MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO"

Transcrição

1 MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO

2 CONTEÚDO DA DISCIPLINA Diferenças entre redes sociais e mídias digitais Interatividade, Interação e Conversação em Rede Popularidade, Visibilidade, Viralidade Influenciadores digitais APIs, Ferramentas de Monitoramento Web Analytics e Google Analytics Google Analytics

3 CONTEÚDO DA DISCIPLINA Métricas para Análise de Redes Sociais Ferramentas de Análise de Redes Sociais Captação de Dados em Mídias digitais: automatizado e manual Netnografia Métricas específicas de Blogs, Facebook, Twitter, Instagram, Youtube. Monitoramento e métricas de avaliação e emoção em comércio eletrônico e portais de conteúdo Análises de engajamento, boca a boca digital e ROI

4 AVALIAÇÃO 1 Bimestre: Mapeamento de rede 10 pontos Prova Global / Simulado 2 pontos 2 Bimestre: Análise de rede 3 pontos Prova teórica - 5 pontos

5

6

7

8

9

10 ANÁLISES DE REDES SOCIAIS

11

12

13 REDES SOCIAIS X MÍDIAS SOCIAIS

14 Redes Sociais podem ser entendidas como um tipo de relação entre seres humanos pautada pela flexibilidade de sua estrutura e pela dinâmica entre seus participantes (Luis Mauro Sá Martino). Redes sociais são metáforas utilizadas para grupos de pessoas, como forma de estudar as estruturas sociais. A partir dessa perspectiva, representam-se as redes sociais através de nodos (ou nós) os indivíduos e suas conexões (Raquel Recuero).

15 Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (Wasserman e Faust, 1994, Degenne e Forsé, 1999). As conexões entre os indivíduos na sociedade são comumente referidas como laços sociais.

16 Um laço é composto por relações sociais, que por sua vez, são constituídas por interações sociais. Uma interação social é aquela ação que tem um reflexo comunicativo entre o indivíduo e seus pares. OS LAÇOS SOCIAIS TAMBÉM PODEM SER FORTES E FRACOS.

17 Laços fortes são aqueles que se caracterizam pela intimidade, pela proximidade e pela intencionalidade em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Os laços fracos, por outro lado, caracterizam-se por relações esparsas, que não traduzem proximidade e intimidade. Laços fortes constituem-se em vias mais amplas e concretas para as trocas sociais (Wellman, 1997), enquanto os fracos possuem trocas mais difusas.

18 As redes sociais promovem valores conhecidos como capital social. O capital social constitui-se em um conjunto de recursos de um determinado grupo, obtido através da comunhão dos recursos individuais, que pode ser usufruído por todos os membros do grupo, e que está baseados na reciprocidade.

19 Mídias Digitais / Mídias Sociais: são meios que podem prover interação, interatividade ou conversação. Sites de Redes Sociais: estruturas Web que promovem relacionamentos. A origem primária se dá pelas salas de bate papo e fóruns de discussão. Facebook, Twitter, Youtube, Instragram são mídias digitais que promovem relacionamentos e agrupam pessoas. Ou seja, eles não são redes sociais, são ambientes que abrigam várias redes sociais.

20 Interatividade: ato de recepção e resposta aos estímulos provocados em uma mídia social. Quando alguém curte uma postagem no Facebook ou retweeta um conteúdo no Twitter, gera apenas interatividade. Interação: ato de interatividade que promove mudanças ou alterações no conteúdo, na ação social ou na rede. Como por exemplo, resolução de problemas por meio de perfis de empresas. Conversação: ato de estímulos e respostas entre atores em uma rede, gerando discussão, debates, conversas. Por meio da conversação em rede é possível analisar o capital social.

21 INTERATIVIDADE MONITORA-SE: INTERAÇÃO CONVERSAÇÃO VISIBILIDADE MENSURA-SE: POPULARIDADE INTENSIDADE

22 Visibilidade x Popularidade

23 Visibilidade: tamanho da sua rede, ou, quantas conexões o nó possui. Popularidade: o quanto o sujeito /ator promove interatividade. Exemplo: Ao questionar em uma sala de aula: "Ao lado de quem você gostaria de sentar na mesa de jantar?" Cada estudante podia citar dois colegas.

24 A distribuição de citações gerou esse gráfico:

25 A intensidade, ou, alcance da rede é medida pela relação entre visibilidade e popularidade.

26 A CONVERSAÇÃO EM REDE Recuero (2012) defende a conversação em rede como a principal prática da Comunicação Mediada pelo Computador (CMC). Para Baron (2002) a Comunicação Mediada pelo Computador compreende práticas conversacionais demarcadas pelas trocas entre os atores sociais.

27 A conversação em rede é fruto do uso das ferramentas, que não são necessariamente voltadas para a conversação oral. As formas de conversação em rede podem variar entre as mídias sociais. Tanto um comentário pode gerar uma conversação quanto uma hashtag. Isso significa que a conversação pode atrair atores de várias redes, e a conversação não precisa estar dentro de uma rede definida, porém, consequentemente pode criar uma rede, mesmo que seja apenas por meio de laços fracos.

28 Exemplo: quando um sujeito (ator/nó) provoca uma discussão, seja por meio de um comentário ou por meio de uma hashtag, vários outros atores de sua rede principal poderão dialogar sobre o conteúdo, interagindo, discutindo, posicionando-se favorável ou contrário. Quando a rede é expandida pela conversação, novos sujeitos entram no processo de diálogo, provocando outras discussões.

29 A conversação por laços fracos é muito comum de ser percebida em postagens em mídias sociais de fanpages ou em áreas de conversação de portais de conteúdos ou jornais eletrônicos. Nesses espaços de conversação o que monitoramos são as formas de atuação social que as pessoas desempenham, criando agrupamentos em torno de uma discussão. Ou seja, monitoramos os posicionamentos, as críticas, as interações, a cooperação.

30 Boyd (2007) traz a noção de "públicos em rede", que compreendem espaços e audiências que são mediados através da tecnologia digital. "Quando digo que passei vergonha ao tropeçar no meio fio da calçada, o público a que estou me referindo inclui todos os estranhos que testemunharam, visualmente, o meu tropeço. A audiência está restrita àqueles que presentes em um raio geográfico limitado em um determinado momento (...)" No plano virtual, das redes, essa dimensão geográfica rompe as fronteiras e amplia o auditório.

31 A conversação em rede também passa pelo processo de apropriação de elementos que fogem da oralidade, baseando-se na apropriação de símbolos para representar emoções e sensações. Uma dessas primeiras convenções foi o uso dos emoticons, conjunto de caracteres do teclado que simbolizam expressões faciais como, por exemplo: :-) - Sorriso :-( - Tristeza :-P - Língua para fora <3 - Coração

32 Embora não tenha sido, exatamente, uma criação exclusiva da Internet (o uso dos emoticons já acontecia em cartas, por exemplo) foi a mediação do computador que os popularizou. Esses símbolos fazem parte da conversação em rede. Outro ponto a ser destacado é a informalidade da linguagem na Internet. Exemplo: vc; tá; pv; eh, hihihi, etc.

33 TIPOS DE CONVERSAÇÃO

34 A conversação ela pode ser síncrona ou assíncrona. Síncrona, quando ocorre em tempo real. Os atores estão todos online e conversando ao mesmo tempo. A conversação para quando os atores se ausentam. Exemplo, chats. Assíncrona, ocorre em tempos diferentes. Um ator trabalha um conteúdo, porém, as respostas virão em tempos diferentes. Muito comum quando se compartilha algo no Facebook ou quando se faz um comentário sobre uma postagem.

35 ANÁLISE DE CONTEÚDO BASEADA EM INTERATIVIDADE E CONVERSAÇÃO

36

37

38

39

40

41

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO E-mail: wesley.pinheiro@fapcom.edu.br ANÁLISE DE REDE BASEADA EM CONVERSAÇÃO SOCIOMETRIA A análise de redes sociais baseia-se na SOCIOMETRIA,

Leia mais

Antonio Francisco Magnoni 2 Aline Cristina Camargo 3. Palavras-chave: esfera pública; comunicação política; juventudes; participação; redes sociais.

Antonio Francisco Magnoni 2 Aline Cristina Camargo 3. Palavras-chave: esfera pública; comunicação política; juventudes; participação; redes sociais. Redes sociais digitais e juventude brasileira: análise de novas modalidades de participação político-social 1 Digital social networks and Brazilian youth: an analysis of new modalities of political and

Leia mais

Recuero (2012) Atualizando...

Recuero (2012) Atualizando... Recuero (2012) Atualizando... Facebook: 1,7 bilhões de usuários Twitter: 313 milhões Instagran: 500 milhões WhatsApp: 1 bilhão (pouco mais) Linkedln: 400 milhões (pouco mais) Academia.edu: 30 milhões (pouco

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing Planejamento de Marketing Sua Conta Nome da Conta de Instagram: @ O Nome está adequado com seu negócio? É fácil de lembrar e escrever? Este nome está presente nas suas outras redes sociais? Ex. twitter,

Leia mais

Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias

Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Blog da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná: compartilhamento de informação e ideias Paula Carina de Araújo (UFPR) - paula.carina.a@gmail.com

Leia mais

Etnografia Virtual ou Netnografia

Etnografia Virtual ou Netnografia Etnografia Virtual ou Netnografia A etnografia é uma metodologia de pesquisa originária da antropologia cuja origem remonta-se a fins de século XIX; Pode ser definida como estudo cultural através de uma

Leia mais

Proposta de Prestação de Serviços de Consultoria em Marketing Digital

Proposta de Prestação de Serviços de Consultoria em Marketing Digital Proposta de Prestação de Serviços de Consultoria em Marketing Digital S l i d e 0 1 Somos uma empresa especializada em comunicação estratégica para a Internet. É papel do consultor elencar as opções disponíveis,

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Redes sociais: presença diária e ativa 89% celular 2013: 31% 2014: 47% 58% dos brasileiros usam internet 40% Comp. mesa 39% notebook 13% televisão Fonte: 11ª edição

Leia mais

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11)

redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) redes sociais EXPLORE AS OPORTUNIDADES PARA A SUA EMPRESA (11) 3506-1878 www.spiner.com.br spiner@spiner.com.br O QUE SÃO as REDES? O QUE SÃO AS REDES? Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas

Leia mais

TECNOLOGIAS AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO Utilizadas no mundo inteiro por pessoas de todas as idades, as redes sociais são meios de comunicação entre os usuários e de difusão de conteúdo, como notícias, artigos, vídeos,

Leia mais

1. Defina a lista de palavras-chave, que serão trabalhadas na estratégia de SEO, e justifique o porquê da escolha das mesmas.

1. Defina a lista de palavras-chave, que serão trabalhadas na estratégia de SEO, e justifique o porquê da escolha das mesmas. 1ª ETAPA - SEO 1. Defina a lista de palavras-chave, que serão trabalhadas na estratégia de SEO, e justifique o porquê da escolha das mesmas. a. As palavras apresentadas foram escolhidas pela relação direta

Leia mais

AJUDANDO A SUA EMPRESA A VENDER MAIS TODOS OS DIAS!

AJUDANDO A SUA EMPRESA A VENDER MAIS TODOS OS DIAS! AJUDANDO A SUA EMPRESA A VENDER MAIS TODOS OS DIAS! Nós da Click HR, fazemos parte de uma restrita comunidade de profissionais em nível de Brasil e alguns outros países, que atuam dentro de uma área do

Leia mais

Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter. Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago

Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter. Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago Redes Sociais Comunicacionais: Análise dos Elementos que Envolvem o Usuário do/com o Twitter Camila Polino (PBIP) Orientadora: Gabriela Zago TEMA E MOTIVAÇÃO A pesquisa se insere no âmbito do projeto de

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA PARA AS REDES SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA PARA AS REDES SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA PARA AS REDES SOCIAIS Gerência de Relacionamento e Comunicação - 2018 SUMÁRIO Introdução 3 Princípios Gerais de Conduta 4 Perfis e Canais da Universidade 5 Facebook 5 Twitter 6 Youtube

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Por idade 16 a 24 anos:

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Estamos entre dois mundos 58% dos Brasileiros usam internet 42% dos Brasileiros NÃO usam internet Redes sociais: presença diária e ativa 13% televisão 89% 58% celular

Leia mais

MÍDIA KIT 2018 DOCUMENTO INTERATIVO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO. PARA MELHOR APROVEITAMENTO UTILIZE UM LEITOR DE QR CODE

MÍDIA KIT 2018 DOCUMENTO INTERATIVO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO. PARA MELHOR APROVEITAMENTO UTILIZE UM LEITOR DE QR CODE MÍDIA KIT 2018 DOCUMENTO INTERATIVO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO. PARA MELHOR APROVEITAMENTO UTILIZE UM LEITOR DE QR CODE O VÁ DE CULTURA É UMA PLATAFORMA CULTURAL Este projeto prevê a manutenção do portal

Leia mais

OBJETIVO: Dar um boost na visibilidade da marca e fidelizar novos clientes. PÚBLICO-ALVO:

OBJETIVO: Dar um boost na visibilidade da marca e fidelizar novos clientes. PÚBLICO-ALVO: OBJETIVO: Dar um boost na visibilidade da marca e fidelizar novos clientes. PÚBLICO-ALVO: Pessoas que buscam informações para a tomada de decisão e contratação. ESTRATÉGIA: Publicar conteúdo no Blog, Fanpage,

Leia mais

Pedro Soares é Fundador da Unikonsultoria, Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online e Dedica se em Ajudar Empresários que Buscam

Pedro Soares é Fundador da Unikonsultoria, Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online e Dedica se em Ajudar Empresários que Buscam Pedro Soares é Fundador da Unikonsultoria, Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online e Dedica se em Ajudar Empresários que Buscam Aumentar os Resultados dos Negócios com a Ajuda da

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Estamos entre dois mundos

Leia mais

CURSO DE. Por Miguel do Rosário

CURSO DE. Por Miguel do Rosário CURSO DE BLOGOSFERA POLÍTICA Por Miguel do Rosário F I C H A T É C N I C A 3 módulos 5 aulas para cada módulo 2 horas em cada aula 2 aulas por semana Aulas nos modos ao vivo online, gravadas e presenciais

Leia mais

Curso de blogosfera política, por Miguel do Rosário

Curso de blogosfera política, por Miguel do Rosário Curso de blogosfera política, por Miguel do Rosário Ficha técnica: 3 módulos 5 aulas para cada módulo 2 horas em cada aula 5 aulas por semana Ao vivo online, gravada e Presencial Cada aula presencial será

Leia mais

Plano Agência Presença

Plano Agência Presença Plano Agência Presença Resumo Toda empresa precisa de competências específicas para executar suas atividades e entregar produtos e serviços com valor agregado a seus clientes. No marketing isso não é diferente,

Leia mais

WORKSHOP DE MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS

WORKSHOP DE MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS WORKSHOP DE MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS COMBINADOS 1. A cada 10 pessoas que assistem uma palestra 9 deixam o smartphone no modo vibra-call 2. Dessas 10 pessoas presentes 8 comentam sobre o evento

Leia mais

SEBRAE/RS. KPIs e Objetivos

SEBRAE/RS. KPIs e Objetivos SEBRAE/RS KPIs e Objetivos 2 Métricas para comunicação digital O IAB Brasil indica trabalhar com cinco dimensões principais de métricas para a comunicação digital. Base de Relacionamento Alcance Engajamento

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais Com o surgimento da Internet e a evolução das plataformas computacionais, o computador migrou da situação de uma ferramenta associada a atividades técnicas como processamento de

Leia mais

ENTREVISTA COM RAFAEL SBARAI: SUPERVISOR EXECUTIVO DE PRODUTOS DIGITAIS DE ESPORTE DO GRUPO GLOBO FALA SOBRE O SUCESSO DO FANTASY GAME CARTOLA FC

ENTREVISTA COM RAFAEL SBARAI: SUPERVISOR EXECUTIVO DE PRODUTOS DIGITAIS DE ESPORTE DO GRUPO GLOBO FALA SOBRE O SUCESSO DO FANTASY GAME CARTOLA FC 63 Aron Rodrigo Batista et al. ENTREVISTA COM RAFAEL SBARAI: SUPERVISOR EXECUTIVO DE PRODUTOS DIGITAIS DE ESPORTE DO GRUPO GLOBO FALA SOBRE O SUCESSO DO FANTASY GAME CARTOLA FC Aron Rodrigo Batista 1 ;

Leia mais

Quem escreve? Público Alvo

Quem escreve? Público Alvo Quem escreve? Olá! Meu nome é Camila Sepriano e eu sou a criadora e geradora de conteúdo desse blog. Aqui procuro mostrar as principais tendências de moda da atualidade além de dar dicas de lojas e trazer

Leia mais

TODAS AS NOSSOS PRODUTOS: EMPRESAS PODEM SER GRANDES ONLINE IDENTIDADES VISUAIS SITES E LOJAS VIRTUAIS VÍDEOS E ANIMAÇÕES REDES SOCIAIS

TODAS AS NOSSOS PRODUTOS: EMPRESAS PODEM SER GRANDES ONLINE IDENTIDADES VISUAIS SITES E LOJAS VIRTUAIS VÍDEOS E ANIMAÇÕES REDES SOCIAIS OLÁ! SOMOS A TODAS AS NOSSOS PRODUTOS: EMPRESAS PODEM SER GRANDES ONLINE Qualquer negócio (mesmo os pequenos) podem crescer utilizando a internet e redes sociais. Só precisam da estratégia certa! IDENTIDADES

Leia mais

Manual de Gerenciamento

Manual de Gerenciamento Manual de Gerenciamento Mídias Sociais da UFPA Assessoria de Comunicação Institucional Manual de Gerenciamento Mídias Sociais da UFPA 2014 Universidade Federal do Pará Reitor Carlos Edilson de Almeida

Leia mais

QUESTIONÁRIO ONLINE. 1) Em qual Estado você vive?

QUESTIONÁRIO ONLINE. 1) Em qual Estado você vive? QUESTIONÁRIO ONLINE 1) Em qual Estado você vive? 2) Na maioria das vezes, quando você usa o computador (desktop, notebook, netbook) para qualquer atividade, que outros meios de comunicação você utiliza

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Guia rápido para reconhecimento de marca. Três maneiras de tornar a sua marca irresistível a novos clientes

Guia rápido para reconhecimento de marca. Três maneiras de tornar a sua marca irresistível a novos clientes Guia rápido para reconhecimento de marca Três maneiras de tornar a sua marca irresistível a novos clientes 2 Reconhecimento Como fazer para que os consumidores se lembrem da sua marca quando estão prontos

Leia mais

O mundo além do funil. A influência digital na mudança da jornada do consumidor

O mundo além do funil. A influência digital na mudança da jornada do consumidor O mundo além do funil A influência digital na mudança da jornada do consumidor A mudança do funil; Nosso comportamento vem alterando de acordo com o tempo e a mudança da estrutura da nossa sociedade é

Leia mais

O WebSeminário em Educação para uma interação online

O WebSeminário em Educação para uma interação online O WebSeminário em Educação para uma interação online Luciana Zenha 1 Resumo: Este artigo objetiva apresentar o WebSeminário em Educação, enquanto movimento e ocupação da Web por parte de pesquisadores

Leia mais

Acadêmicos On-line1. Luan Barbosa OLIVEIRA2 Pedro Henrique Cabral ROSA3 Anielle Aparecida Fernandes de MORAIS4 Faculdade Objetivo, Rio Verde, GO

Acadêmicos On-line1. Luan Barbosa OLIVEIRA2 Pedro Henrique Cabral ROSA3 Anielle Aparecida Fernandes de MORAIS4 Faculdade Objetivo, Rio Verde, GO Acadêmicos On-line1 Luan Barbosa OLIVEIRA2 Pedro Henrique Cabral ROSA3 Anielle Aparecida Fernandes de MORAIS4 Faculdade Objetivo, Rio Verde, GO RESUMO O blog Acadêmicos On-line, apresentado inicialmente

Leia mais

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante

Leia mais

Redes Sociais Mídias Sociais

Redes Sociais Mídias Sociais Redes Sociais Mídias Sociais Por que entrar nas mídias digitais? 7º maior mercado de internet no mundo 26,7 horas mês nas mídias sociais, online em 2011 6,9 bilhões de buscas online em 2011 Fonte: ComScore

Leia mais

[WEBINAR 29/03/2017] MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS. Yan Caetano

[WEBINAR 29/03/2017] MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS. Yan Caetano [WEBINAR 29/03/2017] MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Yan Caetano contato@yancaetano.com.br yan.caetano@cursostransforma.com.br 1 COMO APROVEITAR BEM O WEBINAR? Interaja no chat, compartilhe suas experiências

Leia mais

Desafio do jornalismo na era do engajamento

Desafio do jornalismo na era do engajamento Desafio do jornalismo na era do engajamento Luís Fernando Bovo - Estadão/2016 O jornalismo hoje: 2 maneiras de ver O jornalismo hoje: o que fazer? Apropriar-se das novas tecnologias e fazer a mesma coisa,

Leia mais

Internet Comercialização de produtos e serviços e divulgação do seu talento. Eduardo Cardillo

Internet Comercialização de produtos e serviços e divulgação do seu talento. Eduardo Cardillo Internet Comercialização de produtos e serviços e divulgação do seu talento Eduardo Cardillo Eduardo Cardillo Esp. Mídias Digitais formado pelo Senac Designer formado pela Unisul Vice-Coordenador Curso

Leia mais

Mensuração de Resultados em Comunicação

Mensuração de Resultados em Comunicação Mensuração de Resultados em Comunicação Patrícia Santiago Diretora de Planejamento e Pesquisa Março 2016 1 O valor da reputação para as organizações e o novo ambiente de rede Quão importante é a ameaça

Leia mais

Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE

Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE www.dotgroup.com.br Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE NEGÓCIO CERTO - TRILHAS DE AUTOATENDIMENTO Conteúdo de apoio e orientação para empresários e potenciais empresários de micro e pequenas

Leia mais

Métricas de Mídias Sociais. Início: 17 de março de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento

Métricas de Mídias Sociais. Início: 17 de março de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Métricas de Início: 17 de março de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar profissionais para seleção, organização e interpretação de métricas de mídias

Leia mais

A utilização de redes sociais da internet para obtenção de dados.

A utilização de redes sociais da internet para obtenção de dados. A utilização de redes sociais da internet para obtenção de dados. Anderson Castro Soares de Oliveira Anderson A utilização de redes sociais da internet para obtenção de dados. 1 / 33 Redes Sociais O uso

Leia mais

Mídia Kit. Janeiro de

Mídia Kit. Janeiro de Mídia Kit Janeiro de 2015 www.entendaoshomens.com.br Sobre Criado em maio de 2011 por Frederico Elboni o site EOH é um blog com conteúdo totalmente posicionado para mulheres. O blog se divide em conteúdos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. Programa Avançado em Gestão da. Comunicação Digital

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. Programa Avançado em Gestão da. Comunicação Digital Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital PROGRAMAÇÃO COMPLETA Módulo 1: Gestão de marcas e negócios nas redes sociais - 12 horas 12 (segunda-feira), 14 (quarta-feira), 19 (segunda-feira) e 21

Leia mais

Se você tem um livro para escrever, escreva. Se você quer gravar um álbum, grave. Não há necessidade de esperar que alguém num cubículo a quilômetros de você decida se você tem mérito. percepção

Leia mais

d b digitalbronks M e d i a K i t

d b digitalbronks M e d i a K i t dbdigitalbronks M e d i a K i t 2 0 1 6 ACREDITAMOS QUE A ENGENHARIA É CAPAZ DE TRANSFORMAR O MUNDO dbdigitalbronks Desde 2011, especializada no segmento de produção de conteúdo, se consolidou como referência

Leia mais

Métricas Digitais e Monitoramento de Mídias Sociais para campanhas políticas

Métricas Digitais e Monitoramento de Mídias Sociais para campanhas políticas Métricas Digitais e Monitoramento de Mídias Sociais para campanhas políticas Início: 26 de março de 2018 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar profissionais

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

Atualização NOVEMBRO/2017 MÍDIA KIT JORNAL DE JOINVILLE. Rede OCP NEWS. OCP Online, Aconteceu em Jaraguá, Por Acaso e Jornal de Joinville,

Atualização NOVEMBRO/2017 MÍDIA KIT JORNAL DE JOINVILLE. Rede OCP NEWS. OCP Online, Aconteceu em Jaraguá, Por Acaso e Jornal de Joinville, Rede OCP NEWS OCP Online, Aconteceu em Jaraguá, Por Acaso e, WWW. JORNALDEJOINVILLE.C O M. B R Portal referência em jornalismo na região de Joinville. Economia, política, opinião e os fatos mais relevantes,

Leia mais

Serviços e Planos RM Marketing Digital

Serviços e Planos RM Marketing Digital Serviços e Planos RM Marketing Digital Planos Mídias Sociais (Facebook, Instagram,Twitter e Pinterest) Plano 01 -Quantidade de postagens semanais: 01 -Criação de conteúdo -Criação de imagens -Postagens

Leia mais

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE...

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... Ainda não tem uma fanpage no Facebook, mas planeja criar uma. Já tem uma fanpage, mas ainda não realiza um trabalho consistente. O objetivo é... Mostrar quais os elementos

Leia mais

Agência Digital. Quem somos FOCO EM PERFORMANCE

Agência Digital. Quem somos FOCO EM PERFORMANCE Agência Digital FOCO EM PERFORMANCE 92% das empresas que investiram em marketing digital tiveram retorno positivo. Você é uma delas? Nós automatizamos processos de marketing de conteúdo para aumentar o

Leia mais

Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação!

Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação! Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação! www.exponewsbrasil.com.br Online desde 2016, o Portal Expo News Brasil é o principal e exclusivo canal de notícias sobre Feiras & Exposições, Congressos,

Leia mais

A MELHOR DO MUNDO É DAQUI: A COMUNICAÇÃO DA MARCA DE CERVEJA POLAR NAS REDES SOCIAIS TWITTER E FACEBOOK.

A MELHOR DO MUNDO É DAQUI: A COMUNICAÇÃO DA MARCA DE CERVEJA POLAR NAS REDES SOCIAIS TWITTER E FACEBOOK. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Michelle Fanslau A MELHOR DO

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

As Redes Sociais. na internet. 2a aula

As Redes Sociais. na internet. 2a aula As Redes Sociais na internet 2a aula A dinâmica das redes sociais As redes sociais são dinâmicas, mudam com o tempo. As redes sociais sofrem constantes mutações em sua composição. Não há redes paradas

Leia mais

MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING

MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING MARKETING MARKETING DNA SWOT ESTRATÉGIA ON & OFF LINE AGENDA MÍDIA SOCIAL GESTÃO INBOUND MARKETING NOSSAS FERRAMENTAS MATERIAL DE MARKETING DNA TRIP4U Nosso posicionamento ser um empresa de grife. Entregamos

Leia mais

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco Barbara Ávila CINTED/UFRGS Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedades da Informação, um

Leia mais

d b digitalbronks M e d i a K i t

d b digitalbronks M e d i a K i t dbdigitalbronks M e d i a 2 0 1 7 K i t ACREDITAMOS QUE A ARQUITETURA DÁ FORMA E BELEZA A TUDO FOCADOS NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO E SOLUÇÕES EM ARQUITETURA NO MEIO DIGITAL dbdigitalbronks Desde 2011, especializada

Leia mais

[WEBINAR 06/04/2017] RELACIONAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS. Yan Caetano

[WEBINAR 06/04/2017] RELACIONAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS. Yan Caetano [WEBINAR 06/04/2017] RELACIONAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Yan Caetano contato@yancaetano.com.br yan.caetano@cursostransforma.com.br 1 COMO APROVEITAR BEM O WEBINAR? Interaja no chat, compartilhe suas experiências

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: UM PANORAMA DO SITE NO BRASIL 1. Rafaela Bernardazzi 2

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: UM PANORAMA DO SITE NO BRASIL 1. Rafaela Bernardazzi 2 PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: UM PANORAMA DO SITE NO BRASIL 1 Rafaela Bernardazzi 2 A pesquisa busca traçar um histórico do site YouTube no Brasil. A plataforma, desde sua criação, busca atrair e se

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

A P L ATA F O R M A M A I S P O D E R O S A PA R A R E A L I Z A R W E B I N A R S, E V E N T O S PA R A R E A L I Z A R W E B I N A R S, E V E N T O

A P L ATA F O R M A M A I S P O D E R O S A PA R A R E A L I Z A R W E B I N A R S, E V E N T O S PA R A R E A L I Z A R W E B I N A R S, E V E N T O A P L ATA F O R M A M A I S P O D E R O S A A P L ATA F O R M A M A I S P O D E R O S A PA R A R E A L I Z A R W E B I N A R S, E V E N T O S PA R A R E A L I Z A R W E B I N A R S, E V E N T O S E T R

Leia mais

Planejamento estratégico Special Hair

Planejamento estratégico Special Hair Planejamento estratégico Special Hair Posicionamento no mercado: Presente nas redes sociais Facebook Instagram Twitter Youtube Além do blog, para divulgar o lançamento do produto e as novidades sobre ele.

Leia mais

A ilusão dos resultados de Mídia Online André Pierazoli

A ilusão dos resultados de Mídia Online André Pierazoli A ilusão dos resultados de Mídia Online André Pierazoli Cada mídia tem um papel no ciclo de decisão do consumidor Em mídia online, muitos se encantam com formatos de anúncios e segmentações e se esquecem

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD Prof.ª Dr.ª Narjara

Leia mais

Pôster COMPARTILHEI! A MEDIATIZAÇÃO NA REDE SOCIAL ONLINE POR MEIO DA ORALIDADE. Fernanda Mecking Arantes UEL Sueli Bortolin UEL

Pôster COMPARTILHEI! A MEDIATIZAÇÃO NA REDE SOCIAL ONLINE POR MEIO DA ORALIDADE. Fernanda Mecking Arantes UEL Sueli Bortolin UEL XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação Pôster COMPARTILHEI! A MEDIATIZAÇÃO NA REDE SOCIAL ONLINE POR MEIO DA ORALIDADE

Leia mais

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio IDEALIZA DIGITAL Marketing Digital Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio AGÊNCIA IDEALIZA DIGITAL Consultoria em marketing digital e vendas online agenciaidealizadigital.com MARKETING DIGITAL E S T

Leia mais

Inovação Publicidade Criatividade Opinião. Mídia Kit

Inovação Publicidade Criatividade Opinião. Mídia Kit Inovação Publicidade Criatividade Opinião Mídia Kit - 2017 Apresentação O GKPB nasceu em 2013, quando eu estava no último ano da faculdade e acreditei que tinha algo diferente e relevante para falar em

Leia mais

CONHEÇA OS TIPOS DE ANÚNCIOS QUE VÃO ALAVANCAR SUAS VENDAS

CONHEÇA OS TIPOS DE ANÚNCIOS QUE VÃO ALAVANCAR SUAS VENDAS CONHEÇA OS TIPOS DE ANÚNCIOS QUE VÃO ALAVANCAR SUAS VENDAS INTRODUÇÃO...3 GOOGLE ADWORDS...5 YOUTUBE ADS... 11 INSTAGRAM ADS... 17 E-MAIL MARKETING... 21 CONCLUSÃO... 26 SOBRE SUA EMPRESA... 28 INTRODUÇÃO

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

A Web é como uma selva, se você não estiver preparado será engolido.

A Web é como uma selva, se você não estiver preparado será engolido. A Web é como uma selva, se você não estiver preparado será engolido. Quem somos Somos uma empresa especializada em Web há mais de 15 anos, com conhecimentos em ferramentas digitais e conteúdo em marketing

Leia mais

Sobre o que vamos conversar?

Sobre o que vamos conversar? Sobre o que vamos conversar? Sobre o que vamos conversar? Sobre o que vamos conversar? Qual e porque? Qual rede social a minha paróquia deve usar (estar presente)? Importante estar onde o seu público está;

Leia mais

O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO NA EAD ONLINE. Profª Drª Adriana Clementino Centro Universitário Senac/FIPEN

O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO NA EAD ONLINE. Profª Drª Adriana Clementino Centro Universitário Senac/FIPEN O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO NA EAD ONLINE Profª Drª Adriana Clementino Centro Universitário Senac/FIPEN Pode-se dizer que uma das principais vantagens que a Educação a Distância via Internet apresenta sobre

Leia mais

Líder de Opinião é um ator integrante do processo de formação e transformação da opinião pública.

Líder de Opinião é um ator integrante do processo de formação e transformação da opinião pública. Líder de Opinião é um ator integrante do processo de formação e transformação da opinião pública. É quem divulga um produto de maneira informal, além de oferecer conselhos ou informações sobre o mesmo

Leia mais

Três razões indiscutíveis para anunciar online!

Três razões indiscutíveis para anunciar online! Mídia Kit Três razões indiscutíveis para anunciar online! Brasil conectado Mais de 58% dos brasileiros acessam a internet. São mais de 120 milhões de pessoas. Pesquisa = Internet A internet é a primeira

Leia mais

OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES

OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES OS GÊNEROS E SEUS SUPORTES Aula META Apresentar o suporte textual como o lugar físico ou virtual em que o texto se fi xa e por onde se mostra, estabelecendo relações entre os gêneros de texto e seus suportes

Leia mais

(49) (49)

(49) (49) Afiliados Empresa Serviços Programa de Afiliados Por que ser Afiliado Fazer parte do programa de Afiliados da TwoWeb é a sua chance de trabalhar divulgando excelentes produtos digitais de diversos nichos

Leia mais

CHECKLIST DE CAMPANHA

CHECKLIST DE CAMPANHA CHECKLIST DE CAMPANHA Esta é uma ferramenta desenhada para ajudar responsáveis por campanhas de Marketing Imobiliário a economizar tempo e manter o controle obre as ações. Organizei os 8 Pês do Conrado

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

POSSUI ACESSO A INTERNET.

POSSUI ACESSO A INTERNET. 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUI ACESSO A INTERNET. 150 milhões de clientes em todo Brasil A SUA PROCURA Principais Serviços Nossa satisfação é ver nosso cliente surpreendido com a qualidade dos nossos

Leia mais

WHATSAPP NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NA UFLA *

WHATSAPP NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NA UFLA * WHATSAPP NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NA UFLA * Débora Racy Soares - Universidade Federal de Lavras (UFLA) RESUMO: A proposta deste artigo é refletir sobre a utilização

Leia mais

Mídia Kit

Mídia Kit /designcasadacris @nacasadacris designcasadacris@gmail.com Mídia Kit A Casa da Cris é resultado do trabalho contínuo da designer de interiores Cristina Melillo em garimpar referências de bom gosto no mundo

Leia mais

Fundamentos para Internet Lucina R. Viana. Fundamentos para Internet Lucina R. Viana

Fundamentos para Internet Lucina R. Viana. Fundamentos para Internet Lucina R. Viana ! 17 de abril Aula 1! Apresentação da disciplina; definição dos conceitos básicos; discussão dos termos do trabalho da disciplina! Trabalho sobre termos Mini Glossário! Divisão dos temas para o trabalho

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Táticas de Marketing Digital para atrair e reter alunos

Táticas de Marketing Digital para atrair e reter alunos Táticas de Marketing Digital para atrair e reter alunos Olá! Luísa Barwinski é fundadora da MOT Digital, empresa focada em cursos, palestras e projetos de consultoria em marketing digital. Desenvolveu

Leia mais

[WEBINAR 22/06/2017] Como obter sucesso nas redes sociais? Yan Caetano

[WEBINAR 22/06/2017] Como obter sucesso nas redes sociais? Yan Caetano [WEBINAR 22/06/2017] Como obter sucesso nas redes sociais? Yan Caetano contato@yancaetano.com.br yan.caetano@cursostransforma.com.br 1 COMO APROVEITAR BEM O WEBINAR? Interaja no chat, compartilhe suas

Leia mais

TÍTULO: O DIÁLOGO DO ESCRITOR NACIONAL COM O LEITOR ATRAVÉS DA CONVERGÊNCIA DE MEIOS

TÍTULO: O DIÁLOGO DO ESCRITOR NACIONAL COM O LEITOR ATRAVÉS DA CONVERGÊNCIA DE MEIOS TÍTULO: O DIÁLOGO DO ESCRITOR NACIONAL COM O LEITOR ATRAVÉS DA CONVERGÊNCIA DE MEIOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: FIAM-FAAM - CENTRO

Leia mais

VAGAS DE ESTÁGIO. Gestão de Dados e Ferramentas. Gestão de Projetos. Comunicação

VAGAS DE ESTÁGIO. Gestão de Dados e Ferramentas. Gestão de Projetos. Comunicação VAGAS DE ESTÁGIO Gestão de Dados e Ferramentas Gestão de Projetos Comunicação Olá! O Social Good Brasil (SGB), organização social referência mundial em inovação social, procura por três pessoas incríveis

Leia mais

GESTÃO DE MARCAS DE MODA NAS MÍDIAS SOCIAIS

GESTÃO DE MARCAS DE MODA NAS MÍDIAS SOCIAIS GESTÃO DE MARCAS DE MODA NAS MÍDIAS SOCIAIS A Gestão de Marcas de Moda nas Mídias Sociais é essencial no cenário da cultura digital, onde a transmidiálidade é uma realidade na sociedade da informação.

Leia mais

Sistema de Provas Online

Sistema de Provas Online Sistema de Provas Online Sobre o PROVA DA ORDEM O site Prova da Ordem possui uma abordagem diferente dos cursinhos preparatórios para Exame de Ordem. Não produzimos videoaulas por acreditar que essa seja

Leia mais

A ciência na internet: cenário atual e perspectivas. Joanicy Brito

A ciência na internet: cenário atual e perspectivas. Joanicy Brito A ciência na internet: cenário atual e perspectivas Joanicy Brito Mudanças na divulgação da ciência» Internet - amplia o acesso a resultados de pesquisa» Tecnologias web 2.0 comunicação. - mais pessoas

Leia mais

2ª Edição Cláudio Torres

2ª Edição Cláudio Torres 2ª Edição Cláudio Torres Novatec Novatec Editora Ltda. 2009, 2018. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

ONDE ESTÁ A AUDIÊNCIA? ABA MÍDIA 2018

ONDE ESTÁ A AUDIÊNCIA? ABA MÍDIA 2018 ONDE ESTÁ A AUDIÊNCIA? ABA MÍDIA 2018 O CONSUMO DE REVISTA CONTEÚDO TV ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO RÁDIO JORNAL REVISTA A ENTRADA DA TV TV PAGA TROUXE UMA JORNAL MUDANÇA DE COMPORTAMENTO TV PAGA RÁDIO

Leia mais