EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS"

Transcrição

1 EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

2 Espanha: um país, várias nações

3 A Questão do País Basco

4 Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França.

5 Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que possui idioma e costumes, bastante diferentes dos espanhóis. A riqueza da região de Bilbao, bastante industrializada. A perseguição histórica que os bascos sofreram, sobretudo durante a ditadura do general Francisco Franco ( ) A presença do grupo guerrilheiro ETA (Eskadi Ta Askatasuna o que significa Pátria Basca e Liberdade), que adota a luta armada contra todos aqueles contrários à independência da região.

6 Geografia e Esporte O clube Atlético de Bilbao, disputa seus jogos apenas com jogadores de seu próprio país, ou seja, só do país Basco; Não se admitindo jogadores de outros países do mundo e de outras regiões da Espanha.

7 Geografia e Arte O nacionalismo basco desenvolveu-se no fim do século XIX e cresceu na luta contra os partidários do general Francisco Franco, na Guerra Civil Espanhola ( ). O preço por essa opção: aviões da Alemanha nazista, que apoiava Franco, destruíram Guernica, cidade santa dos bascos (evento imortalizado na tela do pintor Pablo Picasso)

8 A Catalunha: outro país dentro da Espanha A capital da Catalunha, Barcelona, é uma das capitais culturais da Europa; O turismo fortaleceu a região ao injetar pesados recursos no sistema financeiro e nas telecomunicações; É a região mais rica da Espanha, e seu sentimento de autonomia tem aumentado incessantemente.

9 Geografia e Esporte Barcelona X Real Madrid O Barcelona é natural da Catalunha, uma das regiões autônomas da Espanha. Na Guerra civil os catalães estiveram ao lado da Frente Popular (democratas e socialistas) em oposição aos fascistas. Com a vitória franquista, durante vários anos, o Barcelona foi fechado e proibido de disputar campeonatos no país. A Bandeira grená e azul do Barça transformou-se num símbolo de resistência à ditadura fascista e à monarquia espanhola. O Real Madrid, como seu próprio nome acusa, é o time do rei. Durante o período franquista, tornou-se o depositário popular da ordem pública (o futebol era o único encontro de massas permitido na ditadura espanhola). Também por isso é o clube de maior títulos na história espanhola e europeia.

10 Geografia e Esporte Aos 17 minutos os adeptos entoaram o grito de independência e muitos também levantaram muitas esteladas, a bandeira separatista catalã (igual à tradicional, mas com uma estrela). A escolha daquele minuto, 17 e 14 segundos, alude ao dia da Catalunha, que se refere a 11 de setembro de 1714, quando a região caiu após mais de um ano de resistência ao cerco imposto pelas tropas do rei de Espanha, durante a Guerra da Sucessão.

11 O Separatismo da Bélgica Flamengos x valões. Povo flamengo vive em Flandres ao norte e fala o holandês 60% da população e ricos. Povo Valão fala o francês, vive na região da Valônia ao sul quase 40% da população e mais pobres. Bruxelas- bilíngue sede da U.E e da OTAN.

12 A Questão Irlandesa O Reino Unido Inglaterra + Escócia + País de Gales + Irlanda do Norte. A Grã Bretanha Inglaterra + Escócia + País de Gales. A ilha da Irlanda é dividida em duas partes: Ao norte fica a Irlanda do Norte ou Ulster (colônia britânica) de maioria protestante. Ao sul fica a República da Irlanda ou Eire um país independente de maioria católica.

13 Quatro Países: Uma Bandeira

14 Entenda o Conflito Espaço: Irlanda do Norte Conflito entre católicos e protestantes Protestantes maioria unionistas identidade nacional ligado a Inglaterra Católicos minoria nacionalistas identidade nacional ligada a resistência religiosa

15 Fatores do Conflito A política imperialista da Inglaterra que impôs o domínio histórico sobre a minoria católica do Ulster; A desigualdade socioeconômica entre protestantes (maioria detentora das riquezas e do poder politico) em detrimento dos católicos (minoria sem privilégios); O desejo da minoria católica em conseguir a independência do Ulster e a unificação com a Republica da Irlanda (parte sul de maioria católica), pois assim os católicos seriam a maioria em relação aos protestantes; A ação do IRA (Exército Republicano Irlandês) grupo terrorista de irlandeses católicos que possui como braço político o Sinn Fein.

16

17 A independência da Escócia Razões Econômicas Petróleo do Mar do Norte Reservas de petróleo que deveriam ser propriedade dos escoceses, encontrando-se sob o domínio britânico que recebe uma larga margem de lucro. Déficit Democrático Rivalidade Histórica e Inferioridade em Relação aos Britânicos A ideia de que a Escócia é cada vez mais tratada como se fosse uma simples colônia inglesa. A subordinação escocesa face à Casa dos Lordes britânica, com o acrescento destes representantes serem eleitos pelo povo britânico mas não pelo povo escocês.

18 Chechênia Conflito europeu Ligado ao desmantelamento da URSS; Maioria muçulmana reivindica a emancipação da região; Área de extração de petróleo (Rússia não admite perder a República)

19

20 A desintegração da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslávia era um país federativo. FORMADO POR Seis repúblicas: Sérvia; Croácia; Eslovênia; Bósnia-Herzegovina; Macedônia e Montenegro. E duas regiões autônomas pertencentes à Sérvia: Kosovo / Voivodina. A Iugoslávia era um caldeirão étnico uma colcha de retalhos composta por seis repúblicas, cinco povos, quatro idiomas, três religiões, dois alfabetos e um partido o comunista.

21 Motivos da desintegração da Iugoslávia A morte de Tito o Grande Pai líder carismático que centralizava o poder e adotava uma política de coexistência com várias nacionalidades prenúncio do fim; O colapso do mundo socialista; O imperialismo sérvio.

22 A diversidade étnico-religiosa da Iugoslávia Croatas e Eslovenos Sérvios, Montenegrinos e Macedônios Bósnios e Kosovares Católicos Cristãos ortodoxos Muçulmanos

23 Em 1991 Macedônia, Eslovênia e Croácia declararam independência (mais ricas e ligadas ao ocidente) Em 1992 a Bósnia declara sua independência, dando início a uma sangrenta guerra civil entre os povos que compunham o país SÉRVIOS MUÇULMANOS E CROATAS Anexação da Bósnia à Sérvia Independência do país.. Conflito Étnico início da guerra da barbárie e envolve Sérvios e Muçulmanos-Croatas;

24 Resolução do conflito na Bósnia Intervenções de forças da OTAN e da ONU em : Acordo de Dayton (ou Tratado de Paris): pacificação da Bósnia. Manutenção de fronteiras da Bósnia. Governo de coalizão entre bósnios, sérvios e croatas.

25 Resolução do conflito na Bósnia Em 1996, ressurge o Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia; Radovan Karadzic, presidente da República Sérvia é acusado por genocídio a muçulmanos.

26 O conflito em Kosovo: uma nova Bósnia Tensão provocada pelos separatistas cresce em 1998; É habitado por 90% de Albaneses e professa a religião muçulmana; A limpeza étnica promovida contra os albaneses de Kosovo; Confrontos entre as forças Sérvias e guerrilheiros do Exército de Libertação de Kosovo (ELK).

27 A definição dos conflitos em Kosovo As tensões se estabilizaram com a intervenção da OTAN e a deposição de Slobodan Milosevic que foi condenado pelo Tribunal Internacional de Haia; Em 2008, Kosovo se proclama independente depois de ter seu território arrasado por intensos bombardeios promovidos pela Sérvia.

28 EUROPA: CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS Principais Conceitos Território Nação Estado País Território: área delimitada no espaço geográfico Nação: grupo de pessoas que partilham língua,

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

Conflitos e Separatismo na Europa

Conflitos e Separatismo na Europa Conflitos e Separatismo na Europa Identidade nacional, nação e território Identidade nacional: pessoas que se identificam como parte de um mesmo grupo. Ou seja, compõe uma NAÇÃO. Os elementos que contribuem

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos

A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos A Antiga Iugoslávia e seus Conflitos Conflito Nos Bálcãs: A queda da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslava era formada por seis repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Montenegro)

Leia mais

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS Principais Conceitos Território País Nação Estado Território: área delimitada no espaço geográfico País: território politicamente delimitado

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano A região dos Bálcãs engloba a península de mesmo nome e está situada entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro. A maioria dos países dessa região surgiram

Leia mais

Módulo 17 Setor 171. Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 17 Setor 171. Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 17 Setor 171 Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Aspectos naturais Clima e vegetação Polar (tundra) Subpolar (taiga) Temperado oceânico (floresta temperada) Temperado continental (floresta temperada

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 6. Profª. Eulália Ferreira História Parte 6 Profª. Eulália Ferreira Composição da antiga Iugoslávia Divisão político-administrativa - Regiões : Sérvia Croácia Eslovênia Bósnia e Herzegovina Montenegro Macedônia - Regiões autônomas

Leia mais

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Conflitos Geopolíticos I América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Introdução No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 3.2 Conteúdo Europa oriental. 3 Habilidade Diferenciar

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira História Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9 Profª. Eulália Ferreira - Final da guerra da Bósnia não significa o final dos conflitos na região da antiga Iugoslávia - 1998 Conflito em Kosovo (província

Leia mais

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa Prof. Franco Augusto 9º ano Regionalização do continente europeu Densidade demográfica na Europa Renda per capita na Europa Com base nas diferenças

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

POLÍTICA DE DISTENSÃO

POLÍTICA DE DISTENSÃO POLÍTICA DE DISTENSÃO ANOS 1970 - DÉTENTE (DISTENSÃO) - POLÍTICA DE REAPROXIMAÇÃO: RICHARD NIXON (EUA) E LEONID BREJNEV (URSS) - SALT I (Strategic Arms Limitation Talks) Tratado de Limitação de Armas Estratégicas

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Regalo

Prof. Carlos Alberto Regalo Prof. Carlos Alberto Regalo IRA Exército Republicano Irlandês Desejo: independência da Irlanda do Norte (Inglaterra), e a sua união com a Irlanda do Sul uma única Irlanda Posição da Inglaterra: é contra

Leia mais

BRASIL que país é esse? Sentidos do regional e do regionalismo

BRASIL que país é esse? Sentidos do regional e do regionalismo BRASIL que país é esse? Sentidos do regional e do regionalismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP ESQUEMA DA AULA 1. Regionalismo em busca

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

A questão da Irlanda do Norte

A questão da Irlanda do Norte A presença de vários grupos étnicos e religiosos num determinado país pode desencadear conflitos internos, principalmente quando um desses grupos aspira à conquista de sua autodeterminação política. Enquadraram-se

Leia mais

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia GUERRA DO GOLFO 2 de agosto de 1990: Iraque, sob governo de Saddam Hussein invade o emirado do Kuwait. Justificativas para invasão:

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

Europa - Conflitos. Irlanda do Norte (ULSTER)

Europa - Conflitos. Irlanda do Norte (ULSTER) Europa - Conflitos Irlanda do Norte (ULSTER) Conflito entre católicos e protestantes Católicos: identidade nacional ligada a resistência religiosa Protestantes: identificados com a Inglaterra Século XX:

Leia mais

Março 2º ano EM 2013

Março 2º ano EM 2013 Março 2º ano EM 2013 1) Na Iugoslávia havia seis repúblicas, cinco povos, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um partido - o comunista." Usando os seus conhecimentos sobre os conflitos na

Leia mais

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992)

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Comitê: Assembleia Geral Histórica Tópico: A Violação dos Direitos Humanos no Período da Dissolução da Iugoslávia (1992) 1. Introdução ao Comitê A Assembleia Geral é o maior órgão

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A Segunda Guerra Mundial foi considerada o maior conflito armado do século XX e provocou profundas mudanças no quadro político e econômico do planeta De

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária.

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária. Dobramentos Modernos Popularmente dizendo são as regiões montanhosas do planeta, áreas de formação terciária e onde certamente terá a convergência de placas tectônicas. Veremos que os dobramentos modernos

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: Geografia Turma: 3ª Série Ensino Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: Geografia Turma: 3ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

A Irlanda do Norte, ou Ulster, e a República da Irlanda, ou Eire, situam-se na Ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, vivem

A Irlanda do Norte, ou Ulster, e a República da Irlanda, ou Eire, situam-se na Ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, vivem QUESTÃO IRLANDESA A Irlanda do Norte, ou Ulster, e a República da Irlanda, ou Eire, situam-se na Ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, vivem cerca de 1,8 milhão de habitantes,

Leia mais

1. (Unicamp) Antes de responder a este exercício. Observe o mapa e leia sua legenda e o texto a seguir:

1. (Unicamp) Antes de responder a este exercício. Observe o mapa e leia sua legenda e o texto a seguir: 2º EM Geografia Genilson Aval. Trimestral 05/07/11 1. (Unicamp) Antes de responder a este exercício. Observe o mapa e leia sua legenda e o texto a seguir: Uma das causas do conflito, nessa região, deve-se

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

Nome: nº Ano:2º. Data: / /

Nome: nº Ano:2º. Data: / / -* Nome: nº Ano:2º Recuperação de Geografia/2º bimestre Professor: Arnaldo de Melo Data: / / 1-(UNIFESP) Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br. Movimentos Separatistas na Europa. 9ºs A e B

Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br. Movimentos Separatistas na Europa. 9ºs A e B Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br Movimentos Separatistas na Europa 9ºs A e B Separatismos no Espaço da Ex- Iugoslávia As instabilidades que desencadearam os movimentos separatistas

Leia mais

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL

A DESINTEGRAÇÃO DA URSS E A NOVA ORDEM MUNDIAL AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA.

A UNIÃO EUROPEIA. A UNIÃO EUROPEIA O Centro de Informação Europeia Jacques Delors O Centro foi criado para informar os cidadãos sobre qualquer assunto relacionado com a União Europeia. Jacques Lucien Jean Delors Nasceu

Leia mais

Geopolítica: Quais são e o que querem os territórios que brigam por independência?

Geopolítica: Quais são e o que querem os territórios que brigam por independência? Atualidades Geopolítica: Quais são e o que querem os territórios que brigam por independência? Andréia Martins Da Novelo Comunicação 17/10/2014 12h00 m n o H J Imprimir F Comunicar erro Solution Real Related

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Uerj 2015) O continente europeu passou por uma série de mudanças territoriais a partir do final da década de 1980, com o surgimento, ressurgimento e desaparecimento de vários países. Com base na análise

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 53 EUROPA: ASPECTOS GERAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 53 EUROPA: ASPECTOS GERAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 53 EUROPA: ASPECTOS GERAIS Como pode cair no enem Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios

Leia mais

Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos

Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos DISCIPLINA: Geografia DATA: 11/10/2017 Atividades de Oriente Médio e Conflitos Étnicos 01- Os anos 50 de Israel O povo judeu, durante séculos, nutriu esperanças de que um dia houvesse condições para a

Leia mais

Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial

Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Globalização Informação Biotecnologia

Leia mais

GUERRA DA BÓSNIA GUERRA DA BÓSNIA OS ANOS DE MILOSEVIC. Adaptado por Isabel Marques

GUERRA DA BÓSNIA GUERRA DA BÓSNIA OS ANOS DE MILOSEVIC. Adaptado por Isabel Marques GUERRA DA BÓSNIA A guerra na ex-jugoslávia tem origem em conflitos que remontam a séculos. Após a Segunda Guerra o líder da resistência der da resistência ao nazismo, General Tito, manteve a união nacional.

Leia mais

1. (Unicamp) Antes de responder a este exercício. Observe o mapa e leia sua legenda e o texto a seguir:

1. (Unicamp) Antes de responder a este exercício. Observe o mapa e leia sua legenda e o texto a seguir: 2º EM Geografia Genilson Aval. Trimestral 28/03/13 1. (Unicamp) Antes de responder a este exercício. Observe o mapa e leia sua legenda e o texto a seguir: Uma das causas do conflito, nessa região, deve-se

Leia mais

Dossiê de Imprensa. PORTUGAL x PAÍS DE GALES h15 Estádio Municipal de Chaves

Dossiê de Imprensa. PORTUGAL x PAÍS DE GALES h15 Estádio Municipal de Chaves Dossiê de Imprensa PORTUGAL x PAÍS DE GALES 05.09.2017 19h15 COMITIVA PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21 28.08.2017 segunda-feira 13h00 17h00 29.08.2017 terça feira 17h10 30.08.2017 quarta-feira 31.08.

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1820-1822 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O 7 DE SETEMBRO: A INDEPENDÊNCIA FOI SOMENTE O GRITO DO IPIRANGA? OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA Emancipação ou

Leia mais

História. Imperialismo e colonialismo do século XIX Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Imperialismo e colonialismo do século XIX Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Imperialismo e colonialismo do século XIX Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Conflitos de Resistência contra a dominação Imperialista E... disputas imperialistas no século XIX Disputa: 1- Grã- Bretanha

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Personalidade internacional Estados Organizações internacionais Profª Luciana Romano Morilas 1 Elementos 1. Físicos 1. Território 2. População 3. Governo 2. Abstratos 1. Soberania

Leia mais

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL A

9. ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS ATUAL A 1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 54 - Subnutrição crónica (fome endémica):

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA CAPÍTULO 9 CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA A centralização do poder Colapso do feudalismo. Ascensão da burguesia e declínio da nobreza (ambas sem força para impor sua hegemonia). Necessidades

Leia mais

Trabalho de Recuperação para 9º, Anos do Ensino Fundamental.

Trabalho de Recuperação para 9º, Anos do Ensino Fundamental. COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANO 65 Profº: TONHÃO Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO ANUAL 2016 Data: / / Trabalho de Recuperação para 9º, Anos do Ensino Fundamental. 1º.

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 58

1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 58 1. A África subsariana A degradação das condições de existência Mapa da página 58 www.renatoalbuquerque.yolasite.com 1 - Subnutrição crónica (fome endémica):

Leia mais

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá IMPÉRIO ROMANO Início da unidade europeia no século II; INSTABILIDADE DO IMPÉRIO ROMANO Migrações

Leia mais

KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO

KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO KOSOVO E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE CONFLITO Karina de Lima Prohmann 1 Graduada no Curso de Bacharelado em Relações Internacionais na UTP/PR, em dezembro de 2006, Cursa a graduação em Direito atualmente na

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

Tribunal Penal Internacional

Tribunal Penal Internacional Tribunal Penal Internacional TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL- Estatuto de Roma- Sede em Haia (Países Baixos- Holanda) sigla (TPI) É uma Corte permanente e independente Objetivo: promoção do Direito internacional.

Leia mais

Os conflitos da Nova Ordem Mundial

Os conflitos da Nova Ordem Mundial Os conflitos da Nova Ordem Mundial Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

A Europa e o colapso da Iugoslávia *

A Europa e o colapso da Iugoslávia * DOI 10.4025/dialogos.v19i3.1181 A Europa e o colapso da Iugoslávia * Leonardo Pires da Silva Belançon ** RADELJIĆ, Branislav. Europe and the Collapse of Yugoslavia: The Role of Non-State Actors and European

Leia mais

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 2 Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 2 Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Como acontece a libertação na Hispano-américa pós Haiti Lembrando como está a área da metrópole espanhola... Revolução

Leia mais

Dossiê de Imprensa BÓSNIA HERZEGOVINA x PORTUGAL ZENICA

Dossiê de Imprensa BÓSNIA HERZEGOVINA x PORTUGAL ZENICA Dossiê de Imprensa BÓSNIA HERZEGOVINA x PORTUGAL 10.10.2017 ZENICA COMITIVA PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-21 02.10.2017 segunda-feira 13h00 Antes do treino 03.10.2017 terça feira 10h00 04.10.2017 quarta-feira

Leia mais

História 3º ano Roberson Aula 12 Descolonização Ásia/África

História 3º ano Roberson Aula 12 Descolonização Ásia/África História 3º ano Roberson Aula 12 Descolonização Ásia/África Roberson de Oliveira 1 Roberson de Oliveira 1 2º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Descolonização África e Ásia Caps. Roberson de Oliveira

Leia mais

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX 1. (UNESP) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu.

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas A formação dos EUA (I) Inglaterra nos séculos XV e XVI Fortalecimento Absolutismo Implantação política mercantilista

Leia mais

CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU

CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Geografia Prof. Richard Desintegração da Iugoslávia Até 1991, a Iugoslávia era formada por seis repúblicas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia- Herzegovina, Macedônia e

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: 1º Trim./2019 Centro Educacional Colúmbia 2000 Lista: Prova: Média: Docente: Gustavo José Aplicador: Data: / / Turma: 9º Ano Disciplina: Geografia Ens. Fund Sala: Apostila de dependência 1 -

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

A consolidação das monarquias na Europa moderna

A consolidação das monarquias na Europa moderna A consolidação das monarquias na Europa moderna 12.1 A centralização do poder Colapso do feudalismo Ascensão da burguesia e decadência da nobreza Ambas não tinham força para impor sua hegemonia Necessidade

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

Kosovo declara independência da Sérvia

Kosovo declara independência da Sérvia Kosovo declara independência da Sérvia Resenha Segurança Ana Caroline Medeiros Maia 24 de fevereiro de 2008 Kosovo declara independência da Sérvia Resenha Segurança Ana Caroline Medeiros Maia 24 de fevereiro

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 1 GEOGRAFIA CONTEÚDO GUERRA FRIA a) Conceito; b) Política do período; c) Doutrina Truman; d) Alianças econômicas e militares; e) Alemanha e o Muro de Berlim; f) Causas e consequências; g) Política de Gorbachev.

Leia mais

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA DOLOROSA: O NAZISMO ALEMÃO A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha colocou em ação a política de expansão territorial do país e o preparou para a Segunda Guerra Mundial. O saldo

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO Transição... ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/refugiado-oumigrante-oacnurincentiva-a-usar-o-termo-correto/>.

Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/refugiado-oumigrante-oacnurincentiva-a-usar-o-termo-correto/>. Gabarito 1) ) Com aproximadamente 60 milhões de pessoas forçadas a se deslocar no mundo e as travessias em embarcações precárias pelo Mediterrâneo nas manchetes dos jornais, está cada vez mais comum ver

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Quando surgiu a divisão do continente europeu em ocidental e oriental? 2. Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste

Leia mais