Profa. Ms. Eliana Melcher Martins

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Ms. Eliana Melcher Martins"

Transcrição

1 Profa. Ms. Eliana Melcher Martins Doutoranda em Ciências pelo depto. de Psiquiatria da UNIFESP Mestre em Ciências pelo depto. de Psicobiologia da UNIFESP Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP Psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental com formação no Beck Institute - Philadelphia (EUA)

2 Importante saber: Modificando Crenças Centrais e Subjacentes As crenças são ideias e não verdades absolutas. Embora se acredite fortemente nelas e ainda a sintamos como verdadeiras, elas são parcial ou totalmente não verdadeiras. Por ser uma ideia, podem ser testadas. Essas ideias são enraizadas a partir de eventos na infância e podem não ter sido verdadeiras na ocasião em que foram construídas.

3 Modificando Crenças Centrais e Subjacentes Elas continuam se mantendo por meio de esquemas cognitivos, os quais retiram da experiência de vida os dados que confirmam as crenças, ao mesmo tempo em que não levam em conta dados que as desconfirmem. Tais ideias, que foram aprendidas, podem ser desaprendidas, ao mesmo tempo em que novas crenças mais realistas e funcionais, podem ser aprendidas

4 A exploração e modificação dos pressupostos e das crenças centrais devem ser trabalhadas após razoável confiança do paciente em sua capacidade de identificar e modificar pensamentos automáticos disfuncionais. A maioria das técnicas usadas na identificação e modificação de pensamentos automáticos disfuncionais também se aplica na identificação e modificação de crenças subjacentes e centrais

5 Crenças intermediárias - nível existente entre os PA e as crenças centrais. As crenças centrais e intermediárias surgem a partir da interação social do indivíduo com o meio. Esse processo começa nos primeiros estágios do desenvolvimento e fornece ao indivíduo uma teoria sobre a realidade.

6 Problemas como depressão, ansiedade frequentemente resultam de regras e pressupostos disfuncionais e rígidos, afirmações do tipo deveria, eu tenho que e crenças do tipo se-então. Uma pesquisa sobre vulnerabilidade à depressão indica a ativação de pressupostos de necessidade de aprovação e perfeccionismo.

7 Durante períodos relativamente estáveis, esses pressupostos podem não ser aparentes, mas são ativados quando algo acontece. Por exemplo Um homem acredita ser digno de amor quando está em um relacionamento amoroso.

8 Entretanto, a ameaça de término ou término real pode precipitar episódio depressivo, pois o pressuposto subjacente não posso ser feliz se estiver sozinho e o esquema pessoal negativo não mereço ser amado são ativados.

9 TÉCNICA: IDENTIFICAÇÃO DO PRESSUPOSTO OU REGRA SUBJACENTE A seta descendente geralmente leva a crenças centrais e aos pressupostos subjacentes, que são afirmações do tipo se-então, regras, afirmações do tipo deveria, que são rígidos e imperativos. Por exemplo: - Se fico sozinho devo ser indesejável. - As pessoas que não têm companheiros são perdedoras. - Tenho que ter um companheiro para ser feliz. - Preciso me sair bem em tudo o que fizer. - Se não me sair bem em alguma coisa, devo ser um fracasso.

10 TÉCNICA: IDENTIFICAÇÃO DO PRESSUPOSTO OU REGRA SUBJACENTE Um mesmo indivíduo pode ter várias crenças ativadas em um mesmo evento. Imagine a situação de uma demissão levando a diversos pressupostos: - se fui despedido, isso significa que sou um fracasso. - se fracassei nesse emprego, então sou um fracasso como pessoa. - Se fui despedido do emprego, ninguém vai querer me contratar. - Se meu chefe não gostava de mim, é sinal que afasto as pessoas. - Se as pessoas não gostam de mim é sinal que não tenho valor.

11 Na realidade, o evento demissão pode levar a: - compensações financeiras generosas - oportunidade de sair de um ambiente de trabalho estressante - chance de buscar novo emprego. É claro que também pode levar à perda de renda e estresse pela incerteza de achar novo emprego. Entretanto, os pressupostos individuais, conforme citados, colocam o paciente em risco maior de depressão, pois são absolutos, rígidos e autocondenatórios.

12 Perguntas a Formular Intervenção Muitas vezes temos regras para nós mesmos ou para os outros. Essas regras seguem a linha do preciso ter sucesso ou tenho de conseguir a aprovação das pessoas. Às vezes supomos que se tal coisa acontecer, então tal coisa é verdade. O terapeuta pode usar a Escala de Atitudes Disfuncionais (EAD). Essa escala avalia como são as atitudes do indivíduo em face as situações do dia-dia. É composta de 40 itens, que são pontuados através de uma escala que varia de 0 (concordo totalmente) a 5 (discordo totalmente). Obtém-se a pontuação total somando-se as respostas numéricas de cada item. O terapeuta e o paciente podem então examinar quaisquer respostas extremas na EAD para determinar a vulnerabilidade a futura depressão, ansiedade ou raiva.

13

14 Possíveis problemas Alguns pacientes acreditam que suas regras, expectativas, pressupostos são simplesmente fatos, tratando-os como dados científicos ou objetivos. Nesse estágio, o terapeuta pode deixar claro que o ponto não é contestá-los, mas simplesmente registrá-los.

15 Técnica: Seta Descendente Às vezes os pensamentos negativos acabam se revelando verdadeiros. Digamos que o paciente preveja que será ignorado ou rejeitado numa festa. Isso é adivinhação do futuro, mas talvez acabe revelando-se verdade. Explorar as crenças subjacentes ao medo desse resultado ajuda a despotencializar o pensamento. Com essa técnica, o terapeuta continua a fazer perguntas sobre o pensamento ou evento. O que aconteceria então, se isso fosse verdade? ou O que isso significaria para você caso acontecesse?

16 Técnica: Seta Descendente Com a seta descendente tenta-se chegar até o fundo da crença. De acordo com isso, o terapeuta escreve o pensamento do paciente na parte superior do formulário específico e então desenha uma flecha para baixo, em direção à série de pensamentos de eventos implícitos no pensamento original. Pergunta a Formular Se seu pensamento fosse verdadeiro, por que isso o incomoda? O que você pensaria? O que aconteceria a seguir? O que significa pra você esse pensamento? O que esse pensamento diz de você?

17 Eventos e Pensamentos Evento: Estou pensando se vou a festa. Pensamento: Ficarei ansioso se me aproximar da garota na festa. O que você acha que vai acontecer? Se isso acontecer, então significa que... Se for um fracasso, isso significa que... Se jamais encontrar alguém, então... Se estiver sempre sozinho, isso o incomoda porque... Qual é o pressuposto subjacente? Implicação Serei rejeitado Eu sou um fracasso Jamais encontrarei alguém para me relacionar. Estarei sempre sozinho. Não serei feliz- serei sempre muito infeliz. Preciso de outras pessoas pra me sentir feliz.

18

19 TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PADRÕES E PRESSUPOSTOS BEM ADAPTADOS Descrição Geralmente relutamos em abandonar nossas crenças, a menos que encontremos uma crença alternativa que funcione melhor. Depois de contestar e rejeitar padrões, valores ou pressupostos mal adaptados, o terapeuta pode ajudar o paciente a desenvolver outros, mais flexíveis e realistas. Frequentemente, as novas afirmações são expressas como preferências e não como regras rígidas. Por exemplo, o paciente pode substituir Devo executar todas as tarefas com perfeição por um padrão mais adaptado como É bom ter padrões elevados, mas também é bom me aceitar independentemente do meu desempenho. Ou: Gosto de me destacar, mas nem sempre e possível, de modo que me satisfaço com o que consigo realizar.

20 Os padrões mal adaptados normalmente envolvem implicações do tipo tudo ou nada Devo ter sucesso sempre e são seguidos por autocrítica ou julgamento dos outros. (As palavras sempre e nunca são pistas claras deste tipo de afirmação).

21 Os novos padrões, valores e pressupostos podem ser flexíveis, diferenciados e orientados para a ação, enfatizando aprendizagem, crescimento e aceitação, ao invés de julgamento, rejeição e desistência por exemplo: Quando eu encontrar obstáculo, posso agir de maneira produtiva para superá-lo. As novas crenças podem ser examinadas em termos de custos e benefícios, evidências de utilidade e aplicabilidade aos outros. ( Como você se sentiria se aplicássemos essa regra em vez dos antigos pressupostos rígidos aos outros? ).

22 Intervenção Em grande parte do tempo, nutrimos pressupostos e nos agarramos a regras que simplesmente não podem ser cumpridas regras como: Devo ter sucesso sempre ou Preciso que todo mundo me aprove. Essas regras rígidas dificultam sua vida. Agora, vamos criar algumas regras e pressupostos novos, mais realistas, mais flexíveis e mais orientados para o crescimento. Por exemplo, - vamos substituir a regra - Devo sempre me sair extremamente bem por um novo padrão ou valor: - Gosto de me sair bem, mas também posso aprender com os erros e posso assumir o crédito por aquilo que valorizo em vez de me comparar com padrões irrealistas.

23 Ao trabalhar com um paciente excessivamente focado em obter aprovação de todos, foi pedido que ele avaliasse os custos e os benefícios de um novo pressuposto. Ele fez a seguinte lista: Novo pressuposto: Tenho valor independente do que os outros pensem de mim Custos: Ficar presunçoso e afastar pessoas Benefícios: Autoconfiança, poder assumir riscos, não ficar envergonhado, não depender dos outros, ser mais assertivo Custos: 5% Benefícios: 95% Custo - Benefício = 90% Conclusão: Esse pressuposto é melhor do que aquele de que preciso fazer com que todo mundo goste de mim para que eu também goste.

24 Tarefa de Casa Instrua o paciente a identificar quaisquer regras e pressupostos mal adaptados e depois criar alternativas mais razoáveis. A orientação para as novas formulações é a seguinte: A nova regra ou pressuposto deve ser mais adaptada, mais flexível, mais justa, mais realista e positiva. Ela deve focar em justiça, crescimento, aceitação e objetivos positivos. Deve ser o tipo de regra que você usaria para alguém que ama e com quem se importa muito. O paciente deve avaliar a nova regra ou pressuposto e propor comportamentos.

25 Tarefa de Casa

26 Possíveis Problemas Como em qualquer objeção ao perfeccionismo, o paciente pode acreditar que regras mais razoáveis são tolerantes demais e que ele corre o risco de se tornar indulgente, preguiçoso. Estas ideias perfeccionistas podem ser contestadas, por meio do exame das evidências contra e a favor, do duplo padrão ou da realização de um experimento comportamental com novas regras.

27 Experimentos Comportamentais Um paciente com a distorção cognitiva eu serei rejeitado pode durante a semana, fazer contato com 10 pessoas e verificar o resultado. Evidentemente, a dupla paciente e terapeuta, na sessão anterior, treinará para que o paciente na sua profecia auto-confirmatória, não aborde as pessoas de forma a ser rejeitado. E, possivelmente, já terá treinado habilidades sociais em sessões anteriores.

28 LISTA DE VANTAGENS E DESVANTAGENS

29 Quais as vantagens e desvantagens de manter um pressuposto? Por exemplo, Se eu não agradar alguém, então eu não tenho valor. Essa frase é colocada no alto de uma folha de papel e através do questionamento socrático, o paciente vai escrevendo todas as vantagens e desvantagens de sempre agradar aos outros. Perguntas do tipo: Quais os custos de dar menos importância ao que os outros pensam/sentem a seu respeito? E quais os benefícios de dar menos importância ao que os outros pensam/sentem a seu respeito? O que você seria capaz de fazer, pensar, sentir e comunicar se desse menos importância ao fato de os outros gostarem de você? LISTA DE VANTAGENS E DESVANTAGENS

30 DEFINIÇÃO DOS TERMOS TÉCNICA SEMÂNTICA Para examinar e contestar os pensamentos, temos que saber qual é o sentido do termo em questão para o paciente. Se você se rotula como fracasso, precisamos saber o que FRACASSO significa para você.

31 DEFINIÇÃO DOS TERMOS TÉCNICA SEMÂNTICA POSSÍVEIS DEFINIÇÕES DE FRACASSO: Não ter sucesso; Não ser capaz de obter recompensas, prêmios; Ser inferior a quase todos em tudo Se o paciente for propício à autocrítica e à depressão: não se sair tão bem quanto gostaria; dar menos de 100% de si mesmo; não se sair tão bem quanto outra pessoa; fazer mal determinada tarefa. CONCLUSÃO: desta forma, descobriremos qual é a definição de fracasso do paciente. Temos que saber qual é o sentido do termo em questão para o paciente,

32 DEFINIÇÃO DOS TERMOS TÉCNICA SEMÂNTICA TERAPEUTA: Você disse que se sente um fracasso desde que o Beto a deixou. Como vc define fracasso? PACIENTE: Bem, meu casamento não deu certo. TERAPEUTA: Então, vc acredita que o casamento não deu certo porque você, como pessoa, é um fracasso? PACIENTE: Se tivesse dado certo, ele ainda estaria comigo. TERAPEUTA: Então, podemos concluir que as pessoas cujos casamentos não dão certo são todas fracassadas? PACIENTE: Não,.. acho que eu não iria assim tão longe. TERAPEUTA: Porque não?... Devemos ter uma definição de fracasso para você e outra para o restante das pessoas?

33 Técnica semântica O exemplo ilustra como o simples fato de extrair definições negativas e extremas dos pacientes pode ajudá-los a compreender o quão irracional é sua perspectiva.

34 INTERVENÇÃO PERGUNTAS A FORMULAR Como você definiria as coisas que estão te incomodando? Por exemplo, como saberíamos que alguém não tem valor, é bem sucedido, é um fracasso, e assim por diante? Como saberíamos que alguém não é alguma coisa dessas? Dê uma definição detalhada. VARIAÇÃO DA TÉCNICA SEMÂNTICA: além de investigar juntamente com o paciente a sua interpretação do termo em questão ( fracasso ), pode-se perguntar ao paciente como os outros definem sucesso ou fracasso.

35 FORMULÁRIO Pensamento automático: Nenhum dos meus relacionamentos dá certo. TERMOS DEFINIÇÕES PROBLEMAS NA MINHA DEFINIÇÃO Nenhum Nenhum sequer Pensamento do tipo tudo-ou-nada. Tenho muitos tipos diferentes de relacionamentos, com vários aspectos positivos e negativos Relacionamentos Dar certo Relacionamentos românticos Terminar em casamento permanente, maravilhoso. Tenho diferentes tipos de amizades, relacionamentos romanticos e relacionamentos breves Dar certo não significa apenas um casamento

36 POSSÍVEIS PROBLEMAS Paciente utiliza-se do Raciocínio Emocional como evidência para apoiar sua noção de fracasso. Para alguns pacientes, o sentimento é a definição: eu sinto que sou um fracasso SUGESTÃO 1: O terapeuta pode sugerir ao paciente que examine como o dicionário chega a uma definição: o dicionário examina o uso comum da palavra ou seja, como a maioria das pessoas define fracasso? SUGESTÃO 2: O terapeuta pode sugerir que ele, juntamente com o paciente, tentem chegar a definições que possam ser usadas em um estudo científico definições que outras pessoas poderiam usar para examinar os mesmos fatos e chegas às mesmas conclusões. Ex. Se eu definir frio como menos de 1 o C, as pessoas poderão determinar facilmente se está frio lá fora

37 Solução de Problemas 1. Identificar e especificar o problema. 2. Gerar soluções possíveis para lidar com o problema. 3. Avaliar as consequências de cada uma das diferentes soluções encontradas. 4. Escolher e colocar em prática a solução escolhida para ser testada. 5. Avaliar os resultados obtidos com a solução selecionada. 6. Se necessário, promover modificações e colocá-las em prática novamente.

38 Treinamento de Assertividade Instrução de como fazer afirmações e solicitações legítimas. O paciente pratica respostas e comportamentos assertivos fora da sessão, numa escala de comportamentos assertivos dos mais fáceis aos mais difíceis. O paciente deve, também, aprender a escutar e se interessar pelos outros, a elogiar e a gratificar. O treinamento de comunicação e escuta ativa pode fazer parte do aprendizado de habilidades sociais.

39 Treinamento de Comunicação Instrução de como editar o que quer dizer de forma clara e objetiva, comunicando o que espera dos outros. Por exemplo, o terapeuta instrui o paciente a se comunicar de forma não-agressiva, com ênfase na edição de sua fala, com um discurso não-acusatório e afirmações do que prefere e quer dos outros.

40 São instruções para: Escutar (Aprende a escutar). Perguntar (Solicita mais informações acerca dos sentimentos e dos pensamentos dos outros). Refrasear ( Você está dizendo que... ) Empatizar ( Você está sentindo raiva? ) Validar ( Posso entender por que você está dizendo isso, porque... ) Treinamento de Escuta Ativa

41 Video do Daniel Tratando o transtorno do pensamento vídeo 15 Wright, TCC para transtornos graves

42 Aaron Beck diria que a TCC não é um punhado de técnicas; as técnicas servem apenas para abrir janelas para desenvolver o trabalho da psicoterapia.

43 Outras técnicas (+ 40) AVALIAÇÃO DE PRESSUPOSTOS E REGRAS Desafio às afirmações do tipo deveria Identificação das regras condicionais Exame do sistema de valores Uso da recaída como aprendizado Uso da conceitualização de casos Fortalecimento do desafio, da curiosidade e do crescimento ao invés da perfeição Declaração de direitos

44 Outras técnicas AVALIAÇÃO E CONTESTAÇÃO DOS PENSAMENTOS Análise de Custo-Benefício Exame das evidências e Exame das Qualidades das Evidências Advogado de Defesa Dramatização de ambos os lados do pensamento Distinção entre comportamentos e pessoas. Exame da variação de comportamentos em diferentes situações Uso do comportamento para resolver o pensamento negativo

45 Outras técnicas TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO EMOCIONAL Acesso às emoções Ventilação escrita Identificação dos pontos de tensão Identificação dos Esquemas Emocionais Ampliação do processamento emocional Reformulação de imagens mentais

46 Outras técnicas TÉCNICAS PARA MUDANÇAS DE PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS Busca Limitada Desconhecimento das taxas de base Exame da Lógica Ligação entre eventos não relacionados e observação de padrões que não existem Criação de Falsas Dicotomias Reductio ad absurdum Argumentação baseada em falácias lógicas

47 Outras técnicas TÉCNICAS PARA MUDANÇA DE PERSPECTIVA Colocação das coisas em perspectiva Gráfico em forma de torta Continuum Duplo-padrão Observações a partir da sacada Construção de alternativas Estabelecimento do ponto zero para avaliação Despolarização das comparações Observação da forma como os outros lidam com as coisas Diversificação dos critérios Subtração de tudo Exame das oportunidades e dos novos significados que derivam de perdas ou conflitos

48 Um bom terapeuta precisa desenvolver a arte e a ciência de uma boa relação terapêutica. Todas as técnicas comportamentais e cognitivas que, agora, conhecemos não substituem o aprendizado, através da leitura e supervisão que o próprio profissional necessita desenvolver a fim de se tornar um bom Terapeuta Cognitivo-comportamental. Só se aprende fazer fazendo.

49 Manual de Técnicas de Terapia e Modificação do Comportamento A Mente vencendo o Humor. Vicente E. Caballo Christine A. Padesky, Artmed Terapia Cognitivocomportamental Judith Beck. ARTMED, 2013 Aprendendo a TCCl Um Guia Ilustrado Jesse H. Wright, Monica R. Basco e Michael E. Thase. ARTMED, 2008 TCC na Prática psiquiátrica. Paulo Knapp e cols. ARTMED, 2004 Técnicas de Terapia Cognitiva Manual do Terapeuta Robert L. Leahy Ed. Artmed 2006

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo

7 Maneiras Simples de Dizer não O Manual Simples e Completo 7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo Você tem dificuldade em dizer "não"? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, em detrimento de si mesmo? Bem, você não está sozinho.

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

Objetivos Gerais. Psicólogo. Paciente. tratamento

Objetivos Gerais. Psicólogo. Paciente. tratamento Terapia Cognitivo-Comportamental Avaliação Inicial 1ª. Sessão Eliana Melcher Martins Doutoranda em Ciências pelo depto.psiquiatria da UNIFESP Mestre em Ciências pelo depto de Psicobiologia da UNIFESP Especialista

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

JANELA DE JOHARI (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL)

JANELA DE JOHARI (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL) % ABERTURA JANELA DE JOHARI (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL) Esta avaliação é constituída de 20 questões possíveis de ocorrer em uma empresa. Cada questão é composta por duas afirmativas. Você deve analisar

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Aprendendo a vencer a Ansiedade

Aprendendo a vencer a Ansiedade Rua Conde de Bonfim 232/301 Tijuca Rio de Janeiro RJ Tel:2234-2399 Email: eliane@epvpsicologia.com Home Page:www.epvpsicologia.com Aprendendo a vencer a Ansiedade Um guia para os pais sobre a ansiedade

Leia mais

Albert Ellis e a Terapia Racional-Emotiva

Albert Ellis e a Terapia Racional-Emotiva PSICOTERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL - Aspectos Históricos - NERI MAURÍCIO PICCOLOTO Porto Alegre/RS Albert Ellis e a Terapia Racional-Emotiva 1 Albert Ellis Albert Ellis (1955) Insatisfação com prática

Leia mais

Terapia cognitiva da esquizofrenia. IX Jornada CELPCYRO Porto Alegre, junho 2012

Terapia cognitiva da esquizofrenia. IX Jornada CELPCYRO Porto Alegre, junho 2012 Terapia cognitiva da esquizofrenia IX Jornada CELPCYRO Porto Alegre, junho 2012 Terapia cognitiva e as medicações Parte do trabalho da TCC é promover o aumento da adesão à medicação. As evidências de melhora

Leia mais

Terapia Cognitivo Comportamental

Terapia Cognitivo Comportamental Terapia Cognitivo Comportamental TRATAMENTO PSICOLÓGICO M. FÁTIMA RATO PADIN Coordenadora do Alamedas -Tratamento e Reabilitação da Dependência Química TRATAMENTO PSICOLÓGICO - Terapia Cognitivo Comportamental

Leia mais

Como superar o medo e a vergonha de vender

Como superar o medo e a vergonha de vender Como superar o medo e a vergonha de vender Mizuji Kajii http://mizuji.com Parte 2 Os significados Fatos, coisas e comportamentos não têm significado por si só Nós atribuímos os significados Agimos de acordo

Leia mais

IBH Transtorno de personalidade dependente. Dra. Lislie Schoenstatt

IBH Transtorno de personalidade dependente. Dra. Lislie Schoenstatt IBH Transtorno de personalidade dependente Dra. Lislie Schoenstatt Transtorno de Personalidade Dependente - TPD É uma necessidade invasiva e excessiva de ser cuidado, que leva a um comportamento submisso

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental Avaliação & Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA MSc. Psicologia Esp. Neusopsicologia Esp.Psicopedagogia Terapeuta Cognitivo-Comportamental Coordenadora do Curso de TCC Aplicada a crianças e adolescentes

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Manual de Aplicação do Jogo da Escolha. Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas

Manual de Aplicação do Jogo da Escolha. Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas Manual de Aplicação do Jogo da Escolha Um jogo terapêutico para jovens usuários de drogas 1 1. Como o jogo foi elaborado O Jogo da Escolha foi elaborado em 1999 pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Orientação Profissional e de Carreira

Orientação Profissional e de Carreira Orientação Profissional e de Carreira Um processo para a vida toda Powered by: S U A C ARREIRA N A D IRE Ç Ã O CER T A Sponsored by: INTRODUÇÃO 25 anos de experiência 4.000 jovens contratados por ano Quem

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

21 Mandamentos do Grandes Ideias

21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias 21 Mandamentos do Grandes Ideias Ideias simples mas que fazem toda a diferença na motivação dos nossos alunos!! 1. Conhecer os alunos e fazê-los sentirem-se amados pela

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Tem a : Quem é nosso evangelizando?

Tem a : Quem é nosso evangelizando? CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo www.cvdee.org.br - Sala Evangelize Estudos destinados ao Evangelizador/Educador da Criança e do Jovem Tem a : Quem é nosso evangelizando? Eis,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Formação em Coach c in i g Pro r fis fi sio i nal PROGRAMA DE COACHING PROFISSIONAL copyright YouUp 2011

Formação em Coach c in i g Pro r fis fi sio i nal PROGRAMA DE COACHING PROFISSIONAL copyright YouUp 2011 Formação em CoachingProfissional Objectivos Gerais Distinguir entre auto-estima e auto-confiança. Enumerar vantagens de uma auto-estima elevada. Saber como pode Coaching ajudar a elevar a auto-estima.

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS D O S S I E R D O E M P R E E N D E D O R AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PROJECTO PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO IMIGRANTE P E I AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS Competências

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Formação na Metodologia do Coaching em Resiliência Material do Participante. Eu me posicionei como. Isso desencadeia/ repercute em mim.

Formação na Metodologia do Coaching em Resiliência Material do Participante. Eu me posicionei como. Isso desencadeia/ repercute em mim. Eu me posicionei como Isso desencadeia/ repercute em mim Conjunção ENCONTRO Data: / / Horário: Nome do Coachee: Nome do Coach: Local: Empresa: CONSIDERO QUE APÓS O MEU PROCESSO DE PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Como Eu Começo meu A3?

Como Eu Começo meu A3? Como Eu Começo meu A3? David Verble O pensamento A3 é um pensamento lento. Você está tendo problemas para começar seu A3? Quando ministro treinamentos sobre o pensamento, criação e uso do A3, este assunto

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

Mariana, 9 anos - Escrever esse livro foi uma experiência interessante, legal e divertida!

Mariana, 9 anos - Escrever esse livro foi uma experiência interessante, legal e divertida! Giulia, 12 anos - Participar de um livro dessa importância é muito interessante, pois se eu me revelar uma boa escritora, posso escrever outros textos e outros livros, o que seria muito legal, já que o

Leia mais

1- É importante conhecer os nossos pensamentos?

1- É importante conhecer os nossos pensamentos? DEFEITOS NO PENSAMENTO. E AGORA? Nosso pensamento ocorre de modo contínuo e automático, continuamos produzindo pensamentos até quando dormimos. São eles que determinam se teremos emoções e comportamentos

Leia mais

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa

STEVEN CARTER. Sou uma. mulher inteligente. porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa STEVEN CARTER Sou uma mulher inteligente porque... Dicas para você se valorizar e transformar sua vida amorosa Introdução Você se considera uma mulher inteligente? Antes de responder, tenha em mente o

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

Modelo Cognitivo da Depressão de Beck

Modelo Cognitivo da Depressão de Beck Modelo Cognitivo da Depressão de Beck Modelo Cognitivo postula 3 conceitos específicos para explicar o substrato psicológico da Depressão: Tríade Cognitiva Esquemas Erros Cognitivos Conceito de TRÍADE

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Honrar os valores, uma questão de integridade

Honrar os valores, uma questão de integridade Honrar os valores, uma questão de integridade Por: P.A. (Paulo Alvarenga) Nos últimos congressos de desenvolvimento profissional que participei, o que mais tenho escutado é sobre a importância dos valores.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Todas as relações interpessoais implicam duas pessoas distintas e únicas, pelo que é natural que possam ocorrer situações em que não se está de acordo, em que se têm opiniões e pontos

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego

Guia de orientação Criação do Próprio Emprego B- Criação do próprio emprego pag. 57 Para quem deseja ter uma actividade independente, por conta própria, a criação do seu próprio emprego é uma via alternativa para ingressar no mundo do trabalho. Criar

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO Página 1 CONVERSA DE PSICÓLOGO Volume 03 - Edição 01 Agosto - 2013 Entrevistada: Renata Trovarelli Entrevistadora: Cintia C. B. M. da Rocha TEMA: RELACIOMENTO AMOROSO Psicóloga Comportamental, atualmente

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin).

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). 1- Planejamento Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). Planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Aplicação da terapia cognitiva na depressão: análise de caso clínico

Aplicação da terapia cognitiva na depressão: análise de caso clínico Aplicação da terapia cognitiva na depressão: análise de caso clínico * Ana Carolina Diethelm Kley Introdução O objetivo do tratamento em terapia cognitiva no caso dos transtornos afetivos, grupo que engloba

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em

O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em O próximo módulo trata de Sucessos: Como os Sucessos do passado de uma criança podem ajudá-la no futuro. Você saberá por que nos concentramos em Sucessos para ajudar as crianças a superar desafios. Em

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Trabalho de avaliação complementar do MBA Fama

Trabalho de avaliação complementar do MBA Fama MBA Executivo Trabalho de avaliação complementar do MBA Fama COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASPECTOS COMPORTAMENTAIS Janaina Ferreira Alves, M.Sc Janainaf@aol.com Realização Faculdade Machado de Assis FAMA

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde 1) A nossa Vida é composta por diversas vivências, nas quais avaliamos a nossa percepção de Felicidade. De zero a dez, que nota você dá para a sua SATISFAÇÃO ATUAL em cada uma das vivências da tabela abaixo?

Leia mais