DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins"

Transcrição

1 Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia

2 GUERRA DO GOLFO 2 de agosto de 1990: Iraque, sob governo de Saddam Hussein invade o emirado do Kuwait. Justificativas para invasão: Kuwait era um protetorado das potências imperialistas; Kuwait provocara a baixa no preço do petróleo Kuwait deveria perdoar a dívida de US$ 10 bilhões contraída pelo Iraque durante a guerra contra o Irã ( ); Kuwait deveria pagar uma indenização de US$ 2,4 bilhões, por ter extraído petróleo de campos iraquianos na região fronteiriça de Rumaila.

3 GUERRA DO GOLFO Motivos não declarados da invasão: desejo de Saddam Hussein de adquirir uma nova saída para o Golfo Pérsico, controle das reservas de petróleo do Kuwait, Saddam Hussein buscava assumir o papel de grande líder dos demais países árabes.

4

5

6 6 de agosto de 1990: ONU decreta um boicote econômico ao Iraque. 28 de agosto: Saddam Hussein decreta a anexação do Kuwait como a 18a província do Iraque. 29 de novembro: o Conselho de Segurança da ONU autoriza uma ação militar, para obrigar a retirada das tropas iraquianas do Kuwait.

7 Após receber a autorização da ONU, a coalizão internacional deslocou para o deserto da Arábia Saudita o maior aparato militar desde a Segunda Guerra Mundial: tanques, poderoso efetivo aéreo soldados.

8 Resposta de Saddam Hussein: exorta os árabes a uma "guerra santa" contra os infiéis do Ocidente. procura vincular a guerra à criação de um Estado palestino. O presidente da França François Mitterrand e, posteriormente, o presidente da U.R.S.S. Mikhail Gorbachev tentaram encontrar uma saída diplomática para a crise.

9 16 de janeiro de 1991: a coalizão internacional dá início aos bombardeios contra o Iraque (Tempestade no Deserto). Iraque começa a lançar mísseis Scud sobre Israel. EUA envia para Israel baterias de mísseis terra-ar Patriot para interceptar os Scud.

10 24 de fevereiro de 1991: a coalizão lança uma ofensiva terrestre que destrói grande parte do Exército do Iraque. 28 de fevereiro de 1991: é assinado o cessar-fogo.

11 Balanço final do conflito: Coalizão: 510 soldados mortos Iraque: 100 mil soldados e 7 mil civis

12 FIM DA UNIÃO SOVIÉTICA 1990: fim do monopólio do partido comunista na URSS. Boris Yeltsin líder da Plataforma Democrática passa a exigir ampliação das reformas. Comunistas ortodoxos punham obstáculos às reformas. Crise de abastecimento e alta dos preços.

13 Cresce a tendência ao separatismo. Início de 1991: greve paralisa ¼ das minas. Yeltsin passa a organizar manifestações populares por reformas mais profundas e eleições diretas para presidente.

14 Março de 1991: plebiscito onde 76% de 147 milhões de eleitores aprovaram a manutenção da URSS como federação renovada de república soberanas. Seis repúblicas boicotaram a votação por quererem a independência

15 Abril de 1991: o Congresso dos Deputados do Povo aprova novo programa econômico para acelerar a introdução da economia de mercado: Liberação de preços Privatização de empresas Estímulo ao comércio exterior O programa não deu resultados.

16 Gorbachev era pressionado por ultrareformistas e ortodoxos conservadores. 19 de agosto de 1991: golpe da linha dura do PCUS que afastou Gorbachev do poder. Povo reage, tomando as ruas de Moscou para impedir o avanço do Exército sobre o Parlamento. Yeltsin comanda a resistência.

17 Depois de 3 dias, Yeltsin e o militares legalistas recuperam o poder e os golpistas são presos. Gorbachev volta ao posto. Governo dissolve a cúpula da KGB e suspende as atividades do PCUS. Setembro de 1991: Letônia, Estônia e Lituânia reafirmam sua independência.

18 4 de setembro: Sessão extraordinária do Congresso dos Deputados do Povo, com presença de Gorbachev, Yeltsin e líderes de outras 9 repúblicas. Gorbachev apresenta plano de transição para criação de um Parlamento, um Conselho de Estado e uma Comissão Econômica Inter-Republicana.

19 Yeltsin promete apoiar o plano. Ocidente apóia Gorbachev, pois se preocupa com o arsenal nuclear. 1º de dezembro de 1991: independência da Ucrânia (confirmada em plebiscito por 90% da população). 8 de novembro de 1991: golpe branco os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia criam a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

20 17 de dezembro: Gorbachev é comunicado que a URSS deixará de existir a partir da passagem do Ano Novo. 21 de dezembro: líderes de 11 das 15 repúblicas se reúnem em Alma-Ata (Cazaquistão) para referendar a criação da CEI. 25 de dezembro: Gorbachev renuncia, tranferindo para Yeltsin o controle do arsenal militar.

21 FIM DA IUGOSLÁVIA Desde o fim da II Guerra Mundial a Iugoslávia era governada por Tito (Josef Broz). Iugoslávia era formada por diversos povos: Sérvios (cristãos ortodoxos) Eslovenos (católicos) Bósnios (muçulmanos) Húngaros Albaneses outros

22 Iugoslávia era dividida em 6 unidades políticas (repúblicas): Sérvia Eslovênia Croácia Bósnia Herzegovina Montenegro Macedônia

23 Tito tentou implantar o socialismo de mercado, o que gerou grave crise econômica. Para manter a unidade do país Tito instituiu a presidência rotativa, pouco antes de morrer, em Havia grandes diferenças econômicas entre as repúblicas.

24 1991: estava previsto um novo rodízio de governo. O poder seria assumido pela Corácia. Os sérvios impedem a posse. Croácia e Eslovênia defendiam a criação de uma confederação de Estados Soberanos. Sérvia queria federação com governo central forte.

25 25 de junho de 1991: Eslovênia e Croácia se declaram independentes.

26 Sérvia liderada por Slobodan Milosevic mobiliza o exército federal e começa a guerra civil. 15 de janeiro de 1992: CEE reconhece a independência da Croácia e da Eslovênia.

27 Março de 1992: independência da Bósnia e da Macedônia.

28 Sérvia e Montenegro continuam unidas.

29 Guerra da Bósnia Após a independência, minoria sérvia passa a atacar os muçulmanos (47% da população) e os croatas (17%). Rapidamente sérvios conquistam 70% do território bósnio e destroem a capital (Sarajevo). Sérvios promovem limpeza étnica. Bósnia solicita ajuda internacional.

30 abril de 1992: proclamada a nova República Federal da Iugoslávia, com as repúblicas da Sérvia e de Montenegro. janeiro de 1992: Com a presença de 14 mil soldados da ONU tem início uma operação de cessar-fogo. ONU decreta embargo comercial contra a Iugoslávia por ter ajudado as milícias sérvias na Guerra da Bósnia.

31 novembro de 1995: acordo de Dayton (EUA) põe fim à Guerra da Bósnia. Um ano depois, a ONU suspende o embargo econômico. Maio de 1995: Tribunal Internacional de Haia inicia o julgamento de 57 acusados de crimes contra a humanidade durante a Guerra da Bósnia.

32 Em 1997, impedido pela constitução de reeleger-se presidente da Sérvia, Milosevic tornou-se presidente da Iugoslávia. 1998: conflitos entre a maioria albanesa da província de Kosovo e as tropas do Exército da Iugoslávia aumentam. começam a surgir as primeiras denúncias de crimes de guerra contra a população albanesa.

33 Conselho de Segurança da ONU aprova resolução exigindo um cessar-fogo. O governo da Iugoslávia ignora a resolução. EUA. advertem Milosevic sobre a iminência de um ataque aéreo, caso a Iugoslávia não cumprisse as exigências feitas pela ONU.

34 governo iugoslavo retira suas tropas da província. março de 1999: OTAN, dirige um ataque aéreo contra a Iugoslávia. Milosevic intensifica a ofensiva contra os albaneses, expulsando-os do território iugoslavo. junho de 1999: após dez semanas de bombardeios é anunciado o fim da guerra.

35 outubro de 2000: Milosevic abandona o governo, após protesto de mais de meio milhão de pessoas nas ruas de Belgrado. Milosevic é posto em prisão domiciliar, acusado de abuso de poder e desvio de verba pública. Logo depois é entregue à justiça internacional. após a deportação de Milosevic, a União Européia, os EUA e o Banco Mundial anunciam a doações para ajudar a reerguer a economia do país.

36 novembro de 2000: Milosevic é indiciado por genocídio e crimes de guerra. Seu tem início em fevereiro de 2002 e deve se prolongar até março de 2002: sob pressão da União Européia, Sérvia e Montenegro assinam um acordo provisório prevendo a extinção da República Federal da Iugoslávia. fevereiro de 2003: República Federal da Iugoslávia é oficialmente extinta, dando lugar ao Estado de Sérvia e Montenegro.

37

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano A região dos Bálcãs engloba a península de mesmo nome e está situada entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro. A maioria dos países dessa região surgiram

Leia mais

POLÍTICA DE DISTENSÃO

POLÍTICA DE DISTENSÃO POLÍTICA DE DISTENSÃO ANOS 1970 - DÉTENTE (DISTENSÃO) - POLÍTICA DE REAPROXIMAÇÃO: RICHARD NIXON (EUA) E LEONID BREJNEV (URSS) - SALT I (Strategic Arms Limitation Talks) Tratado de Limitação de Armas Estratégicas

Leia mais

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos Conflito Nos Bálcãs: A queda da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslava era formada por seis repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Montenegro)

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira História Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9 Profª. Eulália Ferreira - Final da guerra da Bósnia não significa o final dos conflitos na região da antiga Iugoslávia - 1998 Conflito em Kosovo (província

Leia mais

Conflitos e Separatismo na Europa

Conflitos e Separatismo na Europa Conflitos e Separatismo na Europa Identidade nacional, nação e território Identidade nacional: pessoas que se identificam como parte de um mesmo grupo. Ou seja, compõe uma NAÇÃO. Os elementos que contribuem

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS Espanha: um país, várias nações A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS Principais Conceitos Território Nação Estado País Território: área delimitada no espaço geográfico Nação: grupo de pessoas que partilham língua,

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA?

QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA? ESTUDEM!!!!!! QUAL O SALDO DA U.R.S.S. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO E 2 GUERRA? Com grande prestígio, conseguindo vários países para seu eixo socialista(bloco SOCIALISTA) O QUE É POLITICA DE COEXISTÊNCIA PACIFICA?

Leia mais

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 A perda da hegemonia Durante a existência da URSS, a Rússia foi a principal república. Moscou foi o

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira História Parte 6 Profª. Eulália Ferreira Composição da antiga Iugoslávia Divisão político-administrativa - Regiões : Sérvia Croácia Eslovênia Bósnia e Herzegovina Montenegro Macedônia - Regiões autônomas

Leia mais

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE. Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE. Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica. A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica. Angeli Observe Alguma coisa Está fora da ordem Fora da nova ordem Mundial... Folha de S.

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 3.2 Conteúdo Europa oriental. 3 Habilidade Diferenciar

Leia mais

Tribunal Penal Internacional

Tribunal Penal Internacional Tribunal Penal Internacional TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL- Estatuto de Roma- Sede em Haia (Países Baixos- Holanda) sigla (TPI) É uma Corte permanente e independente Objetivo: promoção do Direito internacional.

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

Trabalho de Recuperação para 9º, Anos do Ensino Fundamental.

Trabalho de Recuperação para 9º, Anos do Ensino Fundamental. COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANO 65 Profº: TONHÃO Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO ANUAL 2016 Data: / / Trabalho de Recuperação para 9º, Anos do Ensino Fundamental. 1º.

Leia mais

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL A

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL A 1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 54 - Subnutrição crónica (fome endémica):

Leia mais

1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 58

1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 58 1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 58 www.renatoalbuquerque.yolasite.com 1 - Subnutrição crónica (fome endémica):

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

GUERRA DA BÓSNIA GUERRA DA BÓSNIA OS ANOS DE MILOSEVIC. Adaptado por Isabel Marques

GUERRA DA BÓSNIA GUERRA DA BÓSNIA OS ANOS DE MILOSEVIC. Adaptado por Isabel Marques GUERRA DA BÓSNIA A guerra na ex-jugoslávia tem origem em conflitos que remontam a séculos. Após a Segunda Guerra o líder da resistência der da resistência ao nazismo, General Tito, manteve a união nacional.

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

Março 2º ano EM 2013

Março 2º ano EM 2013 Março 2º ano EM 2013 1) Na Iugoslávia havia seis repúblicas, cinco povos, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um partido - o comunista." Usando os seus conhecimentos sobre os conflitos na

Leia mais

O FIM DO SOEACIALISMO EUROPEU

O FIM DO SOEACIALISMO EUROPEU O FIM DO SOEACIALISMO EUROPEU 1989: O INÍCIO DO FIM POLÔNIA : A SAÍDA DO PACTO DE VARSÓVIA HUNGRIA : A ABERTURA DA FRONTEIRA QUEDA DO MURO DE BERLIM A INFLUÊNCIA DE TATCHER, REAGAN, GORBATCHEV E JOÃO PAULO

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A Segunda Guerra Mundial foi considerada o maior conflito armado do século XX e provocou profundas mudanças no quadro político e econômico do planeta De

Leia mais

A Europa e o colapso da Iugoslávia *

A Europa e o colapso da Iugoslávia * DOI 10.4025/dialogos.v19i3.1181 A Europa e o colapso da Iugoslávia * Leonardo Pires da Silva Belançon ** RADELJIĆ, Branislav. Europe and the Collapse of Yugoslavia: The Role of Non-State Actors and European

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

His. Renato Pellizzari. Monitor: Leonardo Machado

His. Renato Pellizzari. Monitor: Leonardo Machado His. Professor: William Gabriel Renato Pellizzari Monitor: Leonardo Machado A Crise do Socialismo e o Fim da URSS 11 out RESUMO A desestruturação do socialismo soviético No início da década de 1980, Leonid

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque.

2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque. RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA APOSTILA 4 Aulas 49-50 1 Alternativa: A. A teoria do Choque de Civilizações, de Samuel Huntington, trata justamente da relação entre política e cultura, mais precisamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONFLITOS REGIONAIS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONFLITOS REGIONAIS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONFLITOS REGIONAIS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Geografia política Aula 11 GeoB Prof. Ruan Antunes Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Belle Epoque (1871-1914) Caracterizado, sobretudo, pela expansão e progresso tecnológico, científico

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Quando surgiu a divisão do continente europeu em ocidental e oriental? 2. Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste

Leia mais

Emergência de novos centros de poder

Emergência de novos centros de poder Emergência de novos centros de poder 1) Novo mapa político Até finais da década de 80, a situação internacional de relativa paz e segurança mantém-se inalterada: As duas superpotências continuaram a exercer

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Os Antecedentes. Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu. Churchill, Roosevelt e Stálin em Yalta

Os Antecedentes. Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu. Churchill, Roosevelt e Stálin em Yalta Os Antecedentes Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu Churchill, Roosevelt e Stálin em Yalta Os Antecedentes Conferência de Yalta (11/fev/1945) Reorganização do leste europeu

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

Os conflitos da Nova Ordem Mundial

Os conflitos da Nova Ordem Mundial Os conflitos da Nova Ordem Mundial Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

A questão separatista entre Geórgia, Ossétia do Sul e Abkhásia

A questão separatista entre Geórgia, Ossétia do Sul e Abkhásia A questão separatista entre Geórgia, Ossétia do Sul e Abkhásia Análise Ásia Segurança Guilherme Antunes de Castro 9 de Outubro de 2010 A questão separatista entre Geórgia, Ossétia do Sul e Abkhásia Análise

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é uma região cultural e geográfica majoritariamente composta pelos curdos. Com cerca de 500.000 km² concentra-se, em sua maior parte, na Turquia,

Leia mais

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992)

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) 1. Introdução ao Comitê A Assembleia Geral é o maior órgão

Leia mais

KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO

KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO Karina de Lima Prohmann 1 Graduada no Curso de Bacharelado em Relações Internacionais na UTP/PR, em dezembro de 2006, Cursa a graduação em Direito atualmente na

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

A Política Externa da Alemanha e Relações com o Brasil

A Política Externa da Alemanha e Relações com o Brasil A Política Externa da Alemanha e Relações com o Brasil Profº Marcelo Câmara Histórico O Sacro Império Romano Germânico Áustria e Prússia A revolução francesa e o despertar do nacionalismo alemão Congresso

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

24/02/2008 Kosovo declara independência da Sérvia...p.01

24/02/2008 Kosovo declara independência da Sérvia...p.01 ano 5 nº 03 23 a 29/02/08 ISSN1809-6182 Resenhas 24/02/2008 Kosovo declara independência da Sérvia...p.01 A declaração de independência por parte da Província sérvia do Kosovo obteve grande repercussão

Leia mais

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Irã e Arábia, de muitas formas, representam de forma extremada as divisões que existem no mundo islâmico. O Irã é um

Leia mais

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Conflitos Geopolíticos I América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Introdução No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de

Leia mais

AFEGANISTÃO Contexto:

AFEGANISTÃO Contexto: AFEGANISTÃO Contexto: O Afeganistão, por sua posição geopolítica, marca-se na história como um centro intermediário de relações comerciais e migrações da humanidade ao longo da história. Os fluxos migratórios

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 10.2 Conteúdo Os muros que dividem as fronteiras

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

MATERIAL PEDAGÓGICO N.º 4

MATERIAL PEDAGÓGICO N.º 4 MATERIAL PEDAGÓGICO N.º 4 Durante a II Guerra Mundial, milhões de pessoas foram vítimas de execuções em massa, deportação, fome, trabalhos forçados, campos de concentração e bombardeamentos. Refugiados

Leia mais

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL Aula 03 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Surgimento dos Direitos Humanos Internacionalização dos Direitos Humanos Sistemas Globais de Proteção dos Direitos Humanos 1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Contextualização

Leia mais

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Neste último mês, os Estados Unidos anunciaram o envio, para o Oriente Médio, de um novo grupo de batalha de porta-aviões,

Leia mais

IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA

IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA Prof. Alcides Costa Vaz Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro Núcleo de Estudos Prospectivos 6ª. Reunião Quinzenal 23.08.2016 A tentativa fracassada

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

O mundo que se prepare, pois realmente haverá, ou já está havendo uma guerra no momento em que você estiver lendo este artigo.

O mundo que se prepare, pois realmente haverá, ou já está havendo uma guerra no momento em que você estiver lendo este artigo. Poucas vezes na história contemporânea estivemos diante da eclosão de uma guerra anunciada, em questão, o ataque anunciado das forças lideradas pelos EUA ao Iraque, antiga pérsia, terra famosa pelas suas

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL 1.1. O 1. A

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL 1.1. O 1. A 1. A era Gorbatchev Uma nova política - (março.1985): Gorbatchev eleito secretário-geral do PCUS presidente da URSS - Política de diálogo com o ocidente - reinício das conversações URSS/EUA sobre desarmamento

Leia mais

Doi: /7cih.pphuem.1116 A CRISE POLÍTICA E A DESINTEGRAÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA SOCIALISTA DA IUGOSLÁVIA

Doi: /7cih.pphuem.1116 A CRISE POLÍTICA E A DESINTEGRAÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA SOCIALISTA DA IUGOSLÁVIA Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1116 A CRISE POLÍTICA E A DESINTEGRAÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA SOCIALISTA DA IUGOSLÁVIA Leonardo Pires da Silva Belançon Sidnei José Munhoz (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria

A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria A CRISE DA URSS e o fim da Guerra Fria Socialismo Teórico X Socialismo Real Fundamentos marxistas de uma sociedade igualitária eram o meio pelo qual a URSS propagava seu ideal de felicidade. A aplicação

Leia mais

Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos

Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos DISCIPLINA: Geografia DATA: 11/10/2017 Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos 01- Os anos 50 de Israel O povo judeu, durante séculos, nutriu esperanças de que um dia houvesse condições para a

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais