Área que permite à gestão visualizar e validar conteúdos submetidos e ainda editar informações como as "ementas".

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Área que permite à gestão visualizar e validar conteúdos submetidos e ainda editar informações como as "ementas"."

Transcrição

1 visitante utente admin Requisitos Funcionais Requisitos Técnicos 1. Sistema de login Área que permite à gestão visualizar e validar conteúdos submetidos e ainda editar informações como as "ementas". Ligação à base de dados e verificação dos dados inseridos com os existentes na BD. 2. Recuperação da password Caso o utilizador perca a sua palavra passe, receberá uma nova, através do envio do seu . Verificação do e mail na BD e, caso este conste, será gerada (por código) e enviada uma nova password, pois estas são codificadas (MD5), pelo que não poderá ser recuperada a palavra perdida. 3. Sistema de logout Funcionalidade para terminar a sessão do utilizador e o retorna a visitante, perdendo as várias funcionalidades restritas do site. Terminar a sessão na aplicação. 4. Sistema de pesquisa O sistema de pesquisa estará presente na área de noticías. Ligação à base de dados para verificar se esta contém a informação pretendida e se, corresponde aos termos pesquisados. 5. Upload de conteúdos Área onde os utilizadores registados submetem os seus conteúdos (imagens, vídeos, audio ou texto) para que estes possam ser apresentados aos visitantes e possam ser comentados por outros utilizadores. Formulário para inserção de informação acerca do conteúdo e, uma caixa para pesquisa do mesmo no computador do utilizador Upload de vídeos upload de vídeos para o servidor. Upload dos vídeos para o servidor Upload de textos upload e edição de textos (através de um editor) para o servidor. Upload do textos para o servidor.

2 5.3. Upload de imagens upload de imagens para o servidor. Upload das imagens para o servidor Upload de áudio upload de áudio para o servidor. Verificação dos formatos de áudio e, upload para o servidor. 6. Validação 6.1. Validação de vídeos Funcionalidade que verficará as características dos conteúdos (imagens, vídeos, audio ou texto) submetidos pelos utilizadores registados, para que estes possam ser visualizados correctamente e como pretendido. Funcionalidade que permitirá verificar, ao nível do servidor qual o formato (.avi,.mpeg,.wmv,.mov), a resolução (máximo 320x240px) e o tamanho (máximo 5MB por vídeo). A validação recorre ao uso de programação especifica para validar cada tipo de ficheiro. Verificação dos formatos de vídeo e, upload para o servidor Validação de textos Funcionalidade para que o utilizador possa validar e formatar o seu próprio texto no acto da submissão. Verificação dos formatos de texto e, upload para o servidor Validação de imagens 6.4 Validação de áudio Funcionalidade que permitirá verificar, ao nível do servidor qual o formato (.jpeg,.jpg,.gif,.png), a resolução (máximo 640x480px) e o tamanho (máximo 2MB por imagem) e ainda fazer um redimensionamento automática. Funcionalidade que permitirá verificar, ao nível do servidor qual o formato (.mp3,.wav), e o tamanho (máximo 5MB por som). Os conteúdos são submetidos para o servidor e formatados consoante instruções em código ASP. Esta validação irá funcionar através de programação específica verificar se a extensão da imagem a ser enviada para o servidor é suportada. Os conteúdos são submetidos para o servidor e formatados consoante instruções em código ASP. Esta validação irá através de programação e de uma ferramenta encoder, verificar e/ou converter a extensão e formato do video a ser enviado para o servidor. 7. Visualização Forma ou área onde os utilizadores registados e visitantes visualizam os conteúdos (imagens, vídeos, audio ou texto) submetidos. Após o upload de um ficheiro para o servidor é possível a visualização dos mesmos. É necessária uma área específica para a sua apresentação.

3 7.1. Visualização de vídeos 7.2. Visualização de textos 7.3. Visualização de imagens 7.4. Visualização de áudio Área onde os utilizadores e visitantes visualizam os vídeos. Contém um player de vídeo com controlo (flash ou windows media player). São apresentados ainda os comentários ao vídeos e os dados referentes ao mesmo (autor, data, etc.) Área onde os utilizadores e visitantes visualizam os textos. Contém uma área de apresentação dos textos. São apresentados ainda os comentários ao vídeos e os dados referentes ao mesmo (autor, data, etc.) Área onde os utilizadores e visitantes visualizam as imagens. Contém uma área de apresentação das imagens e, poderá haver a necessidade de abrir a imagem, nuim tamanho de maior dimensão, numa outra janela. São apresentados ainda os comentários às imagens e os dados referentes ao mesmo (autor, data, etc.) Área onde os utilizadores e visitantes visualizam os sons. Contém um player de som com controlo (flash ou windows media player). São apresentados ainda os comentários aos sons e os dados referentes ao mesmo (autor, data, etc.) A visualização de video implica o recurso a um player, que poderá ser flash ou media player. Os textos enviados para o servidor poderão ser vistos sob a forma de texto nas páginas especificas destinadas ao efeito. Este tipo de visualização não necessita de uma tecnologia especifica, apenas a sua leitura na BD e posterior apresentação no site. As imagens, sendo outro conteúdo possível de ser enviado para o servidor possuem também uma página de visualização. As imagens actualmente possuem formatos "universais" como, jpeg, jpg, bmp. Assim não se torna necessário o uso de qualquer tipo de programa/plug in para a visualização nas mesmas por parte do utilizador. Estas serão colocadas na BD, lidas, e apresentadas nas páginas destinadas ao efeito. O áudio necessita que o utilizador possua na aplicação um controlo sobre o mesmo. Assim, estará disponível um player de som com alguns controlos para o utilizador. 8. Informação do placard digital Esta área está reservada à administração, que insere os conteúdos para serem apresentados num placard digital, visível a todos os utentes na instituição. A informação disponibilizada poderá ser: as ementas, noticias/eventos, trabalhos dos utentes, etc. Será necessário um placard digital em que a informação é actualizada com regularidade. 9. Sistemas de comentários Os utilizadores registados poderão comentar os conteúdos submetidos. Os comentários, e os campos de tipo resposta/opinião estão a surgir na internet cada vez com maior incidência. Para implementar um sistema deste tipo é necessario colocar o campo do comentário na BD, sob a forma de texto, e implementar um mecanismo de leitura do mesmo, que vai recolher o conteudo desse campo e apresenta lo ná area do site destinada ao efeito.

4 10. Sistema de ajuda Com este sistema, os utilizadores poderão consultar o sistema de ajuda da relativamente a vários procedimentos (exemplo: submeter uma imagem) ou a possíveis erros que possam surgir. Os sistemas de ajuda são essenciais na prosperidade de um site, para implementar este tipo de sistema iremos recorrer a: informação de "alt", e campos que indicam como o utilizador deve proceder á inserção de dados em determinados itens. Existirá também uma indicação da linguagem utilizada no site para que programas para o auxílio de invisuais possam ler correctamente o conteúdo. 11. Inscrições de utentes na instituição Nesta área, os utilizadores que não estejam inscritos na instituição poderão fazê lo através do preenchimento de um formulário, onde indicará quais os serviços/módulos que pretende subscrever ex.: transporte, alimentação, etc. Será necessária uma validação e verificação do preenchimento de todos os campos obrigatórios e, ainda a selecção dos módulos pretendidos na inscrição. Os dados são inseridos numa BD Sistema de pagamentos Será disponibilizada a informação para os utentes poderem efectuar os pg pagamentos através de transferência bancária. Será disponibilizada uma referência multibanco para o utente efectuar o pagamento através de transferência bancária por multibanco. Tratando se de pagamentos serão necessários: um sistema de pagamentos e um certificado de segurança on line, com ligação à base de dados para identificar o utilizador. 12. Tele vigilância A tele vigilância é algo que possibilita um controlo sobre uma determinada área, ou um determinado número de utentes da instituição. Após efectuar login no site, será assim possivel visualizar por streaming áreas especifícas da instituição. Este recurso vai permitir a tele vigilância dos utentes bem como da instituição.

5 13. Sistema de monitorização dos utentes Actualmente existem diversas tecnologias de monitorização de saúde humana. Com este sistema é realizada uma interligação destes dispositivos ao interface web, de forma a popular um histórico de cada utente tal como gerar alertas aquando de irregularidades. Os auxiliares da instituição poderão acompanhar facilmente o estado dos utentes, principalmente com problemas respiratórios. A monitorização dos utentes implica a aquisição de sensores e respectivo software (existe software grátis) que permite obter dados dos sensores, e gerar Logs. Este sistema requer ainda o auxilio médico especializado, de forma a orientar o tipo de sensores e o objectivo de programação. Aquando da ocorrência de um problema, será enviado um alerta para um computador, com todos os sensores ligados e que, ao receber essa informação vai despoletar o envio de um novo alerta, por rede para um servidor. Este servidor gera novo alerta junto dos auxiliares e, ao mesmo tempo gera um ficheiro de log, que pode então ser lido via web. 14. Sistema de localização Usando tecnologia de gps/gsm será possivel a localização dos utentes da instituição, dentro e fora da mesma. Os utentes terão de usar uma pulseira denominada, "pulseira telefone anti desaparecimento". A implementação deste tipo de sistema de localização implica a compra das pulseiras. As pulseiras custam cerca de 250 cada. É possivel programar a pulseira para quando o utente sai de determinada área, esta envie um sinal de pedido de ajuda, com a localização do utente. O envio deste sinal será na forma de uma mensagem escrita ou telefonema para um número de telefone á escolha, programável na pulseira. 15. Área de gestão Administradores Nesta área os administradores do site têm ao seu dispor algumas especificidades próprias de administrador, tais como: Lançar actividades, especificar datas, colocar notícias, actualizar ementas, etc. Esta área será de acesso restrito e só acessível após efectuar login como administrador. Após efectuar login de administrador será possivel o acesso a mais especificidades do site. Este mecanismo de login esta descrito no ponto 2. Esta área funciona sempre com o apoio da BD pois esta irá fornecer os dados necessários a toda a gestão do site. Através de uma distinção por niveis o utilizador será identificado como administrador após efectuar o login, e assim poder aceder a todas as especificidades do site. Um administrador pode ainda apagar conteudos, comentários, utilizadores, bem como, promover um utilizador a administrador. 16. Visualização do histórico de pagamentos Área onde a gestão poderá visualizar todos os pg pagamentos efectuados pelos utentes. Esta acção é possibilitada através do acesso à gestão.

6 17. Shoutbox/interação entre utentes 18. Subscrição de Newsletter 19. Subscrição de Feeds RSS Área em que os utentes da instituição podem interagir entre si, para trocar comentários ou opiniões acerca de algum acontecimento ou outro assunto. Com este sistema, qualquer utilizador poderá receber o boletim informativo da instituição com uma periodicidade definida pela instituição. Com este sistema, qualquer utilizador poderá receber as várias noticias acerca dos acontecimentos e eventos da instituição, de forma permanente e actualizada. Uma shoutbox é algo que implica o uso de codigo de programação especifico. É possivel tambem tambem fazer o download de applets que tornam possivel a implementação deste sistema. Ao inscrever se na newsletter o utilizador recebe com uma newsletter com periodicidade definida. Os dados do utilizador ficam registados na BD para que este possa receber a newsletter. Os feeds rss permitem aos utilizadores estarem sempre actualizados com informações relativas á instituição. A subscrição de Feeds RSS é opcional. 20. Inquérito Inquérito para os utilizadores e utentes opinarem acerca de várias questões definidas pela administração. O inquérito permitirá à administração conhecer a opinião dos utentes e visitantes. 21. Animações de menu 22. Animação inicial Os menus enriquecerão e realçarão a interacção do utilizador com a aplicação. A animação inicial será o primeiro contacto do utilizador com a aplicação, apresentando lhe os objectivos da instituição As animações permitem ao utilizador perceber mais facilmente quais os conteúdos ou áreas com que está a interagir. A animação inicial abordará o utilizador, enquadrando o no contexto da instituição.

Requisitos Funcionais. Área onde os visitantes do site preechem um formulário de forma a proceder ao seu registo na BD de utilizadores.

Requisitos Funcionais. Área onde os visitantes do site preechem um formulário de forma a proceder ao seu registo na BD de utilizadores. Requisitos Funcionais 1. Sistema de registo de utilizador Área onde os visitantes do site preechem um formulário de forma a proceder ao seu registo na BD de utilizadores. 2. Sistema de login Área que permite

Leia mais

Área onde os visitantes do site preechem um formulário de forma a proceder ao seu registo na BD de utilizadores.

Área onde os visitantes do site preechem um formulário de forma a proceder ao seu registo na BD de utilizadores. visitante utente admin Requisitos Funcionais Requisitos Técnicos 1. Sistema de registo de utilizador Área onde os visitantes do site preechem um formulário de forma a proceder ao seu registo na BD de utilizadores.

Leia mais

Projecto Cediara. módulo 1. Centro de dia para idosos de Ribeira de Fráguas

Projecto Cediara. módulo 1. Centro de dia para idosos de Ribeira de Fráguas Projecto Cediara Centro de dia para idosos de Ribeira de Fráguas módulo 1 milhoverde.wordpress.com Cátia Resende. 33623 Paula Pinho. 36630 Filipe Silva. 36600 Eduardo Pinto. 37124 1 Projecto Cediara [compilação

Leia mais

Cátia Resende Paula Pinho Filipe Silva Eduardo Pinto

Cátia Resende Paula Pinho Filipe Silva Eduardo Pinto d Ordem da apresentação - Áreas desenvolvidas anteriormente - Áreas a desenvolver na versão Beta - Áreas efectivamente desenvolvidas - Apresentação da versão Beta - Resultado dos testes Mapa de navegação

Leia mais

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16 Índice 1. Introdução... 2 2. Secção pública aspecto gráfico... 3 3. Acesso á secção reservada... 4 4. Autenticação na área reservada... 6 5. Recuperação de códigos de acesso... 7 6. Área reservada... 8

Leia mais

Cediara. Centro de dia para idosos de Ribeira de Fráguas. módulo 1 momento de avaliação contínua 1 14 Março 08

Cediara. Centro de dia para idosos de Ribeira de Fráguas. módulo 1 momento de avaliação contínua 1 14 Março 08 Cediara Centro de dia para idosos de Ribeira de Fráguas módulo 1 momento de avaliação contínua 1 14 Março 08 Requisitos it funcionais i 1. Sistema de login 2. Recuperação da password 3. Sistema de logout

Leia mais

Apresentação Actividades/Iniciativas Valências/serviços Projectos Noticias Inscrições Sugestões Historial Quais as actividades promovidas no geral

Apresentação Actividades/Iniciativas Valências/serviços Projectos Noticias Inscrições Sugestões Historial Quais as actividades promovidas no geral Mapa de ideias e estrutura Legenda: Visitantes do site Administração, direcção e funcionários Utentes Ponto 1 Mapa Geral Visitantes do site Esta disposição de conteúdos é aquela que será vista por todas

Leia mais

APLICAÇÃO GOIVV. A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO

APLICAÇÃO GOIVV. A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO APLICAÇÃO GOIVV A sua ligação à IVV- Automação, Lda MANUAL DE UTILIZAÇÃO INSTALAÇÃO A aplicação goivv tem por objectivo servir de ponte entre a IVV Automação, Lda e a sua empresa. Com a aplicação goivv

Leia mais

Universidade do Algarve

Universidade do Algarve Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia Interface Homem-Máquina Licenciatura em ESI Ano lectivo de 2006/2007 Projecto de Edição Electrónica Allgarve Events Alunos: João Gomes N.º: 23084

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST DE

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica de Telecomunicações de Computadores Guia de utilização do Moodle (Versão 1.6.2) Vista do Professor Versão 2.0 Outubro

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014 Manual de utilização da Extranet TI Diretores e Gestores de Projeto 17 de outubro de 2013 1 Leia com muita atenção este manual. A sua leitura é imprescindível

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a OpenZine M a

Leia mais

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11 ÍNDICE 1. Registo no GRT 3 1.1 Painel de Utilizador 7 2. Registrar Equipamento 9 2.1 Lista de Equipamentos 10 2.2 Editar Dados do Equipamento 11 2.3 Apagar Equipamento 12 3.Enviar Novo Pedido de Restituição

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 3-6 Entrada na aplicação... 3 Recuperação de dados... 4-5 Atualização de dados... 5-6 Alteração de password... 6 Saída da aplicação... 6 2. FUNCIONALIDADES... 7-41 2.1 Painel...

Leia mais

Documentos Informativos Ano Letivo de 2013/14

Documentos Informativos Ano Letivo de 2013/14 2013 Documentos Informativos Ano Letivo de 2013/14 Estes documentos tem como objectivo auxiliar o novo estudante no processo de inscrições nas unidades curriculares e fornecer algumas informações úteis

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

FORDIST PLATAFORMA DE E-LEARNING MANUAL DO UTILIZADOR

FORDIST PLATAFORMA DE E-LEARNING MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO...1 2. ACESSO...1 3. PERFIS DE UTILIZADOR...2 4. FUNCIONALIDADES...3 4.1. GENÉRICAS...3 4.2. FORMANDOS...4 4.3. FORMADORES...5 4.4. ADMINISTRADOR...6 5. CONTEÚDOS...7

Leia mais

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras]

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] 2 1 1 O presente manual aborda as noções gerais de navegação na área de acesso reservado às entidades gestoras e não dispensa a consulta das instruções

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A 2010 ANREEE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A SIRP ANREEE Índice 1. Início do registo para fluxo de EEE + P&A... 3 1.1. Entrar na ANREEE: www.anreee.pt... 3 1.2. Aceder à plataforma

Leia mais

Manual de Instruções Formulário online

Manual de Instruções Formulário online Lista de Técnicos com Formação Regulamentada em Protecção Integrada, Produção Integrada e Modo de Protecção Biológico Manual de Instruções Formulário online O Formulário de Inscrição apresenta 2 etapas

Leia mais

Manual do Utilizador RNEC

Manual do Utilizador RNEC Manual do Utilizador RNEC Projeto: RNEC Índice 1 Resumo da Aplicação...... 4 1.1 Sobre este documento... 4 2 Aplicação RNEC Externo...... 5 2.1 Como entrar no RNEC?... 5 2.2 Como recuperar a minha Password?...

Leia mais

Como utilizador registado Eu quero ter acesso a um botão de "entrar" Para que possa fazer login na aplicação

Como utilizador registado Eu quero ter acesso a um botão de entrar Para que possa fazer login na aplicação Trust e- health Tema ID História de Usuário Critérios de Aceitação Comentários Autenticações AUT1 Como utilizador não registado Eu quero ter acesso a um botão de "registar" Para que possa definir os dados

Leia mais

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0 Manual do utilizador Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis v1.0 Controlo de Versões Data Versão Descrição Responsável 20/12/2016 1.0 Versão inicial Bruno Costa Índice Controlo de Versões...

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Índice 1. Visualização de uma ficha de unidade curricular 2 2. Sumários 3 2.1 Visualização da página dos sumários 4 2.2 Inicializar sumários 5 2.3 Reiniciar sumários 5 2.4 Inserir

Leia mais

INSTRUÇÃO BODIVA Nº 1/16 MANUAL DE UTILIZADOR SIMER (TWS) NEGOCIAÇÃO

INSTRUÇÃO BODIVA Nº 1/16 MANUAL DE UTILIZADOR SIMER (TWS) NEGOCIAÇÃO INSTRUÇÃO BODIVA Nº 1/16 MANUAL DE UTILIZADOR SIMER (TWS) NEGOCIAÇÃO ÍNDICE Artigo 1.º... 2 (Objecto e âmbito da aplicação)... 2 Artigo 2.º... 2 (Alterações)... 2 Artigo 3.º... 3 (Dúvidas e omissões)...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR APLICAÇÃO WEB

MANUAL DE UTILIZADOR APLICAÇÃO WEB Índice Índice... 2 1 Login... 3 2 Estrutura da Aplicação... 4 3 Métricas... 5 4 Dados do Utilizador... 6 5 Dados da Empresa... 7 6 Dados de Pagamento... 8 7 Gestão de Lojas... 10 7.1 Adicionar Loja...

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 2-5 Entrada na aplicação... 2-3 Recuperação de dados... 3-4 Saída da aplicação... 4 2. FUNCIONALIDADES... 5-11 Perfil... 5-6 Editar perfil... 6-7 Histórico de candidaturas... 7-9

Leia mais

earte Portal de Arte e Cultura

earte Portal de Arte e Cultura v 2.0 Tutorial Guia Rápido de Utilização 2008-2011 SIQuant Engenharia do Território e Sistemas de Informação, Lda. Web: www.siquant.pt E-mail: mail@siquant.pt Copyright SIQuant 2008-2011. Todos os direitos

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR Ano de referência MANUAL DO UTILIZADOR Aplicação para Preenchimento NOTA: Sempre que possível, as alterações relativas ao documento vigente no ano anterior serão assinaladas com cor diferente. 1 2 Índice

Leia mais

MANUAL 073 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 DOCENTES

MANUAL 073 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 DOCENTES MANUAL 073 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 DOCENTES Versão 2.0 Elaborado por Mário Ferreira e Renato Graça Publicado em 2010-10-21 Revisto em 2013-10-28 Revisto por Renato Graça, Paulo Simão, Mário Ferreira

Leia mais

Versão 2.1. epublisher. Descrição do produto,

Versão 2.1. epublisher. Descrição do produto, Versão 2.1 epublisher Descrição do produto, 2013 www.graycell.pt 1 ENQUADRAMENTO A plataforma epublisher é uma aplicação web-based que possibilita uma administração fácil de um website. Cada vez mais é

Leia mais

Diretório Sector 3 A base de dados das Organizações Sem Fins Lucrativos

Diretório Sector 3 A base de dados das Organizações Sem Fins Lucrativos Diretório Sector 3 A base de dados das Organizações Sem Fins Lucrativos O que é o Diretório Sector3? Uma base de dados online das Organizações Sem Fins Lucrativos Uma rede de referência entre as Organizações

Leia mais

Hotmail: Microsoft lança aplicação oficial para Android...

Hotmail: Microsoft lança aplicação oficial para Android... Hotmail: Microsoft lança aplicação oficial para Android... Date : 5 de Outubro de 2011... e apresenta novas funcionalidades na interface web-based. Até agora, no Android, a melhor forma de usar e interagir

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A ANREEE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A SIRP ANREEE Índice 1. Início do registo para fluxo de EEE + P&A... 3 1.1. Entrar na ANREEE: www.anreee.pt... 3 1.2. Aceder à plataforma

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente SIRAPA O SIRAPA

Leia mais

Versão

Versão Versão 5.0.1 20.06.17 Índice 1. Registo de Novos Membros... 3 2. Membros» Fazer Login... 3 2.1. Dificuldades com o Login... 3 3. Funcionalidades Disponibilizadas... 4 3.1. Ver/Editar Dados Pessoais...

Leia mais

SAÚDE SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

SAÚDE SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as Instituições Prestadoras de Cuidados de Saúde Instituições certificadas ( ISO 9001 ) Prestadores de Serviços Complementares de Diagnóstico e

Leia mais

MANUAL 032 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 ALUNOS

MANUAL 032 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 ALUNOS MANUAL 032 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTA7 ALUNOS Versão 2.1 Elaborado por Mário Ferreira e Renato Graça Publicado em 2010-11-02 Revisto em 2013-06-18 Revisto por Mário Ferreira, Paulo Simão e Renato Graça

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR CRIAÇÃO DE ÁREA DE EMPRESA

MANUAL DE UTILIZADOR CRIAÇÃO DE ÁREA DE EMPRESA MANUAL DE UTILIZADOR CRIAÇÃO DE ÁREA DE EMPRESA APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA. Todos os direitos reservados. Este documento não poderá ser copiado ou reproduzido

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

IPSS SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

IPSS SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as IPSS e entidades equiparadas (misericórdias, casas do povo, associações, cooperativas, fundações, etc ) Instituições certificadas ( ISO 9001

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.2 Data da última actualização: 27-11-2015 http://www.csm.org.pt csm@csm.org.pt Histórico de Versões Tipologia Documental...

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Relatório Único sisgep

Relatório Único sisgep Manual do Utilizador Relatório Único 2010 - sisgep Data última versão: 12-05-2010 Data última versão Base de Dados: Data criação: 10-05-2010 Versão: 2.00 R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

FÁCIL, SIMPLES E SEGURO

FÁCIL, SIMPLES E SEGURO WWW.GOFASTWAY.TV FÁCIL, SIMPLES E SEGURO DISTRIBUIÇÃO CENÁRIOS ACTUAIS E FUTUROS ACTUAL CENÁRIO FICHEIRO CASSETE 3 CENÁRIO GOFASTWAY 4 DISTRIBUIÇÃO COMO FUNCIONA? PEDIR ADESÃO PEDIR ADESÃO NO SITE PREENCHER

Leia mais

Manual de Configuração WooCommerce

Manual de Configuração WooCommerce Manual de Configuração WooCommerce Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos... 4 3. Passos de Configuração... 5 4. Realizar o pagamento da compra... 9 5. Atualizar os pagamentos manualmente... 18 2 1. Introdução

Leia mais

Serviços online da CMVC

Serviços online da CMVC Serviços online da CMVC Manual de utilizador Índice 1. Acesso... 2 1.1. Se tiver cartão de cidadão e leitor de cartão... 2 1.2. Se não tiver cartão de cidadão e/ou leitor de cartões... 3 2. Submissão de

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Anexo II Sistema BPnet. DESCRIÇÃO DO SISTEMA BPnet

Anexo II Sistema BPnet. DESCRIÇÃO DO SISTEMA BPnet Anexo à Instrução nº 30/2002 Anexo II Sistema BPnet DESCRIÇÃO DO SISTEMA BPnet Versão: v1.0 Data de elaboração: 2002-09-30 O QUE É O SISTEMA? O BPnet é um sistema de comunicação electrónica que tem por

Leia mais

Manual Nero InfoTool. Nero AG

Manual Nero InfoTool. Nero AG Manual Nero InfoTool Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero InfoTool e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG. Todos

Leia mais

iportaldoc - Tarefas

iportaldoc - Tarefas iportaldoc - Tarefas IPBRICK 12 de Dezembro de 2011 1 Conceito de tarefa Tarefas, enquanto elementos constituintes de uma acção, são operações que estão associadas à realização da mesma, e que podem ser

Leia mais

Partilha de Recursos. Através da Plataforma DropBox

Partilha de Recursos. Através da Plataforma DropBox Partilha de Recursos Através da Plataforma DropBox Autor: Fernando Rui Campos Licenciamento: Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal Versão 1.0 9 Janeiro 2011 Página 1 de 10 Introdução

Leia mais

Agenda Jurídica Digital. Índice

Agenda Jurídica Digital. Índice Índice Acesso da Agenda Jurídica WEB... 3 Apresentação da página de entrada... 4 Aceder à minha Agenda Jurídica WEB... 5 Criar Evento... 6 Criar Evento com Prazo e alertas... 8 Criar Evento periódico...

Leia mais

Manual do Utilizador Sistema de Gestão Documental da Direcção Regional de Educação do Centro

Manual do Utilizador Sistema de Gestão Documental da Direcção Regional de Educação do Centro Versão 1.3 Manual do Utilizador Sistema de Gestão Documental da Direcção Regional de Educação do Centro TIPO DE DOCUMENTO: Público Este documento é propriedade da AMBISIG, não podendo ser reproduzido ou

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

GESTÃO SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

GESTÃO SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as Organizações em geral Organizações Certificadas ( ISO 9001 / ) Grupos Empresariais Prestadores de Serviços de Gestão e Contabilidade Sociedades

Leia mais

MANUAL PORTAL GENERALICARE

MANUAL PORTAL GENERALICARE País: Portugal MANUAL PORTAL GENERALICARE Generali - Companhia de Seguros S.A. Lisboa INDÍCE 1. COMO ACEDER AO PORTAL? 2. COMO FAZER O REGISTO NO PORTAL? 3. COMO UTILIZAR O PORTAL? A. ACESSO B. MENUS C.

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH GUIA DO UTILIZADOR WEBRH 1 INTRODUÇÃO O presente manual tem como principal objectivo ser uma guia para os utilizadores da aplicação WEBRH. Neste manual encontrará uma breve descrição das funcionalidades

Leia mais

PARTICIPAÇÃO ELECTRONICA DE SINISTROS - ACIDENTES DE TRABALHO

PARTICIPAÇÃO ELECTRONICA DE SINISTROS - ACIDENTES DE TRABALHO PARTICIPAÇÃO ELECTRONICA DE SINISTROS - ACIDENTES DE TRABALHO FEVEREIRO de 2011 PARTICIPAÇÃO ELECTRONICA DE SINISTROS - ACIDENTES DE TRABALHO O acesso à participação electrónica de acidentes do ramo acidentes

Leia mais

Índice. Manual de Utilizador de 18

Índice. Manual de Utilizador de 18 Índice Acesso da Agenda Jurídica WEB... 3 Apresentação da página de entrada... 4 Aceder à minha Agenda Jurídica WEB... 5 Criar Evento... 6 Criar Evento com Prazo e alertas... 8 Criar Evento periódico...

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A. Portal de Serviços. Processo de Autenticação e Condições de Utilização dos serviços online

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A. Portal de Serviços. Processo de Autenticação e Condições de Utilização dos serviços online Portal de Serviços Processo de Autenticação e Condições de Utilização dos serviços online Abril 2010 Versão 1.1 Índice Processo de Autenticação... 3 Preenchimento do formulário de registo de utilizador...

Leia mais

Versão 2-5.NOV.10

Versão 2-5.NOV.10 http://pct.fct.mctes.pt/ Notas Importantes O nosso objectivo central com o lançamento do PCT é melhorar a interacção com as instituições de investigação, nomeadamente com os seus respectivos administradores

Leia mais

Sistemas e Tecnologias de Informação. Adobe Connect 8. Manual de Utilização. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto

Sistemas e Tecnologias de Informação. Adobe Connect 8. Manual de Utilização. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto Sistemas e Tecnologias de Informação Adobe Connect 8 Manual de Utilização Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto Este manual tem como objectivo melhorar a interacção dos utilizadores

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Instituto Politécnico de Bragança Escola superior de tecnologia e de gestão Informática de Gestão ALUNOS: Cristóvão Machado IG7812 Benjamim Lino IG8574 Índice 1.DICIONÁRIO DE ICON

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA BREVE MANUAL Comunicações Novas Funcionalidades v. 1.0 1 / 1 Índice Histórico de Versões... 3 Observação Prévia... 4 1. Acesso à Aplicação Iudex... 4 1. Endereço... 4 2. Autenticação... 4 2. Comunicações...

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Manual do MOODLE para formandos

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Manual do MOODLE para formandos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Manual do MOODLE para formandos ACADEMIA DO MUSEU - Ensino e Formação Profissional em Artes e Ciências Guia prático de iniciação à utilização do moodle pelos formandos

Leia mais

O acesso à informação é feito através da internet, utilizando um web browser. Não é portanto necessário instalar nenhum software na empresa.

O acesso à informação é feito através da internet, utilizando um web browser. Não é portanto necessário instalar nenhum software na empresa. O que é o Frotcom? O Frotcom é uma solução de localização e controlo de frotas baseada em tecnologia de localização por GPS e em telecomunicações GPRS. O Frotcom permite-lhe controlar a frota de forma

Leia mais

Candidato. Contratação de Escola

Candidato. Contratação de Escola MANUAL DE INSTRUÇÕES Candidato Contratação de Escola Reserva de Recrutamento Agosto de 2012 V01 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes

Leia mais

SEGURANÇA SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

SEGURANÇA SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as organizações que geram riscos para os trabalhadores como resultado da sua actividade Organizações certificadas ( ISO 9001 / OHSAS 18001 / /

Leia mais

AS TIC no Agrupamento de Escolas de Albufeira

AS TIC no Agrupamento de Escolas de Albufeira AS TIC no Guia de Utilização - Parte I O disponibiliza vários recursos, no âmbito das TIC, que podem facilitar o trabalho, cooperação e troca de informação entre os vários elementos da Comunidade Educativa.

Leia mais

Candidaturas de estudo

Candidaturas de estudo Guia Prático Candidaturas aos ciclos de estudo da FFUP Candidaturas on-line www.ff.up.pt 1º Criação de utilizador temporário Os candidatos aos concursos académicos locais podem ser estudantes da própria

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

Intranet. Manual de utilizador. BF consultores. um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti. em vez de tu trabalhares para ele

Intranet. Manual de utilizador. BF consultores. um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti. em vez de tu trabalhares para ele Intranet BF consultores Manual de utilizador Versão 2.0 16/05/2016 um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti em vez de tu trabalhares para ele Índice Aceder à Intranet... 4 UTILIZADORES...

Leia mais

INTERFACE GRÁFICA DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM MOODLE Endereço: NOTÍCIAS ÁREA DE REGISTO / LOGIN CONTATOS

INTERFACE GRÁFICA DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM MOODLE Endereço:  NOTÍCIAS ÁREA DE REGISTO / LOGIN CONTATOS OBJECTIVO Este guia tem como objetivo fornecer aos Encarregados de Educação uma breve explicação sobre o funcionamento da Plataforma de Aprendizagem Moodle do Colégio do Vale. O QUE É O MOODLE? O Moodle

Leia mais

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35 Página 1 de 35 Manual de Utilizador do Software TimeNET Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 2 de 35 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: - O Software TimeNET foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias

Leia mais

estgf escola superior de tecnologia e gestão de Felgueiras REGULAMENTO DO USO DOS RECURSOS INFORMÁTICOS DA ESTGF

estgf escola superior de tecnologia e gestão de Felgueiras REGULAMENTO DO USO DOS RECURSOS INFORMÁTICOS DA ESTGF estgf escola superior de tecnologia e gestão de Felgueiras REGULAMENTO DO USO DOS RECURSOS INFORMÁTICOS DA ESTGF estgf escola superior de tecnologia e gestão de Felgueiras ARTIGO 1º (DEFINIÇÕES) Para efeitos

Leia mais

FÁCIL, SIMPLES E SEGURO

FÁCIL, SIMPLES E SEGURO WWW.GOFASTWAY.TV FÁCIL, SIMPLES E SEGURO DISTRIBUIÇÃO COMO FUNCIONA? PEDIR ADESÃO PEDIR ADESÃO NO SITE PREENCHER O FORMULÁRIO DE ADESÃO VALIDAÇÃO DA AUTENTICIDADE DA INFORMAÇÃO DO FORMULÁRIO DE ADESÃO,

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal do contribuinte Versão 1.0

Manual do Utilizador. Portal do contribuinte Versão 1.0 Manual do Utilizador Portal do contribuinte 2018 Versão 1.0 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. FOLHAS DE REMUNERAÇÕES... 6 4. GUIAS DE PAGAMENTO... 15 5. IMPRESSÃO DE CARTÕES... 19

Leia mais

Manual do Utilizador 2009

Manual do Utilizador 2009 Acesso à Gestão Processos de Rifas A Gestão Processos de Rifas está disponível através do seguinte sítio da Internet: http://www.madeira-edu.pt/sorteiorifas Para aceder precisa de um software para navegação

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.1 Data da última actualização: 02-12-2014 1 / 11 1. Acesso à Aplicação Iudex 1. Endereço Copie para o endereço do browser

Leia mais

Requisitos funcionais (what the application needs to be able to do?)

Requisitos funcionais (what the application needs to be able to do?) Requisitos funcionais (what the application needs to be able to do?) Plataforma web Registo de utilizadores a aplicação deve permitir o registo de utilizadores na plataforma. Apenas utilizadores registados

Leia mais

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 O sistema de Backoffice de Ensaios da Monoquadros, trata-se de um site extranet que a Monoquadros disponibiliza para os seus clientes, cliente finais, inspectores,

Leia mais

Manual Registo de Embaladores

Manual Registo de Embaladores Manual Registo de Embaladores no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.0 1 de julho de 2017 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao SILiAmb... 4 3. Enquadramento... 5 3.1 Enquadramento

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações

Leia mais

Manual para a Submissão de Candidatura. Passo a passo.

Manual para a Submissão de Candidatura. Passo a passo. Manual para a Submissão de Candidatura. Passo a passo. RUA ALFREDO ALLEN 4200-135 PORTO PORTUGAL - TEL.: 351 226079700 URL: WWW.FPCE.UP.PT Índice Aceder à Página de candidatura Passo 1 e Passo 2. 3 Submeter

Leia mais

Sistema do Ciclo de Vida do Cartão de Cidadão Versão 3 Modo Offline

Sistema do Ciclo de Vida do Cartão de Cidadão Versão 3 Modo Offline Sistema do Ciclo de Vida do Cartão de Cidadão Versão 3 Modo Offline FICHA TÉCNICA TÍTULO SCVCC 3 Modo Offline (2017 v.1) PROPRIEDADE Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. AUTOR Departamento de Identificação

Leia mais

IPCA MANUAL DO UTILIZADOR

IPCA MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR 2012.08.27 ÍNDICE 1 Novidades para 2012-2013... 3 1.1 Aceder à plataforma de ensino a distância do IPCA... 4 1.2 Navegação 5 1.2.1 Página inicial do sítio... 5 1.2.2 A minha página

Leia mais