Resolução de Problemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resolução de Problemas"

Transcrição

1 Resolução de Problemas Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Mestrado em Ciência da Computação / 2006

2 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas

3 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas Exemplo

4 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas Exemplo Estados Ações Possíveis Meta

5 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas Exemplo Estados Ações Possíveis Meta Tipos Problemas de Único Estado Problemas de Múltiplos Estados Problemas de Contingências Problemas de Exploração Problemas Bem Definidos

6 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas Exemplo Estados Ações Possíveis Meta Tipos Problemas de Único Estado Problemas de Múltiplos Estados Problemas de Contingências Problemas de Exploração Problemas Bem Definidos Busca

7 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas Exemplo Estados Ações Possíveis Meta Tipos Problemas de Único Estado Problemas de Múltiplos Estados Problemas de Contingências Problemas de Exploração Problemas Bem Definidos Busca Performance

8 TÓPICOS Resolução Metas Um Problema Processo para Resolução de Problemas Formulação de Problemas Exemplo Estados Ações Possíveis Meta Tipos Problemas de Único Estado Problemas de Múltiplos Estados Problemas de Contingências Problemas de Exploração Problemas Bem Definidos Busca Performance Estados e Ações

9 METAS Ajudam a organizar o comportamento do agente. Limitam os objetivos que os agentes tentaram atingir.

10 UM PROBLEMA Consiste de quatro partes: Estado inicial; Conjunto de operadores; Função de teste da meta; e Função de cálculo do custo do caminho.

11 PROCESSO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Formulação da Meta: definição da meta, com base na situação atual. Formulação do Problema: Processo de decidir quais ações e estados a considerar. Busca: exame de diferentes possíveis seqüências de ações que levam a um determinado estado e a escolha da melhor opção.

12 FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS 1/2 Importante: O nível de conhecimento do agente com relação a si próprio e ao mundo - suas ações e o estado em que está.

13 FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS 2/2 Problemas de um único estado; Problemas de múltiplos estados; Problemas de contingência; e Problemas de exploração.

14 EXEMPLO DE PROBLEMA Considere um mundo com duas salas. Cada sala pode ter sujeira ou não. Um agente pode estar em uma sala ou na outra. O agente deve limpar as salas com um aspirador de pó.

15 ESTADOS POSSÍVEIS

16 AÇÕES POSSÍVEIS Mover para a direita; Mover para a esquerda; e Aspirar.

17 META Meta É equivalente ao conjunto de estados: { 7, 8 }

18 PROBLEMAS DE ÚNICO ESTADO 1/2 O agente sabe exatamente em que estado ele está; Ele sabe exatamente o que cada uma de suas ações produz; Então: pode calcular exatamente onde estará após uma seqüência de ações.

19 PROBLEMAS DE ÚNICO ESTADO 2/2 Exemplo Se o agente se encontra no estado 5. A solução é encontrada executando-se a seqüência: Mover à direita; e Aspirar

20 PROBLEMAS DE MÚLTIPLOS ESTADOS 1/3 O agente conhece todos os efeitos de suas ações; Ele tem acesso limitado ao ambiente; No caso extremo, ele não tem nenhum sensor. O agente deve raciocinar sobre conjuntos de estados ao invés de estados únicos.

21 PROBLEMAS DE MÚLTIPLOS ESTADOS 2/3 O agente conhece todos os efeitos de suas ações; Ele tem acesso limitado ao ambiente; No caso extremo, ele não tem nenhum sensor. O agente deve raciocinar sobre conjuntos de estados ao invés de estados únicos.

22 PROBLEMAS DE MÚLTIPLOS ESTADOS 3/3 Exemplo Se o agente não sabe onde está, pode estar em { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 } A ação mover à direita o leva a { 2, 4, 6, 8 }. Solução: Mover à direita; Aspirar; Mover à esquerda; e Aspirar.

23 PROBLEMAS DE CONTINGÊNCIAS 1/4 O agente não conhece o efeito de suas ações esta ignorância pode impedir o agente de encontrar uma solução correta. É necessário o uso de sensores durante a fase de execução.

24 PROBLEMAS DE CONTINGÊNCIAS 2/4 O agente deve calcular toda a árvore de ações. Cada ramo da árvore lida com uma possível contingência que eventualmente apareça. Muitos problemas do mundo real são deste tipo. Imprevistos podem ocorrer. Requerem algoritmos complexos.

25 PROBLEMAS DE CONTINGÊNCIAS 3/4 Ao invés de ter um plano a priori, o agente deve começar a executar e, em função de contingências, direcionar o rumo de sua execução (possivelmente com o acréscimo de novas informações).

26 PROBLEMAS DE CONTINGÊNCIAS 4/4 Exemplo Supor que a aspiração algumas vezes deposite lixo na sala, caso já não exista lixo lá. Se o agente está no estado 4, se ele aspirar, poderá atingir { 2, 4 }. O agente pode começar em um estado - { 1, 3 }, por exemplo. Solução: Aspirar; Mover para a direita; Aspirar, somente se houver lixo.

27 PROBLEMAS DE EXPLORAÇÃO O agente não tem nenhuma informação a respeito dos efeitos de suas ações; Ele deve experimentar e descobrir, gradualmente, o que suas ações fazem e que estados existem; Se o agente sobrevive ele constrói um mapa do ambiente, a ser usado em problemas futuros.

28 PROBLEMAS BEM DEFINIDOS 1/5 Problema: Coleção de informações que o agente usará para decidir o que fazer.

29 PROBLEMAS BEM DEFINIDOS 2/5 Estado inicial que o agente sabe em que está. Conjunto de possíveis ações. Operador : a descrição de uma ação em termos de quais estados serão atingidos a partir de sua execução em um estado particular. Função sucessora S(x) : retorna o conjunto de estados atingíveis, a partir do estado x, pela aplicação de uma única ação.

30 PROBLEMAS BEM DEFINIDOS 3/5 Espaço de estados: conjuntos de estados atingíveis a partir do estado inicial por uma seqüência de ações. Caminho: conjunto de ações que levam de um estado a outro.

31 PROBLEMAS BEM DEFINIDOS 4/5 Teste da meta: o agente deve testar um estado e verificar se ele é o estado-meta. Algumas vezes há um conjunto de possíveis estados-meta - o agente deverá checar se foi atingido algum deles. Algumas vezes a meta é abstrata. Não há um conjunto de estados explicitamente. Ex.: checkmate no xadrez.

32 PROBLEMAS BEM DEFINIDOS 5/5 Custo do caminho: algumas soluções podem ser preferíveis em relação a outras. Uma função deve atribuir um custo ao caminhos. O custo total do caminho é a soma dos custos dos caminhos até os pontos intermediários.

33 ALGORITMOS DE BUSCA 1/3 Recebem um problema: Estado inicial; Conjunto de operadores; Teste da meta; e Função de custo do caminho.

34 ALGORITMOS DE BUSCA 2/3 Produzem: Uma solução : um caminho do estado inicial até um estado que satisfaça o teste da meta.

35 ALGORITMOS DE BUSCA 3/3 No caso de problemas de múltiplos estados: Ao invés de se considerar estados isolados, deve-se considerar conjuntos de estados.

36 MEDIDA DE PERFORMANCE Uma solução é encontrada? É uma boa solução? (baixo custo) Qual é o custo? Custo de memória. Custo de tempo. Custo total: custo do caminho + custo da busca.

37 CUSTO DA BUSCA Depende das circunstâncias: Em ambientes estáticos este custo é ZERO a medida de performance é independente do tempo. Se o tempo é uma variável a ser considerada: Quanto mais tempo for gasto com deliberações, maior o custo da busca.

38 ESCOLHA DE ESTADOS E AÇÕES 1/6

39 ESCOLHA DE ESTADOS E AÇÕES 2/6 Problema: dirigir de Goiânia até Itumbiara. Espaço de estados: definido somente pela localização - 19 cidades (estados). Estado inicial: Goiânia. Teste da meta: Esta cidade é Itumbiara? Operador: dirigir pelas estradas entre as cidades.

40 ESCOLHA DE ESTADOS E AÇÕES 3/6 Qual a melhor solução? É preciso definir o custo do caminho: Total de quilômetros; Tempo da viagem; Condições das estradas; Etc. O mapa não mostra nada além do número de passos: custo = número de passos até a meta.

41 ESCOLHA DE ESTADOS E AÇÕES 4/6 No exemplo: o mapa não mostra nada além do número de passos. Então, pode-se adotar o número de passos. Uma solução poderia ser: Goiânia - Morrinhos - Itumbiara (custo 2).

42 ESCOLHA DE ESTADOS E AÇÕES 5/6 É preciso decidir o que levar em consideração na definição dos estados e operadores e o que deixar de fora (Abstração). No exemplo, foram deixados de lado: Companhias de transporte; Paisagem; Condições das estradas; Etc.

43 ESCOLHA DE ESTADOS E AÇÕES 6/6 Abstração: Estados; Ações - ir de uma cidade a outra implica em consumo de combustível, poluição, etc.

Resolução de problemas por meio de busca. Inteligência Artificial

Resolução de problemas por meio de busca. Inteligência Artificial 1 Resolução de problemas por meio de busca (Capítulo 3 - Russell) Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto 2 Estrutura 1. Agente de resolução de problema 2. Tipos de problema

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 5 Resolvendo Problemas

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 5 Resolvendo Problemas Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 5 Resolvendo Problemas 1 Agente solucionador de problemas (guiado por objetivo) O agente reativo Escolhe suas ações com base apenas nas percepções

Leia mais

meio de busca Seções 3.1, 3.2 e 3.3

meio de busca Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Russell & Norvig Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Agentes de resolução de problemas Agentes reativos não funcionam em ambientes para quais o número de regras condição

Leia mais

Resolução de Problemas. Universidade Católica de Pelotas Engenharia da Computação Disciplina: Inteligência Artificial

Resolução de Problemas. Universidade Católica de Pelotas Engenharia da Computação Disciplina: Inteligência Artificial Resolução de Problemas Universidade Católica de Pelotas Engenharia da Computação Disciplina: Inteligência Artificial 2 Resolução de Problemas Introdução Componentes Solução Busca de soluções 3 Resolução

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Inteligência Artificial Sistemas de Informação

Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Inteligência Artificial Sistemas de Informação Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Inteligência Artificial Sistemas de Informação Conteúdo Um exemplo Resolução de problemas por meio de busca Exemplos de problemas Em busca de soluções

Leia mais

Inteligência Artificial Busca

Inteligência Artificial Busca Inteligência Artificial Busca Professora Sheila Cáceres Ja vimos: Agentes simples que baseiam ações em um mapeamento direto de estados. Porém: Y se o conjunto de estados e ações for muito grande? Daria

Leia mais

Resolução de Problemas

Resolução de Problemas Resolução de Problemas 1 Agente de Resolução de Problemas (1/2) 2 O agente reativo Escolhe suas ações com base apenas nas percepções atuais não pode pensar no futuro, não sabe aonde vai 4 5 8 1 6 7 2 3?

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Inteligência Artificial. Busca. Exemplo: Romênia. Exemplo: Romênia 8/23/2010

Resolução de problemas por meio de busca. Inteligência Artificial. Busca. Exemplo: Romênia. Exemplo: Romênia 8/23/2010 Inteligência Artificial Aula 2 Profª Bianca Zadrozny http://www.ic.uff.br/~bianca/ia Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Russell & Norvig Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Agentes de resolução de problemas

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Rafael Stubs Parpinelli DCC / UDESC-Joinville parpinelli@joinville.udesc.br www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli www2.joinville.udesc.br/~coca/ Agentes solucionadores

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Prof. Pedro Luiz Santos Serra

Resolução de problemas por meio de busca. Prof. Pedro Luiz Santos Serra Resolução de problemas por meio de busca Prof. Pedro Luiz Santos Serra Agentes de resolução de problemas Agente: É um elemento qualquer capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre

Leia mais

Busca em Espaço de Estados a

Busca em Espaço de Estados a Busca em Espaço de Estados a Fabrício Jailson Barth BandTec Agosto de 2012 a Slides baseados no material do Prof. Jomi F. Hübner (UFSC) Introdução 2 Agente orientado a meta O projetista não determina um

Leia mais

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte I

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte I Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte I Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Graduação em Ciência da Computação / 2006 BUSCAS INFORMADAS OU HEURÍSTICAS Consideram a probabilidade

Leia mais

Resolução de Problemas. Hugo Barros

Resolução de Problemas. Hugo Barros Resolução de Problemas Hugo Barros Resolução de Problemas Tópicos Conceitos Básicos Espaço de Estados Resolução de Problemas Dedica-se ao estudo e elaboração de algoritmos, capazes de resolver, por exemplo,

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula #2: Resolução de Problemas Via Busca Prof. Eduardo R. Hruschka 1 Agenda Tipos de Problemas Estados únicos (totalmente observável) Informação parcial Formulação do Problema

Leia mais

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte II Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Graduação em Ciência da Computação / 2006 FUNÇÕES HEURÍSTICAS - 1/7 FUNÇÕES HEURÍSTICAS - 2/7 Solução

Leia mais

Aula 02a Agentes Inteligentes

Aula 02a Agentes Inteligentes Tópicos Aula 02a Agentes Inteligentes Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões 1. Agentes: Conceitos básicos: função, programa, percepção, ações,... Relação entre comportamento e desempenho Racionalidade Autonomia

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Agente: É um elemento qualquer capaz de perceber seu ambiente por meio de sensorese de agir sobre este ambiente

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Contextualizando Inteligência Artificial Buscas Onde podemos usar a IA Problemas que não possuem soluções algortimicas Problemas que possuem soluções algoritimicas, mas são impraticáveis (Complexidade,

Leia mais

Resolução de Problemas

Resolução de Problemas Resolução de Problemas Como um agente pode encontrar uma sequência de ações que alcança seus objetivos quando nenhuma ação isolada é capaz de fazê-lo. 1 Resolução de Problemas Agente reativo simples: baseia

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares 1 Introdução à Lógica de Programação Adaptação de Luis Otavio Alvares 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente

Leia mais

Agentes Inteligentes. Módulo 02 27/02/2013. Inteligência Artificial. Profª Hemilis Joyse

Agentes Inteligentes. Módulo 02 27/02/2013. Inteligência Artificial. Profª Hemilis Joyse Agentes Inteligentes Módulo 02 1 Agente É tudo que pode ser considerado capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores. 2 Agente Tabela parcial

Leia mais

Resumo. Como um agente busca de seqüência de ações para alcançar seus objetivos.

Resumo. Como um agente busca de seqüência de ações para alcançar seus objetivos. Resumo Inteligência Artificial Russel e Norvig Capítulos 3,4 e 5 Prof. MsC Ly Freitas UEG Resolução de problemas por meio de busca Como um agente busca de seqüência de ações para alcançar seus objetivos.

Leia mais

Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes

Inteligência Artificial - IA. Agentes Inteligentes Agentes Inteligentes 1 O que é pensar racionalmente? Segundo Aristóteles: pensar racionalmente é um processo de raciocínio irrefutável. Argumentos que resultam em conclusões corretas ao receberem premissas

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 Resolução de problemas por meio de Busca Edirlei Soares de Lima Introdução Agentes Autônomos: Entidades autônomas capazes de observar o ambiente

Leia mais

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte III

Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte III Buscas Informadas ou Heurísticas - Parte III Prof. Cedric Luiz de Carvalho Instituto de Informática - UFG Mestrado em Ciência da Computação / 2006 BUSCA SMA* (Simplified Memory-Bounded A*) BUSCA SMA* (Simplified

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 2 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente o enunciado do problema até

Leia mais

Introdução. Inteligência Artificial. Problema de Busca. Problema de Busca. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato:

Introdução. Inteligência Artificial. Problema de Busca. Problema de Busca. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: Inteligência Artificial Resolução de Problemas por meio de busca Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Introdução No capítulo anterior vimos a eficácia de agentes baseados em objetivo. Neste

Leia mais

Inteligência Artificial. Resolução de problemas por meio de algoritmos de busca. Aula VI Busca Competitiva

Inteligência Artificial. Resolução de problemas por meio de algoritmos de busca. Aula VI Busca Competitiva Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2017.html Inteligência Artificial Resolução de problemas por meio de algoritmos

Leia mais

Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) Prof.: Jonas Potros

Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) Prof.: Jonas Potros 1 Algoritmos Tentativa e Erro (Backtracking) Prof.: Jonas Potros Tentativa e Erro 2 Tentativa e erro: decompor o processo em um número finito de subtarefas parciais que devem ser exploradas exaustivamente.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Faculdade Ieducare 7º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes 1 Objetivos de hoje: Agentes Inteligentes 2 Revisão: Barr & Feigenbaum (1981) IA é a parte da ciência da computação que se

Leia mais

Enunciados dos Exercícios Cap. 2 Russell & Norvig

Enunciados dos Exercícios Cap. 2 Russell & Norvig Enunciados dos Exercícios Cap. 2 Russell & Norvig 1. (2.2) Tanto a medida de desempenho quanto a função de utilidade medem o quanto um agente está desempenhando bem suas atividades. Explique a diferença

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 03 Resolução de Problemas por Meio de Busca Edirlei Soares de Lima Introdução Agentes Autônomos: Entidades autônomas capazes de observar o ambiente

Leia mais

1º Teste de Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente. Mestado em Engª Informática e Computadores- MEIC-T 30 de Março de 2011 Duração: 1h30m

1º Teste de Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente. Mestado em Engª Informática e Computadores- MEIC-T 30 de Março de 2011 Duração: 1h30m 1º Teste de Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente Mestado em Engª Informática e Computadores- MEIC-T 30 de Março de 2011 Duração: 1h30m Aluno Número: Nome: Classificação final: 1. (2.0) Autonomous

Leia mais

Tentativa e Erro (Backtracking)

Tentativa e Erro (Backtracking) (Backtracking) Norton T. Roman Apostila baseada no trabalho de Delano M. Beder, David Matuszek e Nivio Ziviani Suponha que você tem que tomar uma série de decisões dentre várias possibilidades, onde Você

Leia mais

Inteligência Artificial: 3. Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Russell e Norvig; Seções 3.1, 3.2 e 3.3

Inteligência Artificial: 3. Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Russell e Norvig; Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Inteligência Artificial: 3. Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Russell e Norvig; Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Agentes de resolução de problemas Agentes reativos não funcionam em ambientes para

Leia mais

AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos

AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Câmpus Santa Helena Curso: Ciência da Computação Disciplina: Programação Orientada a Objetos AULA 8 Polimorfismo de: coerção, overloading, inclusão e paramétrico Prof. Dr. Fernando Henrique Campos Tema

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Exercícios da aula prática de Agentes 2011/12 1. Considere um agente num mundo em que existem 4 posições dispostas numa quadrícula 2X2. O agente tem dois sensores: um que indica

Leia mais

José Paulo Carneiro (0; 0) (0; 1) (0; 2) (0; 3) (1; 0) (1; 1) (1; 2) (1; 3) (2; 0) (2; 1) (2; 2) (2; 3) (3; 0) (3; 1) (3; 2) (3; 3)

José Paulo Carneiro (0; 0) (0; 1) (0; 2) (0; 3) (1; 0) (1; 1) (1; 2) (1; 3) (2; 0) (2; 1) (2; 2) (2; 3) (3; 0) (3; 1) (3; 2) (3; 3) A ENUMERABILIDADE DE E O CHÃO TRIANGULAR José Paulo Carneiro Nível Intermediário < < é < < e

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Lógica: técnica de de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Entender o problema a ser resolvido Decompor

Leia mais

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA Gestão de Processos Tópico 4 Ferramentas de Qualidade: PDCA Sumário 1. O que é o Ciclo PDCA... 3 2. Importância do Ciclo PDCA... 3 3. Etapas do Ciclo PDCA... 3 3.1 Planejar (PLAN)... 3 3.1.1 Qual é o problema/processo

Leia mais

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 01 Introdução Estrutura do programa Prof. Roberto Affonso da Costa Junior rcosta62br@gmail.com

Leia mais

Lista 1 Sistemas Inteligentes (INE5633) 2014s2. Cap. 2 - Russel & Norvig - Exercícios selecionados (respostas em azul)

Lista 1 Sistemas Inteligentes (INE5633) 2014s2. Cap. 2 - Russel & Norvig - Exercícios selecionados (respostas em azul) Lista 1 () 2014s2 Sistemas de Informação Universidade Federal de Santa Catarina Cap. 2 - Russel & Norvig - Exercícios selecionados (respostas em azul) 1. Tanto a medida de desempenho quanto a função de

Leia mais

Técnicas para Implementação de Jogos

Técnicas para Implementação de Jogos Técnicas para Implementação de Jogos Solange O. Rezende Thiago A. S. Pardo Considerações gerais Aplicações atrativas para métodos de IA Formulação simples do problema (ações bem definidas) Ambiente acessível

Leia mais

BCC204 - Teoria dos Grafos

BCC204 - Teoria dos Grafos BCC204 - Teoria dos Grafos Marco Antonio M. Carvalho (baseado nas notas de aula do prof. Haroldo Gambini Santos) Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal

Leia mais

BCC Introdu c ao ` a Programa c ao Portugol Guillermo C amara-ch avez UFOP 1/35

BCC Introdu c ao ` a Programa c ao Portugol Guillermo C amara-ch avez UFOP 1/35 BCC 201 - Introdução à Programação Portugol Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/35 Introdução I Lógica A lógica é usada no dia a dia das pessoas que trabalham com computação para solucionar problemas de forma

Leia mais

Métodos de Busca. Estratégias de Busca Cega

Métodos de Busca. Estratégias de Busca Cega Métodos de Busca Métodos de Busca Estratégias de Busca Cega encontram soluções para problemas pela geração sistemática de novos estados, que são comparados ao objetivo; são ineficientes na maioria dos

Leia mais

Agentes que Fazem Busca

Agentes que Fazem Busca Agentes que Fazem Busca Prof. Sérgio R. P. da Silva Profa. Josiane M. P. Ferreira Texto base: Stuart Russel e Peter Norving - Inteligência Artificial David Poole, Alan Mackworth e Randy Goebel - Computational

Leia mais

INTRODUÇÃO A BUSCA EXERCÍCIOS

INTRODUÇÃO A BUSCA EXERCÍCIOS INTRODUÇÃO USC EXERCÍCIOS 1. Formule um problema de busca de forma que um agente possa planejar sua ida do Portal da Graciosa à ntonina pelo caminho de menor custo. Não é necessário prever caminhos de

Leia mais

Informática Aplicada I Lista: Fluxograma

Informática Aplicada I Lista: Fluxograma UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE GUARATINGUETÁ Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Informática Aplicada I Lista: Fluxograma 1) Escreva um fluxograma que armazene

Leia mais

Árvores. Prof. Byron Leite Prof. Tiago Massoni Prof. Fernando Buarque. Engenharia da Computação. Poli - UPE

Árvores. Prof. Byron Leite Prof. Tiago Massoni Prof. Fernando Buarque. Engenharia da Computação. Poli - UPE Árvores Prof. Byron Leite Prof. Tiago Massoni Prof. Fernando Buarque Engenharia da Computação Poli - UPE Motivação Para entradas realmente grandes, o acesso linear de listas é proibitivo Estrutura de dados

Leia mais

Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II

Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II Estrutura de Dados II COM10078 2017-I Prof. Marcelo Otone Aguiar marcelo.aguiar@ufes.br

Leia mais

Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II

Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Busca em Memória Primária Estrutura de Dados II COM10078 Estrutura de Dados II Prof. Marcelo Otone Aguiar marcelo.aguiar@ufes.br

Leia mais

A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas

A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas Atividade 9 A Cidade Enlameada Árvores Geradoras Mínimas Sumário Nossa sociedade é conectada por muitas redes: redes telefônicas, redes de abastecimento, redes de computadores e redes rodoviárias. Para

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROBLEMAS DE TRANSPORTE

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROBLEMAS DE TRANSPORTE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL PROBLEMAS DE TRANSPORTE Email: marcosdossantos_doutorado_uff@yahoo.com.br SUMÁRIO Introdução; Tipos de Modais; Problema Clássico de Transporte; Modelo

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO Prof. André Backes ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente, enquanto determinadas condições

Leia mais

11 - Controle de produção

11 - Controle de produção 11 - Controle de produção Atingir a excelência na gestão corporativa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio de panificação e confeitaria na atualidade. As empresas que possuem mecanismos de controle

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Memória, variáveis e constantes Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo 2 O que já

Leia mais

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software

Desenvolvimento de Software. Testes de Software. Tópicos da Aula. Onde estamos... Verificação x Validação. Testes de Software Engenharia de Software Aula 17 Desenvolvimento de Software Testes de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 7 Maio 2012 1. Especificação de requisitos 2. Projeto

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO Aula - 3 Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://wwww.hipolito.info Roteiro 2 Exercícios Lógica 3 Para podermos trabalhar com desenvolvimento de sistemas/programas

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução a Algoritmos (Parte I) Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes (laffernandes@ic.uff.br)

Leia mais

Pesquisa em Grafos. Pedro Ribeiro 2014/2015 DCC/FCUP. Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Pesquisa em Grafos 2014/ / 33

Pesquisa em Grafos. Pedro Ribeiro 2014/2015 DCC/FCUP. Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Pesquisa em Grafos 2014/ / 33 Pesquisa em Grafos Pedro Ribeiro DCC/FCUP 2014/2015 Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Pesquisa em Grafos 2014/2015 1 / 33 Pesquisa em Grafos Uma das tarefas mais importantes é saber percorrer um grafo, ou seja

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Programação de Computadores I Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados na programação

Leia mais

4 Metodologia Levantamento de Dados

4 Metodologia Levantamento de Dados 4 Metodologia 4.1. Levantamento de Dados Para se calcular alguns indicadores que auxiliam na definição das características das Configurações Propostas, serão utilizados alguns dados estimados. Estes valores

Leia mais

Algoritmos I Aula 8 Estrutura de controle: seleção

Algoritmos I Aula 8 Estrutura de controle: seleção Algoritmos I Aula 8 Estrutura de controle: seleção Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação Operadores Lógicos Os operadores lógicos retornam verdadeiro (V) ou

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/30 3 - INDUÇÃO E RECURSÃO 3.1) Indução Matemática 3.2)

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Análise da Decisão Pela própria natureza da vida, todos nós devemos continuamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Estruturas de repetição. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Estruturas de repetição. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Estruturas de repetição Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Estruturas de repetição As estruturas de repetição provém uma maneira

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 2

Teoria dos Grafos Aula 2 Teoria dos Grafos Aula 2 Aula passada Logística, regras Objetivos Grafos, o que são? Formando pares Encontrando caminhos Aula de hoje Outro problema real Definições importantes Algumas propriedades Grafo

Leia mais

Linguagem de Descrição de algoritmos

Linguagem de Descrição de algoritmos FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Linguagem de Descrição de algoritmos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - Algoritmo Diariamente, executamos uma série

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 24

Teoria dos Grafos Aula 24 Teoria dos Grafos Aula 24 Aula passada Caminho mais curto entre todos os pares Algortimo de Floyd Warshall Programação dinâmica Aula de hoje Caminho mais curto em grafos Algoritmo de Bellman Ford Algoritmo

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Linguagens de Programação: sintaxe e semântica de linguagens de programação e conceitos de linguagens interpretadas e compiladas Engenharia da Computação Professor: Críston Pereira

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2008/09 INTELIGÊNI RTIFIIL 2008/09 PROUR 1) onsidere o problema da torre de Hanoi com discos. Neste problema, existem três pinos, e e discos de diâmetros diferentes, estando no início todos os discos colocados

Leia mais

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1

Verificação e Validação. Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Verificação e Validação Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 22 Slide 1 Objetivos Apresentar a verificação e validação de software e discutir a distinção entre elas Descrever

Leia mais

Teoria da computabilidade Indecidíveis Decidíveis

Teoria da computabilidade Indecidíveis Decidíveis Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Algoritmos e Estruturas de Dados I Professor: Mário Luiz Rodrigues Oliveira Teoria da computabilidade Indecidíveis Decidíveis Teoria da complexidade Intratáveis:

Leia mais

Comandos de Repetição

Comandos de Repetição Programação de Computadores I UFOP DECOM 2013 2 Exercícios de Revisão Comandos de Repetição Sumário 1 Testes de Compreensão 1 2 Exercícios de Programação 2 1 Testes de Compreensão 1 Determine o valor de

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2016.02 Agenda Cronograma Custos e Orçamento Exercícios 2 Etapas do planejamento

Leia mais

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Tópicos Avançados em Java

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Tópicos Avançados em Java Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista Tópicos Avançados em Java Aula 1 Objetivos Programa exemplo; Programação Orientada a Objetos. Conceitos Orientada a Objetos Mundo real Conceitos Orientada a

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If...

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Else Switch Prof. Renato Pimentel 1 Operações relacionais Operações

Leia mais

OBJETIVOS. Roteirizarão de Veículos e Administração de Tráfego. Me. Edvin Kalil Freitas Granville agosto de 2010

OBJETIVOS. Roteirizarão de Veículos e Administração de Tráfego. Me. Edvin Kalil Freitas Granville agosto de 2010 Roteirizarão de Veículos e Administração de Tráfego Me. Edvin Kalil Freitas Granville agosto de 2010 OBJETIVOS Conhecer e observar as decisões e cuidados peculiares enfrentadas pela área de transporte

Leia mais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo. 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo. 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 2 Fluxogramas e Pseudocódigo 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 1 Algoritmos em linguagem informal e em linguagens formais Voltemos a considerar alguns algoritmos que traduzem

Leia mais

Introdução. Compiladores Análise Semântica. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução 11/3/2008

Introdução. Compiladores Análise Semântica. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução 11/3/2008 Compiladores Análise Semântica Fabiano Baldo Análise Semântica é por vezes referenciada como análise sensível ao contexto porque lida com algumas semânticas simples tais como o uso de uma variável somente

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. Introdução à Lógica de Programação 1.1. Lógica? Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Russell & Norvig Seções 3.1, 3.2 e 3.3

Resolução de problemas por meio de busca. Capítulo 3 Russell & Norvig Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Resolução de problemas por meio de busca Capítulo 3 Russell & Norvig Seções 3.1, 3.2 e 3.3 Agentes de resolução de problemas Agentes reagvos não funcionam em ambientes para quais o número de regras condição-

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Mauricio Fanno Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Mauricio Fanno Estatística indutiva Estatística descritiva Dados no passado ou no presente e em pequena quantidade, portanto, reais e coletáveis. Campo de trabalho:

Leia mais

A resposta apresentada em aula, no quadro, (em Chapin e/ou Português Estruturado) está correta?

A resposta apresentada em aula, no quadro, (em Chapin e/ou Português Estruturado) está correta? 23 Algoritmos com Repetição Nos exemplos e exercícios vistos até agora, sempre foi possível resolver os problemas com uma sequência de instruções que eram executadas apenas uma vez. Existem três estruturas

Leia mais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo

2 Fluxogramas e Pseudocódigo 2 Fluxogramas e Pseudocódigo Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 1 Algoritmos em linguagem informal e em linguagens formais Voltemos a considerar alguns algoritmos que traduzem

Leia mais

Listas de Prioridade. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC.

Listas de Prioridade. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Listas de Prioridade Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Capítulo 6 Prioridade } Algumas aplicações precisam recuperar rapidamente um dado

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

Inteligência Artificial Prof. Marcos Quinet Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Universidade Federal Fluminense UFF

Inteligência Artificial Prof. Marcos Quinet Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Universidade Federal Fluminense UFF Inteligência Artificial Prof. Marcos Quinet Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Universidade Federal Fluminense UFF No capítulo anterior... O teste de Turing; Abordagem Simbolista para a resolução

Leia mais

PMR Computação para Mecatrônica

PMR Computação para Mecatrônica PMR3201 - Computação para Mecatrônica Prof. Thiago de Castro Martins Prof. Newton Maruyama Prof. Marcos de S.G. Tsuzuki Monitor: Pietro Teruya Domingues Exercício Programa 2 - Versão 2017 Resolvendo o

Leia mais

Linguagem de Maquina II. Visão Geral

Linguagem de Maquina II. Visão Geral Linguagem de Maquina II Visão Geral Revisão A linguagem de máquina é composta de seqüências binárias (1's e 0's) São interpretadas como instruções pelo hardware A linguagem de montagem e a linguagem de

Leia mais

3 a Lista de Exercícios

3 a Lista de Exercícios Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística Bacharelado em Ciências da Computação INE 5406 - Sistemas Digitais - semestre 2010/2 Prof. José Luís Güntzel guntzel@inf.ufsc.br

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 8

Teoria dos Grafos Aula 8 Teoria dos Grafos Aula 8 Aula passada Classe de funções e notação Propriedades da notação Funções usuais Aula de hoje Grafos direcionados Busca em grafos direcionados Ordenação topológica Tempo de execução

Leia mais

Agentes inteligentes. Capítulo 2 Inteligência Artificial Sistemas de Informação

Agentes inteligentes. Capítulo 2 Inteligência Artificial Sistemas de Informação Agentes inteligentes Capítulo 2 Inteligência Artificial Sistemas de Informação Resumo Agentes e ambientes Racionalidade Desempenho, ambiente, atuadores e sensores Tipos de ambientes Tipos de agentes Agentes

Leia mais

Cronograma de Projeto

Cronograma de Projeto ronograma de Projeto O que é um ronograma? alendário de realização para um plano ou projeto. Através do cronograma, podemos definir as datas de início e fim para os projetos. Não pode ser estabelecido

Leia mais