1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO"

Transcrição

1 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO HISTÓRIA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Identidade da criança: crianças de hoje quem é, o que faz, o seu cotidiano. -Pessoas com as quais 2. Reconhecer seus direitos e deveres, percebendo que estão presentes nas convenções sociais - familiares, escolares e comunitárias - e em documentos oficiais. convive:familiares, grupos de convívio. amigos; - Direito à cidadania: - direito das crianças, hoje, a: saúde, alimentação, moradia, educação, lazer, assim como a participação em atividades nos diferentes grupos sociais, como a família, a escola e a comunidade. - Descreve como vive a criança de hoje, quem é e o que faz no seu cotidiano? - Reconhece a si e ao outro nas relações familiares, na vizinhança e na escola? - Reconhece noções temporais de semelhanças e diferenças, mudanças e permanências? - Identifica os seus direitos em convenções sociais, nos grupos familiares, de vizinhança e escolares? - Reconhece os símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como, bandeira, hino, brasão, entre outros? - Apresenta atitudes de respeito aos símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como a bandeira, hino, brasão, entre outros? 3. Reconhecer seus direitos e deveres, percebendo que estão presentes nas convenções sociais - familiares, escolares e comunitárias - e em documentos oficiais. -Dever das crianças hoje: estudar. - Identifica os seus direitos e deveres nas atividades escolares?

2 7. Identificar os meios de transporte e da comunicação, os instrumentos cotidianos, bem como as suas transformações e permanências em diferentes tempos e espaços. - Crianças de outros tempos: infância das pessoas com os quais convive. - Respeito à diversidade cultural, étnica, religiosa, de gênero, etária (criança, idoso); pessoas com necessidades especiais. Meios de transporte. Meios de comunicação Instrumentos cotidianos - Assinala que existiam direitos para as crianças nas relações familiares em outros tempos? - Reconhece a existência de diferenças individuais relacionadas à diversidade cultural, religiosa, étnica e de gênero? - Descreve os meios de transporte presentes no cotidiano de crianças de outros tempos e espaços? - Classifica os meios de transporte atuais como: bicicleta, carro, trem, navio, avião, helicóptero, ônibus espacial e animais usados para transporte entre outros? - Distingue meios de comunicação presentes no cotidiano de crianças de outros tempos e espaços? - Identifica os meios de comunicação hoje: carta, jornal, fax, telefone, televisão, rádio, internet, entre outros?

3 2º ANO HISTÓRIA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Identidade da criança: crianças de hoje - quem é, o que faz, o seu cotidiano. -Pessoas com as quais convive: familiares, amigos; grupos de convívio. 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. 2. Identificar as diferentes estruturas familiares existentes na sociedade hoje, percebendo a participação dos integrantes da família nos vários grupos sociais dos quais faz parte. - As relações de parentesco: mudanças nos diferentes tempos e espaços. - As diferentes estruturas familiares hoje, tais como: pai, mãe e filho; pai, mãe e filhos, pai e filho; pai e filhos; mãe e filho; mãe e filhos; avós e neto, avós e netos; tios e sobrinho, entre outros... - Cotidiano das famílias hoje. - Cotidiano das famílias de outros tempos e espaços: famílias indígenas, outras famílias. - Descreve a si e ao outro nas relações familiares, na vizinhança e na escola? - Representa as relações de tempo: anterioridade, posterioridade, presentes em diferentes contextos? - Identifica familiares, amigos e vizinhos, percebendo as diferenças individuais? - Estabelece relações de anterioridade e posterioridade nas relações familiares? - Estabelece relações de anterioridade e posterioridade nas relações de vizinhança? - Descreve a infância das pessoas com as quais convive, o cotidiano de familiares, amigos e vizinhos? - Identifica as diferentes estruturasfamiliares da sociedade hoje? - Relata como vivem as famílias na sociedade hoje? - Descreve como vivem e/ou viviam as famílias indígenas, eurodescendentes, asiáticas e de outras etnias?

4 6. Reconhecer, nas vivências familiares, escolares e comunitárias, a influência da mídia no modo de viver das pessoas. - Meios multimídia presentes no cotidiano das crianças hoje. -Meios multimídia presentes no cotidiano das pessoas em outros tempos e espaços. - Influência da mídia no modo de viver das pessoas hoje. - Reconhece os meios multimídia presentes no seu cotidiano? - Identifica a influência da mídia no modo de viver das pessoas hoje e em outros tempos? 7. Identificar os meios de - Meios de transporte. transporte e da comunicação, - Meios de comunicação. os instrumentos cotidianos, - Instrumentos cotidianos. bem como as suas transformações e permanências em diferentes tempos e espaços. - Identifica os meios de transporte, presentes nas vivências familiares, escolares e comunitárias na atualidade? - Reconhece nos meios de transportes, as transformações e permanências que ocorrem, nos diferentes tempos e espaços? - Registra meios de comunicação presentes nas vivências familiares, escolares e comunitárias na atualidade? - Compreende que existem transformações e permanências em diferentes tempos e espaços nos meios de comunicação? - Descreve os instrumentos utilizados no cotidiano, como objetos de uso doméstico e as transformações e permanências destes, nos diferentes tempos e espaços? - Reconhece as noções temporais de semelhanças e diferenças; mudanças e permanências e simultaneidade em situações do cotidiano?

5 3º ANO HISTÓRIA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. Reconhecer a si e ao outro dentidade da criança: - Reconhece a si e ao outro nas relações familiares, na vizinhança e na escola, nas relações que se crianças de hoje quem é, o percebendo as diferenças individuais? estabelecem nos diferentes que faz, o seu cotidiano. - Estabelece relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade nas grupos sociais com os quais -Pessoas com as quaisrelações familiares? convive, percebendo asconvive: familiares, amigos; - Estabelece relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade nas diferenças individuais. grupos de convívio. relações de vizinhança? -Cotidiano de crianças em- Representa o cotidiano de crianças em outros tempos e lugares? outros tempos e lugares - Reconhece as relações de tempo: anterioridade, posterioridade, simultaneidade, semelhanças e diferenças presentes em diferentes contextos? 2. Identificar as diferentes -As relações de parentesco: estruturas familiares mudanças nos diferentes existentes na sociedade hoje, tempos e espaços. percebendo a participação -As diferentes estruturas dos integrantes da família nos familiares hoje, tais como: pai, vários grupos sociais dos mãe e filho; pai, mãe e filhos, quais faz parte. pai e filho; pai e filhos; mãe e filho; mãe e filhos; avós e neto, avós e netos; tios e sobrinho, entre outros... -Cotidiano das famílias hoje. -Cotidiano das famílias de outros tempos e espaços: famílias indígenas, outras famílias. - Identifica as diferentes estruturas familiares da sociedade hoje? - Identifica como vivem as famílias na sociedade hoje e como participam seus integrantes nos diferentes grupos sociais dos quais fazem parte? - Representa como vivem e/ou viviam as famílias indígenas, eurodescendentes, afrodescendentes, asiáticos e famílias de outras etnias? - Compreende como participam os integrantes da família nos diferentes grupos sociais: família, escola, comunidade? - Exemplifica as permanências e mudanças nas relações de parentesco (pais e filhos, irmãos, avós e netos, entre outros) das famílias brasileiras em diferentes tempos e espaços?

6 3. Reconhecer seus direitos e deveres percebendo que estão presentes nas convenções sociais - familiares escolares e comunitárias - e em documentos oficiais. Direito à cidadania: - direito das crianças, hoje, a: saúde, alimentação, moradia, educação, lazer, assim como a participação em atividades nos diferentes grupos sociais, como a família, a escola e a comunidade. -dever das crianças hoje: estudar - crianças de outros tempos: Infância das pessoas com os quais convive. - respeito à diversidade cultural, étnica, religiosa, de gênero, etária (criança, idoso); pessoas com necessidades especiais. - Identifica os direitos das crianças, tais como: saúde, alimentação, moradia, educação, lazer? - Registra os direitos e deveres presentes nas convenções sociais escolares e comunitárias e em documentos oficiais? - Expressa que estudar é direito e um dever das crianças na sociedade brasileira? - Compreende que crianças de outros tempos também tinham direitos e deveres? - Reconhece que existe diversidade: cultural, étnica, religiosa, de gênero, etária (criança, idoso)? - Representa os símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como, bandeira, hino, brasão, entre outros? - Adota atitudes de respeito frente aos símbolos nacionais, estaduais e municipais? 4. Reconhecer o ser humano como parte integrante da natureza, numa relação de interdependência,compreende ndo a importância das questões socioambientais para a sociedade atual. - Questões socioambientais: o ambiente em que vive. - Conhecimento e preservação do patrimônio natural e cultural. - Relata sobre a importância da preservação do patrimônio natural e cultural? - Reconhece a relação entre o ser humano e a natureza por meio das questões socioambientais?

7 5. Reconhecer as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e nos diferentes espaços, relacionando, relacionando-as com o contexto local. 6. Reconhecer, nas vivências familiares, escolares e comunitárias, a influência da mídia no modo de viver das pessoas. - As manifestações culturais hoje: na comunidade e na cidade de Curitiba. - Os diversos grupos étnicos e as manifestações artísticas na comunidade e na cidade de Curitiba. - Os diversos grupos étnicos e suas manifestações artísticas. - Meios multimídia presentes no cotidiano das crianças hoje. - Meios multimídia presentes no cotidiano das pessoas em outros tempos e espaços. - Influência da mídia no modo de viver das pessoas hoje. - Reconhece a origem de Curitiba, a fundação da cidade, a elevação à categoria de vila, os primeiros habitantes? - Expressa a presença de grupos étnicos e diferentes manifestações culturais na comunidade e na cidade de Curitiba? -Identifica grupos étnicos e as suas manifestações culturais, em outros tempos e espaços em Curitiba? - Reconhece elementos culturais africanos e indígenas na formação da sociedade nacional? - Classifica meios multimídia como: fotografias, jornais, outdoor propagandas (televisão ou rádio), músicas, meios eletrônicos ou não, presentes no seu cotidiano escolar? - Reconhece a influência da mídia no modo de viver das pessoas hoje e em outros tempos? 7. Identificar os meios de transporte e de comunicação, os instrumentos cotidianos, bem como as suas transformações e permanências em diferentes tempos e espaços. - Meios de transporte. - Instrumentos cotidianos - Meios de comunicação. - Instrumentos cotidianos. - Identifica os meios de transporte, presentes nas vivências familiares, escolares e comunitárias na atualidade? - Reconhece, nos meios de transportes, as transformações e permanências que ocorrem, nos diferentes tempos e espaços? - Identifica os meios de comunicação presentes nas vivências familiares, escolares e comunitárias na atualidade? - Registra quais são os instrumentos usados no cotidiano, como objetos de uso doméstico e as transformações e permanências destes, nos diferentes tempos e espaços?

8 4º ANO HISTÓRIA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Regiões habitadas pelos povos indígenas; caminhos indígenas. 1. Reconhecer como ocorreu a construção do espaço paranaense no contexto brasileiro - Primeiros núcleos de povoamento: -dos espanhóis, como Ontiv eros, Ciudad Del Guayrá; -dos portugueses, como: Paranaguá, Curitiba. - Localiza as regiões e os caminhos habitados pelos povos indígenas no espaço paranaense? - Identifica os núcleos de povoamento espanhóis e portugueses no espaço paranaense? - Núcleos de povoamento imigratório. - Povoamentos de migrações internas. - Reconhece que os núcleos de povoamento de diferentes etnias imigratórias constituíram o espaço paranaense? (Alemães, franceses, ingleses, italianos, suíços, árabes, poloneses, ucranianos, holandeses, japoneses, entre outros.) - Reconhece que os núcleos de povoamento de migrações internas constituíram o espaço paranaense? (Catarinenses, rio-grandenses, paulistas, mineiros, cearenses, entre outros.) - Utiliza na construção e na ocupação do espaço paranaense os conceitos de anterioridade, posterioridade e simultaneidade, mudanças e permanências?

9 2. Compreender a construção da identidade cultural paranaense no contexto brasileiro, percebendo as diversidades culturais, étnicas e religiosas desse processo. resultantes -Cotidiano: - dos primeiros habitantes as diferentes nações indígenas; - dos europeus; - dos povos trazidos do continente africano; - dos imigrantes; - dos migrantes. - Registra a diversidade cultural, étnica, religiosa e de gênero na construção do espaço paranaense? - Estabelece relações sobre a diversidade cultural dos diferentes povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos? - Compreende a construção da identidade cultural paranaense no contexto brasileiro, percebendo as diversidades culturais, étnicas, religiosas e de gênero resultantes desse processo? - Registra a presença e a contribuição dos africanos e afrodescendentes no espaço paranaense? - Diversidades culturais, étnicas, religiosas. - Reconhece a presença e a contribuição dos indígenas no espaço paranaense? 3. Compreender que o conceito de cidadania se constrói historicamente, percebendo as mudanças e permanências que ocorrem em diferentes contextos históricos nacionais. - Direitos e deveres constitucionais de homens e mulheres crianças, jovens e idosos, na sociedade atual. - Distância entre os direitos e deveres constitucionais e as vivências cotidianas: problemas com saúde, educação, desemprego, preconceitos étnicos e religiosos. - Relata direitos e deveres constitucionais de homens e mulheres na sociedade brasileira do século XXI? - Relata direitos e deveres constitucionais de crianças e jovens na sociedade brasileira do século XXI? - Expressa os direitos e deveres constitucionais de idosos na sociedade brasileira do século XXI? - Reconhece a presença ou a ausência dos direitos e deveres constitucionais, tais como: saúde, educação e trabalho nas vivências de crianças, jovens, adultos e idosos? - Narra a necessidade dos cidadãos lutarem pelos direitos e deveres constitucionais e combater preconceitos étnicos, de gênero e religiosos na sociedade atual? - Descreve as diferenças individuais relacionadas à diversidade cultural, religiosa, étnica e de gênero?

10 Patrimônio histórico cultural: valorização e preservação. - Reconhece a importância da preservação do patrimônio natural e cultural? - Registra os símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como, bandeira, hino, brasão, entre outros? - Apresenta atitudes de respeito aos símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como, bandeira, hino, brasão, entre outros em cerimônias oficiais e escolares? 7. Reconhecer o processo das transformações tecnológicas que ocorrem nos meios de transporte e de comunicação e nos instrumentos cotidianos, identificando os impactos por elas produzidos na sociedade brasileira, em diferentes tempos e espaços. - Transformações tecnológicas ontem e hoje: - meios de transporte - meios de comunicação - instrumentos cotidianos. - Impactos produzidos pelas transformações tecnológicas na sociedade brasileira, em diferentes tempos e espaços. - Descreve as transformações tecnológicas em relação aos meios de transportes nos diferentes tempos e espaços? - Reconhece as transformações tecnológicas em relação aos instrumentos usados no cotidiano nos diferentes tempos e espaços? - Identifica os impactos produzidos pelas transformações tecnológicas na sociedade brasileira, em diferentes tempos e espaços?

11 5º ANO HISTÓRIA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3. Compreender que o - Direitos e deveres - Relata a presença ou a ausência dos direitos e deveres constitucionais, tais conceito de cidadania se constitucionais de homens e como: saúde, educação e trabalho nas vivências de crianças, jovens, adultos e constrói historicamente, mulheres crianças, jovens e idosos? percebendo as mudanças e idosos, na sociedade atual: permanências que ocorrem - Distância entre os direitos e - Expressa a necessidade de cidadãos lutarem pelos direitos e deveres constitucionais e combater preconceitos étnicos, religiosos e de gênero na em diferentes contextosdeveres constitucionais e as sociedade brasileira do século XXI? históricos nacionais. vivências cotidianas: - Expressa a necessidade de cidadãos lutarem pelos direitos e deveres problemas com saúde, constitucionais e combater preconceitos étnicos, religiosos de gênero na educação, desemprego, sociedade brasileira de outros tempos? preconceitos étnicos e - Representa o que é ser cidadão na sociedade brasileira do século XXI? religiosos. - Nomeia os símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como: bandeira, - Patrimônio histórico cultural: hino, valorização e preservação. brasão, entre outros? - Adota atitudes de respeito frente aos símbolos nacionais, estaduais e municipais, tais como: bandeira, hino, brasão, entre outros? - Cidadania em diferentes contextos históricos: - O cidadão no: Brasil Colônia; Brasil Império; Brasil República. 4. Reconhecer a - As questões econômicas no organização econômica, Brasil, em diferentes contextos social e cultural do Paraná, históricos, no Paraná e em estabelecendo relações com o Curitiba: contexto brasileiro, nos - chegada dos europeus; diferentes tempos e espaços. exploração do pau-brasil; agromanufatura da cana- - Reconhece a história da cultura africana e indígena na formação da sociedade nacional? - Identifica personalidades afro-brasileiras que contribuíram em diversas áreas da sociedade brasileira? - Reconhece a organização econômica, social e cultural no Paraná, hoje e em outros tempos? - Reconhece elementos constitutivos da organização econômica, social e cultural o Paraná e em Curitiba em diferentes contextos como: chegada dos europeus; exploração do pau-brasil; agromanufatura da cana-de-açúcar; extração do ouro, pecuária, tropeirismo; extração da erva- mate; extração da madeira, agricultura, industrialização, hoje e outros tempos?

12 de-açúcar; extração do ouro; pecuária: tropeirismo; extração da erva-mate e da madeira; agricultura; industrialização, hoje e em outros tempos. - Questões de terras no Brasil, - Identifica os conflitos sociais relacionados com a terra, o êxodo rural e os nos diferentes contextos conflitos históricos: sociais, no Brasil hoje e em outros tempos? - ocupação; êxodo rural; conflitos sociais, hoje e em outros tempos. - Questões ambientais no - Enumera problemas ambientais no Brasil,hoje e em outros tempos? Brasil, nos diferentes contextos históricos, hoje e em outros tempos. 5. Compreender como se - Paraná no Brasil Colônia: constitui a organização - Paranaguá elevada à política do Paraná e decategoria de Vila Curitiba no contexto brasileiro, percebendo as mudanças e - Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba permanências que ocorrem nos diferentes momentos - Paraná no Brasil Império: históricos. Emancipação Política do Paraná 1853: - Curitiba capital da Província do Paraná. - Compreende a constituição histórica do espaço paranaense no Brasil Colônia, percebendo as mudanças e permanências que ocorrem nesse momento histórico? - Compreende a constituição histórica do espaço paranaense no Brasil Império, percebendo as mudanças e permanências que ocorrem nesse momento histórico?

13 - Paraná no Brasil República: Estado do Paraná 1889: - Curitiba capital do Paraná. - Representa como se constitui a organização política do Paraná no contexto brasileiro, percebendo as mudanças e permanências que ocorrem em diferentes momentos históricos? - Compreende como se constitui a organização política de Curitiba no contexto paranaense do século XXI? - Compreende como se constitui a organização política de Curitiba no contexto paranaense em outros períodos históricos? 6. Reconhecer - Revolução Federalista ( Reconhece a Revolução Federalista ( ) como um movimento movimentos políticos, sociais 1895): Lapa e Curitiba. político e social? e culturais que ocorrem em diferentes momentos- O Contestado ( ). - Identifica o Contestado ( ) como um movimento político e social? históricos nacionais, estabelecendo relações com Curitiba e Paraná nesse - Paranismo (final séc. XIX - Identifica o Paranismo (final séc. XIX início séc. XX) como um movimento contexto. início político, social e cultural? séc. XX). 7. Reconhecer o processo das- Transformações tecnológicas transformações tecnológicas ontem e hoje: que ocorrem nos meios de - meios de transporte; transporte e de - meios de comunicação; comunicação e nos - instrumentos cotidianos. instrumentos cotidianos, identificando os impactos por elas produzidos na sociedade brasileira, em diferentes - Impactos produzidos tempos e espaços pelas transformações tecnológicas na sociedade brasileira, em diferentes tempos e espaços. - Cita os meios de transporte, presentes nas vivências familiares, escolares e comunitárias? - Distingue nos meios de transportes, as transformações e permanências que ocorrem, nos diferentes tempos e espaços? - Nomeia os meios de comunicação presentes nas vivências familiares, escolares e comunitárias na atualidade? - Aponta, nos meios de comunicação as transformações e permanências que ocorrem em diferentes tempos e espaços? - Compreende os impactos produzidos pelas transformações tecnológicas na sociedade brasileira, em diferentes tempos e espaços?

14 8. Refletir sobre o papel da - Indústria cultural. mídia como um dos agentes modificadores dos padrões de conduta e do modo de viver das pessoas na sociedade. - Os instrumentos midiáticos e os usos para manipulação de informações: a propaganda; a música; os programas de massa; jornais e revistas; os fôlderes e panfletos, entre outros. - Mídia como agente modificador de padrões de conduta, em diferentes tempos e espaços. - Identifica a televisão, o rádio, os jornais, as revistas e a internet, entre outros, como integrantes da indústria cultural? - Relaciona os instrumentos midiáticos e sua utilização na manipulação de informações em propagandas; em letras de música; em reportagens de jornais e revistas; em folderes e panfletos? - Descreve a influência da mídia no modo de viver das pessoas em diferentes tempos em espaços?

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO GEOGRAFIA 1º ANO OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Observação de objetos em relação à forma,

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS HISTÓRIA 3º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS HISTÓRIA 3º BIMESTRE 1 GERAIS DE APRENDIZAGEM Sujeitos históricos: no tempo, no espaço, nos fatos e nas fontes históricas. Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências FUNDAMENTAL 1 o ANO Conteúdos e Competências SUMÁRIO... 3 7 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO... 11 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA... 17 ENSINO RELIGIOSO... 19 COLEÇÃO IMAGINAÇÃO E ARTE... * Sujeito a alteração até

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 15. BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL O QUE É ETNIA? O termo etnia se refere às pessoas que tem uma cultura e também características

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva Goiás os anos 80 ao governo atual Júlio Cézar dos Santos Silva Segurança As mortes de civis e policiais militares tem aumentado no estado de Goiás cada vez mais as estatísticas de violência. Os policiais

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL A maior parte do território da Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio (Zona

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ANEXO II REGULAMENTO DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ANEXO II REGULAMENTO DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL I CATEGORIA PIÁ Localização do RS no Brasil; Limites do RS; Principais Cidades: economia, agricultura, indústria e comércio;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 CONTEÚDO 1 a AVALIAÇÃO O Brasil se moderniza; Era Vargas; Cidadania

Leia mais

C A N A D Á. CANADÁ DIVISÃO POLÍTICA E REGIONAL O país é dividido em 10 províncias e 3 territórios, sendo o de NUNAVUT O mais recente

C A N A D Á. CANADÁ DIVISÃO POLÍTICA E REGIONAL O país é dividido em 10 províncias e 3 territórios, sendo o de NUNAVUT O mais recente C A N A D Á CANADÁ DIVISÃO POLÍTICA E REGIONAL O país é dividido em 10 províncias e 3 territórios, sendo o de NUNAVUT O mais recente 1 GRUPOS ÉTNICOS DO CANADÁ BRITÂNICOS (ingleses, escoceses, irlandeses)

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Brasil

Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Brasil Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano - 2017 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Projeto: História e Heranças Projeto: História e Heranças Brasil Brasil 1. História da Família e grupos sociais(formação

Leia mais

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas,

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, Cap. 2 O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, econômicas e físicas. Foi a Primeira região a

Leia mais

População. O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país.

População. O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país. População O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país. Processos que aumentam ou diminuem a população: nascimento entrada imigração População

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

"Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO" C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio VALOR DEZ NOTA Aluno(a): N.º R.M.: Data: 09/04/2015 Série: 2ªC Período: Tarde Ensino: Médio Bim.: Disciplina: 1 o Geografia Professor (a): Humberto Tarefa de Casa Nº. 03 1. Observe o gráfico a seguir.

Leia mais

V PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS

V PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS V PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS VEM e VAI: imigração, migração, emigração ANA LUZIA LAPORTE São Paulo - Setembro de 2014 ROTEIRO Conceitos: Migração, emigrante e imigrantecausas da migração 3. Causas

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos A construção de espaços geográficos de 1500 a 1930 Inicialmente

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação História e Geografia de Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno Tema / Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação C.2 O

Leia mais

De arquipélago a continente: a constituição do território brasileiro

De arquipélago a continente: a constituição do território brasileiro Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/5911/dearquipelago-a-continente-a-constituicao-do-territoriobrasileiro Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Geografia De arquipélago a continente:

Leia mais

Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus 1/26

Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus 1/26 Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus 1/26 Museu da Imigração Análise do Programa Educativo 2/38 Princípios norteadores da Política Educacional 3/38 Missão Promover o conhecimento e a reflexão

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx 2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx O indivíduo é dotado de uma nacionalidade quando possui um sentimento de

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO Compreender a finalidade do estudo científico da História. Compreender a inter-relação entre presente e passado, particular e geral. Compreender

Leia mais

História de Mato Grosso do sul

História de Mato Grosso do sul História de Mato Grosso do sul BRASIL COLÔNIA Primeiros Povoamentos Os primeiros habitantes que ocuparam o território brasileiro foram os índios, povo com uma cultura totalmente diferente da europeia.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

ENTENDENDO A BNCC. Vamos entender melhor cada uma delas!

ENTENDENDO A BNCC. Vamos entender melhor cada uma delas! ENTENDENDO A BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil foi aprovada no final de 2017. Os estados e municípios tem até o fim de 2019 para realizar a implementação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História Cap. 1 A Era Vargas Cap. 1 A Segunda Guerra Mundial Cap. 1 A República Liberal Analisar o processo de esgotamento da Primeira

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Anselmo de Andrade

Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Anselmo de Andrade Domínio/ Tema/unidade História de Portugal Subdomínio/ conteúdos Compreensão da espacialidade Temporalidade Metas de aprendizagem intermédias Meta 1 O aluno traça, em diferentes representações cartográficas,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

Sumário. 6 seis. A Geografia, as pessoas e eu. Moradias. As pessoas são diferentes 10. A importância das moradias 34

Sumário. 6 seis. A Geografia, as pessoas e eu. Moradias. As pessoas são diferentes 10. A importância das moradias 34 Sumário A Geografia, as pessoas e eu As pessoas são diferentes 0 As características físicas das pessoas, As representações, O jeito de ser, 4 Como eu sou?, 5 Formas de representar o que se observa, 6 Agora

Leia mais

História do E SUA FORMAÇÃO. Prof. Alan Carlos Ghedini

História do E SUA FORMAÇÃO. Prof. Alan Carlos Ghedini História do O CELEIRO DO BRASIL E SUA FORMAÇÃO Prof. Alan Carlos Ghedini As origens do Paraná Palavra de origem tupi que significa rio Lembre-se que o estado detém uma das maiores hidrelétricas do mundo:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: lenda, conto, capa, tela, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, cartaz. 2 Aspectos Gramaticais Substantivo próprio

Leia mais

Causas dos movimentos migratórios

Causas dos movimentos migratórios Causas dos movimentos migratórios As migrações iniciadas na Pré-História, visavam suprir uma necessidade de sobrevivência de homens e mulheres (alimento, abrigo). A expansão marítima provocou a ocupação

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II Paulo Tumasz Junior Migrações Brasileiras II APRESENTAÇÕES Slides - Efeitos das migrações: - Econômicas, demográficas e sociais; - Chega e saída; - Consequências populacionais: - Chegada: Aumento da população,

Leia mais

Estudos das Relações Organização da Disciplina Étnico-raciais para o Ensino Aula 3 de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena

Estudos das Relações Organização da Disciplina Étnico-raciais para o Ensino Aula 3 de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 3 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Organização da Disciplina Aula 3 História e cultura

Leia mais

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL MIGRAÇÕES E O BRASIL 1. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL ENVOLVENDO O BRASIL PRINCIPAIS FLUXOS IMIGRATÓRIOS PRINCIPAIS FLUXOS EMIGRATÓRIOS 2. MIGRAÇÕES INTERNAS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO 1 D1(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio de representações artísticas e pela análise de textos e imagens. D2 (H) Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES. AULA 3.2 Conteúdo: Formação Étnico-Cultural da População Brasileira

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES. AULA 3.2 Conteúdo: Formação Étnico-Cultural da População Brasileira 3.2 Conteúdo: Formação Étnico-Cultural da População Brasileira 3.2 Habilidades: Verificar as características dos principais grupos étnicos formadores da população brasileira: indígenas, negros e brancos.

Leia mais

Código 0240P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0240P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Integrada de História e Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0240P19366 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia

Leia mais

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Geografia PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL A e B 2017 EMENTA A Geografia, tem um tratamento

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa O patrimônio cultural perpassa várias definições e qualificações, quanto a uso

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de Portugal

Leia mais

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná.

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná. Comparativos curriculares SM História Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado do Paraná Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar 1º Período UNIDADE 1 A aventura de navegar Navegar em busca de riquezas As grandes navegações; Viagens portuguesas. Ampliação Portugal na época das navegações. Conhecer e identificar os instrumentos e

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA Fixação 1) (UFRN) No século XVIII, teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando transformações importantes na economia colonial,

Leia mais

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33.

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33. 5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Páginas 04 à 33. Diversidade... Demografia Estudo da população de uma localidade, em um país ou conjunto de países a partir de seus indicadores estatísticos relativos à nascimentos,

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Estudo do Meio 1.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Estudo do Meio 1.º Ano /2013 setembro/outubro - 33 dias letivos 1.º PERÍODO 64 dias letivos ANUAL 164 dias letivos Blocos Conteúdos Objetivos e Descritores de Desempenho Conhecer: nome próprio, nome de família/apelido, sexo, idade

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 OS LUGARES E SUAS PAISAGENS *Reconhecer semelhanças e diferenças entre as paisagens. *Perceber que as paisagens são constituídas por elementos naturais e culturais. *Compreender que a paisagem

Leia mais

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Brasil: um país heterogêneo O

Leia mais

Proposta Curricular de Duque de Caxias

Proposta Curricular de Duque de Caxias ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA,

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Migração no Mundo Obs 1 : conflitos armados, étnicos, intolerância, religiosos ou políticos, e a fome formam os principais fatores repulsivos;

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES):

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES): I.IDENTIFICAÇÂO PLANO DE CURSO ANO 01 ESCOLA ESTADUAL CONTEÙDO: TURMA:7º ano Nº DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): OBJETIVOS GERAIS *Promover a aquisição de ferramentas intelectuais e a formação de atitudes

Leia mais

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 1. Prof. Lucas de Almeida Pereira

HISTÓRIA INDÍGENA AULA 1. Prof. Lucas de Almeida Pereira HISTÓRIA INDÍGENA AULA 1 Prof. Lucas de Almeida Pereira lucas.pereira@ifsp.edu.br Apresentação Lucas de Almeida Pereira, licenciado em História pela UNESP de Assis Participação no NUPE e curso de extensão

Leia mais

DESCRITORES DE DESEMPENHO PARA APOIO EDUCATIVO

DESCRITORES DE DESEMPENHO PARA APOIO EDUCATIVO DESCRITORES DE DESEMPENHO PARA APOIO EDUCATIVO Área Disciplinar: Estudo do Meio Nível:I À descoberta de si mesmo Conhece o seu nome próprio, nome de família/apelido, sexo, idade, endereço; Conhece o seu

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2018

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2018 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2018 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. Com base no texto abaixo e nos conhecimentos sobre

Leia mais

MTG DO PARANÁ MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO PARANÁ. Conteúdo para Prova Escrita Concurso de Prendas e Peões Birivas

MTG DO PARANÁ MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO PARANÁ. Conteúdo para Prova Escrita Concurso de Prendas e Peões Birivas Conteúdo para Prova Escrita Concurso de Prendas e Peões Birivas CTG - Primeira fase CATEGORIA MIRIM E XIRÚ Tradição, Tradicionalismo, Folclore: definições, diferenças e Grupo dos Oito e 1ª Ronda Crioula:

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração Paulo Tumasz Junior Tipos de Migração APRESENTAÇÕES Slides - Migrações: Deslocamentos de pessoas no decorrer do tempo; - Mudança de endereço por diversos fatores e motivos; - As migrações podem ser forçadas

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. Com base no texto abaixo e nos conhecimentos sobre

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Ciências Humanas (História) Juarez Silva 2ª 8º Ano E.F. COMPETÊNCIA 1 Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para a elaboração de propostas

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD ANO 2 0 1 0 DISCIPLINA: HISTÓRIA ENSINO: FUNDAMENTAL II ( ) MÉDIO ( X) PROFESSOR(A): Rosemari Maia

Leia mais

Organização do Território e Industrialização Brasileira

Organização do Território e Industrialização Brasileira Organização do Território e Industrialização Brasileira 1. (UEPA) A organização do espaço está intimamente ligada ao tempo histórico e ao tipo de sociedade que a constitui. Analisando a relação entre os

Leia mais

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 1 China: 1.372.470.000 2 Índia: 1.278.160.000 3 EUA: 321.968.000 4 Indonésia: 255.780.000

Leia mais

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas.

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas. 2. Conversas sobre moradias de outros jeitos e de outros tempos 1. No Brasil atual, existe uma grande diversidade de moradias. Considerando a história delas, assinale V para as alternativas verdadeiras

Leia mais

REVISÃO I Prof. Fernando.

REVISÃO I Prof. Fernando. REVISÃO I Prof. Fernando Brasil Colônia 1500: Descobrimento ou Conquista? Comunidades indígenas do Brasil Características: heterogeneidade e subsistência. Contato: a partir da colonização efetiva, ocorreu

Leia mais

HISTÓRIA PROFº. MATHEUS 25/04/2015

HISTÓRIA PROFº. MATHEUS 25/04/2015 HISTÓRIA PROFº. MATHEUS 25/04/2015 01) (UEM) Sobre grupos indígenas e os contatos estabelecidos com o colonizador europeu na região que veio a se constituir no atual Estado do Paraná, assinale a(s) alternativa(s)

Leia mais