TUTORIAL Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia"

Transcrição

1 TUTORIAL Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia Neste Software educacional na forma de objeto de aprendizagem, abordaremos as medidas de Tendência Central da Estatística, onde o aluno irá aprender Média Aritmética, Mediana e Moda a partir de uma situação de quatro personagens, em que os mesmos irão explicar o conteúdo e em seguida o aluno terá que resolver algumas questões para exercitar o que acabou de aprender. O desenvolvimento do conteúdo darse-á, na maioria dos casos, com dados estatísticos reais que envolvem medidas produção e distribuição de energia elétrica no Brasil. Passaremos a seguir a descrever o funcionamento deste aprendizagem. objeto de Para avançar/voltar as telas use as setas: No entanto, para avançar as telas com atividades, é preciso primeiro respondelas corretamente. Assim como, para avançar as telas com vídeos, é preciso assisti-los. Em caso de dúvidas, estará disponível o botão ajuda indicado por: Poderá ser acionado para acessar informações sobre o contexto, que podem auxiliar na realização das atividades. Estará disponível em todas as telas uma calculadora para auxiliar na realização dos cálculos com o seguinte ícone:

2 Também serão disponibilizadas, em algumas telas, informações adicionais referentes ao tema abordado e ao conteúdo de Estatística, com o seguinte ícone: Para iniciar, insira o seu nome e clique em Confirmar: Leia atentamente o diálogo utilizando as setas ao lado caixas de diálogos para avançar as falas dos personagens. A conversa está resumida as caixas de texto a seguir.

3

4 Após o término do diálogo, clique na seta do canto inferior direito para avançar a tela. Após avançar, irá aparecer um vídeo automaticamente. O vídeo mostrará a geração e distribuição da energia elétrica através de usinas hidrelétricas. As principais partes do vídeo.

5

6

7 Q uando terminar, haverá um novo diálogo. Proceda da mesma maneira do diálogo anterior.

8 Após avançar, haverá um novo vídeo sobre o conteúdo da Média Aritmética. Assista-o com atenção, ele irá auxiliar para resolver as atividades. Em seguida, clique na seta para avançar.

9 No final do vídeo a explicação estará completa. Quando o vídeo termina a seta para avançar aparecerá. Ao clicar nela será apresentado a primeira questão. Na tela seguinte, selecione as afirmativas corretas de acordo com a tabela ao lado. Clique em Enviar resposta. Posteriormente clique na seta para avançar.

10 A resposta certa neste caso é a II, III e IV. Porém as posições alternativas são embaralhadas, e para cada aluno aparece em uma form. Nesta tela ao clicar no botão ajuda aparecerá:

11 Nesta tela haverá novamente um vídeo, o mesmo irá mostrar a Média Aritmética Ponderada. Assista-o com atenção para realizar as atividades. No final do Vídeo a imagem aparecerá assim: Observe os valores da pesquisa de Chico, após clique em avançar.

12 Nesta tela, selecione a alternativa correta considerando os dados da tabela ao lado. Clique em Enviar resposta. Se tiver dúvidas clique no botão ajuda, ele possui informações para ajudá-lo. Em seguida, clique na seta para avançar. O botão ajuda contém informações relevantes para auxiliar na realização da atividade.

13

14 Na tela haverá um vídeo que mostra o conteúdo sobre Mediana. Assista-o com atenção! Ele irá auxiliar para resolver as questões. Após clique na seta para avançar. Esta tela terá um vídeo de continuação da tela anterior. Assista-o com atenção. Após clique para avançar. Leia as informações e clique na seta para avançar.

15 Observe com atenção as tabelas, analise seus dados e compare as tabelas. Preste atenção nos valores destacados. Leia atentamente as informações pois irão auxiliar na resolução das atividades. Nas próximas telas haverá um diálogo. Leia-o com atenção. Posteriormente clique na seta para avançar.

16

17 A seguir, está a tela de 4 anotações com atividades numeradas de 1 a 4.. Após resolver cada uma, você voltará para esta tela para que possa escolher o próxima, até completar todas as 4. Os botões da tela anterior são representados pelas figuras a seguir.

18 Ao clicar no botão da atividade 1 aparecerá a seguinte tela C lassifique cada linha de dados da tabela quanto a moda. Em seguida, clique no botão Enviar resposta. No botão Ajuda desta tela aparecem 4 janelas consecutivas. ao clicar em continuar, aparece novo ajuda até completar e dar seguimento a atividade 1 onde a primeira parte já virá preenchida.

19 Na mesma tabela, agora complete com a mediana dos valores, após clique em Enviar Resposta.Se todas as respostas estiverem corretas, clique na seta para voltar e selecionar

20 Ao clicar no botão Ajuda

21

22 Ao Clicar na atividade 2 aparecerá a atividade 2. Preencha os espaços com a média e mediana respectivamente. Após completar corretamente a tabela, abra cada um dos ícones localizados abaixo da tabela, que se referem a cada uma das fontes de geração de energia citados na tabela. Cada ícone apresenta um gráfico com os valores da tabela, analise cada um deles com atenção, observando a localização das linhas que representam a média e a mediana em relação aos outros valores. Posteriormente.

23 Os gráficos que aparecem na sequência dos ícones estão apresentados a seguir.

24

25

26

27 Atividade 3 De acordo com as linhas da tabela, preencha com os valores da média e da mediana. Clique em Enviar resposta, e se todas estiverem corretas clique na seta para selecionar outra atividade. No botão Ajuda desta atividade aparecem as seguintes as seguintes instruções:

28

29 Atividade 4 Nesta atividade se deve completar onde se pede, com os valores da moda e da mediana. Se necessário consulte o botão ajuda. Após completar clique em Enviar Resposta.

30 Ao concluir a atividade 4 e avançar aparecerá a seguinte mensagem: Finalização

31

Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas

Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas Objetivo deste tutorial Orientar o professor nas etapas da publicação de vídeos do youtube em um blog. Com isso é possível criar uma página de apresentação

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO ADMINSTRATIVO TUTORIAL. Entrando no Sistema SAT Cadastrar-se no Sistema SAT

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO ADMINSTRATIVO TUTORIAL. Entrando no Sistema SAT Cadastrar-se no Sistema SAT TUTORIAL Índice 1. Entrando no Sistema SAT 2 1.1. Cadastrar-se no Sistema SAT 2 2. 1.2. Alterar a Senha 3 Funções para usuários avaliadores 3 2.1. Consulta à Avaliações 4 2.2. Configurar Avaliações 4 2.3.

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS AUDITORIA DE EVENTOS. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS AUDITORIA DE EVENTOS. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS AUDITORIA DE EVENTOS Professor Carlos Muniz Já tentou ligar duas redes distintas a partir de um Servidor com duas placas de redes? Funcionou? Pensou que apenas conectar

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS O envio do artigo para o 10 Encontro Internacional de Formação de Professores e o 11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional deve ser realizado pelo endereço:

Leia mais

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O procedimento de impressão da Guia de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) Obrigatória, só será possível de forma eficiente utilizando o navegador Microsoft Internet Explorer (versão

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno / 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão.4. Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno 2/ 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Acessar o Programa Digital

Leia mais

Tutorial 1. Primeira Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

Tutorial 1. Primeira Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Tutorial 1 Primeira Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Nesse primeiro contato que você terá com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Blackboard Leam é importante que você realize a seguinte

Leia mais

PASSO A PASSO PARA EMITIR A NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRONICA EM BOITUVA

PASSO A PASSO PARA EMITIR A NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRONICA EM BOITUVA PASSO A PASSO PARA EMITIR A NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRONICA EM BOITUVA * Material desenvolvido pelo contador Elivelton Rosa Rodrigues Permitida a divulgação para fins educacionais desde que citada a

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Guia de Planejamento de Ações

Guia de Planejamento de Ações Guia de Planejamento de Ações É responsabilidade do Gerente da Loja e do Área Coach priorizar os pontos chave do Plano de Ação, concluir as questões de segurança alimentar significativas e considerar pelo

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

ENVIO DE . Envio de AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

ENVIO DE  . Envio de  AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO ENVIO DE E-MAIL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Envio de E-mail Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. E-mail 2. Como enviar um e-mail. 2 1. E-mail Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO 1) Acesse o Portal de Evento do IFRS em http://eventos.ifrs.edu.br e role a página até chegar na Semana de Educação, Ciência e Cultura Campus Bento Gonçalves. Clique em Acessar a conferência. 2) Ao abrir

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

Página Padrão Blog. 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme

Página Padrão Blog. 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme 1 Passo: Clique no ícone BLOG que está em PÁGINAS PADRÃO, conforme indicado na imagem abaixo. Imagem 2 Passo: Após você ter clicado em BLOG aparecerá uma tela que mostra algumas opções conforme indicado

Leia mais

COMO PARTICIPAR DO CURSO

COMO PARTICIPAR DO CURSO COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Para atribuir uma Trilha de Aprendizagem a você, siga os seguintes passos:

Para atribuir uma Trilha de Aprendizagem a você, siga os seguintes passos: Aqui você poderá tirar suas dúvidas sobre o funcionamento das Trilhas de Aprendizagem que estão disponíveis no módulo de educação do sistema de Gestão de Pessoas. 1. Por onde começar? Para atribuir uma

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

TUTORIAL DE BACKUP E RESTAURAÇÃO DE

TUTORIAL DE BACKUP E RESTAURAÇÃO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA www.ead.ufvjm.edu.br TUTORIAL DE BACKUP E RESTAURAÇÃO

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor 4 de Novembro de 04 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES 1º PASSO: Abra o seu navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome...) e acesse o endereço http://lattes.cnpq.br/. Ao acessar o

Leia mais

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 - Manual de Treinamento Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 Sumário 1. Gestor e Empregado - Download e Instalação 2. Empregado - Solicitação de férias via dispositivos móveis 3. Empregado - Consulta e Cancelamento

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

MANUAL DO RECURSO DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS

MANUAL DO RECURSO DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS MANUAL DO RECURSO DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS Eromi Izabel Hummel Maricelma Tavares Duarte 1 Caro Professor Cursista, O computador oferece muitas possibilidades para que pessoas com deficiência possam

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS

MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS AJUSTE DE DISCIPLINAS Entre no site da FAP: www.fapce.edu.br e faça login no sistema acadêmico TOTVS, no banner PORTAL DO ALUNO, (menu ao lado direito da página) ou pelo link

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

Usar o SAFEASSIGN. em Exercícios AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Usar o SAFEASSIGN. em Exercícios AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO SAFEASSIGN AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Usar o SAFEASSIGN em Exercícios Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. SAFEASSIGN em Exercícios 3. Aplicação do SAFEASSIGN em

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09 OBJETIVO Exemplificar a geração de gráficos a partir do arquivo de tipo txt com as informações de memória de massa para os multimedidores Mult-K Plus, Mult-K Grafic e MPK. O arquivo é gerado por meio do

Leia mais

Como utilizar o OA Funções trigonométricas

Como utilizar o OA Funções trigonométricas Como utilizar o OA Funções trigonométricas 1. Uma breve animação, introduzindo o contexto das atividades que serão desenvolvidas é demonstrada. Para iniciar as atividades é necessário clicar no botão indicado

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Confira a seguir o novo procedimento de acesso do seu contracheque.

Confira a seguir o novo procedimento de acesso do seu contracheque. 1 Os aposentados e pensionistas da Valia têm acesso rápido ao seu contracheque no próprio site da Fundação, no atendimento eletrônico do Disque Valia, por meio dos caixas eletrônicos ou pelos sites das

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado

Tutorial Curso on-line MEG21. Inscrição Acesso Certificado Tutorial Curso on-line MEG21 Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário possuir um cadastro no portal da FNQ. Se você já possui, ao entrar no portal

Leia mais

BLOGS. Diários AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

BLOGS. Diários AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO BLOGS AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Diários Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. Diários 2. Como criar um Diário 3. Como editar e gerenciar um Diário 4. Como criar uma postagem no Diário

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box

Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box Rio de Janeiro, Maio de 2015 Objetivo Este Manual foi planejado para servir como um guia de utilização do Portal

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

Cursos de Língua ICoN

Cursos de Língua ICoN Projeto Ciência sem Fronteiras CSF Itália Cursos de Língua ICoN Guia para o estudante com tutela Guia para o estudante com tutela Página 1 Indice 1. Explorar o curso 1.1 Acesso ao curso 1.1.1 A página

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

Edição no Android / Viva Video

Edição no Android / Viva Video Edição no Android / Viva Video Abra Editar no Viva Video Selecione a Câmera Selecione os clipes de vídeo que você quer editar CONCLUÍDO Cortar Vídeo Use os marcadores nos lados esquerdo e direito do clipe

Leia mais

Roteiro. Título da animação: Ampliando as noções trigonométricas Autor: Equipe Rived Matemática/UFU Texto: Tela 1: Apresentação dos componentes

Roteiro. Título da animação: Ampliando as noções trigonométricas Autor: Equipe Rived Matemática/UFU Texto: Tela 1: Apresentação dos componentes Roteiro Título da animação: Ampliando as noções Texto: Tela 1: Apresentação dos componentes 1) Ampliando as noções 2) Equipe Rived Matemática/UFU 3) Componentes: Lóren Grace Kellen Maia Amorim Arlindo

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 08.06.12 Neste manual você entenderá como realizar uma venda através do Gestor. Além disso, através do botão é

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Slide Show Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Slide show permite a criação de apresentações animadas

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11 Manual GA, Papel Responsável / Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Versão 2.5.3 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Manual GA, Papel Responsável 2/ ACESSAR O GERENCIADOR

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

Manual de votação. Eleições 2017 Rio de Janeiro

Manual de votação. Eleições 2017 Rio de Janeiro Manual de votação Eleições 2017 Rio de Janeiro Caro eleitor, Nos dias 27 e 28, das 9h às 17h, ocorrerão as eleições da Afipea e Afipea-Sindical. Caso sua carta-senha não chegue até os dias de votação,

Leia mais

Wise Up Online Guia do usuário

Wise Up Online Guia do usuário Wise Up Online Guia do usuário Março 2016 Tabela de conteúdo Tabela de conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Cadastro... 4 2.1 Enviar... 4 2.2 Confirmar Dados... 4 3. Informações Complementares... 5 3.1

Leia mais

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER Página 1/6 1. OBJETIVO Neste Manual, você poderá verificar o passo a passo de como realizar a compra dos livros digitais da FTD Educação, este processo será realizado em três etapas, sendo elas: 1ª Etapa

Leia mais

SUMÁRIO MANUAL DE INSTALAÇÃO ATRAVÉS DO CDROM

SUMÁRIO MANUAL DE INSTALAÇÃO ATRAVÉS DO CDROM SUMÁRIO MANUAL DE INSTALAÇÃO ATRAVÉS DO CDROM 1. Introduçao... 02 2. Empresa... 03 3. Resumo de Funcionalidades dos Sistemas... 04 4. Instalação dos Sistemas em WINDOWS... 05 5. Instalação dos Sistemas

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Utilização do e-saj para Defensores

Utilização do e-saj para Defensores Utilização do e-saj para Defensores Este manual tem como objeto a apresentação de maneira clara e objetiva do aplicativo e-saj (Sistema de Automação da Justiça), utilizado pelo Tribunal de Justiça de São

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO Clique e descubra! 2. FAZENDO SUA REMATRÍCULA 3. AJUSTE DE MATRÍCULA 4. TROCA DE TURMA 5. ATESTADO DE MATRÍCULA 6. 2ª VIA DO BOLETO 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO

Leia mais

Tutorial plano de pagamento por curso

Tutorial plano de pagamento por curso Tutorial plano de pagamento por curso Conteúdo 1. Cadastro de regras para perda de bolsa/recuperação de bolsa... 2 2. Cadastro de desconto por aluno... 3 3. Gerar boletos... 5 4. Procedimentos para mudança

Leia mais

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Este manual visa auxiliar o usuário no acesso do treinamento e-learning demonstrando passo-a-passo todos os processos de utilização dos recursos dispostos no Kubo. O que é o Kubo? O Kubo

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Serviço de Rede Wireless para Eventos Manual de Configuração. 1. Windows Windows Windows Vista MacOS Ubuntu...

Serviço de Rede Wireless para Eventos Manual de Configuração. 1. Windows Windows Windows Vista MacOS Ubuntu... Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviços de Comunicações Serviço de Rede Wireless para Eventos Manual de Configuração Índice 1. Windows 8... 2 2. Windows 7... 5 3. Windows Vista... 7 4. MacOS... 11

Leia mais

Criando nossa primeira conta AWS Amazon

Criando nossa primeira conta AWS Amazon Universidade de São de Paulo Engenharia Mecatrônica Criando nossa primeira conta AWS Amazon October 26, 2016 1 Criando uma conta na Amazon Web Services 1. Acesse a página de registro da Amazon Web Services,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE TUTORIAL APRESENTAÇÃO DO PGR - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ONLINE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE TUTORIAL APRESENTAÇÃO DO PGR - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ONLINE PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE TUTORIAL APRESENTAÇÃO DO PGR - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ONLINE Acesso aos geradores de resíduos de construção civil (PGR da obra) Primeiro

Leia mais

CADASTRANDO RELATÓRIOS

CADASTRANDO RELATÓRIOS CADASTRANDO RELATÓRIOS 1- Você deverá acessar o link: top2016.uel.br/relatorios/cadastro e digitar seu CPF e sua senha (a mesma que foi cadastrada no ato da inscrição). 2- Aparecerá uma página para você

Leia mais

Manual do KTeaTime. Michael Korman Matthias Hölzer-Klüpfel Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KTeaTime. Michael Korman Matthias Hölzer-Klüpfel Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Michael Korman Matthias Hölzer-Klüpfel Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 O que é o KTeaTime?.................................... 5 2 Como usar o KTeaTime 6 2.1 Temporizando

Leia mais

M ó d u l o L i v r e

M ó d u l o L i v r e 3- CADASTRO DO MÓDULO LIVRE Para acessar acima. o submenu Módulo Livre, basta apenas seguir o caminho demonstrado na imagem 9 Esta é a tela Listar do submenu Módulo Livre, para incluir uma disciplina clique

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK Novembro de 2015 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do Service Desk GLPI,

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

1 Editor de questões. Página 1 / 9 ETECJGA Marli Cezário Israel

1 Editor de questões. Página 1 / 9 ETECJGA Marli Cezário Israel CRIANDO AVALIAÇÕES 1 Editor de questões... 1 1.1 - Criar Assunto:... 2 1.2 - Editor de Questões... 2 2 - Editor de avaliação... 4 2.1 Editando a avaliação... 5 3 Agendamento de Avaliação... 7 4 Cancelando

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais