O USO DE MACERAÇÕES E DE COZIMENTOS DE PLANTAS NA SAÚDE DAS CULTURAS. ADVID Régua Ana Teresa Ferreira 22 de Março de 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O USO DE MACERAÇÕES E DE COZIMENTOS DE PLANTAS NA SAÚDE DAS CULTURAS. ADVID Régua Ana Teresa Ferreira 22 de Março de 2013"

Transcrição

1 ALTERNATIVAS AO COBRE EM AGRICULTURA BIOLÓGICA O USO DE MACERAÇÕES E DE COZIMENTOS DE PLANTAS NA SAÚDE DAS CULTURAS ADVID Régua Ana Teresa Ferreira 22 de Março de 2013

2 SAÚDE DA VINHA Factores Influentes Clima Tratamentos Fitossanitários Fertilização Solo Resistência aos PFs Destruição dos Auxiliares Pragas Doenças Ervas Novos Inimigos Material de Propagação Doente Sensibilidade das Castas Práticas Culturais Incorrectas

3 ALTERNATIVAS AO COBRE CORRELAÇÃO ENTRE A INTENSIDADE DE ATAQUE DA DOENÇA PEDRADO E A RELAÇÃO AZOTO/POTÁSSIO (N/K2O) NAS FOLHAS DA MACIEIRA GOLDEN DELICIOUS (Lefter et al, 1970, cit. Chaboussou, 1980)

4 ALTERNATIVAS AO COBRE COEFICIENTE DE ATAQUE DA DOENÇA OÍDIO NOS CACHOS CONFORME A APLICAÇÃO DE DIFERENTES FUNGICIDAS CONTRA O MÍLDIO, NA CASTA CABERNET SAUVIGNON (CHABOUSSOU, 1985)

5 ALTERNATIVAS AO COBRE EFEITO DO INSECTICIDA CARBARIL NAS POSTURAS DAS FÊMEAS DE ARANHIÇO VERMELHO APÓS TRATAMENTO REALIZADO A 9 DE JULHO, EM VIDEIRAS, COM DUAS CONCENTRAÇÕES (40 E 80 g DE SUBSTÂNCIA ACTIVA POR 100 l DE ÁGUA) (Chaboussou, 1966, cit. Amaro & Baggiolini, 1982)

6 ALTERNATIVAS AO COBRE PREPARAÇÕES DE PLANTAS CHORUME DECOCÇÃO OU COZIMENTO EXTRACTO AQUOSO INFUSÃO MACERAÇÃO

7 As plantas colocam-se em saco permeável, num recipiente com água, (de preferência, da chuva) e calcadas com um peso; mexem-se uma vez por dia. Ao fim de 1 ou 2 semanas está pronto a usar (não apresenta espuma). Usa-se aplicado directamente ao solo, ou diluído, em pulverização. ALTERNATIVAS AO COBRE PREPARAÇÕES DE PLANTAS CHORUME FERMENTADO

8 ALTERNATIVAS AO COBRE PREPARAÇÕES DE PLANTAS DECOCÇÃO OU COZIMENTO Colocam-se as plantas, frescas ou secas, em água, durante 24 h e depois fervem-se durante 20 min.

9 ALTERNATIVAS AO COBRE PREPARAÇÕES DE PLANTAS EXTRACTO AQUOSO O orgão da planta em causa (flor, raiz, semente, etc.) é esmagado e mergulhado em água, durante algum tempo, conforme o procedimento e sem fermentação.

10 ALTERNATIVAS AO COBRE PREPARAÇÕES DE PLANTAS INFUSÃO Colocam-se as plantas em água a ferver, apaga-se o lume e deixam-se nessa água durante o tempo recomendado no procedimento.

11 ALTERNATIVAS AO COBRE PREPARAÇÕES DE PLANTAS MACERAÇÃO Plantas mergulhadas em água, durante 1 ou 3 dias, no máximo, de modo a não fermentarem.

12 ALHO Allium sativum Contra piolhos, lagartas de borboletas, alfinete, gorgulhos, tarsonemídeos do morangueiro e ácaros. MODO DE ACÇÂO Repelente, insecticida, fungicida, bactericida, vermífugo PREPARAÇÃO 75 g de dentes frescos de alho esmagados em 10 l de água, pulverizar não diluído. Misturado com o chorume de urtiga, o alho permite combater a Lepra do Pessegueiro durante o período vegetativo.

13 ALHO (Continuação) Allium sativum Contra piolhos, lagartas de borboletas, alfinete, gorgulhos, tarsonemídeos do morangueiro e ácaros. PREPARAÇÃO mais forte: MODO DE ACÇÃO Repelente, insecticida, fungicida, bactericida, vermífugo. 2 bolbos de alho esmagados + 2 colheres de pó de malagueta + 1 noz de sabão mole + 4 litros de água quente.

14 AMARGOSEIRA OU NEEM Azadirachta indica Contra alguns piolhos, moscas brancas, lagartas de borboletas, moscas mineiras, larvas de gorgulhos, gafanhotos, cicadelas e tripes. MODO DE ACÇÃO Repelente, insecticida, fungicida, nematodicida, regulador do crescimento (não tóxico para abelhas). PREPARAÇÃO: Sementes secas, em pó (1 a 2 %) para proteger as sementes armazenadas; Extracto aquoso de sementes esmagadas (25 a 50 g/ l) resultante de maceração, durante uma noite.

15 CAMOMILA Chamaemelum nobile; Matricaria recutita Reforça a resistência das plantas às doenças e activa o crescimento. PREPARAÇÃO MODO DE ACÇÂO Tratamento das sementes, antes da sementeira, para evitar que adoeçam. 1 l de água fervente + 10 capítulos (flores): cobrir e deixar em infusão durante um dia.

16 CAVALINHA ou ERVA PINHEIRINHA Equisetum arvense Reforça a resistência contra as doenças: ferrugem, oídio, lepra do pessegueiro, moniliose e pedrados. MODO DE ACÇÃO Preventivo para doenças causadas por fungos e reforça a resistência (sílica). PREPARAÇÃO Decocção de 1 Kg de plantas frescas ou de 150 g de plantas sêcas / 10 l de água, em ebulição 20 minutos. Antes da aplicação, diluir 5 vezes, ou seja, em 50 l de água.

17 CEBOLA Allium cepa Contra a mosca da cenoura. MODO DE ACÇÃO Repelente. Reforça as resistências da planta PREPARAÇÃO DO CHORUME REPELENTE/ REVIGORANTE 0,5 Kg de plantas frescas/ 10 l de água, em fermentação, 15 dias. Aplicar não diluído contra a mosca da cenoura. Diluído 10 vezes e em pulverização sobre o solo reforça as resistências das plantas.

18 CEBOLA (Continuação) Allium cepa Fungicida preventivo contra o oídio e o míldio. MODO DE ACÇÃO Repelente e fungicida. Reforça as resistências da planta PREPARAÇÃO DA INFUSÃO FUNGICIDA 200 g de bolbos inteiros + 50 g de alho. Misturar 12 litros de água fervente e deixar em infusão 1 dia. Pulverizar não diluído todos os 2 dias, 4 vezes, contra o míldio e o oídio.

19 CONSOLDA Symphytum officinalis; S. peregrinum Reforça a resistência das plantas (pulverizações), a adicionar ao composto. MODO DE ACÇÂO Reequilibrante, cicatrizante, fertilizante rico em potássio. PREPARAÇÃO DO CHORUME: 1 kg de folhas e caules frescos + 10 l de água, em fermentação, no mínimo, 14 dias (variável com a T). Utilizar, diluindo 5 vezes, para pulverizar sobre as plantas ou no solo. PREPARAÇÃO DO ADUBO: Esmagar as folhas e/ou os caules antes da floração, deixar secar à sombra e guardar para mais tarde usar nas plantações - um punhado por planta hortícola.

20 DENTE DE LEÃO Taraxacum officinale Estimula o crescimento das plantas (pulverizações). MODO DE ACÇÂO Favorece a compostagem e a vida do solo. PREPARAÇÃO DO CHORUME: 2 Kg de planta fresca em 10 litros de água ou 200 g de planta seca (preparar como o CHORUME DE URTIGAS). Pulverizar sobre as culturas durante o período vegetativo ou sobre o composto.

21 EUCALIPTO Eucalyptus spp. Contra os gorgulhos que atacam grãos de leguminosas. MODO DE ACÇÂO Repelente. UTILIZAÇÃO: 10 a 20 folhas de planta fresca, por kilo de grão armazenado.

22 Hortelã Comum Mentha spicata Contra gorgulhos. MODO DE ACÇÂO Insecticida e Repelente. PREPARAÇÃO: Folhas sêcas, reduzidas a pó. Infusão de pecíolos a 3,5 %.

23 LITHOTHAMNE Lithothamnium calcareum Contra podridões radiculares e podridão cinzenta. MODO DE ACÇÂO Reequilibrante (oligoelementos). Fungicida e cicatrizante. Repelente para alguns insectos e larvas. PREPARAÇÃO: Pó fino (30 a 50 kg/ha) em polvilhação em vinhas e pomares. Correctivo calcário bastante activo, para solos ácidos (200 kg/ha).

24 Malagueta Capsicum frutescens Contra formigas, lagartas, escaravelho da batateira, percevejos, piolhos e vírus do mosaico. MODO DE ACÇÂO Insecticida de contacto (capsicina), Repelente e Anti-viral. PREPARAÇÃO: Secar as malaguetas e reduzi-las a pó. Misturar uma porção desse pó com o dobro do seu volume em água e macerar durante uma noite. Utilizá-las diluindo 5 vezes o seu volume em água com sabão, a 1,5 %. ATENÇÃO ÀS QUEIMADURAS EM PLANTAS SENSÍVEIS

25 Mangericão ou Basílico Ocimum basilicum Contra moscas, mosquitos, piolhos e ácaros. MODO DE ACÇÂO Insecticida e Repelente. UTILIZAÇÃO: Plantação entre as plantas de culturas hortícolas que sejam atacadas por moscas brancas.

26 MOSTARDA Sinapis sp. Contra todos os insectos. MODO DE ACÇÂO Repelente. PREPARAÇÃO: Macerar 1 Kg de planta fresca em 10 litros de água ou 150 g de planta seca, durante 15 dias. Cozimento durante 20 minutos das plantas sêcas. Pulverizar não diluído sobre as culturas.

27 URTIGA Urtica dioica; Urtica urens Reforça a resistência das plantas (pulverizações), a adicionar ao composto. Contra a clorose férrica. MODO DE ACÇÂO Reequilibrante (adubo foliar e de solo), repelente e insecticida. PREPARAÇÃO DO CHORUME: 1 kg de folhas e caules frescos + 10 l de água, em fermentação, 14 dias, no mínimo (variável com a T). Utilizar, diluindo 5 vezes, para pulverizar sobre as plantas ou no solo. PREPARAÇÃO DO ADUBO: Esmagar as folhas e/ou os caules antes da floração, deixar secar à sombra e guardar para mais tarde usar nas plantações - um punhado por planta hortícola.

28 URTIGA (Continuação) Urtica dioica; Urtica urens Com micronutrientes e proteínas vegetais - comestível como hortaliça na alimentação humana ou na de aves. MODO DE ACÇÂO Reequilibrante (adubo foliar e de solo), repelente e insecticida. PREPARAÇÃO DO INSECTICIDA: 1 kg de plantas frescas + 10 l de água, em maceração, 2 dias, no máximo. Utilizar, não diluído para pulverizar sobre as plantas ou no solo.

29 Sabugueiro Sambucus nigra Eficaz contra aleurodídeos, álticas, nóctuas e tripes. MODO DE ACÇÂO Repelente. PREPARAÇÃO DO CHORUME: 0,5 kg de planta fresca (folhas, ramos, flores, bagas) esmagada + 12 l de água, em maceração, 15 dias. Utilizar, não diluído, para pulverizar sobre as plantas.

30 Tanaceto Tanacetum vulgare Contra formigas e outros insectos. MODO DE ACÇÂO Repelente e insecticida. PREPARAÇÃO DO INSECTICIDA: 300 g de plantas frescas ou 50 g de plantas sêcas a cozer em 2 l de água. Diluir em 10 l de água e pode aplicar-se. Folhas e flores no roupeiro repelem os ácaros. Também é repelente para as pulgas dos cães.

31 Tomate Solanum lycopersicum Contra a lagarta da couve e a traça do alho porro. MODO DE ACÇÂO Repelente. PREPARAÇÃO Folhas esmagadas cobertas de água quente durante 5 horas. Pulverizar não diluído.

32 Tremoceiro Lupinus mutabilis Contra caracóis, lesmas e insectos moles. MODO DE ACÇÂO Fungicida e nematodicida. PREPARAÇÃO Água de cozedura dos grãos ou sementes, pulverizada não diluída.

33 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA - Ferreira, J. As Bases da Agricultura Biológica. Tomo I Produção Vegetal. 2ª Edição. Edibio Edições pp. - Morez, R.. Phytosanitaire. Cahier Nº 12. Perrault Edtions. Corseul. 153 pp.

34 OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!

O que é Agricultura Biológica. Uma herança de orgulho às gerações vindouras

O que é Agricultura Biológica. Uma herança de orgulho às gerações vindouras Benvindos O que é Agricultura Biológica Uma herança de orgulho às gerações vindouras Qualidade Qualidade Proteção do ambiente Qualidade Proteção do ambiente Valorização local Desenvolvimento rural Qualidade

Leia mais

Alternativas Biológicas para o Combate de Pragas Agrícolas

Alternativas Biológicas para o Combate de Pragas Agrícolas Geramos valor para a Natureza Alternativas Biológicas para o Combate de Pragas Agrícolas Simone Aguiar & Henrique Joaquim Agosto, 2014 MUSAMI Operações Municipais do Ambiente, EIM, SA Índice Agricultura

Leia mais

A AGRICULTURA ORGÂNICA

A AGRICULTURA ORGÂNICA A AGRICULTURA ORGÂNICA A agricultura orgânica é uma das alternativas de agricultura sustentável. Para muitos pequenos produtores, o sistema da agricultura tradicional foi se tornando insustentável devido

Leia mais

Plantas a cultivar. Pragas e doenças

Plantas a cultivar. Pragas e doenças a a Abóbora Afídios, cochonilhas Chicória, feijão verde Alface -Junho Pulgão, lagarta, tesourinha Alho francês Maio septoriose, cercosporiose Sclerotinia, míldio, vírus do mosaico. Aipo, cebola, cenoura,

Leia mais

Nabos do Norte CONSOCIAÇÕES ENTRE PLANTAS HORTÍCOLAS

Nabos do Norte CONSOCIAÇÕES ENTRE PLANTAS HORTÍCOLAS Nabos do Norte CONSOCIAÇÕES ENTRE PLANTAS HORTÍCOLAS Consociação favorável entre plantas hortícolas consiste em cultivar dentro do mesmo canteiro diferentes espécies de plantas (culturas) que se complementam

Leia mais

1. Manejo da Horta e Prevenção de Pragas

1. Manejo da Horta e Prevenção de Pragas 1. Manejo da Horta e Prevenção de Pragas Em agricultura orgânica sempre se busca o equilíbrio ecológico e a prevenção de problemas que afetam a saúde das plantas. Através do uso de algumas técnicas simples

Leia mais

GUIA PRACTICA PARA CULTIVO DE ANANÁS

GUIA PRACTICA PARA CULTIVO DE ANANÁS GUIA PRACTICA PARA CULTIVO DE ANANÁS SEÇÃO 1: Preparação do solo para plantio de ananás 1. Identificação da área para o plantio de ananas 1.A área seleccionada deve ter via de acesso 1. Se não tiver via

Leia mais

Projeto 10.000 Hortas na á frica. Métodos naturais de defesa

Projeto 10.000 Hortas na á frica. Métodos naturais de defesa Projeto 10.000 Hortas na á frica Métodos naturais de defesa w w w. s l o w f o o d f o u n d a t i o n. c o m Porque escolher métodos naturais de defesa Para defender as hortas das adversidades (patologias

Leia mais

9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO

9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO 9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO 9.5.1 Controle de Pragas PRINCIPAIS PRAGAS -Lagarta elasmo -Vaquinhas - Mosca branca -Ácaro branco -Carunchos LAGARTA ELASMO Feijão da seca aumento da população

Leia mais

Custos associados a uma viticultura sustentável

Custos associados a uma viticultura sustentável Custos associados a uma viticultura sustentável João Garrido & Teresa Mota JORNADAS REGIONAIS, 13 de Abril de 2011 Viticultura sustentável conservação do solo, da água e de recursos genéticos não degradação

Leia mais

10 / 2013 7 de Junho. Bichado da fruta

10 / 2013 7 de Junho. Bichado da fruta 10 / 2013 7 de Junho Pomoídeas Macieiras e Pereiras Pedrado O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a ocorrência de precipitação a partir de 7 de Junho, prolongando se por toda a semana Nesta

Leia mais

Manejo Integrado de Pragas de Grandes Culturas

Manejo Integrado de Pragas de Grandes Culturas Manejo Integrado de Pragas de Grandes Culturas Marcelo C. Picanço Prof. de Entomologia Universidade Federal de Viçosa Telefone: (31)38994009 E-mail: picanco@ufv.br Situação do Controle de Pragas de Grandes

Leia mais

Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática. Coimbra, 2012/2014. Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado

Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática. Coimbra, 2012/2014. Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado Crescimento, Renovação Celular e Reprodução: da teoria à prática Sandra Gamboa Andreia Quaresma Fernando Delgado Coimbra, 2012/2014 Escolher Ciência PEC282 ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA O que é um

Leia mais

Fig.4. Rapidez de acção 2 a 6 horas após o contacto com o produto, as lagartas deixam de se alimentar, parando de provocar prejuízos na cultura.

Fig.4. Rapidez de acção 2 a 6 horas após o contacto com o produto, as lagartas deixam de se alimentar, parando de provocar prejuízos na cultura. Tuta absoluta A Tuta absoluta é um lepidóptero originário da América do Sul e foi detectada na Península Ibérica em 2006. Esta praga apresenta um enorme potencial reprodutivo, capaz de causar estragos

Leia mais

Fungicida sistémico e de contacto, indicado para combater a podridão cinzenta (Botrytis spp.) em diversas culturas.

Fungicida sistémico e de contacto, indicado para combater a podridão cinzenta (Botrytis spp.) em diversas culturas. Fungicida sistémico e de contacto, indicado para combater a podridão (Botrytis spp.) em diversas culturas. Formulação / Composição Grânulos dispersíveis em água com 37,5% (p/p) de ciprodinil + 25% (p/p)

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)? Os consumidores estão cada vez

Leia mais

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE HORTALIÇAS!

PRODUÇÃO ORGÂNICA DE HORTALIÇAS! PRODUÇÃO ORGÂNICA DE HORTALIÇAS! UMA OPORTUNIDADE DE PRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA CONSUMO E VENDA! ELABORAÇÃO: ENG. AGRÔNOMO MAURO LÚCIO FERREIRA Msc. CULTIVO DE HORTALIÇAS Agosto- 2006 ÍNDICE POR

Leia mais

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CONSERVAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PELO CONTROLE DE UMIDADE VANTAGENS ECONÔMICAS: Menor

Leia mais

A sua defesa pessoal contra as pragas dos pomares

A sua defesa pessoal contra as pragas dos pomares A sua defesa pessoal contra as pragas dos pomares KARATE ZEON é o produto de referência a nível global para o controlo de múltiplas pragas num vasto número de culturas. Em comparação com outros produtos,

Leia mais

Qualidade de Vida. Repasse da palestra ministrada pelo Sr. Diaulas do Hospital OASIS do Paraná Tratamentos Naturais

Qualidade de Vida. Repasse da palestra ministrada pelo Sr. Diaulas do Hospital OASIS do Paraná Tratamentos Naturais Repasse da palestra ministrada pelo Sr. Diaulas do Hospital OASIS do Paraná Tratamentos Naturais ENXAQUECA 1. Enxaqueca Matinal: ferver a casca da laranja (+- 5cm) por 5 minutos e tomar o chá; 2. Enxaqueca

Leia mais

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012 Alimentação saudável Nídia Braz Outubro, 2012 A alimentação tradicional portuguesa é variada, usa matérias primas diversas, preparadas de modos muito variado, quer pela indústria quer em casa. 2 Nídia

Leia mais

Como preparar argila para aplicação externa geral

Como preparar argila para aplicação externa geral Como preparar argila para aplicação externa geral A preparação da argila em pó para aplicação externa, não é difícil, mas pode exigir um pouco de paciência. Em média, a quantidade de água necessária para

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 27 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 27 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO DE 2014 ANO III / Nº 73 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 27 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO DE 2014 Núcleo 1 Chapadão do Sul Eng. Agr. Danilo Suniga de Moraes O plantio de algodão

Leia mais

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É?

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É? ECO-ESCOLA PROJETO: Na Natureza tudo se transforma COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É? É um processo de reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim ) realizado através de microrganismos

Leia mais

MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO

MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO CULTURA ABACATEIRO ABÓBORA ABOBORINHA ACELGA ACTINIDEA (KIWI) AGRIÃO PROBLEMA Cochonilha algodão Larvas mineiras Doenças bacterianas Doenças do lenho Larvas mineiras SOLUÇÃO (substância activa),,, AGRIÃO

Leia mais

CUIDADO COM AS PLANTAS PRAGAS E DOENÇAS IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE

CUIDADO COM AS PLANTAS PRAGAS E DOENÇAS IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE 19 CUIDADO COM AS PLANTAS Nesse ponto cabe observar que plantas nutridas, bem adubadas, com irrigação adequada, com boa insolação e bem ambientadas são plantas sadias e não dão chances às pragas. Outro

Leia mais

Rotação milho e soja para aumento do rendimento

Rotação milho e soja para aumento do rendimento Rotação milho e soja para aumento do rendimento Para mais informações contacte: O seu agente de extensão ou Departamento de Formação Documentação e Difusão do IIAM/CZC Contacto: +25123692 Chimoio, Moçambique.

Leia mais

Controlo do bichado. Mais eficaz! Mais rentável!

Controlo do bichado. Mais eficaz! Mais rentável! Controlo do bichado Mais eficaz! Mais rentável! Introdução O Affirm é um novo insecticida de elevada eficácia para o controlo do bichado da macieira e pereira, destinado aos agricultores orientados para

Leia mais

Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas

Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas Produção de Mudas - No sistema de raiz nua Produção de mudas de Pinus no sul do BR - No interior de recipientes - Sacos plásticos - Tubetes Fertilização

Leia mais

Pleiones. Pleiones são um grupo de orquídeas que crescem em zonas mais frescas ou temperadas intermédias. São originárias maioritariamente

Pleiones. Pleiones são um grupo de orquídeas que crescem em zonas mais frescas ou temperadas intermédias. São originárias maioritariamente 7 Pleiones são um grupo de orquídeas que crescem em zonas mais frescas ou temperadas intermédias. São originárias maioritariamente dachina,nortedaíndia,tailândiaenepal.a maior parte cresce na orla das

Leia mais

AGRICULTURA ORGÂNICA

AGRICULTURA ORGÂNICA Conceitos básicos Oficina do Grupo Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza Setembro 2009 O que é De modo geral, a agricultura orgânica é uma forma de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos,

Leia mais

Implantação de sebes no ecossistema vitícola

Implantação de sebes no ecossistema vitícola Implantação de sebes no ecossistema vitícola Quinta das Carvalhas, 29 Outubro 2012 Cristina Carlos LIFE 09 NAT/FR/000584 Porquê melhorar os habitats Promover a sustentabilidade do ecossistema vitícola

Leia mais

1 Litro 018 EC L135729 PORT/5L. Acaricida e Insecticida para Tomateiro, Morangueiro, Citrinos, Macieira, Pereira, Flores e Ornamentais

1 Litro 018 EC L135729 PORT/5L. Acaricida e Insecticida para Tomateiro, Morangueiro, Citrinos, Macieira, Pereira, Flores e Ornamentais L135729 PORT/5L AGI Code 27884 Mod. 010306 018 EC Acaricida e Insecticida para Tomateiro, Morangueiro, Citrinos, Macieira, Pereira, Flores e Ornamentais Concentrado para emulsão com 18 g/l 1,9% (p/p) de

Leia mais

Comparação entre protecção integrada. e protecção das plantas em agricultura biológica *

Comparação entre protecção integrada. e protecção das plantas em agricultura biológica * 1 Comparação entre protecção integrada e protecção das plantas em agricultura biológica * * In: Protecção Contra Pragas Sem Luta Química, de Carlos Frescata, publicado por Publicações Europa-América. Método

Leia mais

1. PROPAGAÇÃO SEXUADA ASSEXUADA VEGETATIVA MICRIPROPAGAÇÃO MACROPROPAGAÇÃO ENXERTIA BORBULHIA MERGULHIA AMONTOA ALPORQUIA ESTAQUIA

1. PROPAGAÇÃO SEXUADA ASSEXUADA VEGETATIVA MICRIPROPAGAÇÃO MACROPROPAGAÇÃO ENXERTIA BORBULHIA MERGULHIA AMONTOA ALPORQUIA ESTAQUIA 1. PROPAGAÇÃO SEXUADA ASSEXUADA VEGETATIVA MICRIPROPAGAÇÃO MACROPROPAGAÇÃO ENXERTIA BORBULHIA MERGULHIA AMONTOA ALPORQUIA ESTAQUIA 1. PROPAGAÇÃO MICROPROPAGAÇÃO 1. PROPAGAÇÃO 1. PROPAGAÇÃO ENXERTIA 1.

Leia mais

CARTILHA DE RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS NA AGRICULTURA

CARTILHA DE RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS NA AGRICULTURA CARTILHA DE RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS NA AGRICULTURA Mini-cursos realizados nas comunidades de Urucurituba e Tapará Grande 2 Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. METODOLOGIA...4

Leia mais

Código de Boas Práticas. para a Prevenção e Redução. de Micotoxinas em Cereais

Código de Boas Práticas. para a Prevenção e Redução. de Micotoxinas em Cereais Código de Boas Práticas para a Prevenção e Redução de Micotoxinas em Cereais Índice: Introdução... 3 I. Práticas recomendadas com base nas Boas Práticas Agrícolas (BPA) e nas Boas Práticas de Fabrico (BPF)...

Leia mais

Catálogo DE PRoDUtoS JaRDINagEM E PEt CaRE

Catálogo DE PRoDUtoS JaRDINagEM E PEt CaRE Catálogo DE PRODUTOS JARDINAGEM E PET CARE Apresentando opções naturais e saudáveis, a Preserva Mundi contribui com a natureza e a qualidade de vida. Acreditamos sensibilizar a consciência de nossos consumidores

Leia mais

AMEIXA DAMASCO PÊSSEGO

AMEIXA DAMASCO PÊSSEGO AMEIXA DAMASCO PÊSSEGO CADERNO DE CAMPO A SER UTILIZADO NO ÂMBITO DA PROTEÇÃO INTEGRADA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO Nome: Morada: Nº HF: NIF: Código Postal: - Localidade: Telefone: Telemóvel: Email:

Leia mais

DIRECÇÃO-GERAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS E SANIDADE VEGETAL

DIRECÇÃO-GERAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS E SANIDADE VEGETAL DGADR Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas DIRECÇÃO-GERAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE

Leia mais

Frigideira de raviólis

Frigideira de raviólis Frigideira de raviólis (8 pessoas) 100g de bacon picado 500g de carne bovina cortada em cubos 500g de massa tipo ravióli farinha de trigo (cerca de 3 colheres) 1 cebola picada 2 dentes de alho esmagados

Leia mais

O Caderno da Compostagem

O Caderno da Compostagem O Caderno da Compostagem A publicação do Guia da Compostagem, que colocamos à sua disposição. constitui mais um elemento no domínio da sensibilização e educação ambiental, que procura incentivar uma maior

Leia mais

FORMAS DE PREPARAÇÕES E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS

FORMAS DE PREPARAÇÕES E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E PATOLOGIA NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS HOMEOPÁTICAS E FITOTERÁPICAS FORMAS DE PREPARAÇÕES E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS

Leia mais

CAlDAS NATURAIS. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças. Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis Projeto doces Matas

CAlDAS NATURAIS. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças. Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis Projeto doces Matas CAlDAS NATURAIS Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis Projeto doces Matas SUMÁRIO - APRESENTAÇAO. 05 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES. 06 1

Leia mais

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos?

Muito obrigada por baixar nosso e-book. Quem somos? Muito obrigada por baixar nosso e-book. É muito gratificante saber que nosso conteúdo pode inspirar as pessoas a alcançarem mais saúde, mais conhecimento e melhor qualidade de vida através da nutrição

Leia mais

Chalá redonda. Guefilte fish ao molho de tomate Salmão primavera Saladas: Vagem com manga Alface com batata palha Salada de alho poró

Chalá redonda. Guefilte fish ao molho de tomate Salmão primavera Saladas: Vagem com manga Alface com batata palha Salada de alho poró B H RECEITAS Chalá redonda º Guefilte fish ao molho de tomate Salmão primavera Saladas: Vagem com manga Alface com batata palha Salada de alho poró º Caldo de galinha youch com kneidalach º Carne assada

Leia mais

Receitas de Sucos. Sucos com Frutas. Suco de abacaxi e gengibre. Suco de laranja, amora e grapefruit. Batida de papaya e laranja

Receitas de Sucos. Sucos com Frutas. Suco de abacaxi e gengibre. Suco de laranja, amora e grapefruit. Batida de papaya e laranja Receitas de Sucos Sucos com Frutas Suco de abacaxi e gengibre 1 abacaxi médio bem maduro 1 colher de sopa de gengibre fresco picado 4 copos de água Lavar bem o abacaxi usando uma escova. Descascar com

Leia mais

Projeto 10.000 Hortas na á frica. Projecto de hortas

Projeto 10.000 Hortas na á frica. Projecto de hortas Projeto 10.000 Hortas na á frica Projecto de hortas w w w. s l o w f o o d f o u n d a t i o n. c o m As hortas são um sistema em contínua evolução que responde às solicitações: do ambiente externo, das

Leia mais

A Importância da Matéria Orgânica na Agricultura Biológica

A Importância da Matéria Orgânica na Agricultura Biológica A Importância da Matéria Orgânica na Agricultura Biológica Caso Prático CANTINHO DAS AROMÁTICAS LUÍS ALVES 13 Março 2009 Maior área do país cultivo de PAM Bio Ecocert (± 2,5 ha) Limonete/Lúcia-lima (Aloysia

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida INÍCIO DA DIVERSIFICAÇÃO A diversificação pode ser iniciada após os 4 meses. Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou caldo de legumes (antes

Leia mais

Ovos 3 unidade (Vermelho) Massa fina (pedra) Leite Integral 480 ml Trigo 1 Kg. Sal 25 g Óleo 100 ml. Açúcar cristalizado 50 g Sal 20 g

Ovos 3 unidade (Vermelho) Massa fina (pedra) Leite Integral 480 ml Trigo 1 Kg. Sal 25 g Óleo 100 ml. Açúcar cristalizado 50 g Sal 20 g MASSA RICA (para 5 pizzas de 280 g 35 cm e 2 pizzas de 230 g médio) Trigo (Medalha de ouro) Óleo de milho 1 Kg 50 ml Ovos 3 unidade (Vermelho) Massa fina (pedra) Leite Integral 480 ml Trigo 1 Kg Sal 25

Leia mais

Identificação e controle de Pragas e Doenças em Plantas Ornamentais. Professora Juliana

Identificação e controle de Pragas e Doenças em Plantas Ornamentais. Professora Juliana Identificação e controle de Pragas e Doenças em Plantas Ornamentais Professora Juliana A vida no Jardim Em um jardim, assim como em ecossistema natural, existem inúmeros seres vivos que se relacionam entre

Leia mais

Serviço Social do Comércio DEPARTAMENTO NACIONAL Estância Ecológica SESC-Pantanal CONCORRÊNCIA N.º 15/0009 - CC

Serviço Social do Comércio DEPARTAMENTO NACIONAL Estância Ecológica SESC-Pantanal CONCORRÊNCIA N.º 15/0009 - CC Serviço Social do Comércio DEPARTAMENTO NACIONAL Estância Ecológica SESC-Pantanal CONCORRÊNCIA N.º 15/0009 - CC ANEXO IV MEMORIAL DE MANUTENÇÃO PAISAGISMO HOTEL SESC MEMORIAL DE MANUTENÇÃO DE JARDIM HOTEL

Leia mais

Culturas. A Cultura do Feijão. Nome Cultura do Feijão Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Resenha

Culturas. A Cultura do Feijão. Nome Cultura do Feijão Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Resenha 1 de 7 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Nome Cultura do Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Resenha Informações resumidas sobre a cultura do feijão José Salvador

Leia mais

Olericultura. A Cultura do Morango. Nome Cultura do Morango Produto Informação Tecnológica Data Janeiro -2001 Preço - Linha Olericultura Resenha

Olericultura. A Cultura do Morango. Nome Cultura do Morango Produto Informação Tecnológica Data Janeiro -2001 Preço - Linha Olericultura Resenha 1 de 6 10/16/aaaa 11:54 Olericultura A Cultura do Morango Nome Cultura do Morango Produto Informação Tecnológica Data Janeiro -2001 Preço - Linha Olericultura Resenha Informações gerais sobre a Cultura

Leia mais

Práticas para um jardim sustentável

Práticas para um jardim sustentável Práticas para um jardim sustentável Já assinou a Carta de compromisso Jardim ao Natural? Assine já e beneficie destas e de outras práticas em www.lipor.pt Ervas daninhas As ervas daninhas podem tornar-se

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ. O caderno

ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ. O caderno ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ O caderno da compostagem Saudações ambientais! Um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos produzimos. A compostagem permite não só

Leia mais

Como preparar pratos saudáveis e saborosos com leguminosas? Experimente algumas das nossas sugestões!

Como preparar pratos saudáveis e saborosos com leguminosas? Experimente algumas das nossas sugestões! Receitas Como preparar pratos saudáveis e saborosos com leguminosas? Experimente algumas das nossas sugestões! Sopa de agriões com lentilhas... 2 Salada de ervilhas com fruta... 2 Feijoada do mar... 3

Leia mais

EPISÓDIO 3 - CALDOS. Como preparar as diferentes bases para todos os molhos.

EPISÓDIO 3 - CALDOS. Como preparar as diferentes bases para todos os molhos. EPISÓDIO 3 - CALDOS Como preparar as diferentes bases para todos os molhos. INTRODUÇÃO Além de agregarem bastante sabor aos preparos, os caldos preparados em casa são muito mais saudáveis do que os industrializados.

Leia mais

Tipos de Sistema de Produção

Tipos de Sistema de Produção Tipos de Sistema de Produção Os sistemas de cultura dominantes conjunto de plantas cultivadas, forma como estas se associam e técnicas utilizadas no seu cultivo apresentam grandes contrastes entre o Norte

Leia mais

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Início da Diversificação A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou sopa de legumes (antes dos 6 meses) Papa

Leia mais

Manejo de pragas MARÇO, 2014

Manejo de pragas MARÇO, 2014 Manejo de pragas MARÇO, 2014 COMO OCORREM OS ATAQUES DE PRAGAS???? A planta ou parte da planta cultivada só será atacada por um inseto, ácaro, nematóide ou microorganismo (fungos ou bactérias), quando

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 11 de fevereiro de 2013. Saúde e Segurança na agricultura

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 11 de fevereiro de 2013. Saúde e Segurança na agricultura TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Saúde e Segurança na agricultura TÍTULO DA APRESENTAÇÃO TÍTULO DA APRESENTAÇÃO DEVERES GERAIS DO EMPREGADOR DEVERES GERAIS DO TÍTULO EMPREGADOR DA APRESENTAÇÃO Admissão de trabalhadores

Leia mais

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/serv_prod/livraria/olericultura/pepino.htm

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/serv_prod/livraria/olericultura/pepino.htm Página 1 de 5 Olericultura A Cultura do Pepino Nome Cultura do Pepino Produto Informação Tecnológica Data Abril - 1999 Preço - Linha Olericultura Informações gerais sobre a Resenha Cultura do Pepino Luiz

Leia mais

GUIA DE BOLSO Outono combina Com SOPA!

GUIA DE BOLSO Outono combina Com SOPA! GUIA DE BOLSO Outono combina Com SOPA! Sumário Introdução Composição da sopa Benefícios da sopa Que quantidade de sopa devo comer por dia? Sopa no início ou depois do prato principal? Receitas de sopas

Leia mais

USO DO CALENDÁRIO BIODINÂMICO MARÇO 2014

USO DO CALENDÁRIO BIODINÂMICO MARÇO 2014 USO DO CALENDÁRIO BIODINÂMICO MARÇO 2014 MARIA THUN AGRICULTORA BIODINÂMICA DA ALEMANHA (1922-2012) POR 50 ANOS ESTUDOU A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE OS CULTIVOS FEITO PARA SÃO PAULO NO RS, OCORRE 2 A

Leia mais

Livro de Receitas. Receitas do. Chef César Santos

Livro de Receitas. Receitas do. Chef César Santos Livro de Receitas Receitas do Chef César Santos Camarão com arroz de coco Ingredientes: 400 g de filé de camarão 10 quiabos médios 50 g de pimentão verde 50 g de pimentão amarelo 50 g de pimentão vermelho

Leia mais

Receitas. de produtos de beleza elaborados com alimentos

Receitas. de produtos de beleza elaborados com alimentos 10 Receitas de produtos de beleza elaborados com alimentos Ficha Técnica Título: Guia 10 receitas de produtos de beleza elaborados com alimentos Concepção: Teresa Rodrigues; Sandra Dias; Sónia Xará; Mariana

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS RECEITAS Souflê de brócolis (4 - Porção(ões) - 120 - Caloria(s)) Ingredientes: 100 g de queijo minas ou tofu 1 xícara de leite ou extrato de soja 2 ovos 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) 1 pitada

Leia mais

08/04/2013 PRAGAS DO FEIJOEIRO. Broca do caule (Elasmopalpus legnosellus) Lagarta rosca (Agrotis ipsilon)

08/04/2013 PRAGAS DO FEIJOEIRO. Broca do caule (Elasmopalpus legnosellus) Lagarta rosca (Agrotis ipsilon) Pragas que atacam as plântulas PRAGAS DO FEIJOEIRO Pragas que atacam as folhas Lagarta enroladeira (Omiodes indicata) Pragas que atacam as vargens Lagarta elasmo (ataca também a soja, algodão, milho, arroz,

Leia mais

Índice 1. Introdução... 2 2. Objectivos... 2 2.1. Gerais:... 2 2.2. Específicos:... 2 3. Fundamentos Teóricos... 3 3.1. Condições de crescimento da

Índice 1. Introdução... 2 2. Objectivos... 2 2.1. Gerais:... 2 2.2. Específicos:... 2 3. Fundamentos Teóricos... 3 3.1. Condições de crescimento da Índice 1. Introdução... 2 2. Objectivos... 2 2.1. Gerais:... 2 2.2. Específicos:... 2 3. Fundamentos Teóricos... 3 3.1. Condições de crescimento da Tephrosia vogelli... 3 3.2. Utilidade da Tephrosia vogelli...

Leia mais

Bolo de Chocolate na Caneca Sem Glúten

Bolo de Chocolate na Caneca Sem Glúten Bolo de Chocolate na Caneca Sem Glúten Ingredientes Porcentagem () Quantidade Chocolate Meio Amargo 100 110g Ovos 100 110g Manteiga 40 60g Farinha de Arroz 37.5 35g Açúcar 30 30g Amido de Milho 25 25g

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA VITICULTURA PORTUGUESA

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA VITICULTURA PORTUGUESA ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUSTENTABILIDADE DA VITICULTURA PORTUGUESA Carlos Lopes Dep. Ciências e Engenharia de Biossistemas Instituto Superior de Agronomia/Univ. Lisboa Simp. Viticultura Sustentável,

Leia mais

Menu: Entrada: Salada de Verão. Prato Principal: Arroz colorido acompanhado de Pasteis de legumes com molho de tomate. Sobremesa:

Menu: Entrada: Salada de Verão. Prato Principal: Arroz colorido acompanhado de Pasteis de legumes com molho de tomate. Sobremesa: Menu: Entrada: Salada de Verão Prato Principal: Arroz colorido acompanhado de Pasteis de legumes com molho de tomate Sobremesa: Gelado rápido de morango Bom Apetite! Salada de Verão: (para 4 pessoas) Salada:

Leia mais

TROFOBIOSE DE FRANCIS CHABOUSSOU

TROFOBIOSE DE FRANCIS CHABOUSSOU A TEORIA DA TROFOBIOSE DE FRANCIS CHABOUSSOU NOVOS CAMINHOS PARA UMA AGRICULTURA SADIA TROFOBIOSE Trofo - quer dizer alimento Biose - quer dizer existência de vida Portanto, Trofobiose quer dizer: todo

Leia mais

Fruticultura. Bananeira : Mal do Panamá. Nome Bananeira : Mal do Panamá Produto Informação Tecnológica Data 1985 Preço - Linha Fruticultura Resenha

Fruticultura. Bananeira : Mal do Panamá. Nome Bananeira : Mal do Panamá Produto Informação Tecnológica Data 1985 Preço - Linha Fruticultura Resenha 1 de 5 10/16/aaaa 11:32 Fruticultura Bananeira : Mal do Panamá Nome Bananeira : Mal do Panamá Produto Informação Tecnológica Data 1985 Preço - Linha Fruticultura Resenha Informações sobre a doença do mal-do-panamá

Leia mais

SELEÇÃO DO MATERIAL DE PLANTIO:

SELEÇÃO DO MATERIAL DE PLANTIO: SELEÇÃO DO MATERIAL DE PLANTIO: - Na seleção do material devem-se observar: 1 - Aspectos agronômicos; 2 - Qualidade da maniva de mandioca; 3 - Sanidade da maniva de mandioca; 3 - Armazenamento de manivas.

Leia mais

Fitoterapia e a prática do Nutricionista. Nutricionista Jacira Santos CRN-2 0091

Fitoterapia e a prática do Nutricionista. Nutricionista Jacira Santos CRN-2 0091 Fitoterapia e a prática do Nutricionista Nutricionista Jacira Santos CRN-2 0091 Nutrição Clínica Anos 70 Dietoterapia Hospitalar Anos 80 Dietoterapia em Consultório Anos 90 Fitoquímicos isolados e fitoterápicos

Leia mais

sete receitas de xampu caseiro para cães

sete receitas de xampu caseiro para cães Como fazer xampu caseiro para cães sete receitas de xampu caseiro para cães Faça xampu caseiro para cães, caso você esteja procurando uma alternativa natural aos comprados em lojas de produtos para animais.

Leia mais

Informações básicas para fazer compostagem 1.

Informações básicas para fazer compostagem 1. Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável. www.ecophysis.com.br Informações básicas para fazer compostagem 1. COMPOSTAR para reduzir a quantidade de resíduos orgânicos 2. REUSAR os resíduos compostados

Leia mais

Receitas do Workshop de Dietas Pastosas e Gostosas

Receitas do Workshop de Dietas Pastosas e Gostosas Receitas do Workshop de Dietas Pastosas e Gostosas 1 Dicas para uma alimentação pastosa e gostosa Apesar do seu filho necessitar de ingerir todos os alimentos triturados, deverá, igualmente, ter uma alimentação

Leia mais

O Movimento GAIA Novidades Setembro 2003. Conteudo: Como Controlar Malária Novo no site GAIA Sobre o Prémio GAIA

O Movimento GAIA Novidades Setembro 2003. Conteudo: Como Controlar Malária Novo no site GAIA Sobre o Prémio GAIA O Movimento GAIA Novidades Setembro 2003 Conteudo: Como Controlar Malária Novo no site GAIA Sobre o Prémio GAIA COMO CONTROLAR MALÁRIA Você recebem malária através de picadas de alguns mosquitos especiais

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMI FERTIL Especial Hortícolas 18-8-6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Promi-Fertil Especial Hortícolas 18-8-6 Uso do

Leia mais

Receitas de chás. Chá de laranja e anis. Chá de maçã com gengibre. Chá com cardamomo. Chá com suco de morango

Receitas de chás. Chá de laranja e anis. Chá de maçã com gengibre. Chá com cardamomo. Chá com suco de morango Receitas de chás Chá de laranja e anis Casca de 2 laranjas 4 flores de anis-estrelado Ferver a água com a casca de laranja e as flores de anis por 3 minutos. Retirar o chá do fogo e adoçar a gosto. Tampar

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Produção Integrada em vinha Nº OBJECTIVO GERAL Qualificar os técnicos com competências teóricas e práticas,

Leia mais

ANTIPARASITÁRIO PARA UMA PROTECÇÃO COMPLETA PREVINE A LEISHMANIOSE E ELIMINA OS PARASITAS EXTERNOS

ANTIPARASITÁRIO PARA UMA PROTECÇÃO COMPLETA PREVINE A LEISHMANIOSE E ELIMINA OS PARASITAS EXTERNOS ANTIPARASITÁRIO PARA UMA PROTECÇÃO COMPLETA PREVINE A LEISHMANIOSE E ELIMINA OS PARASITAS EXTERNOS PIRETRON R Spot on EFICAZ ANTIPARASITÁRIO PARA UMA PROTECÇÃO COMPLETA PREVINE A LEISHMANIOSE E ELIMINA

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Plantas Medicinais. Josefina Dorotéa Nunes Bióloga e Técnica de Enfermagem

Plantas Medicinais. Josefina Dorotéa Nunes Bióloga e Técnica de Enfermagem Plantas Medicinais Josefina Dorotéa Nunes Bióloga e Técnica de Enfermagem É provável que a utilização das plantas como medicamento seja tão antiga quanto o próprio homem. CONSELHOS ÚTEIS Toda planta medicinal

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/ Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/ Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/ Clique aqui http://emagrecaki.com.br/dieta-balanceada-como-fazer-agora/

Leia mais

VII - OBSERVAÇÕES RELEVANTES Indivíduo de grande porte, com caule oco e ataque de cupins na região do cerne.

VII - OBSERVAÇÕES RELEVANTES Indivíduo de grande porte, com caule oco e ataque de cupins na região do cerne. FICHA DE CAMPO - AVALIAÇÃO FITOSSANITÁRIA DOS INDIVÍDUOS ARBÓREOS I- LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DATA: 22/02/2013 UF: RJ MUNICÍPIO: NOVA FRIBURGO BAIRRO: CENTRO VIA: PRAÇA GETÚLIO VARGAS LADO PAR SISTEMA:

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

CAFÉ COQUETÉIS. destruídos, restando apenas a cafeína, que não é destruída com a excessiva

CAFÉ COQUETÉIS. destruídos, restando apenas a cafeína, que não é destruída com a excessiva Café Coquetéis CAFÉ COQUETÉIS O café é uma bebida estimulante, agradável, reanimadora, que apresenta aroma e sabor característicos e é capaz de agradar aos mais variados paladares. Versátil, compõe receitas

Leia mais

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement.

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement. O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 Depois da colheita os galhos cortados são usados para cobrir a terra. Isto protege contra erosão, guarda a humidade e melhora a terra com matéria orgânica, assim que segura

Leia mais

Estrogonofe de Frango

Estrogonofe de Frango Estrogonofe de Frango por Neide Rigo ½ colher (sopa) de manteiga sem sal 200g de cubos de carne de frango ½ colher (chá) de sal 1 cebola média picada (100g) ½ xícara de champignon em conserva, escorrido

Leia mais

CUIDADOS TÉCNICOS COM GRAMADOS

CUIDADOS TÉCNICOS COM GRAMADOS CUIDADOS TÉCNICOS COM GRAMADOS CUIDADOS PRÉ-PLANTIO ERRADICAÇÃO DE ERVAS DANINHAS Você deve erradicar as ervas daninhas da área a ser gramada. Esta operação pode ser feita através da capina mecânica ou

Leia mais

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica.

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica. Descrição VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica. Características Densidade: 1,02 g/cm 3 Aparência: Cor preta Composição básica: emulsão asfáltica modificada com elastômeros

Leia mais

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO

RECEITAS DIETÉTICAS PARA O VERÃO ROLINHOS DE PEIXE COM ESPINAFRES 4 Filetes de peixe sem pele e espinhas com cerca de 100g cada 1 Colher (sopa) de sumo de limão 300g de espinafres congelados 1 Dente de alho 3 Colheres (sopa) de azeite

Leia mais

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas RETIRADA DE SUBSTÂNCIAS ACTIVAS DO MERCADO E RESTRIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas RETIRADA DE SUBSTÂNCIAS ACTIVAS DO MERCADO E RESTRIÇÕES DE UTILIZAÇÃO Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas DGADR Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural RELATÓRIOS RETIRADA DE SUBSTÂNCIAS ACTIVAS DO MERCADO E RESTRIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

ANTÚRIOS PARA FLORES DE CORTE Paulo P Her aulo P ciíio Viegas V Rodrigues LPV- LPV ESALQ-USP

ANTÚRIOS PARA FLORES DE CORTE Paulo P Her aulo P ciíio Viegas V Rodrigues LPV- LPV ESALQ-USP ANTÚRIOS PARA FLORES DE CORTE Paulo Herciíio Viegas Rodrigues LPV-ESALQ-USP Município: Pariquera Açu Local: Sítio Sakai Início de atividade: Aquisição de plântulas: 2002 Desenvolvimento de mudas (casa

Leia mais