Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin"

Transcrição

1 Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA Prof. Flavio Martin

2 Objetivos da unidade Importância da adoção de mecanismos de padronização. Conhecimento das normas dos sistemas de gestão. família ISO 9000 família ISO Conhecimento das etapas de implementação.

3 Normalização - conceito Regras para os colaboradores da organização. Padronização das melhores práticas para o melhor resultado. Consenso e não unanimidade. Consideração do que é importante para o processo e para a organização. Não aos interesses departamentais ou pessoais.

4 Normalização - objetivos Economia: otimização dos processos. Comunicação: maior interatividade na empresa. Segurança: atendimento à legislação. Atendimento ao consumidor: garantia dos produtos e serviços. Redução de barreiras técnicas e comerciais: atendimento às regulamentações internacionais.

5 Normalização benefícios qualitativos Utilizar adequadamente os recursos. Uniformizar a produção. Facilitar o treinamento da mão de obra, melhorando seu nível técnico. Registrar o conhecimento tecnológico. Facilitar a contratação ou venda de tecnologia.

6 Normalização - benefícios quantitativos Reduzir o consumo de materiais. Reduzir o desperdício. Padronizar componentes e equipamentos. Fornecer procedimentos para cálculos e projetos. Aumentar a produtividade. Controlar processos.

7 Normas - conceitos Estabelecidas por consenso e aprovadas pela organização. Definem regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados. Podem ser validadas por organismos certificadores externos.

8 Normas - tipos De terminologia. Padronização. Especificação. Ensaio. Procedimento. Simbologia. Classificação.

9 Normas - tipos Tipos: Normas de produtos. Normas de sistemas de gestão. Regulamento: Contém regras de caráter obrigatório. Adotado por uma autoridade (ABNT, ISO, IEC). Regulamento técnico (ou Instrução): Requisitos para atividade específica. Detalhes para a execução.

10 Normas - elaboração Nível Internacional: Normas internacionais: ativa participação das nações. ISO, IEC International Eletrotechinical Comission. Nível regional: Elaboradas por um limitado grupo de países de um mesmo continente. Ex.: CEN Comitê Europeu de Normalização.

11 Normas - elaboração Nível nacional: Elaboradas por consenso entre interessados de uma organização (autoridade) de um país. ABNT (Brasil), JISC (Japão). Nível de empresa: Uso em empresas (redução de custos, evitar acidentes).

12 Interatividade A normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia e na melhoria da qualidade de vida. Dentre os benefícios da normalização encontra-se: a) Facilitar o treinamento da mão de obra. b) Registrar o conhecimento tecnológico. c) Padronizar componentes equipamentos. d) Fornecer procedimentos para cálculos e projetos. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

13 Normalização internacional ISO - International Organization for Standardization Federação de abrangência mundial, composta de organismos de normalização nacionais. Estabelecida em 1947, na Suíça. Intercâmbio internacional de bens e serviços. Desenvolvimento de cooperação nas esferas de atividade: Intelectual, científica, tecnológica e econômica.

14 Normalização internacional ISO - International Organization for Standardization Comitês técnicos: Normas de sistemas de gestão. Normas de produtos em diversas áreas: Materiais e ferramentas de engenharia, alimentação, turbinas a gás, fotográfica etc.

15 ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Fundada em Órgão responsável pela normalização técnica no país. Fórum Nacional de Normalização. Membro Fundadora da ISSO. Fundadora do COPANT Comissão Panamericana de Normas Técnicas, e da AMN - Associação Mercosul de Normalização.

16 ABNT planejamento estratégico Missão: Conhecimento sistematizado. Uso de documentos normativos. Permitir a produção, comercialização e uso de bens. Competitivamente e de forma sustentável. Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico. Proteger o meio ambiente. Defender o consumidor.

17 ABNT planejamento estratégico Visão: Ágil. Resposta eficiente às demandas do mercado e da sociedade. Comprometida com o desenvolvimento da nação. Sustentabilidade, nas dimensões econômica, social e ambiental.

18 ABNT planejamento estratégico Premissas: Ser o foro nacional de normalização. Ter compromisso com as diretrizes nacionais estratégicas. Ser o representante do Brasil nos foros regionais, nacionais e internacional. Reconhecer como autoridade os organismos internacionais.

19 ABNT planejamento estratégico Premissas: Ser signatário do Código de Boas Práticas de Normalização da Organização Mundial do Comércio OMC. Ser entidade não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Atuar como agente privado de políticas públicas.

20 ABNT planejamento estratégico Valores: Atuar de forma isenta, ética e participativa com a sociedade. Implementar um modelo de gestão que contemple os princípios da governança corporativa. Compromisso com a reputação. Imagem e patrimônio. Contribuir para a integração e para a inserção do Brasil no cenário internacional.

21 ABNT planejamento estratégico Valores: Zelar pelas marcas da ABNT e pela propriedade intelectual. Buscar a autossustentação financeira com base nas suas atividades-fim. Desenvolvendo produtos e serviços e formas de captação de recursos.

22 ABNT planejamento estratégico Valores: Orientar sua atuação de acordo com as políticas governamentais de desenvolvimento. Acompanhar e contribuir para o avanço do estado da arte nas suas áreas de atuação.

23 Interatividade A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Dentre os seus valores, pode-se citar: a) Ser competitiva dentre os órgãos certificadores. b) Apresentar produtos com preços baixos e acessíveis. c) Zelar pelas marcas da ABNT e pela sua propriedade intelectual. d) Obter aprovações governamentais para empresas afiliadas. e) Atuar, exclusivamente no exterior, na colaboração com as normas técnicas.

24 ABNT estrutura organizacional Assembleia Geral Diretoria Executiva Conselho Fiscal Conselho - Geral Deliberativo i - Desenvolvimento/ Informação - Normalização Conselho Técnico Comissão de Certificação

25 ABNT representação exclusiva do Brasil

26 Processo de criação de norma A sociedade manifesta a necessidade da norma. O comitê brasileiro (ABNT/CB) ou o Organismo de Setorial (ABNT/ONS) analisa o tema. Inclui no seu programa. É criada uma comissão de estudo (CE).

27 Processo de criação de norma A comissão elabora um projeto de norma. Submete-se o projeto de norma à consulta pública. As sugestões obtidas são analisadas: O projeto é aprovado. É encaminhado para a gerência de processo de normalização da ABNT. Homologação e publicação como norma brasileira.

28 Criação do comitê técnico brasileiro -CB ABNT/CB O Comitê Brasileiro (ABNT/CB) é um órgão da estrutura da ABNT. Superintendente eleito pelos sócios da ABNT. Mandato de dois anos, permitidas duas reeleições.

29 Criação do comitê técnico brasileiro -CB Encaminhamento de proposta pela entidade solicitante à ABNT. Justificativa necessidade e o interesse do setor de desenvolvimento de normas. Histórico da entidade solicitante. Informações constitutivas do comitê (nome, localização, recursos etc.).

30 Criação do organismo de normalização setorial ABNT/ONS O Organismo de Normalização Setorial é um organismo público, privado ou misto, sem fins lucrativos. Atividades reconhecidas no campo da normalização em um dado domínio setorial. Credenciado pela ABNT (segundo critérios CONMETRO).

31 Certificação - definições Certificação = Registro. Acreditação: Reconhecimento formal. Por um órgão de autoridade de reconhecimento. pessoa ou organismo é competente para desempenhar tarefas específicas. Ex. Acreditação de laboratórios.

32 Tipos de certificação produtos e serviços Demonstração junto ao mercado e aos clientes. Sistema de fabricação controlado. Garantia de confecção de produtos. Execução dos serviços de acordo com normas específicas. Garantia do diferencial em relação aos concorrentes.

33 Interatividade Analisando as etapas para a criação de um CB Comitê Técnico Brasileiro de normas, a proposta encaminhada deve conter: a) Apresentação do histórico da ABNT. b) Proposta de serviços pela entidade solicitante à ABNT. c) Elaboração da justificativa da norma. d) Análise das informações e credenciais dos órgãos internacionais. e) Histórico e representatividade da entidade solicitante.

34 Tipos de certificação responsabilidade social (AS 8000) Movimento de defesa do consumidor conscientização da população. Posicionamento ético percebido. Melhoria da imagem pública e legitimidade junto à sociedade. A organização não existe somente para a exploração dos recursos. Contribuição com o desenvolvimento social, realização profissional e benefícios ao meio ambiente.

35 Tipos de certificação sistema de segurança e saúde ocupacional (OHASAS 18001) Assegura o cumprimento de procedimentos ligados à Saúde e a Segurança dos envolvidos. Maior produtividade. Melhoria dos processos. Demonstração de elevado grau de seriedade.

36 Tipos de certificação programas evolutivos Implantação gradativa do sistema de gestão da qualidade: ABNT NBR ISO Incorporação gradual dos requisitos da norma. Benefícios: Redução do desperdício, incremento da qualidade e padronização.

37 Tipos de certificação gestão da qualidade Preocupação com a melhoria contínua. Otimização sistemática dos diversos processos da organização. Maior visibilidade frente ao mercado. Fornecimento a clientes exigentes: confiabilidade na entrega. confiabilidade nos produtos e serviços.

38 Sistema de gestão da qualidade - benefícios Fidelidade dos clientes. Indicação para o mercado. Resultados Operacionais: Market Share. Flexibilidade. Otimização dos tempos de ciclo. Alinhamento de processos e objetivos da organização.

39 Sistema de gestão da qualidade - benefícios Melhoria da capacidade organizacional. Entendimento e motivação das pessoas em relação às metas. Participação no processo de melhoria contínua. Capacidade de criar diferenciais (valor) para a organização e seus fornecedores e clientes. Otimização de custos e recursos.

40 Sistema de gestão da qualidade - benefícios Família ISO 9000: QMS Quality Management System especificação diretrizes para melhoria contínua. Auditoria: diretrizes para auditoria. Família ISO 14000: atribui certificados guia de princípios, i sistemas, técnicas e outros.

41 Tipos de certificação gestão ambiental Consciência da importância dos cuidados com o meio ambiente. Redução dos impactos ambientais associados aos processos organizacionais. Inicialmente como diferencial competitivo. Posteriormente como estratégia de sobrevivência.

42 Tipos de certificação gestão ambiental - ABNT NBR Garante o controle da poluição. Revisão do processo produtivo visando à melhoria contínua. Controle dos insumos e matérias-primas. Certificação do sistema de gestão ambiental: Comprovação que a organização adota um conjunto de práticas. Minimização dos impactos.

43 Implementação da ISO Estabelecimento da política ambiental da organização. Planejamento para implementação. Implantação e operação. Monitoramento e ações corretivas. Revisão ou análise crítica.

44 Interatividade Dentre os Tipos de Certificação, estudados até o momento, pode-se citar: I. Produtos, serviços e pesquisa. II. Gestão ambiental e da qualidade. III. Gestão evolutiva e de imagem. IV. Sistema de Segurança e Saúde. V. OHSAS Responsabilidade Social e Mercado. Com base nas afirmações, a alternativa correta é: a) Somente I,III e V estão corretas. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente III e V estão corretas. d) Somente II, IV e V estão corretas. e) Somente II e IV estão corretas.

45 ATÉ A PRÓXIMA!

ABNT/CB-02 Comitê Brasileiro da Construção Civil. Paulo Eduardo Fonseca de Campos Superintendente Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP)

ABNT/CB-02 Comitê Brasileiro da Construção Civil. Paulo Eduardo Fonseca de Campos Superintendente Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) ABNT/CB-02 Comitê Brasileiro da Construção Civil Paulo Eduardo Fonseca de Campos Superintendente Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) Entidade privada, sem fins lucrativos, de utilidade

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro)

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Denise Peixoto de Araújo ABNT T Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) O que é Normalização? Normas x Regulamentos

Leia mais

Signatária do código de boas práticas em normalização da OMC Certificadora de produtos, serviços, sistemas e pessoas

Signatária do código de boas práticas em normalização da OMC Certificadora de produtos, serviços, sistemas e pessoas 1 2 Entidade privada, sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em 1940 Oficialmente reconhecida pelo governo brasileiro como único foro nacional de normalização (Resolução nº 07 do CONMETRO,

Leia mais

Normalização ambiental para produtos eletroeletrônicos

Normalização ambiental para produtos eletroeletrônicos Normalização ambiental para produtos eletroeletrônicos Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Campinas SP - Brasil Normalização e sustentabilidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS DOCUMENTO TÉCNICO ABNT TERMINOLOGIA

PROCEDIMENTOS INTERNOS DOCUMENTO TÉCNICO ABNT TERMINOLOGIA 1/10 Histórico das revisões Edição Descrição Cancela e substitui a IA (NI) 07.20., de 03.03.1993. Responsabilidades Nome/Unidade Organizacional Assinatura Data Elaboração Gerência de Planejamento e Projetos

Leia mais

- Certificação Ambiental - - Rotulagem-

- Certificação Ambiental - - Rotulagem- - Certificação Ambiental - - Rotulagem- Fabricio Gomes Gonçalves Certificação Ambiental: Comprovação para quem produz Comprovação para quem se utiliza do meio ambiente para produzir (6.938/81) deixando-o

Leia mais

CARTILHA DE SUPERINTENDENTE. Detalhes que você precisa conhecer

CARTILHA DE SUPERINTENDENTE. Detalhes que você precisa conhecer CARTILHA DE SUPERINTENDENTE Detalhes que você precisa conhecer Sumário BEM-VINDO À ABNT...5 CONHECENDO A ABNT...8 ESTRUTURA DA ABNT...10 NORMALIZAÇÃO...13 PRINCÍPIOS DA NORMALIZAÇÃO...16 COMITÊS BRASILEIROS...18

Leia mais

REUNIÃO DE INSTALAÇÃO

REUNIÃO DE INSTALAÇÃO REUNIÃO DE INSTALAÇÃO Comissão de Estudo Modelo geral de apresentação Clovis Sanchez Superintendência ABNT/CB-10 www.abnt.org.br NORMALIZAÇÃO NORMALIZAÇÃO Atividade que estabelece, em relação a problemas

Leia mais

Segurança da Informação Aula 9 Políticas de Segurança. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Segurança da Informação Aula 9 Políticas de Segurança. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Segurança da Aula 9 Políticas de Segurança Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Política de Segurança de Informações É um documento que serve como mecanismo preventivo

Leia mais

Sistema Nacional de Metrologia

Sistema Nacional de Metrologia Sistema Nacional de Metrologia Devido a necessidade de se criar uma infraestrutura de serviços tecnológicos para atender às necessidades da indústria, do governo e do consumidor, em 11 de dezembro de 1973

Leia mais

V BRASIL NOS TRILHOS. ABNT CB/6 Setembro de 2012

V BRASIL NOS TRILHOS. ABNT CB/6 Setembro de 2012 V BRASIL NOS TRILHOS CERTIFICAÇÃO DE TECNOLOGIAS ABNT CB/6 Setembro de 2012 A ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas A ABNT é o orgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof.

Leia mais

Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO. Fiesp

Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO. Fiesp Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO Fiesp São Paulo 23 de Fevereiro de 2015 ABNT ISO OMC/TBT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT Fundada em 1940 Associação privada, sem fins lucrativos

Leia mais

Indústria da Construção Civil: Introdução Parte II

Indústria da Construção Civil: Introdução Parte II Indústria da Construção Civil: Introdução Parte II Grupo de Materiais de Construção 1 Especialistas Engenheiro Residente Engenheiro de Estruturas Engenheiro de Fundações Engenheiro de Instalações Arquiteto

Leia mais

Normalização Técnica Brasileira Acústica - Processo, tendências e perspectivas. Krisdany Cavalcante

Normalização Técnica Brasileira Acústica - Processo, tendências e perspectivas. Krisdany Cavalcante Normalização Técnica Brasileira Acústica - Processo, tendências e perspectivas Krisdany Cavalcante Normalização Técnica ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Entidade privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Os Sistemas de Gestão Conceitua-se Sistemas de Gestão (SGA) como um conjunto

Leia mais

NORMALIZAÇÃO OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Eng. Fernando Matos Gerente da Qualidade Instituto Aço Brasil

NORMALIZAÇÃO OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Eng. Fernando Matos Gerente da Qualidade Instituto Aço Brasil NORMALIZAÇÃO OPORTUNIDADES E DESAFIOS Eng. Fernando Matos Gerente da Qualidade Instituto Aço Brasil Sumário Princípios e objetivos da Normalização Objetivos e estrutura do CB-28 Conceitos / terminologia

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

Qualidade Ambiental ABNT. PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL - O Rótulo Colibri. Guy Ladvocat

Qualidade Ambiental ABNT. PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL - O Rótulo Colibri. Guy Ladvocat Qualidade Ambiental ABNT PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL - O Rótulo Colibri Guy Ladvocat ABNT Fundação em 1940; Entidade privada, sem fins lucrativos e considerada de utilidade pública; Único fórum

Leia mais

Profa. Margarita María Dueñas Orozco

Profa. Margarita María Dueñas Orozco Profa. Margarita María Dueñas Orozco SGA: a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos

Leia mais

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr.

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. RAD1504-Gestão da Qualidade Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO 14000 Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. Erasmo José Gomes Econômica Modelo de negócio sustentável Social Ambiental Triple Bottom

Leia mais

NORMALIZAÇÃO & AUDITORIAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS

NORMALIZAÇÃO & AUDITORIAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS NORMALIZAÇÃO & AUDITORIAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS NORMAS AMBIENTAIS As normas......padronizam peças, materiais, procedimentos gerenciais colaborando para fixar a comunicação entre clientes e fornecedores,

Leia mais

OHSAS :2007 NOÇÕES GERAIS

OHSAS :2007 NOÇÕES GERAIS OHSAS 18.001:2007 NOÇÕES GERAIS OHSAS 18.001:2007 Occupational Health and Safety Assessment Series (Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional) A OHSAS 18001 consiste em um Sistema de Gestão,

Leia mais

A Normalização Brasileira e o GHS

A Normalização Brasileira e o GHS A Normalização Brasileira e o GHS Abipla Clovis Sanchez Gestor ABNT/ 06/10/08 www.abnt.org.br FÓRUNS DE NORMALIZAÇÃO NO MUNDO ABNT Menos exigente (Genérica) INTERNACIONAL ISO REGIONAL AMN COPANT NACIONAL

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico. Módulo I. Aula 01

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico. Módulo I. Aula 01 Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo I Aula 01 Introdução O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. O desenho artístico é uma forma

Leia mais

EVOLUÇÃO DA COMPLEXIDADE EM GESTÃO

EVOLUÇÃO DA COMPLEXIDADE EM GESTÃO www.abnt.org.br EVOLUÇÃO DA COMPLEXIDADE EM GESTÃO 1 2 3 4 5 6 Custo Custo Custo Custo + Qualidade Custo Custo + Qualidade + Inovação Custo Custo + Qualidade + Inovação + Ambiental Custo Custo + Qualidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA DE IPR

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA DE IPR INTRODUÇÃO À DISCIPLINA DE IPR PROF. Msc. ROBISON NEGRI CONTEÚDO DA AULA VISÃO SISTÊMICA; SISTEMAS PREDIAIS; NORMAS TÉCNICAS. 1 ENFOQUE SISTÊMICO PRINCÍPIOS BÁSICOS: Enfoque reducionista: maneira de abordar

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

ABNT e design. Aula de hoje 9/28/09. Normas ABNT. Normas INMETRO. Como se faz uma norma.

ABNT e design. Aula de hoje 9/28/09. Normas ABNT. Normas INMETRO. Como se faz uma norma. 5 ABNT e design Legislação e normas Lígia Fascioni Aula de hoje ABNT Normas INMETRO Como se faz uma norma Normas prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva para otimizar a ordem documento estabelecido

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

1º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água NORMAS TÉCNICAS ABNT

1º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água NORMAS TÉCNICAS ABNT 1º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água NORMAS TÉCNICAS ABNT Campinas, 23 de Março de 2017 Química Monica Betterelli Diretora de Qualidade da AESAS Associação

Leia mais

Engenharia e Sustentabilidade

Engenharia e Sustentabilidade ENGENHARIA MECÂNICA Engenharia e Sustentabilidade Professor: Fernando Domingo Zinger fernando.zinger@ifsc.edu.br TEMA DA NOSSA AULA DIA 24/05/2016 ABNT NBR ISO 14001 ISO 14000 É uma série de normas desenvolvidas

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 12 Gestão Ambiental Profº Cristovão Fernandes 1 Normas da Sério ISSO 14.000 ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Normas da série ISO 9000 Foram lançadas pela ISO (International Organization for Standardization) Entidade não governamental criada em 1947, com sede em Genebra - Suíça.

Leia mais

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto e como obter a qualificação para atender esta demanda.

Leia mais

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS 26/07/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 4 6 RESPONSABILIDADES... 5 7 DISPOSIÇÕES

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA 1. INTRODUÇÃO E HISTÓRICO RESUMIDO Passado: - mão de obra barata - Abundância de matérias-primas Atualidade: - Modernização - Competitividade - Qualidade - Produtividade

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental SISTEMAS DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Professor: Mierzwa Sistemas da Qualidade Série ISO 9.000 de normas; Experiência de países como Inglaterra,

Leia mais

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT Na estrutura de governança da companhia, o Fórum de Acionistas é o órgão responsável por consolidar o alinhamento das decisões dentro do grupo controlador. Ele é formado

Leia mais

Palestra sobre Segurança em Piscinas

Palestra sobre Segurança em Piscinas Palestra sobre Segurança em Piscinas Clube de Engenharia/RJ 25.09.2017 GERÊNCIA DO PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO SOBRE A ABNT Fundada em 1940 Entidade privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

PIT PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A NORMALIZAÇÃO

PIT PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A NORMALIZAÇÃO De 09 a 11 de junho de 2010 - Maceió - Alagoas PIT PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A NORMALIZAÇÃO Carlos Alberto de Moraes Borges carlos,borges@tarjab.com.br 10/06/2010 ABNT Associação Brasileira de

Leia mais

Norma ISO Prof. Luciel H de Oliveira

Norma ISO Prof. Luciel H de Oliveira Norma ISO 26000 Prof. Luciel H de Oliveira luciel@uol.com.br ISO - International Organization for Standardization Criada em 1946 para promover e desenvolver normas e atividades que facilitem o comércio

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

para Produtos para Saúde

para Produtos para Saúde Programas de Avaliação da Conformidade para Produtos para Saúde São Paulo, 07 de junho de 2011 Andréia Quintana Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade Diretoria da Qualidade Inmetro Quem Somos

Leia mais

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Política de Continuidade de Ne POLÍTICA DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 4 6 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento

Leia mais

[Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa.Dra.

Leia mais

ABINEE TEC de 20/12/2006. Plugues e Tomadas. Marcelo dos Santos Monteiro Inmetro - Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade

ABINEE TEC de 20/12/2006. Plugues e Tomadas. Marcelo dos Santos Monteiro Inmetro - Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade Resolução Conmetro nº. n. 11, de 20/12/2006 Plugues e Tomadas Marcelo dos Santos Monteiro Inmetro - Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade Sinmetro Sistema Nacional de Metrologia, Normalização

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI Versão: outubro/2016 1. OBJETIVO Em concordância com as diretrizes da Política de Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19) /

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19) / MESTRADO ACADÊMICO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUALIDADE DE VIDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista SP Tel./fax (0xx19)-3623-3022 / 0800-173022 ISO

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

2. Introdução à Normalização. (Conceitos Básicos)

2. Introdução à Normalização. (Conceitos Básicos) 2. Introdução à Normalização (Conceitos Básicos) FILOSOFIA DA NORMALIZAÇÃO A FILOSOFIA BÁSICA DA NORMALIZAÇÃO É A DE ORGANIZAR UMA COOPERAÇÃO EFETIVA ENTRE OS MAIS VARIADOS RAMOS DA ATIVIDADE HUMANA Mecânica

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

Quer fazer de sua empresa uma referência em Qualidade? Implante a ISO 9001

Quer fazer de sua empresa uma referência em Qualidade? Implante a ISO 9001 Quer fazer de sua empresa uma referência em Qualidade? Implante a ISO 9001 Benefícios da ISO 9001 Maior Organização Interna Melhor Desempenho do Negócio Visibilidade Comercial Economia e Redução do Desperdício

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores NORMAS PADRÕES E PROTOCOLOS. Professor: Airton Ribeiro de Sousa Setembro

Fundamentos de Redes de Computadores NORMAS PADRÕES E PROTOCOLOS. Professor: Airton Ribeiro de Sousa Setembro Fundamentos de Redes de Computadores NORMAS PADRÕES E PROTOCOLOS Professor: Airton Ribeiro de Sousa Setembro - 2017 CONCEITUAÇÃO O que é Norma? Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes

Leia mais

Controle Estatístico de Qualidade Aplicado a Laboratórios de Ensaios Aula 1

Controle Estatístico de Qualidade Aplicado a Laboratórios de Ensaios Aula 1 Controle Estatístico de Qualidade Aplicado a Laboratórios de Ensaios Aula 1 Anderson Castro Soares de Oliveira Qualidade Existem várias definições para QUALIDADE "Qualidade é ausência de deficiências"(juram,

Leia mais

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance) A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidad A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

Leia mais

Engenheiro Mecânico de Armamentos e Explosivos - IME

Engenheiro Mecânico de Armamentos e Explosivos - IME Luiz Boschetti Gerente de Negócios/Desenvolvimento ABNT São Paulo / Fórum Paulista de Navegação / Ago 2018 APRESENTAÇÃO Luiz Carlos Boschetti Engenheiro Mecânico de Armamentos e Eplosivos - IME Gerente

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

POLÍTICA SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA SUSTENTABILIDADE DO POLÍTICA SUSTENTABILIDADE Versão: 2 Aprovado em: 26 / 11 / 2018 Documento de Aprovação: RC Nº 005 / 422 3 SUMÁRIO ASSUNTO PÁGINA 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVO... 4 3. PRINCÍPIOS... 4 4. RESPONSABILIDADES

Leia mais

> Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações:

> Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos O QUE É A ABRINSTAL > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: Elétricas Hidráulicas Sanitárias Gases combustíveis Prevenção

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. 2ª Versão

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. 2ª Versão POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AUTOMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS 2ª Versão Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Princípios... 4 4 Diretrizes... 5 5 Responsabilidades... 5

Leia mais

INDUS BANK Engenharia Ltda.

INDUS BANK Engenharia Ltda. PÁGINA 01/12 Elaborado por: Departamento/Setor Assinatura Data Edmilson Augusto de Lima Qualidade CÓPIA NÃO CONTROLADA 19-10-2016 ELABORAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE Aprovado por: Departamento/Setor Assinatura

Leia mais

PRODIR PROcessO DIstRIbuIçãO ResPOnsável

PRODIR PROcessO DIstRIbuIçãO ResPOnsável PRODIR Processo Distribuição Responsável PRODIR Processo Distribuição Responsável criado pela cacd canadian association of chemicals distributors em 1987, implantado pela nacd national association of chemical

Leia mais

Gestão da Segurança da Informação

Gestão da Segurança da Informação Gestão da Segurança da Informação Família de Normas 27000 Professor: Jósis Alves Siglas ISO - International Organization for Standardization IEC - International Electrotechnical Commission ABNT - Associação

Leia mais

Estratégias para a Normalização de seus Produtos. Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos

Estratégias para a Normalização de seus Produtos. Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos Estratégias para a Normalização de seus Produtos Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos São Paulo, 23 de fevereiro de 2015 PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de

Leia mais

ABNT NBR 16156:2013 Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Requisitos para atividade de manufatura reversa

ABNT NBR 16156:2013 Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Requisitos para atividade de manufatura reversa ABNT NBR 16156:2013 Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Requisitos para atividade de manufatura reversa Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia mais

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Instrumento Organizacional Tipo: Política Institucional Fase: Vigente Título: Número e Versão: GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Área Emitente: Aprovador: Vigência da 1ª versão: Vigência desta versão:

Leia mais

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido.

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE LAJES PRÉ-FABRICADAS DATA DA ATUALIZAÇÃO: JUNHO/2009 GERENTE: Eng. Anderson Augusto de Oliveira Instituições: SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de

Leia mais

Sistemas de Gestão Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Sistemas de Gestão Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Sistemas de Gestão Normas Disponíveis, Aplicações e Vantagens Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Normas Disponíveis 1 - Uma Visão das Normas Disponíveis Ambiente Institucional 3.1. Sistema Brasileiro

Leia mais

Diálogos com o Poder Judiciário sobre. Comércio Exterior. Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro

Diálogos com o Poder Judiciário sobre. Comércio Exterior. Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro Diálogos com o Poder Judiciário sobre Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro São Paulo, 20 de agosto de 2013 LEONARDO ROCHA Chefe Substituto da Divisão de Regulamentação

Leia mais

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX O DEREX Representa Formula políticas Assessora Provê SERVIÇOS À INDÚSTRIA O DEREX Monitora e elabora diagnósticos sobre as tendências do

Leia mais

O Comitê Financeiro será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, e, no máximo, 5 (cinco) membros.

O Comitê Financeiro será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, e, no máximo, 5 (cinco) membros. POLÍTICA DE INDICAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, SEUS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO, DIRETORIA ESTATUTÁRIA E CONSELHO FISCAL DA VIA VAREJO S.A. Aprovada em Reunião do Conselho

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H O que é PBQP-H? O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OBJETO A Política de Gestão de Riscos ( Política ) da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ) tem o propósito de estabelecer as regras de estruturas e práticas de gestão

Leia mais

Equipamentos de Proteção Individual Vestimentas contra os Efeitos Térmicos do Arco Elétrico e Fogo Repentino 9/8/2014 1

Equipamentos de Proteção Individual Vestimentas contra os Efeitos Térmicos do Arco Elétrico e Fogo Repentino 9/8/2014 1 Equipamentos de Proteção Individual Vestimentas contra os Efeitos Térmicos do Arco Elétrico e Fogo Repentino 1 Avanços na prevenção 2 2004 Atualização da NR 10 10.2.1 Em todas as intervenções em instalações

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

Normas ISO Haroldo Mattos de Lemos

Normas ISO Haroldo Mattos de Lemos Normas ISO 14000 Haroldo Mattos de Lemos Presidente, Instituto Brasil PNUMA Presidente, Conselho Técnico da ABNT; Superintendente, ABNT/CB 38 Vice Presidente do ISO/TC 207 Presidente, Conselho Empresarial

Leia mais

Contextualizar a abordagem da Telebras a gestão de riscos;

Contextualizar a abordagem da Telebras a gestão de riscos; SISTEMA NORMATIVO TELEBRAS Documento P-002 Data 10/03/2015 Início de vigência Assunto SUMÁRIO PÁG. 1. OBJETIVO... 1 2. REFERÊNCIAS... 1 3. CAMPO DE APLICAÇÃO... 1 4. DEFINIÇÕES... 1 5. PRINCÍPIOS DA POLÍTICA

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

O Processo de Certificação do Sistema de Gestão da Inovação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) NP 4457:2007

O Processo de Certificação do Sistema de Gestão da Inovação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) NP 4457:2007 O Processo de Certificação do Sistema de Gestão da Inovação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) NP 4457:2007 Aveiro 21 de Abril de 2010 Rita Cunha-Porto rita.porto@apcer.pt Agenda Apresentação APCER O papel

Leia mais

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso GRC e Continuidade de Negócios Claudio Basso claudio.basso@sionpc.com.br Governança um atributo de administração dos negócios que procura criar um nível adequado de transparência através da definição clara

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Recife, 30/06/2010 Inmetro Missão Promover a qualidade de vida do cidadão e

Leia mais

Normalização e controle da qualidade dos materiais e componentes das construções MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1

Normalização e controle da qualidade dos materiais e componentes das construções MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1 Normalização e controle da qualidade dos materiais e componentes das construções NORMA Documento técnico que descreve Objetivamente um PADRÃO TÉCNICO aceito pela sociedade. Estabelecido por consenso e

Leia mais

Organização de normas internacionais do setor privado, com sede em Genebra (Suíça), fundada em 1947 (normatização de 140 países)

Organização de normas internacionais do setor privado, com sede em Genebra (Suíça), fundada em 1947 (normatização de 140 países) ISO A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE NORMALIZAÇÃO (ISO) ISO => Internacional Organization for Standardization Organização de normas internacionais do setor privado, com sede em Genebra (Suíça), fundada em

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

> Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos. > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: O QUE É A ABRINSTAL

> Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos. > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: O QUE É A ABRINSTAL > Entidade fundada em 2006, sem fins lucrativos O QUE É A ABRINSTAL > Desenvolve ações que fomentem a conformidade e eficiência das instalações: Elétricas Hidráulicas Sanitárias Gases combustíveis Prevenção

Leia mais