Oi FUTURO APRESENTA GERAÇÃO 10: MOSTRA REÚNE TRABALHOS DE JOVENS TALENTOS DA FOTOGRAFIA EGRESSOS DA OI KABUM!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oi FUTURO APRESENTA GERAÇÃO 10: MOSTRA REÚNE TRABALHOS DE JOVENS TALENTOS DA FOTOGRAFIA EGRESSOS DA OI KABUM!"

Transcrição

1 Oi FUTURO APRESENTA GERAÇÃO 10: MOSTRA REÚNE TRABALHOS DE JOVENS TALENTOS DA FOTOGRAFIA EGRESSOS DA OI KABUM! De 12 de junho a 05 de agosto, o centro cultural de Ipanema recebe talentos egressos da Oi Kabum! Escola de Arte & Tecnologia do Oi Futuro Primeiros resultados artísticos da escola que já formou mais de 700 jovens aparecem em Geração 10 Foto que traz 35 trabalhos, com seis séries individuais de jovens do Rio e de BH, e trabalhos individuais de 14 jovens de Salvador e uma jovem de BH A mostra também trará dois slideshows assinados por dois coletivos de Recife, sobre os hábitos e o cotidiano da cidade e seus personagens Rio de Janeiro, 11 de junho de 2012 Uma nova geração de talentosos fotógrafos, nascidos e residentes em comunidades populares das metrópoles do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador, apresentará seus trabalhos na galeria do Oi Futuro em Ipanema, a partir de 12 de junho. Geração 10 Foto é o nome da mostra de trabalhos de jovens egressos das quatro unidades da Oi Kabum! Escola de Arte & Tecnologia do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, selecionados por Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro. A Oi Kabum! tem tido muito sucesso na sua proposta de inserir meninas e rapazes de comunidades no mercado das profissões digitais, nos campos da computação gráfica, vídeo, fotografia e design gráfico. Mas não se trata somente de uma escola técnica, ela também ensina a fazer arte. E durante o curso, que dura 18 meses, muitos jovens se descobrem artistas, merecendo ser revelados, além de inseridos no mercado de arte. Aqui, estamos dando um passo importante para o reconhecimento desses jovens pelo grande público e pela crítica, ao reunir diversas amostras de sua energia criativa e versatilidade, no mesmo lugar, pela primeira vez, conceitua Alberto Saraiva. Geração 10 contará com mais duas edições, apresentando trabalhos dos jovens da Oi Kabum! nas áreas de arte sonora e arte interativa imersiva. O vice-presidente do Oi Futuro, George Moraes, define a mostra como uma prova da sinergia entre arte e tecnologia, e cultura e educação, pilares do instituto: É muito especial constatar que o trabalho dos jovens que formamos na nossa escola de arte e tecnologia tem qualidade para estar integrando uma exposição em um espaço de excelência, com tamanho reconhecimento, como este.

2 Esperamos que estes jovens tenham uma longa carreira pela frente e que divulguem sua arte em muitas outras galerias, no Brasil e no mundo. Com seis séries individuais de jovens do Rio e de BH, e trabalhos individuais de 13 jovens de Salvador e de mais uma jovem de BH, Geração 10 Foto traz as séries Pele, de Black Jenny; Atrás da Porta de Diego Barbosa; Sem Título de Helliot (BH); Pra Cima de Flávia Viana; Ilusão Dimensão de Pedro Ryan e "Zoológico de Ricardo Aleixo (RJ); além de trabalhos de Patrícia Correa (BH) e Maiara Nascimento, Pingo Carvalho, Roberta Castro, Vaguiner Braz, Andreza Leite, Antonio Carlos Jr., Rafaela Azevedo, Elias Nunes, Andrei Conceição, Quezia Barros, Diego Teixeira, Raiane Vasconcelos e Risonaldo Cruz (BA). Os dois slideshows que serão apresentados em plasmas, "Beijo Para Ele e "Vitrine, são obras de dois coletivos da Oi Kabum! de Recife. O primeiro é um ensaio retratando o cotidiano de três rapazes que moram na periferia e trabalham como drag queens, no centro da cidade. Enquanto as imagens constroem seu dia a dia na tela, os jovens narram suas experiências de vida e hábitos, funcionando como uma reflexão sobre a construção de suas identidades. O trabalho foi selecionado para o 13º Festival de Vídeo de Pernambuco, 2011, e para o CLOSE Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, Porto Alegre, Já "Vitrine" exibe a moda usada por anônimos nas ruas da cidade, com trilha sonora ao fundo. Este coletivo quis expor a importância da escolha do personagem a ser fotografado quando se trata de moda. A pergunta que o slideshow tenta responder é o belo pode ser traduzido em enquadramentos, figurinos e luz específicas? Esta é a primeira vez que é realizada uma coletiva de artistas que já se formaram ou ainda cursam a Oi Kabum!. É o primeiro resultado artístico de maior visibilidade do programa, que já conta com iniciativas de peso em seu histórico, como o recente intercâmbio realizado dentro do Momento Itália-Brasil, que levou três estudantes da unidade de Salvador para visitar a Cinecittá, em Roma, e a produzir documentários com três estudantes da Accademia di Cinema e Televisione Griffith, de Roma. E a mostra de fotografias Festas Populares de Salvador que esteve em três espaços da capital baiana, em 2010, e chegou ao Centre Civic Pati Llimona, em Barcelona, este ano. Algumas fotos dessa exposição estão em Geração 10 Foto. Bios dos artistas: RIO DE JANEIRO Flávia Viana:

3 Fotógrafa, 23 anos, formada pela Oi Kabum RJ, residente da comunidade Dona Marta, em Botafogo. Admiradora das artes visuais, apresenta a série fotográfica PRA CIMA, desenvolvida na comunidade do Cantagalo Ipanema /RJ, com imagens feitas com a câmera mirando o céu um simples gesto que era proibido pelo tráfico, antes da pacificação da comunidade. Ricardo Aleixo: Fotógrafo formado pela Oi Kabum! RJ, residente em Nelson Mandela, em Benfica, tem 21 anos de idade. Desenvolveu uma série fotográfica no zoológico do Rio de Janeiro, em São Cristóvão, e na orla de Ipanema, na Zona Sul, que utiliza texturas para transmitir a sensação de aprisionamento e opressão. Pedro Ryan: Estudante de fotografia de 19 anos da Oi Kabum! RJ e morador do Catete, na Zona Sul do Rio. Sua série provoca ilusões com as dimensões do que fotográfica, para mostrar a importância do ponto de vista do observador e criar registros com um toque surrealista. BELO HORIZONTE Black Jenny: Estudante de fotografia da Oi Kabum! BH. Moradora do bairro Santa Maria, seu ensaio fotográfico pretende refletir a identidade negra, pesquisando as peculiaridades de seus modelos, retratados em estúdio. Diego Barbosa: Estudante de fotografia da Oi Kabum! BH e do Curso de Comunicação da PUC Minas, tem 18 anos e mora no bairro Tirol, em Belo Horizonte. Atrás da Porta, seu ensaio, usa técnicas inusitadas com o uso de câmera Lomo e filme cromo colorido. Patrícia Correa: Estudante de fotografia da Oi Kabum! BH, Patrícia tem 18 anos e mora no bairro Itacolomi, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. É baterista e faz parte de um grupo de street dance. Dedicada a pesquisar novas abordagens para o retrato, seu trabalho explora novas projeções para o corpo, usando cores escuras, velocidade e movimento. Helliot:

4 Estudante de fotografia da Oi Kabum! BH, tem 19 anos e mora no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Desenvolve animações e pesquisa luz e cores, além de trabalhar com desenho e ilustração. Em seu ensaio, apresenta uma série de retratos fotografados no mesmo horário do dia, utilizando-se apenas de uma fonte de luz natural. SALVADOR AC - Antonio Carlos Jr.: Reside no Pelourinho. Realizou ensaios fotográficos apresentados nas exposições TEMPOESIA e Pense Diferente. Atua como fotógrafo de grupos culturais do Centro Histórico de Salvador. Andréia Conceição: Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. É fotógrafa da Marinha de Salvador. Participou da mostra Design Como Quê! e do livro e exposição Caymmi na Lata. Andreza Leite: Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou a instalação Parte de Todos de Cada Um, um quebra-cabeças humano interativo, dentro da Exposição TEMPOESIA. Realizou ensaios fotográficos apresentados nas exposições TEMPOESIA e Pense Diferente. Diego Teixeira: Reside no Nordeste de Amaralina. Realizou um ensaio fotográfico sobre Feira de Sant'Anna?, apresentado na exposição No Olho da Rua. Atua como fotógrafo junto a vários grupos culturais afro-brasileiros. Participou do livro O Brasil Passa pelo SESC, com diversos fotógrafos profissionais brasileiros. Elias Nunes: Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador e tem uma intensa atividade profissional, tanto como fotógrafo freelancer (trabalha na empresa Minilab), como na área de tratamento de imagem. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Sua fotografia de um ônibus queimado em uma greve foi capa do jornal A Tarde. Participou da mostra Design Como Quê! e do livro e exposição Caymmi na Lata. Maiara Nascimento:

5 Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Atua como fotógrafa freelancer e designer. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Participou da mostra De Um Tudo e + Um Pouco. Pingo Carvalho: Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Atua como fotógrafo freelancer. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Participou da mostra De Um Tudo e + Um Pouco. Quezia Barros: Fotógrafa, formada pela Oi Kabum! - BA, reside no Nordeste Amaralina, em Salvador. Atua como fotógrafa de diversas escolas particulares de Salvador. Participou da mostra De Um Tudo e + Um Pouco. Rafaela Azevedo: Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou ensaios fotográficos apresentados nas exposições TEMPOESIA e Pense Diferente. Atua como fotógrafa em uma loja especializada de Salvador. Raiane Vasconcelos: Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou um ensaio fotográfico sobre Marisqueiras, apresentado na exposição No Olho da Rua. Atua como freelancer em fotografia e vídeo, com movimentos populares e a grupos culturais afro-brasileiros. Risonaldo Cruz: Fotógrafo, estudante e monitor de fotografia da Oi Kabum! -BA, reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou um ensaio fotográfico sobre Lavanderia Comunitária, apresentado na exposição No Olho da Rua. Participou do livro O Brasil Passa pelo SESC", com diversos fotógrafos profissionais brasileiros. Atua como fotógrafo freelancer. Roberta Castro: Reside no Nordeste de Amaralina, em Salvador. Trabalha na empresa Objetiva, loja especializada em fotografia. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador. Participou da mostra Design Como Quê!" e do livro e exposição Caymmi na Lata. Vaguiner Braz:

6 Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Atua como fotógrafo freelancer, registrando peças de teatro em Salvador. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". RECIFE Fotógrafos do primeiro coletivo: Dayane Alves, Fabio Mendes, Flávia Prazeres, Tagna Gabriella, Jefferson Odair, Jéssica Araújo, Joana D arc, Kássia Kiss, Lilian Daniele, Luana Rocha, Markos Alyx, Maria Lúcia, Nicolly Bianca, Paloma Lima, Rafaela Maria, Sabrina de Andrade, Ubira Machado. Jovens da II Turma de Fotografia da Oi Kabum! PE Fotógrafos do segundo coletivo: Ana Caroline Teodozio da Silva; Andreza Maite Barbosa Leite; Claudio Rodrigues Souza Mattos; Edcleide Batista da Silva; Elaine da Silva Santana; Erika Simone Ferreira da Silva; Kathlee Moura Barbosa da Silva; Nayse Trajano Esteves; Pammala Souza Guerra; Patricia Franca da Silva Agostinho; Paula Felix Guedes; Paulo Fagner Ferreira; Rafaela Feliciana Franca Medeiro; Viviane Tacila Calado da Silva. Jovens recém-formados pela Oi Kabum! PE. Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa dura 18 meses e propõe fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural. Os egressos têm ainda a opção de integrar, por um período de seis a 18 meses, um segundo módulo de formação que funciona como uma incubadora de negócios, onde são realizados trabalhos e projetos relacionados às linguagens da escola em núcleos de produção. O objetivo é abrir oportunidades de atuação profissional para os alunos do programa para o atendimento de encomendas de instituições e empresas. Mais de 700 alunos já se formaram na Oi Kabum!, que tem parcerias com ONGs especializadas em projetos sociais na área de comunicação. Sobre o Oi Futuro O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde

7 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem. Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. Serviço Local: Oi Futuro em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54/3 andar Ipanema) Informações: (21) Horários: Terça a domingo, das 13h às 21h Ingresso: Gratuito Classificação: Livre Temporada: de 12 de junho a 05 de agosto Mais informações sobre o Oi Futuro e a Oi Kabum!: Comunicação Corporativa Oi Leïlah Accioly Oi Móvel: (21) Oi Fixo: (21)

8

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

COM TRABALHOS INÉDITOS NO OI FUTURO, PAULO CLIMACHAUSKA ABRE DUAS EXPOSIÇÕES NO RIO

COM TRABALHOS INÉDITOS NO OI FUTURO, PAULO CLIMACHAUSKA ABRE DUAS EXPOSIÇÕES NO RIO COM TRABALHOS INÉDITOS NO OI FUTURO, PAULO CLIMACHAUSKA ABRE DUAS EXPOSIÇÕES NO RIO Artista paulistano inaugura Re-subtrações - Paulo Climachauska, no Oi Futuro no Flamengo dia 14 de janeiro e Fluxo de

Leia mais

OI FUTURO INAUGURA MOSTRA DE CRIAÇÕES MULTIMÍDIA DA

OI FUTURO INAUGURA MOSTRA DE CRIAÇÕES MULTIMÍDIA DA OI FUTURO INAUGURA MOSTRA DE CRIAÇÕES MULTIMÍDIA DA Oi KABUM! NO CENTRO CULTURAL EM IPANEMA Celebrando o final do curso de arte e tecnologia para 76 jovens, Cabimento, inspirada na canção de Arnaldo Antunes

Leia mais

Criança faz arte? ISTA. Gratuito! PROJETO EXPOSIÇÃO DE ARTE PALESTRAS VÍDEOS WEBSITE REDE SOCIAL MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA

Criança faz arte? ISTA. Gratuito! PROJETO EXPOSIÇÃO DE ARTE PALESTRAS VÍDEOS WEBSITE REDE SOCIAL MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA Criança faz arte? MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA PROJETO ART EIRA ISTA EXPOSIÇÃO I - T - I - N - E - R - A - N - T - E 1 EXPOSIÇÃO DE ARTE PALESTRAS VÍDEOS WEBSITE REDE SOCIAL Gratuito! Elias Rodrigues

Leia mais

PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL : TELEMAR

PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL : TELEMAR PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL : TELEMAR TELECOM SOCIAL 2005 Nova Atitude Social para Sustentação do Desenvolvimento Ronaldo Iabrudi Brasília, 04 de maio de 2005 O GRUPO TELEMAR RESPONSABILIDADE

Leia mais

Informativo Trimestral

Informativo Trimestral Informativo Trimestral Aprovado pelo Ministério da Cultura - PRONAC Nº 111047 Selecionado como Ponto de Cultura em 2010 Apoiado pelo Criança Esperança em 2011 Informativo Trimestral Patrocínio Parceria

Leia mais

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes Financiamento e apoio técnico Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos

Leia mais

Programação, que segue até 07 de outubro, traz as bandas Tono e Letuce, entre outros.

Programação, que segue até 07 de outubro, traz as bandas Tono e Letuce, entre outros. PALAVRAS CRUZADAS LEVA MÚSICA, POESIA E ARTES VISUAIS AO PALCO DO Oi FUTURO Série de espetáculos e intervenções criativas estreia dia 3 de agosto, em Ipanema. Programação, que segue até 07 de outubro,

Leia mais

PROTOTYPE Festival de Sustentabilidade na Arte

PROTOTYPE Festival de Sustentabilidade na Arte PROTOTYPE Festival de Sustentabilidade na Arte Obra de Jum Nakao, exposições, encontro de coletivos, piquenique, DJs e músicos das ruas e diálogos fazem parte do Festival Goethe-Institut São Paulo Centro

Leia mais

Sobre Escola São Paulo

Sobre Escola São Paulo 03.01.2014 Sobre Escola São Paulo Fundada em 2006, a Escola São Paulo é uma escola de educação continuada para formação de pessoas nas áreas criativas. Conectada com atuais tendências, propõe um modelo

Leia mais

InfoReggae - Edição 32 Inclusão Digital 11 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 32 Inclusão Digital 11 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Exercícios de desenho utilizando diferentes estratégias de construção de imagens, como transportes, ampliações e colagens.

Exercícios de desenho utilizando diferentes estratégias de construção de imagens, como transportes, ampliações e colagens. Edital SEDAC nº 11/2013 Desenvolvimento da Economia da Cultura FAC - Sociedade Civil Programa de Oficinas do Atelier Subterrânea: do desenho à arquitetura Flávio Gonçalves Oficina: Desenho como Estratégia

Leia mais

Belo Horizonte 2013 EXPOSIÇÃO. Divulgação

Belo Horizonte 2013 EXPOSIÇÃO. Divulgação NOV Belo Horizonte 2013 Divulgação Amilcar de Castro 13 de novembro a 27 de janeiro de 2014 Divulgação Foto: Anna FERNANDO SABINO 90 ANOS 25 de setembro a 04 de novembro Mostra multimídia em homenagem

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA MARCO NANINI EM MONÓLOGO COM DIREÇÃO DE GUEL ARRAES

Oi FUTURO APRESENTA MARCO NANINI EM MONÓLOGO COM DIREÇÃO DE GUEL ARRAES Oi FUTURO APRESENTA MARCO NANINI EM MONÓLOGO COM DIREÇÃO DE GUEL ARRAES A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento, de Georges Perec, chega no dia 2 de novembro ao Oi Futuro, encerrando

Leia mais

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Apresentação Objetivos Equipe Metodologia Experiências Animadas Guia do Animador Iniciante Meu Primeiro Curta-metragem

Leia mais

Pé na tábua. De olho em empreendimentos com potencial de crescimento rápido e ideias inovadoras, aceleradoras ganham espaço no cenário nacional

Pé na tábua. De olho em empreendimentos com potencial de crescimento rápido e ideias inovadoras, aceleradoras ganham espaço no cenário nacional Shutterstock Pé na tábua De olho em empreendimentos com potencial de crescimento rápido e ideias inovadoras, aceleradoras ganham espaço no cenário nacional POR CAMILA AUGUSTO Já existem dezenas delas nos

Leia mais

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico-

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- RAPHASANTACRUZ RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- Natural de Caruaru, Pernambuco, Raphael Santa Cruz, atua profissionalmente há dez anos. Em 2008, organizou no SESC Caruaru, o MAGIFEST, evento com palestras,

Leia mais

2. Objetivos do Projeto:

2. Objetivos do Projeto: 1. Apresentação: O Projeto Cia de Dança Negra Contemporânea Kina Mutembua consiste numa iniciativa da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro selecionada por um edital da Secretaria de Políticas

Leia mais

VALORES E ATITUDES O Brasil e o mundo querem conhecer o que os brasileiros pensam e fazem de melhor.

VALORES E ATITUDES O Brasil e o mundo querem conhecer o que os brasileiros pensam e fazem de melhor. coleção VALORES E ATITUDES O Brasil e o mundo querem conhecer o que os brasileiros pensam e fazem de melhor. Pensamentos inovadores, práticas de êxito. pva_08.indd 1 24/3/2006 18:13:33 Lançada em setembro

Leia mais

.na verdade, já achamos

.na verdade, já achamos TALENTOS ARTÍSTICOS .na verdade, já achamos e também achamos ideias e vontades primeiro, nas redes existentes Hugo de Lima Pequeno making of da aula de experimentações com nanquim na Oi Kabum! Escola de

Leia mais

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas O Programa Educativo da Bienal é responsável pela relação direta da Bienal com o público. Sob curadoria de Stela Barbieri, o programa tem

Leia mais

ARTES DA INFÂNCIA 1/5 CABEÇAS

ARTES DA INFÂNCIA 1/5 CABEÇAS ARTES DA INFÂNCIA 1/5 CABEÇAS 2 3 Artes da Infância infans Do latim, infans significa aquele que ainda não teve acesso à linguagem falada. Na infância adquirimos conhecimentos, acumulamos vivências e construímos

Leia mais

h p://www.confabulefilmes.com.br/fes vais inscrições até junho/11

h p://www.confabulefilmes.com.br/fes vais inscrições até junho/11 1 de 5 21/06/2011 17:55 FESTIVAIS inscrições até junho/11 1ª MOSTRA DE VÍDEO UNIVERSITÁRIO DA UNICAP A 1ª Mostra de Vídeo Universitário da Unicap é uma atividade integrada à programação de comemoração

Leia mais

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro CONEXÃO CULTURAL Projeto Itinerante de Teatro O teatro reflete a cultura da população. Ele permite que a sociedade tenha a possibilidade de apreciar a realidade em mudança por meio da exploração de idiomas

Leia mais

SEC Que Cultura é essa? Balanço de Gestão 2007/2010

SEC Que Cultura é essa? Balanço de Gestão 2007/2010 SEC Que Cultura é essa? Balanço de Gestão 2007/2010 1 ATRAÇÃO DE RECURSOS ATRAÇÃO DE RECURSOS TRANSFORMAR DESPESA EM INVESTIMENTO A LEI DO ICMS ESTRUTURAÇÃO Superintendência específica Parceria SEFAZ

Leia mais

Abrasa - Ponto de Cultura, Internacional Brasileiros na Áustria.

Abrasa - Ponto de Cultura, Internacional Brasileiros na Áustria. 1 Abrasa - Ponto de Cultura, Internacional Brasileiros na Áustria. Quem somos: A Abrasa Associação Brasileiro-Afro-Brasileira para o Desenvolvimento da Dança, Cultura Educação e Arte, é uma Instituição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

Press Release 21 de junho de 2013

Press Release 21 de junho de 2013 Press Release 21 de junho de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade.

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. Considerando o crescente interesse geral de mobilização sobre o

Leia mais

Quadrinistas aproveitam onda favorável do mercado editorial para lançar trabalhos próprios

Quadrinistas aproveitam onda favorável do mercado editorial para lançar trabalhos próprios Quadrinistas aproveitam onda favorável do mercado editorial para lançar trabalhos próprios Impulsionados pelo sucesso do projeto MSP 50, que convidou novos artistas para propor releituras dos personagens

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA A Associação Riograndense de Artes plásticas Francisco Lisboa e o Instituto Estadual de Artes Visuais apresentam o regulamento para seleção de

Leia mais

Sobre o Football for Hope

Sobre o Football for Hope Sobre o Football for Hope O futebol se tornou um instrumento essencial para centenas de programas de desenvolvimento social realizados por organizações não governamentais e comunitárias. Esses programas

Leia mais

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Roger de Miranda Guedes Introdução As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente

Leia mais

Cotas Pra Quê? 1. PALAVRAS-CHAVE: Documentário; Educação; Sistema de Cotas; Ensino Superior.

Cotas Pra Quê? 1. PALAVRAS-CHAVE: Documentário; Educação; Sistema de Cotas; Ensino Superior. Cotas Pra Quê? 1 Sarah Rocha MARTINS 2 Luan Barbosa OLIVEIRA 3 Camilla Alves Ribeiro PAES LEME 4 Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, Rio Verde, Goiás RESUMO Este documentário foi planejado e desenvolvido

Leia mais

Programa Escola do Olhar. ImageMagica

Programa Escola do Olhar. ImageMagica Programa Escola do Olhar ImageMagica Programa Escola do Olhar O Programa Escola do Olhar visa implementação de Oficinas de Fotografia, artesanal ou digital, em equipamentos públicos, como escolas. Através

Leia mais

Alcoa. A Alcoa opera no Brasil na cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado.

Alcoa. A Alcoa opera no Brasil na cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. Alcoa A Alcoa opera no Brasil na cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 4.850 pessoas e possui seis unidades

Leia mais

Oi FUTURO DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS NO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS DE 2012

Oi FUTURO DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS NO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS DE 2012 Oi FUTURO DIVULGA PROJETOS SELECIONADOS NO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS DE 2012 Programa, lançado em 2004,contempla projetos em vários estados do país, nas áreas de educação, qualificação profissional e ampliação

Leia mais

II ORIENTAÇÕES, CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

II ORIENTAÇÕES, CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR Anexo II ORIENTAÇÕES, CRITÉRIOS ESPECÍFICOS E DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR I Orientações Gerais (Qualquer área) a) Projeto com duração superior a seis meses deverá apresentar, pelo menos, 25% (vinte e cinco

Leia mais

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, como território de reflexão e experimentação

Leia mais

CONTATOS: FASHION TEEN

CONTATOS: FASHION TEEN CONTATOS: FASHION TEEN End: QI 13 Bloco E Loja 08 Lago Sul Brasília DF Tel: + 55 61.3366.2277/ 61.8533.2515 E-mail: contato@fashionteen.com.br Web: www.fashionteen.com.br APRESENTAÇÃO CURSO FASHIONTEEN

Leia mais

Criança faz arte? ISTA KIT PROJETO ARTEIRARTISTA EXPOSIÇÕES ITINERANTES PALESTRAS E VÍDEOS

Criança faz arte? ISTA KIT PROJETO ARTEIRARTISTA EXPOSIÇÕES ITINERANTES PALESTRAS E VÍDEOS www.aviva.org.br Criança faz arte? ART EIRA ISTA PROJETO ARTEIRARTISTA EXPOSIÇÕES ITINERANTES PALESTRAS E VÍDEOS Aprovado no Edital LEIC 001/2013, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Leia mais

FURO. MATERIAL DEVERÁ SER PRESO COM GOMINHA COLORIDA

FURO. MATERIAL DEVERÁ SER PRESO COM GOMINHA COLORIDA FURO. MATERIAL DEVERÁ SER PRESO COM GOMINHA COLORIDA O FESTIVAL FAVELA É ISSO AÍ - IMAGENS DA CULTURA POPULAR URBANA é realizado com o objetivo de apoiar e divulgar a produção audiovisual que volta seu

Leia mais

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE RESOLUÇÃO 08/2015, DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL A Comissão Organizadora da 3ª Conferência Nacional de Juventude, no uso de suas atribuições regimentais, em conformidade com o artigo 6º, objetivo específico

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Design 2011-1 DESENVOLVENDO A IDENTIDADE VISUAL DE UMA POUSADA EM CONSERVATÓRIA Alunos: OLIVEIRA,

Leia mais

XILOCEASA. Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP

XILOCEASA. Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP XILOCEASA Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP índice: apresentação 03 o ateliê de gravura e tipografia 04 publicações e cartazes 06 exposições 13 xilogravuras 14 o grupo 18 currículo 19 contato

Leia mais

O que é o Projeto Cine Gira Brasil

O que é o Projeto Cine Gira Brasil O que é o Projeto Cine Gira Brasil O Cine Gira Brasil é um projeto de cinema itinerante aprovado pelo Ministério da Cultura via artigo n o 18 da Lei Rouanet, que permite que empresas deduzam o valor investido

Leia mais

OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO COM CELULARES

OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO COM CELULARES OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO COM CELULARES RELATÓRIO Oficina de fotografia e vídeo com celulares como ferramenta de inclusão visual através de tecnologias acessíveis, percepção do território, construção

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

Programa de Formação Cultural Fundo para a Infância e Adolescência

Programa de Formação Cultural Fundo para a Infância e Adolescência Programa de Formação Cultural Fundo para a Infância e Adolescência FIA - Fundo para a Infância e Adolescência O que é? É um instrumento legal, que permite à sociedade ajudar as crianças e adolescentes

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral Dos Gardenias Social Club Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com Dos Gardenias Social Club O Dos Gardenias Social Club é um espetáculo

Leia mais

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Rey n ald o Fon sec a Pas t or al, 1992, s erigr af i a Fot o: Fau st o Fleur y O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se que os alunos possam

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO NUFAC SÃO PAULO/SP 2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO NUFAC SÃO PAULO/SP 2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO NUFAC SÃO PAULO/SP 2014 1) SOBRE O NUFAC O Núcleo de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra resulta da parceria entre Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado

Leia mais

Estruturas curriculares dos Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil

Estruturas curriculares dos Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil Estruturas curriculares dos Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil Encontro Estruturas Curriculares do Curso de Rádio, TV e Internet no Brasil SOCICOM São Paulo, fevereiro 2014 Luciana Rodrigues Presidente

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

CONCREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO COLÉGIO SANTA CLARA PROJETO: SARAU DE POESIA

CONCREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO COLÉGIO SANTA CLARA PROJETO: SARAU DE POESIA CONCREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO COLÉGIO SANTA CLARA PROJETO: SARAU DE POESIA SANTARÉM-PARÁ 2010 I- IDENTIFICAÇÃO: COLÉGIO SANTA CLARA DIRETORA: Irmã Gizele Maria Pereira Marinho

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS Relatório de Atividades 2014 Sumário 1.0 Introdução - Pág 3 2.0 Quem Somos, Estatísticas, Valores - Pág 4 3.0 Projetos 2014 - Pág 5 a 15 3.1 Novo site - Pág 5 a 12

Leia mais

facebook.com.br/gravidezcainareal gravidez.cainareal@gmail.com Blogspot http://gravidezcainareal.blogspot.com/ ISSUU cainareal

facebook.com.br/gravidezcainareal gravidez.cainareal@gmail.com Blogspot http://gravidezcainareal.blogspot.com/ ISSUU cainareal CLIENTE Canal Futura Coordenação de Programação SEMANA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, 26 a 30 de setembro, de 2011. TÌTULO na Adolescência A CAMPANHA CAI NA REAL FOI CRIADA POR ALUNOS DA ESCOLA

Leia mais

OI KABUM! ESCOLA DE ARTE E TECNOLOGIA RECIFE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PARCERIA DA GENTE

OI KABUM! ESCOLA DE ARTE E TECNOLOGIA RECIFE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PARCERIA DA GENTE OI KABUM! ESCOLA DE ARTE E TECNOLOGIA RECIFE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PARCERIA DA GENTE A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é um programa do Oi Futuro, realizado no Recife, desde 2006, em parceria

Leia mais

Programação Multimídia e Expressões Artísticas

Programação Multimídia e Expressões Artísticas Programação Multimídia e Expressões Artísticas 1 5/11/2006 Espaço Multimeios 9h00 18h00 Os multimídias estarão expostos durante os dias 5 e 6 de novembro. Local: 2º Andar Espaço Expressões Artísticas 9h00

Leia mais

Dez EXPOSIÇÃO. 13 de novembro a 27 de janeiro. Belo Horizonte 2013. Divulgação

Dez EXPOSIÇÃO. 13 de novembro a 27 de janeiro. Belo Horizonte 2013. Divulgação Dez Belo Horizonte 2013 Divulgação Amilcar de Castro 13 de novembro a 27 de janeiro Foto: Jomar Bragança S T Q Q S S D Pátio e 3º pavimento AMILCAR DE CASTRO: REPETIÇÃO E SÍNTESE 13 de novembro a 27 de

Leia mais

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA JUSTIFICATIVA Desde 1996, o trabalho social voluntário, voltado para crianças e

Leia mais

Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff, Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho

Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff, Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS FEIRA DE CORES E SABORES A mostra, contemplada pelo Fundo de Cultura da Bahia através do IPAC, tem a intenção de valorizar os patrimônios materiais e imateriais da Feira de São Joaquim

Leia mais

Figura 14 Barão de Viana Autor José Antonio da Cunha Couto Óleo sobre tela, 65 x 54 cm Museu de Arte da Bahia

Figura 14 Barão de Viana Autor José Antonio da Cunha Couto Óleo sobre tela, 65 x 54 cm Museu de Arte da Bahia 42 Couto foi possuidor de uma obra pictórica extensa, sendo o retratista que mais produziu em seu tempo, conhecido pelo colorido e pelas expressões fisionômicas dos seus retratos 12. Em Alves (1976, p.59),

Leia mais

Projeto ViraVida oferece alternativas para jovens e adolescentes em situação de exploração sexual

Projeto ViraVida oferece alternativas para jovens e adolescentes em situação de exploração sexual Projeto ViraVida oferece alternativas para jovens e adolescentes em situação de exploração sexual Desde 2008, o Conselho Nacional do SESI, em parceria com o empresariado, promove a inserção desse público

Leia mais

6D Estúdio. promessa de ir além das 3 dimensões. Eles eram seis e, hoje, são sete sócios trabalhando do design impresso

6D Estúdio. promessa de ir além das 3 dimensões. Eles eram seis e, hoje, são sete sócios trabalhando do design impresso 6D Estúdio promessa de ir além das 3 dimensões Eles eram seis e, hoje, são sete sócios trabalhando do design impresso ao design em movimento, em vídeo ou internet. Eles unem diferentes conhecimentos técnicos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS

PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO PROJETOS DIGITAIS Coordenadora: Pedro Segreto 06/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais e pesquisadores das

Leia mais

PROGRAMA TRILHA SETRE NA TRILHA DAS ARTES CURSOS DE 400 HORAS. 1. Qualificação Social 100 horas

PROGRAMA TRILHA SETRE NA TRILHA DAS ARTES CURSOS DE 400 HORAS. 1. Qualificação Social 100 horas PROGRAMA TRILHA SETRE NA TRILHA DAS ARTES CURSOS DE 400 HORAS 1. Qualificação Social 100 horas INCLUSÃO DIGITAL - 30 horas (15 h de prática) Ementa: Introdução à informática, hardware e software. Descrição

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria da Economia Criativa TÍTULO. / Oportunidades /

Ministério da Cultura Secretaria da Economia Criativa TÍTULO. / Oportunidades / Ministério da Cultura Secretaria da Economia Criativa TÍTULO / Oportunidades / Neste documento você encontrará algumas oportunidades de experiências internacionais oferecidas por instituições interessadas

Leia mais

Mais Cultura nas Escolas

Mais Cultura nas Escolas Mais Cultura nas Escolas O que é o Programa Mais Cultura nas Escolas? Projeto Andarilha das Letras, Circulação Literária/ FUNARTE É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências

Leia mais

Seminário. Educomunicação. Educomunicação

Seminário. Educomunicação. Educomunicação Seminário Educomunicação Educomunicação Por uma educação que entenda o jovem! O que fazer para que os olhos deles brilhem? Atualizando conceitos! Proibir nunca, negociar sempre! Nosso desafio: viabilizar

Leia mais

Regulamento das oficinas

Regulamento das oficinas Regulamento das oficinas As oficinas oferecidas pelo Cine Festival Inconfidentes Festival Nacional de Cinema e Vídeo de Mariana são gratuitas e abertas à participação da comunidade; Cada pessoa poderá

Leia mais

FAETEC - Técnico de Nível Médio - 2º Semestre. 2ª Reclassificação - Ano Letivo de 2013

FAETEC - Técnico de Nível Médio - 2º Semestre. 2ª Reclassificação - Ano Letivo de 2013 CVT Cidade de Deus Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Edificações (Noturno) 38 314010966 SAMUEL JOSÉ FAUSTINO JUNIOR Página 1 de 28 CVT Itaboraí Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Edificações

Leia mais

atuarte jovens ativos na inclusão pela arte

atuarte jovens ativos na inclusão pela arte 2 Os TUB possuem um autocarro convertido num teatro que é um excelente recurso para levar aos bairros da periferia da cidade (Enguardas, Santa Tecla, Andorinhas, Parretas ou outros), oficinas de artes

Leia mais

Reunião discute implantação. o Programa de Coleta Seletiva

Reunião discute implantação. o Programa de Coleta Seletiva Ano V - Número 230 - Distribuição gratuita - 31 de Outubro de 2014 Reunião discute implantação de programa de coleta seletiva Lúcia Teixeira Nesta quarta-feira, 29, foi apresentado o Programa de Coleta

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS E ATIVIDADES CULTURAIS (25/01/2016)

CICLO DE PALESTRAS E ATIVIDADES CULTURAIS (25/01/2016) ETAPA 01 ESCOLA DA INFANCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I E II E EJA CICLO DE PALESTRAS E ATIVIDADES CULTURAIS (25/01/2016) 25/01/2016 - MATUTINO Responsável: SEMED / Fundação Cultural / Edson / Luciane / Jeremias

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Tratamento de Imagens com Software Livre. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Tratamento de Imagens com Software Livre. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço "entre" fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta

de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço entre fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta Na minha pintura, imagens - difusas, fluidas, de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço "entre" fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta superpostas criam

Leia mais

Pós-produção Inteligente

Pós-produção Inteligente Pós-produção Inteligente por Luis Caruso Fluxo Escola de Fotografia Expandida Pós-produção Inteligente PS6 - LR4 Introdução sobre o Photoshop e Lightroom Já sabemos que o Photoshop é um aplicativo. Sabemos

Leia mais

Inscrições. Mestrado 2016

Inscrições. Mestrado 2016 Inscrições Mestrado 2016 Inscrição Nome Orientador Título do Projeto Situação 001 Marina Vasconcelos Maluf de Barros André Ribeiro de Oliveira Modelo de negócio para e-learning em empreendedorismo 002

Leia mais

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL INFORMAÇÕES GERAIS: Em um mercado como o Brasil, país com um enorme potencial de profissionais criativos, fotógrafos sem uma formação adequada, além

Leia mais

Idealizado pelo Instituto Acqua, foi contemplado no Concurso de Projetos Integração Comunidades promovido pela Petrobras no Ano de 2009.

Idealizado pelo Instituto Acqua, foi contemplado no Concurso de Projetos Integração Comunidades promovido pela Petrobras no Ano de 2009. Idealizado pelo Instituto Acqua, foi contemplado no Concurso de Projetos Integração Comunidades promovido pela Petrobras no Ano de 2009. E prorrogado o patrocínio para o período de 2011/2012. O que é O

Leia mais

EDITAL/ INFORMAÇÕES ÓRGÃO FINANCIADOR DATA LIMITE DE ENVIO QUEM PODE PROPOR

EDITAL/ INFORMAÇÕES ÓRGÃO FINANCIADOR DATA LIMITE DE ENVIO QUEM PODE PROPOR MINC O Edital Mais Cultura Microprojetos Rio São Francisco foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 10 de novembro. O Programa integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Fundação

Leia mais

captação Luíz Felix / eventos1@zupidesign.com Símon / simon@zupidesign.com + 55 11 3926 0174 www.zupiacademy.com

captação Luíz Felix / eventos1@zupidesign.com Símon / simon@zupidesign.com + 55 11 3926 0174 www.zupiacademy.com Luíz Felix / eventos1@zupidesign.com Símon / simon@zupidesign.com + 55 11 3926 0174 www.zupiacademy.com captação AGÊNCIA DE EVENTO Especializados até no nome Marcus Mendonça +55 11 98212-7660 marcus@agenciadeevento.com.br

Leia mais

O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas.

O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas. APRESENTAÇÃO O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas. É um empreendimento inovador que reúne informações

Leia mais

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

METODOLOGIA SEBRAE BAHIA PARA PÓLOS DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. METODOLOGIA

Leia mais

O Grupo Telefônica no Brasil e no Mundo

O Grupo Telefônica no Brasil e no Mundo Atualizado em: julho, 2011 O Grupo Telefônica no Brasil e no Mundo Dados financeiros (2010) Indicadores Mundo Brasil %BR/mundo Receita Líquida (1) 60,7 bilhões (1) Considera Telesp + 50% da Vivo até 3T2010

Leia mais

ANEXO III PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LINHAS ORIENTADORAS E OBJETIVOS

ANEXO III PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LINHAS ORIENTADORAS E OBJETIVOS ANEXO III PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LINHAS ORIENTADORAS E OBJETIVOS CENTRO CULTURAL VILA FLOR A programação do Centro Cultural Vila Flor deverá assentar em critérios de qualidade, diversidade, contemporaneidade

Leia mais

Um projeto social SET EXPERIMENTAL Idealização e direção: Giuliano Chiaradia. https://artmobileproject.com

Um projeto social SET EXPERIMENTAL Idealização e direção: Giuliano Chiaradia. https://artmobileproject.com Um projeto social SET EXPERIMENTAL Idealização e direção: Giuliano Chiaradia. https://artmobileproject.com Gostaríamos de apresentar um projeto inovador de inclusão e arte digital. ÍNDICE: 1. O projeto

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS NAC NÚCLEO ALTERNATIVO COMPLEMENTAR AC ATIVIDADES CULTURAIS Fevereiro 2014 Vídeo 1. Tema: Você

Leia mais

Novos talentos do clipe e da música

Novos talentos do clipe e da música Novos talentos do clipe e da música O que é? Objetivo: Realização do Festival de Clipes e Bandas, que premiará e revelará talentos da área musical e de videoclipes. Além disso, é objetivo do projeto criar

Leia mais

RESENHA. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

RESENHA. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. 1 RESENHA Mónica Santos Pereira Defreitas 1 SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. O livro de Lúcia Santaella, Por que as comunicações e as artes estão

Leia mais

Meio: Jornal do Commercio. Editoria:Cultura Caderno:Estilo de Vida Data: 3/11/2015

Meio: Jornal do Commercio. Editoria:Cultura Caderno:Estilo de Vida Data: 3/11/2015 Meio: Jornal do Commercio Editoria:Cultura Caderno:Estilo de Vida Data: 3/11/2015 Meio: Diário do Amazonas Editoria:Cultura Caderno: Plus Data: 3/11/2015 Meio: D24 AM Editoria:Política Hora: 7h00 Data:

Leia mais

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL

I FESTIVAL DE CINEMA DE CARUARU REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL REGULAMENTO CONVOCATÓRIA FINAL I. DAS FINALIDADES O é um espaço de difusão dos elementos culturais locais. Está em sintonia com o desenvolvimento econômico e acadêmico de Caruaru e região nas últimas décadas

Leia mais