SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores"

Transcrição

1 SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores Sandro Adriani Camargo, Gerente de Operação do SEMAE/SL, Biólogo formado pela Universidade do Vale do Rio do Sinos, pós-graduado com especialização em Ecologia Humana pela Universidade do Vale do Rio do Sinos e com especialização em Projetos e Tratamento de Efluentes Líquidos, Resíduos Sólidos e Emissões Atmosféricas pela PUC/RS Danilo da Costa Duarte, Facilitador da Qualidade do SEMAE/SL desde 1999, Engenheiro civil formado pela PUC/RS, cursando especialização em Sistemas de Esgotos pelo IPH/UFRGS, Engº civil do Departamento de Projetos da CORSAN ( ),Coordenador de Planejamento e Expansão do SEMAE ( ), consultor da empresa Geotécnica International Company, Costa Rica ( ) Juliana da Silva Chaves, Técnica Química do SEMAE/SL desde 1995, atualmente Supervisora da Central de Controle do Processo Operação,cursando a faculdade de Química na Universidade Luterana do Brasil ULBRA. Coordenadora de um dos comitês de implantação do sistema de gestão classe mundial e Comissão do Meio Ambiente do SEMAE. Autor responsável pela apresentação do trabalho. Endereço para correspondência Rua Emílio Dexheimer, 404 Bairro Jardim América São Leopoldo RS CEP: Tel. (51) Ramal 225/226 Fax: (51) f.crippa@sinos.net Declaramos nos submeter às condições estabelecidas pelo Regulamento de Apresentação de Trabalhos Técnicos da ASSEMBÉIA NACIONAL DA ASSEMAE. Juliana da Silva Chaves

2 SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores OBJETIVO Apresentar a experiência vivida pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos - SEMAE de São Leopoldo com a gestão de fornecedores de produtos e serviços. Este sistema foi desenvolvido como parte integrante da implantação do Modelo de Gestão baseado nos critérios de Excelência Empresarial. METODOLOGIA Histórico da Qualidade Implantação do Modelo GRTD nos Processos Comercialização e Operação (Processos Críticos) Implantação do Modelo GRTD no Processo Manutenção (Processo de Apoio) Implantação do Programa de Aperfeiçoamento do Sistema Gerencial PASG - Implantação do Modelo GRTD nos processos de apoio Assessorias, Planejamento e Expansão Elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano de Ação Anual Implantação do Modelo GRTD nos demais processos de apoio da organização (Suprimentos, Recursos Humanos, Processamento de Dados e Financeiro) - Revisão do Planejamento Estratégico e elaboração do Plano de Ação Anual de Implantação da Sistemática de Avaliação de Fornecedores - Conquista do Prêmio Distinção entregue pela ABES pela participação no PNQS Nível I/2002, sendo a única autarquia municipal do país a ser reconhecida neste nível em 2002, dentre as 37 empresas participantes (municipais, estaduais e privadas) - Reformulação do Comitê Central e dos Sub-comitês do PASG - Participação do Sistema de Avaliação do PGQP/ Análise crítica do Plano de Ação Anual de 2002, dos indicadores de desempenho, dos programas de melhorias e das práticas gerenciais adotadas - Implantação do Prêmio Fornecedor Destaque SEMAE/ Conquista do Prêmio Qualidade RS/2003 Nível I do PGQP (PQRS/2003) - Participação no Sistema de Avaliação do PGQP/ Conquista do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento Nível I da ABES (PNQS/2003) - Conquista do Prêmio ARH Serrana, agraciada como empresa cidadã e destaque em Recursos Humanos

3 - Elaboração do Planejamento Estratégico e Plano de Ação Anual Elaboração do Planejamento Estratégico e Plano de Ação Anual para Inscrição no Prêmio Qualidade RS/2004 Nível II do PGQP - Inscrição no Prêmio Inovação da Gestão em Saneamento (CNQA/ABES) ORGANOGRAMA DO SEMAE Figura 01 GESTÃO DE FORNECEDORES Com a visão na busca da excelência nos serviços prestados à população de São Leopoldo, o SEMAE identificou a necessidade de desenvolver um sistema de gestão de fornecedores como forma de melhorar o desempenho no fornecimento de produtos e serviços. O SEMAE dispõe de uma estrutura de trabalho formada por grupos de funcionários que contempla o atendimento aos oito critérios da excelência, conforme as diretrizes estabelecidas pela Fundação Para o Prêmio Nacional da Qualidade, destacado em amarelo no organograma da figura 01. Coube a um destes grupos, o Sub-comitê Processos, desenvolver uma metodologia para gerenciar o relacionamento com os fornecedores.

4 Este Sub-comitê, através de benchmarking buscou encontrar as melhores práticas para a gestão de fornecedores. A partir desta pesquisa, foi gerada uma planilha de avaliação de desempenho de fornecedores, adequada a realidade do SEMAE e criado o fluxograma da sistemática de avaliação de fornecedores, apresentado na figura 02: Figura 02 - Fluxograma da sistemática de Avaliação Mensal de Fornecedores A implantação da avaliação apresentada no fluxograma teve início após a realização da divulgação dos objetivos e da metodologia em uma reunião onde todos os fornecedores de produtos e serviços com contrato anual com o SEMAE foram convidados a participar. Após a divulgação, o SEMAE, em 2002, passou a realizar a gestão de todos os fornecedores de produtos e serviços contratados por licitação.

5 O controle sobre o desempenho dos fornecedores é mensal, com a adoção de medidas corretivas bimensais. Além disso, no fechamento de cada ciclo anual, é realizada a análise crítica do aprendizado obtido com a prática adotada e posteriormente implantadas melhorias necessárias. Dentro deste aprendizado, a planilha de avaliação do desempenho foi modificada para o ano de 2003 como forma de aperfeiçoar a avaliação. Abaixo apresentamos figura 03 com as exigências da planilha de avaliação mensal de desempenho de fornecedores. Fornecedores Figura 03 - Critérios de avaliação de Desempenho de Conceitos dos aspectos da Planilha de Avaliação de Fornecedores de Produtos: Quanto à qualidade 1.Confiabilidade/Segurança: Atende às especificações técnicas e /ou segurança exigidas quanto ao transporte des e uso. 2.Durabilidade:Atende quanto às expectativas de vida útil/ prazo de validade 3.Prazo de Entrega: Atende quanto à entrega na data combinada. 4.Apresentação: Aparência do produto/acondicionamento. Quanto ao atendimento 1.Assistência técnica: Atende quanto à garantia, manutenção eficiente e disponibilidade de peças e acessórios 2.Receptividade:Responde todas as solicitações,, reclamações e sugestões 3.Cortesia: Demonstra educação e cordialidade 4.Apresentação:Possui boa aparência. Conceitos dos aspectos da Planilha de Avaliação de Fornecedores de Serviços: Quanto à qualidade 1.Confiabilidade/segurança:Atende às especificações técnicas quanto a material, mão-de-obra e segurança 2.Prazo de entrega: Realiza o serviço com agilidade e no prazo combinado. 3.Apresentação: Com identificação, uniformizado e utiliza equipamentos de segurança necessários Quanto ao atendimento 1.Assistência Técnica:Possui garantia, manutenção eficiente, disponibilidade de peças e acessórios 2.Receptividade:Responde todas as solicitações, reclamações e sugestões 3.Cortesia: Demonstra educação e cordialidade Abaixo apresentamos a figura 04 da Planilha de Avaliação de Desempenho de Fornecedores de Produtos:

6 Figura 04 Planilha de Avaliação de Desempenho Dentro deste processo de gestão, em 2003 o Sub-comitê Processos tratou de criar mais uma ferramenta para buscar a melhoria no desempenho dos fornecedores, que foi o Prêmio Fornecedor Destaque SEMAE. Este Prêmio visa estimular os fornecedores a alcançarem desempenhos destacados, como também fortalecer a parceria com os mesmos. Existe um regulamento para a participação dos fornecedores para o Prêmio, onde é contabilizada as notas anuais obtidas nas avaliações de desempenho pelo subcomitê Processos que leva os resultados para conhecimento do Comitê Central. Após este procedimento todos os fornecedores são comunicados de suas pontuações anuais e informados dos fornecedores destaque daquele ciclo. Também como forma de aperfeiçoar a gestão de fornecedores, e visando garantir um atendimento aos requisitos básicos de qualidade exigidos pelo SEMAE, a partir de 2003 foi implantada uma nova rotina de recebimento de produtos químicos nas Estações de Tratamento de Água, previamente comunicado aos fornecedores para a devida adequação, inclusive de horários para o recebimento. Por este novo procedimento, os produtos químicos recebidos são submetidos a análises de qualidade antes do descarregamento do produto. Somente após o resultado positivo da análise(em torno de 20 minutos para a realização da análise), o transportador do produto é autorizado a descarregar a no tanque de estocagem (líquido) ou depósito (sólido), e no caso de não conformidade o produto é devolvido à empresa fornecedora. A figura 05 demonstra as análises realizadas nos insumos recebidos na Estação de Tratamento de Água:

7 PRODUTOS QUÍMICOS Ácido Fluossilícico Hipoclorito de Sódio ANÁLISES PERÍODO REALIZADAS % de HF N o recebimento % de H 2 SiF 6 N o recebimento % de Cloro ativo N o recebimento Cal Hidratada % de Ca(OH) 2 No recebimento Densidade N o recebimento Densidade Real N o recebimento Temperatura N o recebimento Material Insolúvel Óxido Total Sulfato de Alumínio Férrico Ferro Total Basicidade Acidez ou % de Sulfato de Alumínio Anidro Óxido de Alumínio Óxido de Ferro Figura 05 Análises realizadas no Laboratório da ETA As figuras abaixo apresentam algumas reuniões realizadas com os fornecedores e a entrega do Prêmio Fornecedor Destaque 2003:

8 Figura 06 -Palestra com fornecedores Figura 07- Palestra com fornecedores Figura 08 - Prêmio Fornecedor Destaque 2003 RESULTADOS INDICADOR UNIDADE ANO 2000 ANO 2001 ANO 2002 ANO 2003 Índice de atraso nas entregas dos fornecedores % 6,19 2,81 1,76 1,12 Índice de insumos recebidos fora de especificação Incidência das análises de aferição da qualidade da água fora do padrão % 5,5 3,75 1,22 1,96 % 13,68 11,64 6,84 5,36 Fornecedores que receberam o Prêmio Fornecedor Destaque 2003: * Fornecedores de Serviços Call Tech Com. e Representações Ltda Anschau Propaganda Ltda Hoperações Consultoria em Saneamento Ltda * Fornecedores de Produtos Hidromar Indústria Química Ltda Sulfato Rio Grande Ltda Fábio Franco Ltda REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPOS, V.F. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, p.

9 BÁGGIO, M. A. Termo de Referência para Implantação de Modelo de Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia do Processo Comercialização de Serviços. Curitiba, p. BÁGGIO, M. A. Termo de Referência para Implantação de Modelo de Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia do Processo Operação de Sistemas. Curitiba, p. FPNQ, Fundação Prêmio Nacional da Qualidade Critérios de Excelência. São Paulo ABES, Regulamento do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Belo Horizonte PGQP, Sistema de Avaliação Níveis 1 e 2 do Prêmio Qualidade RS. Porto Alegre SEMAE, Relatório de Gestão PNQS Nível I 2002 / ABES. São Leopoldo SEMAE, Relatório de Gestão PQRS Nível II 2004 / PGQP. São Leopoldo

Coagulantes nas Estações de Tratamento de Água de Campinas: Vantagens do uso do PAC Engº Sinezio Ap. de Toledo - SANASA Campinas

Coagulantes nas Estações de Tratamento de Água de Campinas: Vantagens do uso do PAC Engº Sinezio Ap. de Toledo - SANASA Campinas Coagulantes nas Estações de Tratamento de Água de Campinas: Vantagens do uso do PAC Engº Sinezio Ap. de Toledo - SANASA Campinas Americana, 21 de Fevereiro de 2019 Engº Sinézio Ap. de Toledo Coordenador

Leia mais

A ESTRATÉGIA DE PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS, ATRAVÉS DO MODELO DE GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA

A ESTRATÉGIA DE PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS, ATRAVÉS DO MODELO DE GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA 1 A ESTRATÉGIA DE PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS, ATRAVÉS DO MODELO DE GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA José Barreto Filho Diretor Geral do SAAE, Presidente

Leia mais

INDICADORES - Guia Referencial para a Medição do Desempenho - GRMD

INDICADORES - Guia Referencial para a Medição do Desempenho - GRMD 3 Seminário Internacional de Saneamento 1 Conferência Regional dos Planos de Saneamento INDICADORES - Guia Referencial para a Medição do Desempenho - GRMD Sandro Adriani Camargo Coordenador Geral CTIDSA

Leia mais

V Diálogos de Saneamento. A Regulação no Setor de Saneamento. A importância dos indicadores na regulação

V Diálogos de Saneamento. A Regulação no Setor de Saneamento. A importância dos indicadores na regulação V Diálogos de Saneamento A Regulação no Setor de Saneamento A importância dos indicadores na regulação Sandro Adriani Camargo Coordenador Geral CTIDSA Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para

Leia mais

SEMAE de São Leopoldo: A Melhoria do Sistema de Gestão Através do Planejamento Estratégico Anual

SEMAE de São Leopoldo: A Melhoria do Sistema de Gestão Através do Planejamento Estratégico Anual SEMAE de São Leopoldo: A Melhoria do Sistema de Gestão Através do Planejamento Estratégico Anual Carlos Germano Weinmann, Diretor Geral do SEMAE/SL desde 1993, Engenheiro Civil formado pela PUC/RS, Ex-Presidente

Leia mais

MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO

MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO 1 MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO TEMA V Mário Augusto Bággio Rua Fioravante Dalla Stella, 66 conjunto 223/18. Tel. /Fax (0**41) 3264 1154 E-mail: mabaggio@hoperacoes.com.br

Leia mais

Qualidade na gestão é tema de workshop promovido pelo PGQP em Bagé

Qualidade na gestão é tema de workshop promovido pelo PGQP em Bagé Qualidade na gestão é tema de workshop promovido pelo PGQP em Bagé O evento do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) no município contará com palestras sobre Planejamento Estratégico, Gestão

Leia mais

CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL

CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL Belo Horizonte, de agosto de 1998. CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL Ing. Manuel Villanueva Director Ejecutivo / Comisión Organizadora / XXVI Congreso - AIDIS FAX: 0051 1 440

Leia mais

Qualificação de Fornecedores na Sabesp

Qualificação de Fornecedores na Sabesp Qualificação de Fornecedores na Sabesp Objetivo Mostrar ao mercado nacional e internacional, o interesse da Sabesp em fomentar a participação do maior número possível de fornecedores de materiais e equipamentos

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 01/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 01/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 01/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE COMPRAS DIRETAS / (Conforme Artigo 6º, Incisos I e II do RLC

Leia mais

Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental

Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental Selo da Qualidade dos Fornecedores de Saneamento Ambiental OBJETIVO

Leia mais

Paulo Jorge Vieira. Resumo. Experiência. Contatar. Principais competências. Languages. Gestor Socioambieantal São Paulo, São Paulo, Brasil

Paulo Jorge Vieira. Resumo. Experiência. Contatar. Principais competências. Languages. Gestor Socioambieantal São Paulo, São Paulo, Brasil Contatar AV MIN PETRONIO PORTELA 2001 Bloco E Apto 92 Vila Amelia São Paulo-SP 11947286664 (Work) paulo.jorge.vieira@terra.co m.br www.linkedin.com/in/paulo-jorgevieira-428b7723 (LinkedIn) Principais competências

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LAGES ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS RERRATIFICAÇÃO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LAGES ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS RERRATIFICAÇÃO 1 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LAGES ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Lages, 03 de fevereiro de 2014. RERRATIFICAÇÃO ASSUNTO: EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL

Leia mais

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 5. Contextualização. Referenciais para a Avaliação da Qualidade. Prof. Me. Elton Ivan Schneider

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 5. Contextualização. Referenciais para a Avaliação da Qualidade. Prof. Me. Elton Ivan Schneider Sistemas de Avaliação e Qualidade Aula 5 Contextualização Prof. Me. Elton Ivan Schneider Referenciais para a Avaliação da Qualidade A competitividade dos sistemas de avaliação existentes tende a limitar

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 22/2019 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 22/2019 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 22/2019 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços especializados, através do Edital de Credenciamento nº 01/2018 do SEBRAE/RS,

Leia mais

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Viviane Lanunce Paes Supervisora da Gestão Integrada - CAP Carlos Eduardo Tavares de Castro Superintendente

Leia mais

Assembleia Geral de Acionistas

Assembleia Geral de Acionistas CONTROLE ACIONÁRIO E ADMINISTRAÇÃO Conselho Fiscal Assembleia Geral de Acionistas Conselho de Administração Auditoria Interna Comissão de Ética Comitê de Auditoria Estatutário Diretoria Colegiada DIRETORIA

Leia mais

Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE

Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE Porto Alegre: 1,4 milhão de habitantes (censo 2010) 100% da população com Água 80% de Capacidade de Tratamento de Esgoto 1.939 servidores ativos Um conjunto

Leia mais

ANEXO III TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO FUTURA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

ANEXO III TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO FUTURA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA ANEXO III TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO FUTURA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA 1. DO OBJETO: 1.1 - Aquisição futura de PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA, através de Sistema de Registro

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA: É POSSÍVEL SAIR DO MODO APAGA INCÊNDIO NO SANEAMENTO?

GESTÃO INTEGRADA: É POSSÍVEL SAIR DO MODO APAGA INCÊNDIO NO SANEAMENTO? GESTÃO INTEGRADA: É POSSÍVEL SAIR DO MODO APAGA INCÊNDIO NO SANEAMENTO? Roseléia Martini de Aguiár (1) Funcionária Pública do SAAE-Marechal Cândido Rondon-Pr, Pós-graduada em Meio Ambiente e Desenv. Sustentável

Leia mais

O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO

O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO 1 O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO Tema V: Institucionalização do setor. Organização e gestão dos Serviços Autônomos de Saneamento. Formulação

Leia mais

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental I-091 - UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA DE COAGULAÇÃO (MODIFICADO) DO SULFATO DE ALUMÍNIO NA REDUÇÃO DE CUSTOS COM TRATAMENTO DE ÁGUA - O ESTUDO DE CASO: ETA DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS. D artagnan Gomes Nascimento

Leia mais

IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo

IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo (ISO Em Processo de Implantação) IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo Vantagens de um sistema de gestão da qualidade nos serviços de saneamento básico Manoel Carlos

Leia mais

Projeto Extensão Produtiva e Inovação

Projeto Extensão Produtiva e Inovação Projeto Extensão Produtiva e Inovação Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação - NEPI UNILASALLE Dez/2013 Projeto Extensão Produtiva e Inovação Política Industrial Ações Transversais Programa de Fortalecimentodas

Leia mais

CPP CERTIFIED PURCHASING PROFESSIONAL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COMPRAS

CPP CERTIFIED PURCHASING PROFESSIONAL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COMPRAS CPP CERTIFIED PURCHASING PROFESSIONAL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COMPRAS Programa em parceria com: Certificação reconhecida pelo: Introdução O CBEC, sempre com o objetivo de cumprir com

Leia mais

POLYLITE PD 3535 NOVO PADRÃO DE RESINA PARA APLICAÇÕES EM SANEAMENTO

POLYLITE PD 3535 NOVO PADRÃO DE RESINA PARA APLICAÇÕES EM SANEAMENTO POLYLITE PD 3535 NOVO PADRÃO DE RESINA PARA APLICAÇÕES EM SANEAMENTO São Paulo, 10 de novembro de 2010. Painel Ambientes Agressivos Antonio Carvalho Filho COMPOSITES USADOS EM SANEAMENTO EXISTEM DUAS CATEGORIAS

Leia mais

Cíntia Vilarinho. Importância dos indicadores de desempenho na gestão e captação de recursos

Cíntia Vilarinho. Importância dos indicadores de desempenho na gestão e captação de recursos Importância dos indicadores de desempenho na gestão e captação de recursos Ituiutaba Ituiutaba rio Tijuco povoação 114 anos 103.333 habitantes 38.450 ligações de água 37.959 ligações de esgoto Certificado

Leia mais

XV ASSEMBLEIA DA ASSEMAE REGIONAL DE SANTA CATARINA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

XV ASSEMBLEIA DA ASSEMAE REGIONAL DE SANTA CATARINA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO XV ASSEMBLEIA DA ASSEMAE REGIONAL DE SANTA CATARINA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Experiência Exitosa: Implantação da Norma ABNT no Samae de Jaraguá do Sul - Dificuldades e desafios 1/31

Leia mais

B e n e f í c i o s. Gestão da Saúde

B e n e f í c i o s. Gestão da Saúde B e n e f í c i o s Gestão da Saúde O GRUPO NUNES & GROSSI Atuamos no mercado de benefícios, oferecendo produtos de qualidade e criados sob medida para você, sua família ou empresa. Através da nossa Administradora

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 11/2019 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 11/2019 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 11/2019 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços especializados, através do Edital de Credenciamento nº 01/2018 do SEBRAE/RS,

Leia mais

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO Antônio Augusto Pereira Olinto é Coordenador de Administração e Finanças do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo, técnico em Contabilidade.

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO PARANÁ

RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO PARANÁ RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO PARANÁ Bárbara Zanicotti Leite () Engenheira de Alimentos (PUC-PR), Mestre em

Leia mais

ROTEIRO CQH Por Que Mudar?

ROTEIRO CQH Por Que Mudar? OTEIO CQH - 2008 AHP 12/07 Por Que Mudar? Processo dinâmico em todo o mundo CQH rede de Prêmios do PNQ Credibilidade por acompanhar as mudanças Missão: melhoria contínua Alinhamento com o PNGS para o estabelecimento

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

INSTALAÇÕES DA MTU. Área Total 9.000m ². Área construída 1.600m² = MEDIANEIRA TRANSPORTE Ijuí - RS

INSTALAÇÕES DA MTU. Área Total 9.000m ². Área construída 1.600m² = MEDIANEIRA TRANSPORTE Ijuí - RS INSTALAÇÕES DA MTU Área Total 9.000m ² Área construída 1.600m² = FROTA São 24 ônibus convencionais e 3 micro-ônibus Idade média da frota: 6,63 anos SERVIÇO PRESTADO Atende 12 linhas e 60 prolongamentos

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016 A Empresa Júnior Politech Projetos e Consultoria, da escola Politécnica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- UNILESTE comunica a comunidade

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO Divulgação:

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO Divulgação: SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO Divulgação: 304-16 Em conformidade com o Regulamento de Compras e Contratações de Obras e Serviços da Organização Social de Cultura Associação Amigos do Projeto Guri, decreto nº.

Leia mais

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18.

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18. ANEXO IV ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Ácido Fluossilícico 20% NE: 262055 Ácido fluossilícico a 20% para fluoretação de água para consumo humano, para prevenção de cárie dentária. O produto deverá apresentar

Leia mais

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING Prof. Wilson LAPO 1 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato,

Leia mais

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - A EXPERIÊNCIA DA CAESB

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - A EXPERIÊNCIA DA CAESB PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - A EXPERIÊNCIA DA CAESB Acylino José dos Santos Neto (1) Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia do Maranhão, em 1974. Especialização em Engenharia Sanitária

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o Brasília-DF, 17 a 20/07/2018 Horário: 08h às 12h e 14h às 18h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br I JUSTIFICATIVA A adoção e emprego de indicadores

Leia mais

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior.

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. PLANO GERAL DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em vigor da Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

FAPESP: Apoio à Pesquisa para Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas

FAPESP: Apoio à Pesquisa para Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas FAPESP: Apoio à Pesquisa para Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa São Paulo, 13 de dezembro de 2017 Diálogo sobre Apoio à Pesquisa

Leia mais

03. Especificações Técnicas

03. Especificações Técnicas TERMO DE REFERÊNCIA 01. Objeto Este termo de referência tem por finalidade a aquisição de produtos químicos, para uso na ETA sede. Estão apresentados abaixo nas Especificações Técnicas. DESCRIÇÕES DOS

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERENCIA DE CONTRATAÇÃO O objetivo do presente documento é a contratação de empresa para fornecimento de Serviços de Manutenção de Impressoras e no-breaks para atender ao Edital de Chamamento

Leia mais

INSCRIÇÕES: Ficha de Inscrição devidamente preenchida através do site do programa www.pqa.org.br/premio-qualidade-amazonas-2018 Comprovante de pagamento de inscrição; UMA cópia gravada em CD-ROM do Relatório

Leia mais

Região de abrangência do HC FMRP USP HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES NO. PRETO - Parceria lado a lado

Região de abrangência do HC FMRP USP HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES NO. PRETO - Parceria lado a lado AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - Parceria lado a lado Edna Aparecida Garcia Tonioli Defendi Departamento de Apoio Administrativo Região de abrangência do HC FMRP

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 12 Gestão Ambiental Profº Cristovão Fernandes 1 Normas da Sério ISSO 14.000 ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental

Leia mais

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE IEL INSTITUTO EUVALDO LODI NÚCLEO REGIONAL DE MINAS GERAIS

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE IEL INSTITUTO EUVALDO LODI NÚCLEO REGIONAL DE MINAS GERAIS MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Página 1 de 5 IEL INSTITUTO EUVALDO LODI NÚCLEO REGIONAL DE MINAS GERAIS BRASIL PROGRAMA DE APOIO À COMPETITIVIDADE DE APL S (ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS) DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Leia mais

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Negócio Promover o segmento privado de saúde do Estado da Bahia. Missão Promover a melhoria contínua do ambiente de negócios e da qualidade

Leia mais

Relatório Técnico FCTY-RTC-RSO Referência: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Dezembro/2013.

Relatório Técnico FCTY-RTC-RSO Referência: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Dezembro/2013. Relatório Técnico FCTY-RTC-RSO-003-01-13 Referência: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Dezembro/2013. At.: Gerência de Sustentabilidade FCTY Dezembro de 2013 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental III-039 - IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE, COM ÊNFASE PARA A PREVENÇÃO À POLUIÇÃO. Rita de Cassia Emmerich do Rêgo (1) Química pela

Leia mais

19 a 21 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS

19 a 21 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS OFICINA DE CRIAÇÃO, CUSTOMIZAÇÃO, REDAÇÃO E CONCEPÇÃO DE PROTÓTIPO DE UM REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PASSO A PASSO, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI 13.303/93. CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DE QUALIDADE PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE

MANUAL PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DE QUALIDADE PARA PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE Data: 13/07/2016 1. Objetivo O objetivo deste procedimento é detalhar a metodologia a ser utilizada para emitir o Certificado de Qualidade para Prestadores de Serviços de Saúde, conforme indicadores definidos

Leia mais

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826 Santa Casa Fundada em 1803 Inaugurada em 1826 PERFIL Organização Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Instituição de direito privado, filantrópica, de ensino e assistência social, reconhecida

Leia mais

PROCEDIMENTO. REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 04/11/2010 Revisão do procedimento

PROCEDIMENTO. REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 04/11/2010 Revisão do procedimento Página 1 de 5 REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 04/11/2010 Revisão do procedimento Cópia Controlada CÓPIA CONTROLADA 04/11/2010 Claudiane Freire

Leia mais

DECLARAMOS ESTAR DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE

DECLARAMOS ESTAR DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE 1 APLIC DO CRITÉRIO 02 DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE NO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL José Barreto Filho Diretor Geral do SAAE, Presidente da Regional Centro Oeste e Membro

Leia mais

Processo de TRAINEE Os membros TRAINEE, INTEGRAÇÃO JR. dispõem benefícios como:

Processo de TRAINEE Os membros TRAINEE, INTEGRAÇÃO JR. dispõem benefícios como: ASSOCIAÇÃO DE CONSULTORIA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO INTEGRAÇÃO JUNIOR EDITAL Nº. 002/2017 1. DO OBJETIVO Processo de TRAINEE 1.1.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 22 a 24 de maio Brasília, 22 a 24 de maio de 2017 Carga horária: 24 horas/atividade de Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 APRESENTAÇÃO Este treinamento

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)... Sumário 1. Política de Sustentabilidade...05 1.1. Declaração...05 1.2. Implementação da política...05 2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...06 3. Estrutura do SGA...06 3.1. Agenda Ambiental Operacional...08

Leia mais

Programa Balde Cheio em Minas Gerais

Programa Balde Cheio em Minas Gerais Programa Balde Cheio em Minas Gerais 1 Orientações básicas e normas de funcionamento Versão Março de 2014 2 Objetivo transferência de tecnologia de produção intensiva de leite e gerencial a técnicos e

Leia mais

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional)

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional) LABORATÓRIO DE PESQUISA EM COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL (Operacional) O projeto PGQP e PUCRS assinaram em 21 de novembro de 2011 um Protocolo de Intenções para criação de um grupo de trabalho com objetivo

Leia mais

EDITAL 088/ PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO CAMPUS OURO PRETO HABILITAÇÃO

EDITAL 088/ PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO CAMPUS OURO PRETO HABILITAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS GABINETE DO REITOR Avenida Professor Mário Werneck, 2590,Bairro

Leia mais

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI Fones: (11) 3431-8113 * 4044-8144 * 4044-7448 Email: comercial@aoxti.com.br www.aoxti.com.br Apresentação Síntese das Atividades

Leia mais

Instituto de Engenharia do Paraná ABES-PR Setembro -2016

Instituto de Engenharia do Paraná ABES-PR Setembro -2016 Instituto de Engenharia do Paraná ABES-PR Setembro -2016 Prof. Msc. Pedro Luís Prado Franco Legislação Ambiental e de Recursos Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981) Instrumentos: Padrões

Leia mais

O Saneamento Ambiental no BNDES: Estratégias de Financiamento ao Setor

O Saneamento Ambiental no BNDES: Estratégias de Financiamento ao Setor O Saneamento Ambiental no BNDES: Estratégias de Financiamento ao Setor Vanessa Duarte de Carvalho Deptº de Saneamento Ambiental do BNDES Belo Horizonte, 26 de novembro de 2010 Agenda RESÍDUOS SÓLIDOS BNDES

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI /16 (LEI DAS ESTATAIS)

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI /16 (LEI DAS ESTATAIS) PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI 13.303/16 (LEI DAS ESTATAIS) (ABORDAGEM DOUTRINÁRIA, JURISPRUDENCIAL E PRÁTICA SOBRE OS TEMAS

Leia mais

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COM OS AUTORES DO LIVRO LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DO FLUOSSILICATO DE SÓDIO POR ÁCIDO FLUOSSILÍCICO EM ETA

SUBSTITUIÇÃO DO FLUOSSILICATO DE SÓDIO POR ÁCIDO FLUOSSILÍCICO EM ETA SUBSTITUIÇÃO DO FLUOSSILICATO DE SÓDIO POR ÁCIDO FLUOSSILÍCICO EM ETA Victor Matheus Bonifacio Alves (1) Engenheiro Químico (FAACZ) Engenheiro de Segurança do Trabalho (UCAM), Assessor Técnico do Serviço

Leia mais

EDITAL 001/ Das Disposições Preliminares: 1.1. Remuneração - Salários Compatíveis com as atividades.

EDITAL 001/ Das Disposições Preliminares: 1.1. Remuneração - Salários Compatíveis com as atividades. EDITAL 001/2019 A Faculdade Latino-América de Ciências Sociais, FLACSO, com Sede ao ST SPO Área Especial, Conjunto 2, 1º Andar, Sala 121, Setor Policial Sul, CEP: 70.610-206, Brasília/DF e com Escritório

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO 1 REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional Apresentação Análise Estratégica Mapeamento Estratégico 2015-2016 São Luís MA Fevereiro 2015 2 Apresentação Neste Plano de Trabalho, estão presentes

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2017

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2017 Processo Licitatório nº 076/2016 Pregão Presencial nº 07/2016 Aos 02(dois) dias do mês de janeiro de dois mil e dezessete, as empresas: SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente SEBRAETec V.01 2015 Sumário Consultoria Tecnológicas em Meio Ambiente...

Leia mais

Introdução 03. Referencial Estratégico 04. Objetivos 05. Diretrizes 06. Estrutura 06. Públicos-alvo 07. Canais de Relacionamento 08

Introdução 03. Referencial Estratégico 04. Objetivos 05. Diretrizes 06. Estrutura 06. Públicos-alvo 07. Canais de Relacionamento 08 Índice Pág. Introdução 03 Referencial Estratégico 04 Objetivos 05 Diretrizes 06 Estrutura 06 Públicos-alvo 07 Canais de Relacionamento 08 Requisitos para um Atendimento de Qualidade 09 Monitoramento de

Leia mais

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 A importância da liderança como diferencial competitivo Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 Ellebe Treinamento em Gestão Organizacional A Ellebe atua em empresas públicas e privadas nas áreas

Leia mais

CANAIS DE ATENDIMENTO DA DESO

CANAIS DE ATENDIMENTO DA DESO PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE DE SANEAMENTO - PNQS INOVAÇÃO GESTÃO DO SANEAMENTO CATEGORIA IGS CANAIS DE ATENDIMENTO DA DESO SUMÁRIO ORGANOGRAMA.. 03 A OPORTUNIDADE 04 A IDEIA. 05 RESULTADOS. 06 APRESENTAÇÃO

Leia mais

PRODUTO III PLANO ESTRATÉGICO PARA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE PORTO SEGURO

PRODUTO III PLANO ESTRATÉGICO PARA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE PORTO SEGURO DIAGNÓSTICO E PLANO STRATÉGICO PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO SEGURO PRODUTO III PLANO ESTRATÉGICO PARA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO

Leia mais

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e 28/09/2015 ABES/DF CREA DF. Politica Ambiental da Caesb Diretrizes 1.

Leia mais

Relatório Semestral por Órgão ou Unidade. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2017

Relatório Semestral por Órgão ou Unidade. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2017 Relatório Semestral por Órgão ou Unidade De 1º de janeiro a 30 de junho de 2017 Órgão / Unidade: Secretaria: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo SECRETRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA AA/DSSO N 001/2012

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA AA/DSSO N 001/2012 SELEÇÃO DE EMPRESAS INTERESSADAS EM APROVAR AMOSTRAS VISANDO A PARTICIPAÇÃO DE FUTURAS LICIÇÕES PARA EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS DE SEGURANÇA REGRAMENTO: ART. 37 DA CF/88 NORMAS REGULAMENTADORAS

Leia mais

Panorama das aplicações e tecnologias existentes no Brasil e principais desafios técnicos para tratamento de água e efluentes FTEC 2013 YVES BESSE

Panorama das aplicações e tecnologias existentes no Brasil e principais desafios técnicos para tratamento de água e efluentes FTEC 2013 YVES BESSE Panorama das aplicações e tecnologias existentes no Brasil e principais desafios técnicos para tratamento de água e efluentes FTEC 2013 YVES BESSE DESAFIOS BÁSICOS Agua e Esgoto para todos a custo justo

Leia mais

SOBRE ESTE RELATÓRIO 8

SOBRE ESTE RELATÓRIO 8 SOBRE ESTE RELATÓRIO 8 SOBRE ESTE RELATÓRIO [G4-28, G4-30 E G4-31] O Relatório de Sustentabilidade é uma publicação anual da Unimed-BH, como parte do seu compromisso com a transparência e a prestação de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO PMSB: UM ESTUDO DE CASO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO PMSB: UM ESTUDO DE CASO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO PMSB: UM ESTUDO DE CASO Dieter Wartchow (1) Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Hidrologia e Saneamento Ambiental pela Universidade

Leia mais

Soluções em Gestão e Certificações

Soluções em Gestão e Certificações Soluções em Gestão e Certificações Apresentação Empresa Nascemos assim A Onoma Gestão Digital é uma empresa que nasceu do sonho de seus fundadores de inovar a gestão de Qualidade e Produtividade das empresas.

Leia mais

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional Angela Pellegrino Missaglia 9 de abril de 2014 Campinas São Paulo XIII Congresso Brasil Rendering Muitas doenças relacionadas a alimentos que podem ser prevenidas Muitos eventos relacionados à contaminação

Leia mais

Dr. João Esmeraldo da Silva FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA EM GESTÃO DE ATIVOS

Dr. João Esmeraldo da Silva FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA EM GESTÃO DE ATIVOS Dr. João Esmeraldo da Silva FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA EM GESTÃO DE ATIVOS FORMAR MÃO DE OBRA EM GESTÃO DE ATIVOS PARA QUÊ PORQUE O TEMPO NÃO PARA! FORMAR MÃO DE OBRA EM GESTÃO DE ATIVOS PORQUE... Não basta

Leia mais

Endereço(1): Rua Equador, 245/602 - Sion - Belo Horizonte - MG - CEP: Brasil - Tel: (31) e

Endereço(1): Rua Equador, 245/602 - Sion - Belo Horizonte - MG - CEP: Brasil - Tel: (31) e 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina V-003 - QUALIDADE DA GESTÃO NO SANEAMENTO Ronaldo Resende Pereira(1) Economista pela PUC

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI Visão ampliada e diversificada dos processos, documentos e ações envolvendo a contratação

Leia mais

Apresentação. Objetivos do concurso

Apresentação. Objetivos do concurso Apresentação O Prêmio Criativação, proposto pelo Pitágoras, tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação aplicadas a projetos que contribuam para o progresso da sociedade e a melhoria da qualidade

Leia mais