Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica"

Transcrição

1 Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Resumo Karla Rúbia Cordeiro da Mota 1 ; Guilliano Gardenghi 2 Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença identificada pela limitação do fluxo aéreo. Caracterizada pelo desconforto respiratório, descondicionamento físico, diminuição da força muscular e anormalidades na mecânica respiratória. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática evidenciando os efeitos de um programa de reabilitação em pacientes com DPOC. Métodos: O presente estudo fundamentou-se em um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, MedLine e SciELO, nos idiomas inglês e português de estudos publicados até Discussão: O treinamento físico é a base dos programas de reabilitação, favorecendo a melhora da força muscular, da dispnéia, da qualidade de vida e da tolerância ao exercício. Conclusão: Apesar da divulgação, ainda não existe uma padronização quanto aos programas de reabilitação, entretanto, atualmente é considerada inquestionável a presença dos programas. Descritores: Fisioterapia, Reabilitação, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Abstract Introduction: Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) is a disease identified by airflow limitation. Characterized by respiratory discomfort, physical deconditioning, decreased muscle strength and abnormalities in respiratory mechanics. Objective: The objective of this study is to carry out a systematic review of the effects of a rehabilitation program in patients with COPD. Methods: The present study was based on a bibliographic survey in the LILACS, MedLine, Cochrane and SciELO databases, in the English and Portuguese languages of studies published until Discussion: Physical training is the basis of rehabilitation programs, favoring Improvement of muscle strength, dyspnea, quality of life and tolerance to exercise. Final Thoughts: Despite the disclosure, there is still no standardization regarding rehabilitation programs, however, the presence of programs is currently considered unquestionable. Keywords: Physiotherapy, Rehabilitation, Chronic Obstructive Pulmonary Disease.

2 1. Fisioterapeuta Pós-graduanda em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada CEAFI Pós-graduação/GO. 2. Fisioterapeuta, Doutor em Ciências pela FMUSP, Coordenador Científico do Serviço de Fisioterapia do Hospital ENCORE/GO, Coordenador Científico do CEAFI Pósgraduação/GO e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar do Hospital e Maternidade São Cristóvão São Paulo/SP Brasil. Autor correspondente Endereço: rua vc 57 Qd 115 Lt 11 B Conjunto Vera Cruz II Goiânia Goiás Brasil karla.r.cordeiro@hotmail.com Introdução A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença identificada pela limitação do fluxo aéreo que não é totalmente reversível. 1 A limitação do fluxo aéreo é usualmente progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal no pulmão a partículas ou gases nocivos. Caracterizada pelo desconforto respiratório, descondicionamento físico, diminuição da força muscular e anormalidades na mecânica respiratória. 2-4 Pacientes com DPOC apresentam comprometimento pulmonar, manifestações sistêmicas, piora na dispnéia, redução na qualidade de vida e aumento da mortalidade. Na população Brasileira a mortalidade devido a DPOC vem aumentando nos últimos vinte anos, o que e bem preocupante considerando que é uma doença passível de prevenção. 5,6 A redução das atividades físicas está associada à maior probabilidade de ocorrência de novo episódio de exarcebação, podendo evoluir para uma hospitalização e morte. Uma estratégia fundamental no tratamento dos pacientes com DPOC é a inclusão em um programa de exercícios. A inclusão da reabilitação pulmonar na atualidade e considerada inquestionável em virtude de seus benefícios. 7,8 A reabilitação pulmonar é uma intervenção multiprofissional, baseada em evidências para pacientes com doenças pulmonares crônicas e que sejam sintomáticos, tem como objetivo a redução de sintomas, a melhora da capacidade funcional, a estabilização ou redução das manifestações sistêmicas e a melhora na qualidade de vida desses pacientes.

3 Preconiza-se que a reabilitação ocorra no mínimo três vezes por semana com duração entre seis e doze semanas para que os benefícios obtidos sejam mantidos. 9,10 Entretanto estudos relatam que os benefícios iniciais diminuem em longo prazo, dando importância a pratica dos exercícios após a reabilitação pulmonar Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos dos programas de reabilitação em pacientes com DPOC. Método Foi realizada uma revisão narrativa por meio de um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, MedLine e SciELO, nos idiomas inglês e português de estudos publicados até Com o objetivo de selecionar estudos randomizados e controlados que abordassem programas de reabilitação fisioterapêutica em pacientes com DPOC. Os descritores empregados foram Fisioterapia, Reabilitação, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Physiotherapy, Rehabilitation, Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Inicialmente foram selecionados estudos com base nos títulos, excluindo aqueles que não se relacionavam ao tema da revisão. Em seguida, os resumos dos estudos selecionados foram explorados para identificar aqueles que atendiam aos critérios de inclusão. Foram incluídos os estudos que abordavam programas de reabilitação fisioterapêutica em pacientes com DPOC. Primeiramente foram identificados 53 estudos nas bases de dados descritas anteriormente, dos quais apenas 20 condiziam com programas de reabilitação em pacientes com DPOC. Em seguida foi realizada a leitura de títulos e resumos, excluídos os que não se relacionavam ao tema da revisão, por fim, restaram seis estudos que se encaixaram ao objetivo proposto por esta revisão. Resultados Os resultados deste estudo serão apresentados no formato de um quadro, que contempla os seguintes critérios: autor, ano, tipo de estudo, objetivo, programa de reabilitação e resultados.

4 Randomizado Quadro1. Resumo dos principais resultados dos estudos. Autor / Ano Tipo de Estudo Objetivo Programa de reabilitação Resultado Jamami et al. Observar se -10 min. de alongamento dos O estudo relata (1999) 15 controlado ocorrem alterações músculos de tronco e aumento na espirometria, na membros superiores e significativo na FMR, na saturação inferiores. capacidade vital, de O 2 e na -30 min. de exercícios para PImáx, PEmáx e tolerância de membros superiores e Índice de amplitude exercício nos inferiores contra a gravidade abdominal no G3. pacientes com associados a respiração Aumento DPOC. diafragmática e freno-labial. significativo no -10 min. de treinamento TC6min no G2. Os muscular inspiratório através pacientes do G2 e do Threshold. G3 relataram a - 10min. de relaxamento com diminuição de Pires Di Lorenzo et al. (2003) 16 Randomizado controlado Verificar influencia do treinamento físico (TI) e do treinamento muscular respiratório (TRM) associados à ventilação não invasiva (VNI) sobre a PImáx e PEmáx, distância percorrida e escala de Borg no TC6min e no TE. respiração diafragmática e música ambiente. (2vez/semana durante 1 hora por 6 semanas consecutivas) - exercícios de TRM usando Threshold com 40% da PImáx para os pacientes do G1 e G3 (5 séries de 15 repetições). - TF para o G1 e G2 utilizando esteira rolante durante 30 min, na velocidade determinada em 80% da FC máxima atingida no TE ou caso o paciente relata-se cansaço, dispnéia ou alteração de FC e quedas da SatO 2. - BiPAP no G1 e G2 com aplicação de níveis decrescentes de pressão durante o treinamento aeróbico. No G3 e G4 foram utilizados por 30 minutos. Os níveis de BiPAP foram ajustados de acordo com a tolerância do paciente desde que mantivesse os níveis de SatO 2 maiores que 90%. dispnéia e melhora na qualidade de vida. O estudo teve como resultado o aumento significativo na distancia percorrida no TC6min nos grupos G1 e G2. Aumento significativo da PImáx e PEmáx nos grupos G1 e G3. Diminuição da sensação de dispnéia pela escala de Borg no final do TC6min no G4 e aumento da distancia percorrida no TE no grupos G1, G2 e G3.

5 Autor / Ano Kunikoshita et al. (2006) 17 Tipo de Estudo Randomizado controlado Ike et al. Randomizado (2010) 18 controlado Objetivo Programa de reabilitação Resultado Verificar os efeitos de três programas de fisioterapia respiratória em pacientes com DPOC moderado e grave. Avaliar o efeito do exercício resistido de membros superiores em pacientes com DPOC no ganho de força e na capacidade funcional. Os programas foram constituídos por TRM e TF dividido por grupos. G1: 10min de alongamento da musculatura de tronco e membros superiores e inferiores, 20min de TRM usando o Threshold com 30% da PImáx associado a respiração freno-labial. G2: 10min de alongamento da musculatura de tronco e membros superiores e inferiores e 30min de TF em esteira rolante. G3: 10min de alongamento da musculatura de tronco e membros superiores e inferiores, 10min de TRM usando o Threshold com 30% da PImáx associando a respiração diafragmática e freno-labial e 15min de TF em esteira rolante. - GC praticou condutas de higiene brônquica e reeducação funcional respiratória. - GT realizou aquecimento (5min), 3 séries de 8 repetições de supino e pulley superior frontal com intervalo de 2min entre as séries e 5min de descanso entre os exercícios e por fim 5min de alongamento da musculatura de membro inferior. (3 vez/semana durante 40min por 6 semanas consecutivas). Foram encontrados aumento significativo da FRM no G1, da distância percorrida no TECR no G2 e melhora na qualidade de vida no G2 e G3. O estudo concluiu que apesar da capacidade funcional não ter mostrado diferença significativa nos grupos, o treinamento de força de membros superiores em pacientes co m DPOC foi importante e bem tolerado resultando no aumento da força muscular.

6 Autor / Ano Tipo de Estudo Pradella et al. Randomizado (2015) 9 controlado Albuquerque et al. (2016) 13 Randomizado controlado Objetivo Programa de reabilitação Resultado Desenvolver um programa de reabilitação de baixo custo e domiciliar, avaliar a capacidade funcional e a qualidade de vida. Investigar o impacto de um programa de reabilitação pulmonar no desempenho ao exercício em pacientes com DPOC. Os grupos passaram uma semana no centro de reabilitação aprendendo os exercícios e receberam um folheto educacional descrevendo os exercícios a serem realizados (aquecimento, atividade aeróbica, alongamento e relaxamento), incluindo a frequência (3vezes/semana) e a duração do programa (24 sessões). Ambos os grupos receberam um telefonema do profissional responsável, durante o qual os pacientes eram informados sobre seu estado clínico, apenas os participantes do grupo de reabilitação domiciliar eram encorajados a aderir ao programa. O programa foi constituído de 2 sessões supervisionada e 1 não supervisionada de 60 minutos por semana, durante 8 semanas. Os pacientes realizaram exercício aeróbico em membros superiores e inferiores, exercícios de fortalecimento muscular periférico e de resistência corporal total utilizado cicloergometro e caminhada. Os pacientes treinaram em uma intensidade de 3 a 4 na escala de Borg, com descanso de 1 a 2 minutos, os pacientes eram encorajados a aumentar o tempo gasto em cada exercício durante as sessões. O estudo relatou como resultado a melhora significativa da capacidade funcional e melhora na qualidade de vida dos pacientes que pertenceram ao grupo de reabilitação domiciliar. O estudo teve como resultado aumento significativo no TC6min e diminuição da dispnéia. DPOC= doença pulmonar obstrutiva crônica, TRM= treinamento muscular respiratório; TF= treinamento físico; TE= teste de esforço; TC6= teste de caminhada de seis minutos; FC= frequência cardíaca; GC= grupo controle; GT= grupo treinado.

7 Discussão O programa de reabilitação tem como propósito apresentar um tratamento individualizado com objetivo de reduzir os sintomas e prejuízos decorrentes da DPOC. Nenhum dos programas de exercícios apresentados mostrou-se satisfatório para proporcionar melhoras significativas das variáveis espirometricas mensuradas. Apesar de não ter se apresentado capaz para detectar diferença após os programas de reabilitação proposto pelos estudos, a espirometria é uma importante ferramenta para a avaliação funcional respiratória, para a classificação da gravidade de doenças respiratórias, além de fazer parte do manejo pré operatório e avaliação de capacidade funcional. 19 Jamami et al 15 relataram que, apesar de não terem encontrado alterações significativas nos teste de função pulmonar, ambos os grupos avaliados informaram a diminuição da dispnéia e melhora na capacidade de realizar as atividades de vida diárias. Em relação à força muscular respiratória Jamami et al também relatam aumento em ambos os grupos, porém o aumento significativo ocorreu apenas no grupo DPOC grave. A fraqueza muscular parece favorecer a limitação ao exercício nos pacientes com DPOC, sugerindo que o treinamento de força e endurance são capazes de fortalecer a musculatura respiratória, diminuindo a dispnéia e melhorando a tolerância ao exercício. O treinamento muscular respiratório associado aos exercícios físicos e a reeducação respiratória que foram proposto por Jamami et al, no qual observaram-se a diminuição da dispnéia e a melhora na tolerância ao exercício, avaliada através do teste de caminhada de seis minutos em ambos os grupos, indicando que o programa proposto foi benéfico aos pacientes. O aumento na distancia percorrida no teste de caminhada de seis minutos indica que os pacientes apresentaram melhora na tolerância ao exercício, resultados estes que também foram encontrados nos estudos de Pires Di Lorenzo et a l 16, Kunikoshita et al 17 e Albuquerque et al 13. O teste de caminhada de seis minutos foi utilizado como medida de avaliação do estado funcional do paciente, em que foi se mostrou eficaz em revelar a capacidade de realizar e tolerar os exercícios físicos. 15,16 A maioria dos estudos indicaram que o aumento da distância percorrida no teste está relacionado com a redução da dispnéia e com a melhora da tolerância à atividade física.

8 Portadores de DPOC podem desenvolver quedas transitórias na saturação de oxigênio durante as atividades físicas. Com base nessa situação torna-se importante acompanhar a evolução da saturação no decorrer da reabilitação pulmonar, a fim de evitar situações de hipoxemia arterial. Na tentativa de prolongar a tolerância ao exercício estudos mostram a utilização de oxigênio suplementa ou o uso de um suporte ventilatório não invasivo (VNI). 14,16 Jamami et al relatam que não ocorreram alterações significativas da saturação nos grupos estudados. Apesar dos resultados, a saturação de oxigênio apresentouse muito importante na monitorização dos pacientes no decorrer das sessões de reabilitação pulmonar. A saturação de oxigênio também fornece informações que podem incrementar a reabilitação, adequando o programa as necessidades do paciente. 10,13,15 Em relação ao uso do BiPAP Pires Di Lorenzo et al relatam que isoladamente ele não possibilita o aumento da força muscular respiratória, apontando que a utilização do BiPAP agregado ao treinamento físico e muscular respiratório de pacientes portadores de DPOC pode favorecer maior tolerância ao exercício físico. Pacientes dos grupos que utilizaram BiPAP associado ao treinamento muscular respiratório apresentaram aumento significativo da PImáx e PEmáx, sugerindo que o aumento da força muscular encontrado ocorreu em virtude da melhor eficiência da mecânica dos músculos. Kunikoshita et al descreveram que apesar do alto grau de limitação do fluxo aéreo que os pacientes apresentaram, a fadiga de membros inferiores foi a principal queixa, seguida pela dispnéia. O programa utilizado teve como resultado o aumento significativo da força muscular respiratória. Quanto à qualidade de vida o estudo observou que a melhora da capacidade funcional nos grupos que realizaram treinamento físico e nos grupos que realizaram treinamento físico associado ao treinamento muscular respiratório tiveram melhora na qualidade de vida, sugerindo que o aumento da tolerância ao esforço refletiu de forma positiva na qualidade de vida. No estudo Ike et al descrevem que os exercícios resistidos de membros superiores geraram como efeito o aumento da força e da capacidade funcional nos pacientes com DPOC, mesmo que esse aumento da capacidade funcional não tenha ocorrido de forma significativa. O treinamento de força dos membros superiores mostrou-se importante na reabilitação uma vez que o treinando com alta intensidade foi bem tolerado e resultou no aumento da força muscular. Indicando que os treinamentos de força associados à

9 intensidade da carga resultaram em maiores adaptações fisiológicas que favoreceram os pacientes. Pradella et al e Albuquerque et al mencionam que o treinamento físico é a base dos programas de reabilitação, e tem como efeito a melhora da dispnéia, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida dos pacientes com DPOC, apoiando a hipótese de que a reabilitação provoca adaptações fisiológicas nos pacientes melhorando a sensação de falta de ar, a função cardíaca, o estado emocional e a qualidade de vida. Conclusão Apesar da divulgação, ainda não existe uma padronização quanto aos programas de reabilitação, entretanto, atualmente é considerada inquestionável a presença dos programas. Os programas de reabilitação são baseados em exercícios que promovem alterações como redução da dispnéia, aumento da força muscular respiratória e aumento da capacidade de tolerar os exercícios, acarretando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes com DPOC, justificando-se assim a importância da pratica de um programa de reabilitação para esses pacientes. Referências 1. Carvalho TD, Pastre CM, Godoy MF, Fereira C, Abreu LC, Ramos EMC, Valenti V, Vanderlei LCM. Fractal correlation property of heart rate variability in chronic obstructive pulmonary disease. International Journal of COPD 2011:6. 2. Schnaider J, Karsten M. Teste de tolerância ao exercício em programa de fisioterapia hospitalar após exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, 2006:19(4): Kovelis D, Segretti NO, Probst VS, Lareau SC, Brunetto AF, Pitta F. Validação do Modified Pulmonary Functional Status and Dyspnea Questionnare e da escala do Medical Researd Council para o uso em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica no Brasil. J Bras Pneumol 2008,34(12): Pessoa BV, Arcuri JF, Labadessa IG, Costa JNF, Sentanin AC, Pires Di Lorenzo VA. Validade do teste de degrau de seis minutos de cadência livre em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Braz J Phys Ther 2014,18(3):

10 5. Pauwels RA, Buist AS, Calverley PMA, Jenkins CR, Hurd SS. Global strategy for the diagnosis, management, and prevention of chronic obstructive pulmonary disease NHLBI/WHO Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) Workshop summary. Am J Respir Crit Care Med. 2001;163(5): Melo-Neto JS, Stroppa-Marques AEZ, Gomes FC. Perfil de idosos pneumopatas admitidos em centro de reabilitação pulmonar. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, Rio de Janeiro, 2016;19(5): Marino DM, Marrara KT, Arcuri JF, Candolo C, Jamami M, Pires de Lorenzo VM. Exarcerbation and functional capacity of patients with COPD undergoing na exercise training program: longitudinal study. Fisioter Mov. 2015,28(2): Brown AT, Hitchcock J, Schumann C, Wells JM, Dransfield MT, Bhatt S. Determinants of successful completion of pulmonary rehabilitation in COPD. International Journal of COPD 2016: Pradella CO, Belmonte GM, Maia MN, Delgado CS, Luise AP, Nascimento AO, Gazzotti MR, Jardim JR. Home-Based Pulmonary Rehabilitation for subjects With COPD: A randomized study. Respir. Care. 2015;60(4): Sousa JBF, Ruas G, Volpe MS. Efeitos de um programa de reabilitação pulmonar padrão após um período mínimo de tratamento. Rev. Bras. Ci e Mov. 2014,22(3): Burns DK, Wilson ECF, Browne P, Olive S, Clark A, Galey P, Dix E, Woodhouse H, Robinson S, Wilson A. The cost effectiveness of maintenance shedules following pulmonary rehabilitation in patients winth chronic obstructive pulmonary disease: na economic evaluation alongside. Appl Health Econ Healt Policy 2016,14: Araujo CLP, Karloh M, Santos K, Reis CM, Mayer AF. Reabilitação pulmonar em longo prazo na doença pulmonar obstrutiva crônica. ABCS Health Sci. 2014,39(1): Albuquerque ALP, Quaranta M, Chakrabarti BB, Aliverti A, Calverley PM. Desempenho ao exercício e diferenças na resposta fisiológica à reabilitação pulmonar em doença pulmonar obstrutiva crônica grave com hiperinsuflação. J Bras Pneumol. 2016,42(2):

11 14. Borghi-Silva A, Sampaio LMM, Toledo A, Pincelli MP, Costa D. Efeitos agudos da aplicação do BiPAP sobre a tolerância ao exercício físico em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Rev. Bras. Fisioter. 2005,9(3): Jamami M, Pires VA, Oishi J, Costa D. Efeito da intervenção fisioterápica na reabilitação pulmonar de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Rev. Fisioter. Univ. São Paulo 1999,6(2): Pires Di Lorenzo VA, Silva AB, Sampaio LMM, Jamami M, Oishi J, Costa D. Efeitos do treinamento físico e muscular em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave submetidos a BiPAP. Rev. Bras. Fisioter. 2003,7(1): Kunikoshita LN, Silva YP, Silva TLP, Costa D, Jamami M. Efeitos de três programas de fisioterapia respiratória em portadores de DPOC. Rev. Bras. Fisioter. São Carlos 2006,10(4): Ike D, Jamami M, Marino DM, Ruas G, Pessoa BV, Pires Di Lorenzo VA. Efeitos do exercício resistido de membros superiores na força muscular periférica e na capacidade funcional do paciente com DPOC. Fisioter. Mov. Curitiba 2010,23(3): Trindade AM, Sousa TLF, Albuquerque ALP.The interpretation of spirometry on pulmonary care: until where can we go with the ysse of its parameters? Rev Pulmao RJ 2015;24(1): Bessa EJC, Lopes AJ, Rufino R. A importância da medida da força muscular respiratória na pratica da pneumologia. Rev. Pulmão RJ 2015;24(1):37-41

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Resumo FERNANDA BOBIG. 1 ; MARCOS, G.R.J 2. A doença pulmonar obstrutiva crônica,

Leia mais

Wélita Cesar de Carvalho Jesus 1. Giulliano Gardenghi 2

Wélita Cesar de Carvalho Jesus 1. Giulliano Gardenghi 2 1 Eficácia da ventilação não invasiva com dois níveis de pressão no tratamento de pacientes com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas Revisão de Literatura Wélita Cesar de Carvalho Jesus 1 Giulliano

Leia mais

Efeito do Treino de Endurance Intervalado na tolerância ao esforço medido pela Prova de Marcha de 6 minutos

Efeito do Treino de Endurance Intervalado na tolerância ao esforço medido pela Prova de Marcha de 6 minutos Efeito do Treino de Endurance Intervalado na tolerância ao esforço medido pela Prova de Marcha de 6 minutos Luis Gaspar RN, MSc; Paula Martins RN; Margarida Borges RN Unidade de Exploração Funcional e

Leia mais

Reabilitação pulmonar na DPOC: uma análise crítica

Reabilitação pulmonar na DPOC: uma análise crítica Reabilitação pulmonar na DPOC: uma análise crítica José R. Jardim Pneumologia Universidade Federal de São Paulo Dispnéia : principal sintoma Reabilitação pulmonar Definição Reabilitação pulmonar é uma

Leia mais

Programa de reabilitação pulmonar em pacientes com doença obstrutiva crônica: uma revisão da literatura

Programa de reabilitação pulmonar em pacientes com doença obstrutiva crônica: uma revisão da literatura Programa de reabilitação pulmonar em pacientes com doença obstrutiva crônica: uma revisão da literatura Pulmonary rehabilitation in patients with chronic obstructive disease: a review of the literature

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1 CORRELATION BETWEEN QUALITY OF LIFE AND RESPIRATORY MUSCLE STRENGTH IN PATIENTS

Leia mais

APLICAÇÃO DO TESTE DE DEGRAU: revisão integrativa

APLICAÇÃO DO TESTE DE DEGRAU: revisão integrativa APLICAÇÃO DO TESTE DE DEGRAU: revisão integrativa Anny K. E. PEREGRINO 1 ; Carina O. SANTOS 1 ; Amanda S. AGENOR 1 ; Jully W. S. SILVA 1 ; Rebeca J. GREGO 1 ; Viviane C. FERREIRA 1 RESUMO O teste do degrau

Leia mais

Protocolo de reabilitação pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica

Protocolo de reabilitação pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica Artigo de Revisão Protocolo de reabilitação pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica Protocol of pulmonary rehabilitation in patients with chronic pulmonary disease obstructive Gleice

Leia mais

RECH, A. 1 ; ANDOLFATO, K. R. 2 RESUMO

RECH, A. 1 ; ANDOLFATO, K. R. 2 RESUMO EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO DA MUSCULATURA DE QUADRÍCEPS SOBRE A DISPNEIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA RESUMO RECH, A. 1 ; ANDOLFATO, K. R. 2 O objetivo

Leia mais

A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO

A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO NASCIMENTO, A. K. do 1 ; RODRIGUES-JR, G. M. 2 RESUMO O objetivo foi avaliar o efeito

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA Diogo Iulli Merten 1 Laura Jurema dos Santos 2 RESUMO O projeto de reabilitação cardiorrespiratória é realizado com pacientes de ambos gêneros, diversas

Leia mais

A EFICÁCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DPOC

A EFICÁCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DPOC A EFICÁCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DPOC RESUMO NEITZKE, Nataniel Matheus¹ MARQUES, Rafael Prado 2 MORELLO, Marcos Augusto³ LUCHESA, Cesar Antônio

Leia mais

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES LOCAIS E SISTÊMICAS EM PACIENTES COM DPOC

ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES LOCAIS E SISTÊMICAS EM PACIENTES COM DPOC ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES LOCAIS E SISTÊMICAS EM PACIENTES COM DPOC Resumo Adriane Muller Nakato UNISALESIANO, e-mail: adrianemuller@hotmail.com Mauricio Longo Galhardo UNIMED, e-mail: mauricio@unimedlins.coop.br

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO GOLD E SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM IDOSOS ESTUDO GERIA

CLASSIFICAÇÃO GOLD E SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM IDOSOS ESTUDO GERIA CLASSIFICAÇÃO GOLD E SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM IDOSOS ESTUDO GERIA TERESA PALMEIRO, JOANA BELO, IOLANDA CAIRES, RUI SOUSA, DIOGO MONTEIRO, AMÁLIA BOTELHO, PEDRO MARTINS, NUNO NEUPARTH CLASSIFICAÇÃO GOLD

Leia mais

EFEITOS DE PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS NO RECONDICIONAMENTO MUSCULAR NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

EFEITOS DE PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS NO RECONDICIONAMENTO MUSCULAR NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 211 Faculdades Integradas de Patos Curso de Medicina v. 1, n. 2, Abr-Jun. 2016, p. 211-220. ISSN: 2448-1394 EFEITOS DE PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS NO RECONDICIONAMENTO MUSCULAR NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA

Leia mais

Camila Ap. Marques Faria de Melo Kíssila Brito Fiszer

Camila Ap. Marques Faria de Melo Kíssila Brito Fiszer Camila Ap. Marques Faria de Melo Kíssila Brito Fiszer EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (KABAT) SOBRE PARÂMETROS RESPIRATÓRIOS E EMOCIONAIS EM PACIENTE PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA

Leia mais

Avaliação do grau de dispneia no portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica pela Escala de Dispneia - Medical Research Council.

Avaliação do grau de dispneia no portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica pela Escala de Dispneia - Medical Research Council. Avaliação do grau de dispneia no portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica pela Escala de Dispneia - Medical Research Council. *Cleivannylson da Silva de Aráujo 1 (IC), Camila Matos Lisboa 1 (IC),

Leia mais

4 o Simpósio de asma, DPOC e tabagismo

4 o Simpósio de asma, DPOC e tabagismo 4 o Simpósio de asma, DPOC e tabagismo Sérgio Leite Rodrigues Universidade de Brasília 1 1 VNI na DPOC Sérgio Leite Rodrigues Universidade de Brasília 2 2 Porque, ainda, falar de VNI na DPOC? 3 88 hospitais,

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA DISPNEIA, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM DPOC

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA DISPNEIA, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM DPOC Revisão de literatura INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA DISPNEIA, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM DPOC TRAINING INFLUENCE FUNCTIONAL IN DYSPNOEA, FUNCTIONAL CAPACITY AND

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO MUSCULAR PARA QUADRÍCEPS EM UM PACIENTE PORTADOR DE DPOC E REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE VIDA

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO MUSCULAR PARA QUADRÍCEPS EM UM PACIENTE PORTADOR DE DPOC E REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE VIDA EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO MUSCULAR PARA QUADRÍCEPS EM UM PACIENTE PORTADOR DE DPOC E REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE VIDA Bruno Cavalcante dos Santos 1, Silvia R.F.Bassini², Jamili Anbar Torquato

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1 QUALITY OF LIFE AND FUNCTIONAL CAPACITY IN PATIENTS WITH CHRONIC OBSTRUCTIVE PULMONARY DISEASE Ariana Camila

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E EXERCICÍO FÍSICO: UMA BREVE REVISÃO Mozart da Silva Gonçalves Almeida 1, Alexandre Gonçalves 2 59 RESUMO Programas de reabilitação pulmonar com exercícios físicos fornecem

Leia mais

LETÍCIA SILVA GABRIEL

LETÍCIA SILVA GABRIEL LETÍCIA SILVA GABRIEL EFEITOS DO DESMAME VENTILATÓRIO EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E SEPSE SUBMETIDOS AOS MÉTODOS TUBO T VERSUS VENTILAÇÃO POR PRESSÃO DE SUPORTE (PSV) VERSUS PRESSÃO CONTÍNUA

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO EM PACIENTES CARDIOPATAS COM O USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS (CPAP) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

Luana Cristina Dryer 2, Luana Aline Kuhn 3, Eliane Roseli Winkelmann 4. Introdução

Luana Cristina Dryer 2, Luana Aline Kuhn 3, Eliane Roseli Winkelmann 4. Introdução CAPACIDADE FUNCIONAL MÁXIMA E SUBMÁXIMA EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) INCLUÍDOS EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1 Luana Cristina Dryer 2, Luana Aline Kuhn 3,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h)

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) APRESENTAÇÃO DE S DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) 1399 EVOLUÇÃO DO PERFIL FUNCIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE INTERNAÇÃO E AO GÊNERO 1397 CORRELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E O RISCO DE QUEDAS DE

Leia mais

Reabilitação Pulmonar Domiciliar

Reabilitação Pulmonar Domiciliar Reabilitação Pulmonar Domiciliar Paulo José Zimermann Teixeira Prof. Associado I Departamento de Clínica Médica Disciplina de Pneumologia Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Leia mais

Suporte ventilatório não invasiva sobre a tolerância ao exercício em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): revisão de literatura

Suporte ventilatório não invasiva sobre a tolerância ao exercício em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): revisão de literatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA Suporte ventilatório não invasiva sobre

Leia mais

Eficácia da terapêutica e reabilitação em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica

Eficácia da terapêutica e reabilitação em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica 1 Eficácia da terapêutica e reabilitação em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica Luís Matheus Gomes Bezerra 1 * Marna Maria Araújo Miranda 2 ** Túlio de Almeida Estevão 3 *** Geraldo Gonçalves

Leia mais

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC): REVISÃO

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC): REVISÃO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC): REVISÃO Pulmonary rehabilitation program in patients with chronic obstructive pulmonary disease: (COPD): Review

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE DPOC. Reabilitação pulmonar. Força muscular respiratória.

PALAVRAS-CHAVE DPOC. Reabilitação pulmonar. Força muscular respiratória. Efeitos de um programa de reabilitação pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) EFFECTS OF PULMONARY REHABILITATION PROGRAM IN PATIENTES WITH CHRONIC OBSTRUCTIVE PULMONARY DISEASE

Leia mais

APLICABILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO RESPIRATÓRIO: revisão integrativa

APLICABILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO RESPIRATÓRIO: revisão integrativa Autores: Cintia Aline Martins; Laís Leite Ferreira, Jéssica Caroline Arruda Silva, Susilaine Alves, Amanda Araújo Dias, Viviane Ferreira. APLICABILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS NA AVALIAÇÃO

Leia mais

Ediene Fernandes Gomes COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES INTENSIDADES DE EXERCICIOS DE RESISTÊNCIA PARA PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Ediene Fernandes Gomes COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES INTENSIDADES DE EXERCICIOS DE RESISTÊNCIA PARA PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Ediene Fernandes Gomes COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES INTENSIDADES DE EXERCICIOS DE RESISTÊNCIA PARA PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE

Leia mais

ANÁLISE DOS DESFECHOS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SUJEITOS COM DPOC E ICC PARTICIPANTES DO PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1

ANÁLISE DOS DESFECHOS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SUJEITOS COM DPOC E ICC PARTICIPANTES DO PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1 ANÁLISE DOS DESFECHOS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SUJEITOS COM DPOC E ICC PARTICIPANTES DO PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1 MAI, Carla M. G. 3 ; BIAZUS, Jaqueline de F. 4 ; ANTUNES, Vivian

Leia mais

& EFEITOS DE UM TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DE UM PACIENTE ASMÁTICO

& EFEITOS DE UM TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DE UM PACIENTE ASMÁTICO & EFEITOS DE UM TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DE UM PACIENTE ASMÁTICO Adriane Schmidt Pasqualoto 1 Gabriela Paranhos Floriano 2 Elenita Costa Beber Bonamigo 3 Darlene Costa

Leia mais

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON Sávio Bertone Lopes Barros; Eder Rodrigues Machado; Cleiciane Vieira De Lima Barros Faculdade Alfredo Nasser UNIFAN saviobertone@gmail.com;

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL. Programa Artigo 171 Bolsa de Extensão e Pesquisa com Extensão

MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL. Programa Artigo 171 Bolsa de Extensão e Pesquisa com Extensão MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL Programa Artigo 171 Bolsa de Extensão e Pesquisa com Extensão Modalidade: ( ) Extensão ( x ) Pesquisa com extensão Título do Projeto: Efeitos do programa de Reabilitação Pulmonar

Leia mais

Efeito de um programa de exercícios direcionados à mobilidade torácica na DPOC [I]

Efeito de um programa de exercícios direcionados à mobilidade torácica na DPOC [I] ISSN 0103-5150 Fisioter. Mov., Curitiba, v. 25, n. 2, p. 343-349, abr./jun. 2012 Licenciado sob uma Licença Creative Commons doi: 10.1590/S0103-51502012000200012 [T] Efeito de um programa de exercícios

Leia mais

José R. Jardim Escola Paulista de Medcina

José R. Jardim Escola Paulista de Medcina 1 GOLD 2011 os sintomase o risco futuro devemser valorizados? José R. Jardim Escola Paulista de Medcina 2 O que é o GOLD 2011 É um documento curto, não são Diretrizes, mas sim recomendações. Ele não é

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade Funcional; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Fisioterapia; Reabilitação Pulmonar (RP).

PALAVRAS-CHAVE: Capacidade Funcional; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Fisioterapia; Reabilitação Pulmonar (RP). V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA

Leia mais

OBJETIVO DA AULA RESUMO DA AULA PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE Prof. Clóvis Sousa Prof.

OBJETIVO DA AULA RESUMO DA AULA PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE Prof. Clóvis Sousa Prof. PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE OBJETIVO DA AULA FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PARA PORTADORES DE DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - Discutir o papel do exercício físico aplicado aos portadores

Leia mais

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA INTRODUÇÂO NATANIEL MATHEUS NEITZKE; CESAR ANTONIO LUCHESA. Faculdade Assis Gurgacz FAG Cascavel

Leia mais

GABRIELLE GARCIA DE BARROS O USO DA VNI ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DPOC

GABRIELLE GARCIA DE BARROS O USO DA VNI ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DPOC GABRIELLE GARCIA DE BARROS O USO DA VNI ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DPOC Campo Grande 2017 GABRIELLE GARCIA DE BARROS O USO DA VNI ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO NA REABILITAÇÃO

Leia mais

movimento & saúde REVISTAINSPIRAR Volume 3 Número 5 setembro/outubro de 2011

movimento & saúde REVISTAINSPIRAR Volume 3 Número 5 setembro/outubro de 2011 movimento & saúde REVISTAINSPIRAR Ventilação Mecânica Não Invasiva Aumenta a Tolerância ao Exercício em Pacientes Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Grave a Muito Grave Noninvasive Mechanical

Leia mais

EFEITOS CLÍNICOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO EM PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

EFEITOS CLÍNICOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO EM PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. EFEITOS CLÍNICOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO EM PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. DOEBBER, Laise Gonçalves 1 ; AGERTT, Suelen Pereira; SILVA, Tais Paz; CALLEGARO,

Leia mais

DPOC UMA REVISÃO DR VINÍCIUS RODRIGUES SOBRAMFA FEVEREIRO DE 2019

DPOC UMA REVISÃO DR VINÍCIUS RODRIGUES SOBRAMFA FEVEREIRO DE 2019 DPOC UMA REVISÃO DR VINÍCIUS RODRIGUES SOBRAMFA FEVEREIRO DE 2019 IMPACTO DA DPOC NA ROTINA ATIVIDADE FISICA 29 a 44% pacientes com DPOC relatam dispneia constante ou aos esforços Conforme a doença avança,

Leia mais

CURSOS PRÉ CONGRESSO

CURSOS PRÉ CONGRESSO INTENSIVA NO ADULTO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica o Bruno Prata (BA, Coord.), Vinicius Maldaner (DF) o Robert Kacmarek (EUA), Aymeric Le Neindre

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDAE FÍSICA EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDAE FÍSICA EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDAE FÍSICA EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA *Camila Matos Lisboa 1 (IC), Cleivannylson da Silva Araújo 2 (IC), Letícia Araújo de Morais 3 (PQ), Daniella Alves

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA FSP ICE INSTITUIÇÃO CHADDAD DE ENSINO S/C LTDA FISIOTERAPIA CATIA DOS SANTOS OLIVEIRA

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA FSP ICE INSTITUIÇÃO CHADDAD DE ENSINO S/C LTDA FISIOTERAPIA CATIA DOS SANTOS OLIVEIRA FACULDADE SUDOESTE PAULISTA FSP ICE INSTITUIÇÃO CHADDAD DE ENSINO S/C LTDA FISIOTERAPIA CATIA DOS SANTOS OLIVEIRA UTILIZAÇÃO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA

Leia mais

EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E FUNÇÃO VENTILATÓRIA DE ASMÁTICOS DE MARINGÁ PR

EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E FUNÇÃO VENTILATÓRIA DE ASMÁTICOS DE MARINGÁ PR EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E FUNÇÃO VENTILATÓRIA DE ASMÁTICOS DE MARINGÁ PR Michelli de Souza Cardoso 1 ; Lucas Mascotti¹; Adriana Machado Carretero¹;

Leia mais

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM FIBROSE CÍSTICA Angélica Vieira 1, Giulliano Gardenghi 2

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM FIBROSE CÍSTICA Angélica Vieira 1, Giulliano Gardenghi 2 1 TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM FIBROSE CÍSTICA Angélica Vieira 1, Giulliano Gardenghi 2 1 Pós-graduanda em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva

Leia mais

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FIBROSE CÍSTICA Doença com comprometimento sistêmico, e que também acomete o pulmão. Causa acúmulo de secreção pulmonar devido a alteração genética, e resulta em processo

Leia mais

A CINESIOTERAPIA COMO RECURSO PARA O TRATAMENTO DA FADIGA RELACIONADA AO CÂNCER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A CINESIOTERAPIA COMO RECURSO PARA O TRATAMENTO DA FADIGA RELACIONADA AO CÂNCER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1 A CINESIOTERAPIA COMO RECURSO PARA O TRATAMENTO DA FADIGA RELACIONADA AO CÂNCER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Diuli Haetinger; Guilherme do Canto Machado; Jeferson Moraes; Vitor Scotta Hentschke; Celso

Leia mais

Treinamento Muscular Respiratório no Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca. Respiratory Muscle Training in the Post - Operative Cardiac Surgery

Treinamento Muscular Respiratório no Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca. Respiratory Muscle Training in the Post - Operative Cardiac Surgery Treinamento Muscular Respiratório no Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca Respiratory Muscle Training in the Post - Operative Cardiac Surgery Thays Carolini Alves Miranda 1, Giulliano Gardenghi 2 1. Fisioterapeuta

Leia mais

Avaliação do destreinamento de pacientes com DPOC após dois anos de um programa de reabilitação pulmonar

Avaliação do destreinamento de pacientes com DPOC após dois anos de um programa de reabilitação pulmonar Avaliação do destreinamento de pacientes com DPOC após dois anos de um programa de reabilitação pulmonar 31 Paola Brandão FERNANDES 1 Jacqueline Rodrigues de Freitas VIANNA 2 Resumo: A doença pulmonar

Leia mais

ATUAÇÃO DA FISIOTERIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES FIBROCÍSTICOS

ATUAÇÃO DA FISIOTERIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES FIBROCÍSTICOS ATUAÇÃO DA FISIOTERIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES FIBROCÍSTICOS SCHIWE, Daniele 1 ; BECK, Derliane Glonvezynski dos Santos 2 Palavras- Chave: Fibrose cística. Fisioterapia Respiratória. Inflamação. INTRODUÇÃO

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Resumo

ESTUDO DE CASO. Resumo ESTUDO DE CASO EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO ASSOCIADO AO AERÓBICO NA CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA relato de caso Naiara Costa França*, Atanildo Sá

Leia mais

IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1 IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Herika Magalhães Silva 1, Acácia Gonçalves Ferreira Leal 2 1 Pós-graduanda em Fisiologia do Exercício;

Leia mais

Tabela I Resumo dos estudos incluídos (n = 8). Autor Ano Método Objetivo Protocolo Resultado Babu et al. [15]

Tabela I Resumo dos estudos incluídos (n = 8). Autor Ano Método Objetivo Protocolo Resultado Babu et al. [15] Tabela I Resumo dos estudos incluídos (n = 8). Autor Ano Método Objetivo Protocolo Resultado Babu et al. [15] 2010 Caso-controle Investigar os efeitos benéficos do protocolo da fase I de Reabilitação Cardíaca

Leia mais

MARCELA ALVES DE OLIVEIRA

MARCELA ALVES DE OLIVEIRA MARCELA ALVES DE OLIVEIRA COMO TREINAR A MUSCULATURA RESPIRATÓRIA DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA? UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Belo Horizonte 2010 2 MARCELA ALVES DE OLIVEIRA COMO TREINAR

Leia mais

CURSOS PRÉ CONGRESSO

CURSOS PRÉ CONGRESSO CURSOS PRÉ CONGRESSO Os cursos ocorrerão no dia 10/10/2018, das 09h às 18h. INTENSIVA NO ADULTO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica o Bruno Prata

Leia mais

DPOC e exercício DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. Fernanda C. Lanza. Universidade Nove de Julho

DPOC e exercício DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. Fernanda C. Lanza. Universidade Nove de Julho DPOC e exercício DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Fernanda C. Lanza Universidade Nove de Julho DPOC Tem prevenção e tratamento Limitação ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível Limitação do fluxo

Leia mais

Programa de Cuidado Clinico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: resultados e evolução dos indicadores clínicos

Programa de Cuidado Clinico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: resultados e evolução dos indicadores clínicos Programa de Cuidado Clinico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: resultados e evolução dos indicadores clínicos Disease Specific Care Certification program of Chronic Obstrutive Pulmonay Disease: results

Leia mais

Autores/Editores Adília da Silva Fernandes; Carlos Pires Magalhães; Maria Augusta Pereira da Mata; Maria Helena Pimentel; Maria Gorete Baptista

Autores/Editores Adília da Silva Fernandes; Carlos Pires Magalhães; Maria Augusta Pereira da Mata; Maria Helena Pimentel; Maria Gorete Baptista FICHA TÉCNICA Título de Longa Duração e Manutenção de Santa Maria Maior Autores/Editores Adília da Silva Fernandes; Carlos Pires Magalhães; Maria Augusta Pereira da Mata; Maria Helena Pimentel; Maria Gorete

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E ATRIBUTOS RELACIONADOS A CAPACIDADE FUNCIONAL EM PNEUMOPATAS CRÔNICOS.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E ATRIBUTOS RELACIONADOS A CAPACIDADE FUNCIONAL EM PNEUMOPATAS CRÔNICOS. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E ATRIBUTOS RELACIONADOS A CAPACIDADE FUNCIONAL EM PNEUMOPATAS CRÔNICOS. Everton Henrique Rocha Ferreira Karla Miguel Green Tathiane Ribeiro Rosa Márcia Maria Faganello Mitsuya

Leia mais

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA OBJETIVOS: Aumentar a mobilidade torácica Melhorar a mecânica respirátoria Reduzir o gasto energético da respiração Prevenir

Leia mais

Exercício Físico na Esclerose Múltipla

Exercício Físico na Esclerose Múltipla Exercício Físico na Esclerose Múltipla Pedro, L. 1, Pais Ribeiro, J. 2, Pascoa Pinheiro, J. 3 1 Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Politécnico de Lisboa 2 Faculdade Psicologia Ciências Educação

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR NO BRASIL*

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR NO BRASIL* REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR NO BRASIL* VIRGÍNIA MACIEL NOVAIS DE CASTRO, PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO Resumo: revisão integrativa com objetivo de identificar

Leia mais

A FUNÇÃO PULMONAR INFLUÊNCIA NA DISTÂNCIA PERCORRIDA NO SHUTTLE WALKING TEST: ESTUDO COMPARATIVO EM INDIVIDUOS COM DPOC

A FUNÇÃO PULMONAR INFLUÊNCIA NA DISTÂNCIA PERCORRIDA NO SHUTTLE WALKING TEST: ESTUDO COMPARATIVO EM INDIVIDUOS COM DPOC A FUNÇÃO PULMONAR INFLUÊNCIA NA DISTÂNCIA PERCORRIDA NO SHUTTLE WALKING TEST: ESTUDO COMPARATIVO EM INDIVIDUOS COM DPOC Ana Carolina Zanchet Cavalli 1, Pyetra Prestes Negretti 1,Emmanuel Alvarenga Panizzi

Leia mais

SAOS. Fisiopatologia da SAOS 23/04/2013. Investigação e tratamento de SAOS nos pacientes com pneumopatias crônicas

SAOS. Fisiopatologia da SAOS 23/04/2013. Investigação e tratamento de SAOS nos pacientes com pneumopatias crônicas Investigação e tratamento de SAOS nos pacientes com pneumopatias crônicas Márcia Gonçalves de Oliveira Médica Pneumologista Doutora em ciências pela UNIFESP Assistente do Amb. Sono Classificação dos Distúrbios

Leia mais

SUPORTE VENTILATÓRIO NO PACIENTE NEUROMUSCULAR. Versão eletrônica atualizada em Março 2009

SUPORTE VENTILATÓRIO NO PACIENTE NEUROMUSCULAR. Versão eletrônica atualizada em Março 2009 SUPORTE VENTILATÓRIO NO PACIENTE NEUROMUSCULAR Versão eletrônica atualizada em Março 2009 Definição Representa um grande grupo de afecções que comprometem a unidade motora, ou seja, o corpo celular do

Leia mais

Uso da VNI no desmame

Uso da VNI no desmame Uso da VNI no desmame Pedro Caruso UTI Respiratória da HC da FMUSP UTI do Hospital A C Camargo Roteiro da aula 1. Fases do desmame 2. Fases do desmame em que VNI foi testada 3. Epidemiologia do uso de

Leia mais

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH Karla Ribeiro Costa Pereira ADERÊNCIA AO TRATAMENTO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO Condição física pré-tmo Confinamento / restrição ao leito Efeitos colaterais

Leia mais

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC 2012 4 de Maio Sexta-feira Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC Agostinho Marques Definição de DPOC GOLD 2011 A DPOC, uma doença prevenível e tratável, é caracterizada por limitação persistente

Leia mais

Análise descritiva do uso de ventilação mecânica não invasiva durante exercício em pacientes com DPOC

Análise descritiva do uso de ventilação mecânica não invasiva durante exercício em pacientes com DPOC Recebido em 8 out. 2007 / aprovado em 10 dez. 2007 Análise descritiva do uso de ventilação mecânica não invasiva durante exercício em pacientes com DPOC Descriptive analysis of using noninvasive mechanical

Leia mais

Joyce Camilla Saltorato Prof. Me. Antonio Henrique Semençato Júnior RESUMO

Joyce Camilla Saltorato Prof. Me. Antonio Henrique Semençato Júnior RESUMO MARCADORES PROGNÓSTICOS EM PNEUMOPATAS CRÔNICOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR DE LINS-SP PROGNOSTIC MARKERS IN LUNG DISEASE CHRONIC PARTICIPANTS PULMONARY REHABILITION PROGRAM LINS-SP

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR EM PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) UM ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR EM PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) UM ESTUDO DE CASO ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR EM PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) UM ESTUDO DE CASO Vinícius Weizenmann 1, Adriane Pozzobon 2 Resumo: A doença pulmonar obstrutiva

Leia mais

Análise dos resultados de um programa de reabilitação pulmonar em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica

Análise dos resultados de um programa de reabilitação pulmonar em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica ANÁLISE ARTIGOS DOS ORIGINAIS RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO... Costa et al. Análise dos resultados de um programa de reabilitação pulmonar em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica

Leia mais

Programação. Sistema Respiratório e Exercício. Unidade Funcional. Sistema Respiratório: Fisiologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório

Programação. Sistema Respiratório e Exercício. Unidade Funcional. Sistema Respiratório: Fisiologia. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Sistema Respiratório e Exercício Programação Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório Volumes e Capacidades Pulmonares ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE Asma BIE DPOC Aula Prática (Peak Flow) Profa.

Leia mais

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Moreno, Juliana; Dal Corso, Simone; Malaguti, Carla Análise descritiva do uso de ventilação mecânica não

Leia mais

Análise da Qualidade de Vida em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Resumo

Análise da Qualidade de Vida em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Resumo Artigo de Revisão Análise da Qualidade de Vida em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Alzira Pereira da Silva 1, Giulliano Gardenghi 2 Resumo Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva

Leia mais

COMPARAÇÃO DO TC6 EM PORTADORES DE MARCA PASSO CARDÍACO ANTES E APÓS UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS

COMPARAÇÃO DO TC6 EM PORTADORES DE MARCA PASSO CARDÍACO ANTES E APÓS UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS COMPARAÇÃO DO TC6 EM PORTADORES DE MARCA PASSO CARDÍACO ANTES E APÓS UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS Ingredy Paula de Morais Garcia¹* (IC); Kárenn Klycia Pereira Botelho¹ (IC); Leonardo Lopes do Nascimento¹

Leia mais

Benefícios da ventilação não-invasiva associada ao exercício físico em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: uma revisão

Benefícios da ventilação não-invasiva associada ao exercício físico em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: uma revisão 1 Artigo de Revisão Benefícios da ventilação não-invasiva associada ao exercício físico em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: uma revisão Benefits of noninvasive ventilation associated with

Leia mais

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC

Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC 2012 Norte 16 de Novembro 6ª feira Sessão Televoter Pneumologia Como eu trato a DPOC Agostinho Marques Definição de DPOC GOLD 2011 A DPOC, uma doença prevenível e tratável, é caracterizada por limitação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL RESPIRATÓRIA DOS PACIENTES COM DPOC ATRAVÉS DA ESCALA LONDON CHEST ACTIVITY OF DAILY LIVING (LCADL)

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL RESPIRATÓRIA DOS PACIENTES COM DPOC ATRAVÉS DA ESCALA LONDON CHEST ACTIVITY OF DAILY LIVING (LCADL) UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA CURSO DE FISIOTERAPIA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL RESPIRATÓRIA DOS PACIENTES COM DPOC ATRAVÉS DA ESCALA LONDON CHEST ACTIVITY OF DAILY LIVING (LCADL) JEFFERSON MONTEIRO

Leia mais

R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N P á g i n a Volume 4 - Número 6 - nov/dez de 2018

R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N P á g i n a Volume 4 - Número 6 - nov/dez de 2018 6 TERAPIA DE EXPANSÃO PULMONAR EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS NEUROMUSCULARES Andréa Nascimento Braz Anndrezza Sousa Correia Bertran Gonçalves Coutinho Carla Tatiane Santos Maciel Paula Cristina Paiva

Leia mais

O efeito da técnica de ventilação mecânica não invasiva em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica

O efeito da técnica de ventilação mecânica não invasiva em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica Artigo de Revisão O efeito da técnica de ventilação mecânica não invasiva em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica The effect of the technique of non-invasive mechanical ventilation

Leia mais

FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC 1

FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC 1 FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC 1 Luana Cristina Dryer 2, Eliane Roseli Winkelmann 3, Angela Sartori 4, Angelica Dietrich 5. 1 Estudo vinculado a pesquisa institucional

Leia mais

Um Projeto de Educação Clínica para Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

Um Projeto de Educação Clínica para Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) Um Projeto de Educação Clínica para Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) Carolina Caldeira 1 ; Joana Lourenço 1 ; Vítor Pinheira 1 : Abel Rodrigues 1 Gonçalo Salvado 2 1 Escola Superior

Leia mais

USO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NO PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E SUA INFLUÊNCIA NA TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO REVISÃO DE LITERATURA

USO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NO PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E SUA INFLUÊNCIA NA TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO REVISÃO DE LITERATURA USO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NO PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E SUA INFLUÊNCIA NA TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO REVISÃO DE LITERATURA Francisco Afrânio Miranda de Castro Fisioterapeuta especialista

Leia mais

12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RESUMO DOS DADOS

12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RESUMO DOS DADOS 12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS 1) Mortalidade por Doenças Respiratórias RESUMO DOS DADOS As doenças do sistema respiratório são uma das principais causas de morte na União

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO QUANTO A QUALIDADE DE VIDA E FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES ASMÁTICOS APÓS CONDICIONAMENTO FÍSICO

ESTUDO COMPARATIVO QUANTO A QUALIDADE DE VIDA E FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES ASMÁTICOS APÓS CONDICIONAMENTO FÍSICO ESTUDO COMPARATIVO QUANTO A QUALIDADE DE VIDA E FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES ASMÁTICOS APÓS CONDICIONAMENTO FÍSICO Adriana Machado Carreteiro 1 ; Aline Gonçalves Mendes 2 ; Lucas Mascotti de Carvalho 2

Leia mais

EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO E MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) GRAVE SUBMETIDOS A BiPAP

EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO E MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) GRAVE SUBMETIDOS A BiPAP Rev. bras. fisioter. Vol. 7, No. 1 (2003), 69-76 Associação Brasileira de Fisioterapia EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO E MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) GRAVE

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTE DPOC EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO HOSPITALAR.

AVALIAÇÃO DE FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTE DPOC EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO HOSPITALAR. AVALIAÇÃO DE FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTE DPOC EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO HOSPITALAR. INTRODUÇÃO MARCOS AUGUSTO MORELLO NATANIEL MATHEUS NEITZKE CESAR ANTÔNIO LUCHESA. Faculdade Assis Gurgacz

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: OXIGENOTERAPIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA FCS/ESS

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA FCS/ESS UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA FCS/ESS LICENCIATURA EM FISIOTERAPIA PROJECTO E ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE II Efeitos do treino dos músculos respiratórios com ortóteses em pacientes com DPOC: Uma revisão

Leia mais