CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DO ESTADO DE GOIÁS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DO ESTADO DE GOIÁS"

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DO ESTADO DE GOIÁS Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter Professora do Departamento de Engenharia da Universidade Católica de Goiás, Doutoranda do PPGEP-UFSC, maria.carolina@uol.com.br ABSTRACT This work presents an analysis of main impacts on production process of four building construction companies located in Goiânia, after implementing of quality systems and search of ISO Data analysis are presented related to three mains aspects: motivating actions for the implementation of quality systems, difficulties for implementing and keeping the quality systems and main changes in production processes due to the implementation of quality systems. Palavras-chave: Total Quality Management, Construction Management, ISO INTRODUÇÃO Nos últimos anos, o movimento em busca da certificação pelas normas ISO 9000, no estado de Goiás, ganhou força no setor da construção, abrangendo empresas construtoras das áreas imobiliária, industrial e de obras públicas. Atualmente, Goiás possui mais de 50 empresas certificadas. Entre estas empresas, algumas construtoras já foram certificadas e mais de 60 estão em processo de implantação do sistema de garantia da qualidade. Várias pesquisas já foram realizadas em relação à avaliação do impacto causado na organização, gerenciamento e gestão de obras de empresas construtoras que implementaram seu sistema da qualidade com objetivos de certificação. Nestes trabalhos vários aspectos são analisados, dentre os quais: Motivação pela busca da certificação ISO 9000, geralmente relacionada à busca da melhoria da qualidade de produtos e serviços (MENDONÇA, 2000; REIS, 1998); Dificuldades percebidas no processo de busca da certificação, as quais podem ser citados os esforços para manter a documentação atualizada e a ineficiência de um sistema de informações (MENDONÇA, 2000; REIS, 1998); Mudanças na organização em função da busca da certificação, entre as quais a maior organização dos canteiros e do trabalho (KISS, 1998; REIS, 1998; MENDONÇA, 2000; VIVANCOS & CARDOSO, 2000). Este trabalho apresenta uma análise dos principais impactos ocorridos nos processos de produção de quatro empresas de construção de edifícios localizadas na cidade de Goiânia, a partir da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e busca da certificação ISO Uma caracterização inicial é feita em relação à série de normas ISO 9000 como fonte de benefícios em sua nova versão e o processo de preparação do sistema da qualidade para a certificação, identificando diversas etapas tais como a formação e difusão interna do projeto de certificação e a realização de auditorias. Posteriormente é feita uma análise do processo de certificação da qualidade no estado de Goiás mediante os impactos causados no processo de produção de empresas construtoras do estado. As análises dos dados são apresentadas em relação a três aspectos:

2 [i] fatores que motivaram à implementação do sistema da qualidade e obtenção da certificação; [ii] dificuldades encontradas para implantar e manter o sistema da qualidade; [iii] principais alterações nos processos de produção em função da implementação do sistema da qualidade. 2. A SÉRIE DE NORMAS ISO 9000 COMO FORNECEDORA DE BENEFÍCIOS A NOVA VERSÃO A série ISO 9000 forma um conjunto de padrões mundiais que proporciona recomendações detalhadas para o estabelecimento de sistemas da qualidade, tendo como um de seus propósitos fundamentais o fornecimento da garantia aos compradores de produtos ou serviços de que estes foram produzidos de modo a atender as suas exigências (SLACK et al., 1997). Desta forma, a série ISO 9000 é vista como fornecedora de benefícios tanto para as organizações que a adotarem, ao fornecer orientações quanto ao desenvolvimento de seus procedimentos de controle, quanto para os consumidores, por permitir a segurança de saber que os produtos e serviços que compram são feitos segundo um padrão definido de qualidade (SLACK et al., 1997). As normas da série ISO 9000 em sua versão atual foram reduzidas para apenas três. A ISO 9001 constitui a norma contratual, base para as certificações. Entre as principais mudanças que a série ISO 9000 sofreu na sua versão mais atualizada, podem ser citadas (MARANHÃO, 2000): Sequência mais lógica de conteúdo e estrutura orientada para processos; Inclusão de processo de melhorias contínuas para o aprimoramento da gestão do sistema da qualidade. O significado de melhoria contínua diz respeito ao processo focado no contínuo aumento da eficácia da organização para atender plenamente suas estratégias, políticas, objetivos e metas. Tal melhoria requer uma consolidação progressiva, respondendo ao crescimento das expectativas dos clientes; Medida do grau de satisfação do cliente como fonte de informação para melhorias; Referência explícita aos princípios de gestão da qualidade. Pode-se citar como benefícios esperados com a revisão da norma ISO 9000 (MARANHÃO, 2000): Aplicabilidade sobre todos os produtos, serviços e sobre todos os tipos de organização; Simplicidade no uso e facilidade de compreensão; Maior orientação em direção à melhoria contínua e satisfação do cliente; Ênfase na abordagem de processo para o gerenciamento da organização. O conceito de processo envolve qualquer atividade ou operação que recebe entradas e as converte em saídas. As organizações funcionam mediante o gerenciamento de um grande número de processos inter-relacionados, onde a saída de um processo forma a entrada do processo seguinte. 3. A PREPARAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE PARA A CERTIFICAÇÃO Várias atividades podem ser seqüencialmente listadas, permitindo uma visão global da preparação de uma organização para a certificação. A Figura 1, a seguir, apresenta um esquema representativo destas diversas etapas.

3 Decisão de certificação da empresa Designação do representante da administração Contratação de consultoria externa Seleção e contratação do Organismo de Certificação (OCC) Formação do grupo de trabalho do projeto de certificação Manutenção da certificação e recertificação Concessão da certificação Implementação de ações corretivas no sistema da qualidade Auditoria de certificação da empresa Auditoria interna Difusão interna do projeto de certificação Auditoria do diagnóstico do sistema da qualidade Fixação da data para a auditoria de certificação Avaliação da documentação do sistema da qualidade pelo OCC Planejamento das atividades do projeto de certificação Implementação das recomendações do OCC Treinamento Pré-auditoria de adequação do sistema da qualidade Documentação do sistema da qualidade da empresa Execução de auditorias internas Figura 1 Esquema representativo das etapas do processo de busca da certificação (Adaptado de DORNELLES, 1997) 4. ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DO ESTADO DE GOIÁS Em junho de 2000 foi lançado em Goiás o Comitê da Qualidade pelo SINDUSCON- GO, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás. O objetivo principal deste comitê é o de melhorar a qualidade da execução das obras através do envolvimento de todos os segmentos ligados à cadeia produtiva da habitação. Entre estes segmentos podem ser citados os sindicatos ligados ao cimento, gesso, cerâmica, areia, material plástico, cal, madeira, material elétrico e metalúrgico. O Comitê de Qualidade foi dividido em cinco áreas: edificações, saneamento, elétrica, telecomunicações e pavimentação (O Popular, junho/2000). Desde o ano de 1999, mais de 60 construtoras encontram-se em estágios diferenciados do processo de busca da certificação da qualidade ISO Algumas destas empresas participam de programas específicos para este objetivo, tal como o Programa de Implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade, desenvolvido pelo IEL-GO - Instituto Euvaldo Lodi da FIEG e SINDUSCON-GO. Neste tipo de programa, as empresas participantes são divididas em grupos para reduzir os custos do projeto e permitir a troca de conhecimento entre empresas. As empresas foram distribuídas nos grupos: saneamento, eletrificação, obras civis e incorporadoras e obras civis (O Popular, julho/2000). Este tipo de iniciativa demonstra o início de um comprometimento com a qualidade do setor habitacional no estado, uma vez que envolve um processo evolutivo a ser cumprido pelas empresas do setor em busca da certificação.

4 4.1. Estudos de Caso Descrição da Amostra e Metodologia Adotada Quatro empresas construtoras foram utilizadas como objeto de estudo de caso. Para a análise da avaliação do impacto causado na organização em decorrência do processo de busca pela certificação, foram coletados diferentes dados em relação aos seguintes aspectos: 1. Caracterização da empresa: setor onde atua, histórico de obras construídas; 2. Estágio do processo de busca da certificação em que se encontra; 3. Fatores que motivaram à implementação do sistema da qualidade e obtenção da certificação ISO 9000; 4. Dificuldades encontradas para implantar e manter o sistema de gestão da qualidade na empresa; 5. Principais alterações nos processos de produção em função da implementação do sistema da qualidade (no caso das empresas já certificadas ou no final do processo de busca da certificação). Foram utilizados basicamente dois instrumentos de coleta de dados para a pesquisa: entrevistas com funcionários e consulta a banco de dados das empresas. A Tabela 1, a seguir, apresenta a caracterização das empresas estudadas segundo os dados de histórico de obras construídas, tempo de atuação no mercado da construção e estágio do processo de busca da certificação em que se encontra. Empresa Tempo de atuação Segmento do mercado em que atua Empresa A 14 anos Edificações residenciais e comerciais, escolas, hospitais, conjuntos habitacionais Empresa B 25 anos Edificações residenciais, hotéis, conjuntos habitacionais, condomínios horizontais Empresa C 15 ANOS Edificações residenciais, edificações comerciais, shopping centers, condomínios horizontais Empresa D 6 anos Área de atuação no setor elétrico: linhas de transmissão, distribuição urbana e eletrificação rural, instalações industriais, iluminação pública, manutenção Tabela 1 Caracterização das empresas dos estudos de caso Estágio do processo de certificação Já está certificada (tempo total do processo: 18 meses) Já está certificada (tempo total do processo: 18 meses) 6 meses a partir do início do processo 6 meses a partir do início do processo 4.2. Análise dos Dados Três aspectos foram considerados para cada empresa investigada: Principais fatores que motivaram a busca da certificação ISO 9000; Dificuldades encontradas no processo de busca da certificação; Principais alterações nos processos de produção em função da implementação do sistema da qualidade (no caso das empresas já certificadas ou no final do processo de busca da certificação).

5 EMPRESA A Fatores que motivaram à busca da certificação da qualidade: Busca pela melhoria contínua dos produtos e serviços da empresa; Exigência crescente do mercado e dos clientes de imóveis que buscam um diferencial para selecionar a empresa da qual comprar; Exigência da Caixa Econômica Federal para a concessão de financiamentos; Necessidade de que a qualidade da empresa fosse reconhecida por um órgão imparcial, um organismo que não tivesse contato com a empresa de modo a tornar público o reconhecimento da qualidade fora do âmbito da empresa; Pressão das empresas concorrentes e de seus trabalhos de desenvolvimento do sistema da qualidade. Dificuldades encontradas no processo da busca da certificação da qualidade: Treinamento dos funcionários; Disseminação da cultura da qualidade em todos os níveis da empresa; Aplicação de rotinas adequadas. Principais alterações no processo de produção em função do processo de busca da certificação: Melhor controle dos processos e métodos executivos; Melhor acompanhamento das não-conformidades da empresa; Maior controle de custos; Maior controle sobre aquisições, estocagem e aplicação dos insumos; Melhor seleção de fornecedores; Maior clareza e troca de informações entre todos os setores da empresa; Maior auto-confiança. EMPRESA B Fatores que motivaram à busca da certificação da qualidade: Exigência do mercado; Busca da melhoria de todo o processo, incluindo os serviços de atendimento aos clientes; Busca da satisfação do cliente final. Dificuldades encontradas no processo da busca da certificação da qualidade: Desenvolvimento do processo de treinamento dos funcionários, devido, em especial, ao baixo índice de educação da maioria dos trabalhadores da construção; A resistência às mudanças de alguns funcionários gerando, inclusive, afastamentos e demissões da empresa. Principais alterações no processo de produção em função do processo de busca da certificação: Incremento do marketing da empresa, em especial, em relação após a divulgação no mercado da obtenção da certificação; Dificuldades na atualização dos procedimentos técnicos;

6 Menores índices de desperdício de materiais e tempo de mão-de-obra na execução dos serviços. EMPRESA C Fatores que motivaram à busca da certificação da qualidade: Incremento na participação dos mercados onde já atua, em especial, nos estados de Goiás, São Paulo e Distrito Federal aumento da escala de negócios em função da melhoria do processo; Fortalecimento de parcerias; Padronização de processos; Marketing de relacionamento. Dificuldades encontradas no processo da busca da certificação da qualidade: Conhecimento da série de normas de certificação da qualidade; Conscientização dos funcionários e parceiros da empresa; Distância entre os locais onde a empresa atua (dispersão dos canteiros de obras gera dificuldades no fluxo de informações). EMPRESA D Fatores que motivaram à busca da certificação da qualidade: Competitividade do mercado; Exigência da Central Elétrica do Estado de Goiás para as suas prestadoras de serviço; Busca de melhoria da qualidade dos serviços prestados. Dificuldades encontradas no processo da busca da certificação da qualidade: Dificuldades em escrever os procedimentos técnicos realizados por seus funcionários; Falta de colaboração dos funcionários, acarretando uma sobrecarga de trabalho a outros empregados, em especial, ao R.A. (supervisor administrativo geral da empresa); Falta de participação de alguns funcionários, devido à não assimilação do processo; Baixo nível de escolaridade dos funcionários gerou dificuldade quanto ao processo da escrita de procedimentos técnicos; Custos altos de consultoria e treinamento para a micro-empresa; Desmotivação do proprietário que influenciou demais funcionários da empresa. 5. CONCLUSÕES Diversas empresas construtoras de edificações têm visualizado a implementação de um sistema de gestão da qualidade como o instrumento capaz de promover mudanças organizacionais e, conseqüentemente, gerar melhorias quantos aos aspectos gerenciais e produtivos. Tal implementação gera impactos sobre as estruturas organizacionais,

7 especialmente em relação ao processo de produção propriamente dito, o qual cerca o ambiente de trabalho, a gestão dos recursos humanos, o gerenciamento da obra e, entre outros aspectos, a mudança cultural que transfere a prioridade do corte de despesas para a melhoria contínua da qualidade de bens e serviços. De um modo geral, pode-se estabelecer alguns motivos principais que geram a busca pela obtenção da certificação ISO 9000, tais como: a criação de um diferencial de marketing e o aumento da competitividade. Entretanto, um outro fator tem se tornado o grande motivador desse processo certificador: o cumprimento de uma exigência de clientes e contratos. Nas empresas pesquisadas, este fator aparece entre os entrevistados como um forte desencadeador da busca pela certificação, o que permite perceber o aumento da difusão da cultura da qualidade como fruto da conscientização quanto à necessidade de parcerias entre clientes e fornecedores. Entre as dificuldades apontadas para a implantação e manutenção do sistema, pode-se citar em especial: operacionalização das rotinas impostas pelo sistema e a burocracia em excesso. A falta de comprometimento das pessoas também aparece como um grande desmotivador do processo, em especial a resistência dos funcionários quanto à adoção de novas rotinas e posturas. Várias são as alterações positivas no processo produtivo a partir da implementação do sistema da qualidade. Entre elas, podem ser citadas como principais: a valorização da imagem da empresa no mercado e a padronização das atividades. Tais fatores, em conjunto com o treinamento dos funcionários geram uma minimização de erros e desperdícios que, a médio e longo prazo, revertem em lucro para a empresa. Entre os benefícios de curto prazo, pode-se citar o diferencial de marketing, não somente em relação a clientes potenciais, mas especialmente em relação aos clientes já consumidores da empresa, uma vez que a nova filosofia adotada valoriza o gerenciamento da experiência do consumidor enquanto usuário do produto. O estudo das transformações ocorridas em empresas que buscam a certificação da qualidade ISO 9000 permite gerar conhecimento sobre aspectos gerenciais, técnicos e operacionais que podem servir de exemplo para que outras empresas com estruturas organizacionais semelhantes também possam adotar as mesmas estratégias de produção e inserir-se de um modo mais contundente no mercado competitivo. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CADERNO ISO Jornal O Popular, Goiânia, 31 de julho, DORNELLES, M. ISO 9000, Certificando a Empresa. Salvador: Casa da Qualidade, KISS, P. Resultados na Obra. Revista Téchne, São Paulo: Maio/Junho, p , MARANHÃO, M. Resumo da revisão ISO 9000:2000. WMG Inovações, Rio de Janeiro, MENDONÇA, G. A Vida depois da ISO. Revista Qualidade na Construção, São Paulo: Sinduscon-SP, No. 25, p.32-35, REIS, P.F. Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Pequenas e Médias Empresas de Construção de Edifícios: Estudos de Caso. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC/226, São Paulo, SINDUSCON Cria Comitê da Qualidade. Jornal O Popular, Goiânia, 16 de junho, SLACK, N. et al. Administração da Produção. Editora Atlas, São Paulo, 1997.

8 VIVANCOS, A. G., CARDOSO, F. F. Reflexos da Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade na Organização e no Meio Ambiente de Trabalho de Empresas Construtoras de Edifícios. In: ENTAC Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Salvador, ANTAC, Anais em CD-ROM, 2000.

ANÁLISE DO IMPACTO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS

ANÁLISE DO IMPACTO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS ANÁLISE DO IMPACTO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter Professora do Departamento de Engenharia da Universidade

Leia mais

Milena Amorim¹, Thailiny Bernardo², Thamyris Caldas Pitta³.

Milena Amorim¹, Thailiny Bernardo², Thamyris Caldas Pitta³. PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO HABITAT: DIFICULDADES RELACIONADAS À IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE MARINGÁ Milena Amorim¹, Thailiny Bernardo², Thamyris

Leia mais

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H O que é PBQP-H? O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos Scom CPC Ltda Apresentação da Empresa Quem somos e o que fazemos 1 A EMPRESA A Scom CPC Ltda. é uma empresa da Indústria da Construção. A sua proposta de trabalho está fundamentada em Planejamento, Gestão

Leia mais

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Soluções Sebraetec para a Indústria da Construção Civil, Rochas Ornamentais, Plástico, Madeira e Metalmecânico PARA O SEU

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

Profa. Margarita María Dueñas Orozco

Profa. Margarita María Dueñas Orozco Profa. Margarita María Dueñas Orozco SGA: a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS.

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Novas demandas de mercado exigem que modelos técnicos consagrados sejam incorporadas a novas tecnologias, novos conhecimentos

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A.

Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A. Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A. Economia Mundial (PIB 2010) Economia Mundial (Taxa de Desemprego) Economia Mundial e Brasileira 2,0 % Economia Brasileira (Empregos Formais) Fonte: MTE Economia Brasileira

Leia mais

Diferencial. Missão. Área de Atuação. Visão. Nossos Serviços. Valores. Nossa Equipe. Politica de Qualidade. Porque Escolher a AUDICONT.

Diferencial. Missão. Área de Atuação. Visão. Nossos Serviços. Valores. Nossa Equipe. Politica de Qualidade. Porque Escolher a AUDICONT. 1 Apresentação Missão Visão Valores Politica de Qualidade Nossa História Diferencial Área de Atuação Nossos Serviços Nossa Equipe Porque Escolher a AUDICONT Contato Missão Oferecer serviços e soluções

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - ONA

IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - ONA IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - ONA 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento

Leia mais

Thiago Gomes de Melo -

Thiago Gomes de Melo - Thiago Gomes de Melo - Graduado em engenharia de produção em 2008 pela UFMG, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral. Com mais de dez anos de experiência

Leia mais

Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil

Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil Carlos Azen Gerente da Indústria de TIC no BNDES 12/04/2018 Conteúdo O estudo Internet das Coisas: um plano para o Brasil Iniciativas do BNDES para IoT

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de

Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de INSTITUTO EUVALDO LODI - IEL/MG MENSAGEM INSTITUCIONAL Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos* Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de desenvolvimento econômico e social de

Leia mais

Implementar soluções técnicas de forma eficiente, oferecendo serviço de forma eficaz e com qualidade, trabalhando sempre com segurança.

Implementar soluções técnicas de forma eficiente, oferecendo serviço de forma eficaz e com qualidade, trabalhando sempre com segurança. QUEM SOMOS A SOMA ENGENHARIA presta consultoria na área de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, propondo soluções técnicas, através de ações objetivas, concretas e diretas, visando à

Leia mais

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL.

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. Criada para atuar nas quatro áreas de ensino da UCL Administração, Engenharias, Sistemas e Design, a IDEAS, após

Leia mais

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2 00 Folha: 1de1 SUMÁRIO SUMÁRIO...1 1. APRESENTAÇÃO...2 2. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO...3 2.1 POLÍTICA DE SEGURANÇA....3 2.2 OBJETIVOS DA SEGURANÇA...4 2.3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA PARA A SEGURANÇA...5 2.3.1

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa

Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa Não raras vezes, costuma-se imputar ao processo construtivo tradicional com vedações verticais em alvenaria a responsabilidade por gerar elevados desperdícios

Leia mais

Inovação: vamos colocar essa ideia no papel. Soluções Sebraetec para a Indústria Gráfica

Inovação: vamos colocar essa ideia no papel. Soluções Sebraetec para a Indústria Gráfica Inovação: vamos colocar essa ideia no papel Soluções Sebraetec para a Indústria Gráfica PARA O SEU NEGÓCIO CRESCER AINDA MAIS: INOVAÇÃO No mercado atual, com consumidores cada vez mais exigentes e concorrentes

Leia mais

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido.

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE LAJES PRÉ-FABRICADAS DATA DA ATUALIZAÇÃO: JUNHO/2009 GERENTE: Eng. Anderson Augusto de Oliveira Instituições: SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de

Leia mais

> Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações:

> Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos O QUE É A ABRINSTAL > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: Elétricas Hidráulicas Sanitárias Gases combustíveis Prevenção

Leia mais

MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR. Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio

MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR. Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio 2015 Marcos Antônio Mendes Mauro César Tavares de Souza ACREDITAÇÃO HOSPITALAR:

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

CURSO ONLINE ISO E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

CURSO ONLINE ISO E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS CURSO ONLINE ISO 14001 E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ISO e ISO 14.001 A Qualidade Total e o SGA Os conceitos de TQM - Total Quality Management, também devem agora convergir para a gestão

Leia mais

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Gestão de terceiros na era da transparência Entre os principais fatores que impulsionam a necessidade

Leia mais

> Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos. > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: O QUE É A ABRINSTAL

> Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos. > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: O QUE É A ABRINSTAL > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos O QUE É A ABRINSTAL > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: Elétricas Hidráulicas Sanitárias Gases combustíveis Prevenção

Leia mais

Seminário de avaliação parcial

Seminário de avaliação parcial Seminário de avaliação parcial Rio de Janeiro, 22 de junho de 2005 1 MECANISMOS DE INOVAÇÃO DA GESTÃO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Membros UFSC Universidade Federal de

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Departamento de Gestão e Economia - DAGEE Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Introdução Principais alterações em relação

Leia mais

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA Prof. Flavio Martin Objetivos da unidade Importância da adoção de mecanismos de padronização. Conhecimento das normas dos sistemas de gestão. família ISO 9000 família

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de equipes do SIBiUSP Premissas Em sua trajetória, as atividades de capacitação desenvolvidas para o Sistema promoveram um

Leia mais

Resultados da Pesquisa Virtual: Consulta aos Profissionais do Setor

Resultados da Pesquisa Virtual: Consulta aos Profissionais do Setor Resultados da Pesquisa Virtual: Consulta aos Profissionais do Setor Anexo Gráficos de resultados Perfil entrevistado Perfil por Região do Brasil Qual setor representa 30,0% 28,5% 26,6% 25,9% 25,0% 20,0%

Leia mais

Venham mais 10! Uma década de gestão da qualidade e melhoria contínua nas Bibliotecas da Universidade do Minho. Edward Cardoso, Eloy Rodrigues

Venham mais 10! Uma década de gestão da qualidade e melhoria contínua nas Bibliotecas da Universidade do Minho. Edward Cardoso, Eloy Rodrigues Venham mais 10! Uma década de gestão da qualidade e melhoria contínua nas Bibliotecas da Universidade do Minho Edward Cardoso, Eloy Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho Campus de

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Carina Gonçalves, Carlos Dimas e Cátia Silva

Carina Gonçalves, Carlos Dimas e Cátia Silva Gestão da Qualidade 1 Índice Introdução... 3 Objectivo geral... 4 Objectivos específicos... 4 Qualidade... 5 Gestão da Qualidade Total (TQM)... 6 Os princípios básicos da qualidade total são:... 7 Qualidade

Leia mais

Roadmap para Implementação e Certificação ISO Mário Rui Costa

Roadmap para Implementação e Certificação ISO Mário Rui Costa 1 1 Roadmap para Implementação e Certificação ISO 20000-1 Mário Rui Costa TÓPICOS O que é a ISO 20000-1? Porquê implementar? Custos Ponto de partida Papéis e Responsabilidades Implementação Preparação

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 3

Engenharia da Qualidade I Aula 3 Engenharia da Qualidade I Aula 3 A Gestão pela Qualidade Total Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro Visão sistêmica de processos Os processos de uma empresa são genericamente classificados como processos

Leia mais

Realização e Organização. Parceria

Realização e Organização. Parceria Realização e Organização Parceria REGULAMENTO Fátima Cardoso Gerente de Comunicação Seconci-SP O Prêmio Dirigido às empresas da construção visando: Obras de Edificações (residenciais, comerciais, industriais,

Leia mais

Segurança da Informação Aula 9 Políticas de Segurança. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Segurança da Informação Aula 9 Políticas de Segurança. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Segurança da Aula 9 Políticas de Segurança Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Política de Segurança de Informações É um documento que serve como mecanismo preventivo

Leia mais

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO Marina Gomes Murta MORENO 1 ; Bruna MACIEL 2 RESUMO A pesquisa desenvolvida diz respeito à elaboração de um modelo de gerenciamento

Leia mais

Cadeia Produtiva da Construção Civil

Cadeia Produtiva da Construção Civil PCC-3231 Tecnologia e Gestão da Produção de Obras Civis Princípios e fundamentos Aula 1 Cadeia Produtiva da Construção Civil Prof. Dr. Francisco Ferreira Cardoso Prof. Dr. Hermes Fajersztajn Prof. Dr.

Leia mais

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Viviane Lanunce Paes Supervisora da Gestão Integrada - CAP Carlos Eduardo Tavares de Castro Superintendente

Leia mais

Proposta. Prezados,

Proposta.   Prezados, Proposta. Prezados, É com satisfação que enviamos nossa proposta comercial referente à utilização do Software de Gestão de Manutenção Sysman conforme solicitado. Destacamos que o Software de Gerenciamento

Leia mais

Gestão da Qualidade 1

Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade Total (TQM) 2 QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO PROCESSO PREVENÇÃO PESSOAS 3 Oito princípios de Gestão da Qualidade Foco no

Leia mais

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 Novos Modelos de Empresa Aula 3 Gestão por Processos Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel.oliveira@fgv.br 1 O que são processos nas empresas? Fornecedores Atividade ou Conjunto de Atividades Input

Leia mais

INDUS BANK Engenharia Ltda.

INDUS BANK Engenharia Ltda. PÁGINA 01/12 Elaborado por: Departamento/Setor Assinatura Data Edmilson Augusto de Lima Qualidade CÓPIA NÃO CONTROLADA 19-10-2016 ELABORAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE Aprovado por: Departamento/Setor Assinatura

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

Incentivo à certificação ambiental para empresas

Incentivo à certificação ambiental para empresas Incentivo à certificação ambiental para empresas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECIFICAÇÃO... 5 5. MAPEAMENTO DE ATORES... 7 6. PLANO DE RISCO

Leia mais

Inovando o conceito de qualidade. Clique para continuar.

Inovando o conceito de qualidade. Clique para continuar. Inovando o conceito de qualidade Clique para continuar. A MAEC A MAEC presta serviços no ramo da construção e manutenção predial e oferece apoio em todas as etapas da vida útil do edifício, tanto na fase

Leia mais

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS ASPECTOS DE ESCOLHA E SATISFAÇÃO DA HABITAÇÃO

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS ASPECTOS DE ESCOLHA E SATISFAÇÃO DA HABITAÇÃO AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS ASPECTOS DE ESCOLHA E SATISFAÇÃO DA HABITAÇÃO Maria Carolina Gomes de Oliveira BRANDSTETTER M.Sc., Engenheira Civil, Professora do Departamento de Engenharia

Leia mais

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pela Associação Brasileira

Leia mais

Carolina Luíza Albrecht 2. projeto de pesquisa realizado no curso de administração da Unijuí 2

Carolina Luíza Albrecht 2. projeto de pesquisa realizado no curso de administração da Unijuí 2 IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCESSOS ISO 9001 NA EMPRESA USITECHNO DE PANAMBI RS 1 IMPLEMENTATION OF ISO 9001 PROCESSES IN THE USITECHNO COMPANY OF PANAMBI - RS Carolina Luíza Albrecht 2 1 projeto de pesquisa realizado

Leia mais

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto e como obter a qualificação para atender esta demanda.

Leia mais

UMA METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS

UMA METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS UMA METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS Michele FOSSATI Engenheira Civil, Mestranda PPGEP/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA

PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA PRODUZINDO COM CONSCIÊNCIA Eng. Florestal: Gustavo Bloise Pieroni O Início Estabelecida em 1951, desde o seu início a Palmasola sempre esteve ciente e valorizou:»»»»»»»»

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O FUTURO O setor de incorporação imobiliária, representado pela ABRAINC (Associação Brasileira de

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras MANUAL DO PROPRIETÁRIO - Em sua última versão o texto da ISO-9001 [8] que trata

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Princípios da Gestão Ambiental 1 Prioridade corporativa 9 - Pesquisa 2 Gestão Integrada

Leia mais

Jamili Saulit De Borba 2, Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini 3, Luis Juliani 4. Programa de Incubação e empreendedorismo UNIJUI 2

Jamili Saulit De Borba 2, Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini 3, Luis Juliani 4. Programa de Incubação e empreendedorismo UNIJUI 2 SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS INCUBADAS CRIATEC INCUBADORA DE EMPRESAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNIJUI 1 MONITORING AND EVALUATION SYSTEM OF INCUBATED COMPANIES CRIATEC INCUBATOR OF COMPANIES

Leia mais

Treinamento Presencial:

Treinamento Presencial: Presencial: Gestão da base de fornecedores: Cadastro, Homologação, SRM e Gestão do Risco com Fornecedores Data: 10 de Abril de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Como gerir eficazmente os

Leia mais

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS. 23 de maio de 2018

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS. 23 de maio de 2018 EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS 23 de maio de 2018 Emprego nas atividades de Sistemas Prediais Atividades econômicas diretas no setor da construção Montagem de Instalações

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS NA PRODUÇÃO DE EDIFICAÇÕES E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE

GESTÃO DE PROJETOS NA PRODUÇÃO DE EDIFICAÇÕES E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE GESTÃO DE PROJETOS NA PRODUÇÃO DE EDIFICAÇÕES E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE P R O F. ª D. S C M Ô N I C A S A N TO S S A L G A D O¹ ¹ Arquiteta, Mestre em Arquitetura, Doutora em Engenharia de Produção,

Leia mais

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar :

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Origem da norma 1-Objetivos Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Política e objetivos alinhados com os requisitos legais e outros

Leia mais

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias Profª Msc. Fabiana Andrade Ribeiro Novembro de 2018 1 Fabiana Andrade Ribeiro Engenheira Civil, mestre pela Escola Politécnica

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMENTA GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: Boas práticas para execução de fundações EMENTA: Materiais e equipamentos necessários. Análise da capacidade

Leia mais

Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM. ADMINISTRAÇÃO III AULA 04 Material desenvolvido por Prof. Ms.

Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM. ADMINISTRAÇÃO III AULA 04 Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III AULA 04 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht As Empresas e a Contaminação A preocupação com a qualidade de vida faz

Leia mais

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação 01 Apresentação Somos uma consultoria de gestão integrada de riscos, especializada na elaboração, implantação e manutenção de projetos integrados de segurança patrimonial. Através do mapeamento dos riscos,

Leia mais

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA Agosto - 2017 Quem somos O SINDISTAL (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro)

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental SISTEMAS DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Professor: Mierzwa Sistemas da Qualidade Série ISO 9.000 de normas; Experiência de países como Inglaterra,

Leia mais

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. A responsabilidade socioambiental é uma preocupação global, fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Levando em considerações os aspectos sociais, econômicos e ambientais, o Sistema Federação

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS A importância do PBQP-H para as construtoras Arq. Marcos Galindo 12/05/2106 INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA Portaria nº 134, de 18/12/1998, do Ministério do Planejamento e Orçamento Objetivo

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PORTAS DE MADEIRA PARA EDIFICAÇÕES O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pela Associação Brasileira

Leia mais

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente SEBRAETec V.01 2015 Sumário Consultoria Tecnológicas em Meio Ambiente...

Leia mais

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS EVOLUÇÃO DO EMPREGO NAS CONSTRUTORAS ESPECIALIZADAS EM SISTEMA PREDIAIS 23 de maio de 2018 Emprego nas atividades de Sistemas Prediais Atividades econômicas diretas no setor da construção Montagem de Instalações

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19) /

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19) / MESTRADO ACADÊMICO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUALIDADE DE VIDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19)-3623-3022 / 0800-173022 ISO

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais