UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS ARTIGO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS ARTIGO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS ARTIGO DA RAZÃO À EMOÇÃO: EM BUSCA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CARLOS AUGUSTO CORREIA LIMA REIS Seropédica, 2003

2 RESUMO: Este texto relata como o homem vem valorizando a razão em detrimento à emoção, como foram criados os primeiros mecanismos para aferir a inteligência e a relação entre os testes de inteligência e as aptidões cognitivas. A ascensão e a decadência dos testes de QI, seus principais críticos. As inteligências psicométricas e as outras, que não podem ser medidas por testes convencionais. Por fim, Goleman, entre outros, descreve a importância da inteligência emocional em nossas vidas.

3 1. Em busca da razão pura Desde os primórdios da humanidade o homem tenta explicar os fatos. Prefere supor que o Universo seja infinito a reconhecer de não tem capacidade para delimitar seus limites. É o mesmo que dizer que os grãos de areia sejam infinitos sabendo que eles estão limitados por um espaço físico. O homem tem explicação mesmo para o que não sabe! Um dos autores que mais contribuiu para a valorização da razão foi Descartes. Esse filósofo racionalista, que já é uma contradição em termos, resolve colocar em dúvida tudo que pudesse ser combatido pela razão. O pai da matemática cartesiana estava a procura de uma verdade absoluta, pela qual sustentaria todas as outras verdades. Em busca da razão pura, Descartes descreve que: por desejar ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessário agir exatamente ao contrário, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida. na busca desta verdade, institucionou alguns preceitos; sendo que o primeiro é o de jamais acolher alguma coisa como... que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida. Mas que estória seria essa? Como dizer que uma cadeira não é uma cadeira sem ser chamado de louco? Para que isso não acontecesse, Descartes descreve o sonho. Quantas vezes você, quando criança, pensava estar no banheiro e acorda com a cama cheia de xixi? De fato, diversas vezes em nossa vida acreditamos em algo que efetivamente não era realidade? Acreditamos porque ouvimos, vimos ou sentimos de maneira equivocada. Esqueçam o que eu disse. Esta frase é atribuída ao ex-presidente FHC ao lhe ser cobrado sobre declarações do passado. Antes mesmo de Descartes alguns outros filósofos já haviam debatido sobre o assunto. Heráclito havia dito que ser, ou seja, que existir, é estar sujeito a ação do tempo. Se o tempo não para, logo, ser é ao mesmo tempo é não ser! Mesmo na fração de um décimo de segundo você está se transformando, apenas essas transformações não são perceptíveis aos nossos sentidos. Mas pegue uma foto antiga que logo as transformações tornam-se claras. Portanto ninguém conseguirá atravessar o mesmo rio duas vezes, ao retornar, você já será uma nova pessoa.

4 Já Parmênides discorda Heráclito ao dizer que ninguém não pode contrariar o princípio da identidade. Ser é ser e não ser é não ser. O bom, por exemplo, só existe por que existe o mau. Só sabemos o que é o dia por que existe a noite! Embora haja um dilema entre os dois autores ambos concordam que existe o bom e que existe o mau; sejam opostos (bom X mau) ou lados de uma mesma moeda (todo bom tem um pouco de mau, e todo mau tem um pouco do bom). Desta forma, Descartes cria a idéia de um Deus enganador, gênio do mal, que coloca pensamentos em minha cabeça só com o intuito de me enganar. Se existe um Deus bom por que não pode existir um Deus mau? O sociólogo Durkheim descreve o fato social com três características básicas: a primeira, o fato social é coletivo por que afeta toda a sociedade; a segunda característica é ser independente, pois o fato social independe de sua vontade e até mesmo de sua existência; e a terceira, é ser coercitivo, ou seja, tem o poder de se voltar contra você se você se voltar contra ele. Por exemplo, o amor parece ficar mais forte quando você diz que não vai gostar daquela pessoa. Um outro bom exemplo é o medo. Ninguém escolhe ter medo, mas todos têm medo de algo. Seja medo de barata, seja de fantasma ou de ladrão. O medo surge através de um pensamento que aparece em sua mente independente de sua vontade, mas que nem por isso deixa de ser parte de você. Como nosso corpo está em constante transformação e nossos sentimentos nos enganam e, segundo Durkheim, são capazes inclusive de se voltar contra nós. Afinal, quem somos? Eisten já dizia e Raul Seixas colocou na música... você é humano, ridículo e limitado. Só usa 10% da sua capacidade de raciocínio,... mas não que dizer que os outros 90% sejam inativos, apenas você não tem controle sobre eles. Portanto talvez você seja apenas 10% deve pense ser! Em minhas palestras eu gosto de ilustrar esse momento com a parábola do sábio chinês: Durante muito tempo o sábio chinês sonhou que era uma borboleta. Até um dia que ele acordou e para o resto da vida uma dúvida lhe acompanhou. Se ele era o sábio chinês que sonhou que era uma borboleta ou se era uma borboleta que sonhou ser o sábio chinês!

5 Ai que surge o brilhantismo de Descartes. Apesar de pensar em algumas coisas sem a minha vontade e que esses pensamentos podem inclusive se voltar contra a minha pessoa; eu Descartes ainda posso pensar em que eu quiser: Depois,... poderia supor que não tenho corpo algum e que não havia qualquer mundo ou qualquer lugar onde eu existisse, mas que nem por isso poderia supor que não existia; e que, ao contrário, pelo fato mesmo de eu pensar em duvidar da verdade das outras coisas seguia-me mui evidente e mui certamente que eu existia; ao passo que, se apenas houvesse cessado de pensar,..., já não teria qualquer razão de crer que eu tivesse existido. Ora, posso estar certo de que o corpo e a alma ou seja, aquilo que pensa são realmente distintos, posto que posso concebê-los clara e distintamente como separados... que nosso espírito permaneça constantemente em guarda contra a confusão entre prejuízos dos sentidos e conhecimentos claros e distintos do entendimento. A máxima de Descartes Penso. Logo, existo! criou um paradigma de supervalorização da razão que influenciou, e ainda influencia, a sociedade, principalmente a Ocidental, até os nossos dias. Apesar de sofrer algumas críticas como as de Immanuel Kant em Crítica da razão pura, essa influência pode ser notada em diversas áreas. Podemos destacar os modelos gerenciais criados por Taylor para estudar tempos e movimentos dos trabalhadores e, na ciência, o melhor exemplo, pode ser demonstrado através da 3ª lei de Isack Newton. Essa lei é tão determinística quanto um bom relógio suíço. Para Kant a ciência e a disciplina que mais se aproxima à razão, pois todas as experiências têm um rigor metodológico que dificulta a criação. Como criar algo se tudo que faz tem que haver uma lógica? Portanto a ciência não tem a capacidade de ser fecunda, utilizando-se da filosofia para este fim. 2. Razão como fonte de inteligência Depois que a humanidade passou a valorizar a razão em detrimento a emoção, uma pessoa racional passou a ser sinônimo de uma pessoa inteligente. O próximo passo seria criar um mecanismo para medi a inteligência das pessoas. No final do século XVIII, Franz Joseph Gall observou um relacionamento entre determinadas características de seus colegas de escola e os formatos de suas cabeças.

6 Gall apegou-se a idéia quando se tornou um médico e cientista e, alguns anos depois, colocou adentro de uma disciplina chamada frenologia. Para Gall, a idéia chave da frenologia é simples. Os crânios humanos diferem uns dos outros e suas variações no tamanho e na forma do cérebro. Diferentes áreas do cérebro, por sua vez, servem a funções distintas; e assim, examinando as configurações cranianas do indivíduo, um especialista seria capaz de identificar seus pontos fortes, as franquezas e as idiossincrasias de seu perfil mental. De acordo com Gardner o primeiro teste de inteligência foi elaborado por Alfred Bianet, um psicólogo francês, nos primeiros anos do século XX. Bianet e seu colega Théodore Simin foram procurados pelo ministro da Educação da França para ajudar a prever quais as crianças que correriam o risco de fracassar na escola. Alguns anos depois, em 1912 o psicólogo alemão Wilhelm Stern propôs o nome e a medida do quociente de inteligência, ou a razão direta entre a idade mental e a idade cronológica do indivíduo, expressa através de um número multiplicado por cem. Goleman relata que foi a contar de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial que os testes de QI tiveram seus dias de glória. Dois milhões de americanos foram classificados por meio do primeiro formulário em massa do teste de QI, recém-criado por Lewis Terman, um psicólogo de Stanford. De acordo com Block in Goleman o tipo alto QI puro é quase a caricatura de um intelectual, capaz do domínio da mente, mas inepto no mundo pessoal... com algumas diferenças entre os sexos: O homem de alto QI puro é ambicioso e produtivo, previsível e obstinado, e condescendente, fastidioso e inibido, pouco à vontade com a sexualidade..., inexpressivo e desligado, e emocionalmente frio. As mulheres de alto QI puro têm a esperada confiança intelectual, são fluentes no expressar suas idéias,... e tem uma gama de interesses intelectuais e estéticos. Também tendem a ser introspectivas, inclinadas a ansiedade, à ruminação e à culpa, e hesitam em exprimir sua raiva abertamente (embora o façam de maneira indireta). Para Goleman as mulheres são mais empáticas. Freqüentemente, mas não invariavelmente.

7 3. A decadência dos testes de QI Segundo Gardner, dentro da comunidade científica, o entusiasmo sobre a testagem de inteligência foi tão pronunciado e mais prolongado do que o entusiasmo em relação a frenologia. A maioria dos estudiosos de psicologia e quase todos os estudiosos fora da área estão agora convencidos que o entusiasmo em relação aos testes de inteligência foi excessivo. Conforme Gardner testes de inteligência são elaborados principalmente para aferir a memória verbal, o raciocínio verbal, o raciocínio numérico, a apreciação de seqüências lógicas e a capacidade de resolver problemas do cotidiano. Goleman relata que fomos longe demais na enfatização do valor e importância do puramente racional do que mede o QI na vida humana. Para Goleman o QI pouco oferece para explicar os diferentes destinos de pessoas com mais ou menos iguais promessas, oportunidades e escolaridades. Quando se acompanhou noventa e cinco universitários de Harvard, na década de 40, os alunos com melhores notas não se mostraram bem-sucedidos, em comparação aos colegas de menores notas, em termos de salário, produtividade ou status; nem tinham maior satisfação na vida e tampouco eram mais felizes. Para o autor a pesquisa foi parte de um primeiro questionamento à mística do QI uma noção falsa, embora amplamente aceita, que considera o intelecto como único fator para o sucesso. De acordo com Zohar e Marshal, seres humanos são muito competente nesse tipo de pensamento, superando nisso todos os animais inferiores. Mas os computadores são ainda melhores! Ainda segundo Zohar e Marshal as vantagens do pensamento em série e da inteligência intelectual estão no fato de serem exatos. Mas se a ciência newtoniana é linear e determinista, o processo de pensamento em série fracassa se alguém muda a posição das balizas no jogo. A situação é igual a de um computador solicitado a realizar uma tarefa não prevista no programa. O modelo simplista de pensamento como algo linear, lógico e neutro não está errado apenas não conta toda a história. Para Gardner há inúmeras limitações nos testes de QI: Nos instrumentos e no uso, as tarefas são definitivamente inclinadas em favor de sociedades com educação escolar. Algumas culturas sequer possuem um conceito chamado inteligência, e outras a definem em termos de características que os ocidentais podem considerar esquisitas obediência, capacidade de ouvir ou moral, por exemplo.

8 As suposições culturais embutidas em alguns itens são gritantes... apesar dos psicometristas se esforçarem para eliminar as perguntas visivelmente preconceituosas; Não há nenhuma visão de processo, de como se procede para resolver um problema; há simplesmente a questão de a pessoa chegar a uma resposta correta; A maioria dos testes de inteligência são exercícios com papel e lápis que se baseia pesadamente em capacidades lingüísticas e lógico-matemáticas. A abordagem psicométrica restringia-se (e ainda se restringe) às faculdades acessíveis através de perguntas orais curtas ou de instrumentos escritos. Segundo o autor, os psicometristas são na maioria conservadores: eles são fieis a seus testes, mas deve haver mais inteligência do que respostas curtas para perguntas curtas; Os testes de inteligência nem sempre testam o que alegam testar. A ênfase em métodos de papel e lápis, com freqüência exclui o teste adequado para determinadas capacidades, especialmente as que envolvem a manipulação ativa do meio ou interação com outros indivíduos; Os testes de inteligência raramente avaliam a capacidade de assimilar novas informações ou resolver novos problemas... Dois indivíduos podem receber o mesmo escore nos testes de QI; e ainda assim, um pode tornar-se capaz de realizar um tremendo progresso em pouco tempo enquanto o outro pode estar exibindo o próprio ápise dos seus poderes intelectuais. Mais do que muitos outros críticos dos testes de QI, Sternberg notou que formas de inteligência prática são muito importantes para o sucesso em nossa sociedade, mas quase nunca são ensinadas ou testadas. A partir daí, o autor procurou aferir as novas formas de inteligência, e achou que a habilidade das pessoas para lidar com informações novas ou para se adaptar a contextos diversos, pode ser diferenciada pelo seu êxito de problemas do tipo teste de QI padrão. Segundo Goleman quando os resultados dos testes de QI são correlacionados com o êxito que as pessoas alcançaram em suas carreiras, a estimativa mais alta de quanto isso se deve ao QI é de cerca de 25%. Entretanto, uma análise mais cuidadosa indica que a cifra fica em apenas 4%. Isso significa que o QI, na melhor das hipóteses,

9 deixa de explicar 75% do êxito e, na pior, 96%. Em outras palavras, o índice não determina quem terá sucesso ou fracasso. De acordo com Gardner, há muita briga na Justiça questionando o uso do QI como base para tomada de decisões importantes. 4. A proposta da Inteligência Múltipla Para Gardner, a nova maneira de se pensar a inteligência foi afetada, sobretudo pelas perspectivas de estudiosos que não são psicólogos. Por exemplo, antropólogos, neurocientistas e alguns cientistas da informática conservam uma visão genérica de inteligência. Percebi claramente que os psicólogos não são mais donos do termo inteligência, e que o significado de ser inteligente é hoje uma questão filosófica profunda, uma questão que exige base em biologia, física e matemática. De acordo com Gardner, os puristas de Charles Spearman até Herrnstein e Murray defendem a noção de uma inteligência geral - fator g - e única. Os pluralistas - de L.L. Thurstone e J.P. Guilford explicam a inteligência como tendo muitos elementos dissociáveis. Thurstone acredita na existência de um pequeno grupo de faculdades mentais relativamente independente entre si, cada qual responsável por uma determinada aptidão e medidas por tarefas diferentes. A visão do cérebro e da mente humanos que agora é chamada de modularidade. Thurstone, de fato, nomeou sete desses fatores demonstrados conforme tabela abaixo e definiu um conjunto de testes para medi-los: FATORES APTIDÃO AVALIAÇÃO V Compreensão verbal Redação e escrita W Fluência verbal Oratória e argumentação N Fluência numérica Cálculos e matemática S Visualização espacial Pintura, geometria, escultura e arquitetura M Memória associativa Facilidade de memorizar P Percepção Atenção concentrada e detalhista R Raciocínio abstrato Raciocínio lógico e visão global Tabela dos 7 fatores de Thurstone Para Gardner houve, evidentemente, muitos esforços para nomear e detalhar as inteligências essenciais, variando da lista do psicólogo Larry Gross dos cinco modos de

10 comunicação lexical, social-gestual, icônico, lógico-matemático e musical à lista do filósofo Paul Hirst de sete formas de conhecimento matemática, ciências físicas, entendimento interpessoal, religião, literatura, artes, moral e filosofia. Para o autor outros estudiosos menos citados postulam um número bastante maior de fatores independentes uma lista de trinta e sete é uma das mais longas. Gardner desafia a crença difundida de que a inteligência é uma faculdade única e que ou a pessoa é inteligente ou burra - ao afirmar que certas faculdades eram relativamente independentes entre si. Segundo Gardner o interesse do fator g vem principalmente daqueles que sondam a inteligência acadêmica e que estudam a correlação entre os resultados dos testes; enquanto que seu interesse está centrado naquelas inteligências ou processos intelectuais que não incluem o fator g. Gardner propôs a existência de sete inteligências humanas distintas: 1. Lingüística: envolve a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos. Os advogados, locutores, escritores e os poetas estão entre as pessoas de inteligência lingüística elevada; 2. Lógico-matemática: envolve a capacidade de analisar problemas, de realizar operações matemáticas e investigar questões cientificamente. Os matemáticos e cientistas se destacam neste tipo de inteligência; 3. Musical: acarreta habilidade na apreciação e na composição de padrões musicais. Compositores e cantores se sobressaem nesta; 4. Físico-cinestésica: acarreta o potencial de usar o corpo. Obviamente dançarinos, atores e atletas põem em primeiro plano este tipo de inteligência; mas também é importante para artesões, cirurgiões, cientistas, mecânicos, entre outros; 5. Espacial: tem o potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço. Usados por navegadores e pilotos, bem como escultores, cirurgiões, artistas gráficos ou arquitetos; 6. Interpessoal: capacidade de entender as interações, motivações e os desejos do próximo e, conseqüentemente, de trabalhar de modo eficiente com terceiros. Vendedores, professores, clínicos, líderes religiosos, políticos e atores precisam ter uma inteligência interpessoal aguda; 7. Intrapessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidades.

11 Em seu livro Inteligência: um conceito reformulado o autor ainda relata mais três novas possíveis inteligências: 1. Naturalista: demonstra grande experiência no reconhecimento e na classificação de numerosas espécies fauna e flora de seu meio ambiente. A palavra naturalista é aplicada às pessoas de vasto conhecimento sobre o mundo vivo; 2. Espiritual: dom para a religião, o misticismo ou o transcendental. Refletem nossos esforços para entender as questões, os mistérios e os significados mais importantes da vida: quem somos? De onde viemos? Qual é o sentido da vida... da morte? Por exemplo, podemos citar grandes líderes religiosos como Buda, Cristo e Confúcio. De acordo com Zohar e Marshall, o primeiro a pesquisar sobre a inteligência espiritual foi o neuropsicólogo Michael Persinger, em princípios da década de 1990 e, mais recentemente, em 1997, pelo neurologista Vilayanu Ramachandran na Universidade da Califórnia. Em escaneamentos realizados com topografia de emissão de pósitrons, certas áreas se iluminavam todas as vezes que os pacientes da pesquisa participavam de discussão de tópicos espirituais ou religiosos. 3. Existencial: Gardner decidiu não acrescentar à lista uma inteligência existencialista e considerá-la uma versão da inteligência espiritual. O autor relata ainda que não faz nenhuma objeção que se fale em oito ou nove talentos ou habilidades, mas não aceita quando um analista chama algumas habilidades (como a linguagem) de inteligência e outras (como música) de simples talento. 5. A Inteligência emocional De acordo com Goleman por muitas décadas falou-se vagamente sobre estas habilidades, que eram chamadas de temperamento e personalidade ou habilidades interpessoais (habilidades ligadas ao relacionamento entre pessoas, como a empatia, liderança, otimismo, capacidade de trabalho em equipe e de negociação entre outras), ou ainda competência. Atualmente ganhou um novo nome: Inteligência emocional IE. Para Miranda a obra do psicólogo Daniel Goleman, Inteligência Emocional, publicada pela primeira vez em outubro de 1995 nos Estados Unidos, abriu espaço para uma seqüência de trabalhos sobre este novo conceito.

12 Goleman refere-se a inteligência emocional como a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos. Porém, para o autor, Inteligência Emocional não significa: simplesmente ser simpático. Aliás, momentos estratégicos podem exigir confrontar alguém com uma verdade desconfortável; liberar sentimentos. Significa administrar sentimentos de forma a expressálos apropriadamente. Thorndike relata que a inteligência social é ao mesmo tempo diferente das aptidões acadêmicas e parte chave do que fazem as pessoas se saírem bem nos aspectos práticos da vida. De acordo com Gardner, a inteligência pessoal pode ser dividida em interpessoal e intrapessoal: interpessoal: é a capacidade de compreender outras pessoas; intrapessoal: é uma aptidão correlata, voltada para dentro. É a capacidade de formar um modelo preciso, verídico, de si mesmo, e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. Segundo Salovey, a inteligência pessoal ou emocional pode ser definida a partir de Gardner, expandindo essas aptidões em cinco domínios principais: conhecer as próprias emoções (auto-percepção), lidar com emoções (auto-regulamentação), motivarse, reconhecer emoções nos outros (empatia) e lidar com relacionamentos (habilidades sociais). Para Cooper e Sawaf, inteligência emocional é a capacidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a perspicácia das emoções como uma fonte de energia, informação conexão e influencia humana. De acordo com Gardner não existe nenhum teste para aferir as inteligências múltiplas. Conforme o autor, a IM representa uma crítica a abordagem psicométrica padrão. Assim uma bateria de testes não é coerente com os princípios da teoria. Para Gardner a inteligência é importante demais para ser deixada nas mãos daqueles que a testam. Cooper e Sawaf relatam que o EQ Map é o primeiro método de mensuração extensamente pesquisado, nacionalmente testado e estatisticamente confiável que o

13 capacita a começar a mapear suas potencialidades e vulnerabilidade relativa através de um amplo espectro de características relacionadas à inteligência emocional. Para Goleman, nosso nível de Inteligência Emocional IE - não está fixado geneticamente nem se desenvolve apenas no começo da infância. Ao contrário do QI, que pouco se modifica depois dos nossos anos de adolescência. Conforme Jacobs e Chen in Goleman, pesquisas indicam que os melhores profissionais tinham um maior grau de capacidades cognitivas em 27% dos casos e maior grau de competências emocionais em 53% dos casos. Em outras palavras, as competências emocionais tinham o dobro da importância no intelecto. Spencer Jr. in Goleman demonstrou resultado de sua pesquisa em 286 organizações, e concluiu que das 21 competências identificadas, apenas três não estavam fundamentadas na inteligência emocional. Segundo Goleman nos campos profissionais técnicos, o limiar para o ingresso é, normalmente, um QI de 110 a 120. O resultado é uma pequena variação entre os níveis de inteligência. Como o QE não é tão usado, é muito grande a diferença entre as escalas de inteligência emocional, oferecendo, assim, uma grade vantagem competitiva. E você, se fosse gerente de RH de alguma empresa quem contrataria? Um candidato extraordinário nas provas de conhecimento, mas com dificuldades de relacionamento, ou outro, não tão bom tecnicamente, mas com excelente relacionamento interpessoal? A resposta parece fácil. E essa é uma tendência que os administradores não podem mais ignorar. A vantagem, de acordo com Goleman, é que a inteligência emocional, em grande parte, pode ser aprendida.

14 BIBLIOGRAFIA: CIVITA, Victor. Os Pensadores, Descartes. 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, v. XV, p. Os Pensadores, Kant. 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, v. XXV, p. COOPER, Robert & SAWAF, Ayman. Inteligência Emocional na empresa. Tradução por Ricardo Inojosa e Sonia T. Mendes Costa. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, p. Tradução de: Emotional Intelligence apub bussines. DURKEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Editora Presença: Lisboa, GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução por Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, p. Tradução de: Iframes of Mind: The Theory of Multiple Intelligence.. Inteligência: Um Conceito Reformulado. Tradução por Adalgisa Campos da Silva. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, p. Tradução de: Intelligence Reframed. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Tradução por Marcos Santarrita. 8. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, p. Tradução de: Emotional Intelligence.. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Tradução por M. H. C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, p. Tradução de: Working with Emotional Intelligence. HMLJ. Manual da Garantia da Qualidade Rio de Janeiro, p. MIRANDA, Roberto Lira. Inteligência Total na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, p., Roberto Lira. Além da Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Campus, p. THRSTONE, L.L. Multiple-Factor Analysis: A Development and Expansion of The Vector of the Mind. Chicago: University of Chicago Press, p.

Poucos livros, tratando de um objeto científico conseguiram

Poucos livros, tratando de um objeto científico conseguiram INTELIGÊNCIA EMOCIONAL OU INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Antonio Carlos Gil* 1. O sucesso da inteligência emocional Poucos livros, tratando de um objeto científico conseguiram a proeza de Inteligência emocional,

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E APRENDIZAGEM

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E APRENDIZAGEM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E APRENDIZAGEM Tópicos Quem é Howard Gardner O que é Inteligência? Inteligências Múltiplas (IM) IM + Educação Estilos de Aprendizagem QUEM É HOWARD GARDNER? Professor de Psicologia

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Apêndice 4 Inteligências Múltiplas

Apêndice 4 Inteligências Múltiplas Apêndice 4 Inteligências Múltiplas Por Viviani Bovo O que é ser inteligente para você? Saber fazer contas de cabeça? Lembrar-se de poemas e histórias para poder repeti-las? Passar no vestibular? Ter um

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA Gestão de Carreira Gestão de Carreira é um dos temas que mais ganhou destaque nesta última década,

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A alma da liderança Por Paulo Alvarenga

A alma da liderança Por Paulo Alvarenga A alma da liderança Por Paulo Alvarenga A palavra liderança é uma palavra grávida, tem vários significados. Desde os primórdios dos tempos a humanidade vivenciou exemplos de grandes líderes. Verdadeiros

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Bem Vindos à palestra: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Prof. Márcio Bambirra Santos mb@leadempresarial.com.br www.mbambirra.com.br www.leadempresarial.com.

Bem Vindos à palestra: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Prof. Márcio Bambirra Santos mb@leadempresarial.com.br www.mbambirra.com.br www.leadempresarial.com. Bem Vindos à palestra: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Prof. Márcio Bambirra Santos mb@leadempresarial.com.br www.mbambirra.com.br www.leadempresarial.com.br Márcio Bambirra Santos Administrador de Empresas e Economista.

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Entre cursos com maior reprovação estão pedagogia, jornalismo e turismo. Falta de leitura e hábitos gerados pela internet são fatores motivadores.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

Indice. www.plurivalor.com. Livro LIDERANÇA COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Indice. www.plurivalor.com. Livro LIDERANÇA COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Indice Introdução Um Exemplo Diagnóstico O Método do Líder Sem Inteligência Emocional Um método melhor Inteligência Emocional e E. ciência Administrativa O Valor das Habilidades Emocionais Uma nova teoria

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA CAMINHOS PARA O ENSINO

FORMAÇÃO CONTINUADA CAMINHOS PARA O ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA CAMINHOS PARA O ENSINO SUPERIOR PLANO DE ENSINO E ESTRATÉGIAS Profª Msc. Clara Maria Furtado PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CURRÍCULO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PLANEJAMENTO DO CURSO OBJETIVOS

Leia mais

ÉTICA E CIÊNCIA: CONFLITO OU CONSENSO? Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera 2012

ÉTICA E CIÊNCIA: CONFLITO OU CONSENSO? Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera 2012 ÉTICA E CIÊNCIA: CONFLITO OU CONSENSO? Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera 2012 1 2 USO DE ANIMAIS ESTÁ CERCADO DE : aspectos emocionais questões religiosas dilemas morais aspectos culturais influenciado

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA André Martins Alvarenga Universidade Federal do Pampa andrealvarenga@unipampa.edu.br Bruna Borges Telmo Universidade Federal

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br

FÓRMULA V.E.N.D.A. Ferramentas de Vendas Marcelo Ortega. www.marceloortega.com.br FÓRMULA V.E.N.D.A. Depois de validar diferentes métodos de venda em empresas de diferentes mercados: venda direta, venda varejo, venda consultiva, venda B2B (de empresa para empresa), venda de impacto

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

RESENHA DO LIVRO - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A Teoria na Prática Howard Gardner

RESENHA DO LIVRO - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A Teoria na Prática Howard Gardner RESENHA DO LIVRO - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A Teoria na Prática Howard Gardner Introdução Histórico Inteligência Múltipla X Educação Avaliação A Pluralidades das Inteligências INTRODUÇÃO A principal idéia

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ESTUDO DE CASO: O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA EMPRESA WISEUP DE FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA IVAN CARLOS PERSUHN

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Emoção: a outra inteligência Muitos estudiosos discutem a relação entre pensamento e emoções. Algumas definições segundo o artigo de Grewal e

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

8 coisas que um psicopata faz melhor do que você no trabalho

8 coisas que um psicopata faz melhor do que você no trabalho 8 coisas que um psicopata faz melhor do que você no trabalho Cruéis e competentes A primeira imagem que nos vem à cabeça quando ouvimos a palavra psicopata é a de um serial killer, um homem bomba ou algum

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

13 Teoria das inteligências múltiplas - Conteúdo

13 Teoria das inteligências múltiplas - Conteúdo Introdução Concepções de inteligência Inteligência para Gardner Inteligência e criatividade Tipos de inteligências Inteligência linguística e lógico-matemática Inteligência espacial e corporal-cinestésica

Leia mais

E-book. Como organizar todos os seus objetivos em quarenta minutos

E-book. Como organizar todos os seus objetivos em quarenta minutos E-book Como organizar todos os seus objetivos em quarenta minutos com Você ficaráSEVENsurpreso esta metodologia SEVEN Estratégia para organizar seus objetivos em 40 minutos Texto base: «Em estratégia há

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Common Core Standards

Common Core Standards Common Core Standards O Common Core nos estados EDUCATION WEEK Estados que adotaram o Common Core (43 + DC) Estados que não adotaram o Common Core (4) Estados que adotaram o Common Core em apenas uma matéria

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2.1 A Avaliação de risco e possibilidades de mudança de comportamento A vulnerabilidade ao HIV depende do estilo de vida, género e das condições socioeconómicas. Isso

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5 1/5 Objetivo Esta ferramenta foi criada para melhorar os conhecimentos dos participantes a respeito dos modelos de deficiência e ajudar na compreensão de como esses modelos afetam a percepção e o comportamento

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA Não há mais lugar para a empresa que se cala, nem para o dirigente que confina sua atividade ao gabinete fechado. Luiz Carlos Trabuco

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Shusterman insere cultura pop na academia

Shusterman insere cultura pop na academia São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998 Shusterman insere cultura pop na academia PATRICIA DECIA da Reportagem Local O filósofo americano leva a cultura pop à academia. Em "Vivendo a Arte - O Pensamento

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? 1 Sandra Gaspar de Sousa Moura RESUMO Este artigo tem a finalidade de mostrar a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar e como os sujeitos

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais