VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL"

Transcrição

1 O SERVIÇO SOCIAL NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ SANTOS, Natália Rodrigues Lima do 1 LOPES, Consuelo Szczerepa 2 SILVA, Lenir Aparecida Mainardes 3 Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar o campo de estágio em Serviço Social no Ministério Público do Paraná, na Comarca de Ponta Grossa. O Ministério Público é designado pela Constituição Federal de 1988 a defender a ordem jurídica, o regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Com a inserção do Serviço Social em 1990, atrela-se a missão da instituição aos princípios fundamentais do Código de Ética do Serviço Social, possuindo assim, um forte potencial de resultar em ações efetivas das garantias dos direitos fundamentais. Dessa forma, com inserção do Serviço Social ocorre a abertura do campo de estagio na respectiva área na instituição. Que possui dentro os objetivos propiciar um crescimento referente à prática profissional da estagiária, bem como o possibilitar o crescimento da instituição. Para tanto, utiliza-se como metodologia de trabalho o emprego de instrumentais técnicos da profissão, que através destes possibilita-se o alcance dos mais diversos resultados, desde intervenções na área de controle social até diagnósticos das demandas de cada município da região. Baseando-se para a realização das atividades no Código de Ética de 1993 do Serviço Social e na Constituição Federal de 1998, entre outras referências. Considerando por fim, que este campo de estagio é um importante meio para propiciar-se, ao acadêmico a compreensão de como se processa a prática do Serviço Social. Palavras-chave: direitos, garantias, serviço social. Introdução O presente artigo tem por finalidade apresentar o campo de estágio em Serviço Social no Ministério Público do Paraná, na Comarca de Ponta Grossa. Para tanto, foi utilizado como metodologia à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com o intuito de obter os dados necessários. Para uma melhor apresentação do campo de estagio este artigo se divide em seis partes: primeiramente contextualização o presente campo, na sequencia apresentar-se-á os objetivos a que se destina este estágio, a metodologia dos trabalhos realizados, resultados das atividades realizadas, e brevemente o referencial teórico que fundamentam a prática do Assistente Social, e por fim considerações. 1 Acadêmica do 4º ano do Curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Ponta Grossa, estagiária no Ministério Público do Paraná. Apresentadora do presente trabalho 2 Assistente Social do Ministério Público do Paraná, Especialista em Saúde Coletiva. Apresentadora do presente trabalho. 3 Mestre e Doutora em Serviço Social, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2 Contextualização do Campo de Estágio O Ministério Público é qualificado como uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. (CF, 1988, art. 127). Portanto, com o intuito de trabalhar em prol desta missão, Gonçalves (2008, p. 75) ressalta que os componentes ideológicos do Ministério Público [...]incidem sobre a ideia de redução do grande vácuo ora existente entre a sociedade civil e o estado, e na fragilidade da organização social para o desempenho da missão democrática. Dessa forma, o Ministério Público se envolve com as questões mais relevantes para a comunidade brasileira, tais como: saúde pública, meio ambiente, criança e adolescente, famílias, idoso, deficiente, patrimônio público, direitos do consumidor, povos indígenas, entre outras. Buscando abarcar todas as áreas que comprometidas com os direitos constitucionais, cidadania e os direitos humanos. Nesse contexto, a inserção do Serviço Social no Ministério Público deu-se por meio do surgimento da necessidade de se ter uma ação mais ampla, na década de 1990, devido à instituição nesta mesma década dos novos marcos legais voltados a sociedade 4. Dessa forma, ao somar-se a missão institucional ao compromisso ético-politico do Serviço Social, [...] têm um forte potencial de resultar em ações efetivas de garantia de direitos, o que reforça a importância de espaços de discussão e amadurecimento da atuação profissional na Instituição. (II Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público, 2008, p.1). Atualmente o Ministério Público do Paraná apresenta um quadro de 24 Assistentes Sociais. Contando na Comarca de Ponta Grossa com a Assistente Social Consuelo Szczerepa Lopes. Objetivos do estágio. Auxiliar o setor de Serviço Social nas requisições expedidas pelo órgão ministerial; Prestar informações e esclarecimentos para usuários sobre a missão constitucional do MP, visando facilitar o acesso aos direitos individuais indisponíveis e direitos coletivos e aos meios para sua efetivação; 4 Tais como, o Estatuto do Idoso, Estatuto da criança e do Adolescente e a Lei da Reforma Psiquiatria.

3 Desenvolver atividades correlatas e pesquisas em matéria de Serviço Social que instrumentalizem as ações do MPPR, a fim de executar tarefas práticas como forma de complementação de sua formação profissional; Propiciar espaços e oportunidade para que se realize o desempenho de outras atividades compatíveis a sua formação. Metodologia dos Trabalhos Realizados. O Setor de Serviço Social do Ministério Público do Paraná, na Comarca de Ponta Grossa realiza trabalhos sempre voltados para a defesa do regime democrático e [...] da garantia de que os direitos sociais e os interesses coletivos e difusos sejam assegurados e respeitados, conforme a Constituição (Metzner; et al, 2011, p.4). Dessa forma, as ações aqui realizadas variam entre elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social; entre outras. A realização das atividades exercidas pelo Setor de Serviço Social se dá por meio da utilização dos instrumentais técnicos utilizados pela profissão. Guerra (2012, p. 2) afirma que se caracteriza como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais) constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão. Estando entre os instrumentais mais utilizados nas ações exercidas pelo Setor de Serviço Social encontram-se o contato telefônico, entrevista, estudo social, observação, relatório social, visita domiciliar, confecção de laudos e pareceres técnicos. Considerações sobre os programas e/ou projetos desenvolvidos. Atualmente o Setor de Serviço Social do Ministério Público do Paraná da Comarca de Ponta Grossa realiza as seguintes atividades:

4 Acompanhamento dos Espaços de Controle Democrático em Ponta Grossa: Consiste em uma participação ativa junto ao controle social das políticas públicas no município como, por exemplo, o conselho municipal de assistência, da mulher, e do deficiente, assistência social, dentre outros. Assumindo uma postura estratégica que media situações individuais e/ou pontuais, sempre na busca de sua efetividade e de alcance social mais amplo. Os resultados destas atividades já são perceptíveis, apesar de ser uma atividade de caráter continuo. Um dos resultados desta ação consiste na participação da elaboração da proposta de Lei de criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso no município de Ponta Grossa. Esta proposta de Lei já esta nas mãos do poder legislativo do município, já apta para votação de sua aprovação. Diagnóstico Socioeconômico dos Municípios da Região Centro-Oriental: Este trabalho tem por objetivo diagnosticar a situação socioeconômica dos municípios localizados na região centro- oriental do Estado, que possui como Entrância Final a Comarca de Ponta Grossa. Para que assim, possibilite a percepção de quais são aos campos de maior carência dos municípios e da região como um todo, que necessitam de uma ação mais específica da rede pública, visando garantir os direitos inerentes ao ser humano. A produção deste diagnóstico ainda está em curso, no entanto muitas as áreas de carência de cada município da região Centro- Oriental, já foram percebidas, possibilitando assim, uma visão das fragilidades socioeconômicas dos respectivos municípios. Mistério Público Social: Consiste em um trabalho junto às comunidades carentes do município de Ponta Grossa. Possui como objetivo contribuir para a transformação da realidade nas regiões com alto índice de exclusão social e pouco acesso a bens e serviços públicos, cumprindo seu papel constitucional de promoção da justiça social, para além do foco na atuação individual e processual. Visando dessa forma, possibilitar o exercício da cidadania pela participação popular na discussão de políticas públicas. No entanto, o projeto ainda não foi implementado, encontrando-se no momento do planejamento das ações. Mapeamento da Rede de Proteção Social do Idoso: Esta ação tem por objetivo verificar o atual estado ativo de fato da Política Municipal do Idoso no Município de Ponta Grossa PR. Visando, identificar as lacunas existentes que

5 comprometem o efetivo e eficaz funcionamento desta Politica. Tendo em vista que, é de suma importância o seu bom funcionamento, para que sejam assegurados e promovidos os direitos sociais dos idosos. Entretanto, este mapeamento ainda esta em curso. As ações realizadas pelo Setor de Serviço Social do Ministério Público do Paraná, Comarca de Ponta Grossa, baseiam-se primordialmente no Código de Ética de 1993 dos Assistentes Sociais e a Constituição Federal de 1988, sobre tudo seu Art. 1º. Focando sempre na defesa do regime democrático e garantia de que os direitos sociais e os interesses coletivos e difusos sejam assegurados e respeitados, conforme a Constituição. Considerações Finais. A partir do exposto, podemos observar que a inserção do Serviço Social no Ministério Público é recente. Contudo, tem avançado no desenvolvimento de ações que se atrelam a missão institucional e respeitam o Código de Ética da profissão. Caracterizando-se assim um importante campo de estágio para o acadêmico de Serviço Social ampliar suas bases teóricas e conhecer os diversos instrumentos para a execução da prática. Propiciando assim, a compreensão de como se processa a prática profissional do Serviço Social. Referências: BRASIL. Constituição (1988). Constituição Da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de Disponível em: < Acessado em: 10 set GONÇALVES, Edílson Santana. Instituição do Ministério Público para Concursos. 2ª edição. São Paulo: JH MIZUNO, GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social. Disponível em: < Acessado em: 25 abr II Encontro Nacional do Serviço Social no Ministério Público. Disponível em: < Acessado em: 24 mai METZNER Clarice; et al. O Serviço Social no Contexto do Ministério Público. Texto originalmente apresentado à direção do Ministério Público do Estado do Paraná

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA BARTMEYER, Tania (estagio I), e-mail: taniabartmeyer@hotmail.com VALIGURA, Maristela

Leia mais

ORIENTAÇÃO COFI 05 / 2017

ORIENTAÇÃO COFI 05 / 2017 ORIENTAÇÃO COFI 05 / 2017 Orientação acerca da solicitação de emissão de atestado de pobreza para Assistentes Sociais inseridos na Política Pública de Assistência Social e a avaliação socioeconômica como

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

VIII Jornada de estágio de Serviço Social.

VIII Jornada de estágio de Serviço Social. VIII Jornada de estágio de Serviço Social. CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFICIOS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. *ALMEIDA, Ana Beatriz Baggio

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL na Educação. Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS

SERVIÇO SOCIAL na Educação. Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS SERVIÇO SOCIAL na Educação Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS A ESCOLA Um cenário próprio: instituição que reflete as problemáticas vivenciadas pela sociedade; apresenta expressões da Questão

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 01 de setembro de 2010.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 01 de setembro de 2010. RESOLUÇÃO CAS N. 23/2010, DE 01 DE SETEMBRO DE 2010. APROVA O REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO NAC DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

RETIFICAÇÃO 003/2018 Ao Edital 001/ ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCB

RETIFICAÇÃO 003/2018 Ao Edital 001/ ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCB RETIFICAÇÃO 003/2018 Ao Edital 001/2018 - ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCB A G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística, torna pública a RETIFICAÇÃO ao Edital 001/2018 abertura do concurso público

Leia mais

DISCIPLINA: SSO OFICINA DE TRABALHO COM INDIVÍDUOS CARGA HORÁRIA: 60 HS PROFESSORA: CAMILA VALADÃO 5º PERÍODO 2014/01

DISCIPLINA: SSO OFICINA DE TRABALHO COM INDIVÍDUOS CARGA HORÁRIA: 60 HS PROFESSORA: CAMILA VALADÃO 5º PERÍODO 2014/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

RESOLUÇÃO CFESS N. 782 de 24 de novembro de 2016

RESOLUÇÃO CFESS N. 782 de 24 de novembro de 2016 RESOLUÇÃO CFESS N. 782 de 24 de novembro de 2016 EMENTA: Institui os novos instrumentais das Comissões de Orientação e Fiscalização dos CRESS, a ser utilizado e aplicado nas visitas realizadas pelo Regional,

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL 1 VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL PROJETO DE EXTENSÃO: FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIAS DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS. LAVORATTI

Leia mais

4.11. Aspectos financeiros e orçamentários

4.11. Aspectos financeiros e orçamentários 4.11. Aspectos financeiros e orçamentários O planejamento é uma atividade fundamental para alcançar os objetivos de uma organização. O desenvolvimento institucional passa pela reunião de esforços coletivos

Leia mais

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR ALMEIDA, Mayara Rodrigues (Estágio Supervisionado II) ELACHE, Sônia Maia (Supervisora de Campo) HOLZMANN,

Leia mais

Programa de Organização e Padronização Administrativa

Programa de Organização e Padronização Administrativa Programa de Organização e Padronização Administrativa Ministério Publico do Rio Grande do Sul Luiz Afonso Alencastre Escosteguy Coordenador da Unidade de Gestão de Processos 1. O Ministério Público É instituição

Leia mais

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 A atual definição de Trabalho Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais FITS foi aprovada na assembleia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERIDIANO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERIDIANO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2012 - ANEXO I QUADRO DE CARGOS Cargos, Número de Vagas, Requisitos, Remuneração e Carga Horária Semanal Cargos Vagas Requisitos Remuneração Carga Horária Semanal 01-Assistente

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ PACHECO, Flávia Sacchelli (estágio I), e-mail: flavia_sacchelli@yahoo.com.br PUCHTA, Tiago Messias Torres (estágio

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NO NUCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NEDDIJ. Política Social e Trabalho

O SERVIÇO SOCIAL NO NUCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NEDDIJ. Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL NO NUCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - NEDDIJ Ana Caroline (Acadêmica), carolsantos_94@live.com; Caroline Ribeiro Patrícia Almeida (Acadêmica),

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Ministério Público Constituição Federal Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe

Leia mais

REDAÇÃO. Prof. Everson Pereira

REDAÇÃO. Prof. Everson Pereira REDAÇÃO Prof. Everson Pereira CAPÍTULO I Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais Art. 1º O Ministério Público da União, organizado por esta lei Complementar, é instituição permanente,

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA Simone Xavier Amâncio, mony.amancio@hotmail.com; Erick Dawson de Oliveira, erickdawson@hotmail.com

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR.

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. MARTINS, Mayara Lucia (Estágio I), e-mail: mayamartins1993@hotmail.com.

Leia mais

Escrito por Administrator Seg, 22 de Novembro de :55 - Última atualização Seg, 22 de Novembro de :09

Escrito por Administrator Seg, 22 de Novembro de :55 - Última atualização Seg, 22 de Novembro de :09 MISSÃO O Serviço Social tem como missão dar suporte psico-social e emocional ao colaborador e sua família. Neste sentido, realiza o estudo de casos, orientando e encaminhando aos recursos sociais da comunidade,

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO:

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: ANEXO IV REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: 3222-05 Pré-requisitos Formação completa em ensino médio. Formação completa

Leia mais

Noções de Direito Constitucional - Conhecendo a Constituição Federal de Parte 1 -

Noções de Direito Constitucional - Conhecendo a Constituição Federal de Parte 1 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Noções de Direito Constitucional - Conhecendo a Constituição Federal de 1988 - Parte 1 - Objetivo: - Conhecer a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88);

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E CNMP LIDIANE COUTINHO Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) C871l Coutinho, Lidiane Legislação aplicada ao MPU e CNMP / Lidiane Coutinho. Cascavel: Editora

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: DIREITO NOVA FRIBURGO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão A Universidade Estácio de Sá tem como missão, através da formação de recursos humanos qualificados, contribuir para o desenvolvimento científico,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Verônica Martins

Leia mais

Avaliação do processo de planejamento e implementação da expansão do perímetro urbano de Dourados-MS

Avaliação do processo de planejamento e implementação da expansão do perímetro urbano de Dourados-MS Avaliação do processo de planejamento e implementação da expansão do perímetro urbano de Dourados-MS ROCHA, Thais Maria Gonçalves¹; GRANDO, Willian Rotermel²; GONÇALES, João Vinícius de Sá³; DAMETTO, Marcelo

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA COMPANHIA DE HABITAÇÃO DE PONTA GROSSA- PROLAR

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA COMPANHIA DE HABITAÇÃO DE PONTA GROSSA- PROLAR IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA COMPANHIA DE HABITAÇÃO DE PONTA GROSSA- PROLAR SANTOS, Marcia Pedroso dos (estágio ll) marcinhapedroso@ig.com.br SANTOS, Nessyane

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAIL. EIXO TEMÁTICO: Política Social e Trabalho

SERVIÇO SOCIAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAIL. EIXO TEMÁTICO: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAIL Caroline da Silva Santos, karoliny_silva_santos@hotmail.com Daiane Souza da Silva, e-mail: day-sborges@hotmail.com

Leia mais

O novo Ministério Público e sua relação com a sociedade

O novo Ministério Público e sua relação com a sociedade Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo O novo Ministério Público e sua relação com a sociedade Hugo Nigro Mazzilli 2018 1 www.mazzilli.com.br 2 Hoje, é voz corrente que o MP é instituição de

Leia mais

BENEFÍCIOS EVENTUAIS NA PERSPECTIVA DO SUAS. Eixo Temático II: Política Social e Trabalho

BENEFÍCIOS EVENTUAIS NA PERSPECTIVA DO SUAS. Eixo Temático II: Política Social e Trabalho BENEFÍCIOS EVENTUAIS NA PERSPECTIVA DO SUAS ISSN 2359-1277 Karla Karoline Costa, krlacosta_ph@hotmail.com; Sabrina Vicente do Amaral, sabrina.amaral@outlook.com.br; Keila Pinna Valensuela (Orientadora),

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O curso de Direito da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR - mantém Estágio Supervisionado nos termos da legislação

Leia mais

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari, S/N - Campus Universitário Bairro Goiabeiras - Vitória ES CEP: 29060-900 - TeleFax: (27) 3335 2596 E-mail:

Leia mais

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e do Estágio Supervisionado no Curso de Direito da Faculdade

Leia mais

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ATRAVÉS DO NEDDIJ/UEPG

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ATRAVÉS DO NEDDIJ/UEPG ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA (X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DEFESA DOS DIREITOS

Leia mais

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2016-2025 Embasamento Considerando que o município de São José do Campos tem a obrigação de elaborar os Planos Municipais

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

sentido restrito) e também previa a ação de dissídio Justiça do Trabalho;

sentido restrito) e também previa a ação de dissídio Justiça do Trabalho; Consolidação das Leis do Trabalho: Foi na CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, que se viu, pela primeira vez, a preocupação p com a defesa dos direitos metaindividuais; A CLT

Leia mais

ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPE Nº. 085, DE 14 DE DEZEMBRO DE FL. 1 DE 1

ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPE Nº. 085, DE 14 DE DEZEMBRO DE FL. 1 DE 1 ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPE Nº. 085, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. FL. 1 DE 1 ANEXO II INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO, PREVISTO NO 1º DO ART. 3º E INCISO IV DO ART. 7º DA LEI Nº 11.788/08 RELATÓRIO

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 21. A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública consiste em (a) defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Leia mais

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TU TRF TJ TJM TR TR JE JT JF JÚRI JD JÚRI CJM CJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TRF TJ TJM TU JE JT TR JF JÚRI JD JÚRI TR CJM CJM Justiça Especializa JEF Justiça

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Direito Campus: Queimados Missão Formar profissionais conscientes da finalidade do Direito como instrumento de transformação social e construção da cidadania, capazes

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA CIDADE DE PONTA GROSSA 1 CANTERI, Larissa Caroline 2 OLIVEIRA, Maria Iolanda de 3 SOUZA,

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO

Leia mais

Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza FUNCET GECOPA Gerência Executiva da Copa.

Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza FUNCET GECOPA Gerência Executiva da Copa. Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza FUNCET GECOPA Gerência Executiva da Copa O Processo Participativo na Construção do Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 O Processo Participativo

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e o Plano de Acessibilidade e Inclusão UFF Acessível. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 110/2017 ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social VIII Jornada de Estágio de Serviço Social ESTÁGIO NA ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO À MENINA APAM DE PONTA GROSSA/ PR. GOMES, R. C. Ana¹ LAVORATTI, Cleide² ROSA, Odineusa M.³ RESUMO: O presente trabalho tem por

Leia mais

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Guia rápido para quem quer ingressar na carreira

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Guia rápido para quem quer ingressar na carreira e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Guia rápido para quem quer ingressar na carreira concurseria.com.br 03 O que você precisa saber sobre o concurso do Tribunal de Justiça

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

Fiscalização Profissional

Fiscalização Profissional Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde Deliberações do 38º. Encontro Nacional CFES-CRESSCRESS Fiscalização Profissional 1. Aprimorar a minuta de resolução que veda a utilização de práticas terapêuticas

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017 Termo de Colaboração nº 003/2016 Processo nº /

EDITAL Nº 002/2017 Termo de Colaboração nº 003/2016 Processo nº / EDITAL Nº 002/2017 Termo de Colaboração nº 003/2016 Processo nº 00005.220475/2016-46 A SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS - SMDH, no uso de suas atribuições legais, torna público, que estão abertas

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA A PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE SANTA FÉ, no uso das atribuições normativas de cunho constitucional-institucional e infraconstitucional que lhe são conferidas

Leia mais

Ação dos Poderes Legislativo e Judiciário e Ministério Público em Defesa do Interesse Público Ministério Público PPA PROGRAMA

Ação dos Poderes Legislativo e Judiciário e Ministério Público em Defesa do Interesse Público Ministério Público PPA PROGRAMA PPA 2004-2007 Ação dos Poderes Legislativo e Judiciário ÓRGÃO ENVOLVIDO OBJETIVO RECURSOS MP Promover a cidadania, garantindo os direitos transindividuais, promovendo a inclusão social e coibindo as práticas

Leia mais

AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático I - Questão Social e Serviço Social

AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático I - Questão Social e Serviço Social ISSN 2359-1277 AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Drielly Andressa Claro, driellyclaro@hotmail.com; Jaqueline Zuin dos Santos (Orientadora), jaque.zuin.s@gmail.com; Keila

Leia mais

PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ E A PRÁTICA PROFISSIOONAL DO SERVIÇO SOCIAL

PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ E A PRÁTICA PROFISSIOONAL DO SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ E A PRÁTICA PROFISSIOONAL DO SERVIÇO SOCIAL Apresentador: Isabela Futae Kawanishi KAWANISHI, Futae Isabela 1. NADAL, Martins Isabela 2. SILVA, e Carneiro Silmara 3. Resumo:

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE 5. Ressalta-se, por fim, que idênticos entendimento e providências, são extensivas aos Analistas do Seguro Social com formação em Psicologia, em Terapia Ocupacional e em Fisioterapia (...) 3. Porém o referido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Anexo 4 Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Não-obrigatório do Curso de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO RECOMENDAÇÃO MPF/PRSP Nº 32/2008 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, nos autos do procedimento administrativo n.º 1.34.001.002555/2008-16 que apura a demora excessiva na entrega de diploma pela Instituição Educacional

Leia mais

da União Professora: Karina Jaques O acesso à justiça e a O acesso à justiça direito fundamental assegurado expressamente pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alcance ampliado pela garantia da

Leia mais

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFICIOS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA.

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFICIOS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFICIOS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. ALMEIDA, Ana Beatriz Baggio de (estagio II), VINHOLO, Sandra Inês, (supervisor de campo), e-mail:

Leia mais

SÉRIE LEI SECA PARA CONCURSOS MPDFT e TJDFT. 1ª Edição

SÉRIE LEI SECA PARA CONCURSOS MPDFT e TJDFT. 1ª Edição SÉRIE LEI SECA PARA CONCURSOS MPDFT e TJDFT 1ª Edição Brasília CP Iuris 2016 SÉRIE LEIS SECAS PARA CONCURSOS Lei Orgânica do Distrito Federal Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e Territórios

Leia mais

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes.

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes. PSICÓLOGO - CLASSE C ESPECIALIDADE: Psicólogo Judicial PROVIMENTO: Concurso Público PROPOSTAS DESTACADAS EM VERMELHO SÃO DE AUTORIA DOS (AS) PSICOLOGOS (AS); PROPOSTAS EM AZUL ACATADAS PELOS (AS) PSICOLOGOS

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO. Março/2012

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO. Março/2012 Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PARECER E RELATÓRIO PSICOSSOCIAL Março/2012 Estudo Social: processo metodológico específico do serviço

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. (Texto consolidado. Alterado pelas Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017 e 005.2018, publicada em 15 de novembro de 2018). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva

Leia mais

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO. Brasília, 21/03/2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO. Brasília, 21/03/2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011-2020 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO Brasília, 21/03/2012 Organização do MPF Início da mudança: Lançamento do Projeto em 2010 Objetivos e Desafios: Aproximar-se

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/2017 1 Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências Capítulo I Da Organização e Finalidade Art. 1 - O Serviço de Assistência

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO CURSO DE DIREITO. Projeto de Extensão AJUP/UNI7. Professor João Alfredo Telles Melo

CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO CURSO DE DIREITO. Projeto de Extensão AJUP/UNI7. Professor João Alfredo Telles Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO CURSO DE DIREITO Projeto de Extensão Assessoria Jurídica Universitária Popular em Direitos Humanos AJUP/UNI7 Professor João Alfredo Telles Melo 12 de dezembro de 2016

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA INTERNO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

CÓDIGO DE CONDUTA INTERNO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ CÓDIGO DE CONDUTA INTERNO DA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETO, SEDE, DURAÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º. A Clínica de Direitos Humanos (CDH-RI)

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 009/2019

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 009/2019 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A EDITAL Nº 009/2019 A, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de concurso para contratação de estagiários de direito para atuarem

Leia mais

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 Claudiana Tavares da Silva Sgorlon 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

O Ministério Público, a tutela do meio ambiente e a geração de energia. Curitiba, 28 de março de 2017 Renee Cardoso Braga Promotor de Justiça

O Ministério Público, a tutela do meio ambiente e a geração de energia. Curitiba, 28 de março de 2017 Renee Cardoso Braga Promotor de Justiça O Ministério Público, a tutela do meio ambiente e a geração de energia Curitiba, 28 de março de 2017 Renee Cardoso Braga Promotor de Justiça MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA-03.01.2010 EMENTA DE DISCIPLINAS DISCIPLINA: Estágios Supervisionado - Créditos: 5 CH: 100 PRÉ REQUISITO: PEG 30061 e PEG 30065 Ementa: Os estágios que compõem a

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 02/2016

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 02/2016 RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 02/2016 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, pela 1ª Promotoria de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça do Foro Regional de São José dos Pinhais, no uso de suas atribuições

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

4724 DIÁRIO DA REPÚBLICA

4724 DIÁRIO DA REPÚBLICA 4724 DIÁRIO DA REPÚBLICA ARTIGO 7.º (Inscrição no OGE) São inscritas no Orçamento Geral do Estado as verbas indispensáveis para acorrer ao serviço da Dívida Pública Directa, regulada pelo presente Diploma.

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: A CONCRETIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA. 1. Natalia Gonçalves Cembranel 2.

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: A CONCRETIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA. 1. Natalia Gonçalves Cembranel 2. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: A CONCRETIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA. 1 Natalia Gonçalves Cembranel 2. 1 A pesquisa é resultado do projeto de extensão: NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: o acesso

Leia mais

O Ministério Público e seu papel na Constituição da República

O Ministério Público e seu papel na Constituição da República Escola Paulista de Direito EDP O Ministério Público e seu papel na Constituição da República Hugo Nigro Mazzilli dez. 2012 1 Este material www.mazzilli.com.br Notas breves 2 www.mazzilli.com.br Manual

Leia mais

Serviço Social nas Varas de Família e Sucessões O trabalho do Assistente Social nas VFS possui especificidade. Atua em ações diversas: guarda/mod.

Serviço Social nas Varas de Família e Sucessões O trabalho do Assistente Social nas VFS possui especificidade. Atua em ações diversas: guarda/mod. Serviço Social nas Varas de Família e Sucessões O trabalho do Assistente Social nas VFS possui especificidade. Atua em ações diversas: guarda/mod. Guarda, regulamentação visitas, interdições, investigação

Leia mais

.com.br oncursos

.com.br oncursos os.co cu rs co n.a lfa.b m r VOLUME 1 Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Gêneros Textuais... 23 3. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto... 32 4. Formação de

Leia mais