Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia DERMATOLOGIA E ESTÉTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia DERMATOLOGIA E ESTÉTICA"

Transcrição

1 Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia DERMATOLOGIA E ESTÉTICA Prof. José Aroldo Filho Prof M. Sc. José Aroldo Filho Nutricionista Mestre em Ciências Médicas FCM/UERJ Especialista em Nutrição Clínica - ASBRAN Pós-Graduado em Medicina Ortomolecular UVA Pós-Graduado em Fitoterapia - FGF Membro da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular - ABMO

2 PELE ACNÉICA

3 FISIOPATOLOGIA DA ACNE Esta doença deve-se à interação dos seguintes fatores: Aumento da produção de sebo, provocada pela estimulação androgênica das glândulas sebáceas, que se inicia na puberdade; Obstrução do ducto pilossebáceo resultante de uma hiperqueratose de retenção. Um processo anormal de queratinização, caracterizado por um aumento da adesividade e do turnover das células foliculares epiteliais, causado por alterações hormonais e pelo sebo modificado pela bactéria residente Propionibacterium acnes (P. acnes); A proliferação do P. acnes, um difteróide anaeróbio, residente normal do folículo pilossebáceo, produz ácidos graxos livres irritantes da parede folicular distendida; Inflamação, mediada quer pela ação irritante do sebo, que extravasa para a derme quando há ruptura da parede folicular, quer pela presença de fatores quimiotácticos e de mediadores pró-inflamatórios produzidos pelo P. acnes.

4 O evento patológico primário da acne consiste na obstrução da unidade pilossebácea que dá origem ao microcomedão. Quando este aumenta de tamanho, e o orifício folicular se dilata, surge o comedão aberto (ou ponto negro), que geralmente não inflama. Quando o orifício não se dilata surge o comedão fechado (ou ponto branco), o precursor das lesões inflamatórias. As paredes do folículo distendidas e inflamadas (pápula) podem romper e espalhar o seu conteúdo para a derme provocando uma reação inflamatória de corpo estranho (pústulas e nódulos).

5

6 CLASSIFICAÇÃO CLÍNICA A acne vulgar pode ser dividida em inflamatória e não-inflamatória, conforme as lesões predominantes, podendo ser graduada de I a V conforme a gravidade do quadro. A acne grau I, não inflamatória ou comedoniana, apresenta predomínio de cômedos. A acne inflamatória é responsável pelos graus II, III, IV e V. Na acne grau II há predomínio de lesões pápulo-pustulosas, além dos cômedos. Na acne grau III nódulos e cistos podem ser observados. A acne grau IV ou conglobata é uma forma severa da doença com múltiplos nódulos inflamatórios, formação de abscessos e fístulas.

7 Uma forma rara e grave, de instalação abrupta, acompanhada de manifestações sistêmicas (febre, leucocitose e artralgia), é a acne fulminante ou grau V.

8 DIETA E ACNE A prevalência de acne é muito baixa em populações rurais que urbanas e, acredita-se que esteja relacionado ao comportamento dietético destas populações. Estudos observacionais tem relacionado o consumo de alimentos de alto índice glicêmico e propensão à acne vulgar. Evidências científicas visam consolidar o real efeito da alimentação e nutrição na prevenção ou desencadeamento da acne. Os estudos têm observado a relação de consumo de ácidos graxos W3, dieta hiperlipídica, alterações de permeabilidade intestinal e dietas de alto índice glicêmico.

9 .Ômega 3 A associação entre o ômega-3 e a melhora da acne pode estar relacionada com altos níveis de ácido eicosapentaenoico (EPA), que age como um inibidor de mediadores inflamatórios derivados do ômega-6 de ácidos graxos poli-insaturados. Khayef e colaboradores (2012) administraram 3 gramas de óleo de peixe, diariamente, por 12 semanas a treze indivíduos, contendo 930 mg de EPA, em 13 homens saudáveis, com idade entre 18 a 40 anos, caracterizados com acne leve a grave, durante 12 semanas. Ao final do estudo, não houve mudança significativa na classificação de acne por meio da contagem de pontos inflamatórios. No entanto, verificouse uma ampla gama de resposta à intervenção numa base individual.

10

11 Jung e colaboradores (2014) conduziram estudo para avaliar o efeito do W3 na acne. Os indivíduos foram randomizados para três grupos, sendo subtidos por dez semanas a: W3 - EPA + DHA : mg de ácido eicosapentaenóico ( EPA ) e mg de ácido docosa-hexaenóico ( DHA ) por dia. W6-GLA: 2.000mg de óleo de borragem, contendo 400 mg de ácido gama-linolênico, diariamente. Controle: Sem suplementos. Ambos suplementos, W6-GLA e W3 reduziram a acne inflamatória em 40 a 50% e acne não- inflamatória em cerca de 20 %.

12

13

14

15 Dieta hiperlipídica Parece que a composição dos ácidos graxos de dieta poderia influenciar no agravo da acne, entretanto, ainda não há consenso sobre se a dieta hiperlipídica influencia na acne, tampouco estudos clínicos e epidemiológicos que investiguem essa relação.

16 Dietas de alto índice glicêmico O mecanismo preciso pelo qual o índice glicêmico influencia a composição do sebo é desconhecido. Sabe-se que, para sintetizar lípides, as glândulas sebáceas precisam de energia, que pode ser adquirida pela beta-oxidação dos ácidos graxos e/ou pelo catabolismo da glicose. Para Downine e Kaealey (2006), o padrão de síntese de lipídios é mantido pelo glicogênio endógeno, um importante provedor de NADPH para a síntese de triglicérides. Assim, é possível que a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico possa alterar os estoques de glicogênio nas glândulas sebáceas, podendo ser fator limitante na lipogênese sebácea.

17 Supõe-se que alimentos com baixo índice glicêmico influenciem a composição sebácea por meio de efeitos metabólicos e/ou, secundariamente, dos níveis hormonais de testosterona livre e andrógenos. Evidências demonstram que a dieta à base de baixo índice glicêmico pode diminuir os estoques de glicogênio nos tecidos corporais (músculo e fígado), sendo fator limitante na lipogênese sebácea. Além disto, essa dieta pode reduzir a biodisponibilidade da testosterona e a concentração do sulfato de diidroepiandrosterona. Como a produção de sebo é controla da pelos andrógenos, a redução dos mesmos pode alterar a composição sebácea. Supõe-se, assim, que a alimentação com baixo índice glicêmico possa influenciar a produção sebácea via modulação sincronizada de andrógenos e dos estoques de glicogênio.

18 RELAÇÃO ENTRE MICRONUTRIENTES E ACNE Zinco O zinco tem sido utilizado extensivamente tanto topicamente como sistemicamente para o controle da acne vulgar, desde o tempo seu efeito favorável sobre a acne foi reconhecido por Michaelsson em um paciente de acrodermatite enteropática e estudos posteriores demonstraram baixa de zinco no soro em pacientes com acne. Embora o sulfato de zinco tópico não foi eficaz e causou irritação local significativa, a eficácia de medicamentos antiacneicos tópicos contendo acetato de zinco ou o octoato com ou sem a eritromicina seja igual ou superior a eritromicina, tetraciclina, clindamicina ou usado sozinho na redução da gravidade da acne. Sulfato de zinco oral é declaradamente mais eficaz no tratamento da acne.

19 Da mesma forma, o gluconato de zinco via oral foi considerada útil na gestão de acne inflamatória. O tratamento da acne com sais de zinco parece ser igual ou menos eficaz em comparação com as tetraciclinas sistêmicas (minociclina, oxitetraciclina). Recentemente, um complexo de zinco-metionina ligado com antioxidantes foi julgado e considerado útil no gerenciamento de acne vulgar leve a moderada.

20 O mecanismo exato do zinco no tratamento da acne permanece mal elucidado e é considerado atuar diretamente sobre o equilíbrio inflamatóriomicrobiano e facilitar a absorção de antibióticos quando usados em combinação. Outro mecanismo proposto para o benefício de zinco no tratamento da acne é a supressão da produção de sebo pela sua atividade antiandrogênica.

21 Selênio Em estudos-piloto, o selênio apresentou ser efetivo no tratamento de pústulas em virtude de uma de suas funções, a de combater processos infecciosos. Em indivíduos com acne papulopustulosa, tem-se observado menores níveis de glutationa peroxidase sérica.

22 Após suplementação com selênio, pacientes tratados apresentaram melhora do aspecto da acne. Michaelsson e colaboradores avaliaram a atividade da glutationa peroxidase (GSH-Px) em eritrócitos de pacientes com acne severa. Os pacientes com acne do sexo masculino apresentaram níveis significativamente mais baixos GSH-Px do que os controles. As mulheres com acne não diferiram significativamente dos controles, a este respeito, quando os pacientes e controles usando contraceptivos orais foram excluídos.

23 Ambos os controles do sexo feminino e as mulheres com acne usando contraceptivos orais apresentaram valores de GSH-Px significativamente maiores do que os grupos correspondentes que não utilizam a pílula. As meninas púberes acne tinham a mesma atividade de alta GHSH-Px como mulheres em contraceptivos orais. Em um ensaio aberto 29 pacientes receberam 0,2 mg de selênio + 10 mg de succinato de tocoferol para a sua acne duas vezes ao dia por 6-12 semanas. Um bom resultado foi obtido, principalmente em pacientes com acne pustulosa e baixa atividade GSH-Px, eo efeito benéfico foi geralmente acompanhado por um aumento lento da atividade de GSH-Px. Alguns 6-8 semanas após a retirada do tratamento os valores de GSH-Px tinha voltado aos níveis de pré-tratamento.

24 Vitamina A Conclusivamente é um dos principais elementos utilizados no tratamento da acne grave. Entretanto pode ser tornar perigosa frente aos efeitos de toxicidade elevada. O uso de Ácido Retinóico (vitamina A) está disponível sob a forma de gel ou creme de tretinoína (0,01-0,025%) e do seu isómero, gel de isotretinoína (0,05%).

25 A terceira geração de drogas de tipo retinóide, adapaleno (gel ou creme; 0,1%) também é licenciado para a acne leve a moderada, tem uma ação anti-inflamatória significativa e é melhor tolerada do que seus antecessores. A vitamina A e outros retinóides reduzem o crescimento e desenvolvimento anormal de queratinócitos dentro da unidade pilossebácea.

26 Reversão do hipercornificação dentro do canal folicular, bem como a indução da proliferação acelerada do epitélio folicular ajuda no "desligue" do folículo. Este, por sua vez inibe o desenvolvimento das lesões não inflamatórias e microcomedo, resultando em menos condições anaeróbias, uma redução no crescimento de P. acnes e um microambiente menos favorável para o desenvolvimento da inflamação. Além disso, os retinóides mais recentes reduzem a ruptura de comedões na pele envolvente, resultando também em menor inflamação. A eficácia da isotretinoína em 0,5 a 1,0 mg / kg por dia no tratamento da acne está bem estabelecida e considerada segura, embora por vezes não é facilmente tolerada por causa dos seus efeitos colaterais cutâneas. A prescrição de isotretinoína é exclusiva médica.

27 Piridoxina A utilização de suplementos de piridoxina estaria associada a redução dos sintomas de tensão pré-menstrual, incluindo pele acnéica, em mulheres que tomaram 50mg ao dia de piridoxina. A deficiência de piridoxina poderia estar associada a piora de dermatite em cabelo e face. Shalita et al (2012) observaram que os pacientes com acne inflamatória mostraram uma melhoria significativa em termos de gravidade da acne e aparência geral quando suplementos contendo piridoxina (e associações) foram administrados ao regime de tratamento tópico existente. Obs.: A administração de vitamina B12 em doses suplementares pode produzir reações acneiformes papulopustulares.

28 FIM DA AULA

PATOLOGIA DA PELE. Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo TATIANA FERRARA BARROS

PATOLOGIA DA PELE. Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo TATIANA FERRARA BARROS PATOLOGIA DA PELE Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo TATIANA FERRARA BARROS Patologia da Pele Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo SumÁrio 1. Acne... 10 2. Pele seca... 12 3.

Leia mais

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele DISQUERATINIZAÇÕES DISQUERATINIZAÇÕES PROFA.DRA. JULIANA PELOI VIDES Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele Seborreia Dermatose responsiva a vitamina A Hiperplasia da glândula

Leia mais

ACNE E DIETA: Mitos e Verdades

ACNE E DIETA: Mitos e Verdades ACNE E DIETA: Mitos e Verdades Talita de Oliveira Santos Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Samia Marouf Abdel Jalil Tecnóloga em Estética e

Leia mais

ACNE VULGAR: UMA BREVE REVISÃO

ACNE VULGAR: UMA BREVE REVISÃO ACNE VULGAR: UMA BREVE REVISÃO Luciana Seifriz Lima João Pedro Locatelli Cezar Adriana Ferreira Levy Giovana Fensterseifer Luís Carlos Elejalde Campos UNITERMOS ACNE VULGAR/Terapia; DERMATOLOGIA. KEYWORDS

Leia mais

Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia DERMATOLOGIA E ESTÉTICA

Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia DERMATOLOGIA E ESTÉTICA Nutrição Ortomolecular e Fitoterapia DERMATOLOGIA E ESTÉTICA Prof. José Aroldo Filho Prof M. Sc. José Aroldo Filho Nutricionista Mestre em Ciências Médicas FCM/UERJ Especialista em Nutrição Clínica - ASBRAN

Leia mais

Introdução. Graduada em Farmácia - FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Graduada em Farmácia - FACISA/UNIVIÇOSA.   2 AVALIAÇÃO DO USO DA ISOTRETINOÍNA PELOS PACIENTES ATENDIDOS NA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG Marília Franco Faustino 1, Bruno Rodrigues do Nascimento 2, Thais Ribeiro

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico)

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico) Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido ENVELHECIMENTO Envelhecimento cutâneo O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem,

Leia mais

Curso Modular Doenças da Pele Tratamentos Farmacológicos Avançados

Curso Modular Doenças da Pele Tratamentos Farmacológicos Avançados Curso Modular Doenças da Pele Tratamentos Farmacológicos Avançados O curso envolve o tratamento de diversas patologias cutâneas, incluindo acne, psoríase, vitiligo, entre outras. Ensina tratamentos manipulados

Leia mais

O ÁCIDO RETINÓICO NO TRATAMENTO DA ACNE

O ÁCIDO RETINÓICO NO TRATAMENTO DA ACNE O ÁCIDO RETINÓICO NO TRATAMENTO DA ACNE Juliana Cristina de Campos Costa 1, Neiva Cristina Lubi 2 1. Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/sepicontrolafv01.pdf SEPICONTROL A5 Tratamento da acne por cinco vias DESCRIÇÃO Sepicontrol A5 é um dermoprotetor composto pelo exclusivo lipoaminoácido capriloil

Leia mais

LINHA CLEARPROOF. Reunião de Unidade 25/09/2017

LINHA CLEARPROOF. Reunião de Unidade 25/09/2017 LINHA CLEARPROOF Reunião de Unidade 25/09/2017 O QUE É? A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de comedões (cravos) e pústulas (espinhas), podendo causar também cistos, nódulos e cicatrizes. É

Leia mais

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica Terramicina com sulfato de polimixina B cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B Pomada Tópica PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Terramicina com sulfato de polimixina B - pomada tópica.

Leia mais

Tratamento da. o á e

Tratamento da. o á e Tratamento da o á e R s c a 1 Pacientes com rosácea apresentam um desafio para os dermatologistas, pois como possuem uma pele tipicamente sensível, necessitam de controle da colonização bacteriana, exibem

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

ACNE: FORMAS DE TRATAMENTO 1 ACNE: FORMS OF TREATMENT. Gabriela Stasiaki Leichtweis 2, Edina Coelho 3

ACNE: FORMAS DE TRATAMENTO 1 ACNE: FORMS OF TREATMENT. Gabriela Stasiaki Leichtweis 2, Edina Coelho 3 ACNE: FORMAS DE TRATAMENTO 1 ACNE: FORMS OF TREATMENT Gabriela Stasiaki Leichtweis 2, Edina Coelho 3 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Estética e Cosmética da Unijuí 2 Acadêmica do curso Estética

Leia mais

PERGUNTA: Você usa ácido azelaico 15% ou 20%? Quais são as diferenças? Quando você escolhe usar um ou outro?

PERGUNTA: Você usa ácido azelaico 15% ou 20%? Quais são as diferenças? Quando você escolhe usar um ou outro? PERGUNTA: Como você escolhe o tratamento tópico numa paciente com acne na mulher adulta na prática? Qual é a primeira opção? A segunda opção? O que guia você na sua decisão? RESPOSTA: O que vai me guiar

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

DAPSONA GEL 5% Opções de tratamento tópico para acne leve a moderadamente grave

DAPSONA GEL 5% Opções de tratamento tópico para acne leve a moderadamente grave DAPSONA GEL 5% Opções de tratamento tópico para acne leve a moderadamente grave Estudos & Atualidades Estudo avalia os efeitos da DAPSONA 5% GEL no tratamento da acne vulgaris. O objetivo deste estudo

Leia mais

Doença de Crohn. Grupo: Bruno Melo Eduarda Melo Jéssica Roberta Juliana Jordão Luan França Luiz Bonner Pedro Henrique

Doença de Crohn. Grupo: Bruno Melo Eduarda Melo Jéssica Roberta Juliana Jordão Luan França Luiz Bonner Pedro Henrique Doença de Crohn Grupo: Bruno Melo Eduarda Melo Jéssica Roberta Juliana Jordão Luan França Luiz Bonner Pedro Henrique A doença de Crohn (DC) é considerada doença inflamatória intestinal (DII) sem etiopatogenia

Leia mais

Limpeza de Pele Tissue

Limpeza de Pele Tissue Limpeza de Pele Tissue Introdução à Pele - REVISÃO Pele A pele é o maior órgão do corpo humano (representa quase 15% do peso de nosso corpo) e desempenha funções muito importantes, confira. Regula a perda

Leia mais

Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+

Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+ Uniformizam e previnem a hiperpigmentação pós-inflamatória Azeloglicina e HydrOlive+ Ação seborreguladora, clareadora, antiinflamatória e antibacteriana Hipoalergênicos e não comedogênicos Ação antioxidante,

Leia mais

ACTRISAVE BIONAP ITÁLIA

ACTRISAVE BIONAP ITÁLIA ACTRISAVE BIONAP ITÁLIA Actrisave (Bionap/Itália) Finasteride-like Nome Científico: Oryza sativa (L.), Opuntia ficus indica (L.) Sabe-se que os hormônios são responsáveis pelo controle de inúmeros processos

Leia mais

Ciência e Sociedade. CBPF-CS-004/12 fevereiro O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) ISSN

Ciência e Sociedade. CBPF-CS-004/12 fevereiro O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) ISSN ISSN 0101-9228 Ciência e Sociedade CBPF-CS-004/12 fevereiro 2012 O Consumo Correto dos Ácidos Graxos Essenciais (AGE) Marcos de Castro Carvalho & Gerson Silva Paiva Ciência, Tecnologia e Inovação -1- CBPF-CS-004/12

Leia mais

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN Alimentos com alegação de propriedades funcionais

Leia mais

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó ÔMEGA 3 PÓ EPA e DHA suplementados na forma de pó INTRODUÇÃO O desempenho mental exige um tipo específico de gordura, encontrado mais frequentemente em peixes, conhecido como ácido graxo Ômega 3. O ácido

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE. Vanessa Rodrigues Lauar

CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE. Vanessa Rodrigues Lauar CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE Vanessa Rodrigues Lauar Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Viçosa Especialista em Epidemiologia UFMG Especialista

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria Acne Como Podemos Tratar em Parceria Ademir Júnior - Médico Fabiana Padovez Esteticista Espaço de Medicina e Saúde Dr Ademir Júnior Universidade Anhembi Morumbi Acne Nome popular: Cravos e Espinhas Doença

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada g de PAPULESS gel contém: Nicotinamida...0,04 g Excipiente gel...q.s.p...1 g (Glicerina, Propilenoglicol, Carbomero, Metilparabeno,

COMPOSIÇÃO Cada g de PAPULESS gel contém: Nicotinamida...0,04 g Excipiente gel...q.s.p...1 g (Glicerina, Propilenoglicol, Carbomero, Metilparabeno, Papuless nicotinamida 40mg/g GEL 4% Uso adulto e pediátrico Uso externo APRESENTAÇÃO Embalagem contendo bisnaga com 25 g. COMPOSIÇÃO Cada g de PAPULESS gel contém: Nicotinamida...0,04 g Excipiente gel...q.s.p....1

Leia mais

O que não está lá é o que mais importa

O que não está lá é o que mais importa O que não está lá é o que mais importa As doenças da pele são dos problemas de saúde mais comuns em cães 40 Até % das suas consultas podem envolver animais com problemas de pele ALERGIAS E CUIDADOS COM

Leia mais

ACNE NA ADOLESCÊNCIA

ACNE NA ADOLESCÊNCIA ACNE NA ADOLESCÊNCIA Fernanda Castanha 1, Simone de Almeida Cosmo de Santis 2 1- Acadêmica do curso de Pos Graduação de MBA em Estética Clinica Avançada e Cosmetologia Da universidade Tuiuti do Paraná

Leia mais

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos Beleza não põe mesa, Ou seja, aparência não é tudo. Mas é na mesa que a beleza começa. Ciência da nutrição visa Melhor aparência física e a saúde do paciente; Trata ou ameniza o envelhecimento cutâneo;

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

AMENIZAÇÃO DA ACNE COM ASSOCIAÇÃO DE ARGILA: UMA REVISÃO 1

AMENIZAÇÃO DA ACNE COM ASSOCIAÇÃO DE ARGILA: UMA REVISÃO 1 AMENIZAÇÃO DA ACNE COM ASSOCIAÇÃO DE ARGILA: UMA REVISÃO 1 Mauren Knorst Godoy 2, Joyce Andressa Ricther 3, Cristiane Giacomolli 4. 1 Trabalho realizado durante a disciplina de Pratica Profissional I,

Leia mais

TRATAMENTO PARA ACNE COM ÁCIDO GLICÓLICO

TRATAMENTO PARA ACNE COM ÁCIDO GLICÓLICO TRATAMENTO PARA ACNE COM ÁCIDO GLICÓLICO Rafaela Cristina Cardoso dos Santos 1, Neiva Lubi 2. 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

Leia mais

O USO DA ARGILA NO TRATAMENTO DA ACNE

O USO DA ARGILA NO TRATAMENTO DA ACNE O USO DA ARGILA NO TRATAMENTO DA ACNE Julia Gama Lucindo Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Samia Marouf Abdel Jalil Tecnóloga em Estética e

Leia mais

Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente

Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente 16% peso corporal Células Epiderme Melanócitos: melanina Proteção UV e coloração Células de Langerhans: Imunológica Epiderme Basal/Germinativa: Renovação

Leia mais

Material exclusivo para pacientes.

Material exclusivo para pacientes. Material exclusivo para pacientes. O que você deve saber sobre o risco de malformações fetais e ações mandatórias para prevenção de gravidez durante o tratamento com Roacutan (isotretinoína) 1 2 Volta

Leia mais

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS -ACNE TRATAMENTOS - 12/05/2015. Manifestações clínicas. Geral:

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS -ACNE TRATAMENTOS - 12/05/2015. Manifestações clínicas. Geral: Geral: TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS -ACNE TRATAMENTOS - Profa. Ms. Priscila Torres ACNE: síndrome cutânea exteriorizada clinicamente por elementos eruptivos, onde podem estar presente comedões,

Leia mais

Catálogo linha Pet Vallée

Catálogo linha Pet Vallée Valorizando a saúde ANIMAL. Catálogo linha Pet Vallée Vallée. Valorizando a saúde ANIMAL. Valorizando a saúde ANIMAL. www.valleepet.com.br Composer Formulação diferenciada que favorece o restabelecimento

Leia mais

Terapia Nutricional do Paciente Queimado

Terapia Nutricional do Paciente Queimado Terapia Nutricional do Paciente Queimado Crianças vítimas de queimaduras Subnutrição energético - protéica Comprometimento do crescimento e risco de morte TERAPIA NUTRICIONAL Classificação da Queimadura

Leia mais

Nova linha antiacne Clear Proof. Diretora Sênior Karina Lima

Nova linha antiacne Clear Proof. Diretora Sênior Karina Lima Nova linha antiacne Clear Proof Diretora Sênior Karina Lima Embalagem mais moderna! Logo da linha em destaque Símbolo e cor representa a melhora contínua, clareando gradualmente Identidade com a qual TODO

Leia mais

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade 1 2 3 4 DCNT e alimentação Renato Heidor rheidor@usp.br A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Carboidratos: 4Kcal/g. Estoques na forma de glicogênio hepático

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR A importância da nutrição celular Deficiência ou insuficiência são termos frequentemente intercámbiáveis. Deficiência é quando há ausência de vitaminas

Leia mais

DERIVA C MICRO. (adapaleno + fosfato de clindamicina) Glenmark Farmacêutica Ltda. Gel dermatológico de liberação prolongada.

DERIVA C MICRO. (adapaleno + fosfato de clindamicina) Glenmark Farmacêutica Ltda. Gel dermatológico de liberação prolongada. DERIVA C MICRO (adapaleno + fosfato de clindamicina) Glenmark Farmacêutica Ltda. Gel dermatológico de liberação prolongada 1 mg/g + 10 mg/g Deriva C Micro_VP01 1 DERIVA C MICRO adapaleno + fosfato de clindamicina

Leia mais

1º episódio Podcast Canal Dermatologia

1º episódio Podcast Canal Dermatologia Caro ouvinte, 1º episódio Podcast Canal Dermatologia Relevância clínica da resistência a antibióticos na Dermatologia (Dra. Mariana Sasse) Seja bem-vindo a mais um podcast do canal de Dermatolgia. Meu

Leia mais

TRATAMENTO DE PELE: Tratamento de Acne pelo Método a Laser e Dermoabrasão

TRATAMENTO DE PELE: Tratamento de Acne pelo Método a Laser e Dermoabrasão TRATAMENTO DE PELE: Tratamento de Acne pelo Método a Laser e Dermoabrasão Anna Laura Guelfi Pinto Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Sâmia Marouf

Leia mais

MODULADOR INFLAMATÓRIO

MODULADOR INFLAMATÓRIO MODULADOR INFLAMATÓRIO FOSFOLIPÍDEOS DO CAVIAR INFLAMMAGING : UMA INFLAMAÇÃO SILENCIOSA QUE AFETA O METABOLISMO O Processo Inflamatório Mediadores lipídicos osquestram a sequência de resolução Início ω-6

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DA EFICÁCIA DO PERÓXIDO DE BENZOILA E IRGASAN NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR MODERADA MASCULINA

TÍTULO: ESTUDO DA EFICÁCIA DO PERÓXIDO DE BENZOILA E IRGASAN NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR MODERADA MASCULINA 16 TÍTULO: ESTUDO DA EFICÁCIA DO PERÓXIDO DE BENZOILA E IRGASAN NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR MODERADA MASCULINA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: FACULDADES

Leia mais

O TRATAMENTO PARA ACNE VULGAR COM PEELING QUÍMICO E ÁCIDO SALICÍLICO

O TRATAMENTO PARA ACNE VULGAR COM PEELING QUÍMICO E ÁCIDO SALICÍLICO O TRATAMENTO PARA ACNE VULGAR COM PEELING QUÍMICO E ÁCIDO SALICÍLICO Pollyana Hass Nunes Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Elaine da Silva

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Principais vitaminas. Lipossolúveis: Todas elas requerem sais biliares e alguns lipídios dietéticos

Leia mais

APRESENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO: Creme : Bisnaga com 25 g. Solução Capilar : Frasco com 25 ml.

APRESENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO: Creme : Bisnaga com 25 g. Solução Capilar : Frasco com 25 ml. Therapsor propionato de clobetasol CREME 0,05% SOLUÇÃO CAPILAR 0,05% Uso adulto e pediátrico Uso externo APRESENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO: Creme : Bisnaga com 25 g. Solução Capilar : Frasco com 25 ml. COMPOSIÇÃO:

Leia mais

USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Gel: Bisnaga com 25g

USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Gel: Bisnaga com 25g fosfato de clindamicina e tretinoína USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Gel: Bisnaga com 25g COMPOSIÇÃO: fosfato de clindamicina...12 mg tretinoína...0,25

Leia mais

O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL.

O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL. CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL. Aline Bezerra Moura, Luana Bezerra

Leia mais

QBQ-0230 Bioquímica do Metabolismo Biologia Noturno

QBQ-0230 Bioquímica do Metabolismo Biologia Noturno QBQ-0230 Bioquímica do Metabolismo Biologia Noturno O que é, e para que serve a vias das pentoses fosfato. A via das pentoses fosfato é uma via alternativa de oxidação da glicose. A via das pentoses fosfato

Leia mais

ADACNE (adapaleno) Gel dermatológico. 1,0 mg/g. Adacne_VPS01 Página 1

ADACNE (adapaleno) Gel dermatológico. 1,0 mg/g. Adacne_VPS01 Página 1 ADACNE (adapaleno) Gel dermatológico 1,0 mg/g Adacne_VPS01 Página 1 ADACNE adapaleno LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome genérico: adapaleno APRESENTAÇÕES

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

Biodisponibilidade de Nutrientes VITAMINA K. Professora Giseli Panigassi

Biodisponibilidade de Nutrientes VITAMINA K. Professora Giseli Panigassi Biodisponibilidade de Nutrientes VITAMINA K Professora Giseli Panigassi Histórico Descoberta por Henrik Dam em 1929 (Dinamarca) como fator anti-hemorrágico hemorragias observadas em galinhas com dietas

Leia mais

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes Laserterapia indicações: Laser vermelho / Infravermelho Reparo tecidual (cutâneo, tendíneo, muscular, neural e ósseo): estimula a angiogênese, aumento da microcirculação local, indução da atividade mitótica

Leia mais

Aspectos legais da prescrição fitoterápica pelo Nutricionista

Aspectos legais da prescrição fitoterápica pelo Nutricionista Aspectos legais da prescrição fitoterápica pelo Nutricionista Sula de Camargo CRN3 17.578 São Paulo, 17 de julho de 2018. 1 Nutricionista clínica, docente de cursos de extensão e pós-graduação em nutrição

Leia mais

AD-FURP. Fundação para o Remédio Popular FURP POMADA

AD-FURP. Fundação para o Remédio Popular FURP POMADA AD-FURP Fundação para o Remédio Popular FURP POMADA 5.000 UI de palmitato de retinol + 100 UI de colecalciferol + 66 mg de óxido de zinco BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE AD-FURP Pomada palmitato de retinol

Leia mais

MARINE C THIOPEPTIDE. Teste de Eficácia:

MARINE C THIOPEPTIDE. Teste de Eficácia: MARINE C THIOPEPTIDE Ciclopeptídeo Antiacne Descrição MARINE C THIOPEPTIDE é um ciclopeptídeo de ação tópica para tratamento da acne. Composto quimicamente natural, produzido por um actinomiceto marinho

Leia mais

Dr(a) : UNIMED COSTA DO SOL Nº do Pedido : Convênio : UNIMED INTERCAMBIO NACIONAL Unidade : PCOLETA2 -

Dr(a) : UNIMED COSTA DO SOL Nº do Pedido : Convênio : UNIMED INTERCAMBIO NACIONAL Unidade : PCOLETA2 - TRANSFERRINA Resultado...: 234,0 mg/dl Método...: Imunoturbidimetria V.Ref...: Homem...: 215,0 a 365,0 mg/dl Mulher...: 250,0 a 380,0 mg/dl FIBRINOGENIO Resultado...: 290,0 mg/dl Material...: Sangue Método...:

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada grama de THERASONA Creme contém: Acetato de hidrocortisona...11,2mg

COMPOSIÇÃO Cada grama de THERASONA Creme contém: Acetato de hidrocortisona...11,2mg Therasona hidrocortisona 10mg/g Uso adulto e pediátrico Uso externo APRESENTAÇÃO Creme - Embalagem contendo bisnaga com 25 g. COMPOSIÇÃO Cada grama de THERASONA Creme contém: Acetato de hidrocortisona......11,2mg

Leia mais

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES

01/10/2017 DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES DESPIGMENTANTES CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DISICPLINA DE COSMETOLOGIA Hiperpigmentação: aumento da pigmentação da pele Desordens de pigmentação da pele: adquiridas, hereditárias ou tumores JÚLIA SCHERER SANTOS Desordens

Leia mais

TERRA-CORTRIL. Pomada. 30mg + 10mg

TERRA-CORTRIL. Pomada. 30mg + 10mg TERRA-CORTRIL Pomada 30mg + 10mg TERRA-CORTRIL cloridrato de oxitetraciclina e hidrocortisona POMADA I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Terra-Cortril Nome genérico: cloridrato de oxitetraciclina,

Leia mais

adapaleno Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g

adapaleno Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g adapaleno Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g adapaleno Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Gel de 1 mg/g: embalagem com 30g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

MODELO DE DIZERES DE BULA. ADAPEL adapaleno

MODELO DE DIZERES DE BULA. ADAPEL adapaleno MODELO DE DIZERES DE BULA ADAPEL adapaleno FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gel tópico, embalagem contendo bisnaga com 20 e 30 g. USO ADULTO USO TÓPICO COMPOSIÇÃO Cada g contém: adapaleno.... 1mg veículo

Leia mais

ALIMENTOS FUNCIONAIS: BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

ALIMENTOS FUNCIONAIS: BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE ALIMENTOS FUNCIONAIS: BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Moara Farina Pierotto, Rochele Cassanta Rossi Unisinos - Itt Nutrifor Resumo Rica em ácidos graxos ômega 3, considerada uma

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de Prova de Conhecimentos Gerais em Química

Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de Prova de Conhecimentos Gerais em Química Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de 2014 Prova de Conhecimentos Gerais em Química Nome do candidato: Instruções: Escreva seu nome de forma legível no espaço acima.

Leia mais

ADAPALENO LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. gel. 1 mg/g

ADAPALENO LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. gel. 1 mg/g ADAPALENO LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. gel 1 mg/g APRESENTAÇÕES Gel dermatológico. Embalagens contendo 10g e 30g USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS USO TÓPICO COMPOSIÇÃO adapaleno

Leia mais

FOSFATO DE CLINDAMICINA EMS S/A. Gel 10mg/g

FOSFATO DE CLINDAMICINA EMS S/A. Gel 10mg/g FOSFATO DE CLINDAMICINA EMS S/A Gel 10mg/g fosfato de clindamicina Medicamento genérico Lei n 9.787 de 1999 APRESENTAÇÕES Gel - Caixa contendo 1 bisnaga de 20g, 25g, 30g ou 45 g USO EXTERNO USO TÓPICO

Leia mais

Previne a queda capilar e garante maior volume.

Previne a queda capilar e garante maior volume. Root Bio TM HO Previne a queda capilar e garante maior volume. 1. Introdução Os seres humanos possuem cerca de 100.000 a 150.000 fios de cabelo em seu couro cabeludo, aproximadamente 10% a mais em louros

Leia mais

A importância do tecnólogo em estética na orientação da pele do adolescente.

A importância do tecnólogo em estética na orientação da pele do adolescente. A importância do tecnólogo em estética na orientação da pele do adolescente. Keila Oliveira 1, Neiva Lubi 2 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná

Leia mais

ACNE IN ADULT WOMAN: CLINICAL APPROACH AND MANAGEMENT ACNE NA MULHER ADULTA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO

ACNE IN ADULT WOMAN: CLINICAL APPROACH AND MANAGEMENT ACNE NA MULHER ADULTA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO ACNE IN ADULT WOMAN: CLINICAL APPROACH AND MANAGEMENT UNITERMOS ACNE NA MULHER ADULTA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO ACNE; HORMÔNIOS; INVESTIGAÇÃO CLÍNICA; TRATAMENTO. Tatzie Boeck de Arruda dos Santos Luísa Dallé

Leia mais

ACNE NA MULHER ADULTA

ACNE NA MULHER ADULTA ACNE NA MULHER ADULTA Mônica Lima Santos Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Samia Marouf Abdel Jalil Tecnóloga em Estética e Cosmetologia CUGD;

Leia mais

Ritha C. Capelato Rocha R3 Dermatologia HRPP 2014

Ritha C. Capelato Rocha R3 Dermatologia HRPP 2014 ACNE ROSACEA ACNE Doenca inflamatória do sistema pilosebaceo (pelo + glândula sebácea), extremamente prevalente, 85% dos adolescentes vão ter. Há aumento da secreção de sebo, aumento do P. acnes, aumento

Leia mais

Efeito da Alimentação com Farinha de Peixe e Ácido Graxo n-3 na Produção e Respostas Metabólicas no Início da Lactação em Vacas Leiteiras

Efeito da Alimentação com Farinha de Peixe e Ácido Graxo n-3 na Produção e Respostas Metabólicas no Início da Lactação em Vacas Leiteiras Faculdade de Veterinária Departamento de Clínicas Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Efeito da Alimentação com Farinha de Peixe e Ácido Graxo n-3 na Produção

Leia mais

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO GLICÓLICO EM PELE ACNEICA NO CONTEXTO DA ESTÉTICA THE USE OF GLYCOLIC ACID ACNEIC SKIN IN THE CONTEXT OF AESTHETIC

UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO GLICÓLICO EM PELE ACNEICA NO CONTEXTO DA ESTÉTICA THE USE OF GLYCOLIC ACID ACNEIC SKIN IN THE CONTEXT OF AESTHETIC UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO GLICÓLICO EM PELE ACNEICA NO CONTEXTO DA ESTÉTICA THE USE OF GLYCOLIC ACID ACNEIC SKIN IN THE CONTEXT OF AESTHETIC Cauana Hass 1, Fernanda Quaresma de Araújo 2 1 Acadêmico do Curso

Leia mais

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado Ficha técnica ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado REGISTRO: Registro no M.S. 6.5204.0106.001-1 CÓDIGO DE BARRA: 7898171287183 EMBALAGEM: Plástico, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas

Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas AnaGain TM Nutri Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Pea shoot extract powder. 1. Indrodução Os nutricosméticos auxiliam de maneira geral a reestabelecer

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Interpretação de Exames Laboratoriais para Doença Renal

Interpretação de Exames Laboratoriais para Doença Renal Interpretação de Exames Laboratoriais Aplicados à Nutrição Clínica Interpretação de Exames Laboratoriais para Doença Renal Prof. Marina Prigol Investigação da função renal Funções do rim: Regulação do

Leia mais

Linha Anti Acne ClearProof

Linha Anti Acne ClearProof Linha Anti Acne ClearProof Kit Antiacne Clear Proof Gel de Limpeza 127g Creme Secativo 29g Loção Purificante 50g 10-092466 Preço Sugerido: R$ 239,90 Pontos: 108 Clear Proof é a evolução da linha de Cuidados

Leia mais

Nizuil Gel. (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico. 20 mg/g

Nizuil Gel. (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico. 20 mg/g Nizuil Gel (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Nizuil Gel nimesulida FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gel dermatológico 20 mg/g Embalagem

Leia mais

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA.

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. VITER C Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml VITER C APRESENTAÇÕES Caixa contendo 50 frascos com 20 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1

nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1 nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1 nimesulida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

SOBRE O ALLERDOG SUPLEMENTO E SOLUÇÃO

SOBRE O ALLERDOG SUPLEMENTO E SOLUÇÃO SOBRE O ALLERDOG SUPLEMENTO E SOLUÇÃO ALLERDOG PLUS PLUS ES É um suplemento consagrado por oferecer os melhores resultados para os problemas de pele e pelagem, devido à sua formação clinicamente balanceada,

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS ADULTOS IDR CRIANÇAS IDR 20 gotas (1 ml) 1 vez ao dia até 20 gotas (1 ml) 4 vezes ao dia

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS ADULTOS IDR CRIANÇAS IDR 20 gotas (1 ml) 1 vez ao dia até 20 gotas (1 ml) 4 vezes ao dia VITER C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 frascos com 20 ml. FORMA FARMACÊUTICA Solução oral USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido

Leia mais

Aditivo Nutracêutico

Aditivo Nutracêutico Bem Vindos Dia de Campo Fazenda True Type Aditivo Nutracêutico Rico em Ácidos Graxos Essenciais Linolêico Ômega 6 Linolênico Ômega 3 Ação Reprodução Saúde Animal Fontes de Ômega-3 e 6 400g de ingestão

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?

Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel? Blitz do Básico Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel? Os hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações. Uma

Leia mais

Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas. INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Pea shoot extract powder.

Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas. INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Pea shoot extract powder. AnaGain TM Nutri Estímulo do crescimento capilar e combate as quedas INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Pea shoot extract powder. 1. Indrodução Os nutricosméticos auxiliam de maneira geral a reestabelecer

Leia mais

MAIO EXTRAORDINÁRIO :)

MAIO EXTRAORDINÁRIO :) SEJAM BEM VINDAS!! MAIO EXTRAORDINÁRIO :) Oração! :) 5 Quais são as causas da acne? Pele Sadia Pele com Acne Os poros obstruídos retêm oleosidade Como a pele continua produzindo óleo, a obstrução cresce

Leia mais

Problemas dermatológicos

Problemas dermatológicos Problemas dermatológicos Isabel Cristina Succi Doenças dermatológicas comuns na adolescência; a acne e as micoses. Pitiríase, dermatofitoses e candidíase. Abordagem clínica e objetiva. Palavras-chave:

Leia mais

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável.

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Material Técnico Acetato de zinco Identificação Fórmula Molecular: CH3CO2)2Zn,2H2O Peso molecular: 219,5 DCB / DCI: Não aplicável. CAS: 5970-45-6 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável.

Leia mais

Revisão. Alyane Osorio Reis Meneses Feitosa 1. O ácido retinóico tópico no tratamento da acne vulgar: uma revisão

Revisão. Alyane Osorio Reis Meneses Feitosa 1. O ácido retinóico tópico no tratamento da acne vulgar: uma revisão Revisão The topical retinoic acid in the treatment of vulgar acne: a review Alyane Osorio Reis Meneses Feitosa 1 1 Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pelo Centro Unificado de Teresina CEUT,

Leia mais