Conflitos e Separatismo na Europa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conflitos e Separatismo na Europa"

Transcrição

1 Conflitos e Separatismo na Europa

2 Identidade nacional, nação e território Identidade nacional: pessoas que se identificam como parte de um mesmo grupo. Ou seja, compõe uma NAÇÃO. Os elementos que contribuem para a formação de uma identidade nacional: Língua História comum Cultura Religião

3 Nem sempre uma nação possui um território onde possa manifestar e preservar sua identidade/cultura. Exemplo: os palestinos em Israel Regiões com uma identidade nacional própria querem se separar de seu país e criar uma nação independente. Movimentos separatistas.

4 Separatismo no Mundo Mundo fragmentado em vários novos estados pelo designer Theo Deutinger

5

6 Formação dos países europeus Fragmentação de antigos impérios até o sec. XX Resultado de uma longa historia de disputas entre feudos, reinos e impérios. Alguns feudos se uniram ( Alemanha, França, Itália, etc.) e outros se fragmentaram formando micro estados. Ex: Mônaco, Vaticano

7 Europa sec. XIV

8 Europa sec. XVI

9 Conflitos no continente europeu Diversos conflitos na Europa se relacionam a processos de incorporação de minorias étnicas e de territórios por alguns Estados-nação. Alguns desses conflitos têm origem há séculos. Na primeira metade do século XX A desintegração de impérios Como o Austro-Húngaro e o Turco-Otomano, além das duas Grandes Guerras. Ocasionou instabilidades nos limites políticos entre os países.

10 Na segunda metade do século O processo de derrocada do socialismo trouxe também alterações nos limites entre os Estados-nação. Em decorrência disso, houve uma sucessão de conflitos, sobretudo nas duas últimas décadas. A região mais instável nessa perspectiva foi a dos Bálcãs península estrategicamente situada entre a Europa e a Ásia, o Ocidente e o Oriente, e que alternou situações de domínios de diferentes impérios e/ou Estados-nação, com culturas, línguas e religiões diferentes.

11 Ex-Iugoslávia (Região dos Balcãs) Iugoslávia - povos eslavos do sul: tentativa de criar uma identidade nacional para diferentes grupos habitantes da região

12 Diversidade étnica na Ex-Iugoslávia

13 A desintegração da Iugoslávia (Região dos Balcãs) Até 1991, a Iugoslávia era uma país federativo FORMADO POR: Seis repúblicas: Sérvia; Croácia; Eslovênia; Bósnia-Herzegovina; Macedônia; Montenegro. E duas regiões autônomas pertencentes à Sérvia: Kosovo; Vojvodina. Essa complexa colcha de retalhos permaneceu unida enquanto foi governada por dirigentes autoritários. O poderio militar da federação iugoslava, controlado na maior parte pelos sérvios, tentou impedir a independência das repúblicas, contando com o apoio dos sérvios que nelas viviam.

14 Histórico da Ex-Iugoslávia Região de dois grandes impérios: turco-otomano e Austro-Húngaro 1920 formação do Reino da Iugoslávia. 2ª G.M. resistência iugoslava (partisans) aos nazistas Iugoslávia adota o socialismo sob a liderança do general Tito, sem alinhar-se com a União Soviética morte do general Tito início da crise iugoslava Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia declaram independência. Guerra da Bósnia: envolvendo sérvios, croatas e bósnios muçulmanos, com cerca de 250 mil mortos, várias acusações de limpeza étnica e participação da OTAN no acordo de Dayton (1995).

15 Histórico da Ex-Iugoslávia 1998 Conflito em Kosovo (província da Sérvia), que possui maioria albanesa. Os sérvios são acusados de limpeza étnica e a OTAN bombardeia a Iugoslávia (hoje já dividida em Sérvia e Montenegro). Forças da ONU ocupam Kosovo Ocorrem conflitos entre rebeldes étnicos albaneses e o governo macedônio. É firmado um acordo de paz entre as partes o que restou da Iugoslávia assumiu o nome de Sérvia e Montenegro (junção de duas repúblicas) Montenegro conquista sua independência, após realização de referendo em ambas as repúblicas. Fevereiro de 2008 declaração da independência de Kosovo, porém vários países, inclusive a Rússia que é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, até início de 2009, recusavam-se a reconhecer sua independência.

16 Iugoslávia formação e desintegração Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

17 O conflito na Bósnia

18 O acordo de Dayton

19 O ex-presidente iugoslavo e defensor da formação da Grande Sérvia, Slobodan Milosevic, deposto e preso após o conflito em Kosovo, responde por seus crimes de guerra perante o Tribunal Penal Internacional para a Iugoslávia (TPII)

20 Movimentos separatistas na Espanha País Basco

21

22

23 ESPANHA / BASCOS Durante a ditadura espanhola de Francisco Franco ( ), os bascos foram proibidos de ensinar sua língua (euskera) nas escolas da região e de usar a bandeira com as cores do País Basco. Em 1959, foi criado o ETA (Euskadi ta Askatasuna/ Pátria Basca e Liberdade), responsável por inúmeros atentados terroristas, que reivindica a independência do país basco. A partir da redemocratização do país, o ETA perdeu a credibilidade e o apoio popular, mas se mantém ativo. Em 2011, o ETA iniciou negociações de paz com o governo espanhol.

24

25 Movimentos separatistas na Espanha / Catalunha

26 ESPANHA / CATALUNHA Os catalães, que, assim como outros grupos étnicos espanhóis (Bascos e os Navarros), possuem um forte sentimento separatista, que é alimentado pelo nacionalismo arraigado que esse grupo regional possui. A região da Catalunha possui uma economia comparável à de Portugal, abrigando grandes empresas e sendo um dos principais centros comerciais e turísticos da Espanha.

27

28 ESPANHA / CATALUNHA Após o fim da ditadura franquista (década de 1970 em diante), os grupos políticos catalães novamente procuraram reafirmar as tradições culturais e o seu idioma, sem que isso levasse à independência da Catalunha. No entanto, a partir do século XXI e, principalmente, com a crise econômica da Espanha, o movimento nacionalista separatista da região ganhou mais força.

29

30 ESPANHA / CATALUNHA Em outubro de 2017, foi um realizado plebiscito como desdobramento da luta política dos grupos nacionalistas catalães pela separação da Catalunha e pela declaração de independência. O governo da Espanha enviou tropas para prender as pessoas que tentassem votar.

31 Brexit: saída do Reino Unido da União Europeia Irlanda no Norte e Escócia são obrigados a deixar o bloco econômico

32 Irlanda no Norte e Escócia são obrigados a deixar o bloco econômico Movimentos separatistas podem retornar ao Reino Unido

33 Movimento separatista no Reino Unido / Irlanda do Norte

34 O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte é uma questão grave para o Reino Unido. Na verdade, não se trata de uma questão apenas religiosa, mas também política e econômica. O Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte constitui um Estado formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Na Irlanda do Norte, os católicos (cerca de 38% da população) querem a independência em relação ao Reino Unido. Os protestantes (cerca de 51%) querem permanecer ligados ao Reino Unido, por isso são chamados de unionistas.

35 2007 formou-se um governo de coalizão, garantindo a Irlanda do Norte o retorno a uma autonomia regional, e o exército inglês encerrou sua intervenção militar nesse país que já durava 38 anos. O conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte Os católicos, majoritários na República da Irlanda, mas minoritários na Irlanda do Norte (Ulster), reivindicam a separação do Ulster em relação ao Reino Unido. Para combater o domínio britânico, formou-se o IRA (Irish Republican Army/Exército Republicano Irlandês) grupo que se notabilizou por uma série de atentados terroristas. Um acordo de paz foi assinado em 1998, porém a situação ainda é relativamente tensa conclusão do desarmamento do IRA e dos grupos paramilitares protestantes, além da libertação de presos políticos.

36

37 Domingo sangrento / Irlanda do Norte Em 1972 na cidade de Derry (Irlanda do Norte), ocorre um massacre executado pelo exército britânico, deixando 30 jovens Irlandeses desarmados feridos e 14 mortos, em uma manifestação pacífica contra o governo. Após isso houve um aumento de jovens ingressando no IRA.

38

39

40

41

42 Outros movimentos separatistas na Europa

43 Outros separatismos

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS Espanha: um país, várias nações A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito

Leia mais

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos Conflito Nos Bálcãs: A queda da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslava era formada por seis repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Montenegro)

Leia mais

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS Principais Conceitos Território Nação Estado País Território: área delimitada no espaço geográfico Nação: grupo de pessoas que partilham língua,

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano A região dos Bálcãs engloba a península de mesmo nome e está situada entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro. A maioria dos países dessa região surgiram

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Conflitos Geopolíticos I América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Introdução No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira História Parte 6 Profª. Eulália Ferreira Composição da antiga Iugoslávia Divisão político-administrativa - Regiões : Sérvia Croácia Eslovênia Bósnia e Herzegovina Montenegro Macedônia - Regiões autônomas

Leia mais

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa Prof. Franco Augusto 9º ano Regionalização do continente europeu Densidade demográfica na Europa Renda per capita na Europa Com base nas diferenças

Leia mais

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992)

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) 1. Introdução ao Comitê A Assembleia Geral é o maior órgão

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 3.2 Conteúdo Europa oriental. 3 Habilidade Diferenciar

Leia mais

Módulo 17 Setor 171. Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 17 Setor 171. Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 17 Setor 171 Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Aspectos naturais Clima e vegetação Polar (tundra) Subpolar (taiga) Temperado oceânico (floresta temperada) Temperado continental (floresta temperada

Leia mais

POLÍTICA DE DISTENSÃO

POLÍTICA DE DISTENSÃO POLÍTICA DE DISTENSÃO ANOS 1970 - DÉTENTE (DISTENSÃO) - POLÍTICA DE REAPROXIMAÇÃO: RICHARD NIXON (EUA) E LEONID BREJNEV (URSS) - SALT I (Strategic Arms Limitation Talks) Tratado de Limitação de Armas Estratégicas

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia GUERRA DO GOLFO 2 de agosto de 1990: Iraque, sob governo de Saddam Hussein invade o emirado do Kuwait. Justificativas para invasão:

Leia mais

BRASIL que país é esse? Sentidos do regional e do regionalismo

BRASIL que país é esse? Sentidos do regional e do regionalismo BRASIL que país é esse? Sentidos do regional e do regionalismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP ESQUEMA DA AULA 1. Regionalismo em busca

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Regalo

Prof. Carlos Alberto Regalo Prof. Carlos Alberto Regalo IRA Exército Republicano Irlandês Desejo: independência da Irlanda do Norte (Inglaterra), e a sua união com a Irlanda do Sul uma única Irlanda Posição da Inglaterra: é contra

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira História Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9 Profª. Eulália Ferreira - Final da guerra da Bósnia não significa o final dos conflitos na região da antiga Iugoslávia - 1998 Conflito em Kosovo (província

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

Março 2º ano EM 2013

Março 2º ano EM 2013 Março 2º ano EM 2013 1) Na Iugoslávia havia seis repúblicas, cinco povos, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um partido - o comunista." Usando os seus conhecimentos sobre os conflitos na

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 1 GEOGRAFIA CONTEÚDO GUERRA FRIA a) Conceito; b) Política do período; c) Doutrina Truman; d) Alianças econômicas e militares; e) Alemanha e o Muro de Berlim; f) Causas e consequências; g) Política de Gorbachev.

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A Segunda Guerra Mundial foi considerada o maior conflito armado do século XX e provocou profundas mudanças no quadro político e econômico do planeta De

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

A questão da Irlanda do Norte

A questão da Irlanda do Norte A presença de vários grupos étnicos e religiosos num determinado país pode desencadear conflitos internos, principalmente quando um desses grupos aspira à conquista de sua autodeterminação política. Enquadraram-se

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária.

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária. Dobramentos Modernos Popularmente dizendo são as regiões montanhosas do planeta, áreas de formação terciária e onde certamente terá a convergência de placas tectônicas. Veremos que os dobramentos modernos

Leia mais

Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos

Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos DISCIPLINA: Geografia DATA: 11/10/2017 Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos 01- Os anos 50 de Israel O povo judeu, durante séculos, nutriu esperanças de que um dia houvesse condições para a

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. Walace Vinente GEOGRAFIA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas A formação dos EUA (I) Inglaterra nos séculos XV e XVI Fortalecimento Absolutismo Implantação política mercantilista

Leia mais

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: Geografia Turma: 3ª Série Ensino Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: Geografia Turma: 3ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Geopolítica: Quais são e o que querem os territórios que brigam por independência?

Geopolítica: Quais são e o que querem os territórios que brigam por independência? Atualidades Geopolítica: Quais são e o que querem os territórios que brigam por independência? Andréia Martins Da Novelo Comunicação 17/10/2014 12h00 m n o H J Imprimir F Comunicar erro Solution Real Related

Leia mais

100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de um arquiduque austríaco há exatos 100 anos levou a Europa à Guerra.

100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de um arquiduque austríaco há exatos 100 anos levou a Europa à Guerra. Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo e 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA Unidade III O Continente Europeu e CEI 2 Aula 13.2 Conteúdo União Europeia 3 Habilidade Analisar a importância que a União Europeia possui para

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Uerj 2015) O continente europeu passou por uma série de mudanças territoriais a partir do final da década de 1980, com o surgimento, ressurgimento e desaparecimento de vários países. Com base na análise

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Questão 1 Analise o cartão postal russo antropomórfico do mapa da

Leia mais

9º ano LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 13 3º período 01/09/ Explique a concordância do verbo TER no seguinte período.

9º ano LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 13 3º período 01/09/ Explique a concordância do verbo TER no seguinte período. 9º ano Ensino Fundamental Módulo 13 3º período 01/09/2017 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique a concordância do verbo TER no seguinte período. Isso acontece porque as redes de coleta e tratamento de esgoto têm

Leia mais

Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial

Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Globalização Informação Biotecnologia

Leia mais

Os conflitos da Nova Ordem Mundial

Os conflitos da Nova Ordem Mundial Os conflitos da Nova Ordem Mundial Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: 1º Trim./2019 Centro Educacional Colúmbia 2000 Lista: Prova: Média: Docente: Gustavo José Aplicador: Data: / / Turma: 9º Ano Disciplina: Geografia Ens. Fund Sala: Apostila de dependência 1 -

Leia mais

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago A Iª GUERRA MUNDIAL Prof. Thiago Paz Armada no continente Europeu Corrida Armamentista entre as potências europeias Imperialismo e neocolonialismo (disputas territoriais e comerciais) Origens da guerra

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA.

A UNIÃO EUROPEIA. A UNIÃO EUROPEIA O Centro de Informação Europeia Jacques Delors O Centro foi criado para informar os cidadãos sobre qualquer assunto relacionado com a União Europeia. Jacques Lucien Jean Delors Nasceu

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

Tribunal Penal Internacional

Tribunal Penal Internacional Tribunal Penal Internacional TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL- Estatuto de Roma- Sede em Haia (Países Baixos- Holanda) sigla (TPI) É uma Corte permanente e independente Objetivo: promoção do Direito internacional.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Personalidade internacional Estados Organizações internacionais Profª Luciana Romano Morilas 1 Elementos 1. Físicos 1. Território 2. População 3. Governo 2. Abstratos 1. Soberania

Leia mais

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado nacional compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura,

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. Origem do Continente Europeu A origem do continente europeu é associada a três elementos: 1. A cultura da Grécia e da Roma antiga. 2. O Cristianismo, uma ramificação peculiar

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Geografia política Aula 11 GeoB Prof. Ruan Antunes Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Belle Epoque (1871-1914) Caracterizado, sobretudo, pela expansão e progresso tecnológico, científico

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/refugiado-oumigrante-oacnurincentiva-a-usar-o-termo-correto/>.

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/refugiado-oumigrante-oacnurincentiva-a-usar-o-termo-correto/>. Gabarito 1) ) Com aproximadamente 60 milhões de pessoas forçadas a se deslocar no mundo e as travessias em embarcações precárias pelo Mediterrâneo nas manchetes dos jornais, está cada vez mais comum ver

Leia mais

2.1 Descrição. Objetivos:

2.1 Descrição. Objetivos: Item a) Relações com a Europa. Comércio e investimentos. Extensão máxima. Quatro laudas. Introdução: A liderança econômica global da Europa é notável: são europeias cinco das 10 maiores economias do mundo;

Leia mais

Projeto Resolução. (O Parlamento dos Açores insta o Governo da República Portuguesa a reconhecer o direito à autodeterminação da Catalunha)

Projeto Resolução. (O Parlamento dos Açores insta o Governo da República Portuguesa a reconhecer o direito à autodeterminação da Catalunha) Projeto Resolução (O Parlamento dos Açores insta o Governo da República Portuguesa a reconhecer o direito à autodeterminação da Catalunha) Entre o final da II Guerra Mundial e o colapso da União Soviética,

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 53 EUROPA: ASPECTOS GERAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 53 EUROPA: ASPECTOS GERAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 53 EUROPA: ASPECTOS GERAIS Como pode cair no enem Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

A Europa e o colapso da Iugoslávia *

A Europa e o colapso da Iugoslávia * DOI 10.4025/dialogos.v19i3.1181 A Europa e o colapso da Iugoslávia * Leonardo Pires da Silva Belançon ** RADELJIĆ, Branislav. Europe and the Collapse of Yugoslavia: The Role of Non-State Actors and European

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO

KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO Karina de Lima Prohmann 1 Graduada no Curso de Bacharelado em Relações Internacionais na UTP/PR, em dezembro de 2006, Cursa a graduação em Direito atualmente na

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte II Após o assassinato de Franz Ferdinand ocorre a ativação da POLÍTICA DE ALIANÇAS: a declaração de guerra da ÁUSTRIA-HÚNGIA à Sérvia faz com que a RÚSSIA

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br. Movimentos Separatistas na Europa. 9ºs A e B

Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br. Movimentos Separatistas na Europa. 9ºs A e B Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br Movimentos Separatistas na Europa 9ºs A e B Separatismos no Espaço da Ex- Iugoslávia As instabilidades que desencadearam os movimentos separatistas

Leia mais

Direitos das Minorias

Direitos das Minorias Direitos das Minorias Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direitos das Minorias Nos Estados em que existam minorias étnicas, religiosas ou linguísticas, as pessoas pertencentes a essas minorias

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP Unificação Italiana e Alemã Prof. Leopoldo UP Antecedentes: O Congresso de Viena(1815) Tentativa frustrada de manter o Antigo Regime. A Revolução de 1830. A Revolução Industrial se espalha por várias regiões

Leia mais