HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O"

Transcrição

1 CLÍ NICA HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O GUIA PRÁTICO PARA ANSIOSOS

2 O QUE É ANSIEDADE? É UMA EMOÇÃO NORMAL QUE NOS PREPARA PARA UM ACONTECIMENTO FUTURO. E por que geralmente vemos a ansiedade como algo negativo? Uma das explicações é que as pessoas muito ansiosas relacionam situações em que sentiu ansiedade com consequências desagradáveis, como uma situação de medo ou insegurança, por exemplo. Porém é preciso lembrar que a ansiedade pode ser algo mais agradável quando esperamos, por exemplo, que algo bom nos aconteça. Diferenciando ansiedade normal x ansiedade patológica Ansiedade normal É experimentada por todos e exerce uma função importante, que é nos proteger de uma ameaça ou perigo. É necessária para que possamos enfrentar situações difíceis, desconhecidas, desafiadoras ou situações de mudança. Um certo grau de ansiedade e preocupação é importante para que tenhamos maiores chances de sucesso nas tarefas cotidianas e projetos futuros. Veja um exemplo disso: Situação Emoção Pensamento Comportamento Adolescente em preparação para o vestibular Ansiedade Preocupação Tenho que estudar muito Estudar 6 horas por dia Essas situações nos colocam diante do desejo de que esses momentos aconteçam o mais rápido possível, dentro das nossas expectativas e, claro, um receio de que algo não sai conforme o esperado. Portanto, uma ansiedade normal e que nos prepara para um acontecimento. Caso você se identifique com essas características, muito bem! Esses são sinais de uma preocupação saudável e uma tendência à postura positiva diante da vida. Porém, caso considere que talvez suas preocupações estejam um pouco além do que foi citado, faça o teste a seguir.

3 TESTE DE ANSIEDADE QUE TAL UM TESTE? O teste a seguir foi desenvolvido por pesquisadores da área da psicologia para identificar os critérios básicos do transtorno de ansiedade generalizada.?? Durante as duas últimas semanas, com que frequência você foi incomodado/a por qualquer um dos problemas abaixo? (Marque sua resposta com um x ). Item Nenhuma vez Vários dias Mais da metade dos dias Quase todos os dias. Sentir-se nervoso, ansioso ou muito tenso. Não ser capaz de impedir ou controlar as preocupações. Preocupar-se muito com diversas coisas 4. Dificuldade para relaxar 5. Ficar tão agitado/a que se torna difícil permanecer sentado/a 6. Ficar facilmente aborrecido ou irritado 7. Sentir medo como se algo horrível fosse acontecer Calcule seu resultado fazendo a soma de cada item das suas respostas, assim você terá seu total de pontos. Se você fez mais de pontos, há indícios de que você pode estar sofrendo de uma ansiedade que não seja tão normal. Vale a pena buscar uma avaliação profissional mais completa e tratamento, se for o caso.

4 CONHECENDO O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG) O transtorno de ansiedade generalizada é bastante frequente e estima-se que quase 5,% da população geral serão afetados em algum momento no decorrer da vida. Os sintomas da doença podem afetar todas as faixas-etárias. Porém há indícios de que há uma ocorrência maior em jovens adultos ou adultos. A pessoa com TAG geralmente é descrita como alguém que sofre muito por antecipação. Quando não tratado adequadamente, pode desencadear outros transtornos como por exemplo, a depressão e o pânico. Sintomas principais Preocupação persistente e excessiva relacionada a várias áreas da vida: trabalho, família, finanças, relacionamento, saúde, vida social, entre outros. Sintomas físicos, como: inquietação ou sensação de nervos à flor da pele"; fadiga; dificuldade de concentração; irritabilidade; tensão muscular e perturbação do sono. Perda de produtividade no trabalho, problemas nas relações sociais dentre outras perdas. Dificuldade para realizar atividades de forma rápida e efetiva, uma vez que a preocupação excessiva toma muito tempo e energia. Além dos sintomas descritos, é possível avaliar que o pensamento da pessoa com diagnóstico de TAG, é sempre muito negativo, exagerado, catastrófico e desencadeia reações fisiológicas intensas. ALERTA! O ansioso prevê o futuro de forma catastrófica (sempre imagina o pior cenário). Estudos mostram que 84% dos pensamentos negativos que passam pela cabeça do ansioso não se concretizam. MAS PORQUE O ANSIOSO ESTÁ SEMPRE PREVENDO O FUTURO DE FORMA NEGATIVA? Ele tem um modo peculiar de pensar. Veja os tipos de pensamentos que a pessoa ansiosa pode ter: Não consigo lidar com incertezas; Se algo der errado não vou me perdoar; Não acredito na minha capacidade de resolver problemas; Não me sinto capaz de lidar com imprevistos, Se algo ruim acontecer não vou suportar; O mundo é um lugar perigoso e ameaçador; Dificilmente consigo ver o lado positivo das coisas, Tenho medo de perder o controle da minha vida, Preciso me preocupar, só assim poderei evitar que o pior aconteça. Devo evitar situações desagraveis, pois não consigo tolera-las. Se eu não me preocupar, estarei sendo irresponsável.

5 Veja alguns dos impactos que essas maneiras de pensar podem ter no comportamento de alguém com ansiedade exagerada: Ruminação mental: pensa e repensa por horas ou dias antes e depois de tomar uma decisão. Paralisação: em determinadas situações não consegue agir devido a insegurança e medo. Evitação e procrastinação: foge de situações consideradas ameaçadoras, desconfortáveis, evita iniciar uma tarefa ou vai deixando pra depois. Incapacidade de refutar: desconsidera o lado positivo das coisas e valoriza o negativo. E SE? Faz mil suposições (E se eu me arrepender? E se eu fracassar? E se...) e não se dá por satisfeito e seguro quase nunca. Lamentação: Está sempre preso a ideia de que poderia ter feito melhor, ao invés de pensar no que poderia melhorar agora. Não é fácil viver assim, imaginando que cada acontecimento pode desencadear uma situação ruim, com a mente sendo constantemente invadida por pensamentos e imagens que geram desconforto e ansiedade. Imagine o que é viver assim ao longo de dias, meses e anos. O resultado é uma enorme sensação de cansaço, exaustão e de desmoralização. É POSSÍVEL MUDAR? O TAG tem tratamento e cura. É possível que através da psicoterapia, e das ferramentas que ela tem a oferecer, a pessoa faça uma construção de novas formas de pensar e agir sobre as preocupações. Veja as vantagens do tratamento: Aprender a identificar os pensamentos negativos que impactam nas suas emoções e comportamentos. Conseguir mapear quais áreas de maior preocupação (trabalho, saúde, relacionamento, finanças, entre outros). Aprender a identificar os sinais corporais específicos da ansiedade. Conseguir distinguir preocupação normal e preocupação patológica. Aprender técnicas simples e aplicáveis no dia a dia que ajudam no manejo e controle da ansiedade.

6 QUE TIPO DE TERAPIA É INDICADA PARA ESTE PROBLEMA? A primeira coisa a se levar em conta na hora de procurar tratamento é se certificar de que há evidências de que aquele tipo de tratamento pode ajudar. Uma forma de saber se há validação científica no método que será utilizado é pesquisar bem antes de consultar um profissional. Primeiramente, como se trata de tratamento de saúde mental, busque profissionais desta área: psicólogos (as) e/ou psiquiatras(as). Em segundo lugar, leve em conta que um método cientificamente reconhecido evita a piora do problema e gastos - de tempo, saúde e dinheiro - desnecessários. Se for o caso, questione o/a profissional que tipo de evidências já foram apresentadas de que aquela forma de terapia funciona em casos parecidos com o seu. Várias pesquisas comprovam a eficácia da Terapia Cognitiva Comportamental no tratamento de vários problemas relacionados à ansiedade, incluindo o TAG. Atualmente esta forma de psicoterapia é muito recomendada pela sua eficiência, quando aplicada por um bom profissional. O tratamento medicamentoso também é indicado em alguns casos, vale a pena passar por uma consulta com médico psiquiatra em caso de dúvida. Conheça um pouco da terapia cognitivo comportamental: Tem como foco de tratamento os problemas trazidos pelo paciente. As sessões são planejadas em conjunto, profissional e paciente criam metas atingíveis e objetivos para a terapia. O psicólogo assume uma posição colaborativa: ajuda o paciente em ações concretas que ajudam no controle da ansiedade. Utiliza técnicas que são consideradas eficazes no tratamento da ansiedade. Tem como um dos objetivos criar a autonomia do paciente, criando estratégias conjuntas para que a você possa ser uma espécie de seu próprio terapeuta com o passar do tempo. Como é o tratamento? AVALICAÇÃO PSICOLÓGICA LEVANTAMENTO DE DADOS E HISTÓRICO DO PACIENTE E APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS PARA COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA APRESENTADA SESSÕES DE TERAPIA + MEDICAMENTOS (SE FOR O CASO) FIXAÇÃO DOS NOVOS HÁBITOS ALTA

7 QUE TIPOS DE TÉCNICAS SERÃO DESENVOLVIDAS? Alguns estudos indicam técnicas consideradas muito eficazes, e estas farão parte do tratamento. Por exemplo, sabe-se que a incorporação diária de uma prática chamada Atenção Plena (baseia-se no ato de prestar atenção no aqui e agora possibilitando o controle de sintomas físicos e mentais), pode trazer resultados significativos. Outras técnicas fundamentais são as de respiração e relaxamento, que possuem métodos bem delineados de aplicação, e por isso, requerem a supervisão inicial de um profissional. Trabalha-se também com técnicas de aceitação e regulação emocional, que ajudam a fazer a modificação dos pensamentos errôneos relacionados com as preocupações, por exemplo. Pra você que se identificou com a maioria dos sintomas, pensamentos e emoções descritos nesse Guia Prático, saiba que as pesquisas e prática clínica mostram que a Terapia Cognitiva Comportamental é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem o uso de medicamentos, no tratamento do TAG. Esperamos que esta informação seja motivadora na busca de cuidado e atenção com a sua saúde emocional. Ter chegado ao final desse manual já representa o primeiro passo rumo ao propósito de mudança que visa elevar sua qualidade de vida. Viver sem ansiedade ou aprender a administra-la de maneira correta viabiliza o bem-estar físico e emocional. Elaborado por: Valéria Cristina Carneiro CRP 7498 Jaqueline Maia Talamini CRP 974- AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULARES (4) 4.94 (4) Rua Ébano Pereira, 44 Sala 5 Centro CEP 84-4 Curitiba-PR

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Quando o medo foge ao controle

Quando o medo foge ao controle Quando o medo foge ao controle Transtorno de Ansiedade Generalizada Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais

Trabalhando a ansiedade do paciente

Trabalhando a ansiedade do paciente Trabalhando a ansiedade do paciente Juliana Ono Tonaki Psicóloga Hospitalar Título SOFRIMENTO... principal Sofrimento humano como condição à todos; Cada um sente à sua forma e intensidade; Manifestação

Leia mais

Transtorno de ansiedade generalizada

Transtorno de ansiedade generalizada Transtorno de ansiedade generalizada O que é o transtorno de ansiedade generalizada? O transtorno de ansiedade generalizada (TAC) é basicamente uma preocupação ou ansiedade excessivas, ou com motivos injustificáveis

Leia mais

TÉCNICAS DE CONTROLE DE ANSIEDADE: ENFRENTANDO A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÉCNICAS DE CONTROLE DE ANSIEDADE: ENFRENTANDO A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICAS DE CONTROLE DE ANSIEDADE: ENFRENTANDO A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Almir Dalmolin Filho Acadêmico oitavo período do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Cacoal

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN IX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Venha se especializar com

Leia mais

Quadro 1: Itens que constituem cada escala

Quadro 1: Itens que constituem cada escala Quadro 1: Itens que constituem cada escala Secção Questão Escala de Satisfação 2. O trabalho em si. 3. Grau de motivação que você sente em seu trabalho. Satisfação com o Trabalho Secção 2 6. Tipo de trabalho

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar)

7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar) 7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar) Por / Cláudia Gasparini Mulher irritada: sete em cada dez brasileiros sofrem com sequelas do estresse Dependendo da dose, o estresse pode ser um

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

Mas porque é importante tratar a ansiedade?

Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Porque a ansiedade excessiva, sem tratamento, é um fator de risco para o desenvolvimento de infarto do coração, aumentando

Leia mais

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Sempre constrangido Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: Diagnóstico e Tratamento

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: Diagnóstico e Tratamento Critérios Diagnósticos TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: Diagnóstico e Tratamento Prof. Giovanni K. Pergher A. Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação.

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. As pessoas sentem stress no trabalho quando se apercebem que existe um desequilíbrio entre as exigências que o seu trabalho lhes impõe

Leia mais

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Sumário 1. A VERDADE ESCONDIDA... 2 2. O CICLO DO PENSAMENTO ANSIOSO... 4 3. QUEBRANDO O CICLO DA ANSIEDADE...

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access.

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. O que são as Barras de Access Barras de Access é um processo quântico, realizado a partir de toques

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br

Leia mais

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: Diagnóstico e Tratamento

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: Diagnóstico e Tratamento TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: Diagnóstico e Tratamento Prof. Giovanni K. Pergher Critérios Diagnósticos A. Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos

Leia mais

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo.

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. Estresse Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. EsTREssE O estresse é uma reação física e mental diante de estímulos que podem ser positivos ou negativos. As pessoas não reagem da mesma

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

5 PENSAMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA

5 PENSAMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA 5 PENSAMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA Descubra o que são armadilhas mentais Psicóloga Viviane Mendonça INTRODUÇÃO Cada pessoa é uma somatória das suas experiências de vida 2 INTRODUÇÃO Você já parou

Leia mais

Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia

Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia 23 de Janeiro de 2008 Residência Pedro Álvares Cabral Oradores: Dra. Paula Saraiva Carvalho Dr. João Freire Ansiedade Etimologicamente, ansiedade provém do

Leia mais

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS O resultado é importante para mim. ANSIEDADE STRESS PRESSÃO O resultado é incerto. Eu sou responsável pelo que faço, serei julgado

Leia mais

Como Enfrentar o Câncer

Como Enfrentar o Câncer MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer Como Lidar com o Medo e a Ansiedade após o Diagnóstico de Câncer MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer EPISÓDIO 1-01 DE JUNHO Os 3 maiores erros que cometemos após o diagnóstico

Leia mais

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

Fobia Específica. Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH Fobia Específica Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH - 20015 A origem da palavra Fobia Phobos" significa "medo" e serve de raiz para a palavra fobia. Os critérios

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR CAFÉ COM INFORMAÇÃO ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR PSICÓLOGA VIVIAN KRATZ CRP 07/27822 NOVEMBRO 2017 Mindfulness Mindfulness = Atenção Plena Prática Estado mental Forma de ver e viver

Leia mais

ANSIEDADE FRUSTRAÇÃO MEDO. TRÊS atitudes para torná-las emoções positivas

ANSIEDADE FRUSTRAÇÃO MEDO. TRÊS atitudes para torná-las emoções positivas ANSIEDADE FRUSTRAÇÃO MEDO TRÊS atitudes para torná-las emoções positivas Soluções simples para serem aplicadas e trazer resultados para sua vida após quinze minutos de leitura. Sumário 3- Introdução 4-

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO

GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO GUIA PARA HOMENS ALIADOS A FAVOR DA IGUALDADE DE GÊNERO DICAS PARA ENTENDER E ADMINISTRAR SUAS EMOÇÕES INTRODUÇÃO Este guia fornece ações concretas para entender e administrar emoções que nos sufocam.

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

Módulo 2. Voz Interior

Módulo 2. Voz Interior Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 2. Voz Interior Lição 4. Erros Cognitivos No Módulo 1. Amor incondicional na Lição 6 e 7 apresentei-te dois erros cognitivos presentes na forma como interpretas as tuas

Leia mais

Análise do Artigo para leitura

Análise do Artigo para leitura Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

Este Baralho contém:

Este Baralho contém: Este Baralho contém: 1 CARTÃO PSICOEDUCAÇÃO 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINOS 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINAS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINOS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINAS 2017 Sinopsys Editora e Sistemas

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

ஜ ஜ. Estamos juntos nessa caminhada! ஜ ஜ

ஜ ஜ. Estamos juntos nessa caminhada! ஜ ஜ ஜ ஜ É hora de acreditar em você novamente. É hora de se concentrar em seus pontos fortes e não em suas fraquezas. É hora de você lembrar o quão longe você já chegou. É hora de se dar uma pausa, e se reconectar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Ansiedade

Ansiedade www.infanciaeadolescencia.com.br Ansiedade O que é ansiedade? A ansiedade, assim como qualquer outra emoção humana, tem uma função adaptativa. Dessa forma, sentir ansiedade não significa patologia por

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

A consequência da modernidade

A consequência da modernidade A consequência da modernidade A sociedade pós-moderna tem como uma das suas principais características a pressa generalizada, esteja ela presente nas respostas eletrônicas, na expectativa das respostas

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

Quando o Pânico domina

Quando o Pânico domina Quando o Pânico domina Vera Ramalho Psiquilibrios O ataque de pânico é considerado uma reacção de alerta do organismo, que pode ocorrer em situações externas, percebidas pelo indivíduo como ameaçadoras,

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

TESTE DE CODEPENDÊNCIA

TESTE DE CODEPENDÊNCIA TESTE DE CODEPENDÊNCIA Este é um teste para calcular o grau de codependência. Não é um substituto para avaliação profissional, mas uma ferramenta de autodiagnóstico. Anote em um papel as perguntas que

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Ano: 2º (11º ano Turma B) Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia Psíquica

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Ano: 2º (11º ano Turma B) Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia Psíquica Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo 2012-2013 Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Ano: 2º (11º ano Turma B) Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia Psíquica Um teste

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

Relacionamento Abusivo

Relacionamento Abusivo CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Relacionamento Abusivo Relacionamento Abusivo Quando ouvimos falar de Relacionamento Abusivo geralmente nos lembramos da relação amorosa em que a mulher é sempre a vítima,

Leia mais

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH COORDENADOR DA AÇÃO DE EXTENSÃO: FERNANDA MARIA SIQUEIRA TAVARES INTRODUÇÃO

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH COORDENADOR DA AÇÃO DE EXTENSÃO: FERNANDA MARIA SIQUEIRA TAVARES INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO

Leia mais

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios

Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios Startup emocional: Estratégias emocionais para a vida e para os negócios DEMISSÃO O seu funcionário pediu demissão de VOCÊ ou de sua EMPRESA O que é uma Startup? Como elas resolvem problemas? A) Elas pensam

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Ansiedade Nataly Bicca Duarte Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO A ansiedade é caracterizada como um mecanismo de defesa, um sistema de alerta perante á situações futuras que nos proporcionam

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

Comece seu processo de AUTOCOACHING

Comece seu processo de AUTOCOACHING Comece seu processo de AUTOCOACHING Você já percebeu que o tempo todo tem alguém ao nosso redor (incluindo eu e você) dizendo que precisa de mudanças em suas vidas? Não vou focar aqui na carreira, pois

Leia mais

pare de fumar agora!

pare de fumar agora! pare de fumar agora! Parar de fumar é muito mais fácil do que você pensa! O sistema Como Parar de Fumar Cigarro é tão eficiente porque ensina não só como deixar de fumar, mas também ensina a nunca mais

Leia mais

OS PERIGOS DA ZONA DE CONFORTO, OU SERIA DESCONFORTO??? Dica: Prefira a zona de ESFORÇO!!!

OS PERIGOS DA ZONA DE CONFORTO, OU SERIA DESCONFORTO??? Dica: Prefira a zona de ESFORÇO!!! OS PERIGOS DA ZONA DE CONFORTO, OU SERIA DESCONFORTO??? Dica: Prefira a zona de ESFORÇO!!! Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

Você se considera uma pessoa ansiosa? Você acha que hoje se encontra fora do seu controle?

Você se considera uma pessoa ansiosa? Você acha que hoje se encontra fora do seu controle? Você se considera uma pessoa ansiosa? Você acha que hoje se encontra fora do seu controle? Como saber se você está realmente ansioso(a) ou apenas passando por um momento difícil e precisa aprender a lidar

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Ano DeMolay 2016/2017 Depressão não é frescura O QUE É DEPRESSÃO? De acordo com o doutor em psicobiologia

Leia mais

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS SUMÁRIO 01. Dependência química: como evitar a recaída? 3 02. Prevenção contra a recaída 7 03. Clínica de recuperação: livre-se da dependência 12 01

Leia mais

Saia da Zona de Conforto PERSISTA INSISTA RESISTA E nunca desista! Míriam Teresa Diretora de Vendas (adaptado de Rakell Aguiar )

Saia da Zona de Conforto PERSISTA INSISTA RESISTA E nunca desista! Míriam Teresa Diretora de Vendas (adaptado de Rakell Aguiar ) Saia da Zona de Conforto PERSISTA INSISTA RESISTA E nunca desista! Míriam Teresa Diretora de Vendas (adaptado de Rakell Aguiar ) Até quando tu dormirás, ó preguiçoso? Quando te levantares do sono, a pobreza

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH INTRODUÇÃO

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO AOS CANDIDATOS à OBTENçãO DA CNH INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLóGICO

Leia mais

Vitiligo e psicossomática

Vitiligo e psicossomática Vitiligo e psicossomática Roberto Azambuja Hospital Universitário de Brasília Vitiligo é o paradigma de dermatose psicossomática. Psicossomática É uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades

Leia mais

Kinesiologia. Na Kinesiologia vamos mais à frente, estudamos o funcionamento de cada músculo e a sua relação com o TODO.

Kinesiologia. Na Kinesiologia vamos mais à frente, estudamos o funcionamento de cada músculo e a sua relação com o TODO. 1 Índice 1. Kinesiologia. 2 2. Porquê fazer este workshop?...... 3 3. A quem se destina este mini workshop?... 4 4. Quer se aprofundar?... 5 5. Formador.... 5 6. Contato... 6 2 Kinesiologia Você conhece

Leia mais

1 ª sessão. Sessão com o treinador. Participantes. Treinador. Psicólogo. Motivação para o programa

1 ª sessão. Sessão com o treinador. Participantes. Treinador. Psicólogo. Motivação para o programa 1 ª sessão Sessão com o treinador Treinador Motivação para o programa Discussão sobre a importância das competências psicológicas Descrição do programa Importância do reforço Importância da colaboração

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA Apresentado por Givanildo Trindade Assistente Social Especialista: Dependência Química com ênfase em Saúde Mental...Objetivo da Aula Identificar a importância do conceito

Leia mais

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/ MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO Um guia prático e rápido sobre como seu pensamento pode te ajudar a emagrecer Maria Cristina Lopes Quina Corrêa Rio de Janeiro 2015 Este é um mini-ebook para você entender

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XI Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

se recuperar perante a adversidade Resiliência

se recuperar perante a adversidade Resiliência AULA 4: A resiliência é a capacidade que tem uma pessoa ou um grupo de se recuperar perante a adversidade e ultrapassá-la para continuar a seguir com a sua vida. Em certas ocasiões, as circunstâncias difíceis

Leia mais

TERAPIA RACIONAL EMOTIVA E COMPORTAMENTAL TREC Albert Ellis (1955) Gil Gomes - Me

TERAPIA RACIONAL EMOTIVA E COMPORTAMENTAL TREC Albert Ellis (1955) Gil Gomes - Me TERAPIA RACIONAL EMOTIVA E COMPORTAMENTAL TREC Albert Ellis (1955) Gil Gomes - Me Fundador: Albert Ellis (1955) Principais motivos Decepção com os níveis de efetividade e eficiência das terapias psicanalíticas.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA

A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA CONCEITO: O sono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto). Trata-se de um processo ativo

Leia mais

ANÁLISE DIDÁTICA. ceevix.com. Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata

ANÁLISE DIDÁTICA. ceevix.com. Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata ANÁLISE DIDÁTICA ceevix.com Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata 27 992246450 O QUE É ANÁLISE DIDÁTICA? Todo psicanalista deve passar pelo processo das análise clínicas e didáticas;

Leia mais

AJUDANDO A INTEGRAR AS MEMÓRIAS DO PASSADO

AJUDANDO A INTEGRAR AS MEMÓRIAS DO PASSADO AJUDANDO A INTEGRAR AS MEMÓRIAS DO PASSADO Assim como a mente, nosso corpo também guarda as memórias do passado. Esses registros de experiências anteriores podem se mostrar no presente com outra roupagem,

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

O BARALHO É COMPOSTO POR:

O BARALHO É COMPOSTO POR: O BARALHO É COMPOSTO POR: 10 Cartas de Situações 50 Cartas de Pensamentos 25 Cartas de Sentimentos 50 Cartas de Comportamentos TOTAL: 135 CARTAS 2018 Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2018 Baralho do

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto.

Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto. Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto. Hoje eu escrevo textos para o meu blog, onde eu dou dicas simples porém que realmente funcionam,

Leia mais

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Treinamento de habilidades socioemocionais MÉTODO FRIENDS Ficha Técnica Programa baseado em evidências científicas que desenvolve resiliência, bem-estar e previne problemas

Leia mais

O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média?

O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média? O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média? Entusiasmo! O que é entusiasmo? Entusiasmo é um grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma admiração, um

Leia mais

Escola da Espiritualidade na Matéria

Escola da Espiritualidade na Matéria Escola da Espiritualidade na Matéria Tudo aquilo em que pensamos molda as nossas vidas. Tudo parte da nossa consciência. As nossas crenças, os nossos apegos, as nossas emoções nãoconscientes são fonte

Leia mais

TERAPIA COGNITIVA BRASÍLIA

TERAPIA COGNITIVA BRASÍLIA TERAPIA COGNITIVA BRASÍLIA Psicoterapeuta Cognitivo numa Abordagem Integrativa com Psicoterapia Focada nos Esquemas 1. Dr. Miguel Ângelo José Velloso de Almeida Mestre em Processos Cognitivos/UnB. CRP

Leia mais

Medo X X X. Atitude e Confiança!!

Medo X X X. Atitude e Confiança!! Medo X X X Atitude e Confiança!! MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como

Leia mais

ALTERAÇÕES NO CONVIVIO DO PORTADOR DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS SEPARAÇÃO FAMÍLIAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA

ALTERAÇÕES NO CONVIVIO DO PORTADOR DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS SEPARAÇÃO FAMÍLIAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA ALTERAÇÕES NO CONVIVIO DO PORTADOR DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE PÓS SEPARAÇÃO FAMÍLIAR UMA REVISÃO INTEGRATIVA Jéssika Rayanne Batista Rocha¹, Joedna Martins Silva², Gealdo Tavares Neto³, Evelin dos Santos

Leia mais

ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho. humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos.

ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho. humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos. ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho A Ansiedade faz parte do espectro normal das experiências emocionais humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos. Dentro de certos limites,

Leia mais

PREOCUPAÇÃO 22/09/2013. Pra. Ivonne Betsabe Muniz PRA. IVONNE MUNIZ 1

PREOCUPAÇÃO 22/09/2013. Pra. Ivonne Betsabe Muniz PRA. IVONNE MUNIZ 1 22/09/2013 Pra. Ivonne Betsabe Muniz PRA. IVONNE MUNIZ 1 Preocupar-se: Pré ocupado: estar ocupado antes de acontecer. PRA. IVONNE MUNIZ 2 Qual é tua pior preocupação neste momento? q Perder o emprego;

Leia mais