Pensando a psicopatologia na creche formação de educadores e prevenção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pensando a psicopatologia na creche formação de educadores e prevenção"

Transcrição

1 Pensando a psicopatologia na creche formação de educadores e prevenção Lou Muniz Atem Após alguns anos de experiência com formação de educadores de creches e como coordenadora da Ong Infans Unidade de Atendimento ao Bebê, venho tentando formalizar esse trabalho tendo como referência a psicanálise, o trabalho que desenvolvemos na Ong com pais e bebês e, as propostas existentes de trabalhos em creches, no Brasil e em outros países. O INFANS tem oferecido desde 2003 alguns cursos de formação a educadores de creches e abrigos, trazendo conteúdos relativos ao desenvolvimento infantil e algumas de nossas preocupações com relação à constituição psíquica da criança, na tentativa de ajudar o educador a refletir e a encontrar soluções para as situações difíceis com que se depara em sala de aula. Os temas abordados em nossos cursos, são : 1. A relação da criança com seu cuidador primordial (pai, mãe ou quem dela se ocupa) e seus efeitos para o desenvolvimento infantil. 2. A adaptação na creche. 3. O significado para a criança, das primeiras separações da família. 4. A agressividade na criança pequena. 5. Os sinais de sofrimento da criança pequena Mordidas 7. Limites 8. Sexualidade infantil Os cursos de formação têm sido uma oportunidade para os educadores abordarem suas dificuldades cotidianas e trazerem suas diversas questões para discussão. 1 Notamos que esses sinais passam normalmente desapercebidos por aqueles que cuidam da criança pequena, podendo evoluir para condições que requerem atenção especializada. Por essa razão, o INFANS elaborou uma cartilha denominada CARTILHA PARA EDUCADORES DE CRECHE Sinais de sofrimento da criança pequena, na qual aborda situações do cotidiano da criança, olhando-as como possíveis fontes de sofrimento para a criança. São elas: alimentação, olhar, voz, movimento-postura, o brincar e o sono.

2 A partir dessas discussões e de leituras, comecei a refletir sobre a instituição creche e, uma vez que vinha refletindo sobre a Psicopatologia do Bebê, tendo em vista as dificuldades vividas na creche, passei a pensar também sobre a possibilidade de uma Psicopatologia da Creche, pautada nas dificuldades e nas relações ali encontradas. O que vem a seguir, são as reflexões que fiz a esse respeito. OS FANTASMAS DA CRECHE E SEU PASSADO HISTÓRICO Na França, o autor Mellier 2 trabalha questões relativas à creche há alguns anos vêm fazendo reflexões sobre a instituição creche, seus fantasmas e sua história. Para o autor, a prática do psicólogo na creche passa pela transformação dentro da própria instituição, de seus fantasmas em fantasias, sendo esse um dos objetivos da prevenção na creche! Para Mellier, os fantasmas do passado e os lutos não-realizados pela instituição, podem ser re-vividos por cada pequeno novo traumatismo que ocorra na atualidade da instituição 3. A instituição tem, assim, um modo de funcionar que é similar ao do aparelho psíquico individual, possuindo mecanismos de defesa através dos quais nega eventos, revive-os como traumas, etc. Assim como pais que buscam a psicoterapia para seu filho, a instituição creche quando pede que o psicólogo vá até lá, pode mostrar com esse pedido o sinal de uma relação fusional e culpabilizante com uma determinada criança, revelando através de seu pedido seus fantasmas de anormalidade 4. O autor cita as relações com as crianças e o passado da creche, na França, quando se estruturou logo após o término da guerra. Naquele momento, não haviam condições de higiene, de saúde, de salubridade e a mortalidade infantil era grande, levando a que grande energia fosse gasta nas creches apenas para que essas mínimas condições fossem obedecidas. Anos se passaram até que a sociedade pudesse se reestruturar e novas regras viessem a regulamentar as creches. Ela passou então, a ser 2 MELLIER, D. L inconscient à la crèche. Dynamique des équipes et accueil des bébés. Èrés, Idem, pg Idem, ibidem.

3 paga pelos pais o que permitiu que o pessoal fosse remunerado, e a creche não pôde mais receber crianças abandonadas, mas apenas aquelas cujas mães trabalhassem; o controle médico da família tornou-se obrigatório, o que fez com que os filhos não fossem mais à creche para obter assistência de saúde 5. O passado de assistencialismo da creche, para Mellier, tornou-se uma fonte de trauma para a instituição, que passou a definir-se através daquilo que não deve ser 6. Será esse passado e história, o que será transmitido às novas gerações que passam pela creche, e que será re-vivido a cada vez que a instituição atravessar momentos difíceis ou cruciais. No Brasil, da mesma maneira, as creches têm sido historicamente, criadas, dirigidas ou subvencionadas pela assistência social, e estiveram voltadas predominantemente aos cuidados físicos de saúde, alimentação e bem-estar da criança, com nenhuma ou pouca atenção aos objetivos educacionais 7. Assim, várias podem ser as fontes de trauma dentro da creche: não só seu passado de assistencialismo, como a condição de pobreza em que vivem a maior parte das famílias que levam seus filhos à creche, e que, ainda hoje; esperam que a instituição possa prover aquilo que elas não possuem condições de fornecer a seus filhos. Desse histórico da creche, podemos inferir diversos fatores relacionados à marca trazida pelos cuidadores presentes na instituição, marcas que subsistem ainda hoje, mesmo após a creche ter saído, do ponto de visto político e social; do setor da assistência social e passado ao setor da educação. Entre os cuidadores, com pouca formação para exercer a profissão, vemos se prolongar a marca da assistência social, para a qual, para se cuidar de crianças, não é necessária muita formação, mas sim; é possível cuidar das crianças dos outros como se elas fossem nossas, a única exigência feita a quem cuida de crianças é que gostem de crianças, e; há o pensamento corrente de que é preciso dar tudo às crianças que nada têm. 5 Idem, pg Idem, pg DIDONET, Vital. As implicações das competências do bebê para a pedagogia da infância. In: O bebê, o corpo e a linguagem. ORTH DE ARAGÃO, Regina (org.) São Paulo: Casa do psicólogo, 2004, pg. 236.

4 Assim, nos abrigos para crianças abandonadas, as mulheres contratadas para trabalhar são hoje em dia chamadas de mães sociais, termo que pretende juntar, em uma só palavra, a função materna, e a função social e coletiva de uma mesma função. Um abrigo pesquisado na internet, tinha como requisitos para as mães sociais os seguintes: - tomar conta da criança em tempo integral, - procurar promover o convívio familiar entre as crianças, - gostar de crianças, - ter acima de 25 anos, - ser solteira ou viúva, - não ter filhos dependentes, - ter ensino médio completo, - gostar e ter habilidades domésticas, - ser criativa. Desse modo, vemos que aquilo que hoje tenta se transformar em relação à creche, está ainda bastante presente no que diz respeito aos abrigos, não havendo nenhum requisito maior de formação para aqueles que ali se ocupam das crianças. No abrigo de Loczy, em Budapeste, criado logo após a guerra para crianças órfãs, uma das perguntas que a criadora do abrigo fazia às cuidadoras que passavam por seleção para trabalhar, era como elas tinham sido cuidadas quando crianças. Assim, mais do que saber se gostavam ou não de crianças, procurava saber e remetê-las à sua própria infância, questionando suas lembranças sobre a forma de cuidados que receberam e que agora iriam repassar às crianças que iriam cuidar. Para Barroso França, quando esperamos, basicamente, que a mãe social goste de crianças, propomos que essa função deixe de ser uma profissão para ser um exercício de dedicação e amor 8. Para a autora, isso faz com que se tenha a ilusão de se acreditar possível reproduzir o amor materno dentro das instituições de abrigo, instituição que não diferenciaria a mãe da função profissional denominada mãe social. 8 FRANÇA, Dirce Barroso. Mãe social: o mito da reprodução do amor materno nas instituição de abrigo. In: Cuidados no início da vida, ATEM, Lou Muniz (org.), São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008 (no prelo)

5 O PSIQUISMO DA INSTITUIÇÃO Para MELLIER, a instituição creche realiza dois movimentos psíquicos antagônicos. Um é caracterizado pela ruptura periódica do vínculo entre pais/bebê, no momento em que deixam a criança na creche. O outro, é dado pelo apego periódico da criança aos educadores. Assim, ao entrar na creche, a criança passa por operações psíquicas ainda não vividas por ela: a perda temporária da proximidade com os pais e o recente apego a pessoas novas para ela, os educadores. A educadora que trabalha na creche vivencia a dificuldade de ter que reencontrar e separar-se diariamente das crianças, o que pode ser vivido imaginariamente e inconscientemente como uma perda da criança para suas próprias mães (já que por um longo período do dia foram elas quem estiveram com a responsabilidade de cuidar da criança). Além disso, pode ser sentido como uma incapacidade sua de ser boa cuidadora (pois no final do dia, quem acabou ficando com a criança foi a mãe!). Por essas e outras razões, o ofício de educador coloca em jogo várias emoções relativas à infância e ao cuidar, principalmente para mulheres; pois traz à tona a capacidade que se tem de cuidar de crianças sem que elas sejam seus filhos, de separarse delas todos os dias, mesmo que tenha ficado o dia inteiro com elas, de vê-las em dificuldades familiares mesmo que não se possa modificar a dinâmica e estrutura familiar que essas crianças encontram em casa. Assim, trabalhando com crianças cujas famílias são pobres e enviam seus filhos à creche, muitas vezes; mal-vestidos, com traços de maus-tratos, doentes, etc, os educadores acabam entrando em rivalidade com os pais e culpabilizando a família pelas dificuldades que encontram nas crianças. Dentro da questão da rivalidade, alguns autores têm trabalhado as noções de prevenção na creche e da creche como terceiro, para auxiliar no trabalho desenvolvido junto aos educadores.

6 A FANTASIA DE ADOÇÃO DA CRIANÇA Para Mellier, há uma fantasia inconsciente que perpassa os educadores e que diz respeito à uma imaginária adoção das crianças com as quais se trabalha. Esta seria uma forma de o educador se recompensar pelo fato de separar-se todos os dias das crianças de quem cuida e de imaginar que, ficando com ele, ela estaria melhor cuidada do que com os pais. Tal fantasia estaria presente normalmente, em qualquer creche ou escola, não se apresentando em situações específicas ou especiais. Porém, quando crianças encontram-se em condições de negligência, ou com nítidos sinais de sofrimento; esta seria uma condição favorável para que tal fantasia emergisse e para que a rivalidade com os pais de algumas crianças venha a se acentuar normalmente aquelas que vivem em piores condições. Mas, ainda que muitas vezes as condições da criança levem, num primeiro momento, a uma proteção por parte dos educadores, que passam a rivalizar com os pais, há também, ao mesmo tempo, sentimentos de ambivalência com relação às crianças, uma vez que elas suscitam diversos afetos. A INTOLERÂNCIA-AMBIVALÊNCIA E A RIVALIDADE COMO AFETOS VIVIDOS PELO EDUCADOR Tanto ambivalência quanto rivalidade, não podem ser considerados conceitos em psicanálise, mas sim; noções utilizadas pela psicanálise quando se trata de apontar uma determinada posição do sujeito diante de um objeto de amor ou diante do mundo. Tomá-los como afetos, é uma forma de situá-los dentro da metapsicologia freudiana, na qual o afeto foi uma noção aos poucos desenvolvida ao longo da obra e que continua sendo debatida na atualidade.

7 Tendo se originado com Breuer e Freud nos estudos sobre a histeria, a noção de afeto denota uma expressão emocional de conflitos constitutivos do sujeito, e que pode eventualmente ser reprimida. Está intrinsecamente ligado às noções de pulsão e de angústia, sendo que, normalmente quando um afeto causa angústia no sujeito, pode vir a ser reprimido e não ser tomado em consciência pelo sujeito ou ao contrário, ser fonte de satisfação a partir da ligação pulsional com o outro 9. Ambivalência e rivalidade podem ser considerados então como dois afetos geradores de angústia, no sentido de que, na relação com o outro são causadores de conflitos psíquicos, podendo gerar uma repressão e tornar inconsciente um desses afetos e assim, impedir a elaboração e transformação dos mesmos em outros afetos que possam ser fonte de satisfação para o sujeito. Assim, o afeto que é fonte de angústia para o sujeito, só pode vir a ser fonte de satisfação pulsional se elaborado e transformado em outro afeto. Ambivalência foi um termo usado por Freud para falar da situação em que o sujeito manifesta dois sentimentos ou duas atitudes diferentes em relação a um mesmo objeto de amor, conduzindo-o a conflitos psíquicos e a atitudes normalmente contraditórias. Pode então, ser considerada como uma noção em psicanálise, pois designa um mecanismo constitutivo do aparelho psíquico, fazendo parte de sua própria existência, ou seja; não existe sujeito psíquico sem existir ambivalência. Já a rivalidade, não é um termo nem uma noção que se encontra nos dicionários de psicanálise, e não pode ser considerada como um mecanismo constitutivo do psiquismo, tal como a ambivalência. Diríamos antes, que na constituição do psiquismo está a agressividade e que a rivalidade pode ser um decorrente dessa última. Assim, não encontramos uma definição específica para a rivalidade, sendo um termo que aparece muito mais em autores específicos, a depender do tema que estão tratando, no caso, pode aparecer como rivalidade ou disputa entre a equipe, ou então, apenas como termo 9 Dicionnaire de la Psychanalyse, sous la direction de CHEMAMA, R. & VANDERMERSCH, B. Larousse, 1998 et LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J.-B. Vocabulaire de la Psychanalyse, PUF, 2 e. trimestre 1973.

8 secundário a outros temas, tais como conflito e crise na instituição, ou, ansiedade na instituição. O EDUCADOR EM RELAÇÃO DE INTOLERÂNCIA COM A CRIANÇA As crianças tidas como difíceis na creche, se, num primeiro momento geram um movimento do educador de tentar ajudá-la e entender o que se passa com ela, num segundo momento pode gerar também a ambivalência ou a intolerância, ou seja; fazer com que elas sejam afastadas ou excluídas do grupo. Mellier chama a este movimento de relação privilegiada negativa, e se define pela intolerância narcísica de um educador em relação à uma determinada criança. Aqui, no contato com essa criança, são ativadas projeções persecutórias, onde o adulto vive com a criança, partes más de si próprio que ele gostaria de destruir. Sua capacidade de continência e de acolhimento será alterada e o educador pode passar a não suportar o choro, a agressividade, o comportamento na alimentação daquela criança, demonstrando intolerância para com ela. O educador terá que realizar um trabalho de renúncia à imagem da criança ideal que ele possui para que possa voltar a poder acolher aquela criança. No caso de Andréa, a criança que tomava os brinquedos da mão das outras crianças; ao não conseguir mais chegar a um acordo com ela, as educadoras passam a responsabilizá-la: ela é a criança problema, a criança egoísta, a criança que não sabe compartilhar os brinquedos. Sobre ela recai a responsabilidade de não saber agir da forma correta e compartilhar os brinquedos aparecendo aí uma intolerância e ambivalência na relação, que, ora procura quer acolher a criança tentando entendê-la, e ora, responsabiliza-a por seus atos como se fosse um adulto! O trabalho visará a que os educadores possam, por um lado, compreender parte da problemática da criança, a partir de seu histórico familiar e social, deixando de culpabilizar e responsabilizar a própria criança; e, por outro, levá-los a poder suportar o tempo necessário para que um trabalho com a família se dê e estabeleça.

9 O EDUCADOR EM RELAÇÃO DE RIVALIDADE COM OS PAIS Assim como a intolerância em relação às crianças, às vezes encontramos também, nas creche; educadores em posição de rivalidade com os pais, o que se agrava quando as condições de vida da família são ruins e levam a que as crianças cheguem À creche mal-cuidadas, levando a que recaia sobre a família a culpa sobre essa falta de cuidados. Talvez, além de renunciar à criança ideal, em alguns casos mais dramáticos o educador precisa também renunciar à família ideal! Mellier, a tratar da questão dos conflitos entre a equipe, utiliza a noção de narcisismo das pequenas diferenças, retirada de Freud, na qual a violência e agressividade existente em um grupo é projetada sobre um grupo estrangeiro, de fora, mas imediatamente vizinho, a fim de que não apareça no grupo original. Isso que acontece como mecanismo de defesa dentro das equipes de uma instituição e de uma creche, pode acontecer também entre a equipe e os pais, de modo a que os pais das crianças recebam a agressividade contida na equipe quando certos conflitos surgem e não são elaborados. A intolerância narcísica (relação privilegiada negativa) que se vê existente em situações de crianças consideradas problemas, acaba se repetindo com os pais dessas mesmas crianças, que serão, por sua vez; culpabilizados pela patologia ou desorganização encontrada na criança 10. Para Mellier, quando ocorrem esses conflitos, existiriam 3 saídas para a equipe: 1) conter psiquicamente tanto a equipe, quanto as crianças da violência existente no grupo. 2) Quando a equipe não possui de condições de elaborar a situação, ela tenta conter a todo custo a sua violência, fazendo um ataque à sua própria identidade. 3) A equipe não consegue conter sua intolerância narcísica de maneira nenhuma, e entra em crise, se desorganizando em função de seus próprios afetos violentos MELLIER, D. L inconscient à la crèche. Dynamique des équipes et accueil des bébés. Èrés, 2005, pg Idem, pg. 96.

10 O autor continua seu texto propondo saídas e citando relatos de como algumas creches nas quais ele trabalhou resolveram conflitos e crises relacionados à intolerância narcísica entre a equipe e, entre a equipe e as crianças. A fim de finalizar esse trabalho, trarei algumas propostas de autores a respeito da prevenção, pensando como esta pode se dar e como pode nos ajudar a pensar e a elaborar os conflitos e crises existentes entre a equipe / pais e crianças na creche. A PREVENÇÃO E A CRECHE COMO TERCEIRO Alguns autores têm, recentemente trabalhado a questão da creche, instaurada como um terceiro, para a família que dela se beneficia. Penso que este tema, pode ser muito útil em se tratando aqui, de casos sempre considerados difíceis, crianças que criam problemas aos educadores, crianças que, muitas vezes; vêem de famílias que lhes oferecem poucos limites, de famílias sem pai, ou de famílias desestruturadas. Então, de que maneira podemos pensar a creche como terceiro Penso que isso pode se dar de algumas formas, dentre elas, quando a creche intervém junto a um caso difícil de maneira a trazer ali um organizador para a família, organizador que antes não se colocava. Assim, a creche pode solicitar uma maior participação do pai em relação a determinado filho, pode pedir que ele comece a participar das entrevistas relativas à criança, o que não se dava antes, ou; pode introduzir uma nova alimentação para uma criança que, antes, só aceitava determinados tipos de alimentos. Pode ainda, intervir em questões relativas ao sono, à fala, ao brincar, tudo o que esteja se manifestando como sinal de sofrimento para a criança e que necessite de intervenção.

11 LAMOUR et LETRONNIER realizam pesquisa em 4 creches na cidade de Paris cuja preocupação principal é sensibilizar os educadores da creche ao papel do pai nos 2 primeiros anos de vida e ainda, transformar sua prática em termos do acolhimento oferecido ao pai (que normalmente é sentido como um intruso num território de mulheres e bebês) 12. Nessa pesquisa, a preocupação maior não recai sobre a relação educadores / crianças e, eu diria, nem sobre a relação educadores / pais, pois já existe ali uma suficiente elaboração e trabalho a respeito de tais relações e conflitos. A preocupação nessa pesquisa é sobre como inserir o pai na creche e sobre como sensibilizar os educadores a respeito da importância da função paterna. Assim, não só a creche pode intervir como pode ser sensibilizada à importância da função paterna, a partir do quê, ela passará a se utilizar mais do recurso de chamar os pais para participar da vida dos seus filhos. Os autores, falam de passagens que a criança realiza quando sai pela primeira vez de casa e vai à creche, passagens que são, para ela, de relações duais, à relações triádicas. Assim, primeiro a criança vive com a mãe, uma relação dual. Em seguida, viverá com a mãe e o pai, uma relação triádica. E, mais à frente, nesse ciclo que era interno à família, a creche se somará e passará a fazer parte dessa relação, na qual não só a criança, mas também pai e mãe terão que confiar para permitir que possam fazer parte da tríade. E, como podemos pensar a prevenção na creche, a partir desse olhar para a creche como um terceiro Para Crespin 13, falar em prevenção não significa desejar antecipar a aparição de um sintoma ou mesmo, fazer com que ele desapareça, como durante algum tempo se objetou no meio psicanalítico, quando se começou a falar em prevenção, há cerca de anos (no Brasil, ao menos). Para a autora, a prevenção tem a ver com a questão da demanda que se faz ao terapeuta ou analista, ou seja; permitir a elaboração de uma demanda por parte daquele que sofre, já seria um ato preventivo! 12 LAMOUR, M. & LATRONNIER, P. Les pères à la crèche : En passant par la triade in LAMOUR, M. & MAURY M. Alliances autour du bébé De la recherche à la clinique. Paris, PUF, CULLERE-CRESPIN, G. A clínica precoce: o nascimento do humano. SP: Casa do Psicólogo, 2004, pg. 174, 175.

12 Porém, ainda para Crespin, quando se trata da creche é necessário perguntar: quem demanda?, pois ali, muitas vezes quem percebe e notifica a dificuldade na criança não são os pais, e sim, os educadores, a direção, os avós, enfim, pessoas do entorno da criança que não os próprios pais. A questão acaba chegando aos pais de forma intrusiva, o que faz com que eles desenvolvam reações de negação e recusa a buscar qualquer ajuda 14. Ou, por outro lado, o que ocorre é que os pais têm uma preocupação com relação à criança muito diferente daquela da equipe da creche o que faz com que, da mesma forma, neguem os apontamentos e as indicações de ajuda. Para a autora, se inicia então o período mais difícil, que é o de elaboração da demanda, correspondente a uma subjetivação da questão para os pais, com o objetivo de que eles possam se apropriar de alguma inquietude com relação a seu filho e sejam desejosos de saber mais sobre ele. Neste trabalho de elaboração já estaria embutido o próprio trabalho de prevenção, pois ele permitiria aos pais um novo olhar sobre seu filho, e, a partir daí novas mudanças. Pensamos que, além desses apontamentos fornecidos por Crespin, há ainda várias outras maneiras de podermos trabalhar e pensar a prevenção na creche. Se estamos chamando de preventivo todo trabalho que se dirige à criança pequena (antes dos 3-4 anos) e tendo como critério a não finalização da constituição do aparelho psíquico, temos então, uma gama de situações a serem trabalhadas na condição de serem tomadas como preventivas. Ao intervir na creche, a médio-longo prazo, temos: - possibilitar uma melhor comunicação entre pais e educadores, - uma melhor compreensão das chamadas crianças problema por parte dos educadores. A partir desses dois itens, podem se dar, de forma também preventiva: 1) a não instalação de um sintoma na criança; 2) o encontro de soluções criativas para situações difíceis em sala de aula, 3) a conseqüentemente melhora na relação entre as próprias crianças dentro da classe, e, por fim, 4) uma melhor relação entre a creche e os pais. 14 Idem, pp. 176.

13 Assim, penso que a partir dos cursos de formação oferecidos pelo Infans aos educadores, de alguma forma é possível atingir todos esses temas, pois todos eles são trazidos à discussão, uma vez que fazem parte das dificuldades vividas no cotidiano da creche. O educador pode ser então, aquele que, a partir de suas inquietações com relação à criança, passa a elaborar sua forma de compreender a infância, bem como maneiras, soluções e saídas criativas para as diversas dificuldades que encontra. Se o psicólogo ou psicanalista tem algo a fazer na creche, é ajudar o educador nessas construções, as quais não poderiam ser feitas sozinhas. Cabe ao educador, que está todos os dias com a criança, construir para si uma psicopatologia da infância, onde o caminho a ser percorrido dependerá das soluções criativas que cada um inventar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AKKERMAN, E. e ATEM, M.L. Ética e transdisciplina na clínica com o bebê. In MELGAÇO, R.G. A ética na atenção ao bebê. Psicanálise Saúde Educação. SP: Casa do Psicólogo, 2006 (Coleção 1ª infância, dirigida por Cláudia Mascarenhas Fernandes). CULLERE-CRESPIN, G. A clínica precoce: o nascimento do humano. SP: Casa do Psicólogo, Dicionnaire de la Psychanalyse, sous la direction de CHEMAMA, R. & VANDERMERSCH, B. Larousse, 1998 et LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J.-B. Vocabulaire de la Psychanalyse, PUF, 2 e. trimestre 1973 DIDONET, Vital. As implicações das competências do bebê para a pedagogia da infância. In: O bebê, o corpo e a linguagem. ORTH DE ARAGÃO, Regina (org.) São Paulo: Casa do psicólogo, 2004, pg. 236.

14 FRANÇA, Dirce Barroso. Mãe social: o mito da reprodução do amor materno nas instituição de abrigo. In: Cuidados no início da vida, ATEM, Lou Muniz (org.), São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008 (no prelo) LAMOUR, M. & LATRONNIER, P. Les pères à la crèche : En passant par la triade in LAMOUR, M. & MAURY M. Alliances autour du bébé De la recherche à la clinique. Paris, PUF, MELLIER, D. L inconscient à la crèche. Dynamique des équipes et accueil des bébés. Èrés, ROHENKOHL, C.M.F. Do Transitivismo à antecipação in: A clínica com o bebê. ROHENKOHL, C.M.F. (org.), SP: Casa do Psicólogo, 2000.

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Sobre a intimidade na clínica contemporânea

Sobre a intimidade na clínica contemporânea Sobre a intimidade na clínica contemporânea Flávia R. B. M. Bertão * Francisco Hashimoto** Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP. Doutorado Psicologia frbmbertao@ibest.com.br Resumo: Buscou-se

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1

O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1 O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1 Ana Maria Rodrigues Muñiz 2 Quando o educador começa a abandonar concepções funcionalistasassociacionistas sobre a aprendizagem

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental

Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental Trabalho apresentado na IV Jornada de Saúde Mental e Psicanálise na PUCPR em 21/11/2009. A prática da psicanálise em ambulatório de saúde mental pode

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Christian Haritçalde Miriam Debieux Rosa Sandra Letícia Berta Cristiane Izumi Bruno Maya Lindilene Shimabukuro O

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA

A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA 1 A ENERGIA DO BRINCAR: UMA ABORDAGEM BIOENERGÉTICA Dayane Pricila Rausisse Ruon Sandra Mara Volpi* RESUMO O brincar é um tema bastante discutido e de muita importância no desenvolvimento infantil. Esse

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO. Juliana F. de Barros - Psicóloga

ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO. Juliana F. de Barros - Psicóloga ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO Juliana F. de Barros - Psicóloga A minha vinda para o Japão em 2014: Projeto coordenado pela Prof.ª Mary Yoko Okamoto chamado: Programa

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

5 Considerações Finais

5 Considerações Finais 5 Considerações Finais Nosso objetivo nesse trabalho foi investigar as influências da família de origem na construção do laço conjugal no novo casal. Partimos da premissa de que toda família possui um

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL Abrigo Casa lar Casa de passagem Beatriz Guimarães Bernardeth Gondim Cláudia Souza A PNAS Situando o acolhimento institucional e familiar Proteção Básica Proteção Especial

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY

TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) estudou literatura na Universidade de Moscou, interessando-se primeiramente

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Ensino Fundamental I. Como ajudar as crianças (6 a 8 anos) em seus conflitos?

Ensino Fundamental I. Como ajudar as crianças (6 a 8 anos) em seus conflitos? Ensino Fundamental I Como ajudar as crianças (6 a 8 anos) em seus conflitos? 2015 Objetivo da reunião Este encontro tem o objetivo de comunicar mais claramente as ações desenvolvidas pela escola e favorecer

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

A teoria da Matriz de Identidade e a Teoria dos Papéis. Cybele Ramalho (PROFINT)

A teoria da Matriz de Identidade e a Teoria dos Papéis. Cybele Ramalho (PROFINT) A teoria da Matriz de Identidade e a Teoria dos Papéis Cybele Ramalho (PROFINT) Matriz de Identidade A matriz de identidade é o lugar onde a criança se insere desde o nascimento, relacionando-se com outros

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Atendimento clínico à criança: são cinco salas para o atendimento à. Atendimento Individual: casos que necessitarão de uma atenção

Atendimento clínico à criança: são cinco salas para o atendimento à. Atendimento Individual: casos que necessitarão de uma atenção Atividades e Projetos Núcleo Clínica com crianças Atendimento clínico à criança: são cinco salas para o atendimento à criança e sua família. Atendimento Individual: casos que necessitarão de uma atenção

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

DUNKER, C.I.L. Desautorização da Mãe pelo Pai. Revista Pais e Filhos, 2008. A Desautorização da Mãe pelo Pai

DUNKER, C.I.L. Desautorização da Mãe pelo Pai. Revista Pais e Filhos, 2008. A Desautorização da Mãe pelo Pai A Desautorização da Mãe pelo Pai - Quais as consequências de haver um conflito entre pai e mãe em relação à autoridade perante os filhos ou quando divergirem em relação à determinado tema na frente das

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO JUSTIFICATIVA Nós humanos temos a habilidade de criar, transformar e modificar de forma criativa a nós e a tudo que nos rodeia. Possuímos em nós todas as ferramentas

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE Formação de Professores Continuação do diálogo sobre o professor de educação infantil.

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Família. Dias, pags. 235-256

Família. Dias, pags. 235-256 Família Dias, pags. 235-256 Sobre instituições... São sistemas complexos de relações sociais dentro dos quais operam a(s) cultura(s) e a estrutura social. A família, por exemplo, inclui valores (amor,

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Gestão de iniciativas sociais

Gestão de iniciativas sociais Gestão de iniciativas sociais Leia o texto a seguir e entenda o conceito do Trevo e as suas relações com a gestão organizacional. Caso queira ir direto para os textos, clique aqui. http://www.promenino.org.br/ferramentas/trevo/tabid/115/default.aspx

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 82 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS? SEMINÁRIO DE PESQUISA OBJETIVO DEBATER E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INAFANTIL, BEM COMO ESTABELECER DIÁLOGO COM TEÓRICOS DA PEDAGOGIA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS

Leia mais

A ILUSÃO NOS ADOECE E A REALIDADE NOS CURA. O ENIGMA DA DOENÇA E DA CURA

A ILUSÃO NOS ADOECE E A REALIDADE NOS CURA. O ENIGMA DA DOENÇA E DA CURA 1 A ILUSÃO NOS ADOECE E A REALIDADE NOS CURA. O ENIGMA DA DOENÇA E DA CURA José Fernando de Freitas RESUMO Os doentes têm uma relação especial com suas doenças. A mente diz que quer se curar, mas, na realidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA I. Dados de Identificação: Escola:Escola Estadual Arthur Damé Professor (a): Professora supervisora do Pibid:

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais