Pré-requisitos: realizar o check-up para avaliação de perfil de entrada do candidato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pré-requisitos: realizar o check-up para avaliação de perfil de entrada do candidato"

Transcrição

1 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura Designaçã: Curs Prfissinal de Sldadura Destinatáris: tds s que tenham interesse na área Pré-requisits: realizar check-up para avaliaçã de perfil de entrada d candidat Objetivs: Identificar e caracterizar s diferentes prcesss de sldadura pr arc elétric, bem cm as diferenças entre eles, em relaçã a parâmetrs, cnsumíveis, md de funcinament e segurança. Caraterizar e identificar s requisits necessáris à qualificaçã de sldadres de acrd cm as nrmas e diretivas EWF/IIW em vigr. Identificar e caracterizar, s equipaments utilizads e a sua cnstituiçã n prcess de Sldadura SER. Identificar e caracterizar s principais parâmetrs de sldadura e sua influência. Identificar e caracterizar s cnsumíveis utilizads. Identificar e caracterizar s prcediments de sldadura cm base ns requisits de qualidade e cuidads de saúde, higiene e segurança. Prceder à sldadura SER em Aç Carbn, prcess 111 de frma a garantir as sldaduras de ângul em chapas, na psiçã PD e sldaduras de ângul chapa/tub nas psições PB e PD de acrd cm as especificações, nrmas e diretivas EWF/IIW aplicáveis. Identificar e caracterizar, s equipaments utilizads e a sua cnstituiçã n prcess de Sldadura TIG. Identificar e caracterizar s principais parâmetrs de sldadura e sua influência. Identificar e caracterizar s cnsumíveis utilizads. Identificar e caracterizar s prcediments de sldadura cm base ns requisits de qualidade e cuidads de saúde, higiene e segurança. Prceder à sldadura TIG em aç Carbn (141) de chapa/tub nas psições PB e PD de acrd cm as especificações, nrmas e diretivas EWF/IIW aplicáveis. ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

2 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura Identificar e caracterizar, s equipaments utilizads e a sua cnstituiçã n prcess de Sldadura TIG. Identificar e caracterizar s principais parâmetrs de sldadura e sua influência. Identificar e caracterizar s cnsumíveis utilizads. Identificar e caracterizar s prcediments de sldadura cm base ns requisits de qualidade e cuidads de saúde, higiene e segurança. Prceder à sldadura TIG (141) tp a tp de tubagem pr um só lad, nas psições PA, PC, PH e H-L045, de acrd cm as especificações, nrmas e diretivas EWF/IIW aplicáveis. Cnteúds Prgramátics: A ELETRICIDADE NA SOLDADURA POR ARCO ELÉTRICO Nções básicas de eletricidade Caracterizaçã d arc elétric de sldadura Escrvament d arc elétric, tips Influência ds gases de prteçã n escrvament d arc elétric O mei plasmgénic Transferência d metal Terminlgia básica para sldaduras Prcesss de sldadura Cnsumíveis de sldadura Os diferentes tips de transferência de metal para elétrds fusíveis Frmaçã d banh de fusã EQUIPAMENTO DE SOLDADURA Distribuiçã de eletricidade da rede Cnversã da energia elétrica para energia elétrica de sldadura Classificaçã das fntes de ptência (transfrmadres e retificadres) ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

3 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura Tips de crrente e plaridade Tips de nda Tensã em vazi e intensidade de curt-circuit Fatr de marcha Cicl de trabalh Frneciment d gás de prteçã Parâmetrs de sldadura CONSUMÍVEIS DE SOLDADURA Os váris tips de cnsumíveis de sldadura e suas funções Classificaçã de cnsumíveis Armazenament, secagem e manuseament SAÚDE HIGIENE E SEGURANÇA Riscs elétrics UV e radiaçã de calr Riscs culares Queimaduras e incêndis, prevençã e cmbate a incêndis Fums de sldadura Riscs respiratóris Equipaments de prteçã individual e vestuári Riscs de ruíd Regras e regulaments específics REGRAS DE SEGURANÇA NA ZONA OFICINAL/FABRIL Cntrl d ambiente na zna de sldadura, riscs gerais, eliminaçã de fums, material pesad e quente, cabs elétrics ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

4 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura Sldadura na zna ficinal, prteçã de utrs sldadres cntra riscs de sldadura Cntrl d mei ambiente lcal d sldadr, eliminaçã de fums Medidas de segurança em cas de acidentes pessais, acmpanhament de perações e prcediments de evacuaçã Trabalh em espaçs cnfinads, acumulaçã de pluentes, risc de explsã, enriqueciment de gases cm Árgn, Héli, etc. Cuidads a ter cm a manipulaçã das garrafas de gás CONSUMÍVEIS DE SOLDADURA Princípis ds cnsumíveis de sldadura e funções de cada tip de cnsumível (elétrds, varetas e gases) Gases de prteçã Gases de purga Classificaçã ds cnsumíveis de sldadura Armazenament, secagem e manuseament PRÁTICA DE SOLDADURA Especificaçã ds prcediments de sldadura Parâmetrs de sldadura, psições de sldadura Tips de juntas e de sldaduras: características, tamanh, acabament de superfície Simblgia de sldadura Intrduçã às imperfeições de sldadura Cntrl ds parâmetrs de sldadura Efeit ds parâmetrs de sldadura na gemetria da mesma Efeit d spr magnétic Inspeçã visual ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

5 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura INTRODUÇÃO AO AÇO Prduçã de aç Origem ds açs nã ligads Efeits da sldadura ns açs Elements de adiçã ns açs de liga A classificaçã ds açs de acrd cm nrmativ em vigr QUALIFICAÇÃO DE SOLDADORES Objetivs ds testes de qualificaçã Qualificaçã de EPSs Qualificaçã padrã de sldadres Variáveis essenciais, âmbit da qualificaçã, validade, prvetes de teste e avaliaçã d sldadr NORMALIZAÇÃO APLICÁVEL E EM VIGOR Prcediments de sldadura SER em aç carbn ângul em chapa PD e ângul chapa/tub PB e PD Técnicas e variáveis de sldadura Fnte de ptência regulaçã e cntrl Cnsumíveis de sldadura utilizads Demnstraçã e prática de execuçã de sldaduras em ângul em chapas, bem cm chapa/tub cm diferentes tips de juntas nas psições PB e PD cm as técnicas de mn passe e multipasse em aç carbn Sldadura de ângul em chapa, junta T, cm t>8 na psiçã PD, alguns crps de prva devem ser realizads executand a sldadura à vlta ds cants Sldadura de ângul em chapa/tub, cm t>3 e D 40 na psiçã PB Sldadura de ângul em chapa/tub, cm t>3 e D 40 na psiçã PD Cntrl visual das peças sldadas ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

6 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura Nrmas e diretivas aplicáveis Prcediments de sldadura TIG chapa/tub nas psições PB e PD Técnicas e variáveis de sldadura Fnte de ptência regulaçã e cntrl Cnsumíveis de sldadura utilizads Demnstraçã e prática de execuçã de sldaduras de chapa/tub nas psições PB e PD em Aç Carbn Sldadura de ângul, ligaçã tub a chapa cm t>1 e 40<=D<=80 na psiçã PB Sldadura de ângul, ligaçã tub a chapa cm t>1 e 40<=D<=80 na psiçã PD Cntrl visual das peças sldadas Nrmas e diretivas aplicáveis Prcediments de sldadura TIG tp a tp de tubagem de um só lad PA, PC, PH e H-L045 Técnicas e variáveis de sldadura Fnte de ptência regulaçã e cntrl Cnsumíveis de sldadura utilizads Demnstraçã e prática de execuçã de sldaduras tp a tp de tubagem, nas psições PA, PC, PH e H-L045. Sldadura tp a tp cm t>1, 40 D 80 na psiçã PA, ss nb Sldadura tp a tp cm t>1, 40 D 80 na psiçã PC, ss nb Sldadura tp a tp cm t>1, 40 D 80 na psiçã PH, ss nb Sldadura tp a tp cm t>1, 40 D 80 na psiçã H-L045, ss nb Cntrl visual das peças sldadas Nrmas e diretivas aplicáveis ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

7 Prgrama de Frmaçã I Curs Prfissinal de Sldadura Carga Hrária Ttal: 125hras Mdalidade de Frmaçã: Inicial Infrmações Adicinais: As UFCD s (Unidades de Frmaçã de Curta Duraçã) cnstam d referencial 12º an (521/ Metalurgia e Matalmecânica nível de qualificaçã d QEQ:4). Cncluind cm aprveitament, será emitid um Certificad de Frmaçã Prfissinal cm a descriçã de cada unidade. LOCAL DE REALIZAÇÃO ½ De Palavras, sita na Galeria Exterir de Ljas da Estaçã Fertagus d Fgueteir, lja 21. Matérias teóricas abrdadas em sala de frmaçã, cm recurs a prjetr, cmputadr, vídes e pwer pints. Oficina da Sinergias em Sldadura, sita na Zna Industrial d Casal d Marc, Praceta Marcel Curt, n.º 2. Matérias práticas, em cntext real de trabalh. ½ DE PALAVRAS Centr de Frmaçã Prfissinal, Escla de Línguas e Centr de Estuds. Em parceria cm SINERGIAS EM SOLDADURA.

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS NEVES JÚNIOR

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS NEVES JÚNIOR AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS NEVES JÚNIOR Prgrama de Higiene, Saúde e Segurança n Trabalh Curss de Educaçã e Frmaçã MÓDULO 3 Intrduçã à Higiene, Segurança e Saúde n Trabalh II 1 Apresentaçã Tend já

Leia mais

Instalações ITED generalidades

Instalações ITED generalidades 6085 - Instalações ITED generalidades Designaçã da UFCD: Instalações ITED - generalidades Códig: 6085 Identificar a legislaçã aplicável às ITED. Caracterizar as ITED. Identificar a simblgia utilizada.

Leia mais

FICHA DE CURSO. Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão e Manutenção de Equipamentos de Elevação - Elevadores

FICHA DE CURSO. Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão e Manutenção de Equipamentos de Elevação - Elevadores 1. Designaçã d Curs: Curs de Especializaçã Pós-Graduada em Gestã e Manutençã de Equipaments de Elevaçã - Elevadres 2. Denminaçã d Diplma u Certificad Diplma de Pós-Graduaçã em Gestã e Manutençã de Equipaments

Leia mais

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais:

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais: 1. OBJETIVOS GERAIS O curs de Especializaçã em Qualidade, Ambiente e Segurança tem cm bjetiv geral dtar s participantes de trein e aptidã implementar sistemas integrads de gestã da qualidade, ambiente

Leia mais

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS INSTRUÇÃO AO CANDIDATO - GERAL IT 088

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS INSTRUÇÃO AO CANDIDATO - GERAL IT 088 Página: 1 de 6 1. OBJETIVO Frnecer a candidat as instruções necessárias para a sistemática de avaliaçã de pessal na execuçã d ensai nã destrutiv de Estanqueidade Detecçã de Vazaments Nã Visíveis de Líquids

Leia mais

Gestão Administrativa de Recursos Humanos na Administração Pública

Gestão Administrativa de Recursos Humanos na Administração Pública Gestã Administrativa de Recurss Humans na Administraçã Pública Objetivs Gerais: Este curs é dirigid a tds s prfissinais que tenham cm bjetiv munir-se de cmpetências e cnheciments atualizads sbre a gestã

Leia mais

CURSO CUIDADOS NA SAÚDE DO IDOSO

CURSO CUIDADOS NA SAÚDE DO IDOSO Entidade Prmtra Entidade Frmadra CURSO CUIDADOS NA SAÚDE DO IDOSO UFCD 6576 OBJECTIVO GERAL N final da frmaçã, s frmands deverã cmpreender prcess de envelheciment identificand riscs assciads a prcess de

Leia mais

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares 6.2.1 Cmpnentes Curriculares pr módul Módul I Cmpetências Bases Tecnlógicas Cmpnentes Curriculares Desenvlver algritms e prgramas de cmputadres para slucinar prblemas. Lógica; Algritms; Técnicas de prgramaçã;

Leia mais

OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador Audição Pública Revisão Regulamentos 22 de Junho 2017

OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador Audição Pública Revisão Regulamentos 22 de Junho 2017 OLMC Operadr Lgístic de Mudança de Cmercializadr Audiçã Pública Revisã Regulaments 22 de Junh 2017 Operadr Lgístic de Mudança de Cmercializadr Cnfrme previst n Decret-Lei n.º 38/2017, de 31 de Març, OLMC

Leia mais

INSTALAÇÃO DE PURGAS NA REDE SECUNDÁRIA DE POLIETILENO

INSTALAÇÃO DE PURGAS NA REDE SECUNDÁRIA DE POLIETILENO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 604 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 604 Revisã n.º 2 1 de fevereir de 2011 Revisã n.º 2 Página 2 de 8 ÍNDICE Regist das revisões... 3 Preâmbul... 4 1. Objetiv... 4 2. Âmbit... 4 3. Referências...

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas Escla Básica e Secundária de Santa Maria An Letiv 2017/2018 Infrmaçã Prva Especial de Avaliaçã Tecnlgias Específicas Prtaria 52/2016, de 16 de junh O presente dcument divulga infrmaçã relativa à Prva Especial

Leia mais

Transdutor de corrente alternada (analógico)

Transdutor de corrente alternada (analógico) Transdutr de crrente (analógic) Revisã 1.1 22/04/2014 [1] Intrduçã Os transdutres de crrente têm pr finalidade cnverter um determinad sinal de crrente em um sinal cntínu islad galvanicamente. Sã dispnibilizads

Leia mais

TET/MT Método de Intervenção à Distância até 30kV

TET/MT Método de Intervenção à Distância até 30kV Caracterizaçã d Curs TET/MT Métd de Intervençã à Distância até 30kV Área Frmativa TRD 1 CARACTERIZAÇÃO RESUMIDA 1.1 Objectivs N final d curs s frmands deverã ser capazes de: - Cnhecer as cndições de execuçã

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: ELETRICISTA VEICULAR BÁSICO 80 h ÁREA: AUTOMOTIVA MODALIDADE: INICIAÇÃO PROFISSIONAL Plan de Curs Simplificad FP.EP.04.08 Revisã 1 20/08/2014 Página 1 de 15 FIETO FEDERAÇÃO

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Módulo 1: Gestão e organização da informação (UFCD 0822)

Módulo 1: Gestão e organização da informação (UFCD 0822) Planificaçã anual Curs Vcacinal de Ensin Secundári An letiv 2016 / 2017 CURSO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: GESTÃO DE BASES DE DADOS Módul 1: Gestã e rganizaçã da infrmaçã (UFCD

Leia mais

Futsal 6 ECTS. 1.º Ano, 1.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Futsal 6 ECTS. 1.º Ano, 1.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Futsal 6 ECTS 1.º An, 1.º Semestre Área Científica Educaçã Física e Desprt (EFD) Objetivs de Aprendizagem Cnhecer a história da mdalidade desprtiva Futsal; Cnhecer as estruturas rganizacinais e reguladras

Leia mais

Futebol 6 ECTS. 1.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Futebol 6 ECTS. 1.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Futebl 6 ECTS 1.º An, 2.º Semestre Área Científica Educaçã Física e Desprt (EFD) Objetivs de Aprendizagem Cnhecer a história da mdalidade desprtiva Futebl; Cnhecer as estruturas rganizacinais e reguladras

Leia mais

A nova geração de iluminação com tubos para poupança de energia

A nova geração de iluminação com tubos para poupança de energia Lighting A nva geraçã de iluminaçã cm tubs para pupança de energia MASTER LEDtube InstantFit HF O Philips MASTER LEDtube integra uma fnte de luz LED num frmat flurescente tradicinal. O seu design únic

Leia mais

A nova geração de iluminação com tubos para poupança de energia

A nova geração de iluminação com tubos para poupança de energia Lighting A nva geraçã de iluminaçã cm tubs para pupança de energia MASTER LEDtube InstantFit HF O Philips MASTER LEDtube integra uma fnte de luz LED num frmat flurescente tradicinal. O seu design únic

Leia mais

Processo de Soldadura com Eléctrodo não consumível de Tungsténio e Protecção Gasosa Inerte TIG / GTAW / WIG / 141

Processo de Soldadura com Eléctrodo não consumível de Tungsténio e Protecção Gasosa Inerte TIG / GTAW / WIG / 141 Processo de Soldadura com Eléctrodo não consumível de Tungsténio e Protecção Gasosa Inerte TIG / GTAW / WIG / 141 Direcção de Formação EWE / IWE Módulo 1.7 Italo Fernandes EWE / IWE - Módulo 1.7 EWE/IWE

Leia mais

Domínio de Autonomia Curricular

Domínio de Autonomia Curricular Dmíni de Autnmia Curricular Orientações Curriculares 5º an An letiv 2017-2018 Enquadrament legislativ Intrduçã O despach nº 5908/2017, de 5 de julh que regulamenta a pssibilidade de s Agrupaments e Esclas

Leia mais

TRANSIÇÕES METAL-POLIETILENO

TRANSIÇÕES METAL-POLIETILENO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 303 Revisã n.º 1 23 de setembr de 2016 Revisã n.º 1 Página 2 de 9 ÍNDICE Regist das revisões... 3 Preâmbul... 4 1. Objetiv... 4 2. Âmbit... 4 3. Referências... 5 4. Requisits das

Leia mais

A nova geração de iluminação com tubos para poupança de energia

A nova geração de iluminação com tubos para poupança de energia Lighting A nva geraçã de iluminaçã cm tubs para pupança de energia O Philips MASTER LEDtube integra uma fnte de luz LED num frmat flurescente tradicinal. O seu design únic cria um aspet visual unifrme

Leia mais

Planificação Módulos

Planificação Módulos Agrupament de Esclas de Arrails Planificaçã Móduls 1 Tecnlgias da Infrmaçã e da Cmunicaçã Rui Ricard Piteira Rebch An Letiv 2017 2018 Curs Prfissinal de Técnic de Vendas Módul: 1. Intrduçã às Bases de

Leia mais

Painel 1 O avanço da Energia eólica e os desafios dos Centros de Operação do Sistema CENTRO DE OPERAÇÃO DA GERAÇÃO (COG) ECHOENERGIA 08 de Agosto de

Painel 1 O avanço da Energia eólica e os desafios dos Centros de Operação do Sistema CENTRO DE OPERAÇÃO DA GERAÇÃO (COG) ECHOENERGIA 08 de Agosto de Painel 1 O avanç da Energia eólica e s desafis ds Centrs de Operaçã d Sistema CENTRO DE OPERAÇÃO DA GERAÇÃO (COG) ECHOENERGIA 08 de Agst de 2018 2 Echenergia Ech 4 - Cabeç Vermelh Echenergia - Vídes Cmplexs

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes ENSINO: Secundári

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Outubr 2012 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

Together We Empower. Ivone Rocha TELLES Advogados

Together We Empower. Ivone Rocha TELLES Advogados Ivne Rcha TELLES Advgads Decret-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril Regula a rganizaçã, acess e exercíci das atividades de mbilidade elétrica, prcede a estabeleciment de uma rede de mbilidade elétrica e à

Leia mais

Basquetebol. 2.º Ano, 1.º Semestre 6 ECTS. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Basquetebol. 2.º Ano, 1.º Semestre 6 ECTS. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Basquetebl 6 ECTS 2.º An, 1.º Semestre Área Científica Educaçã Física e Desprt (EFD) Objetivs de Aprendizagem Cnhecer a história da mdalidade desprtiva Basquetebl; Cnhecer as estruturas rganizacinais e

Leia mais

LIGAÇÕES PERMANENTES. Processo e processos de soldadura

LIGAÇÕES PERMANENTES. Processo e processos de soldadura Processo e processos de soldadura 1 Soldadura Com arame Sob Ambiente De Gases de Protecção 1 Soldadura Com arame Sob Ambiente De Gases de Protecção Por volta dos anos 1952 o processos era muito popular

Leia mais

Planificação Disciplina de Saúde 3.º ano Módulos 7, 8, 9 (98 horas 118 tempos de 50 minutos) 2016/2017 Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde

Planificação Disciplina de Saúde 3.º ano Módulos 7, 8, 9 (98 horas 118 tempos de 50 minutos) 2016/2017 Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde DGEstE Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares Direçã de Serviçs Regiã Centr Agrupament de Esclas Figueira Mar Códig 161366 Cntribuinte n.º 600 074 978 Objetivs gerais: Planificaçã Disciplina de Saúde

Leia mais

Edital de Chamada de Trabalhos Científicos VIII Simpósio Multidisciplinar da Estácio São Paulo

Edital de Chamada de Trabalhos Científicos VIII Simpósio Multidisciplinar da Estácio São Paulo Edital de Chamada de Trabalhs Científics VIII Simpósi Multidisciplinar da Estáci Sã Paul SIMESP Sã Paul, 26 de març de 2016. O Departament de Pesquisa de Sã Paul d Centr Universitári Estáci Radial de Sã

Leia mais

Equipamentos para el Jateamento e Pintura Automática de Chapas de Aço

Equipamentos para el Jateamento e Pintura Automática de Chapas de Aço INFORMES TECNICOS Equipaments para el Jateament e Pintura Autmática de Chapas de Aç A Cym Materiales SA fabrica linhas cmpletas de jateament e pintura de chapas e tiras de aç de passagem cntínua tant na

Leia mais

NO Comité de Gestão de Risco

NO Comité de Gestão de Risco P. 1! de 5 NO Cmité de Gestã de Risc Aprvad em reuniã de Cmissã Executiva de.03.22 Crdenad pr: Direçã de Gestã de Riscs e Segurs Direçã de Organizaçã e Gestã de Recurss Humans P. 2! de! 5 1. Objet A presente

Leia mais

Formação em horário Laboral

Formação em horário Laboral 1 Formação em horário Laboral Nos ciclos de formação com mais de 100h de formação, os formandos desempregados têm direito a apoios sociais. Ciclo formativo em Construções Metálicas I (Serralheiro de Tubos)

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Entidade: Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares () Mrada: Praça de Alvalade, nº 12 1749-070 Telefne: 218433910 Crrei eletrónic: atendiment@dgeste.mec.pt Síti da internet: https://www.dgeste.mec.pt/

Leia mais

Acções de Formação AGEPOR

Acções de Formação AGEPOR 2017 Acções de Frmaçã AGEPOR Códig IMDG 5ª Ediçã Iníci: Lisba: 8 Mai 2017 Prt: 9 Mai 2017 A AGEPOR encntra-se certificada pela DGERT Certificad Nº 1809/2015 840 Serviçs de Transprte AGEPOR Assciaçã ds

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Agst 2016 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº.21/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) OPERADOR DE COMPUTADOR DO IFSP - CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba d Institut Federal de Educaçã,

Leia mais

7.b. 7.c. Instalação de sistemas de energia renovável para autoconsumo. Instalação de sistemas de armazenamento de energia elétrica para autoconsumo

7.b. 7.c. Instalação de sistemas de energia renovável para autoconsumo. Instalação de sistemas de armazenamento de energia elétrica para autoconsumo 7.b Instalaçã de sistemas de energia renvável para autcnsum 7.c Instalaçã de sistemas de armazenament de energia elétrica para autcnsum 1 2 FICHA TÉCNICA Títul Cleçã Ediçã Autria 7.b Instalaçã de sistemas

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE TÉCNICAS DE VENDA II (150H / NÍVEL 4) UFCD 0397 ATENDIMENTO E SERVIÇO PÓS-VENDA Carga hrária: 25 hras Objetivs Aplicar as técnicas de atendiment pós venda, esclarecend cliente

Leia mais

Apresentação. Dez/2017

Apresentação. Dez/2017 Apresentaçã Dez/2017 Set/2017 O que é PerfrmanceWeb? É uma Platafrma Educacinal cmpleta destinada a Instituições de Ensin públic u privad Sistema de gestã para instituições de ensin cm recurss administrativ,

Leia mais

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações.

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações. Tópics pg 1.Treinament e Desenvlviment 2 2.Imprtância d T&D 3 3.Reflexã 4 4.Cnceit de Treinament 5 5.Cntribuiçã 6 6.Objetivs d Treinament 7 7.Indicadres a Priri de Necessidades de T&D 8 8.Indicadres a

Leia mais

A nova geração de iluminação com tubos energeticamente eficientes.

A nova geração de iluminação com tubos energeticamente eficientes. Lighting A nva geraçã de iluminaçã cm tubs energeticamente eficientes. MASTER LEDtube EM/Mains O Philips MASTER LEDtube integra uma fnte de luz LED num frmat flurescente tradicinal. O seu design únic cria

Leia mais

Anexo Sócio. Entidade C&A C&A MODAS UNIPESSOAL Lda. Data de Revisão Revisto por. Versão atual 0.5. Confidencialidade

Anexo Sócio. Entidade C&A C&A MODAS UNIPESSOAL Lda. Data de Revisão Revisto por. Versão atual 0.5. Confidencialidade Anex Sóci Entidade C&A C&A MODAS UNIPESSOAL Lda Data de Criaçã Criad pr 2018/04 Equipa RGPD Data de Revisã Revist pr Versã atual 0.5 Cnfidencialidade Externa Data da próxima revisã 2019 Cnteúds 1 Dispsições

Leia mais

Transdutor de tensão alternada (analógico)

Transdutor de tensão alternada (analógico) [1] Intrduçã Os transdutres de tensã têm pr finalidade cnverter um determinad sinal de tensã em um sinal cntínu islad galvanicamente. Sã dispnibilizads s seguintes mdels: VA: para sistema cm frma de nda

Leia mais

REVITALIZADOR DE PISOS CERÂMICOS 200 horas

REVITALIZADOR DE PISOS CERÂMICOS 200 horas PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO REVITALIZADOR DE PISOS CERÂMICOS 200 hras EIXO TECNOLÓGICO: INFRAESTRUTURA ÁREA: CONSTRUÇÃO MODALIDADE: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL UNIDADE (S) HABILITADA (S): CENTRO DE FORMAÇÃO

Leia mais

Transdutor de temperatura ou resistência (analógico)

Transdutor de temperatura ou resistência (analógico) Transdutr de temperatura u resistência (analógic) Revisã 2.3 14/1/214 [1] Intrduçã Os transdutres de temperatura e resistência têm pr finalidade, respectivamente, cnverter temperatura (pr mei de sensres,

Leia mais

DIRETRIZES PARA A MONITORIZAÇÃO DO RUÍDO Campanha Na cidade, sem o meu carro! De 16 a 22 de Setembro de 2019

DIRETRIZES PARA A MONITORIZAÇÃO DO RUÍDO Campanha Na cidade, sem o meu carro! De 16 a 22 de Setembro de 2019 DIRETRIZES PARA A MONITORIZAÇÃO DO RUÍDO Campanha Na cidade, sem meu carr! De a de Setembr de 9. Objetiv Este plan de mnitrizaçã, visa facilitar e servir cm referência as municípis interessads em prceder

Leia mais

Plano de Trabalho. Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Plano de Trabalho. Comitê de Pronunciamentos Contábeis Plan de Trabalh Cmitê de Prnunciaments Cntábeis 1 Prgrama de api à implementaçã ds CPCs e IFRS O CPC dispõe de um plan permanente para incentivar a frmaçã de Grups de Trabalh (GT) e a participaçã em fóruns

Leia mais

Transdutor de tensão alternada (analógico)

Transdutor de tensão alternada (analógico) Transdutr de tensã (analógic) Revisã 6.1 26/12/2012 [1] Intrduçã Os transdutres de tensã têm pr finalidade cnverter um determinad sinal de tensã em um sinal cntínu islad galvanicamente. Sã dispnibilizads

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

MBA063 PT:

MBA063   PT: Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics... 3 Estrutura mdular e respetiva carga hrária... 3 Cnteúds prgramátics... 3 Metdlgia...

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V07 17.05.2018 Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã e Entrada e Requisits Mínims...

Leia mais

A nova geração de iluminação com tubos energeticamente eficientes.

A nova geração de iluminação com tubos energeticamente eficientes. Lighting A nva geraçã de iluminaçã cm tubs energeticamente eficientes. MASTER LEDtube EM/Mains O Philips MASTER LEDtube integra uma fnte de luz LED num frmat flurescente tradicinal. O seu design únic cria

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul campus Caxias d Sul EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2018. PROCESSO

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual 1 de 5 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D 3D Planificaçã Anual 2017-2018 Disciplina: Representaçã Gráfica Prfessr: Carls Dias 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Representaçã

Leia mais

APÊNDICE 2 TIPO DE PROCESSO: REUNIÃO

APÊNDICE 2 TIPO DE PROCESSO: REUNIÃO APÊNDICE 2 TIPO DE PROCESSO: REUNIÃO Crdenadria das Inspetrias Representantes de Znal Znais Diretria das Inspetrias Inspetres Cmissões Especializadas e Cmissões Multimdais de Api à Fiscalizaçã Versã Fevereir/2017

Leia mais

Casa Eficiente e. Intervenção nas condições de ventilação

Casa Eficiente e. Intervenção nas condições de ventilação 6.e Intervençã nas cndições de ventilaçã 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 6.e Intervençã nas cndições de ventilaçã Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria Versã 2018-01-18 Publicaçã gratuita

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1 Regulament das Atividades Cmplementares d Curs de Relações Internacinais Currícul 2018/1 Em cnfrmidade cm a Resluçã nº 4, de 04..2017, da Câmara de Educaçã Superir d Cnselh Nacinal de Educaçã (CES/CNE),

Leia mais

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2015 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Lisba Aulas Teóricas:

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N 3.974

RESOLUÇÃO CEPE N 3.974 Universidade Federal de Our Pret - UFOP Unh.,.,d.d. F.d.,. d.o,srb Pt.lO RESOLUÇÃO CEPE N.97 Aprva alteraçã curricular para Curs de Engenharia Metalúrgica. O Cnselh de Ensin, Pesquisa e Extensã da Universidade

Leia mais

Carga Horária Créditos Curso Atendido Pré-Requisitos Teórica ENGENHARIA Prática - - Eletrônica Geral ELÉTRICA Total 60 04

Carga Horária Créditos Curso Atendido Pré-Requisitos Teórica ENGENHARIA Prática - - Eletrônica Geral ELÉTRICA Total 60 04 UNIDADE DE ENSINO DE PAULO AFONSO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA AUTORIZADA PELA PORTARIA/MEC Nº 105, DE 29 DE JANEIRO DE 2010 D.O.U. 01/02/2010 AV. MARCONDES DE FERRAZ

Leia mais

1 Indicações de segurança

1 Indicações de segurança N.º art. : 1731JE Manual de instruções 1 Indicações de segurança A mntagem e ligaçã de aparelhs eléctrics apenas devem ser realizadas pr eletricistas especializads. Risc de feriments graves, incêndi u

Leia mais

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro

Atividades a desenvolver. 1º Período - 12 de setembro a 17 de setembro Agrupament de Esclas da Caparica Planificaçã das Atividades d Cnselh Pedagógic e Estruturas de Gestã Intermédia Dcument Orientadr - 2013/2014 1 O Cnselh Pedagógic é órgã de crdenaçã e supervisã pedagógica

Leia mais

Transdutor de temperatura ou resistência (analógico)

Transdutor de temperatura ou resistência (analógico) [1] Intrduçã Os transdutres de temperatura e resistência têm pr finalidade, respectivamente, cnverter temperatura (pr mei de sensres, nã incluss) e valres de resistência em um sinal analógic. Sã dispnibilizads

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A eticadata sftware, pela sua visã, missã e valres cnsidera a frmaçã e desenvlviment prfissinal ds seus recurss humans cm uma pedra fundamental e diferenciadra

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 14 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VII.V.02/2007-05-31

NOTA TÉCNICA nº 14 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VII.V.02/2007-05-31 FONTES ABASTECEDORAS DE ÁGUA RESUMO NOTA TÉCNICA nº 14 Cmplementar d Regulament Geral de SCIE Ref.ª VII.V.02/2007-05-31 FONTES ABASTECEDORAS DE ÁGUA Enunciar s tips de fntes de alimentaçã de água permitids

Leia mais

MASTER LEDspot LV AR111 - Solução ideal para iluminação de acentuação em lojas

MASTER LEDspot LV AR111 - Solução ideal para iluminação de acentuação em lojas Ligting MASTER LEDspt LV AR - Sluçã ideal para iluminaçã de acentuaçã em ljas MASTER LEDspt LV AR Oferecend um feixe de acentuaçã quente semelante a das lâmpadas de algéne, a MASTER LEDspt LV AR é uma

Leia mais

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II]

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II] 2018 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU II 1. Lcal de realizaçã 1. Cimbra, pst náutic

Leia mais

- 20 pontos PEPC CFC - PROGRAMA

- 20 pontos PEPC CFC - PROGRAMA Melhres Práticas de Elabraçã de Demnstrações Financeiras e Negócis em Cnjunt Investiments, Cnslidaçã, Divulgaçã e Demnstraçã d Flux de Caixa - 20 pnts PEPC CFC - 13 e 14 de nvembr de 2018 Mdalidade: a

Leia mais

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2018 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Gramid, Gndmar Aulas

Leia mais

Transdutor de temperatura ou resistência (analógico)

Transdutor de temperatura ou resistência (analógico) Transdutr de temperatura u resistência (analógic) Revisã 2.4 20/08/2018 [1] Intrduçã Os transdutres de temperatura e resistência têm pr finalidade, respectivamente, cnverter temperatura (pr mei de sensres,

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. para garantir cuidados imediatos de qualidade. Saber que dados comunicar por via telefónica ao Centro de Orientação e

PRIMEIROS SOCORROS. para garantir cuidados imediatos de qualidade. Saber que dados comunicar por via telefónica ao Centro de Orientação e descnt Inscrevend-se até dia 10 de Fevereir Curs Prátic de 2017 - Htel**** Prcediments, técnicas e manbras de PRIMEIROS SOCORROS para garantir cuidads imediats de qualidade 16 hras de Frmaçã Intensiva

Leia mais

Liquidação Financeira. PdC Versão 3 PdC Versão 4

Liquidação Financeira. PdC Versão 3 PdC Versão 4 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações Liquidaçã Financeira PdC Versã 3 PdC Versã 4 Versã 3 Versã 4 METODOLOGIA DO Text em realce refere-se à inserçã de nva redaçã. Text tachad refere-se à exclusã

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Técnico em Mecânica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Técnico em Mecânica Plan de Trabalh Dcente 2015 Ensin Técnic ETEC Paulin Btelh Códig: 091 Municípi: Sã Carls Eix Tecnlógic: Cntrle e Prcesss Industriais Habilitaçã Prfissinal: Técnic em Mecânica Qualificaçã: Técnic em Mecânica

Leia mais

CAOMZ06 PT:

CAOMZ06  PT: Curs de Especializaçã de Lgística Planeament Estratégic Crdenadr: Eng.º Vasc Carvalh Índice Duraçã Ttal... 2 Destinatáris... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisits... 2 Objetiv Geral... 2 Objetivs Específics...

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LAGECC)

EDITAL DE SELEÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LAGECC) EDITAL DE SELEÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LAGECC) A Liga Acadêmica de Gastrenterlgia Clínica e Cirúrgica LAGECC, vinculada à Faculdade Assis Gurgacz, à Gastrclínica

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO Escla Secundária Dr. Jaquim de Carvalh Figueira da Fz N º P r j e t : N º C u r s : _ N º A c ã : Curss Prfissinais Planificaçã Anual 2017/2018 Curs Prfissinal de Técnic de Infrmática - Sistemas Aplicações

Leia mais

Transdutor de tensão ou corrente contínua (analógico)

Transdutor de tensão ou corrente contínua (analógico) Transdutr de tensã u crrente cntínua (analógic) Revisã 3.3-18/11/2015 [1] Intrduçã Os transdutres de tensã u crrente cntínua têm pr finalidade cnverter um determinad sinal de tensã u crrente em um sinal

Leia mais

Casa Eficiente a. Separação de resíduos sólidos urbanos

Casa Eficiente a. Separação de resíduos sólidos urbanos 10.a Separaçã de resídus sólids urbans 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 10.a Separaçã de resídus sólids urbans Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria Versã 2018-01-18 Publicaçã gratuita

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL DE WINCHE REDES COMERCIAIS

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL DE WINCHE REDES COMERCIAIS CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL DE WINCHE REDES COMERCIAIS Barcelna, 2016 ÍNDICE 1.- Intrduçã 2.- Âmbit de aplicaçã 3.- Valres étics 4.- Integridade relacinal Relaçã cm s clientes Relaçã cm s prveedres Relaçã

Leia mais

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados Validaçã de metdlgia de aplicaçã de Custs Simplificads Cfinanciament através de Tabela Nrmalizadas de Custs Unitáris, Cnfrme alínea c) d n.º 2, d artig 7.º d Decret-Lei n.º 159/2014, de 27 de utubr Estágis

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A plítica de treinament e desenvlviment tem cm bjetiv estabelecer cndições exigíveis para identificar as necessidades cletivas e individuais de treinament, prprcinand as prfissinais, qualificaçã

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2º semestre / 2014 O FGV Law Prgram da Escla

Leia mais

Comissão Organizadora. Comissão Executiva

Comissão Organizadora. Comissão Executiva Cmissã Organizadra Drª Margarida Mreira Direcçã Reginal de Educaçã d Nrte Dr. Jã Sérgi Rdrigues Eng. Jsé Albert Figueired Dr. Jsé Maria Lsa Esteves Crdenaçã Educativa de Braga Cmissã Executiva Dr. Adelin

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) PARA ATUAR NO ANO LETIVO DE 2019

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) PARA ATUAR NO ANO LETIVO DE 2019 EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) PARA ATUAR NO ANO LETIVO DE 2019 A Dirigente Reginal de Ensin da Diretria de Ensin Regiã Leste 4, ns terms da legislaçã em vigr, COMUNICA a

Leia mais

BALANÇO SOCIAL DE 2017

BALANÇO SOCIAL DE 2017 BALANÇO SOCIAL DE 2017 RELATÓRIO DE ATIVIDADES, GESTÃO E CONTAS 2017 Página 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTRUTURA ORGÂNICA... 5 3. CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS... 7 3.1. Estrutura d quadr de

Leia mais

4.4. Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas por Componente Curricular MÓDULO I Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE LOGÍSTICA

4.4. Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas por Componente Curricular MÓDULO I Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE LOGÍSTICA 4.4. Cmpetências, Habilidades e Bases Tecnlógicas pr Cmpnente Curricular MÓDULO I Qualificaçã Técnica de Nível Médi de AUXILIAR DE LOGÍSTICA I.1 INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA Funçã: Planejament da Cadeia Lgística

Leia mais

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V02 31.10.2016 Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament...

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS:ABC ETAPA:2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): CÁSSIO LIMA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este rteir tem cm bjetiv rientá-l ns estuds de recuperaçã. Ele

Leia mais

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos Organizaçã de Cmputadres Digitais Cap.10: Cnjunt de Instruções: Mds de Endereçament e Frmats Mds de endereçament Os mds de endereçament sã um aspect da Arquitetura d cnjunt de instruções ns prjets das

Leia mais

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018 SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE A Regulaçã de Entidades Operadras de Serviçs Financeirs Digitais (SFD) 28 Mai 2018 Desafis e Cnclusões 1. Regulaçã: factr de viabilizaçã u inibiçã? 2. Pilares

Leia mais

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 2: Preenchimento do formulário de pedido de pagamento Versão 1.1

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 2: Preenchimento do formulário de pedido de pagamento Versão 1.1 Prgrama Cidadãs Ativ@s Manual d Prmtr Anex 2: Preenchiment d frmulári de pedid de pagament Versã 1.1 A apresentaçã de pedids de pagament através d SIPPCA prcessa-se pel preenchiment d respetiv frmulári.

Leia mais