OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016"

Transcrição

1 OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL DE ABERTURA Nº /2016 Sociedade Porvir Científico, através do reitor do Centro Universitário La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, torna público este Edital de abertura da Olimpíada de Matemática do UNILASALLE. 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 A Olimpíada de Matemática é uma competição dedicada aos alunos regularmente matriculados, e com frequência efetiva, em escolas públicas ou privadas em Canoas ou na região metropolitana de Porto Alegre, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, sendo disponibilizadas 1000 (mil) vagas. 1.2 As provas serão realizadas nas dependências do UNILASALLE conforme cronograma descrito neste Edital. 1.3 Os alunos serão divididos em dois grupos: alunos da rede La Salle e alunos das demais redes de ensino, bem como em níveis, de acordo com sua escolaridade: Nível I II III Descrição Alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental Alunos matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio Alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio 1.4 A Olimpíada será realizada em duas fases: i. a primeira etapa conterá 20 (vinte) questões objetivas; ii. a segunda etapa conterá 10 (dez) questões dissertativas. 1.5 Os 15 alunos mais bem classificados de cada nível e grupo, após a segunda etapa, serão convidados a participar do Clube de Matemática no UNILASALLE. 1.6 A divulgação de avisos e consultas a todas as etapas da Olimpíada se dará, exclusivamente, pelo link É de responsabilidade do aluno acompanhar as publicações decorrentes do cronograma de execução deste Edital, conforme subitem anterior. 1.8 O atendimento aos alunos dar-se-á pelo olimpiada.matematica@unilasalle.edu.br. 2 DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Os períodos estabelecidos neste cronograma, inclusive as datas das provas, poderão ser alterados durante a Olimpíada, havendo divulgação oficial conforme subitem 1.6 deste Edital, e sem prejuízo das regras e ditames deste Edital. Data Descrição 02/05/2016 Publicação do Edital de Abertura da Olimpíada. 02/05/2016 a 27/05/2016 Período de Inscrições na Olimpíada.

2 30/05/2016 Publicação de aviso com os nomes dos integrantes da Banca Examinadora e publicação de aviso com a lista preliminar dos inscritos 01/06/2016 e 02/06/2016 Período de recebimento de recursos administrativos sobre a lista preliminar dos inscritos. 06/06/2016 Publicação de aviso com a lista homologada de inscritos. 07/06/2016 Publicação de aviso com a data, local e horário da prova da Fase 1 da Olimpíada. 11/06/2016 Data provável de aplicação da prova da Fase 1 da Olimpíada. 13/06/2016 Divulgação do gabarito preliminar da prova da Fase 1 da Olimpíada. 14/06/2016 Data de recebimento de recursos administrativos sobre o gabarito da prova da Fase 1 da Olimpíada. 16/06/2016 Divulgação do gabarito oficial e publicação das respostas dos recursos administrativos da prova da Fase 1 da Olimpíada. 18/06/2016 Publicação de aviso sobre a consulta das notas preliminares da prova da Fase 1 da Olimpíada. 20/06/2016 Data de recebimento de recursos administrativos sobre as notas preliminares da prova da Fase 1 da Olimpíada. 27/06/2016 Publicação de avisos sobre a nota final homologada da prova da Fase 1 da Olimpíada e divulgação dos classificados para a Fase 2 da Olimpíada. 28/06/2016 Publicação de aviso com a data, local e horário da prova da Fase 2 da Olimpíada 09/07/2016 Data provável de aplicação da prova da Fase 2 da Olimpíada. 18/07/2016 Publicação de aviso sobre a consulta das notas preliminares da prova da Fase 2 da Olimpíada. 19/07/2016 e 20/07/2016 Período de recebimento de recursos administrativos sobre as notas preliminares da prova da Fase 2 da Olimpíada. 26/07/2016 Publicação de avisos sobre a nota final homologada da prova da Fase 2 da Olimpíada e divulgação dos classificados para a participação no Clube de Matemática. 30/07/2016 Entrega da premiação aos primeiros colocados. Agosto a Novembro/2016 Realização dos encontros quinzenais do Clube de Matemática. 03/12/2016 Aplicação da prova final para os alunos participantes do Clube de Matemática e entrega do artigo para os professores participantes. 17/12/2016 Entrega da premiação do Clube de Matemática. 3 DA INSCRIÇÃO 3.1 As inscrições serão realizadas conforme o cronograma previsto no subitem 2 deste Edital, exclusivamente, pelo endereço eletrônico O aluno deverá procurar o link específico para realizar a inscrição neste Edital e preencher as informações solicitadas, bem como escolher o grupo e nível a que pertence e indicar o nome de seu professor de Matemática. Parágrafo Primeiro. O aluno tem ciência de que as informações prestadas no momento da inscrição serão tidas como verdadeiras, não podendo realizar qualquer tipo de questionamento quanto às informações por ele prestadas. Parágrafo Segundo. Em caso de conflito ou ausência de informações, a Comissão Organizadora reunir-se-á para apreciação do ocorrido, podendo optar pela exclusão da inscrição que não contiver todas as informações necessárias e verdadeiras.

3 3.2 Da Homologação da Inscrição A condição para homologação da inscrição é o preenchimento dos dados no formulário eletrônico de inscrição disponível no endereço eletrônico Não serão aceitos pedidos de inscrição via , correio ou outra forma que não seja o preenchimento da inscrição online disponibilizada no site Não serão aceitos os pedidos de inscrição não efetivados por falhas de computadores, congestionamento da rede ou outros fatores de ordem técnica, bem como fora do prazo previsto no cronograma de execução da Olimpíada O correto preenchimento dos dados do aluno é de sua única e inteira responsabilidade. 4 DAS PROVAS A Olimpíada será realizada em duas fases. 4.1 Fase 1 Na Fase 1, cada aluno inscrito resolverá 20 (vinte) questões objetivas de raciocínio lógico envolvendo qualquer conteúdo dentre os abordados no nível em que se encontra. O prazo máximo de prova será de 3 (três) horas. Estarão classificados para a fase 2, os 50 (cinquenta) primeiros alunos de cada nível e grupo, em ordem decrescente de pontuação. 4.2 Fase 2 Na Fase 2, cada aluno resolverá 10 (dez) questões dissertativas de raciocínio lógico envolvendo qualquer conteúdo dentre os abordados no nível em que se encontra. O prazo máximo de prova será de 3 (três) horas. 4.3 Aplicação das Provas As provas das etapas 1 e 2 serão realizadas em duas datas, conforme cronograma de execução deste Edital, nas dependências do UNILASALLE Os locais e salas das provas estarão disponíveis no endereço conforme o cronograma de execução deste Edital O aluno deverá comparecer na data e local da prova com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência do horário de início da prova para fins de identificação Não será permitido, independentemente de justificativa, o ingresso no local de provas após o sinal de início do tempo de prova O não comparecimento na data, no local e horário determinado para qualquer uma das fases, independentemente da motivação, acarretará na eliminação do aluno O aluno deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Não será admitido o compartilhamento de nenhum material entre os alunos durante a realização das provas.

4 4.3.7 Não será admitido usar durante a realização das provas qualquer material de consulta ou auxílio de qualquer natureza As avaliações serão realizadas individualmente Para fins de ingresso em sala de provas o aluno deverá apresentar, obrigatoriamente, um documento com foto para identificação. 5 DA AVALIAÇÃO Para a fase 1, será realizada a contagem de acertos. Cada questão valerá 5 (cinco) pontos. Os alunos de cada nível e grupo serão classificados em ordem decrescente e os 50 (cinquenta) primeiros de cada nível serão classificados para a fase 2. Em caso de empate, todos os alunos com a nota de corte estarão classificados. Para a fase 2, uma comissão de avaliadores fará a correção das questões dissertativas. Cada questão valerá 10 (dez) pontos e ao final da correção será atribuída uma nota para esta prova. Após a correção será calculada a nota de cada aluno na olimpíada: O 2D N, onde O é a nota da fase 1, D é a nota da fase 2. 3 Parágrafo único. Em caso de empate, será mais bem classificado o aluno com maior nota na prova dissertativa. 6 DA PREMIAÇÃO A premiação da Olimpíada será para os melhores alunos em seus respectivos níveis e grupos. Prêmio Descrição Medalha de Ouro Aluno que obtiver a melhor nota. Medalha de Prata Aluno que obtiver a segunda melhor nota. Medalha de Bronze Aluno que obtiver a terceira melhor nota. Placa Professores indicados pelos medalhistas na inscrição. Além disso, os 15 melhores classificados de cada nível e grupo e seu respectivo professor de Matemática serão convidados a participarem do Clube de Matemática e receberão certificado de participação, constando sua classificação. 7 DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS DE INSCRIÇÃO, GABARITO E NOTAS DE PROVAS 7.1 A solicitação de recursos previstos neste Edital só poderá ser realizada por alunos inscritos e homologados que prestarem a referida etapa seletiva, através de formulário específico, conforme Anexo I deste Edital. 7.2 Recursos enviados sem conter o formulário específico devidamente preenchido serão desconsiderados. 7.3 Qualquer recurso administrativo deverá ser efetivado no período devido, conforme o cronograma de execução deste Edital.

5 7.4 Após o período específico para cada etapa de recurso administrativo, os resultados serão ratificados e homologados, não cabendo mais interposição de recurso administrativo. 7.5 Na fase 1, constatada a procedência do recurso de gabarito preliminar, a questão poderá ser anulada ou ter seu gabarito alterado, conforme a decisão da Banca Examinadora das provas objetivas, sendo os fundamentos da decisão publicados por Aviso específico, conforme cronograma de execução da Olimpíada. 7.6 Em caso de anulação de qualquer questão, a mesma será considerada como correta para todos os alunos do nível em que a questão pertencia que realizaram a prova. 7.7 Constatada a improcedência do recurso administrativo, o mesmo será arquivado. 7.8 Todos os recursos deverão ser encaminhados através do olimpiada.matematica@unilasalle.edu.br, dentro dos prazos estipulados neste Edital. 7.9 Os recursos administrativos enviados por serão aceitos até o horário limite das 23h59min do último dia para entrega, conforme cronograma de execução deste Edital, devendo o envio ser nas extensões.pdf ou.jpg Em caso de deferimento de recurso administrativo interposto, poderá eventualmente ocorrer alteração da classificação inicial obtida pelo aluno ou ainda poderá ocorrer a desclassificação do aluno que não se enquadre nos critérios de classificação de cada etapa Não será aceita revisão de recurso interposto, de recurso do recurso ou de recurso sobre o gabarito oficial definitivo. A Banca Examinadora constitui última instância para o recurso administrativo, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais O UNILASALLE poderá anular ou alterar o gabarito de determinada questão, independente de ter recebido recurso administrativo, considerando a evidência de erro material na formatação da questão. 8 DO CLUBE DE MATEMÁTICA 8.1 Os 15 melhores alunos de cada nível serão selecionados para participar do clube de Matemática, juntamente com os 15 melhores alunos de cada nível de escolas de outras redes de ensino selecionados por meio de Olimpíada própria. 8.2 Os professores indicados no ato da inscrição serão convidados a participar do Clube de Matemática em encontros próprios para a formação de professores. 8.3 A participação dos professores é voluntária, sem vinculo empregatício, nem interferência em seu horário de trabalho e a não participação não acarretará quaisquer prejuízo para o professor. 8.4 O Clube de Matemática acontecerá no período da tarde entre segunda até sexta feira ou sábado pela manhã. 8.5 Serão realizados dois encontros mensais de três horas de duração nos meses de agosto a novembro. 8.6 As datas e horários dos encontros serão divulgados posteriormente. 8.7 Ao longo dos 4 (quatro) meses do Clube de Matemática serão desenvolvidos desafios e atividades, visando ao desenvolvimento das habilidades matemáticas dos participantes. No mês de dezembro, os alunos realizarão uma prova contendo 10 (dez) questões dissertativas e os professores entregarão um artigo sobre o trabalho realizado com os alunos. A prova será corrigida pelos professores ministrantes do clube e o artigo será avaliado por uma banca de 3 (três) professores, sendo no mínimo um professor do Programa de Pósgraduação do UNILASALLE. Os melhores colocados serão premiados conforme segue:

6 Descrição Aluno primeiro colocado do Nível I Aluno primeiro colocado do Nível II Três primeiros colocados do Nível III Professor primeiro colocado Premiação Bolsa PARCIAL de 50% para os 3 anos do Ensino Médio no Colégio La Salle Canoas, desde que não ocorra reprovação. Bolsa PARCIAL de 50% para concluir o Ensino Médio no Colégio La Salle Canoas, desde que não ocorra reprovação. Bolsa INTEGRAL em curso na Área de Inovação e Tecnologia no UNILASALLE para o primeiro colocado. Para a manutenção da bolsa o aluno deverá obter um índice de aprovação igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas a cada semestre. Bolsa integral para Curso de Especialização do UNILASALLE, desde que não ocorra reprovação, desistência ou cancelamento. 8.8 Os alunos que participarem em 2016 serão convidados a continuar em 2017 e será realizada uma nova Olimpíada para selecionar mais participantes. 9 DISPOSIÇÕES FINAIS 9.1 Os professores indicados na Olimpíada de Matemática e participantes do Clube de Matemática não possuirão nenhum vínculo empregatício com o UNILASALLE, ou de qualquer natureza. 9.2 Os descontos previstos no item 8 deste Edital não são cumulativos O UNILASALLE reserva-se ao direito de, não sendo satisfeitos os critérios descritos no item 8.7, cancelar a bolsa concedida aos vencedores supra O Curso de Especialização concedido ao Professor primeiro colocado será concedido de acordo com a disponibilidade e oferta Institucional Os descontos são personalíssimos, não podendo ser transferidos a terceiros Os candidatos, desde a inscrição, autorizam a divulgação de seu nome e imagem em site institucional e demais redes sociais, de forma não onerosa.

7 Anexo I Formulário de Recursos Administrativo Aluno Grupo Nível Nº Inscrição RG Telefone Recurso sobre: Inscrição Gabarito Preliminar Fase 1 Nota Preliminar Fase 1 Nota Preliminar Fase 2 Argumentação: Assinatura, de de Considerações (Preenchimento exclusivo do UNILASALLE):

EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA EDITAL Nº 037/2018 ABERTURA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Sociedade Porvir Científico, através do Vice-Reitor da Universidade La Salle UNILASALLE, Prof. Dr. Cledes Antonio Casagrande, torna público este Edital

Leia mais

Art. 1. Serão ofertadas, para a edição 2017 do projeto, 70 (setenta) vagas.

Art. 1. Serão ofertadas, para a edição 2017 do projeto, 70 (setenta) vagas. EDITAL Nº 004, DE MARÇO DE 2017 A Equipe Executora do projeto de extensão universitária LEME Oficinas Preparatórias para o ENEM torna público o processo seletivo para as novas turmas do primeiro semestre

Leia mais

Objetivo: 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Objetivo: 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Objetivo: A 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAFW/UFSM N.º 12 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAFW/UFSM N.º 12 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA - CEBTT COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO

Leia mais

Art. 2. Serão ofertadas, para a edição 2019 do projeto, 70 (setenta) vagas.

Art. 2. Serão ofertadas, para a edição 2019 do projeto, 70 (setenta) vagas. EDITAL Nº 002, DE 01 DE ABRIL DE 2019 A Equipe Executora do projeto de extensão universitária LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM vinculado à Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, campus São Borja,

Leia mais

1.1 Curso Técnico em Agropecuária (Subsequente ao Ensino Médio)

1.1 Curso Técnico em Agropecuária (Subsequente ao Ensino Médio) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA - CEBTT COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017 CURSINHO POPULAR DO IFSP CÂMPUS SÃO PAULO CAROLINA DE JESUS EDITAL Nº SPO.075 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016

PROCESSO SELETIVO 2017 CURSINHO POPULAR DO IFSP CÂMPUS SÃO PAULO CAROLINA DE JESUS EDITAL Nº SPO.075 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 O Cursinho Popular do IFSP Câmpus São Paulo Carolina de Jesus torna público o edital para inscrições no processo seletivo de alunos para o ano de 2017. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo de

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE IMAGINOLOGIA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS LAIM

LIGA ACADÊMICA DE IMAGINOLOGIA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS LAIM LIGA ACADÊMICA DE IMAGINOLOGIA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS LAIM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEMESTRE de 2017 A Liga Acadêmica de Imaginologia (LAIM) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

EDITAL 031/2018- UEPA PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA PROEXT/2016 NECAPS/CCSE/UEPA

EDITAL 031/2018- UEPA PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA PROEXT/2016 NECAPS/CCSE/UEPA EDITAL 031/2018- UEPA PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA PROEXT/2016 NECAPS/CCSE/UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 002/2011 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN Nº 50/2013 DE 29 DE OUTUBRO DE 2013

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN Nº 50/2013 DE 29 DE OUTUBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MEC-SESu EDITAL PET AGRONOMIA 02/2013

SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MEC-SESu EDITAL PET AGRONOMIA 02/2013 SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MEC-SESu EDITAL PET AGRONOMIA 02/2013 O Programa de Educação Tutorial torna pública a realização do processo seletivo para provimento de vagas do corpo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria. EDITAL n o 01/2017

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria. EDITAL n o 01/2017 Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria EDITAL n o 01/2017 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Programa Proposta de Revitalização e Recuperação Ambiental da Vila Caiçara,

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL MÉDIO REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2011 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 04/2015 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão Ateliê de Textos para o período de outubro a dezembro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS

ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS 1 ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Curso de Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia 1.

Leia mais

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE PROFESSORES QUE FORMARÃO O QUADRO DE DOCENTES (EFETIVO E RESERVA) DO CURSO PRÉ- VESTIBULAR HUMANISTA O presente edital

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE PROFESSORES QUE FORMARÃO O QUADRO DE DOCENTES (EFETIVO E RESERVA) DO CURSO PRÉ- VESTIBULAR HUMANISTA O presente edital EDITAL PARA A SELEÇÃO DE PROFESSORES QUE FORMARÃO O QUADRO DE DOCENTES (EFETIVO E RESERVA) DO CURSO PRÉ- VESTIBULAR HUMANISTA O presente edital regerá o processo de seleção de professores para o Curso

Leia mais

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL - RS

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL - RS EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL - RS MARCELO ARRUDA, Prefeito Municipal de Barra do Rio Azul, Estado do Rio Grande do Sul, no uso

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL INTERMEDIÁRIO REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 003/2017 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO ANO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO ANO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO ANO 2017 O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº

Processo Seletivo Simplificado Nº Processo Seletivo Simplificado Nº 360857 Formação de cadastro reserva para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de Vacaria, RS, para atendimento de necessidade

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Puericultura, Pediatria e Adolescência (LAPPA) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº

Processo Seletivo Simplificado Nº Processo Seletivo Simplificado Nº 334557 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de Minas do Leão, RS, por prazo determinado,

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa de Extensão Educação para a Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS para o

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 02/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 02/2016 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão Ateliê de Textos para o período de julho a novembro de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2016 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2016 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2016 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A 1. DAS NORMAS GERAIS 1.1. A prova de seleção para o Cursinho pré-vestibular EXTENSIVO 2016 do Diretório Acadêmico Prof. Carlos Aldrovandi

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL

REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO E DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO Art. 1º O presente Concurso será realizado pelo Damásio Educacional e tem como finalidade

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2018 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 009/2011 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2014 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão Contribuições da Arte Interativa no ensino das TIC para

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS - FEPESMIG Criada pela Lei Estadual n o /63 CNPJ.: / Insc.

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS - FEPESMIG Criada pela Lei Estadual n o /63 CNPJ.: / Insc. EDITAL DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS E CONCURSO DE BOLSAS DE DESCONTO DO COLÉGIO ALPHA PARA ANO LETIVO 2018. O, mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas-FEPESMIG, tendo em vista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r EDITAL Nº 003/20 O Secretário Geral de Recursos Humanos da Universidade

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº

Processo Seletivo Simplificado Nº Processo Seletivo Simplificado Nº 353953 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de São Gabriel, RS, por prazo determinado, para

Leia mais

Arte, Visualidade e Ilustração Científica na Escola (Fase II)

Arte, Visualidade e Ilustração Científica na Escola (Fase II) EDITAL Nº01/2016 Edital de seleção de bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão Arte, Visualidade e Ilustração Científica na Escola (Fase II) para o período de maio a outubro de 2016 O coordenador

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO PRÉ-ENEM EDITAL 05/2019

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO PRÉ-ENEM EDITAL 05/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO PRÉ-ENEM EDITAL 05/2019 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus de Maracanaú, no uso de suas atribuições, faz saber aos

Leia mais

EDITAL N 31, DE 29 DE.JUNHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DO ENSINO SUPERIOR- 2o SEMESTRE DE 2017

EDITAL N 31, DE 29 DE.JUNHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DO ENSINO SUPERIOR- 2o SEMESTRE DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO- CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA EDITAL N 31, DE 29 DE.JUNHO DE 2017 PROCESSO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 032/2016

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 032/2016 1. O Reitor do, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e, com base no Regimento Geral do CESUPA, comunica aos interessados a realização de PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA 2ª VARA DO JUIZADO

Leia mais

EDITAL Nº CPV.002/ IFSP CÂMPUS CAPIVARI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº CPV.002/ IFSP CÂMPUS CAPIVARI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº CPV.002/2018 - IFSP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS SUPERIORES 1º SEMESTRE DE 2018 1. ABERTURA O Diretor Geral em exercício do Câmpus Capivari do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE GAURAMA - RS

EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE GAURAMA - RS EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE GAURAMA - RS LEANDRO MÁRCIO PUTON, Prefeito do Municipal de Gaurama, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2017 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

EDITAL PET PUC-Campinas nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PET ARQUITETURA

EDITAL PET PUC-Campinas nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PET ARQUITETURA EDITAL PET PUC-Campinas nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PET ARQUITETURA O presente Processo Seletivo é um instrumento utilizado para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2019

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2019 EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2019 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A 1. DAS NORMAS GERAIS 1.1. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, mantém em seu Câmpus de Araçatuba, Faculdade

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015.

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015. INSTITUTO POLITÉCNICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PROJETO EUREKA EDITAL DO PROGRAMA DA 2ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO 1 2º/2015. A coordenação do Instituto Politécnico do Centro Universitário Una torna

Leia mais

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 1 REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 2017 1 - PARTICIPANTES A Olimpíada Jurídica do Escolar é uma competição direcionada a alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA DO I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE (CONNTS)

EDITAL DE MONITORIA DO I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE (CONNTS) EDITAL Nº 01/2018 EDITAL DE MONITORIA DO I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE (CONNTS) Dispõe sobre a oferta de vagas para acadêmicos de graduação na área da saúde para monitoria do I Congresso

Leia mais

EDITAL PET PUC-Campinas nº 001/2019 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PET ARQUITETURA

EDITAL PET PUC-Campinas nº 001/2019 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PET ARQUITETURA EDITAL PET PUC-Campinas nº 001/2019 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PET ARQUITETURA O presente Processo Seletivo é um instrumento utilizado para

Leia mais

EDITAL Nº 40, Processo Seletivo Simplificado de 13 de junho de 2017 (pós-errata de 24/07/17) Nº DE VAGAS PRÉ-REQUISITOS ATRIBUIÇÕES DO ESTAGIÁRIO

EDITAL Nº 40, Processo Seletivo Simplificado de 13 de junho de 2017 (pós-errata de 24/07/17) Nº DE VAGAS PRÉ-REQUISITOS ATRIBUIÇÕES DO ESTAGIÁRIO EDITAL Nº 40, Processo Seletivo Simplificado de 3 de junho de 207 (pós-errata de 24/07/7) O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO IF Baiano, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL Nº 37, DE 11 DE JULHO DE 2017 CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS BÁSICO II

EDITAL Nº 37, DE 11 DE JULHO DE 2017 CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS BÁSICO II MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DIRETORIA GERAL CAMPUS ZÉ DOCA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO E

Leia mais

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO a MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Rodovia José Aurélio Vilela, 11.999,

Leia mais

Edital Nº 21, de 6 de Junho de 2017

Edital Nº 21, de 6 de Junho de 2017 Edital Nº 21, de 6 de Junho de 2017 Edital de Seleção de Estudantes Voluntários de Cursos Superiores para Participar da Operação Rondon 2017, Organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR 101-Norte Km 58 Bairro Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7000 EDITAL Nº06/2017 DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE EXTENSÃO OBMEP NA ESCOLA

Leia mais

EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019.

EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019. EDITAL N 027, de 22 de julho de 2019. 5ª OLIMPÍADA JURÍDICA DA FADISMA A 5ª Olimpíada Jurídica da FADISMA terá como temática principal os Direitos Fundamentais e será realizada em três etapas, sendo as

Leia mais

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS - FEPESMIG Criada pela Lei Estadual n o /63 CNPJ.: / Insc.

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DO SUL DE MINAS - FEPESMIG Criada pela Lei Estadual n o /63 CNPJ.: / Insc. EDITAL DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS E CONCURSO DE BOLSAS DE DESCONTO DO COLÉGIO ALPHA PARA ANO LETIVO 2019, EXCLUSIVAMENTE, PARA PROVA REALIZADA NO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2018. O, mantido pela

Leia mais

Processo Seletivo para Estágio na Justiça do Trabalho Comarca de Frutal

Processo Seletivo para Estágio na Justiça do Trabalho Comarca de Frutal Processo Seletivo para Estágio na Justiça do Trabalho Comarca de Frutal O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) e a Coordenação do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CURSO SUPERIOR - DIREITO EDITAL Nº 088/2017

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CURSO SUPERIOR - DIREITO EDITAL Nº 088/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CURSO SUPERIOR - DIREITO EDITAL Nº 088/2017 A COORDENAÇÃO DO OFÍCIO CRIMINAL E TRIBUNAL DO JURI DE CURITIBA,

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.

REGULAMENTO. 3.1 Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. REGULAMENTO 1. Responsabilidade: A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2007) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Edital destina-se à seleção de estudantes

Leia mais

EDITAL PROEN Nº 20/2018 CHAMADA INTERNA TESTE DE PROFICIÊNCIA DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL PROEN Nº 20/2018 CHAMADA INTERNA TESTE DE PROFICIÊNCIA DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PROEN Nº 20/2018 CHAMADA INTERNA

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EDITAL Nº 01/2017

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EDITAL Nº 01/2017 ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO EDITAL Nº 01/2017 A Escola Superior da Amazônia e as coordenadoras do Projeto de Extensão da Clínica Escola do Curso de Psicologia torna público

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais (LAGO-MG) vinculada à Faculdade

Leia mais

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Gabinete do Diretor-Superintendente

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Gabinete do Diretor-Superintendente Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Gabinete do Diretor-Superintendente PORTARIA CEETEPS-GDS 1945, DE 31-10-2017. Estabelece normas

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO 2017 COLÉGIO E CURSO NOTA 10 JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO 2017 COLÉGIO E CURSO NOTA 10 JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO 2017 COLÉGIO E CURSO NOTA 10 JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS O Colégio e Curso Nota 10 torna públicas as normas e os procedimentos para o Processo de Seleção de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL EDITAL 01/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR

EDITAL Nº 02, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR EDITAL Nº 02, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2019.1 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Vestibular da Faculdade Três Marias (FTM) torna público, através de seu site www.faculdadetresmarias.edu.br,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UEMA NAU

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UEMA NAU UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UEMA NAU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, SERVIDORES E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA NO CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2017 Edital n 1 Abertura de 03 de julho de 2017

Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2017 Edital n 1 Abertura de 03 de julho de 2017 Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2017 Edital n 1 Abertura de 03 de julho de 2017 A Diretoria de Ensino (DE) do Vestibular Cidadão (VC), no uso de suas atribuições, em acordo com o Estatuto do

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR

EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2019.1 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Vestibular da Faculdade Três Marias (FTM) torna público, através de seu site www.faculdadetresmarias.edu.br,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL TRÊS MARIAS ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DO AGRESTE PARAIBANO - EESAP

CENTRO EDUCACIONAL TRÊS MARIAS ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DO AGRESTE PARAIBANO - EESAP CENTRO EDUCACIONAL TRÊS MARIAS ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DO AGRESTE PARAIBANO - EESAP EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2019.1 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

Curso de Engenharia Química Regulamento do Concurso para escolha da Logomarca

Curso de Engenharia Química Regulamento do Concurso para escolha da Logomarca Curso de Engenharia Química Regulamento do Concurso para escolha da Logomarca LOGOMARCA EQ/IQ Curso de Engenharia Química do Instituto de Química- UNESP - Campus de Araraquara Regulamento Capítulo I Do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS IBIRAMA EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS IBIRAMA EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016 EDITAL N 013/IFC-IBIRAMA/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM MODA Pelo presente Edital, o Instituto Federal Catarinense torna público que estarão

Leia mais

REGULAMENTO. Concurso de Sistemas Embarcados 2017

REGULAMENTO. Concurso de Sistemas Embarcados 2017 REGULAMENTO Concurso de Sistemas Embarcados 2017 O Concurso de Sistemas Embarcados 2017 - WND IOT CHALLENGE ( Concurso ), que acontecerá entre os dias 25 de Março de 2017 e 10 de novembro de 2017, é realizado

Leia mais

EDITAL Nº 14/2018 (RETIFICADO EM 30 DE ABRIL DE 2018)

EDITAL Nº 14/2018 (RETIFICADO EM 30 DE ABRIL DE 2018) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 1 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM APROVADO PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA (CBR) MANUAL DO CANDIDATO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 2 ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR O Chefe da Floresta Nacional de Pacotuba, unidade de conservação federal de Uso Sustentável sob administração do Instituto Chico Mendes

Leia mais

EDITAL Nº 16/2018 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM INGLÊS E ESPANHOL BÁSICO

EDITAL Nº 16/2018 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM INGLÊS E ESPANHOL BÁSICO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO COORDENAÇÃO DO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº

Processo Seletivo Simplificado Nº Processo Seletivo Simplificado Nº 287825 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de São Sepé, RS, por prazo determinado, para

Leia mais

EDITAL Nº 01/ Portaria de Autorização CES/MEC nº 557/17, Publicada no Diário Oficial da União em 18 de abril de 2017.

EDITAL Nº 01/ Portaria de Autorização CES/MEC nº 557/17, Publicada no Diário Oficial da União em 18 de abril de 2017. EDITAL Nº 01/2017 Normas para o Processo Seletivo de Julho de Dois Mil e Dezessete e vagas a serem oferecidas no curso de Graduação Licenciatura em Matemática. A Faculdade Inova FAI - Palmas/PR, credenciada

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS 1. Definição e finalidade 1.1 A MOCITEC é uma mostra de ciências e tecnologias que está em sua décima primeira

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria. EDITAL n o 01/2016

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria. EDITAL n o 01/2016 Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria EDITAL n o 01/2016 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Programa Proposta de Revitalização e Recuperação Ambiental da Vila Caiçara,

Leia mais

Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017

Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017 Edital nº 53, de 30 janeiro de 2017 Processo Seletivo Cursinho Popular IFSP-SRT 2017 O Diretor Geral do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de acordo com as disposições

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO TCC EM EMPREENDEDORISMO 3ª Edição

REGULAMENTO PRÊMIO TCC EM EMPREENDEDORISMO 3ª Edição REGULAMENTO PRÊMIO TCC EM EMPREENDEDORISMO 3ª Edição 1. APRESENTAÇÃO 1.1 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás PRPI/UFG, por meio da Diretoria de Transferência e Inovação

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO, FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE E AMPLA CONCORRÊNCIA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA DO I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (I CONACIS)

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA DO I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (I CONACIS) EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA DO I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (I CONACIS) Dispõe sobre a oferta de vagas para acadêmicos para monitoria do I Congresso Nacional de Ciências da Saúde (I CONACIS)

Leia mais

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 21 DE MARÇO DE 2016 LXVI CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 21 DE MARÇO DE 2016 LXVI CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 21 DE MARÇO DE 2016 LXVI CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO RIO BRANCO, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS EDITAL Nº 01/2019

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS EDITAL Nº 01/2019 O Pré Existo Cursinho Popular torna público o seu edital para a seleção dos alunos do Pré- Enem/Vestibular de 2019. Estarão abertas as inscrições online no

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº

Processo Seletivo Simplificado Nº Processo Seletivo Simplificado Nº 349718 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de São Sepé, RS, por prazo determinado, para

Leia mais

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2017-PREG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2017-PREG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2017-PREG SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PET ADMINISTRAÇÃO A Pró-Reitoria

Leia mais

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por

1.1. Documentação: RG original do candidato A inscrição poderá ser realizada presencialmente, no Colégio Metodista, ou por EDITAL DE CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A Comissão Organizadora de Bolsas de Estudos do Colégio Metodista de Ribeirão Preto informa que estão abertas as inscrições para o concurso

Leia mais

Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM REGULAMENTO. Capítulo I. Do Concurso e Seu Objetivo

Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM REGULAMENTO. Capítulo I. Do Concurso e Seu Objetivo Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM REGULAMENTO Capítulo I Do Concurso e Seu Objetivo Art. 1º O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Santa Maria

Leia mais