PÓS-GRADUAÇÃO 2015/01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO 2015/01"

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO 2015/01 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO PREVIDENCIÁRIO TEORIA E PRÁTICA COORDENAÇÃO: DRA JUSSARA SUZI ASSIS BORGES NASSER FERREIRA INÍCIO: 20 DE MARÇO DE CARGA HORÁRIA: 360 HORAS/AULA. A FUNDAÇÃO ESCOLA A FESMP apresenta para o primeiro semestre de 2015 os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário Teoria e Prática, com 20 módulos comprometidos com as inovações, reformas e interpretações dos tribunais nas áreas de especialização. O corpo docente é distinguido pela reconhecida experiência e competência, formado por professores livre-docentes, doutores, mestres e profissionais de notório saber jurídico, em sua maioria autores de obras jurídicas conceituadas. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Escola capacitam o profissional para o exercício das diversas carreiras jurídicas, exercício do magistério e pesquisa, fortalecendo o preparo para concursos públicos. Visando atender a crescente demanda, a FESMP/MT conta com novas instalações físicas, recursos tecnológicos, redimensionados para atender o corpo discente de forma mais adequada e confortável. O portal do aluno permite o acesso on-line de serviços da secretaria para a visualização e impressão de calendário, notas, frequências, extrato financeiro, avisos específicos para as respectivas turmas e download de materiais disponibilizados pelos professores. As salas são equipadas com sistema de áudio e vídeo, data-show, climatização, poltronas almofadadas, boa iluminação e com acesso para portadores de necessidades especiais. A biblioteca possui acervo com obras relevantes para as áreas dos cursos de especialização, estando informatizada e conta com salas para estudos individuais e em grupos.

2 PÚBLICO ALVO Profissionais da área do direito e áreas afins, diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. DIFERENCIAL FESMP/MT Reconhecida tradição na capacitação da comunidade jurídica mato-grossense, retratada no desempenho profissional de vários ex-alunos; Qualidade dos cursos sendo as aulas presenciais com professores mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida experiência e competência; Biblioteca atualizada e informatizada à disposição dos alunos para empréstimo e consulta; Portal do aluno para acompanhamento acadêmico; Novo horário de aulas diferenciado: de 01 a 02 fins de semana/mês (conforme calendário), às sextas-feiras das 18:30h às 23:15h, sábados das 08:00h às 12:45h e das 14:00h às 18:45h; Computadores para acesso a internet e ambientes com rede sem fio de alta velocidade (wifi); Coffee break em todos os períodos; Amplo estacionamento com vigia uniformizado; Respeito às regras de acessibilidade. VALOR DO INVESTIMENTO 20 x R$ 415,00 (quatrocentos e quinze reais) para matrículas até 10/03/2015; 20 x R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais) para matrículas após 10/03/2015; Opções de pagamento: Boleto bancário, cheques e cartões de débito e crédito.

3 CRONOGRAMA DAS AULAS / MÓDULOS 1. TEORIA E PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Fundamentos, características, funções e Fontes do Direito do Trabalho. Princípios e normas. Princípios constitucionais do Direito do Trabalho. Interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Regras imperativa e flexibilização. Eficácia das normas trabalhistas em relação às categorias tempo e espaço. Revogação, irretroatividade e direito adquirido. Renúncia e Transação no Direito do Trabalho. Novas tendências do Direito do Trabalho. Aulas nos dias: 20 e 21/03 /2015 Prof. Dr. Saul Duarte Tibaldi Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Professor na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino- UNED (2007 a 2012) Professor titular de Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - UNIC - Universidade de Cuiabá (desde 1997). Professor adjunto de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir de DIREITO INDIVIDUAL I Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho. Sujeitos do contrato de trabalho. Relação de emprego. Relação de trabalho. Contrato individual de trabalho. Duração do contrato de trabalho. Jornada de Trabalho. Períodos de repouso. Licenças. Alteração do contrato de trabalho. Aulas nos dias: 10 e 11/04/2015 Profª. Drª Carla Teresa Martins Romar Doutora e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Especialista em relações de trabalho na União Europeia pela Universidade de La Coruña - Espanha. Professora de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Perita em relações trabalhistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Advogada trabalhista. Autora de diversas obras e artigos jurídicos na área. 3. DIREITO INDIVIDUAL II Teoria e Prática Cessação do contrato de trabalho: via normal e via excepcional. Garantias de emprego: estabilidades e estabilidades provisórias. Formas de solução dos conflitos do trabalho: Comissão de Conciliação Prévia e a arbitragem. Regulamentações especiais dos contratos de trabalho: advogado, médico e atleta profissional de futebol. Aulas nos dias: 24 e 25/04/2015. Prof. Dr. José Lourival de Oliveira Doutor em Direito pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Mestrado em Direito das Relações Sociais pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (1994). Professor associado do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Londrina. Professor e coordenador do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Paranaense e Professor do Curso de Mestrado em Direito da Universidade de Marília.

4 4. RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR: ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS Introdução. Prescrição. Prescrição, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Prescrição e direitos fundamentais. Conceito de ato ilícito. Excludentes de ilicitude. Obrigação de indenizar. Responsabilidade aquiliana. Pressupostos da responsabilidade subjetiva. Assédio moral nas relações de trabalho. Assédio sexual. Assédio processual. Responsabilidade subjetiva, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Responsabilidade objetiva. Responsabilidade objetiva e atividade de risco. Responsabilidade objetiva, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Responsabilidade civil pré-contratual. Responsabilidade civil pós-contratual. Inexecução contratual e responsabilidade civil. O direito material à indenização. Critérios para a fixação do valor da indenização. Indenização por perda de oportunidade. Indenização suplementar. Petição inicial, resposta do réu e instrução processual. Aulas nos dias: 15 e 16 /05/2015 Prof. Dr. Reginaldo Melhado Doutor em Direito (área de Filosofia Jurídica, Moral e Política) pela Universidade de Barcelona com revalidação pela Universidade de São Paulo/USP. Atualmente é professor da UEL -Universidade Estadual de Londrina na graduação e no mestrado. Juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Londrina. Coordenador da Escola Judicial do TRT do Paraná. Vem dedicando seus estudos às áreas de Filosofia Jurídica, Direito do Trabalho e Direito Processual. 5. CONTRATOS ATÍPICOS: NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO Flexibilização e desregulamentação. Contrato de Trabalho por tempo determinado, características, renovação, limites e extinção. Trabalho temporário, modalidades, remuneração e rescisão. Contrato de Trabalho em domicílio, requisitos, interesse recíproco, produtividade, Trabalho em tempo parcial, implicações legais. Trabalho intermitente, regulamentação, proteção e implicações decorrentes da modalidade. Prestação de serviço on line, especificidades. Aulas nos dias: 29 e 30/05/2015 Prof. Dr. José Lourival de Oliveira 6. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Meio ambiente do trabalho. Direito fundamental à saúde do trabalhador. Segurança higiene do trabalhador e do local de trabalho. Periculosidade e insalubridade. Proteção constitucional do trabalho da Criança e do Adolescente. ECA e limites à contratação de menores. Trabalho análogo ao de escravo, degradante ou forçado no meio urbano e no meio rural. Aulas nos dias: 12 e 13 /06/2015 Profa. Dra. Carla Reita Faria Leal Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Juíza Titular da 8ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região - TRT23. Foi vice-diretora da Escola Judicial do TRT METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO Histórica do ensino jurídico no Brasil. A crise do ensino jurídico. Fundamentos legais e diretrizes dos cursos jurídicos A metodologia tradicionalista: o positivismo e a subsunção. O

5 paradigma da Constitucionalização do Direito e o Ensino Jurídico. A problematização como processo de conhecimento para o ensino jurídico. Metodologia jurídica e pós-modernidade. Educação e ensino jurídico. Práxis pedagógicas e a articulação entre teoria e prática. Tecnologia, ensino jurídico e técnicas pedagógicas. Aulas nos dias: 26 e 27/06/2015 Prof. Dra. Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Advogada fundadora do Escritório Borges Ferreira Advocacia e Consultoria Jurídica. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FESMP-MT. Professora Permanente dos Programas de Mestrado em Direito das Universidades: Paranaense- UNIPAR e Universidade de Marília UNIMAR. Docente colaboradora do Programa de Mestrado em Direito Negocial da UEL, Coordenadora do IBDFAM - Núcleo Londrina de 2007 a 2012, Membro Efetivo do CONPEDI, tendo frequentado cursos de aperfeiçoamento nas Universidades de Telaviv, Universidade Autónoma do México, Universidade Urbaniana do Vaticano, Universidade de Roma, Universidade de Paris Sorbonne, Universidade de Londres King College. Autora de obras e artigos jurídicos. 8. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho: novo perfil das tendências do mercado de trabalho. Princípio da Liberdade Sindical. Convenção Coletiva. Negociação Coletiva: limites e flexibilização. Greve. Poder Normativo da Justiça do Trabalho. Dissídio Coletivo. Requisitos. Formalidade. Instrução. Sentença normativa. Caracterização e repercussões previdenciárias. Aulas nos dias: 17 e 18 /07/2015 Prof. Msc. José Antonio Reich Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Especialização em Direito Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) Atualmente é Analista Judiciário - Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e professor adjunto de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Faculdade de Direito da Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul FMP. 9. DIREITOS FUNDAMENTAIS APLICÁVEIS ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO Direito do Trabalho na ótica dos Direitos Humanos; Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais; Dispensa Imotivada. Portador de Necessidades Especiais e inserção no mercado de trabalho. Proteção contra trabalho escravo. Meio Ambiente do Trabalho: Assédio Moral e Dano Moral. Aulas nos dias: 31/07 e 01 /08/2015 Prof. Dr. Jorge Luiz Souto Maior Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo/USP. Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo. Juiz do Trabalho da 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Jundiaí. Ministra disciplinas de Teoria Geral do Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Processo do Trabalho e Justiça do Trabalho. Autor de diversas obras e artigos jurídicos. 10. DIREITO PROCESSUAL INDIVIDUAL DO TRABALHO: TEORIA e PRÁTICA Justiça do Trabalho. Ministério Público junto à Justiça do Trabalho. Jurisdição. Conceito. Competência. Processo. Nulidades. Partes. Petição inicial. Defesa do reclamado. Exceções.

6 Reconvenção. Audiência de conciliação e instrução. Prova. Sentença. Requisitos. Coisa julgada. Ações especiais. Aulas nos dias: 14 e 15 /08/2015 Profa. Dra. Carla Teresa Martins Romar 11. PRÁTICA DE CÁLCULO TRABALHISTA: TEORIA E PRÁTICA Verbas trabalhistas. Natureza Jurídica e suas repercussões. Salários fixos e variáveis, como horas extras, comissões, prêmios, gratificações e seus reflexos. Cálculos salariais - pagamento de adicionais. FGTS - sistemática. 13º salário, adicional de insalubridade e periculosidade. Férias. Verbas rescisórias. Incidências tributárias. Exercício de Liquidação de sentença trabalhista. Aulas nos dias: 28 e 29/08 /2015 Prof. Msc. Adilson Sanches Mestre em Direito. Advogado especializado em Direito do Trabalho e Previdenciário. Coordenador do Curso de Especialização da ESA-SP em Direito do Trabalho e Previdenciário. Professor da UNI-FMU no curso de graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário. Docente de Cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário. Conferencista pela OAB/SP desde 1987, com mais de 150 palestras sobre o tema. Autor de obras jurídicas na área de especialização. 12. EXECUÇÃO DE SENTENÇA no DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO Princípios da Execução Trabalhista. Competência da Justiça do Trabalho. A Execução de Sentença. Prescrição. Execução Forçada. Embargos à Execução. Liquidação da Sentença. Cumprimento da Sentença. Aulas nos dias: 11 e 12/09/2015 Profa. Dra. Dinaura Pimentel Gomes Pós-doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003). Doutora em Direito Sindical e Direito do Trabalho pela Universidade Degli Studi di Roma - Itália (1986). Juíza do Trabalho (aposentada) - Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região ( ). Professora Universitária, com experiência docente em diversas Instituições de Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação estrito e lato sensu, nas disciplinas Direito do Trabalho, Direito Sindical, Direito Constitucional do Trabalho, Direitos Humanos aplicados nas relações individuais e coletivas de trabalho e Direito Processual do Trabalho. É Membro Titular da Academia Paranaense de Direito do Trabalho. 13. AÇÕES COLETIVAS NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: TEORIA E PRÁTICA O Estado e o Acesso à Justiça. A coletivização do direito processual. Tipologia dos direitos metaindividuais ou direitos coletivos lato sensu. Os direitos metaindividuais trabalhistas. A sistemática da LACP/CDC/CPC e suas interfaces com as ações coletivas no âmbito do processo do trabalho. Competência. Legitimidade ad causam. Interesse. Litispendência. Sentença. Coisa Julgada. Recursos. Liquidação. Execução. Aulas nos dias: 25 e 26 /09/2015 Prof. Dr. Carlos Henrique Bezerra Leite Desembargador Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região/ES. Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC/SP). Professor Adjunto II do Departamento de Direito (UFES). Professor de Direitos Metaindividuais do Mestrado (FDV).

7 Professor convidado da PUC/COGEAE/SP. Professor convidado da Escola da Magistratura do Espírito Santo. 14. SISTEMA RECURSAL TRABALHISTA Conceito, fundamento e legitimação. Decisões não recorríveis. Variabilidade e fungibilidade de recursos. Prazo, forma de interposição e juntada de documentos. Renúncia, desistência e efeitos do recebimento. Classificação. Pressupostos Recursais. Cabimento e admissibilidade. Pressupostos de admissibilidade. Recursos Trabalhistas em Espécie: Embargos Declaratórios. Recurso Ordinário. Recurso de Revista. Embargos. Agravo de Instrumento. Agravo de Petição Recurso Extraordinário. Aulas nos dias: 02 e 03/ 10/2015 Prof. Dr. Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Professor Adjunto da Graduação e do Mestrado e Doutorado da UFBA Universidade Federal da Bahia. Professor Titular do Curso de Direito da UNIFACS Universidade Salvador. Possui diversos artigos publicados em periódicos classificados nacionais e internacionais. Autor, coautor, organizador e coorganizador de diversos livros técnicos na área de Direito. Juiz do Trabalho concursado, titular da 1ª Vara do Trabalho de Salvador/Ba. 15. TUTELA DE URGÊNCIA NO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Tutela de urgência nas ações coletivas trabalhistas. Fundamentos. Instrumentalização do processo coletivo. Regime de tutelas de urgência no subsistema da jurisdição coletiva no processo do trabalho. Tutelas cautelares nas ações coletivas: teoria geral; requisitos e peculiaridades; principais medidas cautelares. Tutela de urgência antecipatória: conceito; requisitos, procedimento e peculiaridades. Tutela inibitória nas demandas coletivas. Mandado de Segurança individual e coletivo. Aulas nos dias: 23 e 24 /10/2015 Prof. Dr. Ronaldo Lima dos Santos Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo/USP. Professor de Direito e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo/Dep. de Direito do Trabalho e da Seguridade Social. Professor em cursos de pós - graduação. Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho em São Paulo. Autor de diversas obras jurídicas e artigos na área. 16. DIREITO PREVIDENCIÁRIO MATERIAL Organização atual do sistema de proteção social brasileiro na Constituição. Sistema de Seguridade Social: princípios constitucionais. Previdência social, princípios, conceitos elementares. Regime Geral de Previdência Social: Benefícios. Regime de Previdência Complementar: princípios constitucionais e noções gerais. Aulas nos dias: 06 e 07/11/2015 Prof. Dr. Daniel Pulino Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, onde é Professor da disciplina Direito Previdenciário. Procurador Federal de carreira, atualmente em exercício na Procuradoria Federal junto à PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Conselheiro representante do Poder Público perante a Câmara de Recursos da Previdência Complementar -CRPC, junto ao Ministério da

8 Previdência Social. Associado efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP e membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência ANSP. 17. PROCESSO PREVIDENCIÁRIO Os Direitos Sociais e a Legislação Previdenciária. A Judicialização de Políticas Públicas de Proteção Social e o Direito Fundamental à tutela jurisdicional adequada. Benefícios. Processo Previdenciário: Competência, Interesse Processual e Prova. Tutelas de urgência. Questões atuais: eficácia de decisão da Justiça do Trabalho no âmbito Previdenciário; valores pagos judicialmente, aspectos relevantes. Jurisprudência do STJ e da TNU. Casos emblemáticos e casuísticos. Aulas nos dias: 27 e 28/11/2015 Prof. Msc. Gilson Luiz Inácio Mestre em Direito Negocial/ Processo Civil. Juiz Federal da 2ª Vara Federal de Londrina. Docente de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e da Graduação em Direito da FACCAR-PR. Autor de obras jurídicas. 18. METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA O Conhecimento Jurídico-Científico: evolução do pensamento jurídico e sua influência na pesquisa em Direito. O Trabalho Científico. Os Objetivos da Pesquisa. Processo de Pesquisa. Projetos de Pesquisa. A elaboração da Monografia. Normas Técnicas aplicáveis aos Trabalhos Científicos. Publicações Científicas. Aulas nos dias: 04 e 05/12/2015 Profª. Drª. Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira 19. PRÁTICA DE CÁLCULOS PREVIDENCIÁRIOS Cálculos Previdenciários - Estudo do Salário-de-Benefício e do Salário-de-Contribuição. O Cálculo dos benefícios Previdenciários. Interpretação da Carta de Concessão. Teses de Revisão. Aulas nos dias: 11 e 12/12/2015 Prof. Msc. Adilson Sanches 20. SEMINÁRIO DE TÓPICO AVANÇADO Temas relevantes e atuais em sede do Direito do Trabalho ou Processual do Trabalho ou em Direito Previdenciário ou Processo Previdenciário. Aulas nos dias: 05 e 06/02/2016 Professor Convidado do Corpo Docente

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E JUSTIÇA DO TRABALHO 2ª TURMA GOIÂNIA-GO REGULAMENTAÇÃO Resolução CNE/CES nº 1/2007, Diário Oficial da União, Brasília, 08/06/2007, Seção 1, pág. 9 Estabelece normas para o funcionamento

Leia mais

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Plano de Ensino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Faculdade Curso Disciplina Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos DTLS - Direito do Trabalho e Legislação Social Período Letivo 2013 - Anual

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E TUTELA DE VULNERÁVEIS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E TUTELA DE VULNERÁVEIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E TUTELA DE VULNERÁVEIS AULA INAUGURAL O DIREITO BRASILEIRO E AS FAMÍLIAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRE OS CÓDIGOS E AS VIDAS Prof. Dr. Luiz Edson Fachin Aula no dia:

Leia mais

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º

DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO. 80h 6º DADOS DAS DISCIPLINAS CÓDIGO NOME CH GLOBAL PERÍODO HORÁRIO 0258 Direito do Trabalho II PROFESSOR(A) Profa.Esp. Denise de Fátima G.F.S. Farias 80h 6º Terça-feira 20h50min às 22h30min Sexta-feira 20h50min

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Legislação Social e Direito do Trabalho ADM 066.

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração 2015.2. Legislação Social e Direito do Trabalho ADM 066. Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

2.5.5 Contrato por prazo indeterminado 2.5.6 Contrato por prazo determinado 2.6 Contrato por prazo determinado da CLT 2.7 Terceirização 2.

2.5.5 Contrato por prazo indeterminado 2.5.6 Contrato por prazo determinado 2.6 Contrato por prazo determinado da CLT 2.7 Terceirização 2. SUMÁRIO 1. DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO 1.1 Fontes do Direito do Trabalho 1.1.1 Classificação 1.1.2 Hierarquia entre as fontes justrabalhistas 1.2 Princípios do direito do trabalho 1.2.1 Princípio

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS A Pós-Graduação da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, apresenta em seu aprimoramento acadêmico resultados positivos dentro do contexto social.

Leia mais

Constituição e Processo: direitos e garantias fundamentais de natureza processual.

Constituição e Processo: direitos e garantias fundamentais de natureza processual. PONTO Nº 01 Hermenêutica: interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. Métodos básicos de exegese. O papel da equidade. Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. Revogação.

Leia mais

Curso. Engenharia. Código GH2

Curso. Engenharia. Código GH2 Departamento Curso Formação Geral Engenharia Disciplina Código Engenharia Legal GH2 Docentes Alexandre Belmonte Siphone (Prof. Responsável) Leonardo Henriques da Silva Matéria Ciências Humanas Carga Horária

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho Direito Processual do Trabalho Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa O curso

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL 1 ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL No tocante à composição e gestão da Enfam (art. 105, parágrafo único, I): Funcionarão junto ao Superior

Leia mais

SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA

SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA SUMÁRIO 1. DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA 2. PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 2.1 Gratuidade de Justiça 2.2 Honorários Advocatícios 2.3 HOMOLOGAÇÃO DE VERBAS RESCISÓRIAS E MULTA

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual Civil. Apresentação. Diferenciais

Pós-graduação em Direito e Processual Civil. Apresentação. Diferenciais Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO PROGRAMA ESPECÍFICO DA PROVA ORAL XX CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO I) DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO

Leia mais

MC Coutinho Advocacia e Assessoria - QND 14 Lote 11 Sala 104 - Taguatinga Norte / DF Fone: (61) 3354-1575 (61) 3263-5362 Web Site:

MC Coutinho Advocacia e Assessoria - QND 14 Lote 11 Sala 104 - Taguatinga Norte / DF Fone: (61) 3354-1575 (61) 3263-5362 Web Site: APRESENTAÇÃO O Escritório MC Marins Coutinho é hoje referência em Direito Trabalhista e Sindical. A especialização em tais áreas do direito social faz parte de sua estratégia de diferenciação e excelência

Leia mais

EXCELÊNCIA EM DIREITO DO TRABALHO

EXCELÊNCIA EM DIREITO DO TRABALHO EXCELÊNCIA EM DIREITO DO TRABALHO APRESENTAÇÃO O escritório Romar Advogados iniciou suas atividades em 1995, tendo à frente a advogada e docente Carla Tereza Martins Romar. Ao longo dos anos tornou-se

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA/DO CAMPO DE CONHECIMENTO

PROGRAMA DA DISCIPLINA/DO CAMPO DE CONHECIMENTO PROGRAMA DA DISCIPLINA/DO CAMPO DE CONHECIMENTO CÓDIGO DISCIPLINA NATUREZA ANO Legislação Trabalhista e Previdenciária Ob. 2014.2 CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO 72 horas ----------------------- PROFESSOR

Leia mais

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP)

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) OBRIGATÓRIAS (6 disciplinas de 60 h cada = 360 h) Estado, Sociedade e Administração Pública O Estado, elementos constitutivos, características

Leia mais

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer Estágio Supervisionado II 80 horas/aula 1. Organização da Justiça do Trabalho: 1.1. Composição e funcionamento do TST; 1.2. Composição

Leia mais

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09

SUMÁRIO. Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 SUMÁRIO PREFÁCIO Paulo Roberto Coimbra Silva Professor de Direito Tributário da UFMG. Coordenador do Curso de Pós- Graduação em Direito Tributário do CEAJUFE 09 APRESENTAÇÃO Carolina Pereira Lins Mesquita

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 8º SEMESTRE/NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL,

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, PÓS-GRADUAÇÃO 2012 Especialização: Direito e Processo do Trabalho A FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Instituição de Ensino Superior, aprovada pelo Decreto Estadual n. 73.815, de 12 de

Leia mais

2.2 Natureza jurídica do contrato de trabalho 2.2.1 Teoria acontratualista 2.2.2 Teoria institucionalista 2.2.3 Teoria neocontratualista 2.

2.2 Natureza jurídica do contrato de trabalho 2.2.1 Teoria acontratualista 2.2.2 Teoria institucionalista 2.2.3 Teoria neocontratualista 2. Sumário 1. Direito individual do trabalho - introdução 1.1 Conceito e denominação do direito individual do trabalho 1.2 Divisão do direito do trabalho 1.3 Características 1.4 Natureza jurídica 1.5 Autonomia

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO XXI CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO EDITAL nº 7/2008

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de A Faculdade de Tecnologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA:... OBJETIVOS:... BIBLIOGRAFIA BÁSICA: -... BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: -... METODOLOGIA:

PLANO DE ENSINO EMENTA:... OBJETIVOS:... BIBLIOGRAFIA BÁSICA: -... BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: -... METODOLOGIA: CURSO: ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: 4º SEMESTRE/ANO: 2º/2011 DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL C/H: 36/ 2 h/s PROFESSOR RESPONSÁVEL: RAYMUNDO LÁZARO VELLANI JÚNIOR EMENTA:... OBJETIVOS:... BIBLIOGRAFIA BÁSICA: -...

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo I FLEXIBILIZAÇÃO... 21 1.1. Definição... 21 1.2. Flexibilização da norma... 23 1.3. Flexibilizar a interpretação e

Leia mais

CURSO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SUAS ALTERAÇÕES E POLÊMICAS

CURSO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SUAS ALTERAÇÕES E POLÊMICAS CURSO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SUAS ALTERAÇÕES E POLÊMICAS PLANO DE CURSO Sumário TUTOR e CONTEUDISTA 1. INFORMAÇÕES GERAIS DANIEL... DE MACEDO ALVES PEREIRA 2 2. EMENTA... Defensor Público Federal

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011)

MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011) MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011) Aplicável a partir de 2013/1 1 SUMÁRIO 1 Apresentação... 3 2 Quais os critérios para que a Instituição de Ensino Superior altere a

Leia mais

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione 9 Sumário Autores... 5 Nota à 3ª Edição... 17 Apresentação DA obra... 19 Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione Princípios do Direito Administrativo... 23 Poderes

Leia mais

Área de Gestão e Negócios

Área de Gestão e Negócios Área de Gestão e Negócios O Complexo Educacional FMU é uma Instituição de ensino superior com uma longa tradição de prestação de relevantes serviços educacionais a sociedade brasileira. Fundado em 1968,

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA (02316)

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL Objetivo Geral O Curso de Pós-graduação lato sensu em objetiva instrumentalizar capacidades e habilidades, em nível de especialização, para os agentes jurídicos

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NA ADVOCACIA CONTENCIOSA 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO São Paulo 2014 ESCOLA PAULISTA DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento, elaborado pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivo regulamentar o desenvolvimento

Leia mais

Este documento não substitui o original aprovado pelo Conselho de Administração da FEST. Página 1/7

Este documento não substitui o original aprovado pelo Conselho de Administração da FEST. Página 1/7 RESOLUÇÃO FEST Nº 001/2004 Dispõe sobre a concessão de bolsas de apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Extensão Universitária pela Fundação Espírito-Santense de Tecnologia FEST. A Fundação Espírito-Santense

Leia mais

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer

Leia mais

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA. Responsável por assessorar a Presidência nas questões que envolvam matéria judicial.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA. Responsável por assessorar a Presidência nas questões que envolvam matéria judicial. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA ASSESSOR JUDICIAL DA PRESIDÊNCIA (CJ-3) Área: Judiciária Unidade: Secretaria Geral da Presidência ATIVIDADE PRINCIPAL Responsável por assessorar

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO ITINERÁRIO FORMATIVO PARA O PJe-JT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Público alvo Magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público Responsabilidade Magistrados e servidores Escola

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL,

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Especialização: Direito Penal Ênfase: Segurança Pública PÓS-GRADUAÇÃO 2012 A FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Instituição de Ensino Superior, aprovada pelo Decreto Estadual n. 73.815,

Leia mais

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS CENTROS SEÇÃO II DOS DEPARTAMENTOS Art. 10. Os Departamentos que desenvolverão atividades de ensino, NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, em nível de graduação

Leia mais

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Parte I - Direito do trabalho - parte geral, 1. 1 Evolução histórica, 3 1 Evolução mundial, 3 2 Evolução no Brasil, 4.

Parte I - Direito do trabalho - parte geral, 1. 1 Evolução histórica, 3 1 Evolução mundial, 3 2 Evolução no Brasil, 4. Parte I - Direito do trabalho - parte geral, 1 1 Evolução histórica, 3 1 Evolução mundial, 3 2 Evolução no Brasil, 4 2 Denominação, 6 3 Conceito e divisão da matéria, 8 4 Posição enciclopédica, 9 5 Fontes,

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA II SÃO CARLOS (SP)

CURSO INTENSIVO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA II SÃO CARLOS (SP) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS CURSO INTENSIVO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA II SÃO CARLOS (SP) Objetivos: Capacitar profissionais e estudantes para atuarem

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010.

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Cria Cargos de Professor para os Níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de provimento efetivo, no Quadro de Pessoal

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem JOSÉ CARLOS ZEBULUM TRF2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região Data de posse 27/06/2002 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF) Atuação

Leia mais

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA Regras Básicas para as Atividades de Prática Jurídica a partir do ano letivo de 2013 Visitas Orientadas 72 Horas Obrigatórias Visitas Justiça

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Noções introdutórias e históricas.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PÚBLICO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PÚBLICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO PÚBLICO I - DADOS GERAIS 1- NOME DO CURSO Especialização em Direito Público 2- NÍVEL Pós-graduação - lato sensu 3- VAGAS Mínimo de 45 e máximo de 50 alunos 4-

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína TO, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em EDUCAÇÃO

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho 732 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: Formar profissionais das áreas de Engenharia e

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO I. Objetivos II. Modalidades Pós Graduação Stricto Sensu: Pós Graduação Lato Sensu: Especialização

PÓS-GRADUAÇÃO I. Objetivos II. Modalidades Pós Graduação Stricto Sensu: Pós Graduação Lato Sensu: Especialização PÓS-GRADUAÇÃO O Programa de Pós Graduação Lato Sensu da FAEC foi aprovado pela Resolução do CAS, ATA 001/08, de 12 de março de 2008 e será implantado a partir do primeiro semestre de 2010, após aprovação

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07 RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUNCaEn/07 Aprova a alteração da matriz curricular (novo currículo) do Curso de Direito Cejurps, no âmbito da UNIVALI. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

PITÁGORAS FACULDADE PLANO DE ENSINO CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANO: 2013 DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 8º CORPO DOCENTE

PITÁGORAS FACULDADE PLANO DE ENSINO CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANO: 2013 DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 8º CORPO DOCENTE PITÁGORAS FACULDADE PLANO DE ENSINO CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANO: 2013 IDENTIFICAÇÃO SEMESTRE DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 8º CORPO DOCENTE WILLINGTON MARCOS FERREIRA CONCEIÇÃO

Leia mais

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006.

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES O MINISTRO

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ASSESSORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO i:\latosens\rot_esp.doc Pelotas, março de 1996 PROCEDIMENTOS

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP)

Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) 1. Apresentação Com os avanços tecnológicos inseridos no mundo informatizado e virtual e a forma

Leia mais

PDI GERAL DO CEFET/RJ

PDI GERAL DO CEFET/RJ PDI GERAL DO CEFET/RJ Princípios que devem nortear o estabelecimento de políticas e ações no CEFET/RJ e que devem constar do PDI: Institucionalidade/identidade de UT (estabelecimento de um modelo diferenciado

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004)

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004) CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004) DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A carga horária da matriz 2009.1

Leia mais

CONTRATOS IMOBILIÁRIOS: Elaboração e Gestão. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

CONTRATOS IMOBILIÁRIOS: Elaboração e Gestão. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias CONTRATOS IMOBILIÁRIOS: Elaboração e Gestão Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias CONTRATOS IMOBILIÁRIOS: Elaboração e Gestão Diante da crescente demanda do mercado

Leia mais

PLANO DE ENSINO FICHA N o 2

PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 Disciplina: Prática Jurídica Trabalhista Código:? Natureza: ( x ) obrigatória ( ) optativa Semestral ( ) Anual ( x ) Modular ( ) Pré-requisito: 3º ano completo Co-requisito:

Leia mais

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao QUESTÕES FUNDAMENTAIS E CONTROVERTIDAS Coordenador Científico: Fabrício Motta ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 24 HORAS DE TREINAMENTO - Planejamento das Contratações e Licitações

Leia mais

III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM I Das Disposições Preliminares Art. 1º - O presente regulamento tem por

Leia mais

II Encontro MPSP/MEC/UNDIME-SP. Material das Palestras

II Encontro MPSP/MEC/UNDIME-SP. Material das Palestras II Encontro MPSP/MEC/UNDIME-SP Material das Palestras II Encontro MPSP e MEC Educação Inclusiva MARCOS LEGAIS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 208. O dever do Estado com a educação

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO INFORMAÇÕES GERAIS

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO INFORMAÇÕES GERAIS PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS, DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA SOCIAL INFORMAÇÕES GERAIS 1 - SITUAÇÃO INSTITUCIONAL:(Curso recomendado pela CAPES/MEC CONCEITO 3) A Portaria do MEC

Leia mais