Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática"

Transcrição

1 Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá

2 AULA 01 Introdução Estrutura do programa

3 Prof. Roberto Affonso da Costa Junior http// (35) Instituto de Matemática e Computação

4 O curso Tipo de aulas Apresentação de slides Prática em laboratório Prática em casa

5 Olimpíada Brasileira de Informática - OBI A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

6 Olimpíada Brasileira de Informática - OBI A OBI está organizada em três modalidades: Modalidade Iniciação: Nível 1, para alunos até sétimo ano do Ensino Fundamental e Nível 2, para alunos até nono ano do Ensino Fundamental.

7 Olimpíada Brasileira de Informática - OBI Modalidade Programação: Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental, Nível 1, para alunos até o segundo ano do ensino médio e Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio. Modalidade Universitária: Para alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

8 Olimpíada Brasileira de Informática - OBI A Olimpíada Brasileira de Informática disponibiliza o curso "on-line" Introdução à Programação de Computadores. O curso é composto de aulas com vídeos explicativos e muitos exercícios, com o diferencial de que tudo é em português, desde a interface do ambiente até mensagens de erros de sintaxe do editor. Confira em:

9 URI Site de treinamento e exercícios: Outros:

10 A UNIFEI na Maratona de Programação - A UNIFEI participa da Maratona desde A seguir, alguns resultados obtidos ao longo dos anos:

11 2012 1º Lugar - regional 26º Lugar - Final Brasileira

12 2013 2º Lugar - Maratona Mineira 1º Lugar - regional

13 º Lugar - Final Brasileira

14 2014 2º Lugar - Maratona Mineira 2º Lugar - Regional

15 2014 1º Lugar - regional 19º Lugar - Final Brasileira

16 2015 1º Lugar Maratona Mineira de Programação

17 2015 1º Lugar - regional 11º Lugar - Final Brasileira

18 2016 1º Lugar Maratona Mineira de Programação

19 2016 1º Lugar - regional 5º Lugar - Final Brasileira

20 Algoritmo Definimos Algoritmo como a sequência de passos que visam atingir um objetivo bem definido. Os algoritmos são utilizados no dia-a-dia para a solução dos mais diversos problemas.

21 Algoritmo Alguns exemplos genéricos de algoritmos usados no nosso cotidiano são: uma coreografia, um manual de instruções, uma receita de bolo, a solução de uma equação do 2º grau, uma pesquisa na lista telefônica, etc. O que todas essas coisas tem em comum? Elas podem ser vistas como uma serie finita e bem definida de passos ou regras que, quando realizadas, atingem um objetivo previamente definido.

22 Algoritmo Assim, outra definição para algoritmos poderia ser: Algoritmo é a descrição de um conjunto de ações que, obedecidas, resultam numa sucessão finita de passos, atingindo um objetivo esperado.

23 Algoritmo Exemplo Considere o seguinte problema: Temos três hastes. Uma das hastes serve de suporte para três discos de tamanhos diferentes. Os discos menores são sempre colocados sobre os discos maiores. A figura a seguir mostra uma possível situação inicial das hastes e discos. Desejamos mover todos discos para outra haste, porém só podemos movimentar um disco de cada vez e um disco maior nunca pode ser colocado sobre um disco de menor tamanho.

24 Algoritmo 24

25 Algoritmo Solução: Em forma narrativa Nomeamos as hastes como 1, 2 e 3 e os discos como p, m e g. Considera-se que inicialmente os discos estão na haste 1. Os passos são: 1. move o disco p para a haste move o disco m para a haste move o disco p para a haste move o disco g para a haste move o disco p para a haste move o disco m para a haste move o disco p para a haste 3. Podemos também representar a solução em forma gráfica, desenhando as hastes e a posição dos 25 discos a cada momento (ou passo).

26 O que é programar?

27 O que é programar? O ato de, através de códigos, comandar as ações de um computador para alcançar objetivos definidos.

28 Estrutura Básica Todos os códigos que faremos nas nossas aulas terão uma estrutura igual: - Includes: são bibliotecas que guardam as funções dos códigos que você irá utilizar em seus programas! - Essa biblioteca é usada pelos alunos da UNIFEI e ela abrange todas as outras.

29 Estrutura Básica - int main(): Representa onde seu programa começa, mostrando para o compilador onde deve começar a executar. - return 0;: Esta função é responsável por mostrar se o programa foi executado corretamente, mostrando 0 se sim, e outro número qualquer se não.

30 Variáveis Definição É o nome do local físico da memória onde a informação é armazenada no computador.

31 Variáveis Denominação A denominação ou nome de uma variável é dada pelo programador e deve sempre lembrar a função da informação que está sendo armazenada.

32 Variáveis Exemplos idade corresponde ao nome de uma variável cujo objetivo é armazenar a idade de uma pessoa; nomealuno corresponde ao nome de uma variável cujo objetivo é armazenar o nome de um aluno.

33 Variáveis Definição dos Tipos Ao se definir uma variável, deve-se definir também o tipo da informação que esta variável vai armazenar. Recomenda-se que esta tarefa seja realizada no inicio do programa para que haja melhor documentação do programa;

34 Variáveis Exemplos inteiro idade corresponde ao nome de uma variável cujo objetivo é armazenar a idade de uma pessoa e é do tipo inteiro; palavra nomealuno corresponde ao nome de uma variável cujo objetivo é armazenar o nome de um aluno e é do tipo caracter.

35 Tipos de Variáveis em linguagem C/C++ Na linguagem de programação C/C++ temos os seguintes tipos: int ou long long int para variáveis do tipo numérico inteiro. float ou double para variáveis do tipo numérico real. char ou char [] para variáveis do tipo alfabético ou caracter.

36 Tipo inteiro #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { int x, soma; return 0; }

37 Tipo inteiro #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { long long int x, soma; return 0; }

38 Tipo Real #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { float a, valor_soma, media; return 0; }

39 Tipo Real #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { double pi, valor_soma, media; return 0; }

40 Tipo Caracter #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { char ch, vogal, letra; return 0; }

41 Tipo Caracter #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { char nome[50], cidade[30], endereco[60]; return 0; }

42 Atribuição de valores à variáveis Linguagem C++ variavel = valor (e/ou operador valor);

43 Exemplo inteiro #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { int soma; soma = 569; return 0; }

44 Exemplo Real #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { float media; media = 42 / 7; return 0; }

45 Exemplo caracter #include <bits/stdc++.h> using namespace std; int main () { char vogal; vogal = 'a'; return 0; }

46 Exemplo palavra Diferentemente dos outros tipos, o tipo palavra não pode ter atribuição direta; Esta atribuição somente poderá ser realizada através de funções da biblioteca da linguagem C/C++; Todas as vezes que esta biblioteca é usada, a seguinte declaração é necessária: #include <string.h> Com a nossa include não vai precisar colocar essa.

47 Funções de palavras A seguir algumas das funções que poderão ser usadas com o tipo cadeia: strcpy ( a, b ) copia a cadeia b na cadeia a strcmp ( a, b ) compara a cadeia a com a cadeia b ( se forem iguais o resultado é igual a zero ) strcat ( a, b ) concatena a cadeia b com a cadeia a guardando o resultado na cadeia a

48 Exemplo 1 #include <bits/stdc++.h> int main ( void ) { char x[10], y[5], t[20]; strcpy ( x, Maria ); strcpy ( y, sol ); strcpy ( t, x ); strcat ( x, y ); return 0; }

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 03 Algoritmo Tipo de Dados Variáveis Algoritmo Definimos Algoritmo como a sequência

Leia mais

CCO 016 Fundamentos de Programação

CCO 016 Fundamentos de Programação CCO 016 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá Aula 05 Entrada de dados Leia scanf ou cin Entrada de Dados Entrada de dados compreende a operação

Leia mais

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 02 Entrada e Saída de Dados Exercícios Saída de dados Saída de dados compreende

Leia mais

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 04 Linguagem de programação C Saída de dados Imprima printf Histórico da Linguagem

Leia mais

Variáveis e Operadores em C

Variáveis e Operadores em C Variáveis e Operadores em C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com NOMES DE VARIÁVEIS (1) As variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra

Leia mais

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For.

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Curso Básico de Programação Aula 11 Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Introdução à Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while () { } do {

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11 Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres Introdução a Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while() { } do { }while();

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16. Ordenação Revisão para a prova

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16. Ordenação Revisão para a prova CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16 Ordenação Revisão para a prova Algoritmos de Ordenação São algoritmos que organizam uma sequência (por exemplo, os elementos de um vetor) em ordem crescente ou decrescente.

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Programação Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem de programação. Existem diversas linguagens

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15 Revisão Vetores e Matrizes Trabalho Definição: Introdução a Linguagem C Vetores Estrutura que permite armazenar um conjunto de dados do mesmo tipo na mesma variável;

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Programação de Computadores Introdução à Programação Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Algoritmo & Programa Variáveis Declaração de tipos Comando de entrada ou de leitura Comando de

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Linguagem C++: arrays - aula I Bruno Emerson Gurgel Gomes 1 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) 2012 Bruno Gomes (IFRN) Fundamentos de Programação

Leia mais

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 03 1/2 Estrutura Condicionais Linguagem de Programação C Bruno Otávio, George,

Leia mais

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 05 Entrada de dados Leia scanf Entrada dos dados Entrada de dados compreende a operação

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Câmpus Currais Novos. LINGUAGEM C++ VARIÁVEIS COMPOSTAS Arrays Aula I

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Câmpus Currais Novos. LINGUAGEM C++ VARIÁVEIS COMPOSTAS Arrays Aula I LINGUAGEM C++ VARIÁVEIS COMPOSTAS Arrays Aula I Prof. Bruno E. G. Gomes Uma variável em um algoritmo pode ser vista como uma gaveta. A declaração de uma variável reserva uma gaveta (posição) de um certo

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Computação I (MAB120) DCC/UFRJ

Computação I (MAB120) DCC/UFRJ Computação I (MAB120) DCC/UFRJ Aula 3: conceitos e operações elementares da programação 18 de março de 2019 Objetivos dessa aula Apresentar o conceito de variável em C: declaração, inicialização, atribuição

Leia mais

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Autor: José Martins de Castro Neto Carga Horária: 2h 21 de julho de 2015 1 Algoritmo e lógica de programação Ementa do curso 1. Definições

Leia mais

Linguagem C: Tipos básicos de dados escalares e cadeia de caracteres. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Linguagem C: Tipos básicos de dados escalares e cadeia de caracteres. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Linguagem C: Tipos básicos de dados escalares e cadeia de caracteres Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Dados Escalares; Strings: Strings Constantes; Strings Variáveis; A função gets(); A função strcpy();

Leia mais

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Calculo da área de um triângulo Algoritmo Área Var base,

Leia mais

Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados

Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados Professor: Vilson Heck Junior vilson.junior@ifsc.edu.br Agenda Funções Básicas do Software; Relações entre áreas; Introdução à Algoritmos; Introdução

Leia mais

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 04 1/2 Estrutura de Repetição Bruno Otávio, George, Gabriel Taets, Gabriel Huhn,Thiago

Leia mais

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2h 21 de julho de 2015 1 Algoritmo e lógica de programação Ementa do curso 1. Definições de algoritmo

Leia mais

Conhecendo a Linguagem de Programação C

Conhecendo a Linguagem de Programação C Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Conhecendo a Linguagem de Programação C DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Como

Leia mais

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes Fundamentos de Programação Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes Prof.: Bruno Gomes 1 Variáveis Representa uma porção da memória que pode ser utilizada pelo programa para armazenar informações

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 6 Manipulação de strings Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 23/10/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Variáveis string Na linguagem C uma cadeia de caracteres

Leia mais

Programação de Computadores IV

Programação de Computadores IV Programação de Computadores IV Introdução ao C - Variáveis Slides de Bruno Augusto Dorta Marques 1 Roteiro da aula Introdução a linguagem C Organização do código-fonte Método main Variável Tipos básicos

Leia mais

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 06 Operações matemáticas Comandos Sequenciais Comandos Sequenciais na Linguagem de

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

NOTAS DE AULA 09 Estruturas e Ponteiros

NOTAS DE AULA 09 Estruturas e Ponteiros Estrutura de Dados 1 NOTAS DE AULA 09 Estruturas e Ponteiros 1. Estruturas de Dados A linguagem C/C++ fornece uma porção de tipos de variáveis: int, float, long, double, boolean, char... dentre outros.

Leia mais

Capítulo 1: Introdução à Linguagem C. Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática

Capítulo 1: Introdução à Linguagem C. Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Capítulo 1: Introdução à Linguagem C Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Programa Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem de programação. No nosso caso, a linguagem C.

Leia mais

Computação 2. Aula 3. Diego Addan Vetores de caracteres (strings)

Computação 2. Aula 3. Diego Addan Vetores de caracteres (strings) Computação 2 Aula 3 Vetores de caracteres (strings) Diego Addan diegoaddan@gmail.com Vetor de caracteres (Strings) Uma cadeia de caracteres, mais conhecida como string, é uma seqüência de caracteres (letras

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Conceito de algoritmo. Raciocínio lógico na construção de algoritmos. Estrutura de algoritmos. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Computação L2. Linguagem C++ Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica.

Computação L2. Linguagem C++ Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica. Computação L2 Linguagem C++ ovsj@cin.ufpe.br Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica. Alfabeto São os símbolos ( caracteres ) permitidos na linguagem: Letras (maiúsculas e minúsculas);

Leia mais

Aula 27: Estruturas heterogêneas e alocação dinâmica

Aula 27: Estruturas heterogêneas e alocação dinâmica Aula 27: Estruturas heterogêneas e alocação dinâmica Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi http://www.toffolo.com.br BCC201 2018/2 Departamento de Computação UFOP Aulas anteriores Memória

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Informática. A competição nacional para aspirantes a programadores

Olimpíada Brasileira de Informática. A competição nacional para aspirantes a programadores Olimpíada Brasileira de Informática A competição nacional para aspirantes a programadores Objetivos desta apresentação Explicar o funcionamento da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI); Tentar incentivar

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Tipos, Constantes, Variáveis e Identificadores

Programação Estruturada Aula - Tipos, Constantes, Variáveis e Identificadores Programação Estruturada Aula - Tipos, Constantes, Variáveis e Identificadores Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br TIPOS DE DADOS EM LINGUAGEM C 2 TIPOS DE DADOS EM LINGUAGEM

Leia mais

Introdução e Conceitos

Introdução e Conceitos Introdução e Conceitos Aula 1 11/08/2017 diegoquirino@gmail.com 1 Agenda 1. Motivações: porque estudar linguagens de programação? 2. Breve Histórico sobre as Linguagens de Programação 3. Processos de Tradução

Leia mais

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C Prof. Bruno Feijó, Dept. de Informática, PUC-Rio (2018) C foi criado no início da década de 70, quando os programas mais eficientes eram escritos em linguagem Assembly, bem próxima

Leia mais

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa Computação Eletrônica Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões Prof: Luciano Barbosa Site da disciplina: www.cin.ufpe.br/~if165/ Recapitulando num cubo = n * n * n cubo Algoritmo

Leia mais

Tratamento de Caracteres

Tratamento de Caracteres Tratamento de Caracteres Notas de Aula Prof. Francisco Rapchan www.geocities.com/chicorapchan A tabela ASCII Se os computadores manipulam apenas números, como eles podem armazenar os caracteres de um nome

Leia mais

Pseudocódigo e Visualg

Pseudocódigo e Visualg Pseudocódigo e Visualg Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Estrutura de dados Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo Teste de mesa Operadores

Leia mais

Legibilidade do código fonte

Legibilidade do código fonte Sumário Legibilidade do código fonte Exemplos Normas Instrução switch Sintaxe e Semântica Exemplo Tipos enumerados Exemplo Programação 2007/2008 DEEC-IST 1 Legibilidade do código fonte Exemplo: Considere

Leia mais

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Aula 1 - Estrutura Sequencial Professores: Vanderlei Bonato (responsável) - vbonato@icmc.usp.br Roberto de M. F. Filho (aluno PAE) - rmdff@icmc.usp.br>

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio Introdução a Lógica de Programação

Leia mais

Preparatório OBI. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula 01 Introdução a C++

Preparatório OBI. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula 01 Introdução a C++ Preparatório OBI Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 01 Introdução a C++ Roteiro Introdução ao C++ Primeiro Programa Variáveis Operadores

Leia mais

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Aula 1 - Estrutura Sequencial Professores: Vanderlei Bonato (responsável) - vbonato@icmc.usp.br Luiz Henrique Kiehn (aluno PAE) - lhkiehn@icmc.usp.br

Leia mais

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 04/07/2017. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa.

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 04/07/2017. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. LINGUAGEM C: FUNÇÕES Prof. André Backes FUNÇÃO Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. printf(): função que escreve na tela scanf(): função que lê o teclado

Leia mais

Aula 26: Estruturas heterogêneas

Aula 26: Estruturas heterogêneas Aula 26: Estruturas heterogêneas Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi http://www.toffolo.com.br BCC201 2018/2 Departamento de Computação UFOP Aulas anteriores Memória Ponteiro Utilização

Leia mais

PROGRAMAÇÃO em C. Vitor Valerio de Souza Campos

PROGRAMAÇÃO em C. Vitor Valerio de Souza Campos PROGRAMAÇÃO em C Vitor Valerio de Souza Campos Algoritmos x Programação Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito (Orth, 2001). Programa

Leia mais

Strings. Introdução. Definição de strings. Criação/Declaração de strings. Inicialização de strings. Manipulação de strings. Exemplos.

Strings. Introdução. Definição de strings. Criação/Declaração de strings. Inicialização de strings. Manipulação de strings. Exemplos. Introdução Definição de strings. Criação/Declaração de strings. Inicialização de strings. Manipulação de strings. Exemplos. 1 definições Uma string é uma sequência, um conjunto, ou uma cadeia de caracteres.

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna Aula 3 C++: variáveis e expressões aritméticas 2017/1 BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66, 32 e 33 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Programação científica C++

Programação científica C++ Programação científica C++ NIELSEN CASTELO DAMASCENO Slide 2 Expressões Combinação de dados e operadores que resulta em um valor. expressão x = 2 * y + 4; variável operador constante Memória do computador

Leia mais

C++ - Matrizes. Observ.: C++ não avisa quando o limite de uma matriz foi excedido. Providenciar a verificação é responsabilidade do programador.

C++ - Matrizes. Observ.: C++ não avisa quando o limite de uma matriz foi excedido. Providenciar a verificação é responsabilidade do programador. C++ - Matrizes É um conjunto de variáveis, do mesmo tipo, referenciadas por um único nome, onde cada variável é diferenciada por meio de um número entre colchetes chamado índice. Declaração : tipo nome

Leia mais

Ponteiros. Embora o programador não tenha acesso ao endereço de uma variável, existem algumas situações onde é necessário a utilização deste endereço.

Ponteiros. Embora o programador não tenha acesso ao endereço de uma variável, existem algumas situações onde é necessário a utilização deste endereço. Logo Aula 06 Ponteiros 2 Ponteiros Embora o programador não tenha acesso ao endereço de uma variável, existem algumas situações onde é necessário a utilização deste endereço. Um exemplo clássico disto

Leia mais

Aula Inaugural. Iniciação à Programação

Aula Inaugural. Iniciação à Programação Aula Inaugural Iniciação à Programação A OBI Olimpíada Brasileira de Informática Modalidades: 1. Iniciação a. 2. Provas de Lógica Objetiva utilizando Papel e Caneta Programação a. Provas com Problemas

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Aula 4: Introdução à Linguagem C++

Aula 4: Introdução à Linguagem C++ CI208 - Programação de Computadores Aula 4: Introdução à Linguagem C++ Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas

Leia mais

Programação I Funções. Prof. Carlos Alberto

Programação I Funções. Prof. Carlos Alberto Programação I Funções Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Funções Funções são blocos de códigos que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa; Funções

Leia mais

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação Algoritmos e Introdução à Programação Lógica e Linguagem de Programação Prof. José Honorato Ferreira Nunes honoratonunes@softwarelivre.org http://softwarelivre.org/zenorato/honoratonunes Linguagem C Prof.

Leia mais

PLATAFORMA DE APOIO AO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA

PLATAFORMA DE APOIO AO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA PLATAFORMA DE APOIO AO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA Área Temática: Educação Autor(es): Lucas Padilha 1, Lucas Fernando Didur (PIBIS Fundação Araucária) 2, Tony Alexander Hild

Leia mais

cadeia de caracteres (string) INF Programação I Prof. Roberto Azevedo

cadeia de caracteres (string) INF Programação I Prof. Roberto Azevedo cadeia de caracteres (string) INF1005 -- Programação I -- 2016.1 Prof. Roberto Azevedo razevedo@inf.puc-rio.br cadeia de caracteres (string) tópicos caracteres cadeia de caracteres referência Capítulo

Leia mais

Aula 9 Oficina de Programação Strings. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 9 Oficina de Programação Strings. Profa. Elaine Faria UFU Aula 9 Oficina de Programação Strings Profa. Elaine Faria UFU - 2017 String Cadeia de caracteres (ou String) É uma seqüência de letras e símbolos, na qual os símbolos podem ser espaços em branco, dígitos

Leia mais

SITUAÇÃO VETORES. Imagine o seguinte problema:

SITUAÇÃO VETORES. Imagine o seguinte problema: 13/08/2014 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AULA 07 VETORES MATRIZES EXERCÍCIOS 1 SITUAÇÃO Imagine o seguinte problema: Crie um programa que

Leia mais

Conceitos Básicos Linguagem C

Conceitos Básicos Linguagem C Conceitos Básicos Linguagem C PROF. MAURÍCIO A DIAS MACDIASPAE@GMAIL.COM 2 Método Método básico para construção de algoritmos 1. Compreender completamente o problema a ser resolvido, se possível dividindo

Leia mais

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Introdução Variáveis Tipos de dados Operadores e Expressões: Operadores

Leia mais

Curso de C para Engenharias

Curso de C para Engenharias Aula 1 Cristiano Dalbem Dennis Balreira Gabriel Moreira Miller Biazus Raphael Lupchinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Grupo PET Computação Primeiro Programa Hello

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

ITENS FUNDAMENTAIS Programando em C++

ITENS FUNDAMENTAIS Programando em C++ INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO - CMP 1060 AULA 3 ITENS FUNDAMENTAIS Programando em C++ 1. Constantes São valores que são mantidos fixos pelo compilador. Tipo de Dado Exemplos de Constantes char b \n \0 int 2

Leia mais

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C Prof. Bruno Feijó, Dept. de Informática, PUC-Rio (2017) C foi criado no início da década de 70, quando os programas mais eficientes eram escritos em linguagem Assembly, bem próxima

Leia mais

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 03 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Representação de Algoritmos em Pseudocódigo: Tipos de Dados;

Leia mais

Aula 14: Funções Passagem de Parâmetros por Referência

Aula 14: Funções Passagem de Parâmetros por Referência CI208 - Programação de Computadores Aula 14: Funções Passagem de Parâmetros por Referência Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor

Leia mais

TCC 00308: Programação de Computadores I Introdução

TCC 00308: Programação de Computadores I Introdução TCC 00308: Programação de Computadores I 2017.1 Introdução Processo de resolução de problemas Definição dos requisitos do problema (fazer o programa certo) Entradas Cálculos Casos especiais Saídas Desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Introdução à Programação em C Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Linguagem C Criada em 1972 para uso no LINUX; Sintaxe base para diversas outras (Java, JavaScript, PHP, C++,

Leia mais

Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres

Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres Programação de Computadores II Cap. 7 Cadeias de Caracteres Livro: Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel. Introdução a Estruturas de Dados, Editora Campus (2004) Slides adaptados dos originais

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores. Aula - Tópico 1

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores. Aula - Tópico 1 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores Aula - Tópico 1 1 Problema 1 Considere o seguinte problema: Determinar o valor de y = seno(1,5). 2 Definições Para

Leia mais

Fundamentos de Algoritmos (5175/31)

Fundamentos de Algoritmos (5175/31) UEM/CTC Departamento de Informática Curso: Ciência da Computação Professor: Flávio Rogério Uber Fundamentos de Algoritmos (5175/31) Material Original: Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa (UEM/DIN)

Leia mais

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C #include Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C ANTES DO C ERA A LINGUAGEM B B foi essencialmente uma simplificação da linguagem BCPL. B só tinha um tipo de dado, que

Leia mais

Caracteres, Vetores e Matrizes

Caracteres, Vetores e Matrizes Caracteres, Vetores e Matrizes STRINGS VETORES DE CARACTERES Para realizar processamento de texto e trabalhar com letras do alfabeto e outros caracteres como, por exemplo, símbolos de pontuação, a linguagem

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO. Estrutura de dados

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO. Estrutura de dados TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Estrutura de dados O que são estrutura de dados? É a forma como os armazenamos tipos de dados, vistos dia a dia, ou seja, nada mais são do que a transformação de uma forma de armazenamento

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza Introdução à Programação Estruturada Parte 3 Material da Prof. Ana Eliza Arquitetura do Computador Digital MEMÓRIA Armazena dados e comandos UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE CONTROLE UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA

Leia mais

Aula 05. Modularização Função Subrotina Recursividade

Aula 05. Modularização Função Subrotina Recursividade Logo Aula 05 Modularização Função Subrotina Recursividade 2 Modularização A modularização é um processo que aborda os aspectos da decomposição de algoritmos em módulos. Módulo é um grupo de comandos, constituindo

Leia mais

Aula 04. Agregados Homogêneos. Agregados Heterogêneos. Matrizes

Aula 04. Agregados Homogêneos. Agregados Heterogêneos. Matrizes Logo Aula 04 Agregados Homogêneos Matrizes Agregados Heterogêneos 2 Matriz Da mesma forma que as variáveis indexadas vetoriais, vistas anteriormente, as variáveis indexadas bidimensionais são utilizadas

Leia mais

ANHANGUERA ESTRUTURA DE DADOS AULA 04 MATRIZES, LISTAS E ALOCAÇÃO DINÂMICA. Prof. Thomás da Costa

ANHANGUERA ESTRUTURA DE DADOS AULA 04 MATRIZES, LISTAS E ALOCAÇÃO DINÂMICA. Prof. Thomás da Costa ANHANGUERA 2015.2 ESTRUTURA DE DADOS AULA 04 Prof. Thomás da Costa thomascosta@aedu.com O que é: Matrizes São vetores que possuem duas ou mais dimensões para armazenar valores. Uma matriz de duas dimensões,

Leia mais

Alocação Dinâmica em C

Alocação Dinâmica em C Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Alocação Dinâmica em C Profa Rosana Braga Adaptado de material preparado pela profa Silvana Maria Affonso de Lara

Leia mais

Introdução a Linguagem C

Introdução a Linguagem C Introdução a Linguagem C Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo rafaelg@ifes.edu.br http://rafaelguimaraes.net 22 de Dezembro de 2014 Rafael Silva Guimarães Introdução a Linguagem C

Leia mais

Seqüências de Caracteres

Seqüências de Caracteres Seqüências de Caracteres Strings Material da Prof. Ana Eliza Definição Uma STRING é uma seqüência de caracteres. Exemplos Maria José Número 10 5% de R$ 20,00 Introdução a Programação II - Prof. Márcio

Leia mais

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões INF1005: Programação 1 Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Principais Programando em C Funções Variáveis Define Operadores e Expressões Entrada e Saída

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.5. Vetores 3.5.1. Vetores 3.5.2. Strings 3.5.3.

Leia mais

Cadeias de Caracteres (Strings)

Cadeias de Caracteres (Strings) INF1005: Programação 1 Cadeias de Caracteres (Strings) 02/05/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Caracteres Cadeias de caracteres Leitura de caracteres e cadeias de caracteres Funções que manipulam cadeias

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL LINGUAGEM C/C++ REVISÃO 1 ANDRÉ LUÍS DUARTE Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.(ef

Leia mais

Conceitos básicos. Computação eletrônica: Gurvan Huiban

Conceitos básicos. Computação eletrônica: Gurvan Huiban Computação eletrônica: Conceitos básicos Gurvan Huiban ghuiban@cin.ufpe.br Plano de aula 1 Estrutura de um programa em C 2 Variáveis e constantes 3 Comandos de entrada e saída Estrutura de um programa

Leia mais

USP - ICMC - SSC SSC o. Semestre Disciplina de Introdução à Computação para Engenharia Ambiental

USP - ICMC - SSC SSC o. Semestre Disciplina de Introdução à Computação para Engenharia Ambiental USP - ICMC - SSC SSC 0301-2o. Semestre 2013 Disciplina de Introdução à Computação para Engenharia Ambiental Prof. Dr. Fernando Santos Osório LRM - Laboratório de Robótica Móvel do ICMC / CROB-SC Email:

Leia mais