CONTEÚDOS PROVA TRIMESTRAL (PT) 1º TRIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTEÚDOS PROVA TRIMESTRAL (PT) 1º TRIMESTRE"

Transcrição

1 PROVA TRIMESTRAL MAIO º Período 11/5 5ª feira 12/5 6ª feira 15/5 2ª feira 16/5 3ª feira 17/5 4ª feira 18/5 5ª feira 19/05 6ª feira PT 2º Língua Inglesa 4º e 5º Biologia Língua Espanhola Língua Portuguesa Física Produção Textual Filosofia Literatura História Matemática Química Geografia CONTEÚDOS PROVA TRIMESTRAL (PT) 1º TRIMESTRE Filosofia : - Estabelecer relações entre o cotidiano e a Filosofia. - Averiguar que além do óbvio há a necessidade da crítica. - Interpretar as ideias como pertencentes ao período histórico/filosófico em que foram geradas. Biologia Conhecimentos e : Analisar as características dos seres vivos (Módulo 1/Capítulo 1/Páginas 13, 16, 19, 20, 21, 22 e 23). Analisar as interações no ambiente (Módulo 1/Capítulo 2/Páginas 7 até 12). Diferenciar as pirâmides ecológicas (Módulo 1/Capítulo 2/Páginas 14 e 15). Analisar e diferenciar as relações ecológicas (Módulo 1/Capítulo 2/Páginas 16 até 24). Compreender a composição química dos alimentos e sua implicação na nutrição humana (Módulo 1/Capítulo 2/Páginas 27 até 38). Diferenciar habitat e nicho ecológico (Módulo 1, Capítulo 3, páginas 6, 7 e 8).

2 Analisar os processos envolvidos com o ciclo da água, do oxigênio, do carbono, do fósforo e do nitrogênio; Avaliar como o ciclo do carbono está envolvido com o aquecimento global; Analisar as consequências do aquecimento global (Módulo 1, Capítulo 3, páginas 11 até 36). Física Capítulos 1 e 2 do Sistema Marista de Ensino Modelos Cosmogônicos e cosmológicos Informações gerais da Luz Identificar e aplicar a linguagem própria da Física, compreendendo os conceitos e as terminologias pertencentes a ela, além de suas formas de expressão que envolvem, entre outras, ilustrações, esquemas, expressões matemáticas, tabelas e gráficos. Reconhecer o papel da Física na organização da sociedade, analisando o processo evolutivo da ciência. Meios de Propagação Princípios da Óptica geométrica Reflexão da Luz e leis da Reflexão Refração da Luz e Lei de Snell Cores e absorção da luz Espelho Plano Geografia Módulo 1 Cartografia Capítulo 1: Espaço geográfico Capítulo 2: Localização e orientação Capítulo 3: Representações do espaço Módulo 2 A dinâmica das paisagens terrestre Capítulo 4: Geologia: história e dinâmica do planeta Compreender o desenvolvimento da Física como um processo e não como um resultado de algo pronto, percebendo a sua evolução ao longo do tempo. Relacionar a história do pensamento científico com a atividade humana e histórica, associando-os aos aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. Entender a função das medições num estudo científico, reconhecendo as grandezas físicas, suas unidades de medida, seus múltiplos e submúltiplos, permitindo a interpretação dos diversos fenômenos naturais. Diferenciar os diversos fenômenos luminosos, identificando fontes luminosas, objetos iluminados e imagens, permitindo a compreensão da natureza da Luz e a construção de instrumentos ópticos. Compreender e analisar a organização social, política, econômica e cultural do espaço geográfico a partir do entendimento dos dinâmicos e complexos processos de ação humana e transformações naturais em constante inter-relação. o Avaliar criticamente as diferentes formas de apropriação do espaço em suas diversas escalas, com base nas características culturais e da evolução de cada sociedade. Compreender o espaço geográfico como objeto de estudo da ciência geográfica. Conhecer importantes pensadores para a construção da Geografia. Reconhecer os movimentos da Terra e sua influência na vida das pessoas. Conhecer os fusos horários e compreender sua importância para organização,

3 comunicação e interação entre as populações de diferentes pontos do planeta. Compreender a função da cartografia, seu histórico e seu desenvolvimento tecnológico. Identificar as projeções cartográficas e suas características. Reconhecer os principais tipos de mapas. Compreender a dinâmica e a estrutura da Terra. Química Contextualização dos fatos históricos e as descobertas científicas. Diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos Propriedades da Matéria. - Propriedades gerais e específicas - Densidade Estados físicos da matéria. Mudança de Estado Físico Entalpia e Entropia Substâncias puras e misturas. Processos físicos de separação de misturas. Modelos Atômicos Estrutura Atômica Tratamento de água Capítulos: 1, 2 e 3. Módulo 1. Tabela Periódica - Capítulo 4 - Módulo 2. Compreender que a química é uma ciência com linguagem própria, de caráter experimental e caráter aplicado. Diferenciar compostos orgânicos dos inorgânicos, compreendendo as características específicas de cada um. Compreender a relação de massa e volume e a densidade dos materiais. Calcular a densidade. Relacionar os fenômenos macroscópicos, como estrutura e comportamento da matéria, com os fenômenos microscópicos, como agitação das moléculas. Estudar os poluentes orgânicos e inorgânicos, relacionando nossa responsabilidade no âmbito global até o ambiente escolar. Relacionar as mudanças de estados físicos ao ciclo da água. Descrever a relação entre variações de temperatura e mudança de estado físico da água. Interpretar uma curva de aquecimento e resfriamento. Prever, com base nos pontos de fusão e ebulição, o estado físico de uma substância em determinada temperatura. Nomear e representar as principais unidades de massa e volume. Utilizar proporcionalidade para converter unidades de massa e volume.

4 Diferenciar gráficos de substâncias puras e misturas. Interpretar tabelas de pontos de fusão e ebulição, prevendo o estado físico das substâncias a uma determinada temperatura. Entender a relação da temperatura e da pressão com as mudanças de estados físicos. Estudar a separação das misturas, aplicando no tratamento de água e sua contaminação e escassez. Reconhecer a presença de processos de separação de misturas no cotidiano. Compreender a ideia de macro e micro, relacionando com o átomo, moléculas e substâncias. História Conhecimentos Módulo 1: Capítulo1 = O que é História Capítulo 2 = Assim nasceu a humanidade Capítulo 3 = O mundo clássico: o berço do Ocidente Língua Inglesa Past Simple / Continuous Possessive adjectives pronouns Present Continuous ING e ED adjevtives Cognatos Simple Present Advérbios de frequência Modal can para expressar habilidades Imperativo Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço9 geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. -- Comunicar-se em tempos verbais simples, progressivo, perfeitos e modais. -- Utilizar expressões referentes às rotinas, descrições e relatos. -- Gêneros para produção escrita: cartão postal, resumo, , scraps e postagens. -- Variação linguística: discurso oral direto e indireto versus discurso escrito. -- Tempos verbais simples, progressivos, perfeitos, da passiva, condicionais e modais.

5 Língua Portuguesa Conhecimentos: Variação linguística, Funções da Linguagem, Figuras de Linguagem e Interpretação de textos. : Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. Identificar linguagem conotativa e denotativa. Reconhecer em textos diversos as Figuras de Linguagem. Língua Espanhola Conhecimentos * Gramática: los artículos definidos e indefinidos (libro - palabras compartidas páginas 33 y 34) * Todos los materiales postados en Moodle, Secuencia Didáctica y Seminario Literario * El libro de los abrazos de Eduardo Galeano Competências e * C1 - Aplicar as tecnologias da Comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. * H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. * C2 - Conhecer e usar lingua(s) estrangeira(s) modernas como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. * H5 - Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. * C5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. * H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. * H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

6 * H17 - Reconhecer a presença de valores sociais humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio nacional. Literatura Módulo 1 - capítulo 1, 2 e 3 Literatura, expressões artísticas, linguagens literárias, denotação e conotação, figuras de linguagem. Livro "O pequeno Príncipe" Reconhecer a importância da literatura na formação do ser humano; Diferenciar obra literária de uma obra não literária; Reconhecer as diferentes linguagens literárias como expressão da cultura de um povo; Reconhecer as figuras de linguagem nas obras literárias; Ler e interpretar com autonomia a obra "O Pequeno Príncipe". Matemática - Potenciação, Radiciação (material: Aulas de sondagem) -Conjuntos, intervalos, funções, domínio, imagem, contradomínio, sinais de funções, função composta e função inversa (Material: Livro Sistema Marista, Mód.1 - Cap. 2) - Funções Polinomiais de 1º e 2º graus (Livro: Mód. 1 Cap. 3) - Operar com conjuntos e intervalos reais. - Resolver problemas que envolvam determinação de domínio, conjunto imagem, intervalos de crescimento e decrescimento, extremos, raízes e sinais de uma função, dada por seu gráfico cartesiano ou por sua fórmula matemática. - Resolver problemas que envolvam os conceitos de composta e inversa de funções reais. - Obter a fórmula matemática de funções polinomiais de 1º e 2º graus, com base em situações concretas ou em seu gráfico cartesiano. - Resolver problemas que envolvam a construção e a interpretação de gráficos cartesianos de funções polinomiais de 1º e 2º graus. - Resolver problemas que envolvam determinação do máximo ou mínimo de uma função quadrática.

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre JULHO 2019 IATI 2º Trimestre 1ºano período 2/7 3ª feira 3/7 4ª feira 4/7 5ª feira 5/7 6ª feira IATI 4º e 5º Ciências Humanas Matemática Ciências da Natureza Linguagens CONTEÚDOS IATI 2º Trimestre Biologia:

Leia mais

PT - 1º Trimestre/ º ANO EM

PT - 1º Trimestre/ º ANO EM PT - 1º Trimestre/ 2018 1º ANO EM 1º ano Período 10/05 (5ªf) 11/05 (6ªf) 14/05 (2ªf) 15/05 (3ªf) 16/05 (4ªf) 17/05 (5ªf) 18/05 (6ªf) PT 2º e 3º PT LE SOC LIT LI FILO 4º e 5º LP GEO QUI BIO HIS FIS MAT

Leia mais

Teste 1-3º Trimestre/2017 1º ANO EM

Teste 1-3º Trimestre/2017 1º ANO EM Teste 1-3º Trimestre/2017 1º ANO EM 1º ano Período 18/9 (2ªf) 19/9 (3ªf) 21/9 (5ªf) 22/9 (6ªf) 25/9 (2ªf) 26/9 (3ªf) Teste 1 2º e 3º PT FÍS LI LE HIS 4º e 5º LP MAT GEO LIT QUI BIO Dialogar e expressar

Leia mais

TESTE 1 2º TRIMESTRE

TESTE 1 2º TRIMESTRE TESTE 1 2º TRIMESTRE JUNHO 2017 1º ano Período 22/6 5ª feira 23/6 6ª feira 26/6 2ª feira 27/6 3ª feira 28/06 4ª feira 29/6 5ª feira 30/6 6ª feira 2º e 3º Espanhola Literatura Inglesa Produção Textual T1

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 834732215 Linguagens, códigos e suas tecnologias Questões 91 a 135 OPÇão língua inglesa (questões 91 a 95) 91 E 92 C 93 E 94 A 95 B estrangeiras modernas

Leia mais

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

PT - 2º Trimestre/ º ANO EM

PT - 2º Trimestre/ º ANO EM PT - 2º Trimestre/ 2017 1º ANO EM 1º ano período 17/8 (5ªf) 18/8 (6ªf) 19/8 (sábado) 21/8 (2ªf) 22/8 (3ªf) 23/8 (4ªf) 24/8 (5ªf) 25/8(6ªf) PT 2º e 3º LI LE FÍS MAT FILO LIT 4º e 5º BIO GEO LP HIS PT QUI

Leia mais

PT - 1º Trimestre/ º ANO

PT - 1º Trimestre/ º ANO PT - 1º Trimestre/ 2018 9º ANO 9º ano Período 10/05 (5ªf) 11/05 (6ªf) 14/05 (2ªf) 15/05 (3ªf) 16/05 (4ªf) 17/05 (5ªf) 18/05 (6ªf) PT 2º 4º e 5º LI FILO GEO HIS Ciências LP MAT Present Simple Present Continuous

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO ARTE PROFESSORA KARINA Capítulo 1 - Arte na Pré-História Capítulo 2 - A arte no Egito Capítulo

Leia mais

PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II I UNIDADE

PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II I UNIDADE COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA L.N.T. ARTES Texto: Vocabulário;

Leia mais

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre JULHO 2019 IATI 2º Trimestre 3ºano período 2/7 3ª feira 3/7 4ª feira 4/7 5ª feira 5/7 6ª feira IATI 4º e 5º Ciências Humanas Matemática Ciências da Natureza Linguagens CONTEÚDOS IATI 2º Trimestre Biologia:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II II UNIDADE

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II II UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 II UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO ARTES EDUCAÇÃO FÍSICA Texto:

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) OBJETO DO CONHECIMENTO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) OBJETO DO CONHECIMENTO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) ÁREA DE CONHECIMENTO LCT DISCIPLINAS L. PORTUGUESA/LITERATURA OBJETO DO CONHECIMENTO Variação

Leia mais

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II I UNIDADE

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II I UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA ARTES EDUCAÇÃO

Leia mais

2013 Ensino Médio Prova Substitutiva 1 Etapa. Disciplina Data Conteúdo. 1º ano - Filosofia. 2º ano - 3º ano - Sociologia.

2013 Ensino Médio Prova Substitutiva 1 Etapa. Disciplina Data Conteúdo. 1º ano - Filosofia. 2º ano - 3º ano - Sociologia. 2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 1 Etapa Disciplina Data Conteúdo Filosofia Sociologia Física - - - - - - - - - Slides da aula 1- Dogmatismo, Relativismo, Pensamento e Ciência. Capítulo 1 do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

EMENTA DE PROVA. Prova: P1 / 1º Trimestre. Disciplina: Língua Portuguesa. Ano / Série: 1ª Série ENEM (Ensino Médio) Conteúdos Abordados:

EMENTA DE PROVA. Prova: P1 / 1º Trimestre. Disciplina: Língua Portuguesa. Ano / Série: 1ª Série ENEM (Ensino Médio) Conteúdos Abordados: Disciplina: Língua Portuguesa Módulos 1, 2, 3, 4 e 5. Interpretação textual Linguagem verbal e não verbal A norma culta e o registro coloquial Variantes linguísticas Fonética: letras, fonemas e representação

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 III UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA Texto:

Leia mais

Identificar as características do Teatro Grego. Interpretar texto e imagem

Identificar as características do Teatro Grego. Interpretar texto e imagem DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Identificar as características do Teatro Grego Diferenciar os gêneros teatrais gregos Interpretar texto e imagem Analisar as características teatrais da tragédia "Antígona",

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

CONTEÚDO DAS RECUPERAÇÕES DO 3º BIMESTRE ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PÁGINAS DA APOSTILA

CONTEÚDO DAS RECUPERAÇÕES DO 3º BIMESTRE ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PÁGINAS DA APOSTILA CONTEÚDO DAS RECUPERAÇÕES DO 3º BIMESTRE 2018 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS CONTEÚDO RELEVANTE DO BIMESTRE CONCEITO ESSENCIAL PÁGINAS DA APOSTILA PÁGINAS DO LIVRO SELEÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO CADERNO

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes.

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes. DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar textos e músicas Identificar os elementos presentes numa composição musical. Identificar a classificação vocal e dos instrumentos musicais Diferenciar os

Leia mais

Setor de Coordenação Pedagógica TESTES I CICLO. Professora: Yolanda LeonyDisciplina: História. A origem do homem

Setor de Coordenação Pedagógica TESTES I CICLO. Professora: Yolanda LeonyDisciplina: História. A origem do homem Setor de Coordenação Pedagógica TESTES I CICLO Professora: Yolanda LeonyDisciplina: História A origem do homem 17/03 (sábado) Mesopotâmia Egito Antigo: organização econômica e política Egito Antigo: cultura

Leia mais

IATI - 3º TRIMESTRE 1º ano EM

IATI - 3º TRIMESTRE 1º ano EM IATI - 3º TRIMESTRE 1º ano EM 1º ano EM Período 22/10 2ª feira 23/10 3ª feira 24/10 4ª feira 25/10 5ª feira IATI 2º e 3º Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas Matemática Espanhol Comprensión

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I TRIMESTRE 1º ano Ensino Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I TRIMESTRE 1º ano Ensino Médio CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I TRIMESTRE 1º ano Ensino Médio COMPONENTES CURRICULARES BIOLOGIA CULTURA RELIGIOSA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPANHOL FILOSOFIA CONTEÚDOS Características Gerais dos Seres Vivos Interações

Leia mais

2015 Fundamental II Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 2ª Parcial

2015 Fundamental II Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 2ª Parcial Matemática 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 2ª Parcial Disciplina Data Conteúdo 6º A / B - Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada de números naturais.

Leia mais

PROVA TEMÁTICA A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS

PROVA TEMÁTICA A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS PROVA TEMÁTICA 2015 - A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS 9 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS OBOLSISTA

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS OBOLSISTA MATEMÁTICA E SUAS OBOLSISTA EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS M1 Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais. M2 Utilizar o

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 268, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 187, APROVADO PELA PLANO DE CURSO APROVADO PELA

Leia mais

IATI - 3º TRIMESTRE 2º ano EM

IATI - 3º TRIMESTRE 2º ano EM IATI - 3º TRIMESTRE 2º ano EM 2º ano EM Período 22/10 2ª feira 23/10 3ª feira 24/10 4ª feira 25/10 5ª feira IATI 2º e 3º Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas Matemática Conhecimentos Língua

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO FÍSICA PROFESSOR CARLOS ALÍPIO Os princípios da dinâmica Forças de atrito Trabalho Energia,

Leia mais

3ª Daniella / Marcelo

3ª Daniella / Marcelo Química 3ª Daniella / Marcelo 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Dominar a leitura, interpretação e a capacidade de produção de textos em diferentes formas de linguagem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor: Airton José Müller Série: 1ª Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor: Airton José Müller Série: 1ª Componente Curricular: Filosofia Professor: Airton José Müller Série: 1ª Componente Curricular: Filosofia Turma: 21 A Lista dos conteúdos O que é filosofia? Origem da filosofia. Finalidade da filosofia. A filosofia e a dúvida. Senso comum

Leia mais

ROTEIRO 1ª SERIE/EM PROVA GLOBAL 1º TRIMESTRE/2017

ROTEIRO 1ª SERIE/EM PROVA GLOBAL 1º TRIMESTRE/2017 ROTEIRO 1ª SERIE/EM PROVA GLOBAL 1º TRIMESTRE/2017 DATA PROFESSOR ÁREA CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS A química e a evolução na sociedade: Introdução ao estudo da Química: O Surgimento da Química

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO C FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO C FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO C FUND. II DATA DISCIPLINAS 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA 12/04 terça-feira MATEMÁTICA 13/04 quarta-feira PORTUGUÊS 14/04 quinta-feira

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO A/B FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO A/B FUND. II DISCIPLINAS. 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE/2016 6º ANO A/B FUND. II DATA DISCIPLINAS 11/04 segunda-feira INGLÊS GEOGRAFIA 12/04 terça-feira PORTUGUÊS 13/04 quarta-feira MATEMÁTICA 14/04 quinta-feira

Leia mais

SCP-CIRC-017/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 1º Ano do Ensino Médio 1º Trimestre

SCP-CIRC-017/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 1º Ano do Ensino Médio 1º Trimestre SCP-CIRC-017/2014 Assunto: Programação e conteúdos da 2ª AISC 1º Ano do Ensino 1º Trimestre Brasília, 26 de março de 2014. Prezado responsável, No período de 7 a 15/4, será aplicada a 2ª AISC (Avaliação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa (AC1 e AC3) 2016 NOME: TURNO: Caro(a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros,

Leia mais

atividades interativas (M.D.D). A comédia dos Anjos Autora: Adriana Falcão Ed.Salamandra

atividades interativas (M.D.D). A comédia dos Anjos Autora: Adriana Falcão Ed.Salamandra DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA PORTAL EDEBE 08/03 INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2017 1º ANO A DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 22/03 AV3 19/04 Unidade I- Linguagem e interação Capítulo1:

Leia mais

CONTEÚDO I UNIDADE 9º ANO

CONTEÚDO I UNIDADE 9º ANO CONTEÚDO I UNIDADE 9º ANO GEOGRAFIA Globalização, um mundo cada vez menor O papel da ONU no mundo Estados Unidos: natureza e sociedade EUA: a potência mundial Canadá: natureza, sociedade e os espaços geoeconômicos

Leia mais

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais

Leia mais

Conhecimento em ação; Conhecimento e avaliação. A percepção do artístico; Literatura: conceito e história; Texto literário e não literário;

Conhecimento em ação; Conhecimento e avaliação. A percepção do artístico; Literatura: conceito e história; Texto literário e não literário; DISCIPLINA PORTAL EDEBE INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 1º TRIMESTRE /2018 1º ANO A DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 19/03 Unid. I- Linguagem e interação Comunicação e linguagem; Língua e fala; Língua

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV2 INTEGRADA 2º TRIMESTRE DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV2 INTEGRADA 2º TRIMESTRE DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DE CONHECIMENTO CADERNO 1 14/08 Quarta- feira COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO Sujeito e classificação; Predicado e classificação; LITERATURA E GRAMÁTICA Livro de Linguagens, livro de gramática, material

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/2012 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

ROTEIRO DOS TESTES 1ªSÉRIE ENS. MÉDIO 1º TRIMESTRES 2015

ROTEIRO DOS TESTES 1ªSÉRIE ENS. MÉDIO 1º TRIMESTRES 2015 Caríssimos alunos e alunas, bom dia! ROTEIRO DOS TESTES 1ªSÉRIE ENS. MÉDIO 1º TRIMESTRES 2015 Seguem abaixo algumas orientações sobre a realização dos testes: Realizaremos os testes do 1º trimestre no

Leia mais

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO 1. CONJUNTOS 1.1. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. 1.2. Operações: união, intercessão, diferença e complementar. 1.3. Conjuntos numéricos: Naturais, Inteiros,

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Matemática e suas Tecnologias: Matemática Matemática e suas Tecnologias: Matemática Centro Educacional Sesc Cidadania Planejamento Anual 2018 Professor (a): Heloísa Andréia de Macedo Bezerra Série: 1ª Série Disciplina: Matemática I 1.1 - Observar

Leia mais

PROGRAMA DO 7º ANO/6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE

PROGRAMA DO 7º ANO/6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 7º ANO/6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 III UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA ARTES EDUCAÇÃO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / 2019 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA UNIDADE: I CAPÍTULO: 1 e 3.. FONTE

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 30 Fone: (061) 3443-7878 Disciplina: Laboratório de Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Elisângela(B3) e Camilla(B1) Série: 1º Turmas: 101, 10, 103 e

Leia mais

PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE

PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 III UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA L.N.T.

Leia mais

ANO LETIVO. Ingresso de alunos(as) 1ª a 3ª série

ANO LETIVO. Ingresso de alunos(as) 1ª a 3ª série ANO LETIVO 2019 Ingresso de alunos(as) 1ª a 3ª série PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA 2019 Reunião de pais Fazer inscrição, pelo telefone 3165 2266, para a reunião de pais e candidatos(as), de acordo com as

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROGRAMA DO 7º ANO/6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II I UNIDADE

PROGRAMA DO 7º ANO/6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II I UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 7º ANO/6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA ARTES EDUCAÇÃO

Leia mais

PT - 1º Trimestre/ º ANO

PT - 1º Trimestre/ º ANO PT - 1º Trimestre/ 2018 7º ANO 7º ano Período 10/05 (5ªf) 11/05 (6ªf) 14/05 (2ªf) 15/05 (3ªf) 16/05 (4ªf) 17/05 (5ªf) 18/05 (6ªf) PT 2º 4º e 5º FILO LP GEO HIS Ciências MAT LI Reading text; - Weather -

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE - 2019 ORIENTAÇÕES GERAIS Rotina de Estudo: revisar todos os dias os conteúdos trabalhados em sala de aula; Tarefa: realizar todas as tarefas dadas diariamente; Agenda:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV2 INTEGRADA 2º TRIMESTRE DE º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV2 INTEGRADA 2º TRIMESTRE DE º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DE CONHECIMENTO CADERNO 1 14/08 Quarta feira COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO Leitura, compreensão e interpretação de textos diversos. Regência verbal e nominal. Crase. Caderno de atividades. Gramática.

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

1ª Daniella / Marcelo

1ª Daniella / Marcelo Química 1ª Daniella / Marcelo 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade conhecimento químico, incluindo Reagentes, produtos e suas propriedades H1. Identificar uma substância, mistura,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 6º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 6º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 6º Ano do Ensino Fundamental 2 1º Trimestre 2016 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 1º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Tonin Componente Curricular: Ciências Ano /Série: 6º ano Turma: 16C e 16D Lista dos conteúdos Ecologia o Níveis de organização da vida; o Componentes do ecossistema; o Conceitos em

Leia mais

Cronograma da I Avaliação 6º ano. 16/03 Quinta-feira. Geografia Matemática

Cronograma da I Avaliação 6º ano. 16/03 Quinta-feira. Geografia Matemática 13/03 Segunda-feira Inglês Educ. Física Colégio Glória 14/03 Terça-feira Literatura Ciências Cronograma da I Avaliação 6º ano 16/03 Quinta-feira 15/03 Quarta-feira Português Redação Geografia 17/03 Sexta-feira

Leia mais

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2017

Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2017 Roteiro de Estudos 6º ano - 1ª Etapa 2017 NOME: TURNO: (M) (T) Caro (a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 1ª Etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros, cadernos

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2019 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO BIOLOGIA 1. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA 1.1 Substâncias inorgânicas:

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio CIÊNCIAS DA NATUREZA II EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio C1 Compreender que os materiais são formados por substâncias e que estas possuem propriedades que permitem

Leia mais

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI COLÉGIO DANTE ALIGHIERI Conteúdo da Avaliação de Ingresso 9º para 1ª série Ensino Fund. II e Médio- 2018 Língua Portuguesa 1. Leitura, entendimento e compreensão de textos verbais e não verbais dos mais

Leia mais

6ºB Conteúdos das Avaliações de 21 a 25 de setembro de ºbimestre

6ºB Conteúdos das Avaliações de 21 a 25 de setembro de ºbimestre 6ºA Conteúdos das Avaliações de 21 a 25 de setembro de 2015 3ºbimestre Geografia 21/09 Capítulos 6 e 7 pág. 84 a 115. Ciências 22/09 SOLO cap. 16 e revisar resumos e exercícios no caderno. Religião 22/09

Leia mais

Conteúdos para provas de recuperação 1 o Trimestre ENSINO MÉDIO 2011

Conteúdos para provas de recuperação 1 o Trimestre ENSINO MÉDIO 2011 Conteúdos para provas de recuperação 1 o Trimestre ENSINO MÉDIO 2011 Português 1 as A B C D Apostila 1: - LITERATURA Gêneros textuais - LÍNGUA PORTUGUESA Tipos de textos não-literários (notícia, reportagem,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018 Componente Português Professor: Ana Carolina, Carla Gervazio, Cristhiane Alves, Curricular: Aline Odin Segmento: Anos Finais Ano/Série: 6 Ano Apresentação da disciplina A proposta curricular da disciplina

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Química Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 9º ano

Conteúdos para Reorientação - 9º ano Conteúdos para Reorientação - 9º ano Língua Portuguesa Rosa 04/12/2017 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Regência verbal e nominal. 3. Colocação Pronominal. 4. Figuras de Linguagens: Pleonasmo.

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II Plano de Estudo 1º Trimestre 6º A PLANO DE ESTUDO DISCIPLINA AGENDAMENTO INSTRUMENTAL DATA - Linguagem, Língua e Interação. - Variação Linguística.

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte Professor (a): Rafaela da Silva Componente Curricular: Arte Ano /Série:6º Turma:16D Arte pré-histórica e as marcas do ser humano no tempo. Relação da arte antiga (Egípcia, Grega e Romana) com outros momentos

Leia mais

CONTEÚDOS E HABILIDADES MAIS COBRADOS DO ENEM

CONTEÚDOS E HABILIDADES MAIS COBRADOS DO ENEM CONTEÚDOS E HABILIDADES MAIS COBRADOS DO ENEM LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS ARTES ARTE CONTEMPORÂNEA 22 ARTES PERFORMATIVAS OU CÊNICAS 19 ARTE MODERNA 13 ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS 13 MÚSICA 9

Leia mais

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04 Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 0 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 0 COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS Nº aulas Introduzir uma visão

Leia mais

UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO

UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 9º ano Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal:

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia Turma: 21 B Lista dos conteúdos O que é filosofia? Origem da filosofia. Finalidade da filosofia. A filosofia e a dúvida. Senso comum e

Leia mais

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08 São Paulo, 24 de maio de 2019. Avaliações Acumulativas 1-2º. Trimestre - 7º. ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II II UNIDADE

PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II II UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 6º ANO/5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 II UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA L.N.T. ARTES

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Bráulio Fonseca Série: 1ª Componente Curricular: Artes Turmas: 21A Lista dos conteúdos / saberes conceituais Arte Renascentista, artistas e obras; Arte Barroca, artistas e obras; Releitura

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO. 23 de fevereiro de 2018

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO. 23 de fevereiro de 2018 Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO 23 de fevereiro de 2018 A Matemática no Ensino Médio Pretende-se que o estudante: Consolide as aprendizagens desenvolvidas no Ensino Fundamental; Amplie sua

Leia mais