Aula 13 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 13 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria"

Transcrição

1 Aula 13 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4

2 Sumário Elétrons e Ondas de Matéria A Equação de Schrödinger Determinação da Densidade de Probabilidade 2

3 Elétrons e Ondas de Matéria Sabemos que a luz possui um caráter dual, onda-partícula. Umas das perguntas feitas por cientistas da época, após esta descoberta foi......e a matéria, possui também um caráter dual partícula-onda?

4 Elétrons e Ondas de Matéria Em 1924, Louis de Broglie propôs um novo raciocínio: Se um feixe luminoso é uma onda, mas transfere energia e momento à matéria através de pacotes de energia (fótons)......então... Porque não podemos pensar em um elétron (ou qualquer outra partícula), como uma onda de matéria???

5 Elétrons e Ondas de Matéria Einstein propôs a ideia de que um fóton possui momento linear Assim, de Broglie (1924) sugeriu que a mesma equação definida por Einstein fosse aplicada aos elétrons para determinar o comprimento de onda de uma partícula (elétron) (Comprimento de onda de de Broglie ou Comprimento de onda da matéria) Essa ideia foi comprovada experimentalmente em 1927, nos laboratórios Bell (Aberdeen, Escócia), num experimento de fenda dupla onde observou-se a difração de elétrons.

6 Elétrons e Ondas de Matéria O fenômeno de interferência e difração também foram observados em feixes de prótons, nêutrons e outros tipos de átomos; Em 1994, o fenômeno foi comprovado com moléculas de Iodo (I vezes maior que o e-) Em 1999, o efeito também foi observado em moléculas de fulerenos C60 e C70 (~1 nm de diâmetro e centenas de milhares de vezes mais pesadas que um elétron). Molécula de C60 Analogia da estrutura

7 Elétrons e Ondas de Matéria Podemos observar este fenômeno para qualquer tamanho de partícula? Quando as partículas analisadas passam a ser muito grandes, esse efeito associado à natureza ondulatória do corpo se torna tão pequeno que não pode ser observado (nem mesmo pelos melhores equipamentos que possam medir tal fenômeno).

8 Elétrons e Ondas de Matéria Física clássica...partículas passando por fenda dupla!!! Situação: por exemplo, bolas de ping-pong (ou bolas de gude) passando por fendas de largura igual ou maior que o diâmetro da bola; O vídeo é em inglês, mas é super interessante! Ref. da imagem:

9 Elétrons e Ondas de Matéria Mundo Quântico...partículas passando por fenda dupla!!! Situação: por exemplo, elétrons passando por fendas com largura igual ou maior que o diâmetro do elétron;

10 Elétrons e Ondas de Matéria Mundo Quântico...partículas passando por fenda dupla!!! É possível observar a DIFRAÇÃO DE ELÉTRONS...Mas, e se interferirmos no experimento para observar em qual fenda o elétron passa??? Se interferir no experimento, não se observa mais o comportamento ondulatório!

11 Elétrons e Ondas de Matéria VÍDEO: youtube Experimento com difração de elétrons (note neste vídeo que no início o resultado parece que será uma distribuição aleatória dos elétrons na tela. Com o passar do tempo começa a aparecer o padrão de interferência) Explicação sobre a difração de elétrons (alunos da UTFPR explicando) (ótima ilustração / vídeo em inglês)

12 Elétrons e Ondas de Matéria Exemplo 38-5 Qual é o comprimento de onda de de Broglie de um elétron com uma energia cinética de 120 ev?

13 Elétrons e Ondas de Matéria Exemplo 38-5 Qual é o comprimento de onda de de Broglie de um elétron com uma energia cinética de 120 ev? Note que K << E0 = 0,511MeV, então podemos usar a aproximação clássica.

14 Elétrons e Ondas de Matéria Vimos então que a matéria (partículas) também possui um comportamento ondulatório. A pergunta agora é... Como será feito o tratamento matemático para uma onda de matéria?

15 A Equação de Schrödinger Já estudamos que no caso de uma onda luminosa ou sonora podemos representar sua variação no tempo e no espaço através de alguma grandeza. Por exemplo: campo elétrico E (x, y, z, t); Porém, que grandeza devemos associar a uma onda de matéria? Essa grandeza é chamada de função de onda (x, y, z, t) É uma onda que, além de transportar energia e momento, também transporta massa e (possivelmente) carga elétrica. Também pode ser uma função complexa: Onde = 2 f.

16 A Equação de Schrödinger O que significa a Função de Onda? Descreve a distribuição de probabilidade de uma partícula o espaço, afinal, a onda de matéria é uma onda de probabilidade. Obs.: é fácil imaginar esta situação pensando em um único elétron em torno do núcleo. A trajetória do elétron nós sabemos definir, mas a exata posição dele sobre essa trajetória não é possível afirmar. Podemos afirmar apenas qual é a probabilidade de ser encontrada numa determinada posição; Imaginar a ideia do experimento de Young - trocando o feixe luminoso por um feixe de elétrons (análise do caráter corpuscular) ;

17 A Equação de Schrödinger Comparação - Experimento de Young - trocando o feixe luminoso por um feixe de elétrons Detector de elétrons Feixe de elétrons Qual a probabilidade do detector indicar a presença de um elétron (partícula) em um intervalo de tempo específico?

18 A Equação de Schrödinger A probabilidade de que o detector indique a presença de um elétron (partícula) em um intervalo de tempo específico é proporcional a 2 2 é chamado de densidade de probabilidade lembrando que 2 =. * onde * é o complexo conjugado. Afinal, lembre-se que pode ser uma função complexa.

19 A Equação de Schrödinger Assim, se a análise for feito num volume V, temos que: A probabilidade (por unidade de tempo) de uma partícula ser detectada em um pequeno volume com centro em um dado ponto é proporcional ao valor de 2 nesse ponto.

20 A Equação de Schrödinger Lembre-se que: Ondas mecânicas obedecem às Leis de Newton Ondas eletromagnéticas obedecem às Equações de Maxwell Ondas de Matéria obedecem à Equação de Schrödinger (descrição de partículas de escala atômica ou subatômica)

21 A Equação de Schrödinger Mas, como sabemos o perfil da função de onda que descreve uma partícula livre??? - A verdade é que a equação de Schrödinger nos fornece essa solução!! Erwin Schrödinger apresentou essa equação em 1926, que é a equação fundamental da mecânica quântica (recebeu o Prêmio Nobel em 1933, junto a Dirac). A equação de Schrödinger para uma partícula com energia definida E, é:, onde:

22 A Equação de Schrödinger Situação: -Partícula Livre, ou seja, U(x) = 0, não há nenhuma força atuando sobre a partícula. Movimento unidimensional. - Sob estas condições, qual é o perfil da função de onda?...quadro e giz...

23 Aplicação: Determinação da densidade de probabilidade Já estudamos sobre... Determinação da densidade de probabilidade 2 ; Vamos analisar uma aplicação agora. Situação: Vamos descrever uma partícula livre, ou seja, nesta situação não há nenhuma força atuando sobre a partícula. Como não há nenhuma força atuando sobre a partícula, vamos supor que podemos calcular o momento linear com precisão; Qual é a probabilidade de encontrar uma partícula livre (movimento unidimensional) num qualquer ponto x entre mais infinito e menos infinito?...(descrição no próximo slide)...

24 Aplicação: Determinação da densidade de probabilidade Determinação da densidade de probabilidade 2 ; Supondo uma função de onda em função de x, dada por: Portanto, não há uma posição mais provável para encontrar a partícula ao longo do eixo x. Porque?

25 Aplicação: Determinação da densidade de probabilidade Determinação da densidade de probabilidade 2 ; Porque isso ocorre???

26 O Princípio de Incerteza de Heisenberg O Físico alemão Heisenberg desenvolveu as relações/princípio de incerteza de Heisenberg, que estabelece que: Não é possível medir, simultaneamente, a posição e a quantidade de movimento de uma partícula com precisão ilimitada!

27 O Princípio de Incerteza de Heisenberg O Físico alemão Heisenberg desenvolveu as relações de incerteza de Heisenberg, que estabelece que: Não é possível medir, simultaneamente, a posição e a quantidade de movimento de uma partícula com precisão ilimitada! Se: px 0 x. **Na análise gráfica sobre a densidade de probabilidade =1, supomos que não há nenhuma força agindo sobre a partícula (U(x)=0). Assim, sabemos com 100% de precisão o momento da partícula, mas nada sabemos sobre a sua posição (justificativa do gráfico 38.12!)

28 O Princípio de Incerteza de Heisenberg O Físico alemão Heisenberg desenvolveu as relações de incerteza de Heisenberg, que estabelece que: Princípio de Incerteza de Heisenberg para a posição e o momento linear Princípio de Incerteza de Heisenberg para a energia e o intervalo de tempo

29 O Princípio de Incerteza de Heisenberg Exemplo 38-6 (Halliday): Um elétron está se movendo ao longo do eixo x, e sua velocidade, medida com uma precisão de 0,50%, é 2,05x106 m/s. Qual é a menor indeterminação (de acordo com o princípio de incerteza de Heisenberg da teoria quântica) com a qual pode ser medida simultaneamente a posição do elétron no eixo x?

30 Voltando à Equação de Schrödinger... Vimos que é possível descrever o estado de uma partícula através de uma função de onda; Porém, o que acontece se quisermos escrever o estado de um gato através de uma função de onda? Experimento do gato de Schrödinger!

31 Experimento mental... Experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger em 1937; Para os amantes dos animais...não se preocupe, sou apenas um gato imaginário!

32 Experimento mental... Experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger em 1937; -Ao lado do detector é colocado um átomo radioativo que apresente a seguinte característica: ele tem 50% de probabilidade de emitir uma partícula alfa a cada hora. -Se houver o decaimento radioativo, o detector é acionado e o martelo quebra o vidro! - Se o vidro, com veneno dentro, for quebrado, o gato morre! O gato de Schrödinger!

33 Experimento mental... Experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger em 1937; Se tentarmos descrever o que ocorreu no interior da caixa, através das leis da mecânica quântica, o gato viria descrito por uma função de onda extremamente complexa resultado da superposição de dois estados, combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto". Ou seja, aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez 'vivo' e 'morto'; correspondente a dois estados indistinguíveis!

34 Experimento mental... Experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger em 1937; -O senso comum nos predispõe que o gato não pode estar vivo e morto. Mas a mecânica quântica afirma que, se ninguém olhar o interior da caixa, o gato se encontrará numa superposição dos dois estados possíveis: vivo e morto ( onda de probabilidade ) -Porém, se abrirmos a caixa e realizarmos uma medida, o observador interage com o sistema e o altera, rompendo a superposição dos dois estados, com o que o sistema decai em um dos dois estados possíveis (colapso da função de onda).

35 Experimento mental... Experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger em 1937; Essa superposição de estados é uma consequência da natureza ondulatória da matéria, e sua aplicação à descrição mecânica quântica dos sistemas físicos é que permite explicar o comportamento das partículas elementares e dos átomos. A aplicação disso aos sistemas macroscópicos como o gato nos levaria ao paradoxo proposto por Schrödinger. 23_MA14.asp

36 Experimento mental... Gedankenexperiment - Interprete agora o resultado da difração de elétrons fazendo uma analogia ao gato de Schrödinger - sem ninguém observar, quais são os estados possíveis do elétron? - e se observar, a função de onda colapsa para um dos estados?

37 Para pensar... Muitos resultados da Física Quântica fogem do nosso senso comum!!! Alguns paradoxos podem aparecer quando queremos utilizar a Física Quântica em situações macroscópicas (como no gato de Schrödinger ); Richard Feymann, prêmio Nobel de Física, já dizia: "quem não ficar pasmado com a física quântica é porque não a compreendeu".

38 ...

Aula 13 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria

Aula 13 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Aula 13 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Elétrons e Ondas de Matéria A Equação de Schrödinger Determinação da Densidade de Probabilidade 2 Elétrons e Ondas

Leia mais

A Antiga Mecânica Quântica

A Antiga Mecânica Quântica A Antiga Mecânica Quântica Química Quântica Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Dualidade Partícula Onda O Princípio da Incerteza Quantização da Energia E = hν Aplicações bem sucedidas: Radiação do Corpo Negro

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...relembrando... Relembrando... Elétrons e Ondas de Matéria Em 1924, Louis de Broglie propôs um novo raciocínio: Se um feixe luminoso

Leia mais

Física Aplicada Aula 13

Física Aplicada Aula 13 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Aplicada Aula 13 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Edifício Oscar Sala sala 220 rizzutto@if.usp.br http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=24279

Leia mais

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da matéria na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tinha associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões

Leia mais

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 12ª Aula (25/09/2014)

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 12ª Aula (25/09/2014) Física IV Poli Engenaria Elétrica: 1ª Aula (5/9/14) Prof. Alvaro Vannucci Na última aula vimos: Modelo de Bor para o átomo de idrogênio: órbitas permitidas são as que possuem momento angular: L r p mvr

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Instituto de Química - Estrutura Atômica As propriedades ondulatórias do elétron Hermi F. Brito hefbrito@iq.usp.br QFL 1101 Química Geral I, -03-2017 Dualidade onda-partícula

Leia mais

Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker

Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 38 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual é o nome das partículas associadas ao campo eletromagnético? a) Fônons. b)

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Uma outra vez a experiência da dupla fenda 18/11/015 Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Probabilidade de chegada do elétron, com a fenda fechada: * 1 1 1 * Probabilidade

Leia mais

Cap. 38 Fótons e ondas de matéria

Cap. 38 Fótons e ondas de matéria Cap. 38 Fótons e ondas de matéria Problemas com a mecânica clássica: Radiação de corpo negro; Efeito fotoelétrico; O fóton; Efeito fotoelétrico explicado; Exemplo prático: fotoemissão de raios-x; Efeito

Leia mais

Mecânica Quântica. Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa

Mecânica Quântica. Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa Mecânica Quântica Veremos hoje: Dualidade onda partícula Princípio da Incerteza Formulações da MQ Equação de Schrodinger Partícula numa caixa Limitações do modelo de Bohr A teoria de Bohr não era capaz

Leia mais

O átomo de Rutherford

O átomo de Rutherford O átomo de Rutherford Elétrons orbitando o núcleo F Elétrica F Centrifúga Quando uma carga elétrica muda de velocidade ou direção, ela deve irradiar energia. Radiação Eletromagnética É o produto de campos

Leia mais

Introdução à Química Moderna

Introdução à Química Moderna Introdução à Química Moderna Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Radiação de Corpo Negro Objeto com T 0K:emite radiação eletromagnética. T 0K Física Clássica: vibração térmica dos átomos e moléculas, provoca

Leia mais

Como Entender a Física Quântica em 8 Passos! Passos

Como Entender a Física Quântica em 8 Passos! Passos Como Entender a Física Quântica em 8 Passos! A física quântica (também chamada de teoria quântica ou mecânica quântica) é um ramo da física que permite uma descrição do comportamento e interação da matéria

Leia mais

Comportamento ondulatório da matéria

Comportamento ondulatório da matéria Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tina associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões conecidas

Leia mais

Propriedades Ondulatórias da matéria

Propriedades Ondulatórias da matéria Propriedades Ondulatórias da matéria 184 Postulado de de Broglie: A luz que apresenta fenômenos como difração e interferência tem também propriedades que só podem ser interpretadas como se ela fosse tratada

Leia mais

3. Propriedades ondulatórias das partículas

3. Propriedades ondulatórias das partículas 3. Propriedades ondulatórias das partículas Sumário Ondas de de Broglie Pacotes de onda Difração de partículas Microscópio eletrônico Princípio da incerteza Fótons Ondas eletromagnéticas têm propriedades

Leia mais

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 13ª Aula (30/09/2014)

Física IV Poli Engenharia Elétrica: 13ª Aula (30/09/2014) Física IV Poli Engenharia Elétrica: 13ª ula (3/9/14) Prof. laro Vannucci Na última aula imos: Proposta de de roglie: associar caráter ondulatório para as partículas: h p ou p K h Função de onda não tem

Leia mais

Se fizermos a mesma análise, para qualquer outra face do dado, teremos a mesma probabilidade 1/6 (um sexto).

Se fizermos a mesma análise, para qualquer outra face do dado, teremos a mesma probabilidade 1/6 (um sexto). Entendendo a Função de Onda: 1º Exemplo) Suponha que vamos jogar um dado de 6 (seis) faces para o alto. Qual é a probabilidade de tirarmos o número 3 (três)? -> como o total de lados possíveis é 6 (seis),

Leia mais

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO

CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO FÍSICA QUÂNTICA: FÓTONS E ONDAS DE MATÉRIA - II Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 38 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Fótons e ondas de matéria Revisão O) Fóton: 1905 Einstein: luz quantizada fóton

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 4 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA ÍNDICE 4.1- Postulados de

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA ÍNDICE 5.1- Postulados

Leia mais

Espectros de linhas e o modelo de Bohr

Espectros de linhas e o modelo de Bohr n = 6 n = 5 n = 4 n = 3 1 R 2 1 2 n 1 2 Série de Balmer (visível) O Bohr baseou seu modelo em quatro postulados: O Somente órbitas de certos raios, correspondendo a certas energias definidas, são permitidas

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento

Leia mais

Fundamentos de Química Quântica

Fundamentos de Química Quântica Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Fundamentos de Química Quântica Aula 1 Professora: Melissa Soares Caetano Origem da teoria quântica

Leia mais

Estrutura Eletrônica dos átomos

Estrutura Eletrônica dos átomos Estrutura Eletrônica dos átomos 3- Os espectros de emissão dos gases Como a equação de Rydberg poderia ser explicada? Os estados de energia do átomo de hidrogênio Se n f é menor que n i, o e- move-se para

Leia mais

Disciplina: Física IV Física Moderna

Disciplina: Física IV Física Moderna Disciplina: Física IV Física Moderna Instrutor: Prof. Carlos Eduardo Souza - Cadu Sala: A2-15 (IF, andar 1P) Email: carloseduardosouza@id.uff.br Site do curso: http://cursos.if.uff.br/fisicaiv_xxi_0216/

Leia mais

I. ANTES DE ASSISTIR À PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS SEGUINTES PERGUNTAS:

I. ANTES DE ASSISTIR À PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS SEGUINTES PERGUNTAS: TÍTULO: TUDO SOBRE A INCERTEZA DURAÇÃO: 50 min GRAUS: 9-12 MATÉRIAS: FÍSICA E MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Como a ciência pode ser baseada no princípio da incerteza? Este programa busca as respostas para essa

Leia mais

1. (Fuvest-SP) Resolução

1. (Fuvest-SP) Resolução 1. (Fuvest-SP) Na estratosfera, há um ciclo constante de criação e destruição do ozônio. A equação que representa a destruição do ozônio pela ação da luz ultravioleta solar (UV) é O gráfico representa

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 10 Nem partícula e nem onda 3 1. Revisão: experiências com corpúsculos. 2. Indeterminação. Equação de Schrödinger. 3. Caminhos. 4. Partículas Idênticas.

Leia mais

Física Moderna I Aula 11. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal

Física Moderna I Aula 11. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal Física Moderna I Aula 11 Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal 916940 munhoz@if.usp.br 1 Propriedades ondulatórias da matéria Se as partículas que constituem a matéria (como os elétrons) possuem

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Dualidade Onda-Partícula: Descrição Clássica

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15 /Abr/014 Aula 15 Ondas de matéria; comprimento de onda de de Broglie. Quantização do momento angular no modelo de Bohr. Difracção e interferência. Função de onda; representação matemática do pacote de

Leia mais

A Dualidade Onda-Partícula

A Dualidade Onda-Partícula A Dualidade Onda-Partícula O fato de que as ondas têm propriedades de partículas e viceversa se chama Dualidade Onda-Partícula. Todos os objetos (macroscópicos também!) são onda e partícula ao mesmo tempo.

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...continuação... Energia de um Elétron Confinado Funções de Onda de um Elétron Confinado Um Elétron em um Poço de Potencial Finito

Leia mais

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ =

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ = O Modelo Mecânico-Quântico Louis de Broglie apresentou a idéia de que, se as ondas luminosas exibiam características de partícula, então talvez as partículas de matéria pudessem mostrar propriedades ondulatórias.

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 22. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna. Aula 22. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna Aula 22 Professora: Mazé Bechara Aula 22 As bases da Mecânica Quântica. O princípio de complementaridade de Bohr 1. A interpretação probabilística de Max-Born da

Leia mais

Aula 9 Mais ondas de matéria I. Física Geral F-428

Aula 9 Mais ondas de matéria I. Física Geral F-428 Aula 9 Mais ondas de matéria I Física Geral F-48 Resumo da aula passada: Dualidade onda-partícula e o princípio da complementaridade; Comprimento de onda de de Broglie: = h/p Função de onda (x,y,z,t A

Leia mais

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível

Leia mais

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo Estrutura atômica Modelo quântico do átomo Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química Mecânica quântica - mecânica ondulatória Elétrons como

Leia mais

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM

FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM FÍSICA IV PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10-28/10/2017 TURMA: 0053- A HORÁRIO: 7M PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1 Introdução à Física Moderna 2 Objetivos do Aprendizado Explicar a absorção e emissão da

Leia mais

DATA PARA ENTREGA: / / 2012

DATA PARA ENTREGA: / / 2012 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA AVALIAÇÃO: EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES II DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR(A): HUDSON DE AGUIAR ALUNO(A) DATA: / /2012 TURMA: M SÉRIE: 3º ANO DATA PARA ENTREGA: / / 2012

Leia mais

Fótons e ondas de matéria

Fótons e ondas de matéria Fótons e ondas de matéria Um novo mundo Física quântica Por que as estrelas brilham? Tabela periódica Dispositivos microeletrônica Cobre bom condutor Vidro isolante Bioquímica etc O espectro de corpo negro

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

Elétrons como ondas? Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química

Elétrons como ondas? Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química OS ELÉTRONS O MODELO DA MECÂNICA QUÂNTICA E AS ENERGIAS ELETRÔNICAS Modelo atual se baseia na MECÂNICA QUÂNTICA Considera os conceitos da quantização da energia eletrônica (Bohr), fornecendo uma explicação

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 25. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 25. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 25 Professora: Mazé Bechara Aula 25 As ondas de partículas materiais - interpretações. 1. Determinação da energia ou energia de ponto zero, a partir do princípio

Leia mais

O Elétron como Onda. Difração de Bragg

O Elétron como Onda. Difração de Bragg O Elétron como Onda Em 1924, de Broglie sugeriu a hipótese de que os elétrons poderiam apresentar propriedades ondulatórias além das suas propriedades corpusculares já bem conhecidas. Esta hipótese se

Leia mais

Física Quântica. Efeito fotoelétrico

Física Quântica. Efeito fotoelétrico Física Quântica Você pode estar se perguntando: por que devo estudar física quântica? Um dia vou usar? Talvez nunca use... mas se um dia por ventura quiser se aventurar pela modelagem molecular, biofísica

Leia mais

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06 Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com

Leia mais

Física Moderna A FÍSICA DO SÉCULO XX

Física Moderna A FÍSICA DO SÉCULO XX Física Moderna A FÍSICA DO SÉCULO XX Uma abordagem voltada para o ensino médio Carlos-Mauricio-Sergio-Welton Mini curso de 3 aulas Sabemos que não se pode ensinar 100 anos de evolução de física moderna

Leia mais

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier Atomística Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Nem sempre foi tão fácil observar um átomo... Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson 400 a.c. até 1897 d.c. O Modelo de

Leia mais

Aula 1 Conceitos Básicos sobre Radiação. F 107 Física para Biologia 1º Semestre de 2010 Prof.Dr. Edmilson JT Manganote

Aula 1 Conceitos Básicos sobre Radiação. F 107 Física para Biologia 1º Semestre de 2010 Prof.Dr. Edmilson JT Manganote Aula 1 Conceitos Básicos sobre Radiação Introdução O que vamos discutir? Tipos e características das radiações Teoria dos quanta Dualidade onda-partícula Microscópio eletrônico A radiação é a propagação

Leia mais

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 10. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física Moderna I. Aula 10. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física Moderna I Aula 10 Professora: Mazé Bechara Aula 10 - Efeito Compton ou o espalhamento dos Raios-X na interação com a matéria 1. O Efeito Compton o que é.. As características

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 10 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 10 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário A relatividade das distâncias Contração do Espaço Transformada de Lorenz A transformação das velocidades Relembrando...

Leia mais

Surpresas do Mundo Microscópico

Surpresas do Mundo Microscópico Surpresas do Mundo Microscópico Thiago R. de Oliveira Instituto de Física Universidade Federal Fluminense (UFF) Agradecimentos: Prof. Ernesto Galvão e Daniel Jonathan História da Mecânica Mecânica : estudo

Leia mais

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron Tubos de Crookes e a descoberta do elétron (A) Efeito de um obstáculo no caminho dos raios catódicos. Raios Catódicos High voltage source of high voltage shadow Resultados independem do gás usado para

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA

POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA FERNANDA MARIA RODRIGUEZ ABRIL/2015 Resumo da Apresentação O que é Mecânica Quântica? Cenário no fim do século XIX; Radiação do corpo negro;

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Max Planck Pai da Física Quantica

Max Planck Pai da Física Quantica A Mecânica Quântica é a parte da física que estuda o movimento dos corpos microscópicos em altas velocidades. As principais conclusões da Física Quântica são que, em estados ligados, a energia não se troca

Leia mais

Estrutura da Matéria Prof. Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Prof. Fanny Nascimento Costa Estrutura da Matéria Prof. Fanny Nascimento Costa (fanny.costa@ufabc.edu.br) Aula 07 Revisão da última aula Orbitais Números quânticos O átomo de hidrogênio Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm

Leia mais

Mecânica Quântica Para Todos

Mecânica Quântica Para Todos Mecânica Quântica Para Todos Física - Terceira Sessão Armando Teixeira 1 1 Luso Academia The L Project Centro Tecnológico Nacional / Acelera Angola Índice Motivação Histórica 1 Motivação Histórica 2 3

Leia mais

Aula 14 - Ondas de Matéria

Aula 14 - Ondas de Matéria Aula 14 - Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário O Efeito Túnel Capítulo 39 Mais sobre ondas de matéria Introdução Ondas em Cordas e Ondas de Matéria Energia de um Elétron Confinado Funções

Leia mais

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON MODELO QUÂNTICO PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON EINSTEIN: usou o efeito fotoelétrico para demonstrar que a luz, geralmente imaginada como tendo propriedades de onda, pode também ter propriedades de

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 26. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 26 Professora: Mazé Bechara Onde estamos, quem somos nós? Ocorreu alguma data importante à Vida da USP, recentemente? E à Vida do Brasil? USP e a batalha da R. Maria

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

INTRODUÇÃO. O mundo das coisas pequenas é estranho...

INTRODUÇÃO. O mundo das coisas pequenas é estranho... INTRODUÇÃO O mundo das coisas pequenas é estranho... INTRODUÇÃO As partículas materiais se comportam como ondas... INTRODUÇÃO As ondas-partículas são descritas probabilisticamente... INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA - É a ciência que estuda a matéria e suas transformações ; - Estuda as interações com as substâncias e energia

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

Sequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétrico

Sequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétrico UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA SBF/CAPES Produto Educacional Sequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétrico

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 15 Professora: Mazé Bechara Aula 15 Espectros de absorção e emissão atômica e modelo atômico de Thomson. 1. Evidências experimentais da existência de estrutura nos

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

pessoal.utfpr.edu.br/renan

pessoal.utfpr.edu.br/renan Aula 2: Espectro de emissão do hidrogênio: Balmer e Rydberg O átomo de Bohr Princípio da incerteza Partícula na caixa Prof. Renan Borsoi Campos pessoal.utfpr.edu.br/renan O espectro eletromagnético da

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. Química Geral

TEORIA ATÔMICA. Química Geral TEORIA ATÔMICA Química Geral 1 Modelo Atômico de Dalton John Dalton 1766 1844: Físico, Químico e Meteorologista inglês Primeira tentativa de relacionar mudanças químicas a eventos que ocorrem ao nível

Leia mais

Uma breve história do mundo dos quanta. Érica Polycarpo Equipe de Física Coordenação: Prof. Marta Barroso

Uma breve história do mundo dos quanta. Érica Polycarpo Equipe de Física Coordenação: Prof. Marta Barroso Uma breve história do mundo dos Érica Polycarpo Equipe de Física Coordenação: Prof. Marta Barroso Tópicos da Terceira Aula Espectros atômicos Evolução dos modelos atômicos Thomson Rutherford Bohr Princípio

Leia mais

NATUREZA DUAL DA LUZ E EFEITO FOTOELÉTRICO. 1) A primeira hipótese cientificamente válida para explicar a natureza da luz:

NATUREZA DUAL DA LUZ E EFEITO FOTOELÉTRICO. 1) A primeira hipótese cientificamente válida para explicar a natureza da luz: NATUREZA DUAL DA LUZ E EFEITO FOTOELÉTRICO 1) A primeira hipótese cientificamente válida para explicar a natureza da luz: a) Data do antigo Egito, tendo sido elaborada pelo faraó Amenóphis IV em homenagem

Leia mais

Disciplina: Física IV Física Moderna

Disciplina: Física IV Física Moderna Disciplina: Física IV Física Moderna Instrutor: Prof. Carlos Eduardo Souza - Cadu Sala: A2-15 (IF, andar 1P) Email: carloseduardosouza@id.uff.br Site do curso: http://cursos.if.uff.br/fisicaiv_xxi_0216/

Leia mais

Erwin Schrödinger. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Erwin Schrödinger. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode O

Leia mais

UFABC - Física Quântica - Curso Prof. Germán Lugones. Aula 9. Soluções da equação de Schrödinger: partícula numa caixa infinita

UFABC - Física Quântica - Curso Prof. Germán Lugones. Aula 9. Soluções da equação de Schrödinger: partícula numa caixa infinita UFAB - Física Quântica - urso 017.3 Prof. Germán Lugones Aula 9 Soluções da equação de Schrödinger: partícula numa caixa infinita 1 Dada uma função de energia potencial V(x) que representa um certo sistema,

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO FÍSICA IV PROF. DR. DURVAL RODRIGUES JUNIOR SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO Como na Biblioteca do Campus I e do Campus II temos bom número de cópias do Halliday e poucas do Serway, os

Leia mais

Aula 17 Tudo sobre os Átomos

Aula 17 Tudo sobre os Átomos Aula 17 Tudo sobre os Átomos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Algumas propriedades dos átomos; O spin do elétron; Momento Angular e momento magnético; O experimento de Stern-Gerlach; O princípio

Leia mais

Aula 14 - Ondas de Matéria

Aula 14 - Ondas de Matéria Aula 14 - Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário O Efeito Túnel Capítulo 39 Mais sobre ondas de matéria Introdução Ondas em Cordas e Ondas de Matéria Energia de um Elétron Confinado Funções

Leia mais

Aula de Física Atômica e molecular. Operadores em Mecânica Quântica Prof. Vicente

Aula de Física Atômica e molecular. Operadores em Mecânica Quântica Prof. Vicente Aula de Física Atômica e molecular Operadores em Mecânica Quântica Prof. Vicente Definição Seja f uma quantidade física que caracteriza o estado de um sistema quântico. Os valores que uma dada quantidade

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. Elétron ejetado. luz. Originalmente observado por Hertz em 1887

Efeito Fotoelétrico. Elétron ejetado. luz. Originalmente observado por Hertz em 1887 Efeito Fotoelétrico Efeito Fotoelétrico Elétron ejetado luz Originalmente observado por Hertz em 1887 Elétrons ejetados???? Efeito fotoelétrico: emissão de elétrons por uma placa (catodo) quando exposta

Leia mais

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica 1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho 1) a) Qual é a frequência de radiação que tem um comprimento de onda de 0,452 pm? b) Qual é o comprimento

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

Aula 12 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel

Aula 12 Relatividade. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel Aula 12 Relatividade Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...RELATIVIDADE RESTRITA Sumário Uma nova interpretação do momento linear Uma nova interpretação da Momento e Cinética O que muda em outros conceitos

Leia mais

Física Quântica. Uma Nova Imagem do Mundo. Qualquer um que não se choque com a Mecânica Quântica, é porque não a entendeu. Niels Bohr ( )

Física Quântica. Uma Nova Imagem do Mundo. Qualquer um que não se choque com a Mecânica Quântica, é porque não a entendeu. Niels Bohr ( ) Física Quântica Uma Nova Imagem do Mundo Qualquer um que não se choque com a Mecânica Quântica, é porque não a entendeu. Niels Bohr (1865 1962) Introdução Física Clássica Física Quântica Dualidade Onda-Partícula

Leia mais

4º bimestre - Volume 3, Capítulo 19

4º bimestre - Volume 3, Capítulo 19 Página 1 de 7 4º bimestre - Volume 3, Capítulo 19 Testes propostos 4º bimestre 1 (Uneb-BA) De acordo com o físico Max Planck, que introduziu o conceito de energia quantizada, a luz, elemento imprescindível

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais