BENEFÍCIOS AO TERCEIRO SETOR: REGULAMENTAÇÕES E INCENTIVOS FISCAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BENEFÍCIOS AO TERCEIRO SETOR: REGULAMENTAÇÕES E INCENTIVOS FISCAIS"

Transcrição

1 161 BENEFÍCIOS AO TERCEIRO SETOR: REGULAMENTAÇÕES E INCENTIVOS FISCAIS Joel Antonio - Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UniSEB; Maria Eugênia Lelis Bocchi - Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UniSEB; Natália de Souza da Silveira - Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UniSEB Resumo Existem programas de incentivos fiscais ao alcance de pessoas físicas e jurídicas que, ao serem utilizados, geram recursos para as entidades do Terceiro Setor. Esses recursos servirão de fomento, para que essas entidades beneficiem a sociedade em geral. Sob o aspecto da Responsabilidade Social, esses incentivos devem ser explorados e amplamente utilizados sob os termos das leis que os regulamentam, trazendo dessa forma, além de benefícios para a sociedade, vantagem competitiva para as empresas engajadas na utilização de tais benefícios. Este estudo é de grande relevância para os profissionais que gerenciam entidades do Terceiro Setor, pois ensinará como captar recursos por meio dos incentivos fiscais. Este trabalho pretende fazer com que fiquem conhecidos os incentivos fiscais federais ao alcance de cidadãos e empresas comprometidos socialmente. O trabalho pretende demonstrar como pessoa física pode destinar até 8% do Imposto de Renda devido e como pessoa jurídica pode destinar até 9%. Palavras-chave: incentivo fiscal, terceiro setor, responsabilidade social. 1. Introdução Considerando a complexidade do sistema tributário brasileiro, a falta de leis específicas que abranjam as necessidades do Terceiro Setor, além das leis e benefícios que são pouco conhecidos, é necessário um estudo direcionado da Legislação Tributária, de forma que se tenha um aproveitamento dessa legislação no que se refere aos incentivos fiscais voltados para as entidades do Terceiro Setor. União, Estado e Município têm diferentes leis, obrigações, benefícios e isenções das quais estas entidades podem tirar proveito por meio de um conhecimento direcionado. Pretende-se, por meio deste trabalho, promover um enfoque no que diz respeito aos incentivos fiscais federais de âmbito cultural, social, para o desporto e saúde.

2 162 É importante trazer à luz como as pessoas jurídicas e pessoas físicas podem ajudar, direcionando parte da arrecadação dos tributos incidentes sobre elas. As entidades sem fins lucrativos, de uma maneira geral, beneficiam as pessoas e a sociedade com projetos e ações filantrópicas. Urge que façamos um trabalho que auxilie e impulsione essas entidades ao crescimento e, para tal, é imprescindível que se tenha conhecimento sobre os incentivos fiscais e as destinações favoráveis ao Terceiro Setor. Um aspecto importante dos incentivos fiscais destinados ao Terceiro Setor atinge a responsabilidade social que as pessoas e empresas têm perante a sociedade. As empresas que praticam a responsabilidade social tendem a ter o respeito da sociedade e das pessoas que são diretamente impactadas por suas atividades. É indispensável que as empresas exerçam a responsabilidade social para obterem sucesso empresarial e vantagem competitiva. É necessário refletir sobre os incentivos fiscais de destinação do ponto de vista filantrópico e também como vantagem competitiva. Dessa forma, a pergunta que o presente estudo pretende responder é a seguinte: Quais são os incentivos fiscais federais ao alcance de pessoas físicas e jurídicas que podem beneficiar o Terceiro Setor? 1.1. Metodologia De Pesquisa Quanto à abordagem, o método escolhido foi o de Pesquisa Qualitativa, pois se pretende por este trabalho descrever os incentivos fiscais que beneficiam as entidades do Terceiro Setor. Segundo Mascarenhas (2012), as principais características de uma pesquisa qualitativa são: dados levantados e analisados ao mesmo tempo, estudos descritivos com vista na compreensão do objeto estudado e influência do pesquisador sobre a pesquisa. A pesquisa qualitativa possibilita um trabalho desenvolvido de forma livre, ainda que com estrutura sólida e coerente. Ainda conforme Mascarenhas (2012), quanto ao objetivo geral pretende-se criar hipóteses sobre o problema de pesquisa por meio de um levantamento bibliográfico direcionado.

3 163 Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa é bibliográfica com investigação concentrada em livros, monografias e artigos científicos que abordam o tema deste trabalho. Segundo Cervo (2007, p. 60), a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos busca-se conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado sobre determinado assunto, tema ou problema. Mascarenhas (2012) enfatiza a importância da análise e interpretação dos dados coletados. Mesmo na pesquisa qualitativa, em que o mais importante que coletar informações é saber organizá-las de forma que o trabalho científico se torne mais eficiente. Sobre a análise de dados nas pesquisas qualitativas, Mascarenhas (2012) divide o processo de organização dos dados em quatro etapas: A. Seleção: verificação dos dados visando detectar erros ou informações incompletas; B. Classificação: detectar e classificar a presença ou ausência de determinada qualidade em cada dado levantado; C. Codificação: categorizar os dados por nome e agrupá-los por categoria; Representação: os dados qualitativos devem ser representados na forma de texto, itens ou quadros comparativos, de forma que a análise se torne mais clara. 2. Objetivos 2.1. Objetivo Geral Tornar conhecidos os incentivos fiscais que podem ser destinados ao Terceiro Setor por pessoas físicas e jurídicas Objetivos Específicos Instruir as empresas do Segundo Setor para as destinações que podem ser feitas de parte da carga tributária que incide sobre suas operações. Assim, ajudarão organizações sem

4 164 fins lucrativos e cumprirão parte do seu papel social. Da mesma forma, as pessoas físicas terão conhecimento sobre como fazer a destinação de um percentual do imposto de renda devido conforme permitido por lei. Levar as pessoas que gerem ou assessoram as empresas do Segundo Setor a uma inteligência social, fazendo-as refletir sobre o seu papel social de ajudador, participador e propagador do conhecimento que adquiriram por meio deste trabalho. Promover uma reflexão positiva e direcionada da nossa legislação tributária, ressaltando como ela pode beneficiar as entidades e organizações do Terceiro Setor, e estas, por sua vez, a sociedade que partilhamos. 3. Conceitos e aspectos gerais dos incentivos fiscais 3.1. Responsabilidade social empresarial No início do século XX até a década de 1950, a sociedade passava por uma importante transição: da economia agrícola para a industrial. Nesse período a visão econômica que predominava era a do liberalismo de Adam Smith. Dentro desse contexto, a responsabilidade social das empresas não existia. O liberalismo de Adam Smith é descrito por De Masi e Mello (1998, p. 121): Adam Smith ( ) será o maior teórico dessa nova economia impregnada de iluminismo e da nascente sociedade industrial marcada pela industrialização. A riqueza das nações (1776) decretará definitivamente a superioridade da indústria sobre a agricultura, do lucro e da mais-valia sobre a renda, da moeda sobre a troca, do egoísmo sobre a caridade. Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos o nosso almoço, mas do interesse que têm no próprio lucro pessoal. Liberalismo e pondo em concorrência esses interesses, segundo Smith, a indústria floresce as trocas frutificam. Nessa época a visão econômica não dava espaço para qualquer forma de caridade, e o interesse das empresas era somente o lucro gerado por suas operações. Acreditava-se que as empresas estavam fazendo sua parte para com a sociedade apenas por pagar seus impostos e gerar empregos. Para as empresas, o Estado era o único responsável por suprir as necessidades sociais e o seu papel era apenas o de geradoras de lucro e empregos. O liberalismo, ao contrário de estimular práticas sociais e ambientais, as condenavam. Qualquer filantropia nesse período ocorria por meio de doação ou criação de fundações e eram feitas pelo próprio empresário e não em nome da empresa.

5 165 Segundo Tenório (2006), o período compreendido entre as décadas de 1950 e 1970 foi marcado pelo pensamento keynesiano, que limitava as práticas liberais e permitia a intervenção do Estado na economia. Nessa época, o modelo industrial se consolidou efetivamente, e os acontecimentos desse período levaram a sociedade a questionamentos quanto à maximização de lucros das empresas e a responsabilidade que tinham perante a sociedade. A partir da década de 1980, o mercado, a competitividade das empresas e uma sociedade marcada pelo consumo fizeram o modelo social das empresas mudarem. As pessoas passaram a cobrar uma participação e intervenção das empresas nos problemas sociais, e o conceito de responsabilidade social empresarial foi fundamentado de uma vez por todas. No Brasil a partir de 1990 as empresas precisaram se adequar a um modelo de desenvolvimento sustentável. As entidades do Terceiro Setor neste contexto foram as grandes responsáveis por consolidar um pensamento crítico do ponto de vista socioambiental, fazendo com que os consumidores tenham preferência por empresas que praticam a responsabilidade social. Desta forma o que vemos é uma crescente participação das empresas em ações sociais e ambientais para satisfazer e ter a preferência do consumidor. É necessário que as empresas associem o benefício sócioambiental com a demanda de mercado, ofertando funcionalidades ambientais em seus produtos que serão percebidas por seus consumidores como valores sociais que representarão vantagem competitiva perante seus concorrentes. Atualmente a sobrevivência de uma empresa em um ambiente competitivo depende quase que exclusivamente de sua imagem e reputação, desta forma, a obtenção de lucros está ligada ao valor socioambiental do negócio. O conceito de marketing social entra justamente neste contexto, pois as empresas dependem da divulgação inteligente das ações que promovem para beneficiar a sociedade, fortalecendo desta forma sua marca. Do ponto de vista da responsabilidade social este trabalho pretende ajudar empresários, contadores, administradores e até mesmo publicitários a fomentar a utilização de benefícios fiscais que poderão agregar valor ao negócio sem demandar muita das vezes qualquer investimento ou comprometimento do lucro de suas atividades Terceiro setor

6 166 O Terceiro Setor é basicamente formado por fundações e associações que não visam a distribuição de lucro, uma vez que as receitas e o lucro que obtêm são destinados à sua subsistência e ao atendimento da sociedade no que lhes compete. Portanto podem obter lucros, mas estes deverão ser utilizados no cumprimento de suas atividades e de nenhuma forma distribuídos, como acontece em uma sociedade empresária. O artigo 44 do Código Civil de 2002 descreve: Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado: I - as associações; II - as sociedades; III - as fundações; IV - as organizações religiosas; V - os partidos políticos; VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada. 1 o São livres a criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. 2 o As disposições concernentes às associações aplicam-se subsidiariamente às sociedades que são objeto do Livro II da Parte Especial deste Código. 3 o Os partidos políticos serão organizados e funcionarão conforme o disposto em lei específica. O Terceiro Setor e as entidades que o compõem têm estatutos próprios que regulamentam suas atividades e se diferenciam, por isso, de empresas privadas. O Terceiro Setor surgiu da deficiência do Estado em cumprir seu papel social de saneador pleno da sociedade. Segundo Torres (2010) o Terceiro Setor nasceu da interação da sociedade para suprir os serviços mal prestados pelo Estado aos cidadãos Legislação tributária: incentivos fiscais Os incentivos fiscais são apresentados pelo Estado na forma de leis específicas que visam estimular a parceria com a iniciativa privada e desta forma beneficiar setores e atividades relevantes para a política econômica do país. É importante esclarecer o que é a imunidade e a isenção tributária para que não sejam confundidas com o incentivo fiscal. Segundo Barbosa e Oliveira (2003), a imunidade é a limitação à competência de instituir tributos e é prevista em dispositivo da Constituição Federal, impedindo, portanto, que seja instituído imposto sobre fatos imunizados. A isenção fiscal é um tipo de renúncia fiscal em que o Estado concede dispensa do pagamento do tributo

7 167 instituído por lei, seja por um prazo específico, em condições determinadas ou requeridas por órgão competente. Muito tem se falado de responsabilidade social, e as empresas são cada dia mais cobradas nesse sentido. No Brasil, no entanto, as empresas se deparam com encargos que dificultam e minimizam a aplicação de recursos na sociedade. Uma solução ao alcance das empresas e pessoas de uma maneira geral são os Incentivos Fiscais de Inclusão Social. Conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013, p. 10): Esses incentivos correspondem a uma renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais e municipais, para a aplicação em projetos sociais, diretamente pelas empresas, reduzindo, assim, os entraves burocráticos e favorecendo a quem de fato necessita. 4. Aplicabilidade das leis federais de incentivo fiscal destinadas ao terceiro setor Neste capítulo, serão descritas as leis que pessoas físicas e jurídicas podem utilizar-se na forma de incentivos fiscais destinados ao Terceiro Setor e como podem ser aplicadas Incentivos fiscais destinados à cultura a) Lei Rouanet A Lei Rouanet visa a captação de recursos para investimentos em projetos destinados à cultura. Está ao alcance de pessoas físicas, quando apresentar seus rendimentos no modelo completo da declaração de Imposto de Renda; e das pessoas jurídicas que optam pelo regime de tributação do Lucro Real. Conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2012) o objetivo da Lei Rouanet é promover, apoiar, incentivar a produção cultural e artística brasileira. A Lei Rouanet tem o seguinte embasamento legal: Lei nº 8.313, 23 de dezembro de 1991; Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 (Arts. 475 a 483); Decreto nº 5.761, de 27 de abril de 2006; Instrução Normativa SRF nº 267, de 23 de dezembro de 2002 (Arts. 15 a 26); Instrução Normativa SRF nº 390, de 30 de janeiro de 2004; Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de (Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS, 2012, p. 77).

8 168 Quanto ao alcance, conforme o artigo 1º da Lei nº de 23 de dezembro de 1991: Os incentivos criados por esta Lei somente serão concedidos a projetos culturais cuja exibição, utilização e circulação dos bens culturais deles resultantes sejam abertas, sem distinção, a qualquer pessoa, se gratuitas, e a público pagante, se cobrado ingresso. O Incentivo Fiscal da Lei Rouanet acontece mediante Doação ou Patrocínio. O Decreto nº 1.494, de 17 de maio de 1995 define: a) Patrocínio: b) Doação: transferência gratuita, em caráter definitivo, a pessoa física ou jurídica de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, de numerário para a realização de projetos culturais com finalidade promocional e institucional de publicidade. (art. 3º inciso IX do Decreto nº 1.494, de 17 de maio de 1995). transferência gratuita em caráter definitivo à pessoa física ou pessoa jurídica de natureza cultural, sem fins lucrativos, de numerário, bens ou serviços para a realização de projetos culturais, vedado o uso de publicidade paga para divulgação desse ato. (art. 3º inciso III do Decreto nº 1.494, de 17 de maio de 1995). O valor doado ou patrocínio poderá ser abatido até 4% do Imposto de Renda apurado à alíquota de 15%, no caso de empresas que apuram o IR pelo lucro real. As pessoas físicas podem deduzir até 6% do IR devido, quando apurado por modelo completo da Declaração de Imposto de Renda. b) Funcine (Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional) O Funcine é um incentivo fiscal que cria mecanismos para fomentar as atividades audiovisuais brasileiras, incentivando a produção, distribuição, exibição e divulgação de obras no Brasil e no exterior. (CRC-RS 2013). O Funcine é regulado pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e pela Comissão de Valores Mobiliários. Esse incentivo fiscal possibilita ainda que o investidor participe do lucro resultante da bilheteria de obras do cinema nacional. O incentivo tem o seguinte embasamento legal:

9 169 Medida Provisória nº , de ; Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993; Decreto nº 3.000, de , arts. 484 a 489; Instrução Normativa SRF nº 267, de (arts. 27 a 37); Decreto nº 6.304, de ; Instrução Normativa RFB nº 1.131, de ; Lei nº , de (CRC-RS-2013, p. 90). A legislação prevê que o incentivo poderá ser utilizado até o exercício de É importante acompanhar a evolução e as mudanças nas leis que regulam o benefício fiscal, pois poderá haver alterações quanto ao ano de exercício dentre outras especificidades dessa legislação. As pessoas físicas que optarem pelo modelo completo da declaração de Imposto de renda poderão deduzir até 6% do Imposto de Renda devido, sendo esse valor compartilhado com outros incentivos, ou seja, ao optar por outra modalidade de incentivo que deduza, por exemplo, 4% do IR devido então poderão utilizar-se de somente 2% para outro incentivo. As pessoas jurídicas do Lucro Real poderão deduzir de 3% a 4% do Imposto de Renda devido calculado sobre a alíquota de 15%. Conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2012), essa modalidade de incentivo pode ser utilizada até o exercício de Incentivos fiscais sociais Os incentivos fiscais sociais são importantes para aumentar a qualidade de vida daqueles que precisam das entidades que lhes prestam assistência. Serão descritos, a seguir, relevantes incentivos fiscais na área social. a) Doações às entidades sem fins lucrativos Consiste na doação de espécie (dinheiro) ou bem por pessoa física ou jurídica a entidades sem fins lucrativos que atuem na área de assistência social, saúde ou educação. Não há limitação quanto ao valor da doação. Pessoas físicas podem fazer doações, porém não é permitido nenhum abatimento sobre o imposto de renda devido. Pessoas jurídicas também

10 170 podem fazer doações, mas somente as empresas que estão enquadradas no regime de tributação do Lucro Real podem utilizar-se do incentivo fiscal, que consiste na dedução do valor doado da base de cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social a um limite de 2% do lucro operacional, sendo o valor excedente da doação incluso nas bases. A empresa que fizer a doação, ainda que tenha redução no pagamento do Imposto de Renda e CSLL, terá impacto da despesa da doação no Resultado. É importante sempre levar em conta que doações têm forte impacto no valor social das empresas, ou seja, ainda que o Lucro Líquido seja menor, a iniciativa social trará benefícios competitivos para a empresa. Conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013, p. 24), o incentivo tem a seguinte base legal: Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995 art. 13; Instrução Normativa SRF nº 87, de 31 de dezembro de 1996; Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 art. 365; Lei nº , de 27 de novembro de 2009; Decreto nº 7.237, de 20 de julho de 2010; Resolução CFC nº 1.409, de 21 de setembro de Quando houver doação de bens, a empresa deve fazer nota fiscal para a entidade que receberá o bem. O valor informado do bem deverá ser seu valor residual ou então seu valor de mercado obtido por perícia ou empresa especializada. b) Doações para OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) OSCIP é um título dado pelo Ministério da Justiça do Brasil para Organizações não Governamentais (ONG) que pactuam parceria com o poder público. A seguir, base legal principal, conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013, p. 36): Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995 art. 13; Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999; Decreto nº 3.100, de 30 de junho de 1999; Lei nº , de 30 de dezembro de 2002; Medida Provisória nº , de 24 de agosto de 2001; Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 art. 365; Lei nº , de 27 de novembro de 2009; Decreto nº 7.237, de 20 de julho de 2010; Resolução CFC nº 1.409, de 21 de setembro de 2012.

11 171 Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer doações para as OSCIP, entretanto somente as empresas optantes pelo Lucro Real podem fazer uso de dedução fiscal para o cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. As empresas optantes pelo Lucro Real poderão doar livremente qualquer valor, e poderão deduzir até 2% do Lucro Operacional antes de deduzida a própria doação. O valor doado que exceder o percentual de 2% será adicionado nas bases de cálculo do IR e da CSLL. A doação poderá ser feita por meio de bens ou dinheiro. O objetivo desse benefício, assim como nos demais benefícios fiscais, é conscientizar os empresários da responsabilidade social e da participação em ações de inclusão social. Pessoa física poderá fazer doação de bens de seu patrimônio, sendo o valor do bem o mesmo informado na última declaração de Imposto de Renda. Como dito acima, a doação feita por pessoa física não dará direito a benefícios fiscais. A doação de bens por pessoa jurídica deve ser acompanhada de nota fiscal com o valor residual do bem ou o valor de mercado avaliado e comprovado por laudo específico. No caso de doação em dinheiro, deve ser feita diretamente na conta bancária da entidade beneficiada. c) FUNCRIANÇA Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente O Funcriança é um fundo criado por legislação federal que visa levar benefícios para crianças e adolescentes, assegurando-lhes direitos fundamentais e também salvaguardá-los de qualquer forma de violência, discriminação e opressão. Para captar recursos, esse fundo conta com doações incentivadas de pessoas físicas ou jurídicas por meio da dedução do Imposto de Renda devido, observados os limites dessa dedução na legislação disponível. A base legal principal é citada pelo Manual de Incentivos Fiscais (CRC-2013, p. 40): Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990; Lei nº e nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995; Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997; Instrução Normativa SRF nº 267, de 23 de dezembro de 2002; Instrução Normativa SRF nº 390, de 30 de janeiro de 2004; Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011; Lei nº , de 18 de janeiro de 2012 (complemento de 3%);

12 172 Instrução Normativa RFB nº 1.311, de 31 de dezembro de As doações destinadas para esse fundo deverão ser feitas por meio de depósito em conta específica, aberta em instituição financeira pública. Na maioria dos municípios, é previsto que o doador escolha a entidade para a qual fará a doação. O fundo é mais conhecido como Funcriança, entretanto há municípios que adotam outras denominações, sem que haja alteração da legislação em que se embasa. Abaixo os requisitos para a dedução das doações no IR devido: a) Pessoa Física Pessoas físicas que apresentarem a Declaração Completa do IR poderão fazer doação incentivada, podendo deduzir até 6% do IR devido. Deve-se observar o limite global de 6% concorridos com as demais formas de incentivo. Desde 2012, estão previstas duas modalidades de incentivo: as doações no ano-base e as doações diretamente na Declaração de IR. 1- Doações no ano-base: são as doações efetuadas dentro do ano-base (01 de janeiro até 31 de dezembro) observado o limite de 6% concorrido com outras formas de incentivo. No caso das doações no ano base, em grande parte dos municípios é permitida a escolha da entidade que receberá a doação. 2- Doações Diretamente na Declaração de IR: Caso não se tenha atingido o limite de 6% de doações incentivadas no ano-base, o contribuinte poderá complementar a doação diretamente na Declaração de Imposto de Renda no modelo completo até o último dia da entrega dessa declaração, que ocorre normalmente até março do ano seguinte ao ano-base, observando um limite de até 3% somente para o Funcriança, até alcançar o limite global de 6%.

13 173 b) Pessoa Jurídica A pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real poderá fazer doação incentivada de até 1% do Imposto de Renda devido em cada período de apuração, seja mensal, trimestral ou anual. Conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013, p. 48): 1. No caso de apuração trimestral do Imposto de Renda, a dedução deverá ser efetuada sobre o Imposto de Renda devido no trimestre da apuração, desde que a doação tenha sido efetuada dentro do mesmo trimestre. Para o último trimestre do ano, o prazo de pagamento da doação incentivada é 31 de dezembro, dentro do período-base da declaração de Imposto de Renda. 2. No caso em que a pessoa jurídica optar pelo pagamento mensal do Imposto de Renda, por estimativa ou com base em balancete ou balanço, temos: 2.1 O valor do incentivo fiscal será deduzido do Imposto de Renda em cada mês, podendo o excedente ser deduzido do Imposto de Renda devido nos meses subsequentes, desde que dentro do mesmo ano-calendário. c) Fundo do Idoso O Fundo Nacional do Idoso é um fundo criado por Lei Federal que visa angariar recursos que serão aplicados em benefício de pessoas idosas. Conforme o Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013) o fundo se destina a financiar os programas e as ações relativas ao idoso, com vista a assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A seguir, a base legal principal da Lei, conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC- RS (2013, p. 65): Lei n , de 1º de outubro de 2003; Lei nº , de 20 de janeiro de 2010; Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995; Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011; Lei nº , de 18 de janeiro de 2012; Lei nº , de 15 de junho de 2012, do Município de Porto Alegre. Instrução Normativa RFB nº 1.311, de 31 de dezembro de Cabe aos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso definir e estabelecer como será feita a utilização dos recursos destinados, as orientações gerais sobre o funcionamento do Fundo e as orientações aos investidores (pessoa física e jurídica) que farão a aplicação dos recursos incentivados.

14 174 Basicamente, o Fundo do Idoso recebe receita de recursos públicos da união, estados e municípios, contribuições de órgãos e governos internacionais e doações de pessoas físicas e jurídicas que são incentivadas por intermédio da dedução no Imposto de Renda. No caso das doações incentivadas, estas serão feitas por meio de depósito em conta bancária específica, vinculada ao Fundo do Idoso, dentro do ano-calendário. O Conselho de Direitos do Idoso fará, posteriormente, a destinação das doações para a entidade assistencial, conforme estabelecido em sua regulamentação. O doador poderá ter direito a escolher a entidade que será beneficiada por sua doação, dependendo do que for regulamentado pelo Conselho. A pessoa física que declarar o Imposto de Renda no modelo completo deverá fazer a doação dentro do ano-calendário, sendo o limite de dedução de até 6%. O doador poderá utilizar outros incentivos fiscais, como Funcriança e Lei Rouanet, observando o limite global que deve ser de 6%, somando-se todos os incentivos. A pessoa jurídica optante pelo regime de tributação do Lucro Real poderá fazer a doação incentivada, observando que o limite de dedução do Imposto de Renda devido, calculado sobre a alíquota de 15%, é de 1%. A doação de bens poderá ser feita por pessoa física de forma não incentivada e por pessoa jurídica, podendo fazer aproveitamento de incentivo limitado a 1% Incentivo fiscal para o desporto A lei de incentivo ao esporte permite que pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, e as pessoas físicas que declarem o IR por Formulário Completo, possam deduzir de seu imposto de renda devido os valores desembolsados como patrocínio ou doação para projetos desportivos e paradesportivos, aprovados pelo Ministério do Esporte. A seguir, a base legal principal para o incentivo, conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013, p. 119): 438, de 29 de dezembro de 2006; Decreto nº 6.180, de 03 de agosto de 2007; Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997 (artigo 22); Lei nº 9.249, 26 de dezembro de 1995 (artigo 3º); Lei nº , de 02 de maio de 2007; Instrução Normativa RFB nº 789, de 30 de novembro de 2007; e Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011.

15 175 As deduções ficam limitadas a 1% do imposto devido, calculado sobre a alíquota de 15% para pessoas jurídicas em cada período de apuração, não podendo deduzir da base de Cálculo da Contribuição sobre o Lucro Líquido. Esse incentivo não concorre com outros incentivos fiscais, por isso a empresa que utilizá-lo poderá, em cada exercício social, fazer uso de outras formas de incentivo, por exemplo: 1% para projeto desportivo, 1% para o Funcriança e 4% para a Lei Rouanet. As pessoas físicas ficam limitadas a 6% do imposto devido da Declaração de Ajuste Anual. No caso das pessoas jurídicas, o beneficio não compete a outros incentivos fiscais, ou seja, a renúncia fiscal é exclusiva para o setor esportivo Incentivo fiscal para saúde a) Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência PRONAS/P/CD É um incentivo Federal que foi instituído em 2012, para prover recursos para as Entidades do Terceiro Setor que atendem e auxiliam pessoas com deficiências auditiva, visual, mental, física, motora e outras. Conforme Manual de Incentivos Fiscais CRC-RS (2013, p.129) a base legal é: Medida Provisória nº , convertida posteriormente na Lei nº , de 17 de setembro de 2012; Medida Provisória nº 582, de 20 de setembro de 2012, art. 13; Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011; Instrução Normativa RFB nº 1.311, de 31 de dezembro de b) Programa Nacional de Apoio À Atenção Oncológica PRONON É um incentivo federal que também foi instituído em 2012, com a finalidade de captar recursos financeiros por meio de incentivos fiscais que serão direcionados para entidades vinculadas ao combate ao câncer e sua prevenção. A base legal para este incentivo está descrita no Manual de Incentivos Fiscais CRC- RS (2013, p.135): Medida Provisória nº , convertida posteriormente na Lei nº , de 17 de setembro de 2012; Medida Provisória nº 582, de 20 de setembro de 2012, art. 13; Instrução Normativa RFB nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011; Instrução Normativa RFB nº 1.311, de 31 de dezembro de 2012.

16 176 O incentivo fiscal pro meio do PRONAS/PCD e o PRONON está ao alcance de pessoas físicas que apresentarem a Declaração de Imposto de Renda no modelo completo, a partir do ano calendário de 2012 até 2015; e pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, a partir do ano calendário de 2013 até Há duas modalidades possíveis para a aplicação de recursos nas entidades atendidas pelo PRONAS/PCD: a) Patrocínio: prestação do incentivo com finalidade promocional. É possível deduzir 80% do valor patrocinado, observando o limite de 1% do IR devido, tanto para pessoa física quanto jurídica. b) Doações: transferência gratuita de quantia em dinheiro, bens móveis ou imóveis, comodato de equipamentos, realização de despesas para conservação e manutenção e fornecimento de materiais hospitalares, medicamentos e gêneros alimentícios. No caso das doações, 100% do valor doado pode ser abatido pelo IR, observado o limite de 1% do IR devido no ano calendário. Esse incentivo fiscal não concorre com outros incentivos, ou seja, ainda que a pessoa física ou jurídica tenha atingido o limite global de 6% em doações incentivadas (Lei Rouanet, Funcriança, Fundo do Idoso, etc.) poderá utilizar-se dos dois incentivos, tanto do PRONAS/PCD quanto do PRONON. 5. Conclusão Conforme mencionado na introdução, este trabalho teve a pretensão de responder a seguinte pergunta de pesquisa: quais são os incentivos fiscais federais ao alcance de pessoas físicas e jurídicas que podem beneficiar o Terceiro Setor? Ao explicar detalhadamente o funcionamento e aplicabilidade dos incentivos fiscais federais, almeja-se que este trabalho tenha alcançado os objetivos pretendidos. Foi possível, concluir que, utilizando os incentivos fiscais abordados neste trabalho, pessoa física pode destinar até 8% do Imposto de Renda devido (conforme quadro 11), enquanto pessoa jurídica pode destinar até 9% (conforme quadro 12).

17 177 Quadro 1- Limites de dedução do IR devido - Pessoa Física. Limites de Dedução do IR - Pessoa Física Individual Global Incentivos à Cultura Lei Rouanet 6% Funcine 6% Incentivos Sociais Funcriança 6% 6% Fundo do Idoso 6% Incentivos ao Desporto Desporto 6% Incentivos para Saúde PRONON 1% 1% PRONAS 1% 1% Total 8% Quadro 1 - Limites de dedução do IR devido Pessoa Jurídica. Limites de Dedução do IR - Pessoa Jurídica Individual Global Incentivos à Cultura Lei Rouanet 4% Funcine 4% 4% Incentivos Sociais Funcriança 1% 1% Fundo do Idoso 1% 1% Incentivos ao Desporto Desporto 1% 1% Incentivos para Saúde PRONON 1% 1% PRONAS 1% 1% Total 9% Como existem ainda outros incentivos fiscais que podem ser estudados, espera-se que este estudo desperte o interesse e fomente a busca e divulgação de outras formas de incentivos fiscais que beneficiem entidades do Terceiro Setor. Sem dúvida, há material suficiente para trazer subsídio para novos estudos e aprofundamento do assunto. Ao abordar aspectos inerentes à Responsabilidade Social, este estudo, eventualmente causará reflexão e mudanças em paradigmas que engessam as pessoas na prática da benemerência. Muito se questiona sobre como os impostos são utilizados pelo poder público.

18 178 Nesse sentido, os incentivos fiscais representam uma forma mais transparente sobre como as receitas públicas estão sendo investidas na sociedade. Nota-se que, dentre os incentivos fiscais apresentados, há alguns que representam certo grau de complexidade, trazendo incerteza e dúvidas àqueles que têm interesse em utilizá-los. Faltam pessoas capacitadas e com conhecimento para direcionar e assessorar as pessoas físicas e jurídicas quanto à correta utilização dos incentivos fiscais. Quanto aos incentivos fiscais que podem ser feitos por pessoa jurídica, ainda que a pretensão do presente estudo tenha sido atingir a todos, é aceitável que os profissionais da área de contabilidade, administração de negócios e direito tributário estejam, de certa forma, mais aptos a entender e utilizar os incentivos fiscais nas empresas. No que tange às pessoas físicas, as formas de incentivo são mais simplificadas e acessíveis, podendo ser feitas mais facilmente por elas mesmas ou pelos profissionais que as assessoram. 6. Referências BARBOSA, Maria Nazaré Lins; OLIVEIRA, Carolina Felippe de. Manual de ONGS, Guia Prático de Orientação Jurídica. Rio de Janeiro: Editora FGV, BRASIL. Manual do Contribuinte. Sistema de Incentivos a Projetos. Disponível < Acesso em: BRASIL. Programa nacional de apoio à cultura. Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de Disponível: < Acesso em: BRASIL. PRONON e PRONAS. Disponível: < Acesso em: BUENO, Marina de Andrade Maia Galvão Bueno. Incentivos Fiscais no Terceiro Setor. São Paulo: FGV, CERVO, Amado Luiz et al. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2007.

19 179 COMISSÃO DE DIREITO DO TERCEIRO SETOR. Captação de Recursos para o Terceiro Setor: Aspectos Jurídicos. São Paulo: OAB-SP, COMISSÃO DE ESTUDOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRCRS. Manual de Incentivos Fiscais. Porto Alegre: CRC-RS, COMISSÃO DE ESTUDOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRCRS. Manual de Incentivos Fiscais. Porto Alegre. Porto Alegre. CRC-RS, CONSELHO DA CRIANÇA. Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Disponível < Acesso em: Constituição (1988). Const. da República Fed. do Brasil. Disponível: < Acesso em: DE MASI, Domenico.; MELLO, P.C. A responsabilidade que dá retorno social. São Paulo: Gazeta Mercantil, LEVEK, Andrea Regina H. C.; et al. A responsabilidade social e sua interface com o marketing social. Disponível: < f>. Acesso em: MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor: Regulação no Brasil. São Paulo: Editora Peirópolis, TENÓRIO, Fernando Guilherme. Responsabilidade Social Empresarial: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, TORRES, Vivian A. Gregori. A Face Inexplorada do Terceiro Setor. Instrumento de Acesso à Justiça. São Paulo: Editora Plêiade, 2010.

INCENTIVOS FISCAIS, UMA VISÃO GERAL

INCENTIVOS FISCAIS, UMA VISÃO GERAL INCENTIVOS FISCAIS, UMA VISÃO GERAL Danilo Brandani Tiisel danilo@socialprofit.com.br MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Características da Atividade Atividade planejada e complexa: envolve marketing, comunicação,

Leia mais

DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?

DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? 1. O que são os FUNDOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? São recursos públicos mantidos em contas bancárias específicas. Essas contas têm a finalidade de receber repasses orçamentários e depósitos

Leia mais

MODALIDADES PARTICIPATIVAS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSTITUTO COI. 1. Doação ao ICOI, que possui o título de OSCIP

MODALIDADES PARTICIPATIVAS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSTITUTO COI. 1. Doação ao ICOI, que possui o título de OSCIP MODALIDADES PARTICIPATIVAS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSTITUTO COI 1. Doação ao ICOI, que possui o título de OSCIP 2. Doação/Patrocínio de Projeto Cultural por pessoa jurídica (art. 18 da Lei Rouanet) e 3. Doação/Patrocínio

Leia mais

INCENTIVOS FISCAIS DO IR DEVIDO

INCENTIVOS FISCAIS DO IR DEVIDO INCENTIVOS FISCAIS DO IR DEVIDO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA INTRODUÇÃO: Poderão utilizar os INCENTIVOS FISCAIS objetos desta apresentação: As pessoas físicas que entregarem

Leia mais

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. * V. Dec. 6.180/2007 (Regulamenta a Lei 11.438/2006).

Leia mais

>Lei nº 9.615, de 24 de Março de 1998 - Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências.

>Lei nº 9.615, de 24 de Março de 1998 - Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. 1) FUNDAMENTO LEGAL: Objetivando expressar nosso Parecer Técnico sobre a legislação que fundamenta o incentivo fiscal de âmbito federal para projetos de atividades de caráter desportivo, procedemos ao

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

CARTILHA DE INCENTIVOS FISCAIS* Nesta Cartilha, preparada a pedido da AMARRIBO, abordamos os seguintes incentivos fiscais:

CARTILHA DE INCENTIVOS FISCAIS* Nesta Cartilha, preparada a pedido da AMARRIBO, abordamos os seguintes incentivos fiscais: CARTILHA DE INCENTIVOS FISCAIS* Nesta Cartilha, preparada a pedido da AMARRIBO, abordamos os seguintes incentivos fiscais: A. Doação à AMARRIBO, que possui o título de OSCIP; B. Doação/Patrocínio de Projeto

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR MEIO DE INCENTIVOS FISCAIS FEDERAIS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR MEIO DE INCENTIVOS FISCAIS FEDERAIS CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR MEIO DE INCENTIVOS FISCAIS FEDERAIS Comissão de Direito do Terceiro Setor Danilo Brandani Tiisel danilo@socialprofit.com.br INCENTIVOS FISCAIS Contexto MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e

Leia mais

Cartilha de Informações: Doações e Patrocínios.

Cartilha de Informações: Doações e Patrocínios. Cartilha de Informações: Doações e Patrocínios. O Instituto Abramundo é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e com isso pode receber doações e incentivos para a execução de seus

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Texto compilado Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter

Leia mais

Introdução... 3 Certificações da FFM... 4

Introdução... 3 Certificações da FFM... 4 MANUAL DE BENEFÍCIOS FISCAIS DOAÇÕES EFETUADAS À FFM São Paulo SP 2014 Índice Introdução... 3 Certificações da FFM... 4 1. Doações a Entidades sem Fins Lucrativos... 5 1.1. Imposto de Renda e Contribuições

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS OS INCENTIVOS FISCAIS Incentivos fiscais são instrumentos utilizados pelo governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado (projetos). Existem

Leia mais

CARTILHA DE INCENTIVOS FISCAIS* Nesta Cartilha, preparada a pedido da AMARRIBO, abordamos os seguintes incentivos fiscais:

CARTILHA DE INCENTIVOS FISCAIS* Nesta Cartilha, preparada a pedido da AMARRIBO, abordamos os seguintes incentivos fiscais: CARTILHA DE INCENTIVOS FISCAIS* Nesta Cartilha, preparada a pedido da AMARRIBO, abordamos os seguintes incentivos fiscais: A. Doação à AMARRIBO, que possui o título de OSCIP; B. Doação/Patrocínio de Projeto

Leia mais

Guia para Boas Práticas

Guia para Boas Práticas Responsabilidade Social Guia para Boas Práticas O destino certo para seu imposto Leis de Incentivo Fiscal As Leis de Incentivo Fiscal são fruto da renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais

Leia mais

NBC T 10.16. Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações AUDIT

NBC T 10.16. Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações AUDIT NBC T 10.16 Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações AUDIT NBC T 10.16 - Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações Foco do seminário em: Conceito (conceituando

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Art. 260. Os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil 9ª Região Fiscal - Paraná e Santa Catarina DRF Cascavel - PR CONHECER PARA GERENCIAR

Leia mais

INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E ESPORTIVOS

INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E ESPORTIVOS INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E ESPORTIVOS MARCONDES WITT Auditor-Fiscal e Delegado-Adjunto da Receita Federal do Brasil em Joinville I like to pay taxes, with them I buy civilization.

Leia mais

Incentivo Fiscal Imposto de Renda sobre Pessoa Física IMPOSTO DE RENDA

Incentivo Fiscal Imposto de Renda sobre Pessoa Física IMPOSTO DE RENDA Incentivo Fiscal Imposto de Renda sobre Pessoa Física IMPOSTO DE RENDA O Imposto de Renda sobre Pessoa Física - IRPF é um tributo federal obrigatório a todos os trabalhadores brasileiros que obtiveram

Leia mais

RENÚNCIA FISCAL DO IMPOSTO DE RENDA

RENÚNCIA FISCAL DO IMPOSTO DE RENDA DICAS PARA UTILIZAÇÃO DE RENÚNCIA FISCAL DO IMPOSTO DE RENDA Oportunidades e Legislação Parceria ÍNDICE EDITORIAL Uma oportunidade de contribuir com a transformação social 1. O QUE É RENÚNCIA FISCAL 1.1

Leia mais

CARTILHA DE DOAÇÃO PARA O FUMCAD

CARTILHA DE DOAÇÃO PARA O FUMCAD CARTILHA DE DOAÇÃO PARA O FUMCAD ÍNDICE O que é o FUMCAD 2 Conceito e Natureza Jurídica 2 Doações 3 Dedução das Doações Realizadas no Próprio Exercício Financeiro 4 Passo a Passo para a Doação 5 Principais

Leia mais

PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS

PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS 1) FUNDAMENTO LEGAL: Objetivando expressar nosso Parecer Técnico sobre a legislação que fundamenta o programa de incentivo fiscal (Programa de Apoio à Inclusão e

Leia mais

Cartilha de Incentivo Fiscal via Lei da Oscip

Cartilha de Incentivo Fiscal via Lei da Oscip INCENTIVO FISCAL VIA LEI DA OSCIP O idestra Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes é uma organização civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em maio de 2012, com efetivo

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações importantes para o Contador da Empresa

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações importantes para o Contador da Empresa Informações importantes para o Contador da Empresa É a lei que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura PRONAC, visando à captação de recursos para investimentos em projetos culturais. As pessoas

Leia mais

PROAC PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL

PROAC PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL PROAC PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL Permite o apoio financeiro a projetos culturais credenciados pela Secretaria de Cultura de São Paulo, alcançando todo o estado. Segundo a Secretaria, o Proac visa a: Apoiar

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA Programa de Voluntariado da Classe Contábil Com o objetivo de incentivar o Contabilista a promover trabalhos sociais e, dessa forma, auxiliar

Leia mais

Como destinar parte do seu Imposto de Renda devido para investimento social

Como destinar parte do seu Imposto de Renda devido para investimento social Instituto CSHG Como destinar parte do seu Imposto de Renda devido para investimento social Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda devido para investimento social? A legislação brasileira

Leia mais

Soluções Culturais INCENTIVO FISCAL POR DENTRO DAS LEIS

Soluções Culturais INCENTIVO FISCAL POR DENTRO DAS LEIS Soluções Culturais INCENTIVO FISCAL POR DENTRO DAS LEIS LEI ROUANET LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI Nº 8131/91; LEI 9.874/99 E A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 2228-1/2001 Soluções Culturais O que é? Neste

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2013 Institui o Programa Nacional de Incentivo à Educação Escolar Básica Gratuita (PRONIE). O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui o Programa Nacional de

Leia mais

Contmatic - Escrita Fiscal

Contmatic - Escrita Fiscal Lucro Presumido: É uma forma simplificada de tributação onde os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro,

Leia mais

Incentivos do Poder Público à atuação de entidades civis sem fins lucrativos, na área social. (1) renúncia fiscal

Incentivos do Poder Público à atuação de entidades civis sem fins lucrativos, na área social. (1) renúncia fiscal Incentivos do Poder Público à atuação de entidades civis sem fins lucrativos, na área social Associação Fundação Privada Associação Sindical Partidos Políticos (1) renúncia fiscal Subvencionada 1 Entidades

Leia mais

ITG 2002: Os principais desafios na implementação das novas práticas na visão da Auditoria Independente.

ITG 2002: Os principais desafios na implementação das novas práticas na visão da Auditoria Independente. ITG 2002: Os principais desafios na implementação das novas práticas na visão da Auditoria Independente. Evelyse Amorim Lourival Amorim Florianópolis, 11 de novembro de 2014 ITG 2002 Introdução e Principais

Leia mais

VEJA AQUI, DE QUE FORMA: DEDUTIBILIDADE DE IMPOSTO DE RENDA DAS SOCIEDADES DOADORAS PARA OSCIPS:

VEJA AQUI, DE QUE FORMA: DEDUTIBILIDADE DE IMPOSTO DE RENDA DAS SOCIEDADES DOADORAS PARA OSCIPS: FAÇA UMA DOAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA (IRPJ) DE SUA EMPRESA AO ESPORTE CLUBE 2014 ( OSCIP- ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE INTERESSE PÚBLICO) CNPJ 09.146.936/0001-08 QUALIFICAÇÃO COMO OSCIP- MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Leia mais

INCENTIVOS FISCAIS DOAÇÕES A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

INCENTIVOS FISCAIS DOAÇÕES A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS INCENTIVOS FISCAIS DOAÇÕES A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS INTRODUÇÃO Este estudo tem por objetivo principal analisar os incentivos fiscais aplicáveis às doações para a Fundação Getulio Vargas São Paulo. Esses

Leia mais

A THOMSON COMPANY. INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente

A THOMSON COMPANY. INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente A THOMSON COMPANY INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente Direitos autorais cedidos

Leia mais

COMO SE TORNAR UM PARCEIRO DO CORPO CIDADÃO? Junte-se a nós!

COMO SE TORNAR UM PARCEIRO DO CORPO CIDADÃO? Junte-se a nós! COMO SE TORNAR UM PARCEIRO DO CORPO CIDADÃO? O Corpo Cidadão utiliza diversos mecanismos de incentivo fiscal, fontes de financiamento, parcerias, doações, programas de voluntariado e cria ações de marketing

Leia mais

Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente

Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente Apesar de ter sido sancionada em 13 de junho de 1990, a Lei nº 8.069, que permite às empresas e às pessoas físicas destinar parte do que pagam

Leia mais

ISEE. Apresentação Lei de Incentivo ao Esporte Lei 11438/06. Fonte: Ministério do Esporte

ISEE. Apresentação Lei de Incentivo ao Esporte Lei 11438/06. Fonte: Ministério do Esporte ISEE Apresentação Lei de Incentivo ao Esporte Lei 11438/06 2011 Introdução - A Lei de Incentivo ao Esporte prevê a possibilidade de PF e PJ destinarem uma parcela do imposto de renda devido em benefício

Leia mais

Avenida Arlindo Joaquim de Lemos, 693 Vila Lemos Campinas SP CEP 13100-450 Fone (19) 9114-9922 ivva-campinas@ivva-campinas.org.br

Avenida Arlindo Joaquim de Lemos, 693 Vila Lemos Campinas SP CEP 13100-450 Fone (19) 9114-9922 ivva-campinas@ivva-campinas.org.br Lei 9.790/99 Incentivo Fiscal: contribuindo para ações de responsabilidade social Elaborado por: Miriane de Almeida Fernandes CRA 1.65.348-9 e CRC 1SP229778-P-3 Iara Hernandes Barciella, CRC 1SP184189/P-6

Leia mais

Lei Rouanet. Informações importantes para o Patrocinador

Lei Rouanet. Informações importantes para o Patrocinador Lei Rouanet Informações importantes para o Patrocinador Lei Rouanet Se você ou sua empresa deseja patrocinar um projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, isso significa

Leia mais

ESCLARECIMENTO SOBRE INCENTIVO FISCAL VIA LEI DA OSCIP

ESCLARECIMENTO SOBRE INCENTIVO FISCAL VIA LEI DA OSCIP ESCLARECIMENTO SOBRE INCENTIVO FISCAL VIA LEI DA OSCIP O que é uma OSCIP Uma OSCIP está situada no Terceiro Setor (considerando-se que o Primeiro Setor é formado pelo Estado e o Segundo Setor pelo Mercado,

Leia mais

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2 Guia de Declaração de IRPF 2011 Ano-calendário 2010 Previdência IR 2010 Prev e Cp_v2 Quem é obrigado a declarar? Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: Vejam quais são as principais questões que envolvem o Novo Regime de Tributação e esclareçam suas dúvidas. 1) Como era o tratamento tributário

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações Importantes para o Empresário Patrocinador

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações Importantes para o Empresário Patrocinador Informações Importantes para o Empresário Patrocinador Se sua empresa deseja Patrocinar um dos projeto culturais, aprovados pelo Ministério da Cultura por meio por da Lei Rouanet. Isso significa que como

Leia mais

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 Para mais informações, acesse o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte I Procedimentos Contábeis Orçamentários, 5ª edição. https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/artigos/parte_i_-_pco.pdf

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 10.451, DE 10 DE MAIO DE 2002.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 10.451, DE 10 DE MAIO DE 2002. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 10.451, DE 10 DE MAIO DE 2002. Altera a legislação tributária federal e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

Incentivos Fiscais para captação de recursos

Incentivos Fiscais para captação de recursos Incentivos Fiscais para captação de recursos a) Dedutibilidade das doações A partir de 1º de janeiro de 1996, a Lei 9.249, de 26 de dezembro de 1996, limitou a dedutibilidade de algumas despesas operacionais,

Leia mais

Instrução Normativa Conjunta MINC/MF n 1, de 13.06.95

Instrução Normativa Conjunta MINC/MF n 1, de 13.06.95 Instrução Normativa Conjunta MINC/MF n 1, de 13.06.95 Dispõe sobre os procedimentos de acompanhamento, controle e avaliação a serem adotados na utilização dos benefícios fiscais instituídos pela Lei n

Leia mais

CISÃO PARCIAL DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS - ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS

CISÃO PARCIAL DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS - ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS CISÃO PARCIAL DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS - ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS Por Ivan Pinto A cisão de uma Entidade sem Fins Lucrativos não implica na extinção da entidade cindida, uma vez que a própria

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Cartilha Previdência Complementar Guia Fácil de Tributação TRATAMENTO TRIBUTÁRIO BÁSICO A primeira informação que deve ser observada na escolha de um plano de previdência que tenha como propósito a acumulação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O Simples nacional e o regime de estimativa do ISSQN Francisco José Gomes * Introdução A Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da

Leia mais

Da gestão, da aplicação, do controle e da fiscalização dos Fundos... 5

Da gestão, da aplicação, do controle e da fiscalização dos Fundos... 5 Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania Sedpac 2015 Apresentação Criado pela Lei nº 21.144, de 14 de janeiro de 2014, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso tem o objetivo

Leia mais

IRPF IR2013. Chegou a hora de declarar o. Especial

IRPF IR2013. Chegou a hora de declarar o. Especial Boletim Informativo dirigido a participantes de planos de previdência da Bradesco Vida e Previdência Março de 2013 Especial IRPF 2013 Chegou a hora de declarar o IR2013 >> Fique por dentro >> Onde informar

Leia mais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Page 1 of 7 Instrução Normativa SRF nº 213, de 7 de outubro de 2002 DOU de 8.10.2002 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Secretaria da Receita Federal do Brasil. Missão. Valores

Secretaria da Receita Federal do Brasil. Missão. Valores Secretaria da Receita Federal do Brasil Missão Exercer a administração tributária e o controle aduaneiro, com justiça fiscal e respeito ao cidadão, em benefício da sociedade. Respeito ao cidadão Integridade

Leia mais

Congresso Ministério Público e Terceiro Setor Atuação Institucional na Proteção dos Direitos Sociais. Painel: Formas de Fomento ao Terceiro Setor

Congresso Ministério Público e Terceiro Setor Atuação Institucional na Proteção dos Direitos Sociais. Painel: Formas de Fomento ao Terceiro Setor Congresso Ministério Público e Terceiro Setor Atuação Institucional na Proteção dos Direitos Sociais Painel: Formas de Fomento ao Terceiro Setor Outubro-2010 ESTADO BRASILEIRO SUBSIDIÁRIO COM A PARTICIPAÇÃO

Leia mais

DOAÇÕES ao FIA. TODOS PODEM DOAR, porém...

DOAÇÕES ao FIA. TODOS PODEM DOAR, porém... DOAÇÕES ao FIA TODOS PODEM DOAR, porém... Somente AS DOAÇÕES que atendem ao disposto no artigo 260 do ECRIAD, poderão ser deduzidas na DECLARAÇÃO ANUAL DA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA Art. 260. Os contribuintes

Leia mais

Como incentivar? Incentivos fiscais para doações livres. Incentivos fiscais para doações/patrocínio a projetos chancelados

Como incentivar? Incentivos fiscais para doações livres. Incentivos fiscais para doações/patrocínio a projetos chancelados Incentivos Fiscais Como incentivar? Incentivos fiscais para doações livres Incentivos fiscais para doações/patrocínio a projetos chancelados Incentivos fiscais para doações a fundos públicos Incentivos

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

FIA O QUE É O FIA. Os Fundos da Infância e da Adolescência FIA. Como sua empresa pode fazer uma doação. Como as pessoas físicas podem fazer uma doação

FIA O QUE É O FIA. Os Fundos da Infância e da Adolescência FIA. Como sua empresa pode fazer uma doação. Como as pessoas físicas podem fazer uma doação FIA O QUE É O FIA De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, os Conselhos Municipais, Estaduais ou Federal são órgãos ou instâncias colegiadas de caráter deliberativo, de composição paritária

Leia mais

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica CARTA TÉCNICA Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica ENTIDADES QUE PODEM SE CREDENCIAR: - Entidades beneficentes de assistência social (certificadas como entidades

Leia mais

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: 00.405.171/0001-09 NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: 00.405.171/0001-09 NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: 00.405.171/0001-09 NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 I- OBJETIVOS DA ENTIDADE E CONTEXTO OPERACIONAL A Fundação Lar Harmonia

Leia mais

Guia para Boas Práticas

Guia para Boas Práticas Guia para 1 Definir o destino de parte do imposto que você vai, obrigatoriamente, pagar é uma possibilidade legítima e acessível. Basta escolher qual projeto, seja ele cultural, esportivo ou social, você

Leia mais

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE 1 Jackson Auditoria É um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas, para permitir ao auditor emitir uma opinião sobre a razoabilidade das demonstrações contábeis

Leia mais

Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 1. Introdução

Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 1. Introdução A associada Silvana Regina Echer (02631), de Porto Alegre, é especialista na lei federal de incentivo ao esporte, que possibilita que empresas e indivíduos doem para projetos esportivos elaborados por

Leia mais

IRPF 2014 CARTILHA IR 2014

IRPF 2014 CARTILHA IR 2014 IRPF 2014 CARTILHA IR 2014 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes de plano de previdência complementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício)

Leia mais

Tabela Progressiva do IR Pessoa Física - ano-calendário de 2014. Base de cálculo

Tabela Progressiva do IR Pessoa Física - ano-calendário de 2014. Base de cálculo REGIMES TRIBUTÁRIOS 1 A Lei nº 11.053/2004 trouxe mudanças importantes na tributação dos benefícios pagos por entidades de previdência complementar. A principal mudança foi a instituição de um regime de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de Viagens

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de Viagens Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de 17/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR E REGIME TRIBUTÁRIO PROF. SERGIO MONELLO

ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR E REGIME TRIBUTÁRIO PROF. SERGIO MONELLO ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR E REGIME TRIBUTÁRIO PROF. SERGIO MONELLO 08/10/2013 Para as desonerações tributárias, as entidades podem ser divididas em dois campos: 1) as imunes 2) as isentas 2 IMUNIDADE

Leia mais

Lei Federal de Incentivo ao Esporte Lei n 11.438, de 29/12/2006 Decreto Lei n 6.180, de 3/8/2007 Portaria n 177, de 11/9/2007.

Lei Federal de Incentivo ao Esporte Lei n 11.438, de 29/12/2006 Decreto Lei n 6.180, de 3/8/2007 Portaria n 177, de 11/9/2007. Lei Federal de Incentivo ao Esporte Lei n 11.438, de 29/12/2006 Decreto Lei n 6.180, de 3/8/2007 Portaria n 177, de 11/9/2007. O QUE É A LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE? Instrumento que permite o financiamento,

Leia mais

GESTÃO CONTÁBIL PAPEL DO CONTADOR TERCEIRO SETOR CREDIBILIDADE CAPTAÇÃO DE RECUROS PÚBLICOS GERAÇÃO E DIVULGAÇÃO INFORMAÇÕES PARA TODOS INTERESSADOS

GESTÃO CONTÁBIL PAPEL DO CONTADOR TERCEIRO SETOR CREDIBILIDADE CAPTAÇÃO DE RECUROS PÚBLICOS GERAÇÃO E DIVULGAÇÃO INFORMAÇÕES PARA TODOS INTERESSADOS 18º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE PAINEL 7: CONTROLE E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR GESTÃO CONTÁBIL PAPEL DO CONTADOR TERCEIRO SETOR CREDIBILIDADE GERAÇÃO E DIVULGAÇÃO

Leia mais

Brasília, 27 de maio de 2013.

Brasília, 27 de maio de 2013. NOTA TÉCNICA N o 20 /2013 Brasília, 27 de maio de 2013. ÁREA: Desenvolvimento Social TÍTULO: Fundo para Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal n o 4.320, de 17 de março de 1964 Constituição

Leia mais

IRPJ. Lucro Presumido

IRPJ. Lucro Presumido IRPJ Lucro Presumido 1 Características Forma simplificada; Antecipação de Receita; PJ não está obrigada ao lucro real; Opção: pagamento da primeira cota ou cota única trimestral; Trimestral; Nada impede

Leia mais

TributAção. Novembro de 2013 Edição Extraordinária. MP 627/13 Regime tributário com o fim do RTT

TributAção. Novembro de 2013 Edição Extraordinária. MP 627/13 Regime tributário com o fim do RTT TributAção Novembro de 2013 Edição Extraordinária MP 627/13 Regime tributário com o fim do RTT Passados quase cinco anos da convergência das regras contábeis brasileiras ao padrão internacional contábil

Leia mais

Projetos Culturais, Esportivos e Sociais: como aproveitar melhor os incentivos fiscais

Projetos Culturais, Esportivos e Sociais: como aproveitar melhor os incentivos fiscais A B B C Projetos Culturais, Esportivos e Sociais: como aproveitar melhor os incentivos fiscais MARCELO DE AGUIAR COIMBRA Graduado e Mestre em Direito pela USP/Doutorando pela Universidade de Colônia, Alemanha.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA MÓDULO 9

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA MÓDULO 9 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA MÓDULO 9 Índice 1. Lucro presumido...3 2. Lucro real...4 2 Dentre os regimes tributários, os mais adotados são os seguintes: 1. LUCRO PRESUMIDO Regime de tributação colocado

Leia mais

A PROPOSTA: QUEM PODE DEDUZIR A DOAÇÃO DO IR APURADO?

A PROPOSTA: QUEM PODE DEDUZIR A DOAÇÃO DO IR APURADO? PROMOVER A DOAÇÃO/DESTINAÇÃO DE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS: UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA O IEPTB-MG AGIR, TAMBÉM, NO CONTEXTO SOCIAL! Dando continuidade a proposta apresentada no III

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Imposto sobre a Renda. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Imposto sobre a Renda. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Imposto sobre a Renda Objetivos O presente curso tem por objetivo apresentar um estudo sobre o Imposto sobre a Renda, características, conceito, competência, fato gerador, sujeito ativo e passivo, base

Leia mais

Incentivos Fiscais PONTOS ABORDADOS:

Incentivos Fiscais PONTOS ABORDADOS: INCENTIVOS FISCAIS PONTOS ABORDADOS: Incentivos Fiscais 1. Aspectos Gerais; 2. Doações a Entidade Cíveis; 3. Lei Rouanet; 4. Lei do Esporte; 5. Lei nº. 12.715/12 (Câncer e Deficiência); 6. Fundo Nacional

Leia mais

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA CAP. b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA A influência do Imposto de renda Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

Programa de Voluntariado da Classe Contábil

Programa de Voluntariado da Classe Contábil Programa de Voluntariado da Classe Contábil O Programa de Voluntariado da Classe Contábil compõe o plano de metas estratégicas do Conselho Federal de Contabilidade CFC e contempla parte da sua missão de

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

TRIBUTAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO TRIBUTAÇÃO As informações apresentadas abaixo constituem um resumo das principais considerações fiscais da legislação brasileira que afetam o Fundo e seus investidores e não têm o propósito de ser uma

Leia mais

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2012 Capitulo IX - Resultados não operacionais 2013

ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2012 Capitulo IX - Resultados não operacionais 2013 ARQUIVO ATUALIZADO ATÉ 31/12/2012 Capitulo IX - Resultados não operacionais 2013 001 O que se entende por receitas e despesas não operacionais? Receitas e despesas não operacionais são aquelas decorrentes

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12. Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12. Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto na

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2013. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Pedro Taques PARECER Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 309, de 2012, do Senador PAULO PAIM, que altera a Lei nº

Leia mais

NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR

NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR O Conselho Federal de Contabilidade editou uma nova norma contábil para o terceiro setor. É a NBC ITG 2002/12. Com objetivo de orientar às entidades e seus contadores,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal 03/02/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão...

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Gestão das Políticas Públicas Aula 5 Parcerias na gestão e execução

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL

EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL EFD PIS COFINS ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL 1. INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo trazer considerações relevantes quanto a dados inerentes à Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep

Leia mais