Manual do Utilizador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Utilizador"

Transcrição

1 Manual do Utilizador

2 Norton 360 Manual do Utilizador Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados software informático comercial conforme definido na norma FAR estão sujeitos a direitos restritos conforme definido na norma FAR Secção "Software Informático Comercial - Direitos Restritos" e a norma DFARS , Direitos de Software Informático Comercial ou Documentação de Software Informático Comercial, conforme aplicável, e quaisquer regulamentos substitutos. Qualquer utilização, modificação, reprodução, execução, visualização ou divulgação do Software Licenciado e Documentação pelo Governo dos EUA serão apenas de acordo com os termos deste Contrato. Symantec, o logotipo Symantec, Norton, Ghost, GoBack, LiveUpdate, Norton AntiSpam, Norton AntiVirus, Norton Internet Security, Norton 360 e Norton SystemWorks, são marcas ou marcas comerciais registadas da Symantec Corporation ou das suas filiais nos EUA e noutros países. Windows é uma marca comercial da Microsoft Corporation. Os outros nomes podem ser marcas comerciais dos respectivos proprietários. O produto descrito no presente documento é distribuído sob licenças que limitam a sua utilização, cópia, distribuição e descompilação/engenharia reversa. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida por qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorização escrita prévia da Symantec Corporation e dos seus licenciantes, se aplicável. A DOCUMENTAÇÃO É FORNECIDA "TAL COMO ESTÁ" E TODAS AS CONDIÇÕES, REPRESENTAÇÕES E GARANTIAS EPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUINDO QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE PARTICULAR OU NÃO INFRACÇÃO SÃO RENUNCIADAS, COM ECEPÇÃO DOS CASOS EM QUE TAIS ECLUSÕES SEJAM CONSIDERADAS LEGALMENTE INVÁLIDAS. A SYMANTEC CORPORATION NÃO SERÁ RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS ACIDENTAIS OU INDIRECTOS RESULTANTES DO DESEMPENHO DO PRODUTO OU DA UTILIZAÇÃO DA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO. AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA PRESENTE DOCUMENTAÇÃO ESTÃO SUJEITAS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. Symantec Corporation Stevens Creek Blvd. Cupertino, CA EUA

3 Conteúdo Capítulo 1 Capítulo 2 Activação Antes de começar... 5 Activar o Norton Introdução Iniciar o Norton Activar o Norton Explorar a janela principal... 8 Compreender o estado do Norton Gerir mensagens e alertas Ver detalhes Para obter mais informações Soluções de suporte EMEA Índice

4 4 Conteúdo

5 Activação 1 Este capítulo inclui os seguintes tópicos: 1 Antes de começar 1 Activar o Norton 360 Antes de começar w Antes de iniciar, deve fechar todos os programas e ficheiros abertos computador e certificar-se de que está ligado à Internet. Durante a activação, podem aparecem mensagens da Microsoft. Siga as instruções no ecrã da Microsoft antes de continuar para activar o Norton 360. Activar o Norton 360 w Norton 360 já se encontra instalado no seu computador, mas tem de completar a activação para obter protecção completa. Para activar este produto, é necessário estar online. Se tiver algum problema com a activação, consulte a página da Web da Symantec. Na Internet, aceda ao seguinte URL: Para activar o Norton Proceda de uma das seguintes formas: 1 Se o painel do Norton 360 se abrir automaticamente no seu ambiente de trabalho, clique em Seguinte. 1 Na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar > Todos os programas > Norton 360 > Norton Leia o Contrato de Licença e clique em Concordo. Se não aceitar o Contrato de Licença, não poderá prosseguir com a activação. 3 No painel Activação, seleccione uma opção e clique em Seguinte.

6 6 Activação Activar o Norton 360 w 4 Se o painel da Norton Account aparecer, proceda de uma das seguintes formas: 1 Se tiver actualmente uma Norton Account, inicie a sessão numa secção existente da Norton Account. 1 Se quiser criar uma nova Norton Account, preencha a secção Criar uma Norton Account. Tem de ter uma Norton Account para aceder à cópia de segurança online. 5 Clique em Seguinte. 6 Se for apresentado o painel Segurança, a Symantec recomenda que deixe todas as opções seleccionadas de modo a utilizar os produtos Norton para proteger o computador e, em seguida, clique em Seguinte para fechar o painel. 7 Siga as instruções apresentadas no ecrã à medida que o Norton 360 efectua uma pesquisa rápida ao seu computador. Se não conseguir activar o seu produto Se não for possível ligar aos servidores da Symantec para activar o produto, verifique primeiro se possui software de limitação de acesso à Internet, seja instalado ou através de um ISP, que possa estar a bloquear a ligação. É possível que ocorra um problema de conectividade se utilizar software de limitação de acesso. Se suspeitar que as limitações de acesso estão a bloquear a ligação, deverá configurá-las de modo a não bloquearem o procedimento de activação. Para alterar a configuração, precisa de iniciar sessão no software de limitação de acesso ou iniciar sessão na Internet através do seu ISP, como administrador.

7 Introdução 2 Este capítulo inclui os seguintes tópicos: 1 Iniciar o Norton Activar o Norton Explorar a janela principal 1 Compreender o estado do Norton Gerir mensagens e alertas 1 Ver detalhes 1 Para obter mais informações Iniciar o Norton 360 O Norton 360 protege qualquer computador onde se encontre instalado. Não é necessário iniciar o produto para estar protegido. Se o Norton 360 detectar uma situação que exige a sua atenção, ela pode ser reparada automaticamente. Pode também configurar o Norton 360 para o notificar quando uma situação exigir a sua atenção, e pode decidir que acção deseja tomar. Em qualquer altura, pode iniciar o Norton 360 para ajustar definições, rever o estado da sua protecção ou executar qualquer manutenção preventiva. Pode aceder a todas as funções do programa através da janela principal. Para iniciar o Norton Proceda de uma das seguintes formas: 1 Na área de notificação do Windows, clique duas vezes no ícone do Norton Na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar > Todos os programas > Norton 360 > Norton Clique duas vezes no ícone do Norton 360 no ambiente de trabalho.

8 8 Introdução Activar o Norton 360 Activar o Norton 360 Para utilizar todas as funções do Norton 360, tem de primeiro activar o produto. Se não activou o produto durante a instalação, receberá periodicamente uma mensagem de aviso de Activação até o activar. w A activação do produto permite reduzir a pirataria de software e garante que tem software genuíno da Symantec. O produto tem de ser activado dentro do prazo especificado pelo aviso, caso contrário deixará de funcionar. Pode activar o produto directamente a partir do aviso de Activação. Pode também activar o produto a partir da janela principal. A activação demora apenas alguns minutos. Para activar o produto a partir do aviso de Activação 1 Na janela do aviso, clique em Renovar. 2 Clique em OK. 3 Na janela Activação, clique em Seguinte. 4 Na janela Activação Bem Sucedida, clique em Concluir. Para activar o produto a partir da janela principal 1 Clique em A Minha Conta. 2 Clique em Activar Norton 360. Explorar a janela principal Quando inicia o Norton 360, é apresentada a janela principal. A janela principal fornece acesso a todas as funções, opções, Ajuda e Suporte do Norton 360. Pode também consultar o estado em geral das suas categorias de protecção, incluindo protecção do computador e da Web, cópias de segurança de ficheiros, e ficheiros que podem ter ficado no computador devido à sua utilização da Internet.

9 Introdução Explorar a janela principal 9 A janela principal contém três áreas que fornecem acesso a tarefas e serviços. As áreas são as seguintes: Links Barra de resumo do estado Os seguintes links são apresentados na parte superior da janela principal: 1 Análises Abre a página Escolher Análises do que apresenta informação sobre ameaças que foram encontradas ou solucionadas durante as mais recentes pesquisas. 1 Tarefas e Definições Abre a página Tarefas e Definições, que lhe permite efectuar análises manuais, cópias de segurança, actualizações do produto e gerir a sua Norton account. Pode também modificar as definições de protecção de vírus e spyware, firewall, cópia de segurança e segurança em geral. 1 A Minha Conta Abre a página Gerir Conta, que lhe permite gerir a sua Norton Account, renovar a subscrição e activar o seu produto. 1 Ajuda Abre a Ajuda online do Norton Suporte Abre a página da Web do Suporte que o vai ajudar a resolver quaisquer problemas do produto. A Barra de resumo do estado encontra-se no meio da janela principal, e fornece um estado geral das categorias de protecção. O seu estado pode ser Protegido se o computador estiver seguro, ou Em Risco se uma área necessitar da sua atenção. Esta área fornece também um botão Corrigir. Se uma área precisar da sua atenção, isso reflecte-se em uma ou mais categorias de protecção.

10 10 Introdução Compreender o estado do Norton 360 Categorias de protecção As categorias de protecção são a maior área na janela principal e contém o seguinte: 1 Segurança do PC Indica o estado da protecção em geral e acede à página de Segurança do PC, onde pode consultar o estado da protecção que está associada às suas preferências da Internet. Clique em Detalhes para aceder a esta página. 1 Segurança nas Transacções Indica o estado de segurança geral e acede à página da Segurança de Transacções, onde pode consultar o estado da protecção contra phishing. Pode também aceder à página da Web Symantec Security Response para obter informação sobre as mais recentes ameaças e soluções. Clique em Detalhes para aceder a esta página. 1 Cópia de Segurança Indica o estado da cópia de segurança geral e acede à página da Cópia de Segurança, onde pode consultar o estado da configuração da cópia de segurança. Pode efectuar também uma cópia de segurança ou restauro manualmente. Clique em Detalhes para aceder a esta página. 1 Optimização do PC Indica o estado geral e acede à página Optimização do PC, onde pode consultar o estado da limpeza de ficheiros da Internet e optimização do disco. Pode optimizar também o disco rígido e efectuar limpezas. Compreender o estado do Norton 360 Consulte Acerca das cores de estado e actividades no computador seguras na página 11. Quando inicia o Norton 360, a janela principal apresenta o seu estado brevemente. A cor da barra de resumo do estado perto da parte superior da janela indica o estado actual do computador. Se um problema exigir a sua atenção, a barra de resumo do estado descreve esse problema. Se mais de um problema exigir a sua atenção, a barra do resumo do estado apresenta o número de problemas. Quando o Norton 360 detectar a presença de problemas, disponibiliza também um botão que pode pressionar para resolver esses problemas. Por baixo da barra do resumo do estado, o Norton 360 apresenta áreas de estado individuais para cada função de protecção. As áreas do estado apresentam quantos problemas precisam de ser resolvidos para cada função. As áreas do estado da função de protecção também oferecem links Detalhes nos quais pode clicar para obter mais informações sobre estes problemas.

11 Introdução Gerir mensagens e alertas 11 Acerca das cores de estado e actividades no computador seguras O Norton 360 utiliza três cores para indicar o estado das suas funções de protecção. Vermelho Indica a presença de um ou mais problemas que colocam o PC em risco. Amarelo Indica a presença de um ou mais problemas que necessitam da sua atenção. Verde Indica que a função está a proteger o PC. Gerir mensagens e alertas O Norton 360 apresenta mensagens de várias maneiras e em várias localizações. Pode ver mensagens nas seguintes localizações: Área de notificação no ambiente de trabalho do Windows Vários tipos de mensagens do Norton 360 surgem no canto inferior direito do ambiente de trabalho do Windows. Por exemplo, se o PC estava desligado, ou se já não se liga à Internet há algum tempo, irá surgir uma mensagem a indicar que a sua protecção pode não estar actualizada. Um alerta diferente surge se uma definição de segurança tiver sido desligada. Esta mensagem avisa-o de que o PC pode não estar protegido, e ajuda-o a activar a definição. Na maioria dos casos pode clicar no alerta para abrir o Norton 360 e arranjar os problemas. Estado geral da janela principal do Norton Os alertas e outras mensagens surgem na 360 parte central superior da janela principal. A sua cor indica a urgência da mensagem. Tudo está bem se a mensagem for de cor verde. Se a mensagem tiver uma cor vermelha, precisa de seguir as instruções da mensagem para assegurar que se mantém protegido.

12 12 Introdução Ver detalhes Categorias e detalhes do Norton 360 Cada categoria muda a sua cor caso haja uma alteração do seu estado. Um círculo verde com um sinal de confirmação indica que todos os itens numa categoria se encontram em bom estado. Os círculos amarelos ou vermelhos indicam possíveis problemas que deve investigar. Quando clica em qualquer categoria, a sua página de detalhes lista qualquer coisa que precise de atenção. Na maioria dos casos, a descrição do que está errado inclui um link que o irá ajudar a resolver o problema. Se for alertado sobre algo que não deseja alterar, pode ajustar o alerta da mensagem de maneira a que o Norton 360 não o volte a incomodar com esse problema. Ver detalhes Na janela principal do Norton 360 pode ver um resumo de cada uma das quatro funções de protecção disponibilizadas pelo Norton 360. Pode consultar detalhes adicionais sobre cada função de protecção. Para consultar os detalhes de uma função de protecção 1 Na janela principal do Norton 360, clique no link Detalhes por baixo da função de protecção para a qual deseja consultar os seguintes detalhes: 1 O estado actual da função de protecção. 1 Uma lista das análises que a função efectua, e os resultados de cada análise. Em alguns casos, os resultados de uma análise podem incluir um link Detalhes que disponibiliza informação adicional. 1 Uma lista de coisas que pode fazer. 2 Depois de ver os detalhes, clique em Fechar. Para obter mais informações Aceder à Ajuda A documentação do produto ajuda-o a utilizar o Norton 360. É possível encontrar as informações de que necessita no computador e na página da Web da Symantec. A Ajuda encontra-se disponível em todo o produto da Symantec. A Ajuda fornece ligações para informação que o ajuda a efectuar as tarefas específicas que deseja completar. A Ajuda online fornece um guia que aborda todas as funcionalidades e tarefas do produto que podem ser executadas.

13 Introdução Para obter mais informações 13 Para aceder à Ajuda 1 Na janela principal, clique em Ajuda. 2 Na janela Ajuda, clique num separador no painel esquerdo. Estão disponíveis as seguintes opções: Índice Apresenta a Ajuda por tópicos Índice remissivo Apresenta todas as palavras-chave dos tópicos da Ajuda por ordem alfabética Procurar Abre uma caixa de procura, na qual pode introduzir uma palavra ou uma frase Pode imprimir qualquer um dos tópicos existentes na Ajuda. Para imprimir um tópico da Ajuda 1 Na janela Ajuda, clique no separador Índice. 2 Na lista Índice, seleccione o tópico que pretende imprimir e, em seguida, clique em Imprimir. 3 Seleccione se pretende imprimir apenas os tópicos seleccionados ou o tópico e todos os subtópicos nele contidos. 4 Clique em OK. Aceder à janela ou ao painel da Ajuda A janela e o painel da Ajuda fornecem ajuda específica para uma janela ou painel quando precisar de assistência. Para aceder à janela ou ao painel da Ajuda 4 Para aceder à janela ou ao painel da Ajuda, clicar em Ajuda em qualquer janela ou painel. Aceder à página da Web da Symantec Pode aceder à página da Web da Symantec num browser. Pode também aceder à página da Web de Suporte da Symantec em qualquer janela ou painel do Norton 360. Para aceder à página da Web da Symantec no browser 1 Abra o seu browser da Web. 2 Introduza o seguinte URL: Para aceder à página da Web do Suporte da Symantec a partir do seu produto 4 Pode também aceder à página da Web do Suporte da Symantec clicando em Suporte, em qualquer janela ou painel.

14 14 Introdução Para obter mais informações

15 Soluções de suporte EMEA Sobre o Suporte Bem vindo ao Suporte da Symantec. Para o ajudar a obter uma resposta para a sua dúvida ou problema, encontra-se disponível uma vasta selecção de opções disponibilizadas através de uns simples passos: Como utilizar este guia Assistência na instalação, configuração e resolução de problemas técnicos dos produtos Symantec. 1 Determine que tipo de suporte necessita utilizando a tabela que se segue. 1 Consulte a secção relevante e utilize as nossas opções de Suporte da Web para solucionar o seu problema. 1 Se o nosso Suporte da Web não solucionar o seu problema, contacte-nos por correio electrónico, chat ou telefone. Consulte a nossa tabela de orientação a seguir para obter apoio relativamente a problemas e dúvidas comuns: Problema Serviço de assistência aos clientes Suporte técnico Suporte e Remoção de Vírus Não consegue activar o produto Problemas com a renovação da subscrição Comprar o produto online

16 16 Soluções de suporte EMEA Como utilizar este guia Problema Serviço de assistência aos clientes Suporte técnico Suporte e Remoção de Vírus Obter informações ou apresentações do produto Adquirir uma actualização para o produto Problemas com o download do produto Solicitar a substituição de CDs e manuais com defeito Problemas durante ou depois da instalação Problemas com a ligação à Internet Não consegue enviar ou receber correio electrónico O produto exibe uma mensagem de erro Mensagens de erro do LiveUpdate Detecção e remoção de vírus ou spyware Conselhos sobre como proteger o seu computador

17 Soluções de suporte EMEA Serviço de assistência aos clientes 17 Serviço de assistência aos clientes Opções do Suporte dos Serviços de Apoio ao cliente 1 Suporte da Web 1 Suporte baseado em Correio Electrónico 1 Suporte por Telefone 1 Números do Suporte dos Serviços de Apoio ao Cliente Suporte da Web As respostas às perguntas colocadas ao serviço de assistência aos clientes podem ser consultadas no site da Web do suporte Symantec em: Para assistência com problemas relacionados com a activação ou subscrição de produtos leia o seguinte: Serviços de subscrição Os produtos Symantec Internet Security incluem um serviço de subscrição que permite receber actualizações através do LiveUpdate. Estas actualizações disponibilizam as mais recentes definições de vírus e spyware, bem como soluções e melhorias para o seu produto. O prazo do serviço de subscrição varia dependendo do produto Symantec em questão. Quando se aproximar o fim do prazo de validade do serviço de subscrição, ser-lhe-á solicitado que renove a subscrição. Abra o produto, clique em LiveUpdate e siga as instruções no ecrã. Para assistência com questões relacionadas com o serviço de subscrição, visite: Activação do produto Alguns produtos Symantec utilizam a activação do produto para proteger os utilizadores de software adulterado e pirateado. Durante o processo de instalação é-lhe solicitado que introduza uma chave de activação do produto. Normalmente, a chave do produto encontra-se num autocolante na caixa do CD. Se transferiu o produto da loja Symantec, a chave do produto está armazenada no seu computador, fazendo parte dos conteúdos transferidos. Para assistência com questões relacionadas com a activação de produtos, visite: Suporte baseado em Correio Electrónico Formulário de mensagem online do serviço de assistência aos clientes Para enviar uma mensagem electrónica ao departamento do Serviço de Apoio ao Cliente, pode utilizar o nosso formulário de mensagens online em:

18 18 Soluções de suporte EMEA Suporte por Telefone Suporte por Telefone Ser-lhe-á enviada uma resposta por correio electrónico. Se necessitar de mais assistência, contacte um representante do suporte da Symantec por telefone. Nesse site, seleccione o idioma pretendido e, em seguida, seleccione "doméstico/pequena empresa". Números do Suporte dos Serviços de Apoio ao Cliente País Código de acesso int. Número de telefone África do Sul (+27) Alemanha (+49) ou * Arábia Saudita (Apenas em inglês) (+966) Áustria (+43) Bélgica (+32) Canadá (Francês) (+1) Dinamarca (+45) Espanha (+34) Finlândia (+358) França (+33) Holanda (+31) Irlanda (+353) Israel (+972)

19 Soluções de suporte EMEA Endereço postal dos serviços de assistência ao cliente 19 País Código de acesso int. Número de telefone Itália (+39) Luxemburgo (+352) Noruega (+47) Polónia (+48) Reino Unido (+44) Suécia (+46) Suíça (+41) Endereço postal dos serviços de assistência ao cliente Symantec Consumer Support PO Box 5689 Dublin 15 Irlanda Suporte técnico Opções do Suporte Técnico 1 Suporte da Web 1 Suporte baseado em Correio Electrónico 1 Suporte por Chat 1 Suporte por Telefone Suporte da Web A Symantec disponibiliza suporte técnico GRATUITO através do seguinte site da Web: As ferramentas AutoFix encontram-se disponíveis para resolver problemas comuns do seu produto. Pode também efectuar uma procura na nossa Biblioteca de Soluções online, gratuita, para encontrar respostas para muitos problemas comuns.

20 20 Soluções de suporte EMEA Suporte baseado em Correio Electrónico Suporte baseado em Correio Electrónico Suporte por Chat Suporte por Telefone Para enviar uma mensagem de correio electrónico para um representante do Suporte Técnico, pode utilizar o nosso formulário de mensagens online em: Ser-lhe-á enviada uma resposta por correio electrónico. O suporte por chat online em tempo real com um representante do Suporte Técnico encontra-se disponível em: A Symantec disponibiliza uma serviço pago de suporte técnico por telefone. Para obter mais informações acerca de preços e políticas vigentes, visite o site da Web de suporte: País Código de acesso int. Número de telefone África do Sul (+27) Alemanha (+49) ou * Arábia Saudita (Apenas em inglês) (+966) Áustria (+43) Bélgica (+32) Canadá (Francês) (+1) (450) Dinamarca (+45) Espanha (+34) Finlândia (+358) França (+33)

21 Soluções de suporte EMEA Suporte para versões antigas e descontinuadas 21 País Código de acesso int. Número de telefone Grécia (Apenas em inglês) (+30) Irlanda (+353) Israel (+972) Itália (+39) Luxemburgo (+352) Holanda (+31) Noruega (+47) Polónia (+48) Reino Unido (+44) Suécia (+46) Suíça (+41) Turquia (Apenas em inglês) (+90) * De salientar que a nossa opção de Suporte Técnico por telefone é um serviço que envolve o pagamento de tarifas. Para obter os preços e outras informações consulte o site A Symantec Corporation reserva-se o direito de alterar o tarifário sem aviso prévio. Este é um serviço premium e é cobrado com base numa tarifa por minuto. Consulte o site para obter informações sobre os preços. Suporte para versões antigas e descontinuadas Geralmente, o suporte interactivo online e por telefone para os produtos para Utilizadores Domésticos da Symantec encontra-se disponível durante um período de dois anos após a data de edição dessa versão do produto. Por exemplo, se tem o Norton AntiVirus 2007, o suporte interactivo online e por telefone encontra-se disponível durante um período de dois anos após a edição dessa versão do produto. Depois dos serviços de suporte interactivo online e por telefone serem descontinuados para uma determinada versão do produto, pode continuar a aceder à nossa Biblioteca de Soluções de produtos no nosso site para encontrar respostas para os seus problemas.

22 22 Soluções de suporte EMEA Soluções de Vírus e Spyware Recomendamos a actualização do seu produto para a mais recente versão do mesmo com vista a receber suporte continuado para esse produto. Para mais informações, consulte a nossa política de suporte online em: Soluções de Vírus e Spyware Acha que o seu computador está infectado com spyware ou um vírus? Fornecemos conselhos especializados e resolução de problemas para identificar, eliminar e protegê-lo de qualquer ameaça ao seu computador: 1 Suporte da Web 1 Soluções por Telefone para Vírus e Spyware Suporte da Web Hoje, o ambiente online está a tornar-se cada vez mais sofisticado e complicado, bem como as ameaças que nele existem. Oferecemos-lhe as mais recentes informações de segurança. A partir do nosso site poderá: 1 Procurar gratuitamente na biblioteca de vírus e de riscos de segurança com informações e etapas de remoção para todas as ameaças. 1 Informe-se sobre os avisos de segurança que afectam o seu ambiente informático. 1 Detecção online de vírus gratuita 1 Detecção online de ameaças de segurança gratuita 1 Ferramentas de remoção gratuitas para ameaças persistentes 1 Artigos sobre segurança de computadores, cibercrime e muito mais Visite: Soluções por Telefone para Vírus e Spyware A Symantec oferece um serviço especializado de soluções para vírus e spyware que disponibiliza técnicos altamente qualificados para remover e proteger o seu sistema de qualquer ameaça, e ainda orientação sobre como melhor proteger o seu ambiente informático no futuro. Vantagens do Serviço de Soluções para Vírus e Spyware: 1 Diagnósticos de infecções por spyware ou vírus: Podemos identificar se a causa dos seus problemas é uma infecção por um vírus ou um spyware, pelo que irá saber exactamente o que tem de fazer. 1 Remoção de spyware e vírus: Alguns vírus e spyware podem incorporar-se no sistema operativo, dificultando a sua remoção, mesmo com o mais recente software de segurança. Os nossos Consultores Certificados pela Norton irão orientá-lo sobre o modo como remover mesmo os mais persistentes e maliciosos vírus ou spyware do seu sistema.

23 Soluções de suporte EMEA Suporte da Web 23 1 Respostas da maneira que deseja: Os nossos Consultores Certificados pela Norton conseguem identificar a ameaça e enviar-lhe instruções por escrito, guiá-lo através de todo o processo, ou até mesmo remover a ameaça do seu sistema via controlo remoto. (Desde que se encontre disponível uma ligação à Internet válida.) 1 Conselhos sobre como proteger o seu sistema: Para além de identificar e eliminar ameaças, os nossos Consultores Certificados pela Norton fornecem também conselhos, sugestões e truques sobre como melhor se proteger contra as cada vez mais frequentes ameaças online. 1 Acompanhamento por correio electrónico: Queremos ter a certeza que o seu problema foi solucionado. Estamos preocupados com a saúde do seu computador e a sua experiência, pelo que lhe damos a oportunidade de nos enviar comentários com vista a melhorarmos os nossos serviços. A consulta por telefone está sujeita a uma tarifa. Consulte o nosso site para obter os preços e mais informações: País Código de acesso int. Número de telefone África do Sul (+27) Alemanha (+49) Áustria (+43) Bélgica (Flamengo) (+32) Bélgica (Francês) (+32) Canadá (Francês) (+1) Dinamarca (+45) Espanha (+34) Finlândia (+358) França (+33) Irlanda (+353) Itália (+39) Holanda (+31)

24 24 Soluções de suporte EMEA Suporte da Web País Código de acesso int. Número de telefone Noruega (+47) Polónia (+48) Reino Unido (+44) Suécia (+46) Suíça (+41) ClubSymantec * De salientar que a nossa opção de serviço de remoção de vírus e spyware por telefone envolve o pagamento de tarifas. Para obter os preços e outras informações consulte o site A Symantec Corporation reserva-se o direito de alterar o tarifário sem aviso prévio. Visite o ClubSymantec e faça uma subscrição para receber gratuitamente um boletim informativo mensal do ClubSymantec Convidamo-lo a visitar o ClubSymantec, o seu centro de recursos completo e integrado para a segurança na Internet e outros tópicos relacionados com computadores. Como cliente da Symantec, pretendemos que a sua utilização do computador seja o mais segura, agradável e produtiva possível. Quer utilize o seu computador para gerir finanças pessoais, fazer compras online ou partilhar as suas mais recentes fotografias digitais com amigos e familiares, o ClubSymantec existe para que tire o máximo e melhor partido dos meios que utiliza. O nosso objectivo é fornecer continuamente as ferramentas e informações mais adequadas por forma a mantê-lo actualizado relativamente às mais recentes novidades sobre segurança na Internet. Actualizamos regularmente os sites do ClubSymantec - com novos artigos, produtos multimédia e também de suporte. O site do ClubSymantec é o lugar onde pode jogar, encontrar respostas para as suas dúvidas e, mas importante, onde pode aprender! Saiba mais em seleccionando o seu país no menu pendente da lista de países. Foram feitos todos os esforços para garantir a exactidão destas informações. No entanto, as informações aqui presentes podem estar sujeitas a alterações sem aviso prévio. A Symantec Corporation reserva-se o direito de efectuar quaisquer alterações sem aviso prévio.

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Manual do Utilizador Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados software

Leia mais

Manual do Utilizador PN: 11893486

Manual do Utilizador PN: 11893486 Manual do Utilizador PN: 11893486 Norton 360 Manual do Utilizador Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados

Leia mais

Norton 360 Online Guia do Usuário

Norton 360 Online Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Online Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Online Manual do Utilizador Documentação versão 2.0 Copyright 2008 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Norton 360 Online Manual do Utilizador Documentação versão 2.0 Copyright 2008 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O Software Licenciado e a Documentação são considerados

Leia mais

Manual do Utilizador do Norton 360

Manual do Utilizador do Norton 360 Manual do Utilizador Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais dos nossos produtos. Este manual é produzido com

Leia mais

Norton 360 Guia do Usuário

Norton 360 Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software comercial

Leia mais

Norton Internet Security Guia do Usuário

Norton Internet Security Guia do Usuário Guia do Usuário Norton Internet Security Guia do Usuário O software descrito neste guia é fornecido sob um contrato de licença e pode ser usado somente conforme os termos do contrato. Documentação versão

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Norton 360 Guia do Usuário

Norton 360 Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software comercial

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. TM Norton AntiVirus Online Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual para

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do Usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Manual do Utilizador do Norton AntiVirus

Manual do Utilizador do Norton AntiVirus Manual do Utilizador Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais dos nossos produtos. Este manual é produzido

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Norton 360TM Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo.

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Manual do Utilizador Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa

Leia mais

Manual do Utilizador do Norton AntiVirus

Manual do Utilizador do Norton AntiVirus Manual do Utilizador Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais dos nossos produtos. Este manual é produzido com

Leia mais

Manual do Utilizador do Norton Internet Security

Manual do Utilizador do Norton Internet Security Manual do Utilizador Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais dos nossos produtos. Este manual é produzido com

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Norton Internet Security

Norton Internet Security TM Norton Internet Security Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Norton TM AntiVirus Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, 'É o que está certo fazer.' A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir

Leia mais

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo.

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Manual do Utilizador Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa

Leia mais

Importante! Leia atentamente a secção de Activação dos serviços deste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu PC protegido. MEGA DETECTION Manual de instalação rápida

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do Usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA O. NOKIA PC SUITE 4.81 PARA NOKIA 6310i. Copyright Nokia Corporation 2002. Todos os direitos reservados.

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA O. NOKIA PC SUITE 4.81 PARA NOKIA 6310i. Copyright Nokia Corporation 2002. Todos os direitos reservados. MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA O NOKIA PC SUITE 4.81 PARA NOKIA 6310i Copyright Nokia Corporation 2002. Todos os direitos reservados. Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. REQUISITOS DO SISTEMA...1 3. INSTALAR

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo.

Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Manual do Utilizador Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Primeiros passos com o QuarkXPress 10.0.1

Primeiros passos com o QuarkXPress 10.0.1 Primeiros passos com o QuarkXPress 10.0.1 ÍNDICE Índice Documentos Relacionados...3 Requisitos do sistema...4 Requisitos de sistema: Mac OS X...4 Requisitos de sistema: Windows...4 Instalar: Mac OS...5

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Preocupa-se com o nosso Ambiente, É o que está certo fazer. A Symantec removeu a capa deste manual para reduzir as Pegadas Ambientais

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas Guia Rápido Versão 9.0 Mover a perícia - não as pessoas Copyright 2006 Danware Data A/S. Partes utilizadas sob licença de terceiros. Todos os direitos reservados. Revisão do documento: 2006080 Por favor,

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA. Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA. Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA Instalar o Nokia Connectivity Cable Drivers Índice 1. Introdução...1 2. Requisitos...1 3. Instalar O Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da instalação...2 3.2

Leia mais

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Suporte: http://support.kaspersky.com Informações gerais: www.kaspersky.com www.securelist.com 2013

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

para Mac Guia de Inicialização Rápida

para Mac Guia de Inicialização Rápida para Mac Guia de Inicialização Rápida O ESET Cybersecurity fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no ThreatSense, o primeiro mecanismo de verificação

Leia mais

Guia Rápido de Vodafone Conferencing

Guia Rápido de Vodafone Conferencing Guia de Utilizador Vodafone Guia Rápido de Vodafone Conferencing O seu pequeno manual para criar, participar e realizar reuniões de Vodafone Conferencing. Vodafone Conferencing Visão geral O que é uma

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Mensagens instantâneas

Mensagens instantâneas 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados

Leia mais

Guia de Início Rápido Antivirus Pro 2009 Importante! Leia atentamente a secção Activação do produto neste guia. As informações contidas nesta secção são essenciais para manter o seu computador protegido.

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Instruções para aceder ao correio electrónico via web

Instruções para aceder ao correio electrónico via web Caro utilizador(a) Tendo por objectivo a melhoria constante das soluções disponibilizadas a toda a comunidade do Instituto Politécnico de Santarém, tanto ao nível de serviços de rede como sistema de informação.

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do Usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

Guia do Signatário SAP DocuSign

Guia do Signatário SAP DocuSign Guia do Signatário SAP DocuSign Índice 1. Guia do Signatário SAP DocuSign... 2 2. Receber uma notificação por e-mail... 2 3. Assinar o documento... 3 4. Outras opções... 4 4.1 Terminar mais tarde... 4

Leia mais

Seu manual do usuário HP PAVILION DV6-1325SA http://pt.yourpdfguides.com/dref/4151621

Seu manual do usuário HP PAVILION DV6-1325SA http://pt.yourpdfguides.com/dref/4151621 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PAVILION DV6-1325SA. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

EM4587 Adaptador USB sem Fios com banda dupla

EM4587 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4587 Adaptador USB sem Fios com banda dupla 2 PORTUGUÊS EM4587 - Adaptador USB sem Fios com banda dupla Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar e ligar o EM4587 (apenas

Leia mais

Partilhar online. Exportar ficheiros. Introdução. Partilhar online

Partilhar online. Exportar ficheiros. Introdução. Partilhar online Share Online 2.0 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop Guia de Inicialização Rápida O ESET NOD32 Antivirus 4 fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no mecanismo de

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Internet Móvel Clix. Guia de Instalação

Internet Móvel Clix. Guia de Instalação Internet Móvel Clix Guia de Instalação Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes de instalar... 2 Instalar a Internet Móvel... 3 Desinstalar a Internet Móvel... 3 Janela principal da Internet Móvel... 4 Informações

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice:

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice: Nota Introdutória: Este documento irá guiá-lo(a) através dos procedimentos necessários para obtenção correcta do seu Certificado Digital. Por favor consulte o índice de modo a encontrar, de uma forma mais

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Guia do usuário. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo.

Guia do usuário. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Guia do usuário Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente, é a coisa certa a se fazer. A Symantec retirou a capa deste manual

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 - Adaptador USB sem Fios com banda dupla 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar e ligar o EM4586 (apenas

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do Usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Mensagens instantâneas

Mensagens instantâneas 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados neste

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 2 PORTUGUÊS EW7033 Caixa para discos rígidos SATA de 2,5" USB 3.0 Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem...

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

Partilha online 1.1. Nokia N76-1

Partilha online 1.1. Nokia N76-1 Partilha online 1.1 Nokia N76-1 AUSÊNCIA DE GARANTIAS As aplicações de terceiros fornecidas com o dispositivo podem ter sido criadas e podem constituir propriedade de pessoas ou entidades que não são subsidiárias

Leia mais

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 2 Conteúdos F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 Conteúdos Capítulo 1: Introdução...3 1.1 Gerir subscrição...4 1.2 Como ter a certeza de que o meu computador está protegido...4

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração Dicas e Recomendações...1 Instalação...2 Configuração...2 Primeiros Passos...2 Sincronização de Pastas (Partilha de Arquivos)...3 Criar uma nova rede de partilha

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas

Leia mais

Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010

Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 A Manutenção do Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA consiste numa infra-estrutura de disponibilidade

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Manual do Nero ControlCenter

Manual do Nero ControlCenter Manual do Nero ControlCenter Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ControlCenter e todo o seu conteúdo estão protegidos pelos direitos de autor e são propriedade da Nero

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALAÇÃO

Leia mais

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido Plano E-commerce 1 ÍNDICE 1 GUIA DE INÍCIO RÁPIDO... 3 2 WEB SITE DE ADMINISTRAÇÃO... 3 3 ASSISTENTE DE CONFIGURAÇÃO... 4 4 CRIAR CATEGORIAS... 7 5 CRIAR PRODUTOS... 9 6 VERIFICAR OPÇÕES IMPORTANTES DO

Leia mais

Manual do Utilizador MAC OS

Manual do Utilizador MAC OS Manual do Utilizador MAC OS Impressoras de Rede / Sistemas Operativos MAC OS Versão 1.1, Setembro de 2012 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática,

Leia mais