Olimpíada Brasileira de Informática. A competição nacional para aspirantes a programadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olimpíada Brasileira de Informática. A competição nacional para aspirantes a programadores"

Transcrição

1 Olimpíada Brasileira de Informática A competição nacional para aspirantes a programadores

2 Objetivos desta apresentação Explicar o funcionamento da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI); Tentar incentivar os estudantes ouvintes a entrarem nesse mundo de competições de programação.

3 Informações gerais É uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia: a Ciência da Computação. Ela funciona através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e é organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP.

4 Modalidades Modalidade Iniciação: Nível 1, para alunos até sétimo ano do Ensino Fundamental e Nível 2, para alunos até nono ano do Ensino Fundamental. Modalidade Programação: Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental, Nível 1, para alunos até o segundo ano do ensino médio e Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio.

5 Modalidades Modalidade Universitária: Para alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação. Obs.: Em todas as modalidades os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade.

6 Premiação Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada.

7 Premiação Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 70 países.

8

9

10

11 Quem pode participar? Podem participar como competidores da OBI estudantes regularmente matriculados em escolas de ensino fundamental, ou em escolas de ensino médio, ou que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

12 Como inscrever-se? As inscrições de competidores na OBI podem ser efetuadas somente por um professor. Você deve inscrever-se, preferencialmente, na escola onde você está matriculado. Se ela estiver cadastrada, haverá um(a) professor(a) responsável pela OBI na sua escola (Delegado da OBI); você deve procurá-lo(a) para efetuar sua inscrição. Se sua escola não vai participar da OBI como escola-sede, você pode fazer sua inscrição em alguma escola cadastrada na sua cidade/região (a critério do Delegado da OBI na escola escolhida, e sujeito a disponibilidade).

13 Como se preparar? Para preparar-se, você pode: Estudar pelo material de estudo disponibilizado pela OBI Consultar as provas e soluções de olimpíadas passadas. Praticar enviando suas próprias soluções para problemas de OBIs passadas.

14 Datas importantes: inscrições Abertura das inscrições: 16/01/2015. Cadastro de escolas: 05/05/ Para a modalidade Iniciação (níveis 1 e 2). 26/05/ Para as modalidades Programação e Universitária. Registro dos competidores: 12/05/ Para a modalidade Iniciação (níveis 1 e 2). 02/06/ Para as modalidades Programação e Universitária.

15 Datas importantes: provas

16 Datas importantes: provas

17 Datas importantes: provas

18 Sites sugeridos para treinamento Pratique OBI: possui questões de edições antigas da OBI. Não é necessário se registrar ao site para se corrigir as questões. URI Online Judge: é um site que possui questões tanto em português quanto em inglês. Uma das maiores vantagens deste site é que ele separa as questões por modalidade e por nível de dificuldade. É necessário criar uma conta para submeter seus problemas. SPOJ Internacional: é a sigla de Sphere Online Judge. Este site é um dos mais conhecidos juízes online. Possui uma grande quantidade de problemas, todos em inglês. É necessário se registrar ao site para corrigir seu código..

19 Sites sugeridos para treinamento SPOJ Brasil: é um juiz brasileiro altamente conhecido e baseado no site da SPOJ Internacional. Os problemas são todos em português. É necessário se registrar ao site para corrigir seu código Cplusplus: é um site de referência sobre C++. É muito bom para aprender a se usar estruturas ou funções que são novas para você. Codeforces: é um juiz com questões de nível ligeiramente mais alto, mas são separadas por nível de dificuldade. Os problemas são disponíveis em inglês e em russo. É necessário se registrar ao site para corrigir seu código.

20 Sites sugeridos para treinamento UVa Online Judge: possui um número incrivelmente alto de questões dos mais diversos tipos, todas em inglês. É necessário se registrar para corrigir seu código. USACO: este site não é exatamente um juiz online, é um site de treinamento. É dividido em várias sessões, e cada sessão só é liberada após se completar a anterior. Por ser da Olimpíada Americana, o site é em inglês. É necessário se registrar ao site. TopCoder: é um site de nível mais elevado. Algo muito interessante deste site é a sua seção de tutoriais, que possui bons materiais falando sobre determinados algoritmos ou estruturas de dados. Possui muitas questões e competições. É necessário se registrar e baixar o Applet do site para poder ter acesso às questões.

21 Brasileiros na IOI Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza, 17 anos (em 2011). Alcançou 598 de 600 pontos possíveis nos testes. 3º lugar geral, garantindo a medalha de ouro. Primeira medalha de ouro do Brasil na competição! O segredo é estudar muito e treinar com questões de todos os tipos, para estar tranquilo no momento das provas.

22 Brasileiros na IOI Medalhistas de bronze na competição de 2011, junto com o Felipe Abella: Caíque Lira (Colégio Farias Brito/Fortaleza), com 327 pontos; Renato Pinto Junior (Colégio Objetivo/São Paulo), com 365 pontos; Marcos Kawakami (Colégio Etapa/São Paulo), com 360 pontos. Esses quatro jovens foram selecionados através da OBI e formaram a equipe brasileira daquele ano.

23 Maratona de Programação A Maratona de Programação é um evento nacional que acontece em duas fases: a primeira é regional, acontecendo em várias cidade do Brasil, e a segunda fase é a final brasileira, que reunirá os 60 melhores times do país. Os melhores times brasileiros disputarão o ACM ICPC International Collegiate Programming Contest, evento mundial que reúne os melhores programadores do mundo. Os times são formados por três alunos, que recebem de 10 a 12 problemas com o desafio de resolvê-los no menor tempo possível.

24 Maratona de Programação A Maratona de Programação só recebe estudantes de nível superior! Entretanto, é possível montar uma estrutura computacional idêntica a da competição, pois os softwares são gratuitos, e elaborar uma competição de nível médio/técnico, sem nenhum vínculo com o evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

25

26

27 E aí, vamos programar?

28 Referências bibliográficas Portal do Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento (NOIC): Portal oficial da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI): Portal da Sociedade Brasileira de Computação:

29 Referências bibliográficas Portal oficial da Maratona de Programação: Portal de notícias sobre tecnologia TechTudo:

Competições de Programação: Google, Facebook e mais um mundo de oportunidades no Vale do Silício

Competições de Programação: Google, Facebook e mais um mundo de oportunidades no Vale do Silício Competições de Programação: Google, Facebook e mais um mundo de oportunidades no Vale do Silício Weverton Luis da Costa Cordeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul weverton.cordeiro@gmail.com www.inf.ufrgs.br/~wlccordeiro

Leia mais

DIM0410: Treinamento para Competições de Programação. Apresentação. David Déharbe, Sérgio Queiroz de Medeiros

DIM0410: Treinamento para Competições de Programação. Apresentação. David Déharbe, Sérgio Queiroz de Medeiros DIM0410: Treinamento para Competições de Programação Apresentação David Déharbe, Sérgio Queiroz de Medeiros Plano da aula 1.Competições de programação; 2.Informações sobre a disciplina; 3.Competição 1:

Leia mais

Apresentação do Projeto de Extensão Competições de Algoritmos e Programação UFRJ Guilherme Goldman Engenharia de Computação e Informação 2018.

Apresentação do Projeto de Extensão Competições de Algoritmos e Programação UFRJ Guilherme Goldman Engenharia de Computação e Informação 2018. Apresentação do Projeto de Extensão Competições de Algoritmos e Programação UFRJ Guilherme Goldman Engenharia de Computação e Informação 2018.1 28 de março de 2019 1 Projeto: Suporte para a Capacitação

Leia mais

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 01 Introdução Estrutura do programa Prof. Roberto Affonso da Costa Junior rcosta62br@gmail.com

Leia mais

TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho RESUMO

TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho RESUMO TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho Leonardo S. da COSTA 1 ; Tiago G. BOTELHO 2 RESUMO Competições de programação

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

ENSINO MEDIO REGULAMENTO

ENSINO MEDIO REGULAMENTO ENSINO MEDIO REGULAMENTO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, através da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (CSTSI)

Leia mais

C/C++ e as competições de programação Fórum Goiano de Software Livre 2014

C/C++ e as competições de programação Fórum Goiano de Software Livre 2014 C/C++ e as competições de programação Fórum Goiano de Software Livre 2014 Humberto Longo Welton Cardoso Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás 21 de novembro de 2014 Humberto/Welton (INF/UFG)

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO OBI/OBR TREINAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

PROJETO DE EXTENSÃO OBI/OBR TREINAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA PROJETO DE EXTENSÃO OBI/OBR TREINAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA Ana Karina Vieira da Silva¹ (anakarinavs@ucdb.br), Raphael Ceni Gomez¹

Leia mais

PLATAFORMA DE APOIO AO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA

PLATAFORMA DE APOIO AO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA PLATAFORMA DE APOIO AO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA Área Temática: Educação Autor(es): Lucas Padilha 1, Lucas Fernando Didur (PIBIS Fundação Araucária) 2, Tony Alexander Hild

Leia mais

POR QUE PARTICIPAR DE MARATONAS DE PROGRAMAÇÃO? Bárbara Quintela, Profa DSc DCC/ICE/UFJF

POR QUE PARTICIPAR DE MARATONAS DE PROGRAMAÇÃO? Bárbara Quintela, Profa DSc DCC/ICE/UFJF POR QUE PARTICIPAR DE MARATONAS DE PROGRAMAÇÃO? Bárbara Quintela, Profa DSc DCC/ICE/UFJF QUEM SOU? Programadora Professora Cientista AGENDA O que são Maratonas de Programação? SBC, ICPC, Google Jam, Game

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA 2ª MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO (MUC) REGULAMENTO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA 2ª MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO (MUC) REGULAMENTO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA 2ª MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO (MUC) - 2017 REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A Maratona UNISC de Computação (MUC) é realizada

Leia mais

2ª Mini-Maratona de Programação IF Goiano CA Cristalina

2ª Mini-Maratona de Programação IF Goiano CA Cristalina 2ª Mini-Maratona de Programação IF Goiano CA Cristalina 1 - O que é? A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições

Leia mais

ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO

ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, através da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Leia mais

Aula Inaugural. Iniciação à Programação

Aula Inaugural. Iniciação à Programação Aula Inaugural Iniciação à Programação A OBI Olimpíada Brasileira de Informática Modalidades: 1. Iniciação a. 2. Provas de Lógica Objetiva utilizando Papel e Caneta Programação a. Provas com Problemas

Leia mais

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO OPEMAT 2018 ATENÇÃO!

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO OPEMAT 2018 ATENÇÃO! TUTORIAL DE INSCRIÇÃO OPEMAT 2018 As inscrições para OPEMAT 2018 serão feitas exclusivamente pelo site www.opemat.com.br ATENÇÃO! Cada escola só poderá ter um ÚNICO cadastro no site. Deste modo, os alunos

Leia mais

PROJETO PROGRAMANDO O FUTURO

PROJETO PROGRAMANDO O FUTURO PROJETO PROGRAMANDO O FUTURO SUMÁRIO Nome do Projeto... 3 Público Alvo... 3 Introdução e Motivação... 3 Justificativa... 4 Objetivos... 4 Modalidade... 4 Metodologia... 6 Impacto Social e Resultados...

Leia mais

Objetivo: 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Objetivo: 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Objetivo: A 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1. Disposições Gerais OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1.1 A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

REGULAMENTO. b. Proporcionar novos desafios aos estudantes e melhorar seus conhecimentos na área.

REGULAMENTO. b. Proporcionar novos desafios aos estudantes e melhorar seus conhecimentos na área. REGULAMENTO 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG 1. Objetivos 1.1 A 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG é uma iniciativa dos professores dos cursos da área de computação e áreas afins

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina INF333 Programação Competitiva

Programa Analítico de Disciplina INF333 Programação Competitiva 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Informática - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 1. Disposições Gerais REGULAMENTO 1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2018 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

Ciclo ACM-ICPC em Angola

Ciclo ACM-ICPC em Angola Ciclo ACM-ICPC 2018-2019 em Angola O que é ACM-ICPC? Concurso Internacional Universitário de Programação, organizado pela ACM. Competição anual de programação de computadores entre equipas que representan

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 5 a EDIÇÃO 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizados pela Imaginie, em parceria com a Secretaria

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2017 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

I OPEF2017. I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira

I OPEF2017. I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira I OPEF2017 I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira João Pessoa, 2017 SUMÁRIO Número de vagas... 1 Inscrições... 2 Níveis... 3 Etapas... 4 Resultados... 5 Premiações... 6 Critérios de Desempate...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO LICENCIATURA PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO LICENCIATURA PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO LICENCIATURA PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL III MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO MUC 2018 REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A Maratona Unisc de

Leia mais

DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP

DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP Carlos Henrique Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana chcwillis@hotmail.com

Leia mais

EDITAL I LIGA NACIONAL DE ROBOCODE

EDITAL I LIGA NACIONAL DE ROBOCODE EDITAL I LIGA NACIONAL DE ROBOCODE A Liga Robocode 2016 constitui a I Competição Nacional de Robocode cadastrada no repositório de desenvolvimento oficial do Robocode (http://robocode.sourceforge.net em

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO LPN 2018

REGULAMENTO CIRCUITO LPN 2018 REGULAMENTO CIRCUITO LPN 2018 I Dos objetivos: Artigo 1º - A LPN (Liga Paulista de Natação) tem por objetivo incentivar a prática da natação na região, apoiar a educação das crianças e dos jovens através

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE PROGRAMAÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA (OBI) EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE PROGRAMAÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA (OBI) EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 1 a Edição 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, em

Leia mais

Palavras-chave: Educação, Informática, Olimpíadas Escolares.

Palavras-chave: Educação, Informática, Olimpíadas Escolares. OLIMPÍADA PARAIBANA DE INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE AREIA Luíza Monteiro de Almeida¹, Magda Fernandes¹,

Leia mais

Projeto Desafio de Automação. Autor: Alexandre da Silva Ribeiro

Projeto Desafio de Automação. Autor: Alexandre da Silva Ribeiro 1 Projeto Desafio de Automação Autor: Alexandre da Silva Ribeiro 2 ÍNDICE Introdução... 3 1. A competição... 3 2. A inscrição... 3 3. O Desafio de Automação... 4 3.1 Tabela de Disputa... 6 3.2 Violações...

Leia mais

Projeto da 1ª Maratona de Programação. Autora: Wanja M. Oliveira Mascarenhas

Projeto da 1ª Maratona de Programação. Autora: Wanja M. Oliveira Mascarenhas Projeto da 1ª Maratona de Programação Autora: Wanja M. Oliveira Mascarenhas Salvador Bahia Brasil 2017 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Objetivos Geral e Específicos... 4 3. Justificativa... 4 4. Estrutura

Leia mais

5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM

5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM 5ª Olimpíada Interna de Matemática - OIM REGULAMENTO Outubro de 2016 2 Regulamento 1. Responsabilidade A 5ª Olimpíada Interna de Matemática (OIM) é uma realização da Universidade Paulista (UNIP) Campus

Leia mais

Preparando alunos de vários níveis educacionais para competições de informática

Preparando alunos de vários níveis educacionais para competições de informática 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO Preparando alunos de

Leia mais

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são:

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são: Regulamento 1. Organização 1.1 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Olímpiada Brasileira de Informática. Tipos de graduação em Informática. Desenvolvimento de algoritmos.

PALAVRAS-CHAVE Olímpiada Brasileira de Informática. Tipos de graduação em Informática. Desenvolvimento de algoritmos. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO - IPOLI TORNEIO TREBUCHET /01

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO - IPOLI TORNEIO TREBUCHET /01 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO - IPOLI TORNEIO TREBUCHET - 2018/01 REGULAMENTO Apresentação O torneio de Trebuchet dos cursos de Engenharias do Centro Universitário Una tem por objetivo aplicar conhecimentos

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS:

1. JUSTIFICATIVA: 2. DOS OBJETIVOS: 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. É necessário formar cidadãos que saibam resolver, de modo inteligente,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017

REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017 REGULAMENTO GERAL DA 2ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2017 Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 2ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI 2017. A Gerência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA 24º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFS CHAMADA PÚBLICA

Leia mais

18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia ORIENTAÇÕES GERAIS

18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia ORIENTAÇÕES GERAIS 18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia 1 OBJETIVO ORIENTAÇÕES GERAIS Apresentar à comunidade a produção de trabalhos científicos e/ou de investigação dos alunos da Instituição, nas diversas

Leia mais

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 1 REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 2017 1 - PARTICIPANTES A Olimpíada Jurídica do Escolar é uma competição direcionada a alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO XX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO UNASP-EC EDITAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ECONOMIA OBECON

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ECONOMIA OBECON REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ECONOMIA OBECON 1. Introdução A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ECONOMIA OBECON é um evento gratuito voltado a alunos do Ensino Médio de todas as escolas do Brasil. Os

Leia mais

II COPA UFERSA DE NATAÇÃO Troféu Paulo Roberto Gonçalves Santos

II COPA UFERSA DE NATAÇÃO Troféu Paulo Roberto Gonçalves Santos II COPA UFERSA DE NATAÇÃO Troféu Paulo Roberto Gonçalves Santos REGULAMENTO Art. 1º - A II Copa UFERSA de Natação será realizada no dia 07 de dezembro de 2013 a partir das 13h30min horas em piscina de

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA NATAÇÃO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA NATAÇÃO REGULAENTO ESPECÍICO DA NATAÇÃO Art. 1 A Competição de Natação do XXXI Nordestão Salesiano será regida pelas normas deste regulamento e pelas regras da INA, em tudo que não contrarie o Regulamento Geral.

Leia mais

REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017

REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017 REGULAMENTO DA FASE NACIONAL DA OLIMPÍADA GEO-BRASIL - OGB 2017 III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA OBG I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA - OBCT Introdução A Olimpíada Geo-Brasil OGB consta

Leia mais

EDITAL OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2018

EDITAL OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2018 EDITAL OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2018 A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão abertas as inscrições para a Olimpíada do Conhecimento

Leia mais

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA OBESQ 2018 SEÇÃO I: DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma atividade promovida

Leia mais

Regulamento da OPM 2017

Regulamento da OPM 2017 Regulamento da OPM 2017 1. Disposições Gerais 1.1 A Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM) é uma realização do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba; 1.2 A coordenação da OPM fica

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 15ª MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula I: SBC

Computadores e Sociedade Aula I: SBC Computadores e Sociedade Aula I: SBC Elverton Fazzion 2017/01 Sociedade não é conselho profissional Conselho: Fiscalizar determinada profissão regulamentada Proteger a população do mal profissional Instituída

Leia mais

ÍNDICE. cirquefestivalcontest.com.br I. INTRODUÇÃO OBJETIVOS PERÍODO DE REALIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO IV. FORMA DE PARTICIPAÇÃO V.

ÍNDICE. cirquefestivalcontest.com.br I. INTRODUÇÃO OBJETIVOS PERÍODO DE REALIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO IV. FORMA DE PARTICIPAÇÃO V. REGULAMENTO ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. OBJETIVOS III. PERÍODO DE REALIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO IV. FORMA DE PARTICIPAÇÃO V. CURADORIA VI. COMPOSIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO JURI VII. CERTIFICAÇÃO VIII. PREMIAÇÃO IX.

Leia mais

Estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (três séries), no ano de 2017.

Estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (três séries), no ano de 2017. Na lógica da vida, dividir é aumentar. Dividir as conquistas multiplica a felicidade. Siga sempre a lógica da vida. Augusto Cury 1. JUSTIFICATIVA: O mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1.Como Funciona o Concurso? O concurso é de autoria da União Postal Universal que congrega atividades postais de 191 países em todo mundo. No Brasil ele é realizado pelos Correios

Leia mais

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A primeira edição da Mostra Científica Ecoinovar: Despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado)

REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) REGULAMENTO GERAL DA 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE IPORÁ OMI 2016 (Retificado) Dispõe sobre o regulamento para a participação de alunos, professores e escolas na 1ª Olimpíada de Matemática de Iporá OMI

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento Olimpíada do Conhecimento A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina, que reúne o corpo técnico-docente e alunos das escolas SENAI de diferentes áreas tecnológicas,

Leia mais

REGULAMENTO LPN Artigo 2º - O Torneio é dividido em 3 partes:

REGULAMENTO LPN Artigo 2º - O Torneio é dividido em 3 partes: REGULAMENTO LPN 2013 I Dos objetivos: Artigo 1º - A LPN (Liga Paulista de Natação) tem por objetivo incentivar a prática da natação na região, apoiar a educação das crianças e dos jovens através da atividade

Leia mais

I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1 A I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) é uma realização das incubadoras de empresas

Leia mais

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada. Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Toffolo 2012/1

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada. Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Toffolo 2012/1 BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Toffolo 2012/1 2 2 aulas teóricas e 2 aulas práticas (ambas em laboratório) Terças às 17:10, lab 22 do DECOM Prof. Túlio

Leia mais

Meeting Natação Masters 2014 Trofeu Marcos Matiolli

Meeting Natação Masters 2014 Trofeu Marcos Matiolli ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO ART. 1º - O Meeting Natação é uma competição do calendário oficial da MG ESPORTES, de acordo com o presente regulamento e com as regras da FINA e ABMN. ART. 2º - O Meeting Natação

Leia mais

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÔSTER A Comissão Organizadora do XXIX Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM) composta por estudantes de medicina

Leia mais

JOGOS INTERNOS MASTER FUNDAMENTAL II

JOGOS INTERNOS MASTER FUNDAMENTAL II JOGOS INTERNOS MASTER FUNDAMENTAL II TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º) Este regulamento visa disciplinar e harmonizar o desenvolvimento e realização dos JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO MASTER (JIM).

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA EMPRESA JÚNIOR AVANÇO PROJETOS & CONSULTORIA. Edital do Programa

PROCESSO SELETIVO DA EMPRESA JÚNIOR AVANÇO PROJETOS & CONSULTORIA. Edital do Programa PROCESSO SELETIVO DA EMPRESA JÚNIOR AVANÇO PROJETOS & CONSULTORIA Edital do Programa 27 de março de 2019 Diamantina-MG SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. PÚBLICO ALVO... 3

Leia mais

EDITAL Nº 57/2018, DE 18 DE SETEMBRO DE 2018 III MARATONA TEAR DE PROGRAMAÇÃO 2018

EDITAL Nº 57/2018, DE 18 DE SETEMBRO DE 2018 III MARATONA TEAR DE PROGRAMAÇÃO 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO EDITAL Nº 57/2018, DE 18 DE SETEMBRO DE 2018 III

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA LPN DE VERÃO 2016

CAMPEONATO PAULISTA LPN DE VERÃO 2016 CAMPEONATO PAULISTA LPN DE VERÃO 2016 DATA LOCAL INSCRIÇÕES CORTES AABB - MARÍLIA 10/12/2016 Piscina de 25 metros Até 07/12/2016 Até 08/12/2016 HORÁRIO DAS ETAPAS PERIODO AQUECIMENTO INICIO DAS PROVAS

Leia mais

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO Etapa Nacional Brasileira CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadoria do Programa de Iniciação Científica (PIC)

Leia mais

EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019.

EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019. EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019. 5ª OLIMPÍADA JURÍDICA DA FADISMA A 5ª Olimpíada Jurídica da FADISMA terá como temática principal os Direitos Fundamentais e será realizada em três etapas, sendo as

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ NELSON MORIMOTO

ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ NELSON MORIMOTO ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ NELSON MORIMOTO Rua Dr. Gurgel, 1062 B Centro - Fone: (18) 3221-6311 Presidente Prudente SP CNPJ 01.267.212/0001-00 INSC. MUNIC. 69582 site: www.judomorimoto.com.br e-mail: judomorimoto@judomorimoto.com.br

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO Art. 1 A 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos (OEU)

Leia mais

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS UNIDADE EM BAGÉ CAMPUS REGIONAL IV PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19 a 21 de OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE ABERTURA O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ernane Ervino Pfüller,

Leia mais

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental 2013, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2013, é organizada pela Fundação

Leia mais

Regulamento da CUCo Edição 2019

Regulamento da CUCo Edição 2019 Regulamento da CUCo Edição 2019 3 a Competição USP de Conhecimentos CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Art. 1º - A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da

Leia mais

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

REGULAMENTO LPN Artigo 2º - O Torneio é dividido em 3 partes:

REGULAMENTO LPN Artigo 2º - O Torneio é dividido em 3 partes: REGULAMENTO LPN 2012 I Dos objetivos: Artigo 1º - A LPN (Liga Paulista de Natação) tem por objetivo incentivar a prática da natação na região, apoiar a educação das crianças e dos jovens através da atividade

Leia mais

1ª MARATONA NACIONAL ESAMC

1ª MARATONA NACIONAL ESAMC 1ª MARATONA NACIONAL ESAMC SOROCABA - 2008 1. OBJETIVOS: Desenvolver e apresentar em 24 horas diagnóstico e prognóstico para uma organização, numa situação real de mercado, que poderá incluir propostas

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 Sociedade Porvir Científico, através do reitor do Centro Universitário La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, torna público este Edital de abertura da Olimpíada

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadoria do Programa de Iniciação Científica (PIC)

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

Regulamento Projeto INTROCOMP

Regulamento Projeto INTROCOMP Regulamento Projeto INTROCOMP A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso no Projeto INTROCOMP (Introdução à Computação - Programação

Leia mais

I Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

I Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro I Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estarão

Leia mais

Regulamento Geral III Olimpíada de Matemática do Pentágono

Regulamento Geral III Olimpíada de Matemática do Pentágono Regulamento Geral III Olimpíada de Matemática do Pentágono 1. INSCRIÇÕES 1.1. As inscrições são gratuitas e serão feitas, exclusivamente, por meio do site do colégio, de 22 de agosto a 05 de setembro.

Leia mais

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR 101-Norte Km 58 Bairro Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7000 EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

Leia mais

Projetos de Pesquisa e extensão da COINFO

Projetos de Pesquisa e extensão da COINFO Projetos de Pesquisa e extensão da COINFO #EscolaComoGame Estudo e desenvolvimento de metodologia de ensino baseada no processo de Gamification envolvendo uma escola de tempo integral da rede estadual

Leia mais

Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa

Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa Marcela Sávia Picanço Pessoa 1,2, Sérgio Cleger Tamayo 2, Juliany Rodrigues

Leia mais

Grupo Ceuma Educacional Faculdade Metropolitana da Amazônia Portaria MEC nº 807/2007 Curso de Bacharelado em Biomedicina

Grupo Ceuma Educacional Faculdade Metropolitana da Amazônia Portaria MEC nº 807/2007 Curso de Bacharelado em Biomedicina REGULAMENTO PARA PARTICIPANTES DA I OLIMPIADAS DE BIOMEDICINA. 1. OBJETIVO A primeira edição das Olimpíadas de Biomedicina (OB) vem com a proposta de promover entre os graduandos do curso, a integração,

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2018 São Paulo Equipe Responsável Carlos Eduardo Ribeiro Tiago Jesus de Souza Regulamento da Competição Robocode 2018 Este projeto tem como objetivo usar a plataforma Robocode e Naval Robocode como ferramentas

Leia mais

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO DA IMPORTÂNCIA Considerando que o papel da escola é contribuir para uma formação do aluno para que possa exercer plena cidadania

Leia mais

XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNASP/EC ENAIC EDITAL - 10/08/2017

XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNASP/EC ENAIC EDITAL - 10/08/2017 XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNASP/EC ENAIC EDITAL - 10/08/2017 1. APRESENTAÇÃO O ENAIC abre espaço para a divulgação, no meio acadêmico, dos resultados de pesquisas efetuadas pelos

Leia mais