Tribunal Penal Internacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunal Penal Internacional"

Transcrição

1 Tribunal Penal Internacional TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL- Estatuto de Roma- Sede em Haia (Países Baixos- Holanda) sigla (TPI) É uma Corte permanente e independente Objetivo: promoção do Direito internacional. Deve julgar os indivíduos nos casos de crimes mais graves, tais como genocídios, crimes de guerra, crimes contra a humanidade (crimes de interesse internacional)

2 crimes como o genocídio - Objetivo: eliminar grupos nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos. "genocídio" combinação da palavra grega geno -, que significa raça ou tribo, com a palavra latina - cídio, que quer dizer matar Em 1944, Raphael Lemkin ( ), um advogado judeu polonês definiu o genocídio Seria, então, um "um plano coordenado, com ações de vários tipos, que objetiva à destruição dos alicerces fundamentais da vida de grupos nacionais com o objetivo de aniquilá-los". Em 9 de dezembro de 1948, houve a aprovação pelas Nações Unidas da Convenção para a Prevenção e Punição de Crimes de Genocídio, a qual estabeleceu que o "genocídio" seria um crime de caráter internacional, e as nações signatárias da mesma comprometeram-se a "efetivar ações para evitá-lo e puní-lo". O genocídio é definido pelos estatutos do tribunal de Haia como "atos cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, ou étnico ou religioso. Sendo assim, quaisquer atos cometidos com a intenção de destruir (total ou parcialmente) um grupo, seja étnico, seja racial, seja religioso de quaisquer dessas formas a seguir relacionadas, seria caracterizado genocídio:(b) Causar danos à integridade física ou mental de membros do grupo; (c) Impor deliberadamente ao grupo condições de vida que possam causar sua destruição física total ou parcial; (d) Impor medidas que impeçam a reprodução física dos membros do grupo; (e) Transferir à força crianças de um grupo para outro.

3 crimes contra a humanidade - atos que são cometidos como parte de um ataque generalizado ou sistemático contra qualquer população civil. O primeiro julgamento por crimes contra a humanidade foi o JULGAMENTO DE NUREMBERG, (sentenciados os líderes da Alemanha Nazista) Esses crimes não estão prescritos em qualquer convenção internacional, ainda. Mas, há esforços internacionais para estabelecer um tratado a respeito. Esses crimes podem ocorrer tanto em tempo de paz, quanto em tempo de guerra. Normalmente, fazem parte de uma política de um governo ou de uma ampla prática de atrocidades toleradas por uma autoridade. Exemplos desses crimes: O Holocausto que ocorreu na Alemanha Nazista contra os judeus, Assassinatos, massacres, desumanização, extermínio, experimentação humana, punições extrajudiciais, esquadrões da morte, desaparecimentos forçados, uso militar de crianças, sequestros, prisões injustas, estupro, escravidão, canibalismo, tortura e repressão política ou racial podem ser considerados crimes contra a humanidade caso praticados de forma generalizada ou sistemática.

4 O Tribunal de Haia listou alguns crimes contra a humanidade, a seguir: Assassinato Exterminação Escravização Deportação Prisão Tortura Estupro Perseguições políticas, raciais ou em base a crenças religiosas Estupros sistemáticos em massa Escravização sexual em tempos de guerra

5 Crimes de guerra. O cerne da questão seria o conceito de a pessoa poder ser responsabilizada pelas ações de um país ou de seus soldados, quando da prática de genocídio, crimes contra a humanidade e maus tratos de civis ou combatentes durante a guerra podem ser enquadrados na categoria de crimes de guerra. A Convenção de Genebra (criada em 1864) definiu o grupo de leis que caracterizam um crime de guerra (e vem sendo modificada). O artigo 147 da Quarta Convenção de Genebra define crimes de guerra como:

6 "Assassinatos intencionais, tortura e tratamento desumano, inclusive causando grande sofrimento intencionalmente, ou graves danos ao corpo ou à saúde, deportações e deslocamentos ilegais, confinamentos ilegais de pessoas protegidas, obrigar pessoas a servir em forças hostis, privação intencional do direito a um julgamento justo e regular de pessoas protegidas, fazer reféns, destruição extensiva e apropriação indevida, não justificada por necessidade militar e realizada de maneira injustificada, intencionalmente". Exemplos: Destruição injustificada de cidades, cidadelas ou vilarejos; Ataque ou bombardeio por qualquer meio a cidades indefesas, cidadelas, residências ou edifícios; Apropriação, destruição, ou dano intencional de instituições dedicadas à religião, caridade e educação, artes e ciências, monumentos históricos e obras de artes e ciências; Saque de propriedade particular ou pública.

7 O Governo brasileiro participou ativamente dos trabalhos preparatórios e da Conferência de Roma de 1998, na qual foi adotado o Estatuto do TPI. O tratado foi incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de Processa e julga (subsidiariamente) acusados de crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e, futuramente, crimes de agressão. O TPI julga apenas indivíduos e A Corte Internacional de Justiça examina litígios entre Estados. O TPI contribui para prevenir a ocorrência de violações aos direitos humanos, do direito internacional humanitário e de ameaças contra a paz e a segurança internacionais. Ela se baseia num Estatuto do qual, atualmente, fazem parte de 122 países Estatuto de Roma

8 O TPI julga casos que considere extremamente graves. Em todas as suas atividades, o TPI observa os mais altos padrões de julgamento justo, e suas atividades são estabelecidas pelo Estatuto de Roma. A Estrutura do Tribunal Penal Internacional O Tribunal é uma instituição independente. Mantém uma relação de cooperação com a ONU. O Tribunal está sediado na Haia, na Holanda (porém, pode realizar reuniões em outros locais) Composição: quatro órgãos: a Presidência, as Divisões Judiciais, o Escritório do Promotor e o Secretariado.

9 Presidência A Presidência é responsável pela administração geral do Tribunal, com exceção do escritório do procurador. Composta por três juízes do Tribunal, eleitos para o cargo pelos seus colegas juízes, para um mandato de três anos. Divisões Judiciais As divisões judiciais consistem em dezoito juízes distribuídos na Divisão de Pré- Julgamento, na Divisão de Julgamentos e na Divisão de Apelações. Os juízes de cada divisão permanecem em seus gabinetes que são responsáveis pela condução dos procedimentos do Tribunal em diferentes estágios. A distribuição dos juízes em suas divisões é feita com base na natureza das funções de cada divisão e nas qualificações e experiências dos juízes.

10 Escritório do Procurador O escritório do procurador: Recebe referências ou outras informações substanciais a respeito de crimes dentro da jurisdição do Tribunal, por sua avaliação e pela investigação e prosseguimento do caso perante o Tribunal. Chefiado por um Procurador, que é eleito pelos Estados Partes para um mandato de nove anos. Ele é auxiliado por dois Vice-Procuradores. Secretariado O Secretariado é responsável por todos os aspectos não-jurídicos da administração do Tribunal. Chefe: Secretário, o qual exerce suas funções sob a autoridade do Presidente do Tribunal.

11 Jurisdição e Admissibilidade Genocídio, Crimes contra a Humanidade Crimes de guerra. O TPI possui jurisdição sobre os indivíduos acusados destes crimes (e não sobre seus Estados, como no caso da CIJ). - Aqueles diretamente responsáveis por cometer os crimes, como também aqueles que tiverem responsabilidade indireta, por auxiliar ou ser cúmplice do crime Estão inclusos os oficiais do Exército ou outros comandantes cuja responsabilidade é definida pelo Estatuto.

12 O Tribunal só pode exercer sua jurisdição se: O acusado é um nacional de um Estado Parte ou de qualquer Estado que aceite a jurisdição do Tribunal; O crime tiver ocorrido no território de um Estado Parte ou de qualquer Estado que aceite a jurisdição do Tribunal; O Conselho de Segurança das Nações Unidas tenha apresentado a situação ao Procurador, não importando a nacionalidade do acusado ou o local do crime; O crime tiver ocorrido após 1 de julho de 2002; Caso o país tenha aderido ao Tribunal após 1 de julho, o crime tiver ocorrido depois de sua adesão, exceto no caso de um país que já tivesse aceito a jurisdição do Tribunal antes da sua entrada em vigor. Todos os 21 casos examinados no Tribunal até hoje, dizem respeito a situações ocorridas em oito países africanos.

13 Até março de 2014, houve apenas duas condenações em 2012, envolvendo Thomas Lubanga Dyilo e em 2014, de Germain Katanga, ambas no contexto da situação na República Democrática do Congo. Sete outras situações estão sendo investigadas pela Promotoria do TPI. Exemplos de Casos julgados pelo TPI: O Tribunal Penal Internacional, órgão criado para julgar crimes contra a humanidade, pediu a prisão do ditador líbio Muammar Gaddafi.

14 Em 2011 foi pedida a prisão por crimes contra a humanidade do ditador líbio Muammar Gaddafi, além de seu filho mais velho, Seif al Islam, e do chefe dos serviços de inteligência de seu regime, Abdallah Al Senusi. Ele ordenou pessoalmente ataques contra os civis na Líbia. O promotor do caso efetuou 30 missões em 11 países. Foram examinados mais de documentos, incluindo vídeos e fotografias. Também entrevistaram 50 pessoas, algumas delas testemunhas oculares.

15 Dentre as denúncias estão: Entre as denúncias do TPI estão: ataque a civis em vias públicas, disparos contra manifestantes com armas de fogo, uso de armamento pesado em funerais e uso de francoatiradores nos protestos. O mandado de prisão contra Muammar Mohammed Abu Minyar Gaddafi foi retirado, em 22 de novembro de 2011, devido à sua morte.

16 A situação na Líbia foi a segunda a ser encaminhada ao TPI pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e a segunda investigação do TPI no território de um Estado não-parte do Estatuto de Roma (Darfur foi o primeiro). (A Líbia não é um Estado Parte no Estatuto de Roma. No entanto, em 26 de fevereiro de 2011, o Conselho de Segurança das Nações Unidas remeteu unanimemente a situação na Líbia desde 15 de fevereiro de 2011 para o TPI na Resolução 1970 (2011). Fonte:

17 O caso Slobodan Milosevi - O julgamento do ex-presidente da Iugoslávia acusado de cometer genocídio e crimes contra a humanidade na Bósnia e crimes contra a humanidade em Kosovo e na Croácia. A Iugoslávia foi invadidade, na Segunda Guerra Mundial, pela Alemanha. A dirigência política Croata formou um Estado independente aliado ao nazismo. Então, surgiu a figura de Josip Broz Tito, (líder comunista, de origem croata), quem reorganizou o país tornando a Iugoslávia uma federação de seis Estados: Sérvia, Croácia, Eslovência, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia e duas províncias autônomas: Kosovo e Voivodina (ambas vinculadas à Sérvia).

18 Durante o governo de Tito (até 1980), a Iugoslávia foi comandada por um comunismo independente e não alinhado ao modelo soviético. Sete anos após a morte de Tito, o líder do partido comunista, Slobodan Milosevic tentou impor o domínio sérvio sobre todos os outros povos da Iugoslávia. Uma das principais medidas de Milosevic consistiu em: retirar a autonomia do Kosovo concedida durante a era Tito. No governo de Milosevic (de origem sérvia) reapareceram as diferenças étnicas (principalmente entre os sérvios e os croatas, muçulmanos e kosovares).

19 Em 1989, o governo de Milosevic extinguiu a autonomia da província de Kosovo, promovendo uma limpeza étnica Daí, foram iniciadas as perseguições e violações dos direitos humanos do povo kosovar-albanês. Kosovo ainda tinha quase 90% de sua população de origem albanesa. Milosevic assinou, em 1995, o Tratado de Paz em Dayton, mas Kosovo não o integrou. Sendo assim, não recuperou a sua autonomia

20 A limpeza étnica da população albanesa-kosovar, em finais de 1999, comandada pelos presidente Slobodan Milosevic e pelo nacionalismo ortodoxo iugoslavo, provocou que a OTAN (é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.) decidisse intervir militarmente na região em março de 1999.

21 A intervenção contrariou os objetivos que defendiam a soberania e a integridade territorial da Iugoslávia como condição sine qua non para o processo da paz. Milosevic conseguiu, no acordo de Dayton de 1995, o reconhecimento internacional do novo Estado iugoslavo, não sendo condicionado à cláusula de respeito às minorias nem à devolução da autonomia do Kosovo.

22 O julgamento de Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia acusado de cometer genocídio e crimes contra a humanidade na Bósnia e crimes contra a humanidade em Kosovo e na Croácia. Primeiro ex-chefe de Estado a sentar-se no banco dos réus de um Tribunal Internacional, o julgamento de Milosevic foi apontado como um divisor de águas, em evento que moldaria os futuros esforços na punição dos maiores criminosos do mundo. Como Milosevic não era acusado de cometer homicídio com as próprias mãos, a acusação tinha de demonstrar sua responsabilidade de comandante ordenando as matanças ou, sabendo delas, nada fazendo para impedi-las

23 A defesa de Milosevic tentou retirar a responsabilidade dele, apresentando-o como funcionário público sem iniciativa própria!!!! Porém, a acusação conseguiu demonstrar que ele comandava o processos de limpeza étnica e planejava os crimes contra a humanidade Testemunhas e conversas telefônicas gravadas foram importantes para essa conclusão.

24 Milosevic foi encontrado morto em sua cela, no centro de detenção do tribunal penal!!! A morte do ditador antes da sua sentença frustrou grande parte das esperanças a respeito do julgamento. Slobodan Milosevic foi enterrado em na Sérvia em 2006.

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - A Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio (1948) já previa a criação de um tribunal

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL Aula 03 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Surgimento dos Direitos Humanos Internacionalização dos Direitos Humanos Sistemas Globais de Proteção dos Direitos Humanos 1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Contextualização

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Índice AI: 40/04/00 Tribunal Penal Internacional Ficha de Dados 3 Processar os autores do crime de genocídio "O genocídio constitui o crime dos crimes". Ministério Público v. Kambada,

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Índice AI: 40/06/00 Tribunal Penal Internacional Ficha de Dados 5 Processos contra os autores de crimes de guerra Todos os membros das forças armadas que tenham violado os regulamentos

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EM CRIMES DE GUERRA

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EM CRIMES DE GUERRA O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EM CRIMES DE GUERRA Juline Meincke Lucca 1 Resumo O Tribunal Penal Internacional surgiu através de um longo processo histórico em Haia na Holanda em 2002 pela ratificação

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DAVID AUGUSTO FERNANDES Mestre em Direito pela UNIG. Professor de Direito Internacional Público e Privado da Universidade Iguaçu - UNIG. Professor da Academia Nacional de Polícia ANP - Brasília. Delegado

Leia mais

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano A região dos Bálcãs engloba a península de mesmo nome e está situada entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro. A maioria dos países dessa região surgiram

Leia mais

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos Conflito Nos Bálcãs: A queda da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslava era formada por seis repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Montenegro)

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL L E G A L E 1.ª FASE EXAME DE ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. DIREITO INTERNACIONAL Professor: CUSTÓDIO Nogueira E-mail: g.custodio@uol.com.br Facebook: Custódio Nogueira Composição do DIP: Sujeitos primários

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira História Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9 Profª. Eulália Ferreira - Final da guerra da Bósnia não significa o final dos conflitos na região da antiga Iugoslávia - 1998 Conflito em Kosovo (província

Leia mais

Tribunal Penal Internacional. Carlos Eduardo Adriano Japiassú

Tribunal Penal Internacional. Carlos Eduardo Adriano Japiassú Tribunal Penal Internacional Carlos Eduardo Adriano Japiassú ABORDAGEM ῆ Introdução ao Direito Penal Internacional Justiça transicional ῆ Jurisdição internacional ῆ O Tribunal Penal Internacional O Estatuto

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 02 REALMENTE VALE TUDO EM NOME DO PODER? 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A construção dos direitos humanos está associada em sua origem ao reconhecimento da

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

I - Crimes contra a Humanidade

I - Crimes contra a Humanidade I - Crimes contra a Humanidade Os crimes contra a humanidade denominados também de delitos de lesa- humanidade surgem como extensão aos crimes de guerra, e, com o passar do tempo, acabam ganhando autonomia

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 1. ESTATUTO DE ROMA O ESTATUTO DE ROMA, documento normativo que dá base jurídica para a criação do Tribunal Penal Internacional, foi assinado em 17 de julho de 1998, com 120

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL 2011.2 Prof.º Professor Alexandre Mattos Passaporte Visto 1 Passaporte Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996 e publicado no DOU em 15/08/1996 a) Azul escuro PF 5 aa b) Verde MRE

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL Antecedentes > Tratado de Versalhes - 1919; r Tribunal Militar Internacional de Nüremberg - 1945; > Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente - 1946; > Convenção

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL TORTURA (Lei 9455/97) Tortura Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com

Leia mais

,%81$/3(1$/,17(51$&,21$/

,%81$/3(1$/,17(51$&,21$/ &DPLOD$JXVWLQL 3258075,%81$/3(1$/,17(51$&,21$/ Desde os atentados terroristas cometidos contra os Estados Unidos no último dia 11 de setembro a mídia vem se ocupando com a deflagração do que pode vir a

Leia mais

POLÍTICA DE DISTENSÃO

POLÍTICA DE DISTENSÃO POLÍTICA DE DISTENSÃO ANOS 1970 - DÉTENTE (DISTENSÃO) - POLÍTICA DE REAPROXIMAÇÃO: RICHARD NIXON (EUA) E LEONID BREJNEV (URSS) - SALT I (Strategic Arms Limitation Talks) Tratado de Limitação de Armas Estratégicas

Leia mais

Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez

Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez Direito Internacional dos Direitos Humanos Gonzalo Lopez DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS SISTEMA GLOBAL (UNIVERSAL) DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PRECEDENTES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Extradição, e Deportação 5ª parte Prof.ª Raquel Perrota 1. Conceito A expulsão consiste em medida administrativa de retirada compulsória de migrante ou visitante do território

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 2. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 2. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Crimes de guerra: o rol de condutas previstas como crimes de guerra é enorme, mas todos os atos devem ter

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS Aula 02 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos MAGNA

Leia mais

SOCIEDADE INTERNACIONAL. SUJEITOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. PROFA. ME. ÉRICA RIOS

SOCIEDADE INTERNACIONAL. SUJEITOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. PROFA. ME. ÉRICA RIOS SOCIEDADE INTERNACIONAL. SUJEITOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR QUEM SÃO OS SUJEITOS INTERNACIONAIS? Todos aqueles entes ou entidades cujas condutas estão diretamente

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL AULA 4 TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EMENTA DA AULA 4 Direito Internacional Penal. O Tribunal Penal Internacional. O Estatuto de Roma. Jurisdição. A complementaridade. Legitimidade

Leia mais

CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1948

CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1948 CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO, DE 9 DE As Partes Contratantes: DEZEMBRO DE 1948 Considerando que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, na sua Resolução n.º

Leia mais

Palavras-chave: Tribunal Internacional. Crimes contra humanidade. Direitos humanos.

Palavras-chave: Tribunal Internacional. Crimes contra humanidade. Direitos humanos. Renan César Andrade Gratão 1 Walter Francisco Sampaio Filho 2 RESUMO Com as revoluções cada vez mais frequentes para derrubar os ditadores perpétuos, o Tribunal Penal Internacional emerge como importante

Leia mais

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia GUERRA DO GOLFO 2 de agosto de 1990: Iraque, sob governo de Saddam Hussein invade o emirado do Kuwait. Justificativas para invasão:

Leia mais

CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1948

CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1948 Resolução da Assembleia da República n.º 37/98 Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 9 de Dezembro de 1948 Aprova, para Ratificação,

Leia mais

Conflitos e Separatismo na Europa

Conflitos e Separatismo na Europa Conflitos e Separatismo na Europa Identidade nacional, nação e território Identidade nacional: pessoas que se identificam como parte de um mesmo grupo. Ou seja, compõe uma NAÇÃO. Os elementos que contribuem

Leia mais

OS TRIBUNAIS PENAIS INTERNACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS: DE NUREMBERG AO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL (TPI)

OS TRIBUNAIS PENAIS INTERNACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS: DE NUREMBERG AO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL (TPI) OS TRIBUNAIS PENAIS INTERNACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS: DE NUREMBERG AO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL (TPI) Barbara Mourão Sachett * RESUMO O objetivo do presente

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Analista Judiciário - TRF 1) FCC Técnico Judiciário TRF2 (2012) Compete ao Supremo Tribunal Federal, dentre outras atribuições, processar e julgar

Leia mais

O Tribunal Penal Internacional e os "senhores da guerra" na África

O Tribunal Penal Internacional e os senhores da guerra na África O Tribunal Penal Internacional e os "senhores da guerra" na África por Por Dentro da África - terça-feira, setembro 03, 2013 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/o-tribunal-penal-internacional-e-os-senhores-da-guerra-naafrica

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: O FIM DA CARTA BRANCA AOS PODEROSOS E O COMEÇO DE UMA ERA DE JUSTIÇA

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: O FIM DA CARTA BRANCA AOS PODEROSOS E O COMEÇO DE UMA ERA DE JUSTIÇA TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: O FIM DA CARTA BRANCA AOS PODEROSOS E O COMEÇO DE UMA ERA DE JUSTIÇA Natália Agostinho Bomfim ROCHA 1 Resumo: Este artigo pretende abordar a criação do Tribunal Penal Internacional,

Leia mais

A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais. Professora Camila Lippi (LADIH- UFRJ) Curso Universitários Pela Paz

A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais. Professora Camila Lippi (LADIH- UFRJ) Curso Universitários Pela Paz A questão de gênero nas decisões dos tribunais penais internacionais Professora Camila Lippi (LADIH- UFRJ) Curso Universitários Pela Paz Teoria feminista Gênero Sexo Teoria feminista Crítica das categorias

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES Fixação 1) (UNIFESP) Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Profª. Liz Rodrigues - Criada em 2006 e ratificada pelo Brasil em 2007, nos termos da Convenção entende-se por

Leia mais

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992)

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) 1. Introdução ao Comitê A Assembleia Geral é o maior órgão

Leia mais

termos da lei. transferido para a reserva, nos termos da lei complementar. termos da lei. termos da constituição. b) por tribunal especial.

termos da lei. transferido para a reserva, nos termos da lei complementar. termos da lei. termos da constituição. b) por tribunal especial. CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DO ESTADO DO PIAUÍ 1ª) Assinale a alternativa correta, quanto à improbidade administrativa. a) A suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública são algumas das consequências,

Leia mais

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 1 THE INTERNATIONAL CRIMINAL COURT

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 1 THE INTERNATIONAL CRIMINAL COURT O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 1 THE INTERNATIONAL CRIMINAL COURT Juliana Felice 2 Mariane Freitas 3 RESUMO A presente pesquisa buscou perquirir o que é, como funciona, qual a composição e as áreas de

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

O JUÍZO PRELIMINAR I

O JUÍZO PRELIMINAR I ICC-01/11-01/11-7-tPOR 26-07-2011 1/6 FB PT Original: inglês Nº: ICC 01/11 01/11 Data: 4 de julho de 2011 O JUÍZO PRELIMINAR I Constituído pelos seguintes membros: Drª Sanji Mmasenono Monageng, Juíza Presidente

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira História Parte 6 Profª. Eulália Ferreira Composição da antiga Iugoslávia Divisão político-administrativa - Regiões : Sérvia Croácia Eslovênia Bósnia e Herzegovina Montenegro Macedônia - Regiões autônomas

Leia mais

OAB 1ª Fase Direitos Humanos Emilly Albuquerque

OAB 1ª Fase Direitos Humanos Emilly Albuquerque OAB 1ª Fase Direitos Humanos Emilly Albuquerque 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. CONVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E A REPRESSÃO DO CRIME DE GENOCÍDIO (1948) 1) Objetivo:

Leia mais

Profº Leonardo Galardo Direito Penal Aula 02

Profº Leonardo Galardo Direito Penal Aula 02 A EXCEÇÃO é a Extraterritorialidade: (Artigo 7º do Código Penal) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.

Leia mais

CONTATO DO DE LUCA Facebook: profguilhermedeluca Whatsapp: (18)

CONTATO DO DE LUCA   Facebook: profguilhermedeluca Whatsapp: (18) CONTATO DO DE LUCA E-mail: guilhermeddeluca@gmail.com Facebook: profguilhermedeluca Instagram: @profguilherme Whatsapp: (18) 9 9783 5953 DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO EXISTE OU NÃO?

Leia mais

O JUÍZO PRELIMINAR I

O JUÍZO PRELIMINAR I ICC-01/11-01/11-2-tPOR 26-07-2011 1/7 FB PT Original: inglês Nº: ICC 01/11 Data: 27 de junho de 2011 O JUÍZO PRELIMINAR I Constiuído pelos seguintes membros: Drª Sanji Mmasenono Monageng, Juíza Presidente

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: A DIFERENÇA DA CONCEPÇÃO TEÓRICA E ATUAÇÃO PRÁTICA DO BRASIL EM COMPARAÇÃO COM OS EUA

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: A DIFERENÇA DA CONCEPÇÃO TEÓRICA E ATUAÇÃO PRÁTICA DO BRASIL EM COMPARAÇÃO COM OS EUA 26 TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: A DIFERENÇA DA CONCEPÇÃO TEÓRICA E ATUAÇÃO PRÁTICA DO BRASIL EM COMPARAÇÃO COM OS EUA Tatyana Scheila Friedrich 1 O Estatuto de Roma, tratado internacional que criou o

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Índice AI: 40/17/00 Tribunal Penal Internacional Ficha de Dados 8 Garantia de justiça às crianças " A UNICEF insiste na necessidade de combater as atrocidades contra as crianças,

Leia mais

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 Email: shop@icrc.org

Leia mais

EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS Espanha: um país, várias nações A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito

Leia mais

O JUÍZO PRELIMINAR I

O JUÍZO PRELIMINAR I ICC-01/11-01/11-7-tPOR 26-07-2011 1/6 RH PT Original: Inglês Nº: ICC 01/11 01/11 Data: 4 de Julho de 2011 O JUÍZO PRELIMINAR I Constituído pelos seguintes membros: Srª Drª Sanji Mmasenono Monageng, Juíza

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Tribunal Penal Internacional Ficha de Dados 1 Introdução ao Tribunal Penal Internacional Índice AI: 40/02/00 "A instituição do Tribunal ainda é um dote de esperança para as futuras

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco TESES DE DEFESA 1. Teses de Defesa - Estrutura 1) Falta de Justa Causa (mérito) 2) Nulidade 3) Extinção da Punibilidade

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

P7_TA(2011)0155 Utilização da violência sexual em conflitos no Norte de África e no Médio Oriente

P7_TA(2011)0155 Utilização da violência sexual em conflitos no Norte de África e no Médio Oriente P7_TA(2011)0155 Utilização da violência sexual em conflitos no Norte de África e no Médio Oriente Resolução do Parlamento Europeu, de 7 de Abril de 2011, sobre a utilização da violência sexual em conflitos

Leia mais

CÓDIGO PENAL. Artigo 1.º Objeto A presente Lei altera o Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções.

CÓDIGO PENAL. Artigo 1.º Objeto A presente Lei altera o Código Penal, reforçando a proteção jurídico-penal dos jornalistas no exercício de funções. ou por causa delas Artigo 1.º Objeto A presente Lei procede à alteração do Código Penal, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, com as posteriores alterações, tornando crime público as

Leia mais

Direito Internacional dos Direitos Humanos Nova Mentalidade Emergente Pós Juruá Editora. Curitiba, 2006

Direito Internacional dos Direitos Humanos Nova Mentalidade Emergente Pós Juruá Editora. Curitiba, 2006 Bernardo Pereira de Lucena Rodrigues Guerra Mestre e Doutorando em Filosofia do Direito pela PUCSP; Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes; Advogado.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS TRIBUNAIS DE DIREITOS HUMANOS Nathássia FORATO 1

A EVOLUÇÃO DOS TRIBUNAIS DE DIREITOS HUMANOS Nathássia FORATO 1 A EVOLUÇÃO DOS TRIBUNAIS DE DIREITOS HUMANOS Nathássia FORATO 1 RESUMO: A pesquisa, intitulada A Evolução dos Tribunais de Direitos Humanos - tem como objeto de estudo histórico e comparativo dos órgãos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Lei 8072/90 Trata dos crimes hediondos e dos assemelhados (equiparados)

Leia mais

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS Principais Conceitos Território Nação Estado País Território: área delimitada no espaço geográfico Nação: grupo de pessoas que partilham língua,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale COMPETÊNCIA (continuação) Competência Criação dos TRFs OBS: Resolução n.1, de 06/10/88, do Tribunal Federal de Recursos, que estabeleceu: a) o Tribunal Regional Federal

Leia mais

DIREITO PENAL. Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina.

DIREITO PENAL. Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina. DIREITO PENAL Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2 Prof.ª Maria Cristina. Art. 5º Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial*, negando-se a servir, atender

Leia mais

11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira

11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira 11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira e pelo consequente processo de desapropriação do local

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.379, DE 2006 (MENSAGEM N o 20, de 2006) Aprova o texto do Tratado sobre Extradição entre o Governo da República Federativa

Leia mais

Ivo Josipović (substituiu Stjepan Mesić em Fevereiro) abolicionista para todos os crimes

Ivo Josipović (substituiu Stjepan Mesić em Fevereiro) abolicionista para todos os crimes CROÁCIA REPÚBLICA DA CROÁCIA Chefe de Estado: Ivo Josipović (substituiu Stjepan Mesić em Fevereiro) Chefe de Governo: Jadranka Kosor Pena de morte: abolicionista para todos os crimes População: 4,4 milhões

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO Parlamento Europeu 2014-2019 Comissão dos Assuntos Externos 2016/2239(INI) 22.2.2017 PROJETO DE RELATÓRIO sobre a luta contra as violações dos direitos humanos no contexto de crimes de guerra e crimes

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL International Criminal Court Tribunal Penal Internacional Benigno Núñez Novo¹ RESUMO: Tribunal Penal Internacional é um tribunal permanente de justiça internacional cuja missão

Leia mais

Professor Wisley Aula 10

Professor Wisley Aula 10 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA: MATÉRIA 1. JUSTIÇA FEDERAL: A Justiça Federal NÃO JULGA CONTRAVENÇÕES

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS TPIH TRIBUNAL PARA A EX-IUGOSLÁVIA MESA: ANA LUIZA DO ESPÍRITO SANTO E VINÍCIUS TALARICO PAREDES. Debs Binatti

GUIA DE ESTUDOS TPIH TRIBUNAL PARA A EX-IUGOSLÁVIA MESA: ANA LUIZA DO ESPÍRITO SANTO E VINÍCIUS TALARICO PAREDES. Debs Binatti GUIA DE ESTUDOS TPIH TRIBUNAL PARA A EX-IUGOSLÁVIA MESA: ANA LUIZA DO ESPÍRITO SANTO E VINÍCIUS TALARICO PAREDES Debs Binatti SUMÁRIO 1. Carta de Apresentação aos delegados 2. Origem 3. Funcionamento do

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL Osmair Chamma Junior 1 2 Professor do Curso de Direito da UNAERP Pesquisador do Grupo de Estudos UNAERP Regimes e Modelos Jurídicos, Econômicos, Ambientais e Internacionais

Leia mais

h"ps://www.pri.org/stories/ /icc- finds- thomas- lubanga- guilty- using- child- soldiers NISC Aula 10! 14 de junho! Caso Lubanga!

hps://www.pri.org/stories/ /icc- finds- thomas- lubanga- guilty- using- child- soldiers NISC Aula 10! 14 de junho! Caso Lubanga! h"ps://www.pri.org/stories/2012-03- 14/icc- finds- thomas- lubanga- guilty- using- child- soldiers NISC Aula 10! 14 de junho! Caso Lubanga! h"p://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=a/ 70/836&referer=/english/&Lang=S

Leia mais

O PROCEDIMENTO DE EXTRADIÇÃO PARECER

O PROCEDIMENTO DE EXTRADIÇÃO PARECER O PROCEDIMENTO DE EXTRADIÇÃO PARECER É um mecanismo de cooperação judicial internacional em virtude do qual, mediante um pedido formal, um Estado obtém de outro a entrega de um processado ou condenado

Leia mais

Princípio da Territorialidade (regra): É o espaço em que o Estado exerce a sua soberania política. Compreende: - espaço delimitado por fronteiras,

Princípio da Territorialidade (regra): É o espaço em que o Estado exerce a sua soberania política. Compreende: - espaço delimitado por fronteiras, LEGALE LEI PENAL NO ESPAÇO Princípio da Territorialidade (regra): É o espaço em que o Estado exerce a sua soberania política. Compreende: - espaço delimitado por fronteiras, sem solução de continuidade

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 19 1.1. Conceito. A sociedade internacional e suas características... 19 1.2. Terminologia... 21 1.3. Desenvolvimento histórico do Direito

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 554, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 554, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 554, DE 2011 Altera o 1 o do art. 306 do Decreto-Lei n o 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), para determinar o prazo de vinte e quatro

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 4 PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL L E G A L E 1.ª FASE EXAME DE ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. DIREITO INTERNACIONAL Professor: CUSTÓDIO Nogueira E-mail: g.custodio@uol.com.br Facebook: Custódio Nogueira Composição do DIP: Sujeitos primários

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS TPI. Guia de Estudos TPI - POLIONU

GUIA DE ESTUDOS TPI. Guia de Estudos TPI - POLIONU GUIA DE ESTUDOS TPI Guia de Estudos TPI - POLIONU 2019 1 Guia TPI Violações aos Direitos Humanos na Guerra Civil da Iugosláva Sumário Carta aos Juízes, Advogados e Promotores...5 Introdução ao Comitê...6

Leia mais

Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma

Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) O que é? Como é aplicado?

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Responsabilidade do Presidente da

Leia mais

Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018

Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018 Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018 ACUSAÇÃO CONTRA O CRIME MARÍTIMO Por: Diya Beesoondoyal, Adj. Conselheiro do Estado Principal, Gabinete do Procurador-Geral,

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: CONSTITUIÇÃO, COMPETÊNCIA, JURISDIÇÃO E ESTRUTURA

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: CONSTITUIÇÃO, COMPETÊNCIA, JURISDIÇÃO E ESTRUTURA 1 TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: CONSTITUIÇÃO, COMPETÊNCIA, JURISDIÇÃO E ESTRUTURA LAURA LEITE SERRA ALVES 1 NEIL ALESSANDRO MEDEIROS SILVEIRA 2 Resumo: A humanidade traz consigo momentos de barbáries cometidas

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Parte 7 Prof. Renata Menezes O TPI e a CF/88: Antinomias aparentes? Assuntos principais: Entrega de nacionais ao TPI Pena de prisão perpétua Imunidades relativas ao foro de

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Professora Karina Jaques Art. 89. Na vigência do estado de guerra, são órgãos da Justiça Militar junto às forças

Leia mais

Apresentação Capítulo I

Apresentação Capítulo I Su m á r i o Apresentação... 13 Capítulo I Premissas Fundamentais e aspectos introdutórios... 15 1. A importância do exame da competência criminal... 15 2. Jurisdição e competência... 19 3. Princípio do

Leia mais

Sumário. Parte I. Introdução ao estudo das organizações internacionais

Sumário. Parte I. Introdução ao estudo das organizações internacionais Sumário Introdução LIVRO I. As organizações internacionais com vocação regional Parte I. Introdução ao estudo das organizações internacionais Capítulo 1. A superação do interestatismo e o surgimento das

Leia mais

CONHECENDO O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL KNOWING THE INTERNATIONAL CRIMINAL COURT

CONHECENDO O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL KNOWING THE INTERNATIONAL CRIMINAL COURT Eixo Temático: Relações Internacionais RESUMO CONHECENDO O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL KNOWING THE INTERNATIONAL CRIMINAL COURT Nathallya Agnes Manta e Silva Em função dos grandes conflitos, atrocidades

Leia mais

REGULAMENTOS. Tendo em conta a proposta da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança,

REGULAMENTOS. Tendo em conta a proposta da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, L 38/2 REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2018/197 DO CONSELHO de 9 de fevereiro de 2018 que dá execução ao artigo 9. o do Regulamento (CE) n. o 1183/2005 que institui certas medidas restritivas

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Ninguém pode ser submetido à tortura, penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou

Leia mais

A proteção internacional dos Direitos Humanos

A proteção internacional dos Direitos Humanos A proteção internacional dos Direitos Humanos Direitos humanos O Direito Internacional assume postura de disciplina da relação entre os Estados Sistema de proteção de proteção internacional de Direitos

Leia mais