Actividades de Natal "Auto de Natal"-cenas da vida de Jesus. Veja as Fotos»Pág..2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Actividades de Natal "Auto de Natal"-cenas da vida de Jesus. Veja as Fotos»Pág..2"

Transcrição

1 Coordenador e Editor: Prof. André Pulão Edição: 07 Almada, Fevereiro de 2011 Newsletter Nº7 Ano Lectivo º e 2º Períodos Actividades de Natal "Auto de Natal"-cenas da vida de Jesus. Veja as Fotos»Pág..2 Aniversário No passado dia 8 de Outubro, realizaram-se ao longo do dia, uma variedade de actividades alusivas à data»pág.4 Próximas Actividades Divulgação Divulgação das principais actividades do 2º Período lectivo Com nova linha editorial e data de lançamento no início dos períodos lectivos, esta Newsletter pretende assim lançar as grandes actividades do 2º Período..»Pág.8 Corta-mato Percurso de Orientação As turmas do sétimo ano de escolaridade deslocaram-se ao Parque da Paz, num salutar convívio entre professores e alunos.»pág.6 Competição salutar em manhã diferente! As turmas dos 2º e 3º Ciclos e Secundário deslocaram-se ao Seminário de São Paulo, em Almada, para competir»pág.6 Plano Anual de Actividades Natal na Escola Época assinalada» P.2 e 3 Visitas de Estudo Complemento pedagógico»p.4 Feira de Geologia Pedras decorativas» P.6 Halloween Bancas assustadoras!!!» P.6 Torneios Escolares Desporto e saúde» P.6 Projecto Amigos do Ambiente As gotinhas em acção» P.7 Campanha de Solidariedade Texto de aluna finalista do nosso Externato sobre a Caritativa. Para reflectir.»pág.5 Espaço de Turmas Países do Planeta (Re)Descubra a Bélgica» P.4 Projecto Europeu Euronet 50/50 Turma do 6º A ambientalmente empenhada.»pág.5 São Martinho Feira da Ladra Negócios em alta Jogos Medievais»Pág.4

2 Festa de Natal Plano Anual de Actividades 1º Período Um Auto de Natal No dia 18 de Dezembro de 2010, pelas 18 horas, realizou-se, na Academia Almadense, a aguardada Festa de Natal. Desta vez, em moldes um pouco diferentes dos habituais. O espectáculo contou com a participação de professores, funcionários e alunos, que representaram e interpretaram cenas da vida do Menino e Jovem Jesus, retratando os primeiros anos da vida desta figura maior do Natal. O espectáculo desenrolou-se em quadros da vida de Jesus, que foram acompanhados e intervalados com interpretações musicais por parte do grupo coral Ars Musica. Na parte final, contou com a participação de pequenos cantores do nosso Externato. Este espectáculo, de cenários grandiosos e guarda-roupa exemplar, atingiu o seu epílogo quando o público foi surpreendido com uma interpretação do tema Adeste Fideles por parte da exvocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, acompanhada pela Acordeonista Carisa Marcelino e pelo coro Ars Musica e alunos do Frei. Sem dúvida um excelente espectáculo, com forte pendor de introspecção, relativamente aos efectivos valores do Natal. Portas de Natal Portas Coroadas Dinamizado pelo grupo de Artes, o projecto "Portas de Natal" realizou-se, de novo, tendo como tema as tradicionais Coroas de Natal. Arte decorativa de raízes pagãs, teve origem nos povos da região germânica, que durante a escuridão do Inverno faziam a união de luzes ao redor das folhas verdes, na expectativa da Primavera que viria renovar a Natureza. Os cristãos assimilaram estas tradições, marcando a espera do Natal (nascimento de Jesus, luz do mundo) com a confecção de uma coroa luminosa. Esta actividade contou com o envolvimento activo das turmas, de cada ciclo, decorando e renovando o nosso espaço escolar.

3 Presépios Natal a diferentes escalas O presépio é uma tradição que remonta à época medieval, tendo sido o primeiro presépio da autoria de São Francisco de Assis, em 1223, quando o Santo mandou transportar para a floresta de Greccio, uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real, tal como os presépios que embelezaram a nossa escola, um em escala real na fachada de entrada da nossa escola e outro em formato de maqueta de grandes dimensões, presente no átrio da sala de professores. Parabéns aos artistas do Frei. Celebração de Natal Último dia lectivo No último dia lectivo do primeiro período, 17 de Dezembro, realizou-se a Eucaristia, para os alunos do nosso Externato. Presidida pelo Padre Paulo Teia, membro da ordem dos Jesuítas, cativou os presentes com o seu dom da palavra. Esta celebração contou com elevado número de participantes e encerrou as actividades lectivas do primeiro período. Natal pela Escola P. 2 Frei Orientado Natal por todo o Frei Percurso de orientação... No passado dia 25 de Novembro, realizou-se, pelo segundo ano consecutivo, um percurso de orientação, contando com a participação das turmas do sétimo ano de escolaridade que exploraram o Parque da Paz, num salutar convívio entre professores e alunos. As turmas deslocaram-se ao local de uma forma ecológica, utilizando transportes públicos. A organização esteve a cargo das disciplinas de Geografia e Educação Física, que procuraram transmitir as regras, interesse e características da modalidade, promovendo destreza motora e a utilização de instrumentos de localização como a Bússola ou a Planta. No balanço final desta actividade, destaca-se a motivação e o interesse evidenciado pelos jovens e orientados praticantes do Frei. O Átrio junto à sala de professores acolheu de novo, este ano, várias actividades alusivas à quadra natalícia, nomeadamente o Correio de Natal, a Loja do Pai Natal, bem como toda uma variedade de objectos decorativos do espaço, já tradicionalmente o centro de actividade natalícia do Frei. Mais uma vez, professores, alunos e funcionários foram mimados com postais de Boas Festas, sendo igualmente de destacar toda a aconchegante decoração do espaço e o sucesso comercial da Loja do Pai Natal que contribuiu com 30 Euros para a causa da campanha de solidariedade referida nesta Newsletter.

4 Aniversário Aniversário Histórico Visitas de Estudo É já tradição, no dia 8 de Outubro, o Externato celebrar o seu aniversário na parte da manhã com discurso do Sr. Director, seguido de entrega de prémios aos melhores classificados em várias actividades lectivas e com o cantar dos parabéns ao nosso Externato. Desta vez, devido às condições climatéricas, a comemoração desenrolou-se no Ginásio 1. A festa foi abrilhantada por uma actuação de uma banda Pop/Rock, formada por alunos. De tarde, realizou-se uma actividade inovadora no nosso aniversário. O Grupo de Ciências Sociais e Humanas efectuou uma apresentação, no Anfiteatro, sobre a história do Externato, já com 54 anos. Neste participou igualmente uma banda formada por professores que interpretou temas das várias épocas abordadas, o que abrilhantou ainda mais uma viagem às nossas raízes e ideais. Escola em viagem Toda a escola, a partir do 2º Ciclo, saiu em viagens educativas ao longo do primeiro período. Os quintos anos visitaram a Fundação Gulbenkian Centro de Arte Moderna, em 17 de Novembro. Estes haviam já visitado a Esquadra do Pragal, no âmbito do programa Escola Segura, nos dias 27 e 28 de Outubro. Os sextos anos, tal como os nonos anos, aproveitaram os últimos dias de exposição Viva e República no dia 1 de Outubro e ficaram a conhecer melhor os últimos 100 anos da nossa História. Posteriormente, no dia 17 de Novembro, visitaram o Museu do Traje e o Parque do Monteiro-Mor, um dos mais antigos Jardins Botânicos do país. No que diz respeito aos sétimos anos a viagem foi a Constância. Visitaram o excelente Centro de Ciência Viva, centrado na área da Astronomia. O oitavo ano dirigiu-se ao Museu da Ciência, no período matinal, tendo passado o período vespertino no Museu do Traje. O secundário saiu, igualmente do dia 17 de Novembro. O décimo ano para o Museu da Lourinhã, e o décimo primeiro e o décimo segundo anos foram à fábrica de produção de produtos betuminosos para impermeabilização Imperalum. À tarde, visitaram um Templo Hindu. Feira da ladra Jogos de Feira Como é já tradição no Frei, realizou-se no passado dia 13 de Novembro, durante toda a tarde, mais uma actividade do São Martinho, com a denominada Feira da Ladra e também Jogos de Feira. Desta vez o tema central era a higiene, o que levou as turmas de terceiro ciclo da nossa escola a desenvolverem um original conjunto de jogos, muito divertidos e educativos sobre o referido tema. Para além disso o alunos dos primeiro e segundo ciclos realizaram as habituais actividades comerciais, tentando vender todo o tipo de velharias a colegas professores, funcionários e familiares. Por fim, o secundário juntou-se à festa com os comes e bebes, com especial destaque para as castanhas, típicas da época e da efeméride em causa.

5 Campanha O encontro do significado Caritativa... Uma palavra que nas camadas mais jovens surge fortemente conotada com a ideia do "ajudar os pobrezinhos". Para mim, e para muitos que como eu vivenciam periodicamente esta experiência, que se tornou algo presente e imprescindível na minha vida, a Caritativa é muito mais do que uma ajuda material a pessoas necessitadas. É claro que o estímulo inicial que me motivou a ir a Cacilhas, foi a preocupação em tentar assegurar recursos básicos, nomeadamente alimentos, a famílias que passam por grandes limitações financeiras, vivendo com uma baixa qualidade de vida, às vezes mesmo em condições de precariedade. Face aos inúmeros problemas com que as pessoas a que nos dirigimos se confrontam, eu senti-me tão pequenina e completamente impotente. Na verdade, quando conheci esta realidade de dificuldades, que em muito diverge da minha, aquele espírito do "vamos mudar o mundo" tornou-se algo ridículo e revelador de uma ingenuidade pateta. Foi esta percepção que me fez querer ultrapassar as barreiras da ilusão, das ideias que adoptamos para seguir confortavelmente a nossa vida sem desviar o olhar para o lado. (Neste sentido, julgo que é mais ignorante aquele que não quer saber do que o que não sabe). Bem, quando comecei a tornar a Caritativa um ponto fixo na minha vida, aquele sentimento de revolta que me dominava inicialmente foi-se dissipando gradualmente. Percebi, aos poucos, que o que me movia não podia ser a resignação face a um mundo de desigualdades sociais, mas sim uma felicidade pura que, quando me sentava sozinha no silêncio do meu quarto, transbordava no meu coração e me obrigava a reflectir sobre o verdadeiro significado da vida e sobre a inevitabilidade de o Homem ser um ser social. Esta consciencialização individual fez-me crescer humanamente com base nas minhas próprias experiências e em cada aprendizagem que retirava delas. Aquela alegria que me dominava, e cuja origem desconhecia, é a certeza inconsciente de que a Caritativa é muito mais do que uma "boa acção", sendo para mim uma fonte de enriquecimento interior e uma bengala para a minha vida. A comoção que sinto ao percepcionar que cinco minutos do meu tempo valem ouro para uma pessoa idosa e/ou doente, que vive sozinha, é inexplicável e vale qualquer esforço. O mau feitio do senhor Zé, a humildade da D. Fernanda, o humor da D. Esmeralda e o amor incondicional da D. São, são tudo o que me faz levantar do sofá e querer entrar na vida destas pessoas. A correspondência pelas pequenas coisas que constituem a vida desta gente, fez-me sentir verdadeiramente importante e útil, querer entregar, de coração aberto, o meu tempo que, só por isto, se tornou muito mais valioso. A pequenez material transformou-se num desejo gigante de partilha, sendo que um mero gesto me parece um verdadeiro sinal de amor. A Caritativa ensinou-me a não ser pobre de espírito e a arregaçar as mangas. Desta forma, vou-me conhecendo a mim mesma e definindo convicções enquanto "eu" inserida no mundo real. Assim, e retomando o ponto de partida, concluo que a Caritativa é muito mais do que uma ajuda material por obrigação ou por seguir o que é correcto, é uma experiência de vida que assume um significado concreto. Margarida Serôdio, 12º ano

6 Halloween Feira de Geologia Corta-Mato Torneios Internos Bancas assustadoras No dia 30 de Novembro festejámos o Dia das Bruxas, com uma festa no pátio do liceu. As turmas dos 1º e 2º ciclos e 7ºs anos, desfilaram, cantaram e dançaram Foi uma festa divertida, com o objectivo de conhecermos e comemorarmos uma tradição inglesa e americana. Os alunos fizeram pesquisas e trabalharam este tema nas aulas de Língua Inglesa (1º ciclo) e Área de Projecto (1º e 2º ciclos e 7ºs anos). Este ano, não houve vencedores, nem vencidos Parabéns a todos pelo excelente trabalho! "Congratulations to all for the excellent work!" Profª Cristina Passarinho Minerais brilhantes... A habitual feira de Geologia, dinamizada pelo Departamento de Ciências Físico-Naturais, realizou-se na passada semana de 30 de Novembro a 7 de Dezembro. Mais uma vez muito visitada pelos entusiastas da área, coleccionadores, compradores natalícios ou simplesmente curiosos, demonstrou novamente a grande variedade e riqueza natural e estética destes corpos naturais sólidos. Correr para a saúde física e mental... Inserida no Plano Anual de Actividades, realizou-se no passado dia 14 de Janeiro a prova de Corta-Mato Escolar do nosso Externato. Como todas as actividades desportivas que realizamos ao longo do ano lectivo, procuramos desenvolver as competências dos alunos ao nível das capacidades físicas e mentais e também a promoção do convívio salutar entre si e entre estes e a comunidade escolar. Cremos que esses objectivos foram plenamente atingidos. Parabéns a todos os alunos/atletas participantes. Uma palavra muito especial para os alunos do 12º Ano que foram uma ajuda preciosa na organização da prova, preparando o espaço, no controlo da prova (tendo sido colocados em determinados pontos estratégicos), na segurança do espaço em redor do praticável, na motivação dos concorrentes e na recolha dos resultados finais. Prof. Joaquim Silva Emoção e competição... Decorreu entre os dias 10 e 14 de Janeiro a primeira fase dos torneios internos envolvendo as modalidades de Voleibol e de Badminton. No Voleibol, uma vez mais, prevaleceu a emoção. Sempre apoiados por um público entusiasta, todos os jogadores deram o seu melhor para que a sua equipa se saísse bem. No Badminton, a técnica aliou-se ao sentido de superação e o espectáculo ficou a ganhar. No final, prevaleceu a satisfação do ganho por, de alguma forma, se ter participado.

7 Projecto Europeu Espaço Turmas Euronet 50/50... A turma do 6º A foi escolhida para representar o Externato Frei Luís de Sousa no projecto patrocinado pela União Europeia Euronet 50/50. É um projecto de poupança de energia e do ambiente, porque se pouparmos energia as centrais termoeléctricas poluem menos, logo, gastam menos carvão. Também temos como objectivo poupar dinheiro, por isso é que é 50/50 metade para o ambiente e metade para nós. Como é óbvio, nós não podemos fazer tudo sozinhos, por isso o projecto está distribuído por 9 países e 50 escolas. Assim, como somos muitos, é mais fácil pouparmos. Durante o ano lectivo, a turma irá recolher dados e, com eles, tentar ver qual a melhor forma de poupar electricidade, água e gás em todo o Externato, para que todos os professores, alunos e funcionários possam ajudar de diversas maneiras. Ajuda-nos a poupar energia!!! A turma do 6º A Amigos do Ambiente A Gotinha, Ping Ping A gota de água Ping Ping foi à Infantil, na companhia de umas quantas amigas gotinhas e outras tantas personagens do nosso Planeta, juntar-se ao clube Os Amigos do Planeta. À espera, estavam já umas gotículazinhas, quais arco-íris irradiando cor a toda a volta! A mensagem foi recheada de adivinhas, poemas, diálogos com passarinhos e bolinhas de sabão, meninos chapinhando em poças de água e melodias de encantar vindas algures de uma qualquer nuvem repleta de anjinhos. A manhã foi como que mágica, ou não tivessem as crianças a incrível capacidade de ver com olhos de fantasia! Já a Ping Ping que estava um pouco atrasada foi até à sua nuvem, onde as manas a esperavam, para ir levar um bocadinho de água às flores de um jardim! Todos gostámos muito! O Planeta agradece e nós vamos repetir!!! Profª. Gina Pires Bélgica Localização: Europa ocidental, fazendo fronteira com França, Luxemburgo, Holanda e Alemanha e sendo banhada pelo Mar do Norte. A Bélgica também é conhecida por ser um dos países baixos. Área: km 2 Relevo: País com relevo pouco acidentado, dividido em 3 regiões. Uma primeira, com 67 km de planície que se estendem pela costa do Mar do Norte; uma segunda região, com planaltos que ocupam a parte central do país; sendo, por último, a região mais acidentada, as Ardenas, cujo ponto mais alto é o Signal de Botrange (com 694 m).

8 Rios: Os principais rios são: Escalda e Mosa. Clima: Temperado Marítimo. As temperaturas médias de Verão rondam os 25 o C e as de Inverno rondam os 7 o C. Vegetação: Florestas (floresta Soignes que faz parte da floresta de Charbonnière que é famosa pelas suas faias), zonas arborizadas e também diversas pastagens. População: habitantes, tendo vindo a aumentar ao longo dos anos (a taxa de crescimento populacional é de 0,15%). A esperança média de vida da população belga é cerca de 79 anos. A população está dividida em dois grupos: os valões e os flamengos, que falam francês e neerlandês, respectivamente, existindo um grupo minoritário que fala alemão. População Urbana e Rural: 97% dos habitantes vivem na cidade e os restantes 3% habitam nos campos. Principais Cidades: Bruxelas (capital do país), Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur. Regime Político Actual: Monarquia constitucional Curiosidades: 1. O hino belga chama-se "La Brabançonne". 2. O lema belga é " L'union fait la force". 3. O chocolate belga é conhecido pela sua alta qualidade. 4. Um prato tradicional belga é Moules Frites (mexilhões acompanhados com batatas fritas). 5. As aventuras de Tintim foram escritas por um escritor belga, Georges Rémi (mais conhecido por Hergé). 6. O famoso pintor Rubens era belga. 7. O santo cervejeiro: Santo Arnold é o padroeiro dos cervejeiros belgas. No século XI, durante uma peste, ele aconselhou as pessoas a beberem cerveja em vez de água, o que salvou muitas vidas: a água estava contaminada pelas ratazanas. A temperatura elevada a que a cerveja é aquecida durante a sua produção mata os germes. Calendário As datas do 2º Período Trabalho realizado por Catarina Artilheiro e Mariana Fernandes 8º B (Adaptado) Agenda - 2º Período Este segundo período será, sem dúvida, fundamental para o percurso escolar dos alunos, pois constituise como o mais longo do ano lectivo 2010 / Teve início no dia 3 de Janeiro e irá prolongar-se até 8 de Abril. É de destacar ainda uma interrupção lectiva para as festividades do Entrudo entre os dias 7 e 9 de Março. Exposições Rosa-dos-ventos ao peito No átrio da sala dos professores, a comunidade escolar do Frei fica convidada a visitar e apreciar os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do primeiro período, nomeadamente os Diários de Bordo das visitas de estudo realizadas, concebidos na disciplina de Estudo Acompanhado, e os Crachás com Rosas-dos-ventos, construídos na disciplina de Educação Tecnológica pelos alunos do sétimo ano, com o intuito de serem utilizados no dia do percurso de orientação realizado no primeiro período.

9 Dia de São Valentim Corta-mato Concelhio O Romance na escola No dia 14 Fevereiro realizou-se a actividade prevista para assinalar o dia de São Valentim. Os Alunos do Frei foram convidados a escrever cartas ou postais nas aulas de Inglês, de Língua Portuguesa, de Francês e de Espanhol, para posteriormente enviarem a quem desejassem. Além de ser uma actividade divertida, é desenvolvida a importante competência da escrita em todas as áreas linguísticas. Competição inter-escolas Como consequência dos resultados do Corta Mato Escolar e de acordo com o estabelecido em reunião do Departamento de Educação Física, foram apurados representantes do nosso Externato para o Corta-Mato Concelhio que se realizou no dia 27 de Janeiro de Entraram nesta competição os alunos classificados nos cinco primeiros lugares de cada escalão, com excepção dos juvenis femininos e masculinos do 11º ano, devido à realização do Teste Intermédio de Matemática nesse mesmo dia. Carnaval Festa pré-medieval Visitas de Estudo No dia 4 de Março, como vem sendo hábito no nosso Externato, realiza-se a festa de Carnaval. Este ano o Entrudo do Frei servirá de antecâmara para a festa de final de ano do Externato, onde se realizará uma feira medieval. Assim, o Carnaval deste ano será temático, pedindo-se a todos os presentes que trajem dentro da época medieval, servindo esses mesmos trajes para a posterior Feira Medieval. Próximas visitas previstas No dia 15 de Março os alunos dos 2º e 3º ciclos deslocar-se-ão ao exterior, para as aguardadas visitas de estudo. O sétimo ano desloca-se a Miróbriga, imponente sítio arqueológico. Já os oitavos anos deslocam-se à Coudelaria Real de Alter do Chão, onde poderão assistir, entre outras, a actividades da falcoaria. Por fim, os nonos anos visitam as exposições presentes no Museu da Electricidade e Pavilhão do Conhecimento. Teatro Peças em Análise... Neste segundo período, o Departamento de Línguas irá proporcionar aos alunos do 3º ciclo uma experiência teatral relacionada com as obras em análise na disciplina de Língua Portuguesa. As turmas do sétimo ano de escolaridade deslocam-se à companhia O Sonho para assistirem à representação da peça O Cavaleiro da Dinamarca. Já os alunos do nono ano deslocar-se-ão ao Mosteiro dos Jerónimos para assistir, nos seus claustros, à representação do Auto da Barca do Inferno, pela companhia Artefilmes. Seguir-se-á, no terceiro período, o oitavo ano. Dia da Mulher As Mulheres da República Em Março, realiza-se, em data posterior ao Dia da Mulher, pelo facto de este coincidir com o dia de Carnaval, em plenas férias escolares, uma exposição sobre as grandes figuras femininas da República, assinalando assim a efeméride deste ano lectivo, referente ao centenário da implantação da República em Portugal.

10 Concurso Ortografia 1ª fase 25 de Março Em nova edição, após o sucesso de anos anteriores, realiza-se de novo o Concurso de Ortografia. Numa primeira fase, no dia 25 de Março, todas as turmas dos 2º e 3º Ciclos vão testar o seu conhecimento gramatical ao nível da competência da escrita. Os apurados irão representar o nosso colégio no terceiro período, em competição inter-escolas a realizar este ano no Colégio do Vale. Competições Química, Física, Pmat e Redemat Semana da Cultura Neste segundo período lectivo, os alunos encontram-se envolvidos numa variedade de competições didáctico-lúdicas envolvendo diversas disciplinas do currículo que terão o seu culminar em finais e semifinais. Assim, realizar-se-ão semi-finais das Olimpíadas da Química, para o 8º e 9º ano, no dia 2 de Abril e as semi-finais da Física para o 9º ano, no dia 7 de Maio. Destaque ainda para as eliminatórias a realizar do Pmat e Língua Em Rede no dia 2 de Março. Cultura e Conhecimento Após o sucesso, a todos os níveis, da primeira edição deste final de período diferente, a Semana da Cultura regressa este ano em versão aumentada e melhorada, a realizar-se na semana de 4 a 8 de Abril. Tudo aponta para que este seja o ponto alto e culminar do 2º período com uma enorme variedade de actividades, com torneios escolares, actividades lúdicas preparadas por todos os departamentos, debates, conferências, jogos didácticos e muitas outras surpresas que o tesouro do conhecimento nos reserva. Workshop Jornal de Notícias Café Concerto Baile de Finalistas Os alunos dos oitavos anos vão construir, no dia 3 de Março, a primeira página de um jornal. A matéria da imprensa é leccionada no 7º, 8º e 9º ano na disciplina de Língua Portuguesa. Assim, assume-se esta actividade como uma mais-valia para os alunos conhecerem o interior de um jornal e ter a experiência de redigir uma página do mesmo, baseada nas notícias reais do dia da visita, 2 de Abril. Espectáculo surpresa Funcionando como actividade de encerramento da Semana da Cultura, irá realizar-se no sábado, 9 de Abril, pelas 21 horas, a actividade Café Concerto. Todo o conteúdo deste espectáculo surpresa permanece no segredo dos deuses, tendo os Directores de Turma dos nonos anos, turmas responsáveis por esta actividade, referido que o tema deste ano se insere no tema de escola referente à época medieval. Despedida em grande estilo No próximo dia 2 de Abril, irá realizar-se o tradicional baile de finalistas do 12º Ano do nosso Externato. Aguarda-se, com expectativa, este momento de emoção no percurso académico, no caso de muitos alunos, há mais de uma década a frequentar o Frei. Bora lá Conferência No Anfiteatro da escola, os alunos do oitavo ano de escolaridade, serão convidados a assistir a uma conferência com o Dr. Rui Cardoso, autor do livro Ser bom aluno, bora lá. O livro foi abordado nas aulas de Estudo Acompanhado e serve de guia prático para ajudar o aluno a alcançar o sucesso pretendido. Externato Frei Luís de Sousa 7 Edição 1º/2º Período 2010/2011

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE!

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! JUNHO 2014 BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! Caros leitores e leitoras, A presente edição é a última do Jornal Caça Notícias do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, mas não se preocupem, continuarão

Leia mais

O GRUPO DE EMRC E OS FRUTOS DO PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COLÉGIO AMIGO (2013.2014)

O GRUPO DE EMRC E OS FRUTOS DO PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COLÉGIO AMIGO (2013.2014) O GRUPO DE EMRC E OS FRUTOS DO PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COLÉGIO AMIGO (2013.2014) Recolha de Alimentos: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza (mês de outubro) No ano letivo que se encerra,

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

http://www.aege.pt/avaliacao/lists/avaliar%20plano%20de%20actividades%201%2...

http://www.aege.pt/avaliacao/lists/avaliar%20plano%20de%20actividades%201%2... Page 1 of 17 Documentos e listas Criar Definições do site Ajuda Até AEGE Autoavaliação Avaliar Plano de Actividades 1.º Per - 2010-2011 Seleccione uma vista Descrição geral Resumo gráfico Todas as respostas

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013

PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013 SALA DE ESTUDO ORIENTADO 2009/2013 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PRIORIDADES... 4 OBJECTIVOS DA SALA DE ESTUDO ORIENTADO... 5 Apoio Proposto...

Leia mais

EXTERNATO DO PARQUE CALENDÁRIO ESCOLAR PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR

EXTERNATO DO PARQUE CALENDÁRIO ESCOLAR PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR EXTERNATO DO PARQUE CALENDÁRIO ESCOLAR PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR 2013/2014 O Externato do Parque, usando a Pedagogia de Paula Frassinetti, procura Fazer da criança a razão de ser da Escola Criar um

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR MÊS Setembro TEMA Adaptação das Crianças PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014-2015 Departamento de Ciências Humanas

Plano Anual de Atividades 2014-2015 Departamento de Ciências Humanas Visita de estudo Geografia Conhecer o funcionamento de uma unidade industrial; Reconhecer a importância da atividade industrial na economia. Geografia e Alunos do 9º Ano Unidade Industrial 2ºPeríodo Visita

Leia mais

Gestor de Atividades e Recursos Educativos

Gestor de Atividades e Recursos Educativos 21/01/ Imprimir atividade Gestor de Atividades e Recursos Educativos Agrupamento de Escolas de Data Atividade Público Alvo Início Término Préescolar Titulo, Tipologia, Proponente, Escola Desafios da Matemática

Leia mais

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém Visita com Atelier -Animais do Mundo Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Vamos através da história deste Mosteiro, conhecer os animais que no séc. XVI chegavam a Lisboa vindos

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

Feira Literária. Todo dia é dia de ser criança! Banca de trocas de livros e gibis. 12/10, 2ª feira Feriado da Padroeira do Brasil

Feira Literária. Todo dia é dia de ser criança! Banca de trocas de livros e gibis. 12/10, 2ª feira Feriado da Padroeira do Brasil Outubro/2015 Parabenizamos também aos adultos que no auge da maturidade ainda conservam o sorriso e o olhar puro para a humanidade. 12/10, 2ª feira Feriado da Padroeira do Brasil Feira Literária Todo dia

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Objectivos gerais: - Proporcionar o diálogo e o respeito pelas pessoas mais velhas. - Desenvolver o espírito

Leia mais

Objectivos Proporcionar experiências musicais ricas e diversificadas e simultaneamente alargar possibilidades de comunicação entre Pais e bebés.

Objectivos Proporcionar experiências musicais ricas e diversificadas e simultaneamente alargar possibilidades de comunicação entre Pais e bebés. O estudo do desenvolvimento musical da criança é um campo de trabalho privilegiado pela CMT, tendo em conta o perfil curricular de alguns dos seus elementos, com ligações ao meio universitário. Um pouco

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 2 Jogo da corrida das ovelhas 11 1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS 1 3 de setembro 14h -16h 3 de setembro 19h Acolhimento

Leia mais

alegria, prazer, desejo e entusiasmo

alegria, prazer, desejo e entusiasmo ,, a ideia Os escalões de formação são, ou deveriam ser encarados por todos, como a base que pode garantir o futuro e até o sucesso de uma modalidade quer dentro de um clube quer a nível nacional. Actualmente

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades A Casinha Brincalhona, Creche Lda Urb. Pisolar, LT 31, Alto do Pacheco 8500 Portimão www.acasinhabrincalhona.com Educadora Ângela Soares Educadora Rita Almeida 2015/2016 Plano

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014. Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos

OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014. Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013-2014 Promover o sucesso académico Reforçar a organização, coordenação e articulação curricular Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Conhecer, sentir e viver a Floresta

Conhecer, sentir e viver a Floresta Projeto de Sensibilização e Educação da População Escolar Conhecer, sentir e viver a Floresta 2011-12 Floresta, Fonte de Vida Guia das Atividades - - Dia de S. Martinho, Castanhas e Castanheiros - Dia

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 5ª Edição 03 de Agosto de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a quinta edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR PLANO DE ACTIVIDADES 2006/2007 INTENCIONALIDADE EDUCATIVA O menino tem a capacidade rara de maravilhar-se, de inventar a realidade para

Leia mais

Como Católica, radica toda a sua missão e visão na mensagem de Jesus Cristo que. ilumina o Ser e o Saber humano.

Como Católica, radica toda a sua missão e visão na mensagem de Jesus Cristo que. ilumina o Ser e o Saber humano. O Colégio de Santa Clara é uma Escola Católica Franciscana Hospitaleira. Como Escola, é para a pessoa e da pessoa. Como Católica, radica toda a sua missão e visão na mensagem de Jesus Cristo que ilumina

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012 Plano Anual de Actividades Jardins de Infância Organização do Ambiente Educativo e espaços comuns. (de 4 a 09-09-2011) Cada educadora prepara a sua sala Organizar o Ambiente Educativo educadoras. Observação

Leia mais

2010/2011 Plano Anual de Actividades

2010/2011 Plano Anual de Actividades 2010/2011 Plano Anual de Actividades Cristiana Fonseca Departamento de Educação para a Saúde 01-07-2010 2 Plano Anual de Actividades Introdução Quando em 1948 a Organização Mundial de Saúde definiu a saúde

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO 1 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil!

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil! Propostas de Atividades coletividades Alhos Vedros/Moita Dia e mês Dia comemorativo Actividade Proposta 6 de Janeiro Dia de Reis Fantoches os animais e o Circo e o jogo dos sons dos animais Fantoches de

Leia mais

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades 1º Período setembro novembro 10 Receção aos alunos Toda a Comunidade Escolar Todos Departamentos 10 Início do ano letivo Comemoração do início do Outono visita à Quinta da Eira

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Relatório de Actividades

Relatório de Actividades Escola Superior de Educação de Bragança Pé Verde Projecto de Promoção do Ambiente e Saúde na ESEB Relatório de DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO LECTIVO 2004/2005 Introdução O Departamento de Ciências

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

1. A retomada da bolsa 01/02/2009 Você S/A Revista INSTITUCIONAL 66 à 68

1. A retomada da bolsa 01/02/2009 Você S/A Revista INSTITUCIONAL 66 à 68 1. A retomada da bolsa 01/02/2009 Você S/A Revista INSTITUCIONAL 66 à 68 Data de geração: 12/02/2009 Página 1 Data de geração: 12/02/2009 Página 2 A retomada da bolsa No ano passado, a bolsa de valores

Leia mais

Carga Formação Total de. Carga. horária Semanal. Tempos letivos

Carga Formação Total de. Carga. horária Semanal. Tempos letivos GERAL CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1. Matriz Curricular dos Cursos (Educação Física) 1º ano 2º ano Componentes de Carga Carga Formação Total

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO AMBIENTE REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO AMBIENTE O Ministério do Ambiente tem o prazer de convidar V. Exa. para o Seminário sobre Novos Hábitos Sustentáveis, inserido na Semana Nacional do Ambiente que terá

Leia mais

Educação Musical Professor Hector Teixeira

Educação Musical Professor Hector Teixeira SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO SERVIÇO TÉCNICO DE ACTIVIDADES OCUPACIONAIS CENTRO DAS ACTIVIDADES OCUPACIONAIS DE SÃO VICENTE PLANO ANUAL EDUCAÇÃO

Leia mais

Clube de Francês / Oficina de Francês (Sala Virtual)

Clube de Francês / Oficina de Francês (Sala Virtual) Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém Código: 135513 NIFPC: 600075907 Escola Secundária Padre António Macedo Clube de Francês / Oficina de Francês (Sala Virtual) 2007/2014 Luísa Maria

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Ensino profissional celebra 20 anos com forte crescimento de alunos e cursos

Ensino profissional celebra 20 anos com forte crescimento de alunos e cursos Ensino profissional celebra 20 anos com forte crescimento de alunos e cursos * Total de alunos mais do que triplica o de há 10 anos e atinge 91 mil; peso das escolas secundárias públicas passa de zero

Leia mais

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

Desejamos a todos um excelente ano letivo! O Museu Municipal de Loulé apresenta o programa Visita Brincando, para o ano letivo 2014/2015. Este programa é construído em torno do nosso Património Cultural e pretende contribuir para despertar o olhar,

Leia mais

Schulleiterbrief. Herbst 2010. Carta do Director

Schulleiterbrief. Herbst 2010. Carta do Director Schulleiterbrief Herbst 2010 Carta do Director Outono 2010 1 Índice: 1. Prefácio:... 3 2. Informações gerais... 4 2.1. Regulamento de entrada e controlo dos acessos... 4 2.2. Saída das instalações do colégio

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

JORNADAS CULTURAIS 2011

JORNADAS CULTURAIS 2011 JORNADAS CULTURAIS 2011 PROGRAMA na ESCOLA-SEDE 7 de Abril, 5ª feira 9h05 13h00: Colheita / Dádiva de Sangue Grupo de Biologia e Geologia e Instituto Português do Sangue Salas LF4 e PF4 (Bloco 4) Comunidade

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA Emanuel Carvalho 1 SUMÁRIO Dedicatória 03 Agradecimentos 04 Prefácio 05 Mensagens de otimismo 08 até 94 2 Dedicatória Dedico este meu e-book a todas as pessoas

Leia mais

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção PASSE JOVEM NO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 2 Maio de 2011 1. O SVE como experiência de aprendizagem Ser um voluntário do SVE é uma valiosa experiência pessoal, social e cultural,

Leia mais

VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE

VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE Versão adaptada de Eugénio Sena para Wir Bauen Eine Stadt de Paul Hindemith 1. MARCHA (Entrada) Uma cidade nossa amiga Não queremos a cidade antiga. Nós vamos pensar tudo de

Leia mais

Plano Nacional de Leitura

Plano Nacional de Leitura Agrupamento de Escolas das Taipas Plano Nacional de Leitura 1. Estrutura organizacional Coordenador: Carlos Monteiro Grupo de Recrutamento: 300 Departamento: Línguas Composição do grupo de trabalho: docentes

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Participaram activamente 19 escolas, com cerca de 700 alunos que entregaram 230 trabalhos.

Participaram activamente 19 escolas, com cerca de 700 alunos que entregaram 230 trabalhos. Programa de Educação Ambiental 2010/11 A Água e a Floresta Introdução Programa 2009/10 Calendário Contactos Introdução No ano lectivo 2009/10, os SMAS de Oeiras e Amadora lançaram a todas as escolas de

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

plano anual de educação ambiental

plano anual de educação ambiental plano anual de educação ambiental 2009/2010 complexo de educação ambiental da quinta da gruta PROGRAMA FAMÍLIAS Grelha Resumo por Sector Sector Rios/Espaços Verdes Animais Dias comemorativos Férias Datas

Leia mais

Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas. - Ano Lectivo 2010/2011 -

Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas. - Ano Lectivo 2010/2011 - Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas - Ano Lectivo 2010/2011 - Empreendedorismo como ensiná-lo aos nossos jovens? Contudo, e mesmo sendo possível fazê-lo, o espírito empresarial não é normalmente

Leia mais

Relatório detalhado do seminário: Qualidade e Certificação

Relatório detalhado do seminário: Qualidade e Certificação Curso: Gestão 2007/2008 2º Semestre Controlo de Qualidade Relatório detalhado do seminário: Qualidade e Certificação Docente: Discentes: Professor Doutor José Carlos Marques Ana Fernandes nº 2049007 Hugo

Leia mais

OBJECTIVOS DO PROJECTO

OBJECTIVOS DO PROJECTO INTRODUÇÃO Este projecto destina-se às crianças dos três aos seis anos de idade. A Lei Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação

Leia mais

PROJECTO DE REALIZAÇÃO

PROJECTO DE REALIZAÇÃO APPEUC Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá MONTREAL 2007 13, 14 e 15 de Abril de 2007 no Hotel Auberge Universel em Montreal PROJECTO DE REALIZAÇÃO Comissão Organizadora:

Leia mais

ENERESCOLAS. Monitorizar, Experimentar e Aprender!

ENERESCOLAS. Monitorizar, Experimentar e Aprender! ENERESCOLAS Monitorizar, Experimentar e Aprender! Enquadramento As escolas são uma fracção não desprezável do consumo energético. A aprendizagem em âmbito escolar, tem efeitos multiplicativos em casa e

Leia mais

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas.

Áustria Viena. Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Áustria Viena Foi uma grande surpresa o facto de todos os alunos andarem descalços ou de pantufas. Apenas fui assistir a uma aula, que acabou por não ser dada devido à presença dos alunos estrangeiros

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE 1 Fundamentação Teórica O Plano Anual de Actividades constituiu, em conjunto com o Projecto Educativo e o Regulamento Interno, um dos principais instrumentos

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 VOLUNTARIADO SERRALVES EM FESTA 2012 Preparado para mais um Serralves em Festa? É já nos dias 2 e 3 de Junho que se realiza mais uma edição do Serralves

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE A experiência de um casal cristão que acompanha a equipa traz aos seus membros uma riqueza complementar à que caracteriza a presença do padre.

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138 PONTO DE APOIO Edição 138 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural

http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural http://ec/europa/eu/portugal/pdf/guia_di_pt.pdf Ano Europeu do Diálogo Intercultural Porquê este guia prático? A diversidade cultural e linguística constitui um recurso pedagógico de que dispõem muitas

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014 Plano Anual de Atividades (2014/2015) Atividade Curricular Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade 1º Período Setembro de 2014 Início do ano lectivo /Pais 1ª Quinzena de Setembro Reunião de

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

agenda de novembro Feltros do mundo. Arquitecturas de cabeça

agenda de novembro Feltros do mundo. Arquitecturas de cabeça agenda de novembro Feltros do mundo. Arquitecturas de cabeça :: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS Feltros do Mundo. Arquitecturas de Cabeça Inserida no âmbito das actividades promovidas em S. João da Madeira a propósito

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 4ª Edição 03 de Julho de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a quarta edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e manuscrito

Leia mais

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DIREÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA CANTO DA MAIA PONTA DELGADA Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro Para a realização desta

Leia mais

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA O FAZ DE CONTA PROJETO ANUAL DA LUDOTECA ANO LECTIVO 2014/2015 Inês Matos ÍNDICE I- INTRODUÇÃO 3 II- PROJETOS 5 2.1. Semana da Alimentação 4 2.2. Formação Técnica 6 2.3. Acompanhamento às famílias 6 2.4.

Leia mais

Actividades realizadas ao longo do ano. Quem somos. Vila de Rabo de Peixe. Verão. Natal. durante o ano. Páscoa

Actividades realizadas ao longo do ano. Quem somos. Vila de Rabo de Peixe. Verão. Natal. durante o ano. Páscoa 2004-2012 Fica situada na Ilha de São Miguel a cerca de 10 km da Ribeira Grande e 25 km de Ponta Delgada. É uma das zonas mais pobres de Portugal. Dos seus oito mil habitantes, mais de metade vive em situação

Leia mais

Curso de Formação para Dinamização de workshops

Curso de Formação para Dinamização de workshops Curso de Formação para Dinamização de workshops Ficha Informativa Curso de Formação para Cientistas 1. A Empresa A Science4you é uma empresa 100% Nacional que nasceu em Janeiro de 2008. É considerada uma

Leia mais

Relatório da viagem a França

Relatório da viagem a França Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Relatório da viagem a França Março de 2014 Realizado por: Joana Teixeira 9.º D Mariana Carvalho 9.º D Elaborado a 18 de Maio de 2014 Introdução A viagem

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais