ARQUITETURA E DESENHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARQUITETURA E DESENHO"

Transcrição

1 ARQUITETURA E DESENHO DE SOFTWARE CMP 1063 Prof. Me. Fábio Assunção Parte 2

2

3 DESENHO DE SOFTWARE Espaço do problema Espaço da solução. Interpretação não literal. Orientação à escrita. Orientação à diagramação.

4 DESENHO DE SOFTWARE Abrange: 1) Desenho conceitual: o que o sistema faz. Voltado para o usuário. Documento de requisitos, descrevendo as funcionalidades. 2) Desenho técnico: como o sistema faz. Voltado para os desenvolvedores. Fluxos de dados, descrevendo os algoritmos.

5 DESENHO DE SOFTWARE QUALIDADE 1) Independência Modularização. Inputs e outputs de componentes. Medição de independência: Coesão intra-componente. Uso total dos dados internos. Encapsulamento respeitado. Ligação extra-componente. Fortemente ligados. Fracamente ligados. Desligados.

6 DESENHO DE SOFTWARE QUALIDADE TIPOS DE LIGAÇÕES Ligação de conteúdo. Um componente conhece a estrutura interna/conteúdo de outro. Ligação de partilha. Conjunto de dados compartilhados. Ex.: Variável global. Ligação de controle. Um componente passa parâmetros que controlam a lógica de outro(s). Ligação de estrutura. Uma estrutura de dados fornece a interface entre componentes, gerando dependência. Ligação de dados. Tipos de dados simples são passados entre componentes.

7 DESENHO DE SOFTWARE QUALIDADE 2) Adaptabilidade. Evolução. Redesenho. Ligações fracas. Abstrações estáveis. Coesão (self-contained).

8 DESENHO DE SOFTWARE QUALIDADE 3) Inteligibilidade (entendimento). Coesão e ligação dos componentes. Nomenclatura dos componentes. Documentação. Correlação entre o espaço do problema e da solução.

9 DESENHO DE SOFTWARE ESTILOS ARQUITETURAIS (OU ESTILOS DE DESENHO) Camadas. Repositórios. Pipes e filtros. Desenho funcional. Desenho com objetos.

10 DESENHO DE SOFTWARE ESTILOS ARQUITETURAIS (OU ESTILOS DE DESENHO) Para a arquitetura de software: Componentes do mesmo. Interação entre estes componentes. Estilo arquitetural define o estilo do padrão a ser utilizado no desenho. Descreve os tipos dos componentes. Descreve a complexidade dos componentes. Descreve a orientação da linguagem (escrita, diagramas, etc). Descreve os conectores. Descreve as possibilidades de combinação destes conectores e componentes.

11 ESTILOS DE DESENHO CAMADAS

12 ESTILOS DE DESENHO CAMADAS Hierarquia entre as camadas. cliente, fornecedor Vantagens: Desenvolvimento incremental. Evolução facilitada. Reutilização. Desvantagens Estruturação Desempenho

13 ESTILOS DE DESENHO REPOSITÓRIOS

14 ESTILOS DE DESENHO REPOSITÓRIOS Inventário partilhado de dados Base de dados. Vantagens: Arquitetura aberta. Desvantagens: Dependência dos dados.

15 ESTILOS DE DESENHO PIPES E FILTROS

16 ESTILOS DE DESENHO PIPES E FILTROS Fluxo de dados = pipes. Transformação de dados = filtros. Vantagens: Controle de inputs e outputs. Desvantagens: Detalhamento interno.

17 ESTILOS DE DESENHO DESENHO FUNCIONAL Decomposição do sistema em um conjunto de funções. Estado global partilhado Estado local dura enquanto a função estiver em execução. Detalhes dos algoritmos nas funções, mas o estado não. Alterações em cadeia (estado).

18 ESTILOS DE DESENHO DESENHO COM OBJETOS Encapsulamento. Abstração. Modularidade. Primitivas da Orientação à Objetos. Classes, objetos, mensagens, herança, etc. Reutilização. Extensibilidade. Alterações.

19 DESENHO DE SOFTWARE DECOMPOSIÇÃO

20 DESENHO DE SOFTWARE DECOMPOSIÇÃO Descreve os dados de sistema (e como são transitados). Descreve funcionalidades (em alto nível). Detalha e agrupa informações (hierarquicamente).

21 DESENHO DE SOFTWARE DECOMPOSIÇÃO Funcional: atual estado do software é compartilhado, com manipulação colaborativa entre as funcionalidades que o geraram. Com objetos: interação entre um conjunto de objetos que encapsulam a informação que manipulam.

22 PADRÕES DE DESENHO Primitivas. Regras. Princípios. Recomendações. Padrões. Resultados favoráveis. Reutilização de soluções que evoluíram ao longo do tempo.

23 PADRÕES DE DESENHO Descrição da essência de soluções bem sucedidas. Contextualização das problemáticas emergentes. Esquema pré-definido de implementação, que prioriza a reutilização por meio de um vocabulário e conhecimento comum. Ou seja, são blocos do desenvolvimento de uma arquitetura, o que facilita, também, sua documentação.

24 PADRÕES DE DESENHO PROXY Fornece um representante proxy para um objeto. Controlar de acesso (in e out). Objeto real, ocultado, realiza o trabalho. Trabalho on demand. Referências. Exemplo: proxy de imagens.

25 PADRÕES DE DESENHO PROTÓTIPO DE PRIMEIRA PASSAGEM/EXPANSÃO Resolver inicialmente o problema. Resultados parciais. Inviabilidade de alteração e refinamento de requisitos. Aplicação de herança, visando melhoria ao invés de reconstrução. Sujeição à expansão/alteração. Próximo passo natural.

26 PADRÕES DE DESENHO CONSOLIDAÇÃO DE PROTÓTIPO Desenho melhorado de acordo com a evolução do sistema. Herança é exaustivamente utilizada na prototipagem/extensão. Funcionalidade limitada pelo escopo. Fatorar parte de uma classe em uma nova classe. Encurtar referências. Criar independência (acabar com a herança). Agregação/Composição de classes.

27 PADRÕES DE DESENHO CONSOLIDAÇÃO DE PROTÓTIPO Suponha que A é uma subclasse de B: Adicionar uma instância de B como variável de instância de A. Mudar as referências para as variáveis e funções herdadas de B por referências para a variável de instância de A. Retirar a relação de herança entre A e B.

28 PADRÕES DE DESENHO CONSOLIDAÇÃO DE PROTÓTIPO Hierarquia de classes: Topo: superclasses abstratas. Subclasses: especializações. Redução do tamanho, mantendo a funcionalidade. Reduz a ocorrência de erros de derivação.... mas, podem haver problemas de inconsistência.

29 PADRÕES DE DESENHO CONSOLIDAÇÃO DE PROTÓTIPO Suponha-se que as classes A e B partilham uma abstração: Determinar o comportamento comum entre A e B. Fazer uma nova classe C, a fim de torna-la a superclasse de A e B. Se preciso, promover alterações pontuais em A e B, dentro de sua abstração comum, de modo que seja a mesma. Remanejar a implementação comum para C e apagar de A e B.

30 PADRÕES DE DESENHO DESENHO COLABORATIVO

31 PADRÕES DE DESENHO DESENHO COLABORATIVO Trabalho colaborativo dentro do time. Quem é mais adequado? Como documentar? Como coordenar? Vantagem: Otimização de tempo. Maximação do conhecimento. Reutilização. Desvantagem: Experiência pessoal desequilibra. Conformidade e padronização.

32 APERFEIÇOAMENTO DE DESENHO Desenho por contrato. Protótipos de desenho.

33 APERFEIÇOAMENTO DE DESENHO DESENHO POR CONTRATO Garantir que o desenho condiz com a especificação. Contrato: 1) Pré-condições. Obrigações mútuas. 2) Pós-condições. Benefícios. 3) Invariantes. Restrições de coerência. Favorecem aspectos como documentação, desenvolvimento modularizado, reutilização, etc.

34 APERFEIÇOAMENTO DE DESENHO PROTÓTIPO DE DESENHO Oferece a possibilidade de verificar se o problema será resolvido por via do desenho proposto. Foco sobre algum aspecto duvidoso no desenho. Descartáveis, na maioria das vezes.

35 DESENHO DE SOFTWARE REVISÃO DO DESENHO 1) Revisão Conceitual Usuário. 2) Revisão Crítica Desenvolvedores (toda a equipe). 3) Revisão da Desenho do Programa. Programadores.

36 DESENHO DO SOFTWARE REVISÃO DE DESENHO Durante o processo de revisão, algumas perguntas surgem, como: É a solução do problema? É intuitivo e de fácil entendimento? É modular, bem estruturado? É portável? É reutilizável? É fácil de expandir, alterar? É fácil de se testar?

37 VALIDAÇÃO E VERIFICAÇÃO Validação: certificação de que o desenho atende aos requisitos especificados pelo usuário. Estou fazendo o produto correto? Verificação: certificação de que o desenho agrega as qualidades de desenho requeridas. Estou fazendo o produto da maneira correta?

38 MÉTRICAS DE DESENHO MEDIÇÃO DE INSTABILIDADE DE MÓDULOS Avalia a ligação entre a ligação/dependência de classes dentro e fora do módulo. LFD Ligação Fora/Dentro. LDF Ligação Dentro/Fora. I Instabilidade. I = LFD / (LFD + LDF). I = 0 indica estabilidade. I = 1 indica instabilidade.

39 MÉTRICAS DE DESENHO MEDIÇÃO DE INSTABILIDADE DE MÓDULOS Módulos estáveis devem ser muito abstratos. Módulos instáveis devem ser muito concretos. Módulos devem ser abertos à extensão e fechados à modificação. Abstração: A = Total de classes abstratas / total de classes. Dentro do módulo.

40 MÉTRICAS DE DESENHO COMPARAÇÃO DE DESENHO Construir vários desenhos, cada qual focado em uma solução, para a mesma problemática. Isto é, diferentes estilos arquiteturais. Comparação, geralmente por meio de tabela gerada pela avaliação de atributos contemplados por cada desenho, mostra qual solução (ou junção de soluções) é a mais adequada. Atribuição de pesos às comparações permitem traçar um perfil matemático (quantificado) das prioridades contempladas por cada arquitetura.

41 PADRÃO ARQUITETURAL MVC MVC = Modelo, Vista e Controlador. Modelo: contém o núcleo da funcionalidade dos dados. Vista: fornece informações ao usuário. Controlador: trata as entradas do usuário. Paralelo: entrada, processamento e saída. controlador, modelo e visão.

42 PADRÃO ARQUITETURAL MVC CONTROLADOR Gerencia as entradas de dados oferecidas pelos dispositivos de entrada. Realiza a intepretação e o mapeamento dos dados de entrada em instruções que são repassadas ao modelo.

43 PADRÃO ARQUITETURAL MVC MODELO Gerencia uma ou mais estruturas e/ou elementos de dados. Assim, responde e altera estados no sistema de software, acionando a visão. O modelo abriga a lógica da solução proposta pela arquitetura.

44 PADRÃO ARQUITETURAL MVC VISÃO Gerencia o display e a apresentação dos dados e/ou estado ao usuário. Utiliza combinações gráficas. Recebe instruções do controle e informações do modelo. Feedback.

45 PADRÃO ARQUITETURAL MVC

46 PADRÃO ARQUITETURAL MVC PROBLEMA Interface com o usuários muito sujeita à alterações por parte do mesmo. Pluralidade no uso por diferentes usuários. Para resolver, seria necessário que... Diferentes telas mostram a mesma informações de formas diferentes. O atual estado do software reflete diretamente as alterações solicitadas e promovidas. Isto é, em tempo de execução.

47 PADRÃO ARQUITETURAL MVC SOLUÇÃO A devida separação entre modelo, vista e controlador permite diferentes vistas do mesmo modelo. Já vimos algo assim em métrica de desenho, quando falamos sobre comparação de desenho, certo?

Arquitetura de software

Arquitetura de software Arquitetura de software Problema: vamos implementar um clone do compraentrega.com.br Mantém preços atualizados Recebe encomendas e pagamento Recomenda itens a usuários Por onde começamos? Arquitetura =

Leia mais

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Ciclos de Vida 1 Ciclo de Vida de um Produto Qualquer desenvolvimento de produto inicia com uma idéia e termina com o produto pretendido. O ciclo de vida de um produto

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Profa. Gislaine Stachissini Modelagem de sistemas A fase do desenvolvimento do sistema exige: esforço; dedicação; envolvimento; um único objetivo. Estilo de desenvolvimento

Leia mais

Princípios e Conceitos de Desenho de Software. Projeto de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro

Princípios e Conceitos de Desenho de Software. Projeto de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro Princípios e Conceitos de Desenho de Software Projeto de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro Revisando... Processo Unificado PRAXIS Processo unificado: Dividido em fases e fluxos Fases Concepção,

Leia mais

Engenharia de Software. Projeto de Software. Projeto: definição. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff

Engenharia de Software. Projeto de Software. Projeto: definição. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Engenharia de Software Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Projeto de Software Fundamentos de projeto de software Projeto estruturado Índice do documento de projeto

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

UML. Rodrigo Leite Durães.

UML. Rodrigo Leite Durães. UML Rodrigo Leite Durães. rodrigo_l_d@yahoo.com.br O que é Análise de Software? UML: É o estágio de um sistema que captura os requisitos e o domínio do problema, focalizando no que deve ser feito, não

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

O Processo Unificado: Workflow de Análise. Graduação em Informática Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes 2009

O Processo Unificado: Workflow de Análise. Graduação em Informática Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes 2009 O Processo Unificado: Workflow de Análise Graduação em Informática Profa. Dra. Itana Maria de Souza Gimenes 2009 Workflow de Análise Objetivos da análise: manter uma especificação precisa dos requisitos

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS Prof. Fabiano Papaiz IFRN O RUP recomenda as seguintes práticas que devem ser utilizadas no desenvolvimento de um software: 1. Desenvolver de forma iterativa

Leia mais

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar

Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Guia do Processo de Teste Metodologia Celepar Agosto de 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaprocessoteste.odt Número de páginas: 11 Versão Data Mudanças Autor 1.0 26/12/07 Criação.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 08 de Novembro de 2013. Contextualização Nas próximas aula iremos começar a modelar e projetar sistemas

Leia mais

3. Engenharia dos requisitos de software

3. Engenharia dos requisitos de software Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG renato@cpdee.ufmg.br Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne

Leia mais

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Escopo. Gerência de Desenvolvimento

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Escopo.  Gerência de Desenvolvimento Residência em Arquitetura de Software Gerência de Escopo Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Desenvolvimento 2008.2 Faculdade de Computação Instituto de

Leia mais

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF Exercícios Cap I 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) 1.5 1.7, 1.8 e 1.12 Sistemas Operacionais Visão geral e evolução dos SOs Sistema Operacional? Um programa que controla a execução dos programas

Leia mais

Padrões de Projeto de Software

Padrões de Projeto de Software Padrões de Projeto de Software Lista de Exercícios AV1 01 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Dentre as alternativas abaixo identifique a que NÃO define uma situação em que deve

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

I - Introdução à Simulação

I - Introdução à Simulação 1 I - Introdução à Simulação Simulação é, entendida como a imitação de uma operação ou de um processo do mundo real. A simulação envolve a geração de uma história artificial de um sistema para a análise

Leia mais

Banco de Dados Fundamentos Básicos. Hélder Antero Amaral Nunes

Banco de Dados Fundamentos Básicos. Hélder Antero Amaral Nunes Banco de Dados Fundamentos Básicos Hélder Antero Amaral Nunes Banco de dados Definição É um conjunto de dados relativos a um determinado ambiente, estejam eles armazenados ou não em um computador, que

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Ciclos de vida e Processos de Software

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Ciclos de vida e Processos de Software INF014 Análise e Projeto de Sistemas Ciclos de vida e Processos de Software Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de

Leia mais

Fábio Amado João Maio 33306

Fábio Amado João Maio 33306 Fábio Amado 33637 João Maio 33306 Universidade de Aveiro Especificação, Modelação e Projecto de Sistemas Embutidos 21-11-2009 1. UML - o que é? 2. A Natureza dos Sistemas Embutidos 1. Heterogeneidade 2.

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Conceitos de Orientação a Objetos

Conceitos de Orientação a Objetos AULA 1 INTRODUÇÃO AO PHP Em PHP AVANÇADO, além de voltar a focar o desenvolvimento em PHP interagindo com o banco de dados Postgresql, também iremos trabalhar com desenvolvimento com orientação a objetos.

Leia mais

Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial. Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva

Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial. Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva Conteúdo Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Estruturas de Dados Aula 8: Tipos Abstratos de Dados 30/03/2011

Estruturas de Dados Aula 8: Tipos Abstratos de Dados 30/03/2011 Estruturas de Dados Aula 8: Tipos Abstratos de Dados 30/03/2011 Variação de implementação Há diferentes implementações possíveis para o mesmo tipo de dado Todas definem o mesmo domínio e não mudam o significado

Leia mais

Documento de Arquitetura de Software- SGE

Documento de Arquitetura de Software- SGE Documento de Arquitetura de Software- SGE IFG Autor: Marcelo Roldrin Barros Silva 1. Introdução 1.1 Finalidade Este documento oferece uma visão geral arquitetural abrangente do sistema SGE (Sistema de

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Linguagens de Programação: sintaxe e semântica de linguagens de programação e conceitos de linguagens interpretadas e compiladas Engenharia da Computação Professor: Críston Pereira

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 12 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 12 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 12 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 29 de Outubro de 2013. Revisão aula passada Modelagem de sistemas Perspectiva externa Perspectiva de iteração

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds TS03 Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE COTI Informática Escola de Nerds Teste do Desenvolvedor O Teste do Desenvolvedor denota os aspectos de design e implementação de teste mais apropriados

Leia mais

QUESTÕES TESTES. Questão 1. O modelo de ciclo de vida em cascata:

QUESTÕES TESTES. Questão 1. O modelo de ciclo de vida em cascata: QUESTÕES 1. 0 que é domínio da aplicação (ou do problema)? 2. Qual a importância da engenharia de software e como se justificam os custos a ela associados? 3. O que é processo de desenvolvimento de software

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática 1 - Introdução 1.1 - Perspectiva histórica: Conceitos A evolução das linguagens de programação tem-se feito na procura de ferramentas: - cada vez mais próximas da percepção humana - e que permitam lidar

Leia mais

4 Uma Linguagem Baseada em Máquinas de Estado 4.1. A Linguagem

4 Uma Linguagem Baseada em Máquinas de Estado 4.1. A Linguagem 4 Uma Linguagem Baseada em Máquinas de Estado 4.1. A Linguagem Acredita-se nesse trabalho que características reativas e fortemente baseadas em modelos tornam necessária a criação de uma linguagem específica

Leia mais

RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp

RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp web@cercomp.ufg.br 1. Introdução É um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation,

Leia mais

Profª. Juliana Pinheiro Campos ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Gustavo Willam Pereira e Prof.

Profª. Juliana Pinheiro Campos   ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Gustavo Willam Pereira e Prof. 1 Profª. Juliana Pinheiro Campos E-mail: jupcampos@gmail.com ENG10082 Programação II Créditos: Prof. Gustavo Willam Pereira e Prof. Clayton Vieira Fraga Filho 2 Paradigmas de programação Paradigmas de

Leia mais

Certificações do PNCQ

Certificações do PNCQ Isabeth Gonçalves Gestão da Qualidade PNCQ Certificações do PNCQ 1 A tendência natural de todos os processos é vigorar em estado caótico e não controlado. Tudo está sujeito a falhas. Não existe perfeição.

Leia mais

Análise de Ponto de Função APF. Aula 03

Análise de Ponto de Função APF. Aula 03 Análise de Ponto de Função APF Aula 03 Parte 01 Introdução a Métricas de Software Parte 02 A Técnica de APF Identificação das Funções de Dados Diretrizes Gerais Tipos de Entidades Arquivos Lógicos Tipo

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto/Versão: Versão 11.80 Conector Requisito/Módulo: 000552 - XXXXXXXX Sub-Requisito/Função: Transferência de Pneus Tarefa/Chamado: 01.07.01 País: Brasil Data Especificação: 29/04/13 Rotinas Envolvidas

Leia mais

AULA: Introdução à Informática I

AULA: Introdução à Informática I Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreir Disciplina: Informática Aplicada I AULA: Introdução à Informática I O que é Informática? Pode dizer-se que informática é ciência que estuda o processamento

Leia mais

Interface vs. Implementação Herança vs. Composição

Interface vs. Implementação Herança vs. Composição Interface vs. Implementação Herança vs. Composição O que vimos na última aula? Padrões GRASP Expert Creator Low Coupling High Cohesion 2 O que veremos hoje? Interface e Polimorfismo Interface como uma

Leia mais

Auto-Referenciamento e Herança

Auto-Referenciamento e Herança Auto-Referenciamento e Herança José Gustavo de Souza Paiva Auto-Referenciamento Ao criarmos o código de uma classe, ainda não sabemos quais serão seus objetos, e por isso não há como referenciá-los Utilizando

Leia mais

Definição. Motivação para criação. Utilização de subrotinas. Características das subrotinas. Utilização de subrotinas ALGORITMOS

Definição. Motivação para criação. Utilização de subrotinas. Características das subrotinas. Utilização de subrotinas ALGORITMOS ALGORITMOS Definição Um conceito simples seria: Subrotinas (Procedimentos e Funções) Subrotina é um parcela de código computacional que executa uma tarefa bem definida, sendo que essa tarefa pode ser executada

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

Modelos de Processo de Software. SSC Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012

Modelos de Processo de Software. SSC Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Modelos de Processo de Software SSC 121 - Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 ENGENHARIA DE SOFTWARE 3 pode ser vista como uma abordagem de desenvolvimento de

Leia mais

Formação JAVA Web.

Formação JAVA Web. Inscreva-se na Formação JAVA Web e comece a desenvolver sistemas para Web e Desktop com a linguagem de programação open source multiplataforma mais valorizada do mercado. Carga-horária: 80h O que você

Leia mais

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair)

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair) Objetivos: Hardware, Software e Sistemas de gerenciamento de Banco de dados. Capítulos 3, 4 e 5 Stair. Hardware (HW) Qualquer maquinário que assiste nas atividades de: Entrada Processamento de um Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 9º PERÍODO Profª Danielle Casillo Programável - CLP 2 Compactos Modulares Programável - CLP 3 Possuem incorporados em uma única unidade

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos:

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Relacionamentos Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Dependência Generalização Associação Realização Relacionamentos - Dependência

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas,

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, Visão Sistêmica Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, 1 Conceito de Sistemas Um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com o mesmo determinado

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Verificação e Validação Sistemas possuem restrições de qualidade e confiabilidade Qualidade de sw: satisfação dos requisitos funcionais, de desempenho e normas explicitamente declarados. Redução de custos

Leia mais

Aula 4 Engenharia de Requisitos

Aula 4 Engenharia de Requisitos Aula 4 Engenharia de Requisitos O que são requisitos? O que é Engenharia de Requisitos? Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar os serviços e restrições. Engenharia de requisitos para

Leia mais

Solução Pontuação O que está errado? Figura 3a) ou 3b) 0 % do valor da questão Desconhecimento do conceito de Composição.

Solução Pontuação O que está errado? Figura 3a) ou 3b) 0 % do valor da questão Desconhecimento do conceito de Composição. 1 Questão: Ao desenvolver um diagrama UML, um programador definiu uma classe Pessoa e seu autorelacionamento ehamigade. Esse relacionamento deve representar o conceito de amizade entre duas ou mais pessoas

Leia mais

Engenharia de Software. Teste de Software. Introdução. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff

Engenharia de Software. Teste de Software. Introdução. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Engenharia de Software Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Teste de Software Introdução Estratégias de teste Testes de módulo Testes de integração Teste de aceitação

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Solucionador de circuitos lógicos em C++

Solucionador de circuitos lógicos em C++ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO DCA Solucionador de circuitos lógicos em C++ Camila de Oliveira Silva, 2009028716 Victor Neves Nogueira,

Leia mais

Análise de Ponto de Função APF. Aula 02

Análise de Ponto de Função APF. Aula 02 Análise de Ponto de Função APF Aula 02 Agenda Parte 01 Introdução a Métricas de Software Parte 02 A Técnica de APF O que é APF? Objetivos Benefícios Conceitos Básicos Visão Geral dos Procedimentos de Contagem

Leia mais

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno.

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno. Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2 Apostila de acompanhamento para o aluno. 1 Conteúdo Conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Sketches...

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS CÓDIGO: EXA808 DISCIPLINA: EI5 ENGENHARIA DE SOFTWARE CARGA HORÁRIA: 180h EMENTA: Estudo

Leia mais

Aula 01. Introdução aos sistemas de informação Conceitos de banco de dados Modelos de BD Linguagens de Banco de Dados Usuários de um Banco de Dados

Aula 01. Introdução aos sistemas de informação Conceitos de banco de dados Modelos de BD Linguagens de Banco de Dados Usuários de um Banco de Dados INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS Curso Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados Professor: Alessandro Carneiro Ribeiro E-mail: alessandro.carneiro@yahoo.com.br Aula 01 Introdução aos sistemas

Leia mais

Processo Unificado (PU) Unified Process

Processo Unificado (PU) Unified Process Processo Unificado (PU) Unified Process 10 de junho de 2011 Adonai Canêz One comment Introdução O Processo Unificado (PU) surgiu para realizar o desenvolvimento de software visando a construção de sistemas

Leia mais

SEMÂNTICA. Rogério Rocha. rode = program simples = var x : int := 3 in x := x + 5 end.

SEMÂNTICA. Rogério Rocha. rode = program simples = var x : int := 3 in x := x + 5 end. SEMÂNTICA program simples = var x : int := 3 in x := x + 5 end. rode =? Rogério Rocha Roteiro Introdução Sintaxe Semântica Dinâmica (Métodos formais) Operacional Axiomática Denotacional Estática Conclusão

Leia mais

Sistemas de Troca de Mensagens

Sistemas de Troca de Mensagens Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Informática DCC/IM - NCE/UFRJ Arquitetura de Sistemas Paralelos Sistemas de Troca de Mensagens Sistemas de Comunicação O Sistema de Comunicação

Leia mais

Interfaces e Classes Abstratas

Interfaces e Classes Abstratas Interfaces e Classes Abstratas José Gustavo de Souza Paiva Problema Método obterarea()? Classes Abstratas Classes que funcionam como um molde Declarada com comando abstract Contém um ou mais métodos abstratos

Leia mais

4 Arquitetura Adotada

4 Arquitetura Adotada 4 Arquitetura Adotada Neste trabalho foi desenvolvido um sistema para a inspeção de dutos de óleo, gás e outros fluidos. Este sistema está sendo usado em inspeções que utilizam como ferramenta de inspeção

Leia mais

Plano de testes. Norma ANSI/IEEE para Documentação de Teste de Software define plano de testes como:

Plano de testes. Norma ANSI/IEEE para Documentação de Teste de Software define plano de testes como: Plano de testes Norma ANSI/IEEE 829-1998 para Documentação de Teste de Software define plano de testes como: Um documento que define o âmbito, abordagem, recursos e escalonamento (planeamento) das atividades

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Hugo Barros

Organização e Arquitetura de Computadores. Hugo Barros Organização e Arquitetura de Computadores Hugo Barros email@hugobarros.com.br Introdução Instruções Primitivas L0 Linguagem de máquina; Divergência de capacidades: Os pc's podem fazer x As pessoas querem

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO

DOCUMENTAÇÃO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO DOCUMENTAÇÃO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO SUMÁRIO Parte I Modelagem do Software Documento de Requisitos 1. Introdução 2. Descrição Geral do Sistema 3. Requisitos Funcionais 4. Requisitos

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 3 Visão de alto nível da função e interconexão do computador slide 1 Conceito de programa Sistemas hardwired são inflexíveis.

Leia mais

Modelos de Ciclo de Vida

Modelos de Ciclo de Vida Modelos de Ciclo de Vida Modelos de ciclo de vida descrevem as etapas do processo de desenvolvimento de sistemas e as atividades a serem realizadas em cada etapa. A definição dessas etapas e atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 3 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos básicos como processo, projeto, produto, por que

Leia mais

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)

Leia mais

2. Quais dos seguintes testes não é um teste do tipo funcional?

2. Quais dos seguintes testes não é um teste do tipo funcional? Simulado CTFL- BSTQB Tempo de duração: 30 minutos 1. Um campo de entrada (input field) referente ao ano de aniversário aceita valores de 1900 até 2004. Utilizando a análise do valor limite o teste usaria

Leia mais

Programação Orientada a Objeto

Programação Orientada a Objeto Programação Orientada a Objeto Prof. Esp. Thiago S F Carvalho Faculdades Integradas de Diamantino 2016 Caravalho, T.S.F. (FID) POO 2016 1 / 44 Breve revisão Conteúdo 1 Breve revisão 2 Mais sobre classes

Leia mais

Tipos Abstratos de Dados

Tipos Abstratos de Dados Tipos Abstratos de Dados Prof. Rui Jorge Tramontin Jr. UDESC - Rui J. Tramontin Jr. 1 Índice Introdução Definição de Tipos Abstratos de Dados Exemplos de TADs Implementação de TADs Implementação em C Exemplo

Leia mais

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS AULA 05-06 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Banco de Dados Coleção de dados

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 03 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 03 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 03 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 13 de Setembro de 2013. Revisão aula anterior Processo de software Um modelo de processo de software consiste

Leia mais

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão Sumário Introdução à UML BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Projetos Socioeducacionais: O Caso do Projeto Travessia

Projetos Socioeducacionais: O Caso do Projeto Travessia O Uso da Lógica Fuzzy na Avaliação dos Impactos de Projetos Socioeducacionais: O Caso do Projeto Travessia Autores: Vilma Guimarães Antonio Morim - Fabio Krykhtine Guilherme Weber Eduardo Sá Fortes A FERRAMENTA

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais

MANUTENÇÃO DINÂMICA DE MODELOS EM COMPUTAÇÃO SENSÍVEL AO CONTEXTO. PALAVRAS-CHAVE: CEP, Esper, Computação Sensível ao Contexto, SBE.

MANUTENÇÃO DINÂMICA DE MODELOS EM COMPUTAÇÃO SENSÍVEL AO CONTEXTO. PALAVRAS-CHAVE: CEP, Esper, Computação Sensível ao Contexto, SBE. MANUTENÇÃO DINÂMICA DE MODELOS EM COMPUTAÇÃO SENSÍVEL AO CONTEXTO Rodrigo Hernandez SOARES 1 ; Ricardo Couto Antunes da ROCHA 2 PALAVRAS-CHAVE: CEP, Esper, Computação Sensível ao Contexto, SBE. 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO V 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 5.1 SÍNTESE DO TRABALHO DESENVOLVIDO

CAPÍTULO V 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 5.1 SÍNTESE DO TRABALHO DESENVOLVIDO 182 CAPÍTULO V 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 5.1 SÍNTESE DO TRABALHO DESENVOLVIDO Neste trabalho foi proposta uma metodologia para a automação da resseção espacial de imagens digitais baseada no uso hipóteses

Leia mais

Introdução. Sistemas de Informação

Introdução. Sistemas de Informação FATEC SENAC Introdução à Sistemas de Informação Rodrigo W. Fonseca Sumário Conceitos de Informação Conceitos de Sistemas e Modelagem Sistemas de Informação Empresariais O Que é Um Sistema de Informação

Leia mais

Professor Eros Moura, DSc

Professor Eros Moura, DSc Professor Eros Moura, DSc Nesse capítulo: Modelo Lógico Modelo Físico 2016 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim Eros Moura - BD-I 2 Durante o projeto lógico o modelo conceitual é convertido para um modelo

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro Programação Orientada a Objetos 1.1 - Perspectiva histórica: Conceitos A evolução das linguagens de programação tem-se feito na procura de ferramentas: -cada vez mais próximas da percepção humana - e que

Leia mais

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM/BCC

GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM/BCC GBC053 Gerenciamento de Banco de Dados Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/gbd UFU/FACOM/BCC Plano de Curso Ementa Arquitetura de um Sistema de Gerenciamento

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO ESSENCIAL: UM ENFOQUE NA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MANUTENÇÃO DE SOFTWARE

DOCUMENTAÇÃO ESSENCIAL: UM ENFOQUE NA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MANUTENÇÃO DE SOFTWARE DOCUMENTAÇÃO ESSENCIAL: UM ENFOQUE NA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MANUTENÇÃO DE SOFTWARE Sérgio Cozzetti B. de Souza Nicolas Anquetil Káthia M. de Oliveira {anquetil,kathia}@ucb.br UCB - Universidade

Leia mais

Especialização em Tecnologias de Software para Ambiente Web. Guidelines. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Especialização em Tecnologias de Software para Ambiente Web. Guidelines. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Especialização em Tecnologias de Software para Ambiente Web Guidelines Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Projeto e Avaliação de Interfaces: Ambiente Web Instituto

Leia mais