída reflete as competências adquiridas

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS AGOSTO 2018 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO No ensino secundário a organização curricular pressupõe a definição de duas etapas

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ºCICLO PATINAGEM:

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ºCICLO PATINAGEM: (Currículo Regional do Ensino 5,8,9,10 e 14 - Compreender e valorizar a prática da patinagem como factor de desenvolvimento pessoal e de melhor qualidade de vida; - Conhecer as características da Patinagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria DEPARTAMENTO CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA (2º CICLO)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA - Prova teórica e prática 2016 Prova 28. 2º Ciclo do Ensino Básico 1. OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova de Educação Física tem por referência o programa

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Informação - Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Ano letivo 2014/2015 I. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

PLANO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO

PLANO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO PLANO ANUAL EDUCAÇÃO 3º CICLO Ano Letivo 2012/2013 Rua Marquês de Olhão Bairro da Madre de Deus Telefone 21 8610100 Fax 218683995 1900-330 Lisboa E-Mail: eb23.lantonioverney@escolas.min-edu.pt 1 Competências

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional - Informática e Multimédia Planificação Anual 2015-2016 Educação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE Projecto Curricular de Turma 8º A e 8º B Planificação - Educação Física (2010/2011) - 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE Projecto Curricular de Turma 8º A e 8º B Planificação - Educação Física (2010/2011) - 1 1º Período Projecto Curricular de Turma 8º A e 8º B Planificação - Educação Física (2010/2011) - 1 - Melhora a aptidão física elevando as capacidades motoras de modo harmonioso e adequado às suas necessidades

Leia mais