MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços. Identificar a constituição de símbolos nacionais, estaduais e municipais em diferentes Compreender a construção de símbolos nacionais, estaduais e/ou municipais em diferentes tempos e espaços. Identificar manifestações culturais em diferentes Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção cultural material e imaterial de diferentes grupos sociais. Identificar diferentes manifestações sociais e culturais de grupos (comemorações cívicas, religiosas e outras). Identificar as diferentes representações sociais e culturais das comunidades primitivas e da antiguidade oriental e ocidental. Relacionar as representações sociais e culturais com a formação da identidade de diferentes povos. Identificar as diferentes representações sociais e culturais no tempo e no espaço. Reconhecer a importância das representações sociais e culturais na construção das identidades. Relacionar as representações sociais e culturais com a formação da identidade de diferentes povos e nações. Identificar os diferentes grupos étnicos presentes no processo de formação histórica da sociedade paranaense. Identificar a pluralidade étnica na formação do povo brasileiro. Identificar influências múltiplas na formação de identidades individuais e/ou sociais. Compreender a pluralidade étnica na formação do povo brasileiro. Compreender a construção das identidades a partir das relações de alteridade. Identificar as identidades plurais de indivíduos ou grupos sociais. Identificar os diferentes símbolos nacionais, estaduais e municipais. Identificar os diferentes símbolos nacionais, estaduais e municipais. Reconhecer o conjunto de recursos simbólicos e materiais para assegurar a manutenção da ordem social. Identificar as expressões artísticas e culturais dos diferentes povos que formaram a sociedade paranaense. Identificar as expressões artísticas e culturais dos diferentes povos primitivos e da antiguidade oriental e ocidental. Relacionar as expressões artísticas e culturais dos diferentes povos. Identificar as expressões artísticas e culturais dos diferentes povos e nações. Relacionar as expressões artísticas e culturais de diferentes grupos sociais.

2 Identificar diferentes tipos de patrimônio material (arqueológico, paisagístico, histórico, etc.) e/ou imaterial (práticas, expressões, conhecimentos, etc.) D6 D7 D8 D9 D10 D11 Reconhecer elementos de patrimônio como forma de expressão das sociedades em diferentes tempos e espaços. Reconhecer a diversidade cultural dos diferentes povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos na formação da sociedade paranaense. Identificar direitos e deveres na legislação brasileira. Reconhecer direitos civis, políticos e sociais em diferentes tempos e espaços. Identificar processos de constituição da cidadania em diferentes Compreender as conquistas sociais e políticas das mulheres em diferentes tempos históricos. Identificar discursos e/ou práticas que justifiquem a criação dos diferentes patrimônios. Identificar intencionalidades na seleção dos lugares e/ou objetos de memória oficialmente preservados nas cidades, estados e países. Reconhecer os valores sociais e culturais agregados aos diferentes tipos de patrimônio. Identificar as transformações do conceito de patrimônio ao longo do tempo. Identificar as diversas manifestações culturais dos diferentes povos que formaram a sociedade paranaense. Identificar as diversas manifestações culturais dos diferentes povos. Identificar as diversas manifestações culturais dos diferentes povos e nações. Identificar a função das comemorações cívicas e/ou religiosas na constituição de memórias e representações. Identificar direitos e deveres dos indivíduos-cidadãos como forma de constituição da cidadania. Identificar a legitimação dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros em diferentes documentos históricos. Identificar direitos e deveres dos indivíduos-cidadãos como forma de constituição da cidadania. Identificar a cidadania como um conjunto de direitos civis, políticos e sociais dos diferentes grupos sociais. Reconhecer, em diferentes temporalidades, os direitos civis, políticos e sociais e sua importância na construção da cidadania. Identificar variações históricas no conceito de cidadania em diferentes períodos históricos. Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania. Identificar a relação existente entre legislação e cidadania no decorrer da História. Reconhecer a relação existente entre legislação e cidadania nos diferentes tempos históricos. Compreender a relação entre ética e cidadania na constituição política das sociedades. Identificar a construção da cidadania feminina, como resultado de lutas e dos conflitos sociais Identificar as motivações e/ou implicações dos conflitos existentes nos diferentes tempos e espaços. Reconhecer o papel social da mulher em diferentes contextos e instituições.

3 D12 D13 D14 D15 D16 Compreender a noção de tempo e suas dimensões: anterioridade, posterioridade e simultaneidade. Identificar mudanças, permanências, rupturas, continuidades e descontinuidades em diferentes tempos e espaços. Identificar formas de organização do tempo nas sociedades em diferentes Identificar diferentes sociedades no tempo e no espaço. Identificar formas de trabalho em diferentes Identificar as diferentes temporalidades: anterioridade, simultaneidade, posterioridade. Identificar a relação entre tempo, espaço e sociedade Identificar a coexistência de diferentes tempos históricos em uma mesma época. Reconhecer as diferentes temporalidades: anterioridade, simultaneidade, posterioridade. Identificar os acontecimentos históricos sob os conceitos de permanências e rupturas. Identificar as permanências e transformações dos grupos sociais. Relacionar tempo histórico com a diversidade de ritmos e/ou de durações históricas. Reconhecer os acontecimentos históricos sob os conceitos de permanências e rupturas. Compreender as permanências e transformações dos grupos sociais. Identificar as diferenças entre tempo geológico, histórico, cronológico, mítico, psicológico e outros. Identificar o conceito de calendário. Identificar variações de periodização da História em diferentes contextos. Relacionar as formas de periodização histórica com fundamentos políticos e religiosos. Identificar a existência de diversos calendários em diferentes temporalidades e sociedades. Identificar registros de práticas sociais, políticas, econômicas e culturais da organização da sociedade paranaense em diferentes Identificar registros de práticas sociais, políticas, econômicas, religiosas e culturais da organização da vida social (Comunidades Primitivas, Antiguidade Oriental e Ocidental) Identificar registros de práticas sociais, políticas, econômicas e culturais da organização da vida social (Formação dos Estados Nacionais, Independência das Treze Colônias, Revolução Francesa, Brasil Colônia e Império). Identificar as formas de organização do trabalho humano no tempo e no espaço. Compreender a importância das formas de organização do trabalho humano em diversas Compreender a importância das formas de organização do trabalho humano em diferentes Identificar diferentes formas de trabalho formal e informal. Identificar critérios e/ou práticas das diferentes formas de divisão e organização do trabalho nas sociedades.

4 D17 D18 Identificar processos de transformações tecnológicas Reconhecer impactos produzidos pelas transformações tecnológicas em diferentes tempos e espaços. Identificar o trabalho humano como elemento de transformação da natureza e da sociedade. Identificar práticas e valores na apropriação dos recursos naturais ao longo do processo histórico de formação das sociedades. Relacionar o trabalho humano à transformação do espaço, do ser humano e das técnicas de produção. Reconhecer o trabalho humano como elemento de transformação da natureza e da sociedade. Reconhecer o trabalho humano em suas potencialidades de transformação do espaço, do ser humano e das técnicas de produção. Identificar as implicações do uso de tecnologias em diferentes tempos e espaços. Compreender o impacto das mudanças tecnológicas na organização das sociedades. Compreender o desenvolvimento técnico e científico e suas implicações no mundo do trabalho. Identificar as implicações do uso de tecnologias em situações de conflito. D19 D20 D21 D22 Reconhecer processos econômicos em diferentes contextos históricos. Compreender a organização do mundo do trabalho em diferentes tempos e espaços. Identificar correntes de pensamento que influenciaram os processos revolucionários em diferentes temporalidades Identificar formas de organização política em diferentes tempos e espaços. Identificar os diferentes processos de produção no tempo e no espaço. Relacionar os diferentes processos de produção às formas de organização do trabalho em diferentes Identificar as formas de organização do trabalho humano Relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos movimentos sociais por eles desenvolvidos. Identificar os movimentos sindicais e suas implicações na organização do trabalho. Identificar as principais ideias filosóficas, econômicas, políticas e científicas e suas implicações revolucionárias. Relacionar a influência do pensamento revolucionário europeu dos séculos VII e VIII para a construção das instituições políticas da atualidade. Identificar os conceitos de poder, autoridade e governo nos diferentes tempos e espaços. Identificar as relações de força e poder dos diferentes grupos e segmentos políticos, sociais e culturais. Identificar os conceitos de poder, autoridade e governo Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações. Identificar as diferentes formas, regimes e sistemas de governo. Reconhecer semelhanças e/ou diferenças entre formas e sistemas de governo em diferentes sociedades. Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro..

5 D23 D24 D25 D26 Compreender processos políticos de conquista e emancipação Identificar formas de resistência de povos escravizados em diferentes tempos e espaços. Identificar diferentes movimentos sociais para a garantia dos direitos humanos na sociedade brasileira. Identificar a produção do conhecimento histórico a partir de diferentes fontes históricas. Identificar os conflitos políticos, sociais, culturais, religiosos, ideológicos, étnicos e raciais no tempo e no espaço. Identificar as disputas políticas pelo controle de populações e territórios, em diferentes Identificar relações entre guerras e conflitos sociais e as disputas políticas pelo controle de populações e territórios, em diversas Relacionar os diferentes conflitos como mecanismo de legitimação de poder. Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações (Independência das Treze Colônias, Revolução Francesa, Guerra do Paraguai). Identificar as estratégias de resistência territorial e/ou cultural de grupos sociais e culturais diversos. Identificar, nas manifestações culturais, expressões da resistência da população negra no Brasil. Identificar as expressões da resistência dos povos escravizados na antiguidade. Identificar diversos tipos de movimentos sociais (urbanos, rurais, de minorias). Relacionar a participação dos cidadãos, nos movimentos sociais, à luta pela conquista dos direitos humanos. Compreender os processos de formação e transformação das instituições político- sociais como resultado das lutas coletivas. Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na produção historiográfica. Identificar os fatos e feitos históricos como produtos e ações individuais e coletivas. Reconhecer o ofício do historiador como produtor do conhecimento histórico. Identificar os elementos e/ou etapas que constituem o trabalho do historiador. Identificar a origem e contexto de produção das fontes históricas. Identificar fontes históricas primárias e secundárias, escritas e não escritas, produzidas em diferentes contextos e origens. Identificar informações em diferentes fontes históricas. Relacionar informações em diferentes fontes históricas. Comparar a produção do conhecimento histórico a partir de diferentes fontes e discursos. Reconhecer as diferentes interpretações das fontes históricas pelo historiador na produção do conhecimento.

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO 1 D1(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio de representações artísticas e pela análise de textos e imagens. D2 (H) Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes

Leia mais

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 Identificar diferentes tipos de modos de trabalho através de imagens. X H02 Identificar diferentes fontes históricas. X H03 Identificar as contribuições de diferentes grupos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO Compreender a finalidade do estudo científico da História. Compreender a inter-relação entre presente e passado, particular e geral. Compreender

Leia mais

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Décius. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade. BRASIL COLÔNIA: o lugar do negro, do índio e da mulher. Cotidiano e resistência.

Décius. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade. BRASIL COLÔNIA: o lugar do negro, do índio e da mulher. Cotidiano e resistência. HUMANAS - História Décius 3ª 1ª Série - E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para a elaboração de propostas que

Leia mais

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Paulo Henrique Saraiva Câmara SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1 As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA COMPETÊNCIA 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS H1. Identificar características e manifestações de diferentes

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA CAPÍTULO 1 A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA O que é história? BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA Marc Bloch, historiador

Leia mais

ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual

ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 201/201 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Cap. 1 Introdução ao Estudo da História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 1- Introdução ao estudo da História Prof. Dawison Sampaio

Cap. 1 Introdução ao Estudo da História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 1- Introdução ao estudo da História Prof. Dawison Sampaio Cap. 1- Introdução ao estudo da História 1 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA

CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Estabelecer relações de continuidade,

Leia mais

História e Geografia na BNCC 2ª versão

História e Geografia na BNCC 2ª versão História e Geografia na BNCC 2ª versão Prof. Danilo Wenseslau Ferrari E-mail: danilowferrari@yahoo.com.br Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto-SP Ciências Humanas no Ensino Fundamental

Leia mais

Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah!

Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah! Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah! Brasil Pré-cabralino (sociedades indígenas antes de 1500) A conquista da América Portuguesa Fase Pré Colonial (1500-1532) Povos africanos no Brasil Administração

Leia mais

História. As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

História. As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) História COMPONENTE ANO/FAIXA UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES História 1º Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REDATORES DE CURRÍCULO PARANÁ ENSINO RELIGIOSO Prof.ª Brígida K. Liechocki ASSINTEC Prof.

Leia mais

PLANO DE CURSO ANO 2012

PLANO DE CURSO ANO 2012 I- IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO ANO 2012 ESCOLA ESTADUAL CONTEÚDO: TURMA: 8º ano N DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): II- OBJETIVOS GERAIS * Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. O Presidente do Conselho Nacional

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LIC. EM HISTÓRIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 116 Optativos: 40. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:34:24 Curso : LIC. EM HISTÓRIA

Leia mais

Análise e seleção de textos didáticos. Aula 4 19/setembro/2016

Análise e seleção de textos didáticos. Aula 4 19/setembro/2016 Análise e seleção de textos didáticos Aula 4 19/setembro/2016 Comunicação escrita Ferramenta básica de mediação é o livro didático O livro didático tem papel na determinação dos conteúdos e também na metodologia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia Série: 3ª C.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. DR. JOAQUIM TAVARES DA CONCEIÇÃO

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. DR. JOAQUIM TAVARES DA CONCEIÇÃO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. DR. JOAQUIM TAVARES DA CONCEIÇÃO EMENTA História, fontes históricas e o trabalho do historiador; História e cultura; Patrimônio cultural;

Leia mais

ANO LETIVO 2016 / DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO: 5.º F

ANO LETIVO 2016 / DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO: 5.º F ANO LETIVO 2016 / 2017 DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO: 5.º F 1. Previsão dos tempos letivos disponíveis 1.º Período 16/09 a 16/12 2.º Período 03/01 a 04/04 3.º Período 19/04 a 16/06 Desenvolvimento

Leia mais

, DÉCIUS. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade IDADE MÉDIA - FORMAÇÃO E CRISE

, DÉCIUS. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade IDADE MÉDIA - FORMAÇÃO E CRISE , HUMANAS DÉCIUS 2ª 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para elaboração de propostas que possam intervir

Leia mais

Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus 1/26

Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus 1/26 Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus 1/26 Museu da Imigração Análise do Programa Educativo 2/38 Princípios norteadores da Política Educacional 3/38 Missão Promover o conhecimento e a reflexão

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

SIMARE 2014 SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE CURITIBA

SIMARE 2014 SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE CURITIBA ISSN 2359-5434 SIMARE 2014 SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE CURITIBA REVISTA PEDAGÓGICA História 6º ano do Ensino Fundamental PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Gustavo Fruet SECRETARIA

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2016 / 2017 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO DISCIPLINA: Docente Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Técnico de Turismo Área de Integração Ludgero Filipe

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS HISTÓRIA 3º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS HISTÓRIA 3º BIMESTRE 1 GERAIS DE APRENDIZAGEM Sujeitos históricos: no tempo, no espaço, nos fatos e nas fontes históricas. Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO T AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL (2º ciclo) Ano letivo: 2018/19 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM CONHECIMENTOS/COMPETÊNCIAS/CAPACIDADES

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR SOLANO ABREU ABRANTES. PERÍODO LECTIVO 1. Tratamento de informação / Utilização de Fontes. AULAS PREVISTAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DR SOLANO ABREU ABRANTES. PERÍODO LECTIVO 1. Tratamento de informação / Utilização de Fontes. AULAS PREVISTAS ESCOLA SECUNDÁRIA DR SOLANO ABREU ABRANTES 3º CICLO DISCIPLINA HISTÓRIA TURMAS A/B/C ANO: 7º ANO 2010/2011 COMPETÊNCIAS 1. Tratamento de informação / Utilização de Fontes. A. Das Sociedades Recolectoras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 015, DE 25 DE JUNHO DE 2014 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Dados da Componente Curricular

Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Dados da Componente Curricular CURSO: TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL SÉRIE: 1º ANO CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE RESPONSÁVEL: ANDRE FONSECA EMENTA Estudo de experiências histo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de integração com estudos lexicais e gramaticais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO Ano Letivo: 2017/2018 Ciclo de Formação: 2016/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina 2º ANO CIDADANIA

Leia mais

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito.

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito. COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR (A): Celso Luís Welter DISCIPLINA: Sociologia SÉRIE: Primeiro EM TIPO DE ATIVIDADE: Trabalho de recuperação VALOR: 6 pontos NOTA: NOME: DATA: Questão 1 Mostre

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 0069/2010 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 10/08/2010. João Carlos Zanin, Secretário Aprovar Projeto Pedagógico

Leia mais

ENTENDENDO A BNCC. Vamos entender melhor cada uma delas!

ENTENDENDO A BNCC. Vamos entender melhor cada uma delas! ENTENDENDO A BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil foi aprovada no final de 2017. Os estados e municípios tem até o fim de 2019 para realizar a implementação

Leia mais

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências FUNDAMENTAL 1 o ANO Conteúdos e Competências SUMÁRIO... 3 7 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO... 11 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA... 17 ENSINO RELIGIOSO... 19 COLEÇÃO IMAGINAÇÃO E ARTE... * Sujeito a alteração até

Leia mais

Biologia Física Geografia

Biologia Física Geografia Biologia Origem e Evolução da Vida: O que é vida? Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva; A organização celular da vida e as funções vitais básicas Verificação dos princípios que regem a vida:

Leia mais

3ª Priscila Marra. 1ª Série E.M.

3ª Priscila Marra. 1ª Série E.M. Artes 3ª Priscila Marra 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 Compreender que a arte é uma linguagem que propicia o desenvolvimento da expressão, do senso crítico, estético,

Leia mais

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Disciplina: História Período:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD ANO 2 0 1 0 DISCIPLINA: HISTÓRIA ENSINO: FUNDAMENTAL II ( ) MÉDIO ( X) PROFESSOR(A): Rosemari Maia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Planificação Anual da Disciplina de Área de Integração 11 º ano Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: sem manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGU POTENCIAL CONFLITO DA MINERAÇÃO COM ÁREAS ESPECIAIS/ RESTRITAS CRISTINA CAMPOS ESTEVES Julho/2009 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO Salvador, 7 a 9 de junho de

Leia mais

Proposta Curricular de Duque de Caxias

Proposta Curricular de Duque de Caxias ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA,

Leia mais

são paulo HISTÓRIA 0124P18043 POR DENTRO DA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO

são paulo HISTÓRIA 0124P18043 POR DENTRO DA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO POR DENTRO DA HISTÓRIA currículo do estado de são paulo PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO 0124P18043 MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista

Declaração de Princípios - Declaração de Princípios - Partido Socialista 1. Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Leia mais

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos.

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos. CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de textos Produção textual Pontuação e entonação Morfologia: substantivo (próprio,

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1. As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período. Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenador: Armando Castro Planificação Trimestral de História A 2º Período 11º Ano Professor:

Leia mais

Código 0240P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0240P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Integrada de História e Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0240P19366 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 81/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó)

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) Constituição Federal de 1988 Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação

Leia mais

Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da bahia

Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da bahia Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da bahia POR DENTRO DA HISTÓRIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

Representações sociais de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos da disciplina de História no ensino fundamental brasileiro

Representações sociais de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos da disciplina de História no ensino fundamental brasileiro Representações sociais de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos da disciplina de História no ensino fundamental brasileiro João José Saraiva da Fonseca Objetivo Analisar as representações sociais

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II (CÓD. ENUN60010) PERÍODO: 2 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II (CÓD. ENUN60010) PERÍODO: 2 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II (CÓD. ENUN60010) PERÍODO: 2 º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 20 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: História (cód. 545) HIS11639 Seminário Temático em História II-História da Arte História 10 Semestral 260 HIS11634 Seminário Temático

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Ciências Humanas (História) Juarez Silva 2ª 8º Ano E.F. COMPETÊNCIA 1 Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para a elaboração de propostas

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II CÓD. ENUN60010 2º PERÍODO TOTAL DE ENCONTROS: 20 SEMANAS SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS 1 UNIDADE I UMA ANÁLISE DA

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (2º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60 h/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

rio de janeiro HISTÓRIA 0124P18043 POR DENTRO DA CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

rio de janeiro HISTÓRIA 0124P18043 POR DENTRO DA CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do POR DENTRO DA HISTÓRIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS rio de janeiro MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

PMBA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/34

PMBA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/34 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/34 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 43 Emprego de tempos e modos verbais... 33 Vozes

Leia mais